segunda-feira, 10 de abril de 2017

POLÍTICA BAIANA LAVA JATO, DELAÇÕES E MUITO MAIS


Segunda, 10 de Abril de 2017 - 14:20/bahia noticias a  fonte

Policiais civis se reúnem para discutir ações de protesto contra o governo

Policiais civis se reúnem para discutir ações de protesto contra o governo
Foto: Eloi Correa / GOVBA
Policiais civis se reunirão em assembleia na manhã desta terça-feira (11) para definir as ações que irão compor os protestos contra o governo do estado. São esperados investigadores, escrivães, delegados e peritos das polícias Civil e Técnica a partir das 9h, no auditório da Associação dos Funcionários Públicos (AFPBA), na Avenida Carlos Gomes. A categoria questiona o silêncio do governo ao ante-projeto de reestruturação das carreiras, entregue à Secretaria da Administração do Estado (Saeb) em outubro do ano passado. A última assembleia aprovou uma paralisação de 24 horas, cumprida em 2 de dezembro de 2016. Na última semana, entidades que representam os servidores da Polícia Civil se reuniram com o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Ângelo Coronel (PSD), que considerou a proposta coerente e prometeu indicá-lo ao governador Rui Costa. De acordo com a categoria, o projeto inclui efetivação da aposentadoria com integralidade e paridade, gratificação dos servidores que fazem pós-graduação e reestruturação salarial de todas as carreiras da Polícia Civil, com base na complexidade e responsabilidade da investigação criminal e promoção interna. 
Segunda, 10 de Abril de 2017 - 14:10

Acidente com enfermeiras é notícia em Municípios

Acidente com enfermeiras é notícia em Municípios
Foto: Reprodução / Berimbau Notícias
Um acidente vitimou quatro enfermeiras em um trecho da BR-101 na manhã desta segunda-feira (10). As vítimas seguiam para o trabalho em Alagoinhas. Ainda na Coluna Municípios, um concurso público de Feira de Santana tem as inscrições iniciadas nesta segunda. Clique aqui e leia esta e outras notícias.
‘A situação dele é gravíssima’, revela empresário de Jerry Adriani
Foto: Divulgação
O cantor Jerry Adriani, que em março cancelou um show em Salvador após ser internado para tratar uma trombose (clique aqui), voltou a dar entrada no Hospital Vitória, no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (7). "A situação dele é gravíssima, é tudo que posso falar", revelou o empresário do artista, Carlos Rosset, em entrevista ao Uol, nesta segunda-feira (10). A família do cantor, no entanto, não autorizou a divulgação de boletins médicos.
Expectativa do governo é que poucos estados adotem Regime de Recuperação Fiscal
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil
A expectativa do governo federal é que poucos estados adotem o Regime de Recuperação Fiscal em tramitação na Câmara dos Deputados. Pelo menos é o que espera o ministro da Fazenda Henrique Meirelles, conforme entrevista nesta segunda-feira (10). "[O estado que aderir] tem que estar disposto a fazer ajustes muito sérios, corte de despesas, aumento da receita, privatização de estatais. Tudo isso limita muito o número de estados que podem participar", disse Meirelles, de acordo com o G1. Segundo o ministro, o projeto não prevê gastos por parte do governo federal e a condição básica para os estados aderirem à proposta é estar completamente sem condições de quitar suas dívidas. Apenas o Rio de Janeiro já aceitou o termo aceitando todas as regras previstas. O Rio Grande do Sul espera pela aprovaçãou do projeto para ver se adere ou não. Meirelles reforçou que o regime de recuperação não irá perdoar as dívidas dos estados com a União, mas permitir que o pagamento seja suspenso enquanto perdurar o regime. O prazo deve ficar entre três e seis anos.
Eike Batista planeja delação premiada em conjunto com ex-executivo do Grupo X
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil
O empresário Eike Batista estudar fechar acordo de delação premiada em conjunto com o ex-executivo do Grupo X, Flavio Godinho. De acordo com a coluna Radar Online, de Veja, já foram entregues alguns materiais da delação para o Ministério Público, mas Eike não quer falar sozinho. Godinho era o responsável por operacionalizar grande parte das transações ilegais do grupo. O ex-executivo deixou a cadeia recentemente. Segundo a publicação, ambos apresentariam um arsenal de alto poder ofensivo e mais completo, já que o esquema começava em Eike e terminava em Godinho. Mesmo que o MP não aceite a possibilidade, Eike já enumerou alguns tópicos de sua delação: propina para Lula, suborno a Sérgio Cabral e negociações com emissários de parlamentares com vistas a comprar votos favoráveis ao projeto de liberação dos jogos de azar no país. Eike está preso desde janeiro, no âmbito da Operação Eficiência, da Polícia Federal.
Pai de adolescente morto após BaVi pediu para filho não ir ao jogo; ingresso foi presente
Registro antes de Carlos sair para assistir o jogo | Foto: Reprodução/ Facebook
O pai do adolescente Carlos Henrique Santos de Deus, morto na noite deste domingo (9) após o jogo entre Bahia e Vitória (veja aqui), afirmou que pediu ao jovem para não ir ao jogo. Em entrevista ao Correio, José Carlos Espírito Santo de Deus disse ter tido um “pressentimento”, porém o filho preferiu ir para o jogo, depois de ganhar o ingresso como presente de aniversário – Carlos Henrique completaria 18 anos nesta quinta-feira (13). “Eu tive um pressentimento. Pedi pra ele não ir ao jogo, mas ele foi. Ele disse: 'eu vou, é meu presente de aniversário'. Mas eu senti. No fundo, senti, pedi pra ele não ir. Mas já tinha comprado o ingresso e disse que queria muito”, lamentou o pai do jovem. Além de Carlos Henrique, um amigo do garoto, Isaias Souza Santos foi atingido de raspão no pescoço, passou por cirurgia e tem quadro de saúde estável, apesar de seguir internado no Hospital Geral do Estado. De acordo com testemunhas, três homens desceram de um carro no posto localizado nas proximidades do viaduto do Dique do Tororó e efetuaram os disparos contra o grupo de torcedores do Bahia. Segundo o relato de um primo de Isaias, dois dos três homens que estavam no veículo de onde saíram o suspeito de atirar usavam a camisa do Vitória.
Segunda, 10 de Abril de 2017 - 12:40

Presos no Sul usavam WhatsApp para leiloar carros roubados para todo o País

por Bibiana Borba | Estadão Conteúdo
Presos no Sul usavam WhatsApp para leiloar carros roubados para todo o País
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Ao menos 24 pessoas foram presas nos três Estados do Sul do Brasil, desde o final de março, por participação em uma quadrilha que roubava carros e os negociava através do aplicativo WhatsApp. A Operação Macchina Nostra, da Polícia Civil gaúcha, descobriu dez grupos virtuais nos quais os criminosos leiloaram cerca de 1,5 mil veículos. Os clientes, que sabiam da origem dos carros, eram moradores de nove Estados brasileiros - Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Bahia. A quadrilha era a principal responsável por roubos de veículos em Porto Alegre e Região Metropolitana, segundo a investigação. O líder do grupo foi preso em um condomínio de luxo em Viamão, próximo à capital gaúcha. Ele comandava os roubos, clonagem de placas, confecção de documentos falsos e a negociação com receptadores, conforme a polícia. Os carros eram vendidos por preços até dez vezes abaixo dos praticados no mercado. Foram cumpridos 54 mandados, entre os de prisão e busca e apreensão. Estima-se que os presos movimentaram R$ 6 milhões com as vendas. A polícia bloqueou sete contas bancárias e sequestrou bens e imóveis que somam mais de R$ 1,5 milhão. A operação foi detalhada em coletiva de imprensa, na manhã desta segunda-feira (10), na capital gaúcha. As investigações duraram um ano e foram realizadas pela Delegacia de Repressão ao Roubo de Veículos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). 
Segunda, 10 de Abril de 2017 - 12:20

Simões Filho: Quatro detentos fogem de colônia penal

por Francis Juliano
Simões Filho: Quatro detentos fogem de colônia penal
Foto: Reprodução / Pitanga no Ar
Quatro presos estão foragidos da Colônia Penal de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Ainda às 12h15 desta segunda-feira (10), nenhum dos detentos foi localizado. Os internos evadiram do local na manhã deste domingo (9). Segundo o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia, o fato foi percebido por outro detento que sinalizou a segurança. Os foragidos teriam fugido pela porta da frente do local, que fica afastada da área urbana da cidade. Segundo o coordenador do sindicato, Geonias Santos, os quatro são presos provisórios, mas estavam na condição de regime fechado. Segundo Santos, a maioria dos presos está na mesma condição de regime, o que atenta contra a finalidade da Colônia Penal. “Um TAC [Termo de Ajustamento de Conduta] foi feito com o Ministério Público estadual [MP-BA], mas até o momento isso não foi cumprido”, diz ao Bahia Notícias. A unidade abriga cerca de 260 presos, sendo que a maioria fica no regime fechado. O Bahia Notícias procurou a Seap [Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização], mas não obteve resposta até o final da publicação da nota. Os foragidos são: Eliezer dos Santos Araújo, Eric Bruno Passos Costas, Mauricio Tavares Silva e Enilson da Cruz Silva
Segunda, 10 de Abril de 2017 - 12:00

CCB: Marinha consultou União para repassar terreno ao Estado, mas trâmite deve demorar

por Estela Marques / Ailma Teixeira
 CCB: Marinha consultou União para repassar terreno ao Estado, mas trâmite deve demorar
Foto: Estela Marques / Bahia Notícias
A ideia de levar o Centro de Convenções da Bahia (CCB) para o Comércio não avançou muito. De acordo com a sugestão do governador Rui Costa (PT), o novo CCB seria locado onde hoje funciona o Grupamento de Fuzileiros Navais, em uma área de propriedade da Marinha (saiba mais aqui). A Força Armada, por sua vez, consultou o órgão competente para repassar a posse da área para o governo do Estado. "Eu, inclusive, fiz uma consulta recentemente no município, com a Consultoria Jurídica da União (CJU), para que ela verificasse se os trâmites e os procedimentos que nós requisitamos seriam os corretos, seriam validados e ainda não recebemos a resposta dessa consulta", explica o almirante Garnier que comanda o 2º Distrito Naval. A declaração foi dada na manhã desta segunda-feira (10) durante a apresentação do navio veleiro “Cisne branco”, que está em visita no porto de Salvador. O almirante afirmou ainda que não será um processo ágil devido ao envolvimento de órgãos federais na negociação. "Burocraticamente, não é algo que a gente possa dizer que sai em dois ou três meses, não. Demora um tempo", ressalta, acrescentando que o terreno é de posse da União para uso da Marinha e não pode ser vendido simplesmente.
Torcedores do Boa levam faixa de apoio, mas Bruno comete pênalti e cede empate
Foto: Reprodução / Twitter
Na estreia do goleiro Bruno pelo Boa Esporte, os torcedores levaram uma faixa de apoio ao atleta, condenado a 22 anos e três meses pelo assassinato de Eliza Samúdio e ocultação de cadáver. A mensagem "somos todos Bruno", no entanto, não ajudou; o ex-goleiro do Flamengo causou o pênalti que deu o gol de empate ao Uberaba, no duelo que terminou em 1 a 1. O resultado foi pior do que o esperado pela equipe de Varginha, que luta para terminar o hexagonal final do Módulo do Campeonato Mineiro entre os dois primeiros colocados para retornar à Série A do estadual. Apesar do fim do contrato com a Kanxa, empresa de material esportivo que rescindiu o contrato após a contratação de Bruno, o Boa ainda entrou em campo com o kit da fornecedora. No segundo tempo, perdendo por 1 a 0, Bruno cometeu o pênalti e recebeu o cartão amarelo. Na cobrança, sequer acertou o lado. Apesar dos protestos que precederam a estreia do jogador, que aguarda recurso em liberdade, Bruno foi ovacionado durante a partida. Após sete anos preso, ele voltou a campo por causa de um habeas corpus concedido por Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF).
China pede que EUA e Coreia do Norte ajam com moderação e evitem tensões
Presidente chinês, Xi Jinping | Foto: Reprodução / CPAD News
Diante dos embates crescentes entre Estados Unidos e Coreia do Norte, a China decidiu intervir. A potência oriental pediu, nesta segunda-feira (10), que ambos os países "ajam com moderação evitem uma escalada de tensões". Isso porque o país governado por Donald Trump enviou um porta-aviões nuclear à península coreana. A porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores chinês, Hua Chunying, afirmou que acompanha "de perto" os acontecimentos. No sábado (8), os Estados Unidos confirmaram a mobilização do porta-aviões de propulsão nuclear para águas próximas à Coreia do Norte. A medida é uma resposta ao lançamento de um míssil de meio alcance, na última quarta-feira (5), ao mar por parte da Coreia.
Segunda, 10 de Abril de 2017 - 11:00

Governo quer universalizar acesso à energia elétrica na Bahia até 2022

por Bruno Luiz / Júlia Vigné
Governo quer universalizar acesso à energia elétrica na Bahia até 2022
Foto: Cláudia Cardozo/ Bahia Notícias
Através do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica, Programa Luz para Todos, a Bahia deve ter o acesso à energia elétrica universalizado em todos os municípios até 2022. De acordo com o Secretário de Infraestrutura, Marcus Calvacante, o programa levou luz para 580 mil residências na Bahia em 11 anos. “Hoje nós temos em torno de 130 mil residências sem luz. Nós deveremos assinar um contrato do governo federal em abril e colocar recursos na Coelba para que sejam feitas mais 50 mil residências, com subsídio governamental de 80% e, até 2022, a luz poderá ser universalizada em todos os municípios”, destacou.  Dentre as obras e inovações previstas para 2017, o secretário destacou a obra do aeroporto de Vitória da Conquista, que receberá o investimento de R$ 30 milhões na construção de um novo terminal de passageiros. De acordo com ele, a licitação deve ser lançada no próximo semestre e a obra tem a estimativa de estar entregue no próximo ano. A obra de um primeiro gasoduto em direção ao Oeste da Bahia também foi ressaltado pelo secretário, que afirmou que a ação busca estimular os postos maduros da Bahia e dar dinamismo para os pequenos e médios produtores de gás e petróleo na região. “A nossa intenção é usar a nossa possibilidade de sermos grandes produtores de gás e, com isso, a gente ter a possibilidade de atrair a indústria para a Bahia oferecendo um produto muito necessário hoje com condições competitivas de preço e de fornecimento”, afirmou. Confira entrevista completa.
Depois de colaborar com a Lava Jato, Odebrecht pretende fechar acordo com TCU
Foto: Reprodução / IstoÉ
Após conversas com o ministro Benjamin Zymler, a Odebrecht pretende agendar encontros com outros integrantes do Tribunal de Contas da União (TCU) para discutir a ideia de estender a colaboração que concedeu à Operação Lava Jato ao Ministério Público Federal. A informação é da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo. De acordo com a publicação, o MPF acompanha as negociações.
Segunda, 10 de Abril de 2017 - 10:20

May telefona para Trudeau e ambos concordam em apoiar EUA sobre ataque à Síria

por Célia Froufe, correspondente | Estadão Conteúdo
May telefona para Trudeau e ambos concordam em apoiar EUA sobre ataque à Síria
Foto: Reprodução / Canadians.org
A primeira-ministra britânica, Theresa May, telefonou na noite passada para sua contraparte canadense, Justin Trudeau, conforme informou, na manhã desta segunda (10), Downing Street, residência oficial da premiê. "A primeira-ministra telefonou para o primeiro-ministro Trudeau ontem à noite para discutir eventos na Síria após o ataque com armas químicas e os ataques aéreos dos Estados Unidos, e formar um consenso sobre a reunião dos ministros das Relações Exteriores do G-7 (grupo das sete economias mais ricas do planeta esta semana", trouxe a nota. "Eles concordaram em seu apoio à ação dos EUA, que acreditamos ser uma resposta adequada ao ataque bárbaro de armas químicas, lançado pelo regime sírio", continuou o comunicado à imprensa atribuído a um porta-voz. Conforme o texto, os dois primeiros-ministros discutiram a importância de a Rússia usar sua influência para trazer um acordo político na Síria e trabalhar com o resto da comunidade internacional para assegurar que os "eventos chocantes" da última semana nunca mais sejam repetidos. "Eles enfatizaram que o Secretário de Relações Exteriores britânico (Boris Johnson) está trabalhando em estreita colaboração com sua contraparte canadense (Chrystia Freeland) como parte dos esforços diplomáticos para alinhar o G-7 e em um apoio similar para uma clara posição internacional sobre o caminho a seguir, em apoio à visita do secretário de Estado dos EUA (Rex Tillerson) a Moscou. Por fim, a nota registra que os dois governos concordaram em continuar esta estreita cooperação e em construir apoio para uma solução política para acabar com o conflito e "trazer paz duradoura e estabilidade à Síria". No sábado (8), Downing Street também informou que May conversou por telefone com o primeiro-ministro sueco, Stefan Löfven, para prestar suas condolências e reforçar que trabalhará com o país para enfrentar ameaças. A ligação foi feita um dia após a capital da Suécia ter sido alvo de um ataque terrorista.

Barragens de abastecimento de água para Salvador e RMS estão em estado de alerta
Foto: Reprodução / Voz da Bahia
Apesar das fortes chuvas que atingiram Salvador nos últimos dias, a água não foi suficiente para aumentar os níveis das barragens que abastecem a capital baiana e municípios da região metropolitana. "As chuvas não estão caindo nas áreas necessárias para promover a recuperação dos níveis das barragens. Para recarregar os mananciais que abastecem Salvador e parte da TMS, é preciso que chova na bacia do recôncavo norte, na região de Camaçari, Mata de São João e Dias D'Ávila", explica o presidente da Embasa, Rogério Cedraz. A barragem de Pedra do Cavalo, responsável por cerca de 60% do abastecimento de Salvador, está com 62,88% da sua capacidade total de acumulação. O restante do sistema é abastecido pelas barragens de Joanes I (atualmente com 85,18% de sua capacidade total), Joanes II (36,63%), com menor contribuição dos reservatórios de Ipitanga I (41,81%) e Ipitanga II (30,91%). Salvador conta ainda com a barragem de Santa Helena que, no ponto de captação atual, situado no rio Jacumirim, encontra-se com 59,96% da sua capacidade total. Esse reservatório reverte água para Joanes II. Quando considerado o volume útil, calculado entre o nível máximo e o nível de captação da água, os reservatórios apresentam atualmente os seguintes percentuais de armazenamento: Pedra do Cavalo (22,85%), Joanes I (68%), Joanes II (8,08%), Ipitanga I (20,09%), Ipitanga II (30,62%) e Santa Helena (10,65%). Com o propósito de aumentar o volume de água armazenado na barragem de Joanes II, a Embasa adquiriu equipamentos para fazer a reversão do lago de Santa Helena para o rio Jacumirim, que abastece a barragem. Foram investidos R$ 2,5 milhões no sistema de bombeamento que entrou em operação no mês de março e possibilitou o acréscimo de quatro mil litros por segundo no volume de água do rio. A empresa garante que também está fazendo a perfuração progressiva de 14 poços em uma área próxima à Estação de Tratamento de Água (ETA) principal, no município de Candeias, com custo estimado em R$ 70 milhões. Isso deve proporcionar o aumento de mil litros por segundo. “Além dessas ações emergenciais e da redução de oferta de água bruta para indústria, lançamos campanha de alerta e de incentivo ao uso racional da água e estamos intensificando nossas ações de combate a fraude. Com apoio da Secretaria de Segurança Pública já autuamos lava a jatos em diversos lugares de Salvador e temos muitas outras ações programadas. Estamos enfrentando a pior seca dos últimos 100 anos na Bahia. A situação vem se agravando e tornando cada vez mais crítica a condição dos nossos mananciais. Por isso, precisamos do apoio de todos para economizar a água que temos disponível. O uso racional da água é fundamental nesse momento. Estamos levando em consideração todas as possibilidades, caso a situação não se altere nas próximas semanas, inclusive, o racionamento”, ressalta Cedraz. A Embasa lançou também o edital de licitação da obra da primeira etapa da ampliação da captação na barragem de Santa Helena, com recurso orçado em R$ 168 milhões. Essa obra prevê a implantação de uma adutora de água bruta com extensão de 10,7 km, em paralelo às duas adutoras já existentes, além da instalação de cinco equipamentos de bombeamento novos na estação elevatória de água bruta existente e de melhorias em sua infraestrutura.
Partidos pressionam TSE para destinar dinheiro público a pagamento de multas
O deputado baiano apoia a proposta | Foto: Divulgação
Partidos políticos agora querem pagar eventuais multas decorrentes de gastos questionados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com dinheiro público. Eles têm pressionado a corte para aceitar a mudança de regra, segundo informações de O Estado de S. Paulo. A justificativa apresentada é de que os recursos ficaram escassos depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou como institucionais as doações de empresas para campanhas. "Não foram os partidos que mudaram a regra, mas o STF. Logo, a regra para multas precisa mudar também. Se não temos recursos próprios, vamos pagar como? Não somos empresa, não temos receita própria. O fundo é a receita da democracia", defendeu o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) ao jornal. De acordo com a publicação, pareceres do TSE sobre as contas partidárias de 2011 pedem que os partidos devolvam R$ 35,6 milhões à União. O montante foi gasto de forma não comprovada e, se as contas forem julgadas irregulares no próximo dia 28, as siglas terão ainda que cumprir multas. "Estabeleceu-se um impasse. Se as multas forem pesadas, elas serão impagáveis. Esse questionamento será feito pelo conjunto dos partidos", explicou o senador José Agripino (DEM-RN). Diante do quadro de irregularidades, apenas três – PSD, PV e PRB – dos 29 partidos tiveram suas contas aprovadas. Para reverter a situação, dirigentes e parlamentares já procuram o presidente do tribunal, Gilmar Mendes. "Acredito que ele [Gilmar] buscará com sensibilidade entender o momento", afirmou o deputado Alex Manente (PPS-SP), acrescentando que somada a proibição de arrecadar por meio de empresas à crise econômica do país, os partidos têm enfrentado muita dificuldade para garantir recursos.
Com obras aceleradas, Hospital Municipal deve ser entregue no 1º semestre de 2018
Foto: Reprodução / YouTube
O prefeito ACM Neto afirmou que o Hospital Municipal de Salvador deve ser entregue antes do prazo esperado. "As obras estão com o ritmo acelerado. Até diria que mais velozes do que se previa no cronograma inicial. A nossa ideia é de que no começo do próximo ano, ainda no primeiro semestre de 2018, o hospital possa estar funcionando", afirmou em entrevista ao G1. Durante a assinatura da ordem de serviço, em julho de 2016 (veja aqui), foi anunciado prazo de dois anos para finalização. "Nosso compromisso era entregar o hospital nos dois primeiros anos desse mandato, mas eu tenho confiança de que nós vamos antecipar esse compromisso e que ainda no primeiro semestre do ano que vem o hospital vai estar funcionando", completou. Com 100 dias de seu segundo mandato, o prefeito ressaltou a ampliação do atendimento na atenção básica de 18% da população para 50%. "Temos agora já previsto para esse próximo mês de abril e maio, nesses próximos dois meses, a inauguração de duas novas unidades de saúde da família [...] e nosso desejo é continuar ampliando o programa e a atenção básica. Veja que nós contratamos cerca de 3,7 mil profissionais para a saúde. A maioria deles focada para a atenção básica. A nossa meta, sobretudo nas áreas mais pobres da cidade, é chegar a uma cobertura que ultrapasse 70% nessas áreas", disse.
Presidente do Egito decreta estado de emergência de três meses após ataques
Foto: Pressal Wordpress
Depois dos atentados contra duas catedrais do norte do Egito, o presidente do país, Abdul Fatah Al Sisi, anunciou, nesse domingo (9), o estabelecimento do estado de emergência de três meses. Os atentados mataram pelo menos 44 pessoas e mais e 100 ficaram feridas. Segundo informações da Agência EFE, o anúncio foi feito depois de Al Sisi "tomar as medidas legais e constitucionais". Com o estado de emergência, eles pretendem "proteger o país e preservar [a segurança]". O presidente egípcio disse ainda que os aparelhos de segurança do país vão intensificar os esforços para punir os responsáveis pelo crime reivindicado pelo Estado Islâmico. "Agora somos nós que pagamos o preço", declarou Al Sisi, em crítica aos países que apoiaram o terrorismo.
Segunda, 10 de Abril de 2017 - 08:40

Delator revela esquema entre prefeitos e conselheiros do TCE do Rio

por Constança Rezende, com Vinicius Neder | Estadão Conteúdo
Delator revela esquema entre prefeitos e conselheiros do TCE do Rio
Foto: Divulgação / TCE-RJ
Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) receberam propina para ignorar irregularidades em gestões municipais, segundo Jonas Lopes, ex-presidente da corte. Em depoimento de delação premiada, ele revelou um esquema de arrecadação digno de máfias italianas, que incluía fidelidade na divisão da propina, lealdade aos "acordos" firmados por colegas e acusações de traição. Os depoimentos de Lopes, e de seu filho, Jonas Lopes Neto, citam Macaé (litoral norte), Duque de Caxias (Baixada Fluminense) e Niterói (região metropolitana). As delações feitas à força-tarefa da Lava Jato no Rio, às quais o jornal O Estado de S. Paulo teve acesso, revelam a ramificação da corrupção, além de editais de obras públicas no Estado, como o Maracanã, durante a gestão Sérgio Cabral (PMDB), e envolvem também prefeituras. A Operação O Quinto do Ouro, no fim de março, levou à prisão cinco dos sete conselheiros do TCE-RJ e mais um conselheiro aposentado. Eles foram soltos por decisão judicial na sexta-feira, 7. As defesas dos conselheiros negam as acusações. Ao deixar a prisão, o conselheiro Marco Antônio Alencar disse que os dois delatores, chamados de "bandidos", induziram procuradores e Justiça ao erro. Conforme o relato de Lopes, o suposto esquema causou problemas entre os conselheiros. Um desses casos envolveu um acordo que teria sido firmado com Riverton Mussi, prefeito de Macaé de 2005 a 2013 pelo PMDB, e candidato a vereador pelo PDT no ano passado. A cidade é a principal base de operações de exploração na Bacia de Campos, cujos royalties turbinam o orçamento da prefeitura, de R$ 1,9 bilhão para 2017. O delator contou que, após assumir a presidência do TCE-RJ, em 2013, foi procurado por Mussi, que teria dito que, apesar de um "acerto" com os conselheiros, quando ainda estava no cargo, estaria "apanhando muito do tribunal". Mussi teria dito a Lopes que o acordo fora combinado com o conselheiro José Maurício Nolasco. Depois da abordagem do ex-prefeito, contou Lopes, o conselheiro José Gomes Graciosa passou a pedir vista da maioria dos processos sobre Macaé, "se não de todos". Graciosa teria dito a Lopes que agia em represália, "por se sentir vítima de uma volta de conselheiro Nolasco", "que teria feito um voo solo", "recebendo vantagens indevidas em nome do tribunal sem dividi-las com os demais participantes do esquema". A reportagem não conseguiu localizar Mussi. Lopes contou que descobriu um acerto envolvendo a prefeitura de Niterói quando o conselheiro Aluísio Gama, hoje aposentado, assumiu a presidência da corte, no lugar de Graciosa, que saiu de licença médica. Lopes disse que Gama o procurou para que ele assumisse a relatoria dos processos nas mãos de Graciosa, mas alertou que o licenciado estava "muito nervoso" sobre os casos referentes a Niterói porque tinha um "acerto financeiro" com o então prefeito, Jorge Roberto Silveira (PDT). Ao assumir processos sobre Niterói, Lopes confessou ter adotado um posicionamento "mais flexível", mesmo não recebendo qualquer vantagem, para cumprir o acordo de Graciosa. Segundo Lopes, "era prática dos conselheiros não violentar a atuação do TCE nas interpretações dadas nos processos nos quais havia acordo financeiro". O jornal não conseguiu localizar Silveira, que exerceu seu quarto mandado de 2009 a 2013. Duque de Caxias foi citada por Jonas Lopes Neto. O advogado contou que seu pai foi procurado por um empresário, em 2013, para tratar de um edital para contratação de serviços de coleta de lixo. Segundo Lopes Neto, foi combinada propina aos conselheiros, equivalente a 1% do contrato. O delator disse que, após um atraso no pagamento, o conselheiro Aloysio Neves (atual presidente afastado do TCE-RJ) cobrou "o negócio do lixo de Caxias". O contrato foi firmado na gestão de Alexandre Cardoso (2013-2017), na época no PSB e hoje no PSD, sem mandato. Conforme Lopes, Cardoso não teria conhecimento da ilicitude. Ao jornal, o ex-prefeito disse que nunca recebeu denúncia sobre os contratos de lixo e que "nunca esteve" com os delatores. Segundo Cardoso, a prefeitura contratou, por licitação, duas empresas para cuidar da coleta. "O preço ficou de 15% a 20% mais barato do que no governo anterior", disse o ex-prefeito.

Santo Estevão: Homem morre após soterramento em obra de supermercado
Foto: Fabio Santos/Site Voz da Bahia
Um homem morreu e outros três ficaram feridos em uma obra em Santo Estêvão, no Portal do Sertão. De acordo com a delegacia, o fato foi provocado após um desmoronamento em uma obra de um supermercado. A vítima, Elias Almeida dos Santos, de 36 anos, morreu no local. Segundo o G1, as primeiras informações apontam que o acidente pode ter sido causado por conta do solo molhado devido às chuvas dos últimos dias. Ainda conforme dados da polícia, os feridos foram Roberto Sales dos Santos, 36 anos, Edson Machado, 28 anos, e Izidro Bispo Santana, 60 anos. Eles foram encaminhados ao Hospital Geral de Santo Estevão e tiveram alta no mesmo dia. Populares retiraram o corpo e os feridos do local. 
Temer assume articulação na reforma da Previdência; governo se reúne com comissão
Foto: Ascom / VPR
O presidente Michel Temer (PMDB) decidiu assumir a articulação da reforma da Previdência. O peemedebista se reunirá nesta terça-feira (11) com os deputados da comissão que discute o tema para falar sobre a proposta. De acordo com a coluna Painel, da Folha, todos os pedidos dos aliados foram atendidos. Inclusive, há a possibilidade de haver redução ainda maior na idade mínima para a aposentadoria das mulheres, deixando 65 anos para eles e 60 anos para elas. A partir dessa reunião, o Planalto passará a ver atitudes contra a reforma como gestos de oposição ao governo. Temer também fará com seus ministros um pente-fino para detectar nomes da base no Congresso que resistem à proposta.

Inscrições para Enem serão em maio; taxa para realização do exame será R$ 82
Foto: Divulgação
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começarão às 10h do dia 8 de maio. Os estudantes deverão acessar o site do exame para realizar a inscrição até as 23h59 de 19 de maio. Para que o cadastro no exame seja efetivado, deverá ser paga taxa de R$ 82 até 24 de maio. O valor é 20% mais caro em relação ao cobrado no ano passado, R$ 68. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que a correção levou em conta a variação de preços pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e incorporou variações de anos anteriores que deixaram de ser aplicadas. Estarão isentos do pagamento estudantes de escolas públicas concluintes do ensino médio em 2017, participantes de baixa renda cadastrados no CadÚnico e aqueles que se enquadram na Lei 12.799/2013, que isenta de pagamento estudantes com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio - equivalente a R$ 1.405,50. A partir deste ano o sistema de criação permitirá que o participante informe o Número de Identificação Social do CadÚnico, de modo que os dados sejam iguais aos cadastrados na base da Receita Federal para que a inscrição seja validada. De acordo com a Agência Brasil, os participantes isentos que não fizerem os dois dias de prova neste ano e tentarem isenção no próximo ano deverão justificar a ausência por meio de atestado médico, documento judicial ou boletim de ocorrência. Se isso não ocorrer, perderão a isenção. As provas do Enem 2017 serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro, com abertura dos portões ao meio-dia. No primeiro domingo serão feitas provas de ciências humanas, linguagens e redação. O segundo será para provas de matemática e ciências da natureza. O edital divulgado nesta segunda-feira (10) no Diário Oficial da União, por outro lado, não será o mesmo válido para adultos presos e adolescentes submetidos a medidas socioeducativas que incluem privação de liberdade.
Torcedor do Bahia é morto a tiros após o Ba-Vi, e outro fica ferido
Foto: Eduardo Oliveira/ TV Bahia
Um torcedor do Bahia morreu e outro ficou ferido após serem atingidos por tiros depois do clássico Ba-Vi, disputado neste domingo (9), na Arena Fonte Nova. O crime aconteceu em um posto de combustível, próximo do Dique do Tororó. O primeiro morreu no local, enquanto o outro foi baleado no pescoço e encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE). O torcedor que morreu foi identificado como Carlos Henrique Santos de Deus, de 18 anos. De acordo com testemunhas, o autor do crime desceu de um ônibus, disparou contra os dois e fugiu na sequência. O motivo do crime ainda é desconhecido.
Camaçari: Vereador Jackson é eleito presidente do PT
Foto: Divulgação
O vereador Jackson Josué foi eleito neste domingo (9) o novo presidente do PT em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O Processo de Eleições Diretas (PED) da sigla definiu os dirigentes dos municípios e delegados que vão eleger a nova direção do PT na Bahia, durante Congresso em maio. Em Camaçari, a votação ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores. Jackson foi eleito (para um mandato de dois anos) com 1069 votos, tendo como vice-presidente, Bispo da Cultura. Jackson ingressou no PT em 2015 e foi reeleito vereador, em 2016, com 2.167 votos válidos, sendo o mais votado da sigla no município e o quinto na colocação geral. A relação com os nomes dos delegados eleitos para o Congresso Estadual será divulgada até esta terça-feira (11). Neste Congresso, serão definidos os delegados que elegerão, em junho, a nova Executiva Nacional do PT durante o 6º Congresso Nacional  Marisa Letícia Lula da Silva.
João Santana está constrangido por acordo de delação premiada, diz coluna
Foto: Reprodução / Novo Notícias
Após assinar um acordo de delação premiada na Operação Lava Jato, o marqueteiro João Santana tem demonstrado constrangimento com sua adesão ao acordo. Responsável pelas campanhas presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT), o publicitário resistiu o quanto pôde antes de fazer a negociação, segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo. Tanto a delação de Santana, como a de sua esposa, Mônica Moura, tem preocupado o Partido dos Trabalhadores. Políticos como o ex-ministro José Dirceu, preso desde 2015, avaliam que essas delações podem levar os ex-presidentes do partido à cadeia.
Incêndio atinge concessionária Honda Novo Tempo e provoca danos em mais de 80 motos
Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação
A concessionária de carros Honda Novo Tempo, localizada na Avenida Bonocô, pegou fogo na madrugada deste domingo (9). O incêndio provocou danos em pelo menos 86 motocicletas presentes no local, de acordo com estimativa do Corpo de Bombeiros. Segundo informações do G1 BA, o fogo atingiu também outros cômodos do estabelecimento, o que deixou a estrutura interna comprometida. Como não havia pessoas na concessionária quando o fogo começou a se alastrar, não houve vítimas. O prédio ainda irá passar por perícia do Departamento de Policia Técnica (DPT) para apurar as causas do acidente, ainda desconhecidas.
Segunda, 10 de Abril de 2017 - 03:10

Veja os gols de Bahia 1 X 2 Vitória

Segunda, 10 de Abril de 2017 - 00:06

Por Previdência, Temer faz reunião com aliados na residência de Rodrigo Maia

por Isadora Peron e Carla Araújo | Estadão Conteúdo
Por Previdência, Temer faz reunião com aliados na residência de Rodrigo Maia
Foto: J. Batista / Câmara dos Deputados
Às vésperas de mais uma semana com votações importantes no Congresso – como a do projeto que cria o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) – e trabalhando no convencimento de parlamentares para conseguir aprovar a reforma da Previdência, o presidente Michel Temer (PMDB) deixou o Palácio do Jaburu no início da tarde deste domingo (9) e reuniu-se com aliados na residência oficial do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Também participaram do encontro os ministros Raul Jungmann (Defesa), Bruno Araújo (Cidades), Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo) e Mendonça Filho (Educação). O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), e o líder do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro, também estiveram na reunião. Temer tem buscado apoio da base para que os partidos fechem questão em relação à reforma da Previdência. O PPS, por exemplo, que tem duas pastas – Defesa, com Jungmann, e Cultura, com Roberto Freire –, mostrou infidelidade na votação do projeto de terceirização na Câmara, ao lado do próprio PMDB, do PSDB e de outros aliados. Temer, segundo interlocutores, tem se mostrado "obstinado" pela aprovação da reforma da Previdência. De acordo com o Placar da Previdência, levantamento realizado pelo Grupo Estado com deputados a respeito de reforma que tramita na Câmara, o número de parlamentares contrários à proposta continua em 272, enquanto o dos que são a favor subiu para 99. Às 15h30 deste domingo, havia 35 indecisos; 61 não quiseram responder; 44 não foram encontrados, e um disse que deve se abster. Além dos debates em torno da reforma da Previdência, o governo também tem pela frente na Câmara esta semana a votação do texto do projeto que prevê auxílio financeiro para os Estados com dificuldade financeira. A matéria seria apreciada na semana passada, mas diante da possibilidade de o texto não ser aprovado a votação foi transferida para esta semana. Este é o segundo projeto sobre o tema, pois o primeiro foi vetado pelo presidente Michel Temer em razão de o parlamento ter retirado as contrapartidas exigidas pelo governo. Temendo uma possível derrota, na última quarta-feira (5), segundo fontes do Planalto, Maia foi conversar com Temer e depois anunciou a decisão de adiar a votação do texto-base do projeto. Os parlamentares já estavam discutindo a proposta em plenário por cinco horas.
Limite prudencial impede governo de reajustar salário de servidores, aponta Josias Gomes
Foto: Cláudia Cardozo / Bahia Notícias
Apesar dos protestos dos servidores estaduais que pedem por reajuste salarial, o governo do Estado afirma que não está em condições de atender ao pedido. Isso porque a gestão já atingiu o limite prudencial de gastos com pessoal, definido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e fiscalizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), e, portanto, fica impedida de reajustar salários ou realizar contratações. O secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, afirmou que o governo já atingiu 48,13% da Receita Corrente Líquida (RCL) com esse tipo de gasto – o limite perdido pela LRF é de 48,60%. “O Estado não pode fazer o ajuste do servidor. Não tem como aumentar o salário de alguns nessa situação, contratar pessoal, não pode nada”, ressalta Gomes ao Bahia Notícias. Após consultas com o TCE, o tribunal flexibilizou a regra apenas para os setores de saúde, educação e segurança. Assim, na última sexta (7), o governo anunciou a convocação de mais 29 delegados e escrivães, aprovados no concurso da Polícia Civil (saiba mais aqui). Quanto às demais categorias, Gomes afirma que tem conversado com os sindicatos e feito constantes análises para avaliar a viabilidade de uma melhora salarial. “Todo quadrimestre nós fazemos uma avaliação pra saber se houve mudança. No momento em que houver nós vamos conversar com os servidores”, garante.
Manifestação na Paralela, na última quinta (6) | Foto: Divulgação / Fetrab
Por outro lado, a Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab) acusa o governo de não discutir com a classe e falar apenas para a imprensa. “O governo não dialoga com a gente e diz que está satisfeito em pagar, na Bahia, o salário em dia. Mas nós estamos com o vencimento abaixo do salário mínimo nacional”, contesta a presidente do sindicato, Marinalva Nunes. Em 2016, os servidores também não tiveram o salário reajustado. Diante desse quadro, a Fetrab tem organizado diversas mobilizações em protesto. A última aconteceu na quinta-feira (6) quando cerca de quatro mil pessoas, de acordo com estimativa do próprio sindicato, marchou da Avenida Paralela até o prédio da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). “Já são dois anos de reajuste zero. Essa situação se refere na realidade de vida do trabalhador porque a inflação está aí e não tem redução inflacionária”, pontua Marinalva. A agenda de manifestações do sindicato prevê ainda uma plenária para o próximo dia 18 e a greve nacional, que engloba também os protestos contra as reformas propostas pelo governo federal, para o dia 28 de abril.
TJ-BA cria comissão para investigar conduta de Ivete Caldas por determinação do CNJ
Foto: TJ-BA
A desembargadora Ivete Caldas, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), é alvo de uma investigação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na última quarta-feira (5), a presidente do TJ, desembargadora Maria do Socorro, constituiu uma comissão para apurar os fatos descritos na reclamação disciplinar, a pedido do corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha. A comissão, formada pelos desembargadores José Alfredo, Pedro Guerra e João Bosco, terá 30 dias para apresentar um relatório ao CNJ. A reclamação foi aberta pelo advogado Gevaldo da Silva Pinho por suposta violação de conduta funcional em um pedido de quebra de sigilo de dados bancários ou telefônicos. O autor da denúncia pediu o afastamento da desembargadora do processo. O crime objeto da ação é contra o sistema financeiro. Um pedido de investigação já havia sido feito pela ministra Nancy Andrighi, então corregedora nacional de Justiça, mas o expediente foi arquivado em abril de 2015. O reclamante, em novembro de 2016, pediu desarquivamento do feito e prosseguimento do procedimento disciplinar contra a desembargadora, pois “nenhuma providência” foi tomada pelo TJ-BA. Gevaldo era um dos advogados investigados na Operação Janus, deflagrada em 2008, por venda de sentenças no Judiciário baiano. Ele é filho da desembargadora Maria de Fátima Carvalho, que em uma reclamação, afirma que Ivete Caldas não cumpriu o que fora decidido em um mandado de segurança, de garantir amplo e irrestrito acesso às informações de um processo em que é parte. 
Domingo, 09 de Abril de 2017 - 19:58

Jhemerson após primeiro Ba-Vi: 'Jogar com 30 mil pessoas não é pressão. É um sonho'

por Glauber Guerra / Matheus Caldas
Jhemerson após primeiro Ba-Vi: 'Jogar com 30 mil pessoas não é pressão. É um sonho'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Numa curva ascendente no Vitória, o meia Jhemerson entrou no segundo do triunfo rubro-negro por 2 a 1 sobre o Ba-Vi, neste domingo (9), pela 10ª rodada do Campeonato Baiano. Para a cria da base do Leão, apesar da responsabilidade de entrar no primeiro dérbi no profissional, não há pressão. “Jogar com 30 mil pessoas não é pressão. É um sonho desde criança. E eu realizei esse sonho. Meu futebol é alegre e para frente. Tenho 20 anos, muito a gastar e tenho que correr mesmo”, declarou, em entrevista ao Bahia Notícias. E, para o camisa 17, a experiência de atuar nesta partida foi importante. “O Ba-Vi é um campeonato a parte. Muito bom jogar um clássico. Por ser o meu primeiro no profissional, eu estava um pouco ansioso ali. Parabenizar o grupo pela vitória. O elenco está muito forte e focado. O grupo só tem a crescer  e melhorar”, concluiu. O Rubro-negro volta a campo é contra o Paraná, quinta-feira (13), às 19h15, no Barradão, num confronto válido pelo jogo de ida da quarta fase da Copa do Brasil.
Domingo, 09 de Abril de 2017 - 19:27

José Welison deixa a Arena Fonte Nova de muletas e vira preocupação no Vitória

por Glauber Guerra
José Welison deixa a Arena Fonte Nova de muletas e vira preocupação no Vitória
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O volante José Welison, do Vitória, deixou a Arena Fonte Nova de muletas, como consequência de uma pancada no joelho, durante o triunfo por 2 a 1 sobre o Bahia, neste domingo (9), válido pelo encerramento da primeira fase do Campeonato Baiano. O atleta revelou que irá passar por exames médicos nesta segunda-feira (10) para saber a gravidade da lesão.  “Provavelmente é um entorse no joelho. Então tenho que esperar. O joelho inchou um pouco e tenho que esperar a ressonância para saber o que aconteceu”, disse o jogador, em entrevista ao Bahia Notícias.  O próximo compromisso do time Rubro-negro é contra o Paraná, quinta-feira (13), às 19h15, no Barradão, válido pelo jogo de ida da quarta fase da Copa do Brasil.
Domingo, 09 de Abril de 2017 - 19:24

Argel destaca Ba-Vi 'intenso' e enaltece campanha do Vitória no Campeonato Baiano

por Matheus Caldas
Argel destaca Ba-Vi 'intenso' e enaltece campanha do Vitória no Campeonato Baiano
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Vencedor no primeiro Ba-Vi da temporada, o técnico Argel Fucks, do Vitória, destacou 2 a 1 deste domingo (9), na Arena Fonte Nova, pela 10ª rodada do Campeonato Baiano. Para o treinador, as duas equipes buscaram o jogo. “Foi um jogo muito intenso, onde as duas equipes buscaram e jogaram para frente buscando o resultado (...) Mas, o mais importante é que nossa equipe mereceu o resultado. Jogamos para ganhar. Você joga na casa do adversário, com a torcida em maior número. Mas o nosso torcedor fez uma festa maravilhosa no espaço que foi destinado. Fiemos uma bela partida”, analisou, em entrevista coletiva. Argel também enalteceu a campanha do time ao fim da primeira fase da competição. O Rubro-negro se classificou com 100% de aproveitamento. “Não é fácil você acabar uma primeira fase do Campeonato Baiano com 10 vitórias seguidas. Acabamos a fase de classificação como melhor ataque, o time invicto. Mas só isso não adianta. Agora vamos para outro campeonato. Isso não vale mais nada. Agora são quatro equipes (...) Mas sabemos que o campeonato estadual é muito difícil. Então, a gente tem que ter o pezinho no chão. Não fizemos mais que a obrigação. Agora é pensar no jogo decisivo contra o Paraná, pela Copa do Brasil”, finalizou. O duelo, válido pela quarta fase do torneio nacional, será realizado às 19h15 desta quinta-feira (13), no Barradão.
Perguntado sobre atuação de Hernane no Ba-Vi, Guto avisa: 'Não tenho que responder'
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
O atacante Hernane havia prometido um gol no Ba-Vi deste domingo (9), mas não conseguiu cumprir. Na derrota por 2 a 1, Alan Costa, contra, marcou o único gol tricolor. Perguntado sobre a fase do centroavante, o técnico Guto Ferreira demonstrou irritação na coletiva pós-jogo. “Isso aí é sua opinião. Acho que não tenho que responder ela. É opinião sua e tenho que respeitar. Só isso”, disparou. Para o comandante do Esquadrão, apesar da derrota no dérbi, há coisas positivas a serem retiradas. “Eu acho que foi o jogo em detalhes. Com certeza pensaremos mais e analisaremos mais. Mas foi um jogo definido em detalhes. Mas tivemos coisa importante que fizemos. E temos coisas a corrigir, sim. Até porque eu nunca disse que a nossa equipe estava soberana. Temos que buscar sempre crescimento. Temos que fazer melhor para poder triunfar e chegar numa situação para vencer competições”, analisou. O Tricolor volta a campo ainda pelo estadual, no próximo domingo (16). O adversário será o Fluminense de Feira, às 18h30, no Joia da Princesa
Domingo, 09 de Abril de 2017 - 19:05

Edigar aponta falhas no primeiro tempo do Bahia: 'Demorou a entrar no jogo'

por Ulisses Gama
Edigar aponta falhas no primeiro tempo do Bahia: 'Demorou a entrar no jogo'
Foto: Jefferson Peixoto / Ag Haack / Bahia Notícias
De volta a titularidade no ataque do Bahia, o atacante Edigar Junio viu falhas no setor ofensivo diante do Vitória, neste domingo (9), pelo Campeonato Baiano. Após a partida, vencida pelo rubro-negro por 2 a 1, o jogador declarou que faltou contundência na primeira etapa do duelo."Acho que no primeiro tempo a gente demorou a entrar no jogo. Precisávamos ser mais aguerridos ali na frente e só conseguimos mostrar isso no segundo tempo. Temos consciência do que fizemos e agora é só tirar as coisas boas. Temos a semifinal e agora vamos trabalhar para vencer", declarou. "Ba-Vi é bastante complicado. Demos o máximo, mas infelizmente não conseguimos. Vamos pensar para frente para ter uma nova sequência boa", completou.Com o revés, o Bahia fechou a primeira fase do estadual com 21 pontos. No próximo domingo (16), o desafio será contra o Fluminense de Feira, em Feira de Santana, pela primeira partida da semifinal.
Para secretário de Estado dos EUA, ataque químico na Síria foi
Foto: Reprodução / The Duran
O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, disse neste domingo (9) que o ataque químico da semana passada na Síria se deve ao “erro” da Rússia na hora de garantir a destruição do arsenal químico sírio e de controlar o líder sírio, Bashar al-Assad. “O resultado do erro [russo] levou à morte de mais crianças e inocentes”, afirmou Tillerson em entrevista à emissora norte-americana CBS. O secretário afirmou que não tem provas de que a Rússia participou do ataque da última terça-feira (4) com armas químicas contra uma cidade controlada pelos rebeldes na província de Idlib, o que levou os Estados Unidos a bombardear com 59 mísseis uma base aérea síria em represália. Segundo a Agência Brasil, o Pentágono está investigando para saber se os russos conheciam anteriormente as intenções sírias de bombardear a população civil com armas químicas. Tillerson lembrou que a Rússia ofereceu em 2013 “certas garantias” e era o “fiador da destruição de todo o arsenal químico da Síria”. Em 2014, os Estados Unidos finalizaram a destruição do que acreditavam ser todo o arsenal químico do governo sírio, que foi entregue a Washington por mediação da Rússia, após outro ataque químico que deixou mais de 1,4 mil mortos e do qual Assad se desvinculou. “A Rússia falhou com esse compromisso”, disse o secretário de Estado, que viajará à Itália para participar da reunião ministerial do G7 que ocorre amanhã (10) e terça-feira (11) e serve de preparação para a cúpula de chefes de governo em maio.
Domingo, 09 de Abril de 2017 - 18:58

Juninho admite mágoa com revés no clássico: 'A gente nunca gosta de perder'

por Ulisses Gama
Juninho admite mágoa com revés no clássico: 'A gente nunca gosta de perder'
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
O Bahia teve a sua sequência de 17 triunfos na Arena Fonte Nova ceifada pelo Vitória neste domingo (9), em jogo válido pela 10ª rodada do Campeonato Baiano. A tristeza tricolor com o revés diante do maior rival ficou explicita nas palavras do volante Juninho, que é uma das referências técnicas da equipe. "A gente nunca gosta de perder, ainda mais para o nosso rival. A gente sai magoado. A torcida fez o seu papel fora de campo cabia para a gente. Sabemos que estamos em débito e agora temos que trabalhar para ganhar os dois títulos", declarou. O jogador também destacou as falhas que levaram aos gols que decretaram o placar em 2 a 1 para o Leão. "O que não pode acontecer é chegar em uma situação de dar dois vacilos. Não podemos bobear em clássico. Agora é ver o que erramos para não repetir os erros e vencer", indicou. O Bahia volta a jogar no próximo domingo (16), contra o Fluminense de Feira, no primeiro duelo das semifinais do estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário