quinta-feira, 25 de maio de 2017

LAVA JATO, TEMER, MARINA, ACM NETO, TRUMP, ESPORTES E MAIS..

Domingo, 28 de Maio de 2017 - 00:24 / F. BAHIA NOTCIAS 

Veja o gol de Vitória 0 X 1 Coritiba

Prestes a lançar novo EP, Marina desembarca em Salvador para debater ‘Atitude Feminina’
Foto: Divulgação
Em Salvador na próxima segunda-feira (29), para abrir a edição 2017 do “Mulher com a Palavra”, ao 61 anos, Marina Lima prepara um novo trabalho, desta vez um EP. “São menos canções do que um CD, mas a sensação que eu tenho é que ninguém mais ouve um CD hoje em dia. Vou lançar seis faixas, a partir de outubro”, revela a cantora, que ao longo de sua carreira sempre esteve conectada com a evolução da sociedade. Por isto mesmo ela foi convidada para participar do encontro que acontece no Teatro Castro Alves, a partir das 19h30, com o tema “Atitude Feminina e Liberdade Sexual” e mediação da jornalista Rita Batista. Em 2012, durante uma entrevista, Marina Lima disse estar cansada de falar de sua sexualidade. Cinco anos após esta declaração, a artista explicou que o momento é outro e que o “cansaço” se referia à curiosidade e voyeurismo do público, meramente relacionados à sua intimidade. Clique aqui e leia a matéria completa!
Coritiba surpreende e bate o Vitória na Arena Fonte Nova
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O Vitória foi surpreendido e perdeu para o Coritiba no Campeonato Brasileiro. Com um golaço de letra de Rildo aos 26 minutos, o Coxa bateu o Leão por 1 a 0, neste sábado (27), na Arena Fonte Nova, em jogo válido pela terceira rodada do campeonato. Com isso, o rubro-negro mantém a série negativa de seis jogos sem vencer. É a segunda derrota consecutiva da equipe comandada pelo técnico Petkovic. Confira os detalhes do jogo na Coluna de Esportes!
Sábado, 27 de Maio de 2017 - 19:00

Papa Francisco visita metalúrgicos e denuncia os que exploram os trabalhadores

por Associated Press | Estadão Conteúdo
Papa Francisco visita metalúrgicos e denuncia os que exploram os trabalhadores
Foto Presidência da República Portuguesa
O papa Francisco alertou neste sábado (27) para as dificuldades que os trabalhadores enfrentam em um mundo globalizado durante uma visita a uma fábrica de aço em Gênova, onde ele ressaltou como o trabalho dáàs pessoas o senso de dignidade humana. O pontífice também denunciou aqueles que exploram os trabalhadores. A visita põe foco na situação daqueles cujas vidas foram feitas precárias por anos de crise econômica, inclusive na Itália, onde uma alta taxa de desemprego, especialmente ente jovens adultos, fez com que muitos deixassem o país. "Uma doença da economia é a transformação gradual de empreendedores em especuladores", disse o pontífice. "O especulador não ama seus negócios, não ama os trabalhadora e apenas os vê como meios para lucrar". Ele condenou o sistema político que "às vezes parece encorajar os especuladores em vez dos que investem e acreditam no trabalho". O papa também denunciou os que dizem que os trabalhadores só trabalham pelo dinheiro. "Eles negam a dignidade do trabalho", disse. "É através do trabalho que a humanidade floresce". Ele ouviu trabalhadores que expressaram seus temores, incluindo sobre as transformações tecnológicas que ameaçam deixar muitos sem emprego no futuro. Ele disse que as pessoas não devem renunciar de "uma ideologia se espalhando para todos os lugares que pinta um mundo onde apenas metade ou talvez dois terços dos trabalhadores continuarão a trabalhar enquanto outros serão mantidos por cheques sociais".

Sábado, 27 de Maio de 2017 - 18:40

Trecho de calçada desmorona na orla da Pituba

Trecho de calçada desmorona na orla da Pituba
Foto: Leitor BN
Uma parte da calçada da orla da Pituba, em frente à Praça Nossa Senhora da Luz desmoronou nesta semana devido à força das ondas. Cerca de 50 metros da estrutura foi danificada. Procurada pelo Bahia Notícias, a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder) afirmou que a manutenção das calçadas é de responsabilidade da prefeitura. Já a Secretaria de Obras Públicas (Sucop) disse que a Conder responde pela obra na região. A Sucop informou ainda que a alvenaria de pedra na região do antigo Clube Português também desabou. Em nota, o órgão ressaltou que já prepara uma licitação para reparo do local.
Sábado, 27 de Maio de 2017 - 18:20

Inundações causam mais de 100 mortes no Sri Lanka

Inundações causam mais de 100 mortes no Sri Lanka
Foto: Lakruwan Wanniarachchi
Pelo menos 100 pessoas morreram e 99 estão desaparecidas como consequência das inundações e dos deslizamentos de terras causados pelas chuvas no Sul e no Sudoeste do Sri Lanka, informou neste sábado (27) o Centro de Gestão de Desastres (DMC) do país. Segundo a Agência Brasil, cerca de 12 mil pessoas foram evacuadas devido ao risco de inundações. As enchentes também afetam mais de 200 mil pessoas em 14 distritos do país, informou o organismo em seu último relatório. "O nível da água do rio Kalaniya River ainda está subindo, pelo que as evacuações continuam", disse à Agência Efe o porta-voz do DMC, Predeep Kodippili. As fortes precipitações registradas há dois dias inundaram as localidades em Kalu, Kelani, Gin, Nilwala e Attanagalu, entre outras. Sete distritos estão seriamente afetados, o pior deles, o de Kalutara, onde foram registrados 38 mortos e 80 desaparecidos. O primeiro barco com ajuda humanitária procedente da Índia chegou hoje a Colombo. O Departamento de Meteorologia do país fez um prognóstico de mais chuvas para os próximos dias devido à chegada da monção, que habitualmente causa fortes chuvas nesta época do ano. Em maio de 2016, chuvas torrenciais vinculadas com uma depressão atmosférica na baía de Bengala causaram cerca de cem mortos e deixaram 300 mil pessoas desabrigadas no país.
Morre casal em situação de rua que teve corpo queimado na região da Sete Portas
Foto: Reprodução / Google Street View
O homem e a mulher que tiveram os corpos queimados na última terça-feira (23), na região da Sete Portas (veja aqui), morreram na manhã deste sábado (27). As vítimas, em situação de rua, estavam internadas no Hospital Geral do Estado (HGE). A unidade de saúde informou que um deles teve 98% do corpo queimado. De acordo com a polícia, o crime foi motivado por vingança. O autor teria sido um homem conhecido como "Maluquinho", que também vive em situação de rua. O casal dormia em um colchonete, na localidade conhecida como "Pela Porco", quando foi atacado. A polícia informou ainda que "Maluquinho" e uma das vítimas teriam entrado em luta corporal no domingo (22). O autor do crime é procurado pela polícia.
Vítima de acidente na Sapucaí durante o carnaval, fotógrafa piora e está em estado grave
Fotos: Reprodução / TV Globo
Piorou o estado de saúde de uma das vítimas do acidente com o carro alegórico da escola de samba Paraíso do Tuiuti (veja aqui). No domingo de Carnaval, o carro perdeu o controle e atropelou 23 pessoas na concentração para o desfile no sambódromo do Rio de Janeiro. Segundo a Agência Brasil, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou neste sábado (27) que piorou o quadro de saúde da fotógrafa Lúcia Regina de Mello Freitas, que teve fratura exposta na perna. Internada há mais de 90 dias, ela está em estado grave e voltou ao Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Miguel Couto. Em 29 de abril, morreu outra vítima do acidente, a radialista Eizabeth Ferreira Joffe, de 55 anos, conhecida como Liza Carioca. Liza estava internada no Hospital Quinta D'or, em São Cristovão, zona norte do Rio. O inquérito para apurar o acidente foi concluído pela Polícia Civil no dia 15 de março e quatro pessoas foram indiciadas na 6ª Delegacia da Cidade Nova: o diretor de Carnaval da Tuiuti, Leandro de Azevedo Machado; o diretor de Alegoria da escola, Jaime Benevides de Araújo Filho; o engenheiro Edson Marcos Gaspar de Andrade e o motorista Francisco de Assis Lopes.
Tribos indígenas da Bahia fazem acampamento na AL-BA por educação e demarcação de terras
Foto: Divulgação
Com o objetivo de debater a conjuntura política e cobrar a demarcação de terras indígenas na Bahia, cerca de 450 índios de diversas tribos baianas vão acampar no estacionamento da Assembleia Legislativa (AL-BA), na segunda-feira (29). A ação faz parte do Acampamento dos Povos Indígenas no estado, que acontece até o próximo dia 31 e terá debates sobre território, conjuntura, direitos e política indígena no Brasil. Nesta sexta-feira (26), lideranças dos povos Pataxó e Payayá tiveram um encontro mediado pelo deputado Marcelino Galo (PT) com o presidente da AL-BA, deputado Ângelo Coronel (PSD). Além de apoio à demarcação de terras, a reunião tratou da educação indígena e da estrutura de apoio para o Acampamento dos Povos Indígenas no estacionamento do parlamento baiano, onde devem ser instaladas representações de 143 comunidades, 22 etnias dos quase 57 mil índios no estado. Participaram da reunião Cacique Mucugê e as lideranças Katicoco e Mandi, do Prado, Cacique Payayá, de Utinga e o coordenador do Mupoiba, Kanru, Pataxó de Coroa Vermelha. "O presidente Ângelo Coronel recebeu os líderes indígenas muito bem e garantiu o apoio necessário. Dialogamos sobre as demandas e direitos dos povos indígenas, que são fundamentais, e da necessidade do apoio político do parlamento baiano para garantir a efetivação desses direitos constitucionais", afirmou Galo, que preside a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa. Coronel assegurou o aluguel de 20 banheiros químicos, obtenção de eletricidade para o evento, carros pipas, disponibilização do Serviço Médico e utilização de parte do estacionamento lateral para instalação da cozinha do acampamento. "Esta Casa  sempre estará aberta  para ouvir os reclamos da sociedade, dos baianos, sem distinção de classe, religião ou etnia", frisou o presidente da AL-BA. Na Bahia, segundo levantamento do Conselho Indigenista Missionário, foram registrados cinco homicídios contra índios em 2015, motivados pela disputa de terras. O sul do estado é onde os conflitos agrários ocorrem, historicamente, de maneira mais acirrada e violenta.
Sábado, 27 de Maio de 2017 - 17:00

Acordo do Refis foi fechado em reunião com Temer, diz relator

por Lu Aiko Otta | Estadão Conteúdo
Acordo do Refis foi fechado em reunião com Temer, diz relator
Foto: Marcos Corrêa/PR
O acordo sobre as regras do Programa de Regularização Tributária (PRT), anunciado hoje mais cedo pelo relator da matéria, deputado Newton Cardoso Jr. (PMDB-MG), foi fechado numa reunião na noite de ontem com o presidente Michel Temer. Depois de uma rodada de negociações no Ministério da Fazenda que terminou sem acordo, o parlamentar foi ao Planalto para uma reunião com Temer, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e um grupo de assessores. A atuação do presidente foi decisiva para que o acordo fosse fechado. O deputado ressaltou também o apoio de Meirelles. "O acordo não foi o melhor nem o pior", disse o deputado. "Foi o possível". Cardoso Jr. contou que, durante as negociações, enfrentou uma dura resistência dos procuradores da Fazenda Nacional. Eles não concordavam com a redução do pagamento de encargos da dívida, porque isso prejudicaria o cálculo do bônus de desempenho que eles recebem. "Eu fiquei impressionado", afirmou. O relator não detalhou os descontos de multas, juros e encargos a que os participantes do novo Refis terão direito, mas adiantou que os encargos terão a menor redução. Os termos do acordo constarão de uma Medida Provisória (MP) que será editada na próxima segunda-feira ou, no mais tardar, na terça, informou o deputado. Ela vai substituir outra MP que já está em vigor, a 766, em torno da qual não houve acordo. O governo não conseguiu votar a 766 na noite da última quarta-feira, quando foram aprovadas outras sete MPs, num momento em que a oposição deixou o plenário em protesto contra o uso do Exército para conter as manifestações que ocorriam na Esplanada dos Ministérios. Sem ser aprovada, ela perderá a validade no dia 1º de junho. Como não houve consenso naquela noite, governo e parlamentares concordaram que seria melhor deixa-la caducar e editar uma nova MP, com outros termos ainda a serem negociados, no lugar. Naquele momento, Meirelles disse que a nova MP teria de trazer ganho de arrecadação. "Eles não abriram mão do ingresso de alguma receita ainda em 2017", confirmou o relator. "Acho que agora a tramitação vai mais fácil, porque tem acordo", avaliou Cardoso Jr. O governo tinha pressa em solucionar o impasse em torno do Refis, também, porque disso dependeria a votação do destaque feito a outra MP, a 765, que autoriza pagamento de bônus para os fiscais da Receita Federal. Como esse dispositivo não foi aprovado e corria o risco de caducar, os auditores ameaçam entrar em greve.

Feira de Santana: Técnico da Coelba é morto a tiros em estacionamento de clube
Foto: Divulgação / Polícia Civil
Um homem de 30 anos foi morto com um tiro no pescoço na noite desta sexta-feira (27), no município de Feira de Santana. Segundo a Polícia Civil, Tarcísio de Sousa Oliveira era técnico da Coelba e estava no estacionamento de um clube de tênis quando o crime ocorreu. A vítima foi atingida por um tiro perto do pescoço, disparado de dentro de um carro, que parou ao seu lado. Não há informações sobre autoria ou motivação do assassinato. A polícia investiga a possibilidade de crime passional. Nenhum objeto foi roubado.
Companhia aérea de Londres cancela todos os voos devido a problema informático
Foto: Divulgação
A companhia aérea britânica British Airways cancelou todos os voos previstos para partirem este sábado (27) dos aeroportos londrinos de Heathrow e Gatwick devido a um problema informático global. A empresa, que descarta que o problema se deva a um ataque cibernético, informou que trabalha para restabelecer o serviço com normalidade a partir deste domingo (28) e que comunicará as alterações pela internet. Em nota, a British Airways detalha que o erro operacional afetou também o serviço telefônico. Por isso, as comunicações serão feitas pelo site – que em algum momento também ficou inutilizado – e pelo Twitter. "Estamos nos esforçando para colocar todos os clientes que deveriam viajar hoje nos próximos voos disponíveis durante o fim de semana", explicou a companhia aérea, que assegurou que "quem não puder voar será reembolsado". Segundo a Agência Brasil, a British Airways indica que a "expectativa é que a maioria dos voos de longa distância que devem aterrissar em Londres amanhã cheguem com normalidade". A companhia aérea assegura que trabalha para restabelecer os seus serviços "a partir de amanhã", mas é possível que "continuem alguns atrasos e alterações". "Continuaremos divulgando informação por meio da página ba.com, do Twitter e mediante os canais de comunicação dos aeroportos. Lamentamos profundamente os problemas causados aos nossos clientes durante este período de férias", disse a empresa em comunicado. Os problemas na companhia aérea coincidem com o início de uma semana de férias escolares no Reino Unido, quando os aeroportos costumam ficar lotados. O sindicato britânico GMB, com ampla presença na companhia aérea, disse que o grave erro do sistema informático, que afetou voos no mundo todo, "poderia ter sido evitado" se a empresa não tivesse transferido os empregos do departamento de informática à Índia em 2016.
Everaldo diz que ACM Neto não tem coragem de se candidatar em 2018
Foto: Cláudia Cardozo / Bahia Notícias
O presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, rebateu críticas feitas pelo prefeito ACM Neto (DEM) ao Governo do Estado (veja aqui) neste sábado (27). "Milionário e dono de uma das empresas afiliadas da golpista Rede Globo, o prefeito ACM Neto é um cara de pau. Sua propaganda, além de mentirosa, é direcionada para a TV Bahia e para outros veículos da sua propriedade", afirmou. Durante o Encontro Estadual da Juventude Democratas, o prefeito de Salvador criticou a "irresponsabilidade dos gastos e mentiras contadas pelo governo nas peças publicitárias", além de anunciar que atenderá o "clamor" do povo baiano nas eleições de 2018. Everaldo disse não acreditar na candidatura de Neto por falta de força, pela sua ligação com o presidente Michel Temer e o senador Aécio Neves e pelo receio de ser derrotado pelo governador Rui Costa. "A Bahia não quer ser governada por um político golpista e cercado de Menudos e mauricinhos que só buscam vantagens pessoais e não trabalham pelos mais pobres", acrescentou o petista. Sobre a segurança pública, outro assunto abordado por Neto, Everaldo disse que quem deve responder são os policiais, que "foram maltratados e desprezados pelos governos carlistas, que lhes tiraram salários e condições de trabalho".
Sábado, 27 de Maio de 2017 - 15:40

EUA: Genro de Trump propôs canal secreto com a Rússia em dezembro

por Associated Press | Estadão Conteúdo
EUA: Genro de Trump propôs canal secreto com a Rússia em dezembro
Foto: Reprodução / New York Times
O genro do presidente Donald Trump e atual assessor da Casa Branca, Jared Kushner, propôs um canal secreto entre o Kremlin e a equipe de transição de Trump durante uma reunião em dezembro com um importante diplomata russo. Kushner conversou com o embaixador Sergey Kislyak sobre a criação dessa linha de comunicação para facilitar discussões sensíveis, com o objetivo de explorar as opções do novo governo com a Rússia em relação à sua política na Síria, de acordo com uma pessoa familiarizada com as discussões. A intenção era conectar o principal conselheiro de segurança nacional de Trump na época, Michael Flynn, com líderes militares russos, disse esta pessoa, que falou sob condição de anonimato. A Rússia apoia o presidente sírio, Bashar Assad, e tem atuação importante na guerra civil do país. Em certo momento, a equipe Trump sentiu que não havia necessidade de um canal de volta, uma vez que Rex Tillerson foi confirmado como secretário de Estado, e decidiu se comunicar com Moscou através de canais mais oficiais, de acordo com a fonte. O envolvimento de Kushner foi reportado essa semana pelo jornal The Washington Post. A Casa Branca já confirmou que Kushner se encontrou com Kislyak na Trump Tower em dezembro. Um funcionário da Casa Branca na época o caracterizou como uma breve reunião de cortesia e confirmou que Flynn estava na sala. Flynn serviu brevemente como conselheiro de segurança nacional de Trump antes de ser demitido em fevereiro, depois que as autoridades disseram que ele enganou o vice-presidente Mike Pence sobre se ele e o embaixador discutiram as sanções dos EUA contra a Rússia em um telefonema. Sally Yates, ex-procuradora-geral em exercício, disse ao Congresso este mês que esse engano deixou Flynn vulnerável a ser chantageado pelos russos. Flynn permanece sob investigação federal em Virgínia sobre seus laços comerciais estrangeiros e foi entrevistada pelo FBI em janeiro sobre seus contatos com Kislyak.

Estado Islâmico assume autoria de atentado que matou 29 cristãos no Egito
Foto: Reprodução / Amerika Ninsei
O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria de um ataque contra um ônibus no qual viajavam cristãos coptas na província de Minia, no sul do Egito, que deixou 29 mortos e 13 feridos nesta sexta-feira (26). Em comunicado, cuja autoria não pôde ser comprovada e divulgado através do Telegram, o grupo informou que "soldados do Califado" cometeram o atentado em que mais de 31 "cruzados" (em referência aos cristãos) perderam a vida. Segundo a Agência Brasil, a organização jihadista explicou na nota que um grupo de homens realizaram uma "emboscada" quando os cristãos seguiam em direção ao mosteiro de São Samuel, ao oeste de Minia. Além disso, disse que pelo menos 24 dos cristãos ficaram feridos e que um dos veículos foi incendiado. De acordo com os últimos dados da procuradoria egípcia, que entrevista testemunhas e feridos do ataque, dois carros, nos quais havia seis homens mascarados, pararam em frente ao ônibus para bloquear o caminho. Dois jihadistas do grupo entraram no ônibus, que transportava os cristãos coptas, e roubaram todos os bens enquanto ameaçavam os passageiros com armas de fogo. Em seguida, segundo a procuradoria, os jihadistas começaram a disparar dentro do veículo, uma versão que difere da que foi divulgada  pelo Ministério do Interior, na qual os terroristas teriam atirado aleatoriamente de seus carros, e não de dentro do ônibus. Os investigadores informaram também que encontraram outro carro queimado a 200 metros de distância do local onde ocorreu o ataque e que várias armas foram encontradas no interior do veículo durante uma inspeção. O EI assume desta maneira a autoria do terceiro massacre contra os cristãos coptas nos últimos seis meses, que deixaram quase 80 mortos no total.
Dois jovens de 14 e 23 anos desaparecem no mar da Barra
Foto: Reprodução / Google Street View
Dois adolescentes que jogavam futebol na praia da Barra estão desaparecidos desde a noite desta sexta-feira (26). Rafael Ventura Rodrigues da Silva, de 14 anos, e outro jovem de 23 foram puxados pelo mar quando foram buscar uma bola, que caiu na água. Ao jornal Correio, o tio de Rafael, Roque Hudson, informou que outro garoto chegou a entrar no mar, mas conseguiu sair. O caso aconteceu por volta de 20h30, próximo ao Barracenter. A Central de Polícia informou que as buscas foram iniciadas ainda na noite de sexta. A maré estava vazante no momento do incidente. As buscas foram retomadas na manhã deste sábado (27), mas nenhuma das duas vítimas foi encontrada. Participam da operação equipes do Gmar, Graer e do Núcleo de mergulho dos Bombeiros.
'Se o povo da Bahia quiser, vamos estar na luta', diz ACM Neto sobre eleições de 2018
Foto: Max Haack / Secom PMS
O prefeito ACM Neto (DEM) afirmou neste sábado (27) que atenderá o "chamado do povo baiano" pela sua candidatura nas eleições governamentais de 2018. "Se o povo da Bahia quiser, vamos estar na luta no ano que vem", disse em pronunciamento durante o Encontro Estadual da Juventude Democratas. "Há um clamor de mudança e renovação no coração dos baianos", completou. Neto ressaltou a existência de um desejo geral de se realizar em todo o estado o que tem sido feito na capital. "Quem vê Salvador hoje, depois dos últimos quatro anos, enxerga muitos avanços, consequência de trabalho e compromisso com a palavra. Não prometemos o que não podemos cumprir". O democrata aproveitou a ocasião para atacar o Governo do Estado, que estaria fazendo falsa propaganda de suas realizações. "Fico abismado com a irresponsabilidade dos gastos e mentiras contadas pelo governo nas peças publicitárias", criticou o prefeito. "A segurança pública em nossa terra faliu! Antes do PT havia enfrentamento correto, justo e honesto ao banditismo. Hoje somos reféns da violência que vitima milhares de baianos, principalmente, jovens, negros e pobres", acrescentou. ACM Neto anunciou ainda o lançamento, na próxima segunda-feira (27) do programa de investimentos Salvador 360. O plano contará com investimentos da ordem de R$ 3 bilhões para reativar a economia da capital, por meio de desburocratização, transformações urbanísticas, atração de novos negócios e geração de empregos. "Salvador sairá da crise antes do Brasil", garantiu.
Sábado, 27 de Maio de 2017 - 14:20

G7: Macron elogia Trump, e países concordam em pressionar Coreia do Norte

por Associated Press | Estadão Conteúdo
G7: Macron elogia Trump, e países concordam em pressionar Coreia do Norte
Foto: Tibério Barchielli
Após a reunião de cúpula das sete economias mais fortes do mundo, o G7, na Itália, o presidente francês, Emmanuel Macron, teceu elogios a Donald Trump, apesar de o presidente norte-americano não se juntar a outros países do grupo para apoiar o acordo de Paris sobre a luta contra o aquecimento global. Macron elogiou a "capacidade de escutar" de Trump e disse que "encontrei alguém aberto e disposto a lidar bem conosco". O novo presidente francês, centrista, disse a repórteres que "vi um líder com fortes opiniões sobre vários assuntos, que compartilho em parte, como na luta contra o terrorismo e a disposição de manter nosso lugar na família das nações, comm quem tenho desentendimentos de que falamos muito calmamente. Vi alguém que ouve e que está disposto a trabalhar". Macron disse a Trump que é "indispensável para a reputação dos Estados Unidos e o interesse dos próprios americanos país permaneça comprometido" com o acordo de Paris. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse que o G-7 concordou em aumentar a pressão sobre a Coreia do Norte, incluindo sanções. Ele disse a jornalistas que foi a primeira vez que o grupo reconheceu a ameaça do país como uma questão prioritária. Ele diz que "a ameaça entrou em uma nova etapa", já que a Coreia do Norte testa mísseis e armas nucleares. Abe acrescentou que "existe o perigo de se espalhar como uma doença contagiosa". 

Sequestro em Irecê: Empresário da Boi Gordo e mais 2 são libertados após 48h em cativeiro
Foto: Reprodução / Google Street View
Três vítimas de sequestro no município de Irecê foram libertadas neste sábado (27), após cativeiro de 48h. De acordo com o delegado Ernandes Junior, titular da delegacia do município, o sequestro aconteceu na última quinta-feira, por volta de 3h da madrugada, quando foram capturados um empresário da distribuidora Boi Gordo, um funcionário da empresa e um cliente. "Entraram em contato com a família, inicialmente pedindo resgate no valor de R$ 30 milhões", contou o delegado em entrevista ao site Líder Notícias. Após acionada, a Polícia Civil iniciou operação junto à Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e ao Comando de Operações Especiais (COE). As três vítimas foram libertadas sem lesões e sem necessidade do pagamento de resgate. O delegado contou ainda que, após a libertação, as equipes saíram em busca dos criminosos. "Chegando na BA-052, após Morro do Chapéu, avistamos um carro e interceptamos. Houve o revide deles e tivemos que revidar também", disse. Durante o tiroteio, dois dos suspeitos foram mortos. Foram encontradas com eles armas, algemas e balaclavas, que teriam sido usadas no sequestro. Os criminosos não foram identificados. A polícia segue em investigação para prender o restante da quadrilha.
Veículos com placa de final 5 têm desconto de 5% no IPVA até a próxima terça
Foto: Luiz Guarnieri / Agência Brasil
Os motoristas de veículos com placa de final 5 podem aproveitar desconto de 5% em cota única no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) até a próxima terça-feira (30). A Secretaria da Fazenda do Estado lembrou que existe ainda a opção do pagamento do IPVA em três parcelas, com vencimento da primeira também no dia 30 de maio. Se o contribuinte optar por pagar a cota única sem desconto, o prazo é ampliado para 31 de julho. Para efetuar o pagamento, o contribuinte deverá se dirigir a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com número do Renavan em mãos. Também neste mês de maio os proprietários de veículos de placas com finais 3 e 4 que optaram pelo parcelamento devem estar atentos ao pagamento da segunda cota, com vencimento nos dias 29 e 30, respectivamente. Já no mesmo dia 29 vence o prazo para pagamento em cota única e sem desconto do imposto devido pelos veículos com placas de final 2. As datas de vencimento para as demais placas podem ser consultadas no calendário do IPVA 2017 (veja aqui).
Barreiras: Homem é preso por furtar prédio da Polícia Federal durante a madrugada
Popa de barco foi encontrada com homem | Foto: Blog do Sigi Vilares
Um homem foi preso na madrugada deste sábado (27) por furtar o prédio da Polícia Federal, em Barreiras. Por volta das 4h30 o indivíduo foi apresentado por uma guarnição da 84ª CIPM ao complexo policial da cidade. De acordo com o Blog do Sigi Vilares, o guarda municipal que trabalha no prédio da PF contou que ouviu barulhos estranhos. Ao averiguar o que acontecia, ele encontrou dois homens que se preparavam apra furtar um carro apreendido pela PF. Pablo Teixeira Santos foi preso em flagrante. O outro conseguiu fugir. Um motor de popa de barco foi apresentado na delegacia, além do criminoso.
Sábado, 27 de Maio de 2017 - 13:00

G7 termina sem unanimidade sobre clima, e condena 'práticas comerciais injustas'

por Estadão Conteúdo
G7 termina sem unanimidade sobre clima, e condena 'práticas comerciais injustas'
Foto: Reprodução / G7 Italy
A reunião de cúpula dos líderes das democracias mais ricas do mundo terminou sem um acordo unânime sobre a mudança climática, já que a administração Trump planeja levar mais tempo para dizer se os EUA vão permanecer no acordo de Paris. As outras seis potências do G7 concordaram em cumprir o seu compromisso anterior de implementar o acordo de Paris para controlar os gases com efeito estufa para combater as alterações climáticas. A declaração final do G-7 expressa "compreensão" para o processo de revisão dos EUA. Mais cedo, Trump declarou, por meio de seu Twitter, que vai tomar uma decisão sobre o Acordo de Paris na próxima semana. Os líderes do G-7 também fecharam um acordo para reconhecer a postura de Trump sobre o comércio. Eles mantiveram a proibição ao protecionismo constante nas declarações anteriores do grupo, mas incluíram uma declaração neste sábado de que "serão firmes contra todas as práticas comerciais injustas". A chanceler alemã, Angela Merkel, disse que as conversações do G-7 sobre mudanças climáticas foram "insatisfatórias". Sobre o comércio internacional, Merkel afirma que os líderes tiveram uma discussão "razoável". O clima e o comércio foram pontos de destaque durante a reunião que durou dois dias e foi realizada na cidade italiana de Taormina, na Sicília. Os líderes chegaram a acordo sobre outros pontos, como o apoio a uma cooperação mais estreita contra o terrorismo, na sequência do ataque durante um concerto musical em Manchester, no Reino Unido, que matou 22 pessoas. 

Alvo de delação da JBS, Rodrigo Rocha Loures negocia acordo de delação premiada
Foto: Reprodução / Meio Norte
Deputado e braço-direito de Michel Temer, Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) negocia acordo de delação premiada com a força-tarefa da Operação Lava Jato. De acordo com a coluna Radar Online, de Veja, o parlamentar pode contar sua atuação em favor do grupo Rodrimar, alvo de buscas da Polícia Federal na área de Portos. No governo Dilma Rousseff, Loures usava o nome de Temer para defender interesses da empresa. Recentemente, o deputado foi citado nas delações da JBS como beneficiário de propina. Loures chegou a devolver uma mala com os R$ 500 mil à PF.
MEC volta atrás em liberação de educação à distância para ensino fundamental
Ministro da Educação, Mendonça Filho | Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil
O Ministério da Educação (MEC) voltou atrás na decisão de autorizar a educação à distância para estudantes do ensino fundamental. O decreto publicado nesta sexta-feira (26) permitia que escolas ofertassem a modalidade para alunos dos anos finais do ensino fundamental regular, do 6º ao 9º ano, que estejam privados da oferta de disciplinas obrigatórias do currículo escolar. Durante a noite, o MEC informou que houve um erro no material e a retificação deverá ser publicada na próxima segunda-feira (29). Além da oferta no ensino básico, o decreto trazia mudanças na oferta pelo ensino superior, flexibilizando regras de fiscalização. O setor privado elogiou as medidas.
Ivete inicia comemoração dos 45 anos em festa à fantasia na Praia do Forte; confira fotos
Foto: Reprodução / Instagram
A cantora Ivete Sangalo compelta 45 anos neste sábado (27), mas deu o pontapé dos festejos na noite desta sexta-feira (26). A artista se fantasiou de guerreira e reuniu diversas celebridades em um resort na Praia do Forte. A atração musical ficou por conta de Rode Torres, mas teve participação de Alinne Rosa, Tomate e da própria aniversariante. Entre os famosos presentes estavam André Marques, Reynaldo Gianecchini, Suzana Pires, Fernanda Paes Leme, Márcio Victor, Gominho e Astrid Fontenelle.
Secretaria da Educação oferece 16,4 mil vagas no curso Universidade para Todos
Foto: SEC
A Secretaria da Educação do Estado vai oferecer 16,4 mil vagas para o curso  Universidade para Todos, com aulas preparatórias para vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições poderão ser feitas a partir da próxima quinta-feira (1º) até o dia 8 de junho, no site da secretaria (clique aqui). As aulas ocorrerão em Salvador e mais 228 localidades baianas, em parceria com as universidades estaduais. "Esta é mais uma iniciativa adotada pela secretaria que oportuniza aos estudantes a preparação para o ingresso no Ensino Superior", observou o secretário Walter Pinheiro. Podem concorrer a uma vaga no curso candidatos egressos do ensino médio das redes estadual ou municipal na Bahia; estudantes das redes públicas estadual ou municipal, matriculados em 2017 no 3º ano do ensino médio regular ou no 4º ano da educação profissional integrada ao ensino médio, ou às modalidades correspondentes. Todos os estudantes precisam ter concluído o ensino fundamental e a 1ª e 2ª série do ensino médio. A seleção será feita através das médias de português e matemática lançadas pelo candidato no ato da inscrição e conferidas no ato da matrícula, programada para acontecer entre os dias 3 e 7 de julho, no local e turno que o aluno optou para estudar. Na matrícula deverá ser apresentado cópia e original do CPF, RG, comprovante de residência e histórico escolar do ensino médio e do fundamental. O Universidade para Todos oferece aulas regulares de segunda a sexta-feira, de português, redação, matemática, física, química, biologia, literatura, língua estrangeira, história e geografia. O curso também oferece material didático, fardamento e isenção de taxa de inscrição nos processos seletivos das universidades estaduais aos alunos com frequência nas aulas igual ou superior a 75%.
Coreia do Norte acusa governo sul-coreano de violar seu espaço aéreo
Foto: Reprodução / The Onion
A Coréia do Norte acusou a vizinha Coréia do Sul de ter violado seu espaço aéreo com veículo não tripulado. Segundo informações da agência de notícas KCNA, o avião de vigilância Heron sobrevoou a área fronteiriça ocidental quatro vezes nesta sexta-feira (26), coincidindo com o envio temporário de quatro drones Global Hawk e 100 soldados para a base áerea japonesa de Yokoda. O governo norte-coreano classificou a ação como "grave provocação militar". De acordo com o Uol, o fato aconteceu depois que a Coreia do Sul realizou na terça-feira (23) disparos de advertência na fronteira, com aproximação de objeto voador não identificado procedente do Norte. No dia seguinte, foi esclarecido que se tratava de balões com propaganda a favor do regime de Kim Jong-Un. 
Sábado, 27 de Maio de 2017 - 11:20

Joesley e Wesley Batista deixam o conselho da JBS motivados por acordo com MPF

por Josette Goulart | Estadão Conteúdo
Joesley e Wesley Batista deixam o conselho da JBS motivados por acordo com MPF
Foto: Reprodução / Avicultura Industrial
Os irmãos Joesley e Wesley Batista renunciaram aos postos de presidente e vice-presidente do conselho de administração da JBS, respectivamente. A decisão foi tomada na reunião do conselho realizada nesta sexta-feira (26) e foi motivada pelas delações dos executivos, que admitiram uma série de práticas de corrupção e atos ilegais cometidos na última década. Wesley Batista, no entanto, permanece na presidência executiva da empresa. Pelo acordo que os executivos firmaram com o Ministério Público Federal, ambos podem continuar na administração das empresas do grupo. Mas Joesley, além de sair da JBS, também não é mais presidente do conselho da J&F Investimentos, de onde foi afastado desde abril por decisão judicial no âmbito da Operação Greenfield, que investiga irregularidades nos fundos de pensão. De acordo com comunicado enviado ontem pela empresa, os irmãos serão substituídos por Tarek Farahat na presidência do conselho e por José Batista Sobrinho, o pai de Joesley e Wesley, na vice-presidência. Zé Mineiro, como é conhecido, foi fundador da JBS em 1953, quando iniciou o conglomerado com um pequeno açougue no interior de Goiás. Na década de 80, Zé Mineiro passou o comando da empresa para José Batista Júnior, seu primogênito. E, desde os anos 2000, o comando da empresa foi assumido por Wesley e Joesley quando mudaram o nome da Friboi para JBS, formando um império mundial. Farahat já era membro do conselho e também desde 2015 ocupa o cargo de presidente global de marketing da JBS. O executivo, de origem egípcia, fez praticamente toda sua carreira na Procter & Gamble, empresa dona de marcas famosas como Ariel, de sabão em pó, Gilette, de higiene pessoal, e Pampers, das fraldas descartáveis. Na Procter & Gamble, Farahat ficou durante 26 anos e ocupou cargos em vários países no mundo, espalhados pelo Oriente Médio, Europa e América Latina. De 2006 a 2012, foi presidente da P&G para América Latina e até 2015 era membro do conselho executivo da P&G mundial. Farahat terá agora a missão de implementar um sistema de governança corporativa na JBS, que consiga recuperar a imagem perdida com as confissões de crimes feitas pelos irmãos Batista na delação premiada fechada com o MP. 

Polícia apreende cinco pés de maconha em terreno em Conceição do Coité
Foto: Divulgação / PM-BA
Uma guarnição da Polícia Militar apreendeu cinco pés de maconha em Conceição do Coité, no Sisal baiano, na manhã deste sábado (27). Policiais da 4ª Companhia do 16º Batalhão de Polícia Militar faziam patrulhamento na Rua D. Pedro II, no bairro Vila Toyde, quando viram um homem pulando um muro e fugindo em uma moto branca. De acordo com o site Notícias de Santaluz, os policiais inspecionaram o terreno e encontraram a plantação. A droga foi apreendida e levada para a delegacia da cidade.
Família de Gilmar Mendes é fornecedora de gados para JBS, diz jornal
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
A família do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é fornecedora de gados para a JBS. A empresa é uma das maiores processadoras de carne do mundo e celebrou recentemente acordo de delação, homologado pela Corte. De acordo com a Folha, o próprio Gilmar informou sobre a relação de sua família com a JBS. "Minha família é de agropecuaristas e vendemos gado para JBS lá [Mato Grosso]. (...) Eu já havia encontrado [o Joesley Batista, sócio da empresa] em outras ocasiões. A JBS tem um grande frigorífico em Diamantino [MT], minha terra, implantado pelo grupo Bertin no governo Blairo [Maggi, quando governador do estado entre 2003 e 2010]", disse Gilmar. O ministro detalhou que é um irmão o responsável por negociar valores com a empresa. Mas a relação comercial não é motivo para ele se declarar impedido de participar de votações futuras referentes à empresa no STF. As informações foram passadas ao ser questionado sobre um encontro com Joesley Batista neste ano. A reunião ocorreu, segundo Gilmar,a pedido do advogado Francisco de Assis e Silva, um dos delatores da empresa. Joesley apareceu de surpresa no encontro, que tratou de questão referente ao setor de agronegócio, e ocorreu no IDP, escola de Direito em Brasília da qual o ministro é sócio. Gilmar Mendes disse que o encontro aconteceu depois de 30 de março, quando o tribunal julgou o Funrural, fundo abastecido com contribuições de produtores rurais à Previdência. Os ruralistas questionavam o pagamento ao fundo na Justiça e o STF manteve a obrigatoriedade. Gilmar afirmou que votou contra os interesses da JBS. O ministro ainda disse que Joesley pediu também para encontrar uma fórmula que permitisse o alongamento da contribuição. 
Inema aponta quase 20 praias impróprias para banho neste final de semana
Foto: Max Haack / Secom PMS
Dezoito praias estão impróprias para banho neste final de semana. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (26) pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a partir de critérios da resolução Conama. Devem ser evitadas as seguintes praias: São Tomé de Paripe (em frente à casa Vila Maria), Tubarão (em fente à antiga fábrica de cimento), Periperi (na saída do acesso à praia), Penha (em frente à Igreja Nossa Senhora da Penha), Boa Viagem (ao lado do forte Monte Serrat), Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família), Canta Galo (Rua Agrário Menezes), Farol da Barra (em frente à escada de acesso à praia, próximo ao Barravento), Ondina (próximo ao morro da sereia, em frente ao posto BR), Rio Vermelho (ao lado do Morro da Paciência, em frente à Igreja Nossa Senhora de Santana), Armação (em frente ao hotel Alah Mar), Pituba (em frente ao Portinox), Boca do Rio (em frente ao posto de salva-vidas), Corsário (em frente ao posto salva-vidas), Patamares (em frente ao posto salva-vidas), Piatã (próximo ao Clube Costa Verde), Itapuã (próximo à escadaria da praia e em frente à sereia), Buraquinho (a 200 metros do Rio Joanes). A praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas apresentar resultado superior a mil coliformes fecais ou 800 Eschorechia coli. De acordo com o G1, também é considerado impróprio quando o resultado da última coleta for superior a 2,5 mil coliformes termotolerantes ou 2 mil escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água. Nos períodos chuvosos, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. É desaconselhável também o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem. 
Carla Perez anuncia fim do ‘Clube da Alegria’: 'Não dá mais para adiar essa decisão'
Foto: Reprodução / Instagram
A apresentadora Carla Perez utilizou suas redes sociais para anunciar o fim do programa "Clube da Alegria", exibido pela TV Aratu, afiliada do SBT, há 4 anos e 10 meses. "Não dá mais para adiar essa nossa decisão, pensei muito e vi que o melhor é compartilhar com quem merece meu carinho e respeito, vocês: crianças, papais, mamães, vovós, vovôs, babás, fãs, famílias, que fazem do nosso @clubedaalegria o programa líder de audiência. A vida é feita de ciclos e o meu com a @tvaratu se encerra aqui. A todas as famílias, especialmente as crianças que acompanharam o programa, todo o meu agradecimento por esses anos. Nada que eu fale aqui vai explicar tamanha gratidão por toda parceria e pelo convívio diário. Sempre amei trabalhar com criança e esse projeto foi um presente a minha carreira artística, não esperava pelo convite naquele momento e ele aconteceu", explicou. Ainda no desabafo, ela disse que a morte da diretora Celisa Felicidade também contribuiu para a decisão. "Ela era a peça fundamental na produção, e a ausência dela é uma grande perda para o @clubedaalegria e para as crianças da Bahia". O último “Clube da Alegria” vai ao ar neste sábado (27). Confira:  
Mega-Sena pode pagar R$ 40 milhões em sorteio deste sábado
Foto: Heloise Hamada / G1
O apostador que acertar as seis dezenas do sorteio da Mega-Sena deste sábado (26) levará R$ 40 milhões. O concurso 1.934 será realizado neste sábado (27), em Santo Antonio de Jesus (BA). As apostas podem ser feitas até as 19h, segundo o horário de Brasília, a partir de R$ 3,50. A chance de acertar as seis dezenas é de uma em 50.063.860 possibilidades. No último concurso, feito na quarta-feira (24), ninguém acertou a sena. Os números sorteados foram 02, 14, 15, 19, 35 e 59.
Sábado, 27 de Maio de 2017 - 09:20

Justiça autoriza Prefeitura de SP apreender usuário da Cracolândia para exame

por Estadão Conteúdo
Justiça autoriza Prefeitura de SP apreender usuário da Cracolândia para exame
Foto: Reprodução / Carta Capital
A Justiça de São Paulo autorizou a gestão do prefeito João Doria (PSDB) a fazer busca e apreensão de usuários de droga da região da Cracolândia para avaliação médica. O juiz Emílio Migliano Neto, da 7ª Vara da Fazenda Pública, determinou, porém, que a internação compulsória continue dependendo de aval do Judiciário para cada caso, conforme prevê a legislação federal. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo a decisão judicial valerá apenas para dependentes químicos maiores de 18 anos da Cracolândia e adjacências. Eles poderão ser conduzidos à força por agentes de saúde e do serviço social com acompanhamento da Guarda Civil Metropolitana (GCM). O pedido foi feito na quarta-feira  (24), pela Procuradoria-Geral do Município, três dias após a operação policial que prendeu traficantes na Cracolândia e dispersou os viciados na região. O promotor Arthur Pinto Filho, da área da Saúde Pública, disse que o Ministério Público Estadual recorrerá ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Segundo ele, o pedido é "esdrúxulo", "genérico" e "sugere uma caçada humana" a pessoas que vagam pelas ruas. A Promotoria de Direitos Humanos classificou a medida como "um retrocesso ao começo do século passado" e "uma afronta à lei antimanicomial" de 2001. À Justiça, a gestão Doria pediu a "concessão de tutela de urgência para busca e apreensão das pessoas em situação de drogadição com a finalidade de avaliação pelas equipes multidisciplinares (social, médica, assistencial) e, preenchidos os requisitos legais, internação compulsória". Na petição, a Procuradoria justifica o pedido dizendo que a ação realizada pela polícia na Cracolândia no último domingo (21) provocou "dispersão de pessoas dependentes químicas pelo Centro da cidade e região" e que "os novos fluxos impedem qualquer aproximação assistencial porque o domínio desses locais continua com os traficantes". A afirmação feita ao juiz da 7ª Vara da Fazenda Pública, contudo, é diferente da divulgada publicamente por secretários da gestão Doria e pela assessoria do prefeito à imprensa. "Antes da ação, os agentes da Prefeitura agiam sob a ameaça de violência do tráfico. Agora, é possível abordar os usuários com mais liberdade e melhores condições técnicas", afirmou a gestão em nota enviada à imprensa na quinta-feira (25). Monitoramento feito pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) já identificou 25 pontos de concentração de usuários de drogas egressos da Cracolândia. A maior delas fica a pouco metros do antigo fluxo de viciados, na Praça Princesa Isabel, onde haviam cerca de 600 dependentes na madrugada desta sexta-feira (26).

Governo convoca 2,4 mil estudantes universitários para programa 'Partiu, Estágio'
Foto: Mateus Pereira / GOVBA
O governo do estado convocou nesta sexta-feira (26) 2.410 universitários inscritos no programa 'Partiu, Estágio'. Os estudantes foram comunicados da seleção via e-mail, mas a lista com os jovens convocados está no site da Secretaria da Administração (Saeb). O governador Rui Costa destacou a chamada em seu perfil no Facebook. "Adotamos o critério de priorizar os alunos que fizeram o ensino básico na escola pública e inscritos no CadÚnico. No dia 13, faremos a assinatura do contrato para dar ingresso a esses jovens que terão a oportunidade de reforçar seu aprendizado nos órgãos e empresas públicas do estado", explicou Rui. Os estudantes deverão comparecer ao local de estágio em até 10 dias úteis a contar da data de recebimento do e-mail convocatório, munidos de documentos pessoais. São requeridos comprovante de residência; original e cópia da Carteira de Identidade (RG); original e cópia do CPF; original e cópia da carteira de identidade do representante legal ou do termo de guarda expedida por autoridade judicial, se for o caso; declaração da instituição de ensino informando o semestre letivo, turno de estudo, curso de formação e a natureza presencial; comprovante de matrícula e frequência na instituição de ensino. O estudante também deve apresentar declaração própria de que não exerce atividade remunerada em órgão público; original e cópia do título de eleitor, se for o caso; original e cópia do certificado de reservista, se for o caso; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); comprovação de inscrição no CadÚnico, se for o caso; histórico escolar do Ensino Médio; declaração da escola em que cursou ensino médio como bolsista integral, se for a situação; e e-mail convocatório emitido pelo sistema. O estudante que não apresentar a documentação exigida na data da contratação perderá a vaga de estágio.
Lula reclama a juristas benefícios de delação de Joesley Batista: 'Um escárnio'
Foto: Paulo Pinto / Fotos Públicas
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não poupou críticas ao acordo de delação premiada de Joesley Batista, em um encontro com juristas. O petista disse que foi "um escárnio" os benefícios da colaboração e denunciou o que chama de "Estado de exceção". De acordocom a coluna Painel, da Folha, o encontro aconteceu na última quinta-feira (25), quando Lula ainda repetiu que se sente perseguido. A reunião aconteceu em um hotel de São Paulo, a portas fechadas. Todos os convidados deixaram os celulares do lado de fora - os aparelhos foram etiquetados com o nome do dono e devolvidos ao final do encontro. O ex-presidente também chorou ao lembrar da falecida esposa, Marisa Letícia, e disse que não se incomoda em depor, apenas é difícil falar sobre ela. Após falar ao juiz Sergio Moro, ele foi criticado por tentar imputar decisões a respeito do tríplex no Guarujá a Marisa.
Inquérito de Temer pode ir para juízes citados por Joesley em áudio, se foro for perdido
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O inquérito do presidente Michel Temer pode ficar sob responsabilidade da Vara Federal Criminal de Brasília, caso o peemedebista perca o foro privilegiado. Neste caso, os juízes Vallisney Oliveira ou Ricardo Leite poderão conduzir o processo contra o presidente. De acordo com o colunista Lauro Jardim, no entanto, é a eles que o empresário Joesley Batista se refere na conversa gravada com Temer no Palácio do Jaburu. O sócio da JBS disse no diálogo que "deu conta" de um juiz efetivo e de um substituto no processo. Temer questiona se ele conseguiu segurar os dois. "Estou segurando os dois", confirmou. 
Reino Unido prende mais dois suspeitos de envolvimento no ataque em Manchester
Foto: Reprodução / Twitter Salpo
A polícia do Reino Unido prendeu neste sábado (27) mais duas pessoas suspeitas de envolvimento no ataque em Manchester, na última segunda-feira (22). O atentado aconteceu depois do show da cantora Ariana Grande e deixou 22 mortos e 116 feridos. Um jovem de 20 anos e outro de 22 foram presos durante uma batida policial no norte de Manchester. Subiu para 11 o número de suspeitos detidos. De acordo com o G1, citando a Agência France Presse, nenhum dos detidos foi denunciado atéo momento. A lei britânica prevê que um suspeito por terrorismo pode ficar até 28 dias preso sem acusações.
Policiais militares são baleados por criminosos em moto na Pituba
Foto: Reprodução / Google Street View
Dois policiais militares foram baleados na Rua Piauí, na Pituba, na noite desta sexta-feira (27). Os agentes estavam próximo à Lagoa dos Patos quando dois homens passaram atirando em uma moto. Um policial foi atingido na mão e outro na mão e na perna; ambos foram socorridos para o Hospital da Bahia, na Pituba, e Hospital Geral do Estado, em Brotas. A Central de Polícia informou que um dos PMs reagiu e um dos suspeitos foi baleado, mas conseguiu fugir. Segundo o Correio, as vítimas são lotadas na 13ª CIPM/Pituba e não tiveram o nome divulgado. A Polícia Civil investiga o caso. (Atualizado às 10h38)
Delator da JBS adiantou casamento dias antes de viajar para os Estados Unidos
Foto: Reprodução / MPF
O delator da JBS, Ricardo Saud, providenciou seu casamento dias antes de viajar para os Estados Unidos. A intenção era faciliar a obtenção do visto da categoria L1, concedido para executivos de empresas internacionais com unidades em solo americano. De acordo com a Folha, o casamento beneficiaria também a então namorada de Saud, Eloá Jacinto. Conforme relatórios da investigação, Saud falou no dia 28 de abril com um homem não identificado sobre a situação de se tornar "expatriado" e recebeu a dica para que sua companheira tivesse o mesmo status no país americano. Na semana seguinte, em 3 de maio, o executivo ligou para um cartório. O interlocutor diz que há "um monte de entrada hoje de casamento". E completa: "Pedi para ela dar uma prioridade na sua. Fazer a sua antes de fazer as duas da tarde". Posteriormente, Saud ligou para a namorada e pediu que ela colocasse "a champanhe pra gelar". O acordo de delação premiada da JBS foi celebrado uma semana depois, no dia 10 de maio. Neste mesmo dia, o empresário Joesley Batista viajou para Nova Jersey em seu jato particular. Na lista de passageiros estavam Saud e Eloá. A JBS não comentou o assunto e a defesa do executivo não foi localizada. 
Sábado, 27 de Maio de 2017 - 07:00

Temer pede sorteio de relator no STF e separação da investigação sobre Aécio

por Breno Pires | Estadão Conteúdo
Temer pede sorteio de relator no STF e separação da investigação sobre Aécio
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Em um movimento que vinha sendo estudado desde o início da semana, a defesa do presidente Michel Temer pediu que o inquérito aberto contra o peemedebista seja redistribuído, em um sorteio de um novo relator, e seja desmembrado, para que a investigação sobre Temer corra em separado à apuração sobre os fatos suspeitos contra o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) e o deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR). A petição da defesa de Temer foi encaminhada ao ministro Edson Fachin, relator do inquérito, poucas horas depois de a Procuradoria-Geral da República (PGR) ter pedido autorização para marcar o depoimento do presidente. Enquanto a defesa pede a suspensão da investigação até a conclusão da perícia no áudio de Joesley Batista, o procurador-geral, Rodrigo Janot, defende o prosseguimento, alegando que, por haver investigado preso, o prazo para a conclusão da apuração e para o oferecimento de denúncia é mais curto do que o normal. Os advogados de Michel Temer dizem que "os fatos que se pretende levar a investigação em face do Sr. Presidente da República são totalmente distintos daqueles imputados ao Senador Aécio Neves e ao Deputado Rodrigo Loures". A defesa também quer sorteio de um novo relator, afirmando que a investigação não tem nada a ver com a Operação Lava Jato, com a delação premiada do ex-dirigente do BNDES Fábio Cleto e com a denúncia que foi oferecida contra o então deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) - este último caso baixou para a primeira instância após o peemedebista perder o cargo. "Em suma, Culto Ministro, a conclusão que fica é a de que os fatos imputados ao ora requerente não guardam conexão processual com qualquer outro procedimento já instaurado. Não há qualquer risco de conduções conflitantes caso, na distribuição, seja sorteado outro Ministro como Relator. Não haverá qualquer prejuízo à prestação jurisdicional", afirmam Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, Sérgio Eduardo Mendonça de Alvarenga e Gustavo Bonini Guedes, advogados do presidente. "Portanto, nesse contexto, em obediência à Lei Maior e às legislações pertinentes, entre elas o Regimento Interno dessa Corte Suprema, exsurge como medida imperiosa a livre distribuição do feito. É o que se requer", requer a defesa de Temer.

Prefeitura quer instalar arena de atletismo em Canabrava; edital deve sair até setembro
Arena será próximo ao terreno da futura Praça da Juventude | Foto: Secom PMS
A prefeitura quer implementar uma arena de atletismo em Salvador. O equipamento será construído em uma área de 32 mil metros quadrados, com pista apropriada para a prática esportiva e um gramado central para os adeptos de arremesso de flecha e dardos ficará no bairro de Canabrava, próximo à Praça da Juventude, ainda em construção. O projeto está sendo desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira e deverá custar R$ 9 milhões aos cofres públicos. O secretário de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), Geraldo Júnior, explicou ao Bahia Notícias que já foi firmado um convênio com o governo federal. A estratégia da gestão é lançar o edital de licitação da obra entre agosto e setembro, mas dependerá do governo federal. “Tenho que vencer as chamadas cláusulas suspensivas. O Ministério do Esporte nos notificou para que eu apresente o título de propriedade do imóvel em relação ao município. Oficiei a Sefaz e esse ofício deve estar sendo retornado pra mim. Irei encaminhar ao ministro [Leonardo] Picciani [titular do Ministério do Esporte] para que ele dê o crivo final e, após isso, todas as tratativas com o governo federal e Caixa para licitação da obra”, explicou. O prazo final para deixar as questões formatadas é 29 de junho. Geraldo reclamou que o prazo é muito exíguo para formatar a relação com Ministério do Esporte, abrir processo e lançar o edital. “O prefeito ACM Neto já encaminhou um ofício pedindo dilação de prazo para cumprimento de algumas obrigações”, acrescentou. A extensão ideal do prazo seria de 60 dias, segundo o secretário.
Antes de descobrir gravidez, Rita Batista cogitou congelar óvulos para ‘retardar decisão’
Fotos: Reprodução / RD1
“Oxente, menino. O Brasil é racista, machista, sectário, misógino. Tudo aquilo que já sabemos. São mais de 300 anos de escravidão”. É por carregar esse jeito espontâneo, porém preciso e com discurso de resistência que Rita Batista virou uma das jornalistas mais populares e lembradas da Bahia. Com passagens por programas da Band e SBT, ela ultrapassou a estatística da mulher negra e nordestina, conquistou a confiança do público, vem crescendo na internet e atualmente consegue falar sobre qualquer assunto. E fala. Seu programa “Rita só para Maiores”, que iniciou na Rádio Metrópole, ganhou uma versão no seu perfil oficial do Instagram e vem repercutindo na internet pela forma como o sexo, enquanto assunto, é tratado. “O quadro tem uma média de 8.000 visualizações por episódio. Cada programa dura 25 minutos, sendo dividido nos stories. Ou seja, 15 em 15 segundos. Fomos pioneiros nesse formato de plataforma. Dá trabalho pra fazer, mas é muito divertido também! Todo mundo pede live, canal no YouTube, porém estamos na segunda temporada e bem felizes com o resultado”, comemorou ao Bahia Notícias. Durante a entrevista, a apresentadora admitiu ainda que a gravidez, anunciada há pouco tempo, não foi programada. Clique aqui e leia a matéria completa!
Promessas do jiu-jitsu baiano, campeões relatam dificuldade para obter patrocínio
Bruno Oliveira e Tyson lutam jiu-jitsu | Fotos: No Tatame e Arquivo Pessoal
Menos de um ano após o término dos Jogos Olímpicos Rio 2016, os investimentos no esporte continuam abaixo do esperado, tanto para amadores quanto para profissionais. Para os atletas que estão no início da carreira, o futuro dos investimentos esportivos é uma incógnita, principalmente por conta da crise pela qual o Brasil passa. No meio de toda a celeuma, os atletas usam a persistência e criatividade para conseguir apoio. Esse é o caso do lutador de jiu-jitsu Bruno Oliveira, de 20 anos. Há um mês, o soteropolitano foi campeão brasileiro em um torneio organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (Cbjj). Apesar da conquista, Oliveira diz ter conseguido apenas um desconto na academia que treina. Clique aqui e leia a matéria completa!
Sem falar de política, Tiririca promete 'histórias incríveis' em peça de humor em Salvador
Foto: Divulgação
Dono do slogan político “Vote no Tiririca, pior que tá não fica”, o deputado federal mais votado do Brasil em 2010 está em Salvador neste sábado (27) para apresentar o espetáculo "Tiririca, minha história", mas não deve lembrar de política. De acordo com o ator e parlamentar, suas piadas não citarão o que acontece no Congresso Nacional. “Não abordo temas políticos em meu espetáculo. As pessoas podem esperar um humorista irreverente com histórias incríveis”, garantiu Tiririca, que está em seu segundo mandado. Em entrevista ao Bahia Notícias, o comediante não quis falar sobre o jargão usado em sua primeira campanha  a afirmação proferida tornou-se um equívoco perante a atual situação política brasileira. Clique aqui e leia a matéria completa!
Bandeira verde: Contas de luz não terão acréscimo tarifário em junho
Foto: Divulgação
As contas de luz de junho terão bandeira tarifária verde, o que significa que o consumidor não terá custo extra no boleto do mês. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o aumento das chuvas fez com que os níveis dos reservatórios das hidrelétricas fossem normalizados. A bandeira estava vermelha desde abril, o que representou um acréscimo de R$ 3 a mais para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A Aneel havia previsto qu ea bandeira vermelha continuaria até novembro deste ano, quando finda o período seco no Brasil.
Credenciamento de mototaxistas em Salvador começa na próxima segunda-feira
Foto: Alfredo Filho / Secom / PMS
O credenciamento para atuar como mototaxista em Salvador começa na próxima sexta-feira (29). O processo é conduzido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob). Serão selecionadas pessoas físicas para a outorga de 2.938 autorizações para a exploração do Serviço do Transporte Individual de Passageiros com o uso de motocicletas. Os interessados devem apresentar os documentos exigidos em edital (veja mais) na Coordenadoria de Táxis e Transportes Especiais (Cotae), no Vale dos Barris, no período indicado pela letra inicial do nome. Para as pessoas cujos nomes são iniciados com letras de “A" a "M”, o período de entrega dos envelopes será de 29 de maio a 2 de junho, das 8h às 16h. Quem tem nome iniciado com letras entre “N" e "Z”, deve fazer a entrega entre 5 e 9 de junho, também das 8h às 16h.
Três homens são presos por repassar notas de R$ 100 falsas na Vasco da Gama
Foto: Divulgação/ Polícia Civil
Três homens foram presos na tarde desta sexta-feira (26) por policiais da 7ª Delegacia Territorial (DT/Rio Vermelho), depois de serem flagrados repassando notas falsas no comércio da região. Nilson Celestino dos Santos, Anderson Santos do Nascimento e Carlos Antonio Lopes dos Santos, o Gordo, estavam com duas cédulas falsas de R$ 100. Segundo o delegado Antônio Fernando do Carmo, titular da DT/Rio Vermelho, as investigações começaram depois de comerciantes da região da Avenida da Vasco da Gama apresentarem na unidade policial as cédulas falsas que tinham sido repassadas por Anderson e Carlos Antônio. Carlos foi preso no bairro do Alto do Cabrito, Subúrbio Ferroviário, enquanto Nilson e Anderson foram detidos no bairro de Campinas de Pirajá, onde compraram óleo para carro com uma nota falsa de R$ 100. O trio foi conduzido à delegacia e indiciado por crime de circulação de cédula falsa. O delegado também vai pedir a prisão preventiva dos suspeitos. “As cédulas foram encaminhadas para perícia. Esperamos que outras vítimas reconheçam os autores e compareçam à delegacia para prestarem declarações”, afirmou o titular da 7ª DT.
Sexta, 26 de Maio de 2017 - 21:20

Planalto rebate Janot e diz que 'não houve confissão nenhuma'

por Carla Araújo e Tânia Monteiro | Estadão Conteúdo
Planalto rebate Janot e diz que 'não houve confissão nenhuma'
Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil
O Palácio do Planalto rebateu na noites desta sexta-feira, 26, as afirmações do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, de que o presidente Michel Temer teria feito uma "confissão espontânea" durante os pronunciamentos públicos realizados, após o escândalo das gravações com Joesley Batista vir à tona, ao admitir o encontro, à noite, com o executivo no Palácio do Jaburu. "Não houve confissão alguma. O presidente apenas confirmou um fato que ocorreu, no qual não houve qualquer ilicitude ou ilegalidade. Não há o que esconder", afirmou a Secretaria de Comunicação da Presidência, após ser questionada pela reportagem. Segundo Janot, que pediu autorização ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), para tomar o quanto antes o depoimento de Temer, do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) e do deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) no curso inquérito aberto contra os três a partir da delação da JBS, "em que pese Michel Temer alegar ilicitude da gravação e questionar a integridade técnica desta, cumpre ressaltar que, em pronunciamentos recentes, o presidente da República não negou o encontro nem diálogo noturno e secreto com o colaborador Joesley Batista, tampouco nega que o colaborador tenha lhe confessado fatos criminosos graves, o que demandaria, no mínimo, comunicação de tais crimes as autoridades competentes", afirmou. Janot interpretou que, nos pronunciamentos de Temer, houve "confissão no sentido de que os interlocutores dialogaram sobre possível corrupção de agentes públicos".

Crise política faz Câmara pensar em modelo de 'distritão' para eleições de 2018
Foto: Agência Brasil
A proposta do "distritão" para as eleições de 2018 voltou à pauta da reforma política na Câmara dos Deputados após a grave crise que atingiu o governo Michel Temer. Neste modelo, são eleitos os candidatos mais votados, não aqueles que acabam se beneficiando do sistema de legendas, que depende dos chamados “puxadores de voto”. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, este modelo eleitoral seria uma ponte para se chegar, em 2022, ao voto “distrital misto”, pelo qual metade das cadeiras seria preenchida pela lista fechada e a outra metade, por candidatos mais votados por região. As conversas entre partidos como PMDB, PSDB, DEM, PP, PTB e PSD, que apoiam o novo sistema, estão sendo conduzidas pelo presidente da comissão especial da reforma política, deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA). Na avaliação do peemedebista, a chamada lista fechada, quando os eleitores votam no partido em vez de escolherem candidatos nominalmente, tem grande resistência da opinião pública. "O voto em lista vinha sendo bombardeado pela imprensa, pela opinião pública, porque serviria para esconder parlamentares, o que não é verdade", diz Vieira Lima. "O 'distritão' vai ao encontro da opinião pública, que diz querer saber em quem está votando de forma mais direta. Com essa crise onde todos os partidos terminaram com a imagem chamuscada, parlamentares começaram a ter noção que o voto em lista poderia prejudicar a reeleição deles. Eles veem mais chance na disputa com seu próprio nome", afirma o parlamentar baiano. Para a proposta ser levada adiante, há duas possibilidades: ou o relator, Vicente Cândido (PT-SP), inclui o "distritão" em sua proposta ou se apresenta uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que seria incluída àquela relatada pelo petista. Entretanto, o líder do PT na Câmara, Carlos Zarattini (SP), discorda do modelo. "É o fim da democracia brasileira porque cada candidato será um programa. Quem propõe isso vai ser derrotado por artistas, jogadores de futebol, promotores e delegados", diz Zarattini. O petista apoia o voto em lista. "Na pior hipótese, mantém do jeito que tá", afirma.

Jutahy Jr. comemora saída da lista de Fachin; inquérito por caixa dois continua
Foto: Jailton Suzart/ Ag Haack/ Bahia Notícias
O deputado federal Jutahy Magalhães Júnior (PSDB-BA) afirmou que um pedido de sua defesa levou o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedir a redistribuição do inquérito em que ele é investigado por, supostamente, ter recebido recursos de caixa dois nas campanhas eleitorais de 2010 e 2014 (entenda aqui). Com a medida, o tucano sai do rol dos investigados pela Lava Jato – os processos da operação no STF são conduzidos por Fachin. Entretanto, o inquérito que apura se o tucano recebeu R$ 850 mil da Odebrecht, como apontam as delações premiadas dos executivos Benedicto Barbosa da Silva Júnior, o ‘BJ’, e José de Carvalho Filho, continua. O procedimento apenas será transferido para as mãos de outro ministro da Suprema Corte. Apesar disso, o deputado diz ter recebido com “alívio” ter saído das garras da Lava Jato. “Recebi com muita alegria e alívio a retirada do meu nome da lista de investigados da Lava Jato. Ele jamais deveria ter sido incluído. O ministro Fachin aceitou nosso pedido de retirar meu nome, mostrando o descabimento de eu estar citado no escândalo do petrolão, escândalo esse que denunciei e combati”, afirmou em entrevista ao Bahia Notícias. O parlamentar baiano disse ainda que não cometeu nenhuma irregularidade no recebimento de recursos da empreiteira. “Demonstrarei que fiz tudo de forma correta. Espero o arquivamento do processo. Recebi doações oficiais, registradas e provarei no âmbito do inquérito”, declarou. 
Sexta, 26 de Maio de 2017 - 21:00

Delegacia da Mulher é inaugurada em Paulo Afonso

Delegacia da Mulher é inaugurada em Paulo Afonso
Foto: Divulgação / Manu Dias / GOVBA
O Governo do Estado inaugurou, nesta sexta-feira (26), uma sede da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) em Paulo Afonso. O investimento foi de R$ 2,3 milhões e esta é a segunda Deam inaugurada no interior no mês de maio. A unidade funcionará como equipamento para combater violência contra mulher. "Estamos garantindo melhores condições de trabalho para as nossas delegadas e para os nossos policiais, na questão da segurança e do respeito às mulheres”, ressaltou Rui Costa, durante o evento. Para o secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, a Deam representa mais conforto aos policiais e acolhimento às vítimas. Titular da nova Deam, a delegada Juliana Fontes Barbosa relembrou de dados de ocorrências contra mulheres em Paulo Afonso. Somente em 2016, foram registradas 1.400 ocorrências.  “A maior parte dessas ocorrências é referente a ameaças, crimes que demandam uma grande atenção da polícia por conta da possibilidade de evoluir para uma agressão física ou até para o feminicídio", afirmou.
Encontro de chefes de órgãos de inteligência do Nordeste chega ao fim em Salvador
Foto: Jorge Cordeiro/ SSP-BA
O Encontro dos Chefes de Organismos de Inteligência foi encerrado nesta sexta-feira (26), definindo uma maior integração entre os órgãos da região Nordeste e também a construção do Banco Nacional de Inteligência de Segurança Pública. Desde a última terça-feira (23), representantes do setor de todos os estados do Nordeste estiveram reunidos em Salvador para discutir temas como homicídios, roubos a banco e grupos criminosos em ascensão no país. Promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o encontro abriu espaço para que cada representante de estado nordestino apresentasse a situação da segurança de sua região e o fortalecimento das ações relacionadas ao Plano Nacional de Segurança Pública.

Após pedido de impeachment de Temer, Ives Gandra renuncia cargo em comissão da OAB
Foto: Reprodução / Brasil 247
O jurista Ives Gandra, presidente da comissão da reforma política da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo (OAB-SP), decidiu renunciar depois que a organização apresentou o 17º pedido de impeachment do presidente Michel Temer (PMDB). Para ele, essa atitude "demonstra um rumo político de atuação em outra frente", já que não apoia a decisão. "Tem que se apurar a verdade, mas não se pode precipitar julgamentos, disse ao Painel, da Folha de S. Paulo. "Não foi contra o Marcos, de quem sou amigo. Optei por deixá-lo mais à vontade para escolher alguém afinado com essa nova linha", ressaltou Gandra. O pedido da Ordem foi aprovado por 25 votos a 1 na última semana.
Sexta, 26 de Maio de 2017 - 20:30

Boletim 4x4: Trilhas pesadas e passeio ao paraíso

por Alexandre Reis
Boletim 4x4: Trilhas pesadas e passeio ao paraíso
O Boletim 4x4 está de volta e destaca a Trilha da Meia Noite, que será realizada neste sábado (27), em Camaçari. O evento vai reunir cerca de 100 viaturas divididas em três categorias e só vai terminar no início da manhã de domingo (28). Outra brincadeira com muita lama que está perto de acontecer é a edição de número 14 da tradicional Trilha da Laranja, em Alagoinhas, logo no início de junho. Fique por dentro das novidades sobre essa aventura organizada pelo Alagoinhas Jeep Clube. O Boletim 4x4 também apresenta uma matéria especial sobre a Praia do Garcez, na carona de um passeio feito pelo Clube do Tracker até o local que já é um dos preferidos dos jipeiros de Salvador. Saiba tudo isso e muito mais clicando aqui
Coordenador da Lava Jato critica redução de equipe, mas não vê indícios de obstrução
Foto: Reprodução / G1
O delegado federal Igor Romário de Paula, coordenador da Operação Lava Jato no Paraná, criticou a redução da equipe que trabalha com as investigações do caso na capital paranaense. Parte do efetivo que atuava no Paraná era do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Segundo Igor, essas cidades tiveram aumento de demanda, principalmente por conta das delações premiadas de executivos da Odebrecht. "A gente vai ter que superar, porque, se não, o prejuízo no trabalho vai ser concreto”, comentou o delegado. No entanto, ele não vê indícios de tentativas de barrar a investigação em Curitiba. O delegado entende que a Lava Jato está se descentralizando. "Fica difícil os estados ficarem cedendo gente para cá", avaliou. No início da semana, a Polícia Federal divulgou um comunicado confirmando a redução de profissionais na força-tarefa no Paraná. A nota justifica que "o contingente de policiais federais especializados no combate à corrupção e lavagem de dinheiro em todo o país tem sido readequado, de acordo com as demandas de todas as unidades da PF".
Após pedido de demissão, Temer escolhe presidente do IBGE para assumir comando do BNDES
Foto: Reprodução / YouTube / Roda Viva
O presidente Michel Temer escolheu o economista Paulo Rabello de Castro para comandar o BNDES. Ele era presidente do IBGE desde maio de 2016, quando Temer assumiu o Palácio do Planalto ainda interinamente, e substitui Maria Silvia Bastos Marques, que pediu demissão nesta sexta-feira (26). Paulo Rabello terá que deixar o IBGE para assumir a nova função. Maria deixou o BNDES alegando "razões pessoais" (veja mais). Após o pedido de demissão, Temer divulgou nota declarando que ela "moralizou um setor estratégico para o país, despolitizando a relação com o setor empresarial e elegendo critérios profissionais e técnicos para a escolha de projetos a serem contemplados com financiamentos oriundos de recursos públicos". Internamente, o banco passava por momentos turbulentos por ter sido citado diversas vezes em delações premiadas no âmbito da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF).
Polícia prende maior parte da rede responsável por ataque terrorista em Manchester
Foto: Reprodução / Twitter
A polícia britânica prendeu a maior parte da rede terrorista responsável pelo ataque da última segunda-feira (22) na cidade de Manchester, na Inglaterra. A informação foi confirmada nesta sexta (25) pelo comissário-adjunto da unidade nacional antiterrorismo da polícia do Reino Unido, Mark Rowley. Segundo ele, polícia está interrogando oito homens, com idades entre 18 e 38 anos, suspeitos de vínculo com o atentado. Um jovem, de 16 anos, e uma mulher, de 34, foram libertados sem acusações. Rowley relatou ainda que os agentes têm feito "imensos progressos" nas investigações. Salman Abedi, um britânico de origem líbia de 22 anos, detonou uma bomba caseira na saída do show da cantora Ariana Grande, deixando 22 mortos. A polícia agora busca descobrir quem apoiou o jovem na ação.
Sexta, 26 de Maio de 2017 - 19:58

PF recupera R$ 480 mil que suposto operador de Aécio escondeu antes da Patmos

por Breno Pires | Estadão Conteúdo
PF recupera R$ 480 mil que suposto operador de Aécio escondeu antes da Patmos
Foto: Reprodução/ Pragmatismo Político
No relatório da Polícia Federal sobre a Operação Patmos, um agente da PF informa ter identificado o local de esconderijo e recuperado R$ 480 mil que Mendherson Souza Lima - assessor do senador Zezé Perrella (PMDB-MG) - teria buscado em São Paulo na data de 03/05/2017, como parte do valor de propina acertado entre o senador Aécio Neves e o empresário Joesley Batista. Isso foi possível graças ao próprio Mendherson, que, após ser preso, levou a PF ao local onde admitiu ter escondido o valor após a notícia sobre repasses indevidos da ordem de R$ 2 milhões na noite da quarta-feira 17 de maio, na véspera da operação. Segundo a investigação da Procuradoria-Geral da República, Mendherson teria atuado na operação para receber o dinheiro em nome de Aécio Neves junto com o primo do senador afastado, Frederico Pacheco de Medeiros. Após ser preso, na quinta-feira, 18, Mendherson disse que escondeu o dinheiro na casa da sogra por ter ficado assustado com as citações ao seu nome em meio às notícias de um suposto pagamento de propina a Aécio Neves. A informação de que o senador Aécio Neves teria pedido e recebido R$ 2 milhões indevidos da JBS surgiu na noite da véspera, 17. "Segundo as informações repassadas pelo investigado e presenciadas pelas testemunhas presentes no endereço da busca citado, na noite do dia 17/05/2017, após o alvo ter presenciado a divulgação de notícias dando conta de delações da empresa JBS e de um suposto esquema de pagamento de propinas ao Senador da República Aécio Neves, verificando-se inclusive citações ao seu nome, assustado com as mesmas, o alvo decidiu por pegar parte do dinheiro que estava guardado em sua residência para levá-lo para um local que não estivesse relacionado ao seu nome", diz o relatório. "Assim, deslocou-se com duas sacolas contendo aproximadamente 480 mil reais e levou até a cidade de Nova Lima, pedindo para sua sogra que ali reside (Rua Paraná), de nome Azelina Rosa Ribeiro, para guardá-los em local seguro, sem que a mesma soubesse do seu conteúdo", continua o relatório. Após ser preso, Mendherson tomou a iniciativa de ir junto com os agentes da Polícia Federal até o endereço que indicou. "No local, com Auto de Consentimento de Busca da Moradora, a equipe policial adentrou o recinto juntamente com o investigado, logrando a localização das duas sacolas com diversos pacotes com cédulas de 100 reais, escondida num dos quartos da residência", disse o policial. As sacolas e as cédulas foram arrecadadas no local. Segundo a PF, foram "devidamente conferidas e apreendidas em sede policial". A Operação Patmos foi deflagrada no dia 18 de maio no curso da investigação contra o presidente Temer, o senador Aécio Neves e o deputado federal Rodrigo Rocha Loures.

Prefeitura inicia construção de creche no bairro de Canabrava
Foto: Divulgação
O prefeito ACM Neto assinou a ordem de serviço para início imediato da construção da Creche e Pré-Escola Primeiro Passo na Rua Simone Machado, no bairro de Canabrava. Orçado em R$ 2,5 milhões, o espaço deverá ser entregue ainda este ano. O equipamento terá dez salas de aula, com capacidade de atender até 250 alunos. Seguindo o mesmo padrão das escolas entregues pelo município desde 2013, o projeto prevê ainda a construção de quatro sanitários: masculino, feminino, professores e para pessoas com deficiência. Além disso, a estrutura contará com refeitório, cozinha, depósito de merenda, lavanderia, área de serviço, parquinho, pátio externo, sala de professores, secretaria e diretoria. "É uma obra de extrema importância tanto para os pais, que vão ter um lugar para deixar os filhos com segurança para ir trabalhar, quanto para as crianças, que vão poder iniciar o aprendizado mais cedo", comentou o prefeito ACM Neto.
Marinha emite alerta de ondas de até 3,5 metros em Salvador neste sábado
Foto: Reprodução/ Rota do Sertão
A Marinha do Brasil emitiu alerta de mar agitado neste sábado (27) em Salvador. O comando do 2º Distrito Naval informou que, na área marítima compreendida entre a capital baiana e a cidade de Touros (RN), a previsão é de ondas de até 3,5 metros, até as 21h. Já na área litorânea entre Salvador (BA) e Recife (PE), a previsão é de ressaca, com ondas de até 2,5 metros, até as 9h de domingo (28). A Marinha informou também que permanece atenta à situação do tempo e, em caso de necessidade, as Organizações Militares responsáveis pela segurança da navegação na área marítima sob a responsabilidade do Com2ºDN poderão ser acionadas, em qualquer horário, por meio do telefone: (71) 3507-3777. Os pedidos de auxílio também podem ser encaminhados para o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (Salvamar) Leste, operado pelo Comando do 2º Distrito Naval em Salvador. 
Paulo Afonso: Edital de UTI deverá ser lançado nos próximos 60 dias
Foto: Divulgação / Foto: Zeca Teixeira
Em 60 dias, o edital de licitação para construção da  Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nair Alves de Souza, em Paulo Afonso deverá ser lançado pelo Governo do Estado. O objetivo é lançar o edital quando o projeto básico, que já foi aprovado pela pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), prefeitura e Estado já estiver concluído e completamente detalhado. "Vamos iniciar ainda esse ano a obra de recuperação do hospital e da UTI. A construção será realizada de forma modular, para que já no próximo ano possamos entregar a UTI funcionando à cidade”, explicou o governador Rui Costa, durante a inauguração da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Paulo Afonso. Em relação a policlínica do local, que tem seu terreno embargado por questões judiciais, Rui informou que o governo busca alternativas. "Iniciaremos a obra tão logo encontremos um terreno apropriado”, afirmou o governador. A policlínica beneficiaria nove municípios da região.
Prefeito ACM Neto participa de encontro da Juventude do Democratas neste sábado
Foto: Max Haack / Secom PMS
O prefeito de Salvador, ACM Neto, participa neste sábado (27) do encontro da Juventude do Democratas. O evento acontecerá a partir das 10h, no hotel Golden Tulip, no Rio Vermelho. São esperadas 70 delegações do interior. "Esse encontro será importante para mobilizarmos nossa militância jovem de todo o estado e discutirmos os temas do presente e o atual momento político do país, da Bahia e de Salvador. Nossa juventude é muito importante para o partido e tem tido um desempenho que merece ser destacado", destacou o prefeito. O deputado federal e presidente do DEM na Bahia, José Carlos Aleluia, também estará presente.
Sexta, 26 de Maio de 2017 - 18:45

MEC autoriza aulas a distância para o ensino fundamental 2

por Isabela Palhares | Estadão Conteúdo
MEC autoriza aulas a distância para o ensino fundamental 2
Foto: Marcos Santos / USP Imagens
O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta sexta-feira, 26, um decreto que amplia os casos em que é autorizada a oferta de aulas a distância para alunos dos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). A modalidade poderá ser adotada quando os estudantes estiverem "sem acesso às disciplinas obrigatórias do currículo escolar". O ensino a distância para o ensino básico (do 1º ano do fundamental ao 3º do médio) já era liberado em "situações emergenciais" em que o estudante está impedido de acompanhar as aulas presencialmente, como por motivos de saúde, ou se encontra no exterior ou privados de liberdade. Com o decreto, o MEC passou a liberar também a modalidade para os casos em que as disciplinas obrigatórias não estiverem sendo ofertadas para os alunos dos anos finais do fundamental. O decreto também alterou as regras para o ensino a distância no ensino médio e superior. As mudanças, segundo o MEC, atendem à reforma do ensino médio - o texto sancionado pelo presidente Michel Temer (PMDB), em fevereiro, já abria a possibilidade para que algumas disciplinas fossem ofertadas nessa modalidade. Os critérios de como será a oferta das disciplinas a distância ainda não foram definidos. Segundo o ministério, eles serão estabelecidos em conjunto com os sistemas de ensino, o Conselho Nacional de Educação (CNE) e Secretarias Estaduais de Educação.

Gilmar Mendes ataca Janot e pede ao STF que arquive pedido de impedimento
Foto: Divulgação / STF
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu à Corte o arquivamento da ação em que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, solicitou que ele seja declarado impedido de atuar no caso do empresário Eike Batista. Mendes respondeu a ofício enviado pela presidente do Supremo, Cármen Lúcia, que deu ao ministro a oportunidade de se manifestar sobre a ação. O procurador-geral argumentou que o magistrado não poderia ter atuado na análise do habeas corpus apresentado pela defesa de Eike, porque a mulher do ministro (relembre), Guiomar Mendes, trabalha no escritório de advocacia Sérgio Berumdes, que advoga para o empresário. No documento, o ministro atacou Janot ao dizer que a decisão dele foi um “ataque pessoal”, e a peça é “inconsistente”. "O arguente, ocupante eventual da Procuradoria-Geral da República, também teve a imagem afetada em razão das aleivosias inconsistentes que formulou. [...] O voluntarismo e a ousadia, estimulados por qualquer tipo de embriaguez, cegueira ou puro despreparo, não devem ser a força motriz de atos processuais. O instituto da arguição de impedimento foi usado como um ataque pessoal ao magistrado e, pior, à sua família. A ação do Dr. Janot é um tiro que sai pela culatra. Animado em atacar, não olhou para a própria retaguarda. As verdadeiras vítimas de sua imprudência foram as altas instituições do Supremo Tribunal Federal e da Procuradoria-Geral da República", complementou.


MAIS 984 MIL ACESSOS,   28/05/17 / RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!




983 MIL ACESSOS,  RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!

TOTAL DE ACESSOS   DO BLOG  MAIS  DE  983 MIL /    DIA 25/05/17/
Alemanha Mais de  180 Mil,  líder  Internacional  de  Acessos
Nos  Mais de 100  Países do Planeta  Terra
472ML ACESSOS INTERNACIONAIS,  VISIBILIDADE  EM MAIS  DE 100 PAÍSES NO PLANETA TERRA.....

Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
508149
Alemanha
181190
Estados Unidos
127230
Rússia
45504
Malásia
19730
China
14392
Ucrânia
8832
França
5920
Portugal
5460
Índia
4168




O POETA MARATONISTA!
             
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                         CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                          Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registrado em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DE VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.





Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 Salvador/Ba. 42. 198 metros
DIA 27/08/16



Curso  de  Comunicações  Verbais

(Um dos  melhores do Brasil/S. Paulo com credenciamento CFMO 097}


     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  de  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP

********************************************************************************
TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA DAS PEDRAS SETOR NORTE DA ARENA FONTE NOVA /BAHIA/BRASIL/20
******************************************************************************

                                      GALERIA DE  FOTOS

FOTOS DE FRANK CHAGAS  NO  VITÓRIA 1961 

Vitória Campeão 
 Torneio Início 30/07/1961/Fonte Nova


                              VITÓRIA CAMPEÃO DO TORNEIO INÍCIO 30/07/1961


EC Vitória campeão do Torneio início de 1961/ na primitiva Fonte Nova, com mais de 22 mil pessoas, Flu de Feira foi o vice-campeão. Torneio inicio Organizada pela ABCD - Associação Bahiana dos Cronistas Desportivo.

O citado Torneio, tradicional da então FBDT - Federação Bahiana de Desporto Terrestre (atual FBF). Abria o tradicional Campeonato Baiano de profissionais, desde dos primórdios, do citado campeonato da antiga FBDT

(atual FBF).

Frank Chagas, com este titulo do torneio início, tornou-se o primeiro jogador metense no Profissional da Bahia, a sagra-se Campeão de evento profissional do futebol Baiano.

Neste citado Torneio, a renda era para ABCD, a Fonte Nova, recebeu um público excelente de mais de 22 mil pessoas pagantes..

Em pé: Frank Chagas, Touro, Ouri, Medrado, Carlos Alberto... Agachados: Reginaldo (2º), Matos, Carlinhos Gonçalves e Ricardo. Tecnico Pinguela


EC Vitória campeão do Torneio início de 1961/ na primitiva Fonte Nova, com mais de 22 mil pessoas, Flu de Feira foi o vice-campeão. Torneio inicio Organizada pela ABCD - Associação Bahiana dos Cronistas Desportivo.

O citado Torneio, tradicional da então FBDT - Federação Bahiana de Desporto Terrestre (atual FBF). Abria o tradicional Campeonato Baiano de profissionais, desde dos primórdios, do citado campeonato da antiga FBDT

(atual FBF).

Frank Chagas, com este titulo do torneio início, tornou-se o primeiro jogador metense no Profissional da Bahia, a sagra-se Campeão de evento profissional do futebol Baiano.

Neste citado Torneio, a renda era para ABCD, a Fonte Nova, recebeu um público excelente de mais de 22 mil pessoas pagantes..
Em pé: Frank Chagas, Touro, Ouri, Medrado, Carlos Alberto... Agachados: Reginaldo (2º), Matos, Carlinhos Gonçalves e Ricardo. Tecnico Pinguela
FLU DE FEIRA VICE-CAMPEÃO DO TORNEIO 1961

Flu de Feira Vice-campeão do Torneio Início de 30/07/1961/Fonte Nova



VITÓRIA 0x 2 FLU DE FEIRA/Campeonato Baiano de 1961

Time do Vitória 1961 Fonte Nova, Ataque, agachados: Frank (nº 7), Reginaldo, Matos, Carlinhos Gonçalves....Em pé: dentre outros, vemos Nelinho e Boquinha (direita da foto), Jornal Tarde 24/09/1961 (jogo abaixo).

Nessa partida o EC Vitória jogava pela sequencia do campeonato Baiano de Profissionais, na primitiva Fonte Nova, diante do timaço do Flu de Feira e o Vitória foi derrotado por 3x2, com Frank Chagas na ponta direita (ele, Frank, era o coringa do Vitoria e jogava, em várias posições, ataque, defesa, meio campo, sendo técnico o excelente jogador Pinguela (exercia dupla função de jogador e técnico interino do Leão da Barra)).

Nenhum comentário:

Postar um comentário