terça-feira, 23 de maio de 2017

LAVA JATO, GEDDEL, AERCIO, RUI COSTA, KANÁRIO, NIEILTON, C. NORDESTE, BAVI ...

uarta, 24 de Maio de 2017 - 09:45

Vitória negocia com o atacante Lucas Fernandes, do Fluminense

por Glauber Guerra
 Vitória negocia com o atacante Lucas Fernandes, do Fluminense
Foto: Mailson Santana/ Fluminense FC
Após fechar com o atacante Neilton (saiba mais aqui), o Vitória busca mais uma peça para o setor ofensivo. O alvo é Lucas Fernandes, do Fluminense. De acordo com Sinval Vieira, diretor de futebol do Leão, as negociações para contratar o atleta já foram iniciadas. “Temos o interesse em Lucas Fernandes. Já iniciamos a negociação, mas ainda não tem nada fechado. Existem clubes que também querem. Todo jogador que a gente busca, sempre tem pelo menos um interessado”, disse o cartola, em entrevista ao Bahia Notícias. Curiosamente, Lucas Fernandes, de 23 anos, iniciou sua carreira nas divisões de base do Vitória, na equipe sub-15. Depois, ele foi para o CRB. O atleta ainda defendeu o Luverdense, Avaí, Bonsucesso-RJ e Atlético-PR. Nesta temporada, o jogador disputou 12 partidas pelo Flu e não marcou nenhum gol.
Quarta, 24 de Maio de 2017 - 09:40

Colunista cogita que Geddel pode virar delator

Colunista cogita que Geddel pode virar delator
Foto: Bruna Castelo Branco / Bahia Notícias
No seu drive diário desta quarta-feira (24), o colunista Fernando Rodrigues relata que, mesmo afastado por tráfico de influência, o ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima continua forte e está emplacando o primeiro nome na Secretaria de Patrimônio da União. Rodrigues diz ainda que é apenas uma cogitação, mas como o ex-ministro alterna momentos de euforia e tristeza, não será surpresa uma eventual delação premiada para melhorar sua situação. Caso aconteça, seria o primeiro ex-ministro na condição de delator.
Quarta, 24 de Maio de 2017 - 09:40

Equipe econômica tenta desvincular reforma da Previdência da crise

por Adriana Fernandes e Igor Gadelha | Estadão Conteúdo
Equipe econômica tenta desvincular reforma da Previdência da crise
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil
Em reação às incertezas políticas provocadas pelas denúncias contra o presidente Michel Temer, a equipe econômica traçou uma ofensiva para tirar o "carimbo" da crise da reforma da Previdência e das demais medidas econômicas. A avaliação é que há ainda uma base política relevante para dar continuidade à agenda, mesmo que isso signifique atrasar um pouco mais a votação, como já indicou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. A estratégia é manter as negociações para a aprovação das reformas da Previdência e trabalhista, mesmo sem uma definição de qual será o destino de Temer. O secretário de Previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano, por exemplo, disse que a reforma previdenciária vai além das questões de governo. A equipe econômica também está correndo para mandar ao Congresso projetos nas áreas de energia e de petróleo e gás, que devem ficar prontos num prazo entre 40 e 60 dias. Há uma percepção que, se Michel Temer deixar o cargo, o próximo presidente terá o apoio da mesma base política atual e já terá prontas as medidas para serem encaminhadas. "Trabalhamos com o cenário de que Temer é o presidente da República e ele continuará. Mas temos de ir à luta independentemente do cenário político, para dar continuidade à agenda econômica", disse um integrante da equipe econômica. O que mais preocupa é a reforma da Previdência. O governo tentará votar a proposta na Câmara em junho. Um alerta importante foi dado na segunda-feira pela agência de classificação de risco Standard & Poors, que colocou a nota do Brasil em observação e condicionou um não rebaixamento ao prosseguimento das reformas. Outro ponto que vem sendo dito aos investidores é que a nova rodada de leilões do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) está marcado para setembro. Assim, ainda há tempo de recompor a base política de tal forma que não atrapalhe a agenda de privatização. O cronograma de votação da reforma trabalhista foi mantido e a votação está marcada para a próxima semana. Essa movimentação foi considerada um avanço. O governo, no entanto, não conseguiu avançar na votação da MP do novo Refis e do projeto de convalidação dos incentivos fiscais que visa a acabar com a guerra fiscal entre os Estados. A votação dessas medidas é considerada um teste importante. "Teremos de avaliar como será a votação de medidas importantes, em especial, medidas provisórias, nesta semana e na próxima. Só depois disso, teremos uma ideia da fidelidade da base política do governo", disse fonte da área econômica.

Rui 'inaugura' metrô na Paralela e promete ar-condicionado nos ônibus para o CAB
Foto: Reprodução / TV do Servidor Público
Para celebrar a chegada do metrô a Estação de Pituaçu, o governador Rui Costa (PT) fez seu trajeto do Palácio de Ondina até o Centro Administrativo da Bahia (CAB) com o meio de transporte. Da Estação do CAB até a sede da Governadoria, o petista usou um ônibus, que fará o transporte gratuito para os passageiros. "Vamos melhorar o ônibus porque tem que ter ar-condicionado", anunciou Rui, que passou todo o trajeto conversando com o motorista e com os demais passageiros. De acordo com o governador, haverá reformas também nos pontos de ônibus para deixar a ligação no "nível do metrô". Além de Pituaçu e CAB, foram inauguradas também as estações Pernambués e Imbuí.
Angelo Coronel se reúne com Fetrab para discutir reajuste dos servidores
Foto: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias
O presidente da Assembleia Legislativa, Angelo Coronel (PSD), teve uma audiência nesta terça-feira (23) com sindicalistas da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab). De acordo com a presidente da instituição, Marinalva Nunes, o objetivo da reunião foi discutir o reajuste salarial da categoria, que está sem aumento desde 2015. “Estamos pedindo ao presidente Angelo Coronel que ele intermedeie com o governador Rui Costa o fim da política de aumento salarial zero do Estado da Bahia, que não concede reajuste linear desde 2015”, afirmou Marinalva. Ainda segundo a presidente da Fetrab, 40% do funcionalismo público estadual está com vencimento-base abaixo do salário mínimo funcional. O presidente da Cassa afirmou que considera o pleito dos servidores “muito justo”. “Sei que as finanças públicas estaduais estão muito combalidas, e a Bahia é um dos poucos estados que não atrasam os salários, mas vou levar o pleito ao governador Rui Costa e tentar ao menos uma negociação”, disse.
Aécio chorou na casa do presidente do Senado semanas antes de ser afastado, diz coluna
Foto: Lula Marques / AGPT
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) foi afastado do cargo na última quinta (18), mas há meses ele vem sendo investigado em cinco inquéritos da Lava Jato. Diante disso, semanas antes da deflagração da Operação Patmos, que culminou na prisão de sua irmã e de seu primo, o parlamentar chorou na casa do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE). A informação é da coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. Agora, Aécio afirma que é inocente e que foi vítima de uma armação por parte do empresário Joesley Batista (saiba mais aqui).
Comissão da AL-BA aprova moção de repúdio contra Kannário por episódio com PM
Foto: Jefferson Peixoto / Ag. Haack / Bahia Notícias
A Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou por unanimidade na reunião desta terça-feira (23) uma moção de repúdio ao cantor e vereador Igor Kannário por um episódio envolvendo a policial Tainá Gomes, na noite de domingo (21), na Micareta de Feira de Santana. Para os deputados, a atitude do cantor foi “abusiva, de cunho autoritário e desrespeitosa à Polícia Militar, uma vez que incitaria o ódio e a violência contra a corporação”. O colegiado também aprovou moção de apoio e solidariedade a policial. O presidente do colegiado, deputado Marcelino Galo (PT), lamentou o episódio em Feira de Santana. “O cantor agiu de maneira extremamente desrespeitosa com a instituição e agressiva com a policial que cumpria o seu dever institucional, que trabalhava para garantir a segurança de todos aqueles que seguiam o seu próprio trio. Ele é vereador no exercício da vereança em Salvador, em Feira estava como cantor. Seu posicionamento foi extremamente desrespeitoso e autoritário”, refletiu. Também na reunião da Comissão Direitos Humanos foi apresentada a acusação de racismo contra a administração do Salvador Trade Center. Acompanhado do ativista social Cristiano Santos, o gestor de projetos Márcio de Oliveira Desidério relatou aos deputados que foi abordado por dois policiais enquanto estava num café no empresarial, localizado na avenida Tancredo Neves. Ele contou que chegou a ser aconselhado por um investigador da 16ª Delegacia na Pituba a desistir da queixa. O colegiado encaminhou questionamentos ao Condomínio Salvador Trade Center, à 16ª Delegacia na Pituba e ao Ministério Público, que já acompanha o caso.
Quarta, 24 de Maio de 2017 - 08:35

Vitória fecha com Neilton e envolve Nickson na negociação

por Glauber Guerra
Vitória fecha com Neilton e envolve Nickson na negociação
Foto: Washington Alves / Light Press
O Vitória deve oficializar ainda nesta quarta-feira (24) a contratação do atacante Neílton, do Cruzeiro.  De acordo com Hamilton Bernard, empresário do jogador, a negociação já está praticamente acertada. Faltam apenas pequenos detalhes para o martelo ser batido. “Está praticamente certo. Apenas pequenos detalhes. Posso dizer que está 99% fechado com o Vitória. Nas próximas horas deveremos ajustar essas pequenas coisas”, disse o agente, em entrevista ao Bahia Notícias. Segundo o empresário, o jogador assinará em definitivo com o Vitória até julho de 2019 e o Cruzeiro ficará com um percentual. Além disso, o atacante Nickson, de 19 anos, foi envolvido na negociação. “Se fecharmos tudo, o contrato será até julho de 2019 e o Cruzeiro ficará com Nickson, que já está emprestado. O Cruzeiro também ficará com um percentual em caso de futura venda de Neílton”, finalizou. Neilton, de 23 anos, iniciou sua carreira no Santos e também já defendeu o Botafogo e o São Paulo.
Nickson é cria do Leão|  Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias
Sento Sé: Garimpo fez mais de 3 mil subirem serra em busca de ametistas, diz DNPM
Foto: Reprodução / Blog do Elvis
A procura pelas ametistas de Sento Sé, no Vale do São Francisco, já levou mais de três mil pessoas a subir a Serra da Quixaba (ver aqui). O cálculo é do Departamento Nacional de Pesquisas Minerais na Bahia [DNPM/BA]. Segundo o órgão, a procedência dos garimpeiros  também é variada. Vem de várias regiões do país atrás do desejo de sair de lá com as pedras preciosas. O DNPM informou que as primeiras ações do departamento em Sento Sé foram diagnosticar a área. Foram feitos registro das “bocas de serviços”, onde as pedras são procuradas, além de entrevistas com os garimpeiros sobre a atividade, a produção e a venda das pedras. Ainda segundo o DNPM, a equipe do órgão, composta pelo superintendente, Raimundo Sobreira, e mais dois técnicos, também prestou esclarecimentos sobre a regularização da atividade e sugeriu ações de suporte para minimizar os efeitos sociais e econômicos da atividade.
Quarta, 24 de Maio de 2017 - 08:15

Torcedores do Bahia madrugam em fila para garantir cota extra de ingressos

por Ulisses Gama
Torcedores do Bahia madrugam em fila para garantir cota extra de ingressos
Foto: Divulgação / EC Bahia
A cota de 3.100 ingressos liberada para a final da Copa do Nordeste entre Bahia e Sport mexeu com a torcida tricolor. Desde a madrugada desta quarta-feira (24), a fila se formou na Arena Fonte Nova para a venda que só terá início às 10h (veja mais informações). Através das redes sociais, o clube registrou a presença do público. Com a vantagem de um empate sem gols para se sagrar campeão, o Bahia recebe o Sport às 21h45. Confira:
Em vídeo, Aécio justifica empréstimo de R$ 2 milhões e nega ter cometido crime
Foto: Reprodução
Sem aparecer em público desde a deflagração da operação que resultou na prisão de sua irmã Andrea, no último dia 18, e após conversas suas gravadas virem à tona um dia antes, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) divulgou vídeo no qual se defende das acusações da qual é alvo. “Eu devo isso a vocês”, afirma o congressista, que disse ter sido alvo de uma “armação”. “Eu fui vitima de uma armação conduzida por réus confessos que só tinham um objetivo: livrar-se dos gravíssimos crimes de que são acusados, mesmo que para isso, tentassem implicar pessoas de bem”, afirmou. Aécio não negou o conteúdo das conversas que teve com o empresário Joesley Batista, sócio da JBS, mas defendeu que a situação na qual se encontrava foi uma encenação. “Há cerca de dois meses, eu pedi a minha irmã Andreia que procurasse o seu Joesley e oferecesse a ele a compra de um apartamento onde minha mãe vive há mais de 30 anos, herança de seu ex-marido, e que havia sido colocado à venda. Com parte desses recursos, eu poderia então pagar as despesas com a minha defesa em inquéritos que, tenho certeza, serão arquivados. E fiz isso porque não tinha dinheiro, não fiz dinheiro na minha vida pública”, relata. Diante da proposta de Aécio, por meio de sua irmã, Joesley teria, segundo o senador, conduzido a negociação para outro caminho. “Um empréstimo de R$ 2 milhões, que era o que nós calculávamos, teríamos que gastar ao longo dos próximos anos. Esse dinheiro, é claro, seria regularizado através de um contrato de multo, até para que meus advogados pudessem ser corretamente pagos”, justifica.  Segundo Aécio, a intenção do empresário era criar uma “falsa situação” que desse a aparência de um ato ilegal. “Não cometi qualquer crime”, disse, repetindo a mesma defesa para a irmã Andrea e o primo, Frederico Pacheco de Medeiros, que também foi preso – nas gravações, Aécio o indica como receptor do dinheiro. O tucano, no entanto, admite que errou por “ter permitido que minha irmã se encontrasse com um cidadão cujo caráter agora todo mundo conhece”; por ter se deixado enganar por “uma trama montada por criminoso; e por usar um palavreado que ele diz não ser acostumado a usar, mesmo em situações privadas. Ele afirma ainda que os irmãos Batista voltem ao Brasil para responder pelos seus crimes. “Os criminosos são aqueles que se enriqueceram ás custas do dinheiro público e que agora, nesse instante, lá no exterior, zombam dos brasileiros com os inacreditáveis benefícios que obtiveram”, criticou.
PF prende filho e braço-direito de Fernandinho Beira-Mar em operação nesta quarta
Foto: Reprodução / Globo News
A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira (24) o filho e o braço-direito do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar. As prisões respondem a alguns dos 35 mandados de prisão, 27 de condução coercitiva e 86 de busca e apreensão, que alcança o Rio de Janeiro, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Ceará e Distrito Federal. De acordo com o G1, a irmã de Beira-Mar, Alessandra da Costa, também é alvo de um mandado de prisão por organização criminosa e lavagem de dinheiro. Uma investigação da PF descobriu que o traficante, preso na Penitenciária Federal de Porto Velho (RO), expandiu os negócios. Além do tráfico, o criminoso controla máquinas de caça-níquel, venda de botijões de gás, cesta básica, mototáxi, venda de cigarros e abastecimento de água. Na denúncia que deu origem à investigação, foi descoberto que há uma grande quadrilha liderada pelo traficante que, mesmo preso, coordena o grupo por meio de mensagens escritas no papel e no celular. Beira-Mar acumula penas que somam quase 320 anos de prisão em crimes como tráfico de drogas, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e homicídio. 
Quarta, 24 de Maio de 2017 - 07:40

MP apura acusação de gastos indevidos da UPB em evento em resort de luxo

por Francis Juliano / Cláudia Cardozo
MP apura acusação de gastos indevidos da UPB em evento em resort de luxo
Foto: Reprodução / Rádio Igaporã
O 5° Encontro de Prefeitos da Bahia realizado em dezembro do ano passado pela União dos Municípios da Bahia [UPB] ainda dá pano para manga. Pelo fato de usar um resort de luxo em Guarajuba, no Litoral Norte – cujas diárias saíam por R$ 1 mil – a UPB recebeu críticas pelo encontro feito em meio à crise financeira. Agora, o Ministério Público da Bahia instaurou um inquérito para apurar a denúncia de gastos indevidos pela UPB no evento, ainda sob gestão da então presidente Maria Quitéria. Pelo que o Bahia Notícias apurou, a promotora de Justiça Heliete Viana já enviou ofício à UPB, pedindo várias informações. O MP quer saber, por exemplo, quais foram as fontes de financiamento, quantos prefeitos foram ao encontro, se houve custos de inscrição e como se deu o custeio das mesmas, além da programação oficial do evento. A UPB ainda não se manifestou sobre o ofício. À época do evento, a entidade declarou que o encontro recebeu apoio de diversas entidades públicas e privadas, mas não revelou o custo total do encontro.
Quarta, 24 de Maio de 2017 - 07:20

Toda Poderosa Eron: ‘Ninguém manda nessa nega’

por Fernando Duarte
Toda Poderosa Eron: ‘Ninguém manda nessa nega’
Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
A secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza de Salvador, Tia Eron (PRB), segue a máxima que a consagrou em 2016, quando afirmou, no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, que “ninguém manda nessa nega” (lembre aqui). O contexto, à época, era da especulação de que o voto dela seria decisivo para manutenção do mandato do então todo poderoso Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Entretanto, continua atual. No mesmo ano, durante o período pré-eleitoral, “engrossou” o pescoço e quase inviabilizou uma união da base aliada do prefeito ACM Neto (DEM) na campanha à reeleição. Ou Neto aceitava uma indicação do PRB para vice, ou enfrentaria a parlamentar numa disputa cujos votos seriam evangelizados contra a manutenção do prefeito no cargo. Recuou, mas conseguiu um naco maior da prefeitura de Salvador para o PRB: além da Secretaria de Manutenção, iria incorporar a secretaria que atualmente preside. Em 1º de janeiro, chegou a dizer não se “comandar” (lembre aqui). Ficou um mês no cargo e pediu licença para votar na eleição como deputada. Demorou a retornar. Após mais de um mês longe da secretaria, negociando as condições para que o então o suplente Marcos Medrado (PR) assumisse o cargo na Câmara, arredondou o retorno para Salvador, porém segue mais empoderada do que outros aliados do prefeito ACM Neto. Enquanto figurões de partidos se licenciaram para assumir postos no primeiro escalão soteropolitano, a exemplo de José Carlos Aleluia, que pediu afastamento temporário da presidência do DEM na Bahia – um decreto editado pela prefeitura proíbe o acúmulo dos cargos -, Tia Eron segue dando as cartas como presidente estadual do PRB. Continua num ritmo constante para conquistar espaços e garantir o suposto futuro político desejado: a participação na eleição majoritária de 2018. A igreja realmente concede bênçãos. E transforma seguidores em todo-poderosos. Na política, frise-se. Esse comentário foi ao ar na RBN Digital às 07h e será reprisado às 14h30.
PF se manifesta sobre interceptação de irmã de Aécio e Reinaldo Azevedo
Foto: Divulgação
A Polícia Federal se manifestou na noite desta terça-feira (23) sobre os diálogos interceptados entre a irmã do senador Aécio Neves (PSDB-MG), a jornalista Andrea Neves, que foi presa no último dia 18, e o jornalista Reinaldo Azevedo. Segundo a PF, a interceptação foi feita “por força de decisão judicial do Ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, nos autos da ação cautelar 4316”. A divulgação da conversa na tarde desta terça causou repercussão – nela, os dois fizeram críticas à Odebrecht, à Lava Jato e à própria revista Veja, na qual Azevedo trabalhava (veja aqui). Após o teor do diálogo vir à tona, Azevedo acabou pedindo demissão. Andrea afirma: “Agora, que está acontecendo na Veja, o que o pessoal fez… Assinaram todos os jornalistas e vão pegar a loucura desse cara [Alexandre Acioly, delator] para esquentar a maluquice contra mim”. Azevedo responde: “Ah, eu vi. É nojento, nojento. Eu vi. Tanto é que logo no primeiro parágrafo, a Veja publicou no começo de abril que não sei o que, na conta de Andrea Neves. Como se o depoimento do cara endossasse isso. E ele não fala isso”. A PF admite que as conversas “não diziam respeito ao objeto da investigação”. “Conforme estipula a Lei 9.296/96, que regulamenta a interceptação de comunicações telefônicas, e em atendimento à decisão judicial no caso concreto, todas as conversas dos investigados são gravadas. A mesma norma determina que somente o juiz do caso pode decidir pela inutilização de áudios que não sejam de interesse da investigação”. A PF ainda informou que a Procuradoria Geral da República (PGR) teve acesso à íntegra das gravações.
Quarta, 24 de Maio de 2017 - 06:40

Deputado Rodrigo Pacheco retira PEC das eleições diretas da pauta da CCJ

por Renan Truffi e Igor Gadelha | Estadão Conteúdo
Deputado Rodrigo Pacheco retira PEC das eleições diretas da pauta da CCJ
Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Câmara
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), retirou da pauta desta quarta-feira (24) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 227, que estabelece eleições diretas para o caso de vacância da Presidência da República. O projeto de autoria do deputado Miro Teixeira (Rede-RJ) foi apreciado pela comissão nesta terça, mas acabou não tendo seu relatório colocado em votação. Isso porque a base aliada obstruiu um requerimento que buscava a inversão da pauta da CCJ. A iniciativa da oposição tinha o objetivo de colocar a PEC 227 como primeiro item para análise. Ao final da sessão, Rodrigo Pacheco convocou nova sessão da CCJ para esta quarta-feira, às 10h, mas não incluiu o item na pauta, o que irritou deputados do PSOL e do PT. 
Filho denuncia abandono de espaço dedicado a Mário Cravo em Pituaçu: 'Está desmoronando'
Foto: Jamile Amine / Bahia Notícias
Cartões de visita do Parque Metropolitano de Pituaçu, o Espaço Mário Cravo e o Parque das Esculturas estão em processo avançado de deterioração. Criadas por Mário Cravo Júnior, último modernista baiano vivo, as poucas obras ali dispostas estão abandonadas. Em 2016, veio a promessa do governo estadual, que, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), se comprometeu a catalogar, preservar e manter o acervo no local, além de reformar o espaço. Na ocasião, durante uma reunião com o filho do artista, Ivan Cravo, o secretário Jorge Portugal chegou a dizer que o poder público iria dar a Mário Cravo “o tratamento que ele merece” e que não é Mário Cravo quem deve à Bahia, “mas a Bahia é que deve a ele”. O encontro foi registrado pela Secult, que em seu site publicou a notícia: "Obras de Mário Cravo serão mantidas no espaço dedicado ao artista, em Pituaçu".  Também presente na reunião, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) - órgão vinculado à Secretaria de Cultura - , por sua vez, deveria dar apoio jurídico e iniciar o inventário das peças que foram doadas ao Estado em 1994. Hoje, apenas esta parte do acordo foi cumprida, garantindo que centenas de obras fossem transferidas à reserva técnica do Palacete das Artes, onde ficam preservadas. O Termo de Responsabilidade Técnica pela guarda de tais obras, referente ao Processo de N° 0607160027551, foi publicado no início deste mês no Diário Oficial do Estado, contando com as assinaturas de Ivan Cravo e de João Carlos Cruz de Oliveira, Diretor Geral do Ipac. Clique aqui e leia a matéria completa!
Líder do governo quer alterar artigo da LOM que provocou judicialização do Revitalizar
Foto: Max Haack / Ag Haack / Bahia Notícias
O líder da bancada do governo na Câmara, Henrique Carballal (PV), vai tentar alterar o artigo da Lei Orgânica do Município (LOM) que foi um dos responsáveis por provocar a judicialização do projeto Revitalizar (veja mais). O vereador apresentou nesta terça-feira (23) um projeto de emenda à LOM para que projetos oriundos do executivo sejam submetidos a apenas uma votação no plenário do legislativo. Atualmente, interpretações divergentes da lei causam polêmica entre as bancadas de oposição e governo. O Regimento Interno da Câmara determina que projetos do executivo sob regime de urgência devem ter duas votações. Já a LOM dispõe que projetos do executivo devem tramitar com duas votações, mas não especifica sobre casos com regime de urgência. O Revitalizar foi aprovado no final de abril com uma votação. Esse foi um dos questionamentos apontados por vereadores da oposição quando recorreram ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para evitar a sanção do projeto, que concede benefícios fiscais para restauração de imóveis no Centro Histórico. "Na verdade o projeto adequa a Lei Orgânica ao Regimento", explica Carballal em entrevista ao Bahia Notícias. "Uma reforma maior da Lei Orgânica é necessária, só que isso naturalmente demandaria muito mais tempo. Mas para evitar que haja uma contradição entre o que preceitua o regimento da Casa e a Lei Orgânica, a gente apresentou esse projeto", analisou. O legislativo de Salvador já seguiu, neste ano, a interpretação defendida pela oposição. Em fevereiro, a regulamentação do Reda foi aprovada após duas votações (veja mais). Aproveitando a questão judicial, o presidente da Câmara, Leo Prates, vai pedir para que TJ-BA se pronuncie sobre qual entendimento deve prevalecer na análise de matérias do executivo. "Para acabar com essa celeuma, a gente vai pedir que o TJ se pronuncie", disse em entrevista ao Bahia Notícias nesta terça, defendendo o entendimento que permite apenas uma votação. "O regimento já diz que o prazo de tramitação dos projetos do executivo é de 75 dias. Se o regime de urgência não servir para reduzir o numero de votações, é porque o regime de urgência não serve para nada no fim", explicou. Aprovar um projeto de lei que altere a LOM, no entanto, não é uma tarefa fácil, ainda mais ao tratar de uma questão polêmica. São necessários os votos de 29 dos 43 vereadores para aprovar o regime de urgência da matéria. Superando essa etapa, ela vai precisar de duas votações no plenário, novamente com o apoio de 29 vereadores em cada uma delas.
Monte Santo: TJ considera improcedente ação contra Cappio por 'preferir famílias biológicas'
Foto: Agência Câmara
O Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) julgou improcedente o pedido para condenar o juiz Luis Roberto Cappio Guedes Pereira, conhecido por atuar no caso de adoção de crianças da cidade de Monte Santo. O pleno considerou improcedente a reclamação contra o magistrado por ter declarado que tem preferência à família biológica de crianças em processos de adoção sob sua jurisdição. O processo ainda foi extinto sem exame de mérito por queixas relacionadas a falta de urbanidade com advogados, promotores e serventuários, por já terem sido analisadas em outros processos administrativos e serem consideradas improcedentes. O processo contra o juiz foi instaurado no TJ a pedido do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2014. Cappio foi afastado da comarca em outubro de 2012, após o programa Fantástico, da Rede Globo, noticiar um suposto esquema de adoção irregular de crianças. Clique aqui e leia a matéria completa!
TJ-BA condena OceanAir a indenizar passageira impedida de embarcar com bicho de estimação
Foto: Victor Calzada / AP Photo/El Paso Times
A companhia aérea OceanAir, adquirida pela Avianca, foi condenada a pagar R$ 30 mil em indenização a uma passageira que foi retirada da aeronave pela Polícia Federal por não portar caixa de transporte para animais de estimação dentro do tamanho máximo determinado. A decisão foi realizada pela Quinta Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em unanimidade. Na ação, a OceanAir entrou com recurso da decisão de primeira instância, afirmando que o valor de R$ 10 mil que havia sido fixado era exacerbado em relação ao que realmente ocorreu. A passageira ajuizou uma ação indenizatória por danos morais após ter sido impedida de viajar entre Brasília e Salvador, após ter embarcado. A consumidora alega que fez check-in no balcão da companhia aérea para despachar sua bagagem, onde geralmente é realizado a pesagem e medição dos itens que serão embarcados, e que em nenhum momento foi chamada a atenção sobre o tamanho do transporte. O entendimento do TJ-BA é que a companhia aérea teria que recusar o transporte do animal “em momento que propiciasse à autora alternativas para não embarcar o animal de estimação, se assim o desejasse”. “Jamais quando já acomodada na poltrona da aeronave”, disse a decisão. Ainda foi destacado que a companhia aérea não apresentou provas para comprovar que a caixa de transporte realmente estava em desconformes com o máximo permitido. “Apesar da insistente referência ao descumprimento pela autora [a companhia aérea] desta norma interna, a recorrente foi incapaz de produzir provas a respeito das suas alegações, tenham sido contemporâneas ao fato ou no curso da instrução processual”, ressalta o despacho. Para o Tribunal, a ação de retirar a passageira da aeronave foi feita “de forma leviana e precipitada”. A OceanAir alegou, no recurso, que o evento apenas causou “meros aborrecimentos” à consumidora. O Tribunal não concordou com tal alegação. “Não se pode negar que além do transtorno de se ver impedida de prosseguir no vôo, tal fato ocorreu dentro da aeronave e foi conduzida de forma absolutamente desastrosa pela companhia aérea. A retirada da autora de dentro da aeronave conduzida por policiais federais, evidentemente, provocou constrangimento e situação extremamente vexatória, afetando a esfera íntima dos seus direitos da personalidade. Tais transtornos não se categorizam como meros aborrecimentos. Tratam-se de acontecimentos que ultrapassam a linha dos dissabores cotidianos, atingindo valores íntimos da autora”, julga o TJ-BA. A quantia fixada pela primeira instância foi majorada no TJ-BA de R$ 10 mil para R$ 30 mil. Para o Tribunal, “o montante da indenização não representou a extensão do dano suportado pela autora, deixando de cumprir, com exatidão, as funções compensatória e punitiva da reparação”, afirma.
Destaque em Justiça: JF nega pedido de aposentadoria a lavradora com TOC
Uma lavradora diagnosticada com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) não poderá ser aposentada por invalidez, por não estar incapacitada para o trabalho. O pedido de conversão do auxílio-doença em aposentadoria foi negado pela Subseção da Justiça Federal em Paulo Afonso e foi mantida pela 1ª Câmara Regional Previdenciária da Bahia. Leia essa e outras notícias na coluna Justiça!

Destaque em Saúde: Ministro da Saúde garante retorno de cubanos ao Mais Médicos
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, informou que Cuba voltará a oferecer profissionais para o Mais Médicos. A negociação teria sido concluída e, nesta terça-feira (23) em Genebra, o governo cubano deve confirmar que a colaboração continua. Leia essa e outras notícias na coluna Saúde!
O cantor, apresentador e produtor Kid Vinil, morto na última sexta-feira (19), em São Paulo (clique aqui e saiba mais), mantinha um relacionamento secreto há 30 anos. Ao jornal O Extra, o companheiro do músico, o advogado Jaime Gaeta, contou os motivos pelos quais a relação era escondida do público. Leia essa e outras notícias na coluna Cultura!
Destaque em Holofote: Para evitar ligação com corrupção, SBT afasta Ticiana Villas Boas
Com o objetivo de evitar polêmicas relacionadas a política e corrupção, devido aos áudios divulgados pelo marido e empresário Joesley Batista na última semana, o SBT decidiu afastar definitivamente a apresentadora Ticiana Villas Boas da terceira temporada do reality show “Bake Off Brasil”. Leia essa e outras notícias na coluna Holofote!
Destaque em Esportes: Chapecoense é punida por escalação e está eliminada da Libertadores
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) puniu nesta terça-feira a Chapecoense pela escalação irregular do zagueiro Luiz Otávio na partida disputada contra o Lanús, em Buenos Aires, no último dia 18 de maio, no estádio La Fortaleza, pela Copa Libertadores. Leia essa e outras notícias na coluna Esportes!
Mulher diz que baianos deveriam morrer em atentado na Inglaterra e causa revolta
Foto: Reprodução/ Facebook
Uma mulher usou seu perfil no Facebook para fazer um comentário xenófobo e racista contra os baianos. Em um comentário, ela disse que o ataque terrorista que causou a morte de 22 pessoas e feriu mais 100 em Manchester, na Inglaterra, no fim do show da cantora Ariana Grande, deveria ter acontecido na Bahia. "Só lamento que tenha sido em Manchester e não na Bahia. Seria lindo ver aquele gente nojenta e escurinha da Bahia explodindo. Kkkkkkkkkkkk", escreveu a mulher, o que causou revolta entre os internautas.  Indignados, eles passaram a compartilharam prints do comentário e da página do Facebook. "A racista [nome] lamenta q um ataque com bomba ñ tenha acontecido na Bahia. Mande um recado pra ela no Facebook. Cadeia pra ela!", escreveu uma internauta no Twitter. Alguns usuários da rede social relataram que, após a revolta gerada pelo comentário, o perfil foi bloqueado pela mulher.
Operação apreende 72 equipamentos irregulares na orla da Barra
Foto: Matheus Buranelli / Secom
Uma operação organizada por órgãos da prefeitura resultou na apreensão de 72 equipamentos irregulares na orla da Barra. Foram apreendidas 50 cadeiras de PVC, quatro facões, dez garrafas de vidro e oito churrasqueiras. Além disso, dez estabelecimentos comerciais foram notificados. O uso dos objetos descumpria um decreto municipal que trata da atividade econômica na faixa de areia da orla marítima de Salvador. A operação foi realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), por meio da Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização (CLF), e a Guarda Civil Municipal (GCM). “Essa fiscalização é de rotina e ajuda a garantir que os estabelecimentos cumpram os direitos do consumidor”, explicou o diretor da Codecon, Alexandre Lopes.
Casarão que cedeu estrutura será desapropriado nos próximos dias
Foto: Max Haack / Secom PMS
O casarão do Comércio, onde parte da estrutura interna cedeu nesta terça (23) (veja aqui), será desapropriado pela prefeitura nos próximos dias. O imóvel fica localizado na poligonal de tombamento do Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, junto com outros seis imóveis, será desapropriado para a construção do Museu da História de Salvador e do Arquivo Público da cidade. De acordo com a assessoria da prefeitura, representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) que irão implantar os novos edifícios culturais, estiveram no local para verificar os prejuízos ao projeto, que será construído com recursos de financiamento do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo em Salvador (Prodetur) e do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
Bahia vacinou apenas 53% do público-alvo contra gripe; meta do governo é de 90%
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
A menos de uma semana do fim da Campanha de Vacinação contra Gripe, a Bahia vacinou apenas 53,71% do público-alvo. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (22), aproximadamente 1,7 milhão de baianos foram imunizados. O público-alvo no estado inclui cerca de 3,3 milhões de idosos a partir de 60 anos, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas sócioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A campanha será encerrada nesta sexta-feira (26) e tem o objetivo de imunizar 90% do público indicado.
STF determina prisão de deputado Celso Jacob, do Rio de Janeiro
Foto: Lucio Bernardo Jr/ Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF), através da Primeira Turma determinou que a pena que o deputado Celso Jacob (PMDB-RJ) havia sido condenado seja executada. O parlamentar foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) e o colegiado do STF fixou pena de sete anos e dois meses no regime semiaberto, mais multa, ao deputado por falsificação de documento público e dispensa de licitação. O mandato não foi cassado. Jacob foi acusado, em 2003, quando era prefeito,  de fraudar a publicação de uma lei municipal de Três Rios. Ele teria acrescentado um artigo que não foi votado na Câmara dos Vereadores. O artigo criava crédito orçamentário adicional para construir uma creche. O deputado afirmou ao jornal O Globo que irá recorrer da decisão. "Eu sei que ainda vou recorrer, porque é uma creche, não tem dano ao erário, não tem perda nenhuma. É uma coisa que eu ganhei em outro processo que eu tinha aí como inquérito, uma licitação. Eu ganhei, igualzinho, sem dano ao erário, eles me deram provimento. E nesta estão me condenando", disse.



MAIS 982 MIL ACESSOS,   23/05/17 / RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!




981 MIL ACESSOS,  RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!

TOTAL DE ACESSOS   DO BLOG  MAIS  DE  981 MIL /    DIA 20/05/17/
Alemanha Mais de  180 Mil,  líder  Internacional  de  Acessos
Nos  Mais de 100  Países do Planeta  Terra
472ML ACESSOS INTERNACIONAIS,  VISIBILIDADE  EM MAIS  DE 100 PAÍSES NO PLANETA TERRA.....

Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
508149
Alemanha
181190
Estados Unidos
127230
Rússia
45504
Malásia
19730
China
14392
Ucrânia
8832
França
5920
Portugal
5460
Índia
4168




O POETA MARATONISTA!
             
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                         CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                          Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registrado em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DE VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.





Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 Salvador/Ba. 42. 198 metros
DIA 27/08/16



Curso  de  Comunicações  Verbais

(Um dos  melhores do Brasil/S. Paulo com credenciamento CFMO 097}


     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  de  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP

********************************************************************************
TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA DAS PEDRAS SETOR NORTE DA ARENA FONTE NOVA /BAHIA/BRASIL/20
******************************************************************************

                                      GALERIA DE  FOTOS

FOTOS DE FRANK CHAGAS  NO  VITÓRIA 1961 

Vitória Campeão 
 Torneio Início 30/07/1961/Fonte Nova


                              VITÓRIA CAMPEÃO DO TORNEIO INÍCIO 30/07/1961


EC Vitória campeão do Torneio início de 1961/ na primitiva Fonte Nova, com mais de 22 mil pessoas, Flu de Feira foi o vice-campeão. Torneio inicio Organizada pela ABCD - Associação Bahiana dos Cronistas Desportivo.

O citado Torneio, tradicional da então FBDT - Federação Bahiana de Desporto Terrestre (atual FBF). Abria o tradicional Campeonato Baiano de profissionais, desde dos primórdios, do citado campeonato da antiga FBDT

(atual FBF).

Frank Chagas, com este titulo do torneio início, tornou-se o primeiro jogador metense no Profissional da Bahia, a sagra-se Campeão de evento profissional do futebol Baiano.

Neste citado Torneio, a renda era para ABCD, a Fonte Nova, recebeu um público excelente de mais de 22 mil pessoas pagantes..

Em pé: Frank Chagas, Touro, Ouri, Medrado, Carlos Alberto... Agachados: Reginaldo (2º), Matos, Carlinhos Gonçalves e Ricardo. Tecnico Pinguela


EC Vitória campeão do Torneio início de 1961/ na primitiva Fonte Nova, com mais de 22 mil pessoas, Flu de Feira foi o vice-campeão. Torneio inicio Organizada pela ABCD - Associação Bahiana dos Cronistas Desportivo.

O citado Torneio, tradicional da então FBDT - Federação Bahiana de Desporto Terrestre (atual FBF). Abria o tradicional Campeonato Baiano de profissionais, desde dos primórdios, do citado campeonato da antiga FBDT

(atual FBF).

Frank Chagas, com este titulo do torneio início, tornou-se o primeiro jogador metense no Profissional da Bahia, a sagra-se Campeão de evento profissional do futebol Baiano.

Neste citado Torneio, a renda era para ABCD, a Fonte Nova, recebeu um público excelente de mais de 22 mil pessoas pagantes..
Em pé: Frank Chagas, Touro, Ouri, Medrado, Carlos Alberto... Agachados: Reginaldo (2º), Matos, Carlinhos Gonçalves e Ricardo. Tecnico Pinguela
FLU DE FEIRA VICE-CAMPEÃO DO TORNEIO 1961

Flu de Feira Vice-campeão do Torneio Início de 30/07/1961/Fonte Nova



VITÓRIA 0x 2 FLU DE FEIRA/Campeonato Baiano de 1961

Time do Vitória 1961 Fonte Nova, Ataque, agachados: Frank (nº 7), Reginaldo, Matos, Carlinhos Gonçalves....Em pé: dentre outros, vemos Nelinho e Boquinha (direita da foto), Jornal Tarde 24/09/1961 (jogo abaixo).

Nessa partida o EC Vitória jogava pela sequencia do campeonato Baiano de Profissionais, na primitiva Fonte Nova, diante do timaço do Flu de Feira e o Vitória foi derrotado por 3x2, com Frank Chagas na ponta direita (ele, Frank, era o coringa do Vitoria e jogava, em várias posições, ataque, defesa, meio campo, sendo técnico o excelente jogador Pinguela (exercia dupla função de jogador e técnico interino do Leão da Barra)).



Nenhum comentário:

Postar um comentário