segunda-feira, 10 de julho de 2017

REFORMA TRABALHISTA, LAVA JATO, FUTEBOL DO BAHIA E DO BRASIL

Terça, 11 de Julho de 2017 - 20:00

Após liderarem 'rebelião', senadoras são alvo de ação por quebra de decoro

por Júlia Vigné
Após liderarem 'rebelião', senadoras são alvo de ação por quebra de decoro
Foto: Reprodução / TV Senado
O impasse que ocorreu na manhã desta terça-feira (11) no Senado Federal, durante a votação da reforma trabalhista, rendeu uma ação por quebra de decoro contra as senadoras que protestaram no Plenário da Casa. O senador José Medeiros (PSD-MT) protocolou o documento, que possui 15 assinaturas, no Conselho de Ética do Senado. As senadoras de oposição que ocuparam os lugares na mesa do presidente Eunício Oliveira (PMDB-CE) são Gleisi Hoffman (PT-PR), Lídice da Mata (PSB-BA), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Fátima Bezerra (PT-RN) e Regina Sousa (PT-PI). As senadoras ocuparam a mesa e exigiram três condições para deixá-la e liberar o Plenário: abertura das galerias para as lideranças sindicais acompanharem a sessão; autorização para que todos os senadores possam falar durante a votação, e  não somente os líderes e a aprovação de um destaque para impedir que mulheres trabalhem em locais insalubres. O impasse maior seria a questão da votação do destaque, tendo em vista que isso significaria um retorno da reforma trabalhista a Câmara dos Deputados. Ainda não há informações sobre o conteúdo da ação e quais são as senadoras apontadas por Medeiros.
Após confusão no plenário, Senado aprova texto principal da Reforma Trabalhista
Foto: Ednilson Rodrigues/ Agência Senado
O plenário do Senado aprovou na noite desta terça-feira (11) o texto principal da Reforma Trabalhista. O placar foi de 50 votos a favor, 26 contrários e uma abstenção. Agora, serão analisados pelos senadores emendas e destaques da proposta, que são sugestões de mudanças em relação ao texto principal. A votação ocorreu em uma sessão tensa, que foi suspensa por volta de 12h10, após senadoras da oposição ocuparem a mesa do presidente Eunício Oliveira (PMDB-CE). Com isso, o peemedebista ordenou o desligamento da energia elétrica do local, o que deixou o plenário durante horas sem luz. A sessão foi reaberta horas depois, após um acordo com as senadoras.
Jutahy Junior, membro da CCJ, votará para admitir denúncia contra Temer
Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
O deputado federal Jutahy Junior (PSDB), titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), declarou nesta terça-feira (11) que votará pela admissibilidade da denúncia contra o presidente Michel Temer. "Esta minha decisão se consolidou pela convicção de que o parecer do Deputado Sérgio Zveiter (PMDB-RJ) está correto, tanto no juízo político, quanto na análise jurídica, como determina a nossa Constituição", disse o parlamentar. Jutahy faz parte do PSDB, partido que vem ameaçando constantemente sair da base do governo após a divulgação do áudio entre o presidente e o empresário Joesley Batista, dono da JBS. Até então, o voto de Jutahy era desconhecido, pois o parlamentar se recusava a se posicionar, apenas dando indicativos de que iria votar a favor do prosseguimento da denúncia para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Prefeitura entrega ao estado nova proposta de integração entre ônibus e metrô
Foto: Divulgação
O titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Fábio Mota, entregou ao secretário estadual da Casa Civil, Bruno Dauster, nesta terça-feira (11) uma nova proposta para viabilizar a ampliação da integração entre ônibus e metrô em Salvador. Segundo a prefeitura, a sugestão prevê desoneração de 4% do valor do ICMS que incide sobre o combustível dos ônibus, sem alterar diretamente a divisão tarifária. Atualmente, dos R$3,60 cobrados ao cidadão que pega um ônibus e o metrô, cerca de 40% do valor fica com os coletivos e 60% para a CCR. Para a gestão municipal, a redução do ICMS permite uma divisão mais justa. O impasse na questão fez o governador Rui Costa anunciar a abertura de uma licitação para um sistema de transporte complementar que faria o traslado entre as regiões próximos ao metrô e as estações (veja mais). O governo se comprometeu a analisar a proposta até o dia 31 deste mês. "Ao pedirem isso, estão transferindo para o estado o ônus de pagar por essa integração. Vamos analisar e decidir se esta proposta é viável e se está completa e correta, e se podemos modificá-la para que sirva melhor aos interesses da população, ou se vamos dar continuidade ao que até agora está programado, que é lançar a licitação das linhas integradoras do Estado”, argumentou Dauster, que também pediu o "imediato corte das linhas que correm em paralelo ao metrô". Fábio Mota também entregou uma cópia do Plano de Reestruturação das Linhas de Ônibus de Salvador e os termos de referência para a contratação de um estudo definitivo sobre o valor da integração tarifária. "Fizemos, pela segunda vez consecutiva, uma proposta econômica. O estado tinha colocado que não abria mão de mexer no equilíbrio econômico da tarifa. Então, apresentamos uma solução que não mexe com o valor da distribuição da tarifa e, em consequência, prevê redução de ICMS para contrabalancear a proposta em um prazo de seis meses, até a conclusão de um estudo definitivo", sustentou o representante da prefeitura.
Zé Rocha comemora decisão do STF de não revogar trocas na CCJ: 'Pedido era inepto'
Fotos: Cláudia Cardozo / Bahia Notícias
O líder do PR na Câmara, deputado federal José Rocha (BA), comemorou a decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, que indeferiu um pedido de parlamentares da oposição (leia aqui) contra as mudanças de membros titulares da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), feitas por partidos da base do presidente Michel Temer. O objetivo é garantir que o peemedebista não sofra uma derrota na comissão na votação do parecer do deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ), que se posicionou pela admissibilidade da denúncia de corrupção passiva contra o presidente. O PR foi líder nas mudanças de composição do colegiado, ao trocar quatro deputados por outros parlamentares claramente alinhados com Temer (veja aqui). “Foi uma decisão acertada [do STF]. O pedido dos deputados era totalmente inepto. A troca de membros cabe aos partidos, através de suas lideranças. É uma prerrogativa das lideranças partidárias”, afirmou Rocha, em entrevista ao Bahia Notícias. Rocha também descartou novas mudanças na CCJ. “Os cinco do partido que fazem parte da comissão estão alinhados com o presidente Temer”, justificou, ao afastar a possibilidade. Ele ainda sustentou que os parlamentares substituídos concordaram com a medida. No entanto, o deputado Delegado Waldir (PR-GO) disse que foi trocado por ter se recusado a “vender” o voto ao governo, classificado por ele como uma “organização criminosa”. A agremiação também está reunida nesta noite para decidir se fecha questão a favor de Temer na votação da denúncia no plenário da Câmara. Caso a sigla decida por isso, os deputados que votarem contra Temer podem ser punidos até com expulsão do partido. “A tendência é fechar questão a favor”, afirmou. 
MPF defende rejeição de habeas corpus do ex-ministro Henrique Eduardo Alves
Foto: José Cruz / Agência Brasil
Pela garantia da ordem pública e por conveniência da instrução criminal, o Ministério Público Federal (MPF) defende a rejeição do pedido de habeas corpus do ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), preso no início de junho na Operação Sepsis. O peemedebista é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, além de ter seu nome associado a outros envolvidos na operação, como o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Fábio Ferreira Cleto, Lúcio Bolonha Funaro e Alexandre Rosa Margotto com o objetivo de garantir "vantagens indevidas" na concessão de recursos oriundos do FI-FGTS. Para o MPF, as informações que embasaram a prisão preventiva demonstraram a complexa engenharia criminosa estabelecida pelos envolvidos. Como Alves foi presidente da Câmara no passado, a Promotoria considera iminente o risco de ele trabalhar diretamente para eliminação ou ocultação de provas. O MPF indica ainda elementos probatórios que demonstram que o parlamentar seguiu na prática de atos delituosos mesmo após a deflagração da Lava Jato. O pedido deve ser analisado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) ainda nesta semana.
Cármen Lúcia decide que 'troca-troca' na CCJ é assunto exclusivo do Legislativo
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, se manifestou nesta terça-feira (11) sobre a "troca-troca" que foi realizada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados na segunda-feira (10). Cármen indeferiu o pedido de parlamentares (veja aqui) que questionaram a ação no Supremo Tribunal Federal (STF). Cármen firmou que o assunto é de "competência exclusiva do Poder Legislativo". O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e o deputado federal Alessandro Molon (Rede-RJ) entraram com um mandado de segurança no STF afirmando que as trocas das titularidades só poderiam ser realizados a partir de uma iniciativa do próprio integrante da CCJ e após deliberação da mesa. O pedido indeferido pela presidente do STF, porém, foi do deputado federal Delegado Waldir (PR-GO), retirado da comissão pela liderança do partido.
Terça, 11 de Julho de 2017 - 18:40

Senadores da base reclamam que oposição 'desrespeita' o Senado

por Thiago Faria, Julia Lindner e Fernando Nakagawa | Estadão Conteúdo
Senadores da base reclamam que oposição 'desrespeita' o Senado
Foto: Lula Marques/AGPT
Senadores da base do governo acusaram a oposição de desrespeito ao ocupar a Mesa Diretora do plenário do Senado, impedindo a votação do projeto que trata da reforma trabalhista. Desde o início da sessão, senadoras como Gleisi Hoffmann (PT-PR), Lídice da Mata (PSB-BA) e Fátima Bezerra (PT-RN) ocupam as cadeiras reservadas ao presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e os demais integrantes da direção do Senado. "Isso é uma forma desrespeitosa de tratar o Senado, mas cada um é responsável pelos seus atos", afirmou o líder do governo na Casa, Romero Jucá (PMDB-RR). Seu parecer sobre a reforma, aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na semana passada, seria apreciado nesta terça-feira (11) no plenário. Após ser impedido de ocupar sua cadeira, Eunício deixou o plenário declarando que a sessão para votação da reforma trabalhista será retomada "quando a ditadura deixar". Inicialmente, ele proibiu o acesso da imprensa e de assessores parlamentares ao plenário e determinou que as luzes fossem apagadas e o som dos microfones cortados. Pouco depois, a imprensa pôde voltar ao plenário, que continuou no escuro. "Isso não é protesto. Isso é avacalhação. Será votado hoje, de uma forma ou de outra será votado", afirmou Cássio Cunha Lima (PSDB-CE). A possibilidade é que a sessão seja transferida para outro local do Congresso, como o plenário da Câmara ou um auditório em um dos anexos da Casa. "No momento em que um grupo de senadoras, mulheres, impedem funcionamento do Congresso considero que estão praticando ato muito grave contra a instituição", disse o líder do PSDB, senador Paulo Bauer (SC). "O Senado tem de debater uma reforma dessa magnitude, que envolve todos os trabalhadores. É no mínimo querer fazer as coisas às escuras. Que se reabra o debate", defendeu o senador Telmário Mota (PTB-RO).
Trindade ironiza nomeação de Holyfield na prefeitura: 'Governo vai contratar Todo Duro'
Foto: Montagem/ BN
O líder da oposição na Câmara de Vereadores de Salvador, José Trindade (PSL), ironizou nesta terça-feira (11) o fato de a prefeitura de Salvador ter nomeado o ex-pugilista Reginaldo Holyfield como gestor de projetos da subchefia de Gabinete do prefeito ACM Neto (DEM) (veja aqui). De acordo com ele, aproveitando o ensejo das disputas entre prefeitura e governo do Estado – a última, um imbróglio envolvendo a inauguração de um viaduto na Avenida Paralela – o governador Rui Costa pretende dar um revide em Neto, na forma de um “nocaute”. “Nos bastidores, é dado como certo o anúncio da contratação do ex-pugilista Luciano Todo Duro, um contumaz algoz de Holyfield nas disputas de boxe”, disse, em tom sarcástico. No novo cargo, Holyfield vai atuar na coordenação de projetos na área de esportes, vinculados às prefeituras-bairro. A Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) informou que a escolha pelo ex-pugilista se deu em razão do seu vínculo com o esporte e com as comunidades. 

Após pressão de governo, partidos ameaçam punir deputados que votarem contra Temer
Foto: Lula Marques/Agência PT
Frente à pressão que o presidente Michel Temer está fazendo para que a denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) não passe na Câmara dos Deputados, três dos maiores partidos irão se reunir para aprovar uma medida com o objetivo de obrigar os deputados a votarem contra a denúncia apresentada. PMD, PP e PR irão se reunir nesta quarta-feira (12) para definir o "fechamento de questão" a favor de Temer, que determina que os deputados devem acompanhar a orientação do partido na votação. De acordo com informações da Folha de S. Paulo, quem se posicionar contra a legenda pode sofrer punições, como a expulsão do partido. Os três partidos juntos possuem 148 deputados. Temer precisa do apoio de 172 parlamentares para que a denúncia seja rejeitada e não seja encaminhada para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Médico ficou 'surpreso' em parto de 'gêmeos' no caso de 'sumiço' de criança em Ilhéus
Foto: Reprodução/TV Bahia
Após uma mulher ir à delegacia de Ilhéus relatar que um dos bebês que esperava teria sumido em uma maternidade (leia mais), o diretor do local declarou que o médico responsável pela cesárea ficou "surpreso" quando começou o procedimento cirúrgico e encontrou apenas um dos bebês. De acordo com o G1, o diretor Carlos Lira explicou que o médico Fábio Pinheiro estava preparado para fazer o parto de duas crianças, mas encontrou apenas uma, fato informado para mãe. Na 37ª semana de gestação, Cleidiane Silva dos Santos realizou ultrassonografia que apontava a gravidez gemelar.  "Nós realizamos essa ultrassonografia e constatamos realmente que tinham dois fetos no abdômen do paciente", confirmou ao G1 o médico da Clínica Radiológica de Ilhéus (CRI), Edson Moreno, que realizou o exame 21 dias antes do parto. Para ele, o "sumiço" da criança poderia ser explicado pela "síndrome da transfusão feto-fetal", em que um feto retira o nutriente do outro para suprir suas necessidades. Quando isso acontece, o outro feto acaba sendo absorvido. Entretanto, com 37 semanas de gravidez não há relatos na literatura médica de absorção completa. "Como a cesariana é um ato cirúrgico que tem sangue, pode ser que o fetinho absorvido esteja envolvido com compressas e sangue. Nesse momento, como o obstetra dá mais atenção ao feto que vai nascer aquilo seria coisa secundária. Agora com 37 semanas, eu nunca vi e não sei se tem relato na literatura", avaliou o médico.
Após mais de cinco horas de interrupção, sessão que vota reforma trabalhista é retomada
Foto: Divulgação
A sessão do Senado que vota a reforma trabalhista foi retomada após mais de cinco horas de interrupção (veja aqui). Aberta 11h, a sessão foi suspensa por volta de 12h10 por Eunício Oliveira (PMDB-CE), presidente do Senado Federal, após a oposição ter ocupado sua mesa para evitar o esvaziamento da sessão. Na confusão, as luzes do plenário chegaram a ser apagadas. A sessão ficou interrompida  por cinco horas até que pudesse ser retomada. Em seu twitter, Lídice da Mata se manifestou quanto ao impasse: "Luzes acesas no plenário mostram a possibilidade de diálogo entre governo e oposição para sairmos do impasse". Lídice foi a única senadora que se manifestou.
Prefeitura acata proposta do MP e exclui de desafetação terrenos incluídos por emendas
Foto: Reprodução / Google Street View
A prefeitura decidiu nesta terça-feira (11) acatar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público que estipula regras para o projeto de desafetação, previsto para ser votado na Câmara Municipal nesta quarta (12). Segundo informações da promotora Rita Tourinho, a gestão municipal se comprometeu inclusive a retirar do projeto de lei as emendas aprovadas nesta segunda por uma comissão conjunta da Câmara (10) e que incluíam quatro novos terrenos no texto (veja mais). Além disso, a alienação dos imóveis só deve ser feita por motivo de interesse público e interesse social. Ou seja, o dinheiro recebido com a desafetação não vai poder ser usado, por exemplo, para o pagamento de amortização de juros de investimento, despesas de custeio ou pagamento de dívidas. De acordo com a promotora, o TAC acordado entre o MP e a prefeitura também estabelece que os recursos obtidos com a desafetação deverão ser depositados em uma conta específica. Além disso, todas as alienações serão acompanhadas pelo MP.
MPF-DF pede arquivamento de ação contra Lula por obstrução de justiça
Foto: Lula Marques/Agência PT
O Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPF-DF) pediu o arquivamento de uma das investigações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por obstrução de justiça. A investigação foi aberta a partir do depoimento do ex-senador Delcídio do Amaral em sua delação premiada. O pedido foi manifestado pelo procurador Ivan Marx, da Procuradoria da República em Brasília. Agora, o pedido será enviado à Justiça Federal. Caso o juiz concorde com a peça do Ministério Público, o caso será arquivado. O caso específico contestado pelo procurador se refere ao episódio de que Lula teria pedido a criação de um "gabinete de crise" no Senado contra a Lava Jato. Delcídio relatou, em sua delação premiada, que Lula teria entrado em contato com os então senadores Renan Calheiros e Edison Lobão, do PMDB, para criar uma comissão que teria a finalidade de acompanhar a Operação Lava Jato, para contrapor o que seria divulgado na mídia. “Na prática, o efeito pretendido era o de embaraçar as investigações da Lava Jato”, disse Delcídio no depoimento. De acordo com informações do G1, o procurador ainda suspeita de que Delcídio estaria utilizando Lula, após perceber que quanto mais fizesse anexos com o ex-presidentes, mais o acordo poderia ser benéfico.
Terça, 11 de Julho de 2017 - 16:50

Charge do Borega - Bahia Notícias

Após relatório contra Temer, membros do PMDB pedem saída de Zveiter do partido
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil
Integrantes do PMDB passaram a defender a saída do deputado Sérgio Zveiter (PMDB-RJ) do partido após ele apresentar nesta segunda-feira (10) um relatório favorável à denúncia contra o presidente Michel Temer. O vice-líder da legenda na Câmara, Carlos Marun (MS), defende a saída de Zveiter para evitar o “constrangimento” de um pedido de expulsão. “Não existe mais ambiente para permanência no PMDB do senhor Zveiter”, afirmou em entrevista ao G1. Já presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), vai de encontro com o discurso de Marun e critica a pressão sofrida por Zveiter após a apresentação do parecer. "Acho que seria um absurdo pensar na hipótese de expulsão de um parlamentar que tenha expressado o que é o seu entendimento como deputado", disse ao site R7.
Deputados do PMDB protocolam parecer alternativo que rejeita denúncia contra Temer
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Nove deputados do PMDB protocolaram na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara nesta terça-feira (11) um parecer alternativo ao de Sérgio Zveiter (PMDB-RJ), recomendando a rejeição da denúncia contra o presidente Michel Temer pelo crime de corrupção passiva. Segundo informações do G1, o relatório foi assinado por Alceu Moreira (PMDB-RS), Daniel Vilela (PMDB-GO), Darcísio Perondi (PMDB-RS), Lelo Coimbra (PMDB-ES), Hildo Rocha (PMDB-MA), Soraya Santos (PMDB-RJ), Carlos Marun (PMDB-MS), Carlos Bezerra (PMDB-MT) e Baleia Rossi (PMDB-SP), líder da legenda na Casa. Nesta segunda-feira (10), Zveiter, relator da denúncia na CCJ, apresentou parecer pela admissibilidade da denúncia. Mesmo na condição de correligionário de Temer, ele respondeu aos argumentos da defesa do presidente e disse que a acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR) "não é fantasiosa" (veja mais).
Promoção RBN Digital: Você no show de Paul McCartney
A RBN Digital vai sortear todo dia 30 do mês, até setembro, um par de ingressos para quem quiser curtir o show de Paul McCartney, no dia 20 de outubro, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Para participar é fácil: baixe o aplicativo da RBN Digital em seu smartphone ou tablet e responda a essa pergunta através do Fale Conosco: "Por que você merece assistir a um Beatle?". O app está disponível para Android e iOS. O sorteio será transmitido ao vivo nos dias 30 de julho, de agosto e de setembro, na página da RBN Digital no Facebook. O ouvinte Sérgio Bezerra foi o sorteado do mês de junho e já está com o par de ingressos. E atenção, a promoção é cumulativa! Ou seja, a partir do momento em que você enviar sua frase, você concorrerá ao sorteio dos pares de ingressos que ainda estiverem previstos até setembro. Aproveite para acompanhar nossa programação diária, com música e informação de qualidade 24h. A cada uma hora, boletins com as principais notícias do momento, além de programetes sobre automóveis, tecnologia, tendências das paradas de sucesso, esportes e ainda comentários do editor-chefe do Bahia Notícias, Fernando Duarte. Baixe o aplicativo para iPhone https://appsto.re/br/40Rrjb.i, ou para Android https://goo.gl/gXprSH. Você também pode ouvir a RBN Digital pelo www.rbndigital.com.
Polícia prende quadrilha que assaltava bancos em Salvador e Região Metropolitana
Marcelo Sansão, diretor do Draco | Foto: Divulgação / Polícia Civil
Um casal foi preso nesta segunda-feira (10) acusado de praticar assaltos contra bancos em Salvador e Região Metropolitana. Segundo informações da Polícia Civil, Gabriele da Silva Santana, de 26 anos, e Evilásio Araújo de Souza, 23 anos são apontados como responsáveis por roubos aos caixas eletrônicos localizados no campus do Canela na Universidade Federal da Bahia (Ufba); na Companhia Baiana de Pesquisa de Mineração e Água Mineral (CBPM), localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB); na Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic); e no Supermercado Dia. Esses dois últimos casos aconteceram na cidade de Simões Filho. Gabriele e Evilásio tinham mandados de prisão preventiva em aberto, solicitados pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco). Segundo o delegado Marcelo Sansão, diretor do órgão, Gabriele era parte fundamental da quadrilha. "Ela, sempre muito bem vestida e maquiada, não aparentava ser uma ameaça, por isso era a primeira a abordar os seguranças. Os demais comparsas vinham em seguida", explicou. A dupla já possui passagem pela polícia pelo mesmo crime e também por porte ilegal de arma, na cidade de Conceição do Jacuípe. "Ainda estamos à procura dos demais integrantes dessa quadrilha. Esses dois já foram presos e o Wagner Vieira dos Santos, de 26 anos, morreu em confronto com a Polícia Militar no dia do assalto ao Supermercado Dia, em 4 de junho", disse o diretor do Draco.
Lula ironiza ação contra Gleisi: 'Numa outra encarnação, nós vamos indicar só gente do MP'
Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula
Para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), "o Ministério Público em todas as acusações acha criminoso os partidos indicarem pessoas" para ocupar cargos na administração pública federal. Ele defende que essas nomeações fazem parte de uma "política de coalizão" a fim garantir governabilidade. "Numa outra encarnação, nós vamos indicar só gente do Ministério Público", ironizou, segundo informações d’O Estado de S. Paulo. Divulgado nesta segunda (10), o comentário foi feito durante depoimento como testemunha de defesa da senadora e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), e do marido, o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo. Os dois são réus na Operação Lava Jato pelo suposto recebimento de R$ 1 milhão para custear a campanha eleitoral da petista ao Senado, em 2010. "Quando você é eleito, você é eleito com um grupo de forças políticas que lhe apoiam. Essas forças políticas é que participam da montagem do governo. E nesse instante, sabe, o PP indicou o Paulo Bernardo [para a diretoria de abastecimento da Petrobras], que era um homem de carreira da Petrobras, um profissional que não pesava contra ele nenhuma acusação sobre nada, era tido como extremamente competente", ressaltou o ex-presidente ao explicar o processo de escolha de nomes para cargos da administração pública. "Se for olhar no regime democrático, no mundo inteiro, todos os países do mundo, inclusive o Brasil, em que você disputa uma eleição fazendo aliança política com outros partidos políticos, é normal e é razoável politicamente que, ao montar o governo, você indique para os cargos importantes da República as pessoas que te ajudaram a ganhar as eleições", acrescentou Lula. O petista declarou ainda que não acredita nas acusações feitas por delatores da operação sobre a senadora.
'Respeitarei qualquer que seja a decisão da Câmara', diz Temer sobre denúncia
Foto: Beto Barata/PR
O presidente Michel Temer afirmou nesta terça-feira (11) que vai respeitar qualquer decisão que a Câmara tomar em relação à denúncia apresentada contra ele pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelo crime de corrupção passiva. A declaração acontece um dia depois que o relator do caso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, Sérgio Zveiter (PMDB-RJ), apresentar um parecer pela admissibilidade da denúncia. "Reitero sempre que a Câmara, nesta semana, tem uma importantíssima decisão para tomar e eu respeitarei qualquer que seja a decisão", disse o presidente durante evento em Brasília. A CCJ da Câmara ainda vai votar o parecer de Zveiter. Independentemente do resultado, a denúncia segue para votação no plenário da Casa. Se 342 dos 513 deputados, o equivalente a dois terços, votarem a favor da denúncia, ela segue para análise do Supremo Tribunal Federal (STF).
Terça, 11 de Julho de 2017 - 15:15

Brasileirão: Bahia e mais quatro clubes ainda não venceram fora de casa

por Ulisses Gama
Brasileirão: Bahia e mais quatro clubes ainda não venceram fora de casa
Foto: Marco Galvão / Estadão Conteúdo
O Bahia tem sofrido quando o assunto é jogar longe de Salvador neste Campeonato Brasileiro. Em uma sequência de sete jogos sem vencer dentro da competição nacional, a equipe ainda não conseguiu marcar três pontos fora de casa. Em seis partidas, foram quatro derrotas e dois empates. O mesmo acontece nesta edição com Ponte Preta, São Paulo, Vasco da Gama e Atlético Goianiense. Antes do início do certame, o aproveitamento tricolor era de 55% em jogos fora de Salvador (seis triunfos, sete empates e duas derrotas). Agora, o rendimento caiu para 42% (seis triunfos, nove empates e seis derrotas). Na opinião do técnico Jorginho, o nível das competições regionais disputadas no primeiro semestre é muito inferior à Primeira Divisão. "O Bahia tinha uma forma de jogar. Disputou Série B, Campeonato Baiano e Copa do Nordeste. Esse nível de competição, com todo o respeito, não tem nada a ver com o Brasileiro. O Bahia tinha a forma de jogar, mas para um nível extremamente baixo comparado ao nível que temos hoje", declarou, após o empate com o Fluminense em 1 a 1 no último domingo (9). O mesmo discurso foi repetido pelo volante Renê Júnior nesta terça (11). "Aquele rendimento podia acontecer porque a gente jogava o Baiano, o nível é outro. Mas a gente espera agora fazer um bom jogo fora de casa contra a Ponte Preta", indicou. A equipe tricolor busca o seu primeiro triunfo longe de casa nesta quarta-feira (12), às 19h30, diante da Macaca, em Campinas.
Terça, 11 de Julho de 2017 - 15:00

COI confirma Paris e Los Angeles como sedes dos Jogos Olímpicos de 2024 e 2028

por Andrei Netto | Estadão Conteúdo
COI confirma Paris e Los Angeles como sedes dos Jogos Olímpicos de 2024 e 2028
Foto: Divulgação
O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu nessa terça-feira (11) que Paris, na França, e Los Angeles, nos Estados Unidos, receberão os Jogos Olímpicos de 2024 e 2028. A ordem das cidades-sede ainda será definida em reunião a ser realizada pela entidade em 13 de setembro, em Lima, no Peru, mas ambas as metrópoles estão asseguradas de que abrigarão uma edição da Olimpíada nestes próximos 11 anos. A definição aconteceu porque os membros do COI optaram por atribuir não apenas uma edição, mas duas, premiando as candidaturas que persistiram até o final do processo de disputa pelo evento de 2024. A definição ocorreu em Lausanne, na Suíça, onde os membros do Comitê Olímpico Internacional estiveram reunidos para ouvir a defesa das candidaturas por autoridades da França e dos Estados Unidos. Embora ambas as cidades já tenham ressaltado a prioridade pela realização dos Jogos de 2024, um acordo tripartite entre o COI e as administrações de Paris e Los Angeles não está descartado para que a escolha seja consensual. Assim uma das metrópoles receberia uma compensação financeira, avaliada em centenas de milhões, para aguardar até 2028. A tendência é a de que Paris, que realizou os Jogos Olímpicos de 1924 e realizaria o evento um século depois, seja premiada com o primeiro destes eventos. Os dirigentes da candidatura de Los Angeles admitiram, de forma velada, que a possibilidade de sediar os Jogos de 2024 não seria a única. "Nós queremos dizer claramente ao COI e à comunidade mundial do esporte que a prioridade de Los Angeles não é ela mesma. Nós estamos, ao contrário, concentrados no movimento olímpico e no mundo", afirmou Casey Wasserman, diretor da candidatura norte-americana. A definição só acontecerá quando da realização da 130ª Sessão do COI, em Lima. A campanha da França foi reforçada em Lausanne pela presença do presidente Emmanuel Macron, que defendeu aos delegados do COI a candidatura francesa. Segundo o chefe de Estado, o país se engaja pela realização da Olimpíada de 2024, e não pela de 2028, porque o local em que será construída a Vila Olímpica é um loteamento de apartamentos sociais - para população de baixa renda - e deverá ser construído e entregue nos próximos sete anos. Segundo Macron, Paris tem a maior parte da infraestrutura esportiva já construída e os Jogos Olímpicos não gerarão custos excessivos. Além disso, lembrou a emergência de partidos extremistas, de movimentos xenofóbicos e de grupos terroristas que ameaçam os valores do Ocidente. "Vim apoiar a equipe e dizer a que ponto esses Jogos são importantes para a França. Por duas razões: a França está pronta e os valores olímpicos, que são os nossos, estão sendo ameaçados, e é um ótimo momento para defendê-los", argumentou, para depois enfatizar: "Os Jogos são um momento de tolerância, Justiça, de respeito ao meio ambiente, valores que Paris defenderá 100 anos após os Jogos Olímpicos de 1924 em Paris". De acordo com Virgile Caillet, presidente da Federação Francesa das Indústrias do Esporte, a concessão das Olimpíadas às duas cidades responde à resistência crescente dos países em apresentar candidaturas ao COI, uma instituição minada pelas suspeitas de corrupção na atribuição de seus eventos. "Os Jogos causam medo. Os países têm muito mais dificuldade de mobilizar os atores econômicos em apoio aos Jogos. O COI não pode perder essa oportunidade de sediar os Jogos em Paris ou em Los Angeles", diz o dirigente, que avalia a realização de uma Olimpíada em algo entre 2,5 bilhões e 4 bilhões de euros. "Tivemos tristes exemplos no passado", disse ele, sem citar nomes de cidades como o Rio de Janeiro, onde obras relativas aos Jogos Olímpicos também estão sob suspeitas de corrupção. "Mas em Paris acredito que temos um orçamento sob controle porque 90% das estruturas já existem ou serão temporárias, e as demais se encaixam no programa Grand Paris (de ampliação da região metropolitana da capital). 

Candeias: Prefeitura tem até 90 dias para exonerar servidores comissionados
Foto: Reprodução / Rádio Baiana FM
A prefeitura de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), deve exonerar servidores comissionados em até 90 dias. Ficam de fora do pente fino servidores com funções de chefia, direção ou assessoramento. A medida foi firmada nesta segunda-feira (10) em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público estadual (MP-BA), por meio do promotor Millen Castro, e o prefeito de Candeias, Pitágoras (PP). No documento, o prefeito também se compromete a contratar apenas por concurso público ou nomear comissionados para apenas cargos de chefia, direção ou assessoramento. Em caso de desobediência, o prefeito arcará com multa diária de R$ 1 mil. De acordo com Millen Castro, foram identificados mais de 1,5 mil cargos comissionados na prefeitura de Candeias. Muitos deles cargos, acrescenta o promotor, foram criados por meio de leis municipais sem a observância da lei que regula as contratações. No TAC, o gestor ainda ficou de adequar o percentual mínimo de 30% de provimento de cargos comissionados por servidores efetivos. Na próxima quinta-feira (13), uma reunião com vereadores vai discutir a extinção dos cargos comissionados irregulares e propor um TAC complementar.
MedioTec: Governo abre inscrições para cursos técnicos em 51 municípios
Foto: Divulgação / SEC-BA
Uma nova oferta de curso técnico de nível médio estará com as inscrições abertas, a partir desta quarta-feira (12) até 20 de julho, na rede estadual de ensino. Trata-se do MedioTec,  por meio do qual os estudantes matriculados no 2º ano ou 3º ano do Ensino Médio poderão fazer o curso técnico no turno oposto aos quais fazem o ensino regular. As inscrições para as 2.224 vagas  ofertadas em 31 cursos, em 51 municípios, nos diferentes eixos tecnológicos, ocorrerão, exclusivamente, pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). A portaria com a oferta de curso por município foi divulgada, nesta terça-feira (11), no Diário Oficial do Estado. São ofertadas vagas para os seguintes cursos: Agronegócios, Agroecologia, Agroindústria, Administração, Aquicultura, Hospedagem, Guia de Turismo, Teatro, Canto, Dança, Eventos, Cenografia, Instrumento Musical, Agenciamento de Viagem, Pesca, Recursos Pesqueiros, Controle Ambiental, Cozinha, Zootecnia, Computadores, Telecomunicações, Redes de Computadores, Informática, Artesanato, Museologia, Controle Ambiental, Qualidade, Automação Industrial, Produção de Áudio e Vídeo. O programa é uma ação do Ministério da Educação, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O objetivo é proporcionar aos estudantes uma formação profissional e ampliar as chances de inserção no mundo do trabalho, seja com o emprego formal ou por meio do empreendedorismo. Entre os cursos ofertados estão os técnicos em: Agronegócios, Agroecologia, Agroindústria, Administração, Aquicultura, Hospedagem, Guia de Turismo, Teatro, Canto, Dança, Eventos, Cenografia, Instrumento Musical, Agenciamento de Viagem, Pesca, Recursos Pesqueiros, Controle Ambiental, Cozinha, Zootecnia, Computadores, Telecomunicações, Redes de Computadores, Informática, Artesanato, Museologia, Controle Ambiental, Qualidade, Automação Industrial, Produção de Áudio e Vídeo.  Os inscritos concorrerão às vagas por meio do sorteio eletrônico que será realizado no próximo dia 24. Para alguns dos cursos do eixo tecnológico “Produção Cultural e Designer”, os primeiros colocados no sorteio eletrônico também farão um teste de habilidades específicas entre os dias 26 de julho e 2 de agosto.
Líder do Estado Islâmico está morto, diz ONG; Estados Unidos não confirma informação
Foto: Reprodução / Vídeo Estado Islâmico
A ONG Observatório Sírio de Direitos Humanos afirmou nesta terça-feira (11) que o líder supremo do Estado Islâmico, Abu Bakr al Baghdadi, está morto. "Confirmamos informações de líderes, incluindo um da primeira hierarquia do Estado Islâmico na zonra rual no leste de Deir al-Zor", disse o diretor do grupo de monitoramento da guerra, Rami Abdulrahman. As informações são da France Presse e da Reuters, citadas pelo G1. As circunstâncias da morte, no entanto, ainda não estão claras. Fontes do Observatório na cidade síria disseram ter sido informadas por integrantes do Estado Islâmico sobre a morte do líder, mas não precisaram quando. Em junho, o Ministério de Defesa da Rússia afirmou que um ataque aéreo em 28 de maio pode ter matado Baghdadi em Raqqa, principal reduto do grupo terrorista na Síria. O alvo do bombardeio era um encontro de líderes do Estado Islâmico, do qual Baghdadi era membro. Autoridades americanas, iraquianas e curdas naõ confirmaram a morte anunciada nesta terça. Sites afiliados ao Estado Islâmico e contas de redes sociais também não se manifestaram sobre a possibilidade. Apesar da incerteza, o presidente Donald Trump escreveu no Twitter que houve uma "grande vitória contra o Isis".
MPF-BA denuncia seis pessoas por fraude de mais de R$ 5 milhões no Banco do Nordeste
Foto: Reprodução / Jornal Tribuna da Região
Acusadas de fraudar um financiamento bancário de R$ 5.357.392,18 do Banco do Nordeste (BNB), seis pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA). O montante foi concedido em 2010 para a suposta construção de dois barcos de pesca em Itacaré, a 250km de Salvador. De acordo com a denúncia, o então presidente da Cooperativa Mista de Pesca de Itacaré (Coompi), Aguinaldo Farias, foi o responsável por pleitear o valor com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste. Para obter a verba, ele contou com o apoio de Edvan Melo de Moraes Júnior, administrador do Estaleiro do Brasil Ltda (Estalbrás), empresa que construiria as embarcações e que entraria com a verba própria da cooperativa, complementar à do financiamento. Por conta de vistorias técnicas que atestaram a inexistência de atividades na Coompi, o pedido foi inicialmente negado na agência do BNB em Ilhéus. Posteriormente, a transação foi aprovada em Salvador, com auxílio de dois gerentes bancários locais: João Antônio de Castro e Terezinha Alves de Souza. Graças aos dois, além do valor pretendido, Farias conseguiu a dispensa irregular do seguro necessário à transação. Técnicos do BNB, Daniel Buarque Ramirez e Marcus Antônio Tabosa Lopes e Silva auxiliaram com o fornecimento de pareceres falsos sobre o estado de operação da Coompi. Como descrito no processo, Silva chegou a atestar falsamente “a correta aplicação do valor creditado até então pelo BNB (R$ 3.356.763,60) e da parcela de recursos próprios (R$ 1.438.612,96) – o que possibilitou o crédito do valor remanescente do financiamento (R$ 2.000.628,58)”. “Não contente com isso, Farias empregou os recursos do financiamento em finalidade diversa da prevista em lei e no contrato, tendo sido construída apenas uma embarcação e, ainda assim, entregue em atraso e desconforme ao projeto pactuado”, destacou o procurador da República André Luiz Batista Neves, autor da denúncia. Ele acrescenta que Moraes Júnior "apresentou notas fiscais forjadas, a fim de comprovar suposta regularidade na execução do projeto". A pedido do MPF, a Justiça Federal determinou o bloqueio de ativos financeiros dos acusados, da Coompi e do Estalbrás no valor de R$ 7.689.334,59 – quantia atualizada do prejuízo. A medida cautelar determinou ainda o afastamento de Silva de funções do BNB que impliquem a análise de capacidade financeira ou concessão de operações de crédito.
Licitação de centros de canoagem é concluída; empresa é contratada por R$ 3 mi
Foto: Divulgação / GOVBA
A licitação para a construção dos centros de canoagem de Itacaré, Ubaitaba e Ubatã , lançada no dia 7 de junho (clique aqui), teve a empresa Saneando Projetos de Engenharia e Consultoria Ltda. como vencedora. A companhia será contratada por R$ 3.073.137,23 para executar a construção dos três equipamentos, conforme resultado publicado na edição desta terça-feira (11) do Diário Oficial do Estado (DOE), valor próximo ao investimento previsto pelo governo (clique aqui). O certame teve como critério “menor preço”.  A homologação e adjudicação também foi divulgada na mesma edição. Na ocasião do lançamento da licitação, também foi oficializada a doação de 52 barcos pela Federação Brasileira de Canoagem – as embarcações serão distribuídas para os núcleos do projeto de iniciação esportiva: além de Itacaré, Ubaitaba e Ubatã, também haverá um na capital baiana. 
'É um golpe na democracia interna da Casa', diz Joceval sobre mandado de segurança
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O vereador Joceval Rodrigues (PPS) criticou a postura da oposição em pedir intervenção do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) no projeto de desafetação de terrenos em Salvador. O ex-líder do governo disse que a tramitação da matéria foi uma das mais democráticas da Câmara Municipal, com audiências públicas, presença maciça de pessoas interessadas e reunião conjunta de comissões. “Às vezes me confunde se será que determinados vereadores não entendem que o Poder Legislativo municipal tem a prerrogativa de fazer seus trâmites, e esse trâmite foi feito conforme rito do regimento interno. Pra mim, isso é um golpe na democracia interna da casa”, declarou Joceval. O edil recomendou que a oposição entenda que “nem sempre dá pra ganhar”, nem mesmo “superlotar” o Judiciário de demandas que tiverem tramitação dentro da legalidade. Nesta terça-feira (11), o líder da oposição, José Trindade (PSL), comentou o mandado judicial solicitado pelo grupo ao Tribunal de Justiça (veja aqui).
Terça, 11 de Julho de 2017 - 12:40

Rui evita comentar polêmica de viaduto com prefeitura: 'Hoje é dia de comemoração'

por Luana Ribeiro / Estela Marques
Rui evita comentar polêmica de viaduto com prefeitura: 'Hoje é dia de comemoração'
Foto: Luana Ribeiro / Bahia Notícias
O governador Rui Costa evitou comentar a polêmica com a prefeitura de Salvador envolvendo o viaduto inaugurado nesta terça-feira (11). "Hoje é dia de comemoração, acho que todos nós estamos alegres, o povo de Salvador, o povo da Bahia. É hora de superar as polêmicas. Vamos trabalhando, porque meu desejo é trabalhar", afirmou. Por outro lado, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Ângelo Coronel (PSD), fez piada do assunto. “Quem inaugura a obra é o pai da obra. [Tem que fazer] laboratório para análise de paternidade deobras”, brincou. 
Terça, 11 de Julho de 2017 - 12:40

Rui evita comentar polêmica de viaduto com prefeitura: 'Hoje é dia de comemoração'

por Luana Ribeiro / Estela Marques
Rui evita comentar polêmica de viaduto com prefeitura: 'Hoje é dia de comemoração'
Foto: Luana Ribeiro / Bahia Notícias
O governador Rui Costa evitou comentar a polêmica com a prefeitura de Salvador envolvendo o viaduto inaugurado nesta terça-feira (11). "Hoje é dia de comemoração, acho que todos nós estamos alegres, o povo de Salvador, o povo da Bahia. É hora de superar as polêmicas. Vamos trabalhando, porque meu desejo é trabalhar", afirmou. Por outro lado, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Ângelo Coronel (PSD), fez piada do assunto. “Quem inaugura a obra é o pai da obra. [Tem que fazer] laboratório para análise de paternidade deobras”, brincou. 
Reforma Trabalhista: Sessão é suspensa em meio à tensão; luzes são apagadas no plenário
Foto: Marcos Oliveira / Agência Senado
Aberta por volta das 11h, a sessão de votação da reforma trabalhista no plenário do Senado foi suspensa por volta das 12h10 pelo presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE). Após a suspensão, as luzes foram apagadas – a oposição ocupou a Mesa para evitar o esvaziamento da Presidência da sessão. “Absurdo: aliados de Temer apagam as luzes do plenário durante discurso contra a reforma e deixam o @SenadoFederal nas trevas!”, reclamou a senadora Lídice da Mata (PSB-BA). A congressista foi uma entre os que já fizeram pronunciamentos na tribuna, ocorridos em meio à forte tensão. “Peço ao líder do governo: ‘Ponha a mão na consciência. Veja que não é possível impor à nação isto’”, afirmou a socialista, classificando o momento como “um dia penoso”. Veja abaixo vídeo da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) que registra o momento em que os senadores ficaram no escuro:
Feira: Menina de 11 anos é estuprada quando ia para escola; acusados seguem foragidos
Foto: Divulgação
Uma garota de 11 anos foi estuprada quando ia para a escola em Feira de Santana, na tarde desta segunda-feira (10). O fato ocorreu por volta das 13h, a caminho de um colégio, no bairro Conceição. Ao Bahia Notícias, a delegada Daniele Matias, titular da Delegacia de Repressão a Crimes Contra Crianças [Derca], informou que a mãe da vítima foi quem fez a queixa. Segundo a mãe, dois acusados chegaram em um carro e obrigaram a garota a entrar no carro. Um deles teria cometido o estupro. Após o fato, a vítima foi levada para o Hospital da Criança, onde passa por procedimentos realizados em vítimas de estupro. “Nós vamos aguardar a menor receber alta para assim poder colher mais informações sobre o caso”, disse Matias ao BN. Até a manhã desta terça-feira (11), nenhum dos criminosos foi encontrado pela Polícia.
Terça, 11 de Julho de 2017 - 12:10

Planalto admite que relatório de Zveiter causa 'estragos' na base aliada

por Tânia Monteiro | Estadão Conteúdo
Planalto admite que relatório de Zveiter causa 'estragos' na base aliada
Foto: Lula Marques / Agência PT
O Planalto tenta minimizar o impacto do relatório de Sergio Zveiter (PMDB-RJ) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, mas admite que o parecer a favor da denúncia por corrupção passiva contra o presidente Michel Temer poderá causar "estragos" na base aliada no plenário. Para um presidente ser processado no Supremo Tribunal Federal (STF), são necessários 342 votos. Temer considerou "dentro do esperado" o teor do relatório de Zveiter pela admissibilidade da denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, com base nas delações do Grupo J&F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista. O presidente já sabia que o parecer no órgão colegiado, uma das etapas antes da chegada da acusação ao plenário, seria pela aceitação do processo e teria forte conteúdo político. Ao lado de assessores e dos ministros Moreira Franco (Secretaria-Geral) e Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo), Temer acompanhou a leitura do voto de Zveiter pela televisão de seu gabinete no terceiro andar do Planalto. O presidente recebeu ao longo do dia o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil), o subsecretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Gustavo Rocha, e seu advogado Antônio Claudio Mariz de Oliveira. O presidente ficou contrariado quando o relator da denúncia disse que era preciso apurar seu envolvimento no recebimento dos R$ 500 mil entregues por um executivo da J&F a seu ex-assessor especial e ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), filmado ao sair de uma pizzaria em São Paulo com uma mala com o dinheiro. Para Temer e seus auxiliares, não há como fazer essa relação de causa-efeito, e o relator, por ser um advogado, na opinião deles, deveria evitá-la. A reportagem apurou que o Planalto também repudiou a afirmação de Zveiter de que a denúncia "não é inepta" - um dos argumentos de Mariz. Além disso, causou incômodo a Temer e seus auxiliares a alegação do relator de que, "no mínimo, há indícios de prática delituosa" e "os indícios contra o presidente são sérios e suficientes". Temer tem pressa na finalização do processo e espera ter a ajuda do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), apesar de o nome do deputado já circular como um eventual sucessor, para encerrar a análise da denúncia antes do início do recesso parlamentar, previsto para começar na próxima terça-feira. O presidente, no entanto, tem ciência de que Maia, seu aliado, já não está mais tão condescendente às pressões do Palácio do Planalto. Pelas contas do governo, Temer tem, atualmente, entre 39 e 41 votos da CCJ, depois das trocas de parlamentares da comissão por deputados considerados mais confiáveis pelo Planalto. No entanto, o governo sabe que está sujeito a nova traições e está atento a driblá-las. Além do processo no colegiado da Câmara, Temer enfrenta ainda a pressão do PSDB, partido cuja bancada na Câmara tem pressionado pelo desembarque do governo e defendido a aceitação da denúncia. Embora a previsão seja de que os tucanos não decidirão nada por enquanto, há sempre a expectativa de novas reações internas na legenda.

Para 'bagaçar': Ex-pugilista Reginaldo Holyfield é nomeado gestor de projetos na prefeitura
Foto: Bruna Castelo Branco / Bahia Notícias
O ex-pugilista Reginaldo Holyfield, o Reginaldo da Silva de Andrade, é o novo gestor de projetos da subchefia do Gabinete da prefeitura de Salvador. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (11). Holifyeld tem 51 anos e foi campeção brasileiro, sul-americano e mundial dos supermédios. Também ganhou destaque no esporte por causa da sua rivalidade com o pugilista pernambucano Luciano Todo Duro e pelo bordão "Vou bagaçar". No novo cargo, Holyfield vai atuar na coordenação de projetos na área de esportes, vinculados às prefeituras-bairro. A Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) informou que a escolha pelo ex-pugilista se deu em razão do seu vínculo com o esporte e com as comunidades. 
MP pede R$ 72,8 milhões em indenizações por extração ilegal de mármore em Ourolândia
Foto: Reprodução / MP-BA
Em decorrência dos danos ambientais causados por atividades ilegais de extração e beneficiamento de mármore "Bege Bahia", o Ministério Público do Estado (MP-BA) pede um total de R$ 72,8 milhões em indenizações. O pleito foi ajuizado em 16 ações civis públicas contra o município de Ourolândia, 32 empresários e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). De acordo com o promotor de Justiça Pablo Almeida, as atividades eram desenvolvidas por meio de licenças ambientais ilegais, sem licenciamento ou em desacordo com as obtidas. No processo, o MP-BA pede também a anulação das licenças já concedidas pelo município e pelo Inema, além da paralisação das atividades. A ex-prefeita Yhonara Rocha de Almeida Freire (PT), o ex-secretário de Meio Ambiente, Múcio Ancelmo Oliveira de Azevedo, e a ex-técnica ambiental, Bernardeth Souza Rocha Simões, foram denunciados por crime ambiental e pelo crime de prevaricação. Em caso de condenação, a pena pode chegar a 16 anos de prisão para cada um. "As investigações demonstraram que os licenciamentos ambientais em trâmite no Município de Ourolândia não obedeciam aos trâmites legais, já que as empresas e empresários apresentavam estudos falsos, incompletos e com dados equivocados, e os agentes públicos, mesmo assim, cientes dos equívocos e falsidades, em conluio com a iniciativa privada, concediam licenças ambientais, em prejuízo ao meio ambiente", ressaltou o promotor. Como informado por Almeida, a situação vem sendo acompanhada pelo MP desde 2010, por meio do programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI). Ele acrescenta ainda que a extração de forma predatória ainda prejudica os recursos hídricos da Bacia do Salitre, assim como o conjunto de cavernas da cidade, que possui volume significativo de fósseis e pinturas rupestres. "Segundo o Inema, por exemplo, o complexo de cavernas denominado 'toca dos ossos' é considerado o mais fossilífero do Brasil. Um dos fósseis de preguiça gigante encontrado em Ourolândia se encontra exposto no Museu Nacional do Rio de Janeiro", pontuou o promotor. Nove empresários e cinco empresas também foram denunciados por apresentarem, no licenciamento, estudos, laudos e relatórios ambientais falsos e enganosos. Para eles, a pena é de seis anos de prisão. As empresas denunciadas são a Polibege Mármores, RM Mármore e Granito, JN Mármore, Fladmar e a Bege Gran. Já os empresários são Antônio Neto Alecrim Freire, Noberto Marques Rodrigues, Miriam Feitosa Alexandrino, João Ricardo de Jesus Brito, Cristiane de Jesus Brito, Nilton Mesquita Góis Júnior, Emerson Megia Iglesias Simal, Guidacy Ribeiro Piovezan e Marco Luiz Ribeiro Piovezan.
Terça, 11 de Julho de 2017 - 11:35

Vetado pelo departamento médico do Bahia, Armero não viaja para Campinas

por Ulisses Gama
Vetado pelo departamento médico do Bahia, Armero não viaja para Campinas
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
O lateral-esquerdo Armero está fora do jogo contra a Ponte Preta, nesta quarta-feira (12), pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com um incômodo no púbis, o atleta foi vetado pelo departamento departamento médico e está fora da relação que segue viagem nesta terça (11) para Campinas. Fora do treinamento matinal no Fazendão, o atleta colombiano passou por exames para verificar a gravidade da lesão. Com isso, Matheus Reis e Juninho Capixaba disputam a posição.
Após 'troca-troca' na CCJ, Temer será acionado no STF por obstrução de Justiça
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O presidente Michel Temer será acionado no Supremo Tribunal Federal (STF) por obstrução de Justiça, devido à remoção, da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, dos deputados que seriam favoráveis à denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) (saiba mais). Segundo informações do site O Antagonista, o mandado de segurança será protocolado ainda nesta terça-feira (11) pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e pelo deputado federal Alessandro Molon (Rede-RJ). O congressista aponta que as trocas só poderiam ser feitas por iniciativa do próprio integrante do colegiado e após deliberação da mesa – Temer, portanto, no rito constitucional. 
Terça, 11 de Julho de 2017 - 11:00

'Há muitas pessoas que não se incomodam', diz promotor sobre nepotismo na Bahia

por Francis Juliano
'Há muitas pessoas que não se incomodam', diz promotor sobre nepotismo na Bahia
Foto: Imprensa / Cecom / MP-BA
Não é de hoje que as prefeituras baianas são usadas ao bel-prazer pelos grupos políticos que as assumem. Basta uma rápida consulta nos sites dos municípios para reconhecer um sobrenome comum a prefeitos e vereadores. E por aí entram mãe, pai, filhos, tios, primos, sem necessidade de concurso nem de qualificação técnica. Segundo o promotor de Justiça Luciano Taques, esse tipo de condição faz a Bahia ser um dos estados onde o nepotismo tem mais casos em relação ao resto do Brasil. Em entrevista ao Bahia Notícias, Taques diz que, ao contrário da corrupção clássica feita pela propina e pelo superfaturamento, de obras e serviços, o nepotismo é mais tolerado pela população. O promotor acredita que haja “uma cultura disseminada”. Na entrevista, Taques também conta como as ações contra o nepotismo chegam e são encaminhadas pelas promotorias. Ele também fala sobre a relação do MP com o prefeito de Itabuna, “caso crônico”, e ainda comenta a fala do prefeito de Iraquara em relação a casos de contratação de parentes. Clique aqui e leia a entrevista completa na Coluna Municípios. 
Esmeralda gigante encontrada em Pindobaçu é arrematada por R$ 500 milhões
Foto: Divulgação
Uma esmeralda encontrada em Pindobaçu, no Piemonte Norte do Itapicuru, foi vendida pela bagatela de R$ 500 milhões. A pedra “gigante” mede 60 centímetros e pesa 137 quilos. Ela foi retirada da Mina da Carnaíba, no interior de Pindobaçu. Segundo o Jornal do Commercio, de Recife, a esmeralda foi arrematada por dois empresários, um de Curaçá, na região de Juazeiro, e outro de Petrolina, em Pernambuco. Conforme os advogados dos empresários, José Cícero de Melo, os documentos que regularizam a pedra já estão prontos. Os compradores pretendem expor a pedra em galerias e museus do exterior. Esta é a terceira pedra encontrada na Mina Caraíba. Em 2001, uma esmeralda, com 380 kg, foi avaliada em cerca de R$ 1 bilhão.
Terça, 11 de Julho de 2017 - 10:25

'Tiraram presidenta que teve 54 mi de votos para botar alguém que teve 53 mil', critica Rui

por Luana Ribeiro / Estela Marques
'Tiraram presidenta que teve 54 mi de votos para botar alguém que teve 53 mil', critica Rui
Foto: Luana Ribeiro / Bahia Notícias
O governador Rui Costa não hesitou em demonstrar seu descontentamento com os rumos da política brasileira. Durante inauguração de um viaduto na Avenida Paralela, nesta terça-feira (11), o petista disse que o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), não possui legitimidade para presidir o Brasil. É que, em caso de aprovação da denúncia contra o presidente Michel Temer, o peemedebista seria afastado. O primeiro na linha sucessória é o presidente da Câmara. “Precisamos acordar. O Brasil não vai sair dessa crise se não der legitimidade a quem conduz o país, porque tiraram a 'presidenta' que teve 54 milhões de votos, pra agora botar alguém que teve 53 mil votos. Não consigo enxergar como legítimo, natural. É muito triste”, lamentou. O governador ainda comparou o desempenho de Maia ao de deputados baianos. “Se uma pessoa dessa tivesse disputado na Bahia para deputado federal, teria perdido, porque nenhum deputado baiano se elegeu com 53 mil votos”, acrescentou. Rui disse que o relatório apresentado nesta segunda (10) por Sergio Zveiter (PMDB-RJ) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) é no sentido de que as coisas devem ser apuradas, mas ele se preocupa com as consequências disso para o Brasil.
Terça, 11 de Julho de 2017 - 10:20

Rui destaca atuação em Salvador: 'O que tem de obra de mobilidade foi o estado que fez'

por Luana Ribeiro / Estela Marques
Rui destaca atuação em Salvador: 'O que tem de obra de mobilidade foi o estado que fez'
Foto: Luana Ribeiro / Bahia Notícias
O governador Rui Costa destacou a atuação do estado na mobilidade da capital baiana, citada por ele como a sétima melhor do país. “O que tem de obra de mobilidade da cidade foi o governo do estado que fez. Aqui na Paralela é o exemplo típico disso. Se a gente ver do início, a gente fez a Estrada do Curralinho, todas as vias marginais da Avenida Paralela, os dois viadutos do Imbuí”, citou Rui. O petista lembrou ainda de outras obras: o viaduto de Narandiba, o da Ferreira Costa e aquele inaugurado nesta terça-feira (11), além de dois no Bairro da Paz; as avenidas Gal Costa, Pinto de Aguiar e Orlando Gomes; a Via Expressa Baía de Todos os Santos; e a Rótula do Aeroporto. Segundo Rui, também está em elaboração o viaduto em Stella Maris, que já possui alvará concedido pelo município. “Aquele viaduto é pra facilitar a vida de quem sai de Stella Maris, vai ou volta da praia. Se não puder estar pronto a tempo de viabilizar a obra do metrô, a gente segue com o metrô e as pessoas fazem retorno no aeroporto, no complexo de viadutos”, observou.
Terça, 11 de Julho de 2017 - 10:00

Viaduto inaugurado nesta terça pode homenagear artista plástica Eliana Kértesz

por Luana Ribeiro / Estela Marques
Viaduto inaugurado nesta terça pode homenagear artista plástica Eliana Kértesz
Foto: Luana Ribeiro / Bahia Notícias
O governador Rui Costa inaugurou nesta terça-feira (11) o novo viaduto da Avenida Paralela, na altura do condomínio Alphaville, que pode levar o nome de Eliana Kértesz. A artista plástica faleceu no dia 26 de março deste ano. “Tava conversando com Coronel [presidente da Assembleia Legislativa da Bahia] da gente apresentar projeto de lei de batizar esse viaduto de Eliana Kértesz, bonita homenagem a quem prestou serviço a essa cidade. É importante que a gente vá fazendo reconhecimento de quem fez muito pela nossa cidade”, justificou Rui. O viaduto foi alvo de polêmica entre o governo do estado e a prefeitura de Salvador, no último domingo (9). A Transalvador havia liberado o tráfego de veículos, mas posteriormente a Polícia Militar interrompeu o fluxo, alegando que o equipamento ainda não estava disponível para uso.
MP-SP pede descontaminação de áreas ocupadas pela indústria antes de novas obras
Terreno em Quatro Barras, São Paulo | Foto: Reprodução / OLX
Em meio às discussões sobre o modo como as chamadas áreas contaminadas, locais onde antes existia ocupação industrial, devem ser tratadas, o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) entrou com pedido de julgamento em caráter repetitivo no Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SP). Para a Promotoria paulista, esses terrenos devem passar por um procedimento de recuperação integral antes de serem destinados a novas construções. Segundo informações do site Valor Econômico, a medida pode representar forte impacto econômico caso o pleito seja atendido pelo TJ-SP. Isso porque o custo recai sobre as empresas de construção civil que adquiriram essas áreas. Para o setor, a descontaminação já é considerada cara e, se chegar aos níveis exigidos pelo MP-SP, o valor pode chegar a dezenas de milhões de reais. De acordo com a publicação, a intenção da Promotoria é garantir a descontaminação total do solo. Nos casos em que se prove não ser possível, seria exigida do proprietário a reparação dos danos causados ao meio ambiente por meio de compensação ou com o pagamento e indenização. Atualmente, o modelo vigente é de remediação para "uso declarado", que se restringe às medidas necessárias para devolver as condições de uso da área.
Xique-Xique: Pai e filho morrem em batida de moto com viatura da PM
Foto: Luciano Castro / Central Notícia
Um pai e o filho dele morreram em um acidente em um trecho da BA-052 [Estrada do Feijão] na noite desta segunda-feira (10). Segundo a Polícia Militar, o acidente ocorreu perto de Xique-Xique, na mesma região, por volta das 19h. As vítimas estavam em um moto quando houve a colisão com uma viatura da Companhia Independente de Policiamento Especializado no Semiárido (CIPE/Semiárido). Morreram Cristiano Marques de Souza, de 45 anos, e Cristian Alexsander de Jesus Souza, de 21. O veículo militar estava em comboio com outra viatura, quando houve a batida com a motocicleta, que vinha de Irecê. Segundo o Central Notícia, a PM informou em nota que o motorista da viatura ainda tentou frear, mas não foi possível evitar o acidente. As vítimas morreram no local. Já o motorista da viatura foi levado para um hospital de Xique-Xique. Não há mais informações sobre o estado de saúde dele. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê.
Terça, 11 de Julho de 2017 - 09:18

PGE deve responder à liminar sobre suspensão do VLT neste mês, estima Dauster

por Luana Ribeiro / Estela Marques
PGE deve responder à liminar sobre suspensão do VLT neste mês, estima Dauster
Foto: Luana Ribeiro / Bahia Notícias
A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) deve responder ainda em julho à liminar que suspendeu o processo de licitação do VLT de Salvador. A informação é do secretário da Casa Civil, Bruno Dauster. “Estamos preparando a peça através da PGE. Vamos dar entrada e acredito que a liminar cairá. O que não podemos é não dar à população do Subúrbio, mais de 800 mil pessoas, o direito ao transporte moderno, de qualidade, como é o VLT. Sobretudo considerando que é uma obra de baixíssimo impacto ambiental, que não terá emissão de gás carbônico e vai resolver um problema que até hoje foi insolúvel, que é o rápido deslocamento com conforto da população do Subúrbio Ferroviário para o Centro e sua integração com todo sistema de transporte da cidade”, avaliou. De acordo com Dauster, a liminar não tem atrasado o processo de licitação, porque o governo já havia adiado para o final de agosto a entrega das propostas. A suspensão do processo foi determinada pelo juiz Sérgio Humberto de Quadros Sampaio, da 7ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, em 27 de junho (veja aqui).
Terça, 11 de Julho de 2017 - 09:00

'PT quer eleição direta para presidência da República', reforça Afonso Florence

por Luana Ribeiro / Estela Marques
'PT quer eleição direta para presidência da República', reforça Afonso Florence
Foto: Luana Ribeiro / Bahia Notícias
O deputado federal Afonso Florence (PT-BA) endossou o discurso petista por eleições diretas. Presente na inauguração de um viaduto nesta terça-feira (11), em Salvador, Florence repercutiu a fala da presidente nacional do partido, senadora Gleisi Hoffmann, de que nenhum deputado da legenda deveria negociar com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). “A fala existe para tornar muito nítido que o PT quer eleição direta para presidência da República”, reforçou. Florence defendeu que essa é a melhor saída porque Maia já sinalizou a manutenção das bandeiras do governo de Michel Temer. “Agenda de Maia não é a agenda que o povo votou em 2014. É ilegítimo porque decorre de um golpe”, acrescentou. O deputado ainda criticou a Constituição por imputar ao Congresso Nacional decisões como a destituição ou não de um presidente.
Terça, 11 de Julho de 2017 - 08:40

Trindade diz que votação da desafetação será fruto de 'judicialização' se ocorrer nesta quarta

por Luana Ribeiro / Estela Marques
Trindade diz que votação da desafetação será fruto de 'judicialização' se ocorrer nesta quarta
Foto: Luana Ribeiro / Bahia Notícias
O líder da oposição, vereador José Trindade (PSL), criticou a possibilidade de votação da desafetação de terrenos, proposta pelo Executivo municipal, nesta quarta-feira (12). A oposição entrou com mandado de segurança no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) contra o projeto e o Ministério Público da Bahia (MP-BA) já havia instaurado inquérito para apurar possíveis irregularidades na proposta. “O MP já está tomando suas providências e a desembargadora que está com nosso processo provavelmente vai se posicionar daqui pra quarta-feira. Entendemos que é votação que, caso venha ocorrer, será fruto de judicialização”, avaliou o oposicionista do prefeito ACM Neto. De acordo com Trindade, o processo tem “vários problemas”, entre eles a falta de destinação dos recursos advindos das possíveis vendas. “Quando a gente vê nossos direitos sendo tolidos pela maioria, nós vamos todas as vezes que acontecer sentir no direito de entrar tanto no Tribunal de Justiça quanto no MP, que são órgãos fiscalizadores e da Justiça, que têm essa especificação e competência para dirimir as dúvidas”, acrescentou.
Para defender reforma da Previdência, Temer gasta R$ 100 mi com campanha publicitária
Foto: Divulgação
O presidente Michel Temer (PMDB) gastou, apenas em 2017, cerca de R$ 100 milhões em campanha publicitária para defender a reforma da Previdência. Os gastos são quase dez vezes além do que o orçamento previsto para a campanha, de acordo com dados da Lei de Acesso à Informação obtidos pelo Uol. Inicialmente, a campanha estava orçada em R$ 13 milhões. O dinheiro gasto entre janeiro e junho de 2017 equivale a 55% de todo o orçamento para campanhas publicitárias do governo neste ano - cerca de R$ 180 milhões. O investimento na publicidade é também maior do que os gastos do governo com programas sociais, como os que preveem a defesa dos direitos das mulheres. A reforma ainda tramita no Congresso Nacional e é uma das bandeiras defendidas pelo governo. Isso porque, segundo a equipe econômica, o déficit previdenciário está estimado em R$ 149 bilhões - o maior desde 1995. 



MAIS DE 1.030 MILHÃO - /10/07/17 - ACESSOS,  RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!
Alemanha Mais de  181 Mil,  líder  Internacional  de  Acessos, Estados Unidos  mais  128 Mil. Nos  Mais de 100  Países do Planeta  Terra
487 ML ACESSOS INTERNACIONAIS,  VISIBILIDADE  EM MAIS  DE 100 PAÍSES NO PLANETA TERRA.....

Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
517429
Alemanha
181896
Estados Unidos
128194
Rússia
45562
Malásia
19730
China
14395
Ucrânia
9022
França
6117
Portugal
5660
Índia
4199






O POETA MARATONISTA!
          
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                        CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                        Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, intspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registratdo em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Critstóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DEt VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....t

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.

t

t
tt

t

t com credenciamento CFMO 097}

     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  tde  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP

********************************************************************************
TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA DAS PEDRAS SETOR NORTE DA ARENA FONTE NOVA /BAHIA/BRASIL/20
******************************************************************************

                                      GALERIA DE  FOTOS

FOTOS DE FRANK CHAGAS  NO  VITÓRIA 1961 

Vitória Campeão 
 Torneio Início 30/07/1961/Fonte Nova


                              VITÓRIA CAMPEÃO DO TORNEIO INÍCIO 30/07/1961

EC Vitória campeão do Torneio início de 1961/ na primitiva Fonte Nova, com mais de 22 mil pessoas, Flu de Feira foi o vice-campeão. Torneio inicio Organizada pela ABCD - Associação Bahiana dos Cronistas Desportivo.
O citado Torneio, tradicional da então FBDT - Federação Bahiana de Desporto Terrestre (atual FBF). Abria o tradicional Campeonato Baiano de profissionais, desde dos primórdios, do citado campeonato da antiga FBDT (atual FBF).
Frank Chagas, com este titulo do torneio início, tornou-se o primeiro jogador metense no Profissional da Bahia, a sagra-se Campeão de evento profissional do futebol Baiano.
Neste citado Torneio, a renda era para ABCD, a Fonte Nova, recebeu um público excelente de mais de 22 mil pessoas pagantes..
Em pé: Frank Chagas, Touro, Ouri, Medrado, Carlos Alberto... Agachados: Reginaldo (2º), Matos, Carlinhos Gonçalves e Ricardo. Tecnico Pinguela


FLU DE FEIRA VICE-CAMPEÃO DO TORNEIO 1961

Flu de Feira Vice-campeão do Torneio Início de 30/07/1961/Fonte Nova

VITÓRIA 0x 2 FLU DE FEIRA/Campeonato Baiano de 1961

Time do Vitória 1961 Fonte Nova, Ataque, agachados: Frank (nº 7), Reginaldo, Matos, Carlinhos Gonçalves....Em pé: dentre outros, vemos Nelinho e Boquinha (direita da foto), Jornal Tarde 24/09/1961 (jogo abaixo).

Nessa partida o EC Vitória jogava pela sequencia do campeonato Baiano de Profissionais, na primitiva Fonte Nova, diante do timaço do Flu de Feira e o Vitória foi derrotado por 3x2, com Frank Chagas na ponta direita (ele, Frank, era o coringa do Vitoria e jogava, em várias posições, ataque, defesa, meio campo, sendo técnico o excelente jogador Pinguela (exercia dupla função de jogador e técnico interino do Leão da Barra)).

Nenhum comentário:

Postar um comentário