sábado, 29 de julho de 2017

POLÍTICA BAIANA E BRASILEIRA/ESPORTES

Domingo, 30 de Julho de 2017 - 19:00/F. BAHIA  NOTÍCIAS

Chega a cinco o número de mortos em protestos contra votação na Venezuela

por Estadão Conteúdo
Chega a cinco o número de mortos em protestos contra votação na Venezuela
Foto: Reprodução / Twitter
Um jovem de 17 anos e um homem de 53 anos foram mortos neste domingo, na Venezuela, após serem vítimas de disparos neste domingo (30), feitos por civis armados, em motocicletas, na cidade de Cárdenas, em Táchira. O incidente ocorreu durante a votação convocada pelo governo de Nicolás Maduro para a eleição de membros da Assembleia Nacional Constituinte, cuja função será a de reformular a Constituição venezuelana. Durante a manhã, ao menos três pessoas morreram em protestos contra a criação da Assembleia, de acordo com deputados da oposição, cujos relatos foram reproduzidos pelo jornal El Universal. Em seu perfil no Twitter, o opositor e líder da Ação Democrática, Henry Ramos, afirmou que o regime de Maduro "assassinou" a tiros Ricardo Campos, secretário da ala jovem do partido, durante um protesto na cidade de Cumana, no Estado de Sucre. Além disso, o candidato à Assembleia pelo setor Conselho Comunal e Comunas do Estado de Bolívar, Jose Feliz Pineda Marcano, foi assassinado em sua casa na noite de ontem, em Bolívar, de acordo com o El Universal. Segundo testemunhas ouvidas consultadas pelo jornal, duas pessoas entraram na casa de Marcano e roubaram os bens dos presentes. Depois, separaram o candidato das outras pessoas e vários tiros foram ouvidos.

Mais de 700 diplomatas americanos devem deixar Rússia a partir de setembro, anuncia Putin
Foto: Divulgação / Presidência da Rússia
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou neste domingo (30) que 755 diplomatas americanos deverão deixar o país a partir de 1º de setembro. A medida é parte da decisão do Kremlin de reduzir a 455 o número de representantes dos Estados Unidos, em retaliação à decisão da Câmara e do Senado americanos de aprovar mais sanções à Rússia em meio à investigação sobre a interferência do país nas eleições. "Esperamos tempo suficiente, com a esperança de que a situação [com os EUA] talvez melhorasse. Mas tudo indica que, mesmo que a situação mude, isso não vai ocorrer logo", declarou Putin a um canal público de TV, de acordo com a Folha. 
Forças Armadas podem ficar no Rio de Janeiro até final de 2018, autoriza Temer
Foto: Reprodução / Twitter
Os agentes das Forças Armadas poderão ficar no Rio de Janeiro até o final de 2018. "O primeiro decreto assinado na última sexta prevê atuação das Forças Armadas [no Estado] até o fim de 2017. Pode ser que, em janeiro, este prazo seja extendido até o fim de 2018. E nada impede também que esta ação seja ampliada para outros anos", afirmou Temer, presente na capital para se encontrar com autoridades da área de segurança e sobrevoar locais de atuação da Operação Rio Quer Segurança e Paz. De acordo com O Globo, estiveram presentes o governador Luiz Fernando Pezão; o secretário de Segurança do Rio, Roberto Sá; o comandante da PM, coronel Wolney Dias; o chefe da Polícia Civil, Carlos Leba; o secretário estadual da Casa Civil, Christino Áureo; o presidente da Cãmara dos Deputados, Rodrigo Maia; o comandante do CML, general Braga Netto; o prefeito do Rio, Marcelo Crivella; o ministro da Defesa, Raul Jungmann; o ministro da Justiça, Torquato Jardim; o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles; e o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Moreira Franco. As Forças Armadas estão atuando no Rio de Janeiro desde a última sexta-feira (29), quando foi publicado o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). A segunda etapa da atuação terá como foco os arsenais de guerra das facções criminosas.
Domingo, 30 de Julho de 2017 - 18:18

Veja os gols de Bahia 1 X 3 Sport

 Em resposta a Aleluia, Florence diz que não há o que ser investigado: 'Quer criar factóide'
Foto: Luiz Fernando Teixeira / Bahia Notícias
O líder da oposição no Congresso Nacional, deputado Afonso Florence (PT-BA), afirmou que não há o que ser investigado sobre o governador Rui Costa (PT) no caso da venda da Gaspetro. A possibilidade foi levantada pelo deputado federal José Carlos Aleluia (veja aqui). "Aleluia quer criar factóides para desviar a atenção de ACM Neto, que está passando por uma expressiva crise de imagem por causa do escândalo da obra da Barra, pela qual é investigado no MP estadual", disse Florence, em referência à denúncia do delator da Odebrecht, André Vital. Segundo o executivo, Neto recebeu quase R$ 2 milhões em propina pela obra. Florence disse ainda que o "desgaste político" pelo qual passa o prefeito é motivado pelos sucessivos erros de administração, como a inauguração de um viaduto construído pelo governo do estado, a desapropriação de uma área do Colégio Central e a desafetação de terrenos da prefeitura para vendê-los em período de preços mais baixos para fazer campanha. "É melhor Aleluia ir defender Neto, que está em baixo, ao invés de tentar confundir a opiniãopública, pois não vai colar. Os carlistas estão em pânico", acrescentou. Antes de encerrar, Florence acusou o prefeito de convencer o presidente Michel Temer a travar um empréstimo internacional para a Bahia, que seria usado pelo governo para investir na educação, saúde, infraestrutura urbana e estradas.
Bahia perde para o Sport e chega ao quinto jogo consecutivo sem vencer em casa
Foto: Max Haack / Ag Haack / Bahia Notícias
O Bahia segue em uma fase negativa quando se trata de jogos como mandante. Desta vez, o time tricolor foi derrotado pelo Sport por 3 a 1 na tarde deste domingo (30), na Arena Fonte Nova. Rodrigão marcou o único gol do Esquadrão de Aço, enquanto Everton Felipe, Ronaldo Alves e Lenis marcaram os gols que ajudaram o Leão da Ilha a encerrar um tabu de 28 anos sem vencer o Bahia em Salvador. Confira os detalhes da partida na Coluna de Esportes!
Domingo, 30 de Julho de 2017 - 17:40

Bancários definem plano para exigir compromisso contra retirada de direitos

por Aline Bronzati | Estadão Conteúdo
Bancários definem plano para exigir compromisso contra retirada de direitos
Foto: Sindicato dos Bancários
Bancários definiram neste domingo (30) um plano para cobrarem a manutenção de direitos da categoria a despeito de mudanças impostas pelas reformas trabalhista e da Previdência Social. Nesse sentido, vão entregar à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) um documento, no início do mês que vem, reivindicando um termo de compromisso das instituições financeiras. A decisão foi tomada durante a 19ª Conferência Nacional, realizada neste domingo, e que reuniu cerca de 700 bancários. Além da manutenção dos direitos já estabelecidos, o plano dos bancários inclui defesa por empregos e ainda pelos bancos públicos, contra a terceirização e precarização do trabalho. A Campanha Nacional Unificada 2016 garantiu à categoria, após 31 dias de greve, um acordo com validade de dois anos para todos os trabalhadores de bancos públicos e privados do País. Por isso, esse ano não haverá discussão de reajuste salarial. "Como fechamos um acordo de dois anos, nossa estratégia este ano é unir forças com outras categorias contra o desmonte trabalhista. Consolidado o golpe no ano passado, os trabalhadores estão mobilizados contra o retrocesso imposto pela Reforma Trabalhista", afirma Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, em nota à imprensa. Neste momento, Bradesco e Caixa Econômica Federal têm em vigor um plano de demissão voluntária (PDV). Enquanto o banco privado fez o primeiro movimento desse tipo da sua história, motivado pela compra do HSBC, o público reabriu a iniciativa após a primeira tentativa feita neste ano ter adesão abaixo do esperado. Apenas no primeiro semestre deste, segundo o Sindicato dos Bancários, os bancos fecharam quase 11 mil postos de trabalho em meio à transformação tecnológica por qual o segmento passa, com os canais mobile liderando o ambiente de transações.

Operação conjunta recupera 11 veículos roubados no município de Quijingue
Foto: Divulgação / CPRL
Uma operação conjunta entre a Polícia Civil e o 5º Batalhão de Polícia Militar recuperou 11 veículos com restrição de roubo ou furto no município de Quijingue. De acordo com o site Acorda Cidade, a Operação Dominó recuperou, nos dias 27 e 28 de julho, três Fiat Strada, três Fiat Palio, um Fiat Uno, um Renault Sandero, um Chevrolet Onix, um Wolksvagen Golf e um Hyundai HB20. Segundo investigações, os veículos eram levados para a cidade por Donato Oliveira dos Santos, conhecido como 'Pernão', e por um homem de prenome Alex. Os dois estão foragidos. Ambos e outras dez pessoas que adquiriram os veículos que circulavam na cidade e na zona rural, além de estar em oficinas, responderão pelo crime de receptação.
Rabello de Castro quer concorrer à Presidência em 2018; partido já ofereceu chapa
Foto: Reprodução / YouTube
O economista Paulo Rabello de Castro alça voos maiores para sua carreira e pensa em trocar a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pela do Brasil. De acordo com a coluna Radar Online, de Veja, o ex-presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) quer concorrer ao pleito de 2018. A um amigo, ele já relatou que uma sigla nanica lhe ofereceu legenda. Rabello de Castro foi indicado ao BNDES no lugar de Maria Silvia Bastos Marques, que pediu exoneração em maio deste ano. O presidente da instituição é ligado ao Democratas, mas não filiado à sigla. Na ocasião da sua nomeação, o senador e presidente do partido, José Agripino (RN), disse que ele é "simpatizante" da legenda e "amigo há muito tempo". 
Manifestantes realizam ato na Av. Paulista contra a corrupção e em apoio à Lava Jato
Foto: Reprodução / TV Globo
Manifestantes realizaram um ato contra a corrupção na política e em apoio à Operação Lava Jato neste domingo (30), na Av. Paulista, em São Paulo. O protesto foi organizado pelo movimento 'Quero um Brasil ético', que também tinha como objetivo pressionar os deputados a aprovar continuidae do inquérito contra o presidente Michel Temer. A votação será na próxima quarta-feira (2). O jurista Hélio Bicudo, um dos autores do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, esteve no ato. "Não é possível aguentarmos mais o que está acontecendo com o nosso país", disse, de acordo com o G1.
Domingo, 30 de Julho de 2017 - 16:20

Projeto de reforma política sugere sigilo de pessoas físicas que doarem a campanhas

por Elisa Clavery | Estadão Conteúdo
Projeto de reforma política sugere sigilo de pessoas físicas que doarem a campanhas
Foto: Ilustrativa
Prestes a ser votado na Câmara, o relatório do deputado Vicente Cândido (PT-SP) sobre a reforma política traz em seu texto um tema polêmico: pessoas físicas que contribuíssem com até três salários mínimos para campanhas eleitorais teriam o sigilo garantido, exceto à Justiça Eleitoral. A ação que, segundo o relator, serve para preservar os doadores - que hoje têm os nomes divulgados - teria escondido 86% das contribuições de pessoas físicas feitas nas eleições de 2016, as primeiras que proibiram o financiamento empresarial. O levantamento, feito por meio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tomou por base o salário mínimo atual, de R$937. Para pesquisadores ouvidos pelo Estado, a medida atrapalharia a transparência nas prestações de contas e poderia ser uma brecha para as doações ilícitas e a falsificação de CPFs. "O grande risco é a gente ter uma democracia onde não se sabe quem custeia os candidatos", disse o presidente da Comissão de Estudos de Direito Eleitoral do Instituto dos Advogados de São Paulo e coordenador adjunto da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político, Fernando Neisser. Segundo o advogado, a medida facilitaria o uso de "laranjas", isto é, pessoas que "emprestam" seus CPFs para o registro das doações, mas não são os verdadeiros financiadores das campanhas. Neisser considera ainda que o sigilo poderia criar espaço, por exemplo, para a atuação do crime organizado nas contribuições eleitorais. Além de doações de pessoas físicas, as campanhas também podem receber de partidos políticos, de outros candidatos e de recursos próprios. A mudança só valeria para pessoas físicas. Nas eleições municipais, mais de 384 mil doadores contribuíram com até três salários mínimos, o que rendeu R$ 305 milhões às campanhas. Isso representa 36% do que foi doado por pessoas físicas já que, apesar de as doações até três salários mínimos representarem mais de 80% das contribuições, elas alcançam um menor resultado financeiro. A reportagem não contabilizou doações estimativas - ou seja, quando alguém presta serviço ou cede algum bem ou material à campanha - nem doações feitas pela internet, que não estão previstas na proposta feita por Cândido. Mesmo contrário à medida, Neisser aponta um motivo para a reação do Congresso. Para ele, houve uma atuação exagerada nas últimas eleições por parte da Justiça Eleitoral e do Ministério Público Eleitoral com relação às pequenas doações. "Começou a se levantar suspeitas sem quaisquer outros elementos, apenas porque os doadores eram pessoas com pouca renda. Joga um véu de suspeita sobre cidadãos que podem participar como qualquer outro." Diogo Rais, professor da Faculdade de Direito do Mackenzie e pesquisador da Lei Eleitoral na FGV-SP, diz que não é surpresa o fato de a maior parte das doações de pessoas físicas não ultrapassar os três salários mínimos. "É o perfil financeiro da população brasileira, que já não têm o costume de doar muito." Segundo ele, o sigilo faria com que a própria pessoa indicada como doadora não possa ter acesso aos nomes de quem doou. "Não só a Justiça Eleitoral e o Ministério Público devem ter acesso aos dados. Nós estamos num jogo democrático e é necessário que se tenha transparência e acesso a todo sociedade." Rais avalia que existe um problema cultural no Brasil de desincentivo às doações, mas isso não seria resolvido deixando o processo ainda mais obscuro. "Esse sigilo não é para o cidadão, é para o político. Os órgãos de controle ainda terão acesso. Só tirou o acesso de alguns atores que têm uma participação fundamental." Para valer para as próximas eleições, a proposta precisa ser aprovada até outubro deste ano. A Câmara já prevê a discussão dos termos em agosto. Neisser, porém, duvida que a medida entre em vigor. "Essa é a típica medida que cai em controle de constitucionalidade. Isso viola o princípio republicano. Se isso vier a ser aprovado, o Ministério Público Eleitoral entra e consegue uma liminar." Procurada pelo Estado, a assessoria do relator informou que Cândido não iria se manifestar porque estava em viagem durante o recesso parlamentar. A Justiça Eleitoral não se pronunciou. 

Homem é encontrado morto dentro de casa em Salvador; vítima não foi identificada
Foto: Reprodução / Google Maps
Um homem foi encontrado morto dentro de casa no bairro de Plataforma, em Salvador. A vítima não foi identificada. De acordo com o Cicom, o corpo foi encontrado por volta das 11h30, na Rua 1º de Novembro, depois do posto de saúde Antônio Lazzarotto. Há indícios de que o crime tenha sido cometido por arma branca, possivelmente uma faca, mas a perícia deverá confirmar. O óbito foi constatado por enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma viatura da 14ª CIPM/Lobato esteve no local.?
Ricardo Barros indica para Hemborás lobista de possível empresa parceira da estatal
Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, o lobista da Octapharma para uma das diretorias da Hemobrás, estatal de produção de derivados do sangue. O engenheiro Mário Ramalho atua na empresa suíça, a mesma que Barros quer que seja parceira da estatal na fábrica que deseja construir em Maringá, seu reduto eleitoral. De acordo com a coluna de Lauro Jardim, em O Globo, Barros tem planos maiores para o engenheiro Mário Ramalho. Depois de fazê-lo diretor, quer que ele assuma a presidência da Hemobrás para conduzir o negócio.
Temer convida Aécio para jantar no Jaburu; intenção foi manter PSDB na base do governo
Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
O presidente Michel Temer convidou o senador Aécio Neves (PSDB-MG) para jantar no Palácio do Jaburu, neste sábado (29). O gesto foi para "afagar" o tucano e apoiar a "retomada do protagonismo" do mineiro à frente do grupo de tucanos que defende o governo. De acordo com a colunista Andréia Sadi, do G1, o encontro também foi um amaneira de manter o PSDB na base do governo. Aécio é um dos principais defensores, entre os membros do PSDB, da permanência do partido na base de Temer. O senador foi delatado por Joesley Batista e enfrenta resistência e pressão no PSDB para deixar em definitivo o comando do partido. Temer defende que Aécio continue à frente do PSDB, mas o presidente interino, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), é a favor do desembarque. Também participaram do jantar os ministros Moreira Franco (Secretaria-Geral), Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo), Bruno Araújo (Cidades). Opresidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi convidado, mas não compareceu. Aécio foi denunciado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de corrupção passiva e obstrução de justiça. Aécio foi gravado por Joesley em conversa pedindo R$ 2 milhões para, supostamente, pagar um advogado para defendê-lo na Operação Lava Jato.
Temer vai ao Rio de Janeiro acompanhar atuação das Forças Armadas no estado
Foto: Alan Santos / Presidência da República
O presidente Michel Temer viaja ao Rio de Janeiro na tarde deste domingo (30) para acompanhar a atuação das Forças Armadas no estado. O peemedebista participará da reunião de briefing sobre as operações das equipes federais, com início previsto para as 15h20. De acordo com o Estadão, a agenda de compromissos do presidente inclui ainda uma declaração à imprensa e um sobrevoo na cidade, marcado para as 16h10. Em seguida, Temer retorna para Brasília, onde deve se reunir com ministros e deputados da base para tratar dos detalhes finais da estratégia para a votação do dia 2.
Aeroporto de Conquista: Retaliação do governo atrasa pagamento de obra, diz Cavalcanti
Foto: Reprodução / Blog do Anderson
O secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, criticou o governo federal por atrasar repasses em retaliação ao governo do estado. A verba seria utilizada no pagamento da empresa responsável pela construção do aeroporto de Vitória da Conquista, a Sial Engenharia. Apesar do atraso, Cavalcanti disse em entrevista ao Blog do Anderson neste sábado (29) que a obra não vai parar. "No governo Rui Correria não se para obra. Se o governo federal continuar sem repassar, retaliando politicamente o governo do estado, o governo do estado vai colocar dinheiro do Tesouro", afirmou. De acordo com Cavalcanti, as obras do Aeroporto Glauber Rocha segue "de vento em popa", com montagem dos pilares. Entre os dias 15 e 20 de agosto, deverá ser instalada a estrutura da cobertura.
Domingo, 30 de Julho de 2017 - 14:20

Venezuela: Candidato à Assembleia Constituinte é assassinado em sua casa

por Renato Carvalho | Estadão Conteúdo
Venezuela: Candidato à Assembleia Constituinte é assassinado em sua casa
Foto: Reprodução / Site El Caribe
O candidato para a Assembleia Nacional Constituinte (ANC) da Venezuela pelo setor Conselho Comunal e Comunas do Estado de Bolívar, Jose Felix Pineda Marcano, foi assassinado em sua casa na noite deste sábado (29) na Cidade de Bolivar, segundo informações do jornal El Universal. Segundo testemunhas, dois indivíduos entraram na casa e roubaram os bens dos presentes. Depois, separaram o candidato das outras pessoas. Depois de ouvirem vários tiros, as pessoas mantidas em um quarto saíram e encontraram Pineda morto. Há suspeitas que os criminosos esperavam a chegada de um veículo para escapar. Ao local foram enviadas equipes do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminais (CICPC) e do Serviço de Inteligência Bolivariana (Sebin). Os investigadores não descartam que o assassinato tenha sido motivado por questões políticas. Segundo informações do El Universal, Pineda era um advogado e conselheiro para Direitos da Criança e do Adolescente na Cidade de Bolívar. 

Aleluia defende que MP investigue Rui por desistir de liminar em favor da Gaspetro
Foto: Divulgação
O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) pediu que o Ministério Público (MP-BA) investigue o governador Rui Costa por desistir da liminar impetrada para suspender a venda das ações da Gaspetro. Informações divulgadas neste domingo (30) indicam que Rui desistiu do recurso, o que favoreceu o negócio, efetivado em dezembro de 2015 pelo então presidente da Petrobras, Aldemir Bendine (veja aqui), com a japonesa Mitsui. "Essa operação suspeita foi facilitada pelo governador Rui Costa, que desistiu de uma liminar com efeito suspensivo da negociação em troca de benefícios ao estado que nunca foram concedidos. (...) Com sua benevolência contra os interesses da Bahia, Rui Costa pode ser considerado cúmplice de uma operação suspeita liderada por Bendine, que está preso pela Operação Lava Jato. (...) Teria Rui prevaricado? O MP precisa apurar", declarou Aleluia. Por causa da venda, o equilíbrio acionário da Bahiagás ficou comprometido, já que as ações eram divididas entre a Gaspetro, governo da Bahia e Bahia Participações Ltda. 
Líder religioso do Estado Islâmico é morto durante bombardeio dos EUA
Foto: Reprodução / Amerika Ninsei
O líder religioso do grupo Estado Islâmico (EI) no Afeganistão, xeque Ziaulah, morreu no dia 11 de julho, junto a outros três líderes da organização, em um bombardeio dos Estados Unidos na província de Kunar, no leste do país. A informação foi divulgada somente neste domingo (30). "Confirmamos que os quatro líderes do EI-Khorasan (como a filial do grupo é chamada no Afeganistão) eram xeque Ziaulah, emir religioso, o professor Hubaib, comandante no Vale de Watahpur, Haji Shirullah, comandante do EI-K e ex-comandante do Hezb-e-Islami, e Asadulah, membro do conselho do EI-K", informou o escritório de comunicação das tropas dos Estados Unidos no Afeganistão. Segundo a Agência Brasil, a nota informou que Asadulah era "próximo" do chefe supremo do EI no Afeganistão, Abu Sayid, que também morreu no bombardeio. O EI tinha escolhido Abu Sayid como emir depois de tropas americanas e afegãs terem matado seus dois antecessores, Hafiz Sayed Khan e Abdul Hasbi, mortos em julho de 2016 e abril deste ano. Os EUA estabeleceram como objetivo derrotar totalmente o EI no Afeganistão antes do fim desse ano. E, nesse contexto, lançou em junho contra um dos alvos do grupo a "mãe de todas as bombas", a maior de seu arsenal convencional.
Para Moro, classe política demonstra falta de interesse em combate à corrupção
Foto: Lula Marques / AGPT
O juiz federal Sergio Moro afirmou, em entrevista à Folha de S. Paulo, que há ausência de interesse na classe política para o combate à corrupção. "Lamentavelmente, eu vejo uma ausência de um discurso mais vigoroso por parte das autoridades políticas brasileiras em relação ao problema da corrupção. Fica a impressão de que essa é uma tarefa única e exclusiva de policiais, procuradores e juízes", pontuou o responsável pela Operação Lava Jato. Moro rebateu críticas contra benefícios concedidos a réus durante negociação de delações. "Não ingressei em nenhuma negociação. Naquele caso, houve colaboração, mas não havia um acordo final. O próprio Ministério Público pediu que fosse reconhecida a colaboração e dado o benefício", pontuou o magistrado. "Eu justifiquei o que fiz na decisão. Agora, é preciso entender que o direito não é uma ciência exata. Às vezes, pessoas razoáveis divergem. Faz parte da aplicação do direito", acrescentou. O juiz ainda defendeu a divulgação da interceptação telefônica entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a então presidente Dilma Rousseff, em 2016. "O que aconteceu nesse caso [dos grampos de Dilma e Lula] não foi nada diferente dos demais. As pessoas tinham direito de saber a respeito do conteúdo daqueles diálogos. E por isso que foi tomada a decisão do levantamento do sigilo. Um efeito indireto ao dar publicidade para esses casos foi proteger as investigações contra interferências indevidas", disse Moro.
Com investimento de mais de R$ 27 mi, Rui autoriza recuperação de trecho da BA-262
Foto: Manu Dias / GOVBA
O governador Rui Costa assinou neste sábado (29), na cidade de Iguaí, uma ordem de serviço que autoriza o início das obras de recuperação da BA-262, no trecho entre o município e as cidades de Poções e Nova Canaã. "Chegamos aqui de carro e eu já autorizei o secretário da infraestrutura, Marcus Cavalcanti, a reparar também a estrada no sentido contrário, para entregar a obra completa", anunciou o governador. Com investimento de mais de R$ 27 milhões, serão recuperados 57,6 km de rodovia. Rui Costa também entregou duas ambulâncias, uma para Iguaí e a outra para Nova Canaã, e inaugurou a Academia de Saúde. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner parabenizou o esforço do governador para manter as contas da Bahia em dias e realizar obras em meio à crise. "Estamos tentando reforçar a economia do interior, trazendo empresas porque não existe melhor política que gerar empregos", afirmou.
Domingo, 30 de Julho de 2017 - 12:40

Incêndio destrói palco de festival de música em Barcelona

por Associated Press | Estadão Conteúdo
Incêndio destrói palco de festival de música em Barcelona
Foto: Reprodução / YouTube
Um grande incêndio em um festival de música na Espanha forçou a evacuação de mais de 20 mil pessoas shows e incinerou o palco do evento em Barcelona, segundo informações do governo regional. O incêndio aconteceu na noite de ontem, e consumiu o grande palco ao ar livre no festival de música eletrônica "Tomorrowland", realizado no Parc de Can Zam de Barcelona. Doze unidades de combate a incêndios precisaram de uma hora para apagar as chamas antes da meia-noite. Bombeiros disseram que estavam investigando a causa. A página do "Tomorrowland" na internet publicou uma declaração dizendo que o "palco pegou fogo devido a um mau funcionamento técnico". Bombeiros de Barcelona disseram que não houve lesões graves durante a evacuação, mas a segurança privada do evento tratou 20 pessoas por lesões menores ou ansiedade. As imagens de vídeo mostram o fogo começando no topo de uma estrutura temporária erguida no palco onde um telão mostrava a performance de um dos artistas. As chamas rapidamente se espalharam até que engoliram todo o palco. Em uma declaração, as autoridades regionais disseram que o fogo "destruiu completamente o palco" e que seus restos carbonizados "correm risco de desabamento". O festival em Barcelona é uma das várias ramificações do "Tomorrowland" criado na Bélgica. Os organizadores disseram que o evento de Barcelona foi cancelado após o incêndio. 

Com arrecadação menor que o previsto, repatriação termina nesta segunda
Foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas
Prevista para terminar nesta segunda-feira (31), a regularização de ativos no exterior, também chamada de repatriação, arrecadará menos que o previsto. A estimativa do governo é arrecadar R$ 2,852 bilhões com a segunda etapa do programa, contra cálculo inicial de R$ 13 bilhões. O valor foi divulgado pelo Ministério do Planejamento no último dia 21, no Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas. Segundo a Agência Brasil, o novo número leva em conta a arrecadação bruta do programa. Ao considerar a partilha do Imposto de Renda e das multas com os estados e os municípios, a União ficará com R$ 1,34 bilhão. No início do ano, a equipe econômica previa arrecadar R$ 13 bilhões, dos quais R$ 6,1 bilhões ficariam com a União. Segundo o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, até o último dia 17, o governo tinha obtido apenas R$ 900 milhões, mas ele não explicou o motivo de a entrada de recursos ter ficado abaixo da expectativa. "Nós estamos tendo frustração de adesões. Até agora, elas implicaram arrecadação de R$ 900 milhões. A duas semanas do fim do período de adesão, não poderíamos manter a previsão de R$ 13 bilhões, sendo que nem atingimos R$ 1 bilhão. Aguardamos ainda o prazo", disse Rachid, no último dia 21, ao explicar a última edição do Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas. O fraco desempenho da segunda versão do programa foi um dos motivos que levou a Receita Federal a revisar para baixo - em R$ 5,79 bilhões - a estimativa de entrada de receitas primárias para este ano. A frustração de receitas poderia ter sido mais ampla não fossem a entrada adicional de R$ 5,8 bilhões da renegociação de dívidas de contribuintes da União, o ingresso de R$ 10,2 bilhões de precatórios devolvidos ao Tesouro Nacional e o aumento de tributos sobre os combustíveis, que deverá render R$ 10,4 bilhões ao governo.
Deslizamento de terra deixa poste inclinado sobre casa na Avenida San Martin
Foto: Reprodução / Vanderson Nascimento / TV Bahia
Após fortes chuvas que atingiram Salvador na manhã deste domingo (30), um deslizamento de terra deixou um poste inclinado sobre uma casa na Rua do Barro Branco, Avenida San Martin. A moradora da casa, Sandra Rosa Silva, afirmou ao G1 que os vizinhos gritaram para que ela e o marido saíssem da residência. "Foi um barulho danado, um susto. Nós saímos correndo e agora não podemos entrar em casa", relatou. De acordo com ela, parte de um muro em frente à sua casa desmoronou e causou a inclinação do poste. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) já foi informada do incidente.
Domingo, 30 de Julho de 2017 - 11:40

Dois são mortos em tiroteio em discoteca na Alemanha

Dois são mortos em tiroteio em discoteca na Alemanha
Foto: Oliver Hanser
Duas pessoas morreram, uma delas o agressor identificado como iraquiano, e outras três ficaram gravemente feridas depois que um homem de 34 anos abriu fogo esta madrugada em uma discoteca da cidade de Constança, no sul da Alemanha, informaram fontes da polícia local. O agressor, do qual não se revelou identidade nem possíveis motivos, foi detido pouco após deixar o local após trocar tiros com agentes das forças de segurança. Segundo a Agência Brasil, ele morreu pouco depois. O autor do tiroteio ocorrido esta madrugada em uma discoteca do sul da Alemanha, com dois mortos e três feridos, é um homem de 34 anos de origem iraquiana, informaram fontes da polícia, que, por enquanto, descartam motivo terrorista no ataque. Entre os dois mortos está o próprio agressor, abatido por tiros da polícia, enquanto que outras três pessoas ficaram gravemente feridas.
Domingo, 30 de Julho de 2017 - 11:20

Países do Golfo decidem abortar planos de sanções mais duras contra o Catar

por Associated Press | Estadão Conteúdo
Países do Golfo decidem abortar planos de sanções mais duras contra o Catar
Foto: Ministério das Relações Exteriores
Quatro estados árabes que cortaram os laços com o Catar decidiram não adotar sanções mais duras contra o vizinho do Golfo Pérsico. Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Bahrein se encontraram na capital do Bahrein, Manama, neste domingo, para discutir a crise que dura quase oito semanas. Os quatro países reduziram os laços diplomáticos e as ligações de transporte com o Catar no início de junho, acusando-o de apoiar os extremistas e interferir nos assuntos de outros Estados árabes. O governo do Catar nega as acusações e fala em motivações políticas. Os ministros estrangeiros do quarteto realizaram uma conferência de imprensa conjunta em Manama dizendo que os países continuarão a manter as medidas atuais contra o Catar, mas que estão abertos ao diálogo com o vizinho, se o Catar demonstrar intenção de alterar suas atuais políticas.

Itapetinga: Homem que entregava drogas por encomenda é preso pela PM
Foto: Divulgação
Uma operação da Polícia Militar apreendeu na noite da última sexta-feira (28), no município de Itapetinga, 64 embalagens de cocaína, uma moto Honda CG Titan 150, dois celulares e uma quantia de R$ 404. Durante a ação, um homem foi preso e confessou que a droga era entregue a partir de pedidos via ligações telefônicas. O indivíduo e todo o material apreendido foram apresentados na delegacia do município.
Em 12 anos, Brasil tem aumento de 395% de pessoas com licença para arma de fogo
Foto: Raphael Alves / TJAM
O Exército brasileiro emitiu, em 2016, 20.575 autorizações a pessoas físicas para acesso a arma de fogo. O número é o maior já registrado pelo órgão. Foram 185% licenças a mais que as 7.215 do ano anterior. Segundo dados concedidos ao jornal O Globo, a tendência é que o aumento prossiga. Somente em 2017, 14.024 cidadãos já obtiveram o aval, média de 2.033 por mês ou 66 por dia. Entre 2005 e 2017, o número de pessoas com a autorização válida subiu 395%, de 14.865 para 73.615. Atualmente, cerca de 90% deste grupo é formado pelos chamados CACs, sigla usada para caçadores, atiradores e colecionadores registrados. Essa categoria é regulada pelo Exército, não pela Polícia Federal (PF). Para o diretor presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio Lima, é necessária uma análise criteriosa do aumento expressivo registrado. "O governo federal já deveria ter acendido uma luz vermelha para saber se o fenômeno não é uma burla ao Estatuto do Desarmamento. Se for isso, precisamos reforçar a supervisão e o monitoramento. Mas o que vemos é o contrário: o governo afrouxando regras e estendendo prazos para dar uma resposta política a um grupo que grita muito", afirmou. Na avaliação do especialista, os efeitos colaterais do fenômeno já são evidentes. Ele destacou o isco de os acervos de colecionadores, caçadores e atiradores caírem no mercado clandestino. Lima ainda apontou um problema crônico na política brasileira de combate à violência, que é a falta de compartilhamento de dados. 
Casal Obama se separa após 24 anos; Michelle receberá R$ 80 milhões, diz site
Foto: Divulgação
Após 24 anos de matrimonio, o casal Barack e Michelle não estão mais juntos. De acordo com informações do site americano RadarOnline, os dois já estariam em crise desde 2014, mas na época o ex-presidente dos EUA negou qualquer ruptura. Com o fim da união, a ex-primeira dama teria direito a receber cerca de R$ 80 milhões e permanecer com a guarda das filhas, Maila e Sasha. Ainda segundo a nota, ambos estavam esperando o mandato presidencial encerrar para anunciar o divórcio.
Domingo, 30 de Julho de 2017 - 10:00

Irã: Ministro diz que Telegram vai transferir servidores para o país; CEO nega

por Estadão Conteúdo
Irã: Ministro diz que Telegram vai transferir servidores para o país; CEO nega
Foto: Divulgação
O ministro iraniano de tecnologia das comunicações e da informação relatou neste domingo (30) que o serviço de mensagens Telegram transferiu alguns de seus servidores para o país, mas o fundador do aplicativo negou que a transferência tenha ocorrido. O relatório da agência de notícias semi-oficial iraniana ISNA citou Mahmoud Vaezi dizendo: "Como resultado de reuniões com gerentes do Telegram, alguns de seus servidores foram transferidos para o país". Mas o CEO do Telegram, Pavel Durov, disse que não foi isso que ocorreu, reiterando a posição anterior da empresa em uma mensagem em suas redes sociais. "Nenhum servidor de Telegram será movido para o Irã", ele escreveu. Vaezi disse que o Telegram planejou usar códigos de cache de terceiros, chamados de CDNs, no Irã em um futuro próximo. Mas Durov disse que os CDNs, que os serviços baseados na internet, como a Telegram, usam para tornar os dados disponíveis mais rápidos, "não têm nada a ver com o deslocamento de servidores Telegram ou o cumprimento de leis locais não razoáveis". Esses códigos não conseguem decifrar mensagens criptografadas enviadas pelo Telegram, segundo o executivo. O Telegram permite aos usuários enviar mensagens de texto, fotos e vídeos pela internet. O serviço se revela altamente criptografado e permite aos usuários configurar suas mensagens para "se autodestruir" após um certo período, tornando-se um favorito entre ativistas e outros preocupados com sua privacidade. O Irã informou as redes sociais estrangeiras de que devem mover seus servidores para o país se quiserem continuar as operações. O Irã bloqueia sites de redes sociais como Facebook e Twitter e censura outros sites. Enquanto as principais autoridades têm acesso irrestrito às mídias sociais, os jovens do Irã e os cidadãos experientes em tecnologia usam servidores proxy ou outras soluções alternativas para ignorar os controles. 
Com risco de desabamento, servidores da saúde evacuam prédio anexo da Sesab no CAB
Foto: Divulgação
Servidores da saúde evacuaram o prédio anexo da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com risco de desabamento atestado pela Defesa Civil, após protesto do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado (Sindsaúde-Ba), nesta sexta-feira (28), para exigir a interdição imediata do imóvel para a realização da reforma necessária. O imóvel, onde funcionava o antigo prédio da Secretaria de Justiça e Diretos Humanos, sofreu danos estruturais graves após incêndio ocorrido em 2014, mas, até então, o Governo do Estado não realizou nenhuma intervenção corretiva na estrutura externa onde trabalham cerca de 200 trabalhadores, entre servidores e terceirizados. Durante a mobilização realizada dentro do prédio, a diretoria da entidade alertou os trabalhadores sobre a gravidade do problema e o descaso do secretário Fábio Vilas-Boas. A comissão foi recebida pelo engenheiro da Sesab César Chastinet e pelo assessor especial do gabinete Diego Alvarez, que prometeram se posicionar sobre as providências que serão tomadas, em nova reunião agendada para a próxima segunda-feira (31). A vice-presidente do Sindsaúde Tereza Deiró ressaltou que o laudo da Defesa Civil, emitido em 25 de julho de 2017, foi solicitado em caráter de urgência pelo sindicato, após demora do governo em se pronunciar sobre as condições de segurança e salubridade do prédio, mesmo diante de diversas solicitações do sindicato, através ofícios encaminhados para Sesab e outras secretarias do Estado. “Essa não foi uma atitude coerente e responsável do secretário. Não é possível que ele ache que aqueles andaimes e pilares possam sustentar um prédio como este. Ele precisa ter zelo com a integridade física e emocional dos trabalhadores”, afirmou. “Não queremos fazer terrorismo, nem passar um clima de pavor, mas a situação é extremamente delicada. Estamos em cima de uma “bomba”. Lembramos o que aconteceu com o Centro de Convenções. Só não morreram pessoas porque o imóvel estava desocupado”, pontuou. Atualmente funcionam no prédio anexo da Sesab os setores da Superintendência de Assistência Farmacêutica e Tecnologia em Saúde, Auditoria em Saúde, Diretoria de Regulação em Saúde e a Base Regional de Saúde de Salvador (antiga 1ª Dires).    
Apostador único ganha R$ 107 milhões em sorteio da Mega-Sena
Foto: EBC
O concurso 1953 da Mega-Sena, sorteado neste sábado (29) à noite, teve um acertador. Ele fez a aposta no Rio de Janeiro e receberá o prêmio de R$ 107.956.102,12. Os números sorteados foram 09, 26, 29, 42, 43 e 45. A quina saiu para 237 apostadores, cabendo a cada um deles R$ R$ 37.195. A quadra contemplou 16.988 apostas ganhadoras com R$ 747,28 cada uma. As informações são do site da Caixa Econômica Federal.
Preso em ação da Lava Jato, Bendine teve ajuda de governo da Bahia em venda da Gaspetro
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil | Mateus Pereira/Governo da Bahia
A prisão do ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras, Aldemir Bendine, pode trazer à tona a venda de 49% da Gaspetro para a japonesa Mitsui. A operação, realizada em dezembro de 2015 pelo então presidente da Petrobras, contou com ajuda do governador da Bahia, Rui Costa (PT). Segundo o site Poder 360, o governo baiano se sentiu prejudicado com o anúncio da intenção de venda da subsidiária da Petrobras, em outubro do mesmo ano, já que a Gaspetro tem participação na Bahiagás. Com a incorporação da Gaspetro à Mitsui, o equilíbrio acionário e de capital da empresa estadual - que tem ações divididas entre o governo da Bahia, a Gaspetro e a Bahia Participações Ltda. - ficaria comprometido. O governo então ingressou com um pedido de suspensão de venda das ações e conseguiu que a negociação fosse suspensa por meio de decisão liminar provisória concedida pela Justiça. Em dezembro de 2015, o Estado da Bahia desistiu formalmente da ação. Em carta de intenções endereçada a Rui Costa no mesmo dia, Aldemir Bendine reforçou o compromisso da estatal com o Estado e falou na "possibilidade de realização de novos esforços conjuntos". Bendine foi preso nesta quinta-feira (27), na 42ª fase da operação Lava Jato (veja aqui).
Domingo, 30 de Julho de 2017 - 08:40

Governo avalia corte de benefício a servidor federal

por Adriana Fernandes e Idiana Tomazelli | Estadão Conteúdo
Governo avalia corte de benefício a servidor federal
Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Os auxílios concedidos aos servidores públicos estão na mira do governo e podem ser os próximos alvos no plano da equipe econômica de enxugar os gastos com pessoal. Esses benefícios, que complementam os salários do funcionalismo, consumiram R$ 16,6 bilhões no ano passado, segundo dados do Ministério do Planejamento obtidos pelo Estadão/Broadcast. O cálculo leva em consideração nove tipos de auxílios pagos a servidores dos todos os Poderes (Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público da União e Defensoria da União), como alimentação, transporte, moradia e assistência médica. Nem tudo poderá ser reavaliado agora porque o Executivo não pode interferir nas despesas dos outros Poderes. Mas só os benefícios do Executivo custaram R$ 12,9 bilhões no ano passado. "O servidor público tende a ganhar uma remuneração muito maior, especialmente na União, em relação ao salário médio da iniciativa privada", diz o assessor especial do Ministério do Planejamento, Arnaldo Lima Júnior. Ele coordena o Comitê de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, criado para analisar gastos de diversas áreas e que prepara propostas para garantir mais recursos ao caixa da União. Um benefício que pode ser afetado é o auxílio-moradia, que custou R$ 900 milhões em 2016. "Às vezes a pessoa fica muito tempo em uma cidade e mantém o auxílio-moradia. Isso é sujeito, sim, a uma avaliação", disse Lima Júnior. "Não temos como antecipar nenhuma medida, mas não há como negar que estamos reavaliando." A discussão de novas medidas de ajuste nas despesas de pessoal ganhou força porque não há mais espaço para o governo cortar em outras áreas. Também está na pauta o adiamento dos reajustes dos salários dos servidores do Executivo em 2018. O gasto com pessoal é o segundo maior grupo de despesas do Orçamento, após os benefícios do INSS. Como a reforma da Previdência ainda não foi aprovada pelo Congresso, o governo está tendo de atacar outras áreas. Enquanto os gastos totais com pessoal da União cresceram 3,2% acima da inflação de 2012 a 2016, os benefícios tiveram crescimento real de 23% nesse período. O diretor da Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira (Conorf) da Câmara dos Deputados, Ricardo Volpe, afirma que, em muitos casos, a lei não é seguida ao pé da letra. "Se fosse, o auxílio-moradia só seria pago para membro ou servidor que está trabalhando fora do seu local de lotação".

Domingo, 30 de Julho de 2017 - 08:20

  

MAIS DE 1.0100 MILHÃO - /10/07/17 - ACESSOS,  RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!
Alemanha Mais de  181 Mil,  líder  Internacional  de  Acessos, Estados Unidos  mais  128 Mil. Nos  Mais de 100  Países do Planeta  Terra
487 ML ACESSOS INTERNACIONAIS,  VISIBILIDADE  EM MAIS  DE 100 PAÍSES NO PLANETA TERRA.....

Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
517429
Alemanha
181896
Estados Unidos
128194
Rússia
45562
Malásia
19730
China
14395
Ucrânia
9022
França
6117
Portugal
5660
Índia
4199






O POETA MARATONISTA!
          
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                        CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                        Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, intspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registratdo em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Critstóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DEt VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....t

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.

t

t
tt

t

t com credenciamento CFMO 097}

     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  tde  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP

********************************************************************************
TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA DAS PEDRAS SETOR NORTE DA ARENA FONTE NOVA /BAHIA/BRASIL/20
******************************************************************************

                                      GALERIA DE  FOTOS

FOTOS DE FRANK CHAGAS  NO  VITÓRIA 1961 

Vitória Campeão 
 Torneio Início 30/07/1961/Fonte Nova


                              VITÓRIA CAMPEÃO DO TORNEIO INÍCIO 30/07/1961

EC Vitória campeão do Torneio início de 1961/ na primitiva Fonte Nova, com mais de 22 mil pessoas, Flu de Feira foi o vice-campeão. Torneio inicio Organizada pela ABCD - Associação Bahiana dos Cronistas Desportivo.
O citado Torneio, tradicional da então FBDT - Federação Bahiana de Desporto Terrestre (atual FBF). Abria o tradicional Campeonato Baiano de profissionais, desde dos primórdios, do citado campeonato da antiga FBDT (atual FBF).
Frank Chagas, com este titulo do torneio início, tornou-se o primeiro jogador metense no Profissional da Bahia, a sagra-se Campeão de evento profissional do futebol Baiano.
Neste citado Torneio, a renda era para ABCD, a Fonte Nova, recebeu um público excelente de mais de 22 mil pessoas pagantes..
Em pé: Frank Chagas, Touro, Ouri, Medrado, Carlos Alberto... Agachados: Reginaldo (2º), Matos, Carlinhos Gonçalves e Ricardo. Tecnico Pinguela


FLU DE FEIRA VICE-CAMPEÃO DO TORNEIO 1961

Flu de Feira Vice-campeão do Torneio Início de 30/07/1961/Fonte Nova

VITÓRIA 0x 2 FLU DE FEIRA/Campeonato Baiano de 1961

Time do Vitória 1961 Fonte Nova, Ataque, agachados: Frank (nº 7), Reginaldo, Matos, Carlinhos Gonçalves....Em pé: dentre outros, vemos Nelinho e Boquinha (direita da foto), Jornal Tarde 24/09/1961 (jogo abaixo).
Nessa partida o EC Vitória jogava pela sequencia do campeonato Baiano de Profissionais, na primitiva Fonte Nova, diante do timaço do Flu de Feira e o Vitória foi derrotado por 3x2, com Frank Chagas na ponta direita (ele, Frank, era o coringa do Vitoria e jogava, em várias posições, ataque, defesa, meio campo, sendo técnico o excelente jogador Pinguela (exercia dupla função de jogador e técnico interino do Leão da Barra)).

Nenhum comentário:

Postar um comentário