quinta-feira, 27 de julho de 2017

NOTICIAS DA POLITICA BAIANA E BRASILEIRA

 uinta, 27 de Julho de 2017 - 07:20

PR quer espaço no governo Rui sem tirar olho de vaga na majoritária da oposição em 2018

por Fernando Duarte
PR quer espaço no governo Rui sem tirar olho de vaga na majoritária da oposição em 2018
Carletto é protagonista indireto de mudanças no PR | Foto: Divulgação
A tensão criada pelo PR para obter o controle total da Secretaria de Turismo, o que evoca o comando da Bahiatursa, atualmente dirigida por Diogo Medrado, não é meramente para ampliar o espaço da legenda no governo Rui Costa (PT). Rachado desde as eleições de 2014, quando a parcela da sigla ligada a Jonga Bacelar não quis marchar com o petista, o PR quer voos mais altos nas eleições de 2018. E não esconde as pretensões. O presidente do partido, José Carlos Araújo, admitiu a possibilidade de crescimento com a atração de deputados federais e estaduais, com a posterior briga por uma vaga na majoritária. Como a conta de candidatos na base aliada de Rui está com mais sobras do que o lado oposto, não seria uma surpresa o desembarque dos republicanos do governo e a migração para a oposição. O bolão de apostas políticas sugere que o deputado federal Ronaldo Carletto, atualmente no PP, será o protagonista indireto desse movimento. Carletto almeja uma candidatura ao Senado e o PR estaria disposto a ceder o espaço. Num contexto em que a articulação política de Rui precisa fazer um arranjo que inclua ao menos PT, PP e PSD, deixando o PR à mingua nesse processo, a porta para a saída do partido da base fica escancarada. Nenhum dos envolvidos, entretanto, sinaliza esse caminho e insistem em negar que as movimentações seguem essa direção. Porém é sabido que a proximidade de Jonga Bacelar com o grupo ligado a ACM Neto (DEM) não é nova e está longe de ser superficial. Caso a aliança do prefeito de Salvador confirme o espaço para o PR, já com Carletto filiado, Jonga juntaria “a fome com a vontade de comer” – com o perdão do trocadilho. Até lá, no entanto, o PR seguirá em banho-maria, ocupando espaços no governo Rui e negociando nos bastidores para aumentar as bancadas e alçar mais voos mais altos, provavelmente longe das asas do governador. Este trecho integra o comentário desta quinta-feira (27) para a RBN Digital, veiculado às 7h e com reprise às 12h30, e para as rádios Irecê Líder FM e Clube FM.
Lava Jato: Ex-presidente do BB e Petrobras, Aldemir Bendine é alvo de mandado de prisão
Foto: Wilson Dias/ABr
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (27) a 42ª fase da Operação Lava Jato. Nesta etapa, são cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária no Distrito Federal e nos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, um deles contra o ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras, Aldemir Bendine. De acordo com a PF, Bendine e pessoas a ele relacionadas teriam pedido vantagens indevidas por causa dos cargos exercidos, para que a holding Odebrecht não viesse a ser prejudicado em futuras contratações da Petrobras. Para compensar, o grupo teria pagado ao menos R$ 3 milhões em espécie. Ainda de acordo com a PF, os pagamentos foram interrompidos somente após a prisão de Marcelo Odebrecht. A 42ª fase da Lava Jato foi batizada de 'Cobra", em menção a um apelido dado a Bendine em planilhas da Odebrecht apreendidas no Setor de Operações Estruturadas da companhia. Os presos desta etapa serão encaminhados à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. 
Robinson critica 'promoção pessoal' de Neto por viagens ao interior: 'deveria governar capital'
Foto: Elói Correia/ GOVBA
O deputado federal Robinson Almeida (PT-BA) criticou nesta quarta-feira (26) o prefeito ACM Neto, pelo que classificou como “completo descaso” com a população de Salvador. “Antes de buscar promoção pessoal no interior, Neto deveria governar a capital, que sofre com as crises na educação e na saúde”, declarou. Robinson faz menção às viagens que o democrata fará nos próximos dias: ele visitará os municípios de Cruz das Almas e Jacobina, acompanhado de parlamentares e lideranças. O deputado avalia que os compromissos têm “claras intenções eleitorais”. “Enquanto o prefeito faz campanha, estudantes de Salvador estão sem fardamento e a população nos bairros sofre sem assistência básica de saúde”, apontou.
Quinta, 27 de Julho de 2017 - 06:40

Temer prorroga prazo de saque do FGTS inativo em casos especiais

por Tânia Monteiro e Carla Araújo | Estadão Conteúdo
Temer prorroga prazo de saque do FGTS inativo em casos especiais
Foto: Agência Brasil
O presidente Michel Temer assinou decreto que prorroga até 31 de dezembro de 2018 o prazo para saques de contas inativas do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) apenas para casos de "comprovada impossibilidade de comparecimento pessoal do titular" à Caixa Econômica Federal. Pelo decreto assinado anteriormente, nesta segunda-feira, dia 31 de julho, se encerrava o prazo de saque destas contas. Segundo fontes do Planalto, a medida irá beneficiar, por exemplo, pessoas com enfermidade grave que não poderiam ir à Caixa Econômica até 31 de julho e até quem esteve preso no período em que poderia retirar os seus recursos. O governo usou o dinheiro do FGTS não só para tentar alavancar a economia, como até para tentar melhoria da sua popularidade. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o saque de contas inativas do FGTS ajudou a incentivar as compras dos brasileiros em julho. A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu 0,2% em julho ante junho, para 77,3 pontos. Em relação a julho do ano passado, houve um aumento de 12,5%. Apesar de muitos brasileiros terem usado o dinheiro para quitar dívidas, fazer compras ou até uma poupança, a medida não trouxe nenhum ganho à popularidade do presidente Temer, que foi atingido pela delação premiada do dono da JBS, Joesley Batista.
Baianos que votarem a favor de denúncia contra Temer não serão punidos, garante Otto
Foto: Geraldo Magela/ Agência Senado
O presidente do PSD na Bahia, senador Otto Alencar, assegurou que não haverá nenhuma sanção do diretório nacional da sigla a deputados federais baianos que votem a favor da denúncia por corrupção passiva contra o presidente Michel Temer. A apreciação da ação oferecida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, está marcada para o próximo dia 2 de agosto. O PSD nacional, comandado pelo ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, fechou questão a favor de Temer. Geralmente, quando partidos fecham questão em torno de determinada matéria, os parlamentares desobedientes podem sofrer punições. “Na Bahia, não haverá sanção nenhuma. O presidente [Kassab] já garantiu isso. O PSD nasceu na Bahia, Kassab sabe da minha posição contra Temer”, afirmou Otto, em entrevista ao Bahia Notícias nesta quarta-feira (26). O senador disse também que vai orientar os bancada baiana da agremiação a se posicionar contra o peemedebista, principalmente por não ter concedido ao governo estadual dois empréstimos, um do Banco do Brasil e outro do Banco Europeu de Investimento. “Ele deu a palavra a mim e ao governador Rui Costa que faria isso, mas não cumpriu”, reclamou. Otto ainda avaliou que não deve haver nenhum tipo de constrangimento caso baianos se coloquem favoráveis ao presidente da República, mesmo fazendo parte, em âmbito estadual, de uma sigla que integra a base do governador Rui Costa (PT), oposição a Temer. “Não acho que exista isso. O voto vai da consciência de cada um”, disse. 
Quinta, 27 de Julho de 2017 - 00:00

Descontente com Nilo, Manassés sairá do PSL: 'Não temos espaço no partido'

por Bruno Luiz
Descontente com Nilo, Manassés sairá do PSL: 'Não temos espaço no partido'
Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias
Insatisfeito no PSL, o deputado estadual Manassés não ficará no partido por muito tempo. Em entrevista ao Bahia Notícias, o parlamentar afirmou que já decidiu sobre sua saída da agremiação e deve esperar apenas a abertura da janela partidária para buscar um novo ninho político. Por enquanto, ele vislumbra voltar ao PSB, pelo qual se elegeu para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). “Me posicionar neste momento é muito cedo, mas eu não fico no PSL. Entretanto, ainda não tenho o partido definido. Estou sendo procurado por alguns partidos, deputados, mas ainda sem definição”, explicou o deputado, que preferiu não citar com quais agremiações têm negociado. O ainda social-liberal creditou sua saída ao estilo um tanto “personalista” do presidente do partido no estado, deputado estadual Marcelo Nilo. “Nunca temos horário na TV. A única pessoa que aparece é Marcelo Nilo. Não temos espaço dentro do partido”, reclamou. A insatisfação de deputados da sigla com Nilo é pública. No início deste ano, a bancada reivindicou aumento de espaço no governo Rui Costa, sob o argumento de que a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e a Embasa são comandadas por nomes ligados diretamente ao ex-presidente da AL-BA, e não indicados por eles. O mal-estar levou os deputados a desembarcarem da base do Rui, formando um bloco independente na Casa, em uma estratégia que acabou isolando Nilo no PSL, deixando-os em voo solo para negociar diretamente com o governador (relembre). Entretanto, a tentativa não deu certo, já que Jurandy Oliveira e Euclides Fernandes deixaram a sigla, o que acabou fazendo com o que PSL perdesse a condição de bloco independente (leia aqui). Com isso, perderam também a força política para pleitear mais espaço junto a Rui. Além de Manassés, a sigla pode perder também o próprio Nilo. O parlamentar estuda deixar a agremiação, a depender do resultado da reforma política (veja aqui).
Bahiafarma quer se consolidar como produtor de insulina para Brasil e países vizinhos
Ronaldo Dias | Foto: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias
Após registro concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para produção e distribuição de insulina em território nacional (veja aqui), a Bahiafarma "quer se formatar como um player de insulina", afirmou o presidente da empresa, Ronaldo Dias. Em entrevista ao Bahia Notícias, ele explicou que o acordo para produção partiu do próprio Ministério da Saúde, provavelmente devido ao trabalho realizado na fabricação de testes rápidos de arboviroses, como zika e dengue. "O ministério acredita hoje que produtos estratégicos devem ter uma produção nacional e essa produção deve ter condição de concorrer para que o preço para o SUS [Sistema Único de Saúde] seja o menor possível", explicou. "Acho que, em virtude do bom trabalho do teste de diagnóstico, começamos a ter oportunidade de ter outros projetos junto ao ministério e começamos a discutir essa possibilidade da insulina", acrescentou. O projeto é fruto de uma parceria entre a Bahiafarma e a empresa ucraniana Indar, uma das líderes mundiais na fabricação de insulina, e prevê a instalação de uma fábrica na Bahia. "A gente está em discussão sobre o projeto. Acredito que deva começar [a construção da fábrica], se não esse ano, no início do ano que vem", pontuou Dias. Ainda assim, a previsão é que ainda em outubro deste ano a estatal baiana já inicie o fornecimento de insulina para o SUS. O gestor acredita que, no futuro, a Bahia dominará todo o processo de produção. "A gente quer dominar a tecnologia em território nacional, fazer até a produção do IFA [Insumo Farmacológico Ativo], fazer todo o processo da insulina aqui na Bahia. A tendência é que instale a fábrica e domine toda essa tecnologia aqui no estado", ressaltou. A princípio, toda a produção será adquirida pelo Ministério da Saúde, representando 50% do estoque nacional. O restante seria produzido pela atual fornecedora, a mineira Fundação Ezequiel Dias (Funed). A expectativa é que a produção se amplie e a Bahiafarma passe a fornecer insulina para países vizinhos. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil tem aproximadamente 18 milhões de diabéticos, dos quais 600 mil são portadores de diabetes tipo 1, ou seja, dependentes de insulina.
Quinta, 27 de Julho de 2017 - 00:00

Caciques do DEM evitam falar sobre não apoio do partido ao PSDB, evocado por Maia

por Júlia Vigné
Caciques do DEM evitam falar sobre não apoio do partido ao PSDB, evocado por Maia
Agripino Maia e Aleluia | Montagem: Bahia Notícias
O presidente do Democratas, senador José Agripino Maia (RN) e o deputado federal José Carlos Aleluia (BA), presidente estadual do partido na Bahia, se esquivam de comentar a afirmação dada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de que o DEM não tem condições de apoiar o PSDB para presidente nas eleições de 2018 (veja aqui). Escorregadios, os parlamentares afirmam ser “cedo demais” para realizar tais afirmações. O presidente do partido nacionalmente, senador Agripino, afirmou que não soube da declaração de Rodrigo Maia e que “ainda está muito longe de 2018”. “Ainda não tem nada, não tem isso”, disse. Rodrigo Maia é o sucessor imediato do presidente Michel Temer. Caso o peemedebista saia da presidência da República, por meio da aprovação da denúncia e decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), quem assume o cargo é Maia, que já estaria realizando articulações com partidos da base. Aleluia sustentou que o partido tem pretensões de ter candidato nas eleições presidenciais. “Não é hora de ter essa decisão. O DEM precisa de um projeto próprio. Temos vários nomes, eles também. Vamos esperar”, desconversou. A afirmação de Maia foi dada em entrevista ao site Poder360. Maia comentou que o Democratas não teria condições de apoiar os tucanos. A declaração foi dada após Maia ter se reunido com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Para o presidente da Câmara, primeiro o DEM deve se organizar internamente com foco em eleger os governadores. O parlamentar ainda afirmou que nota uma postura de imposição do PSDB sobre o DEM nas questões de apoio em eleições presidenciais, tese que os parlamentares não quiseram comentar.
Janot pede ao STF abertura de novo inquérito contra senador Fernando Bezerra Coelho
Foto: Wilson Dias/ ABr
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF), que um inquérito seja aberto para investigar denúncias de corrupção passiva e lavagem de dinheiro contra o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE). As suspeitas surgiram nas delações premiadas de executivos da Odebrecht. O pedido será analisado pelo relator da Operação Lava Jato na Corte, Edson Fachin, apenas a partir de 1º de agosto, quando o Supremo volta do recesso forense de julho. Dois delatores, João Antônio Pacífico Ferreira e Carlos Fernando Vale Angeiras, afirmaram que houve acordo na licitação e pagamentos irregulares decorrentes das obras do Complexo Industrial Portuário de Suape. Segundo eles, o dinheiro foi pago a um interlocutor do então governador de Pernambuco, Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo em 2014, e também a um interlocutor de Bezerra. O senador já é alvo de outro inquérito, também aberto com base nas delações da Odebrecht. Em outubro do ano passado, Bezerra Coelho foi denunciado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro por irregularidades durante a construção da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco. Em nota, a defesa do senador diz que não foi oficialmente comunicada do novo pedido de investigação e que Bezerra está à disposição das autoridades.
Prefeitura entrega casas do Minha Casa Minha Vida em local que abrigava favela
Foto: Divulgação / Secom
A prefeitura entregou nesta quarta-feira (26) as chaves das casas de um conjunto residencial em Cajazeiras V para 440 famílias. O Recanto do Luar foi construído como parte do programa Minha Casa Minha Vida no lugar de uma favela que era conhecida como Portelinha. A obra foi realizada pelo governo federal, com orçamento de R$ 29,5 milhões. A prefeitura foi responsável por selecionar os beneficiados, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). Para definição dos beneficiários, foram adotados critérios técnicos e sociais: residentes de áreas de risco, idoso, gestante, deficiente físico e filhos pequenos na formação familiar, e inclusão no Cadastro Único. Das 440 famílias que serão contempladas, 418 já assinaram contrato com a Caixa Econômica Federal (CEF). A Portelinha era formada por casas de madeira, lona e barro à beira de um canal. Já o residencial Recanto do Luar conta com 22 prédios com cinco pavimentos (térreo e mais quatro andares). Os apartamentos têm área de 59 m², onde estão distribuídos um hall de entrada, um hall de circulação, um banheiro, dois dormitórios e uma cozinha com área de serviço.
Henrique Meirelles recebeu R$ 217 milhões com empresa de consultoria, diz site
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, recebeu R$ 167 milhões em contas no exterior, três meses antes de assumir o comando da pasta. De acordo com informações do site BuzzFeed, as contas foram irrigadas com dinheiro de grandes empresas, incluindo a J&F do delator Joesley Batista, responsável por denúncias contra o presidente Michel Temer. Quatro meses depois de chegar ao Ministério, Meirelles ainda embolsou mais R$ 50 milhões. As duas transações foram feitas a partir das contas da empresa de consultoria dele, a HM&A. Nos dois casos, a empresa  assessorou grandes empresários, deu palestras e os auxiliou na realização de grandes investimentos. Apesar de ter mantido a quantia milionária fora do país quando era consultor de grandes empresas, Meirelles, agora ministro, disse em nota que "confia integralmente nas instituições financeiras brasileiras e aconselha investidores a deixar seus recursos no Brasil porque o país oferece melhores relações de risco/retorno". Procurado, o ministro afirmou que os pagamentos foram feitos fora do país porque seus contratantes eram empresas globais. O ministro também não detalhou quanto recebeu de cada uma das empresas que o contrataram.
Rui se reúne com chineses em Brasília para discutir investimentos na Bahia
Foto: Camila Peres/ GOVBA
O governador Rui Costa se encontrou nesta quarta-feira (26), em Brasília, com investidores chineses para discutir uma parceira entre o governo da Bahia e empresários das principais empresas de infraestrutura do país asiático. As conversas ocorreram na residência oficial do embaixador Li Jinzhang, com os representantes da CREC10, CREC4, ERG, CCCC, Concremat Engenharia, China Minmetals e Bamin. De acordo com a assessoria do governo, Rui apresentou o estado como porta de entrada dos investimentos que a China pretende fazer no Brasil.  Ele ofereceu como atrativo a finalização da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), construção do Porto Sul e o minério de ferro. Os projetos serão parte de um consórcio a ser formado pelas empresas interessadas.  "Este projeto é o número um na área de infraestrutura. A viabilidade econômica de cada um depende do todo. Por isso, reafirmo o compromisso do governo da Bahia e o nosso total empenho para o sucesso desta parceria", afirmou Rui. O governador ainda afirmou que estará na China em setembro e pretende documentar esta parceria, assinando termo de compromisso. O embaixador chinês disse que as empresas reafirmaram o interesse no estado e o desejo de começar as obras em breve.
Temer assina MP que cria programa de demissão voluntária para servidores
Foto: Marcos Corrêa/PR
O presidente Michel Temer assinou nesta quarta-feira a medida provisória que cria o programa de demissão voluntária (PDV) para os servidores do Poder Executivo. Por se tratar de uma MP ela terá força de lei a partir da publicação no Diário Oficial da União (DOU) - que deve acontecer nesta quinta-feira (25) e com aprovação no Congresso Nacional em até 120 dias. O Planalto espera economizar cerca de R$ 1 bilhão com a medida a partir do próximo ano. Para estimular a adesão dos servidores ao plano, o governo deve conceder um salário e meio para cada ano trabalhado. De acordo com a Folha de S. Paulo, a despesa com o funcionalismo representa R$ 284 bilhões no Orçamento, ficando atrás apenas do pagamento de aposentadorias (aproximadamente R$ 560 bilhões).
TCM aprova com ressalvas contas da Transalvador e aplica multa a superintendente
Foto: Max Haack / Agecom
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou com ressalvas as contas de 2016 da Transalvador. O relator do parecer, conselheiro Fernando Vita, multou o superintendente Fabrizzio Muller em R$ 1.500,00 pelas falhas contidas no relatório anual. O TCM registrou falhas no documento quanto à aplicação de uma lei federal que trata de licitações e contratos. No último ano, a Transalvador teve uma receita de aproximadamente R$ 78,6 milhões, quase a metade do que era previsto - cerca de R$ 157,9 milhões. As despesas ficaram em pouco mais de R$ 176 milhões, resultado em um déficit de R$ 97,6 milhões.
Janot defende manutenção de Cunha na prisão em parecer enviado ao STF
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot | Foto: STF
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, defendeu que o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) continue preso em Curitiba. Cunha está preso desde outubro de 2016, após ordem de prisão preventiva do juiz federal Sérgio Moro. Janot se manifestou em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito de um dos três processos abertos pela defesa do ex-presidente da Câmara dos Deputados. "Nem mesmo o afastamento do posto de presidente da Câmara dos Deputados, a assunção da condição de réu em diversas ações penais e a imposição da grave medida cautelar desviaram-no do caminho da ilicitude", disse Janot no parecer. O procurador-geral também destacou que Moro realizou uma fundamentação "farta" para justificar a prisão preventiva. A defesa alega que a afirmação de que existem recursos ocultos no exterior é uma ilação. “Não há qualquer elemento que aponte um suposto agir voltado a atos criminosos desde o seu afastamento [do cargo de deputado]”, afirmou a defesa. O habeas corpus de Eduardo Cunha deve ser encaminhado para julgamento na Segunda Turma do STF na próxima semana.
Quarta, 26 de Julho de 2017 - 20:00

Lava Jato pegou com Cunha lista de 'loteamento de cargos ao PMDB'

por Julia Affonso e Fausto Macedo | Estadão Conteúdo
Lava Jato pegou com Cunha lista de 'loteamento de cargos ao PMDB'
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
A Operação Catilinárias, desdobramento da Lava Jato que atingiu em cheio as principais lideranças nacionais do PMDB, em dezembro de 2015, apreendeu com o então presidente da Câmara Eduardo Cunha (RJ), 'documentos referentes ao loteamento de cargos' na Petrobras, em favor do partido durante os governos Lula e Dilma. As informações foram compartilhadas pelo Supremo Tribunal Federal com o Ministério Público Federal, no Paraná, e anexadas a um processo da Lava Jato nesta segunda-feira (24). A força-tarefa informou ao juiz federal Sérgio Moro que 'foram encontrados documentos referentes ao loteamento de cargos provavelmente em favor do PMDB'. 'Um dos documentos traz informações acerca de cargos no 'Gov Lula' e 'Gov Dilma', em alusão aos Governos dos ex-presidentes da República Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, sendo que na coluna 'Gov Lula' consta 'Dir Int Petrobras' e '1/2 Dir Abast Petrobras', o que faz alusão à diretoria Internacional da Petrobras e à diretoria de Abastecimento da Petrobras", diz o documento da Procuradoria da República. As duas páginas anexadas pelos procuradores estão escritas a mão. Em uma delas há menção à 'Caixa'. Na primeira coluna, está escrito 'vice-p jurídica' e vice loterias'. Na segunda, 'igual'. A outra folha tem o título 'cargos' e está dividida em duas colunas 'Gov Lula' e 'Gov Dilma'. Há menção a diversos ministérios. Na lista estão Turismo, Agricultura, Previdência, Comunicação, Minas e Energia, entre outros. No campo 'Min Comunicação', o documento apreendido com Eduardo Cunha ainda aponta para 'Correios' e 'Anatel'. Em 'Min M Energia', os investigadores identificaram 'Furnas'. As anotações indicam ainda 'B Brasil'. No campo 'Gov Lula', há menção a 'vice pres gov' e 'vice pres TI'. Ao lado, no campo 'Gov Dilma', há a palavra 'nada'. Quando foi deflagrada, em 2015, a Catilinárias vasculhou a residência oficial da Presidência da Câmara, então ocupada por Eduardo Cunha. Na ocasião, a Polícia Federal apreendeu o celular do peemedebista. Eduardo Cunha está preso desde outubro de 2016. O ex-deputado do PMDB já foi condenado por Moro a 15 anos e quatro meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele também é réu em ação penal na 10ª Vara Federal de Brasília por esquema de corrupção no âmbito do FI-FGTS. O ex-deputado estaria disposto a fazer delação premiada.
Temer tenta convencer deputados indecisos por telefone para tentar barrar denúncia
Foto: Alan Santos/PR
O presidente Michel Temer decidiu adotar a estratégia de ligar para os deputados indecisos para tentar barrar a denúncia contra ele na Câmara dos Deputados. Segundo informações do G1, os contatos por telefone são feitos no intervalo entre os eventos públicos e a agenda interna do presidente. Aliados apontam que Temer pede aos deputados que leiam a peça da defesa feita pelos seus advogados. Nos últimos dias, o presidente também tem feito com mais frequência encontros com políticos e anúncios de repasses de verba para estados e municípios. A votação que vai decidir se a denúncia contra ele vai seguir para o Supremo Tribunal Federal (STF) acontece na próxima quarta-feira.
Governo tem déficit de R$ 56,09 bilhões no 1º semestre e registra maior rombo desde 1997
Foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas
O governo federal registrou déficit primário de R$ 56,09 bilhões no primeiro semestre deste ano. O número é o pior para o período desde o início da série histórica, em 1997, há 21 anos. Os dados foram divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional nesta quarta-feira (26). Anteriormente, o maior rombo para os primeiros seis meses do ano havia sido alcançado em 2016, com déficit primário de R$ 36,47 bilhões. Este é o terceiro ano consecutivo em que as contas do governo ficam negativas. Apesar do resultado, a equipe econômica do Planalto ainda não cogita alterar a meta fiscal de 2017, que é de déficit de até R$ 139 bilhões. “Não temos discussão sobre mudança de meta. Não negamos que ela é desafiadora, mas estamos demonstrando todo nosso engajamento com ela, com ações concretas”, disse a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, nesta quarta.
Substituta da Cátedra na Bahia Pesca também contratou parentes de políticos do PP
Parentes de Leão e Negromonte contratados pela ADM | Foto: Montagem / BN
Além do Instituto Cátedra (veja aqui), a Fundação ADM, que também prestou serviços de assistência técnica rural à Bahia Pesca, contratou parentes de políticos do Partido Progressista. A entidade substituiu o instituto na prestação de serviços de assistência técnica rural a pescadores e firmou contrato com a Bahia Pesca no valor de R$ 30 milhões. A empresa do governo baiano é controlada por aliados do ex-ministro das Cidades, Mário Negromonte, atual conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o irmão de Mário, Agnelo Mendes Negromonte, foi contratado pela Fundação ADM. Ele mora em Paulo Afonso, reduto eleitoral do clã Negromonte, e ocupa a vice-presidência do diretório municipal do partido e mantém um site de notícias. Além dele, também foi contratada pela Fundação ADM Karine Pepe de Sousa Leão, sobrinha do vice-governador João Leão. Um ano antes, ela havia prestado serviços ao Instituto Cátedra. Presidente da Bahia Pesca, Dernival de Oliveira Júnior afirmou que "não tem influência sobre as contratações de funcionários das empresas contratadas, fazendo gestão apenas da execução de seus contratos". O Tribunal de Contas do Estado (TCE) questionou os contratos da Bahia Pesca com a Fundação ADM, assim como no caso do Instituto Cátedra. Uma auditoria atestou fragilidade na fiscalização, descumprimento no plano de metas e indícios de pagamento indevido à entidade que, pelo acordado, deveria contratar 190 técnicos, mas tinha apenas 96. Os auditores também constataram que entre 2014 e 2015 o número de beneficiários da assistência técnica foi reduzido quase à metade, caindo de 12,5 mil para 7.000 famílias. Por outro lado, o gasto praticamente dobrou, subindo de R$ 8,8 milhões em 2014 para R$ 15 milhões em 2015. Ainda segundo a publicação, a Bahia Pesca negou, em nota irregularidades e falhas na fiscalização do contrato. Os dirigentes da fundação não foram localizados para falar sobre o assunto.
Quarta, 26 de Julho de 2017 - 18:40

Banco Central reduz taxa básica de juros para 9,25% ao ano

por Estadão Conteúdo
Banco Central reduz taxa básica de juros para 9,25% ao ano
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, nesta quarta-feira (26) por unanimidade, reduzir a taxa básica de juros, a Selic, em 1 ponto porcentual (pp), de 10,25% para 9,25% ao ano. A redução vai ao encontro da expectativa da maioria do mercado financeiro. De um total de 41 instituições consultadas pelo Projeções Broadcast, 39 esperavam corte de 1 ponto porcentual da Selic, enquanto duas projetavam redução de 0,75 ponto porcentual. A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 5 e 6 de setembro de 2017.
Caixa 2 em Candeias: Justiça faz buscas em agência de campanha de Pitágoras
Foto: Reprodução / Toda Bahia
A Polícia Federal cumpriu, na tarde desta terça (26), um mandado de busca e apreensão na agência de publicidade Atenas, responsável pela campanha do prefeito Dr. Pitágoras (PP) em 2016. O objetivo foi apurar se os serviços da empresa foram pagos com caixa dois de campanha. Autora do processo, a coligação "É hora de defender Candeias" apontou que os serviços publicitários não foram contabilizados na prestação de contas da campanha de Pitágoras, seja a título de despesa e/ou doação. Por isso, a coligação solicitou a "expedição de mandado de busca e apreensão a ser executado em agência de propaganda local de todo e qualquer documento que se refira à eleição de Candeias, inclusive desktops e notebooks, bem como na sede da empresa Estúdio Zero para que se proceda a apreensão de documentos, mídias e equipamentos utilizados na produção de programas eleitoral dos representados", dentre outras medidas para produção de provas contra a eleição do gestor. O juiz eleitoral Tadeu Bandeira definiu que a busca e apreensão deverá ter como alvo os documentos e arquivos que se refiram à campanha de Pitágoras em 2016, possivelmente existentes na sede da empresa . Segundo ele, a legislação eleitoral 9.504/97 no art. 386-A define que prova testemunhal singular, quando exclusiva, não será aceita nos processos que possam levar à cassação do mandado. "Circunstância que prova e reforça a necessidade da busca e apreensão no presente caso, notadamente diante dos indícios trazidos de que pode ter havido a decisiva participação da empresa Atenas na campanha do candidato eleito", relatou no documento. Na mesma decisão, o juiz quebrou o sigilo bancário do irmão do prefeito para investigar se ele realmente sacou de uma das contas R$ 150 mil às vésperas do pleito, valor que teria sido destinado a compra de votos, que se comprovado é considerado crime eleitoral com pena de cassação e inelegibilidade.

TOTAL DE ACESSOS  MAIS  DE  UM  MILHÃO  A PARTIR DO DIA 07/07/2017


MAIS DE 1.0100 MILHÃO - /10/07/17 - ACESSOS,  RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!
Alemanha Mais de  181 Mil,  líder  Internacional  de  Acessos, Estados Unidos  mais  128 Mil. Nos  Mais de 100  Países do Planeta  Terra
487 ML ACESSOS INTERNACIONAIS,  VISIBILIDADE  EM MAIS  DE 100 PAÍSES NO PLANETA TERRA.....

Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
517429
Alemanha
181896
Estados Unidos
128194
Rússia
45562
Malásia
19730
China
14395
Ucrânia
9022
França
6117
Portugal
5660
Índia
4199






O POETA MARATONISTA!
          
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                        CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                        Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, intspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registratdo em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Critstóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DEt VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANA

t
tt

t

t com credenciamento CFMO 097}

     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  tde  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP

********************************************************************************
TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA DAS PEDRAS SETOR NORTE DA ARENA FONTE NOVA /BAHIA/BRASIL/20
******************************************************************************

                                      GALERIA DE  FOTOS

FOTOS DE FRANK CHAGAS  NO  VITÓRIA 1961 

Vitória Campeão 
 Torneio Início 30/07/1961/Fonte Nova


                              VITÓRIA CAMPEÃO DO TORNEIO INÍCIO 30/07/1961

EC Vitória campeão do Torneio início de 1961/ na primitiva Fonte Nova, com mais de 22 mil pessoas, Flu de Feira foi o vice-campeão. Torneio inicio Organizada pela ABCD - Associação Bahiana dos Cronistas Desportivo.
O citado Torneio, tradicional da então FBDT - Federação Bahiana de Desporto Terrestre (atual FBF). Abria o tradicional Campeonato Baiano de profissionais, desde dos primórdios, do citado campeonato da antiga FBDT (atual FBF).
Frank Chagas, com este titulo do torneio início, tornou-se o primeiro jogador metense no Profissional da Bahia, a sagra-se Campeão de evento profissional do futebol Baiano.
Neste citado Torneio, a renda era para ABCD, a Fonte Nova, recebeu um público excelente de mais de 22 mil pessoas pagantes..
Em pé: Frank Chagas, Touro, Ouri, Medrado, Carlos Alberto... Agachados: Reginaldo (2º), Matos, Carlinhos Gonçalves e Ricardo. Tecnico Pinguela


FLU DE FEIRA VICE-CAMPEÃO DO TORNEIO 1961

Flu de Feira Vice-campeão do Torneio Início de 30/07/1961/Fonte Nova

VITÓRIA 0x 2 FLU DE FEIRA/Campeonato Baiano de 1961

Time do Vitória 1961 Fonte Nova, Ataque, agachados: Frank (nº 7), Reginaldo, Matos, Carlinhos Gonçalves....Em pé: dentre outros, vemos Nelinho e Boquinha (direita da foto), Jornal Tarde 24/09/1961 (jogo abaixo).
Nessa partida o EC Vitória jogava pela sequencia do campeonato Baiano de Profissionais, na primitiva Fonte Nova, diante do timaço do Flu de Feira e o Vitória foi derrotado por 3x2, com Frank Chagas na ponta direita (ele, Frank, era o coringa do Vitoria e jogava, em várias posições, ataque, defesa, meio campo, sendo técnico o excelente jogador Pinguela (exercia dupla função de jogador e técnico interino do Leão da Barra)).

Nenhum comentário:

Postar um comentário