Flamengo e Atlético Mineiro. Os dois gigantes do futebol brasileiro serão os primeiros a botar a bola para rolar no campeonato mais equilibrado do planeta na edição 2017. O Brasileirão começa neste sábado (13) já em clima de decisão. Afinal, as duas equipes são consideradas grandes favoritas ao título deste ano - terminaram o último nacional entre os quatro primeiros colocados e foram, recentemente, campeões em seus respectivos estaduais.
Além da grandeza e rivalidade envolvendo as duas camisas no histórico do confronto, Atlético e Flamengo levarão para campo nesta estreia um duelo particular que poderá ser uma atração à parte durante a competição: Fred x Paolo Guerrero.
Os dois atacantes são candidatos ao título de artilheiro de 2017. Fred foi um dos que mais fez a rede balançar em 2016, marcando 14 gols. Já Guerrero teve o seu melhor desempenho em uma temporada desde que chegou ao Flamengo, sendo o artilheiro da equipe no ano. O peruano vive grande fase e foi o artilheiro do Campeonato Carioca, com 10 gols. Assim como o atacante atleticano, que também marcou 10 vezes no Mineiro.
Maracanã é o palco
Flamengo e Atlético-MG se enfrentam às 16h, no Maracanã. O palco não poderia ser melhor para a estreia da competição mais importante do calendário nacional. Templo do futebol mundial, o estádio receberá grande público e será uma vantagem importante para o time carioca. Em 2017, o Flamengo ainda não perdeu jogando no Maracanã. Já do lado atleticano, um jogador não vê a hora de pisar no gramado sagrado: Otero. O camisa 11 está confirmado para a partida e nunca jogou no estádio.
– Vamos começar o Brasileirão contra um time muito forte, na casa deles, no campo deles, que vai ser muito difícil. Mas a gente precisa começar com o pé direito e estamos preparados para isso. Estamos muito bem. Vamos com a cabeça voltada para a possibilidade de ganhar o jogo. O campeonato é muito difícil, muito longo, e acho muito importante o começo – comentou Otero ao site oficial do Atlético Mineiro.
Do lado rubro-negro, quem falou sobre o confronto foi o meia Ederson. O jogador retornou à equipe no meio da semana, contra o Atletico-GO, pela Copa do Brasil, e vive a expectativa de conseguir uma vaga no time titular após oito meses fora dos gramados:
– Com certeza será um grande jogo. Enfrentar um time qualificado como o Atlético-MG logo na estreia do campeonato nos motiva muito, são dois campeões estaduais. Como o Zé Ricardo sempre fala nos treinos, temos que virar a chave. Espero que seja uma grande partida entre duas equipes de qualidade.
Corinthians x Chapecoense protagonizam o outro jogo do Brasileirão neste sábado. A partida será às 19h, na Arena Corinthians, em São Paulo.   
A primeira rodada continua no domingo com mais sete jogos. Destaque para o confronto entre Palmeiras e Vasco, no Allianz Parque. Ante de a bola rolar, uma cerimônia de abertura marcará o início do Brasileirão, com direito a show musical com Alok.