domingo, 11 de junho de 2017

BAVI SERIE A/ MOTO GP, C. MUNDO VELA, BAIANO SUB-20 BAVI


Domingo, 11 de Junho de 2017 - 00:00 FONTE  BAHIA NOTICIAS 

'A gente vive ano após ano', diz Erlon Souza sobre novos objetivos pós-Olimpíadas

por Bruno Luiz / Leandro Aragão
'A gente vive ano após ano', diz Erlon Souza sobre novos objetivos pós-Olimpíadas
Foto: Bruno Luiz / Bahia Notícias
Ao lado do conterrâneo Isaquías Queiroz, o baiano Erlon Souza conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos Rio-2016 na categoria C2 1.000m, na Canoagem Velocidade. Filho da cidade de Ubatã, interior do estado, ele conversou com a reportagem do Bahia Notícias sobre os próximos objetivos neste novo ciclo e também contou como sente a pressão por melhores resultados.

O baiano disse viver um ano por vez. O foco, agora, é no Mundial de Canoagem Velocidade, que acontecerá entre os dias 23 e 27 de agosto de 2017, em Racice, na República Tcheca.

"A gente vai vivendo ano após ano. Nosso objetivo em 2017 é o Mundial em agosto. Concluindo o Mundial já começamos um novo ciclo, que vem Copa do Mundo, depois Mundial novamente até chegar no pré-Olímpico e Olimpíadas de novo", detalhou.

Por já ter conquistado uma medalha de prata olímpica, o atleta acaba é pressionado para conseguir um resultado ainda melhor nos próximos Jogos Olímpicos. No entanto, Erlon enxerga essa pressão por um outro lado, o da inspiração.

"Eu sei que muitos jovens, muitas pessoas se inspiram no meu trabalho. Então, tento dar sempre o meu melhor, não como uma pressão em cima das costas, porque eu sei que estou treinando e tenho que dar o meu melhor. Então, com certeza a cada dia e a cada treino que eu faço, é pensando nisso. Eu sei que tem muitas crianças aí que se espelham em mim. Essa é a parte que eu retiro forças para que a cada dia e a cada campeonato sempre traga vitórias", revelou.

Por gostar mais da canoagem por equipe, Erlon não pensa em disputar nas categorias individuais. Como Isaquías compete em outras provas sozinho, ele vem treinando com um novo parceiro, Maicon Ferreira.

"Eu gosto muito de barco de equipe, então é onde eu investi desde o começo e vou permanecer. Agora com um novo parceiro, o Maicon, a gente está fazendo uns testes, mas tenho certeza de que vai dar certo. Antigamente eu remava com Isaquías, mas ele sempre foi mais do barco individual. Aí no decorrer dos anos, a gente (ele e Isaquías) foi fazendo vários testes e vimos que para as Olimpíadas e Mundial tínhamos grandes chances de medalhar. O técnico colocou a gente para remar junto e deu no que deu. Deu certo!", explicou.
Sábado, 10 de Junho de 2017 - 20:15

Vitória encara Atlético-MG e tenta se livrar da lanterna

por Glauber Guerra
Vitória encara Atlético-MG e tenta se livrar da lanterna
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O Vitória precisa de um triunfo contra o Atlético-MG, neste domingo (11), às 16h, no Barradão, para tentar sair da lanterna do Campeonato Brasileiro. O time comandado pelo técnico Alexandre Gallo tem apenas um ponto conquistado em cinco rodadas.

Para o confronto, o treinador Gallo não poderá contar com o lateral-direito Patric. O atleta pertence ao Atlético-MG e um acordo entre as diretorias dos dois clubes impede a participação dele na partida. Com isso, a tendência é que Leandro Salino assuma a posição. Em contrapartida, o meia Yago e o volante Fillipe Soutto foram regularizados e estão à disposição.

O zagueiro Alan Costa, criticado pela torcida por conta das últimas atuações, pode ficar como opção no banco. Com isso, Kanu, que se recuperou de um desconforto no joelho, deve assumir a vaga.

O meia Gabriel Xavier pediu o apoio da torcida durante os 90 minutos. “Sabemos da nossa força lá dentro. A gente sabe que o momento é difícil. A gente pede o apoio do nosso torcedor que é fundamental para que possamos fazer de nossa casa uma força”, afirmou.

Na história do Brasileirão, Vitória e Atlético-MG se enfrentam 44 vezes.  O Vitória perdeu 21, venceu  9 e empatou 14.
 
FICHA TÉCNICA
Vitória x Atlético-MG
Campeonato Brasileiro – 6ª rodada
Local: Barradão, em Salvador.
Data: 11/06/2017
Horário: 16h
Árbitro: Raphael Claus (SP-Fifa)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Tatiane Sacilotti do Santos Camargo (SP-Fifa
Assistentes adicionais: Rodrigo Guarizo (SP) e Márcio Henrique de Gois (SP).

Vitória: Fernando Miguel, Salino, Fred, Kanu e Thallyson; Willian Farias, Uillian Correia e Gabriel Xavier; David, Neilton e Kieza. Técnico: Alexandre Gallo.

Atlético-MG: Victor; Alex Silva, Erazo, Felipe Santana e Danilo; Rafael Carioca, Yago, Elias e Otero (Valdívia); Robinho e Fred. Técnico: Roger Machado.
Sábado, 10 de Junho de 2017 - 19:15

Vitória bate Bahia e larga na frente na semifinal do Campeonato Baiano Sub-20

por Glauber Guerra
Vitória bate Bahia e larga na frente na semifinal do Campeonato Baiano Sub-20
Foto: Maurícia da Matta/ Divulgação / Vitória
O Vitória saiu na frente do Bahia na semifinal do Campeonato Baiano Sub-20. Em duelo disputado neste sábado (10), em Pituaçu, o time Rubro-negro venceu o Tricolor por 1 a 0 com gol marcado pelo atacante Flávio aos dez minutos do segundo tempo.  Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Laelson Lopes pode empatar no jogo de volta para chegar na grande final, enquanto o Esquadrão precisa vencer por dois gols de diferença. Se o Bahia vencer pela vantagem de um tento, a classificação será decidida nas penalidades. O confronto está marcado para a próxima terça (13), às 15h, no mesmo local.
Alexis Sánchez deve trocar Arsenal pelo Manchester City, diz emissora
Foto: Reprodução / Twitter
Um dos grandes nomes do futebol inglês, o atacante Alexis Sánchez deve trocar de clube no país. Segundo a FOX Sports Chile, o jogador deve largar o Arsenal e acertar com o Manchester City, rejeitando os interesses de Bayern de Munique de Chelsea.

Caso acerte com os citzens, Sánchez trabalhará novamente com o técnico Pep Guardiola, com quem atuou nos tempos de Barcelona. 

Sua saída é especulada há algum tempo. Ele já teve seu nome vinculado principalmente ao Bayern. Com a renovação de contrato do treinador Arséne Wenger, o qual a relação não seria das melhores, sua transferência seria iminente. 
Sábado, 10 de Junho de 2017 - 16:30

Favoritos ficam para trás e Pedrosa fatura pole da MotoGP em Barcelona

por Estadão Conteúdo
Favoritos ficam para trás e Pedrosa fatura pole da MotoGP em Barcelona
Foto: Reprodução / Twitter
O veterano Dani Pedrosa deixou os favoritos para trás e faturou neste sábado (10) a pole position para a etapa de Barcelona da MotoGP, a sétima do calendário de 2017. Em dias decepcionantes de Marc Márquez, Maverick Viñales, Andrea Dovizioso e, principalmente, Valentino Rossi, ele aproveitou para saltar à frente e garantir a primeira posição no grid deste domingo.

Para faturar a pole em casa, o espanhol Pedrosa cravou o tempo de 1min43s870, com distância confortável para seu compatriota e também experiente Jorge Lorenzo, que marcou 1min44s201 e sairá em segundo. O piloto da Ducati confirmou o grande desempenho em casa e largará na primeira fila pela nona vez consecutiva em Barcelona, mas apenas a primeira com a nova equipe.

Na terceira colocação, a principal surpresa do dia: o italiano Danilo Petrucci. Vindo de um terceiro lugar em casa, o piloto voltou a mostrar bom rendimento neste sábado e sairá logo atrás dos veteranos espanhóis após marcar 1min44s220, completando a primeira fila.

Só então, já na segunda fileira, aparece o atual campeão Marc Márquez. O espanhol da Honda marcou 1min44s320 e ficou para trás depois de liderar os treinos livres, mas o resultado poderia ter sido bem pior. Afinal, o piloto sofreu duas quedas durante a atividade classificatória deste sábado.

As quedas, aliás, foram constantes no Circuito de Barcelona. Com a alta temperatura, a aderência na pista diminuiu e os pilotos foram ao chão. O próprio Márquez caiu também no último treino livre, assim como Pedrosa e Bradley Smith. A situação do britânico, no entanto, foi mais grave. Ele sofreu uma lesão na mão esquerda ao cair da moto e está fora da prova de domingo.

Na Yamaha, as condições da pista não geraram quedas, mas foram fundamentais para o rendimento dos pilotos. O líder da temporada, Maverick Viñales, ficou longe da briga pelas primeiras posições e sairá somente em nono, após anotar 1min44s620, pouco atrás do segundo colocado do campeonato, o italiano Andrea Dovizioso, que marcou 1min44s451 e larga em sétimo.

Companheiro de Viñales na Yamaha, o multicampeão Valentino Rossi foi ainda pior. O italiano, terceiro colocado na temporada, não conseguiu se adaptar às condições da pista, chegou a cair no Q1 e sequer se classificou para o Q2. Com isso, sairá somente na 13.ª colocação, após cravar 1min44s661 neste sábado.

É com este cenário de imprevisibilidade que será dada a largada da etapa de Barcelona da MotoGP, às 9 horas (de Brasília) deste domingo.


Após derrota do América-MG, Enderson Moreira pede 'tranquilidade' à equipe
Foto: Divulgação
O América-MG sofreu um revés por 2 a 0, pela Série B, na última sexta-feira (9), frente ao Vila Nova. Técnico da equipe mineira, Enderson Moreira analisou o resultado. Para ele, é preciso que os jogadores tenham ‘tranquilidade’.

“Quando você tem um domínio completo de uma partida, talvez isso seja difícil de trabalhar na cabeça do jogador. A gente está controlando o jogo e não consegue fazer o gol, o tempo está passando, está passando. E chega um momento que eles querem muito a vitória, e costumo falar que o gol não sai arrancado, de qualquer jeito. Temos que ter tranquilidade. Mais uma vez, a gente controla completamente o adversário e sai com mais uma derrota”, disse, em entrevista coletiva. 

Agora, o Coelho possui oito pontos na tabela da segunda divisão. Seu próximo adversário será o Internacional, às 21h30 desta terça-feira (13), no Independência.
Sábado, 10 de Junho de 2017 - 14:30

Patrícia Freitas e Martine/Kahena faturam ouro na final da Copa do Mundo de Vela

por Estadão Conteúdo
Patrícia Freitas e Martine/Kahena faturam ouro na final da Copa do Mundo de Vela
Foto: Reprodução / Twitter
O Brasil não poderia esperar um desempenho melhor de suas velejadoras na final da Copa do Mundo de Vela, disputada nesta semana em Santander, na Espanha. Presente em duas classes, o País faturou a medalha de ouro em ambas neste sábado (10): com Patrícia Freitas, na RS:X, e com a dupla formada por Martine Grael e Kahena Kunze, na 49erFX.

A situação mais tranquila era a de Patrícia. Praticamente perfeita ao longo de toda a competição, a brasileira somava cinco vitórias nas 12 regatas anteriores, incluindo três na última sexta-feira. Por isso, precisava apenas completar a medal race deste sábado para confirmar o ouro.

E Patrícia soube se beneficiar desta posição para triunfar. Na regata decisiva, a brasileira correu poucos riscos, se manteve afastada da briga pelas primeiras colocações, que poderia lhe custar algum acidente e o abandono da prova, e terminou na oitava posição entre as dez competidoras.

Com isso, Patrícia encerrou sua participação com 39 pontos perdidos, oito a menos que a chinesa Yunxiu Lu, segunda colocada na medal race e no geral. A terceira colocação na classe RS:X ficou com a russa Stefania Elfutina, com 67 pontos perdidos.

Já na classe 49erFX, Martine e Kahena chegaram a Santander com a responsabilidade de defender uma hegemonia. Afinal, as atuais campeãs olímpicas da prova ainda não haviam perdido em 2017 e vinham de títulos nas etapas de Miami e Hyères da Copa do Mundo. E neste sábado, elas confirmaram o favoritismo para subir no lugar mais alto do pódio novamente.

A dupla, no entanto, teve uma semana mais difícil do que Patrícia e só assumiu a liderança da disputa na última quinta-feira. O bom desempenho na sexta as manteve na ponta e deu mais tranquilidade para a medal race deste sábado.

Na prova decisiva, Martine e Kahena não ficaram nas primeiras colocações, mas se colocaram à frente de suas rivais. Elas completaram em quarto, deixando para trás as britânicas Charlotte Dobson e Saskia Tidey, que ficaram em sexto, e as francesas Lili Sebesi e Albane Dubois, oitavas.

Com isso, as brasileiras completaram a competição com 43 pontos perdidos, sete à frente de Dobson e Tidey, que ficaram com a prata. O bronze foi para Sebesi e Dubois, com 57 pontos perdidos.


Bahia realiza último treino em Salvador antes de encarar o Grêmio
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
O Bahia deu neste sábado (10) sequência na sua preparação para enfrentar o Grêmio, às 20h da segunda-feira (12), na Arena gremista. O elenco tricolor realizou o último treinamento em Salvador, antes de viajar para Porto Alegre.

Os jogadores que vêm atuando com mais frequência fizeram trabalhos na fisioterapia e na academia. O restante do grupo desceu para o campo e fez um treinamento técnico com bola, sob o comando de Jorginho.

Recuperado de lesão no joelho, o volante Edson fez um trabalho de recondicionamento físico no campo.

Apesar da volta de Edson, Jorginho continua com desfalques – o zagueiro Jackson, o meia Régis e o atacante Hernane, no departamento médico, e o lateral Armero, convocado pela seleção colombiana.

Grêmio e Bahia duelam pela sexta rodada da competição nacional. O Tricolor ocupa a sexta posição na tabela, com nove pontos.


Sábado, 10 de Junho de 2017 - 12:35

Com retorno de Edson, Jorginho relaciona 23 jogadores para enfrentar o Grêmio

por Matheus Caldas
Com retorno de Edson, Jorginho relaciona 23 jogadores para enfrentar o Grêmio
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
O técnico Jorginho relacionou neste sábado (10) 23 jogadores para o confronto contra o Grêmio nesta segunda-feira (12), às 20h, na Arena gremista. O duelo será válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

A novidade ficou por conta do retorno do volante Edson, ausente no triunfo por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, por conta de uma lesão no joelho. 

Apesar da volta de Edson, Jorginho continua com desfalques – o zagueiro Jackson, o meia Régis e o atacante Hernane, no departamento médico, e o lateral Armero, convocado  pela seleção colombiana.

Confira a lista: 

Goleiros: Anderson, Jean e Rafael
Laterais: Eduardo, Juninho Capixaba e Matheus Reis
Zagueiros: Eder, Lucas Fonseca, Rodrigo Becão e Tiago
Meio-campistas: Allione, Edson, Feijão, Ferrareis, Juninho, Matheus Sales, Renê Júnior, Vinicius e Zé Rafael
Atacantes: Edigar Junio, Gustavo, Maikon Leite e Mendoza
Sábado, 10 de Junho de 2017 - 11:30

Em crise, CBDA elege Miguel Cagnoni como seu novo presidente

por Marcio Dolzan e Nathalia Garcia | Estadão Conteúdo
Em crise, CBDA elege Miguel Cagnoni como seu novo presidente
Foto: Sátiro Sodré / Divulgação
Representante da chapa Inovação e Transparência, Miguel Cagnoni foi eleito nesta sexta-feira (9) o novo presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Ele irá comandar a entidade pelos próximos quatro anos, tendo como principal missão retirar a entidade de uma grave crise financeira e institucional. De imediato, terá que convencer a Federação Internacional de Natação (Fina) a reconhecer o pleito e evitar uma suspensão do Brasil de competições internacionais.

Cagnoni teve um total de 64 votos (46 de clubes e federações adimplentes), superando por larga margem o segundo colocado, Cyro Delgado, da chapa Cara Nova, que fez 26 (22 de adimplentes). Jefferson Borges, da Novos Rumos, somou apenas 3 votos. Houve ainda dois votos em branco e um que acabou anulado. Dez votantes não compareceram.

O dirigente será o primeiro a dirigir a entidade máxima da natação brasileira após três décadas presidida por Coaracy Nunes, preso no Complexo Penitenciário de Gericinó desde abril após operação da Polícia Federal. Nos últimos três meses, a CBDA vinha sendo administrada por um interventor judicial, e é por esse motivo que a Fina não quer reconhecer o pleito desta sexta.

Sobre isso, Miguel Cagnoni irá pedir ajuda a outras instâncias esportivas do País. "A questão da Fina é uma questão política, e como tal tem que ser tratada politicamente. Isso envolve ministério do Esporte, Comitê Olímpico do Brasil, todas as autoridades esportivas do País. Vamos apresentar uma explicação e uma justificativa para aquilo que eles não estão entendendo", afirmou.

Paulista, Cagnoni declarou após o pleito que manterá a CBDA no Rio e planeja se mudar para a cidade. Também prometeu manter os atuais funcionários da entidade. Na última quinta-feira, ele conversou com o Estado e apontou que, antes de mais nada, precisa se inteirar da verdadeira situação da CBDA.

"Nesse início de gestão precisamos ter uma fotografia confiável da situação financeira da Confederação. Não tenho informação certa do que a gente vai encontrar lá do ponto de vista financeiro. Sem essa informação, fica difícil planejar. O mais importante é estabelecer a credibilidade da marca em cima da nova gestão", comentou.

Cagnoni promete uma auditoria independente das contas. Ele também tem confiança na manutenção do patrocínio dos Correios, mas frisou que a CBDA irá atrás também de outros apoiadores. "Não podemos depender de apenas um."


Por lesão no rosto, Gabriel Jesus é cortado de amistoso da Seleção Brasileira
Foto: Pedro Martins / MoWA Press
O técnico Tite perdeu um de seus titulares para a partida contra a Austrália, nesta terça-feira (13), na casa dos adversários, às 17h (horário de Brasília). O atacante Gabriel Jesus foi cortado neste sábado (10). A informação foi divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Ele se lesionou na derrota por 1 a 0 frente à Argentina, na última sexta (9), ao sofrer uma pancada no rosto. Foi diagnosticado com uma fratura na órbita esquerda, osso da cavidade que protege do olho.

Com a ausência de Jesus, Diego Souza deve ser o titular contra os australianos. Nenhum jogador será convocado para substituir o jogador do Manchester City.
Técnico do Vila Nova exalta comprometimento do grupo em triunfo sobre o América-MG
Foto: Divulgação / Vila Nova
O Vila Nova dormiu na liderança da Série B na última sexta-feira (9) ao vencer no Serra Dourada o América-MG por 2 a 0, pela sexta rodada da competição nacional. O técnico da equipe, Hemerson Maria, celebrou o espírito do time e fez homenagens após o triunfo. 

"Na Série B, às vezes você vai sofrer como o jogo de hoje. O time foi muito comprometido. Gostaria de dedicar a vitória para a torcida e à diretoria", que aproveitou para dedicar o resultado, também, a um tio”, disse, ao canal Premiere.

O Tigre agora terá que secar Juventude e Guarani. Os gaúchos visitam o Boa Esporte-MG e os paulistas vão à Curitiba enfrentar o Paraná. Ambos os confrontos acontecem neste sábado (10), às 16h30.


Sábado, 10 de Junho de 2017 - 08:30

Corinthians tem dúvida entre Romero e Clayson para clássico

por Daniel Batista | Estadão Conteúdo
Corinthians tem dúvida entre Romero e Clayson para clássico
Foto: Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians
O Corinthians tem apenas uma dúvida na sua escalação para enfrentar o São Paulo, domingo (11), às 16 horas, na sua arena. Romero será avaliado neste sábado para saber se tem condições de ir para o jogo ou se Clayson continuará como titular, como ocorreu na vitória por 5 a 2 sobre o Vasco, na última quarta-feira.

A previsão da comissão técnica é que Romero chegue na noite desta sexta-feira ao Brasil, após participar de um amistoso do Paraguai contra o Peru, na quinta. O jogador passará por exames no sábado, mas segundo o técnico Fábio Carille, as informações iniciais são de que o atacante está em boas condições.

"Vamos esperar o Romero chegar. Se estiver bem, vai para o jogo. Se o Romero não puder jogar, vai a mesma equipe (do jogo com o Vasco). Sei que ele atuou 70 minutos pelo Paraguai e que parece que está tudo bem. Acho que não será problema", projetou o treinador.

Outra novidade pode ser o zagueiro Balbuena. Ele está recuperado de uma lesão na coxa direita sofrida há pouco mais de duas semanas, na partida contra o Vitória, dia 21. "Vamos decidir amanhã (sábado)", avisou Carille. Entretanto, a tendência é de que o paraguaio esteja de volta apenas na quarta-feira, contra o Cruzeiro.

Corinthians e São Paulo vão se enfrentar pela quinta vez na temporada. Será o clássico paulista mais vezes jogado na temporada. Foram três empates (0 a 0 na Florida Cup, com vitória tricolor nos pênaltis, e mais dois 1 a 1, ambos pelo Campeonato Paulista) e uma vitória alvinegra (2 a 0, pelo Paulistão). Por isso, Carille não acredita que as equipes possam apresentar alguma surpresa para domingo, embora Rogério Ceni tenha o hábito de dar treinamentos fechados, sem a presença da imprensa.

"Nossa forma de jogar é bem clara. Faço alguns ajustes, mas não mudo o sistema de jogo. Posso mudar algumas coisas, mas nós que estamos no meio do futebol já sabemos que não tem muito de diferente. O negócio é ir ajustando de acordo com as coisas que vão acontecendo no jogo. O Rogério muda bastante o sistema de jogo e temos que estar preparados para qualquer forma que ele for armar o time", avisou o treinador.

A definição do time corintiano ocorre neste sábado, mas a tendência é que a formação seja com Cássio; Paulo Roberto, Pedro Henrique, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel, Maycon, Marquinhos Gabriel, Jadson e Romero (Clayson); Jô.


Desde 2003, metade dos lanternas até a 5ª rodada da Série A se salvaram do rebaixamento
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O Vitória faz uma campanha frágil no Campeonato Brasileiro deste ano e os torcedores já questionam se o aproveitamento de apenas 6,7% já credencia o clube a um rebaixamento à Série B. No entanto, quem acompanha o Rubro-negro baiano pode ter a esperança de encontrar uma luz no fim do túnel, se os números forem colocados em pauta.

Desde 2003, quando a Série A adotou o formato de pontos corridos, metade dos times que chegou à quinta rodada na lanterna, a exemplo do Leão, conseguiu se salvar.

Em relação ao aproveitamento rubro-negro, também 50% dos clubes com esse mesmo número de 6,7% conseguiu uma reviravolta. Seis outras agremiações tinham a mesma porcentagem de rendimento atual do Vitória, e três foram rebaixadas. Fluminense (2008), Corinthians (2012) e Atlético-PR (2009) se salvaram do calvário, enquanto Palmeiras (2006) e Avaí e Atlético-PR (2011) não conseguiram se safar do descenso. 

O aproveitamento de 6,7% não é o pior da história dos pontos corridos. O Atlético-PR, em 2005, perdeu todas as cinco primeiras partidas, mas acabou tendo uma arrancada e terminou na sexta posição. Vale lembrar que, naquela temporada, os paranaenses disputaram a final da Libertadores e desviavam seu foco para a competição continental. Posteriormente, acabaram perdendo a decisão para o São Paulo.

 

 
A lista das agremiações que caíram para a Série B com resultados similares é esta: Palmeiras (2006), América-RN (2007), Grêmio Prudente (2010), Avaí e Atlético-PR (2011), Ponte Preta (2013), Joinville (2015) e América-MG (2016).

Estas agremiações conseguiram se salvar tendo o mesmo rendimento do Vitória: Paysandu (2003), São Caetano (2004), Atlético-PR (2005 e 2009), Fluminense (2008), Corinthians (2012), Chapecoense (2014) e Flamengo (2015)?.

O que pesa contra o clube baiano, contudo, é o retrospecto recente. Das últimas dez edições, em sete houve rebaixamento dessas agremiações que figuravam na última posição. Isto pode ser explicado pela redução do número de partidas do campeonato. Entre 2003 e 2005, houve um reajuste de participantes, caindo de 24, em 2003, para 20, em 2006. Tanto que, nestes primeiros anos, nenhum dos lanternas foi rebaixado. O primeiro rebaixamento de um lanterna, que pecou neste quesito, ocorreu justamente em 2006, com os palmeirenses.

Em 2004, houve um fato curioso. O São Caetano começou a Série A com -24 pontos, em punição à morte do zagueiro Serginho, dentro de campo, numa partida contra o São Paulo. No entanto, o clube do ABC Paulista conseguiu terminar o certame fora do Z4.

Já um fator mais animador para o Vitória é o retrospecto de equipes que se salvaram após não terem vencido nenhuma partida nas cinco primeiras rodadas. Das 30 campanhas que não conseguiram um triunfo nos cinco jogos iniciais, 22 não culminaram em rebaixamento. Apenas oito terminaram em descenso.

O próximo confronto do Leão será contra o Atlético-MG, ás 16h deste domingo (11), no Barradão.

MAIS 989  MIL ACESSOS,   11//06/17 / RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!




989 MIL ACESSOS,  RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!

TOTAL DE ACESSOS   DO BLOG  MAIS  DE  989 MIL /   BRASIL MAIS  DE  513 MIL  DIA 11/05/17/
Alemanha Mais de  182 Mil,  líder  Internacional  de  Acessos, Estados Unidos  mais  127 Mil.
Nos  Mais de 100  Países do Planeta  Terra
479 ML ACESSOS INTERNACIONAIS,  VISIBILIDADE  EM MAIS  DE 100 PAÍSES NO PLANETA TERRA.....

Visualizações de página por país


Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
513378
Alemanha
181556
Estados Unidos
127957
Rússia
45538
Malásia
19730
China
14394
Ucrânia
9001
França
5997
Portugal
5576
Índia
4192






O POETA MARATONISTA!
             
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                         CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                          Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registrado em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DE VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.





Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 Salvador/Ba. 42. 198 metros
DIA 27/08/16



Curso  de  Comunicações  Verbais

(Um dos  melhores do Brasil/S. Paulo com credenciamento CFMO 097}


     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  de  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP

********************************************************************************
TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA DAS PEDRAS SETOR NORTE DA ARENA FONTE NOVA /BAHIA/BRASIL/20
******************************************************************************

                                      GALERIA DE  FOTOS

FOTOS DE FRANK CHAGAS  NO  VITÓRIA 1961 

Vitória Campeão 
 Torneio Início 30/07/1961/Fonte Nova


                              VITÓRIA CAMPEÃO DO TORNEIO INÍCIO 30/07/1961


EC Vitória campeão do Torneio início de 1961/ na primitiva Fonte Nova, com mais de 22 mil pessoas, Flu de Feira foi o vice-campeão. Torneio inicio Organizada pela ABCD - Associação Bahiana dos Cronistas Desportivo.
O citado Torneio, tradicional da então FBDT - Federação Bahiana de Desporto Terrestre (atual FBF). Abria o tradicional Campeonato Baiano de profissionais, desde dos primórdios, do citado campeonato da antiga FBDT (atual FBF).
Frank Chagas, com este titulo do torneio início, tornou-se o primeiro jogador metense no Profissional da Bahia, a sagra-se Campeão de evento profissional do futebol Baiano.
Neste citado Torneio, a renda era para ABCD, a Fonte Nova, recebeu um público excelente de mais de 22 mil pessoas pagantes..
Em pé: Frank Chagas, Touro, Ouri, Medrado, Carlos Alberto... Agachados: Reginaldo (2º), Matos, Carlinhos Gonçalves e Ricardo. Tecnico Pinguela


EC Vitória campeão do Torneio início de 1961/ na primitiva Fonte Nova, com mais de 22 mil pessoas, Flu de Feira foi o vice-campeão. Torneio inicio Organizada pela ABCD - Associação Bahiana dos Cronistas Desportivo.

O citado Torneio, tradicional da então FBDT - Federação Bahiana de Desporto Terrestre (atual FBF). Abria o tradicional Campeonato Baiano de profissionais, desde dos primórdios, do citado campeonato da antiga FBDT

(atual FBF).

Frank Chagas, com este titulo do torneio início, tornou-se o primeiro jogador metense no Profissional da Bahia, a sagra-se Campeão de evento profissional do futebol Baiano.

Neste citado Torneio, a renda era para ABCD, a Fonte Nova, recebeu um público excelente de mais de 22 mil pessoas pagantes..
Em pé: Frank Chagas, Touro, Ouri, Medrado, Carlos Alberto... Agachados: Reginaldo (2º), Matos, Carlinhos Gonçalves e Ricardo. Tecnico Pinguela
FLU DE FEIRA VICE-CAMPEÃO DO TORNEIO 1961

Flu de Feira Vice-campeão do Torneio Início de 30/07/1961/Fonte Nova



VITÓRIA 0x 2 FLU DE FEIRA/Campeonato Baiano de 1961

Time do Vitória 1961 Fonte Nova, Ataque, agachados: Frank (nº 7), Reginaldo, Matos, Carlinhos Gonçalves....Em pé: dentre outros, vemos Nelinho e Boquinha (direita da foto), Jornal Tarde 24/09/1961 (jogo abaixo).

Nessa partida o EC Vitória jogava pela sequencia do campeonato Baiano de Profissionais, na primitiva Fonte Nova, diante do timaço do Flu de Feira e o Vitória foi derrotado por 3x2, com Frank Chagas na ponta direita (ele, Frank, era o coringa do Vitoria e jogava, em várias posições, ataque, defesa, meio campo, sendo técnico o excelente jogador Pinguela (exercia dupla função de jogador e técnico interino do Leão da Barra)).

Nenhum comentário:

Postar um comentário