quarta-feira, 5 de julho de 2017

ESPRTES, POLÍTICA, LAVA JATO, NOTÍCIAS ATUALIZADAS

MAIS DE 998 MIL - 05/7/17- ACESSOS,  RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!
Alemanha Mais de  181 Mil,  líder  Internacional  de  Acessos, Estados Unidos  mais  128 Mil. Nos  Mais de 100  Países do Planeta  Terra
487 ML ACESSOS INTERNACIONAIS,  VISIBILIDADE  EM MAIS  DE 100 PAÍSES NO PLANETA TERRA.....

Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
517429
Alemanha
181896
Estados Unidos
128194
Rússia
45562
Malásia
19730
China
14395
Ucrânia
9022
França
6117
Portugal
5660
Índia
4199



Quarta, 05 de Julho de 2017 - 16:45

Recem-promovido ao profissional, Douglas renova com o Bahia até maio de 2018

por Ulisses Gama
Recem-promovido ao profissional, Douglas renova com o Bahia até maio de 2018
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Contratado no início do ano passado por ter se destacado na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o atacante Douglas agora faz parte do elenco profissional do Bahia. A promoção de categoria rendeu ao atleta um novo contrato com o Esquadrão de Aço. Nesta quarta-feira (5), o vínculo do jovem, que vai até maio de 2018, foi publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Douglas fez a sua primeira partida sob o comando do técnico Jorginho no último domingo (2), contra o Vitória, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Quarta, 05 de Julho de 2017 - 16:40

Relator diz acreditar em aprovação tranquila de Raquel Dodge no Senado

por Thiago Faria e Julia Lindner | Estadão Conteúdo
Relator diz acreditar em aprovação tranquila de Raquel Dodge no Senado
Foto: Divulgação / ANPR
O senador Roberto Rocha (PSB-MA), relator da indicação da subprocuradora Raquel Dodge para chefiar a Procuradoria-Geral da República, afirmou nesta quarta-feira (5) acreditar em uma aprovação tranquila na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. Seu parecer, no qual exalta o currículo de Raquel, foi nesta quarta no colegiado. "Foi uma escolha do presidente que prestigia o mérito. Ela teve o reconhecimento pelos seus colegas, inclusive a força-tarefa da Lava Jato elogia a indicação, a ANPR também elogia e evidentemente que nos recolhemos até agora bons motivos para apresentar à CCJ", afirmou Rocha. O relator se reuniu por cerca de uma hora e meia com Raquel na terça-feira (4) em seu gabinete. Na ocasião, segundo ele, não discutiram temas como a Lava Jato ou a opinião dela sobre delações premiadas. "Assuntos que estão em investigação a gente evitou comentar", disse. Raquel tem circulado no Senado desde terça-feira para se apresentar aos senadores que vão sabatiná-la. Na lista estão, além de Rocha, o líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), o petista Jorge Viana (AC), a senadora Ana Amélia (PP-RS) e o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR). Na semana passada, Raquel esteve com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE). Senadores da oposição, que chegaram a reclamar da "pressa" em aprovar a indicação de Temer para o lugar de Rodrigo Janot, não participaram da reunião da CCJ na qual o relatório foi lido. Para o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), José Robalinho Cavalcanti, a expectativa é de que a sabatina, prevista para o próximo dia 12, será dura, mas no fim o nome de Raquel será aprovado. "O Senado vai exercer sua função. Nós esperamos mesmo que seja uma sabatina longa, uma sabatina dura, porque faz parte do órgão. Temos absoluta tranquilidade que o nome da Raquel será aprovado", disse Robalinho.
Quarta, 05 de Julho de 2017 - 16:23

Com votos contrários da oposição, Câmara de Salvador aprova LDO de 2018

por Guilherme Ferreira / Bruno Luiz
Com votos contrários da oposição, Câmara de Salvador aprova LDO de 2018
Foto: Antonio Queirós/ CMS
A Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2018 do município de Salvador foi aprovada nesta quarta-feira (5), pela Câmara de Vereadores. O projeto, do Executivo Municipal, recebeu 26 votos favoráveis e outros nove contrários. Apenas o vereador Moisés Rocha (PT) se absteve. A LDO do próximo ano foi criticada pelo líder da oposição na Casa, José Trindade (PSL). Para ele, o texto mostra que a prefeitura não tem equilíbrio fiscal. “A prefeitura sobrevive de financiamentos. Não caminha com as próprias pernas. Isso é perigoso porque deixa uma dívida para ser paga pelo próximo prefeito. O próximo prefeito não vai ter capacidade nenhuma de fazer financiamento”, alertou. 

Mais Futuro: Voluntárias Sociais entregam certificado a 118 jovens aprendizes
Foto: Camila Souza / GOVBA
O certificado do programa Mais Futuro, das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), foi entregue a 118 jovens com idades entre 18 e 21 anos que fizeram cursos e exerceram atividade profissional, como jovens aprendizes, nos postos da rede SAC, na função de auxiliar administrativo. “Esse é um programa que tem o objetivo de garantir o acesso ao jovem de baixa renda, que terminou o ensino médio em escola pública à primeira oportunidade no mercado de trabalho. O Mais Futuro das Voluntárias Sociais da Bahia oferta tanto a capacitação teórica quando a atividade prática no campo de trabalho”, afirma o diretor de Formação para o Trabalho das VSBA, Manoel Calazans. O programa foi criado em 2008 e certificou mais de 4 mil jovens até este ano. Além do trabalho, os participantes tiveram aulas de disciplinas como língua portuguesa, matemática financeira, macroambiente de trabalho, informática básica e avançada, direito do trabalho e ética e cidadania. Nos dois anos de duração das atividades, os jovem aprendizem recebem salário mínimo, vale transporte e alimentação, além de atendimento por plano de saúde. Na cerimônia desta quarta, que foi realizada no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), além de certificado, os jovens aprendizes receberam carta de recomendação e registro na Carteira de Trabalho.
Homem dado como morto pela família reaparece durante missa no Piauí
Foto: Ascom / Fazenda da Paz
Um homem dado como morto pela família reapareceu vivo durante uma missa. O caso aconteceu em Teresina, no Piauí. De acordo com o G1, Geraldo Humberto de Carvalho faz tratamento contra o alcoolismo na Fazenda da Paz, órgão que trabalha com a recuperação de dependentes químicos, e estava desaparecido havia três meses. A família do artesão reconheceu um corpo e o enterrou pensando se tratar do parente. "Durante a missa para comemorar o aniversário da Fazenda da Paz, uma senhora ficou nervosa, rindo e chorando, contando que tinha participado do velório e do enterro do senhor", relatou Célio Barbosa, diretor da instituição. Segundo ele, a família fez a identificação do corpo a partir de uma careca. A família já sabe que Geraldo está vivo e há três meses longe do álcool, porque foi encontrado pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). "Agora é fazer a documentação porque ele ainda é dado como morto. Ele tem de nascer de novo", acrescentou.
Justiça decide que INSS terá prazo máximo de 30 dias para conceder salário-maternidade
Foto: Reprodução / Aposentadoria e Previdência
Acusado de levar mais de 120 para decidir sobre a concessão do salário-maternidade, o INSS terá agora 30 dias para conceder o benefício. De acordo com decisão da juíza Luciana Dias Bauer, da 17ª Vara Federal de Curitiba, esse prazo começa a contar a partir do agendamento do atendimento para requerer o auxílio. A multa fixada em caso de descumprimento é de R$ 1 mil por dia, segundo informações do Conjur. "Entendo que o prazo de 30 dias para deferir ou indeferir o benefício, como requerido na inicial, mostra-se razoável considerando os bens jurídicos em conflito: direito do segurado ao benefício previdenciário e a reserva do possível diante das limitações materiais da Administração", considera a magistrada. Para a juíza, não é aceitável que uma mulher aguarde todo esse tempo para receber ou ainda agendar o benefício, ainda mais na condição de mãe. "Acrescida de toda a angústia de passar sua licença sem salário, uma verdadeira punição por ser mãe", ressalta Luciana. No processo, a juíza também refutou o argumento do INSS de que não há servidores para fazer os atendimentos, pontuando que há um comodismo da instituição na prestação do serviço.
Novo Horizonte: Polícia apreende explosivos de acusado de explodir banco
Foto: Divulgação / Polícia Militar
Uma carga de explosivos foi apreendida nesta terça-feira (4) na zona rural de Novo Horizonte, na Chapada Diamantina. Conforme a Polícia, o material estava com um homem, identificado como “Zagalo”, que segue foragido. Ele é ex-presidiário acusado por explosão de banco. A apreensão foi feita após denúncia anônima à Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada. Ainda segundo a Polícia, ninguém foi localizado na propriedade. Foram apreendidos uma caixa com 50 espoletas, cinco bananas de emulsão explosiva em gel, oito rolos de cordão tipo estopim (com quase 4,5 mil metros) e dois rolos de cordel detonante com 1,1 mil metros.  Após a apreensão, o material foi levado para a delegacia de Ibitiara, também na Chapada. A PM segue em busca do homem apontado na denúncia.
PR protocola ação no STF pela regulamentação da venda de armas
Foto: Agência Brasil
O PR apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação para obrigar os poderes Legislativo e Executivo a criar novas regras que facilitem a compra de armas pelos cidadãos brasileiros. Segundo informações do portal G1, a ação foi protocolada na última quinta-feira (29) e será discutido nesta quarta-feira (4) entre a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, e os deputados José Rocha (PR-BA) e Magda Mofatto (PR-GO).  O partido argumenta após o referendo de 2005, a aquisição ficou mais difícil por causa de um “critério subjetivo” usado pela Polícia Federal. A PF exige comprovação de bons antecedentes, capacidade técnica, aptidão psicológica, além de que o interessado prove “efetiva necessidade, expondo fatos e circunstâncias que justifiquem o pedido”. O PR afirma que, na maior parte dos casos, a PF nega conceder a autorização, com argumentos "vagos e evasivos". O partido aponta ainda que o Congresso e o governo tem desrespeitado a escolha da população pela continuidade da venda de armas, já que a aquisição não foi regulamentada de forma adequada. "Como se vê, portanto, é que devem ser tomadas medidas urgentes para dar efetividade ao que foi decidido no referendo de 2005 e, assim, evitar que o direito dos cidadãos de comprar, portar e possuir armas de fogo seja usurpado em decorrência da omissão legislativa e pela arbitrariedade dos servidores públicos que negam, indevidamente, os pedidos daqueles", afirma o PR, na ação. 
SEC oferece mais de 9 mil vagas para educação profissional a partir desta quarta
Foto: Divulgação / SEC
A Secretaria da Educação do Estado realiza a matrícula para cursos técnicos nas modalidades Proeja (Educação para Jovens e Adultos) Médio e Subsequente (Prosub) desta quarta-feira (5) até o próximo dia 10. Há também vagas para o Proeja Fundamental 1. Ao todo, são ofertadas 9.572 vagas distribuídas em 30 cursos oferecidos nos Centros Estaduais, Territoriais e unidades compartilhadas da rede estadual de Educação Profissional e Tecnológica, nos 27 Territórios de Identidade da Bahia.  Dessas vagas, 4.815 são direcionadas ao Proeja Médio – podem cursar maiores de 18 anos que concluíram o Ensino Fundamental 2. Nesta modalidade, são 25 cursos: Técnico em Meio Ambiente, Administração, Segurança do Trabalho, Informática, Química, Análises Clínicas, Eletromecânica, Logística, Agroindústria, Manutenção e Suporte em Informática, Enfermagem, Alimentos e Edificações. Na modalidade Prosub são 4.722 vagas, ofertadas exclusivamente aos estudantes que concorreram por meio do sorteio eletrônico realizado pela Secretaria da Educação do Estado no mês de janeiro. No Proeja Fundamental 1, são 35 vagas para o curso de qualificação com Administração, no CETEP Litoral Sul 2, em Itabuna. Para a matrícula, os estudantes devem se dirigir à unidade que desejam fazer o curso, apresentando carteira de identidade (original e cópia), CPF (original e cópia), comprovante de residência (original e cópia) e Histórico Escolar (original). 
Quarta, 05 de Julho de 2017 - 14:15

Contratado para o sub-20 do Bahia, Harold Carcelén é registrado no BID

por Ulisses Gama
Contratado para o sub-20 do Bahia, Harold Carcelén é registrado no BID
Foto: Reprodução / Twitter
Com a abertura da janela internacional de contratações, o volante equatoriano Harold Carcelén está confirmado como jogador do Bahia. Nesta quarta-feira (5), o atleta teve o seu nome registrado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Desde março vivendo a rotina de treinamentos do clube, Carcelén, revelado pela LDU de Quito, foi contratado inicialmente para compor o elenco sub-20. Recentemente, o jogador chegou a participar de treinamentos com os profissionais (relembre).
Foto: Reprodução / CBF
Acidente que vitimou quatro pessoas em Laurelino Leal é notícia em Municípios
Foto: Roger Sarmento / TV Santa Cruz
Quatro pessoas morreram em um acidente em um trecho da BR-101, de Aurelino Leal, no litoral sul baiano, na noite desta terça-feira (4). As vítimas, dois casais, viajavam no mesmo carro que bateu de frente com uma carreta. Ainda na Coluna Municípios, um abrigo conhecido em Feira de Santana deve se tornar patrimônio da cidade. Clique aqui e leia esta e outras notícias.
Passagens aéreas ficam 21,26% mais caras, apesar de cobrança de mala despachada
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil
As passagens aéreas ficaram 21,26% mais caras no acumulado em 12 meses até junho. Em contrapartida, a inflação do período ficou em 3,52%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e sinalizam que, apesar da cobrança pela mala despachada - em vigor desde abril -, os preços das passagem não foram reduzidos, conforme promessa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear). De acordo com o Diário de Pernambuco, os dados da Anac sobre aumento no valor dos bilhetes traz resultado diferente. Em relatório de 2016, o valor nominal médio das passagens cresceu 6,8% em relação ao ano anterior. Podem explicar os elevados preços a diminuição de oferta de voos nos últimos anos e a redução de promoções ao ano. Entre janeiro e maio a oferta caiu 2,9% e a demanda cresceu 2,2%. De acordo com o ex-presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Ruy Coutinho, as companhias aéreas deverão aproveitar a taxa extra de bagagem para recuperar os prejuízos de R$ 1,5 bilhão que tiveram em 2016. "As empresas não vão reduzir os preços coisíssima nenhuma. Elas estão colocando essa cobrança como adicional de rentabilidade porque estão todas mal das pernas e vão buscar fazer caixa", alertou.
Com vista a 2018, partidos monitoram aproximação de Meirelles com igreja
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil
O ministro da Fazenda Henrique Meirelles foi uma das principais atrações da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, realizada na última segunda-feira (3). Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, o evento, que reuniu mais de 4 mil pastores, não constava na agenda oficial do ministro. Líderes partidários monitoram a aproximação entre Meirelles e a igreja, por desconfiar que a movimentação possa estar ligada a uma eventual pretensão de candidatura à Presidência da República em 2018. A denominação tem mais de 20 milhões de seguidores. Em junho, o ministro já havia participado da festa de 106 anos da Assembleia de Deus, no Pará– a participação também teve caráter pessoal. Em Brasília, ele compareceu ao aniversário de 85 anos de Manoel Ferreira, bispo primaz mundial das Assembleias de Deus. Segundo o pastor Lelis Washington Marinhos, um dos líderes da igreja, a aproximação "tem sido iniciativa até pessoal dele". Questionado sobre eventual candidatura, ele afirmou que a possibilidade não tem sido discutida: "O ministro não está envolvido em nada, tem respaldo de empresários e até internacional. A economia cresce". Outro estímulo à aproximação é a posição às reformas do governo, favorável por parte da Assembleia, ao contrário da Igreja Católica. 
Três semanas após depoimento, Joesley não entregou provas referentes a Dilma e Lula
Foto: Reprodução / YouTube
O sócio da J&F Joesley Batista prestou depoimento na Procuradoria da República do Distrito Federal no dia 12 do mês passado, para esclarecer informações relacionadas às investigações que o Supremo Tribunal Federal encaminhou à primeira instância. De acordo com a coluna Radar On-Line, da revista Veja, o procurador Ivan Marx solicitou ao empresário documentos que comprovem a existência de contas no exterior destinadas para movimentação de recursos para os ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva. Até a última segunda-feira (3), nenhum documento foi entregue por Joesley. Apesar disso, os investigadores ainda têm esperança de que o executivo apresente as provas. 
Quarta, 05 de Julho de 2017 - 13:19

Apesar de protesto da OAB, TJ-BA aprova desativação de 34 comarcas judiciais

por Ailma Teixeira
Apesar de protesto da OAB, TJ-BA aprova desativação de 34 comarcas judiciais
Foto: Reprodução / TJ-BA
Após quase três horas de discussão, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decidiu, por unanimidade, aprovar a desativação de 34 comarcas judiciais baianas. A proposta foi apresentada pela presidente da Corte, a desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, após um "criterioso estudo" do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que constatou uma distribuição processual inferior à média estabelecida, além da despesa com comarcas que sequer possuem um juiz. A vice-presidente da Ordem dos Advogados - Seção Bahia (OAB-BA), Ana Patrícia Dantas Leão, foi autorizada a falar após discussão e tentou adiar a votação do projeto de resolução de lei. Entre as justificativas apresentadas está o fato de que a OAB-BA recebeu o relatório na segunda (3) e esses dois dias não foram tempo suficiente para analisar o processo – argumento que foi refutado pela maioria, já que os desembargadores também tiveram acesso ao documento na mesma data. "Não é que exista prejuízo [em adiar a votação], é que não existe justificativa", ressalta Maria do Socorro. A desembargadora afirma que a própria presidente do Superior Tribunal Federal (STF), ministra Carmen Lúcia, pediu brevidade na resolução da matéria. "Não haveria porque [adiar], inclusive a própria OAB teve todas as oportunidades", completa Maria do Socorro ao lembrar que a Ordem acompanhou todo o processo mesmo não tendo competência para decidir. Ao clamar por "nenhuma comarca a menos no Estado da Bahia”, a representante da OAB-BA alegou ainda que o avanço do processo eletrônico não justifica a desativação. "A constituição prevê que cada município possua uma comarca", pontua Ana Patrícia. “A OAB-BA entende que é possível um projeto de reestruturação do Poder Judiciário da Bahia e reclama que o setor apresente como solução única à extinção", protesta. No entanto, o desembargador Roberto Maynart Frank apresentou relatório favorável à desativação e foi seguido pelos demais magistrados. Algumas das comarcas desativadas são dos municípios de Brejões, Macaúbas, Itiruçu, Maraú, Palmeiras, Presidente Dutra, Serra Preta, Boquira, Jaguaripe, Nova Fátima, Mucugê, Wanderley, Paratinga, Jeriquiriçá, Conceição de Feira, Baixa Grande, Pau Brasil, Santa Luzia e Ibicuí.
Quarta, 05 de Julho de 2017 - 13:00

PT baiano empossa novo diretório no próximo sábado

PT baiano empossa novo diretório no próximo sábado
Foto: Divulgação / PT-BA
A Executiva estadual do PT realiza reunião no próximo sábado (8) para posse do novo diretório estadual. No encontro, que ocorre das 9h às 17h, hotel Golden Park, na Pituba, também estará em pauta um plano de ação para o segundo semestre deste ano. O novo diretório foi eleito durante a etapa estadual do VI Congresso do PT, entre os dias 19 e 21 de maio, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Ufba). No pleito, foi reeleito o presidente estadual da legenda, Everaldo Anunciação, um mandato de dois anos. 
Estação Campo da Pólvora tem infiltração natural e sistema de 'guarda-chuva', diz CCR
Foto: Leitor BN / WhatsApp
Uma leitora do Bahia Notícias verificou, no último fim de semana, a existência de placas na estação do metrô Campo da Pólvora, da linha 1 do sistema, das quais pingava certa quantidade de água, já na área das plataformas de embarque e desembarque. Procurada pelo Bahia Notícias, a CCR Metrô Bahia, concessionária do modal, informou que a plataforma está situada a 34 metros de profundidade e que o projeto da estação já previa a instalação de um revestimento permeável (concreto projetado) para permitir a passagem de águas oriundas de um lençol freático (reservatório natural de água subterrâneo)  da região. “É importante destacar que esses revestimentos funcionam  como uma infiltração natural e que não apresetam nenhum tipo de risco de rachaduras ou desabamentos que ameacem a segurança dos usuarios”, afirma a CCR em nota. Segundo a concessionário, os revestimentos permeáveis foram instalados em um sistema do tipo “guarda-chuva”, ao longo do túnel, “onde podemos verificar a utilização de geomembranas em Polietileno de Alta Densidade (P.E.A.D) que realizam o direcionamento das águas do lençol freático, por canaletas, para o sistema de drenagem do municipio”, detalha a empresa. 
Relator da denúncia contra Temer sugere trabalhar com 'isenção' e 'responsabilidade'
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil
O deputado federal Sergio Zveiter (PMDB-RJ) disse que deverá trabalhar com isenção e responsabilidade na relatoria da denúncia contra o presidente Michel Temer, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em entrevista à rádio CBN nesta quarta-feira (5), o parlamentar disse que consultará o presidente da comissão, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), para definir os procedimentos e os prazos a serem adotados. "Temos que trabalhar com isenção, serenidade e responsabilidade, seguindo fielmente o que a Constituição e a consciência determinar. Pretendo me sair bem na minha tarefa", afirmou, de acordo com o G1. Caberá a Zveiter analisar a admissibilidade da denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal na semana passada e apresentar um parecer favorável ou contrário à continuidade do processo. O relatório irá para votação na comissão e, em seguida, submetido à análise do plenário da Câmara. A defesa do presidente Michel Temer afirmou que deverá apresentar explicações nesta quarta à CCJ. A partir daí, o colegiado terá o prazo de até cinco sessões do plenário para se manifestar sobre a denúncia e analisar o parecer de Zveiter. Após apresentação do parecer, os membros da CCJ poderão pedir vista do processo por duas sessões do plenário antes de discutir e votar o parecer do relator. Com a análise da comissão e do plenário, o parecer será aprovado se tiver o apoio de pelo menos 342 parlamentares (dois terços dos 513 deputados). Se o prosseguimento da denúncia for aprovado, caberá ao Supremo analisar se torna o presidente réu. Neste caso, Temer seria afastado do mandato por até 180 dias.
Quarta, 05 de Julho de 2017 - 12:05

Em meio a protestos, Feijão sofreu com intolerância religiosa no Instagram

por Ulisses Gama
Em meio a protestos, Feijão sofreu com intolerância religiosa no Instagram
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
O volante Feijão, que está entre os mais contestados em virtude da má fase do Bahia no Campeonato Brasileiro, não tem sofrido apenas com os protestos pelo que acontece dentro do campo. O jogador foi criticado também por ser adepto do candomblé. Após uma postagem em seu Instagram, um usuário criticou a religião do atleta. "Que diabo de Ogum, por isso que não vai pra frente", escreveu. Prontamente, Feijão retrucou. "Cada um com sua religião. Não venha falar sua m* aqui na minha página", escreveu o atleta, que prosseguiu em discussão com o usuário. "Sou macumbeiro, não tenho vergonha não, pai. Quem é você para me mandar embora do Bahia?". O crime de intolerância religiosa prevê de um a três anos de detenção. Sem vencer há seis partidas na competição nacional, o Esquadrão de Aço tenta se afastar da zona de rebaixamento no próximo domingo (9), contra o Fluminense, na Arena Fonte Nova. Confira a imagem:


Foto: Reprodução / Instagram
Quarta, 05 de Julho de 2017 - 12:00

Antes de ser preso, Rocha Loures disse em áudio que Padilha seria afastado

por Julia Affonso e Ricardo Brandt | Estadão Conteúdo
Antes de ser preso, Rocha Loures disse em áudio que Padilha seria afastado
Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
Antes de ser preso preventivamente pela Polícia Federal, o ex-assessor da Presidência e ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) disse ao executivo do Grupo J&F Ricardo Saud que a situação do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, era "muito difícil" e avaliou que ele seria afastado do cargo por Michel Temer. Na conversa, gravada em Brasília antes de o peemedebista ser preso em junho - ele foi solto no sábado -, eles falavam sobre uma tentativa de proteger investigados pela Operação Lava Jato. "Eu acho que a situação do ministro Padilha é muito difícil", afirma Loures, que não sabia que estava sendo gravado. "Ele não deixará o governo logo, mas será afastado. (Temer) Vai afastar o Padilha e outros, eventualmente outros, quando oferecerem a denúncia." Loures lembrou o que Temer disse no início do ano sobre como seria o procedimento com membros do governo denunciados pela Lava Jato. O afastamento ainda manteria o foro privilegiado do ministro.A gente tem de aguardar aquele tempo que falei, quanto tempo demora para o Ministério Público apresentar a denúncia. O que o presidente falou foi aquele que for denunciado pelo MP será afastado do governo, se essa denúncia for aceita pelo Supremo Tribunal Federal, está demitido. Acho que ele (Temer) vai afastar o Padilha", diz Loures. A gravação, que tem quase duas horas, foi feita por Saud poucos dias antes de Loures ser filmado carregando uma mala com dinheiro, em São Paulo. O delator queria saber dele da situação do governo e as investigações que encurralaram a J&F. O ex-assessor especial de Temer estava preso por suspeita de recebimento de propinas, mas foi solto por decisão do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF. No vídeo feito pela Polícia Federal, a mala que aparece nas mãos de Loures tinha R$ 500 mil, entregues pelo executivo do Grupo J&F - dos irmãos Joesley e Wesley Batista -, supostamente para comprar o silêncio do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Joesley disse a procuradores que Loures foi indicado por Temer para intermediar interesses do grupo. Em 26 de junho, a Procuradoria-Geral da República denunciou formalmente o presidente Temer para o STF por crime de corrupção, decorrente das revelações de delatores da J&F. Já Padilha, citado por Loures, não é réu na Lava Jato. Seu nome foi citado nas delações da Odebrecht, como ligado a acerto de R$ 10 milhões em propinas para Temer na campanha de 2014, para a chapa com Dilma Rousseff.

Promotor pede tornozeleira eletrônica cedida a Rocha Loures de volta
Foto: Wenderson Araujo
O promotor de Justiça Fernando Aurvalle Krebs, de Goiás, pediu a "devolução imediata da tornozeleira eletrônica fornecida para Rodrigo Rocha Loures" à Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado. Na petição divulgada pelo Jota, Krebs aponta que a unidade federativa conta com um déficit de mais de mil tornozeleiras eletrônicas e, mesmo assim, para seu "espanto", cedeu uma das ferramentas para uso do ex-deputado, "detento de outra federação. Antes de perder o mandato com o retorno de Osmar Serraglio (PMDB-PR) à Câmara, Rocha Loures era deputado federal pelo PMDB do Paraná. O ex-parlamentar e ex-assessor especial do presidente Michel Temer (PMDB) foi preso após ser flagrado recebendo uma mala com R$ 500 mil de propina da JBS. Na última semana, ele teve sua prisão preventiva substituída por prisão domiciliar, com recolhimento noturno e uso da tornozeleira aos fins de semana.
Teixeira: Dois são baleados após partida de futebol; crime pode estar ligado ao tráfico
Foto: Reprodução / Teixeira News
Dois homens foram baleados, um deles gravemente, após uma partida de futebol em Teixeira de Freitas, extremo sul baiano. Segundo o delegado Ricardo Amaral, da Delegacia de Homicídios, o crime pode estar relacionado à disputa pelo tráfico de drogas na região. Uma das vítimas seria parente de um criminoso rival da dupla acusada. Ainda segundo a Polícia, as vítimas, não identificadas, jogavam bola em um local no bairro Tancredo Neves enquanto os acusados, também não identificados, os observavam na arquibancada. No momento em que as vítimas foram substituídas no jogo, um dos acusados atirou nos dois homens. Logo após os tiros, o atirador fugiu, embarcando no carro em que o comparsa já o aguardava. O crime ocorreu na noite desta segunda-feira (3), por volta das 20h. “A gente acredita que o crime não tem nada a ver com o jogo”, disse o delegado em entrevista ao Bahia Notícias. Após serem baleadas, as vítimas foram levadas para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. O homem baleada no pé recebeu alta no mesmo dia. Já o outro ainda está hospitalizado. Não há mais informações sobre o estado de saúde dele. O crime é investigado pelo Núcleo de Homicídios ligados ao tráfico de drogas de Teixeira de Freitas.
Brasileiros vão mais a médicos do que recomenda OMS e causam desperdício na saúde
Foto: Renata Farias / Bahia Notícias
O presidente da Associação Brasileira dos Planos de Saúde (Abramge) no Nordeste, Flávio Wanderley, afirmou que os brasileirosfrequentam mais consultórios médicos do que o necessária, de acordo com padrões estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O que parece um ponto positivo representa prejuízo para as empresas operadoras de saúde. “A OMS diz que o indivíduo adulto vai em média quatro vezes ao ano ao médico. No nosso país, a gente vai 5,6 vezes. Por outro lado, a OMS observa que a pessoa deve fazer cerca de 8,3 exames complementares ao ano. A gente faz 13,6, e o mais cruel é que 20% desses exames realizados não são resgatados nos laboratórios, ou seja, são desperdício”, explicou ao Bahia Notícias. Os dados são muito relevantes, principalmente atrelados ao contexto de crise econômica observado atualmente no país. Uma das consequências é a redução de beneficiários. “Só para dar um dado estatístico interessante, em 2000, quando a Agência Nacional de Saúde (ANS) foi criada, nós tínhamos 5 mil empresas de plano de saúde. Atualmente nós temos 930 empresas, das quais apenas 810 contêm usuários em suas carteiras de assistência. Isso é um reflexo, por um lado, da profissionalização do sistema, por outro lado, das dificuldades operacionais da empresa, sanções e exigências do ponto de vista da agência reguladora”, pontuou Wanderley. O presidente da Abramge ainda ressaltou as diferenças financeiras entre a saúde pública e privada, além de explicar o que seriam os planos de saúde acessíveis, em discussão no Ministério da Saúde. Clique aqui e leia a entrevista completa na coluna Saúde!
Jovem é atacado por três homens e morto a tiros em Itaparica
Vítima chegou a ser levada ao HGI | Foto: Reprodução/Google Street View
Um jovem de 24 anos foi morto a tiros em Itaparica na noite desta terça-feira (4). Segundo informações do Centro Integrado de Comunicação (Cicom) da Polícia Militar e Civil, Felipe Sena da Silva estava na Segunda Travessa da Amendoeira quando foi alvejado por três homens não identificados e armados, por volta das 23h. Ele foi atingido por dois tiros na cabeça, um no braço e um no tórax. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e socorreu Felipe para o Hospital Geral de Itaparica, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade. A motivação e autoria do assassinato serão investigados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). 
Quarta, 05 de Julho de 2017 - 10:30

RBN se consolida como rádio online da Bahia

RBN se consolida como rádio online da Bahia
Em pouco mais de um mês, a rádio RBN Digital já alcançou mais de 136 mil acessos no mês de junho, proveniente de 76.426 ouvintes - com uma média acima de 4 mil acessos por dia. No aplicativo Rádios.com, ela já é a 9ª mais ouvida na Bahia. Somente por meio da promoção que sorteou ingressos para o show de Paul McCartney em Salvador (veja como participar aqui) já foram mais de 2 mil downloads do aplicativo em smartphones com Android (baixe aqui) ou iOS (baixe aqui). O crescimento da RBN Digital também atingiu as redes sociais: em menos de um mês, já chegou a mil curtidas na página no Facebook.

A RBN traz uma programação moderna e adulta, notícias de hora em hora direto da redação do Bahia Notícias e 11 programetes ao longo do dia, com assuntos como automóveis, esportes, literatura, culinária, lifestile, sexo e decoração. Além disso, às 7h e às 12h30 você acompanha o comentário político do jornalista Fernando Duarte, editor-chefe do Bahia Notícias. Além do aplicativo, você também pode ouvir a RBN Digital no seu computador, pelo site rbndigital.com.
Quarta, 05 de Julho de 2017 - 10:20

Salvador teve madrugada mais fria do ano nesta quarta; temperatura chegou a 18,6°C

por Estela Marques
Salvador teve madrugada mais fria do ano nesta quarta; temperatura chegou a 18,6°C
Foto: Bahia Notícias
A capital baiana alcançou um recorde na madrugada desta quarta-feira (5), quando os termômetros marcaram 18,6°C. A temperatura é considerada a mais baixa deste ano. A última vez em que o frio atingiu marcação recorde foi no final de junho, quando foram marcados 19,4°C. Em outros pontos do estado, a temperatura mais baixa variou entre 10°C e 11°C, na Chapada Diamantina e no Sudoeste. O tempo frio deve permanecer pelos próximos dias, sem muitas mudanças com relação à abertura de sol com chuvas. De acordo com Claudia Valéria, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a instabilidade está dentro do previsto para a estação. “O inverno no estado da Bahia se caracteriza pela temperatura mais baixa e o litoral mais agradável. Não vai acontecer aquele sol que fica por vários dias seguidos. O soteropolitano deve esperar sempre essas instabilidades”, explicou. Algo que tem chamado a atenção de quem vive na capital são os fortes ventos, que devem melhorar apenas no final de semana. Nesta madrugada, as rajadas chegaram a 53 km/h, ainda menor do que o registrado nesta terça-feira (4), 59,4 km/h. Salvador está em “perigo potencial” desde o último domingo (2), quando foram registradas rajadas deventos com mais de 40 km/h. 
PRF reduz policiamento em estradas e suspende serviços após cortes no orçamento
Foto: Reprodução / Via Bahia
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) reduziu o policiamento nas estradas federais após redução orçamentária realizada pelo governo federal em março deste ano. Outras medidas também entram em vigor nesta quarta-feira (5) em função dos cortes, como desativação de unidades operacionais, redução no horário de atendimento ao público e dos deslocamentos terrestres de viaturas, além da suspensão das atividades aéreas e dos serviços de escolta de cargas superdimensionadas e escoltas nas rodovias. "Frente ao caráter temporário do contingenciamento, as medidas adotadas foram selecionadas de maneira que impactem o mínimo possível a atividade finalística do órgão e que possam ter reversão sem prejuízos à administração quando da recomposição orçamentária", diz um trecho da nota divulgada pela instituição. De acordo com a PRF, um cronograma para desativar unidade deverá ser feito. Outras unidades operacionais deverão ficar responsáveis pelas áreas descobertas. A PRF informou ainda que negocia com o Ministério do Planejamento a recomposição do orçamento.
Quarta, 05 de Julho de 2017 - 09:45

Contrato termina, e Matheus Peixoto deixa o elenco do Bahia

por Ulisses Gama
Contrato termina, e Matheus Peixoto deixa o elenco do Bahia
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
Revelado pelas categorias de base do Bahia, o atacante Matheus Peixoto não faz mais parte do clube. O contrato do jovem atleta se encerrou no final do mês passado e não houve acordo para uma renovação contratual. Peixoto subiu para os profissionais do Esquadrão no início do ano passado, mas não teve muitas oportunidades. No período, o avançado chegou a ser emprestado para Ypiranga e Fluminense de Feira. Com a camisa tricolor, foram apenas duas partidas. A última delas foi no segundo Ba-Vi da semifinal da Copa do Nordeste. Através das redes sociais, Matheus Peixoto se resumiu a um agradecimento ao volante Juninho. Confira (clique para ampliar): 
Foto: Reprodução / Instagram
Proposta para Fies 2018 prevê desconto de 30% do salário de estudantes recém-formados
Foto: Reprodução / Diário do Nordeste
O novo modelo do Fies prevê desconto de 30% dos futuros salários de estudantes recém-formados, para devolver o empréstimo. A regra atual dá um ano e meio após a formatura para o início do pagamento. O novo formato deverá ser anunciado nesta quinta-feira (6), no qual a devolução do empréstimo começará mais cedo. Caso a pessoa não consiga um emprego, o governo deverá definir um prazo para acionar as garantias (fiador e fundo garantidor). De acordo com a Folha, o limite deverá ser de apenas alguns meses. A definição deverá ficar para depois do anúncio e fora da medida provisória do Fies. A oferta de vagas para 2018 já com as novas regras será em torno de 300 mil. Para o segundo semestre de 2017, no modelo atual, são cerca de 75 mil. Outra mudança proposta é que o aluno saberá o valor total do empréstimo para pagar o ensino superior, já quando firmar o contrato. O documento valerá por todo o período e não mais por semestre, como acontece atualmente. O financiamento será por dois modelos: o Fies público e o Fies privado. No primeiro funciona semelhante ao modelo atual e atenderá pessoas de qualquer localidade com renda familiar de atá três salários mínimos por pessoa. No Fies privado, haverá um financiamento público com recursos de fundos de desenvolvimento regional do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, para que os bancos emprestem o dinheiro para estudantes dessas regiões. O governo enquadrará os alunos conforme faixa de renda familiar. Além das mudanças já citadas, o governo federal também quer que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação deixe de ser o agente operador do Fies para que a Caixa Econômica assuma a função.
Após visita a Geddel, Lúcio tem reunião com Temer no Palácio do Planalto
Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Câmara
Um dia após a prisão do irmão, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) se reuniu com o presidente Michel Temer nesta terça-feira (5). De acordo com a agenda oficial, divulgada no portal da Presidência da República, o parlamentar foi recebido por Temer às 13h30, na sequência de uma reunião com a participação do ministro Moreira Franco (Secretaria –Geral da Presidência) e líderes da base aliada, que ocorreu às 13h. Ainda de acordo com a agenda presidencial, o encontro foi no Palácio do Planalto. Segundo o Bom Dia Brasil, da TV Globo, Lúcio visitou Geddel um pouco antes, na Superintendência da Polícia Federal em Brasília – horas depois, ele foi transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda, também na capital federal. 
Após visita a Geddel, Lúcio tem reunião com Temer no Palácio do Planalto
Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Câmara
Um dia após a prisão do irmão, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) se reuniu com o presidente Michel Temer nesta terça-feira (5). De acordo com a agenda oficial, divulgada no portal da Presidência da República, o parlamentar foi recebido por Temer às 13h30, na sequência de uma reunião com a participação do ministro Moreira Franco (Secretaria –Geral da Presidência) e líderes da base aliada, que ocorreu às 13h. Ainda de acordo com a agenda presidencial, o encontro foi no Palácio do Planalto. Segundo o Bom Dia Brasil, da TV Globo, Lúcio visitou Geddel um pouco antes, na Superintendência da Polícia Federal em Brasília – horas depois, ele foi transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda, também na capital federal. 
Quarta, 05 de Julho de 2017 - 08:40

Hapvida concretiza compra do Hospital Semed, em Camaçari

Hapvida concretiza compra do Hospital Semed, em Camaçari
Foto: Divulgação
Quarta maior operadora de planos de saúde do Brasil, a Hapvida concretizou a compra de 100% do Hospital Semed, no município de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. A unidade de saúde atende as especialidades de ortopedia, oftalmologia, gastrenterologia, urologia e obstetrícia. De acordo com informações divulgadas pelo Valor Econômico, a empresa não fazia novas aquisições há quatro anos. O grupo agora passa a ter três hospitais na Bahia, onde ocupa o topo do ranking em número de usuários: quase 340 mil. Em todo país, são 21 hospitais próprios,  71 clínicas médicas, 18 unidades de prontos atendimentos, 66 unidades de diagnóstico por imagem e 58 postos de coleta laboratorial, além de 3,6 milhões de beneficiários.
Após desprendimento de boia, navio-patrulha fará sinalização até reparo
Foto: Leitor BN / WhatsApp
O Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) informou na noite desta terça-feira (4) que o Navio-Patrulha Guaratuba foi enviado à região da entrada da Baía de Todos os Santos, para verificar a situação do desprendimento da boia luminosa que atuava como sinal náutico na ponta sul do Banco do Santo Antônio, situado a cerca de 8 quilômetros da praia da Barra. Por conta dos fortes ventos e da ressaca, a boia, que pesa 6 toneladas, se desprendeu do fundo do mar e foi parar na praia da Mariquita, no Rio Vermelho. O Navio-Patrulha foi deslocado para orientar o tráfego de embarcações e garantir a segurança da navegação na área, até que o Serviço de Sinalização Náutica Leste (SSN-2) instale outra boia luminosa no local – a previsão é de que isso ocorra assim que melhorem as condições do mar. Em terra, militares do SSN-2 e do Com2ºDN fizeram reconhecimento na praia da Mariquita, no bairro do Rio Vermelho, para planejar a retirada da boia luminosa desgarrada. 
Conselho Universitário da USP aprova adoção de cotas sociais e raciais
Foto: Jornal do Campus - USP
O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) aprovou na noite desta terça-feira (4) a reserva de vagas para alunos de escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI) nos cursos de graduação da instituição – a medida valerá a partir do processo seletivo de 2018. Segundo informações da Agência Brasil, é a primeira vez que a USP vai adotar um sistema de cotas sociais e raciais. A reserva de vagas em cada curso e turno deverá ser implantada de forma escalonada: serão 37% das vagas de cada unidade de ensino e pesquisa; 40% em 2019 para cada curso de graduação; 45% em 2020, para cada curso e turno; alcançando 50% a partir de 2021. Sobre o percentual reservado para alunos de escola pública, serão destinados 37% de cotas para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas – a proporção equivale a quantidade desses grupos no estado de São Paulo, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A reserva de vagas será aplicada nas duas modalidades de seleção da qual a USP participa: a Fuvest e o Sistema Unificado de Seleção (Sisu). ). “Ao todo, em 2018, serão oferecidas 11.147 vagas. Desse total, 8.402 serão reservadas para candidatos aprovados pela seleção da Fuvest e 2.745 para o Sisu”, divulgou a instituição. A quantidade de vagas do Sisu aumentou em  407 vagas. Das 2.745 vagas reservadas para o Sisu, 423 serão destinadas à ampla concorrência; 1.312 para estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas; e 1.010 para alunos de escolas públicas autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI). O reitor da USP, Marco Antonio Zago, apontou o caráter histórico da decisão. “É emblemático, porque representa uma universidade que tem liderança e muita visibilidade no país. A inclusão social é um problema importante do ponto de vista de integração de nossa população”. Em 2017, a USP registrou um número de ingressantes vindos de escolas públicas em seus cursos de graduação, passando de 3.763 (34,6%) em 2016 para 4.036 estudantes (36,9%) neste ano. 
Novo sistema do TJ-BA promove baixa de processos de detentos provisórios
Foto: Cláudia Cardozo / Bahia Notícias
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) conseguiu, neste primeiro semestre, obter maior controle dos processos criminais relativos às prisões provisórias no Estado. O sucesso se deve a uma ferramenta que utiliza computação cognitiva – um sistema que foi integrado à rotina produtiva da Corte a partir do mutirão carcerário, realizado entre janeiro e abril de 2017. "Empresas privadas, como bancos, utilizam essa ferramenta para análise de crédito imobiliário, buscando elementos do perfil do cliente que indiquem se ele é ou não um potencial cliente para aquela linha de crédito", explica o secretário de Tecnologia da Informação e Modernização do Tribunal (Setim), Leandro Sady. O procedimento começa a partir da apuração de quantos processos da vara judicial são referentes a presos provisórios. Depois disso, o TJ-BA tem a tarefa de detectar quantos processos estavam sem registro de movimentação em períodos superiores a 30 dias. O último passo é extrair da base de dados do Sistema de Controle de Certidões (SCC), utilizado pelos cartórios de registro civil, informações sobre óbitos de presos provisórios, relacionando os nomes de pessoas mortas com processos registrados. "Também verificamos o nome da mãe do indivíduo para evitar confusões com homônimos", completa Sady. No caso de processos com réu morto, é preciso fazer a baixa, já que não há mais razão para o processo existir. Com essa aplicação, imediatamente foram identificados 11 mil processos passíveis de serem baixados, o que representa aproximadamente 8% de baixa no acervo de processos registrados. Elogiada pelo governador Rui Costa (PT), a iniciativa concorre à próxima edição do Prêmio Innovare, que prestigia experiências e ações que contribuem para tornar a Justiça mais eficiente. O sistema foi colocado à disposição do Conselho Nacional de Justiça para difundir a prática a outros tribunais do país.
Quarta, 05 de Julho de 2017 - 07:40

Temperatura cai a 10° nas dez cidades mais altas da Bahia

por Francis Juliano
Temperatura cai a 10° nas dez cidades mais altas da Bahia
Piatã, na Chapada, é município mais alto do estado / Foto: Guia de Turismo
A temperatura tem caído nos últimos dias em toda a Bahia.  Na manhã desta quarta-feira (5), a mínima fica em 10° nos dez municípios mais altos do estado. Oito deles estão situados na Chapada Diamantina. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas seguem baixas em Piatã, Rio de Contas, Barra da Estiva, Ibicoara, Bonito, Mucugê, Maracás, Vitória da Conquista, Novo Horizonte e Seabra. Ainda segundo o Inmet, em todas as cidades citadas a máxima pode chegar a 25° ao longo do dia.
Quarta, 05 de Julho de 2017 - 07:35

CBF altera data, local e horário do jogo entre Santos e Bahia

por Ulisses Gama
CBF altera data, local e horário do jogo entre Santos e Bahia
Foto: Divulgação
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou várias mudanças no jogo entre Santos e Bahia, válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida aconteceria na Vila Belmiro, em Santos, no dia 22 de julho, às 19h. Agora, o confronto será no dia 23, às 11h, no Pacaembu, em São Paulo. Segundo a entidade máxima do futebol nacional, a alteração aconteceu por opção do clube e para atender a grade de programação do canal Premiere.
Foto: Reprodução / CBF
Quarta, 05 de Julho de 2017 - 07:20

Sem Geddel, ACM Neto assume em definitivo protagonismo da oposição da Bahia

por Fernando Duarte
Sem Geddel, ACM Neto assume em definitivo protagonismo da oposição da Bahia
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
A prisão de Geddel Vieira Lima (PMDB) trouxe como consequência direta à política baiana o total protagonismo do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), na oposição ao governador Rui Costa (PT). O peemedebista vinha cambaleante desde o escândalo do La Vue, que o afastou do cargo de ministro da Secretaria de Governo – depois de duas derrotas consecutivas nas urnas, em 2010 ao governo da Bahia e em 2014 ao Senado. E, ao ser preso pela Polícia Federal, deixou de ser uma força palpável no espaço curto de tempo para o cenário político baiano. Desde 2012, quando ACM Neto ascendeu à prefeitura de Salvador, o herdeiro político do ex-senador Antônio Carlos Magalhães deu sinais de que tomaria as rédeas da oposição. Era um nome forte e tinha superado a derrota de quatro anos antes, quanto até tentou se desvincular das três letras que identificava o clã ACM. Costurou bem as alianças políticas e se aproximou de um adversário histórico do ancestral, Geddel Vieira Lima, com quem conseguiu, inclusive, formar uma chapa, em 2014, tendo Paulo Souto (DEM) como candidato ao governo e o próprio Geddel ao Senado. O prefeito não logrou êxito de levar aliados à vitória nas urnas, mas se mostrou um bom jogador no xadrez político local. Em 2016, quando tentou a reeleição, colocou vices do PMDB nas duas principais prefeituras do DEM, Salvador, com Bruno Reis, e Feira de Santana, com Colbert Martins ao lado do prefeito José Ronaldo. E ainda apoiou a derrocada do PT em Vitória da Conquista, após mais de 20 anos, com a eleição de Herzem Gusmão. Já detinha certa ascendência sobre o grupo controlado por Geddel e pelo irmão Lúcio Vieira Lima, porém teve que ser cauteloso para dividir os holofotes com o cacique peemedebista. Não mais. Ao ver o aliado atrás das grades, ACM Neto assume, de maneira praticamente definitiva, o papel de principal ator político a fazer oposição aos 12 anos do PT no governo da Bahia. Os outros jogadores, que já eram secundários antes, passam a condição de peões e espectadores das estratégias do grupo encabeçado pelo prefeito de Salvador, que há algum tempo não esconde a perspectiva de ser candidato ao governo em 2018. Sem Geddel, ACM Neto ganha mais espaço para ser protagonista na Bahia. Este texto integra o comentário da RBN Digital, veiculado às 7h, com reprise às 12h30.
PF deflagra desdobramento da Operação Ponto Final, do Rio de Janeiro
Foto: Reprodução / Ponto Final
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (5), no Rio de Janeiro, um desdobramento da Operação Ponto Final, com o objetivo de cumprir três mandados de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para prestar depoimento. Os agentes saíram da sede da PF por volta das 5h30. A Operação Ponto Final foi deflagrada na última segunda-feira (3), após a prisão do empresário do ramo de transportes Jacob Barata Filho, no domingo (2), no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão). A ação visava desarticular um esquema que movimentou R$ 260 milhões em propinas, envolvendo agentes públicos, políticos, representantes de órgãos responsáveis pela fiscalização do transporte público e empresários do setor de transporte. Foram presos durante a operação Jacob Barata Filho, Marcelo Traça Gonçalves, Lelis Marcos Teixeira, João Augusto Morais Monteiro, Marcelo Marques Pereira de Miranda, Carlos Roberto Alves, Otacílio de Almeida Monteiro, Eneas da Silva Bueno, Claudio Sa Garcia de Freitas e David Augusto da Câmara Sampaio. Eles já passaram a noite de segunda na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na região central do Rio. Já Rogério Onofre, ex-presidente do Departamento de Transportes Rodoviários do Rio (Detro), foi preso em Florianópolis pela Polícia Federal e transferido para a superintendência do Rio, mas ainda não deu entrada em Benfica, de acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).
Quarta, 05 de Julho de 2017 - 06:40

PF pede inclusão de Temer como investigado em inquérito contra PMDB da Câmara

por Rafael Moraes Moura e Breno Pires | Estadão Conteúdo
PF pede inclusão de Temer como investigado em inquérito contra PMDB da Câmara
Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
Em relatório encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal pediu que o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) sejam incluídos no rol de investigados de um inquérito já instaurado contra o PMDB na Câmara dos Deputados no âmbito da Operação Lava Jato. O processo em questão possui atualmente 15 investigados, entre eles o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o doleiro Lúcio Funaro, o líder do governo no Congresso, André Moura (PSC-SE), o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), a ex-prefeita de Rio Bonito (RJ) Solange Almeida e o lobista Fernando Falcão Soares, o Fernando Baiano, um dos delatores da Operação Lava Jato. O inquérito foi instaurado a partir do desmembramento do "inquérito-mãe" da Lava Jato, por determinação do então ministro Teori Zavascki, que atendeu a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e dividiu as investigações por partidos políticos. Em despacho assinado em 26 de junho, o delegado Marlon Oliveira Cajado dos Santos, da Polícia Federal, comentou o avanço das investigações e citou o acordo de colaboração premiada firmado por executivos do Grupo J&F. De acordo com o delegado, com a deflagração da Operação Patmos, foi possível observar, em um dos anexos, conversas entre Joesley Batista e o presidente Michel Temer, "onde o primeiro comunica que estaria efetuando pagamentos a Lúcio Bolonha Funaro e Eduardo Cunha, supostamente, para mantê-los em silêncio acerca dos ilícitos envolvendo atividades da J&F Investimentos, além de planos para corromper de juízes e procurador da República responsáveis pelas ações penais decorrentes das investigações das Operações Sépsis, Cui Bono e Greenfield". O delegado observou ainda que surgiram "novos relatos" que confirmaram as atuações do PMDB da Câmara junto à Caixa Econômica Federal, e "citando o suposto envolvimento de outras pessoas com foro originário no STF", entre elas o presidente Michel Temer, Padilha e Moreira Franco. O relator do inquérito, Edson Fachin, deve decidir se inclui Temer no rol de investigados depois do recesso do Judiciário, que vai até 31 de julho. Em depoimento no início de junho, Funaro disse à Polícia Federal que Temer fez uma "orientação/pedido" para que uma "comissão" de R$ 20 milhões proveniente de duas operações do Fundo de Investimento do FGTS fosse encaminhada para a sua campanha presidencial de 2014 e, também, para a de Gabriel Chalita à Prefeitura de São Paulo, em 2012. Temer já foi denunciado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por corrupção passiva. O presidente também é investigado por obstrução de justiça e participação em organização criminosa. A Polícia Federal concluiu que o presidente cometeu o crime de obstrução à investigação de organização criminosa em relatório encaminhado ao STF no dia 26 de junho, no qual também vê a mesma conduta criminosa do ex-ministro do governo Temer Geddel Vieira Lima e de Joesley Batista. 

Após visita a Geddel, Lúcio tem reunião com Temer no Palácio do Planalto
Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Câmara
Um dia após a prisão do irmão, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) se reuniu com o presidente Michel Temer nesta terça-feira (5). De acordo com a agenda oficial, divulgada no portal da Presidência da República, o parlamentar foi recebido por Temer às 13h30, na sequência de uma reunião com a participação do ministro Moreira Franco (Secretaria –Geral da Presidência) e líderes da base aliada, que ocorreu às 13h. Ainda de acordo com a agenda presidencial, o encontro foi no Palácio do Planalto. Segundo o Bom Dia Brasil, da TV Globo, Lúcio visitou Geddel um pouco antes, na Superintendência da Polícia Federal em Brasília – horas depois, ele foi transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda, também na capital federal. 




O POETA MARATONISTA!
          
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                        CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                        Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, intspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registratdo em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Critstóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DEt VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....t

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.

t

t
tt

t

t com credenciamento CFMO 097}

     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  tde  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP

********************************************************************************
TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA DAS PEDRAS SETOR NORTE DA ARENA FONTE NOVA /BAHIA/BRASIL/20
******************************************************************************

                                      GALERIA DE  FOTOS

FOTOS DE FRANK CHAGAS  NO  VITÓRIA 1961 

Vitória Campeão 
 Torneio Início 30/07/1961/Fonte Nova


                              VITÓRIA CAMPEÃO DO TORNEIO INÍCIO 30/07/1961

EC Vitória campeão do Torneio início de 1961/ na primitiva Fonte Nova, com mais de 22 mil pessoas, Flu de Feira foi o vice-campeão. Torneio inicio Organizada pela ABCD - Associação Bahiana dos Cronistas Desportivo.
O citado Torneio, tradicional da então FBDT - Federação Bahiana de Desporto Terrestre (atual FBF). Abria o tradicional Campeonato Baiano de profissionais, desde dos primórdios, do citado campeonato da antiga FBDT (atual FBF).
Frank Chagas, com este titulo do torneio início, tornou-se o primeiro jogador metense no Profissional da Bahia, a sagra-se Campeão de evento profissional do futebol Baiano.
Neste citado Torneio, a renda era para ABCD, a Fonte Nova, recebeu um público excelente de mais de 22 mil pessoas pagantes..
Em pé: Frank Chagas, Touro, Ouri, Medrado, Carlos Alberto... Agachados: Reginaldo (2º), Matos, Carlinhos Gonçalves e Ricardo. Tecnico Pinguela


FLU DE FEIRA VICE-CAMPEÃO DO TORNEIO 1961

Flu de Feira Vice-campeão do Torneio Início de 30/07/1961/Fonte Nova

VITÓRIA 0x 2 FLU DE FEIRA/Campeonato Baiano de 1961

Time do Vitória 1961 Fonte Nova, Ataque, agachados: Frank (nº 7), Reginaldo, Matos, Carlinhos Gonçalves....Em pé: dentre outros, vemos Nelinho e Boquinha (direita da foto), Jornal Tarde 24/09/1961 (jogo abaixo).

Nessa partida o EC Vitória jogava pela sequencia do campeonato Baiano de Profissionais, na primitiva Fonte Nova, diante do timaço do Flu de Feira e o Vitória foi derrotado por 3x2, com Frank Chagas na ponta direita (ele, Frank, era o coringa do Vitoria e jogava, em várias posições, ataque, defesa, meio campo, sendo técnico o excelente jogador Pinguela (exercia dupla função de jogador e técnico interino do Leão da Barra)).

Nenhum comentário:

Postar um comentário