sexta-feira, 9 de junho de 2017

HERMAN BENJAMIN VOTA P/ CASSAÇÃO CHAPA DILA ROUSSEFF- MICHEL TEMER


Sexta, 09 de Junho de 2017 - 16:40//  FONTE BAHIA NOTICIAS 

Após ser internada com dores abdominais, Marina Silva recebe alta em Brasília

Após ser internada com dores abdominais, Marina Silva recebe alta em Brasília
Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil
A líder da Rede Sustentabilidade, Marina Silva, recebeu alta do Hospital de Brasília nesta sexta-feira (9), após ser internada com dores abdominais no último sábado (3) (lembre aqui). De acordo com a assessoria da ex-ministra e ex-senadora, o quadro clínico de Marina segue estável. Mesmo recebendo alta, Marina continuará em repouso e "afastada das atividades públicas". "Os resultados dos exames laboratoriais e de imagem estão sendo aguardados para conclusão do diagnóstico", divulgou a assessoria por meio do Facebook de Marina.
Sócio de Adriana Ancelmo é denunciado pelo MPF por obstrução à Justiça
Foto: Reprodução / TV Globo
Um dos sócios do escritório de advocacia da ex-primeira dama do Rio, Adriana Ancelmo, foi denunciado pelo Ministério Público Federal por obstrução à Justiça. Thiago Aragão está preso desde janeiro por estar supostamente ligado ao esquema ilícito com o ex-governador Sérgio Cabral. A lavagem de dinheiro da quadrilha foi explicada durante uma delação premiada do empresário Italo Garritano Barros, que é casado com a irmã de Thiago Aragão, preso desde janeiro. De acordo com informações do Jornal Hoje, as investigações do Ministério apontaram que o escritório de Adriana era utilizava dinheiro de propina para pagar parte do salário dos funcionários do restaurante Manekineko, de Italo.
Sexta, 09 de Junho de 2017 - 16:00

Estudantes do Anchieta se vestem como integrantes do Ku Klux Klan dentro de escola

por Guilherme Ferreira
Estudantes do Anchieta se vestem como integrantes do Ku Klux Klan dentro de escola
Foto: Reprodução / Facebook
Estudantes do Colégio Anchieta se vestiram dentro da escola na última quarta-feira (7) como integrantes do Ku Klux Klan (KKK), movimento racista com origem nos Estados Unidos que promove atos violentos contra negros. A "fantasia" foi usada como parte de uma tarefa organizada pela turma do 3º ano do ensino médio e que pedia que os alunos usassem roupas representando "tribos".  Fotos de dois estudantes com as vestimentas do KKK foram divulgadas nas redes sociais, provocando uma repercussão negativa. A instituição de ensino se pronunciou na noite desta quinta (8) por meio de comunicado alegando que as encenações foram "incoerentes com os objetivos do Mico e com a Filosofia do Colégio Anchieta".  "Contudo, como educadores, sabemos que no trabalho com jovens, vez por outra, eles podem se equivocar no agir e no pensar, o que requer nossa orientação como parte efetiva de intervenção no mundo adolescente, fase em constante formação", ressalta o texto, destacando também que o colégio "não comunga com as referidas encenações independentemente da intenção delas". Em contato com o Bahia Notícias, o vereador Henrique Carballal (PV) também condenou o caso e disse que denunciou a situação para a Comissão de Reparação da Câmara Municipal. O vereador quer que um representante do Anchieta seja convocado para prestar esclarecimentos. Por meio do Facebook, o vereador Silvio Humberto (PSB) também criticou a postura dos estudantes e da escola. Leia abaixo o comunicado completo divulgado pelo Colégio Anchieta:
Ministério Público pede impedimento de ministro do TSE por ter sido advogado de Dilma
Foto: Roberto Jayme/ Ascom/ TSE
O vice-procurador-geral eleitoral, Nicolao Dino, pediu o impedimento do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Admar Gonzaga Neto, para atuar no julgamento da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer. Dino argumentou que Admar foi advogado da ex-presidente, o que poderia contaminar seu posicionamento. O pedido, entretanto, foi negado pelo plenário da Corte Eleitoral e causou alvoroço entre os ministros. O presidente do TSE, Gilmar Mendes, chegou a dizer que o Ministério Público Eleitoral precisa se pautar pela “lealdade processual”. Dino, entretanto, negou ter sido desleal, ao que Mendes respondeu: “É bom que seja assim”.
Defesa de Palocci pede dispensa de depoimentos de Suplicy e Cardozo
Foto: Reprodução / Jornal do País
Os advogados de Antônio Palocci decidiram pedir ao juiz Sergio Moro que os depoimentos do empresário Jorge Gerdau, do vereador Eduardo Suplicy e do ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo sejam dispensados. Os três haviam sido convocados para testemunhar em defesa de Palocci no âmbito da Operação Lava Jato. Segundo informações da coluna Radar Online, da Veja, o pedido de dispensa inclui também o senador Jorge Viana (PT-AC), o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e o vice-governador do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles.
Maragogipe: PM reage à tentativa de assalto e é baleado
Foto: Divulgação
Durante uma tentativa de assalto, um soldado da Polícia Militar foi atingido por dois tiros na noite de quinta-feira (8). O soldado estaria voltando de Santo Antônio de Jesus para s ua casa, em Maragogipe, quando homens tentaram roupar sua moto. De acordo com informações do jornal Correio, o militar teria reagido ao assalto e não corre risco de vida. O homem foi socorrido para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus e foi transferido para um hospital em Salvador. De acordo com a PM, 14 policiais militares foram mortos por crimes dolosos na Bahia entre janeiro e o começo de junho.
Sexta, 09 de Junho de 2017 - 14:40

Petroleiros pedem afastamento de Parente da Petrobras à Procuradoria da República

por Fernanda Nunes | Estadão Conteúdo
Petroleiros pedem afastamento de Parente da Petrobras à Procuradoria da República
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
A Federação Única dos Petroleiros (FUP), representante de parte dos empregados da Petrobras, entrou com representação na Procuradoria da República no Rio de Janeiro (PRRJ) pedindo o afastamento do presidente da estatal, Pedro Parente. Para isso, apresentou três argumentos. O primeiro deles é que, na gestão de Parente, a Petrobras abandonou o papel de indutora de desenvolvimento nacional, o que contraria as promessas de campanha eleitoral da ex-presidente Dilma Rousseff e do presidente Michel Temer. Argumenta também conflito de interesse, já que o executivo é sócio licenciado da administradora de recursos Prada Assessoria, administrada pela sua mulher, Lucia Hauptman. "Terão as 20 famílias-clientes do representado renunciado publicamente a qualquer operação financeira relacionada, ainda que indiretamente, à Petrobrás?", traz a representação. Além disso, a FUP alega que, em nome da redução do endividamento, Parente atua contra os interesses nacionais. Nesse ponto, argumenta que, na atual administração da estatal, estão ocorrendo uma "drástica redução das reservas de petróleo e gás natural à disposição da Petrobras"; a venda de ativos a valores reduzidos; a equiparação dos preços dos combustíveis aos patamares internacionais, sem que sejam observados os reflexos sociais da medida; a "amputação" de segmentos da cadeia, com a proposta de reduzir participação em refino e distribuição de derivados; e a contratação de bens e serviços no exterior, em detrimento da indústria brasileira. A representação é assinada pelo presidente da FUP, José Maria Rangel, que, no documento, requer ainda audiência com o procurador chefe no Estado do Rio de Janeiro, José Gomes Ribeiro Schettino, para expor os argumentos.
Com sigla dividida, membros do PSDB assinam carta pró-permanência na base de Temer
Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin | Foto: Luiz C. Ribeiro Photography
Com o crescente clamor para abandonar a base aliada do governo Michel Temer (PMDB), mais de 20 deputados do PSDB assinaram uma carta endereçada ao presidente interino da legenda, Tasso Jereissati (CE), a fim de reforçar a posição contrária. Esse grupo representa uma minoria dentro e fora do Planalto. Como mostrado por uma pesquisa encomendada pelo próprio PSDB enquanto 27% defendem a renúncia do presidente e 18% preferem a saída por impeachment, 17% dos entrevistados defendem a permanência de Temer no cargo até o fim de 2018. A pesquisa, que ouviu duas mil pessoas, indica ainda que 30% são a favor da cassação da chapa no processo que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Diante disso, o PSDB segue dividido. Segundo informações do blog Painel, da Folha de S. Paulo, a discussão acirrou o último debate na quarta (7) e, por conta disso, tucanos defendem que a próxima reunião, na segunda (12), não seja deliberativa. Mas até que uma decisão seja firmada, alguns integrantes da sigla já se pronunciaram, como o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que assegura a aliança com o partido de Temer. Um exemplo oposto é o senador Ricardo Ferraço (ES) que deu como certo o rompimento com o governo, mas ponderou que a legenda seguirá votando a favor das reformas propostas pelo Planalto.
Diretor executivo da JBS se recusa a fornecer senha de celular à PF
Foto: Reprodução / YouTube
O diretor jurídico da JBS, Francisco Assis da Silva, que foi alvo de mandado de busca e apreensão durante a Operação Bullish, em maio deste ano, se recusa a fornecer a senha do celular que foi apreendido com ele. Segundo informações da Coluna do Estadão, a PF não tem tecnologia para acessar os dados sem que o executivo forneça a senha. O Ministério Público Federal (MPF) entrou com ação e conseguiu decisão favorável em 1ª instância para que Silva revelasse o código. O executivo recorreu da decisão e o Tribunal Regional Federal (TRF) mandou paralisar a análise do material apreendido. Os investigadores levantaram suspeitas sobre a reação do funcionário da JBS, já que o sócio da companhia, Joesley Batista, entregou a senha imediatamente. Com a recusa em colaborar com a Bullish pode levar a questionamentos sobre a validade do acordo, mesmo o escopo não tendo direta.
Sexta, 09 de Junho de 2017 - 13:45

Gabriel Xavier cobra evolução da equipe: 'Temos que melhorar muito'

por Glauber Guerra
Gabriel Xavier cobra evolução da equipe: 'Temos que melhorar muito'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O Vitória vive um momento ruim no Campeonato Brasileiro. É o lanterna da competição e em cinco partidas disputadas, o time Rubro-negro empatou uma e perdeu quatro. O último revés foi diante do São Paulo, por 2 a 0, quinta-feira (8), no Morumbi. O meia Gabriel Xavier, do Leão,  reconhece o desempenho abaixo do esperado de sua equipe, mas acredita que essa fase é passageira. “Sabemos da nossa força e sabemos que temos que melhorar muito, mas depende só de nós. Foram cinco rodadas,  que em dentro de 15 pontos conquistamos um, mas acreditamos na nossa evolução para podermos superar este quadro”, disse o jogador, durante o desembarque do time em Salvador nesta sexta (9). O jogador ainda pediu apoio da torcida para o duelo diante do Atlético-MG, domingo (11), às 16h, no Barradão, pela 6ª rodada do certame nacional. “Sabemos da nossa força lá dentro. A gente sabe que o momento é difícil. A gente pede o apoio do nosso torcedor que é fundamental para que possamos fazer de nossa casa uma força”, finalizou.
SAC acumula 94.118 documentos; documento com foto pode ser usado em retirada
Foto: GOVBA
As 60 unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) guardavam 94.118 documentos retidos até maio deste ano – o número corresponde aos documentos acumulados durante o ano de 2016 e os cinco primeiros meses de 2017. Os cidadãos que tenham documentos retidos em uma unidade do SAC deve comparecer ao local levando o protocolo de atendimento ou documento com foto. O maior número de documentos esquecidos é o da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), com 52.725 unidades. Na sequência vem a carteira de identidade (29.585) e Carteira Nacional de Habilitação (11.808). Por conta da necessidade de armazenamento, os documentos abandonados geram custos e problemas operacionais para o Estado. Dos 14 postos de Salvador e Região Metropolitana, o do shopping Bela Vista é o que tem a maior quantidade de CTPS (5.323) e CNH (2.355). O Barra lidera no montante de Carteiras de Identidade (1.636). Já nas 46 unidades do interior, incluindo os Pontos Cidadão, o maior número de carteiras de identidade está em Teixeira de Freitas (2.148). Jequié tem o maior acúmulo de CTPS, com 3 mil unidades; e Feira Centro II é a que possui mais CNH (857). De acordo com a diretora Operacional da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Secretaria da Administração (Saeb), Carla Santiago, o documento é considerado represado a partir de 30 dias após sua emissão. No entanto, não há um prazo limite para que o indivíduo se dirija à devida unidade e retire o documento solicitado. A CNH é mantida pelo seu tempo de validade, que é de cinco anos. O RG é incinerado após 6 meses.
Relator do processo no TSE, Herman Benjamin vota pela cassação da chapa Dilma-Temer
Foto: Roberto Jayme / Ascom TSE
Durante a leitura do seu voto no julgamento da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer, o relator do processo, ministro Herman Benjamin, recomenda a cassação da chapa vencedora na última eleição presidencial. Aberto pelo PSDB, o processo apura acusações de abuso de poder político e econômico no pleito de 2014. O relator da ação é o primeiro a votar. Como na sessão de quinta (8), a Corte já havia excluído as delações da Odebrecht do julgamento, Benjamin considerou o acúmulo de recursos, captado pelo PT e pelo PMDB com empresas que tinham contratos com a Petrobras. O ministro entendeu que ambos os partidos usufruíam de valores ilícitos, provenientes de práticas corruptas envolvendo a estatal. O relator também ressaltou a unicidade da chapa ao pontuar que "no Brasil, ninguém elege vice-presidente da República". Restam ainda os pronunciamentos dos ministros Luiz Fux e Rosa Weber, que indicam posicionamento favorável à cassação, e Napoleão Nunes Maia Filho, Admar Gonzaga, Tarcísio Neto e o presidente do TSE, Gilmar Mendes, que apontam pela absolvição. A sessão foi encerrada nesse primeiro turno, mas será retomada por volta das 14h30, ainda nesta sexta-feira (9).
'Presente' entregue em fórum de Ipiaú é destaque em Municípios
Foto: Reprodução / Giro em Ipiaú
Uma situação inusitada chamou a atenção de funcionários do Fórum Jorge Calmon, em Ipiaú, sudoeste baiano, na manhã desta sexta-feira (9). O presente foi entregue no local para uma comemoração, mas não era para os servidores. Ainda na Coluna Municípios, um ex-prefeito de Itapicuru, na região de Senhor do Bonfim, será denunciado por gastos excessivos no São João. Clique aqui e leia esta e outras notícias.
Rodrigo Rocha Loures fica em silêncio em interrogatório da Polícia Federal
Foto: Reprodução / Meio Norte
O ex-deputado e ex-assessor especial de Michel Temer, Rodrigo Rocha Loures, ficou em silêncio em interrogatório à Polícia Federal nesta sexta-feira (9), em Brasília. Segundo o Termo de Declarações da Polícia Federal ao qual a TV Globo, Loures ficou calado "por orientação da sua defesa técnica". O interrogatório durou cinco minutos. "Como a prisão foi naquele estilo de Curitiba, para forçar delação, eu orientei meu cliente a ficar em silêncio. Se ele estivesse solto, poderia, quem sabe, falar", declarou o advogado Cezar Bitencourt, que disse não haver "a menor possibilidade" de Loures delatar. O ex-deputado está preso preventivamente desde o último sábado (3), por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin, depois de ser flagrado com uma mala de R$ 500 mil em propina da JBS. Loures ficou detido na carceragem da Polícia Federal até a última quarta-feira (7), quando foi transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda, também em Brasília. 
Sexta, 09 de Junho de 2017 - 13:15

Vitória desembarca em Salvador, e titulares são liberados

por Glauber Guerra
Vitória desembarca em Salvador, e titulares são liberados
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
A delegação do Vitória desembarcou na tarde desta sexta-feira (9), em Salvador, depois do revés por 2 a 0 sofrido diante do São Paulo, na quinta (8), no Morumbi. Os atletas que começaram a partida no time titular foram dispensados e se reapresentam no período da noite, às 22h, quando a equipe começa a concentração para o confronto contra o Atlético-MG, marcado para domingo (11), às 16h, no Barradão, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Já os atletas que ficaram no banco de reservas ou entraram no decorrer do confronto, seguiram para o CT Manoel Pontes Tanajura. O grupo participará de um treino físico. Com um ponto, o time comandado pelo técnico Alexandre Gallo ocupa a lanterna do certame nacional.
Sexta, 09 de Junho de 2017 - 13:00

Presidente da comissão de reforma política, Lúcio diz que crise não atrapalha discussão

por Glauber Guerra / Luana Ribeiro
Presidente da comissão de reforma política, Lúcio diz que crise não atrapalha discussão
Foto: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias
O presidente da comissão especial de reforma política na Câmara dos Deputados, Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), avaliou nesta sexta-feira (9) que a crise política enfrentada nas últimas semanas não prejudica os trabalhos do colegiado. “Pelo contrario estimula porque conscientiza mais de uma necessidade de uma reforma. Porque o povo cobra; e faz parte, para resolver a crise política, fazer uma reforma que mostre para o futuro e que mostre ao povo que efetivamente nós estamos comprometidos em dar uma satisfação a eles”, explicou o parlamentar, que não preferiu não fazer prognósticos sobre a situação do presidente Michel Temer, cuja chapa está em julgamento nesta sexta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Tem que esperar o resultado. É hoje né? A situação a gente só vai saber depois do resultado”, afirmou. Questionado sobre eventual saída do PSDB da base do governo, que já vem sendo sinalizada desde a explosão do escândalo envolvendo o presidente, com a delação da JBS, Lúcio destacou que o quadro deve se manter como antes, mesmo que os tucanos deixem a aliança. “Não vejo como, não, até porque as declarações que eles dão é que sairão do governo e continuarão apoiando a reforma. Se continuar apoiando a reforma está no governo. Sair do governo e entregar cargo é o que menos importa”, aponta. 
Itapitanga: Protesto cobra recuperação de BA em que ônibus com estudantes foi assaltado
Foto: Tarcísio Cruz / Arquivo Pessoal
Moradores de Itapitanga, no sul baiano, fazem um protesto nesta sexta-feira (9) pela recuperação da BA que liga a cidade até Itajuípe, na mesma região. Eles protestam contra o estado de conservação da rodovia, cheia de buracos, que facilita a ocorrência de acidentes e assaltos. Na última quarta-feira (7), um ônibus com estudantes universitários foi alvo da ação de bandidos. Três homens bloquearam a passagem do veículo e anunciaram o assalto. Segundo relato da Delegacia Territorial ao BN, um deles invadiu o carro e – armado e com um galão de gasolina – ameaçou tocar fogo no carro. Um disparo chegou a ser feito na direção do motorista, mas ninguém foi atingido. Os assaltantes levaram dinheiro, celulares, bolsas e outros pertences. Cerca de dez estudantes, dos 45 que viajavam, foram roubados. Após a ação, o grupo fugiu. O crime ocorreu no trecho entre Itapitanga e Guaraci, por volta das 18h, quando os estudantes seguiam para o trajeto que fazem todo dia para Itabuna. Até às 12h10 desta sexta, nenhum dos criminosos foi encontrado. 
Sexta, 09 de Junho de 2017 - 12:30

Brown aposta sua Mukintralha na Timbalada

Brown aposta sua Mukintralha na Timbalada
Estou adorando essa briga entre os ditos "forró de raiz" e o resto do mundo. De um lado, aqueles que não querem abrir mão do único período que ganham dinheiro. Do outro, aqueles que ganham dinheiro o ano todo, mas defendem que no São João cabe de tudo... O interessante é que o "valor cultural" da festa vai ficando pra segundo plano mesmo... Quero ver Léo Santana tocando sanfona no palco, ao invés de ficar tocando outra coisa. E essa vai ou não vai da Timbalada... Millane Hora anunciou a saída com tanta classe que eu até me esqueci dos xingamentos proferidos a ela por alguns timbaleiros. Vai com Deus, miga! Em sua terra Alagoas com certeza deve ter uma banda de forró pra você.  O povo pedindo “FicaDenny” e Denny cantando “Eu fui embora meu amor chorou. Não vou voltar”. Saiba mais!
Caso Victor Ramos: Internacional irá a julgamento e pode ser rebaixado para a Série C
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O Internacional será julgado na próxima terça-feira (13), às 17h, pelo caso dos e-mails adulterados no caso Victor Ramos. A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou o Colorado na noite da última quinta (8) (leia mais). O clube gaúcho foi enquadrado no artigo 61 do Código Disciplinar da Fifa, que versa sobre a falsificação de documentos. Caso seja culpado, o Campeão Mundial de 2006 poderá ser excluído da Série B do Campeonato Brasileiro e automaticamente rebaixado para a Série C (saiba mais). O julgamento é em primeira instância e tanto Procuradoria quanto o clube poderão recorrer da decisão no Pleno do STJD. O ex-presidente do Inter, Vitório Piffero foi denunciado nos artigos 234, pelo uso de documento falsificado, e 258, por conduta antidesportiva do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Já os advogados do Colorado não foram denunciados (veja mais).
'Fies Plus': MEC estuda estimular bancos privados a financiar universitários
Foto: Agência Brasil
O Ministério da Educação pretende lançar incentivos para que bancos privados aumentem o financiamento a estudantes universitários. Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, o projeto vem sendo chamado internamente de “Fies Privado” ou “Fies Plus”. A ideia é de que o governo continuaria, paralelamente, financiando estudantes de baixa renda por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Com a atuação dos bancos, pretende-se ampliar o número de vagas e manter os custos do financiamento, sem aumento dos juros.
Sexta, 09 de Junho de 2017 - 11:45

Novo contratado do Vitória, Yago será apresentado na segunda-feira

por Glauber Guerra
Novo contratado do Vitória, Yago será apresentado na segunda-feira
Foto: Maurícia da Matta/ Divulgação / Vitória
O meio-campista Yago, de 22 anos, será apresentado oficialmente pelo Vitória na  segunda-feira (12), a partir das 15h, na sala de imprensa do CT Manoel Pontes Tanajura. O atleta desembarcou em Salvador na semana passada (saiba mais aqui) e já participou de um treino com a equipe principal. Ele assinou contrato com o Leão até dezembro de 2018. Yago estava no Figueirense e foi revelado pelo clube catarinense, mas acumula passagens pela base do Flamengo, Botafogo e  Espanyol (ESP). O time comandado pelo técnico Alexandre Gallo ocupa a lanterna no Campeonato Brasileiro com apenas um ponto conquistado.
Ministérios têm ampliação no limite de gastos; Saúde será beneficiada com R$ 2 bilhões
Foto: Marcos Santos / USP Imagens
O Ministério da Saúde teve ampliação de R$ 2 bilhões em seu limite de gastos. De acordo com portaria publicada nesta sexta-feira (9) no Diário Oficial da União, também foram liberados R$ 500 milhões ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, R$ 33 milhões ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e R$ 5 milhões ao Ministério da Cultura. Após essas ampliações de limites de movimentação e empenho, no total de R$ 2,538 bilhões, restaram R$ 316 milhões em reserva para atender situações emergenciais, informou o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Segundo a Agência Brasil, foi publicado no último dia 30 o Decreto nº 9.062, que restabeleceu R$ 3,107 bilhões aos valores de movimentação e empenho das despesas discricionárias do Poder Executivo da Lei Orçamentária Anual de 2017, conforme demonstrado no 2º Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias de 2017. Nesse relatório, foram liberados o total de R$ 3,146 bilhões, considerando-se ainda os valores do Poder Legislativo (R$ 1,7 milhão), do Poder Judiciário (R$ 32,4 milhões), do Ministério Público da União (R$ 4,7 milhões) e da Defensoria Pública da União (R$ 500 mil). De acordo com o ministério, dos R$ 3,107 bilhões do Poder Executivo, em razão de determinações legais, foram deduzidos R$ 168,2 milhões destinados a atender as emendas individuais impositivas e R$ 84,6 milhões as emendas de bancada impositivas, o que resulta em R$ 2,854 bilhões.
Sexta, 09 de Junho de 2017 - 11:30

Ouvindo Nosso Bairro: Cidadãos poderão votar obras prioritárias a partir de 3 de julho

por Estela Marques / Ailma Teixeira
Ouvindo Nosso Bairro: Cidadãos poderão votar obras prioritárias a partir de 3 de julho
Foto: Estela Marques / Bahia Notícias
Com o intuito de fechar a lista de obras que vão ser disponibilizadas para consulta popular, a prefeitura vai iniciar a segunda etapa do programa “Ouvindo Nosso Bairro” neste sábado (10). Serão 10 reuniões simultâneas nas 10 regiões administrativas da cidade. A partir disso, no período de 3 de julho a 3 de agosto, cada cidadão vai poder votar em cinco prioridades, tanto através do aplicativo da Companhia de Governança Eletrônica (Cogel) quanto do site. A plataforma foi lançada em evento na manhã desta sexta-feira (9). "A prefeitura vai se comprometer a seguir a ordem de prioridades e a realizar as obras prioritárias indicadas pela população", garante o prefeito ACM Neto (DEM). Na primeira etapa do programa, foram feitas 1,3 mil intervenções nos bairros. O objetivo nesta fase é de superar esse número. "Nós mostramos a quantidade de cada intervenção que foi feita, é uma prestação de contas que a gente faz na cidade, mas também uma demonstração de que a prefeitura está preparada para intervir nas principais áreas que dizem respeito ao cidadão", defende. O prefeito aponta que as obras mais requisitadas são de praças, campos, escadarias, asfaltamento de ruas e outras intervenções.
Sexta, 09 de Junho de 2017 - 11:20

ACM Neto volta a ponderar 2018 e estabelece prazo limite para definir futuro político

por Estela Marques / Ailma Teixeira
ACM Neto volta a ponderar 2018 e estabelece prazo limite para definir futuro político
Foto: Estela Marques / Bahia Notícias
Enquanto representantes do DEM baiano exaltam a pesquisa que coloca ACM Neto à frente da disputa pelo governo do Estado, o prefeito de Salvador volta a pedir cautela quanto ao seu futuro político em 2018. Durante o “Ouvindo Nosso Bairro 2017”, Neto ressalta que está focado na gestão municipal com o lançamento de projetos e investimentos em prol da capital baiana. "É óbvio que a partir dos dados apresentados pela pesquisa há um clima, sobretudo, no interior, de lideranças que se manifestaram muito satisfeitas, animadas, eu recolho isso com muita humildade. Mas, com todo o respeito, eu me recuso nesse momento a tratar de 2018", afirma o prefeito. Divulgada nesta quarta (7), a Paraná Pesquisas coloca o democrata na liderança das intenções de votos em todos os cenários disputados com o atual governador, Rui Costa (PT) (veja aqui). Os índices fizeram ambas as bases políticas se manifestarem. Enquanto membros do DEM usaram o levantamento para afirmar que há um desgaste da população com os governos do PT (veja aqui), o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Everaldo Anunciação, ironizou a credibilidade da pesquisa (veja aqui). "Quem me conhece sabe que eu não funciono sob pressão, nem de aliados nem de adversários e o meu tempo de decisão não é agora", firma Neto. O prefeito aponta que essa decisão será anunciada em janeiro. "Podem ficar muito calmos, não adianta especulação demais porque não passará disso. Eu vou ficar na minha, trabalhando e quando chegar a hora certa, em 2018, essa decisão será tomada", garante.
JBS é alvo de operação da PF; venda de ações e compra de dólares são apuradas
Sede da JBS em SP | Foto: Portal DBO
A Polícia Federal, em cooperação com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), realiza a operação Tendão de Aquiles nesta sexta-feira (9) que tem como alvo empresas da família de Joesley Batista, sócio da JBS. O inquérito foi instaurado em 19 de maio, após a PF ser notificada pela CVM, que divulgou publicamente a instauração de cinco processos administrativos para apuração de transações de mercado financeiro realizadas pelo grupo entre abril e maio de 2017. Segundo informações da PF, investiga ganhos que o grupo obteve no mercado por ter informações privilegiadas sobre a colaboração premiada firmada por seus sócios com a Procuradoria-Geral da República. A ação ocorre três semanas após homologação da delação, que cita, entre outras pessoas, o presidente Michel Temer. A operação começou pouco depois das 10h, com agentes na sede da JBS e da FB Participações, que é controladora da companhia. Entre as transações que teriam sido beneficiadas está a compra de dólares e a venda de ações às vésperas do conteúdo da delação vir à tona de forma parcial. Segundo informações da revista Veja, o Banco Central também apura essas movimentações. A estimativa é de que o grupo tenha lucrado mais de 600 milhões de reais horas antes do vazamento, apenas com operações de câmbio. Os investigadores buscam provas de que os negócios foram planejados com base na informação privilegiada sobre o acordo, já que os irmãos Batista sabiam que as revelações teriam impacto com o mercado. Diante desse cenário, eles teriam comprado dólares e descartando ações que perderiam valor nas horas seguintes. Se a suspeita for comprovada, os empresários podem ser presos, com penas que podem variar de 1 a 5 anos de reclusão e multa de até três vezes o valor da vantagem ilícita obtida. 
Sexta, 09 de Junho de 2017 - 11:00

'Ouvindo nosso Bairro': Neto alfineta 'certo partido que falava em orçamento participativo'

por Estela Marques / Luana Ribeiro
'Ouvindo nosso Bairro': Neto alfineta 'certo partido que falava em orçamento participativo'
Foto: Estela Marques / Bahia Notícias
O prefeito ACM Neto lançou nesta sexta-feira (9) a edição deste ano do programa ‘Ouvindo Nosso Bairro’ e aproveitou para alfinetar o governo do Estado. "Aqui as obras se multiplicam porque existe transparência", disse, após citar que a prefeitura investiu R$ 560 milhões em 1,3 mil intervenções do Salvador Bairro a Bairro. Na sequência, Neto fez menção a “certo partido que falava de orçamento participativo e em consultar população para tomar decisões". “Ao longo do tempo essas pessoas se perderam”, afirmou, para completar. “Hoje agregamos modernidade e tecnologia, transformando essas ferramentas em participação popular. Queremos que esse seja programa de cidade, não de governo. Queremos que isso pertença a Salvador”. 
Sexta, 09 de Junho de 2017 - 10:50

Projetos que instituem 'Ouvindo nosso Bairro' e divisão territorial serão enviados à CMS

por Estela Marques / Luana Ribeiro
Projetos que instituem 'Ouvindo nosso Bairro' e divisão territorial serão enviados à CMS
Foto: Estela Marques / Bahia Notícias
O projeto de lei da edição 2017 do programa Ouvindo Nosso Bairro, lançada nesta sexta-feira (9) pelo prefeito ACM Neto, será encaminhada à Câmara Municipal de Salvador na próxima segunda-feira (12). O programa terá duração de quatro meses. A ferramenta Ouvindo Nosso Bairro poderá ser acessada pela página do programa na internet (clique aqui); pelo aplicativo do programa no celular ou tablet, disponível nas plataformas Android e iOS; e nos totens para votação que serão implantados nas Prefeituras-Bairro e em locais de grande circulação, como estações de transbordo e metrô. Outro projeto que será apresentado no mesmo dia – e também assinado nesta sexta – institui oficialmente a divisão dos bairros de Salvador. “Temos trabalhado desde 2013 com essa lógica de 163 bairros, só que até então isso não corresponde com o que está na lei. A lei tá desatualizada. A Louos e o PDDU já incorporaram essa divisão”, explica Neto, acrescentando que o projeto prevê revisão dessa configuração em 2020, após o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Sexta, 09 de Junho de 2017 - 10:40

Mutirão do CNJ revoga quase 45 mil prisões temporárias em todo o País

por Julia Lindner | Estadão Contéudo
Mutirão do CNJ revoga quase 45 mil prisões temporárias em todo o País
Foto: Reprodução / O Documento
Em cerca de quatro meses, um mutirão realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revogou quase 45 mil prisões temporárias em todo o País, de um total de aproximadamente 150 mil processos analisados por 27 Tribunais de Justiça do País de janeiro a abril deste ano. Apesar do esforço para tentar aliviar a superlotação dos presídios, a queda total no número de pessoas presas no mesmo período foi pouco expressiva: caiu de 676,6 mil em janeiro para 675,9 mil em abril deste ano. Em regiões como o Sul, o número de presos provisórios chegou até a aumentar de 30,5 mil para 39,4 mil. A ação "Choque de Justiça" foi anunciada pela presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, em meio à crise do sistema penitenciário no início do ano. O objetivo era acelerar o julgamento de processos de natureza criminal cujos réus estejam presos sem condenação definitiva. Do total de processos analisados durante o mutirão, 56,4 mil se tratavam de processos judiciais sem condenação. Desses, 36,6 mil foram condenados; 4,6 mil foram absolvidos e 21,7 mil tiveram a prisão revogada. Além dos mais de 56 mil processos que receberam uma sentença da Justiça no período do mutirão, foi reanalisada pelos magistrados a situação da prisão preventiva decretada em 92.292 processos, trabalho que resultou na manutenção de 70,5 mil prisões e a revogação de outras 21,7 mil. Os números ainda podem mudar: Alagoas e Distrito Federal não enviaram dados sobre o desfecho dos processos no período. Já São Paulo não informou o resultado das sentenças aplicadas. Nesta quinta-feira (8) após o balanço do mutirão, a ministra publicou uma nota de agradecimento aos Tribunais e aos juízes pelos esforços na implementação do projeto. "Graças a esse projeto foram sentenciados e revistos, entre janeiro e maio de 2017, cerca de 150 mil processos relativos a presos provisórios em todas as unidades da Federação. Este contingente de processos reavaliados em apenas cinco meses supera em um terço todos os feitos analisados nos últimos oito anos por meio dos mutirões do CNJ, a partir de 2008", afirmou a presidente do STF. Para Cármen, os resultados "renovam a confiança e a certeza de que a adequada prestação da justiça ao cidadão constitui elemento primordial para o aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito".

Sexta, 09 de Junho de 2017 - 10:20

Simões Filho: Incêndio atinge fábrica de embalagens

por Francis Juliano
Simões Filho: Incêndio atinge fábrica de embalagens
Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros
Um incêndio atingiu uma fábrica de embalagens em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), na manhã desta sexta-feira (9). Segundo a Central de Polícia, um fio de eletricidade se soltou e provocou as primeiras chamas, por volta das 6h30. O fogo se alastrou e atingiu a parte de embalagens recicláveis do estabelecimento. Apesar das chamas, ninguém se feriu. Até o momento não há informações sobre prejuízos. Ainda conforme a Centel, o fogo foi debelado após chegada do Corpo de Bombeiros, por volta das 8h. A fábrica fica na Rua das Torres. 
Inscrições para o ProUni terminam nesta sexta; programa oferece mais de 147 mil bolsas
Foto: Divulgação / ProUniversitário
O prazo de inscrições para o segundo semestre do Programa Universidade para Todos (ProUni) encerra nesta sexta-feira (9). São 147.492 bolsas oferecidas em 1.076 instituições privadas. O número de inscritos já ultrapassa os 307 mil, segundo informações da Agência Brasil. Para participar do programa, o estudante precisa ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a nota, ele deve consultar as bolsas oferecidas e se inscrever em até duas opções de curso no site (clique aqui). De acordo com a publicação, o número de bolsas ofertadas nesta edição é 17% maior em relação ao mesmo período do ano passado. Do total, 67.603 são integrais enquanto as demais 79.889 são parciais. Os selecionados deverão comparecer à respectiva instituição de ensino para a comprovação das informações prestadas. As seleções serão feitas de 12 a 19 de junho, na primeira chamada, e de 26 a 30 de junho, na segunda. Os estudantes não aprovados poderão ainda participar da lista de espera entre 7 e 10 de julho. Neste caso, eles devem comparecer à instituição e entregar a documentação no período de 17 a 18 de julho.



MAIS 988 MIL ACESSOS,   08//06/17 / RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!




987 MIL ACESSOS,  RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!

TOTAL DE ACESSOS   DO BLOG  MAIS  DE  986 MIL /   BRASIL MAIS  DE  511 MIL  DIA 06/05/17/
Alemanha Mais de  182 Mil,  líder  Internacional  de  Acessos
Nos  Mais de 100  Países do Planeta  Terra
479 ML ACESSOS INTERNACIONAIS,  VISIBILIDADE  EM MAIS  DE 100 PAÍSES NO PLANETA TERRA.....


Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
511332
Alemanha
181433
Estados Unidos
127693
Rússia
45534
Malásia
19730
China
14392
Ucrânia
8840
França
5962
Portugal
5533
Índia
4177






O POETA MARATONISTA!
             
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                         CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                          Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registrado em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DE VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.





Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 Salvador/Ba. 42. 198 metros
DIA 27/08/16



Curso  de  Comunicações  Verbais

(Um dos  melhores do Brasil/S. Paulo com credenciamento CFMO 097}


     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  de  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP


********************************************************************************
TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA DAS PEDRAS SETOR NORTE DA ARENA FONTE NOVA /BAHIA/BRASIL/20
******************************************************************************

                                      GALERIA DE  FOTOS

FOTOS DE FRANK CHAGAS  NO  VITÓRIA 1961 

Vitória Campeão 
 Torneio Início 30/07/1961/Fonte Nova


                              VITÓRIA CAMPEÃO DO TORNEIO INÍCIO 30/07/1961


EC Vitória campeão do Torneio início de 1961/ na primitiva Fonte Nova, com mais de 22 mil pessoas, Flu de Feira foi o vice-campeão. Torneio inicio Organizada pela ABCD - Associação Bahiana dos Cronistas Desportivo.
O citado Torneio, tradicional da então FBDT - Federação Bahiana de Desporto Terrestre (atual FBF). Abria o tradicional Campeonato Baiano de profissionais, desde dos primórdios, do citado campeonato da antiga FBDT (atual FBF).
Frank Chagas, com este titulo do torneio início, tornou-se o primeiro jogador metense no Profissional da Bahia, a sagra-se Campeão de evento profissional do futebol Baiano.
Neste citado Torneio, a renda era para ABCD, a Fonte Nova, recebeu um público excelente de mais de 22 mil pessoas pagantes..
Em pé: Frank Chagas, Touro, Ouri, Medrado, Carlos Alberto... Agachados: Reginaldo (2º), Matos, Carlinhos Gonçalves e Ricardo. Tecnico Pinguela


EC Vitória campeão do Torneio início de 1961/ na primitiva Fonte Nova, com mais de 22 mil pessoas, Flu de Feira foi o vice-campeão. Torneio inicio Organizada pela ABCD - Associação Bahiana dos Cronistas Desportivo.

O citado Torneio, tradicional da então FBDT - Federação Bahiana de Desporto Terrestre (atual FBF). Abria o tradicional Campeonato Baiano de profissionais, desde dos primórdios, do citado campeonato da antiga FBDT

(atual FBF).

Frank Chagas, com este titulo do torneio início, tornou-se o primeiro jogador metense no Profissional da Bahia, a sagra-se Campeão de evento profissional do futebol Baiano.

Neste citado Torneio, a renda era para ABCD, a Fonte Nova, recebeu um público excelente de mais de 22 mil pessoas pagantes..
Em pé: Frank Chagas, Touro, Ouri, Medrado, Carlos Alberto... Agachados: Reginaldo (2º), Matos, Carlinhos Gonçalves e Ricardo. Tecnico Pinguela
FLU DE FEIRA VICE-CAMPEÃO DO TORNEIO 1961

Flu de Feira Vice-campeão do Torneio Início de 30/07/1961/Fonte Nova



VITÓRIA 0x 2 FLU DE FEIRA/Campeonato Baiano de 1961

Time do Vitória 1961 Fonte Nova, Ataque, agachados: Frank (nº 7), Reginaldo, Matos, Carlinhos Gonçalves....Em pé: dentre outros, vemos Nelinho e Boquinha (direita da foto), Jornal Tarde 24/09/1961 (jogo abaixo).

Nessa partida o EC Vitória jogava pela sequencia do campeonato Baiano de Profissionais, na primitiva Fonte Nova, diante do timaço do Flu de Feira e o Vitória foi derrotado por 3x2, com Frank Chagas na ponta direita (ele, Frank, era o coringa do Vitoria e jogava, em várias posições, ataque, defesa, meio campo, sendo técnico o excelente jogador Pinguela (exercia dupla função de jogador e técnico interino do Leão da Barra)).

Nenhum comentário:

Postar um comentário