Está chegando a hora de a bola voltar a rolar no Campeonato Brasileiro. A edição 2017 da competição entre clubes mais equilibrada do mundo promete fortes emoções entre as 20 equipes que brigam pelo título de campeão. Ter um ataque funcionando bem é importantíssimo para levantar o troféu no fim do ano. A figura do artilheiro é fundamental, assim com a do "garçom", o cara que serve bem aos seus companheiros. Quando somamos os critérios de gols e assistências, o atacante Diego Souza, do Sport, lidera o ranking e mostra porque foi o diferencial do time no ano passado.
Diego marcou 14 gols e foi um dos três artilheiros do Brasileirão. O atacante, presente nas últimas convocações para a Seleção Brasileira, também deixou seus companheiros na boa para marcar em sete oportunidades. O camisa 87 teve participação direta em 42,8% dos gols do Leão Pernambucano na competição.
O segundo da lista é Fred, do Atlético-MG, também artilheiro da competição ao lado do camisa 87 do Leão e William Pottker, da Ponte Preta. Além dos 14 tentos, o atacante do Galo deu quatro assistências. Isso significa que o goleador foi fundamental em 29,6% das vezes em que a torcida atleticana comemorou. 
Robinho, companheiro de Fred no Alvinegro mineiro, Marinho, do Vitória, e Gustavo Scarpa também chegaram ao número 18 na junção de gols e passes açucarados. Em termos estatísticos, o Rei das pedaladas teve a mesma representatividade do que o camisa 9 para a equipe.
O atacante do Rubro-Negro Baiano, com 12 gols e seis assistências, foi responsável por 35,29% do sucesso do setor ofensivo do Vitória. O jovem meia do Fluminense, por sua vez, balançou as redes oito vezes e achou um parceiro bem posicionado para marcar em dez oportunidades. Desta forma, ele ajudou o torcedor tricolor a vibrar em 40% das vezes.
O ranking que leva em conta apenas assistências tem o topo dividido entre o meia Gustavo Scarpa, do Fluminense, e o atacante Dudu, do Palmeiras, grande campeão. Em dez oportunidades, a dupla pôde dizer o tradicional "faz e me abraça" a um parceiro no campo. Logo atrás deles, com oito cada, vêm mais dois atletas: o uruguaio De Arrascaeta, do Cruzeiro, e o lateral Diego Renan, do Vitória.   
O Campeonato Brasileiro 2017 começa no dia 13 de maio. Quem será o melhor garçom da competição? Façam suas apostas!