terça-feira, 16 de maio de 2017

POLITICA BAIANA E BRASILEIRA.. ESPORTES/COPA DO NORDESTE E MAIS...

Quarta, 17 de Maio de 2017 - 00:00  - Fonte Bahia  Noticias 

Oposição na Câmara questiona cargos em Reda incluídos em projeto sobre servidores

por Guilherme Ferreira
Oposição na Câmara questiona cargos em Reda incluídos em projeto sobre servidores
Foto: Max Haack / Ag Haack / Bahia Notícias
O grupo de oposição na Câmara Municipal deve questionar três artigos incluídos no projeto de lei complementar que propõe mudanças no estatuto dos servidores municipais. No entendimento do líder da bancada, José Trindade (PSL), o texto enviado pela prefeitura ao legislativo na última sexta-feira (12) (veja mais) cria cargos em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), medida que permite a contratação temporária de pessoas para prestarem serviço ao poder público. A Câmara aprovou em fevereiro um projeto que regulamenta os contratos de trabalho dessa modalidade (veja mais). Trindade aponta que a matéria encaminhada na semana passada representa simplesmente um "complemento" daquela que foi apreciada há cerca de três meses e teve votos contrários dos vereadores da oposição. "É como se ele [prefeito] tivesse esquecido de colocar os cargos no projeto original do Reda, que foi votado em fevereiro, e agora eles colocam esses artigos. É um complemento do projeto do Reda", explicou o vereador em entrevista ao Bahia Notícias nesta terça-feira (16). O artigo 4º do projeto, um dos citados pelo líder da oposição, inclui as funções de auxiliar de desenvolvimento Infantil e auxiliar de serviços gerais entre as que podem ser contempladas com contratação temporária de excepcional interesse público. O projeto de lei complementar também prorroga de abonos aos servidores municipais. Trindade ressalta que a oposição apoia os benefícios, mas questiona o fato da questão do Reda estar incluída no texto. “O que a gente entende é que o projeto fala de alguns benefícios que serão prorrogados, mas estão embutidos três artigos que falam sobre o Reda. Esses artigos somos contra. Ele [prefeito] poderia ter feito dois projetos separados. Um projeto com as modificações do Reda e outro sobre os servidores", pontuou o líder da oposição. Nesta terça, o Colégio de Líderes da Câmara decidiu votar matéria na próxima quarta-feira (24).
Quarta, 17 de Maio de 2017 - 00:00

Candeias: Oposição pede apuração de casos de falsos médicos

por Ana Cely Lopes
Candeias: Oposição pede apuração de casos de falsos médicos
Foto: Divulgação
O presidente da Câmara Municipal de Candeias, Fernando Calmon, e outros cinco vereadores apresentaram nesta terça-feira (16) denúncia ao Ministério Público Federal (MPF) de que dois falsos médicos estariam atuando em uma unidade de saúde do município. O primeiro caso, divulgado em alguns blogs de Candeias, é do suposto médico Filipe Borges, que seria atendente no Posto Médico Luiz Viana Filho. Filipe estaria utilizando o CRM de outro profissional, identificado como Filipe Borges de Moraes, falsificando a carteirinha com uma assinatura diferente da apresentada em um prontuário de seu paciente. "A gente acredita que se instalou nessa unidade de saúde uma organização criminosa, que se utiliza de nomes de médicos que não trabalham na área de saúde pública e sim na área de saúde privada", explicou Fernando. O presidente teria chegado a essa conclusão após apurar outro caso semelhante no mesmo posto. Uma mulher também estaria se passando pela médica oncologista Adriana Maltez Hassan, que atua em unidades privadas na capital baiana. Em prontuários apontados como prova, há fichas de atendimento com nome Adriana P. Maltez, cirurgiã geral e o CRM da oncologista. Leia mais na coluna Municípios!
Quarta, 17 de Maio de 2017 - 00:00

Ator credita ‘atraso’ de ‘Ó pai, ó 2’ ao cenário político; Wagner não confirma presença

por Nereida Albernaz / Bruno Luiz
Ator credita ‘atraso’ de ‘Ó pai, ó 2’ ao cenário político; Wagner não confirma presença
Foto: Divulgação
O ator Jorge Washington, do elenco da comédia “Ó Pai, Ó”, explicou que o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff atrapalhou o lançamento do segundo filme da franquia. O baiano garantiu que as gravações do longe foram impedidas por causa do cenário político. “Já estava tudo bem encaminhado para o filme rodar, no que veio o 'golpe'. O recurso ia sair de algumas empresas através da Lei Rouanet, e a lei foi travada”, lamentou. A possibilidade de um novo filme já havia sido anunciada durante o carnaval por Tânia Toko (lembre aqui). Na ocasião, a atriz chegou a mencionar que as gravações iriam começar em janeiro, mas foram adiadas para junho. Washington confirmou e creditou o “atraso” às mudanças na Esplanada dos Ministérios: “Por conta desse desenrolo aí, e dessa dificuldade que o Brasil está passando politicamente, acho que só está dependendo agora dessa questão da grana, de desenrolar com os patrocinadores”. O ator, que no primeiro filme deu vida ao personagem Matias, ainda adiantou detalhes da produção da obra: “Monique Gardenberg [diretora] convidou Elísio Lopes Jr. para fazer o roteiro. O elenco vai ser o mesmo, elenco baiano, Lázaro tá garantido”. De acordo com Jorge Washington, e conforme Tânia havia adiantado, a única dúvida para o elenco é Wagner Moura. “A única pessoa que a gente estava buscando uma forma de conseguir catequizar foi Wagner Moura. Ainda não está garantida a participação dele, não”. Com novo roteirista, os atores parecem ter ganhado mais poder de decisão. “Como é Elísio que está fazendo o roteiro a gente tem a oportunidade de trocar, a diretora confia no trabalho do Bando [de teatro Olodum], e gente tem a liberdade de opinar e de trazer situações, então vai ter uma coisa muito mais potente e mais bacana”.
Ator Jorge Washington | Foto: Bruno Luiz / Bahia Notícias


A produção é originaria de uma peça de teatro de Márcio Meirelles, estrelada em maioria por atores do Bando de Teatro Olodum, grupo baiano de artes cênicas. Devido ao sucesso do filme, “Ó Pai, Ó” ganhou uma série de 10 episódios na TV Globo, entre os anos de 2008 e 2009. O grupo de teatro espera realizar um trabalho ainda mais engajado para questões sociais no segundo longa: "Vamos abordar com mais veemência, porque o cinema é feito também para isso. É entretenimento? É. Mas tocando em questões que são doloridas para a gente, eu acho que você leva um recado, consegue fazer uma transformação com mais delicadeza”. Desde o primeiro filme 10 anos se passaram. Nesse período, alguns atores como Tânia Toko e Érico Brás ganharam oportunidades na TV, o que deve trazer mais visibilidade e experiência ao novo trabalho. “Hoje a gente tem um amadurecimento maior, já tem a experiência de ter feito o primeiro, então a gente sabe como tocar em alguns assuntos, que são muitos caros para gente. Vamos falar muito mais do extermínio da juventude negra”, concluiu. Relembre uma das cenas do filme, onde parte do elenco dança a música "I miss her":
TJ-BA nega indenização a cunhado de Varela por ter sido chamado de 'ladrão' na TV Aratu
Foto: Jornal Massa
A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) negou o pedido de Reginaldo Cerqueira de Almeida Júnior, cunhado do apresentador de TV Raimundo Varela, para ser indenizado em R$ 250 mil pela TV Aratu, por ofensa ao direito de imagem. O caso aconteceu em dezembro de 2013 (clique aqui e saiba mais). O relator da ação, desembargador Salomão Resedá, considerou que houve “litigância de má-fé” do autor. No recurso, Reginaldo, mais conhecido como Júnior, afirmou que a TV Aratu atingiu sua honra injustamente ao noticiar no programa “Na Mira”, exibido em 28 de novembro de 2013, que ele era “ladrão” por suposto roubo de um Honda Civic. Na petição, o autor disse que não cometeu nenhum crime e que, na verdade, “pegou emprestado, na mão de um conhecido, um veículo que estava com ‘restrição de roubo’”. Segundo o relato, o homem estava em seu local de trabalho quando policiais adentraram no recinto, perguntando quem estava na posse do veículo, e, tendo se identificado, recebeu ordem de prisão em flagrante. Ele foi levado para a “delegacia para averiguações”, onde foi ouvido e, posteriormente, liberado. Lá encontravam-se repórteres da TV Aratu que, sem sua permissão, lhe filmaram, identificando-o como ladrão, "causando-lhe grande constrangimento". Em 1ª Instância, o pedido de reparação por danos morais foi negado. O autor alegou na apelação que foi vítima de acusação inverídica de receptação e tráfico de drogas. Disse ainda que foi declarado inocente na ocasião. Para o relator, os fatos noticiados na reportagem são verídicos, “sendo irrelevante o resultado da ação penal que se originou dos mesmos fatos”. “A prisão para averiguação aconteceu, é incontroverso que o apelante foi conduzido porque estava na posse do veículo sob restrição, enfim, não houve acréscimo ou distorção dos acontecimentos, inexistindo prova, outrossim, de que o investigado tenha sido chamado de ‘ladrão’ pelos repórteres ou assim qualificado em caracteres ou outro artifício televisivo”. A TV Aratu, em sua defesa, afirmou que “somente reproduziu as informações dadas em entrevista da autoridade policial”. Salomão Resedá ainda considerou que a TV Aratu prestou seu serviço de informar de forma regular e que, “em certa dimensão”, a imagem do autor já era “comprometida”, ante os registros de antecedentes criminais desabonadores. “Veja-se inclusive, que houve a abertura de um inquérito policial e a posterior instauração de um processo criminal, o qual foi ulteriormente arquivado. Sendo assim, entendo que o direito à informação e à liberdade de expressão, no caso em tela, foram exercidos de acordo com os limites impostos pela Constituição Federal, sem configurar violação aos direitos de imagem, personalidade ou, mesmo, honra do autor, sendo imperativa a manutenção da sentença. Ademais, o exercício do direito de narrar os acontecimentos veridicamente, como é o caso em comento, não constitui ato ilícito a ensejar reparação a título de danos morais, nem de restrição de divulgação da matéria noticiada”. Além de negar o pedido de indenização, a Turma determinou que o autor pague multa de 0,5% do valor da causa por litigância de má-fé, mas o isentou de pagar custas processuais por ter conseguido o direito da assistência judiciária. 
Câmara vota dois projetos sobre servidores municipais este mês
Foto: Reginaldo Ipê / CMS
A Câmara Municipal vai votar duas matérias relacionados aos servidores municipais ainda este mês. O projeto de lei complementar que altera estatuto da categoria (veja mais) será votado na próxima quarta-feira (24), enquanto a matéria que que cria o Fundo Municipal da Previdência do Servidor entrou para a pauta do dia 31 (veja mais). A definição das datas aconteceu durante a manhã desta terça-feira (16) em reunião do Colégio de Líderes da Casa. Os dois projetos chegaram à Casa na última sexta (12) e nesta segunda (15) foram apresentados aos vereadores por drigentes da Secretaria Municipal de Gestão (Semge). O líder da bancada da oposição, José Trindade (PSL) criticou o fato dos dois textos tramitarem em regime de urgência. “A prefeitura misturou os servidores com os contratos do Regime Especial de direito Administrativo (Reda) e deixou chegar na data limite para enviar o projeto. Vamos nos reunir para fechar uma proposta de que se aprovado o PLC nº 02/2017, o pagamento seja imediato e não se leve de dois a três meses como tem sido a prática”, disse o vereador, em referência à matéria que altera o estatuto dos servidores municipais. Trindade ainda propôs que ela tivesse a votação adiada, mas a proposta não foi aceita no Colégio de Líderes.
Terça, 16 de Maio de 2017 - 21:40

TJ-BA diz que contratação de Leandro Karnal foi por preço de mercado atual

por Cláudia Cardozo
TJ-BA diz que contratação de Leandro Karnal foi por preço de mercado atual
Foto: Divulgação
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em resposta a contratação de palestra do professor Leandro Karnal por R$ 40 mil (clique aqui e saiba mais), afirmou que a dispensa de licitação ocorreu dentro dos termos legais, “em face do caráter personalíssimo do serviço contratado”. “O processo, como não poderia deixar de ser, foi examinado e aprovado pela Consultoria Jurídica do TJ-BA, justamente pela preocupação constante e ininterrupta com a legalidade”, pontua a nota encaminhada ao Bahia Notícias. Sobre o preço, o TJ diz que o valor foi negociado em preço atual do mercado. Diante da própria repercussão da matéria, o tribunal pediu esclarecimentos a produtora do professor e historiador. “Nesse intervalo de tempo (2013-2017) houve uma vertiginosa ascensão da projeção da carreira do palestrante, que atualmente está situado entre os mais solicitados do país”. A produtora ainda encaminhou para o TJ notas fiscais de prestação de serviços atualizados, mas não autorizou a divulgação dos documentos por envolver terceiros. “Por fim, reiteramos a certeza de que o professor Leandro Karnal, com 900.000 seguidores no Facebook e mais de 100.000 livros vendidos, segundo a Revista Veja, em sua edição 2524, de  05/04/2017, ostenta notória expertise e certamente nos brindará com sua palavra altamente qualificada, atualmente uma das mais requisitadas do Brasil
Terça, 16 de Maio de 2017 - 21:20

Doria diz que concorreria à Presidência se fosse escolhido em prévias

por Daniel Weterman | Estadão Conteúdo
Doria diz que concorreria à Presidência se fosse escolhido em prévias
Foto: Cacalos Garrastazu
O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta terça-feira (16) que concorreria à Presidência da República se for escolhido pelo PSDB nas prévias, informa a agência de notícias Bloomberg. Perguntado se aceitaria concorrer ao cargo pelo partido durante uma visita ao prédio da empresa, em Nova York, o prefeito respondeu: "respeitando a democracia, por que não?". A declaração de Doria foi, até o momento, a afirmação mais clara do tucano admitindo que está de olho nas eleições do ano que vem. O nome de Doria já aparece em pesquisas de intenção de voto superando seu padrinho político e outro virtual candidato do partido ao cargo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Na entrevista, entretanto, Doria voltou a reforçar a lealdade que tem a Alckmin. O tucano também atacou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista já anunciou que está na disputa para ser novamente presidente. "Não há nada a temer no futuro do Brasil", disse Doria. "Nem mesmo Lula pode assustar o Brasil." Doria e Alckmin estão em Nova York nesta semana. Na segunda-feira, 15, o prefeito afirmou que o candidato do PSDB para presidente da República será aquele com a melhor posição na opinião pública para vencer o PT e Lula. Já Alckmin marcou posição e reforçou seu interesse em ser candidato. "Estou preparado", disse. Nesta terça-feira, 16, o governador procurou afastar os comentários de incômodo com o desempenho e as declarações do afilhado político. "Ninguém vai conseguir (fazer) eu e o João Doria nos distanciarmos", destacou.
Suspeito de participação em assalto ao Almacen Pepe do Horto Florestal é preso
Foto: Divulgação
A Polícia Civil prendeu nesta terça-feira (16) Iuri Lopes Souza, suspeito de envolvimento no assalto ao restaurante e delicatessen Almacen Pepe, no Horto Florestal, em Salvador, em março deste ano (relembre aqui). Em depoimento, ele confessou participação no assalto. O mandado de prisão temporária foi cumprido por investigadores do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), na casa dele, no Nordeste de Amaralina. De acordo com a polícia, os investigadores encontraram no imóvel 15 iPhones, diversas chaves de automóveis, correntes de ouro, documentos, cartões de banco e crédito, relógios e dinheiro que podem pertencer aos clientes do Almacen Pepe. O DCCP fará contato com as vítimas que fizeram registro do roubo para fazer o reconhecimento e recuperar os bens. A polícia ainda procura outras sete pessoas suspeitas de envolvimento no crime. Iuri será encaminhado ao sistema prisional.

PF suspeita que casa de Jorge Picciani foi esvaziada antes de operação
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Um relatório da Operação Quinto do Ouro, realizada no dia 29 de março, levanta a suspeita que a casa do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani (PMDB), foi esvaziada para “se esquivar” de mandados de busca e apreensão. De acordo com informações da revista Época, os investigadores notaram a ausência de documentos e equipamentos eletrônicos na casa. Além disso, o presidente da Alerj "se mostrou o tempo todo calmo e solícito". Ele é investigado por organizar pagamentos de propina relacionados ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. “A equipe constatou que o estado em que a residência se encontrava denotou propósito de se esquivar de possível execução de medidas judiciais”, aponta o relatório da PF. Ainda segundo a Época, o documento aponta que no escritório do presidente da Alerj foram encontrados equipamentos de informática, mas não havia nenhum computador.
Oposição inicia coleta de assinaturas para CPI da Cerb na AL-BA
Foto: Jefferson Peixoto/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
A oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) decidiu nesta terça-feira (16) começar a recolher assinaturas para protocolar um pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito da Cerb. A informação foi confirmada pelo líder do bloco, Leur Lomanto Jr. (PMDB), ao Bahia Notícias. Segundo o peemedebista, ainda não há prazo para que todas as assinaturas sejam recolhidas. Para que o requerimento seja encaminhado ao presidente da Assembleia, Ângelo Coronel (PSD), são necessários que 21 signatários concordem com a instalação da CPI. A bancada oposicionista possui, justamente, esta quantidade de parlamentares. O colegiado pretende investigar relatos da delação premiada de André Vital e Cláudio Melo Filho, executivos da Odebrecht, que afirmaram que a empresa condicionou doações à campanha de Rui Costa em 2014 ao pagamento de uma dívida da estatal. Ainda por este acordo, o ex-governador Jaques Wagner teria recebido propina da empreiteira.
Após PDP, Bahiafarma deverá fornecer 50% de insulinas utilizadas no SUS
Foto: Pedro Moraes/GOVBA
Através de uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), consolidado nesta terça (16) entre a Bahiafarma e o laboratório ucraniano Indar, o laboratório público baiano deverá passar a produzir 50% da demanda do Ministério da Saúde por insulina. O documento que firma a parceria foi publicada no Diário Oficial da União em 21 de fevereiro e busca fazer com que a produção local de insulinas abasteça o Sistema Único de Saúde (SUS). O laboratório ucraniano é um dos líderes mundiais na produção de insulina. Dentre os acordos da parceria estão a instalação de uma fábrica de insulinas na Bahia. “Depois que a unidade estiver pronta, a tendência é que sejam encerrados os repetidos problemas de desabastecimento de insulinas no Sistema Único de Saúde”, afirma o diretor-presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias.
Após pedir prisão de Rui, Gualberto troca acusações com Solla: 'Ladrão' e 'grileiro'
Foto: Montagem/ Bahia Notícias
Os deputados baianos Jorge Solla (PT) e João Gualberto (PSDB) protagonizaram uma discussão acalorada no plenário da Câmara, na sessão desta terça-feira (16). A troca de acusações começou após o tucano subir ao púlpito para pedir que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) ordene a prisão do governador Rui Costa. Gualberto, que também é presidente do partido na Bahia, afirmou que pode solicitar, neste mês, o cumprimento de uma decisão judicial que levaria, segundo ele, à prisão de Rui. O diretório estadual da sigla pediu, em 2013, ainda durante o governo de Jaques Wagner, explicações sobre a aplicação dos recursos dos sete mil quilômetros de estradas anunciados em campanhas publicitárias. Como as informações não foram fornecidas, o partido recorreu aos tribunais e acabou vencendo em diversas instâncias, até no Supremo Tribunal Federal (STF), quando o processo transitou em julgado. No entanto, até o momento, o governo ainda não teria prestado os esclarecimentos, o que configuraria descumprimento de decisão judicial. Ao criticar a administração petista, Gualberto afirmou que o PT se “especializou em três áreas: subtração do dinheiro público, mentiras e boa propaganda”. Ele ainda questionou os investimentos do governo Rui no metrô de Salvador. “O baiano tem um desejo, que é exatamente morar na propaganda do governo do PT. Eles mentem muito. Essa obra do metrô se discute quem é o pai, quem tá bancando os investimentos. O governo federal fala que mais de 50% dos investimentos são do governo federal, parte do dinheiro vem de empréstimos junto ao BNDES e ainda tem a parte da CCR. O governo do Estado anunciou recentemente que as obras são custeadas 70% pelo governo do Estado. Fez requerimento baseado na Lei de Acesso à Informação de onde vinha os recursos do governo da Bahia. Eles não respondem. Resultado: vamos ter que judicializar, mais uma vez”, disse Gualberto, ao afirmar que fará o mesmo que no caso dos sete mil quilômetros de estradas. Sobre a prisão de Rui, seguiu: “Ou o desembargador pede a prisão do Rui Costa, ou fica desmoralizado diante da Justiça”. “Eles não atendem a solicitação, não respeitam a Justiça”, bradou. Ao rebater Gualberto, Solla também fez fortes acusações, chamou o colega de “grileiro” e afirmou, mesmo sem citar nomes, que houve irregularidades nas obras do metrô, na época do governo de Antonio Imbassahy (PSDB), hoje ministro da Secretaria de Governo. “Tinha um prefeito na época que começaram as obras do metrô, que as obras se arrastaram por anos. Veio a Operação Castelo de Areia e mostrou irregularidades nas obras. Sabe o que eles fizeram com o Castelo de Areia? Tornaram pó! Destruíram a operação. O Judiciário, com seus lacaios, a serviço dos tucanos”, vociferou. O petista sugeriu também que o tucano se enriqueceu ilicitamente com dinheiro desviado da prefeitura de Mata de São João, na época em que comandou o município. “Teve um prefeito que chegou como comerciante pequeno. Quando saiu, tinha uma grande fortuna, grandes latifúndios. Conhece Praia do Forte? Aquele paraíso hoje grande parte tem dono, e esse dono é um ex-prefeito tucano. Que grilou terras, que construiu supermercado com dinheiro público. Essa ave de rapina, que não vai ser presa porque a Justiça desse país não prende tucano. Grileiro do Litoral Norte”, atacou.
Maduro decreta novo estado de exceção na Venezuela
Foto: Ismael Francisco / Cubadebate
Um novo decreto de "estado de exceção e emergência econômica" foi aprovado pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. De acordo com Maduro, a medida foi realizada para preservar a ordem interna. O ato restringe as garantias constitucionais em todo o território venezuelano. "As medidas urgentes, contundentes, excepcionais e necessárias, [poderão ser tomadas] para assegurar à população o desfrute pleno de seus direitos, preservar a ordem interna, o acesso oportuno a bens, serviços, alimentos, medicinas, e outros produtos e serviços”.
Terça, 16 de Maio de 2017 - 20:35

Com presença de Régis, embaixada do Bahia se reúne em Recife

por Ulisses Gama / Guilherme Ferreira
Com presença de Régis, embaixada do Bahia se reúne em Recife
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Um grupo de torcedores do Bahia em Recife, conhecido como Embaixada Frevo Tricolor, realiza nesta terça-feira (16) um evento com a presença do meia Régis. Cerca de 50 torcedores se reuniram na capital pernambucana na véspera do primeiro jogo da decisão da Copa do Nordeste, que será disputada entre Bahia e Sport no Estádio da Ilha do Retiro. A embaixada fez o evento em parceria com a diretoria do Esquadrão, o que viabilizou a presença de Régis. “A nossa embaixada foi constituída em 2002 com o propósito de juntar amigos que torcem pelo Bahia", comentou Gilson Leite, representante do grupo, em entrevista ao Bahia Notícias. “Depois dessas duas gestões passadas o Bahia tem nos dado atenção. Fico satisfeito porque hoje percebo que o Bahia está preocupado com a embaixada”, comentou.
Após decisão judicial, projeto da Prainha sai da ordem do dia na AL-BA
Foto: Reprodução / Toda Bahia
O projeto 22.195/2017, mais conhecido como projeto da Prainha, foi retirado da ordem do dia da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A informação foi confirmada pelo presidente da Casa, Angelo Coronel (PSD), em entrevista ao Bahia Notícias. O texto, que fixa as diretrizes da política industrial da Bahia e dispõe sobre o Plano de Diretrizes Industriais, Logísticas e de Sustentabilidade do Centro Industrial de Aratu – CIA e do Canal de Cotegipe, teve a tramitação suspensa após uma decisão do juiz Sérgio Humberto de Quadros Sampaio, da 6ª Vara da Fazenda Pública (veja aqui). Caso aprovado, o projeto retira dispositivos que asseguram proteção ambiental à Prainha, área da costa de Candeias, na região metropolitana de Salvador. A matéria, encaminhada à Casa pelo governo do Estado, substitui um texto de 2014 que trata do mesmo assunto, mas não inclui dois incisos referentes à Prainha. 
Temer diz que pacto federativo será realizado após aprovação da Previdência
Foto: Lula Marques / Agência PT
O presidente Michel Temer afirmou nesta terça (16) que apenas irá revisar o atual pacto federativo quando aprovar a reforma da previdência, que tramita na Câmara dos Deputados. Com o pacto federativo, o governo federal busca ampliar a fatia da distribuição de recursos arrecadados para Estados e municípios. "Seguramente eu posso dizer que, logo depois de vencida essa etapa inicial das reformas fundamentais, vamos caminhar para o fortalecimento da federação e da simplificação do sistema tributário", afirmou Temer. O presidente defendeu que o pacto federativo fosse revisado em seu primeiro discurso. A reforma trabalhista ainda está tramitando na Câmara dos Deputados e ainda não conta com maioria para ser aprovada. "Antes da reforma da Previdência e outras que organizem o estado brasileiro, é impossível fazer discussão verdade — demagógica e populista é fácil, mas uma discussão séria— sobre pacto federativo e reforma tributária", afirmou Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara.
Linha Viva e Lei de Diretrizes Orçamentárias serão votadas na Câmara em julho
Foto: Patrick Silva / SECOM / PMS / Divulgação
Os projetos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a matéria que garante isenção fiscal para a construção da Linha Viva serão votados na Câmara no dia 12 julho. A data foi definida em reunião do Colégio de Líderes da Casa realizada na manhã desta terça-feira (16). O projeto da linha viva chegou ao legislativo em abril de 2015 (veja mais) e foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça apenas em novembro do ano passado. O texto propõe a criação de uma rodovia expressa para ligar a região do Acesso Norte até a BA-526 (CIA/Aeroporto), com o objetivo de desafogar o trânsito da BR-324 e da Avenida Paralela. O projeto planeja uma rodovia com extensão de 17,70 quilômetros com três faixas de tráfego por sentido, 10 conexões com o sistema viário já existente (viadutos, alças e rampas), 20 ligações simples (viadutos) e 2 túneis. A empresa responsável pela obra vai poder administrar a obra por 35 anos e terá isenção do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) por 10 anos. O projeto prevê ainda a implantação de pedágio na rodovia. Já a LDO chegou à Câmara nesta segunda-feira (15) (veja mais). O texto estima receita de R$ 6,9 bilhões e investimento de R$ 927 milhões, número 8,1% maior do que em 2017. A prefeitura destaca que a maior parte do valor previsto para investimentos tem origem em recursos junto a instituições financeiras nacionais e internacionais ou em convênios e contratos de repasses com o governo federal.
Com projeto Educação Empreendedora, governo pretende capacitar 50 mil jovens
Foto: Manu Dias/ GOVBA
O governador da Bahia, Rui Costa, lançou nesta terça-feira (16) o projeto Educação Empreendedora. Iniciativa do governo estadual, em parceria com o Sebrae-BA, o projeto vai levar cursos de qualificação para os 27 Territórios de Identidade da Bahia e, com isso, pretende capacitar professores e estudantes para alcançar mais de 50 mil jovens baianos até 2018, sendo 40 mil alunos da educação básica e 10 mil da educação profissionalizante. O lançamento ocorreu no Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque, no bairro da Caixa D´Água, em Salvador, e contou com a presença de gestores da educação e autoridades.  “Vamos implementar nas nossas escolas o que estamos chamando de escola empreendedora, ou seja, que transmite habilidades, conhecimentos para os alunos de como empreender, inovar. Capacitar não só a montar um negócio, mas como criar algo novo dentro de um negócio que já existe”, ressaltou Rui. Estudantes e professores serão qualificados por três cursos específicos da área, com vagas abertas já este ano. O Sebrae ficará responsável pelas aulas e pelos materiais. Com inscrições abertas nesta terça, o curso para Licenciamento de Metodologias de Educação Empreendedora é voltado para professores de 15 Centros Territoriais de Educação Profissional. Os interessados podem se inscrever até o de 23 de maio, por meio do e-mail educacao@ba.sebrae.com.br. As aulas acontecem de 7 de junho a 4 de agosto. O evento debateu, ainda, a oferta de vagas e a procura de estudantes pelo programa Primeiro Emprego. O objetivo é identificar egressos para atuar nas secretarias de 150 unidades escolares, ampliando, ainda mais, a inserção dos jovens no mundo do trabalho. O governador Rui Costa pediu aos estudantes que eles atualizem seus dados. "Estamos em uma busca ativa dos jovens egressos da escola técnica para oferecer uma oportunidade, mas esbarramos na dificuldade de encontrá-los por falta de informações ou dados equivocados no cadastro”, afirmou. A atualização pode ser feita pela internet, no site primeiroemprego.educacao.ba.gov.br, ou ainda na unidade escolar em que o estudante está matriculado ou que concluiu seu curso.
Após bloqueio financeiro, Eike não tem como pagar fiança e pode voltar para cadeia
Foto: Reprodução / Bloomberg
O empresário Eike Batista não tem como pagar a fiança de R$ 52 milhões para continuar em prisão domiciliar. Depois que a Justiça Federal bloqueou R$ 900 milhões de Eike, o empresário não tem como efetuar o pagamento da fiança, afirmou o advogado, Fernando Martins. "Existe sim [a possibilidade de prisão]. É muito difícil esse pagamento. Todos os bens dele [Eike] estão bloqueados. Vamos encaminhar pedido de reconsideração para que possamos reverter", afirmou a defesa. "Parece que existe uma intenção de que ele fique preso. É uma expropriação isso que está sendo feito", rebateu. Para justificar a medida, a juíza afirmou que os artigos pelos quais Eike responde estabelecem pena de multa de até três vezes o valor da vantagem ilícita obtida em decorrência do crime.
Cabral superfaturava contratos de saúde no exterior em 40%
Foto: Arquivo/ Agência Brasil
Cerca de 200 licitações superfaturadas na compra de equipamentos no exterior para a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, durante o governo de Sérgio Cabral, estão sendo investigadas pelo Ministério Público Federal (MPF). Os 200 contratos, que totalizaram US$ 277 milhões, teriam superfaturamento de 40%. O MPF teria aberto procedimento de cooperação internacional para rastrear os valores. “Já temos algumas informações de que o dinheiro saía dos cofres públicos diretamente para empresas controladas pelo empresário Miguel Iskin [do ramo de equipamentos hospitalares], como a Avalena, a Back Fell e a Life Cargo. São empresas que não fabricavam nenhum equipamento e funcionavam apenas como exportadoras de equipamentos fabricados por terceiros. Curiosamente, a Avalena tinha sede nas Ilhas Virgens e operava exportações a partir da Flórida, nos Estados Unidos, mesmo com mercadorias vindas da China ou de outros lugares do mundo”, disse Marisa Ferrari, procuradora da República. O procurador regional José Augusto Vagos sustentou que o ex-secretário de Saúde Sérgio Côrtes teria sido convidado por Cabral para assumir a secretaria com o objetivo de levar para o órgão o esquema de corrupção que ele praticava no Into, como diretor.
Terça, 16 de Maio de 2017 - 18:45

Caíque inicia exames médicos no Vitória e fica perto de ser apresentado

por Glauber Guerra
Caíque inicia exames médicos no Vitória e fica perto de ser apresentado
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O lateral-direito Caíque, de 24 anos, iniciou os  tradicionais exames médicos  nesta terça-feira (16). Apesar de já ter sido anunciado por Sinval Vieira, gestor de futebol do Leão (saiba mais aqui), esse é o último passo para que o jogador assine contrato e seja apresentado oficialmente. Ele foi cedido por empréstimo pelo Joinville até o final da temporada. “Ainda estou fazendo exames. E amanhã termino tudo”, disse o jogador, em rápida conversa com o Bahia Notícias. Caíque iniciou sua carreira no Jacuipense. Ele ainda acumula passagens pelo Sampaio Corrêa e Confiança-SE.
Empresa que gerencia carreira de Durval Lelys encerra atividades
Empresa era responsável por carreira de Durval | Foto: Ag. Haack/ Bahia Notícias
A empresa NER Entretenimento, uma das maiores do ramo no mercado baiano, encerrou as atividades nesta terça-feira (16). O empreendimento tinha 20 anos e era responsável por gerenciar a carreira do cantor Durval Lelys e os produtos ligados a ele: os blocos Cocobambu e Me Abraça, o Camarote do Reino e as festas Trivela e Forró do Reino. Em nota divulgada nas redes sociais da empresa, os empresários Nei Ávila, Eduardo Ramos e Ricardo Lelis - irmão de Durval e também cantor - garantiram que a sociedade "chega ao fim do mesmo modo como começou, com parceria, amizade e vontade de realizar". Eduardo Ramos foi recentemente nomeado chefe de gabinete do secretário de Turismo do Estado, José Alves. A produtora foi criada em 1998 e já foi responsável por shows de artistas como Wesley Safadão e Simone e Simaria.
Mulher finge ser advogada, aplica golpe de R$ 110 mil e é presa
Foto: Reprodução / Pixabay
Uma mulher identificada pela Polícia Civil como Rosemary Arcanjo dos Santos, de 47 anos, aplicou um golpe em um dono de restaurante em Itapuã. Rosemary teria se apresentado ao dono do restaurante como advogada do proprietário de um terreno utilizado pelos clientes do restaurante como estacionamento. A mulher teria estabelecido um valor mensal como aluguel para que o dono do restaurante mantivesse o terreno como estacionamento. Durante um ano, os valores foram depositados na conta bancária de Rosemary. No entanto, o comerciante desconfiou que o proprietário nunca tivesse entrado em contato com ele. A mulher já responde a outros cinco inquéritos por estelionato e a um inquérito na Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (Deati) e será encaminhada ao sistema prisional.
Eunício diz que Senado deve votar reforma trabalhista até a segunda semana de junho
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), afirmou nesta terça-feira (16) que o plenário da Casa deve votar a reforma trabalhista até a segunda semana de junho. Em declaração dada antes de uma sessão de debates no Senado sobre o projeto, ele também defendeu a proposta do governo federal. “É uma reforma que não prejudica o trabalhador, pelo contrário, regula e atualiza uma legislação que é de 1940. Ela adequa relações trabalhistas, não retira direitos [...]. Portanto, dentro do cronograma, entendo eu que, até mais tardar na primeira semana, se a pauta não ficar trancada aqui, no mais tardar, na primeira, segunda semana de junho, nós estaremos com essa matéria aprovada", disse Eunício. O projeto de reforma trabalhista foi aprovado na Câmara no final de abril. Antes de chegar ao plenário do Senado, o texto deve ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), pela Comissão de Assuntos Econômicos e pela Comissão de Assuntos Sociais.
STJ mantém processo contra Cláudia Cruz na Lava Jato
Foto: Reprodução / Jornal GGN
O Superior Tribunal de Justiça (STJ), através da Quinta Turma, decidiu rejeitar pedido feito pela defesa de Cláudia Cruz, mulher do ex-deputado Eduardo Cunha, para anular um dos processos da Operação Lava Jato. O argumento utilizado pela defesa de Cláudia Cruz foi que o recebimento de provas de contas na Suíça pelo Ministério Público foi ilegal porque não há acordo de cooperação entre os dois países. Os ministros, no entanto, com unanimidade, entenderam que não houve irregularidade no repasse das informações. 
Defesa de Léo Pinheiro entrega agendas com encontros marcados no Instituto Lula
Foto: Reprodução/ Facebook
A defesa de Léo Pinheiro, sócio da OAS, entregou novos documentos para tentar comprovar que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhou da empreiteira, em forma de propina, um tríplex no Guarujá, em São Paulo. Segundo a Folha de S. Paulo, os advogados apresentaram agendas de Pinheiro que trazem marcações de encontros com Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, e o ex-presidente Lula. As datas vão de 2009 e 2014 e mostram encontros previstos, majoritariamente, com Okamotto, na sede do instituto, em São Paulo. A defesa do empresário já havia apensado ao processo documentos com registros de ligações telefônicas para pessoas ligadas a Lula e agendas do petista em que aparecem a previsão de um encontro com o empresário. Pinheiro afirmou ao juiz Sergio Moro que o apartamento estava reservado para o ex-presidente. Já Lula disse, em depoimento ao magistrado, que o empresário queria vender o imóvel a ele, mas o petista não gostou da unidade e "botou defeito". Réu no mesmo processo que Lula, Pinheiro tem tentado fechar acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF) e afirma que o imóvel é de Lula.
Maior pescador com bombas de Salvador é preso enquanto detonava explosivos no mar
Foto: Divulgação/ SSP-BA
A Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) prendeu na tarde de segunda-feira (15) Hildenberg Santos Santana, o Suca, considerado como o maior pescador que utilizava bomba em Salvador. Uma denúncia anônima levou os policiais ao suspeito. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), ele foi autuado em flagrante após ter sido enquanto arremessava um artefato explosivo no mar. Após a detonação, Suca recolheu, durante cerca de 1h30, todo o pescado e, logo após o período, recebeu voz de prisão. O homem foi levado para a 3ª Delegacia Territorial (DT/Dendezeiros). Os 150 kg de alimentos apreendidos foram doados para o Hospital Irmã Dulce, localizado na mesma região. A comandante da Coppa, major Maria Aparecida Freire Mello, afirmou que as ações ostensivas serão intensificadas até o final de maio, período de reprodução de algumas espécies.
Terça, 16 de Maio de 2017 - 17:15

Nordestão: Matheus Reis admite felicidade por titularidade na final contra o Sport

por Matheus Caldas / Ulisses Gama, de Recife
Nordestão: Matheus Reis admite felicidade por titularidade na final contra o Sport
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
Reserva imediato de Pablo Armero na lateral-esquerda, Matheus Reis jogará a partida mais importante para o Bahia até agora na temporada. Para o confronto com o Sport, na final da Copa do Nordeste, o jogador de 22 anos se mostra confiante. “Venho me preparando forte para agarrar todas as oportunidades que aparecerem e fico feliz que isso aconteça na final. É um momento importante, que todo mundo está vendo. Espero ajudar a equipe para que possamos sair com um bom resultado daqui”, almeja. Para o atleta, o trabalho feito pelo grupo credencia o Tricolor ao título regional. “A gente vem trabalhando muito forte para essa partida. Viemos de um resultado muito importante no Brasileiro que nos dá confiança e moral. Então, esperamos fazer uma boa partida aqui, sair com o triunfo para levar para Salvador e conquistar esse título tão importante”, concluiu. O jogo acontecerá nesta quarta-feira  (17) às 21h45, na Ilha do Retiro.
Terça, 16 de Maio de 2017 - 17:03

Mascotes de Sport e Bahia participam de ação no aeroporto de Recife

por Matheus Caldas / Ulisses Gama, de Recife
Mascotes de Sport e Bahia participam de ação no aeroporto de Recife
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
Se dentro do campo os jogadores de Sport e Bahia terão uma batalha para conseguir o título da Copa do Nordeste, fora de campo o clima é amistoso e de festa. Durante a chegada do elenco tricolor, nesta terça-feira (16), em Recife, os mascotes dos dois clubes estiveram presentes numa ação do canal Esporte Interativo, detentor dos direitos de transmissão do torneio regional. Junto ao bode Zeca Brito, mascote oficial da competição, o super-homem e o leão pousaram para fotos. A partida decisiva será realizada às 21h45 desta quarta-feira (17), na Ilha do Retiro. 
Julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE será retomado no dia 6
Foto: Elza Fiúza/ Agência Brasil
O julgamento da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer será retomado no próximo dia 6 de junho e irá até o dia 8, definiu nesta terça-feira (16) o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes. A pedido do relator do caso, ministro Herman Benjamin, Mendes reservou quatro sessões para o julgamento: dia 6, às 19h (ordinária); dia 7 às 19h (extraordinária); dia 8, às 9h (ordinária); e dia 8, às 19h (extraordinária). O julgamento foi iniciado em 4 de abril, mas os ministros decidiram reabrir a etapa de coleta de provas, autorizar depoimentos de novas testemunhas e conceder prazo adicional para as alegações finais das defesas. A ação, apresentada pelo PSDB, acusa a chapa de ter cometido abuso de poder político e econômico por, supostamente, ter recebido dinheiro de propina do esquema de corrupção que atuava na Petrobras investigado pela Operação Lava Jato. O julgamento pode cassar o mandato de Temer.
Terça, 16 de Maio de 2017 - 16:58

Torcedores acompanham chegada dos jogadores do Bahia em Recife

por Matheus Caldas / Ulisses Gama, de Recife
Torcedores acompanham chegada dos jogadores do Bahia em Recife
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
Recife já vive o clima da primeira partida da final da Copa do Nordeste, entre Bahia e Sport. Alguns torcedores tricolores estão no Aeroporto dos Gararapes, na capital pernambucana, para recepcionar os jogadores nesta terça-feira (16). O aposentado Walter Santos, 53, garante estar confiante para o primeiro duelo e ainda arriscou o placar. “Resolvemos recepcionar o time e dar essa força para sairmos com a vitória. O placar será 2 a 1 Bahia e eu já estou satisfeito. Acredito que Edigar Junio e Tiago marcarão os gols”, projetou, em entrevista ao Bahia Notícias. Já o fisioterapeuta Pedro Paulo Guimarães, 38, já pensa numa eventual festa na Arena Fonte Nova. “A gente tem o hábito de acompanhar o Bahia em alguns jogos especiais. Esse não será diferente. Queremos manter a freguesia do Sport conosco. Passar por cima deles aqui e fazer a festa na Fonte Nova lá na quarta que vem”, declarou. O jogo será realizado às 21h45 desta quarta-feira (17), na Ilha do Retiro.
Terça, 16 de Maio de 2017 - 16:40

Rachaduras em chão do Fórum Regional do Imbuí preocupa servidores

por Cláudia Cardozo
Rachaduras em chão do Fórum Regional do Imbuí preocupa servidores
Foto: Leitor BN / WhatsApp
Viralizou nos grupos de Whatsapp de servidores e advogados imagens de supostos danos causados no Fórum Regional do Imbuí, provocados por um tremor nas estruturas do prédio, ocorrido na última sexta-feira (12). As rachaduras e trincas no chão são exibidas nas imagens. O problema foi notificado ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) por receio de que algo pior aconteça. O Bahia Notícias procurou a assessoria do TJ para esclarecimentos, mas não obteve retorno no fechamento da nota.
Carreira destaca captação de recursos como razão para o aumento dos investimentos
Foto: Bahia Notícias
O secretário municipal da Casa Civil, Luiz Carreira, destacou as estratégias de captação de recursos desenvolvidas pela prefeitura ao comentar nesta terça-feira (16) que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2018. “A captação de recursos passará a ter um papel de destaque no orçamento, com aproximadamente 10,5% da receita total prevista para o próximo exercício”, salientou. O projeto de lei foi encaminhado à Câmara Municipal nesta segunda (15) e estima as receitas municipais em R$ 6,9 bilhões para o próximo ano. O texto prevê ainda a ampliação dos investimentos de R$857,6 milhões para R$927 milhões, representando um aumento de 8,1% em relação a 2017. Segundo Carreira, as projeções de receitas e despesas, que constituem os parâmetros para a fixação das metas fiscais, foram trabalhadas com cautela por conta do momento econômico. “Foram preservadas as despesas obrigatórias com pessoal, dívida, transferência ao legislativo, custeio da máquina administrativa, além da sustentação e melhoria dos serviços essenciais ofertados à população de Salvador, sejam na área social, sejam nas áreas de infraestrutura e serviços públicos”, explicou o secretário.
Terça, 16 de Maio de 2017 - 16:15

Nordestão: Nas bilheterias da Ilha do Retiro, movimento dos torcedores do Sport é tranquilo

por Matheus Caldas / Ulisses Gama, de Recife
Nordestão: Nas bilheterias da Ilha do Retiro, movimento dos torcedores do Sport é tranquilo
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
A torcida do Sport segue se movimentando para comprar ingressos para o primeiro jogo da final da Copa do Nordeste, contra o Bahia, às 21h45 desta quarta-feira (17), na Ilha do Retiro. Até a última parcial divulgada pela assessoria do clube pernambucano, na última segunda-feira (15), 17.985 entradas foram vendidas. Nesta terça (16), há filas, mas os torcedores podem adquirir as entradas tranquilamente. A torcida do Bahia só poderá comprar ingressos presencialmente momentos antes da partida, no próprio estádio do Sport. Já pela plataforma online, os fãs tricolores já tinha a opção de compra desde a semana passada, no site www.futebolcard.com
Marcelle e Ana Rita discutem sobre causa animal na Câmara: ‘Se respeite e vá trabalhar’
Foto: Reprodução / TV Câmara
As vereadoras Ana Rita Tavares (PMB) e Marcelle Moraes (PV) "soltaram os cachorros" e protagonizaram uma discussão exaltada na Câmara Municipal. Sem citar nomes, a representante do PV havia insinuado durante a sessão de segunda-feira (15) que outra vereadora estaria se aproveitando da causa animal ao resgatar um cachorro de maneira indevida. Nesta terça (16), Ana Rita atacou Marcelle durante seu pronunciamento no plenário e disse que estava acompanhando um oficial de justiça no cumprimento de uma liminar. "A leviandade da vereadora Marcelle Moraes é tamanha, que ela deveria antes procurar saber o que tinha acontecido. Animais estavam sendo estupidamente maltratados por um agente de endemia. Eu nao invadi a casa de ninguém, eu acompanhei um oficial de justiça. Meu trabalho é responsável. Agora, a vereadora Marcelle Moraes esqueceu de dizer que ela se aproveita da plataforma dos animais", acusou Ana Rita. Em seguida, Marcelle respondeu e insinuou que a vereadora do PMB não comparecia às sessões da Câmara. "Foi bom que minha cutucada fez os fantasmas voltarem à Casa, não é mesmo? Porque nem aqui na sessão ela vem, só vem mesmo nessas situações, não é não vereadora? Gostaria de dizer a senhora que a senhora se respeite e vá trabalhar. A senhora não tem moral pra falar de ninguém", declarou. Em seguida, o presidente da Câmara, Leo Prates (DEM), suspendeu a sessão para "acalmar os ânimos".
Gêmeas celebram aniversário de 100 anos com ensaio fotográfico
Foto: Camila Lima Fotografia
Prestes a completar 100 anos, as gêmeas Maria Pignaton Pontin e Paulina Pignaton Pandolfi ganharam um ensaio fotográfico de presente. A sessão foi registrada em Vitória, capital do Espírito Santo, pela fotógrafa Camila Lima, que conheceu a história das irmãs através de uma reportagem da TV Gazeta, veículo local. "Eu fiquei encantada, me apaixonei. Nunca vi ninguém com 100 anos. Gêmeas, ainda? Achei o máximo. Liguei para a família e elas toparam", contou a fotógrafa ao G1 ES. As gêmeas são de Ibiraçu, no norte do Estado, mas atualmente Maria vive em Aracruz enquanto Paulina reside no município de João Neiva.
Foto: Camila Lima Fotografia
Para estrelar o ensaio, elas fizeram toda uma produção com figurino, coroas de flores, saia de tule e balões coloridos. "São vaidosas, preocupadas com o cabelo, a maquiagem. Minhas modelos foram ótimas", comentou Camila. A festa para celebrar o centenário, que acontece no próximo dia 24, será um pouco antes, neste sábado (20). Como a família é grande, a expectativa é de que mais de 100 pessoas estejam reunidas em um cerimonial de Ibiraçu para celebrar o evento. Lúcidas, os familiares contam que elas permanecem ativas e saudáveis.
Malafaia manda padre Manzotti calar a boca em resposta à entrevista do religioso
Foto: Lula Marques / Agência PT
O pastor Silas Malafaia, da igreja evangélica Vitória em Cristo e presidente do Conselho de Pastores do Brasil, sugeriu que o padre Reginaldo Manzotti calasse a boca, em resposta à entrevista do católico à revista Veja. "Esse padre perdeu a oportunidade de calar a boca. Como disse o rei da Espanha para o Hugo Chavez, 'porque não te callas?'. É melhor ele continuar cantando do que ficar falando asneira a respeito da religião dos outros", declarou. O líder católico, também um dos maiores vendedores de CDs, DVDs e livros do país, criticou o crescimento de evangélicos no país e insinuou que as conversões eram motivadas por interesse. "Em situações onde faltam saúde, moradia e alimento, qualquer teologia da prosperidade que prometa cura e riqueza em troca de doações funciona", afirmou Manzotti em entrevista. Malafai rebateu, dizendo que a visão do católico era preconceituosa. "Para ele, pobre é burro, idiota e sempre enganado. Mas a história mostra que quem explorou os pobres durante séculos não fomos nós, evangélicos, não. Uma pessoa pode até dar um Fusca esperando uma Mercedes, mas se ele não receber o prometido, pula fora", disse o pastor. Malafaia ponutou que a igreja evangélica tem crescido em todos os segmentos sociais, inclusive foram abertas 20 igrejas em áreas longe de favelas. "O povo evangélico vê que o dinheiro que eles dão para a igreja fica aqui no Brasil, sendo investido na abertura de novos templos. Nós não mandamos bilhões todo ano para cobrir déficit de corrupto no banco do Vaticano", concluiu. 
OAB-BA reduz inadimplência entre associados depois de encaminhar devedores ao SPC
Foto: Bahia Notícias
A Ordem dos Advogados do Brasil secção Bahia (OAB-BA) reduziu a inadimplência entre os associados depois que decidiu encaminhar o nome dos devedores para o SPC. A partir do segundo semestre do ano passado, a taxa de inadimplência, que chegou a ser maior que 50%, caiu para 27%. "Fizemos um levantamento com todas as OABs dos outros estados e chegamos à conclusão de que este era o modo mais eficiente e menos doloroso para os colegas", explicou ao site Jota o presidente da instituição, Luiz Viana. A expectativa é que neste ano o índice de inadimplentes seja ainda menor. Desde que a medida foi adotada, nomes de 1,7 mil advogados foram encaminhados para restrição do crédito, para que fosse notificados pelo SPC e quitassem a dívida antes de serem negativados.
Trump defende compartilhamento de informações da Casa Branca com governo russo
Foto: Reprodução / Politico
O presidente americano Donald Trump defendeu a possibilidade de compartilhar informações da Casa Branca com o governo russo. O republicano se posicionou por meio de mensagem em seu perfil no Twitter, uma semana depois de se reunir com autoridades russas na Casa Branca. "Como presidente eu quis compartilhar com a Rússia (em uma reunião aberta planejada na Casa Branca), o que eu tenho o direito absoluto de fazer, fatos relativos a terrorismo e à segurança de voos. Razões humanitárias e, além disso, eu quero que a Rússia aumente sua luta contra o Estado Islâmico e o terrorismo", escreveu o presidente dos Estados Unidos. De acordo com a Reuters, duas autoridades do país disseram nesta segunda (15) que Trump revelou informações altamente secretas para o ministro de Relações Exteriores da Rússia sobre uma opração planejada do Estado Islâmico. 
Terça, 16 de Maio de 2017 - 14:40

Encargo nas contas de luz de todos os consumidores do país vai bancar obra no Norte

por André Borges | Estadão Conteúdo
Encargo nas contas de luz de todos os consumidores do país vai bancar obra no Norte
Foto: Reprodução / DDez
O governo decidiu adotar uma saída nada usual para tentar levar à frente seu plano de construir 721 quilômetros de linha de transmissão entre as cidades de Manaus (AM) e Boa Vista (RR), trecho que falta para interligar todos os Estados do país por meio de uma única rede de distribuição de energia. O objetivo é financiar a obra avaliada em cerca de R$ 1,8 bilhão com recursos de um encargo cobrado mensalmente na conta de luz de todos os consumidores do País, a chamada Conta de Consumo de Combustíveis (CCC). O uso do encargo para a construção de linhas de transmissão passou a ser possível a partir de um decreto publicado pelo governo na semana passada e que altera as regras sobre utilização desses recursos. Originalmente, o encargo existia apenas para bancar a compra de itens como óleo diesel, gás e carvão usados em usinas térmicas de regiões isoladas do país, sem ligação com o sistema interligado nacional. Agora, parte de sua arrecadação poderá ser aplicada nas obras de linhas de transmissão como a Manaus-Boa Vista, um dos projetos mais polêmicos do setor elétrico, pela presença de terras indígenas que seriam atravessadas por seu traçado. Os recursos da Conta de Consumo de Combustíveis são definidos anualmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em fevereiro deste ano, a arrecadação de 2017 foi fechada em R$ 3,9 bilhões, volume bem inferior aos R$ 6,3 bilhões do ano passado. A queda nesse montante ocorreu após auditorias feitas pela própria Aneel, que reavaliou o volume do combustível usado pelas termoelétricas. Nas contas do Ministério de Minas e Energia (MME), o consumo anual de combustível pelo Estado de Roraima tem girado em torno de R$ 500 milhões por ano, dinheiro que é pago com recursos do encargo. O uso de mais recursos para financiar a obra vai pressionar ainda mais a tarifa cobrada da população, mas a avaliação do governo é que, após quatro anos de operação, a própria linha se pagará, além de acabar com os gastos com combustíveis. A solução financeira não resolve todo o caso. O MME ainda precisa definir o que fazer com a situação da concessionária Transnorte Energia, formada pela estatal Eletronorte e a empresa Alupar. Em setembro de 2011, a concessionária venceu o leilão para construir a linha, que tinha prazo de três anos para ficar pronta e operação prevista para janeiro de 2015. Ocorre que, dos seus 721 km de extensão, 125 km passariam pela terra indígena Waimiri Atroari, onde estão 31 aldeias e mais de 1,7 mil índios. O processo não conseguiu autorização do povo waimiri, tampouco da Fundação Nacional do Índio (Funai). No fim do ano passado, a empresa entrou com pedido formal de desistência do projeto na Aneel, após cinco anos em tratativas e discussões para tentar obter licenciamento. No pleito, a concessionária apresentou ainda uma conta de R$ 534 milhões a receber, conforme um estudo financeiro feito pela Fundação Getúlio Vargas para estimar custos no período e indenizações. A agência acatou o pedido de extinção, mas não julgou a indenização. Apesar de a Aneel ter se posicionado a favor da extinção do contrato, essa não é a convicção do MME, que pretende levar o projeto adiante. O interesse do governo em construir a linha não se limita apenas à possibilidade de deixar de queimar combustíveis poluentes ou de se livrar das condições precárias de abastecimento a partir da Venezuela, que hoje entrega energia para parte de Roraima. A linha de transmissão viabilizaria, também, a construção de hidrelétricas planejadas para serem erguidas no Rio Branco. A resistência dos indígenas waimiri atroari não demoveu o governo do plano de avançar com a linha de transmissão Manaus-Boa Vista por dentro da terra indígena. O argumento é que a mudança do traçado afetaria várias unidades de conservação ambiental e ficaria bem mais cara. Ao passar pela terra indígena, a linha seguiria a lateral da BR-174, que já liga as duas capitais e passa na terra demarcada. O governo acredita que só a Eletronorte prossiga no projeto. O entendimento é que a estatal, que mantém termo de cooperação financeira com os indígenas por conta dos impactos causados pela construção da hidrelétrica de Balbina, nos anos 80, terá mais facilidade em firmar acordo para passar a linha de transmissão em suas terras. Há duas semanas, o ministro da Justiça, Osmar Serraglio, chegou a atrelar a demissão do então presidente da Funai, Antônio Fernandes Costa a dificuldades de negociar o projeto de transmissão com os indígenas. No sábado (13), o povo waimiri perdeu seu maior defensor e interlocutor. Morreu o indigenista José Porfírio Fontenele de Carvalho, responsável pela defesa e recuperação do povo waimiri, quase dizimado na abertura da BR-174, no período militar. Nos últimos anos, ele fez oposição ao projeto de transmissão por entender que iria interferir ainda mais na vida indígena. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Terça, 16 de Maio de 2017 - 16:58

Torcedores acompanham chegada dos jogadores do Bahia em Recife

por Matheus Caldas / Ulisses Gama, de Recife
Torcedores acompanham chegada dos jogadores do Bahia em Recife
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
Recife já vive o clima da primeira partida da final da Copa do Nordeste, entre Bahia e Sport. Alguns torcedores tricolores estão no Aeroporto dos Gararapes, na capital pernambucana, para recepcionar os jogadores nesta terça-feira (16). O aposentado Walter Santos, 53, garante estar confiante para o primeiro duelo e ainda arriscou o placar. “Resolvemos recepcionar o time e dar essa força para sairmos com a vitória. O placar será 2 a 1 Bahia e eu já estou satisfeito. Acredito que Edigar Junio e Tiago marcarão os gols”, projetou, em entrevista ao Bahia Notícias. Já o fisioterapeuta Pedro Paulo Guimarães, 38, já pensa numa eventual festa na Arena Fonte Nova. “A gente tem o hábito de acompanhar o Bahia em alguns jogos especiais. Esse não será diferente. Queremos manter a freguesia do Sport conosco. Passar por cima deles aqui e fazer a festa na Fonte Nova lá na quarta que vem”, declarou. O jogo será realizado às 21h45 desta quarta-feira (17), na Ilha do Retiro.
Terça, 16 de Maio de 2017 - 16:40

Rachaduras em chão do Fórum Regional do Imbuí preocupa servidores

por Cláudia Cardozo
Rachaduras em chão do Fórum Regional do Imbuí preocupa servidores
Foto: Leitor BN / WhatsApp
Viralizou nos grupos de Whatsapp de servidores e advogados imagens de supostos danos causados no Fórum Regional do Imbuí, provocados por um tremor nas estruturas do prédio, ocorrido na última sexta-feira (12). As rachaduras e trincas no chão são exibidas nas imagens. O problema foi notificado ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) por receio de que algo pior aconteça. O Bahia Notícias procurou a assessoria do TJ para esclarecimentos, mas não obteve retorno no fechamento da nota.
Carreira destaca captação de recursos como razão para o aumento dos investimentos
Foto: Bahia Notícias
O secretário municipal da Casa Civil, Luiz Carreira, destacou as estratégias de captação de recursos desenvolvidas pela prefeitura ao comentar nesta terça-feira (16) que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2018. “A captação de recursos passará a ter um papel de destaque no orçamento, com aproximadamente 10,5% da receita total prevista para o próximo exercício”, salientou. O projeto de lei foi encaminhado à Câmara Municipal nesta segunda (15) e estima as receitas municipais em R$ 6,9 bilhões para o próximo ano. O texto prevê ainda a ampliação dos investimentos de R$857,6 milhões para R$927 milhões, representando um aumento de 8,1% em relação a 2017. Segundo Carreira, as projeções de receitas e despesas, que constituem os parâmetros para a fixação das metas fiscais, foram trabalhadas com cautela por conta do momento econômico. “Foram preservadas as despesas obrigatórias com pessoal, dívida, transferência ao legislativo, custeio da máquina administrativa, além da sustentação e melhoria dos serviços essenciais ofertados à população de Salvador, sejam na área social, sejam nas áreas de infraestrutura e serviços públicos”, explicou o secretário.
Terça, 16 de Maio de 2017 - 16:15

Nordestão: Nas bilheterias da Ilha do Retiro, movimento dos torcedores do Sport é tranquilo

por Matheus Caldas / Ulisses Gama, de Recife
Nordestão: Nas bilheterias da Ilha do Retiro, movimento dos torcedores do Sport é tranquilo
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
A torcida do Sport segue se movimentando para comprar ingressos para o primeiro jogo da final da Copa do Nordeste, contra o Bahia, às 21h45 desta quarta-feira (17), na Ilha do Retiro. Até a última parcial divulgada pela assessoria do clube pernambucano, na última segunda-feira (15), 17.985 entradas foram vendidas. Nesta terça (16), há filas, mas os torcedores podem adquirir as entradas tranquilamente. A torcida do Bahia só poderá comprar ingressos presencialmente momentos antes da partida, no próprio estádio do Sport. Já pela plataforma online, os fãs tricolores já tinha a opção de compra desde a semana passada, no site www.futebolcard.com
Marcelle e Ana Rita discutem sobre causa animal na Câmara: ‘Se respeite e vá trabalhar’
Foto: Reprodução / TV Câmara
As vereadoras Ana Rita Tavares (PMB) e Marcelle Moraes (PV) "soltaram os cachorros" e protagonizaram uma discussão exaltada na Câmara Municipal. Sem citar nomes, a representante do PV havia insinuado durante a sessão de segunda-feira (15) que outra vereadora estaria se aproveitando da causa animal ao resgatar um cachorro de maneira indevida. Nesta terça (16), Ana Rita atacou Marcelle durante seu pronunciamento no plenário e disse que estava acompanhando um oficial de justiça no cumprimento de uma liminar. "A leviandade da vereadora Marcelle Moraes é tamanha, que ela deveria antes procurar saber o que tinha acontecido. Animais estavam sendo estupidamente maltratados por um agente de endemia. Eu nao invadi a casa de ninguém, eu acompanhei um oficial de justiça. Meu trabalho é responsável. Agora, a vereadora Marcelle Moraes esqueceu de dizer que ela se aproveita da plataforma dos animais", acusou Ana Rita. Em seguida, Marcelle respondeu e insinuou que a vereadora do PMB não comparecia às sessões da Câmara. "Foi bom que minha cutucada fez os fantasmas voltarem à Casa, não é mesmo? Porque nem aqui na sessão ela vem, só vem mesmo nessas situações, não é não vereadora? Gostaria de dizer a senhora que a senhora se respeite e vá trabalhar. A senhora não tem moral pra falar de ninguém", declarou. Em seguida, o presidente da Câmara, Leo Prates (DEM), suspendeu a sessão para "acalmar os ânimos".
Gêmeas celebram aniversário de 100 anos com ensaio fotográfico
Foto: Camila Lima Fotografia
Prestes a completar 100 anos, as gêmeas Maria Pignaton Pontin e Paulina Pignaton Pandolfi ganharam um ensaio fotográfico de presente. A sessão foi registrada em Vitória, capital do Espírito Santo, pela fotógrafa Camila Lima, que conheceu a história das irmãs através de uma reportagem da TV Gazeta, veículo local. "Eu fiquei encantada, me apaixonei. Nunca vi ninguém com 100 anos. Gêmeas, ainda? Achei o máximo. Liguei para a família e elas toparam", contou a fotógrafa ao G1 ES. As gêmeas são de Ibiraçu, no norte do Estado, mas atualmente Maria vive em Aracruz enquanto Paulina reside no município de João Neiva.
Foto: Camila Lima Fotografia
Para estrelar o ensaio, elas fizeram toda uma produção com figurino, coroas de flores, saia de tule e balões coloridos. "São vaidosas, preocupadas com o cabelo, a maquiagem. Minhas modelos foram ótimas", comentou Camila. A festa para celebrar o centenário, que acontece no próximo dia 24, será um pouco antes, neste sábado (20). Como a família é grande, a expectativa é de que mais de 100 pessoas estejam reunidas em um cerimonial de Ibiraçu para celebrar o evento. Lúcidas, os familiares contam que elas permanecem ativas e saudáveis.
Malafaia manda padre Manzotti calar a boca em resposta à entrevista do religioso
Foto: Lula Marques / Agência PT
O pastor Silas Malafaia, da igreja evangélica Vitória em Cristo e presidente do Conselho de Pastores do Brasil, sugeriu que o padre Reginaldo Manzotti calasse a boca, em resposta à entrevista do católico à revista Veja. "Esse padre perdeu a oportunidade de calar a boca. Como disse o rei da Espanha para o Hugo Chavez, 'porque não te callas?'. É melhor ele continuar cantando do que ficar falando asneira a respeito da religião dos outros", declarou. O líder católico, também um dos maiores vendedores de CDs, DVDs e livros do país, criticou o crescimento de evangélicos no país e insinuou que as conversões eram motivadas por interesse. "Em situações onde faltam saúde, moradia e alimento, qualquer teologia da prosperidade que prometa cura e riqueza em troca de doações funciona", afirmou Manzotti em entrevista. Malafai rebateu, dizendo que a visão do católico era preconceituosa. "Para ele, pobre é burro, idiota e sempre enganado. Mas a história mostra que quem explorou os pobres durante séculos não fomos nós, evangélicos, não. Uma pessoa pode até dar um Fusca esperando uma Mercedes, mas se ele não receber o prometido, pula fora", disse o pastor. Malafaia ponutou que a igreja evangélica tem crescido em todos os segmentos sociais, inclusive foram abertas 20 igrejas em áreas longe de favelas. "O povo evangélico vê que o dinheiro que eles dão para a igreja fica aqui no Brasil, sendo investido na abertura de novos templos. Nós não mandamos bilhões todo ano para cobrir déficit de corrupto no banco do Vaticano", concluiu. 
OAB-BA reduz inadimplência entre associados depois de encaminhar devedores ao SPC
Foto: Bahia Notícias
A Ordem dos Advogados do Brasil secção Bahia (OAB-BA) reduziu a inadimplência entre os associados depois que decidiu encaminhar o nome dos devedores para o SPC. A partir do segundo semestre do ano passado, a taxa de inadimplência, que chegou a ser maior que 50%, caiu para 27%. "Fizemos um levantamento com todas as OABs dos outros estados e chegamos à conclusão de que este era o modo mais eficiente e menos doloroso para os colegas", explicou ao site Jota o presidente da instituição, Luiz Viana. A expectativa é que neste ano o índice de inadimplentes seja ainda menor. Desde que a medida foi adotada, nomes de 1,7 mil advogados foram encaminhados para restrição do crédito, para que fosse notificados pelo SPC e quitassem a dívida antes de serem negativados.
Trump defende compartilhamento de informações da Casa Branca com governo russo
Foto: Reprodução / Politico
O presidente americano Donald Trump defendeu a possibilidade de compartilhar informações da Casa Branca com o governo russo. O republicano se posicionou por meio de mensagem em seu perfil no Twitter, uma semana depois de se reunir com autoridades russas na Casa Branca. "Como presidente eu quis compartilhar com a Rússia (em uma reunião aberta planejada na Casa Branca), o que eu tenho o direito absoluto de fazer, fatos relativos a terrorismo e à segurança de voos. Razões humanitárias e, além disso, eu quero que a Rússia aumente sua luta contra o Estado Islâmico e o terrorismo", escreveu o presidente dos Estados Unidos. De acordo com a Reuters, duas autoridades do país disseram nesta segunda (15) que Trump revelou informações altamente secretas para o ministro de Relações Exteriores da Rússia sobre uma opração planejada do Estado Islâmico. 
Terça, 16 de Maio de 2017 - 14:40

Encargo nas contas de luz de todos os consumidores do país vai bancar obra no Norte

por André Borges | Estadão Conteúdo
Encargo nas contas de luz de todos os consumidores do país vai bancar obra no Norte
Foto: Reprodução / DDez
O governo decidiu adotar uma saída nada usual para tentar levar à frente seu plano de construir 721 quilômetros de linha de transmissão entre as cidades de Manaus (AM) e Boa Vista (RR), trecho que falta para interligar todos os Estados do país por meio de uma única rede de distribuição de energia. O objetivo é financiar a obra avaliada em cerca de R$ 1,8 bilhão com recursos de um encargo cobrado mensalmente na conta de luz de todos os consumidores do País, a chamada Conta de Consumo de Combustíveis (CCC). O uso do encargo para a construção de linhas de transmissão passou a ser possível a partir de um decreto publicado pelo governo na semana passada e que altera as regras sobre utilização desses recursos. Originalmente, o encargo existia apenas para bancar a compra de itens como óleo diesel, gás e carvão usados em usinas térmicas de regiões isoladas do país, sem ligação com o sistema interligado nacional. Agora, parte de sua arrecadação poderá ser aplicada nas obras de linhas de transmissão como a Manaus-Boa Vista, um dos projetos mais polêmicos do setor elétrico, pela presença de terras indígenas que seriam atravessadas por seu traçado. Os recursos da Conta de Consumo de Combustíveis são definidos anualmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em fevereiro deste ano, a arrecadação de 2017 foi fechada em R$ 3,9 bilhões, volume bem inferior aos R$ 6,3 bilhões do ano passado. A queda nesse montante ocorreu após auditorias feitas pela própria Aneel, que reavaliou o volume do combustível usado pelas termoelétricas. Nas contas do Ministério de Minas e Energia (MME), o consumo anual de combustível pelo Estado de Roraima tem girado em torno de R$ 500 milhões por ano, dinheiro que é pago com recursos do encargo. O uso de mais recursos para financiar a obra vai pressionar ainda mais a tarifa cobrada da população, mas a avaliação do governo é que, após quatro anos de operação, a própria linha se pagará, além de acabar com os gastos com combustíveis. A solução financeira não resolve todo o caso. O MME ainda precisa definir o que fazer com a situação da concessionária Transnorte Energia, formada pela estatal Eletronorte e a empresa Alupar. Em setembro de 2011, a concessionária venceu o leilão para construir a linha, que tinha prazo de três anos para ficar pronta e operação prevista para janeiro de 2015. Ocorre que, dos seus 721 km de extensão, 125 km passariam pela terra indígena Waimiri Atroari, onde estão 31 aldeias e mais de 1,7 mil índios. O processo não conseguiu autorização do povo waimiri, tampouco da Fundação Nacional do Índio (Funai). No fim do ano passado, a empresa entrou com pedido formal de desistência do projeto na Aneel, após cinco anos em tratativas e discussões para tentar obter licenciamento. No pleito, a concessionária apresentou ainda uma conta de R$ 534 milhões a receber, conforme um estudo financeiro feito pela Fundação Getúlio Vargas para estimar custos no período e indenizações. A agência acatou o pedido de extinção, mas não julgou a indenização. Apesar de a Aneel ter se posicionado a favor da extinção do contrato, essa não é a convicção do MME, que pretende levar o projeto adiante. O interesse do governo em construir a linha não se limita apenas à possibilidade de deixar de queimar combustíveis poluentes ou de se livrar das condições precárias de abastecimento a partir da Venezuela, que hoje entrega energia para parte de Roraima. A linha de transmissão viabilizaria, também, a construção de hidrelétricas planejadas para serem erguidas no Rio Branco. A resistência dos indígenas waimiri atroari não demoveu o governo do plano de avançar com a linha de transmissão Manaus-Boa Vista por dentro da terra indígena. O argumento é que a mudança do traçado afetaria várias unidades de conservação ambiental e ficaria bem mais cara. Ao passar pela terra indígena, a linha seguiria a lateral da BR-174, que já liga as duas capitais e passa na terra demarcada. O governo acredita que só a Eletronorte prossiga no projeto. O entendimento é que a estatal, que mantém termo de cooperação financeira com os indígenas por conta dos impactos causados pela construção da hidrelétrica de Balbina, nos anos 80, terá mais facilidade em firmar acordo para passar a linha de transmissão em suas terras. Há duas semanas, o ministro da Justiça, Osmar Serraglio, chegou a atrelar a demissão do então presidente da Funai, Antônio Fernandes Costa a dificuldades de negociar o projeto de transmissão com os indígenas. No sábado (13), o povo waimiri perdeu seu maior defensor e interlocutor. Morreu o indigenista José Porfírio Fontenele de Carvalho, responsável pela defesa e recuperação do povo waimiri, quase dizimado na abertura da BR-174, no período militar. Nos últimos anos, ele fez oposição ao projeto de transmissão por entender que iria interferir ainda mais na vida indígena. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

'Não me arrependo', diz delegado exonerado após culpar mães por abuso de crianças
Foto: Reprodução / O Globo
Apesar de ter sido exonerado nesta segunda-feira (15), o delegado Miguel Lucena diz não sentir qualquer arrependimento por sugerir que crianças são vítimas de estupro dentro de suas casas porque suas mães fazem "rodízio de padrastos". A declaração foi feita quando Lucena, então diretor de comunicação da Polícia Civil do Distrito Federal (DF), passava informações sobre o caso de uma menina de 11 anos, que havia sido estuprada pelo companheiro da mãe, em um grupo de WhatsApp com jornalistas. "As crianças estão pagando muito caro por esse rodízio de padrastos em casa", escreveu em meio ao texto. "As crianças são vítimas da fragilidade das relações que se estabeleceram hoje. Muitas mulheres levam para casa o primeiro homem que encontram no bar. A criança conhece três, quatro padrastos no mesmo ano. Não está correto. Não me arrependo. Só falei verdades que ocorrem principalmente nas áreas mais pobres", ressaltou o delegado em entrevista a O Globo. Na conversa de WhatsApp, onde foi duramente criticado, ele defendeu que é preciso "abrir a discussão do ponto de vista moral". Diante da repercussão nacional que o caso ganhou, Lucena se sentiu surpreso por entender o grupo como algo "fechado e informal". Mas foi além com suas convicções ao acrescentar que também não está correto que um homem faça “rodízio de mulheres” na presença dos filhos. "O homem não pode levar prostituta para dentro de casa, e a mulher não pode levar o primeiro que conhece. Pode namorar, mas sem colocar os filhos em risco, No meu trabalho de delegado, constatei que mulheres eram coniventes, às vezes só denunciavam quando estavam separadas, com raiva da separação. Quando eram vítimas de violência, perguntava o nome dele e só sabiam o apelido", acrescentou.
Servidores do Mapa em SC são alvo de operação da PF por acobertar adulteração de pescados
Foto: Luiz Souza / RBS TV
Servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Santa Catarina foram alvo de operação da Polícia Federal nesta terça-feira (16). Os agentes da Operação Fugu investigam um esquema que acobertava a adulteração de pescados importados. Foram cumpridos mandados em Balneário Camboriú, Florianópolis, Itajaí, Blumenau, Jaraguá do Sul e Navegantes. Entre as ordens judiciais estão 20 de busca e apreensão, 12 de busca pessoal e cinco de suspensão cautelar do exercício das funções públicas. De acordo com o G1, as empresas envolvidas na fraude são suspeitas de colocar produtos químicos e água nos pescados para aumentar o peso, prática chamada de "oversoaking". Os produtos importados da China são das espécies panga, merluza e polacado Alasca. ao todo, 16 pessoas devem serindiciadas no esquema e dois servidores da direção do Mapa, afastadas.
Terça, 16 de Maio de 2017 - 13:55

Avanços foram 'pequenos', diz mediador; novo encontro deve ocorrer na sexta

por Luana Ribeiro
Avanços foram 'pequenos', diz mediador; novo encontro deve ocorrer na sexta
Foto: Luana Ribeiro / Bahia Notícias
Mediador da negociação entre rodoviários e empresários do sistema de transporte público de Salvador, o auditor fiscal Flávio Nunes, da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE/MTE), mantém o otimismo ao falar da rodada iniciada na manhã desta terça-feira (16) e ainda em andamento à tarde. “Nós acreditamos que não haverá greve. A greve é um instrumento que pode ser utilizado pelos trabalhadores para forçar a apresentação, pelo sindicato patronal, de uma proposta. Por enquanto, repito, ela não foi feita”, afirma, apesar de admitir que os avanços foram “pequenos”. Uma nova reunião deve ser marcada para a próxima sexta-feira (19), um dia depois das novas assembleias que serão realizadas pela categoria – que decretou estado de greve na última quinta (11) e já cumpriu prazo legal para iniciar a paralisação, caso seja deliberada.  “Mas eu como mediador não posso acreditar que a gente não vai encontrar uma alternativa. Estou firme nesse propósito, nós aqui da Superintendência Regional do Trabalho continuamos firmes de que nós encontraremos uma alternativa”, afirmou, acrescentando que mesmo antes do encontro presencial, a negociação continua por telefone e pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. Os rodoviários também tem outra reunião com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), que deve ser realizada na quinta-feira. De acordo com Nunes, os empresários, ao contrário do que afirmou o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Hélio Ferreira, garantiram manter as conquistas conseguidas até agora. A retirada de um domingo de folga e a instituição de um banco de horas, no entanto, estão de fato em debate. "Isso está na mesa de negociação, é uma proposta do setor patronal. Estamos negociando", afirma.
Terça, 16 de Maio de 2017 - 13:48

Greve de rodoviários não é descartada após reunião com empresários

por Luana Ribeiro / Ailma Teixeira
Greve de rodoviários não é descartada após reunião com empresários
Foto: Luana Ribeiro / Bahia Notícias
Para atender a um pedido do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), os rodoviários se reuniram com os empresários do setor na manhã desta terça-feira (16), mas o encontro não apresentou avanços. Os rodoviários estão em campanha salarial e atestam que, além de negar o reajuste, os empresários ignoram outros direitos já garantidos. "Os empresários não reconhecem as nossas conquistas anteriores, eles estão de maldade, querendo tirar nosso plano de saúde, ticket alimentação, todas as nossas conquistas sociais. Depois ofereceram uma proposta indecente", relatou o vereador e diretor do sindicato Hélio Ferreiro (PCdoB) ao Bahia Notícias. Na ocasião, o grupo empresarial sugeriu que fosse retirado um domingo de folga mensal dos rodoviários, que atualmente têm dois, e também a criação de um banco de horas, a fim de extinguir o pagamento de horas extras. "A categoria não aceita essa proposta. Nós precisamos avançar nessas conquistas, precisamos ter nosso aumento com ganho real de salário", ressalta Ferreira. Para o sindicato, os empresários têm demonstrado resistência para que os rodoviários deem início à greve e eles disputem a causa no tribunal. Nesta manhã, cerca de 30% a 40% da frota da cidade atrasou a saída das garagens como forma de protesto (veja aqui). "Nós já poderíamos ter feito a greve na segunda-feira (15) porque a categoria já nos deu aval, porém o MTE nos chamou pra uma reunião e a Semob também, então em respeito a essas instituições, nós suspendemos a greve e viemos pra negociação", pontua. A expectativa é de que o encontro com a Secretaria Municipal de Mobilidade aconteça nesta quarta (17). Duas assembleias já foram convocadas para esta quinta-feira (18), uma às 9h e a outra às 15h, na Quadra dos Bancários. "Essa semana é o limite pra gente resolver a questão da campanha salarial", confirma o presidente.
Gravações de clipe causam interrupções no tráfego em 3 bairros
Foto: Reprodução / Google Street View
O trânsito sofrerá alterações no Pelourinho, Candeal e na Boa Viagem entre os dias 16 e 18 de maio para a gravação do videoclipe Beats, da Coca Cola Jeans. Segundo informações da Transalvador, as interdições serão parciais e intermitentes, ocorrendo em horários programados, com duração máxima de cinco minutos. Na terça e na quarta os bloqueios do tráfego ocorrem entre 5h e 13h, na Rua Gregório de Matos (entre o Centro Cultural Solar do Ferrão e a Casa do Olodum), na Rua do Açouguinho, e no Terreiro de Jesus. Nos mesmos dias, das 13h às 18h, a interrupção será realizada na Rua da Boa Viagem, entre a Rua Professor Dionísio Pedro Alcântara e a Rua Monte Serrat (no trecho oposto ao píer, lado direito, sentido Rua da Boa Viagem). Nesta terça ainda há gravações no Candeal, na Rua Paulo Afonso, em frente à Pracatum, das 16h às 18h. No mesmo local, das 5h às 13h, também haverá bloqueio na quinta-feira (18). 
Ministro diz que caso investigado em operação da PF é isolado e promete afastar servidora
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O ministro da Agricultura, Pecuário e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, afirmou que vai afastar servidora da pasta envolvida no esquema investigado pela Operação Lucas, da Polícia Federal. Adriana Carla Feitosa é suspeita de receber uma espécie de mesada de empresas fiscalizadas para bancar "despesas familiares" dela, do marido e dos dois filhos. A ação da PF foi deflagrada nesta terça-feira (16), para investir fraudes envolvendo servidores do Mapa e empresas ligadas à agropecuária (veja aqui). O titular do MAPA acompanha o caso da Arába Saudita, de onde disse que está frustrado, porque "tem muita gente trabalhando para mudar a situação e a imagem" da pasta. A informação é da colunista do G1, Andréia Sadi. Depois de acompanhar a coletiva da Polícia Federal, o ministro disse que o caso é isolado. Adriana Feitosa é ex-superintendente substituta da Agricultura no Tocantins. Segundo Maggi, a funcionária é servidora de carreira e estava fora do cargo há 30 dias, mas atualmente era fiscal agropecuária. Adriana deverá responder processo administrativo.
Curtas do Poder: A pressão está grande em cima do Soberano
A pressão foi grande em cima do Soberano, e ao que parece, ele cedeu. Além de nomear o povo da “vereança”, tá aceitando qualquer um vindo da base interiorana. A senha é ter partido e voto. Digo Bola Medrado, o Bola, avisa ao povo da licitação na sua Bahiatursa que se quiser nem precisa realizar o pregão. Na quinta-feira passada, a mesma turma de sempre se reuniu no Restaurante 33 e dividiu o bolo. Aliás, como sempre, a maioria só tem papel, depois corre atrás de equipamentos. A zanga do Solidariedade com “Rolando Lero” é grande e já vem desde as eleições. Ele só olhou seu umbigo e priorizou apenas sua eleição, deixando os outros candidatos a ver navios quando se coligou com o PV.  Saiba mais!
Criança Feliz ainda não fez atendimentos; governo busca parcerias
Foto: Carolina Antunes/ Presidência da República
Com corte de verba, passando de R$ 1 bilhão para R$ 300 bilhões, o programa Criança Feliz, encabeçado pela primeira-dama Marcela Temer, poderá seguir em frente por meio de parcerias privadas. Segundo informações do jornal O Globo, o programa, lançado há sete meses, ainda não começou a atender beneficiários. “As prefeituras podem ter dificuldade de contratar. Todas estão quebradas”, afirma o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra. Uma das opções é utilizar estudantes de ensino superior da área da saúde e de licenciaturas como monitores, por meio de programas de extensão ou estágio. “Estou falando com o Mendonça Filho (ministro da Educação). Sugeri que fosse algo curricular essa possibilidade de participar do Criança Feliz”, explicou Terra. O governo recebeu também ofertas de espaços, bolsas e capacitação. Marcela Temer já se reuniu com representantes do grupo educacional Kroton e do hospital Albert Einstein, fundações filantrópicas, órgãos das Nações Unidas e organizações não governamentais. Com mais de um milhão de estudantes de ensino superior, o Kroton Educacional ofereceu disponibilizar estúdios para capacitação e comunicação em todo o Brasil. “Nossos estúdios fazem a comunicação com 900 cidades em todos os estados. Nosso portal de empregabilidade, que tem mais de 200 mil alunos inscritos, também está disponível para o Criança Feliz”, aponta Gislaine Moreno, diretora de Desenvolvimento Institucional da empresa. O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) só anunciou, por enquanto, parcerias com fundações sociais, como a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, o Instituto Alfa e Beto, e a Cátedra Instituto Ayrton Senna. Mesmo sem um acordo fechado, o ministro Osmar Terra gravou uma aula sobre primeira infância nos estúdios da Kroton em São Paulo, que já está disponível para os alunos da rede. O governo também quer acordos com universidades públicas, com assinatura de um termo de cooperação com o MDS no fim deste mês com as instituições interessadas. A UFRGS já ofereceu capacitação à distância ao programa. 


979 MIL ACESSOS,   16/05/17-03-17 / RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!




979 MIL ACESSOS,  RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!

TOTAL DE ACESSOS   DO BLOG  MAIS  DE  979 MIL /    DIA 16/05/17/
Alemanha Mais de  180 Mil,  líder  Internacional  de  Acessos
Nos  Mais de 100  Países do Planeta  Terra
478 IL ACESSOS INTERNACIONAIS,  VISIBILIDADE  EM MAIS  DE 100 PAÍSES NO PLANETA TERRA.....






O POETA MARATONISTA!
             
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                         CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                          Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registrado em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DE VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.





Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 Salvador/Ba. 42. 198 metros
DIA 27/08/16



Curso  de  Comunicações  Verbais

(Um dos  melhores do Brasil/S. Paulo com credenciamento CFMO 097}


     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  de  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP



********************************************************************************
TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA DAS PEDRAS SETOR NORTE DA ARENA FONTE NOVA /BAHIA/BRASIL/20

Nenhum comentário:

Postar um comentário