sexta-feira, 14 de julho de 2017

NOTICIAS GERAIS: MORO, WALLACE DO VITÓRIA, BAIANAS DE ACARAJÉ REGISTRADA COMO PROFISSÃO E MUITO MAIS ...

Paulista é condenado a dois anos de prisão por postagens ofendendo nordestinos
(Foto: Reginaldo dos Santos
Um homem de 46 anos do Estado de São Paulo foi condenado a dois anos e quatro meses de prisão por ofender nordestinos em  um post no Orkut. O Tribunal Federal reverteu o tempo da pena em prestação de serviços à comunidade e pagamento de multa de dois salários mínimos. A postagem na comunidade "Poder Paulista" do Orkut fazia ofensas a nordestinos. A publicação se referia aos nordestinos como "bocas famintas" e “dejetos do Governo Federal"; o internauta ainda sugeriu que "voltassem do buraco onde vieram". "Os rebotalhos que são despejados aqui não trazem nada de bom, são dejetos do Governo Federal e de seus próprios Estados de origem", diz a postagem. O Ministério Público Federal (MPF) deu iniciou uma ação por racismo assim que a denúncia do caso foi realizada. Em sua defesa, o homem afirmou que utilizou a postagem para incitar discussões racistas e entender como os preconceitos agiriam. Apesar de ser condenado a dois anos e quatro meses de prisão, mas a pena foi revertida em serviços à comunidade, acrescida de multa de dois salários mínimos, cerca de R$ 1,8 mil. De acordo com informações do G1, a defesa está aguardando a publicação da decisão para decidirá recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). “A publicação fazia parte de um estudo literário para um livro que foi publicado pelo réu. O meu cliente morou por alguns anos em Pernambuco e é casado com uma pessoa de raízes nordestinas. Ele não tem preconceito”, alegou o advogado.
Sérgio Moro suspende redução de pena de Leo Pinheiro e Renato Duque
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos inquéritos da Operação Lava Jato em primeira instância, suspendeu a redução das penas do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, do ex-diretor da OAS Agenor Medeiros e do ex-diretor da Petrobras Renato Duque. O próprio Moro concedeu o benefício os três em troca da confissão de crimes. O Ministério Público Federal (MPF) recorreu da decisão do juiz e o recurso deve ser julgado por desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Moro determinou a suspensão da redução da pena enquanto uma não é tomada uma decisão em segunda instância.
Após negar atestado, médico é agredido em pronto-socorro
Foto: Arquivo Pessoal
Um médico plantonista de um pronto-socorro em Santa Bárbara d'Oeste (SP) foi agredido por se recusar a dar atestado médico a um paciente. O médico levou socos do agressor, que não tinha sintomas que justificassem o afastamento do trabalho, de acordo com ele. Rodrigo Augusto da Rocha Recchia, de 41 anos, atendeu o homem na tarde desta quinta-feira (13), logo dando alta ao paciente. O homem teria invadido uma área privativa do pronto-socorro e exigido um atestado médico por ter faltado o trabalho. De acordo com Recchia, após ouvir que não receberia o documento, o homem afirmou que iria matá-lo e atingiu o médico com um soco na região da boca, seguido de mais dois socos na face. O paciente conseguiu fugir e não foi encontrado.
PMs estão entre assassinos de casal em Placaford, aponta inquérito
Resultado de investigação foi apresentado em coletiva | Foto: Divulgação/ PC
Quatro policiais militares estão entre as cinco pessoas presas por suspeita de envolvimento na morte do casal Nélida Habib e Renato Giffoni, em setembro de 2016, na casa deles, no bairro de Placaford, em Salvador (relembre). O resultado das investigações foi apresentado na tarde desta sexta-feira (14), pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e a Corregedoria da Polícia Militar. Os policiais militares Ronaldo Pedro de Souza, Henrique Paulo Chaves Costa, Marcos Vinícius de Jesus Borges Ciríaco, Jonas Oliveira Góis Júnior foram indiciados por latrocínio (roubo seguido de morte) e estão recolhidos na Coordenação de Custódia Provisória, em Lauro de Freitas. Diogo de Souza Ricardo, também suspeito de participação do crime, está preso no Complexo Penitenciário de Mata Escura. Apesar de o grupo ter sido preso em dezembro após ser flagrado por policiais do Batalhão de Operações Policiais Militares tentando extorquir uma pessoa no município de Camaçari, somente nesta sexta a informação foi divulgada. As investigações apontam que os suspeitos invadiram o imóvel do casal na tentativa de encontrar objetos de valor. "A suspeita inicial é de que o tiro que atingiu Nélida tenha sido disparado de forma acidental, o que acabou motivando a execução do marido", explicou o delegado do DHPP, José Bezerra. O filho das vítimas, que também estava em casa no momento da abordagem do grupo, conseguiu fugir. Segundo o coronel Reni Pereira dos Santos, do Centro de Apurações da Corregedoria da Polícia Militar, com a conclusão do inquérito, um processo administrativo disciplinar será aberto contra os agentes, que podem ser demitidos.
Mucuri: MP-BA oferece denúncia contra professor suspeito de assediar aluna de 12 anos
Foto: Reprodução / Amanda Almozara
O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) ofereceu denúncia à Justiça contra o professor da rede de ensino de Mucuri, Alessandro da Silva Cartacho, suspeito de seduzir e manter relações sexuais com uma jovem de 12 anos (leia mais). O promotor de Justiça Victor Barros aponta que Alessandro ofereceu aulas de reforço escolar e atraiu a jovem para a residência de sua tia, onde manteve relações sexuais com ela por mais de três vezes. Na delegacia, ele confessou o ato e a vítima passou por exames comprobatórios. Estupro de vulnerável, por lei, é considerado crime com pena de reclusão de oito a 15 anos.
SSP nega acusação e alega que nunca deixou de registrar assaltos a ônibus
Foto: Gabriel Lima / Agecom
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou nota nesta sexta-feira (14) negando a acusação de que estaria subnotificando os dados de roubos a coletivos em Salvador. O Ministério da Justiça e Segurança Pública recebeu a denúncia do deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) e informou que vai apurar a "suposta adulteração de dados públicos" (veja mais). A SSP alega que em nenhum momento deixou de publicar os registros de assalto a ônibus no site do órgão. A secretaria aponta ainda que contabiliza os dados oficiais com base no registro dos crimes na Polícia Civil. "A Bahia, inclusive, está no grupo A (de melhor qualidade e maior cobertura de dados), classificação criada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, instituição reconhecida pelo Ministério da Justiça, quando se trata de transparência e disponibilização dos dados criminais", defende a SSP, em nota.
Sexta, 14 de Julho de 2017 - 18:05

Wallace é registrado no BID e vai reestrear contra o Palmeiras

por Glauber Guerra
 Wallace é registrado no BID e vai reestrear contra o Palmeiras
Foto: Maurícia da Matta/ Divulgação / Vitória
Emprestado pelo Grêmio até julho do ano que vem, o zagueiro Wallace teve seu nome registrado nesta  sexta-feira (14) no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com isso, ele irá reestrear pelo Vitória no duelo contra o Palmeiras, domingo (16), às 11h, no Allianz Parque, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O defensor já vem treinando no clube Rubro-negro desde o dia 26 de junho. Wallace, de 29 anos, iniciou sua carreira nas divisões de base Vitória em 2006 e saiu no fim da temporada de 2010, quando se transferiu para o Corinthians. Ele ainda acumula passagens pelo Flamengo, Grêmio e Gaziantepspor (TUR).
 
Cerca de 692 detentos do Complexo da Papuda sofrem com surto de doença infecciosa
Foto: Ministério Público/Divulgação
O Complexo Penitenciário da Papuda, do Distrito Federal, está sendo palco de um surto de dois tipos de doença infecciosa que causa fungos na pele. Cerca de 692 detentos estão sofrendo com pelo menos uma das doenças. O número representa 10% do total de duas alas da Papuda: o Centro de Detenção Provisória, onde há 3.623 presos e 172 infectados e a Penitenciária I, onde há 3.800 detentos e 520 com uma das duas doenças. A penitenciária é destino de presos da Operação Lava Jato, como o ex-ministro Geddel Vieira Lima, que foi libertado nesta quinta-feira (13), o doleiro Lúcio Funaro e  o  ex-senador Luiz Estêvão. As condições precárias de infraestrutura e higiene são ideais para a proliferação dos fungos e bactérias. O Ministério Público do Distrito Federal (MP-DF) fez vistoria na Papuda em 27 de junho e irá realizar outras visitas. "Iremos tomar todas as medidas necessárias até que o problema de saúde seja resolvido", afirmou o MP. A Vara de Execuções Penais (VEP) também realizou inspeções no local. "Mesmo eles tendo uma ala médica lá dentro, com dois a três médicos, conseguir atendimento é difícil. Ainda mais porque essas micoses são muito comuns", disse a advogada criminalista Daniela Tamanini, que tem clientes no presídio. As doenças foram identificadas como escabiose - sarna - e impetigo, doenças de pele provocadas por ácaros e bactérias. A aglomeração de pessoas e o ambiente fechado contribuem para que a doença se instale e espalhe. "Nós chamamos de escabiose impetignada, porque uma provoca a outra. É uma doença secundária, que causa infecção na pele pela coceira das feridas. Pode dar até fungo", afirmou o infectologista Luiz Antônio Silva. Os sintomas podem afetar, inclusive, as regiões íntimas dos detentos. Todos os detentos têm que ser tratados de uma vez com antibióticos e pomadas. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), as infecções já estão sendo tratadas. Os agentes, funcionários de limpeza e cerca de 3 mil visitantes semanais também correm o perigo de serem contaminados com a doença. No entanto, a SSSP afirmou que, como apenas 10% dos presos foram contaminados, "não significa que os estabelecimentos prisionais estão passando por um quadro de epidemia".
Sexta, 14 de Julho de 2017 - 17:40

Funcionária tem carteira furtada dentro de sede da OAB em Salvador

por Guilherme Ferreira
Funcionária tem carteira furtada dentro de sede da OAB em Salvador
Foto: Reprodução / Google Street View
A sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Estado da Bahia (OAB-BA), foi furtada nesta sexta-feira (14) em Salvador. O caso aconteceu por volta de 12h30 e a carteira de uma funcionária do local foi levada. A assessoria de comunicação da OAB-BA confirmou o crime e afirmou que está buscando formas de melhorar a segurança no acesso ao prédio da instituição, localizado na Rua Portão da Piedade, perto da Estação da Lapa. As imagens das câmeras de vigilância do local devem ser usadas para elucidar o caso. Em contato com o Bahia Notícias, uma advogada relatou que já aconteceram quatro crimes semelhantes dentro da sede da OAB-BA somente este ano por conta do fácil acesso.  "Não tem segurança ali dentro, só fica um porteiro, e às vezes ele sai", criticou a advogada, que preferiu não se identificar. "A pessoa que assaltou não estava armada, simplesmente encontrou as salas que ficam na parte da frente abertas", relatou. Segundo ela, funcionários da OAB-BA fazem o boletim de ocorrência junto à polícia, mas o órgão não cede as imagens das câmeras de segurança para que os casos não ganhem repercussão.
Acusado de invadir e-mails do Vitória, Ricardo Nery se defende: 'Jamais faria isso'
Foto: Divulgação / Vitória
Acusado pela diretoria do Vitória de invadir e-mails da agremiação e vazar dados sigilosos (saiba mais aqui), Ricardo Nery, ex-diretor do clube, se defendeu e garante não ter nenhum envolvimento com o caso. “Recebi pela manhã na minha empresa essa acusação. Estou surpreso. Sou mestre em computação e trabalhei muitos anos no clube. Eles acham que possa entrar lá e pegar documentos só por causa disso? Estou atônito. Sou da área de computação e jamais faria isso. Se eu fosse mal-cárater e pelo conhecimento que tenho na área, não faria isso de forma amadora. Já até conversei com Alexi Portela [ex-presidente do clube] e falei de como as pessoas são levianas. Quem for o responsável por essa palhaçada vai me pagar com juros e correção monetária”, bradou Nery, em entrevista ao Bahia Notícias. O ex-dirigente ainda disse confiar na Justiça e na investigação policial. A queixa-crime contra Ricardo Nery foi registrada na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), em Salvador. “Confio que a Justiça será feita. Mais cedo ou mais a Justiça vai resolver isso. Sou uma pessoa extramente séria. Estive no clube em 2006 para ajudar Alexi Portela. Depois voltei em 2010 quando o Sou Mais Vitória [plano de sócios] estava uma bagunça. E por último estive em 2015 após a renúncia de [Carlos] Falcão para ajudar a gestão de Raimundo Viana. Tenho fé na Justiça”, finalizou.
Classe de baianas de acarajé é registrada como profissão no Ministério do Trabalho
Foto: Ana Paula Bispo/ Setur
As baianas de acarajé poderão se registrar oficialmente no Ministério Público do Trabalho (MPT) como profissão. O estudo técnico foi finalizado e a classe foi incluída na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), documento que reconhece e descreve as características das ocupações do mercado de trabalho brasileiro. Só em Salvador, cerca de 3.500 profissionais devem ser beneficiadas. As baianas já são reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Iphan desde 2005. Agora, as baianas poderão assumir a identidade profissional para tirar documentos como RG, e passaporte, ou se cadastrar como microempreendedor individual. O secretário executivo do Ministério do Trabalho, Antônio COrreia e o deputado Benito Gama confirmaram a informação.
Foto: Divulgação
Corpo carbonizado em canavial é de filho morto pela mãe por ser gay, diz DNA
Itaberlly, de 17 anos, foi esfaqueado pela mãe | Foto: Reprodução / Facebook
O corpo encontrado queimado em janeiro deste ano, em um canavial de Cravinhos, no interior de São Paulo, é mesmo de Itaberlly Lozano de 17 anos, assassinado pela própria mãe, com auxílio do padrasto, em dezembro do ano passado (relembre). A confirmação foi feita a partir de um exame de DNA. Em depoimento à Polícia Civil em janeiro, Tatiana Ferreira Lozano Pereira já havia confessado ter matado o filho a facadas por não aceitar o fato de que ele era homossexual. O laudo, do Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo, ficou pronto nesta quinta-feira (13). Liberados, os restos mortais de Itaberlly serão sepultados nesta sexta (14). A mãe é acusada pela Polícia Civil e o Ministério Público de São Paulo (MP-SP)  de ter planejado a morte dele.  Ela ainda contou com auxílio de jovens Victor Roberto da Silva, de 19 anos, Miller da Silva Barissa, de 18, e uma garota de 16 para cometer o crime. Seu marido a ajudou a esconder o corpo. De acordo com as investigações, Itaberlly foi atraído para a casa da mãe e esfaqueado no pescoço. A Polícia Civil também apontou que os dois jovens tentaram enforcar a vítima, mas, com a resistência dela, a própria mãe o esfaqueou. Depois, Tatiana e o marido, Alex Canteli Pereira, levaram o corpo até o canavial e atearam fogo. Dias antes do assassinato, o rapaz publicou em uma rede social que havia sido espancado por conta de sua homossexualidade. "Lembrando que essa mulher que eu chamava de mãe me espancou e colocou uma renca de mlk (moleques) atrás de mim para me bater, me pôs para fora de casa e me deu uma pisa (surra), sabe por quê? Porque eu sou gay". De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o casal e os dois rapazes estão presos. A garota está sob custódia, já que a polícia acredita que ela também tenha participado do assassinato. O MP que levar os acusados a júri popular. Eles são acusados de homicídio duplamente qualificado.  Segundo a defesa do casal, foram os dois jovens que cometeram a crime. Os advogados sustentam que eles foram chamados por ela apenas para aplicar um “corretivo” no filho.
Jovem ganha tratamento para remover tatuagem no rosto feita enquanto estava preso
Foto: Reprodução / Facebook
Um jovem ganhou um tratamento para remover tatuagem que fez no rosto durante o período em que estava preso. A história do neozelandês, Mark Cropp, de 19 anos, sensibilizou Briar Neville, uma especialista em remoção de tatuagens da cidade de Auckland. Ela já havia oferecido o tratamento, mas Cropp não tinha topado ainda. "Tratei alguns homens que passaram por isso na prisão, e a experiência foi bastante traumática. Creio que era por isso que ele não queria mexer novamente na tatuagem", explicou Neville, de acordo com o Uol. O jovem passará por um tratamento gratuito a laser de até seis semanas, com dez sessões. A especialista custeará também o transporte do jovem para fazer o tratamento. Cropp contou sua história no jornal local New Zealand Herald nesta quinta-feira (13): cresceu numa família desestruturada, foi retirado da casa dos pais aos seis anos e expulso da escoala aos 11. Quando estava com 17 anos, sem dinheiro e com a namorada grávida, foi preso depois de tentar assaltar um turista com uma faca. Por conta disso, Cropp também recebeu uma proposta de emprego de uma fabricante de andaimes. Douglas Hebert, dono da empresa, deve pagar um salário de 22 dólares neozelandeses por hora. 
Vitória acusa Ricardo Nery de invadir e-mails do clube; caso é investigado pela polícia
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Ex-diretor de marketing do Vitória, Ricardo Nery é acusado pela diretoria do clube de invadir e-mails da agremiação e vazar dados sigilosos. O departamento jurídico do Leão ingressou com uma representação criminal na última quinta-feira (13) contra Nery na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), em Salvador. Na queixa, o Vitória alega que o ex-dirigente se apossou de documentos e espalhou na internet. Um deles foi uma planilha com os salários dos jogadores.  Ricardo Nery trabalhou no Vitória em 2006, na gestão de Alexi Portela e entre 2015 e 2016 no mandato de Raimundo Viana. O Bahia Notícias tentou o contato com Nery, mas não obteve êxito até o fechamento desta matéria.
Polícia Federal informa que não possui tornozeleira eletrônica para Geddel
Foto: Bahia Notícias
A Superintendência Regional da Polícia Federal da Bahia informou, em nota enviada à imprensa nesta sexta-feira (14), que não possui tornozeleira eletrônica e, por isso, não poderá cumprir a decisão judicial que determinou que o ex-ministro Geddel Vieira Lima utilize o equipamento. O peemedebista saiu do presídio da Papuda, em Brasília, e voltou para Salvador, onde fica em prisão domiciliar.  A PF ainda afirmou que não cumpre a ela realizar o monitoramento eletrônico de pessoas, e sim ao sistema prisional, seja ele federal ou estadual. A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado (Seap), que administra o sistema penitenciário da Bahia, já havia informado que também não possui o equipamento e abriu duas licitações para adquirir 300 tornozeleiras, com previsão de chegada para agosto deste ano (veja aqui). Enquanto isso não ocorre, Geddel permanecerá sob custódia da PF. 
América Dourada: Rui Costa inaugura trecho da BA-052 e assina convênio do Bahia Produtiva
Foto: Divulgação / Pedro Moraes / GOVBA
Um trecho de 7,1 km de pavimentação da BA-052, na altura do distrito de Prevenido, em América Dourada, foi inaugurado nesta sexta-feira (14) pelo governador Rui Costa. Com tráfego diário de 350 veículos, a rodovia recebeu investimento de R$ 1,5 milhão e beneficiará 46 mil habitantes. "É possível ver a alegria dos moradores com esta entrega. Aqui é uma região que tem grande potencial de produção, o que aumenta a importância de estradas conservadas para o escoamento de produtos, além de facilitar o dia a dia de quem circula pelo trecho", disse Rui. Durante a visita ao município, o governador autorizou a assinatura do convênio do Bahia Produtiva. "O que acaba por agregar valor aos produtos e gerar mais renda para todas as famílias da associação. A gente fica muito grato porque vai ser um benefício muito grande. Com esse apoio, nossas vidas certamente vão melhorar bastante".  Além disso, foram entregues mais de seis mil Certificados de Cadastro Ambiental Rural (CAR) para seis municípios da região. Para ele, o convênio vai melhorar a produção e as condições de trabalho. "Esta é uma iniciativa do Governo do Estado para ajudar os agricultores a estarem regularizados. A lei exige o certificado, então, já emitimos, através de contrato, mais de 100 mil. Até dezembro, chegaremos a 200 mil cadastros. A meta para o próximo ano é chegarmos a 400 mil agricultores com os certificados em mãos”, explicou Rui.
Sexta, 14 de Julho de 2017 - 16:11

Apresentadora do Aratu Notícias, Carla Araújo é demitida da emissora

por Bruno Luiz
Apresentadora do Aratu Notícias, Carla Araújo é demitida da emissora
Foto: Reprodução/ Instagram
Há alguns anos à frente do telejornal Aratu Notícias, a apresentadora Carla Araújo foi demitida da emissora do Galinho. Ela também ocupava o cargo de gerente de Jornalismo da Aratu. De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, Carla foi comunicada oficialmente do seu desligamento nesta sexta-feira (14). Atualmente, a apresentadora estava dividindo o comando do jornalístico noturno com Lise Oliveira. Ainda não se sabe o que teria motivado a decisão, se haverá novas mudanças na apresentação do telejornal e quem deve substitui-la no comando do Jornalismo da casa.
TOTAL DE ACESSOS  MAIS  DE  UM  MILHÃO  A PARTIR DO DIA 07/07/2017


MAIS DE 1.0100 MILHÃO - /10/07/17 - ACESSOS,  RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!
Alemanha Mais de  181 Mil,  líder  Internacional  de  Acessos, Estados Unidos  mais  128 Mil. Nos  Mais de 100  Países do Planeta  Terra
487 ML ACESSOS INTERNACIONAIS,  VISIBILIDADE  EM MAIS  DE 100 PAÍSES NO PLANETA TERRA.....

Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
517429
Alemanha
181896
Estados Unidos
128194
Rússia
45562
Malásia
19730
China
14395
Ucrânia
9022
França
6117
Portugal
5660
Índia
4199






O POETA MARATONISTA!
          
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                        CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                        Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, intspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registratdo em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Critstóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DEt VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....t

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.

t

t
tt

t

t com credenciamento CFMO 097}

     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  tde  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP

********************************************************************************
TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA DAS PEDRAS SETOR NORTE DA ARENA FONTE NOVA /BAHIA/BRASIL/20
******************************************************************************

                                      GALERIA DE  FOTOS

FOTOS DE FRANK CHAGAS  NO  VITÓRIA 1961 

Vitória Campeão 
 Torneio Início 30/07/1961/Fonte Nova


                              VITÓRIA CAMPEÃO DO TORNEIO INÍCIO 30/07/1961

EC Vitória campeão do Torneio início de 1961/ na primitiva Fonte Nova, com mais de 22 mil pessoas, Flu de Feira foi o vice-campeão. Torneio inicio Organizada pela ABCD - Associação Bahiana dos Cronistas Desportivo.
O citado Torneio, tradicional da então FBDT - Federação Bahiana de Desporto Terrestre (atual FBF). Abria o tradicional Campeonato Baiano de profissionais, desde dos primórdios, do citado campeonato da antiga FBDT (atual FBF).
Frank Chagas, com este titulo do torneio início, tornou-se o primeiro jogador metense no Profissional da Bahia, a sagra-se Campeão de evento profissional do futebol Baiano.
Neste citado Torneio, a renda era para ABCD, a Fonte Nova, recebeu um público excelente de mais de 22 mil pessoas pagantes..
Em pé: Frank Chagas, Touro, Ouri, Medrado, Carlos Alberto... Agachados: Reginaldo (2º), Matos, Carlinhos Gonçalves e Ricardo. Tecnico Pinguela


FLU DE FEIRA VICE-CAMPEÃO DO TORNEIO 1961

Flu de Feira Vice-campeão do Torneio Início de 30/07/1961/Fonte Nova

VITÓRIA 0x 2 FLU DE FEIRA/Campeonato Baiano de 1961

Time do Vitória 1961 Fonte Nova, Ataque, agachados: Frank (nº 7), Reginaldo, Matos, Carlinhos Gonçalves....Em pé: dentre outros, vemos Nelinho e Boquinha (direita da foto), Jornal Tarde 24/09/1961 (jogo abaixo).
Nessa partida o EC Vitória jogava pela sequencia do campeonato Baiano de Profissionais, na primitiva Fonte Nova, diante do timaço do Flu de Feira e o Vitória foi derrotado por 3x2, com Frank Chagas na ponta direita (ele, Frank, era o coringa do Vitoria e jogava, em várias posições, ataque, defesa, meio campo, sendo técnico o excelente jogador Pinguela (exercia dupla função de jogador e técnico interino do Leão da Barra)).

Nenhum comentário:

Postar um comentário