quinta-feira, 18 de maio de 2017

BAVI NO BRASILEIRO/SERIE A/*JACOBINA, FLU DE FEIRA E MAIS FUTEBOL NO BRASIL E MUNDOL

Renê Júnior aprova decisão de poupar para a Copa do Nordeste: 'Título que a gente busca'
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
Para enfrentar o Vasco no próximo domingo (21), o Bahia não terá o zagueiro Lucas Fonseca e o meia Régis, poupados para a partida decisiva da Copa do Nordeste, contra o Sport, na próxima quarta-feira (24). Questionado sobre o descanso para os atletas, o volante Renê Júnior considerou importante o descanso para buscar o título da competição regional.
 
"É importante, até porque o pessoal está se desgastando. Nos clássicos eu sofri por não ter participado da final. Até para não correr riscos, o pessoal está em alerta. É um título que a gente busca e tem trabalhado. Temos dado uma importância grande e é importante poupar", declarou, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (19).
 
Com a chuva que cai em Salvador, os atletas tricolores foram poupados do treinamento no gramado e foram conduzidos à academia do clube.
 
"Até pelo jogo que a gente fez, o desgaste... O pessoal da fisiologia sabe que é importante o descanso. O campo pesado prejudica até mesmo quem não jogou. O Brasileiro é longo e precisa de todo mundo inteiro", indicou.
 
Como o Bahia é líder da competição com três pontos e quatro gols de saldo, Renê sabe que a equipe precisa estar focada para se manter na ponta diante do cruz-maltino.
 
"Temos que focar, até porque sabemos da importância do Campeonato Brasileiro. Temos que entrar com a mesma determinação. O resultado veio no primeiro jogo e esperamos fazer um grande campeonato", indicou.
Sport poderá ter dois reforços vindos do DM para a decisão do Nordestão
Foto: Williams Aguiar / Sport Club do Recife
O Sport deverá ganhar dois reforços vindos do departamento médico para encarar o Bahia na segunda e decisiva partida da final da Copa do Nordeste. O lateral-esquerdo Mena e o zagueiro Henríquez foram liberados pelo diretor médico do clube, Cléber Maciel. Os dois atletas se juntaram ao zagueiro Ronaldo Alves na fase de transição.

"Eles foram liberados do Departamento Médico e agora ficam a cargo da preparação física. A condição de jogo deles vai depender justamente da evolução física no decorrer dos treinamentos", disse.

Dificilmente a dupla terá condições físicas para encarar o Cruzeiro, neste domingo (21), às 19h, próximo desafio do Leão da Ilha. As duas equipes se enfrentam no Estádio da Ilha Retiro, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. No entanto, a presença deles não é descartada para a decisão do título do Nordestão na próxima quarta-feira (24), às 21h45, na Arena Fonte Nova. Se não tomar gol, o Esquadrão levanta a taça.


Sexta, 19 de Maio de 2017 - 09:45

Willian Farias destaca estilo democrático de Petkovic: 'Quer que a gente debata com ele'

por Glauber Guerra
Willian Farias destaca estilo democrático de Petkovic: 'Quer que a gente debata com ele'
Foto: Maurícia da Matta/ Divulgação / Vitória
Aos poucos, o técnico Petkovic introduz a sua metodologia de trabalho no Vitória. Capitão do time, o volante Willian Farias vê o treinador com um perfil democrático, bem diferente do antecessor Argel Fucks.


 “A gente está se adaptando ainda à maneira dele de trabalhar. A gente tinha uma, que era do Argel, que ele colocava a opinião dele e a gente seguia. O Pet já vai mais na base da conversa, pergunta o que a gente acha também. Ele tem a ideia dele, só que ele quer que a gente debata com ele uma melhor formação, uma maneira de jogar”, disse o jogador, em entrevista coletiva.

O próximo duelo do Vitória é contra o Corinthians, domingo (21), às 16h, na Arena Fonte Nova, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.  Willian Farias falou das expectativas para o confronto.

“Jogar com eles é sempre difícil. Um time que briga por títulos sempre. Sendo em casa ou fora, é sempre difícil. O Pet ainda não passou o que ele vai fazer no jogo. Mas pelo que a gente tem visto, foi campeão paulista, empatou na primeira rodada, a gente tem que pensar nas armas do adversário e tentar neutralizar da melhor maneira possível”, finalizou.
PFC-Cajazeiras anuncia a contratação de três jogadores
Foto: Divulgação
O PFC-Cajazeiras anunciou a contratação de três jogadores para a sequência da Série B do Campeonato Baiano. O meia-atacante Netinho é o grande destaque. O atleta, vindo do Cruzeiro-RS, tem passagens por Atlético-PR, Palmeiras, Paraná, Marília. Além dele, o goleiro Erivelton e o zagueiro Luiz, que defenderam o Atlântico, no Baianão, foram contratados.

O PFC-Cajazeiras é o segundo colocado do campeonato com nove pontos, um a menos do que o líder Jequié. O próximo compromisso do time comandado pelo recém-contratado Waguinho Dias será fora de casa contra o Teixeira de Freitas, neste domingo (21), às 16h, no Estádio do Tomatão.
Corinthians renova com o lateral Moisés, ex-Bahia
Foto: Divulgação / SC Corinthians Paulista
O Bahia tentou recontratá-lo no início do ano, mas o Corinthians acertou a renovação do contrato do lateral-esquerdo Moisés, de 22 anos, até o final de 2019. Segundo o Lance!, o acordo deverá ser anunciado nos próximos dias.

Além de Moisés, o clube paulista também vai prorrogar o vínculo do jovem zagueiro Léo Santos, de 18 anos, até o fim de 2021. O diretor de futebol do Timão, Flávio Adauto disse que faltam apenas detalhes burocráticos para firmar o acordo com o zagueiro.

"Não vai ficar faltando ninguém. Concluímos todos os outros jogadores e agora só faltam o Moisés, que já está acertado, e o Léo Santos, que faltam só alguns detalhes burocráticos", afirmou.
Willian Farias defende jogos no Barradão e dispara: 'Nossa opinião pouco vale'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O Vitória mandará dois jogos na Arena Fonte Nova, por conta de obras no Barradão. O estádio passa por reformas para a mudança de catracas e outras intervenções. O primeiro duelo será contra o Corinthians, neste domingo (21), às 16h, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O volante Willian Farias não gostou da transferência do mando de campo e ainda alfinetou a diretoria.


“Na verdade a nossa opinião pouco vale. Demos uma entrevista a uma emissora dizendo que o Campeonato a gente queria fazer do Barradão a nossa casa e os dois primeiros jogos foram na Fonte Nova. Queria saber qual o ponto dessa pergunta, e se minha resposta valeria alguma coisa ou não. A gente treina aqui, jogou o campeonato todo aqui. Jogamos na Fonte Nova duas. A minha preferência, se é válida essa resposta, é sempre jogar no Barradão”, disse o jogador, em entrevista coletiva.

Logo em seguida, o capitão Rubro-negro tentou contemporizar.  “Tem algo do clube, de mudar a estrutura, da catraca, essas coisas. Então a gente acaba entendendo. Eu não estou aqui para ser ouvido, sou funcionário do clube e tenho que acatar as regras. Concordando ou não. Até porque os compromissos deles com a gente estão todos certinhos, então a gente tem que concordar e respeitar”, finalizou.

Willian Farias sentiu um desconforto na coxa durante o último treino e será reavaliado na tarde desta sexta-feira (19).
Régis e Lucas Fonseca são poupados de jogo contra o Vasco; confira relacionados
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
O técnico Guto Ferreira definiu na última quinta-feira (18) os atletas relacionados para o jogo contra o Vasco, no próximo domingo (21), às 11h, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Na lista de 22 atletas, não constam os nomes do meia Régis e do zagueiros Lucas Fonseca, que foram poupados para a final da Copa do Nordeste, na próxima quarta-feira (24), em Salvador.
Por outro lado, o volante Edson e o volante Armero, que não estiveram no jogo contra o Sport na última quarta (17), foram convocados. A equipe tricolor segue viagem para o Rio de Janeiro na tarde desta sexta (18). Confira a lista:
Goleiros: Anderson, Jean e Rafael Santos
Laterais: Armero, Eduardo, Juninho Capixaba e Matheus Reis
Zagueiros: Éder, Tiago e Rodrigo Becão
Meio-campistas: Allione, Diego Rosa, Edson, Feijão, Juninho, Matheus Sales, Renê Júnior e Zé Rafael
Atacantes: Edigar Junio, Gustavo, Maikon Leite e Matheus Peixoto
Com classificação do Botafogo, jogadores provocam o rival eliminado na Libertadores
Foto: Satiro Sodré / SSPress / Botafogo
Autor do gol da vitória que garantiu a classificação do Botafogo, o atacante Rodrigo Pimpão provocou o rival Flamengo. O Fogão bateu o Atlético Nacional (COL) por 1 a 0 na noite da última quinta-feira (18), no Estádio do Engenhão, pela Copa Libertadores. Na quarta-feira (17), o rubro-negro carioca foi eliminado da competição.

"Para pessoas que falaram que não chegamos na final do Carioca, agora vão assistir à gente do sofá", disse ele em entrevista à Fox Sport respondendo um comentário do goleiro Muralha. Naquela ocasião, o arqueiro do Mengo afirmou que Vasco e Botafogo iriam assistir a final do Campeonato Carioca pela tv.

Outro que também provocou o rival foi o meia Camilo. Ele foi questionado se a classificação teve um gosto especial.

"Tem, torcedor gosta. Como a gente não chegou na final do carioca, falaram que a gente iria assistir no sofá, agora é a vez deles de assistirem do sofá a gente na Libertadores (risos). Futebol é isso, com brincadeiras, sem agressão, estamos gostando muito disso", afirmou.

O Botafogo vai esperar o sorteio para conhecer o seu adversário nas oitavas de finais do torneio sul-americano. Mas neste domingo (21), o clube alvinegro volta a campo para enfrentar a Ponte Preta, às 18h, novamente no Engenhão, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Quinta, 18 de Maio de 2017 - 22:00

Nadal bate Sock, amplia série invicta no saibro e reencontrará Thiem em Roma

por Estadão Conteúdo
Nadal bate Sock, amplia série invicta no saibro e reencontrará Thiem em Roma
Foto: Reprodução / Twitter
Rafael Nadal manteve o seu embalo 100% vitorioso no giro europeu de saibro desta temporada ao vencer o norte-americano Jack Sock por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4, nesta quinta-feira, e avançar às quartas de final do Masters 1000 de Roma.


Tido como principal favorito ao título pelo domínio que costuma ter em jogos neste tipo de piso, o espanhol assim deu novo passo em busca de seu oitavo título do importante torneio italiano, no qual levantou a taça de campeão em 2005, 2006, 2007, 2009, 2010, 2012 e 2013.

Nadal já conquistou neste ano os Masters 1000 de Montecarlo e Madri, além de ter faturado o ATP 500 de Barcelona entre estes dois feitos. Desta forma, o atual quarto colocado do ranking mundial acumulou nesta quinta-feira a sua 17ª vitória em 17 jogos consecutivos na terra batida.

O espanhol não perde uma partida desde quando foi superado por Roger Federer na final do Masters 1000 de Miami, no dia 2 de abril. Assim, segue consolidando também a condição de grande favorito ao título de Roland Garros, que começa na próxima segunda-feira, em Paris, onde o ex-número 1 do mundo irá buscar um histórico décimo troféu do Grand Slam francês.

Com a vitória sobre Sock, Nadal se credenciou para enfrentar nesta sexta-feira o austríaco Dominic Thiem, que em outro duelo realizado no final da programação desta quinta superou o norte-americano Sam Querrey por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 3/6, 6/3 e 7/6 (9/7).

Atual sétimo colocado da ATP, Thiem foi derrotado por Nadal nas finais de Madri e Barcelona nas últimas semanas e assim fará mais um reencontro com o austríaco, que foi derrotado em quatro dos cinco duelos que travou com o espanhol até hoje.

Para seguir invicto no saibro no ano e avançar em Roma, Nadal aproveitou a única chance que teve de quebrar o saque de Sock, hoje 14º tenista da ATP, para abrir vantagem e depois fechar o primeiro set em 6/3. Já na segunda parcial, o espanhol chegou a ter o seu serviço quebrado por uma vez, mas converteu os dois break points cedidos pelo norte-americano para aplicar o 6/4 que liquidou o jogo após 1h20min.

O triunfo desta quinta também fez Nadal se manter em rota de colisão para um possível duelo contra Novak Djokovic nas semifinais em Roma. Na semana passada, o sérvio foi superado pelo espanhol na mesma fase do Masters de Madri.

Djokovic, porém, terá um duelo muito duro nas quartas de final em Roma. Ele irá encarar o argentino Juan Martín del Potro, que nesta quinta-feira eliminou o japonês Kei Nishikori, sétimo cabeça de chave, com parciais de 7/6 e 6/3.

Neste ano, o sérvio já venceu o argentino por duas vezes, no Torneio de Acapulco e no Masters 1000 de Indian Wells, mas em ambas ocasiões precisou jogar três sets para triunfar, sendo que no ano passado foi derrotado pelo rival em sua estreia nos Jogos Olímpicos do Rio.


Nordestão: Francisco Carlos do Nascimento apita decisão entre Bahia e Sport
Foto: Divulgação
A Confederação Brasileira de Futebol sorteou o árbitro Francisco Carlos do Nascimento, de Alagoas, para apitar o jogo decisivo da Copa do Nordeste entre Bahia e Sport, na próxima quarta-feira (24), na Arena Fonte Nova. O árbitro contará com o auxílio dos conterrâneos Esdras Mariano de Lima Albuquerque e Rondinelle dos Santos Tavares.
O juiz tem um histórico de controvérsias envolvendo o tricolor baiano. Em 2012, o juiz acusou um pênalti inexistente a favor do Flamengo, em um jogo contra o Bahia, válido pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.
Em 2014, também na Primeira Divisão. o alagoano protagonizou uma cena curiosa. No jogo contra o Coritiba O defensor Lucas Fonseca derrubou o adversário fora da área, mas Francisco acusou pênalti. Minutos depois, após conversar com o auxiliar, desistiu da primeira decisão e marcou a falta.
Após o empate em 1 a 1 na última quarta (17), o Bahia tem a vantagem de um empate sem gols para voltar a levantar a taça regional após 15 anos.
Quinta, 18 de Maio de 2017 - 20:30

CBF divulga arbitragens das partidas dos times baianos na Série D; confira

por Matheus Caldas
CBF divulga arbitragens das partidas dos times baianos na Série D; confira
Foto: Divulgação / Anaf
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira (18) as arbitragens das partidas dos clubes baianos na Série D. Juazeirense, Jacobina e Fluminense de Feira representarão o estado na competição nacional. Todos jogarão às 16h deste domingo (21).


Pelo grupo A7, o Cancão de Fogo visitará o Coruripe-AL, no Estádio Gerson Amaral. O sergipano Fábio Augusto Santos Sá Junior apitará o duelo e será auxiliado pelos alagoanos Maxwell Rocha da Silva e Claudio Camilo da Silva .

O Fluminense de Feira, no grupo A8, visitará o Itabaiana-SE, no Estádio Etelvino Mendonça. O alagoano Charles Hebert Cavalcante Ferreira será o árbitro, enquanto os sergipanos Vaneide Vieira de Gois e Wendel Augusto Lino de Jesus Melo o auxiliarão.

O Jacobina recebe o Sergipe, pelo grupo A9, no José Rocha. O árbitro será Christiano Gayo Nascimento, do Distrito Federal. Os auxiliares serão os baianos Claudio Antônio Dias Aragão e José dos Santos Amador.
Inter e Atlético-MG negociam troca que envolveria Valdívia e Erazo
Foto: Ricardo Duarte / Divulgação / Internacional
Com a desistência do Cruzeiro de contratar o meia-atacante Valdívia, o destino do jogador do Internacional deve ser outro clube mineiro: o Atlético-MG. De acordo com o Globoesporte.com, o Galo negocia uma troca com o Inter. Nesta transação, o zagueiro Erazo iria para o Colorado.


Valdívia é uma das maiores promessas dos últimos anos no clube gaúcho. No entanto, após uma grave lesão no joelho, no final de 2015, ele nunca mais conseguiu se firmar. Uma saída é vista com bons olhos para o atleta retomar o bom futebol.

O caso do defensor equatoriano é parecido. Titular no ano passado no Atlético, ele sofre com dores no joelho, o que tem atrapalhado suas atuações. Sua primeira partida no ano foi somente há duas semanas, na goleada atleticana por 5 a 1 sobre o Sport Boys, pela Libertadores.


Quinta, 18 de Maio de 2017 - 18:45

Petkovic comanda treino tático e realiza testes na equipe

por Glauber Guerra
Petkovic comanda treino tático e realiza testes na equipe
Foto: Maurícia da Matta/ Divulgação / Vitória
O técnico Petkovic, do Vitória, realizou testes no treino tático desta quinta-feira (18), na Toca do Leão, de olho no confronto contra o Corinthians, domingo (21), às 16h, na Arena Fonte Nova, válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.


Na primeira etapa dos trabalhos, Pet comandou uma atividade tática setorial. O técnico ficou com os defensores e volantes e focou na marcação. Já o restante da equipe trabalhou sob o comando do assistente Wesley Carvalho, que priorizou criação de jogadas e finalizações.

Após a primeira parte, Willian Farias se queixou de um desconforto na coxa e foi para o departamento médico. Ele será reavaliado na sexta (19).

Sem Willian Farias, Pet escalou Fred na zaga e avançou Renê Santos para o meio de campo. Já o ataque foi formado por Pisculichi, Paulinho e David. Caíque também treinou entre os titulares, enquanto Fernando Miguel deu voltas ao redor do campo. No final do treino, o camisa 1 reassumiu a meta.

O time principal treinou com: Caique; Leandro Salino, Alan Costa, Fred e Geferson; Renê Santos, Uillian Correia e Cleiton. Xavier; Pisculichi, Paulinho e David.

Kanu, André Lima e Gabriel Xavier continuaram no DM e cumpriram atividades controladas na academia e musculação. Já Kieza deu voltas ao redor do campo.

Na tarde desta sexta (19), o time Rubro-negro continua a preparação para o duelo. A atividade será na Arena Fonte Nova.
Quinta, 18 de Maio de 2017 - 18:35

Willian Farias sente incômodo na coxa e será reavaliado nesta sexta

por Glauber Guerra
Willian Farias sente incômodo na coxa e será reavaliado nesta sexta
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O volante Willian Farias, do Vitória, deixou o treino mais cedo nesta quinta-feira (18), após sentir um desconforto na coxa. O atleta foi para o departamento médico e será reavaliado na sexta. “Willian Farias sentiu um desconforto leve. Amanhã iremos fazer uma nova avaliação. Se a dor persistir, iremos fazer um exame”, disse José Olímpio, médico do clube, em entrevista ao Bahia Notícias. Com isso, o jogador é dúvida para o confronto contra o Corinthians, domingo (21), às 16h, na Arena Fonte Nova, válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Antes da estreia na Série D, Tigre elogia reformulação 'inteligente' da Juazeirense
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
A Juazeirense vive a expectativa da estreia na Série D, contra Coruripe-AL. Capitão do Cancão, o goleiro Tigre comentou sobre a partida. Para o arqueiro, a equipe montada pela diretoria credencia o clube a conseguir resultados positivos, começando por esse primeiro encontro.


“A equipe está muito bem. Foi reformulada de um jeito inteligente. Trouxe jogadores com destaque em outras equipes, como Kleber, Rayllan, Rodolfo e temos mais outros para jogar. A equipe está se formando e com um conjunto muito bom”, elogiou, em entrevista ao Bahia Notícias.

Contra os alagoanos, o empate é o mínimo resultado que Tigre espera. “A expectativa é fazer um bom jogo. Se não conseguirmos a vitória, não iremos perder, principalmente pela empolgação e pela dedicação que estamos tendo nos treinamentos”, declarou.

O embate será realizado às 16h deste domingo (21), no Estádio Gérson Amaral, pelo grupo A9 da competição.
Quinta, 18 de Maio de 2017 - 17:45

BAR FC: Régis (Segundo Tempo) - Papo Catiguria

O Papo Catiguria desta semana traz o meia Régis, do Esporte Clube Bahia. Acompanhe o segundo tempo da conversa com o jogador.
Mesmo com 'baixo investimento', Fausto prevê Jacobina forte na estreia da Série D
Foto: Matheus Caldas / Bahia Notícias
O Jacobina fará sua primeira partida na história da Série D às 16h deste domingo (21), no José Rocha, contra o Sergipe, pelo grupo A9 da competição. O volante Fausto, contratado para disputar o torneio, se diz confiante para uma boa estreia.


“As expectativas são boas. É uma estreia que é uma novidade para cidade e o clube. Lógico que o grupo é experiente, mas a expectativa é grande para fazer uma boa competição mesmo com o baixo investimento. Queremos estrear com a vitória, pois estamos num grupo muito forte. Temos um novo grupo, feito num espaço curto, mas temos bons jogadores e as projeções são as melhores”, disse, em entrevista ao Bahia Notícias.

Além de Jacobina e Sergipe, América-RN e Murici-AL também estão no grupo A9.
Quinta, 18 de Maio de 2017 - 16:45

Bahia anuncia mais de 31 mil ingressos vendidos para jogo da volta contra o Sport

por Matheus Caldas / Ulisses Gama
Bahia anuncia mais de 31 mil ingressos vendidos para jogo da volta contra o Sport
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
A torcida do Bahia irá lotar a Fonte Nova no segundo jogo da final da Copa do Nordeste, contra o Sport. De acordo com a assessoria do clube, mais de 31 mil ingressos foram vendidos nesta quinta-feira (18). Há entradas disponíveis apenas para os setores leste superior, oeste intermediário e oeste superior neste momento. Lembrando que o duelo será realizado apenas na próxima quarta-feira (24), às 21h45. Para conseguir o tricampeonato nordestino, o Tricolor pode até empatar por 0 a 0.
Flu de Feira espera detalhes para oficializar atacante Jônatas Obina, ex-Atlético-MG
Foto: Bruno Cantini / Atlético-MG
O Fluminense de Feira está próximo de oficializar a contratação de mais um jogador para reforçar o grupo para a Série D. Trata-se do atacante Jônatas Obina, que está no Rio Preto-SP. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (18) ao Bahia Notícias pela assessoria do clube feirense.


Segundo a agremiação, o atleta de 31 anos já está apalavrado. O que impediu o anúncio oficial até o momento é sua liberação do clube paulista, o que deve acontecer nos próximos dias. 

Apesar do rebaixamento para a Série A3 do Campeonato Paulista, o Glorioso teve o atacante como um dos destaques. Nesta temporada, ele marcou quatro gols em nove partidas.

Com um currículo extenso, se destacam as passagens do jogador por Atlético-MG, América-MG, América T.O-MG, Ipatinga-MG, São Caetano e Juventude.

Provavelmente, o centroavante não estará a disposição do técnico Paulo Foiani para a estreia do Touro na Série D, às 16h deste domingo (21), contra o Itabaiana-SE, fora de casa, pelo grupo A8 da competição.
Volante do Vitória lamenta situação política do Brasil: 'Só a gente pode mudar isso'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O Brasil vive um momento turbulento no mundo político. O presidente Michel Temer (PMDB) foi acusado pelo empresário Joesley Batista, da JBS, em delação premiada de ter estimulado o pagamento de propina ao ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB), preso na Operação Lava Jato, como forma de mantê-lo em silêncio. O assunto virou pauta na Toca do Leão. O volante Willian Farias falou sobre o tema e lamentou a situação que o país vive. “Preocupa cara. Se eu falar que estou 'tapando' os olhos para isso seria mentira. Eu fico preocupado. A gente é enganado. Olha o quanto de possibilidades que eles têm de fazer as coisas melhorarem. Aqui fora a gente enxerga um Brasil onde pessoas vivem com um salário mínimo e não tem um mínimo de respeito. A gente sabe que só a gente pode mudar isso, e isso já virou cultural do Brasil. Olha quantas pessoas que nunca tiveram o nome falado, e o tanto que eles roubam e quantas pessoas participam de tudo isso. A gente fica triste”, comentou o jogador, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (18).  O Vitória se prepara para encarar o Corinthians. O duelo acontece no domingo (21), às 16h, na Arena Fonte Nova, válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Juninho aponta dificuldade em jogar fora de posição, mas vibra com gol marcado
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Com a suspensão de Régis, o volante Matheus Sales ganhou uma oportunidade para começar jogando pelo Bahia na última quarta-feira (17), no Recife, contra o Sport, pela primeira partida da semifinal da Copa do Nordeste. A escolha do técnico Guto Ferreira obrigou Juninho a ter uma função diferente dentro de campo.
Mesmo atuando em uma função de armador, o volante tricolor conseguiu ajudar a equipe ao marcar um gol no empate em 1 a 1. No desembarque em Salvador, Juninho disse ter tido dificuldade em atuar fora da sua posição de origem, mas celebrou o tento anotado longe de casa.
"Somente agradecer à Deus por tudo que ele vem fazendo. Tive a oportunidade de jogar, mas fora de posição não é fácil. Jogava de frente o tempo todo e quando você joga mais na frente, recebe a bola de costas. Mesmo assim consegui ajudar o Bahia com um belo gol", declarou.
O jogador também falou sobre o contato com a torcida no retorno para a capital baiana e apontou a força do apoio na segunda partida, marcada para a próxima quarta-feira (24), na Arena Fonte Nova.
"Muita gente dando os parabéns pela partida que a equipe fez. Eles viram o que aconteceram dentro de campo, né? Mas esse jogo já passou, agora é descansar, focar no jogo contra o Vasco... Tenho certeza que a nossa torcida vai empurrar nosso time para o título", indicou.
O Esquadrão de Aço volta a jogar no próximo domingo (21), às 11h, contra o Vasco, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Quinta, 18 de Maio de 2017 - 15:35

Sob risco de perder pontos, Chapecoense diz que escalação de zagueiro foi legal

por Estadão Conteúdo
Sob risco de perder pontos, Chapecoense diz que escalação de zagueiro foi legal
Foto: Getty Images
A vitória da Chapecoense por 2 a 1 sobre o Lanús, na noite de quarta-feira (17), manteve a equipe viva na Copa Libertadores, mas o resultado do confronto no Estádio La Fortaleza acabou ficando em segundo plano diante do imbróglio envolvendo a condição do zagueiro Luiz Otávio, exatamente o autor do gol do triunfo.


Luiz Otávio foi expulso no compromisso anterior da Chapecoense, a derrota para o Nacional do Uruguai, fora de casa, mas cumpriu a suspensão automática no confronto com o Atlético Nacional pela Recopa Sul-Americana. O problema é que o zagueiro teria sido suspenso por três partidas, além de multa, antes do compromisso na Argentina pela Conmebol.

A Chapecoense alega, no entanto, que não foi informada formalmente da punição.


"Estamos convictos da nossa decisão. O jogador que entrou em campo estava dentro do regulamento e não temos nada a declarar além disso. Estamos tranquilos com essa decisão, que foi minha como presidente do clube", afirmou o presidente da Chapecoense, Plinio David de Nes Filho, em entrevista coletiva após o compromisso.


Por enquanto, a Conmebol não se manifestou oficialmente sobre uma possível punição ao time catarinense. Deixando de lado o imbróglio, a Chapecoense ocupa o terceiro lugar do Grupo 7 da Libertadores com sete pontos, mas só depende das suas forças para avançar às oitavas de final na rodada final da chave, na próxima terça-feira (23), quando o time vai receber o venezuelano Zulia.

No próximo sábado (20), às 19h, a Chapecoense vai encarar, também na Arena Condá, o Palmeiras, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Pesquisa revela que maioria dos jovens brasileiros são sedentários
Foto: Reprodução / Programa Lazer e Cultura
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (17), que mais da metade da população acima de 15 anos do país nunca praticou esportes. A conclusão é resultado do suplemento Práticas de Esporte e Atividade Física, da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad) de 2015, realizada em parceria com o Ministério do Esporte. O levantamento mostrou ainda que 57,3% dos adolescentes de 15 a 17 anos informaram que o principal motivo para não se exercitarem foi não gostarem ou não quererem. Os resultados obtidos na pesquisa servem de alerta, visto que o sedentarismo e a hipoatividade estão associados ao risco de desenvolver excesso de peso, ocasionando obesidade e consequentemente ao risco de desenvolver doenças cardiovasculares na idade adulta, anormalidades metabólicas como nível de colesterol alterado, diabetes, hipertensão, insônia e várias desordens metabólicas, explica a nutricionista Daniele Andrade.  Além do sedentarismo, fatores como má alimentação, ansiedade devido ao stress do dia a dia e o isolamento social podem levar ao consumo excessivo de alimentos doces e gordurosos como uma forma de compensação, afirma a nutricionista. Aém do estímulo da prática esportiva e de atividades físicas, é preciso identificar o tipo de exercício a ser realizado – o que vai depender da afinidade e desenvolvimento dos adolescentes, segundo o educador físico Pablo Gavazza, coordenador técnico da rede de academias Hammer Fitness Club, unidade Rosas. Para ele, o primeiro passo é consultar um médico para liberação da atividade e, logo após, é preciso buscar um profissional capacitado para a prescrição, acompanhamento e monitoramento do aluno, durante a pratica das atividades. “Nesta fase da vida o risco de lesão é maior, pois os músculos, ligamentos e tendões ainda estão se desenvolvendo. Por isso é imprescindível o acompanhamento de um educador físico para garantir os bons resultados”, ressalta. De acordo com Gavazza, a prescrição do exercício adequado levará em consideração, também, a maturidade do aluno.
Salvador será sede de curso de técnico de futebol da CBF
Foto: Divulgação / CBF
Salvador será a primeira cidade da região Norte Nordeste a sediar o curso de técnicos de futebol. O Curso Licença B para Treinadores é realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e acontecerá no segundo semestre, entre os meses de agosto e setembro.

O objetivo do curso é formar treinadores de categorias de base e qualificar os profissionais que já atuaram como treinadores principais de equipes de base. Para fazer o curso, a CBF exige alguns pré-requisitos do candidato. Os interessados podem encontrar maiores informações no site da CBF Academy (clique aqui).

Para solicitar inscrição, os candidatos devem enviar acessar o FALE CONOSCO do site da Federação Bahiana de Futebol (clique aqui) ou enviar um e-mail para a entidade, fbf@fbf.org.br.
Quinta, 18 de Maio de 2017 - 13:30

De olho na Libertadores, Cuca admite poupar titulares do Palmeiras no Brasileirão

por Paulo Favero / Estadão Conteúdo
De olho na Libertadores, Cuca admite poupar titulares do Palmeiras no Brasileirão
Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras / Divulgação
Pensando na partida da próxima quarta-feira (24) contra o Atlético Tucumán-ARG, no Allianz Parque, pela Copa Libertadores, o técnico do Palmeiras Cuca já avisou que vai poupar a maior parte de seus titulares no duelo de sábado (20), às 19h, contra a Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó, pelo Campeonato Brasileiro. O treinador quer ter seus principais jogadores descansados em busca da vaga na próxima fase da competição sul-americana.


"E não é o caso de poupar, é de dar oportunidade também para eles. De repente vão melhor do que quem está jogando. Por isso se montou um elenco forte no Palmeiras. É importante ter essa busca e ver novos jogadores entrando e pedindo passagem. Torço para que aconteça. E vão ter oportunidade no sábado", comentou.


No Brasileirão, o Palmeiras é o segundo colocado, com três pontos. Já na Libertadores, o Verdão lidera o Grupo 5, com dez pontos ganhos e precisa de um empate para avançar de fase.

Sales vê empate positivo e mira o Vasco: 'Precisamos manter a sequência'
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
O Bahia empatou em 1 a 1 com o Sport na última quarta-feira (17), pela primeira partida da final da Copa do Nordeste, e garantiu a vantagem de um empate sem gols para conquistar a taça regional.
O resultado foi visto de forma positiva pelo volante Matheus Sales, titular da equipe na partida. O atleta tricolor também lembrou importância da segunda rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Vasco, no próximo domingo (21).
"Foi um bom resultado, não vejo como ruim. Um empate fora de casa e vamos decidir no nosso estádio. Mas agora temos que trocar a chave e voltar a pensar no brasileiro. Estreamos bem, com uma boa vitória e precisamos manter esse sequência para brigar lá em cima", disse. 
Bahia e Vasco se enfrentam às 11h, no estádio de São Januário. Com três pontos conquistados e um saldo positivo de quatro gols, a equipe do técnico Guto Ferreira lidera a competição.
 Futebol feminino: Após rebaixamento, vice-presidente do Vitória promete reformulação
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
A equipe de futebol feminino do Vitória perdeu por 7 a 0 para o Rio Preto-SP, na última quarta-feira (17), fora de casa, e acabou rebaixada para a Série A2 do Campeonato Brasileiro da categoria. Após a degola, Agenor Gordilho, vice-presidente admitiu que houve um erro no planejamento para a disputa da competição. A diretoria manteve a base do time que conquistou o Baianão no início do ano e também o técnico Quinho Cardoso, que acabou desligado depois de algumas rodadas. O treinador Sérgio Odilon assumiu o comando no mês passado.


“O time montado pela gestão passada foi campeão baiano depois de 14 anos e evidente que nós optamos em continuar com a mesma comissão técnica, pois a competição nacional já estava prestes a começar, e seria a primeira da história do Vitória. Porém, nós detectamos logo nos dois primeiros jogos que o nosso grupo não estava nem fisicamente nem tecnicamente à altura do futebol brasileiro”, apontou o cartola.


Agora, Agenor Gordilho promete fazer uma reformulação na equipe de futebol feminino.

“O clube, hoje, já tem uma noção do quadro do futebol feminino na Bahia e já vamos nos planejar tanto para disputar o Campeonato Baiano quanto para disputar futuras competições nacionais. O nosso gerente contratado para assumir o futebol também vai abraçar essa causa porque, na Europa, o tratamento ao futebol feminino é outro. Podem ter certeza que nós vamos fazer um planejamento especial junto com o diretor de futebol Sinval Vieira e com o manager Petkovic, que já tem um compromisso comigo”, declarou.
Disputa entre EI e SporTV por transmissões gera impasse na renovação do Nordestão
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
A disputa pelos direitos de transmissão de futebol entre a SporTV, um dos braços da Globosat da Globo e a Esporte Interativo (EI), do grupo Turner, chegou na Copa do Nordeste. A informação é do jornalista Eduardo Ohata, publicada no seu blog no portal Uol, nesta quinta-feira (18). O contrato entre as duas emissoras de sublicenciamento da competição regional na TV aberta venceu nesta edição. 

Segundo Ohata, as negociações chegaram a um impasse no valor apresentado. A EI ofereceu 40% a mais da quantia paga no contrato que está vencendo. Além disso, a emissora disse já ter uma oferta de outra TV aberta pela transmissão. E isso já despertou uma preocupação nos cartolas que participam do Nordestão.

"A renovação não foi fechada, o que preocupa principalmente os clubes, pois tem que ter visibilidade para suas marcas e para seus parceiros", diz Ednaldo Rodrigues, presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF). "Há questões entre a Globo e o Esporte Interativo, mas estou otimista que no fim acabarão se entendendo (pela Copa do Nordeste)", completou.

Ohata apurou junto a Band, Record, Rede TV! e SBT sobre a oferta de uma TV aberta, porém nenhuma delas admitiu. No entanto, o SBT informou que suas afiliadas tem independência nessa questão. Mas dificilmente, uma emissora local poderia fechar um contrato desse tamanho sem uma ajuda financeira e coordenação de sua matriz.

Bahia e Sport vão decidir o título da edição deste ano na próxima quarta-feira (24), às 21h45, na Arena Fonte Nova. O tricolor baiano precisa de um empate sem gols para conquistar o título. Para levantar o caneco, o clube pernambucano precisa empatar a partir de dois gols ou vencer por qualquer placar.
Bahia x Sport: com grandes filas, venda de ingressos em pontos físicos é iniciada
Foto: Leitor BN
Depois de dois dias de venda pela Internet, os pontos físicos abriram nesta quinta-feira (18) para comercializar os ingressos para o segundo jogo da final da Copa do Nordeste entre Bahia e Sport, a ser realizado na próxima quarta-feira (24), às 21h45, na Arena Fonte Nova. A mobilização da torcida no período da manhã gerou filas nos guichês da Arena Fonte Nova e nos Shoppings Salvador e da Bahia. Além destes pontos, o torcedor por comprar a sua entrada nas Lojas Oficiais do clube e no site da Arena Fonte Nova (clique aqui).
Série D: Após se recuperar no Vitória, Alysson é reintegrado ao Flu de Feira
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O zagueiro Alysson foi reintegrado ao Fluminense de Feira para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. O atleta estava se recuperando de uma fratura na tíbia, no Departamento Médico do Vitória, em Salvador (leia mais aqui). Ele se machucou ainda no ano passado quando já defendia o Touro, na partida contra o Murici-AL, pela Série D. Agora, o jogador vai brigar por uma vaga no time comandando pelo técnico Paulo Foiani.

"Sou muito grato a Sinval (Vieira, diretor de futebol do Vitória) e a todos do clube por terem me acolhido. Agora estou bem e pronto para esta batalha que será a Série D. Quero agora esquecer o que aconteceu e pensar somente em fazer o melhor e ajudar meu clube neste novo desafio", afirmou.

Alysson, de 26 anos, tem passagens por Bahia, América-RN, Guanambi, Feirense, Jacuipense e Londrina.

O Touro estreia na Série D neste domingo (21), às 16h, contra o Itabaiana, fora de casa, no Estádio Etelvino Mendonça. O tricolor feirense está no Grupo A8 da competição ao lado de Atlético-PE, Campinense-PB, além do clube sergipano.
Trio de São Paulo é escalado para comandar arbitragem de Vasco e Bahia
Foto: Divulgação
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) escalou um trio de arbitragem de São Paulo para comandar o jogo entre Vasco e Bahia, no próximo domingo (21), às 11h, no Rio de Janeiro, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Leandro Bizzio Marinho será o árbitro principal. O juiz, formado na função desde 2011, será auxiliado por Daniel Paulo Ziolli e Daniel Luis Marques. Além destes, Flavio Rodrigues de Souza e Rafael Gomes Felix da Silva estarão em campo como árbitros adicionais.
O Bahia lidera a competição nacional, com três pontos e quatro gols de saldo. O Vasco, por sua vez, divide a última posição com o Sport, sem pontos conquistados e um saldo negativo de quatro gols.
Fernando Miguel pede intensidade contra o Corinthians: ‘Não podemos vacilar’
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Vitória e Corinthians medem forças neste domingo (21), às 16h, na Arena Fonte Nova, em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O goleiro Fernando Miguel, do Leão, pede intensidade durante os 90 minutos, além de atenção redobrada.


“Essa é aquela partida que se piscar o olho deixa escapar o resultado positivo. Não podemos vacilar. Temos que ter muita intensidade do início ao fim e equilíbrio para conquistar a vitória. É um jogo complicado, contra uma equipe forte e que vem em busca dos três pontos também”, afirmou.
Fernando Miguel ainda endossou o discurso de Alan Costa (saiba mais aqui) e revelou preferência por atuar no Barradão. O jogo foi transferido para a Arena Fonte Nova por conta de obras no Manoel Barradas.
“A Arena Fonte Nova é um estádio que a gente conhece bastante. Não muda muito. Claro que gostaríamos de estar em nossa casa, no Barradão, mas vamos procurar fazer nosso jogo e buscar a vitória. Contamos com a presença do torcedor para nos apoiar do início ao fim da partida”, finalizou.
Daniel Alves mira na tríplice coroa: 'Temos que melhorar para o objetivo maior'
Foto: Getty Images
Em entrevista ao site oficial da Juventus, publicada nesta quinta-feira (18), o lateral direito Daniel Alves comentou sobre a conquista da Copa Itália. A 'Velha Senhora' derrotou a Lazio, na última quarta-feira (17), por 2 a 0.

"Tivemos um objetivo que era vencer, e todos nós fizemos um grande esforço para levá-lo para casa. Era isto que queríamos e estamos felizes", afirmou.

No entanto, o baiano, que abriu o placar do jogo com um golaço, comentou sobre o jogo e disse que o clube ainda almeja mais títulos.

"A Lazio é uma equipe que joga um bom futebol, com jogadores de qualidade. Sabemos que as finais são sempre equilibradas, mas estávamos melhor e estamos felizes pelo grande trabalho que fizemos, especialmente no primeiro semestre. Agora, porém, temos que melhorar para o objetivo maior", disse.

A Juventus persegue a tríplice coroa nesta temporada, que é formada pelos títulos do Campeonato Italiano, Copa da Itália e Liga dos Campeões. No nacional, a Juve está bem encaminhada. Faltando apenas duas rodadas para o final, a equipe tem quatro pontos de vantagem sobre vice-líder Roma. Neste domingo (21), a Juve recebe o Crotone, em casa, e pode levantar mais uma taça.

No próximo dia 3, um sábado, Juventus e Real Madrid se enfrentam na final da Liga dos Campeões. A bola rola às 15h45 no horário de Brasília.
Quinta, 18 de Maio de 2017 - 09:55

Técnico do Bahia não descarta escalação de time misto contra o Vasco

por Ulisses Gama, de Recife
Técnico do Bahia não descarta escalação de time misto contra o Vasco
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
Após a primeira partida da final da Copa do Nordeste, realizada na última quarta-feira (17), o Bahia agora mira as suas atenções para a disputa do Campeonato Brasileiro. No domingo (21), às 11h, o desafio será contra o Vasco, no Rio de Janeiro, pela segunda rodada da competição.
Com uma sequência de seis partidas realizadas em um intervalo de 20 dias, a equipe pode sofrer modificações em sua formação para a partida, visando o confronto decisivo contra o Sport, na próxima quarta-feira (24), visando a taça regional. É o que cogita o técnico Guto Ferreira.
"Vamos deixar para pensar. Teremos tempo, mas temos que tomar uma decisão séria, até porque todo ponto do Campeonato Brasileiro é importante e esse título da Copa do Nordeste também é importante. Temos que colocar uma equipe competitiva no domingo e na quarta-feira para conseguir o título ao final de 90 minutos", declarou.
"Independente de quem vai jogar, a tendência é de que quem esteja na quarta viaja. Um ou outro não vai. Mas quem vai começar o jogo é outra questão", acrescentou.
Com três pontos conquistados e um saldo positivo de quatro gols, o Bahia é o líder da Série A.
Vitória x Corinthians: ingressos à venda para o duelo na Arena Fonte Nova
Foto: Jefferson Peixoto/Ag. Haack / Bahia Notícias
Os ingressos para o duelo entre Vitória e Corinthians, domingo (21), às 16h, na Arena Fonte Nova, válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, já estão à venda.


Os tickets custam a partir de R$ 25 (meia)  e RS 50 (inteira). O bilhete mais caro é oferecido por RS 140 (lounge premium). Os ingressos podem ser adquiridos nas lojas oficiais do Vitória nos shoppings Lapa, Paralela, Capemi e nas bilheterias do Barradão. Na Arena Fonte Nova, as entradas só serão comercializadas no dia do jogo. A outra opção é comprar pela internet por meio do site do Futebol Card.



A novidade é que a partir de agora os torcedores poderão comprar suas entradas com cartões de crédito, débito e dinheiro. Entradas físicas para visitantes serão comercializadas exclusivamente no Barradão, na sexta-feira (19). Entradas para os planos SMV Bronze e Leão estão à venda apenas na central de atendimento do SMV, no Shopping Capemi.

INGRESSOS:
– CADEIRA ESPECIAL OESTE: R$ 60 (inteira) / R$ 30 (meia) / R$ 18 (SMV Bronze)
– LESTE INFERIOR: R$ 50 (inteira) / R$ 25 (meia)
– NORTE INFERIOR:  R$ 50 (inteira) / R$ 25 (meia) / R$ 15 (SMV Bronze) / R$ 25 (SMV Leão)
– LESTE INTERMEDIÁRIO:  R$ 50 (inteira) / R$ 25 (meia)
– NORTE INTERMEDIÁRIO:  R$ 50 (inteira) / R$ 25 (meia)
– SUPER NORTE:  R$ 50 (inteira) / R$ 25 (meia)
– TORCIDA VISITANTE: R$ 60 (inteira) / R$ 30 (meia)
– LOUNGE PREMIUM: R$ 140 (preço único) / R$ 35 (criança)
Pela internet, apenas entradas inteiras estão à venda.


PONTOS DE VENDA:
– Internet (14 horas, até 17h de sábado)
– Bilheteria do Barradão (das 10h às 18h, e até 18h de sábado)
– Lojas oficiais:
– Loja do Leão – Shopping Capemi (diariamente, das 10h às 19h, até sábado)
– Loja do Leão – Shopping Center Lapa  (diariamente, das 10h às 21h, até sábado)
– Loja Estação Rubro-Negra – Shopping Paralela  (diariamente, das 10h às 22h, até sábado)
– Arena Fonte Nova (apenas no domingo, das 9h às 17h, somente em dinheiro)
Presidente do Flamengo bate boca com jornalista depois de eliminação frustrante
Foto: Getty Images
Irritado com a desclassificação na Copa Libertadores após derrota por 2 a 1 para o San Lorenzo, o presidente do Flamengo Eduardo Bandeira de Mello bateu boca com o comentarista da ESPN Mauro Cézar Pereira. O rubro-negro perdeu o jogo com direito a gol da virada no último minuto.

Mauro perguntou se medidas seriam tomadas devido ao desempenho na Libertadores. O presidente respondeu que não haveria uma caça às bruxas. O comentarista rebateu dizendo que não falou sobre demissões e sim sobre alguma providência sobre as três derrotas da equipe fora de casa no torneio.

"Parabéns para quem está comemorando. Gostaríamos de ganhar os seis jogos, mas não esperem notícias em cima disso. Confiamos em quem trabalha no Flamengo. Sei que existem pessoas que estão comemorando e torcendo contra", respondeu Bandeira de Mello.

Mauro interrompeu o presidente dizendo que o momento não era o ideal para se falar de política e que o assunto era futebol.

"Quem está respondendo pergunta sou eu. Eu respondo como quiser", concluiu o cartola.

O Flamengo agora volta às atenções para o Campeonato Brasileiro. O Urubu visita o Atlético-GO neste sábado (20), às 19h, no Estádio do Serra Dourada.
Péricles Bassols apita confronto entre Vitória e Corinthians
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O árbitro Péricles Bassols, filiado a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), comandará o duelo entre Vitória e Corinthians, domingo (21), às 16h, na Arena Fonte Nova, em confronto válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.


Péricles, ex-árbitro da Fifa, será auxiliado por Clovis Amaral da Silva e Cleberson Nascimento Leite, ambos de Pernambuco.


Natural do Rio de Janeiro, Bassols ingressou na Federação Pernambucana de Futebol no ano passado. Ele tem 41 anos e é dentista.


Além do trio, a CBF escalou mais três juízes. Gilberto Rodrigues e Deborah Cecilia serão os assistentes adicionais 1 e 2, respectivamente. Já Marcelino de Castro será o quarto árbitro. Todos são de Pernambuco.


MAIS  DE 980 MIL ACESSOS,   /18-05-17 / RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!




979 MIL ACESSOS,  RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!

TOTAL DE ACESSOS   DO BLOG  MAIS  DE  979 MIL /    DIA 16/05/17/
Alemanha Mais de  180 Mil,  líder  Internacional  de  Acessos
Nos  Mais de 100  Países do Planeta  Terra
472ML ACESSOS INTERNACIONAIS,  VISIBILIDADE  EM MAIS  DE 100 PAÍSES NO PLANETA TERRA.....

Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
507080
Alemanha
181107
Estados Unidos
127091
Rússia
45432
Malásia
19730
China
14394
Ucrânia
8620
França
5905
Portugal
5433
Índia
4155





O POETA MARATONISTA!
             
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                         CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                          Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registrado em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DE VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.





Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 Salvador/Ba. 42. 198 metros
DIA 27/08/16



Curso  de  Comunicações  Verbais

(Um dos  melhores do Brasil/S. Paulo com credenciamento CFMO 097}


     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  de  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP



********************************************************************************
TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA DAS PEDRAS SETOR NORTE DA ARENA FONTE NOVA /BAHIA/BRASIL/20

Nenhum comentário:

Postar um comentário