quinta-feira, 6 de abril de 2017

Política BAVI, CAMP. BAIANO E MAIS

Ibirapitanga: Delegacia interditada pela Justiça foi invadida pela 3ª vez neste ano; 3 presos fugiram
Foto: Reprodução / Giro Ipiaú
Pela terceira vez (lembre aqui) neste ano a Delegacia de Ibirapitanga, no sul da Bahia, foi invadida e três presidiários fugiram. A Justiça determinou a interdição da carceragem do local no último dia 21 de março, mas aparentemente a decisão ainda não foi cumprida (lembre aqui). O caso reincidente aconteceu na madrugada desta quinta-feira (6) e de acordo com o G1, os suspeitos ainda não identificados serraram os cadeados do portão de entrada da delegacia e libertaram os presos das celas de onde eles se encontravam. Não havia policiais no momento da ação e ninguém ficou ferido. A polícia Militar informou ao G1 que os fugitivos têm idades entre 19 e 22 anos e foram encarcerados no distrito de Itamarati. Eles são suspeitos de roubar carros na localidade e estavam na delegacia há dois meses. Além dos três fugitivos, outros dois homens estavam na cela, mas não participaram da ação. Eles devem prestar depoimento sobre o caso nesta quinta. Buscas para capturar os fugitivos foram realizadas e ninguém foi encontrado.
Reforma trabalhista deve ser concluída antes da previdenciária, sinaliza Temer em jantar
Foto: Beto Barata/ PR
A reforma trabalhista deve ser concluída antes da previdenciária, sinalizou o presidente Michel Temer em um jantar oferecido a senadores na noite de quarta-feira (5), no Palácio do Jaburu, em Brasília. Segundo o peemedebista, isto deve ocorrer porque as mudanças nas regras trabalhistas são mais facilmente absorvidas que no caso da Previdência. A informação foi dada à Folha de S. Paulo por um dos senadores do PMDB que participou do evento. "Constatou-se o óbvio, que a reforma trabalhista tem condições de passar mais rapidamente. Ele está querendo que a reforma trabalhista seja absorvida enquanto se discute mais a reforma da Previdência", disse o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN). O parlamentar disse também que Garibaldi "o governo se mostra sensível no sentido de avançar numa flexibilização da proposta de emenda constitucional que reforma a Previdência". Temer continuará nesta quinta (6) as conversas com senadores. O movimento do presidente é uma forma de se aproximar dos peemedebistas para isolar o líder do partido no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que teve as relações rompidas com o governo após iniciar uma série de ataques contra o Palácio do Planalto. Garibaldi negou que, no encontro, o governo tenha oferecido algo em troca de apoio, principalmente à reforma da Previdência. "Que fique bem claro que essa não é, ao menos entendo assim, uma conversa de varejo, de que se possa pensar naquela citação franciscana de que é dando que se recebe", afirmou o senador. Após a reação de Temer, Garibaldi foi um dos senadores peemedebistas que passou a criticar Renan publicamente. "Votei em Renan para ser o nosso líder, mas acho que ele está sendo injusto quando diz que o governo está perdido. Ao invés de fazer uma oposição mais aguerrida, a bancada do PMDB deve exercer a função de uma colaboração mais equilibrada no sentido de promover o aperfeiçoamento na proposta da reforma da Previdência", disse o senador.
Quinta, 06 de Abril de 2017 - 18:40

Com 'dias complicados' da natação, presidente da FBDA pede que verdade prevaleça

por Matheus Caldas
Com 'dias complicados' da natação, presidente da FBDA pede que verdade prevaleça
Diego Albuquerque, presidente da FBDA | Foto: Arquivo Pessoal
A crise na Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) vem dando o que falar entre dirigentes e atletas. Após a prisão do ex-presidente da entidade, Coaracy Nunes, e outros quatro suspeitos (entenda aqui), o mandatário da Federação Bahiana de Desportos Aquáticos (FBDA), Diego Albuquerque, torce para que a verdade prevaleça para o bem dos atletas. “O que eu desejo, como qualquer pessoa que gostaria que acontecesse com a natação, é que as coisas fossem esclarecidas de uma forma bem clara. Que a Justiça pudesse fazer o estudo e que a verdade aparecesse, de um lado ou do outro. Espero que as coisas andem com esses processos. Querendo ou não atrapalha um pouco o calendário. Isso não é ruim. O que atrapalha é a crise. A natação está vivendo dias complicados. As coisas estão um pouco paradas no que se refere o calendário”, lamentou, em entrevista ao Bahia Notícias. Ele assumiu o cargo há pouco mais de 15 dias e sucede Sérgio Silva. Anteriormente, ele cuidava do polo aquático na FBDA.
Vitória bate Santa Cruz e se classifica para a próxima fase da Copa do Brasil Sub-20
Foto: Divulgação / Santa Cruz
O Vitória estreou com o pé direito na Copa do Brasil Sub-20. Em duelo disputado nesta quinta-feira (6), no Arruda, em Recife (PE), o time comandado pelo técnico Laelson Lopes venceu o Santa Cruz por 3 a 0. Os gols foram marcados por Gabriel, Luan e Eron. Com o resultado, a equipe Rubro-negra eliminou o jogo de volta e se classificou para a segunda fase do torneio nacional. O próximo adversário do Vitória ainda não foi definido.
Feira: Após 23 dias, greve dos professores da rede municipal chega ao fim
Foto: Paulo José / Acorda Cidade
A greve dos professores da rede municipal de ensino de Feira de Santana (lembre aqui) chegou ao fim na manhã desta quinta-feira (6). Com duração de 23 dias, o fim da paralisação foi decidido em assembleia da APLB-Feira e os profissionais devem retornar para as atividades na sexta (7). Segundo o site Acorda Cidade, a diretora da APLB, professora Marlede Oliveira, informou que o último item da pauta de reinvindicação foi atendido pelo governo municipal. “Só tinha a questão dos 15% de gratificação e o governo apontou que isso não será retirado. Isso ficou documentado em uma reunião ontem com a secretaria de Educação e era isso que a categoria queria. A responsabilidade da greve ter continuado foi da prefeitura que não sinalizou a garantia dos 15%”, disse. Ainda de acordo com Marlede, os três principais itens da pauta de reivindicação, que eram o reajuste de 7.64%, o enquadramento de todos os professores e a manutenção dos 15% também foram atendidos. O sindicato garantiu a a manutenção dos 200 dias letivos e em conjunto com a secretaria de educação e um calendário de reposição de aulas será analisado.
Diretor da Chapecoense confirma conversas avançadas com Victor Ramos: ‘Muito próximo’
Victor Ramos pelo Vitória, em 2016 |Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Após a polêmica envolvendo seu nome no embate judicial entre Internacional, CBF e Vitória, o zagueiro Victor Ramos está próximo de assinar com seu novo clube. O zagueiro é esperado na Chapecoense nesta sexta-feira (7). A informação foi confirmada pelo diretor de futebol do clube catarinense, Rui Costa. “A gerente vem conversando com ele há bastante tempo. Tínhamos a dificuldade com o Monterrey. Depois que ele acertou a rescisão lá, ficou tudo mais fácil. Conseguimos ajustar à nossa realidade salarial. Digo que ele está muito próximo”, afirmou, em entrevista ao Bahia Notícias. O vínculo do zagueiro de 27 anos com a Chape será valido até o final deste ano. O defensor, além do Rubro-negro baiano, acumula passagens por Vasco, Palmeiras e Standard de Liège (Bélgica).
Cúpula da H.Stern fecha acordo de delação premiada para investigar lavagem de dinheiro
Foto: Divulgação
A cúpula da rede de joalheria H.Stern fechou acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF). O acerto já foi homologado pela Justiça e busca levantar informações sobre um esquema de lavagem de dinheiro liderado pelo ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. O presidente da joalheria, Roberto Stern; o vice-presidente, Ronaldo Stern; o diretor financeiro, Oscar Luiz Goldemberg; e a diretora comercial, Maria Luiza Trotta, concordaram ainda em pagar multas que somam R$ 18,9 milhões. Investigações do MPF indicam que a joalheiria aceitou vender as joias a Cabral sem emitir nota fiscal – o que configura sonegação. A suspeita é que a compra de joias era uma das formas de o grupo ligado ao ex-governador lavar dinheiro desviado. Sérgio Cabral, ex-governador do Rio, e a mulher, Adriana Ancelmo, compraram cerca de 40 peças da H.Stern e gastaram R$ 6,3 milhões. A multa estipulada para os dirigentes da H. Stern equivale a três vezes esse valor.
Quinta, 06 de Abril de 2017 - 17:40

Falha em sistema de energia provoca suspensão no funcionamento do metrô

por Bruno Luiz
Falha em sistema de energia provoca suspensão no funcionamento do metrô
Foto: Reinaldo Oliveira
O funcionamento dos três do metrô foi suspenso na tarde desta quinta-feira (6). De acordo com informações da CCR Metrô Bahia, concessionária que administra o sistema, a circulação foi paralisada entre 14h37 e 14h50, por causa de uma falha técnica no sistema de energia. Logo depois, foi retomada, mas com intervalo entre trens maior do que o habitual. Ainda segundo a CCR, o intervalo foi normalizado apenas às 16h20. Alertas sonoros foram emitidos nas estações e agentes de Atendimento e Segurança orientaram os usuários. O problema acabou provocando filas nos terminais.
Quinta, 06 de Abril de 2017 - 17:35

Torcida do Bahia garante cerca de 15 mil ingressos para o Ba-Vi

por Ulisses Gama
Torcida do Bahia garante cerca de 15 mil ingressos para o Ba-Vi
Foto: Max Haack / Ag Haack / Bahia Notícias
O Bahia anunciou no final da tarde desta quinta-feira (6) que cerca de 15 mil torcedores tricolores garantiram ingresso para o clássico Ba-Vi do próximo domingo (9), na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Baiano. O número inclui os sócios do clubes, entradas corporativas e as vendas que vem sendo realizadas desde a última quarta-feira (5). O torcedor pode adquirir o ingresso no site oficial da Arena Fonte Nova (clique aqui), nos guichês da praça esportiva, nos balcões da Ticketmix dos shoppings Salvador e da Bahia e em quatro lojas oficiais do clube (Paseo Itaigara, Bela Vista, Salvador Norte e Estrada do Coco). Clique aqui e confira mais informações.
Quinta, 06 de Abril de 2017 - 17:20

Lajedinho: Governo homologa decreto de situação de emergência após inundação

por Ana Cely Lopes / Bruno Luiz
Lajedinho: Governo homologa decreto de situação de emergência após inundação
Foto: Marcos Antônio Oliveira/Arquivo Pessoal
Foi homologado nesta quarta-feira (5), pelo Governo do Estado da Bahia, o Decreto Municipal nº 011/2017, que atesta a situação de emergência em Lajedinho, região do Piemonte do Paraguaçu. O decreto tem validade de 180 dias e entra em vigor nesta quinta (6), retroagindo seus efeitos a 01 de abril de 2017. De acordo com o prefeito Marcos Mota (PSD), o município está tendo dificuldade para reconstruir as habitações que foram afetadas pela inundação que deixou 94 famílias desabrigadas (lembre aqui). "A gente não se recuperou totalmente da enchente de 2013, como é que vamos nos restabelecer por completo sem apoio federal?", questionou. Fundado em 1962, Lajedinho tem população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016 de cerca de cinco mil habitantes. De acordo com o prefeito, algumas pessoas que sofreram em 2013 pelo temporal que provocou a morte de 17 habitantes (lembre aqui) foram afetadas novamente pela enchente. "Há ruas que não foram objeto do desastre de 2013 e que foram afetadas e outras que foram comprometidas nesta e na outra enchente", disse Marcos. Para ele, o município necessita de auxílio federal. "Toda a estrutura para restabelecer a normalidade fugiu do natural e eu não conseguirei resolver a situação da população que vivem nas encostas sozinho", afirmou o prefeito.
Quinta, 06 de Abril de 2017 - 17:00

Carne Fraca: Governo encontra toxinas em oito amostras

Carne Fraca: Governo encontra toxinas em oito amostras
Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo
Um balanço final da força-tarefa realizada em 21 frigoríficos suspeitos de envolvimento na Carne Fraca foi divulgado nessa quinta-feira (6) pelo Ministério da Agricultura. Foram recolhidas 302 amostras, sendo que 39 dessas apresentaram problemas. Das 39 amostras, 31 tiveram problemas de ordem econômica, não representando riscos para a saúde dos consumidores. Em oito amostras foram encontradas toxinas salmonela e staphylococcus, que podem provocar vômitos e diarreia. De acordo com o secretário-executivo da Agricultura, Eumar Novacki, todos os produtos com problemas foram recolhidos e as oito amostras que continham toxinas foram destruídas com a presença de fiscais do Ministério da Agricultura. As fábricas foram interditadas. Duas plantas da Peccin e da Central de Carnes Paranaense, em Colombo, Paraná, tiveram o Serviço de Inspeção Federal (SIF) cancelado. "Nesses casos, a decisão foi tomada pelo histórico que essas duas empresas apresentam", explicou o secretário. Algumas salsichas apresentaram excesso de amido e ácido sórbico em salsichas e excesso de água em frangos. Outros sete lotes de hambúrgueres da marca Novilho Nobre, fabricados pelo frigorífico Trasmeat, localizado em Balsa Nova, Paraná, tinham salmonela. Um outro lote de linguiça cozida da marca Frigosantos, do Paraná, tinha o staphylococcus. Também foi detectado excesso de água na carne de frango na planta da BRF, em Goiás e na Frango D M, do Paraná. Uma substância proibida também foi encontrada em linguiças e salsichas produzidas pelos frigoríficos Souza Ramos, no Paraná, e Peccin, em Santa Catarina e Paraná.
Quinta, 06 de Abril de 2017 - 16:45

Régis aprova torcida mista no clássico Ba-Vi: 'É a paz no futebol'

por Ulisses Gama
Régis aprova torcida mista no clássico Ba-Vi: 'É a paz no futebol'
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
O Bahia e o Vitória anunciaram na última quarta-feira (5) o retorno da torcida mista nos clássicos válidos pelo Campeonato Baiano em 2017 e 2010 (veja aqui). A união entre os adeptos tricolores e rubro-negros na arquibancada foi bem vista pelo meia Régis, destaque do Esquadrão na temporada de 2017. "É a paz no futebol. O espetáculo é dentro de campo e com isso traz mais respeito, aproxima mais as torcidas para que a gente possa ter um jogo de paz e de alegria", declarou, em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (6), no Fazendão. Questionado sobre o duelo contra o rival, o jogador pediu uma equipe atenta em campo. "Clássico comove a cidade, movimenta... Temos que pensar jogo a jogo e cada jogo é uma nova história. Temos que estar preparados para não sermos surpreendidos, fazendo o que o professor tem treinado para fazer um grande jogo". indicou. Os ingressos para o confronto estão à venda desde a última quarta (clique aqui aqui para conferir informações).
Usuários poderão recarregar SalvadorCard por meio de aplicativo a partir de sábado
Foto: Divulgação
Os usuários do sistema SalvadorCard poderão recarregar seus cartões por meio de um aplicativo para smartphones a partir deste sábado (8). As recargas poderão ser pagas com cartões de crédito ou débito, transferências bancárias, depósito em conta e boletos. Os créditos estarão disponíveis já no dia seguinte. A ferramenta KIM entrará em funcionamento em fase de testes, mas já permitirá, além da recarga de créditos, a consulta do saldo dos cartões, o bloqueio de um cartão perdido ou roubado e a solicitação de segunda via de cartão. Os usuários poderão cadastrar até cinco cartões do tipo Bilhete Avulso Identificado, Meia Passagem Estudantil e Vale Transporte. Os serviços serão tarifados conforme o meio de pagamento e o valor da recarga escolhidos pelo usuário, com exceção dos serviços de bloqueio do cartão e consulta de saldo. Após a compra, o usuário receberá a nota fiscal eletrônica dos serviços no e-mail cadastrado no app. A ferramenta poderá ser baixada gratuitamente na App Store (iOS) e na Play Store (Android); para usá-la, o usuário deverá cadastrar alguns dados pessoais e o número do seu cartão de transporte.
Soldado denuncia tortura no Exército do Rio de Janeiro que levou a remoção de testículo
Foto: Reprodução / O Globo
Um soldado lotado na 2ª Companhia da 27ª Brigada de Infantaria Paraquedista do Rio de Janeiro denunciou ao Exército uma tortura sofrida há cerca de duas semanas. Segundo informações do jornal O Globo, ele passou por um trote aplicado por um grupo de 18 militares. O calouro teve seus pés e mãos amarrados e foi submetido a dois minutos de espancamento. Os seus superiores desferiram chutes e ainda usaram paus, pedaços de fio e plásticos. Ao final, um cabo conhecido no batalhão como "Cachorro Louco" atacou o soldado com mordidas nas nádegas que chegaram a arrancar pedaços. O calouro foi atendido no Hospital Central do Exército (HCE) e precisou ter um dos testículos extraídos. "Os médicos disseram que o segundo está comprometido e também poderá ser extraído. Não vou mais conseguir saltar ou pular de paraquedas. Além disso, estou sob tratamento psiquiátrico e psicológico para tentar superar o que aconteceu. Eu sonhava em ser militar da Brigada Paraquedista. Me esforcei para passar nos testes. Agora não quero mais. Não tenho mais condições", revelou o militar, que preferiu não se identificar, em entrevista ao jornal O Globo. Segundo ele, outros calouros passaram pelo trote no batalhão. O Exército instaurou um inquérito e os oito cabos indiciados foram afastados. A Força Armada informou ainda que entre 2014 e 2016 investigou cerca de cinco ocorrências de maus-tratos, lesão corporal e outros excessos cometidos em unidades militares do Rio de Janeiro.
Quinta, 06 de Abril de 2017 - 16:15

Alan Costa rechaça clima de amistoso para o Ba-Vi: ‘Não vamos tirar o pé’

por Glauber Guerra
Alan Costa rechaça clima de amistoso para o Ba-Vi: ‘Não vamos tirar o pé’
Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias
O Vitória encara o Bahia, neste domingo (9), às 16h, na Arena Fonte Nova, no encerramento da primeira fase do Campeonato Baiano. O Leão já está classificado para a semifinal do Campeonato Baiano e com a primeira colocação assegurada. Porém, o zagueiro Alan Costa garantiu que a equipe vai entrar em campo com o mesmo empenho e rechaçou clima de amistoso. “Eu acredito que vai ser clima de clássico, independente se estamos classificados e com as posições definidas. Vou falar da minha parte... Nós vamos lá para vencer e não vamos tirar o pé”, disse o jogador, em entrevista coletiva. No certame estadual, o time Rubro-negro tem 100% de aproveitamento. E Alan Costa quer manter esse desempenho. “Clássico é um jogo importante (...) Queremos manter a invencibilidade, pois isso é importante. A gente sabe da importância dos clássicos, principalmente do Ba-Vi. Clássico se ganha, não se joga. Vamos procurar buscar a vitória da melhor maneira possível”, concluiu.
Avião arremete e faz pouso de emergência em Aeroporto de Belo Horizonte
Foto: Reprodução / FlightRadar
Um voo da American Airlines fez um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, nesta quinta-feira (6). De acordo com informações do site Flight Radar 25, o voo AA-991 tentou aterrissar duas vezes antes de solicitar e realizar o pouso de emergência. De acordo com informações do G1, o avião vinha de Miami e tinha Belo Horizonte como destino. Ele saiu dos Estados Unidos às 23h13 de quarta (5) e pousou às 8h14 em Confins. O voo estava marcado para aterrissar às 7h50. De acordo com a BH Airport, o pouso da aeronave foi tranquila e o desembarque ocorreu normalmente. Não há maiores informações sobre o motivo da solicitação de emergência.
Trindade faz denúncia no MP contra aumento no valor do combustível em Salvador
Fotos: Divulgação

O vereador José Trindade entrou com denúncia no Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra o aumento no valor do combustível em Salvador. Ele argumenta que o preço do litro subiu 40 centavos em menos de quatro dias, desrespeitando uma lei que dispõe sobre a prevenção às infrações contra a ordem econômica no mercado brasileiro e repreende o abuso de poder econômico. Na denúncia, o vereador aponta que no dia 17 de março, o preço da gasolina comum variava entre R$ 3,44 e R$3,49. Quatro dias depois, o valor ficava entre R$3,84 e R$ 3,89. “O fato é que o consumidor encontra-se em situação de extrema fragilidade, amordaçado diante do constante aumento de valor do combustível nos postos da cidade. Esta conduta ilícita, absurda, atinge as diversas classes sociais, uma vez que todos são atingidos com o aumento do valor do combustível da capital baiana”, afirma Trindade. O vereador pediu ao MP-BA que seja investigado o motivo do aumento no preço de combustíveis na cidade.
 

Em 17 de março, preço do litro estava R$ 3,49


Em quatro dias, valor aumentou R$ 0,40
Seap instala comissão para investigar fuga de detentos do Complexo da Mata Escura
Foto: Reprodução/ Google Street View
O secretário em exercício da Administração Penitenciária e Ressocialização, Carlos Eduardo Sodré, autorizou a abertura de uma comissão para investigar a fuga de 25 internos da Unidade Especial Disciplinar (UED) do Complexo Penitenciário da Mata Escura na segunda-feira (3) (veja aqui). A portaria 307, que constitui a comissão, foi publicada na edição desta quinta (6) do Diário Oficial do Estado. Composta pelos servidores Demosthenes Luiz de Souza Pereira (presidente), Marcelo Jorge Gomes da Silveira e Luís Arthur Pereira Fraguas, a sindicância tem o prazo de 30 dias para concluir os trabalhos. Até o momento, apenas um dos fugitivos foi recapturado. A unidade onde eles ficavam abriga os presos considerados como os mais perigosos do estado.
Justiça do Trabalho condena Insbot a pagar R$ 200 mil de indenização por lide simulada
Instituto era localizado no Barbalho | Foto: TRT-BA
O Instituto Bahiano de Ortopedia e Traumatologia (Insbot) foi condenado pela Justiça do Trabalho a pagar R$ 200 mil em indenização por danos morais coletivos por não homologar rescisões trabalhistas. A empresa já havia assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em 2012 com o Ministério Público do Trabalho (MPT) para pagar salários em dia, recolher FGTS e pagar rescisões em até dez dias uteis após demissão. Mas o instituto não cumpriu o acordo. O Insbot, ao demitir os funcionários, os forçava a buscar seus direitos trabalhistas na Justiça do Trabalho. A prática é conhecida como lide simulada e é ilegal. A homologações de demissões devem ocorrer nos sindicatos ou nas unidades do Ministério do Trabalho. A Justiça só deveria ser acionada quando houvesse discordância em relação aos valores e aos direitos pleiteados pelo trabalhador. Para o procurador do trabalho Pedro Lino de Carvalho Júnior, autor da ação civil pública, o uso das lides simuladas acontecia de forma repetitiva. Segundo ele, “o combate à lide simulada tem dois reflexos importantes. O primeiro é proteger o trabalhador da atitude ilícita do contratante, que força a ida à Justiça para que não haja discussão posterior de ilegalidades trabalhistas. E o segundo é o de evitar ações judiciais desnecessárias”, explicou. O Insbot começou a ser investigado em 2011, após denúncias de atrasos constantes no pagamento de salários. Em 2015, o MPT identificou que a empresa não estava mais cumprindo o TAC. Por isso, decidiu entrar com a ação judicial, cobrando a indenização por danos morais. A condenação foi proferida pelo juiz Luciano Martinez, titular da 9ª Vara do Trabalho, “por melhores que tivessem sido as razões da ré, ela não poderia comprometer-se a algo e, mais adiante, agir como se nenhum ajuste de conduta tivesse sido firmado”. Ele ainda reforçou que, caso a empresa não pudesse cumprir o TAC, deveria ter procurado o MPT e informado a impossibilidade de manter o que previa o TAC, tentando assim um novo acordo. A indenização será destinada para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Ela também fica obrigada a só demitir funcionários com mais de um ano de vínculo com a presença do sindicato da categoria ou autoridade do Ministério do Trabalho, para homologação da rescisão, e a efetuar os pagamentos dos salários até o quinto dia útil de cada mês. Caso não cumpra essas obrigações, poderá ter que pagar R$5 mil por item não atendido e por trabalhador prejudicado. O Insbot foi condenado também a recolher o FGTS até o dia 7 de cada mês. 
Poções: Justiça eleitoral cassa mandatos de prefeito e vice
Foto: Reprodução / Políticos do Sul da Bahia
O prefeito de Poções, no sudoeste, Leandro Mascarenhas, e o vice dele, Jorge Luiz Santos, ambos do PTB, tiveram os mandatos cassados pelo juiz da 59ª Zona Eleitoral, Álerson do Carmo Mendonça. Segundo o site Políticos do Sul da Bahia, a sentença foi determinada nesta quarta-feira (5) e atendeu, em parte, ações do Ministério Público do Estado (MP-BA) e da coligação “Por uma Poções Cada Vez Melhor”, que representa o segundo colocado no pleito, o candidato Dr. Otto (PCdoB). O prefeito e o vice são acusados de captação ilícita de recursos durante a campanha eleitoral passada. Ainda conforme a denúncia, o então candidato a vice-prefeito, Jorge Luiz Santos, declarou haver aplicado na campanha eleitoral o montante de R$82.718,97, provenientes de recursos próprios. No entanto, o mesmo declarou patrimônio de R$41.881,74, existente em conta corrente e R$687,51, aplicado em conta poupança. Ainda cabe recurso da decisão.
Ex-Linha Direta, jornalista Domingos Meirelles realiza palestra nesta sexta em Salvador
Foto: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias
O jornalista Domingos Meirelles participa nesta sexta-feira (7) da comemoração pelo Dia do Jornalista, organizada pela Associação Bahiana de Imprensa (ABI). Atualmente no comando do programa Repórter Record Investigação e à frente da Associação Brasileira de Imprensa (também ABI), Meirelles falará sobre "As relações entre a mídia e o poder – As fronteiras entre a história, o jornalismo e a literatura". O jornalista ainda fará a palestra "A censura sobre a imprensa e o Poder Judiciário" na ocasião. Domingos Meirelles atua no jornalismo desde 1965 e acumula mais de 40 prêmios. “Quando comecei no jornalismo impresso, era ainda de chumbo o processo de confecção industrial do jornal. Tinha a linotipo, precursora do robô e da máquina de escrever. Era uma máquina com braços e tinha um teclado, então com os textos feitos a mão, o linotipista entrava e digitava o texto que descia em papel da redação”, lembrou Meirelles, em entrevista ao Bahia Notícias. O evento que acontece nesta sexta homenageará também 50 cronistas desportivos baianos. 
Quinta, 06 de Abril de 2017 - 14:40

Estão sendo feitos estudos e cálculos para regras de transição, diz Arthur Maia

por Carla Araújo, Idiana Tomazelli e Adriana Fernandes | Estadão Conteúdo
Estão sendo feitos estudos e cálculos para regras de transição, diz Arthur Maia
Foto: Divulgação
Na entrevista concedida no Palácio do Planalto, após reunião com o presidente Michel Temer, o relator do texto da Reforma da Previdência na Câmara, deputado Arthur Maia (PPS-BA), afirmou nesta quinta-feira (6) que ainda estão sendo feitos diversos estudos e cálculos para as regras de transição e que o objetivo é trabalhar para ampliar o número de trabalhadores que terão acesso a uma norma mais branda. "É uma fórmula muito complexa. Temos elaborado várias tabelas e cálculos para chegarmos a regra que preserve a viabilidade e sustentabilidade da Previdência e que, ao mesmo tempo, possa ampliar as pessoas que estejam nessa regra", afirmou. "Não é uma tarefa fácil." Maia disse ainda que não faz sentido colocar todos os trabalhadores na regra de transição, pois, em alguns casos, a pessoa ao "pagar o pedágio" poderia ultrapassar a idade mínima de 65 anos. Segundo ele, uma das possibilidade em análise é diminuir de 50 anos para 40 anos idade para inclusão de trabalhadores na transição. "É trabalho difícil", disse, ressaltando que ainda não há uma proposta definitiva para o tema. "Estamos considerando em todos os cálculos que fazemos uma razoabilidade para que a soma do pedágio que será cobrado não ultrapasse os 65 anos." Na proposta original, teriam direito à regra de transição homens acima de 50 anos e mulheres acima de 45 anos. Para essas pessoas, a idade mínima de 65 anos não seria exigida, mas,sim, um "pedágio" de 50% sobre o tempo restante de contribuição segundo as regras atuais.

Candeias: Prefeito contesta débito com empresa em eleições de 2016
Foto: Reprodução / Facebook
O prefeito de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Dr. Pitágoras (PP), disse não ter vínculo com a empresa de contabilidade que cobra à chapa do gestor por serviços prestados na campanha eleitoral de 2016 (ver aqui). A Jbhanniel Assessoria & Consultoria afirma ter débitos de R$ 35 mil. A empresa declara que um acordo com o vice de Pitágoras, Mailson Assim, previa a quitação da despesa. Em resposta, Pitágoras afirma que não contratou a empresa Jbhanniel Assessoria & Consultoria para serviços de campanha em 2016. Os débitos seriam da coligação proporcional, que fez parte da campanha dele, mas que não tem vínculo com os compromissos da chapa majoritária, a qual o gestor se responsabiliza. “Não temos nenhuma ligação com essa empresa. Desde o início da campanha nos preocupamos muito com as responsabilidades eleitorais. Nossa chapa majoritária seguiu todo rito das leis de campanha e quitamos nosso débito de serviços contábil ao profissional Esdras da Silva Soares. Nossas contas foram aprovadas. Se alguém entrar no site do TRE vai constatar, através da prestação de contas, que o cadastro dos serviços de contabilidade foi apresentado conforme a lei determina” disse o prefeito.
Ex-deputado federal é condenado a quatro anos de prisão e multa de R$ 492,5 mil
Foto: Luis Macedo / Agência Câmara
Alvo da Operação Lava Jato, o ex-deputado federal André Vargas (PT-PR) foi condenado a quatro anos e meio de prisão em regime fechado. O parlamentar responderá pelo crime de lavagem de dinheiro, de acordo com a sentença publicada nesta quinta-feira (6) pelo juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. Segundo informações da Agência Brasil, Vargas também foi condenado a pagar multa de R$ 492,5 mil e está impedido de assumir qualquer cargo ou função pública por nove anos – período referente ao dobro da sua pena. Preso desde abril do ano passado no Complexo Médico-Penal em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, o ex-deputado é condenado pela segunda vez dentro da operação. Ele foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) pela aquisição de um imóvel em Londrina, ao norte do Paraná, com recursos recebidos através de propina. Os procuradores apontaram ainda que o irmão do ex-deputado, Leon Vargas, e a esposa, Eidilaira Soares Gomes, colaboraram com a compra da residência. Porém, Moro absolveu Eidilaira por falta de provas. Já Leon foi condenado a três anos de prisão e pagamento de multa no valor de 15,7 mil.
Polícia é acionada para conter tumulto em fila de posto de vacinação no Saboeiro
Foto: Google Street View
Posto de vacinação contra a febre amarela, o Centro de Saúde Eunísio Coelho Teixeira, do Saboeiro, abriria apenas a partir das 8h da manhã nesta quinta-feira (6), mas com as chuvas, os funcionários do posto decidiram abrir os portões ainda às 7h para abrigar uma média de 100 pessoas que já faziam fila para receber a dose da vacina. Porém, segundo confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), isso acabou gerando tumulto entre os presentes com alguns tentando furar fila. A polícia, então, foi acionada e, de acordo com a ocorrência registrada pela Central de Polícias, por volta das 8h, o problema já havia sido resolvido.  Em contato com o Bahia Notícias, a SMS afirmou que não há déficit de vacinas na unidade, que opera em sua normalidade.
Cardeal da Silva: Rui autoriza recuperação de estradas e entrega viaturas da PM
Foto: Manu Dias/GOVBA
As obras de recuperação dos 32 quilômetros da BA-400, no trecho de Cardeal da Silva, no agreste baiano, foram autorizadas nesta quinta-feira (6). Presente na cidade, o governador Rui Costa, que assinou a ordem de serviço, também entregou três viaturas da Polícia Militar. Além de Cardeal da Silva, os veículos servirão as cidades de Itapicuru e Entre Rios, na mesma região. Ainda segundo o governo, foi autorizado também obras no trecho do entroncamento com a BA-099, para Baixios, na Linha Verde, que vai beneficiar 100 mil baianos, também dos municípios de Esplanada, Entre Rios, Itanagra e Alagoinhas. No caso das viaturas, o governo afirma que, até o momento já foram entregues mais de 1,6 mil viaturas, o que representa um gasto de R$ 201 mi. Outras 480 estão sendo distribuídas pela Bahia. Ainda sobre as viaturas, Rui afirmou que uma das três entregues nesta quinta é destinada à Delegacia das Mulheres de Alagoinhas. Cardeal da Silva também recebeu o mutirão de cirurgias de catarata, vinculado ao programa Saúde sem Fronteiras. 
Joanna Maranhão comemora prisão de ex-presidente da CBDA: 'Vontade de chorar'
Foto: Divulgação / CBDA
A nadadora Joanna Maranhão, uma das principais críticas à direção da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), comemorou a realização da Operação Águas Claras, da Polícia Federal. Durante a ação, quatro dirigentes da entidade, entre eles o presidente Coaracy Nunes, foram presos. A nadadora, finalista nas Olimpíadas de Atenas em 2004, relatava a ação dos mandatários sem apoio de outros atletas. "Estou até com vontade de chorar. (...) Eu paguei preço caríssimo por falar isso. Sempre me senti extremamente sozinha. No ambiente da seleção era muito difícil me sentir bem, porque os outros fechavam os olhos para isso. Se algum atleta disser que não sabia, se algum técnico ou dirigente disser isso, está mentindo. Todo mundo sabia e não fazia absolutamente nada. Agora estamos falando da Polícia Federal! O que a comunidade aquática vai fazer agora? Se tem momento para mudança é esse", afirmou ela em entrevista ao GloboEsporte.com. Joanna disse que, à época, não havia percebido que os desvios aconteciam com frequência, mas depois fez questão de exigir uma mudança na distribuição de verbas. "Se essa gestão se perpetuou por 30 anos foi porque as pessoas deixaram, porque se calaram. Eu tenho culpa também. Quando tinha 17 anos e era a bola da vez era tratada como uma princesa, recebia muito dinheiro e não atentei que isso vinha somente para mim. Depois acordei, vi que estava errado e comecei a gritar por critérios, não só para mim, mas para todos. Eu repito sempre o mesmo discurso. É preciso mudar, admitir que errou e foi conivente, que poderia ter se posicionado e não fez. Eu estou no meu último ciclo, minha última temporada, mas precisamos fazer isso por quem está vindo", disse.




Ela publicou um vídeo no Instagram comemorando a ação: "Shot de repositor e jacuzzi pra comemorar a prisão da diretoria da CBDA pela polícia federal. Meu dedo coça pra marcar um certo treinador que disse que 'não iria se posicionar, porque podia ser tudo uma manobra da oposição' o senhor, treinador chefe, seus atletas e todos que corroboraram com fuga e silêncio, tem sua parcela de culpa, viu? Recado dado, justiça feita", publicou.
Quinta, 06 de Abril de 2017 - 12:50

Gestão & Poder: Gestão Pública - 100 dias de Governo

por Sauro Thiele
Gestão & Poder: Gestão Pública - 100 dias de Governo
Foto: Acervo pessoal
Uma data para ser comemorada ou, na maioria dos casos, para ser esquecida e deixada passar em branco. O governo atinge os cem dias de Gestão e como já está no calendário político necessita fazer uma apresentação do que já realizou em tão pífio espaço de tempo. Leia mais sobre Gestão & Poder na coluna Municípios!
Crítico do aparelhamento, Freire é acusado de 'dar lugar a indicados políticos' no MinC
Freire foi nomeado por Temer para 'Salvar o Brasil' | Foto: José Cruz/EBC
O ministro da Cultura, Roberto Freire (PPS), crítico ferrenho do que considerava aparelhamento do PT e PCdoB para implantação de um “projeto de poder”, é acusado pela Associação dos Servidores do Ministério da Cultura (AsMinC) de promover o “desmonte” do MinC ao contratar aliados políticos. “A atual gestão do Ministério optou por não dar continuidade a procedimentos de seleção por critérios que sejam publicamente conhecidos. O único critério que parece ter sido adotado é o de pertencer ao mesmo partido do atual ministro”, afirmou a associação por meio de nota de repúdio, referindo-se aos mais de 40 servidores efetivos que ocupariam cargos de confiança por meio de edital, mas foram substituídos por membros do PPS. “A AsMinc se solidariza com os servidores que tiveram sua ocupação em cargos comissionados efetivada por meio de processo seletivo e que foram exonerados para dar lugar aos indicados políticos”, diz a nota, denunciando ainda o comprometimento da eficiência de políticas públicas conduzidas pelo Ministério da Cultura, por conta da “falta de transparência”. “As mudanças intempestivas de cargos prejudicam a continuidade das politicas culturais”, afirmam os servidores da pasta. 

Clique na imagem para ampliar a carta de repúdio da AsMinC


De acordo com uma lista elaborada pela Folha de S. Paulo, entre os membros do Partido Popular Socialista (PPS) nomeados por Roberto Freire estão João Batista de Andrade, presidente da Ancine (Agência Nacional do Cinema); João Artur de Almeida Pinheiro, chefe de gabinete substituto; Fabiano Caldeira, chefe da Assessoria de Comunicação Social; José Haddad, chefe da representação regional da pasta nos Estados do RJ e ES; Alberto Aggio, Assessor especial e Sionei Ricardo Leão de Araújo, assessor. Em nota à Folha, no entanto, o ministro da Cultura afirmou que "a escolha dos nomes para a equipe se dá por critérios republicanos" e que a “preocupação é com a competência, a experiência, a idoneidade e a conduta ilibada dos funcionários que aqui atuam".
Quinta, 06 de Abril de 2017 - 12:40

Padilha diz estar convicto de que proposta da Previdência será aprovada

por Adriana Fernandes | Estadão Conteúdo
Padilha diz estar convicto de que proposta da Previdência será aprovada
Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
Apesar de o Placar da Previdência feito pelo jornal O Estado de S. Paulo apontar até agora uma derrota para o governo, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse nesta quarta-feira (5) estar convicto de que o governo conseguirá aprovar a reforma no Congresso. "Temos 411 deputados. Não será nada 'ah vai ser uma vitória estrondosa'. Não. Temos de ganhar e vamos ganhar", previu Padilha. Ele disse que não há outra alternativa a ser aprovar a proposta. O ministro recebeu com tranquilidade o resultado do placar, que segundo ele vai mudar assim que ficarem claras as alterações na proposta que estão sendo negociadas pelo governo com os parlamentares e incorporadas no texto do relator Arthur Oliveira Maia (PPS-BA). "O placar é passageiro. Estamos no início do trabalho e vai efetivamente ganhar cores depois de conhecermos os termos do relatório." Na quarta-feira, o Palácio do Planalto informou que o presidente Michel Temer se reunirá na manhã desta quinta-feira (6) com Padilha, o secretário da Previdência, Marcelo Caetano, e com Arthur Maia para pontos da reforma. Segundo Padilha, são "pontos sensíveis" as regras para o pagamento do benefício assistencial a idosos e pessoas com deficiência (BPC); a aposentadoria rural; e a regra de transição, que só abrange homens com mais de 50 anos e mulheres com mais de 45 anos. O ministro adiantou que outros pontos da proposta também estão sendo considerados no relatório, como possíveis alterações. Ele, no entanto, ressaltou que uma nova regra de transição não pode durar mais do que 20 anos e isso é inegociável - pela proposta enviada ao Congresso, a regra para homens dura 15 anos e para mulheres, 20 anos. Para Padilha, estão sendo "expostos" nas reuniões os temas que seriam impeditivos para que o parlamentar ainda resistente vote a favor. "Esses temas serão objeto de uma análise mais profunda por parte do governo e o relator vai atender naquilo que for possível." O ministro descartou, no entanto, mudança na idade mínima de 65 anos para aposentadorias. Também não está em cogitação regra diferenciada para homens e mulheres se aposentarem. Padilha ressaltou que a unificação da regra só ocorrerá, na prática, daqui a 20 anos. Na transição, Padilha disse que poderão ser discutidas outras propostas, mas o prazo de no máximo 20 anos é inegociável. "Há ideias com mais de 20 anos. A reforma vai entrar em vigor em 2038. É longa a transição." No Senado, para facilitar a reforma, o líder do governo Romero Jucá vai indicar senadores para acompanhar o relatório na Câmara. O governo, nessa casa, enfrenta resistências do líder do PMDB, Renan Calheiros, que tem batido de frente contra a proposta.

Quinta, 06 de Abril de 2017 - 12:40

Padilha diz estar convicto de que proposta da Previdência será aprovada

por Adriana Fernandes | Estadão Conteúdo
Padilha diz estar convicto de que proposta da Previdência será aprovada
Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
Apesar de o Placar da Previdência feito pelo jornal O Estado de S. Paulo apontar até agora uma derrota para o governo, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse nesta quarta-feira (5) estar convicto de que o governo conseguirá aprovar a reforma no Congresso. "Temos 411 deputados. Não será nada 'ah vai ser uma vitória estrondosa'. Não. Temos de ganhar e vamos ganhar", previu Padilha. Ele disse que não há outra alternativa a ser aprovar a proposta. O ministro recebeu com tranquilidade o resultado do placar, que segundo ele vai mudar assim que ficarem claras as alterações na proposta que estão sendo negociadas pelo governo com os parlamentares e incorporadas no texto do relator Arthur Oliveira Maia (PPS-BA). "O placar é passageiro. Estamos no início do trabalho e vai efetivamente ganhar cores depois de conhecermos os termos do relatório." Na quarta-feira, o Palácio do Planalto informou que o presidente Michel Temer se reunirá na manhã desta quinta-feira (6) com Padilha, o secretário da Previdência, Marcelo Caetano, e com Arthur Maia para pontos da reforma. Segundo Padilha, são "pontos sensíveis" as regras para o pagamento do benefício assistencial a idosos e pessoas com deficiência (BPC); a aposentadoria rural; e a regra de transição, que só abrange homens com mais de 50 anos e mulheres com mais de 45 anos. O ministro adiantou que outros pontos da proposta também estão sendo considerados no relatório, como possíveis alterações. Ele, no entanto, ressaltou que uma nova regra de transição não pode durar mais do que 20 anos e isso é inegociável - pela proposta enviada ao Congresso, a regra para homens dura 15 anos e para mulheres, 20 anos. Para Padilha, estão sendo "expostos" nas reuniões os temas que seriam impeditivos para que o parlamentar ainda resistente vote a favor. "Esses temas serão objeto de uma análise mais profunda por parte do governo e o relator vai atender naquilo que for possível." O ministro descartou, no entanto, mudança na idade mínima de 65 anos para aposentadorias. Também não está em cogitação regra diferenciada para homens e mulheres se aposentarem. Padilha ressaltou que a unificação da regra só ocorrerá, na prática, daqui a 20 anos. Na transição, Padilha disse que poderão ser discutidas outras propostas, mas o prazo de no máximo 20 anos é inegociável. "Há ideias com mais de 20 anos. A reforma vai entrar em vigor em 2038. É longa a transição." No Senado, para facilitar a reforma, o líder do governo Romero Jucá vai indicar senadores para acompanhar o relatório na Câmara. O governo, nessa casa, enfrenta resistências do líder do PMDB, Renan Calheiros, que tem batido de frente contra a proposta.

Seap nega que exoneração de diretores tenha relação com fuga de detentos: 'Coincidência'
Foto: Reprodução / Aratu Online
Diante da exoneração de três diretores e um assessor da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa quarta (5), o órgão nega que a decisão tenha qualquer relação com a fuga de 25 detentos do Complexo Penitenciário de Mata Escura, na segunda (3). Em nota de esclarecimento, a Seap ressaltou que essas substituições correspondem à lógica de funcionamento da administração. "Foi o que se deu, malgrado a coincidência de que tenham sido decretados, os atos, em momento em que acontecimento lamentável de fuga de internos da unidade do sistema penitenciários houvesse ocorrido, pelo que a vinculação de um fato ao outro é obra de rematado equívoco", defendeu a secretaria. Na mesma publicação do diário consta a nomeação de outros quatro funcionários em substituição aos demitidos (veja aqui).
Ciclone obriga cerca de quatro mil pessoas a abandonarem suas casas na Nova Zelândia
Foto: Reprodução / Correio
Com as inundações provocadas pelo ciclone Debbie, ao menos quatro mil pessoas tiveram que deixar suas casas, nesta quinta-feira (6), na Ilha Norte da Nova Zelândia. Num primeiro momento, depois que o rio Rangitaiki alagou várias casas, as autoridades anunciaram a saída de dois mil moradores da região de Edgecumbe. Pouco depois, as autoridades locais declararam estado de emergência em Whakatane, onde mais duas mil pessoas precisaram abandonar suas residências. De acordo com informações da Agência EFE, as previsões oficiais apontam que o fluxo do Rangitaiki manterá seu nível até a manhã de sexta-feira (7). A partir daí, as águas devem começar a baixar. Em sua passagem pela Austrália, o ciclone já causou cinco mortes.
Carnaval do Rio 2017: Portela dividirá título de campeã com a Mocidade
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Após problemas no julgamento de um dos jurados, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) determinou, nesta quarta-feira (5), que a Portela terá que dividir o título de campeã do grupo especial do carnaval de 2017 com a Mocidade Independente de Padre Miguel. De acordo com informações da Agência Brasil, depois de uma votação entre os integrantes da Liesa, sete escolas se posicionaram a favor da divisão do prêmio, cinco se abstiveram e apenas a Portela foi contrária à decisão. A discussão sobre o tema começou em 20 de março, com a divulgação das justificativas dos jurados para a avaliação dos quesitos conquistados nos desfiles. A controvérsia se deu pelo fato de o julgador Vlamir Aleixo justificar a perda de um décimo no quesito abre-alas da Mocidade pela falta de um destaque que ele considerava importante para o enredo. O problema é que a interpretação do jurado estava baseada em informações de um roteiro preliminar e não da versão atualizada e oficial, no qual já não constava a presença do destaque. Com a pontuação descontada a Mocidade acabou levando o segundo lugar, mas, caso não tivesse havido o erro, ela ficaria com a mesma quantidade de pontos que a Portela e levaria o título de campeã, já que o critério de desempate era o quesito Comissão de Frente, em que a Portela perdeu um décimo.
Quinta, 06 de Abril de 2017 - 11:20

Cruz das Almas: Dois micos são achados mortos; diagnóstico demora, diz vigilância

por Francis Juliano
Cruz das Almas: Dois micos são achados mortos; diagnóstico demora, diz vigilância
Foto: Reprodução / Pet Forever
O registro de dois micos mortos em Cruz das Almas, no Recôncavo, aumentou a preocupação de moradores sobre a febre amarela. O primeiro animal foi encontrado na localidade de Coplan, na zona urbana, no dia 7 março. O segundo foi achado em Tuá, na zona rural do município, e foi levado à Vigilância Sanitária, nesta quarta-feira (5). Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Sandra Maria, o último animal foi entregue na manhã desta quinta-feira (6) no Laboratório Central de Saúde Pública [Lacen], em Salvador. Conforme a diretora, o laboratório não dá prazo preciso para a divulgação dos resultados. “O laboratório não nos dá um prazo exato. Esse primeiro [animal] de março ainda a gente não recebeu o resultado do diagnóstico. Acredito que a demora seja pela demanda que chega dos municípios para o estado”, disse em entrevista ao Bahia Notícias. Sandra afirma que os procedimentos exigidos pelo Ministério da Saúde já foram adotados: fazer o bloqueio e a borrificação das áreas onde os primatas foram achados. A diretora também declarou que pediu mais de 1 mil doses – outras 2,7 mil já chegaram – à secretaria de saúde do Estado, que não confirmou a segunda solicitação. O envio das doses, acrescenta Sandra, também não dependeria do município. “A gente não controla isso, porque as doses saem do Ministério para os estados, que enviam aos núcleos regionais de saúde, para depois chegar nas cidades. É uma cadeia. Nosso papel é fazer a solicitação. Além disso, quem tem caso confirmado, tem prioridade”, argumentou. Mesmo com a suspeita da febre nos macacos, a diretora declarou que a situação está sob controle. “Nâo há porque criar pânico em Cruz das Almas até porque não existe nada confirmado da doença, nem silvestre, nem humana. Todas as unidades de saúde estão recebendo as doses e vacinando”, finaliza.     
Médicos do HGE denunciam suposta redução em pagamento; Sindimed promete reação
Foto: Divulgação
Médicos das unidades 1 e 2 do Hospital Geral do Estado (HGE) denunciaram uma suposta redução no valor pago pelos plantões realizados. Em contato com o Bahia Notícias, o presidente do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed), Francisco Magalhães, as denúncias ainda serão apuradas. "Nós ouvimos alguns médicos falando sobre isso. Vamos apurar, mas nós não aceitaremos em hipótese nenhuma. A própria constituição é clara que não pode haver redução nos salários", afirmou ao completar que os profissionais de saúde reagirão "na mesma proporção". Questionada pelo Bahia Notícias sobre a veracidade da informação, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) não informou se haverá ou não a redução no pagamento. Em nota, a pasta afirmou apenas que " contrata organizações sociais que prestam serviços de mão de obra médica utilizando preços de mercado".
Quinta, 06 de Abril de 2017 - 11:00

Sertanília lança álbum intitulado ‘Gratia’ em homenagem às mulheres

por Nereida Albernaz
Sertanília lança álbum intitulado ‘Gratia’ em homenagem às mulheres
Foto: Divulgação / Leonardo Monteiro
O grupo baiano Sertanília lança o seu segundo disco, intitulado Gratia, em Salvador neste sábado (8), no Largo Tereza Batista. O álbum que é composto por 14 faixas, sendo 9 autorais, contou com o aporte financeiro do Natura Musical, com apoio do Governo do Estado da Bahia, através do FazCulturaEm conversa com o Bahia Notícias, a vocalista Aiace e o produtor musical e músico Anderson Cunha contaram um pouco sobre a concepção do projeto. Pautado na tradição da folia de reis do Alto Sertão, o disco traz as mulheres como mote central em uma cultura tradicionalmente masculina. "O disco fala muito do nascimento da música do Sertanília. O laboratório da gente é justamente esse encontro da música que veio com os colonizadores, com os espanhóis e com os portugueses, o encontro dele com o negro, o cativo, com os quilombos e os índios. E da mistura nasce o homem do sertão, do sertão dessa Bahia que a gente pesquisa". Clique aqui e leia a entrevista completa!
Guido Mantega presta depoimento nesta quinta no processo de cassação no TSE
Foto: José Cruz / Agência Brasil
O ex-ministro Guido Mantega presta depoimento nesta quinta-feira (6) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no âmbito do processo de cassação da chapa Dilma Rousseff - Michel Temer. O acolhimento de Mantega como testemunha de defesa da ex-presidente petista aconteceu na última terça-feira (4), durante o primeiro dia de julgamento do processo - a decisão acarretou no adiamento das alegações finais. De acordo com a colunista Andréia Sadi, do G1, o PT quer que Mantega contradiga os depoimentos de Odebrecht sobre caixa dois na campanha presidencial de 2014. O executivo disse que, a pedido de Dilma, Mantega seria um dos responsáveis pela arrecadação em 2014 e interlocutor para pagamentos ilícitos da construtora ao PT. 
CCJ do Senado aprova projeto que institui documento único de identificação
Foto: Divulgação
Como forma de desburocratizar o sistema, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nessa quarta-feira (5), o projeto de lei da Câmara que propõe a junção de dados biométricos e civis, como o RG, a carteira de habilitação e o título de eleitor em um só registro, o Documento de Identificação Nacional (DIN). A proposta prevê que a "carteira unificada" deverá ser emitida pela Justiça Eleitoral ou por ordem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a outros órgãos. O documento vai ser impresso pela Casa da Moeda, tendo como base de identificação o Cadastro de Pessoa Física (CPF). "A matéria desburocratiza a vida do cidadão, permitindo que um só documento sirva às mais diversas situações do dia a dia, nas quais se exige a comprovação de dados pessoais perante órgãos e entidades públicos e privados", declarou o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), relator do projeto na CCJ, à Agência Senado. A proposta, no entanto, ainda precisa ser aprovada no plenário da Casa.
Foto: Divulgação
Quinta, 06 de Abril de 2017 - 10:10

Logo Penso: Mexeu Com Uma Mexeu Com Todas

por Bárbara Gomes
Logo Penso: Mexeu Com Uma Mexeu Com Todas
Foto: Claudia Cardozo / Divulgação
Essa semana o caso de assédio envolvendo o ator José Mayer repercutiu e, graças ao movimento “Mexeu Com Uma Mexeu Com Todas”, a Globo tomou uma decisão sobre o ocorrido. O vídeo dessa semana vem destacar esse episódio e, principalmente, lembrar por que não devemos esconder um assédio. Saiba mais no vídeo!
Quinta, 06 de Abril de 2017 - 12:40

Padilha diz estar convicto de que proposta da Previdência será aprovada

por Adriana Fernandes | Estadão Conteúdo
Padilha diz estar convicto de que proposta da Previdência será aprovada
Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
Apesar de o Placar da Previdência feito pelo jornal O Estado de S. Paulo apontar até agora uma derrota para o governo, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse nesta quarta-feira (5) estar convicto de que o governo conseguirá aprovar a reforma no Congresso. "Temos 411 deputados. Não será nada 'ah vai ser uma vitória estrondosa'. Não. Temos de ganhar e vamos ganhar", previu Padilha. Ele disse que não há outra alternativa a ser aprovar a proposta. O ministro recebeu com tranquilidade o resultado do placar, que segundo ele vai mudar assim que ficarem claras as alterações na proposta que estão sendo negociadas pelo governo com os parlamentares e incorporadas no texto do relator Arthur Oliveira Maia (PPS-BA). "O placar é passageiro. Estamos no início do trabalho e vai efetivamente ganhar cores depois de conhecermos os termos do relatório." Na quarta-feira, o Palácio do Planalto informou que o presidente Michel Temer se reunirá na manhã desta quinta-feira (6) com Padilha, o secretário da Previdência, Marcelo Caetano, e com Arthur Maia para pontos da reforma. Segundo Padilha, são "pontos sensíveis" as regras para o pagamento do benefício assistencial a idosos e pessoas com deficiência (BPC); a aposentadoria rural; e a regra de transição, que só abrange homens com mais de 50 anos e mulheres com mais de 45 anos. O ministro adiantou que outros pontos da proposta também estão sendo considerados no relatório, como possíveis alterações. Ele, no entanto, ressaltou que uma nova regra de transição não pode durar mais do que 20 anos e isso é inegociável - pela proposta enviada ao Congresso, a regra para homens dura 15 anos e para mulheres, 20 anos. Para Padilha, estão sendo "expostos" nas reuniões os temas que seriam impeditivos para que o parlamentar ainda resistente vote a favor. "Esses temas serão objeto de uma análise mais profunda por parte do governo e o relator vai atender naquilo que for possível." O ministro descartou, no entanto, mudança na idade mínima de 65 anos para aposentadorias. Também não está em cogitação regra diferenciada para homens e mulheres se aposentarem. Padilha ressaltou que a unificação da regra só ocorrerá, na prática, daqui a 20 anos. Na transição, Padilha disse que poderão ser discutidas outras propostas, mas o prazo de no máximo 20 anos é inegociável. "Há ideias com mais de 20 anos. A reforma vai entrar em vigor em 2038. É longa a transição." No Senado, para facilitar a reforma, o líder do governo Romero Jucá vai indicar senadores para acompanhar o relatório na Câmara. O governo, nessa casa, enfrenta resistências do líder do PMDB, Renan Calheiros, que tem batido de frente contra a proposta.

Seap nega que exoneração de diretores tenha relação com fuga de detentos: 'Coincidência'
Foto: Reprodução / Aratu Online
Diante da exoneração de três diretores e um assessor da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa quarta (5), o órgão nega que a decisão tenha qualquer relação com a fuga de 25 detentos do Complexo Penitenciário de Mata Escura, na segunda (3). Em nota de esclarecimento, a Seap ressaltou que essas substituições correspondem à lógica de funcionamento da administração. "Foi o que se deu, malgrado a coincidência de que tenham sido decretados, os atos, em momento em que acontecimento lamentável de fuga de internos da unidade do sistema penitenciários houvesse ocorrido, pelo que a vinculação de um fato ao outro é obra de rematado equívoco", defendeu a secretaria. Na mesma publicação do diário consta a nomeação de outros quatro funcionários em substituição aos demitidos (veja aqui).
Ciclone obriga cerca de quatro mil pessoas a abandonarem suas casas na Nova Zelândia
Foto: Reprodução / Correio
Com as inundações provocadas pelo ciclone Debbie, ao menos quatro mil pessoas tiveram que deixar suas casas, nesta quinta-feira (6), na Ilha Norte da Nova Zelândia. Num primeiro momento, depois que o rio Rangitaiki alagou várias casas, as autoridades anunciaram a saída de dois mil moradores da região de Edgecumbe. Pouco depois, as autoridades locais declararam estado de emergência em Whakatane, onde mais duas mil pessoas precisaram abandonar suas residências. De acordo com informações da Agência EFE, as previsões oficiais apontam que o fluxo do Rangitaiki manterá seu nível até a manhã de sexta-feira (7). A partir daí, as águas devem começar a baixar. Em sua passagem pela Austrália, o ciclone já causou cinco mortes.
Carnaval do Rio 2017: Portela dividirá título de campeã com a Mocidade
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Após problemas no julgamento de um dos jurados, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) determinou, nesta quarta-feira (5), que a Portela terá que dividir o título de campeã do grupo especial do carnaval de 2017 com a Mocidade Independente de Padre Miguel. De acordo com informações da Agência Brasil, depois de uma votação entre os integrantes da Liesa, sete escolas se posicionaram a favor da divisão do prêmio, cinco se abstiveram e apenas a Portela foi contrária à decisão. A discussão sobre o tema começou em 20 de março, com a divulgação das justificativas dos jurados para a avaliação dos quesitos conquistados nos desfiles. A controvérsia se deu pelo fato de o julgador Vlamir Aleixo justificar a perda de um décimo no quesito abre-alas da Mocidade pela falta de um destaque que ele considerava importante para o enredo. O problema é que a interpretação do jurado estava baseada em informações de um roteiro preliminar e não da versão atualizada e oficial, no qual já não constava a presença do destaque. Com a pontuação descontada a Mocidade acabou levando o segundo lugar, mas, caso não tivesse havido o erro, ela ficaria com a mesma quantidade de pontos que a Portela e levaria o título de campeã, já que o critério de desempate era o quesito Comissão de Frente, em que a Portela perdeu um décimo.
Quinta, 06 de Abril de 2017 - 11:20

Cruz das Almas: Dois micos são achados mortos; diagnóstico demora, diz vigilância

por Francis Juliano
Cruz das Almas: Dois micos são achados mortos; diagnóstico demora, diz vigilância
Foto: Reprodução / Pet Forever
O registro de dois micos mortos em Cruz das Almas, no Recôncavo, aumentou a preocupação de moradores sobre a febre amarela. O primeiro animal foi encontrado na localidade de Coplan, na zona urbana, no dia 7 março. O segundo foi achado em Tuá, na zona rural do município, e foi levado à Vigilância Sanitária, nesta quarta-feira (5). Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Sandra Maria, o último animal foi entregue na manhã desta quinta-feira (6) no Laboratório Central de Saúde Pública [Lacen], em Salvador. Conforme a diretora, o laboratório não dá prazo preciso para a divulgação dos resultados. “O laboratório não nos dá um prazo exato. Esse primeiro [animal] de março ainda a gente não recebeu o resultado do diagnóstico. Acredito que a demora seja pela demanda que chega dos municípios para o estado”, disse em entrevista ao Bahia Notícias. Sandra afirma que os procedimentos exigidos pelo Ministério da Saúde já foram adotados: fazer o bloqueio e a borrificação das áreas onde os primatas foram achados. A diretora também declarou que pediu mais de 1 mil doses – outras 2,7 mil já chegaram – à secretaria de saúde do Estado, que não confirmou a segunda solicitação. O envio das doses, acrescenta Sandra, também não dependeria do município. “A gente não controla isso, porque as doses saem do Ministério para os estados, que enviam aos núcleos regionais de saúde, para depois chegar nas cidades. É uma cadeia. Nosso papel é fazer a solicitação. Além disso, quem tem caso confirmado, tem prioridade”, argumentou. Mesmo com a suspeita da febre nos macacos, a diretora declarou que a situação está sob controle. “Nâo há porque criar pânico em Cruz das Almas até porque não existe nada confirmado da doença, nem silvestre, nem humana. Todas as unidades de saúde estão recebendo as doses e vacinando”, finaliza.     
Médicos do HGE denunciam suposta redução em pagamento; Sindimed promete reação
Foto: Divulgação
Médicos das unidades 1 e 2 do Hospital Geral do Estado (HGE) denunciaram uma suposta redução no valor pago pelos plantões realizados. Em contato com o Bahia Notícias, o presidente do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed), Francisco Magalhães, as denúncias ainda serão apuradas. "Nós ouvimos alguns médicos falando sobre isso. Vamos apurar, mas nós não aceitaremos em hipótese nenhuma. A própria constituição é clara que não pode haver redução nos salários", afirmou ao completar que os profissionais de saúde reagirão "na mesma proporção". Questionada pelo Bahia Notícias sobre a veracidade da informação, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) não informou se haverá ou não a redução no pagamento. Em nota, a pasta afirmou apenas que " contrata organizações sociais que prestam serviços de mão de obra médica utilizando preços de mercado".
Quinta, 06 de Abril de 2017 - 11:00

Sertanília lança álbum intitulado ‘Gratia’ em homenagem às mulheres

por Nereida Albernaz
Sertanília lança álbum intitulado ‘Gratia’ em homenagem às mulheres
Foto: Divulgação / Leonardo Monteiro

Quinta, 06 de Abril de 2017 - 10:40O grupo baiano Sertanília lança o seu segundo disco, intitulado Gratia, em Salvador neste sábado (8), no Largo Tereza Batista. O álbum que é composto por 14 faixas, sendo 9 autorais, contou com o aporte financeiro do Natura Musical, com apoio do Governo do Estado da Bahia, através do FazCulturaEm conversa com o Bahia Notícias, a vocalista Aiace e o produtor musical e músico Anderson Cunha contaram um pouco sobre a concepção do projeto. Pautado na tradição da folia de reis do Alto Sertão, o disco traz as mulheres como mote central em uma cultura tradicionalmente masculina. "O disco fala muito do nascimento da música do Sertanília. O laboratório da gente é justamente esse encontro da música que veio com os colonizadores, com os espanhóis e com os portugueses, o encontro dele com o negro, o cativo, com os quilombos e os índios. E da mistura nasce o homem do sertão, do sertão dessa Bahia que a gente pesquisa". Clique aqui e leia a entrevista completa!

Guido Mantega presta depoimento nesta quinta no processo de cassação no TSE

Guido Mantega presta depoimento nesta quinta no processo de cassação no TSE
Foto: José Cruz / Agência Brasil
O ex-ministro Guido Mantega presta depoimento nesta quinta-feira (6) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no âmbito do processo de cassação da chapa Dilma Rousseff - Michel Temer. O acolhimento de Mantega como testemunha de defesa da ex-presidente petista aconteceu na última terça-feira (4), durante o primeiro dia de julgamento do processo - a decisão acarretou no adiamento das alegações finais. De acordo com a colunista Andréia Sadi, do G1, o PT quer que Mantega contradiga os depoimentos de Odebrecht sobre caixa dois na campanha presidencial de 2014. O executivo disse que, a pedido de Dilma, Mantega seria um dos responsáveis pela arrecadação em 2014 e interlocutor para pagamentos ilícitos da construtora ao PT. 
CCJ do Senado aprova projeto que institui documento único de identificação
Foto: Divulgação
Como forma de desburocratizar o sistema, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nessa quarta-feira (5), o projeto de lei da Câmara que propõe a junção de dados biométricos e civis, como o RG, a carteira de habilitação e o título de eleitor em um só registro, o Documento de Identificação Nacional (DIN). A proposta prevê que a "carteira unificada" deverá ser emitida pela Justiça Eleitoral ou por ordem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a outros órgãos. O documento vai ser impresso pela Casa da Moeda, tendo como base de identificação o Cadastro de Pessoa Física (CPF). "A matéria desburocratiza a vida do cidadão, permitindo que um só documento sirva às mais diversas situações do dia a dia, nas quais se exige a comprovação de dados pessoais perante órgãos e entidades públicos e privados", declarou o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), relator do projeto na CCJ, à Agência Senado. A proposta, no entanto, ainda precisa ser aprovada no plenário da Casa.
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário