quarta-feira, 2 de agosto de 2017

263 X 227 VOTOS CAMARA FEDERAL ARQUIVA DENUNCIA CONTRA TEMER E MUITO MAIS..

Quinta, 03 de Agosto de 2017 - 06:40 F. BAHIA  NOTICIAS

Lava Jato: Ex-secretário de Obras na gestão de Eduardo Paes é preso no Rio

Lava Jato: Ex-secretário de Obras na gestão de Eduardo Paes é preso no Rio
Foto: Reprodução / TV Globo
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (3) mais um desmembramento da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro e prendeu ex-secretário municipal de obras do Rio na gestão de Eduardo Paes, Alexandre Pinto, na manhã desta quinta-feira (3). Ele foi preso em um condomínio na Taquara, na Zona Oeste. É a primeira vez que a força-tarefa fluminense tem como alvo um agente da esfera municipal. Ao todo, são 10 mandados de prisão, sendo 9 no Rio e um em Pernambuco, além de uma ordem de condução coercitiva em São Paulo. A denúncia surgiu a partir da Carioca Engenharia e é referente à corrupção nas obras da Transcarioca e da drenagem de córregos da Bacia de Jacarepaguá, com pagamento de propina e desvio de recursos.
Veja o que acontece com denúncia contra Temer após decisão da Câmara
Foto: STF
A Câmara dos Deputados decidiu arquivar, nesta quarta-feira (2), a denúncia de corrupção feita pela Procuradoria-Geral da República contra o presidente Michel Temer. Com a decisão dos deputados, o processo permanecerá parado no Supremo Tribunal Federal (STF) até o dia 31 de dezembro de 2018, quando Temer deixa de ter não só foro privilegiado mas a prerrogativa de precisar da autorização do Legislativo para ser investigado. Enquanto isso, o relator da ação no STF, ministro Edson Fachin, deve pedir a suspensão do prazo de prescrição – o que diminui as chances do caso não ser julgado por causa do tempo de tramitação. Ao perder o foro, o caso deve deixar o Supremo e ir para um juiz de primeira instância, que será designado pelo STF. A partir desse momento, em caso de condenação, Temer poderá recorrer a outras instâncias até voltar ao Supremo.
Vitória bate a Ponte Preta no Barradão e ameniza crise
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O Vitória venceu a Ponte Preta por 3 a 1, nesta quarta-feira (2), no Barradão, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Santiago Tréllez (duas vezes) e Neilton marcaram para o Leão, enquanto Elton anotou para o time campineiro. O resultado amenizou a crise do Rubro-negro, que estava há cinco jogos sem triunfos. Clique aqui e saiba todos os detalhes do duelo.
Quarta, 02 de Agosto de 2017 - 22:43

Marun ironiza união da bancada de oposição após vitória de Temer: 'Vive de migalhas'

por Fernando Duarte, de Brasília / Guilherme Ferreira
Marun ironiza união da bancada de oposição após vitória de Temer: 'Vive de migalhas'
Foto: Fernando Duarte / Bahia Notícias
Um dos deputados mais próximos de Michel Temer, Carlos Marun (PMDB-MS) comemorou a vitória no governo após o arquivamento da denúncia contra o presidente na Câmara. Em entrevista concedida depois do fim da votação, ele afirmou que o resultado era esperado e desdenhou da mobilização da bancada de oposição. "O placar vem em conformidade com o que dizíamos: que essa soma de oposição, dissidentes e oportunistas não chegou nem perto do número de votos necessários para promover o afastamento presidente Temer", declarou. Ele ainda ironizou o discurso de oposicionistas como José Guimarães, que avaliou que a bancada saiu vitoriosa. "A oposição, como vive de migalhas, comemora a derrota. Nós não. Nós temos uma vitória conquistada contra adversários fortes", afirmou Marun. A votação terminou com 263 votos a favor do arquivamento da denúncia e 227 contra. A oposição precisava do apoio de 342 deputados para que a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelo crime de corrupção passiva fosse encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Quarta, 02 de Agosto de 2017 - 22:42

Caetano diz que Temer sai ‘infeliz’ de votação e aposta em afastamento em nova denúncia

por Fernando Duarte, de Brasília / Rebeca Menezes
Caetano diz que Temer sai ‘infeliz’ de votação e aposta em afastamento em nova denúncia
Foto: Fernando Duarte / Bahia Notícias
O deputado Caetano (PT) não está exatamente triste com o arquivamento da denúncia contra o presidente Michel Temer. Apesar do resultado contrário ao que a oposição esperava, ele acredita que o Palácio do Planalto saiu derrotado na noite desta quarta-feira (2), quando conseguiu 263 votos pelo arquivamento contra 227 a favor da denúncia. “Eles estavam esperando uma vitória bem maior de Temer. Eu acho que esse resultado mostra um enfraquecimento do governo aqui dentro e que dificilmente resiste a uma nova denúncia. É provável, muito provável, que na próxima denúncia votem pelo afastamento dele. Eu acho que nós avançamos muito”, defendeu. “Ele sai derrotado e vai sair muito infeliz. Você está vendo a tristeza do grupo dele aqui dentro. Não estão festejando. Tinha gente aqui que apostava no mínimo 280 votos e não alcançaram, e nós crescemos”, avaliou. Segundo ele, a base do governo federal deu sinais de estar fragilizada e a união da oposição foi “importantíssima”. “Nós tivemos divergências no início sobre como iria tocar o processo de votação, mas nós competentes no sentido de formar a união. E isso também levou ao enfraquecimento da base do governo aqui na Casa”, concluiu.
Quarta, 02 de Agosto de 2017 - 22:26

Após ‘sim’, Negromonte Jr diz que não havia provas ‘robustas’ contra Temer

por Fernando Duarte, de Brasília / Rebeca Menezes
Após ‘sim’, Negromonte Jr diz que não havia provas ‘robustas’ contra Temer
Foto: Fernando Duarte / Bahia Notícias
O deputado federal Mário Negromonte Júnior (PP) explicou porque decidiu seguir a orientação de seu partido e votar a favor do arquivamento da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB). Diferente da votação do impeachment de Dilma Rousseff, quando o progressista se absteve, desta vez ele se posicionou como esperava a cúpula da sigla. “Na minha abstenção, naquela altura, a gente favorecia o voto a Dilma. E eu tinha convicção, e ainda tenho, que à época não tinha nenhuma prova que levasse à cassação da presidente Dilma. Da mesma forma a gente seguiu a orientação e eu, analisando junto ao jurídico do partido, entendi que essa denúncia não tinha provas robustas que pudesse levar ao prosseguimento da investigação do presidente Michel Temer. Muito embora o presidente vai ser investigado depois de deixar o mandato”, detalhou. “A abstenção, naquela altura, eu não estava descumprindo a determinação do meu partido. Era o único voto que não seria penalizado - como aqueles que votaram 'não' foram penalizados”, comparou. Sobre o placar da votação – que se encerrou em 263 votos pelo arquivamento contra 227 contra a rejeição da denúncia –, Negromonte Jr disse que pode ser considerada uma vitória do Palácio do Planalto, mas não necessariamente isso garante tranquilidade para Temer. “É um placar 'maiúsculo', mas na política tudo pode mudar. Pode aparecer uma coisa nova e o cenário aqui pode mudar de uma forma brusca e consideravelmente. Hoje é uma coisa, mas amanhã pode ser que a votação mude. Certamente é uma vitória para o presidente Temer e ele vai comemorar. Mas na política a gente não sabe o que vai acontecer na próxima semana”, avaliou.
Quarta, 02 de Agosto de 2017 - 22:18

Maia prega reaproximação com PSDB e base aliada para aprovar reformas

por Fernando Duarte, de Brasília / Bruno Luiz
Maia prega reaproximação com PSDB e base aliada para aprovar reformas
Foto: Fernando Duarte/ Bahia Notícias
Após o arquivamento da denúncia contra o presidente Michel Temer, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que o próximo passo é recompor as relações do governo com partidos da base aliada. Segundo Maia, é essencial reorganizar o bloco para que o Executivo possa aprovar reformas como a da previdência. “Queremos entender qual o ambiente para votar a reforma da previdência. Acho que precisamos recompor as relações da maioria com o PSDB. O PSDB é decisivo na votação das reformas. Não adianta a gente se enganar que, para termos 308 votos, a gente vai conseguir sem reorganizar a base”, disse o democrata, em entrevista coletiva. O presidente da Casa ainda declarou que deve colocar a reforma política para votação no plenário nas próximas duas semanas. 
Sudeste é a única região em que Temer teve mais votos a favor de denúncia; veja lista
Foto: Lucio Bernardo Jr / Câmara dos Deputados
A região Sudeste foi a única em que o presidente Michel Temer (PMDB) teve mais votos contra ele do que a seu favor durante a apreciação da denúncia da Procuradoria-Geral da República que pedia sua investigação e, consequentemente, seu afastamento. Após a votação dos deputados dos quatro estados, o peemedebista somou 84 votos favoráveis a ele – ou seja, a favor do arquivamento da denúncia da PGR –, 88 contrários – e, logo, a favor de seu afastamento da Presidência – e 7 abstenções. Durante a votação, os deputados respondiam "sim" ou "não" em relação ao relatório da CCJ, que sugeria o arquivamento da denúncia. Ou seja: os votos "sim" favoreciam Temer, já que resultaram no arquivamento. Veja abaixo a lista, por estados, de quantos votos ajudaram o presidente Michel Temer e quantos sugeriam seu afastamento:

São Paulo: 29 votos favoráveis a Temer e 39 contrários; 2 abstenção
Rio de Janeiro: 20 votos favoráveis a Temer e 23 contrários; 3 abstenções
Espírito Santo: 2 votos favoráveis a Temer e 8 contrários
Minas Gerais: 33 votos favoráveis a Temer e 18 contrários; 2 abstenção
Quarta, 02 de Agosto de 2017 - 22:09

Deputados do Nordeste ficaram divididos em votação de denúncia de Temer; veja

por Rebeca Menezes
Deputados do Nordeste ficaram divididos em votação de denúncia de Temer; veja
Foto: Antonio Augusto / Câmara dos Deputados
O presidente Michel Temer (PMDB) também teve uma vitória apertada entre os deputados do Nordeste durante a apreciação da denúncia da Procuradoria-Geral da República que pedia sua investigação e, consequentemente, seu afastamento. Após a votação dos deputados dos nove estados, o peemedebista somou 73 votos favoráveis a ele – ou seja, a favor do arquivamento da denúncia da PGR –, 71 contrários – e, logo, a favor de seu afastamento da Presidência – e 7 abstenções. Durante a votação, os deputados respondiam "sim" ou "não" em relação ao relatório da CCJ, que sugeria o arquivamento da denúncia. Ou seja: os votos "sim" favoreciam Temer, já que resultaram no arquivamento. Veja abaixo a lista, por estados, de quantos votos ajudaram o presidente Michel Temer e quantos sugeriam seu afastamento:

Maranhão: 11 votos favoráveis a Temer e 7 contrários
Ceará: 9 votos favoráveis a Temer e 11 contrários; 2 abstenções
Piauí: 6 votos favoráveis a Temer e 3 contrários; 1 abstenção
Rio Grande do Norte: 5 votos favoráveis a Temer e 3 contrários
Bahia: 17 votos favoráveis a Temer e 21 contrários; 1 abstenção
Paraíba: 6 votos favoráveis a Temer e 5 contrários; 1 abstenção
Pernambuco: 13 votos favoráveis a Temer e 11 contrários; 1 abstenção
Alagoas: 2 votos favoráveis a Temer e 6 contrários
Sergipe: 4 votos favoráveis a Temer e 4 contrários; 1 abstenção
Quarta, 02 de Agosto de 2017 - 22:08

Após votação, Temer afirma que arquivamento é conquista da Constituição

por Guilherme Ferreira
Após votação, Temer afirma que arquivamento é conquista da Constituição
Foto: Beto Barata/PR
O presidente Michel Temer declarou que o resultado da votação da Câmara desta quarta-feira (2), que decidiu pelo arquivamento da denúncia contra ele, representou uma vitória da Constituição. Durante pronunciamento feito no Palácio do Planalto, ele agradeceu a Casa pelo resultado voltou a destacar os resultados alcançados pelo país durante o seu governo. "A Câmara dos Deputados, que representa o povo brasileiro, manifestou-se de forma clara e incontestável. A decisão soberana do parlamento não é uma vitória pessoal de quem quer que seja, mas é uma conquista do estado democrático de direito, da força das instituições e da Constituição", afirmou o presidente. Ele disse ainda que vai dar continuidade à sua gestão com novas medidas para "colocar o país nos trilhos do crescimento, da geração de empregos, da modernização e da justiça social". A votação terminou com 263 votos a favor do arquivamento da denúncia e 227 contra. A oposição precisava do apoio de 342 deputados para que a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelo crime de corrupção passiva fosse encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF). "Diante dessa eloquente decisão, posso dizer que agora seguiremos em frente com as ações necessárias para concluir o trabalho que meu governo começou", declarou.
Por 263 votos a 227, Câmara arquiva denúncia contra Temer; PGR apresentará nova ação
Foto: Reprodução/ Palácio do Planalto
A votação na Câmara dos Deputados que determinou o arquivamento da denúncia por corrupção passiva contra o presidente Michel Temer terminou com 263 votos favoráveis a ele e 227 contra. Foram registradas ainda duas abstenções e 19 ausências. O placar que livrou o peemedebista da possibilidade se tornar réu no Supremo Tribunal Federal (STF) e ser afastado do cargo foi mais diminuto do que esperava o Palácio do Planalto. Nesta quarta (2), as contas de aliados do presidente apontavam que a denúncia seria enterrada com, no mínimo, 270 votos. O desejo de Temer era obter mais de 300 votos, um número que demonstraria força política e condições de aprovar reformas que precisam de maioria qualificada na Casa. Entretanto, o presidente não deverá ter sossego por muito tempo. De acordo com informações da coluna Expresso, da revista Época, a PGR já prepara a segunda denúncia a ser oferecida contra o peemedebista. Esta segunda peça deve acusar o chefe do Executivo do crime de obstrução de Justiça. Os procuradores da Lava Jato trabalham na peça, que pode ser reforçada com trechos da delação premiada do operador Lúcio Funaro.  As negociações de Funaro com os procuradores da República estão em estágio avançado.
Quarta, 02 de Agosto de 2017 - 22:00

Após corte no PAC, Planejamento libera R$ 658 mi para outras despesas de 7 pastas

por Idiana Tomazelli | Estadão Conteúdo
Após corte no PAC, Planejamento libera R$ 658 mi para outras despesas de 7 pastas
Esplanada dos Ministérios | Foto: Ana Volpe/ Senado
O governo federal já começou a distribuir os recursos remanejados do Orçamento de 2017 para desafogar órgãos que reclamam da falta de dinheiro para exercer suas atividades. Uma portaria publicada nesta quarta-feira (2), pelo Ministério do Planejamento, amplia os limites de empenho de despesas de sete ministérios, no valor total de R$ 658,6 milhões. O aumento desses limites ocorre no mesmo dia em que a Câmara dos Deputados vota a denúncia contra o presidente Michel Temer. Um dos maiores beneficiados foi o Ministério das Relações Exteriores (MRE), que está sob o comando de Aloysio Nunes, integrante da ala pró-Temer dentro do PSDB e defensor da permanência do partido na base do governo. Na semana passada, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, já havia anunciado que a área econômica iria remanejar R$ 2,25 bilhões dos gastos com investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para outras despesas dos ministérios. A medida foi tomada diante do risco de paralisação da máquina pública. Desse valor, R$ 92 milhões já haviam sido destinados às demandas de três ministérios: Agricultura, Turismo e Esporte. Mas o restante ainda estava guardado na chamada reserva de contingência. A portaria publicada nesta quarta no Diário Oficial da União (DOU) amplia a destinação desses recursos do Orçamento federal. O Ministério da Fazenda teve o seu limite de empenho (quanto a pasta faz a promessa de pagamento) elevado em R$ 170 milhões. Também foram beneficiados os ministérios das Relações Exteriores (R$ 153 milhões), Defesa (R$ 120 milhões), Agricultura (R$ 100 milhões), Integração Nacional (R$ 90 milhões), Esporte (R$ 15,6 milhões) e Transparência (R$ 10 milhões). A estratégia do governo com a realocação dos recursos é tentar aplacar os ânimos de órgãos que vinham escancarando a falta de dinheiro e chegaram a paralisar serviços, como a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal. No caso do PF, a suspensão da emissão de passaportes teve grande repercussão junto à população. Na semana passada, o ministro confirmou que a PF e a PRF serão beneficiadas com o remanejamento. Apesar disso, a portaria não prevê ampliação de limites de gastos para o Ministério da Justiça, pasta à qual esses órgãos são ligados. Oliveira também afirmou na semana passada que o remanejamento de recursos do PAC para outras despesas também beneficiará as operações de agências do INSS e de fiscalização do trabalho escravo. Outras iniciativas que devem receber injeção de recursos são os carros-pipa que levam água potável a áreas remotas do País, a defesa civil, o sistema de controle aéreo, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Trensurb, entre outros.
Quarta, 02 de Agosto de 2017 - 21:51

Contra Temer, Uldurico Jr. declara que votou de acordo com a opinião dos seus eleitores

por Fernando Duarte, de Brasília / Guilherme Ferreira
Contra Temer, Uldurico Jr. declara que votou de acordo com a opinião dos seus eleitores
Foto: Fernando Duarte / Bahia Notícias
O deputado federal Uldurico Jr. (PV-BA) disse que votou pelo prosseguimento da denúncia contra o presidente Michel Temer para ir ao encontro do posicionamento dos seus eleitores. "Acho que o papel do deputado nada mais é do que representar e ser a voz daqueles que o fizeram deputado federal. Isso que eu fiz na votação", declarou em entrevista ao Bahia Notícias após Temer confirmar matematicamente sua vitória na Câmara. Entre os parlamentares baianos, 21 votaram para que a denúncia não fosse arquivada, enquanto 17 ajudaram Temer a permanecer na Presidência. "Fiz questão de analisar qual era a opinião da minha região, das pessoas que acreditam no meu trabalho. E agi de acordo com o que eles esperavam", explicou Uldurico.
Defensoria investiga não execução de programa 'Crack, é possível vencer' em Juazeiro
Foto: Divulgação
A Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) vai investigar o não funcionamento do programa municipal “Crack é possível vencer”, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro. A denúncia foi feita à Defensoria pelo Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente de Juazeiro, durante uma reunião realizada entre as entidades de promoção dos direitos da criança e adolescente, como o Juizado da Infância e Juventude, a Polícia Militar, secretarias municipais, Coordenação do hospital infantil de Juazeiro, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras), entre outros. Foi verificado que o Município recebeu a destinação de verba do referido programa, oriunda do Poder Executivo Federal, mas não a executou. A Defensoria quer saber se houve irregularidade na execução do programa. Além apuração, sobre programa “Crack é possível vencer” no município de Juazeiro, a Defensoria Pública buscou parceria juntamente a Câmara dos Vereadores do Município para a realização de uma audiência pública para discutir a solução dos problemas enfrentados em relação a saúde infantil da cidade com a comunidade.
Globo cancela novelas e Jornal Nacional para cobrir votação na Câmara
Foto: Reprodução / TV Globo
A Globo decidiu cancelar a veiculação do Jornal Nacional e do capítulo desta quarta-feira (2) da novela das 18h, “Novo Mundo”, das 19h, “Pega Pega”, e das 21h, “A Força do Querer”, para transmitir a sessão da Câmara dos Deputados que definiu se a denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) teria ou não continuidade no Supremo Tribunal Federal. A votação começou por volta das 18h20 e, desde então, a emissora suspendeu todos os programas previstos na grade normal. A apresentadora Renata Vasconcellos chegou a entrar momentaneamente no ar para informar os telespectadores que o jornal que ela apresenta ao lado de William Bonner não seria veiculado. A transmissão ao vivo permaneceu mesmo depois de Temer conseguir os votos necessários para arquivar a denúncia, por volta das 20h15 (veja detalhes aqui). Neste momento, faltam votar os deputados de Sergipe e Alagoas, além de alguns dos pernambucanos.
Deputado perde chamada e não vota denúncia contra Temer: 'Plenário é muito grande'
Foto: Reprodução / TV Câmara
O deputado Marcos Reategui (PSD-AP) participou de uma forma inusitada da votação do parecer que recomenda o arquivamento da denúncia contra o presidente Michel Temer. Ele acabou perdendo a chamada e não conseguiu votar na sessão. "É muito grande aqui, o plenário", justificou o deputado. O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ) justificou que não poderia permitir que Reatagui votasse depois de concluída a votação entre os parlamentares do Amapá para não desrespeitar o regimento. "Eu chamei a primeira e chamei a segunda. Se eu desrespeitar o rito, posso anular a votação", declarou Maia. O presidente da Câmara pelo menos permitiu a Reatagui relatar seu voto simbolicamente, mesmo sem contar para o placar final. O deputado se posicionou a favor do presidente Michel Temer. "Nação brasileira, parece faltar a uma parte do Judiciário a compreensão do que está em curso no país, seja em razão do açodamento do procurador Janot, seja por imprudência de alguns ministros do STF. Um quadro de instabilidade que gera crise, fere e mata nas ruas e hospitais. Não posso compactuar com isso. Por essa razão voto sim pelo relatoria da CCJ", disse.
Quarta, 02 de Agosto de 2017 - 21:25

'É uma derrota com sentimento de vitória', diz líder da minoria na Câmara

por Fernando Duarte, de Brasília / Guilherme Ferreira
'É uma derrota com sentimento de vitória', diz líder da minoria na Câmara
Foto: Fernando Duarte / Bahia Notícias
O líder da minoria, José Guimarães (PT-CE), avaliou que apesar do arquivamento da denúncia contra o presidente Michel Temer, a bancada de oposição saiu vitoriosa da votação realizada nesta quarta-feira (2). Em entrevista concedida após a confirmação da vitória do Planalto, ele afirmou ainda que o bloco contra Temer está unido. "Nós estamos felizes. É uma derrota com sentimento de vitória. O sentimento é de dever cumprido pelo que nós estamos fazendo, pela oposição unida", declarou. Guimarães também se mostrou otimista quanto a uma "nova composição na Câmara". "Acho que é uma questão de dias para o PSDB desembarcar do governo, mas a nossa preocupação primeira é consolidar o bloco que construímos", afirmou. Para o líder da minoria, mesmo barrando a denúncia, a votação desta quarta gera "mais instabilidade do que estabilidade política".
Maioria dos baianos vota a favor de denúncia contra Temer; veja como votou cada deputado
Foto: Câmara dos Deputados
A maioria dos deputados federais baianos votou a favor da investigação do presidente Michel Temer (PMDB) por corrupção passiva, como sugeria a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). Ao todo, 21 parlamentares votaram para que a denúncia não fosse arquivada, enquanto 17 ajudaram o peemedebista a permanecer na Presidência. Foram favoráveis à aceitação da denúncia: Afonso Florence (PT), Alice Portugal (PCdoB), Antonio Brito (PSD), Bacelar (PODE), Bebeto (PSB), Caetano (PT), Daniel Almeida (PCdoB), Félix Mendonça Júnior (PDT), Fernando Torres (PSD), Irmão Lazaro (PSC), João Gualberto (PSDB), Jorge Solla (PT), José Nunes (PSD), Josias Gomes (PT), Jutahy Junior (PSDB), Nelson Pellegrino (PT), Paulo Magalhães (PSD), Sérgio Brito (PSD), Uldurico Junior (PV), Valmir Assunção (PT) e Waldenor Pereira (PT). Votaram contra a aceitação da denúncia os deputados: Antonio Imbassahy (PSDB), Arthur Oliveira Maia (PPS), Benito Gama (PTB), Cacá Leão (PP), Claudio Cajado (DEM), Elmar Nascimento (DEM), Erivelton Santana (PEN), João Carlos Bacelar (PR), José Carlos Aleluia (DEM), José Carlos Araújo (PR), José Rocha (PR), Lucio Vieira Lima (PMDB), Márcio Marinho (PRB), Mário Negromonte Jr. (PP), Pastor Luciano Braga (PRB), Paulo Azi (DEM) e Roberto Britto (PP). Ronaldo Carletto (PP) não compareceu à votação.
Quarta, 02 de Agosto de 2017 - 21:21

Fora de casa, Bahia fica no empate com a Chapecoense

Fora de casa, Bahia fica no empate com a Chapecoense
Foto: Tarla Wolski / Estadão Conteúdo
Sob o comando do interino Preto Casagrande, o Bahia voltou a pontuar no Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira (2), na Arena Condá, em Chapecó, a equipe tricolor empatou em 1 a 1 com a Chapecoense, em duelo válido pela 18ª rodada da competição. Túlio de Melo marcou para o time da casa, enquanto Rodrigão marcou para o tricolor baiano. Leia mais sobre a partida na Coluna de Esportes!
Quarta, 02 de Agosto de 2017 - 21:20

Trump assina lei que reformula sistema de imigração no país

por Victor Rezende | Estadão Conteúdo
Trump assina lei que reformula sistema de imigração no país
Foto: Getty Images
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou, no início desta tarde, uma lei que reformula o sistema de imigração no país. Ao lado dos senadores republicanos Tom Cotton e David Perdue, o republicano afirmou que a lei RAISE é destinada a criar um sistema de imigração baseado em habilidades que tornarão os EUA mais competitivos, aumentará os salários os trabalhadores americanos e criará empregos para americanos. A legislação limita o número de green cards disponíveis anualmente para refugiados, trazendo o número para perto da média da era George W. Bush e do primeiro governo de Barack Obama. A RAISE Act pretende reduzir a imigração total nos EUA em 41% no primeiro ano e em 50% no décimo ano. "No momento, apenas um em cada 15 imigrantes vem para cá devido às suas habilidades e não priorizamos os imigrantes altamente qualificados", disse Tom Cotton. O senador ainda disse que a lei irá reorientar o sistema de green card para pessoas que tenham inglês fluente, alto grau de educação e sejam "excelentes em suas áreas de atuação". Trump afirmou que deseja uma imigração mais qualificada nos EUA e que a reforma no green card dará mais empregos aos trabalhadores americanos, acabando com a "migração em cadeia" e substituindo um sistema "pouco qualificado de imigração". O presidente argumentou que as famílias americanas em dificuldades merecem um sistema que as coloque em primeiro lugar. A máxima histórica do índice Dow Jones, que ultrapassou, pela primeira vez, os 22 mil pontos nesta quarta-feira, também foi alvo de comentários de Trump. "O mercado de ações atingiu os 22 mil pontos hoje e ele irá subir ainda mais", disse Trump, afirmando, também, que o crescimento dos EUA é bastante forte, como o seu governo previa e, por isso, ele não se sente surpreso.
Quarta, 02 de Agosto de 2017 - 21:07

Molon diz que resultado é 'trágico' e critica governo: 'sai vivo, mas sai na UTI'

por Fernando Duarte, de Brasília / Bruno Luiz / Guilherme Ferreira
Molon diz que resultado é 'trágico' e critica governo: 'sai vivo, mas sai na UTI'
Foto: Fernando Duarte / Bahia Notícias
O deputado federal Alessandro Molon (Rede-RJ) criticou o arquivamento da denúncia por corrupção passiva contra o presidente Michel Temer, em votação nesta quarta-feira (2), na Câmara dos Deputados. Primeiro parlamentar da oposição a deixar o plenário após o placar mostrar que o peemedebista havia obtido o número de votos necessário para barrar a ação penal, Molon afirmou que o resultado é “trágico” para a democracia brasileira. Ele concluiu ainda que o Palácio do Planalto saiu fragilizado desse processo. "O governo sai vivo, mas sai na UTI", disse. “Aqui na Câmara, foi inventada uma forma parlamentar de obstrução da Justiça. É o Parlamento brasileiro obstruindo a Justiça. Tudo isso pago com o dinheiro público. A população brasileira é que está pagando a conta desta vergonha que está acontecendo hoje”, criticou. O representante da Rede espera que a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresente uma nova denúncia contra Temer e acredita que a pressão popular pode mudar o resultado em uma nova votação. "Eu não tenho dúvidas de que esse resultado vai provocar forte reação da sociedade brasileira, que queria que a denúncia fosse apresentada ao Supremo. E essa pressão da sociedade tende a mudar votos para a segunda denúncia", comentou.
Acompanhe abaixo se os deputados federais baianos votaram a favor ou contra aceitar a denúncia por corrupção contra o presidente Michel Temer, feita pela Procuradoria-Geral da República:
Una: Durante aniversário da cidade, Rui Costa entrega obras e autoriza licitação
Fotos: Reprodução/Mateus Pereira/GOVBA

Durante o aniversário de 93 anos do município de Una nesta quarta-feira (2), o governador Rui Costa da inauguração do Núcleo de Apoio a Associações e Pequenos Produtores (NAAP) do município, da entrega das obras de revitalização da Praça Dr. Manoel Pereira de Almeida e da reinauguração da Escola Municipal Carmosina Rocha. Além disso, Rui assinou convênios do Bahia Produtiva, participou da inauguração da sede do Samu e entregou caminhonetes para produtores rurais. "Hoje, estamos assinando mais um contrato para beneficiar a agricultura familiar, publicando a nova licitação da estrada, e também providenciando a licitação para operação profissionalizada do aeroporto aqui da região, na Ilha de Comandatuba. Com isso, vamos intensificar o turismo e aumentar a geração de empregos em Una. Além disso, tive o privilégio e a oportunidade de acompanhar a entrega de veículos agrícolas e equipamentos para o hospital da cidade" destacou Rui. Com investimento de R$2,5 milhões para beneficiar 22 mil moradores da região, o governador autorizou uma nova licitação para pavimentação da rodovia que dá acesso à Ilha de Comandatuba, no trecho do entroncamento com a BA-001.
Quarta, 02 de Agosto de 2017 - 20:59

'Temer começa amanhã uma nova fase', afirma vice-líder do governo na Câmara

por Fernando Duarte, de Brasília / Guilherme Ferreira
'Temer começa amanhã uma nova fase', afirma vice-líder do governo na Câmara
Foto: Fernando Duarte / Bahia Notícias
O vice-líder do governo na Câmara, Darcísio Perondi (PMDB-RS), afirmou que o presidente Michel Temer vai começar uma nova fase na sua administração após o arquivamento da denúncia apresentada contra ele pelo crime de corrupção passiva. "O presidente Temer começa amanhã uma nova fase do seu governo, com novas reformas microeconômicas, medidas provisórias necessárias... vem a reforma da previdência nos próximos dias, vem a reforma tributária...", exemplificou o deputado em entrevista concedida pouco depois da confirmação do arquivamento da denúncia. Perondi também comparou a sessão desta quarta-feira (2) com a que votou o impeachment da presidente Dilma Rousseff no ano passado. Ele argumentou que hoje os parlamentares votaram com mais tranquilidade porque "aquela batalha foi mais forte. Essa, nas circunstâncias, também foi forte, mas menos angustiante", alegou.
Quarta, 02 de Agosto de 2017 - 20:40

CNPq atinge teto orçamentário e pagamento de bolsas pode ser suspenso

por Herton Escobar | Estadão Conteúdo
CNPq atinge teto orçamentário e pagamento de bolsas pode ser suspenso
Foto: Divulgação
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está financeiramente esgotado e não terá dinheiro para pagar bolsas e projetos a partir do próximo mês, se seu orçamento não for desbloqueado pelo governo federal. Cerca de 90 mil bolsistas e 20 mil pesquisadores poderão ser prejudicados pela interrupção dos pagamentos. "O caso é de urgência urgentíssima", disse à reportagem o presidente do CNPq, Mario Neto Borges. "Acabou o dinheiro." O CNPq é a principal agência de fomento à pesquisa do País. Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), ela vinha sendo poupada do congelamento de 44% do orçamento do pasta, anunciado em março pelo governo federal. Mas essa proteção chegou ao limite. "Até agosto conseguimos honrar nossas dívidas. De agora para frente, se não houver uma ampliação dos limites de empenho, vamos ficar impedidos de cumprir os compromissos assumidos, incluindo o pagamento de bolsas", afirma Borges. Ele deve encontrar-se ainda hoje com o ministro Gilberto Kassab para discutir a situação. O orçamento do CNPq aprovado para este ano é de R$ 1,3 bilhão, mas, por causa do contingenciamento, o órgão está autorizado a gastar apenas 56% disso (cerca de R$ 730 milhões). Até agora, já gastou R$ 672 milhões. Segundo Borges, a estratégia foi atrasar a aplicação do corte para o fim do ano - em vez de parcelá-lo mês a mês - na expectativa de que o ministério consiga "convencer o governo" a reverter a situação. Procurado pela reportagem, o MCTIC afirmou que "trabalha pela recomposição orçamentária" em conversas com os Ministérios da Fazenda e do Planejamento, reconhece o papel "imprescindível" da pesquisa científica para o desenvolvimento do País e "acredita que o CNPq não terá descontinuidade no pagamento dos projetos e bolsas".

Bombas de fabricação caseira são encontradas em presídio do Rio Grande do Sul
Foto: Divulgação / Brigada Militar
Duas bombas de fabricação caseira foram encontradas em uma cela da Penitenciária Estadual do Jacuí, no Complexo de Charqueadas, região carbonífera do Rio Grande do Sul. Policiais do Gripo de Ações Táticas Especiais (Gate) recolheram e detonaram o material, que estava escondido em um buraco feito no chão pelos detentos. De acordo com informações da Brigada Militar, os artefatos foram confeccionados com pólvora, pregos, massa epoxi, fios de luz, cordas e garrafas pet. Com exceção da pólvora, o G1 informou que os presos têm acesso a todos os outros materiais. Os pregos, inclusive, teriam sido retirados de bancos de madeira da penitenciária. Durante a revista, também foram encontrados em outras celas um revólver calibre 38 com 16 munições e mais 22 facas. A Brigada Militar informou que abrirá investigação para identificar como os presos obtiveram pólvoera e armas apreendidas.
Quarta, 02 de Agosto de 2017 - 20:17

Vitória de Temer: Câmara aprova arquivamento de denúncia contra presidente

por Guilherme Ferreira
Vitória de Temer: Câmara aprova arquivamento de denúncia contra presidente
Foto: Beto Barata / PR
A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (2) o arquivamento da denúncia contra o presidente Michel Temer pelo crime de corrupção passiva. A votação teve início por volta de 18h20 e ainda segue no plenário, ainda que o resultado esteja definido. O "não" ao arquivamento permaneceu à frente no placar apenas nos votos iniciais, esmo precisando do apoio de dois terços da Casa - o equivalente a 342 dos 513 parlamentares -, número que já não pode mais ser alcançado. Para tornar a votação válida, a Câmara precisa apenas registrar um total de 342 votos na sessão. A maior parte dos deputados justificou o voto favorável ao arquivamento apontando a necessidade de estabilidade política e econômica. Houve ainda argumentos falando em falta de provas contra o presidente e elogiando o parecer de Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG). Alguns parlamentares ressaltaram ainda que defendem que a investigação tenha continuidade com o fim do seu mandato no comando do governo federal. Nos últimos dias, Temer já havia demonstrado confiança no arquivamento da denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Mesmo assim, ministros e integrantes da base governista continuavam se articulando para garantir votos favoráveis ao Palácio do Planalto ainda durante esta quarta. Janot apresentou a denúncia contra Temer no dia 26 de junho com base nas delações premiadas de executivos do grupo J&F, que controla o frigorífico JBS. ?A bancada de oposição tentou impedir que a votação acontecesse nesta quarta, mas não teve sucesso na sua estratégia. Inicialmente, oposicionistas não deram quórum na Câmara para tentar impedir o início da apreciação da denúncia. Era necessária a presença de 342 deputados para começar o processo. Com o quórum atingido, a oposição entrou em obstrução. No entanto, a contagem dos votos teve início no início da noite.
Quarta, 02 de Agosto de 2017 - 20:01

'Eu vim do povo, estou com o povo', afirma Tiririca ao votar contra Temer

por Guilherme Ferreira
'Eu vim do povo, estou com o povo', afirma Tiririca ao votar contra Temer
Foto: Reprodução / TV Câmara
Eleito com mais de 1 milhão de votos em 2014, o deputado federal Tiririca (PR-SP) votou a favor do prosseguimento da denúncia contra o presidente Michel Temer. "Eu vim do povo, estou com o povo e contra a corrupção. Meu voto é não", declarou o parlamentar durante a votação do parecer de Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG). O voto de Tiririca foi o centésimo favorável à continuidade da denúncia. No entanto, o apoio a Temer tem larga vantagem no placar e está perto de alcançar o número de votos necessário para arquivar as acusações, que é de 172.
Inscrições para projeto de iniciação esportiva em Salvador continuam abertas
Foto: Divulgação / Semtel
Seguem abertas as inscrições para o Projeto de Iniciação Esportiva de Salvador (Iessa), até o preenchimento total das vagas. Até então já foram ocupadas 100 das 300 vagas disponibilizadas. A Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel) oferece turmas de basquete, vôlei, futsal e handebol. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h, no Complexo Esportivo dos Barris. Podem participar estudantes das rede pública municipal ou privada, de 8 a 16 anos. Os interessados devem se dirigir ao complexo, localizado na Praça João Mangabeira, levando RG, atestado médico e autorização do responsável, entre as 8h30 e 11h30 e as 13h30 e 16h30. As inscrições também poderão ser feitas nas escolas municipais da região.
Depois de falar em abstenção, Josias recua e afirma que vai votar contra Temer
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Após admitir que poderia se abster na votação da denúncia contra o presidente Michel Temer (veja aqui), o que, na prática, contabilizaria voto a favor do peemedebista, o secretário de Relações Institucionais da Bahia, Josias Gomes (PT), recuou e afirmou que seguirá a determinação da direção nacional do partido. Por isso, declarou voto favorável ao processo contra Temer. Gomes foi exonerado pelo governador Rui Costa e retomou o mandato de deputado federal para participar da sessão. A declaração do secretário reverberou negativamente, o que levou até a presidente nacional do partido, senadora Gleisi Hoffmann (PT-RS), a se manifestar no Twitter e assegurar que Gomes votaria conforme orientação do líder da bancada, Carlos Zarattini. Nesta quarta-feira (2), orientou novamente voto contra Temer. Em texto publicado nas suas redes sociais, o titular da Serin se defendeu de “posições dúbias” atribuídas a ele “pela mídia” e garantiu que votará pelo prosseguimento da denúncia, apesar de ponderar divergir de “outros companheiros”. “Tenho, sobre isso [voto], uma posição que pode até divergir de outros companheiros, mas, não vejo outra saída, a não ser ir à sessão da Câmara e aberta e claramente votar favorável ao pedido do Supremo, posição que é majoritária no seio do povo brasileiro, pressionando para que parlamentares de outros partidos tenham que se expor, sem vacilação, sobre o pedido do Supremo”, declarou. Segundo informações apuradas pelo Bahia Notícias, a decisão de exonerar os dois secretários faz parte de um acordo selado por Rui e deputados federais baianos. Em troca de votos favoráveis a Temer – incluindo aí até abstenções -, o governo estadual espera que Temer libere um empréstimo milionário do Banco do Brasil, já publicado no Diário Oficial da União, mas revogado, segundo o senador Otto Alencar, por ordem do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) (entenda aqui). Ainda de acordo com o apurado pelo BN, este empréstimo pode ser autorizado nos próximos dias.

Quarta, 02 de Agosto de 2017 - 19:39

Temer tem dobro de votos favoráveis no Centro-Oeste; veja como votou cada estado

por Rebeca Menezes
Temer tem dobro de votos favoráveis no Centro-Oeste; veja como votou cada estado
Foto: Agência Senado
O presidente Michel Temer (PMDB) teve apoio de dois terços dos deputados da região Centro-Oeste durante a apreciação da denúncia da Procuradoria-Geral da República que pedia sua investigação e, consequentemente, seu afastamento. Após a votação dos deputados dos quatro estados, o peemedebista somou 28 votos favoráveis a ele – ou seja, a favor do arquivamento da denúncia da PGR –, 11 contrários – e, logo, a favor de seu afastamento da Presidência – e 2 abstenções. Durante a votação, os deputados respondiam "sim" ou "não" em relação ao relatório da CCJ, que sugeria o arquivamento da denúncia. Ou seja: os votos "sim" favoreciam Temer, já que resultaram no arquivamento. Veja abaixo a lista, por estados, de quantos votos ajudaram o presidente Michel Temer e quantos sugeriam seu afastamento:

Mato Grosso do Sul: 4 votos favoráveis a Temer e 4 contrários
Goiás: 12 votos favoráveis a Temer e 4 contrários; 1 abstenção
Distrito Federal: 5 votos favoráveis a Temer e 2 contrários; 1 abstenção
Mato Grosso: 7 votos favoráveis a Temer e 1 contrários
Quarta, 02 de Agosto de 2017 - 19:34

Temer tem ampla margem no Norte; veja como votou cada estado

por Rebeca Menezes
Temer tem ampla margem no Norte; veja como votou cada estado
Foto: Antônio Augusto / Câmara dos Deputados
O presidente Michel Temer (PMDB) teve amplo apoio dos deputados da região Norte durante a apreciação da denúncia da Procuradoria-Geral da República que pedia sua investigação e, consequentemente, seu afastamento. Após a votação dos deputados dos sete estados, o peemedebista somou 41 votos favoráveis a ele – ou seja, a favor do arquivamento da denúncia da PGR –, 21 contrários – e, logo, a favor de seu afastamento da Presidência – e 3 abstenções. Durante a votação, os deputados respondiam "sim" ou "não" em relação ao relatório da CCJ, que sugeria o arquivamento da denúncia. Ou seja: os votos "sim" favoreciam Temer, já que resultaram no arquivamento. Veja abaixo a lista, por estados, de quantos votos ajudaram o presidente Michel Temer e quantos sugeriam seu afastamento:

Roraima: 6 votos favoráveis a Temer e 1 contrário; 1 abstenção
Amapá: 5 votos favoráveis a Temer e 2 contrários; 1 abstenção
Pará: 12 votos favoráveis a Temer e 5 contrários
Amazonas: 6 votos favoráveis a Temer e 2 contrários
Rondônia: 5 votos favoráveis a Temer e 3 contrários
Acre: 2 votos favoráveis a Temer e 6 contrários
Tocantins: 5 votos favoráveis a Temer e 2 contrários; 1 abstenção
Quarta, 02 de Agosto de 2017 - 19:20

TJ-BA mantém aumento do salário de prefeito e vereadores de Dom Macedo: 'Razoável'

por Ana Cely Lopes / Cláudia Cardozo
TJ-BA mantém aumento do salário de prefeito e vereadores de Dom Macedo: 'Razoável'
Foto: Reprodução / Verdinha
A Justiça determinou nesta quarta-feira (2) que o aumento salarial do prefeito, vice-prefeito, vereadores e secretários de Dom Macedo, no Recôncavo, será mantido. O vereador Fabrício Barbosa dos Santos entrou com ação popular contra a Câmara Municipal de Dom Macedo solicitando a suspensão da majoração dos salários prevista na Lei Municipal nº 468/2016. Ele argumentou que o aumento de despesa caracteriza ofensa à Constituição Federal e à Lei de Responsabilidade Fiscal. Para Fabrício, a majoração "ensejará efeitos nefastos ao erário, vez que o município, assim como o país, está diante de grave crise econômica". Apontando que a lei de responsabilidade fiscal prevê em seu art. 21, parágrafo único a vedação ao aumento de despesa com pessoal nos últimos cento e oitenta dias do final do mandato, o juízo de primeiro discorda com a suspensão do aumento de salário. "Não há nos autos, até então, elementos que demonstrem que o aumento dos subsídios tenha impactado nas contas do Município, a justificar a imediata suspensão dos efeitos da Lei Municipal 468/2016", consta na sentença. O prefeito Guito da Saúde (PT), que recebia R$ 8 mil, passará a contar R$10 mil mensais. De R$4 mil, o vice receberá R$5 mil, os vereadores passarão a ganhar R$ 4,5 mil e os secretários, por fim, de R$ 3 mil terão salário de R$ 3,5 mil. O juíz acredita que os valores majorados estão em percentuais, "aparentemente razoáveis". Mesmo assim, o relator informa que não é inviável a hipótese de chegar "a conclusão diversa após criteriosa e aprofundada análise, com os demais elementos que virão aos autos no momento próprio", pontuou.
Quarta, 02 de Agosto de 2017 - 19:01

Temer ‘vence’ no Sul por 1 voto; veja como votou cada estado

por Rebeca Menezes
Temer ‘vence’ no Sul por 1 voto; veja como votou cada estado
Foto: Beto Barata / PR
Durante a apreciação da denúncia da Procuradoria-Geral da República que pedia sua investigação e, consequentemente, seu afastamento, o presidente Michel Temer (PMDB) teve uma vitória extremamente apertada quando considerados os votos da região Sul do país. Após a votação dos deputados dos três estados, o peemedebista somou 36 votos favoráveis a ele – ou seja, a favor do arquivamento da denúncia da PGR –, 35 contrários – e, logo, a favor de seu afastamento da Presidência – e 4 abstenções. Durante a votação, os deputados respondiam "sim" ou "não" em relação ao relatório da CCJ, que sugeria o arquivamento da denúncia. Ou seja: os votos "sim" favoreciam Temer, já que resultaram no arquivamento. Veja abaixo a lista, por estados, de quantos votos ajudaram o presidente Michel Temer e quantos sugeriam seu afastamento:

Rio Grande do Sul: 11 votos favoráveis a Temer e 18 contrários; 1 abstenção
Santa Catarina: 9 votos favoráveis a Temer e 6 contrários
Paraná: 16 votos favoráveis a Temer e 11 contrários; 3 abstenções
Líder do PT ironiza tatuagem de Wladimir Costa e cola papel no ombro: 'Fora Temer'
Foto: Reprodução / TV Câmara
O líder do PT na Câmara, Carlos Zarattini ironizou a tatuagem do deputado Wladimir Costa (SD-PA), que marcou em seu ombro o nome do presidente Michel Temer (veja mais). Durante a sessão desta terça-feira (2), Zarattini colocou um papel no ombro onde estava escrito "fora Temer". A grafia usada foi inclusive semelhante a da tatuagem de Costa.
Rede Globo interrompe programação para transmitir votação de denúncia contra Temer
Foto: Reprodução / Rede Globo
Conforme noticiado na edição do "Jornal Nacional", desta terça-feira (1º), a Rede Globo decidiu interromper sua programação noturna para transmitir ao vivo a votação contra o presidente Michel Temer, na Câmara dos Deputados, que decidirá se dará ou não prosseguimento a denúncia da Procuradoria Geral da República por corrupção passiva. A votação foi iniciada às 18h20, desta quarta-feira (2), e, por isso, a emissora suspendeu o capítulo da novela "Novo Mundo" para acompanhar os desdobramentos. As acusações contra Temer será votada de forma nominal, com chamada dos deputados ao microfone, que responderão “sim”, “não” ou “abstenção”, assim como aconteceu na votação do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016. 
Fachin diz que vai se manifestar sobre inquérito contra Temer após decisão da Câmara
Foto: Nelson Jr./SCO/STF
O relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Edson Fachin, disse nesta quarta-feira (2) que vai se manifestar sobre o inquérito contra o presidente Michel Temer após a votação da Câmara sobre a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). No momento, ele preferiu não esclarecer quais devem ser os próximos passos do processo caso os deputados federais arquivem ou dêem prosseguimento a ele.  "Assim que a Câmara tomar lá uma decisão, eu vou ordenar o processo em seguida. Mas não vai demorar muito, tá bom?", afirmou Fachin. A declaração foi dada antes do início da votação da denúncia na Câmara.
Quarta, 02 de Agosto de 2017 - 18:23

Votação de denúncia por corrupção passiva tem início na Câmara

por Bruno Luiz
Votação de denúncia por corrupção passiva tem início na Câmara
Foto: Gilmar Felix/ Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), iniciou na tarde desta quarta-feira (2), após reiteradas tentativas de obstrução da oposição, a votação da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer (PMDB) pelo crime de corrupção passiva. A apreciação do parecer de Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que recomenda a rejeição da investigação, acontecerá de forma nominal.  Todos os 513 deputados terão direito a votar. As bancadas de cada estado serão chamadas e seus deputados convocados ao microfone, por ordem alfabética, para proferir seus votos. Vale ressaltar que o voto "sim" é contra a denúncia, enquanto o "não" é a favor da investigação. De forma contrária ao que ocorreu no impeachment, os parlamentares não devem ter tempo de justificar seus posicionamentos. Com isso, os aliados de Temer visam evitar exposição e desgaste pelo voto favorável a ele. A votação começou após a oposição lançar mão de inúmeras estratégias para obstruir a sessão. Até então sem certeza de que conseguiria colocar no plenário os 342 deputados necessários para iniciar a votação, o governo conseguiu levar à Câmara um número maior que o estabelecido, após diversas negociações com base. Em troca de apoio, Temer prometeu liberar emendas parlamentares e também cargos no segundo e terceiro escalões do governo. Para a denúncia contra o presidente ser encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF), são necessários 342 votos, ou seja, dois terços da Casa. Quem tem obrigação de arregimentar este número é a oposição. Do lado contrário, basta apenas conseguir 172 votos favoráveis para que Temer se livre da ação penal. Caso os dois terços sejam obtidos, o STF estará autorizado a aceitar a denúncia. Caso acate a ação da PGR, a Corte torna o presidente réu. Com isso, o peemedebista fica obrigatoriamente afastado do mandato por 180 dias e Rodrigo Maia assume a Presidência da República. Se o STF não concluir a investigação dentro desse prazo, Temer voltará ao poder. 
Quarta, 02 de Agosto de 2017 - 18:20

Pau Brasil: Justiça suspende exoneração de marido e primo da prefeita de cargos da gestão

por Ana Cely Lopes / Cláudia Cardozo
Pau Brasil: Justiça suspende exoneração de marido e primo da prefeita de cargos da gestão
Foto: Reprodução / Sul Bahia Notícias
A Justiça acatou o recurso interposto pela prefeita da cidade de Pau Brasil, Bárbara Souza (PSD) e suspendeu a exoneração de seu marido, Antônio José do Prado do cargo de Secretário Municipal e de seu primo, Amadeu de Souza Filho, do cargo de Coordenador de Transportes do Município. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (2) no Diário Oficial do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA). O caso começou quando o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) entrou com uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa, buscando suspender os efeitos do Decreto Municipal nº 125, de 02 de janeiro de 2017 e do Decreto nº 160, de 17 de janeiro de 2017 que contrataram os referidos funcionários para administração municipal. A Justiça inicialmente aceitou o pedido, entendendo que poderia ser um caso de nepotismo e determinou a exoneração de Antônio e Amadeu. Insatisfeita, a prefeita entrou com recurso argumentando que a nomeação de seu primo para o cargo comissionado de Coordenador de Transportes do Município não ilegal, já que o grau de parentesco entre primos é considerado de 4º grau e a vedação da Súmula que determina o que é nepotismo abrange apenas familiares de até 3º grau. Foi argumentado que a súmula 13 do Supremo Tribunal Federal (STF) não alcança o marido da gestora, já que o cargo de Secretário Municipal é um cargo político. O Juiz Daniel Neves declarou na sentença que no caso do marido "há ausência de provas entre os dois servidores ou entre a autoridade nomeante e o servidor de referência para a configuração objetiva do nepotismo", ressaltando que a súmula não veda a nomeação para cargos políticos. Em relação ao primo, o juiz informou na sentença que "o grau de parentesco havido entre a prefeita e o referido senhor é de 4º grau, não se inserindo nas hipóteses consideradas como prática de nepotismo". Desta forma, a Justiça suspendeu os efeitos da decisão agravada, que determinava a exoneração dos familiares de seus cargos.
Autor de homicídio no restaurante Paraíso Tropical foi encontrado em Pernambuco
Foto: Alberto Maraux / SSP-BA
Apontado como autor do homicídio no restaurante Paraíso Tropical, o segurança Fabilson Nascimento Silva foi encontrado na casa de familiares na cidade pernambucana de Serra Talhada. Agentes da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) fizeram a captura do suspeito. Também conhecido como "Barriga", ele estava foragido desde abril, quando matou o adolescente Guilherme dos Santos Pereira da Silva (entenda aqui). De acordo com a polícia, ele confessou a autoria do crime. 
Diferente de Neto, Rui nunca apoiou Temer nem os golpistas, afirma Josias
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
"Rui não é favor de golpistas seja do DEM ou do PMDB. Rui é favor de eleições diretas já". A reação é do deputado federal Josias Gomes (PT) contra a declaração do demista José Carlos Aleluia. Ele classificou a fala do opositor como mentira misturada com ironia. No plenário da Câmara, Aleluia agradeceu a Rui um suposto apoio a Temer. Josias lembrou que o governador liderou a bancada baiana num histórico posicionamento contra o impeachment da presidenta Dilma, num inesquecível golpe que teve o "DEM como protagonista". “Essas pessoas que defendem o golpe, que estão a favor das reformas trabalhista e da previdência, ficam querendo se esconder fazendo futrica e fofoca na imprensa. Querem desviar a atenção para o novo golpe que estão dando, agora contra o trabalhador”, acrescentou o petista. Josias Gomes explicou que pediu ao governador para ser exonerado para participar do que considera um dos momentos mais importantes do congresso. "Eu vou dizer publicamente que Temer precisa ser processado. Eu vou dizer que sou contra a reforma trabalhista, contra reforma da previdência e a favor das eleições diretas já". Para Josias, Aleluia segue as ordens do chefe político, o prefeito ACM Neto: é contra os trabalhadores e amigo íntimo de Temer e Rodrigo Maia. Para o petista, o deputado Aleluia deveria ter vergonha de tramar golpes, inclusive, o boicote e o bloqueio de recursos federais para a recuperação de estradas no "nosso estado".  "Os golpistas são inimigos do trabalhador e têm muita intimidade com o presidente, mas o governador Rui Costa continuará altivo na defesa intransigente dos interesses da Bahia. Rui sempre esteve ao lado de Lula, Dilma e do povo mais humilde. Muito diferente do prefeito e seus aliados", afirmou Josias, concluindo: "O governador não permitirá que a Bahia seja chantageada".
Quarta, 02 de Agosto de 2017 - 17:55

Acordo do Bahia pelos CT's é autorizado pela Justiça de SP

por Ulisses Gama
Acordo do Bahia pelos CT's é autorizado pela Justiça de SP
Foto: Divulgação / EC Bahia
O Bahia segue cada vez mais próximo de uma conquista para o seu patrimônio. No final da tarde desta quarta-feira (2), o clube anunciou que o acordo homologado com a com a construtora OAS e a financeira Planner recebeu autorização da Justiça de São Paulo, onde tramita o processo de recuperação judicial da empreiteira. Assim que a decisão se tornar definitiva, o Bahia vai poder iniciar o processo para efetivar a repatriação do Fazendão e da Cidade Tricolor, centro de treinamento construído em Dias D'Ávila. Envolvida na Operação Lava Jato, a construtura OAS tem uma dívida junto à financeira Planner e tinha dado os dois espaços do clube como garantia (relembre o caso aqui).
Quarta, 02 de Agosto de 2017 - 17:45

Cacá compara votação de denúncia com impeachment e diz que votará a favor de Temer

por Fernando Duarte, de Brasília / Guilherme Ferreira
Cacá compara votação de denúncia com impeachment e diz que votará a favor de Temer
Foto: Fernando Duarte / Bahia Notícias
O deputado federal Caca Leão (PP-BA) declarou que vai votar a favor do presidente Michel Temer durante a apreciação da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelo crime de corrupção passiva. Em entrevista ao Bahia Notícias nesta quarta-feira (2), ele ainda comparou a situação atual com o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. "Ali eu estava emparedado por uma posição partidária que não prejudicava diretamente a mim apenas", declarou o deputado. Na época, o PP fechou questão pela saída de Dilma, mas Cacá se absteve da votação. "Aquilo foi a saída jurídica para que não houvesse nenhum tipo de prejuízo, tanto eu como o deputado Mário Negromente Júnior tomamos esse posicionamento", explicou. Já na votação da denúncia contra Temer, que deve acontecer nesta quarta, Cacá assegura que vai acompanhar a posição do partido, que fechou questão a favor do presidente. Ele avalia que a "decisão é a mais correta pensando na economia do Brasil". "A Câmara, caso não acate a denúncia do procurador-geral da República, não está inocentando o presidente Michel Temer. Ela está dizendo que neste momento o processo não será iniciado. Mas nada impede que a partir de 1º de janeiro de 2019 esse processo comece a rodar no seu rito normal", argumentou.
Após morte de jovem, policiamento é reforçado no Engenho Velho da Federação
Foto: Divulgação / SSP-BA
A Polícia Militar reforçou o policiamento no bairro do Engenho Velho da Federação na manhã desta quarta-feira (2). A ação preventiva foi feita após a morte de um jovem na tarde desta terça (1º). Equipes da 41ª Companhia Independente da PM (Federação), com o suporte do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), das Rondas Especiais (Rondesp) Atlântico e do Batalhão de Choque reforçam o patrulhamento na região. Até o momento, nenhuma ocorrência ou ato violento foi registrado no local. “Estamos com as guarnições posicionadas ao longo da comunidade, ampliando a segurança. Continuaremos trabalhando em prol da comunidade”, ressaltou o comandante da 41ª CIPM, major Adílson de Santana. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga a morte e informou que a retirada do corpo do local do crime dificultou a coleta de provas e prejudicará a investigação. Segundo o órgão, a vítima, quando adolescente, foi apreendida por tráfico de drogas. Algumas testemunhas já foram ouvidas e imagens do local estão sendo buscadas para esclarecer o caso.
Oposição admite derrota na votação de denúncia; governo espera vitória por 270 votos
Foto: Marcelo Camargo/ Bahia Notícias
O vice-líder da oposição, deputado federal Sílvio Costa (PTdoB-PE), admitiu que não há condições de derrotar o presidente Michel Temer (PMDB) na votação da denúncia por corrupção passiva, marcada para esta quarta-feira (2). De acordo com ele, mesmo que todos os deputados considerados indecisos votem com a oposição, o placar pela rejeição do parecer de Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) não deve chegar a 220 votos. Para enviar a investigação ao Supremo Tribunal Federal (STF), são necessários 342 votos. Até terça (1º), a oposição ainda dizia ter esperança de vitória. Já os aliados de Temer acreditam que devem ter mais de 270 votos favoráveis ao relatório de Abi-Ackel. Segundo a Agência Brasil, o líder do PMDB, Baleia Rossi (SP), afirmou que, apesar de a sigla ter fechado questão a favor do presidente, seis deputados da legenda deverão votar pela admissibilidade da denúncia.
Investigada pela PF, gestão de Porto Seguro diz que se pauta na 'absoluta transparência'
Foto: Reprodução / Rondoniaovivo
A Prefeitura de Porto Seguro se manifestou nesta quarta-feira (2) sobre a Operação Gênesis, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na terça para desarticular uma organização que frauda licitações e desvia recursos destinados ao transporte escolar de municípios baianos e mineiros (leia mais). "A Prefeitura de Porto Seguro assegura que se pauta na mais absoluta transparência em todos os contratos firmados com fornecedores e manifesta apoio e colaboração com o trabalho da Polícia Federal", declarou a assessoria da gestão. Segundo eles, em paralelo aos trabalhos da PF, a prefeitura iniciou um procedimento administrativo interno para apurar possíveis irregularidades na licitação citada na Operação e na execução do contrato investigado. Eles ressaltam que todas as medidas cabíveis serão tomadas e que estão "à disposição para prestar todas as informações necessárias para que a investigação seja concluída o mais breve possível", informaram em nota.
Ministro de Temer é apontado como beneficiário de R$ 43,4 mi em propina da JBS
Foto: José Cruz / Agência Brasil
O ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab, do PSD, é apontado como beneficiário de R$ 43,4 milhões em propina da JBS. Documentos inéditos entregues à Procuradoria-Geral da República mostram que, do total, R$ 18 milhões foram pagos por meio de uma empresa da família de Kassab, a Yape Consultoria e Debates Ltda. De acordo com a Época, foram efetuados 58 pagamentos entre agosto de 2013 e julho de 2016, sem ter realizado nenhum serviço à JBS. A família de Kassab tem outra empresa, de transportes, que presta serviços ao frigorífico. Do total recebido por Kassab em 2014, R$ 30,3 milhões foram pagos via caixa um, por meio de empresas indicadas pelo próprio presidente do PSD e por aliados, e também feito em dinheiro. Segundo os documentos, o montante foi debitado da conta de propina mantida pelo PT junto à empresa em troca de prerrogativas ilegais no BNDES. Nos R$ 30,3 milhões estão inclusos os R$ 4,9 milhões acertados com Wesley Batista para a Yape. Com o montante recebido, Kassab autorizou o repasse em dinheiro vivo de quase R$ 1 milhão ao deputado Fábio Faria, do Rio Grande do Norte; outros R$ 11,3 milhões ao PSD e outros R$ 940 mil para o PV de São Paulo. Em resposta, Kassab disse que a empresa de sua família presta serviços à JBS há anos e que já enviou esclarecimentos à Receita Federal.
Governo autoriza 11 novos cursos de medicina; Nordeste será contemplado em próxima rodada
Foto: Marcos Santos / USP Imagens
O Governo Federal autorizou nesta terça-feira (1º) a abertura de 11 novos cursos de medicina no país. Serão ofertadas 710 novas vagas, de um total de 2.305 a serem abertas em todo o Brasil até a conclusão das 36 autorizações previstas em edital. "Este gesto, agora da educação e da saúde, faz aquilo que é o mote do nosso governo: recolocar o Brasil nos trilhos. Para que, com os trilhos aprumados, quem chegar em 2019 possa conduzir a locomotiva sem nenhum acidente nessa ferrovia", afirmou o presidente Michel Temer durante cerimônia no Palácio do Planalto. Para o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a ampliação do ensino superior é muito importante, já que apenas 17% dos jovens brasileiros de até 24 anos estão inseridos nesse contexto. "Na medicina, mais ainda, por há de fato uma carência de profissionais médicos a serem alocados em todas as 40 mil unidades básicas do país e no sistema de saúde pública como um todo", ressaltou. Os cursos devem iniciar as atividades ainda este ano, em municípios do Sul e Sudeste do país. As regiões Norte e Nordeste serão contempladas na próxima rodada de autorizações. "Os novos cursos serão monitorados pelos próximos três anos. Serão realizadas visitas anuais para aferir a qualidade e a entrega dos compromissos firmados com o MEC para formação discente e a capacidade de cada instituição", pontuou o ministro da Educação, Mendonça Filho. A expansão da graduação em medicina faz parte dos esforços em melhorar e ampliar o atendimento médico no país. Além da graduação, também a residência médica vem recebendo reforços, e passou de 15.919 vagas em 2013, para 22.514 em 2017.
Durante sessão na Câmara, Temer continua fazendo ligações para deputados
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Mesmo confiante no arquivamento da denúncia apresentada pelo crime de corrupção passiva, o presidente Michel Temer continua ligando para deputados federais buscando garantir apoio. Segundo informações do jornalista Lauro Jardim, até depois do início da sessão da Câmara que deve votar a denúncia, o presidente continuou entrando em contato com os parlamentares.  
Metrô chega a Mussurunga em viagem-teste; até setembro 4 estações serão inauguradas
Foto: Alberto Coutinho / GOVBA
O metrô de Salvador chegou à Estação Mussurunga em viagem-teste realizada na manhã desta quarta-feira (2). Os trens passaram pelas estações Flamboyant, Tamburugy e Bairro da Paz, compondo mais 7,5km de extensão. O governador Rui Costa anunciou que até setembro deste ano mais quatro novas estações serão entregues para operação comercial. "Acabo de receber a informação do sucesso da primeira viagem-teste partindo da estação Pituaçu e chegando a Mussurunga. Seremos a primeira capital com o metrô na porta do aeroporto muito em breve. A crise não nos paralista, muito pelo contrário. É correria garantida", disse o governador. A obra do metrô até a Estação Mussurunga contempla implantação do paisagismo com árvores, recuperação da Lagoa do Flamboyant e as intervenções de urbanismo com pista de caminhada e ciclovia. Também estão incluídas nas intervenções obras no terminal de ônibus de Pituaçu (em fase final de construção) e reforma no terminal de ônibus de Mussurunga, em fase de finalização de cobertura e obras das salas de operação. O asfalto das vias de trânsito dos ônibus também foi recuperado e o piso de acesso dos passageiros foi substituído por granito. O metrô deve chegar em Lauro de Freitas no final de 2017, segundo cronograma do governo. 
Metrô chega a Mussurunga em viagem-teste; até setembro 4 estações serão inauguradas
Foto: Alberto Coutinho / GOVBA
O metrô de Salvador chegou à Estação Mussurunga em viagem-teste realizada na manhã desta quarta-feira (2). Os trens passaram pelas estações Flamboyant, Tamburugy e Bairro da Paz, compondo mais 7,5km de extensão. O governador Rui Costa anunciou que até setembro deste ano mais quatro novas estações serão entregues para operação comercial. "Acabo de receber a informação do sucesso da primeira viagem-teste partindo da estação Pituaçu e chegando a Mussurunga. Seremos a primeira capital com o metrô na porta do aeroporto muito em breve. A crise não nos paralista, muito pelo contrário. É correria garantida", disse o governador. A obra do metrô até a Estação Mussurunga contempla implantação do paisagismo com árvores, recuperação da Lagoa do Flamboyant e as intervenções de urbanismo com pista de caminhada e ciclovia. Também estão incluídas nas intervenções obras no terminal de ônibus de Pituaçu (em fase final de construção) e reforma no terminal de ônibus de Mussurunga, em fase de finalização de cobertura e obras das salas de operação. O asfalto das vias de trânsito dos ônibus também foi recuperado e o piso de acesso dos passageiros foi substituído por granito. O metrô deve chegar em Lauro de Freitas no final de 2017, segundo cronograma do governo. 
Com direito a ‘Pixuleco’ e cédulas falsas, deputados protagonizam confusão na Câmara
Foto: Reprodução/ G1
Deputados da oposição e do governo protagonizaram uma confusão na sessão que deve votar na tarde desta quarta-feira (2), no plenário da Câmara, a denúncia por corrupção passiva contra o presidente Michel Temer. Dono de uma tatuagem com a inscrição “Temer” e inventor da “Temerofobia” (entenda aqui), Wladimir Costa (SD-PA) foi um dos envolvidos no empurra-empurra. Para provocar a oposição, Costa começou a ostentar uma miniatura do “Pixuleco”, apelido dado ao boneco inflável que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vestido de presidiário.
Mais cedo, o parlamentar havia chamado o PT de “quadrilha” em discurso na tribuna e foi rebatido por petistas, que o mandaram “lavar a boca” para falar da sigla. Já o líder do PT na Casa, Carlos Zarattini, jogou cédulas de dinheiro falsas no plenário, em resposta ao deputado da tatuagem. 
Cédulas com a inscrição "Fora Temer Golpista" foram jogadas no plenário | Foto: Reprodução/ G1
Itabuna: Corpo de travesti é encontrado com marcas de tiro na BR-101
Foto: Reprodução / Google Street Views
Com marcas de tiro na cabeça, o corpo uma travesti de 30 anos foi encontrado na madrugada desta quarta-feira (2) às margens da BR-101, no km 507, região de Itabuna, sul do estado. Com nome de registro Charles Silva Barreto, o corpo da vítima foi identificado pela família e já passou por perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Ainda não se sabe a motivação ou autoria do crime, mas a investigação ficou por conta da Delegacia de homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), comandada pela delegada Magda Suely. 
Quarta, 02 de Agosto de 2017 - 16:14

Desempregados e endividados estão ganhando com 'enterro da denúncia', diz aliado de Temer

por Fernando Duarte, de Brasília / Guilherme Ferreira
 Desempregados e endividados estão ganhando com 'enterro da denúncia', diz aliado de Temer
Foto: Fernando Duarte / Bahia Notícias
O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), um dos principais aliados do presidente Michel Temer, disse nesta quarta-feira (2) que os desempregados e endividados estão ganhando "com o enterro da denúncia" apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Otimista com o resultado da votação que deve acontecer nesta quarta na Câmara, ele acredita que a base do governo na Casa vai conseguir evitar o encaminhamento da denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF). "Com o enterro da denúncia, está ganhando o desempregado, o empresário que quer empregar, quem está endividado, quem quer mais saúde, quem quer uma vida melhor. E a vida está começando a melhorar", afirmou Perondi. Mesmo antes do início da votação, o deputado disse que "a oposição está derrotada". “Está vencendo o bom senso, está vencendo a esperança, está vencendo a recuperação do governo, está vencendo o desejo de uma vida melhor dos brasileiros porque nós botamos quórum", comentou. Em seguida, ele ressaltou: "Não ganhamos ainda, vamos aguardar até 19h". O aliado de Temer ainda criticou a estratégia da oposição de não dar quórum no plenário da Câmara para tentar atrasar a votação da denúncia. "Talvez agora eles possam dar quórum porque eles estão vendo que colocamos quórum", pontuou.
Moradores denunciam infestação de muriçocas na Avenida Orlando Gomes
Foto: Reprodução / Google Street View
Moradores da Avenida Orlando Gomes, em Piatã, denunciam a infestação de muriçocas na região. O problema teria iniciado há dois anos, quando a Conder iniciou o processo licitatório para aprofundar e canalizar o Rio Jaguaribe. Segundo relatos de moradores, a partir daí a prefeitura se eximiu da limpeza do córrego, o que intensificou a manifestação das muriçocas. Os moradores criticam também um embargo judicial que resultou na paralisação da obra e a prefeitura, que diz não poder fazer nada. 
Irmãos Batista serão ouvidos na Comissão de Valores Mobiliários na próxima segunda
Foto: Claudio Belli / Valor
Os irmãos Joesley e Wesley Batista serão ouvidos na próxima segunda-feira (7) na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Os sócios da JBS são investigados por supostamente terem se beneficiado dos impactos causados pela delação premiada, crime conhecido como insider trading. No dia seguinte às revelações contra o presidente Michel Temer, o dólar disparou, registrando a maior valorização em um dia nos últimos 18 anos. A JBS havia comprado dólares em grandes quantidades antes do fechamento do mercado na véspera, quando o conteúdo da delação foi divulgado (relembre aqui).
Ministério Público notifica Ufba por suspeita de fraude no sistema de cotas raciais
Foto: Reprodução / Google Street View
O Ministério Público Federal (MPF) notificou a Universidade Federal da Bahia (Ufba) por suspeitas de fraude no sistema de cotas raciais da instituição. Os ofícios datados de 18 de julho chegaram na universidade nesta terça-feira (1º), conforme informou ao Correio a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil. A Ufba tem 20 dias para se pronunciar sobre o caso. Tudo começou depois da suspeita que estudantes egressos do Bacharelado Interdisciplinar de Humanidades tinham burlado o sistema de cotas para ingressar no curso de Direito. Uma denúncia anônima levou sete casos à reitoria da universidade, no final de maio. A partir disso descobriu-se 25 possíveis casos de fraude ao sistema de cotas raciais. Nesta terça, cerca de 20 estudantes, professores e técnicos administrativos se reuniram na Biblioteca Central, no campus de Ondina, para avaliar o andamento das respostas da Ufba sobre a denúncia. Foi a terceira reunião aberta do Comitê Contra as Fraudes nas Cotas Raciais da Ufba, segundo o Correio. A Ufba tem o sistema de cotas desde 2005, segundo o qual do total de vagas, 50% são reservadas aos cotistas. Elas são divididas entre candidatos de escola pública com renda per capita maior que 1,5 salário mínimo e os com renda menor, e entre os candidatos de escola pública com renda per capita maior do que 1,5 salário mínimo ou com renda menor que sejam pretos ou pardos. Quando os estudantes concluem o BI, eles podem concorrer internamente nos Cursos de Progressão Linear na Ufba, que também inclui cotas e devem ser as mesmas que o estudante apontou ao ingressar pelo Sisu. No início do mês passado, a Ufba anunciou a criação de uma comissão de trabalho para aperfeiçoar a prevenção de fraudes ao sistema de cotas. "Vamos agora responder ao MPF e a ideia é trabalhar o mais rápido possível. Há todo um trabalho educativo prévio da importância da autodeclaração. Quem é negro no Brasil? Claro que não vamos precisar fazer grandes debates teóricos, mas precisamos conversar com a comunidade sobre isso. Vamos combater as fraudes, sim; verificar, sim. Mas não podemos criar algo que fragilize a política [de cotas]", disse a pró-reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil, Cássia Maciel.
Quarta, 02 de Agosto de 2017 - 15:10

Aleluia agradece a Rui Costa por apoio a Michel Temer: 'Momento de rara lucidez'

por Guilherme Ferreira
Aleluia agradece a Rui Costa por apoio a Michel Temer: 'Momento de rara lucidez'
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Normalmente um crítico ferrenho do governo estadual, o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) agradeceu ao governador Rui Costa pelo apoio ao presidente Michel Temer na votação da denúncia que deve ser feita nesta quarta-feira (2) em Brasília. Rui exonerou dois secretários para assumirem seus mandatos na Câmara. A tendência é que os titulares da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Fernando Torres (PSD), e da Secretaria de Relações Institucionais, Josias Gomes da Silva (PT), se abstenham na votação, contribuindo, dessa forma, com Temer (veja mais). "Quero registrar com satisfação e agradecer ao governador do meu estado, Rui Costa, que demitiu dois dos seus secretários para virem aqui apoiar a negativa da licença solicitada pelo procurador. Na solicitação do procurador sobrou pressa e faltou prova", comentou Aleluia durante a sessão desta quarta. "Temos que agradecer bastante ao governador Rui Costa pelo momento de rara lucidez, olhando o interesse nacional", completou. Aleluia também criticou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por levantar suspeitas contra colegas do Congresso Nacional com base "em delações que não havia prova".
Licenciado para votar a favor de Temer, Imbassahy negocia emendas na Câmara
Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil
De volta à Câmara dos Deputados para votar contra a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer (PMDB), o ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy (PSDB), foi flagrado negociando emendas parlamentares no plenário da Casa. De acordo com o jornal Valor Econômico, a atitude do tucano mostra a tentativa do governo de conseguir um largo placar a favor de Temer no plenário. Com isso, o presidente quer dar demonstração de que tem força política para retomar a pauta das reformas no Congresso.
Quarta, 02 de Agosto de 2017 - 14:40

Policiais montam banco de imagens para denunciar problemas em delegacias em SP

por Felipe Resk | Estadão Conteúdo
Policiais montam banco de imagens para denunciar problemas em delegacias em SP
Foto: Sindpesp
Nas paredes, infiltrações. Nos muros, rachaduras. Portas estão quebradas. Alguns vidros, também. Sem proteção adequada, parte da fiação elétrica fica exposta. Do lado de fora, há até acúmulo de entulhos. As fotografias fazem parte de um banco de imagens que vem sendo alimentado por policiais civis, em condição de anonimato, a pedido do Sindicato dos Delegados (Sindpesp), para denunciar a situação precária de delegacias no estado de São Paulo. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirma que não há falta de recursos para custeio das atividades da Polícia Civil. De acordo com o Sindpesp, as imagens começaram a ser colhidas após mensagem do delegado-geral adjunto em exercício, Waldir Antonio Covino Junior, na semana passada, em que classificou a situação orçamentária da Polícia Civil como "caótica" e "alarmante". No comunicado, Covino Junior chega a pedir que delegados elaborem planos de contingência, com previsão até de suspender atendimento em algumas unidades ou deixar de abastecer viaturas. A SSP disse que está em fase final de tramitação a aprovação de crédito suplementar necessário. "Pela impossibilidade de estar em todas as delegacias, pedimos para que essas fotos fossem enviadas", afirma a presidente do Sindpesp, Raquel Kobashi Gallinati. "O sucateamento não é de agora, começou há mais de 20 anos. O que aparece nas fotos são pequenos reflexos face à realidade existente da Polícia Civil." Para a presidente do Sindpesp, a Polícia Civil está sofrendo um "desmonte". "Em todos os aspectos: no contingente de policiais, de materiais, de investimento na estrutura e até investimento básico", diz. "Não investir e não estruturar a Polícia Civil, para que ela possa investigar e desmantelar o cerne das organizações criminosas, é deixar a sociedade desprotegida." Até o momento, o Sindpesp reuniu fotos tiradas em 11 delegacias: três na capital, duas na Grande São Paulo, duas no litoral sul e quatro no interior. Para comparação, só na cidade de São Paulo há 93 distritos. Não há data específica de quando cada foto foi tirada. Na delegacia de Boituva, no interior, por exemplo, as imagens mostram vazamento em uma pia, uma placa informando que o banheiro está interditado, rachadura no muro, além de entulhos na área externa. Em Cotia, na Grande São Paulo, azulejos da parede aparecem quebrados e também há infiltrações. No 33.º DP (Pirituba), há pneus empilhados dentro da unidade - e mobílias, como a cadeira usada pelos agentes, aparecem velhas e com revestimento corroído. O cálculo do Sindpesp é que serão necessários mais R$ 38 milhões para custear as delegacias do Estado até o final de 2017. "Esse valor é para combustível, água, luz, telefone, papel higiênico: só o básico. Não inclui investimentos", diz a presidente do sindicato. Na semana passada, a SSP havia anunciado crédito suplementar de R$ 4,1 milhões para manter as unidades funcionando - valor insatisfatório, segundo o sindicato. Na ocasião, o secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, classificou como "precipitada" a mensagem do delegado Waldir Antonio Covino Junior. "Ficou evidente a precipitação desse pedido de suplementação, já que o crédito tramita desde 2 de junho", disse. Em nota, a SSP diz que não faltam recursos para a Polícia Civil. "A execução orçamentária é acompanhada pelas áreas técnicas, tanto que já havia sido aprovada a verba complementar de R$ 4,1 milhões para gastos com a manutenção de prédios e equipamentos", afirma. Segundo o comunicado, o dinheiro estará disponível "nos próximos dias". A pasta também diz que prevê novos aportes para a corporação, mas não detalhou valores. "Está em elaboração nova alteração orçamentária para destinar mais recursos para custeio da Polícia Civil, que também serão disponibilizados em breve", afirma a nota. "Em relação às imagens fornecidas pela reportagem, a SSP informa que todas serão analisadas e os recursos citados contemplarão as reformas necessárias", finaliza o comunicado.


TOTAL DE ACESSOS  MAIS  DE  UM  MILHÃO  A PARTIR DO DIA 07/07/2017/



MAIS DE 1.010  MILHÃO - /01/0/17 - ACESSOS,  RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!
Alemanha Mais de  181 Mil,  líder  Internacional  de  Acessos, Estados Unidos  mais  128 Mil. Nos  Mais de 100  Países do Planeta  Terra
487 ML ACESSOS INTERNACIONAIS,  VISIBILIDADE  EM MAIS  DE 100 PAÍSES NO PLANETA TERRA.....


TOTAL  DE ACESSOS  MAIS  DE UM MILHÃO E  10  MIL ACESSOS NO PLANETA  TERRA - 01/08/17

Visualizações de página de hoje 05H20 01/08/17
141
Visualizações de página de ontem
475
Visualizações de página do mês passado
13.010
Histórico de todas as visualizações de página
1.010.479
Seguidores


Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
526829
Alemanha
182568
Estados Unidos
128929
Rússia
46621
Malásia
19730
China
14410
Ucrânia
9027
França
6358
Portugal
5805
Índia
4238


*********************************************************************



O POETA MARATONISTA!
          
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                        CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                        Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, intspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registratdo em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Critstóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DEt VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....t

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.

t

t
tt

t

t com credenciamento CFMO 097}

     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  tde  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP

T
T********************************************************************************
TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA DAS PEDRAS SETOR NORTE DA ARENA FONTE NOVA /BAHIA/BRASIL/20
******************************************************************************

                                      GALERIA DE  FOTOS.

Vitória Campeão 
 Torneio Início 30/07/1961/Fonte Nova


                              VITÓRIA CAMPEÃO DO TORNEIO INÍCIO 30/07/1961

EC Vitória campeão do Torneio início de 1961/ na primitiva Fonte Nova, com mais de 22 mil pessoas, Flu de Feira foi o vice-campeão. Torneio inicio Organizada pela ABCD - Associação Bahiana dos Cronistas Desportivo.
O citado Torneio, tradicional da então FBDT - Federação Bahiana de Desporto Terrestre (atual FBF). Abria o tradicional Campeonato Baiano de profissionais, desde dos primórdios, do citado campeonato da antiga FBDT (atual FBF).
Frank Chagas, com este titulo do torneio início, tornou-se o primeiro jogador metense no Profissional da Bahia, a sagra-se Campeão de evento profissional do futebol Baiano.
Neste citado Torneio, a renda era para ABCD, a Fonte Nova, recebeu um público excelente de mais de 22 mil pessoas pagantes..
Em pé: Frank Chagas, Touro, Ouri, Medrado, Carlos Alberto... Agachados: Reginaldo (2º), Matos, Carlinhos Gonçalves e Ricardo. Tecnico Pinguela


FLU DE FEIRA VICE-CAMPEÃO DO TORNEIO 1961
Flu de Feira Vice-campeão do Torneio Início de 30/07/1961/Fonte Nova

VITÓRIA 0x 2 FLU DE FEIRA/Campeonato Baiano de 1961

Time do Vitória 1961 Fonte Nova, Ataque, agachados: Frank (nº 7), Reginaldo, Matos, Carlinhos Gonçalves....Em pé: dentre outros, vemos Nelinho e Boquinha (direita da foto), Jornal Tarde 24/09/1961 (jogo abaixo).
Nessa partida o EC Vitória jogava pela sequencia do campeonato Baiano de Profissionais, na primitiva Fonte Nova, diante do timaço do Flu de Feira e o Vitória foi derrotado por 3x2, com Frank Chagas na ponta direita (ele, Frank, era o coringa do Vitoria e jogava, em várias posições, ataque, defesa, meio campo, sendo técnico o excelente jogador Pinguela (exercia dupla função de jogador e técnico interino do Leão da Barra)).

Nenhum comentário:

Postar um comentário