segunda-feira, 19 de junho de 2017

OPERAÇÃO LAVA JATO, CUNHA, TEMER, ...ESPORTES E MUITO MAIS

Segunda  feira 19/6/17 - F. Bahia Noticias 

Temer está no Planalto e adia para 14h30 embarque para a Rússia

por Tânia Monteiro e Carla Araújo | Estadão Conteúdo
Temer está no Planalto e adia para 14h30 embarque para a Rússia
Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil
O presidente Michel Temer resolveu adiar em algumas horas - de 11h30 para 14h30 - o embarque para a Rússia, de onde viajará também para a Noruega. Temer passará a semana fora e, nos dois países, tentará abrir novos mercados e oportunidades de negócios ao Brasil. Um vídeo gravado pelo presidente sobre a viagem deverá ser publicado nesta segunda-feira à tarde nas redes sociais. Antes de começar a viagem, Temer ainda deve fechar as ações civil e penal que irá impetrar contra Joesley Batista, do Grupo JBS. No sábado, o presidente divulgou comunicado oficial afirmando que irá processar o empresário pelas "mentiras em série" que ele falou àRevista Época. Na entrevista, Joesley afirma que Temer é "chefe de organização criminosa" e que "quem não está preso está hoje no Planalto". O presidente Temer, que estava pela manhã no Palácio do Jaburu, sua residência oficial, já chegou ao Planalto do Planalto, onde deve despachar sobre alguns assuntos antes do embarque. 

Rede profissional: Inscrição para sorteio eletrônico de 4 novos cursos vai até dia 28
Foto: Divulgação / SEC
O processo seletivo para as primeiras turmas dos cursos técnicos de Administração, Redes de Computadores, Agroecologia e Aquicultura da rede de Educação Profissional do Estado está aberto até o próximo dia 28. Serão oferecidas 640 vagas para os quatro cursos. “Estes cursos estão sendo ofertados a partir de parcerias estratégicas com o Senai, a Bahia Pesca, o Instituto Aliança e o Sebrae, todos com diferenciais metodológicos e inovações, com o objetivo de qualificar a oferta da Educação Profissional na Bahia, em função de toda sua diversidade cultural e da necessidade de desenvolvermos os territórios baianos”, explicou o secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro. As inscrições devem ser feitas na página eletrônica do sorteio. O edital foi publicado no último dia 15 no Diário Oficial do Estado (DOE) e está disponível no Portal da Educação. No caso do curso de Redes de Computadores, as vagas são destinadas aos alunos do 2º ano do Ensino Médio. As demais são voltadas para os estudantes que tenham concluído o Ensino Médio e suas modalidades na rede pública, ou em instituições filantrópicas e privadas na condição de bolsista integral. O curso de Aquicultura será ofertado em regime de alternância, em Santo Amaro da Purificação. O de Agroecologia segue o mesmo regime, nos seguintes municípios: Arataca, Ipiaú, Medeiros Neto, Prado e Wagner. Nesses casos, os estudantes ficarão 15 dias em atividade letiva na escola e 15 dias nas comunidades de origem dos educandos, sob orientação dos professores e acompanhamento de monitores.
Jutahy Magalhães Jr. usou verba do 'cotão' para participar de atos de campanha
Foto: Agência Câmara
O deputado federal Jutahy Magalhães Junior (PSDB-BA) está entre os parlamentares que utilizaram dinheiro da verba indenizatória, conhecida como “cotão”, para viajar para municípios de seus estados de origem e alavancar a campanha eleitoral de aliados em 2016. Segundo informações do site Congresso em Foco, o cruzamento de dados foi feito pela Operação Política Supervisionada (OPS), organização de caráter popular liderada por Lúcio Big – a entidade já gerou uma economia de mais de 5,5 milhões após denunciar 64 parlamentares ao Ministério Público Federal (MPF). De acordo com o levantamento, Jutahy gastou ao todo R$ 55,9 mil em aeronaves fretadas, pagas com o cotão, para percorrer municípios baianos e apoiar colegas de partido e coligações em campanhas para prefeitos e vices. Uma das viagens foi realizada em 16 de setembro do ano passado: o tucano foi de Salvador até Lençóis, de onde seguiu por mais de 90 quilômetros até Utinga, onde apoiava os candidatos Joyuson Vieira e Átila Karaoglan (PSDB). Ele pernoitou com seu assessor em Lençóis, com estadia também paga pela verba indenizatória. Na sequência, viajou para os municípios de Luís Eduardo Magalhães, Buritirama e Barreiras. No dia 18, foi até Santa Maria da Vitória, de onde partiu de carro até Santana, onde participou de outro evento eleitoral. Onze dias depois, novo deslocamento: Jutahy foi de Salvador a Jacobina, onde participou da campanha de Luciano (DEM) e Clériston (PPS). No dia 1º de outubro, ele participou de carreata em Salvador, em apoio ao prefeito ACM Neto, que se reelegeu com quase 74% dos votos válidos. Procurado pelo Congresso em Foco, Jutahy afirmou em nota que participou das campanhas eleitorais como parte de sua atividade parlamentar e que acredita não ter cometido qualquer erro no uso da verba indenizatória. Outros parlamentares foram citados pela OPS: Giacobo (PR-PR), Átila Lins (PSD-AM); Nilson Pinto (PSDB-PA), Júlio César (PSD-PI) e Ságuas Moraes (PT-MT). Segundo a entidade, será encaminhada nova denúncia ao MPF por uso irregular de verba pública.
Oito candidatos disputam controle da PGR; lista tríplice ainda é incerteza
Foto: Divulgação / MPF
Oito nomes são cotados para assumir a Procuradoria-Geral da República (PGR) em substituição ao atual chefe do órgão, Rodrigo Janot. O formato da escolha ainda está em suspense – desde o primeiro mandato do ex-presidente Lula, a eleição é feita por meio de lista tríplice – em maio de 2016, Temer havia sinalizado que se alinhava a esse formato. "Quem escolhe o Procurador-Geral da República, a partir de lista tríplice, é o presidente da República. O presidente manterá tradição de escolha de primeiro de lista tríplice para PGR", disse, em resposta ao então ministro da Justiça Alexandre de Moraes. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, atualmente, no entanto, a expectativa é de que Temer possa usar a prerrogativa concedida pela Constituição e escolher um nome entre todos os integrantes do Ministério Público Federal que tenham mais de 35 anos. Entre os candidatos está o subprocurador-geral da República e vice-procurador-geral eleitoral Nicolao Dino, que é apontado como o mais próximo de Janot. Entre os moderados, que chegam a fazer críticas ao atual procurador-geral, estão Ela Wiecko, que deixou de ser vice de Janot após participar de um protesto anti-impeachment; Franklin Rodrigues da Costa, cuja candidatura surpreendeu parte dos procuradores; Mário Luiz Bonsaglia, que ficou em segundo lugar na lista tríplice de 2015, quando Janot foi reconduzido ao cargo. Há também adversários declarados de Janot: Carlos Frederico Santos, que chegou a concorrer em 2015, mas ficou fora da lista tríplice; Eitel Santiago Pereira, que concorreu pela última vez em 2009; Raquel Dodge, terceiro lugar na lista tríplice de 2015; e Sandra Cureau, que é menos conhecida entre os procuradores jovens.
Cunha avalia cenários para fechar delação com ou sem Janot na PGR, aponta blog
Foto: Lula Marques / AGPT
Embora negue a pretensão de fechar um acordo de delação premiada, o ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) tem analisado possíveis cenários para uma eventual colaboração. Em um primeiro plano, segundo informações do blog de Andréia Sadi, no G1, aliados de Cunha apontam que ele passou a se colocar como um "trunfo" para reforçar as revelações feitas por Joesley Batista contra o presidente Michel Temer (PMDB). O impasse nesse caso é a possibilidade do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, não aceitar a proposta de acordo – isso porque ele e Cunha antagonizavam quando o peemedebista presidia a Câmara dos Deputados. Assim, de acordo com a publicação, o deputado cassado também pensa em deixar a oferta de delação para depois de setembro, quando termina o mandato de Janot. Como o próximo PGR será indicado por Temer, essa é a opção ideal para o Planalto.
Caminhada nesta terça convoca população para greve geral no dia 30
Foto: Divulgação / CTB-BA
Em ação de mobilização para a greve geral agendada para o próximo dia 30, as centrais sindicais e a Frente Brasil Popular realizam caminhada nesta terça-feira (20) no centro de Salvador, a partir das 15h, com concentração no Campo Grande. Além da manifestação, os sindicatos tem realizado panfletagem em diversos pontos da cidade para convocar a população. “O momento é decisivo. O governo Temer e o Congresso não têm legitimidade para continuar aprovando medidas que retiram direitos da população. Mas, é exatamente o que estão fazendo. Enquanto a mídia mantém o foco nos casos de corrupção do governo, que são muitos, o Congresso continua tocando as reformas trabalhista e previdenciária como se nada estivesse acontecendo. Isto é um absurdo e temos que mudar a situação”, aponta o presidente da seccional baiana da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). 
Segunda, 19 de Junho de 2017 - 11:45

Incêndio no Mercado de Cajazeiras pode ter sido criminoso, afirma prefeito

por Ailma Teixeira
Incêndio no Mercado de Cajazeiras pode ter sido criminoso, afirma prefeito
Foto: Reprodução / Aratu Online
O incêndio que atingiu o Mercado Municipal de Cajazeiras na noite deste domingo (18) pode não ter sido um acidente. Uma equipe está apurando o caso, mas a suspeita principal é de que a ocorrência se trata de um crime. "Conversei, inclusive, com a equipe de perícia técnica que está coletando todas as informações. Eles indicam que talvez seja necessário entre 30 e 45 dias para ter uma posição definitiva, porém o que a gente hoje desconfia como principal causa é que tenha sido, de fato, um incêndio criminoso", afirmou o prefeito ACM Neto (DEM), em coletiva na manhã desta segunda-feira (19). O gestou municipal esteve no local para averiguar de perto a situação. O mercado, que teve seu primeiro andar parcialmente destruído, foi inaugurando em novembro de 2015 em substituição às barracas que ocupavam a localidade conhecida como Rótula da Feirinha (veja aqui). A obra recebeu investimento de R$ 7 milhões. Através do Twitter, o prefeito anunciou que os permissionários que perderam seus equipamentos e mercadorias terão direito a um auxílio-emergência. "Enquanto isso, vamos dialogar e fazer o levantamento dos prejuízos dos comerciantes", garantiu o democrata na rede social.
Acidente com ônibus clandestino deixa dez mortos; veículo seguia para Euclides da Cunha
Foto: Thiago Santos / Rádio Alvorada FM Salinas
Dez pessoas morreram e 18 ficaram feridas após um ônibus clandestino tombar em um trecho da BR-251, na madrugada desta segunda-feira (19). O coletivo seguia para Euclides da Cunha, no nordeste do estado. Segundo O Globo, o acidente ocorreu por volta das 4h10, na altura da cidade de Salinas, no Norte de Minas Gerais. Havia 27 passageiros no momento do acidente. Duas crianças estão entre os mortos. Os feridos foram levados para o Hospital de Salinas por ambulâncias do Samu. Já os que não tiveram ferimentos foram encaminhados para a Polícia Civil de Salinas. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo, com placa de São Paulo, saiu da pista e tombou na via. O motorista do ônibus não se apresentou aos agentes da PRF.  (Atualizado às 11h49)
Vaticano investiga grupo católico brasileiro por suspeita de pacto com Satã para matar o papa
Foto: Mazur / catholicnews.org.uk
Por suspeitar de um "aparente pacto com Satã sobre a morte do papa Francisco", o Vaticano investiga a sociedade católica brasileira ultraconservadora Arautos do Evangelho, que é uma dissidência da Tradição, Família e Propriedade, a TFP. O assunto foi veiculado em jornais de vários países, como o La Stampa, da Itália, o Daily Beast, dos Estados Unidos, e o Daily Mail, da Inglaterra. De acordo com o vaticanista Andrea Tonielli, a evidência é um vídeo que vazou. Segundo informações da Folha de S. Paulo, o monsenhor João Scognamiglio, líder da organização brasileira que protagoniza vídeo, já renunciou.
Em súmula, árbitro cita reclamação ofensiva de Preto Casagrande: 'Seu vagabundo!'
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
O árbitro paranaense Rodolpho Toski Marques, responsável por apitar a partida entre Bahia e Palmeiras no último domingo (18), na Arena Fonte Nova, foi muito criticado pelos tricolores em virtude de um controverso pênalti marcado a favor do alviverde paulista. Uma dessas reclamações foi citada pelo juiz na súmula da partida, válida pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. De acordo com o relato, o auxiliar técnico Preto Casagrande o ofendeu. "Informo que após o término do 1º tempo, quando nos dirigíamos para o vestiário da arbitragem e passávamos pela zona mista, o sr. Carlos Eduardo Casagrande, supostamente funcionário do Esporte Clube Bahia, nos direcionou as seguintes palavras: 'uma vergonha o pênalti que você marcou, seu vagabundo!'", declarou Marques. Caso seja denunciado ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Preto pode ser suspenso de exercer a atividade no banco de reservas e nos vestiários. Após a partida, o vice-presidente do Bahia, Pedro Henriques, também reclamou dos árbitros. "Não gosto de coitadismo. Não sei se a gente é porque é do Nordeste e as pessoas não olham pra cá. Dona CBF, por causa de uma convocação de Diego Souza, acha que todo mundo está feliz? Isso é recorrente. Contra o Coritiba, aquele Kleber fez o que fez, agrediu nossos jogadores. Fiquei perplexo que a CBF falou que o árbitro acertou nas expulsões. O Brasil inteiro viu e me mandam esse Rodolpho. O que ele fez hoje foi uma brincadeira de mau gosto. A gente respeita o Palmeiras, respeitamos as pessoas que trabalham, mas nós aqui trabalhamos. A gente pede, por favor, olhem para o que acontece com o Bahia", declarou o dirigente tricolor. O Bahia volta a jogar na próxima quinta-feira (22), contra o Corinthians, em São Paulo.
Segunda, 19 de Junho de 2017 - 11:00

Titular da SPMJ acredita que violência contra a mulher não cresceu e sim ficou aparente

por Guilherme Ferreira / Ailma Teixeira
Titular da SPMJ acredita que violência contra a mulher não cresceu e sim ficou aparente
Foto: Tiago Dias / Bahia Notícias
De janeiro a maio deste ano, a Bahia registrou 15.751 casos de violência contra a mulher – número que engloba desde ameaça até feminicídio, passando por casos de homicídio, tentativa de homicídio, estupro e lesão corporal. Os dados foram divulgados no último mês pela própria Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). No entanto, no entendimento da secretária Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Taíssa Gama, isso não necessariamente significa que houve um crescimento. "Eu digo que os números não cresceram, eles apareceram. Porque com o Disque Denúncia e essas propagandas todas no 190, os números estão aparecendo, as denúncias estão sendo feitas", defende Taíssa em entrevista ao Bahia Notícias. Há cinco meses à frente da pasta, a secretária garante que tem assistido todos os bairros de Salvador, sendo Valéria e a região do Subúrbio os que apresentam situação mais crítica. Com apoio das prefeituras-bairro, a SPMJ também tem trabalhado em ações para erradicar o trabalho infantil. A secretaria tem atuado com palestras, campanhas, parcerias com as escolas, onde psicopedagogas têm buscado identificar esses casos para chamar a atenção das famílias ou até acionar o Conselho Tutelar. "Quando a gente fala em trabalho infantil tem também o trabalho infantil doméstico e assim foi relatado casos de eles identificarem a criança que chega na escola com fome, já querendo comer. Por quê? ‘Ah, não, porque eu não lavei a louça, então, meu pai e minha mãe não me deram comida, disse que eu ia ficar de castigo’. Então, a gente vai identificando várias formas de trabalho infantil que não é só aquela que o pessoal vê, de estar quebrando pedra. É trabalho infantil dentro de casa, é trabalho no tabuleiro, vendendo na sinaleira…", exemplifica. Quanto às ações em andamento, Taíssa destacou ainda a construção de mais dois centros de referência, um centro de encaminhamento e o projeto para abrir uma Casa da Mulher Brasileira, que também assiste vítimas de violência, em Salvador. Já no que se refere à polêmica criada em torno dos áudios em que xinga uma ex-funcionária, a titular da SPMJ prefere aguardar o veredicto da Justiça para se pronunciar. Clique aqui e confira a entrevista completa.
ProUni: Selecionados tem até esta segunda para apresentar documentação
Foto: Agência Brasil
O prazo para confirmação das informações apresentadas na inscrição do Programa Universidade para Todos (ProUni) encerra nesta segunda-feira (19) para os aprovados em primeira chamada. De acordo com o Ministério da Educação, é de inteira responsabilidade do candidato selecionado a confirmação, junto à instituição de ensino, dos horários e do local onde deve apresentar a documentação e os dados solicitados. Os candidatos que perderem o prazo serão reprovados. A lista dos selecionados em primeira chamada na edição do segundo semestre de 2017 está disponível na página oficial do programa (clique aqui). Neste processo seletivo, foram oferecidas 147.492 bolsas em 1.076 instituições privadas de educação superior em todo o país para alunos da rede pública ou bolsistas integrais da rede particular.
Jovem que viajou 6 dias para encontrar namorada em Ipiaú é destaque em Municípios
Foto: Reprodução / Giro em Ipiaú
Um jovem com déficit auditivo [popularmente conhecido como surdo-mudo] deu uma demonstração de amor fora do comum. O fato foi presenciado por moradores de Ipiaú, no Médio Sudoeste baiano, no último sábado (17). Ainda na Coluna Municípios, duas pessoas morreram em acidentes em trechos da BR-101 em Buerarema, no sul, e Mucuri, no extremo sul baiano, neste final de semana. Clique aqui e leia esta e outras notícias.
Segunda, 19 de Junho de 2017 - 10:20

Conquista: Dupla invade lanchonete e rouba caixa; câmeras flagram ação

por Francis Juliano
Conquista: Dupla invade lanchonete e rouba caixa; câmeras flagram ação
Foto: Reprodução / Youtube
Dois homens invadiram uma lanchonete em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, e assaltaram o local. Câmaras de segurança registraram a ação, que durou cerca de um minuto. Até a manhã desta segunda-feira (19), nenhum dos criminosos foi encontrado. Nas imagens, é possível ver os dois entrando na lanchonete. Depois, um deles [de agasalho cinza] vai para a parte do caixa, enquanto o outro [de agasalho listrado] fica na área dos clientes, com uma arma na mão. Um cliente é visto fazendo lanche sem demonstrar estar ciente do crime. No caixa, um dos assaltantes aponta a arma para os funcionários e depois exige a retirada do dinheiro. Ele chega a bater com a arma no rosto do atendente, antes de encher o saco. Logo após, os dois fogem. Ninguém ficou ferido. Segundo a Polícia Civil, o fato ocorreu na lanchonete "Conquistense", no bairro Sumaré, por volta das 23h36 da última sexta-feira (16). Não há informação do prejuízo causado. O caso é investigado pela Delegacia de Furtos e Roubos de Conquista.


Segunda, 19 de Junho de 2017 - 10:05

Presidente do Marítimo agenda reunião com o Vitória por Todinho, diz empresário

por Glauber Guerra
 Presidente do Marítimo agenda reunião com o Vitória por Todinho, diz empresário
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O Marítimo, de Portugal, quer a contratação do atacante Todinho, do Vitória. É o que garante Diogo Silva, empresário do jogador. Segundo o agente, o clube europeu fez uma proposta de empréstimo pelo atleta, mas a diretoria do Leão pediu um valor considerado alto pelos portugueses. “O Marítimo fez uma proposta de empréstimo e Petkovic [diretor de futebol do Vitória] pediu R$ 1,5 milhão”, disse o empresário, em entrevista ao Bahia Notícias.  Diogo Silva ainda garante que Carlos Pereira, presidente do clube português, desembarca em Salvador na quarta-feira (21) para tentar negociar com a diretoria do Vitória. “O presidente do Marítimo vai se reunir na quarta em Salvador com a diretoria. Eles não desistiram. O Marítimo vai disputar a Liga Europa e é uma boa para o jogador e para o Vitória”, finalizou. Todinho, de 23 anos, desembarcou  na Toca do Leão em maio deste ano, após se destacar no Campeonato Baiano pelo Conquista.  Até o momento, ele disputou apenas uma partida com a camisa Rubro-negro, quando entrou no segundo tempo do revés por 2 a 0 para o São Paulo, no dia 8 de junho. Seu vínculo com o Vitória é válido até dezembro de 2018.
Segunda, 19 de Junho de 2017 - 10:00

Lava Jato pede sequestro de bens de filhas de Palocci

por Julia Affonso e Ricardo Brandt | Estadão Conteúdo
Lava Jato pede sequestro de bens de filhas de Palocci
Foto: Agência Brasil
A força-tarefa da Operação Lava Jato pediu ao juiz federal Sérgio Moro o sequestro de imóveis da filha e da enteada do ex-ministro Antonio Palocci (Fazenda no governo Luiz Inácio Lula da Silva e Casa Civil na gestão Dilma Rousseff). O petista é acusado pela Procuradoria da República no Paraná de "possíveis atos de lavagem de dinheiro mediante aquisição de bens imóveis em favor de suas filhas". A manifestação é assinada pelo procurador Januário Paludo. Segundo ele, o ex-ministro, preso desde setembro do ano passado em Curitiba, usou recursos ilícitos movimentados em suas contas bancárias para adquirir dois imóveis "de elevado valor em benefício de Carolina Palocci e Marina Watanabe". A defesa do ministro negou ilicitudes nas transações. Palocci é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) em duas ações penais por corrupção e lavagem de dinheiro. Em um dos processos, ele é suspeito de irregularidades na obtenção pela Odebrecht de contratos de afretamento de sondas para a Petrobrás. No outro, é acusado de intermediar pagamento de propina supostamente destinada pela empreiteira ao ex-presidente Lula. O ex-ministro está tentando firmar um acordo de delação premiada. Paludo afirmou na manifestação que Palocci declarou doação de R$ 2,9 milhões à filha. "As transferências são contemporâneas à aquisição, por Carolina Palocci, em 20 de junho de 2014, de apartamento pelo valor de R$ 2.033.050,00", disse o procurador a Moro. Para a força-tarefa, "há indícios" de que Palocci "promoveu a ocultação de patrimônio ilicitamente obtido mediante registro de doação". Segundo o documento, o ex-ministro, "em operação semelhante", adquiriu um imóvel para a enteada, filha de sua mulher. Paludo apontou a Moro que, em 2015, Palocci fez uma doação de R$ 1,6 milhão para a enteada. Os valores, no entanto, afirmou o procurador, não chegaram às contas bancárias da enteada do petista. Em 11 de fevereiro de 2015, de acordo com a manifestação, Palocci transferiu R$ 1,47 milhão para o proprietário de um imóvel na capital paulista. "No mesmo dia, foi lavrada escritura de venda e compra no 13.º Tabelionato de São Paulo do apartamento 32. Consta do R.06 da certidão do imóvel a venda para Marina Watanabe pelo exato valor de R$ 1,47 milhão", afirmou o procurador. "Havendo indícios de que os bens são produto e proveito de crimes praticados por Antonio Palocci, bem como sendo estes necessários para garantir os efeitos da condenação criminal do requerido, o Ministério Público Federal requer o sequestro dos imóveis", escreveu Paludo. Os advogados de Palocci, Alessandro Silverio e Bruno Augusto Gonçalves Vianna, afirmaram, por meio de nota, que ainda não tiveram acesso à manifestação do procurador com o pedido de sequestros dos imóveis. A defesa do ex-ministro negou qualquer irregularidade nas transações financeiras efetuadas em favor da filha e enteada de Palocci. "Convém destacar que as doações dos valores usados para a aquisição dos imóveis foram devidamente declaradas à Receita Federal, o que revela que ditas aquisições não tinham o intuito de ocultar qualquer vantagem obtida com um suposto crime anterior", afirmaram Silverio e Vianna. De acordo com os advogados, a argumentação do procurador "parte de uma indevida premissa trazida à tona recentemente, segundo a qual se presume a ilicitude de todo e qualquer comportamento". 

Coalizão dirigida pelos Estados Unidos derruba avião sírio que bombardeou forças aliadas
Foto: Dmitri Vinogradov / Sputnik
A coalizão internacional, dirigida pelos Estados Unidos, derrubou um avião do exército sírio, na província de Raqqa, neste domingo (18). No local, aconteciam combates entre as tropas governamentais e a aliança curdo-árabe apoiada pelo país norte-americano. Segundo informações da AFP, a derrubada faz parte de uma escalada enquanto as tropas sírias se aproximam de áreas sob o controle de forças apoiadas pelos Estados Unidos no norte e no sul da Síria. "O comando geral do exército adverte contra as graves consequências dessa agressão flagrante contra os esforços para lutar contra o terrorismo", declarou o exército sírio, em comunicado. Eles afirmam que efetuavam uma missão contra o Estado Islâmico.
Rui nega boatos sobre Otto e ironiza oposição: 'Todo dia bajulando alguém da nossa base'
Foto: Tácio Moreira/ Metropress
O governador Rui Costa comentou nesta segunda-feira (19), em entrevista ao radialista Mário Kertész, da rádio Metrópole, sobre os rumores de que o senador Otto Alencar (PSD) estaria sendo cortejado para apoiar o prefeito ACM Neto na provável disputa pelo governo do Estado em 2018. “O que eu acho engraçado é que eles fabricam as pesquisas e eles próprios desmentem todo dia”, disse, em menção ao levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, no qual o democrata lidera em todos os cenários. Rui ironizou a vantagem indicada na pesquisa, dizendo que o grupo político está “todo dia” em busca de novos apoios, “bajulando alguém da nossa base”. O governador ainda afirmou que Otto é "sério, de caráter e de palavra" e ressaltou a parceria com o congressista na representação do Estado no Senado. 
Oito testemunhas de Lula prestam depoimento à Justiça Federal nesta segunda
Foto: Divulgação / Justiça Federal de Curitiba
Oito testemunhas de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva serão ouvidas pelo juiz Sérgio Moro, nesta segunda-feira (19), na sede da Justiça Federal de Curitiba. Segundo informações do jornal O Globo, as sessões começarão às 9h30 por meio de videoconferência de Salvador e seguirão à tarde com outras audiências no Rio de Janeiro, Niterói e Petropólis. Cinco das testemunhas são ligadas à Petrobras: Helio Shiguenobu Fujikawa, ex-secretário-geral da empresa, Almir Guilherme Barbassa, ex-diretor financeiro, Fernando Almeida Biato, ex-gerente, Paulo Cesar Farah Muniz e Alexandre Lugtenburg de Garcia, funcionários da estatal. Também prestam depoimentos Bernardo Moreira Peixoto Neto, contador de auditoria da KPMG, e Paulo José Machado, auditor da Ernst & Young. As oitivas ocorrem no âmbito do processo no qual Lula é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de pedir propina à Odebrecht – entre os bens pleiteados estão o a apartamento vizinho ao que mora em São Bernardo do Campo (SP) e um prédio para sediar o Instituto Lula, em São Paulo.
Quase dois mil bombeiros operam para apagar fogo que matou mais de 60 em Portugal
Foto: Rafael Marchante
A estimativa é de que quase dois mil bombeiros seguem no combate ao fogo que atingiu o centro do Portugal, no sábado (17). O incêndio causou ao menos 62 mortes, de acordo com a Defesa Civil do país. Durante a noite, o trabalho foi interrompido, pois era impossível controlar as chamas que afetam os distritos de Leiria, Coimbra e Castelo Branco. Segundo informações da Agência EFE, até o fim da manhã desta segunda (19), mais dois aviões da Espanha, com apoio da França, devem chegar ao país para ajudar no controle da situação. A Polícia Judicial aponta a queda de um raio em uma árvore como a causa mais provável para o incêndio.
Concurso estadual de quadrilhas reúne 10 mil pessoas em Periperi
Foto: Amanda Oliveira/ GOVBA
O X Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas da Bahia reuniu cerca de dez mil pessoas na Praça da Revolução, no bairro de Periperi, em Salvador desde a última quinta-feira (15) até este domingo (17). Participaram 40 quadrilhas juninas de 36 municípios baianos – a vencedora do concurso foi a Capelinha do Forró, do bairro Capelinha, de Salvador, que se classificou para o Nordestão de Quadrilhas Juninas. O grupo obteve melhor pontuação nos critérios casamento na roça, figurino e marcador. “É o resultado de anos de trabalho, porque, quando termina o São João, a gente já começa a programar o ano seguinte. O São João é a festa que mais gostamos, onde podemos brincar e mostrar a nossa cultura. Por isso, representar a Bahia mais uma vez lá fora é muito gratificante”. O segundo e o terceiro lugar também são da capital baiana: foram respectivamente Forró do ABC (Curuzu) e Imperatriz do Forró (Itacaranha). 
Aliados de Temer preparam dossiê jurídico para pedir anulação da delação da JBS
Foto: Beto Barata / PR
Aliados de Michel Temer possuem um dossiê jurídico que indica meios para pedir a anulação da delação dos irmãos Wesley e Joesley Batista. Com 30 páginas, o documento engloba pontos que poderiam dar formalidade a diversos questionamentos sobre o acordo firmado entre os donos da JBS e o Ministério Público Federal (MPF). Segundo informações do blog Painel, da Folha de S. Paulo, há um capítulo batizado de "Expectativas", que sugere que o governo peça a rescisão da colaboração no Supremo Tribunal Federal (STF), sob alegação de que o acordo "abusou da boa fé dos brasileiros e garantiu a impunidade aos delatores". De acordo com a publicação, a minuta questiona a competência do relator da Lava Jato no STF, ministro Edson Fachin, para homologar a delação, além de sugerir que o MPF seja intimado a explicar à sociedade porque deixou de denunciar os irmãos Batista.
Caixa eletrônico da agência do Bradesco da Liberdade é explodido
Foto: Reprodução / Google Street View
Uma agência do banco Bradesco localizada na Rua Lima e Silva, no bairro da Liberdade, em Salvador, foi alvo de uma explosão na madrugada desta segunda-feira (19). Segundo informações do Centro Integrado de Comunicação (Cicom) da Polícia Militar e Civil, o crime foi registrado por volta das 3h15. De acordo com a Polícia Militar, vários homens encapuzados e armados foram responsáveis pelo assalto. Um caixa eletrônico foi explodido, mas a quantia roubada não foi informada. Não há registro de feridos na ação. Policiais da 37ª Companhia Independente de Polícia Militar (37ª CIPM/ Pero Vaz) realizaram buscas na região, mas nenhum suspeito foi localizado. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) esteve no local, fez o isolamento da área e neutralizou o artefato explosivo.
Segunda, 19 de Junho de 2017 - 07:20

Problemas de Temer são como cabeças da mitológica Hidra

por Fernando Duarte
Problemas de Temer são como cabeças da mitológica Hidra
Foto: Reprodução/ Pinterest
Os problemas do presidente Michel Temer remetem à mitológica Hidra, uma espécie de serpente com múltiplas cabeças que, cortadas, nascem duplicadas. Desde antes de sua ascensão ao Palácio do Planalto, Temer esteve envolto em uma aura de corrupção, bem diferente da imagem política construída por ele. Já presidente, os escândalos passaram a ser sucessivos e tão recorrentes que é difícil enumerar todas as vezes em que teve o próprio nome negativamente citado no noticiário. Porém, o último mês transformou em rotina indigesta acompanhar as peripécias de Temer e sua trupe, no afã de chegar e se manter no poder, com a tentativa de status quo de quem varreria o mal do país. Na última sexta-feira, a revista Época cortou mais uma cabeça da Hidra rebatizada como Temer. Em entrevista à publicação, o empresário Joesley Batista, do Grupo JBS, reafirmou o conteúdo da delação premiada que trouxe o PMDB para o foco de um praticamente derradeiro escândalo. De maio para cá, o presidente sobreviveu no Planalto e o governo respira por aparelhos, quase que em estado vegetativo. Temer não sustenta a si nem os aliados – cuja parcela considerável está tão implicada quanto ele nos meandros asquerosos que enlameiam o sistema político e econômico brasileiro. Dia a dia, ratos começam a abandonar o navio, por medo de naufrágio ou por terem ciência que, mais cedo ou mais tarde, as cabeças de serpente os comeriam. Em tempos em que a Hidra virou pop com os quadrinhos da Marvel no cinema, quem se tornou conviva de Temer na presidência tem poucas alternativas de saudação. Bradam “Hey Hydra” na esperança de que o tempo próximo dessa vilania compense. Este comentário foi veiculado às 7h na RBN Digital, com reprise às 12h30.
Mercado Municipal de Cajazeiras sofre incêndio; não há registro de feridos
Foto: Leitor BN/ WhatsApp
O Mercado Municipal de Cajazeiras, localizado na Avenida Engenheiro Raymundo Carlos Nery, em Cajazeiras X, sofreu um incêndio na noite deste domingo (18). Segundo informações do Centro Integrado de Comunicação (Cicom) da Polícia Militar e Civil, o sinistro foi comunicado por volta das 22h50. As chamas chegaram a atingir o primeiro andar do mercado, que ficou parcialmente destruído. Não houve feridos. O Corpo de Bombeiros esteve no local e conteve o fogo. Ainda não há informações sobre as causas do incêndio. O mercado foi inaugurado pela prefeitura de Salvador no dia 28 de novembro de 2015, substituindo as barracas que preenchiam a localidade conhecida como Rótula da Feirinha. Com aproximadamente 4 mil m², o mercado tinha 133 boxes em dois pavimentos, sendo 80 exclusivos para feirantes. A obra custou R$ 7 milhões. Veja abaixo o momento em que o prédio estava sendo destruído pelas chamas:
Segunda, 19 de Junho de 2017 - 06:40

Ataque perto de mesquita é tratado como terrorismo; polícia de Londres prende 1

por Estadão Conteúdo
Ataque perto de mesquita é tratado como terrorismo; polícia de Londres prende 1
Foto: Reprodução / Twitter @brianwhelanhack
A polícia de Londres afirmou que um suspeito foi detido, em um aparente ataque com uma van que atropelou pessoas que saíam de uma mesquita. A polícia disse que o incidente do início desta segunda-feira (hora local) tem as "marcas" de "terrorista". Segundo ela, o suspeito foi rápida e calmamente detido pelas autoridades. Ninguém mais foi encontrado na van, informaram as forças de segurança. Uma pessoa morreu e oito ficaram feridas com gravidade. A premiê do Reino Unido, Theresa May, afirmou que irá realizar na manhã desta segunda-feira uma reunião de emergência para responder ao ataque. "Meus pensamentos todos estão com as vítimas, suas famílias e os serviços de emergência no local", disse ela. Segundo a secretária de Interior britânica, Amber Rudd, desde o primeiro momento o episódio foi tratado como suposto ataque terrorista pelas autoridades. O líder do oposicionista Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, afirmou estar "completamente chocado" com o aparente ataque. O diretor da Mesquita Finsbury Park, Mohammed Kozbar, reclamou que a imprensa mais importante do país relutava em qualificar o acidente como terrorista durante muitas horas. Kozbar disse que o ataque foi "covarde". Fonte: Associated Press. 

Governo da Bahia investe no São João, maior festa regional do Brasil
Foto: Elói Corrêa/GOVBA
A maior festa regional do Brasil tem apoio do governo da Bahia no interior e na capital do estado. Em Salvador, são mais de cinquenta atrações garantidas para animar o público que for conferir a festa com os palcos montados no Centro Histórico e também no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Os artistas vão se dividir durante os três dias de festa. De quinta (22) a sábado (24) tem forró e outros ritmos para animar o público. No interior, mais de 80 municípios têm apoio do governo para promover as festas juninas, que incluem o Santo Antônio, o São João e também o São Pedro.
Vitória bate o Sport na Ilha do Retiro e deixa a zona de rebaixamento
Foto: Ademar Filho/ Futura Press/ Estadão Conteúdo
O Vitória venceu o Sport por 3 a 1, neste domingo (18), na Ilha do Retiro, em Recife (PE). Os gols do Rubro-negro baiano foram marcados por Uillian Correia, Kanu e André Lima, enquanto Diego Souza descontou para os donos da casa. Com o resultado, o time comandado pelo técnico Alexandre Gallo chegou aos oito pontos e deixou a zona de rebaixamento. Agora, a equipe ocupa a 16ª posição. Clique aqui e saiba todos os detalhes da partida.
Domingo, 18 de Junho de 2017 - 20:15

Veja os gols de Bahia 2 X 4 Palmeiras

Domingo, 18 de Junho de 2017 - 19:15

Série D: Jacobina vence e fica perto da classificação; veja placares

por Ulisses Gama
Série D: Jacobina vence e fica perto da classificação; veja placares
Foto: Robson Guedes
O Jacobina deu um importante passo para garantir a classificação para a próxima fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (18), no estádio José Rocha, o Jegue da Chapada bateu o Murici por 3 a 0 . Matheus, duas vezes, e Vitinho, marcaram os gols da equipe. Os outros dois baianos na competição jogaram fora de casa e não tiveram a mesma sorte. No estádio Antônio Mariz, em Sousa (PB), a Juazeirense empatou em 2 a 2 com o Sousa. Rayllan marcou os dois gols do Cancão de Fogo. Já o Fluminense de Feira foi derrotado pelo Atlético-PE em Carpina por 1 a 0. O único gol foi de George Cajá. As três equipes, que tem claras chances de passar de fase, voltam a jogar no próximo domingo (25).
França: Partido de Macron vence eleição legislativa; apenas 35,33% votaram
Foto: Michele Limina / World Economic Forum
O novo partido A República em Marcha, do presidente Francês Emmanuel Macron, venceu as eleições legislativas do país neste domingo (18), com 355 lugares dos 577 da Assembleia Nacional da França. Com uma eleição marcada por abstenção, menos da metade dos 47 milhões de eleitores convocados para o segundo turno compareceram às urnas neste domingo, registrando a presença de 35,33%. O partido conservador Os Republicanos foi o segundo mais votado com cerca de 125 cadeiras. De acordo com informações do G1, o partido Socialista terá 49 cadeiras, seguido do Frente Nacional, partido de extrema direita da ex-candidata a presidência do país, Marine Le Pen, que recebeu oito cadeiras.
Feira: Prefeitura nega expulsar feirantes e diz que centro está sendo revitalizado
Inauguração Centro Comercial Estação Nova | Foto: Divulgação
Frente a acusações de que o prefeito José Ronaldo (DEM) estaria expulsando feirantes do Centro de Abastecimento da cidade (veja aqui), a prefeitura de Feira de Santana negou a informação, alegando que, na verdade, o local será revitalizado. "O que está sendo realizado pelo Governo Municipal no Centro de Abastecimento nada tem a ver com expulsão de feirantes. Ao contrário, nós estamos revitalizando o espaço com uma grande obra, que vai beneficiar a todos eles", disse o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antonio Carlos Borges Junior. De acordo com a prefeitura, o Centro de Abastecimento será transformado no Centro Comercial Popular, que irá acolher 1.800 feirantes "que hoje estão espalhados pelas ruas do centro da cidade". Com relação à ocupação da guarda municipal para que os feirantes fossem expulsos, a prefeitura afirmou que uma proteção está sendo fixada para a segurança de transeuntes. "Para tal, iremos demolir um banheiro em desuso, que estava sendo utilizado como ponto de viciados em drogas", diz o secretário. Borges ainda afirma que a acusação é realizada para criar obstáculos para a obra. "Há políticos interessados, orientando mal essas pessoas e tentando criar factoides na imprensa", argumentou.





MAIS  DE 992 MIL /17/06/17 - ACESSOS,  RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!

Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
514637
Alemanha
181616
Estados Unidos
128043
Rússia
45550
Malásia
19731
China
14395
Ucrânia
9006
França
6031
Portugal
5601
Índia
4195

TOTAL DE ACESSOS   DO BLOG  MAIS  DE  992 MIL /   BRASIL MAIS  DE  514 MIL  DIA 17/06/17/
Alemanha Mais de  181 Mil,  líder  Internacional  de  Acessos, Estados Unidos  mais  128 Mil.
Nos  Mais de 100  Países do Planeta  Terra
475 ML ACESSOS INTERNACIONAIS,  VISIBILIDADE  EM MAIS  DE 100 PAÍSES NO PLANETA TERRA.....








O POETA MARATONISTA!
             
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                         CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                          Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registrado em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DE VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.





Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 Salvador/Ba. 42. 198 metros
DIA 27/08/16



Curso  de  Comunicações  Verbais

(Um dos  melhores do Brasil/S. Paulo com credenciamento CFMO 097}


     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  de  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP


 
********************************************************************************
TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA DAS PEDRAS SETOR NORTE DA ARENA FONTE NOVA /BAHIA/BRASIL/20
******************************************************************************

                                      GALERIA DE  FOTOS

FOTOS DE FRANK CHAGAS  NO  VITÓRIA 1961 

Vitória Campeão 
 Torneio Início 30/07/1961/Fonte Nova


                              VITÓRIA CAMPEÃO DO TORNEIO INÍCIO 30/07/1961


EC Vitória campeão do Torneio início de 1961/ na primitiva Fonte Nova, com mais de 22 mil pessoas, Flu de Feira foi o vice-campeão. Torneio inicio Organizada pela ABCD - Associação Bahiana dos Cronistas Desportivo.
O citado Torneio, tradicional da então FBDT - Federação Bahiana de Desporto Terrestre (atual FBF). Abria o tradicional Campeonato Baiano de profissionais, desde dos primórdios, do citado campeonato da antiga FBDT (atual FBF).
Frank Chagas, com este titulo do torneio início, tornou-se o primeiro jogador metense no Profissional da Bahia, a sagra-se Campeão de evento profissional do futebol Baiano.
Neste citado Torneio, a renda era para ABCD, a Fonte Nova, recebeu um público excelente de mais de 22 mil pessoas pagantes..
Em pé: Frank Chagas, Touro, Ouri, Medrado, Carlos Alberto... Agachados: Reginaldo (2º), Matos, Carlinhos Gonçalves e Ricardo. Tecnico Pinguela


EC Vitória campeão do Torneio início de 1961/ na primitiva Fonte Nova, com mais de 22 mil pessoas, Flu de Feira foi o vice-campeão. Torneio inicio Organizada pela ABCD - Associação Bahiana dos Cronistas Desportivo.

O citado Torneio, tradicional da então FBDT - Federação Bahiana de Desporto Terrestre (atual FBF). Abria o tradicional Campeonato Baiano de profissionais, desde dos primórdios, do citado campeonato da antiga FBDT

(atual FBF).

Frank Chagas, com este titulo do torneio início, tornou-se o primeiro jogador metense no Profissional da Bahia, a sagra-se Campeão de evento profissional do futebol Baiano.

Neste citado Torneio, a renda era para ABCD, a Fonte Nova, recebeu um público excelente de mais de 22 mil pessoas pagantes..
Em pé: Frank Chagas, Touro, Ouri, Medrado, Carlos Alberto... Agachados: Reginaldo (2º), Matos, Carlinhos Gonçalves e Ricardo. Tecnico Pinguela
FLU DE FEIRA VICE-CAMPEÃO DO TORNEIO 1961

Flu de Feira Vice-campeão do Torneio Início de 30/07/1961/Fonte Nova



VITÓRIA 0x 2 FLU DE FEIRA/Campeonato Baiano de 1961

Time do Vitória 1961 Fonte Nova, Ataque, agachados: Frank (nº 7), Reginaldo, Matos, Carlinhos Gonçalves....Em pé: dentre outros, vemos Nelinho e Boquinha (direita da foto), Jornal Tarde 24/09/1961 (jogo abaixo).

Nessa partida o EC Vitória jogava pela sequencia do campeonato Baiano de Profissionais, na primitiva Fonte Nova, diante do timaço do Flu de Feira e o Vitória foi derrotado por 3x2, com Frank Chagas na ponta direita (ele, Frank, era o coringa do Vitoria e jogava, em várias posições, ataque, defesa, meio campo, sendo técnico o excelente jogador Pinguela (exercia dupla função de jogador e técnico interino do Leão da Barra)).

Nenhum comentário:

Postar um comentário