domingo, 11 de junho de 2017

BAHIA X VITORIA VENCE, JACOBINA, JUAZEIRENSE, SEL BRASIL, CORINTHIANS E MUITO MAIS


Domingo, 11 de Junho de 2017 - 19:16/ F.BAHIA   NOTÍCIAS

Gallo elogia setor defensivo e celebra triunfo contra o Atlético-MG

por Glauber Guerra
Gallo elogia setor defensivo e celebra triunfo contra o Atlético-MG
Foto: Romildo de Jesus / Futura Press / Estadão Conteúdo
O Vitória venceu o Atlético-MG por 2 a 0, neste domingo (11), no Barradão, e conquistou o seu primeiro triunfo no Campeonato Brasileiro. O técnico Alexandre Gallo comemorou o resultado positivo e aprovou a postura do setor defensivo.
“Positivo foi, primeiro, não tomar gol. É uma questão importante. Gosto de trabalhar o sistema defensivo. O futebol começa de trás para frente. Fizemos dois treinos táticos em cima disso. Eles responderam bem. A tônica de tudo é que o grupo tenha um nível de concentração para fazer. Não adianta montar um sistema como o de hoje... Nós jogamos contra o São Paulo marcando o meio deles por zona, porque a característica do São Paulo é a bola passar do meio. Diferentemente do Atlético-MG, que necessita do Rafael Carioca pegar na bola sempre, jogador que joga muito. Quando marcamos individualmente, descontruímos a questão do Atlético-MG fazer a transição da defesa para o ataque com qualidade. Porque sabemos que, quando cai nos jogadores da frente, eles são mortais. Isso tudo foi uma somatória”, afirmou o treinador.
Gallo ainda fez questão de elogiar todo o time e avisou que irá cobrar o mesmo empenho contra o Botafogo, quarta-feira (14), às 19h30, no Barradão, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.

“O mérito é todo dos atletas, que estavam com o nível de concentração lá em cima. Eles estão enrolados, porque vou cobrar isso na quarta-feira e na sequência do campeonato”, emendou.

Alexandre não falou só da parte boa. Ele lamentou o vacilo de Renê Santos, que quase resultou em um gol do Atlético-MG. “Nós tivemos ainda um erro. A gente tem batido muito no “erro zero”. Quase o Atlético faz o gol em uma falha nossa, o Fred bateu na trave. Mas criamos mais chances do que estávamos conseguindo. Porém, isso é só o primeiro passo. Não podemos nos emocionar com uma vitória. Uma vitória é bacana para curtir hoje, mas amanhã tem que pensar com muita responsabilidade, afinco, porque a gente vai enfrentar uma grande equipe, o Botafogo. Eu disse para eles no pós-jogo que vou cobrar esse nível de concentração. Hoje os atletas se concentraram que chamou atenção de todos nós e a vitória foi bem-vinda”, finalizou.
Série D: Jacobina bate o América-RN e Flu de Feira fica no empate com o Campinense
Foto: Jacobina Notícias
O Jacobina venceu o América-RN por 1 a 0, neste domingo (11), no Estádio José Rocha, com gol marcado por Deon. O Jegue da Chapada dominou o jogo, mas esbarrou no goleiro Fred, que fez defesas importantes. 
Com o resultado, o time comandado pelo técnico Quintino Barbosa chegou aos  seis pontos, e ocupa a terceira colocação no Grupo A9. O próximo duelo é diante do Murici-AL, domingo (18), às 16h, novamente em casa.

O Fluminense de Feira foi a outra equipe baiana que entrou em campo neste domingo (11) pela Série D. Em duelo disputado no Amigão, em Campina Grande, o Touro do Sertão empatou em 0 a 0.  Porém, apesar do resultado, o time feirense permanece na liderança do Grupo A8 com oito pontos conquistados.

O Flu de Feira volta a campo na próximo domingo (18) para pegar o Atlético-PE, às 16h, fora de casa.
Domingo, 11 de Junho de 2017 - 18:48

Neilton vibra com primeiro gol pelo Vitória: 'Estou muito feliz'

por Glauber Guerra
Neilton vibra com primeiro gol pelo Vitória: 'Estou muito feliz'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O atacante Neilton marcou seu primeiro gol com a camisa do Vitória neste domingo (11), no triunfo por 2 a 0 sobre o Atlético-MG, no Barradão. O jogador celebrou o tento anotado e o resultado positivo.

“Fico muito pelo feliz pelo gol e também pela vitória. Estou muito feliz. A gente se apresentou bem hoje  e valeu a pena. Agora é tentar uma sequência de vitórias”, disse o jogador, em entrevista à Rádio Transamérica FM.

O próximo compromisso do Vitória é contra o Botafogo, quarta-feira (14), às 19h30, novamente no Barradão, válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.

Com quatro pontos, o time comandado pelo técnico Alexandre Gallo ocupa provisoriamente a 18ª posição.
Domingo, 11 de Junho de 2017 - 18:36

Após triunfo, Willian Farias exalta Barradão: 'É a nossa casa'

por Glauber Guerra
Após triunfo, Willian Farias exalta Barradão: 'É a nossa casa'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O Vitória precisou mandar dois jogos na Arena Fonte Nova por conta de obras no Barradão. Na Fonte,  o time Rubro-negro sucumbiu para o Corinthians e Coritiba. Porém, no reencontro com o Manoel Barradas, o Leão voltou a trilhar no caminho dos triunfos e conquistou seu primeiro resultado positivo no Campeonato Brasileiro ao bater o Atlético-MG por 2 a 0, neste domingo. Após o apito final, Willian Farias destacou a importância de atuar dentro de sua casa.

"No Brasileiro, é a primeira vez que jogamos no Barradão. É a nossa casa, aqui a gente é forte. Essa vitória foi importante para que a gente retome a confiança na competição para sair dessa zona incômoda. Ganhamos de uma grande equipe, a gente sai daqui mais fortalecido, com confiança", disse, em entrevista ao Canal Premiere.

Com o triunfo, o Vitória chegou aos quatro pontos e agora ocupa provisoriamente a 18ª posição no certame nacional. O próximo compromisso é contra o Botafogo, quarta-feira (14), às 19h30, no Barradão. Para esse confronto, Willian Farias está fora, já que recebeu o terceiro cartão amarelo.
Domingo, 11 de Junho de 2017 - 18:27

Uillian Correia destaca importância do triunfo contra o Atlético-MG

por Glauber Guerra
Uillian Correia destaca importância do triunfo contra o Atlético-MG
Foto: Maurícia da Matta/ Divulgação / Vitória
O Vitória venceu o Atlético-MG por 2 a 0, neste domingo (11), no Barradão, e conquistou o seu primeiro triunfo no Campeonato Brasileiro. O volante Uillian Correia, do Leão, destacou a importância do resultado positivo.

“Graças a Deus, era o que a gente vinha buscando. Sabíamos da importância da vitória e do aumento de confiança que nos daria”, afirmou.
O duelo foi o primeiro do Vitória no Barradão no Campeonato Brasileiro. Os dois primeiros jogos aconteceram na Arena Fonte Nova. O estádio ficou fechado por conta de melhorias.

“ Voltamos a jogar em casa, há muito tempo não perdemos aqui, a torcida compareceu, empurrou. Pudemos fazer uma partida de equipe grande contra equipe grande. Agora temos o Botafogo em casa, temos que descansar”, finalizou.

O duelo contra o Botafogo está marcado para quarta-feira (14), às 19h30, novamente no Barradão, pela sétima rodada da competição. Com quatro pontos, o time Rubro-negro provisoriamente a 18ª posição.
Domingo, 11 de Junho de 2017 - 18:11

Vitória perde dois jogadores para o duelo contra o Botafogo

por Glauber Guerra
Vitória perde dois jogadores  para o duelo contra o Botafogo
Farias está fora do duelo| Foto: Maurícia da Matta/ Divulgação/ Vitória
O técnico Alexandre Gallo, do Vitória, não poderá contar com dois jogadores para o duelo diante do Botafogo, quarta-feira (14), às 19h30, no Barradão, válido pela sétima rodada do Cameponato Brasileiro. O volante Willian Farias e o atacante Paulinho receberam o terceiro cartão amarelo no triunfo por 2 a 0 sobre o Atlético-MG, neste domingo (11), dentro de casa.

Com isso, Renê Santos e Fillipe Soutto brigam pela vaga de Farias. Já Paulinho é reserva do time.   A equipe comandada pelo técnico Alexandre Gallo tem quatro pontos e ocupa provisoriamente a 18ª posição. 

O Vitória se reapresenta na tarde desta segunda (12), de olho no confronto contra o Botafogo.
Domingo, 11 de Junho de 2017 - 17:52

Vitória supera Atlético-MG e consegue primeiro triunfo no Brasileirão

por Glauber Guerra
 Vitória supera Atlético-MG e consegue primeiro triunfo no Brasileirão
Kieza e Neilton marcaram os gols| Foto: Maurícia da Matta/ Divulgação / Vitória
O Vitória, enfim, conquistou seu primeiro triunfo no Campeonato Brasileiro. O Rubro-negro bateu o Atlético-MG por 2 a 0, neste domingo (11), no Barradão, e chegou aos quatro pontos. Os gols foram marcados por Kieza e Neilton.

Com o resultado, o time comandado pelo técnico Alexandre Gallo saiu da lanterna e agora ocupa provisoriamente a 18ª posição. Para fechar a rodada nesta colocação, o Vitória precisa torcer por tropeços do Atlético-GO e Atlético-PR, que enfrentam o Cruzeiro e o Santos, respectivamente, na noite deste domingo (11).

O próximo duelo do Vitória é contra o Botafogo, quarta-feira (14), às 19h30, no Barradão, válido pela sétima rodada do certame nacional.


O JOGO
A partida começou com erros de passes das duas equipes. A primeira boa chance do jogo aconteceu aos nove minutos com o Vitória. Gabriel Xavier fez uma excelente jogada individual pela esquerda, driblou Erazo e invadiu a área. Ele tentou o cruzamento rasteiro, mas Rafael Carioca apareceu para fazer o corte.

O Vitória trocava passes no campo de defesa, enquanto o Atlético-MG ficava com toda a marcação atrás do meio-campo.
Aos 17, Kieza foi acionado na área e disputou a bola com Erazo. O zagueiro não conseguiu acompanhar o camisa 9 e puxou a camisa dele. O árbitro não teve dúvida e assinalou o pênalti. O próprio Kieza bateu e balançou as redes.

O time Rubro-negro ainda criou algumas boas chances no primeiro tempo, mas esbarrou em Victor.


Segundo tempo
A etapa final começou morna e com erros de ambas as equipes. O Atlético-MG tentava chegar no ataque, mas não conseguia passar pela marcação do Vitória.

Aos 18, o Atlético-MG quase chegou ao empate. Renê Santos recuou a bola de forma errada, a redonda ficou com o atacante Fred, que gingou na frente do marcador e acertou a bola na trave.

Um minuto depois, o Vitória deu a resposta e ampliou a vantagem. Neilton recebeu bom passe na entrada da área, passou por Danilo, invadiu a área e finalizou. A bola foi parar no fundo das redes e o atacante comemorou o seu primeiro gol com a camisa do Leão.

Com a vantagem, o Vitória adotou a cautela e procurou administrar o jogo. Mesmo assim, a equipe ainda poderia ter ampliado com Paulinho, que deseperdiçou uma boa oportunidade aos 36 minutos.

FICHA TÉCNICA
Vitória x Atlético-MG
Campeonato Brasileiro – 6ª rodada
Local: Barradão, em Salvador.
Data: 11/06/2017
Horário: 16h
Árbitro: Raphael Claus (SP-Fifa)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Tatiane Sacilotti do Santos Camargo (SP-Fifa
Assistentes adicionais: Rodrigo Guarizo (SP) e Márcio Henrique de Gois (SP).

Cartões amarelos: Erazo e Ralph (Atlético-MG); Willian Farias, David e Paulinho (Vitória)

Gols: Kieza e Neilton (Vitória)


Vitória: Fernando Miguel; Salino, Fred, Kanu e Thallyson; Willian Farias, Uillian Correia (Renê Santos) e Gabriel Xavier (Cleiton Xavier); David, Neilton (Paulinho) e Kieza. Técnico: Alexandre Gallo.


Atlético-MG: Victor; Yago (Ralph), Erazo, Felipe Santana e Danilo; Rafael Carioca, Marlone (Capixaba), Elias e Valdívia (Otero); Robinho e Fred. Técnico: Roger Machado.
Luxemburgo avalia revés do Sport: 'Estamos em um processo de construção de uma equipe'
Foto: Divulgação
O Sport saiu derrotado por 2 a 1 para o Vasco, no último sábado (10), em São Januário. Após mais um revés na Série A, o técnico rubro-negro, Vanderlei Luxemburgo, opinou sobre o que fez sua equipe sair do Rio de Janeiro sem o triunfo.

“Estamos em um processo de construção de uma equipe. Thomás está no terceiro jogo, Sander chegou e teve que estrear, Patrick chegou e jogou. Futebol não é ciência exata, os jogadores têm que entrosar”, analisou.

O próximo confronto do Sport será na quarta-feira (14). Na Ilha do Retiro, o Leão receberá o São Paulo, às 19h30
Domingo, 11 de Junho de 2017 - 15:30

Dovizioso vence pela 2ª vez seguida e se aproxima da ponta da temporada na MotoGP

por Estadão Conteúdo
Dovizioso vence pela 2ª vez seguida e se aproxima da ponta da temporada na MotoGP
Foto: Divulgação
Em meio a tantos espanhóis na MotoGP, o italiano Andrea Dovizioso estragou a festa da torcida no Circuito da Catalunha e venceu a etapa de Barcelona da principal categoria da motovelocidade neste domingo (11). Foi o segundo triunfo consecutivo do piloto da Ducati, que se aproxima da briga pelo título da temporada.

Com os triunfos em Mugello e em Barcelona, Dovizioso chegou a 104 pontos, somente sete atrás do líder do Mundial, o espanhol Maverick Viñales. O piloto da Yamaha, no entanto, teve fim de semana para esquecer na Espanha, encontrou dificuldades desde sexta-feira e não passou de um décimo lugar neste domingo.

Dovizioso completou a prova em 44min41s518, três segundos e meio à frente do espanhol Marc Márquez, atual campeão da categoria. A terceira colocação ficou com outro anfitrião, Dani Pedrosa, que foi quem largou na pole. Jorge Lorenzo, em quarto, e Johann Zarco completaram os cinco primeiros lugares.

Se Viñales teve fim de semana para esquecer, o multicampeão Valentino Rossi não foi muito melhor e terminou somente em oitavo, escancarando os problemas da Yamaha em Barcelona. Com o resultado, Rossi caiu da terceira para a quinta colocação do Mundial, com 83 pontos, ultrapassado por Márquez, com 88, e Pedrosa, 84.

Pedrosa, aliás, sustentou a liderança por pouco tempo na prova deste domingo. Já nas primeiras voltas, foi ultrapassado pelo surpreendente Lorenzo, que buscava sua primeira vitória na temporada em um circuito que conhece bem, onde venceu em 2010, 2012, 2013 e 2015.

Só que Lorenzo também não sustentou a primeira colocação. Já na sexta volta, apresentou problemas em sua Ducati e foi ultrapassado por um batalhão de pilotos, comandado por Márquez.

Não demorou, porém, para que Pedrosa retomasse a ponta. E o espanhol segurou a liderança enquanto pôde, até que a velocidade da moto de Dovizioso fizesse a diferença na 17.ª volta. Márquez também ultrapassou o compatriota e tentou atacar o italiano, mas não conseguiu incomodá-lo.

A MotoGP agora pausa por duas semanas, até a próxima etapa, a oitava do calendário, que acontecerá na Holanda. A prova será disputada no dia 25 de junho, no Circuito de Assen.


Domingo, 11 de Junho de 2017 - 15:30

Larri relembra 1º título de Guga em Paris: 'Não foi passear. Foi para vencer'

por Felipe Rosa Mendes | Estadão Conteúdo
Larri relembra 1º título de Guga em Paris: 'Não foi passear. Foi para vencer'
Foto: Marcelo Silva / Globoesporte.com
Larri Passos lembra como se fosse ontem. Treinava Gustavo Kuerten numa quadra irregular em Florianópolis e ouvia a reclamação do pupilo. Rebatia prontamente: "Um dia tu vai jogar numa quadra impecável". Anos se passaram e Guga surpreendeu o mundo ao conquistar o título de Roland Garros na lendária Philippe Chatrier, a "impecável" quadra central do Grand Slam francês, em 1997.

Vinte anos depois desta conquista, o treinador gaúcho recorda o grande feito e garante que não ficou surpreso com o troféu, histórico até mesmo para Roland Garros. Guga, então 66.º do mundo, se tornara o tenista de menor ranking a se sagrar campeão em Paris. "Foi muito bom ele ter entrado como azarão naquele ano", afirma Larri, em entrevista exclusiva ao Estado.

A condição de zebra, na sua avaliação, foi essencial para manter a concentração do jovem tenista catarinense, então com apenas 20 anos. "Todos viram um jogador brasileiro fazendo algo diferente, jogando com alegria e com o coração dentro de quadra", diz o treinador. Foi o "diferencial" de Guga para conquistar o título e o público brasileiro, iniciando ali a trajetória de ídolo nacional e internacional.

Aos 59 anos, Larri mora com filhos e esposa nos Estados Unidos, de onde administra sua academia de tênis da qual é dono em Camboriú (SC). Também atua como consultor de tenistas profissionais e, recentemente, estreou como comentarista de TV em torneios femininos transmitidos pelo canal Sony. Por telefone e e-mail, concedeu entrevista para relembrar e ainda festejar o grande feito do pupilo.


Guga costuma dizer que até ele foi surpreendido pelo título de 1997. Você também não esperava por uma conquista daquelas?


Lembro de uma frase que eu falava pro Guga quando ele pisou pela primeira vez na quadra do Hotel Maria do Mar para treinar. Ele reclamou da quadra e eu disse: um dia tu vai jogar numa quadra impecável. Como eu não poderia acreditar que um dia ele seria capaz de ganhar Roland Garros? Chegando em Paris, esperava que chegasse ao menos às quartas de final. Dentro da minha cabeça, se passasse da primeira rodada, ele realmente poderia fazer estrago.


De onde veio esta convicção?


Desde 1996, eu vinha acompanhando o crescimento dele, acreditando no seu estilo de jogo, mais agressivo, pegando a bola na subida. Eu aceitava as críticas que faziam pelo estilo de jogo. E fazia ele ir para cima, fazendo a bola girar pesado. Sabia que, com esta postura, um dia ele poderia ganhar Roland Garros. Então, fui para lá com muita, mas muita fé, acreditando muito. E acredito até hoje que um dia um jogador brasileiro vai voltar a ganhar lá, não sei se será comigo ou com outro técnico.


Quando foi que percebeu que o título naquele ano era uma possibilidade real?


Eu passei a acreditar mais mesmo quando ele ganhou do russo Yevgeny Kafelnikov, nas quartas de final. Eu o conhecia muito bem, sabia que seria pedreira. E esse garoto realmente treinou muito as pauladas para jogar contra o Kafelnikov. Eu gritava com ele: 'ataca a direita, entra dentro da quadra'. Ele estava devolvendo mais atrás, eu mandei: 'vai para dentro, pisa mais dentro, ataca essa bola'. E ele começou a atacar mais a devolução no corpo do Kafelnikov. Ele acreditou! Posso dizer uma coisa para você? Eu sabia dentro de mim que ele não ia perder mais Roland Garros. Só que eu não podia dizer para ninguém. Tinha que ficar quieto, dentro do meu iglu, junto com ele.


Como explicar que um tenista de apenas 20 anos, com ranking tão baixo, tenta conquistado um título desta importância em 1997?


Achei ótimo ele ter chegado como zebrão, poxa vida (risos)! Porque ninguém prestou atenção nele em 1996, quando caiu na primeira rodada, contra o Wayne Ferreira. Ali o Guga já estava jogando muito bem e poderia ter feito mais contra ele, então 11º do mundo. Mas ficou de bom tamanho que ninguém tenha pensado que ele poderia fazer aquele estrago no ano seguinte. E nós seguimos trabalhando quietinho, na moita. O Guga não queria bater bola com ninguém. Sempre treinávamos só nós dois, o nosso bem bolado. Mas, quando ele começou a ganhar dos monstros, realmente ali começou a complicar. Todo mundo começou a perguntar: quem é esse garoto? Mas, dentro de nós, tínhamos uma convicção muito grande.


Qual foi o diferencial do Guga, em comparação aos rivais, para buscar o troféu?


Todos viram um jogador brasileiro fazendo alguma coisa diferente, com muito foco. Ele não foi para Paris para badalação, pra passear, fazer oba-oba ou festa. Viram um jogador sério, com um técnico sério, que realmente queria vencer. E não achar que o Brasil era um país de pobrezinhos que sofriam. Mas ao mesmo tempo a gente curtia muito essa alegria que eu conseguia colocar na cabeça dele. E ele jogava alegre, feliz. Ele entrava em quadra vivendo cada jogo, cada momento, cada dia. O foco de ficar no agora e viver aquele dia, lutar e botar o coração dentro de quadra, esses foram os diferenciais do Guga em 1997. Ele também ganhou com o coração.


Vinte anos depois, o tênis brasileiro não conseguiu produzir nenhum tenista que se aproximasse dos feitos do catarinense. Por que é tão difícil surgir um "novo Guga"?


Mudou muita coisa nesses vinte anos. A tecnologia atrapalha bastante, tira o foco do jogador. Hoje é muito difícil colocar o jogador no agora. E existe um sacrifício muito grande quando se chega num nível em que precisa ficar fora do país, de crescer longe. Mas temos grandes jogadores, juvenis, que estão fazendo a transição para o profissional. Mas tem que entrar na quadra, meter a mão na bola e não ficar feliz, não. Tem que querer mais, muito mais.


Milton Mendes exalta Luís Fabiano após triunfo do Vasco: 'Fez diferença'
Foto: Paulo Fernandes / Divulgação / Vasco da Gama
O Vasco voltou a vencer na Série A ao bater o Sport por 2 a 1, no último sábado (10), em São Januário. Luís Fabiano foi um dos destaques da partida ao fazer um dos gols do triunfo. O treinador vascaíno, Milton Mendes, exaltou o futebol do atacante.
“Fez diferença como todos os outros jogadores que entraram em campo. Luis envergou a braçadeira de capitão e mostrou o caráter que ele tem. Ele tem assumido protagonismo como todos os outros, e isso nos dá tranquilidade, porque sabemos que é um jogador de alto nível”, afirmou.
Na quarta-feira (14), o Vasco visita a Chapecoense, às 21h45, na Arena Condá.
Domingo, 11 de Junho de 2017 - 13:30

Homenageado, Guga celebra história em Roland Garros: 'Só posso agradecer'

por Estadão Conteúdo
Homenageado, Guga celebra história em Roland Garros: 'Só posso agradecer'
Foto: Reprodução / Twitter
Vinte anos depois de sua primeira conquista em Roland Garros, Gustavo Kuerten voltou a ser o centro das atenções na quadra Philippe Chatrier neste domingo (11). Momentos antes da final do Grand Slam francês entre Rafael Nadal e Stan Wawrinka, o brasileiro foi homenageado pelo aniversário de duas décadas de seu título em Paris em 1997.

Guga recebeu o reconhecimento de diversos nomes importantes do tênis, incluindo o presidente da Federação Francesa, Bernard Giudicelli. O brasileiro foi homenageado com o anel do Hall da Fama do esporte, honraria dada a poucos tenistas.

Em seu discurso, Guga falou em francês e foi celebrado pelos milhares de espectadores na quadra principal do complexo de Roland Garros. "É muita emoção estar aqui e poder ser reconhecido. O tênis contribuiu demais na construção dos meus valores e da minha história. Só posso agradecer", disse.

Guga esteve acompanhado de sua esposa, Mariana, e de seus filhos. Após o recebimento do anel, grandes bolas de tênis foram colocadas na quadra em forma de coração, relembrando um gesto do tenistas brasileiro que ficou imortalizado em Roland Garros, ao longo de sua caminhada no terceiro título do Grand Slam, em 2001.

A entrega do anel encerra uma série de homenagens que vêm celebrando os 20 anos do título de 1997. As festividades tiveram início com o lançamento de um documentário sobre a trajetória surpreendente do catarinense naquele ano, quando era apenas o 66º do ranking. O curta foi produzido pela Federação Francesa de Tênis (FFT).

Depois, Guga foi recebido com festa da organização de Roland Garros e de um patrocinador no dia 28, em breve visita ao torneio. "Eu ainda consigo saborear, relembrar os momentos inesquecíveis que vivi aqui", afirmou o ex-atleta.

Na quinta passada, data exata do aniversário dos 20 anos, a FFT homenageou o brasileiro em seu próprio país. Em parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, iluminou o Cristo Redentor de azul e amarelo, cores do famoso e marcante uniforme do campeão em 1997.


No jogo da manhã, Botafogo e Coritiba ficam no empate no Nilton Santos
Foto: Divulgação
No jogo das 11h, o Botafogo e Coritiba ficaram no empate, neste domingo (11), no Estádio Nilton Santos, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Os atacantes Kleber Gladiador e Henrique Almeida fizeram para os visitantes, enquanto Roger e Joel Carli marcaram para o Alvinegro carioca. O resultado põe momentaneamente o Coxa como vice-líder na tabela da Série A. Os botafoguenses figuram na nona colocação.
Domingo, 11 de Junho de 2017 - 12:20

Baiano Carlos 'Boi' Felipe assina contrato com o UFC: 'Muito feliz'

por Matheus Caldas
Baiano Carlos 'Boi' Felipe assina contrato com o UFC: 'Muito feliz'
Foto: Divulgação
A Bahia tem um mais novo representante no UFC: Carlos “Boi” Felipe. Natural de Feira de Santana, o lutador assinou contrato com a organização de MMA. Aos 22 anos, ele será o mais jovem da categoria peso-pesado. Boi não escondeu a emoção em assinar com o principal evento de MMA do mundo. “Eu estou muito feliz e, acima de tudo, muito confiante que vá para ficar lá”, celebrou, em entrevista ao Bahia Notícias. Na carreira, o lutador nunca perdeu. Ele possui oito vitórias, sendo seis por nocaute. Neste primeiro momento, seu contrato será de quatro lutar. Ainda não há data e adversários definidos para sua estreia.
Domingo, 11 de Junho de 2017 - 11:30

Will Power vence prova caótica da Indy no Texas; Kanaan chega em segundo

por Estadão Conteúdo
Will Power vence prova caótica da Indy no Texas; Kanaan chega em segundo
Foto: Reprodução / Twitter
O australiano Will Power venceu uma prova caótica da Fórmula Indy na noite do último sábado (10). A etapa do Texas teve somente oito, dos 22 carros que largaram, cruzando a linha de chegada, tamanha a quantidade de acidentes, mas o piloto sobreviveu a tudo isso para triunfar em Fort Worth.

A intensa degradação dos pneus foi fundamental para que a prova fosse tão acidentada, fruto do asfalto recém-implantado no circuito texano. Power liderou 180 das 248 voltas da prova e venceu com bandeira amarela na pista, após um último acidente que tirou Takuma Sato e Scott Dixon da corrida.

"A corrida foi muito intensa", considerou Power. "Eu pude ver que o Dixon poderia me passar na linha de chegada. Então, eu estava começando a pensar sobre o que eu ia ter que fazer no fim da prova."

O principal acidente da corrida, no entanto, não foi este. No meio da corrida, o brasileiro Tony Kanaan tocou o carro de James Hinchcliffe, ocasionando um acidente que tirou da prova nada menos do que nove carros e resultou em uma bandeira vermelha que durou 31 minutos.

Kanaan gerou revolta nos pilotos e foi considerado o culpado pelo acidente, mas foi um dos competidores que conseguiram superar a turbulenta corrida para terminar na segunda colocação. Passada a adrenalina pela prova, o brasileiro desabafou: "Acho que estou sendo culpado por tudo".

Atrás do vencedor Power e do segundo colocado Kanaan, chegou o francês Simon Pagenaud, que completou o pódio em terceiro. Apesar de não ter finalizado a prova, Scott Dixon manteve a liderança do campeonato com 326 pontos, seguido por Pagenaud, com 316, e Sato, com 312. O brasileiro Helio Castroneves, mais um que não completou a corrida no Texas, é o quarto, com 305, enquanto Kanaan tem 264, em oitavo.


Série D: Juazeirense vence Central-PE facilmente, lidera grupo e goleiro Tigre celebra
Foto: Carlos Humberto / Agência CH
A Juazeirense passou por cima do Central-PE no último sábado (10). O Cancão venceu por 3 a 0, no Adauto Moraes, pela quarta rodada da Série D e assumiu a liderança momentânea do grupo A7 da competição nacional, com oito pontos. Alex, duas vezes, e Waguinho marcaram os gols da equipe baiana.

Goleiro titular, Tigre foi desfalque, mas acompanhou a partida no estádio. Ele celebrou o triunfo. “Resultado importante. O time foi bem convicto no que foi passado. Precisávamos ganhar dentro de casa, até porque, no jogo fora de casa, devíamos ter conseguido um bom triunfo lá. Mas as péssimas condições do campo não ajudaram. Tomamos a iniciativa do jogo e conseguimos fazer um placar bom que nos ajuda na nossa chave”, analisou, em entrevista ao Bahia Notícias.

Para o arqueiro, assumir a ponta da tabela neste momento é importante, sobretudo por conta do regulamento da competição. Todos os líderes passam para a próxima fase. Contudo, apenas os 15 melhores segundos colocados, de 17, avançam.

”É importante porque a gente entende que na Série D, por questões de um gol, não pudemos subir no ano passado. Ser líder é muito importante nesse momento. Nos dá uma moral e deixa o ego elevado. Também sabemos que na Série D a classificação se torna mais fácil estando na liderança. Em segundo colocado há critérios para se classificar e isso atrapalha. Você acha que está classificado e acaba que não chega. Ser líder tira qualquer duvida sobre a classificação”, pontuou.

O próximo confronto do Cancão de Fogo será no próximo domingo (18). O adversário será o vice-líder Sousa-PB, fora de casa.
Domingo, 11 de Junho de 2017 - 09:15

Inglaterra vence Venezuela e conquista título da Copa do Mundo Sub-20

por Matheus Caldas
Inglaterra vence Venezuela e conquista título da Copa do Mundo Sub-20
Foto: Divulgação
Inventores do futebol, os ingleses conquistaram o primeiro título da Copa do Mundo Sub-20 da sua história. Neste domingo (11), bateram a Venezuela por 1 a 0, num jogo realizado em Swon, na Coréia do Sul. Calvert-Lewin marcou o gol da Inglaterra. Também estreante na final, os venezuelanos tiveram a oportunidade de empatar o jogo. No entanto, aos 25 minutos do segundo tempo, o meia Peñarada, craque do time, perdeu a cobrança, que foi defendida pelo goleiro Woodman.
Domingo, 11 de Junho de 2017 - 08:30

Com virada, Brasil vence Portugal pela 1ª vez em amistoso de rúgbi no Pacaembu

por Leandro Silveira | Estadão Conteúdo
Com virada, Brasil vence Portugal pela 1ª vez em amistoso de rúgbi no Pacaembu
Foto: Reprodução / Twitter
A seleção brasileira de rúgbi conquistou neste sábado (10) uma improvável e histórica virada. Em amistoso disputado no estádio do Pacaembu, em São Paulo, os "Tupis" chegaram a estar perdendo por 21 a 6, mas com três tries nos últimos dez minutos do duelo, superou a seleção portuguesa por 25 a 21.

A partida amistosa fez parte das comemorações oficiais pelo Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas. E esta foi a primeira vitória dos brasileiros sobre os portugueses. Em 2013, a seleção foi atropelada pelos europeus por 68 a 0 na Arena Barueri. E no ano passado, em Coimbra, o revés, por 21 a 17, em Coimbra, foi definido apenas nos instantes finais. Agora, os brasileiros deram o "troco na mesma moeda".

O primeiro tempo da partida no Pacaembu foi equilibrado, com o Brasil pontuando duas vezes, em penais convertidos por Moisés. Mas os portugueses foram ao intervalo em vantagem de 8 a 6 graças a um penal de Nuno Costa e a um try não convertido de Tomás Appleton.

Já o segundo tempo teve controle quase total de Portugal. A equipe europeia, que veio a São Paulo com sete jogadores da sua seleção sub-20, acuou o time brasileiro, conseguiu dois tries e chegou a abrir confortáveis 21 a 6 com 30 minutos da etapa final. A vitória parecia sacramentada, ainda mais que o Brasil não conseguiu nem se aproveitar da exclusão por dez minutos do português Villax, que recebeu um cartão amarelo, para pontuar no período em que estava com um jogador a mais.

Mas o Brasil começou a sua improvável reação aos 36 minutos com um try não convertido de Robert Ternorio, diminuindo a desvantagem para 21 a 11. Logo na saída de bola de Portugal, os Tupis retomaram a posse e fizeram um try com Felipe Sancery, este convertido por Moisés a dois minutos do fim do amistoso.

Novamente na saída de bola, o Brasil retomou a posse e fez o try da virada com Daniel Sancery. E Moisés ainda converteu a cobrança, definindo a vitória dos Tupis por 25 a 21.

O triunfo manteve o Brasil invicto e com 100% de aproveitamento nos jogos realizados no Pacaembu, a casa da seleção de rúgbi, em 2017, agora com quatro vitórias. Os outros triunfos haviam sido sobre Chile (17 a 3) e Canadá (24 a 23), pelo Campeonato das Américas, e Paraguai (57 a 6), pelo Campeonato Sul-Americano A.

Agora o triunfo veio em um amistoso, que conta pontos para o ranking mundial, sendo que os adversários estão à frente do Brasil na lista - Portugal ocupa o 25º lugar, enquanto os Tupis estão na 31ª posição.

Após o triunfo sobre Portugal, o Brasil voltará a jogar com uma seleção europeia. Em 24 de junho, a equipe vai encarar a Romênia, a seleção número 16 do mundo, em um amistoso fora de casa.


Domingo, 11 de Junho de 2017 - 00:00

'A gente vive ano após ano', diz Erlon Souza sobre novos objetivos pós-Olimpíadas

por Bruno Luiz / Leandro Aragão
'A gente vive ano após ano', diz Erlon Souza sobre novos objetivos pós-Olimpíadas
Foto: Bruno Luiz / Bahia Notícias
Ao lado do conterrâneo Isaquías Queiroz, o baiano Erlon Souza conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos Rio-2016 na categoria C2 1.000m, na Canoagem Velocidade. Filho da cidade de Ubatã, interior do estado, ele conversou com a reportagem do Bahia Notícias sobre os próximos objetivos neste novo ciclo e também contou como sente a pressão por melhores resultados.

O baiano disse viver um ano por vez. O foco, agora, é no Mundial de Canoagem Velocidade, que acontecerá entre os dias 23 e 27 de agosto de 2017, em Racice, na República Tcheca.

"A gente vai vivendo ano após ano. Nosso objetivo em 2017 é o Mundial em agosto. Concluindo o Mundial já começamos um novo ciclo, que vem Copa do Mundo, depois Mundial novamente até chegar no pré-Olímpico e Olimpíadas de novo", detalhou.

Por já ter conquistado uma medalha de prata olímpica, o atleta acaba é pressionado para conseguir um resultado ainda melhor nos próximos Jogos Olímpicos. No entanto, Erlon enxerga essa pressão por um outro lado, o da inspiração.

"Eu sei que muitos jovens, muitas pessoas se inspiram no meu trabalho. Então, tento dar sempre o meu melhor, não como uma pressão em cima das costas, porque eu sei que estou treinando e tenho que dar o meu melhor. Então, com certeza a cada dia e a cada treino que eu faço, é pensando nisso. Eu sei que tem muitas crianças aí que se espelham em mim. Essa é a parte que eu retiro forças para que a cada dia e a cada campeonato sempre traga vitórias", revelou.

Por gostar mais da canoagem por equipe, Erlon não pensa em disputar nas categorias individuais. Como Isaquías compete em outras provas sozinho, ele vem treinando com um novo parceiro, Maicon Ferreira.

"Eu gosto muito de barco de equipe, então é onde eu investi desde o começo e vou permanecer. Agora com um novo parceiro, o Maicon, a gente está fazendo uns testes, mas tenho certeza de que vai dar certo. Antigamente eu remava com Isaquías, mas ele sempre foi mais do barco individual. Aí no decorrer dos anos, a gente (ele e Isaquías) foi fazendo vários testes e vimos que para as Olimpíadas e Mundial tínhamos grandes chances de medalhar. O técnico colocou a gente para remar junto e deu no que deu. Deu certo!", explicou.
Sábado, 10 de Junho de 2017 - 20:15

Vitória encara Atlético-MG e tenta se livrar da lanterna

por Glauber Guerra
Vitória encara Atlético-MG e tenta se livrar da lanterna
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O Vitória precisa de um triunfo contra o Atlético-MG, neste domingo (11), às 16h, no Barradão, para tentar sair da lanterna do Campeonato Brasileiro. O time comandado pelo técnico Alexandre Gallo tem apenas um ponto conquistado em cinco rodadas.

Para o confronto, o treinador Gallo não poderá contar com o lateral-direito Patric. O atleta pertence ao Atlético-MG e um acordo entre as diretorias dos dois clubes impede a participação dele na partida. Com isso, a tendência é que Leandro Salino assuma a posição. Em contrapartida, o meia Yago e o volante Fillipe Soutto foram regularizados e estão à disposição.

O zagueiro Alan Costa, criticado pela torcida por conta das últimas atuações, pode ficar como opção no banco. Com isso, Kanu, que se recuperou de um desconforto no joelho, deve assumir a vaga.

O meia Gabriel Xavier pediu o apoio da torcida durante os 90 minutos. “Sabemos da nossa força lá dentro. A gente sabe que o momento é difícil. A gente pede o apoio do nosso torcedor que é fundamental para que possamos fazer de nossa casa uma força”, afirmou.

Na história do Brasileirão, Vitória e Atlético-MG se enfrentam 44 vezes.  O Vitória perdeu 21, venceu  9 e empatou 14.
FICHA TÉCNICA
Vitória x Atlético-MG
Campeonato Brasileiro – 6ª rodada
Local: Barradão, em Salvador.
Data: 11/06/2017
Horário: 16h
Árbitro: Raphael Claus (SP-Fifa)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Tatiane Sacilotti do Santos Camargo (SP-Fifa
Assistentes adicionais: Rodrigo Guarizo (SP) e Márcio Henrique de Gois (SP).


Vitória: Fernando Miguel, Salino, Fred, Kanu e Thallyson; Willian Farias, Uillian Correia e Gabriel Xavier; David, Neilton e Kieza. Técnico: Alexandre Gallo.


Atlético-MG: Victor; Alex Silva, Erazo, Felipe Santana e Danilo; Rafael Carioca, Yago, Elias e Otero (Valdívia); Robinho e Fred. Técnico: Roger Machado.
Sábado, 10 de Junho de 2017 - 19:15

Vitória bate Bahia e larga na frente na semifinal do Campeonato Baiano Sub-20

por Glauber Guerra
Vitória bate Bahia e larga na frente na semifinal do Campeonato Baiano Sub-20
Foto: Maurícia da Matta/ Divulgação / Vitória
O Vitória saiu na frente do Bahia na semifinal do Campeonato Baiano Sub-20. Em duelo disputado neste sábado (10), em Pituaçu, o time Rubro-negro venceu o Tricolor por 1 a 0 com gol marcado pelo atacante Flávio aos dez minutos do segundo tempo.  Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Laelson Lopes pode empatar no jogo de volta para chegar na grande final, enquanto o Esquadrão precisa vencer por dois gols de diferença. Se o Bahia vencer pela vantagem de um tento, a classificação será decidida nas penalidades. O confronto está marcado para a próxima terça (13), às 15h, no mesmo local.
Alexis Sánchez deve trocar Arsenal pelo Manchester City, diz emissora
Foto: Reprodução / Twitter
Um dos grandes nomes do futebol inglês, o atacante Alexis Sánchez deve trocar de clube no país. Segundo a FOX Sports Chile, o jogador deve largar o Arsenal e acertar com o Manchester City, rejeitando os interesses de Bayern de Munique de Chelsea.

Caso acerte com os citzens, Sánchez trabalhará novamente com o técnico Pep Guardiola, com quem atuou nos tempos de Barcelona. 

Sua saída é especulada há algum tempo. Ele já teve seu nome vinculado principalmente ao Bayern. Com a renovação de contrato do treinador Arséne Wenger, o qual a relação não seria das melhores, sua transferência seria iminente. 
Sábado, 10 de Junho de 2017 - 16:30

Favoritos ficam para trás e Pedrosa fatura pole da MotoGP em Barcelona

por Estadão Conteúdo
Favoritos ficam para trás e Pedrosa fatura pole da MotoGP em Barcelona
Foto: Reprodução / Twitter
O veterano Dani Pedrosa deixou os favoritos para trás e faturou neste sábado (10) a pole position para a etapa de Barcelona da MotoGP, a sétima do calendário de 2017. Em dias decepcionantes de Marc Márquez, Maverick Viñales, Andrea Dovizioso e, principalmente, Valentino Rossi, ele aproveitou para saltar à frente e garantir a primeira posição no grid deste domingo.

Para faturar a pole em casa, o espanhol Pedrosa cravou o tempo de 1min43s870, com distância confortável para seu compatriota e também experiente Jorge Lorenzo, que marcou 1min44s201 e sairá em segundo. O piloto da Ducati confirmou o grande desempenho em casa e largará na primeira fila pela nona vez consecutiva em Barcelona, mas apenas a primeira com a nova equipe.

Na terceira colocação, a principal surpresa do dia: o italiano Danilo Petrucci. Vindo de um terceiro lugar em casa, o piloto voltou a mostrar bom rendimento neste sábado e sairá logo atrás dos veteranos espanhóis após marcar 1min44s220, completando a primeira fila.

Só então, já na segunda fileira, aparece o atual campeão Marc Márquez. O espanhol da Honda marcou 1min44s320 e ficou para trás depois de liderar os treinos livres, mas o resultado poderia ter sido bem pior. Afinal, o piloto sofreu duas quedas durante a atividade classificatória deste sábado.

As quedas, aliás, foram constantes no Circuito de Barcelona. Com a alta temperatura, a aderência na pista diminuiu e os pilotos foram ao chão. O próprio Márquez caiu também no último treino livre, assim como Pedrosa e Bradley Smith. A situação do britânico, no entanto, foi mais grave. Ele sofreu uma lesão na mão esquerda ao cair da moto e está fora da prova de domingo.

Na Yamaha, as condições da pista não geraram quedas, mas foram fundamentais para o rendimento dos pilotos. O líder da temporada, Maverick Viñales, ficou longe da briga pelas primeiras posições e sairá somente em nono, após anotar 1min44s620, pouco atrás do segundo colocado do campeonato, o italiano Andrea Dovizioso, que marcou 1min44s451 e larga em sétimo.

Companheiro de Viñales na Yamaha, o multicampeão Valentino Rossi foi ainda pior. O italiano, terceiro colocado na temporada, não conseguiu se adaptar às condições da pista, chegou a cair no Q1 e sequer se classificou para o Q2. Com isso, sairá somente na 13.ª colocação, após cravar 1min44s661 neste sábado.

É com este cenário de imprevisibilidade que será dada a largada da etapa de Barcelona da MotoGP, às 9 horas (de Brasília) deste domingo.


Após derrota do América-MG, Enderson Moreira pede 'tranquilidade' à equipe
Foto: Divulgação
O América-MG sofreu um revés por 2 a 0, pela Série B, na última sexta-feira (9), frente ao Vila Nova. Técnico da equipe mineira, Enderson Moreira analisou o resultado. Para ele, é preciso que os jogadores tenham ‘tranquilidade’.

“Quando você tem um domínio completo de uma partida, talvez isso seja difícil de trabalhar na cabeça do jogador. A gente está controlando o jogo e não consegue fazer o gol, o tempo está passando, está passando. E chega um momento que eles querem muito a vitória, e costumo falar que o gol não sai arrancado, de qualquer jeito. Temos que ter tranquilidade. Mais uma vez, a gente controla completamente o adversário e sai com mais uma derrota”, disse, em entrevista coletiva. 

Agora, o Coelho possui oito pontos na tabela da segunda divisão. Seu próximo adversário será o Internacional, às 21h30 desta terça-feira (13), no Independência.
Sábado, 10 de Junho de 2017 - 14:30

Patrícia Freitas e Martine/Kahena faturam ouro na final da Copa do Mundo de Vela

por Estadão Conteúdo
Patrícia Freitas e Martine/Kahena faturam ouro na final da Copa do Mundo de Vela
Foto: Reprodução / Twitter
O Brasil não poderia esperar um desempenho melhor de suas velejadoras na final da Copa do Mundo de Vela, disputada nesta semana em Santander, na Espanha. Presente em duas classes, o País faturou a medalha de ouro em ambas neste sábado (10): com Patrícia Freitas, na RS:X, e com a dupla formada por Martine Grael e Kahena Kunze, na 49erFX.

A situação mais tranquila era a de Patrícia. Praticamente perfeita ao longo de toda a competição, a brasileira somava cinco vitórias nas 12 regatas anteriores, incluindo três na última sexta-feira. Por isso, precisava apenas completar a medal race deste sábado para confirmar o ouro.

E Patrícia soube se beneficiar desta posição para triunfar. Na regata decisiva, a brasileira correu poucos riscos, se manteve afastada da briga pelas primeiras colocações, que poderia lhe custar algum acidente e o abandono da prova, e terminou na oitava posição entre as dez competidoras.

Com isso, Patrícia encerrou sua participação com 39 pontos perdidos, oito a menos que a chinesa Yunxiu Lu, segunda colocada na medal race e no geral. A terceira colocação na classe RS:X ficou com a russa Stefania Elfutina, com 67 pontos perdidos.

Já na classe 49erFX, Martine e Kahena chegaram a Santander com a responsabilidade de defender uma hegemonia. Afinal, as atuais campeãs olímpicas da prova ainda não haviam perdido em 2017 e vinham de títulos nas etapas de Miami e Hyères da Copa do Mundo. E neste sábado, elas confirmaram o favoritismo para subir no lugar mais alto do pódio novamente.

A dupla, no entanto, teve uma semana mais difícil do que Patrícia e só assumiu a liderança da disputa na última quinta-feira. O bom desempenho na sexta as manteve na ponta e deu mais tranquilidade para a medal race deste sábado.

Na prova decisiva, Martine e Kahena não ficaram nas primeiras colocações, mas se colocaram à frente de suas rivais. Elas completaram em quarto, deixando para trás as britânicas Charlotte Dobson e Saskia Tidey, que ficaram em sexto, e as francesas Lili Sebesi e Albane Dubois, oitavas.

Com isso, as brasileiras completaram a competição com 43 pontos perdidos, sete à frente de Dobson e Tidey, que ficaram com a prata. O bronze foi para Sebesi e Dubois, com 57 pontos perdidos.


Bahia realiza último treino em Salvador antes de encarar o Grêmio
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
O Bahia deu neste sábado (10) sequência na sua preparação para enfrentar o Grêmio, às 20h da segunda-feira (12), na Arena gremista. O elenco tricolor realizou o último treinamento em Salvador, antes de viajar para Porto Alegre.

Os jogadores que vêm atuando com mais frequência fizeram trabalhos na fisioterapia e na academia. O restante do grupo desceu para o campo e fez um treinamento técnico com bola, sob o comando de Jorginho.

Recuperado de lesão no joelho, o volante Edson fez um trabalho de recondicionamento físico no campo.

Apesar da volta de Edson, Jorginho continua com desfalques – o zagueiro Jackson, o meia Régis e o atacante Hernane, no departamento médico, e o lateral Armero, convocado pela seleção colombiana.

Grêmio e Bahia duelam pela sexta rodada da competição nacional. O Tricolor ocupa a sexta posição na tabela, com nove pontos.


Sábado, 10 de Junho de 2017 - 12:35

Com retorno de Edson, Jorginho relaciona 23 jogadores para enfrentar o Grêmio

por Matheus Caldas
Com retorno de Edson, Jorginho relaciona 23 jogadores para enfrentar o Grêmio
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
O técnico Jorginho relacionou neste sábado (10) 23 jogadores para o confronto contra o Grêmio nesta segunda-feira (12), às 20h, na Arena gremista. O duelo será válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

A novidade ficou por conta do retorno do volante Edson, ausente no triunfo por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, por conta de uma lesão no joelho. 

Apesar da volta de Edson, Jorginho continua com desfalques – o zagueiro Jackson, o meia Régis e o atacante Hernane, no departamento médico, e o lateral Armero, convocado  pela seleção colombiana.


Confira a lista: 



Goleiros: Anderson, Jean e Rafael

Laterais: Eduardo, Juninho Capixaba e Matheus Reis
Zagueiros: Eder, Lucas Fonseca, Rodrigo Becão e Tiago
Meio-campistas: Allione, Edson, Feijão, Ferrareis, Juninho, Matheus Sales, Renê Júnior, Vinicius e Zé Rafael
Atacantes: Edigar Junio, Gustavo, Maikon Leite e Mendoza
Sábado, 10 de Junho de 2017 - 11:30

Em crise, CBDA elege Miguel Cagnoni como seu novo presidente

por Marcio Dolzan e Nathalia Garcia | Estadão Conteúdo
Em crise, CBDA elege Miguel Cagnoni como seu novo presidente
Foto: Sátiro Sodré / Divulgação
Representante da chapa Inovação e Transparência, Miguel Cagnoni foi eleito nesta sexta-feira (9) o novo presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Ele irá comandar a entidade pelos próximos quatro anos, tendo como principal missão retirar a entidade de uma grave crise financeira e institucional. De imediato, terá que convencer a Federação Internacional de Natação (Fina) a reconhecer o pleito e evitar uma suspensão do Brasil de competições internacionais.

Cagnoni teve um total de 64 votos (46 de clubes e federações adimplentes), superando por larga margem o segundo colocado, Cyro Delgado, da chapa Cara Nova, que fez 26 (22 de adimplentes). Jefferson Borges, da Novos Rumos, somou apenas 3 votos. Houve ainda dois votos em branco e um que acabou anulado. Dez votantes não compareceram.

O dirigente será o primeiro a dirigir a entidade máxima da natação brasileira após três décadas presidida por Coaracy Nunes, preso no Complexo Penitenciário de Gericinó desde abril após operação da Polícia Federal. Nos últimos três meses, a CBDA vinha sendo administrada por um interventor judicial, e é por esse motivo que a Fina não quer reconhecer o pleito desta sexta.

Sobre isso, Miguel Cagnoni irá pedir ajuda a outras instâncias esportivas do País. "A questão da Fina é uma questão política, e como tal tem que ser tratada politicamente. Isso envolve ministério do Esporte, Comitê Olímpico do Brasil, todas as autoridades esportivas do País. Vamos apresentar uma explicação e uma justificativa para aquilo que eles não estão entendendo", afirmou.

Paulista, Cagnoni declarou após o pleito que manterá a CBDA no Rio e planeja se mudar para a cidade. Também prometeu manter os atuais funcionários da entidade. Na última quinta-feira, ele conversou com o Estado e apontou que, antes de mais nada, precisa se inteirar da verdadeira situação da CBDA.

"Nesse início de gestão precisamos ter uma fotografia confiável da situação financeira da Confederação. Não tenho informação certa do que a gente vai encontrar lá do ponto de vista financeiro. Sem essa informação, fica difícil planejar. O mais importante é estabelecer a credibilidade da marca em cima da nova gestão", comentou.

Cagnoni promete uma auditoria independente das contas. Ele também tem confiança na manutenção do patrocínio dos Correios, mas frisou que a CBDA irá atrás também de outros apoiadores. "Não podemos depender de apenas um."


Por lesão no rosto, Gabriel Jesus é cortado de amistoso da Seleção Brasileira
Foto: Pedro Martins / MoWA Press
O técnico Tite perdeu um de seus titulares para a partida contra a Austrália, nesta terça-feira (13), na casa dos adversários, às 17h (horário de Brasília). O atacante Gabriel Jesus foi cortado neste sábado (10). A informação foi divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Ele se lesionou na derrota por 1 a 0 frente à Argentina, na última sexta (9), ao sofrer uma pancada no rosto. Foi diagnosticado com uma fratura na órbita esquerda, osso da cavidade que protege do olho.

Com a ausência de Jesus, Diego Souza deve ser o titular contra os australianos. Nenhum jogador será convocado para substituir o jogador do Manchester City.
Técnico do Vila Nova exalta comprometimento do grupo em triunfo sobre o América-MG
Foto: Divulgação / Vila Nova
O Vila Nova dormiu na liderança da Série B na última sexta-feira (9) ao vencer no Serra Dourada o América-MG por 2 a 0, pela sexta rodada da competição nacional. O técnico da equipe, Hemerson Maria, celebrou o espírito do time e fez homenagens após o triunfo. 

"Na Série B, às vezes você vai sofrer como o jogo de hoje. O time foi muito comprometido. Gostaria de dedicar a vitória para a torcida e à diretoria", que aproveitou para dedicar o resultado, também, a um tio”, disse, ao canal Premiere.

O Tigre agora terá que secar Juventude e Guarani. Os gaúchos visitam o Boa Esporte-MG e os paulistas vão à Curitiba enfrentar o Paraná. Ambos os confrontos acontecem neste sábado (10), às 16h30.




MAIS 990 MIL ACESSOS,   12//06/17 / RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!




990 MIL ACESSOS,  RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!

TOTAL DE ACESSOS   DO BLOG  MAIS  DE  990 MIL /   BRASIL MAIS  DE  513 MIL  DIA 12/05/17/
Alemanha Mais de  182 Mil,  líder  Internacional  de  Acessos, Estados Unidos  mais  127 Mil.
Nos  Mais de 100  Países do Planeta  Terra
479 ML ACESSOS INTERNACIONAIS,  VISIBILIDADE  EM MAIS  DE 100 PAÍSES NO PLANETA TERRA.....

Visualizações de página por país


Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
513378
Alemanha
181556
Estados Unidos
127957
Rússia
45538
Malásia
19730
China
14394
Ucrânia
9001
França
5997
Portugal
5576
Índia
4192






O POETA MARATONISTA!
             
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                         CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                          Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registrado em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DE VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.





Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 Salvador/Ba. 42. 198 metros
DIA 27/08/16



Curso  de  Comunicações  Verbais

(Um dos  melhores do Brasil/S. Paulo com credenciamento CFMO 097}


     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  de  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP

********************************************************************************
TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA DAS PEDRAS SETOR NORTE DA ARENA FONTE NOVA /BAHIA/BRASIL/20
******************************************************************************

                                      GALERIA DE  FOTOS

FOTOS DE FRANK CHAGAS  NO  VITÓRIA 1961 

Vitória Campeão 
 Torneio Início 30/07/1961/Fonte Nova


                              VITÓRIA CAMPEÃO DO TORNEIO INÍCIO 30/07/1961


EC Vitória campeão do Torneio início de 1961/ na primitiva Fonte Nova, com mais de 22 mil pessoas, Flu de Feira foi o vice-campeão. Torneio inicio Organizada pela ABCD - Associação Bahiana dos Cronistas Desportivo.
O citado Torneio, tradicional da então FBDT - Federação Bahiana de Desporto Terrestre (atual FBF). Abria o tradicional Campeonato Baiano de profissionais, desde dos primórdios, do citado campeonato da antiga FBDT (atual FBF).
Frank Chagas, com este titulo do torneio início, tornou-se o primeiro jogador metense no Profissional da Bahia, a sagra-se Campeão de evento profissional do futebol Baiano.
Neste citado Torneio, a renda era para ABCD, a Fonte Nova, recebeu um público excelente de mais de 22 mil pessoas pagantes..
Em pé: Frank Chagas, Touro, Ouri, Medrado, Carlos Alberto... Agachados: Reginaldo (2º), Matos, Carlinhos Gonçalves e Ricardo. Tecnico Pinguela


EC Vitória campeão do Torneio início de 1961/ na primitiva Fonte Nova, com mais de 22 mil pessoas, Flu de Feira foi o vice-campeão. Torneio inicio Organizada pela ABCD - Associação Bahiana dos Cronistas Desportivo.

O citado Torneio, tradicional da então FBDT - Federação Bahiana de Desporto Terrestre (atual FBF). Abria o tradicional Campeonato Baiano de profissionais, desde dos primórdios, do citado campeonato da antiga FBDT

(atual FBF).

Frank Chagas, com este titulo do torneio início, tornou-se o primeiro jogador metense no Profissional da Bahia, a sagra-se Campeão de evento profissional do futebol Baiano.

Neste citado Torneio, a renda era para ABCD, a Fonte Nova, recebeu um público excelente de mais de 22 mil pessoas pagantes..
Em pé: Frank Chagas, Touro, Ouri, Medrado, Carlos Alberto... Agachados: Reginaldo (2º), Matos, Carlinhos Gonçalves e Ricardo. Tecnico Pinguela
FLU DE FEIRA VICE-CAMPEÃO DO TORNEIO 1961

Flu de Feira Vice-campeão do Torneio Início de 30/07/1961/Fonte Nova



VITÓRIA 0x 2 FLU DE FEIRA/Campeonato Baiano de 1961

Time do Vitória 1961 Fonte Nova, Ataque, agachados: Frank (nº 7), Reginaldo, Matos, Carlinhos Gonçalves....Em pé: dentre outros, vemos Nelinho e Boquinha (direita da foto), Jornal Tarde 24/09/1961 (jogo abaixo).

Nessa partida o EC Vitória jogava pela sequencia do campeonato Baiano de Profissionais, na primitiva Fonte Nova, diante do timaço do Flu de Feira e o Vitória foi derrotado por 3x2, com Frank Chagas na ponta direita (ele, Frank, era o coringa do Vitoria e jogava, em várias posições, ataque, defesa, meio campo, sendo técnico o excelente jogador Pinguela (exercia dupla função de jogador e técnico interino do Leão da Barra)).


Nenhum comentário:

Postar um comentário