quinta-feira, 25 de maio de 2017

FERROVIA NORTE SUL, ROBERTO FREIRE, BAHIA TRI DA C. NORDESTE E MUITO MAIS


Quinta, 25 de Maio de 2017 - 08:20  BAHIA  NOTICIAS A FONTE 

Primeiro a abandonar o governo, Roberto Freire afirma que Temer perdeu a governabilidade

Primeiro a abandonar o governo, Roberto Freire afirma que Temer perdeu a governabilidade
Foto: Alexandra Martins / Câmara dos Deputados
Antes mesmo da divulgação do áudio da conversa entre o presidente Michel Temer (PMDB) e o empresário Joesley Batista, o deputado federal Roberto Freire decidiu abandonar o Ministério da Cultura (MinC). De lá para cá, o governo tem conseguido manter seus principais apoios, mas Freire não demonstra nenhum arrependimento da decisão. "Perdeu-se totalmente a governabilidade. Não dá. Agora, é preciso se arrumar uma solução, construirmos a transição", declarou o ex-ministro, segundo informações da coluna Radar Online, da Veja. Assim como Freire, o PPS abandonou a base aliada de Temer, mas o ministro da Defesa Raul Jungmann (PPS-PE) resolveu permanecer. No caso de Freire, mesmo que se recuse a endossar o pedido de renúncia do presidente, ele acredita que esse pode ser um processo natural. "Não se diz a ninguém que deve-se renunciar. Isso é uma decisão dele. Possivelmente, outros ministros farão o mesmo que eu e isso virá a ocorrer, não há como saber", opina o ex-ministro. De volta à Câmara, ele não possui muita confiança na oposição para que se recupere a credibilidade do país. Interinamente, o MinC está sob gestão do secretário-executivo da pasta, João Batista de Andrade.
Senhor do Bonfim: Câmara aprova 'guerra de espadas' como patrimônio cultural
Foto: Reprodução / TV São Francisco
Um projeto que torna patrimônio cultural a “guerra de espadas” em Senhor do Bonfim, no Piemonte Norte do Itapicuru, foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores local. A tradicional disputa ocorre durante o período junino e divide a opinião dos moradores. Vários deles pedem o fim da prática por conta dos riscos. Segundo a TV São Francisco, no São João de 2016, pelo menos 19 pessoas ficaram feridas. Mesmo sabendo que a atividade é considerada ilegal, a Câmara disse que pretende se reunir com Exército, Polícia Civil e Ministério Público para tentar legalizar a guerra de espadas. Depois de aprovado pelos edis, o projeto segue para sanção do prefeito. A assessoria de comunicação da prefeitura disse o projeto ainda não chegou às mãos do executivo, mas deve ser aprovado e publicado no Diário Oficial do Município.
Polícia apreende lagostas e detém três por venda irregular
Foto: Divulgação/PM-BA
A Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) realizou nesta terça-feira (24) três apreensões de lagostas que estavam sendo comercializadas de forma ilegal, durante rondas ambientais. Iniciado no dia 1º de dezembro, o período de defeso da lagosta se estende até o dia 31 deste mês – durante este intervalo, é proibida a pesca das espécies mais procuradas, como a lagosta vermelha e a “cabo verde”, para proteger a reprodução dos crustáceos. Os pescadores que infringirem a norma do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), que data de novembro de 2008, pagam multas por quilo de produto irregular, além de penas que chegam até três anos de detenção. Na ação desta quarta, três pessoas foram detidas. Jailson Pereira da Cruz, 38 anos, e José Marcos Santos Guimarães, 43. Eles estavam com 25 unidades de lagosta à venda, e foram conduzidos e apresentados na 9ª Delegacia Territorial (Boca do Rio). O material foi doado para a instituição Bell Machado, no bairro Boca do Rio; O terceiro preso foi Edson Coutinho dos Santos, 41 anos. Ele vendia 40 unidades do crustáceo na rua Silvino Pereira, no bairro Uruguai. Ele foi encaminhado para a 3° DT (Bonfim) e disse ter comprado a mercadoria no Mercado do Peixe para revender e que não sabia que a comercialização era irregular neste período. O produto foi doado ao Abrigo Dom Pedro II, no bairro de Boa Viagem.
PF realiza operação que apura lavagem de dinheiro fruto de propina da Ferrovia Norte-Sul
Foto: Reprodução / TV Anhanguera
O Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF) realizam na manhã desta quinta-feira (25) uma operação relacionada a crimes de lavagem de dinheiro resultante do recebimento de propina nas obras da ferrovia Norte-Sul. A ação, que é um desdobramento das investigações da Operação Lava Jato e uma nova etapa das operações “O Recebedor” e “Tabela Periódica”, se baseia em acordos de colaboração premiada assinados com o MPF-GO pelos executivos das construtoras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez. Ao todo, são cumpridos 2 mandados de prisão preventiva, 7 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de condução coercitiva. Os principais alvos da operação são o presidente da Valec (empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes responsável pela construção da ferrovia), José Francisco das Neves, seu filho Jader Ferreira das Neves e o advogado Leandro de Melo Ribeiro. Francisco e Jader são suspeitos de continuarem a lavar dinheiro resultante de propina, ocultando parte do patrimônio amealhado (clique aqui)Já Leandro é suspeito de ser laranja dos dois primeiros e de ajudá-los na ocultação do patrimônio. Após solicitação do MPF-GO, o juiz substituto da 11ª Vara Federal da Sessão Judiciária de Goiás determinou as prisões preventivas de Jader e de Leandro, e as conduções coercitivas de Juquinha, do advogado Mauro Césio Ribeiro (sócio e pai de Leandro), de Jeovano Barbosa Caetano e de Fábio Junio dos Santos Pereira, que também são suspeitos de prestarem auxílio para a execução de atos de lavagem. Os mandados de buscas e apreensões serão cumpridos nas casas dos investigados; na sede das empresas Pólis Construções e Noroeste Imóveis, que funcionariam no escritório de advocacia de Mauro Césio e Leandro Ribeiro, que também abrigaria a sede da Imobiliária Água Boa.
Atrelar ‘Fora Temer’ ao movimento ‘Volta Lula’ é erro que a esquerda prefere insistir
Foto: Lula Marques/ Agência PT
“Fora Temer”. O afastamento temporário da ex-presidente Dilma Rousseff, com a aceitação do processo de impeachment pelo Senado, em maio de 2016, foi a deixa para que os apoiadores da petista transformassem todos os demais em “golpistas”. O mantra de duas palavras, então, se repetiu e se tornou cult, ao ponto de ser exaustivamente ouvido em momentos diversos, desde as manifestações que aconteceram desde a saída de Dilma até o Carnaval de Salvador, com a banda BaianaSystem. Porém, por um erro de estratégia, foi atrelado pelos apoiadores de Dilma – fundamentalmente à esquerda – ao processo encampado, principalmente pelos petistas, do “Volta Lula”. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, réu em cinco processos, é a menina dos olhos desses grupos para ser candidato em 2018 e, do lado diametralmente oposto, objeto de repúdio para aqueles que defendem o afastamento do PT do poder. No entanto, nem todos aqueles que são contra o ex-presidente Lula são favoráveis à permanência de Michel Temer no Palácio do Planalto. É aí que reside um erro que impede uma adesão maior às mobilizações que podem movimentar o país, após o atual presidente ser flagrado em conversas pouco republicanas com o empresário Joesley Batista, do Grupo JBS. O “centro”, que tem menos poder de aglutinar pessoas nas ruas, não tomará partido enquanto essa dualidade permanecer. Sem esses “médios”, o dia pode até ser nacional de luta e a greve pode até prometer ser geral. Mas vai ficar restrita aos sindicalistas e correligionários da esquerda. Apostar que é possível pedir “Fora Temer” sem as ruas é um problema tão grande quanto promover quebra-quebras, a exemplo do que se viu em Brasília nesta quarta. Entretanto, não adianta pedir um “Volta Lula” e tentar mobilizar quem não comunga com os ideais do petista. Esse comentário foi ao ar na RBN Digital às 07h, com reprise às 14h30.
Félix Mendonça Junior é eleito coordenador da bancada baiana no Congresso
Foto: Divulgação
O deputado federal Félix Mendonça Jr. (PDT) foi eleito nesta quarta-feira (24) coordenador da bancada baiana no Congresso. “Agradeço a toda a bancada federal da Bahia por ter escolhido a mim como novo coordenador em substituição ao deputado José Carlos Araújo (PR). Espero poder representar bem o Parlamento federal”, afirmou o presidente estadual do PDT. O deputado federal João Gualberto (PSDB) chegou a manifestar vontade de ocupar o posto, mas acabou deixando a disputa.
Quinta, 25 de Maio de 2017 - 06:40

Investigações apontam que Ricardo Teixeira usou Andorra para negócios suspeitos

por Jamil Chade | Estadão Conteúdo
Investigações apontam que Ricardo Teixeira usou Andorra para negócios suspeitos
Foto: Ricardo Stuckert/ CBF
No dia 3 de junho de 1998, 5,5 mil pessoas assistiram a um jogo inusitado: campeã do mundo àépoca, a seleção brasileira, enfrentava, no campo do adversário, a modesta seleção de Andorra, criada dois anos antes e que entrou em campo com sete jogadores amadores. A seleção se preparava para a Copa do Mundo da França e a decisão da CBF de levá-la ao principado para enfrentar uma equipe que jamais havia vencido uma partida e nem mesmo arrancado um empate foi bastante criticada. Mas não era apenas em campo que a CBF mantinha boa relação com Andorra. Investigações recentes revelam que foi pelo sistema financeiro do principado que chegou o dinheiro desviado entre o ex-presidente do Barcelona, Sandro Rosell, e o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira. A suspeita é de que ambos teriam usado a seleção para lavar dinheiro. Sandro Rosell foi preso na última terça-feira (18) e nesta quinta será ouvido pelos procuradores em Madri. De acordo com apurações do jornal O Estado de S.Paulo, a rota do dinheiro envolveu Brasil, Catar, contas secretas na Suíça e bancos em Andorra. Por um ano, procuradores espanhóis monitoraram as transações, antes de lançar a operação. Mas o caso é apenas o mais recente envolvendo o futebol brasileiro e o principado. Andorra e Ricardo Teixeira já estiveram "ligados". Foi por lá, por exemplo, que passaram os US$ 2,45 milhões (R$ 8 milhões) pagos por Teixeira e João Havelange de multa à Fifa para que caso de corrupção de que foram acusados (fraudar a entidade em R$ 40 milhões pagos em propina pela ISL) fosse arquivado. A relação de Ricardo Teixeira com o principado não terminou com o caso ISL. Contratos já publicados pelo jornal O Estado de S.Paulo revelaram como Sandro Rosell transferia para Andorra a renda que obtinha em jogos da seleção brasileira. Em 24 partidas, ele acumulou 8 milhões de euros (cerca R$ 29 milhões). Em 2012, ano em que deixou a CBF, Ricardo Teixeira oficialmente pediu residência em Andorra, país que não tem acordo de extradição com o Brasil. Para isso, fixou seu endereço em dois povoados (cidades) diferentes. Os trâmites para convencer as autoridades a atender o pleito do brasileiro foram realizados graças a sócios de Sandro Rosell, entre eles Joan Besoli, preso na última terça-feira. O ex-presidente da CBF acabaria por obter a permissão para residir em Andorra, mas essa benesse não durou muito tempo. A publicação em 2013 pelo jornal O Estado de S.Paulo de detalhes sobre o desvio de dinheiro dos amistosos da seleção para bancos do principado levou as autoridades locais a retirar a autorização de residência que havia sido concedida a Ricardo Teixeira. 

Quinta, 25 de Maio de 2017 - 02:18

Veja o gol de Bahia 1 X 0 Sport

Quinta, 25 de Maio de 2017 - 01:25

'Saiu na hora certa', comemora Edigar Junio, herói do título do Bahia

por Ulisses Gama / Matheus Caldas
'Saiu na hora certa', comemora Edigar Junio, herói do título do Bahia
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Edigar Junio não tem o número nove nas suas costas. No entanto, o lance do gol que deu o título ao Bahia, no 1 a 0 sobre o Sport, o atacante teve frieza de um exímio centroavante para girar sobre o zagueiro Durval e dar um toquinho por cima de Magrão, nesta quarta-feira (24). Um lance que lembrou os melhores momentos dos maiores goleadores da história tricolor, como Nonato, Carlito, Marcelo Ramos ou Douglas. Da reserva à titularidade, por conta da lesão de Hernane, o segundo atacante improvisado no setor central dianteiro comemorou a redenção justamente no jogo mais importante da temporada. “Glória a Deus por isso. A gente batalhou bastante. Tivemos muitos jogos buscando esse gol e, Graças a Deus, saiu na hora certa”, celebrou, em entrevista ao Bahia Notícias.
Quinta, 25 de Maio de 2017 - 00:51

'Hoje, quem manda no Nordeste é o Bahia', decreta zagueiro Éder

por Ulisses Gama / Matheus Caldas
'Hoje, quem manda no Nordeste é o Bahia', decreta zagueiro Éder
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
A transição da base para o profissional é um dos momentos mais difíceis para um jogador de futebol profissional. Campeão do Nordeste pelo Bahia nesta quarta-feira (24), o zagueiro Éder é um desses jovens atletas. Ele relembrou o choro no vice do Baianão do ano passado e comemorou sua redenção. “Para quem é da base, conquistar um título pelo profissional é o máximo da carreira. Então, estou muito feliz. Ano passado foi doloroso. Foi difícil para nós digerir aquela derrota. Agora, conseguimos dar a volta por cima. Hoje, quem manda no Nordeste é o Bahia”, sentenciou, em entrevista ao Bahia Notícias. 
Quinta, 25 de Maio de 2017 - 00:42

Matheus Reis ressalta papel importante do empate em Recife para título do Bahia

por Ulisses Gama / Matheus Caldas
Matheus Reis ressalta papel importante do empate em Recife para título do Bahia
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
O Bahia venceu o Sport por 1 a 0, nesta quarta-feira (24), e conquistou o tri da Copa do Nordeste. O lateral-esquerdo Matheus Reis, reserva neste segundo jogo da final, fez questão de ressaltar o importante empate conseguido na Ilha do Retiro, por 1 a 1. “Fizemos um resultado maravilhoso lá e trouxemos para nossa torcida aqui. A gente sabe que somos muito fortes aqui e sabemos que somos muito fortes aqui. E deu no que deu. Esse clube merece, pela grandeza”, celebrou, em entrevista ao Bahia Notícias. 
Quinta, 25 de Maio de 2017 - 00:35

Ney Franco não resiste a perda do título e é demitido do Sport

por Matheus Caldas
Ney Franco não resiste a perda do título e é demitido do Sport
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O vice-campeonato da Copa do Nordeste, nesta quarta-feira (24), fez a primeira vítima imediata no Sport. Com a derrota por 1 a 0 para o Bahia, na Fonte Nova, Ney Franco foi demitido do cargo de técnico. O anúncio foi feito pelo vice-presidente do clube, Gustavo Dubeaux. Agora, o Rubro-negro da Ilha tem mais uma outra final pela frente: a do Campeonato Pernambucano. Antes, o clube se volta para a disputa do Campeonato Brasileiro.
Quinta, 25 de Maio de 2017 - 00:25

'Não sairia nada menos que o título', comemora Zé Rafael

por Ulisses Gama / Matheus Caldas
'Não sairia nada menos que o título', comemora Zé Rafael
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
Era unanimidade entre os jogadores que a torcida do Bahia foi fundamental no título da Copa do Nordeste conquistado nesta quarta-feira (24). Outro atleta a ressaltar esse fator foi o meia Zé Rafael. “Emocionante demais. A gente lutou muito para conquistar esse título Essa torcida merecia e estava há muito tempo com o grito na garganta. Eu acho que hoje eles estão felizes, assim como nós”, declarou, em entrevista ao Bahia Notícias. Para o atleta, apesar da dificuldade iminente da partida, o caneco estava praticamente garantido. “A gente sabia que seria um jogo difícil e que a equipe do Sport iria dar trabalho. Só que nossa equipe estava focada e com apoio da torcida. Sabíamos que, daqui hoje, não sairia nada menos que o título”, concluiu. 
Quinta, 25 de Maio de 2017 - 00:14

Com título do Bahia, Flu de Feira deve herdar vaga na Copa do Brasil 2018, diz FBF

por Glauber Guerra / Matheus Caldas
Com título do Bahia, Flu de Feira deve herdar vaga na Copa do Brasil 2018, diz FBF
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, também está na Fonte Nova para celebrar o título do Bahia na Copa do Nordeste. O dirigente revelou que, com essa conquista, o Fluminense de Feira pode ser beneficiado. Com a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil 2018, o Esquadrão dá oportunidade a outro time baiano na competição, que deve ser o Touro do Sertão. “Isto eleva o ranking do futebol baiano e do Esporte Clube Bahia e abre mais uma vaga para a Copa do Brasil. Pela meritocracia, deve ser o Fluminense de Feira que terá essa vaga”, disse, em entrevista ao Bahia Notícias. Segundo Rodrigues, apenas detalhes burocráticos com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) separam a oficialização. Além do Touro, ele não deixou de parabenizar o Tricolor de Aço. “Muito importante essa conquista. Parabenizar, em nome do futebol baiano, o seu presidente, toda a comissão técnica e atletas (...) E, parabenizar, neste momento, acima de tudo, a torcida tricolor, por essa linda festa que mostrou ao mundo inteiro”, celebrou.
Quinta, 25 de Maio de 2017 - 00:04

Marcelo Sant'Ana: 'O maior do Nordeste está aqui na Fonte Nova de novo'

por Ulisses Gama / Matheus Caldas
Marcelo Sant'Ana: 'O maior do Nordeste está aqui na Fonte Nova de novo'
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
O presidente do Bahia, Marcelo Sant’Ana, é um dos mais emocionados com o título da Copa do Nordeste. Após o triunfo por 1 a 0 sobre o Sport, nesta quarta-feira (24), o dirigente mandou um recado para a torcida tricolor.  “Parabéns a cada torcedor que está aqui, a cada tricolor que acredita no Bahia e sabe as dificuldades que é. Mas o maior do Nordeste está aqui na Fonte Nova de novo”, comemorou. “É para comemorações como essas virarem rotina. É a quinta final em três anos. Que a gente siga nesse caminho abençoado por Deus”, emendou. Este é o primeiro título regional do mandatário, que foi vice-campeão em 2015, quando perdeu para o Ceará na final.
Federalização do Caso Cabula: STJ determina que policiais prestem esclarecimentos
Foto: Reprodução/ Marina Silva
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, determinou que os nove policiais acusados de participação no episódio conhecido como Chacina do Cabula manifestem-se sobre as alegações contidas nos autos do processo de federalização do caso. O episódio deixou 12 pessoas mortas e outras seis feridas durante uma operação policial realizada na Vila Moisés, entre os dias 5 e 6 de fevereiro de 2015. Fonseca é o relator do pedido feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para que as investigações sobre o caso fossem remetidas à esfera federal. No despacho, expedido no dia 22 de maio, mas publicado na edição desta quarta-feira (24) do Diário da Justiça Eletrônico, o ministro concede prazo de 10 dias para que a defesa dos policiais, encabeçada pelo advogado Dinoemerson Tiago Nascimento, “se manifeste sobre as alegações postas nos autos”. Os agentes Júlio César Lopes Pitta, Robemar Campos de Oliveira, Antonio Correia Mendes, Sandoval Soares Silva, Marcelo Pereira dos Santos, Lázaro Alexandre Pereira de Andrade, Dick Rocha de Jesus, Isac Eber Costa Carvalho de Jesus e Lúcio Ferreira de Jesus foram acusados pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) de executar sumariamente as 12 vítimas. Entretanto, apesar da denúncia oferecida pelo órgão ministerial, os policiais foram absolvidos em uma sentença considerada relâmpago, proferida em julho de 2015 pela juíza Marivalda Almeida Moutinho, apenas cinco meses depois da operação policial que culminou nas mortes (relembre). Após a sentença, Janot pediu a investigação da Justiça Federal por entender que, "ao absolver sumariamente os policiais militares envolvidos, sem permitir que o andamento normal do processo ocorresse, a Justiça Estadual não levou em conta informações importantes que poderiam levar a um resultado diferente". O processo está nas mãos do STJ desde agosto do ano passado. Em fevereiro deste ano, o ministro relator acionou o procurador-geral da República para que fornecesse mais informações sobre a federalização do caso (veja aqui). Em 17 de maio, um despacho proferido por Soares da Fonseca ordenou a inclusão dos policiais no processo. O Bahia Notícias entrou em contato com o advogado dos agentes, mas ele afirmou que não poderia conversar com a reportagem por estar em viagem.
Quinta, 25 de Maio de 2017 - 00:00

Josias minimiza tensão na base e estima executar emendas até o fim do ano

por Luana Ribeiro / Bruno Luiz
Josias minimiza tensão na base e estima executar emendas até o fim do ano
Foto: Luana Ribeiro/ Bahia Notícias
O secretário estadual de Relações Institucionais, Josias Gomes, minimizou a tensão entre deputados da base aliada e o governo estadual por causa da falta de execução das emendas impositivas. A falta de liberação dos recursos, há quase três anos, tem levado parlamentares governistas a retaliarem a votação de projetos do Executivo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Muitos deles não têm comparecido ao plenário para participar das apreciações, inviabilizando as votações por falta de quórum (entenda aqui). Com isso, a AL-BA está sem analisar proposições há um mês. “Não é um problema dessa envergadura que, muitas vezes, querem atribuir. É um problema corriqueiro na relação do parlamentar com suas bases, que cobram, e nós vamos fazendo essa mediação. Estamos fazendo um esforço muito grande para liberar as emendas todas”, afirmou Gomes, em entrevista ao Bahia Notícias nesta quarta-feira (24). O secretário, responsável pela articulação política do governo estadual, culpou o atraso na entrega de ambulâncias pela não liberação dos recursos. O governador Rui Costa havia acordado com os parlamentares executar parte das emendas com a distribuição desses equipamentos. “O processo não é fácil. Nós adquirimos uma quantidade de ambulâncias e prevíamos que isso pudesse estar com o governo desde o ano passado, mas não estiveram. Eu prometo a eles que, em breve, estaremos, na medida desse cronograma, fazer a entrega de todas as emendas. Isso nós vamos conversar com as bancadas”, assegurou o petista, ao estimar também que o governo deve quitar as emendas até o fim deste ano. Ele considerou o prazo como “razoável”. “Há alguns equipamentos sendo adquiridos na Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Agrário. Esses equipamentos exigem licitações e esses prazos não dependem da gente, são fixados em lei. Estou fazendo um levantamento para mostrar aos parlamentares, e também aos prefeitos, que há disposição do governo, a despeito da forte crise econômica.
Estudante de Medicina da UFBA, ‘Nova Morena’ do É o Tchan declara: ‘Prefiro ser a Negra’
Foto: Reprodução / Instagram
Com sucessos como “Pau Que Nasce Torto/ Melô do Tchan”, “Na Boquinha da Garrafa”, “Pega no Bumbum” e “A Dança do Ventre”, o grupo É o Tchan marcou uma geração. De 1990 até início dos anos 2000, muitas garotas e garotos sonharam em ser do time de dançarinos, que revelou nomes como Carla Perez, Débora Brasil, Jacaré, Scheila Melo e Scheila Carvalho. Depois de 23 anos e mais de 6 milhões de álbuns vendidos, o conjunto decidiu abrir mais uma vez o concurso “Nova Morena do Tchan” e a escolhida foi a soteropolitana Lorraine Ribeiro, 21 anos. Ela, que não foge à regra dos que almejaram o posto, traz uma curiosidade em seu currículo: é estudante do segundo semestre de Medicina na Universidade Federal da Bahia. “Desde pequenininha queria dançar no Tchan. Tem vídeos meus fazendo coreografias nos aniversário de 2 e 3 anos. É engraçado. Porém, sempre disse que queria ser médica e dançarina do É o Tchan. As pessoas viravam para minha mãe e alegavam ser uma 'coisa de criança', 'que eu era iludida' e que ‘quando crescesse não seria capaz de fazer as duas coisas’”, lembrou em entrevista ao Bahia Notícias. Clique aqui e leia a matéria completa!
Quarta, 24 de Maio de 2017 - 23:56

Régis comemora título nordestino e diz que pretende continuar no Bahia

por Matheus Caldas
Régis comemora título nordestino e diz que pretende continuar no Bahia
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Régis passou em branco no triunfo do Bahia por 1 a 0 sobre o Sport, mas é um dos principais nomes da equipe na conquista do tri da Copa do Nordeste. O meia tricolor celebrou a conquista. “A gente merece trabalhamos muito. O campeonato que a gente fez. Só temos que agradecer a Deus e a essa torcida maravilhosa”, disse, ao Esporte Interativo. Perguntado sobre sua permanência no Bahia, ele foi enfático. “Estou focado no Bahia, tenho contrato até o final do ano. Estou muito feliz aqui e espero cumprir meu contrato”, resumiu. O Bahia volta a campo neste domingo (28), às 19h fora de casa contra o Botafogo, pela terceira rodada da Série A.
Quarta, 24 de Maio de 2017 - 23:51

Armero dedica título da Copa do Nordeste à torcida do Bahia

por Matheus Caldas
Armero dedica título da Copa do Nordeste à torcida do Bahia
Foto: Jefferson Peixoto / Ag Haack / Bahia Notícias
Um dos jogadores mais criticados da torcida no início do ano, o lateral-esquerdo Pablo Armero se superou e conseguiu se firmar no time do Bahia. Campeão do Nordeste nesta quarta-feira (24), o colombiano comemorou. “Muito merecido. Obrigado a Deus. A gente merece ganhar, dar alegria a torcida e a toda família”, disse, em entrevista ao Esporte Interativo. O Tricolor já volta a campo neste domingo (28). O adversário será o Botafogo, às 19h, no Nilton Santos, pela terceira rodada da Série A.
Quarta, 24 de Maio de 2017 - 23:38

Soberano, Bahia vence o Sport e é tricampeão da Copa do Nordeste

por Matheus Caldas
Soberano, Bahia vence o Sport e é tricampeão da Copa do Nordeste
Foto: Jefferson Peixoto / Ag Haack / Bahia Notícias
O tempo passa, mas a emoção continua latente num título e o torcedor tricolor demonstrou isso nesta quarta-feira (24). Após 15 anos, o Bahia conquistou pela terceira vez a Copa do Nordeste, ao vencer o Sport por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, mesmo palco da primeira conquista regional tricolor, em 2001, contra o mesmo adversário. Desta vez, Jean, Régis e Edigar Junio, herói da partida, relembraram os tempos de Emerson, Bebeto Campos e Nonato e trouxeram novamente a glória máxima da região para as mãos do Tricolor de aço. Leia a matéria completa na coluna Esportes!
 
Destaque em Justiça: Homem é obrigado a se retratar no Facebook por inventar relação
Um rapaz de 26 anos foi obrigado pela Justiça a desmentir uma história inventado por ele no Facebook. Em maio de 2016, Lázaro Nascentes Dias disse para seus amigos que teve relações sexuais com Izabela Stelzer. Além da invenção, ele forjou uma conversa entre os dois no WhatsApp que foi compartilhada em grupos e acabou chegando ao namorado de Izabela. A moça, de 22 anos, registrou uma queixa contra Lázaro e conseguiu na Justiça, na última segunda-feira (22), que ele desmentisse, em redes sociais, as alegações que fez sobre ela. Leia essa e outras notícias na coluna Justiça!
Destaque em Saúde: SUS incorpora pílula anti-HIV como prevenção para grupos de risco
O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (24) que oferecerá a profilaxia pré-exposição (PrEP) contra HIV para grupos considerados de risco. A estratégia consiste no consumo diário do medicamento Truvada – uma combinação do tenofovir com a entricitabina – por pessoas que não têm o vírus, mas que estão mais expostas à infecção. Leia essa e outras notícias na coluna Saúde!
Quarta, 24 de Maio de 2017 - 22:56

Bahia próximo de acerto com o meia Gustavo Ferrareis, do Internacional

por Ulisses Gama / Matheus Caldas
Bahia próximo de acerto com o meia Gustavo Ferrareis, do Internacional
Foto: Divulgação / Internacional
O Bahia está próximo de anunciar mais um reforço para a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro. Segundo apuração da reportagem do Bahia Notícias, o clube negocia e está próximo do acerto com o meia Gustavo Ferrareis, do Internacional. O jovem de 21 anos foi revelado pelo clube gaúcho e, até então, não vestiu outra camisa. Desde 2014 na equipe principal, ele se firmou no início de 2016 como titular. No entanto, acabou perdendo espaço e não vem tendo muitas oportunidades. No Colorado, ele atuou em 66 partidas e marcou cinco gols. Esta é a segunda contratação tricolor para a Série A. Antes, o goleiro Rafael Santos já havia chegado ao clube.


MAIS 983 MIL ACESSOS,   53/05/17 / RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!




983 MIL ACESSOS,  RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!

TOTAL DE ACESSOS   DO BLOG  MAIS  DE  983 MIL /    DIA 25/05/17/
Alemanha Mais de  180 Mil,  líder  Internacional  de  Acessos
Nos  Mais de 100  Países do Planeta  Terra
472ML ACESSOS INTERNACIONAIS,  VISIBILIDADE  EM MAIS  DE 100 PAÍSES NO PLANETA TERRA.....

Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
508149
Alemanha
181190
Estados Unidos
127230
Rússia
45504
Malásia
19730
China
14392
Ucrânia
8832
França
5920
Portugal
5460
Índia
4168




O POETA MARATONISTA!
             
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                         CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                          Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registrado em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DE VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.





Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 Salvador/Ba. 42. 198 metros
DIA 27/08/16



Curso  de  Comunicações  Verbais

(Um dos  melhores do Brasil/S. Paulo com credenciamento CFMO 097}


     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  de  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP

********************************************************************************
TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA DAS PEDRAS SETOR NORTE DA ARENA FONTE NOVA /BAHIA/BRASIL/20
******************************************************************************

                                      GALERIA DE  FOTOS

FOTOS DE FRANK CHAGAS  NO  VITÓRIA 1961 

Vitória Campeão 
 Torneio Início 30/07/1961/Fonte Nova


                              VITÓRIA CAMPEÃO DO TORNEIO INÍCIO 30/07/1961


EC Vitória campeão do Torneio início de 1961/ na primitiva Fonte Nova, com mais de 22 mil pessoas, Flu de Feira foi o vice-campeão. Torneio inicio Organizada pela ABCD - Associação Bahiana dos Cronistas Desportivo.

O citado Torneio, tradicional da então FBDT - Federação Bahiana de Desporto Terrestre (atual FBF). Abria o tradicional Campeonato Baiano de profissionais, desde dos primórdios, do citado campeonato da antiga FBDT

(atual FBF).

Frank Chagas, com este titulo do torneio início, tornou-se o primeiro jogador metense no Profissional da Bahia, a sagra-se Campeão de evento profissional do futebol Baiano.

Neste citado Torneio, a renda era para ABCD, a Fonte Nova, recebeu um público excelente de mais de 22 mil pessoas pagantes..

Em pé: Frank Chagas, Touro, Ouri, Medrado, Carlos Alberto... Agachados: Reginaldo (2º), Matos, Carlinhos Gonçalves e Ricardo. Tecnico Pinguela


EC Vitória campeão do Torneio início de 1961/ na primitiva Fonte Nova, com mais de 22 mil pessoas, Flu de Feira foi o vice-campeão. Torneio inicio Organizada pela ABCD - Associação Bahiana dos Cronistas Desportivo.

O citado Torneio, tradicional da então FBDT - Federação Bahiana de Desporto Terrestre (atual FBF). Abria o tradicional Campeonato Baiano de profissionais, desde dos primórdios, do citado campeonato da antiga FBDT

(atual FBF).

Frank Chagas, com este titulo do torneio início, tornou-se o primeiro jogador metense no Profissional da Bahia, a sagra-se Campeão de evento profissional do futebol Baiano.

Neste citado Torneio, a renda era para ABCD, a Fonte Nova, recebeu um público excelente de mais de 22 mil pessoas pagantes..
Em pé: Frank Chagas, Touro, Ouri, Medrado, Carlos Alberto... Agachados: Reginaldo (2º), Matos, Carlinhos Gonçalves e Ricardo. Tecnico Pinguela
FLU DE FEIRA VICE-CAMPEÃO DO TORNEIO 1961

Flu de Feira Vice-campeão do Torneio Início de 30/07/1961/Fonte Nova



VITÓRIA 0x 2 FLU DE FEIRA/Campeonato Baiano de 1961

Time do Vitória 1961 Fonte Nova, Ataque, agachados: Frank (nº 7), Reginaldo, Matos, Carlinhos Gonçalves....Em pé: dentre outros, vemos Nelinho e Boquinha (direita da foto), Jornal Tarde 24/09/1961 (jogo abaixo).

Nessa partida o EC Vitória jogava pela sequencia do campeonato Baiano de Profissionais, na primitiva Fonte Nova, diante do timaço do Flu de Feira e o Vitória foi derrotado por 3x2, com Frank Chagas na ponta direita (ele, Frank, era o coringa do Vitoria e jogava, em várias posições, ataque, defesa, meio campo, sendo técnico o excelente jogador Pinguela (exercia dupla função de jogador e técnico interino do Leão da Barra)).

Nenhum comentário:

Postar um comentário