sábado, 29 de abril de 2017

POLÍTICA BAIANA E BRASILEIRA, BAV, LAVA JATO E MITO MAISI

Sábado, 29 de Abril de 2017 - 11:20- FONTE  BAHIA   NOTICIAS

Ibirataia: Teto da recepção de delegacia desaba

Ibirataia: Teto da recepção de delegacia desaba
Foto: Polícia Civil
O teto da recepção da delegacia de Ibirataia, na região baiana do Médio Rio de Contas, desabou por volta de meio-dia desta sexta-feira (28). De acordo com a Polícia Civil, é a segunda vez em cinco anos que o incidente acontece, devido a uma infestação de cupim. Apesar da presença de um carcereiro no momento do desabamento, ninguém ficou ferido. A polícia informou que os escombros do teto já foram retirados e o atendimento normalizado. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi responsável pela perícia no local. O primeiro desabamento aconteceu em 2012 e também não deixou feridos. O imóvel deve passar por reformas a partir da próxima segunda-feira (1º).
Sábado, 29 de Abril de 2017 - 11:00

'Vamos ocupar Brasília', diz presidente da CUT

por Cleide Silva | Estadão Conteúdo
'Vamos ocupar Brasília', diz presidente da CUT
Vagner Gomes | Foto: Reprodução / Revolta Brasil
As centrais sindicais que organizaram a greve geral desta sexta-feira (28) afirmam que não contabilizaram números de adesões, mas, segundo a Força Sindical, mais de 40 milhões de pessoas pararam ou fizeram manifestações em todos os Estados. De acordo com as entidades, a última grande greve no País, em 1989, contra o Plano Verão, do governo Sarney, teve 35 milhões de adesões. "Fizemos a maior greve da história", afirma o presidente da CUT, Vagner Gomes. "Foi uma resposta ao presidente Michel Temer e ao Congresso de que a sociedade não concorda com o fim da CLT, da aposentadoria e com a terceirização". Pressões para que as reformas sejam negociadas vão continuar e uma nova greve geral não está descartada. O próximo passo é tentar convencer os senadores a rejeitarem a reforma trabalhista, já aprovada na Câmara. "Vamos ocupar Brasília para que o Senado não vote as reformas", avisa Gomes. A ideia, explica o presidente da UGT, Ricardo Patah, é visitar todos os senadores, em seus gabinetes ou residências. Na terça-feira, dirigentes das nove centrais que se uniram na organização da greve têm encontro marcado para traçar as próximas ações conjuntas. No dia 8 haverá mais uma reunião. O presidente da Força Sindical, o deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP), o Paulinho da Força, afirma que a greve foi um recado para que o governo abra negociações para se fazer uma reforma "civilizada", sem retirar direitos conquistados, e que não seja feita só pelo governo e o Congresso, mas com a participação dos trabalhadores. Em resposta a críticas de que a greve só ocorreu porque houve piquetes e barreiras em importantes vias, com pneus incendiados, Gomes diz que é assim que ocorre na França, no Brasil e em outros países. "Greve não é um acordo entre a sociedade e o governo, é um confronto. Se o governo fizesse as coisas certas isso não ocorreria", concluiu.

Doença misteriosa na Libéria deixa 9 mortos e autoridades em alerta
Foto: Reprodução / Handout / Reuters
Uma doença desconhecida tem causado alerta na cidade de Greenville, na Libéria, após nove pessoas morrerem em um hospital. A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que, desde a última segunda-feira (24), 17 pessoas tiveram os sintomas da doença ainda não identificada. Febre, dor de cabeça, vômito e diarreia foram apresentados nas vítimas. Exames realizados em sete pessoas que morreram deram negativos para o vírus da ebola, doença que causou um surto na Libéria em anos anteriores. Segundo informações do G1, autoridades de saúde do país afetado estão trabalhando para investigar a origem do problema. Há a hipótese de que as pessoas possam ter adquirido a doença durante um funeral de um líder religioso, considerando o consumo dos mesmos alimentos e bebidas, ou uma exposição à bactéria, ou agentes químicos. 
Em missa no Egito, Papa diz que único extremismo permitido é o da caridade
Foto: Mazur / catholicnews.org.uk
O papa Francisco disse neste sábado (29) no Cairo, diante de milhares de pessoas, em sua maioria fiéis da comunidade católica egípcia, que Deus rejeita o extremismo e o único que permite é o da "caridade". Em seu segundo e último dia de visita ao Egito, o pontífice celebrou missa em um estádio da capital, sob forte esquema de segurança, para tentar evitar ataques de radicais islâmicos, segundo a Agência Brasil. Área próxima ao local da missa foi palco, em 2015, da morte de 20 pessoas que assistiam a uma partida de futebol. As mortes ocorreram por causa da aglomeração no evento, embora várias organizações não governamentais tenham dito que a polícia contribuiu com o desastre ao lançar gás lacrimogêneo. "Deus só gosta da fé professada com a vida, porque o único extremismo que Ele permite aos crentes é o da caridade", disse o papa durante a homilia. "Qualquer outro extremismo não vem de Deus", acrescentou Francisco, diante de uma plateia a quem pediu que não tenha "medo de amar a todos, amigos e inimigos, pois o amor é a força e o tesouro do crente". As palavras do papa foram ditas quando se completam exatamente 20 dias dos ataques terroristas contra igrejas coptas no Norte do Egito. Quarenta e seis pessoas morreram e, no dia seguinte, líderes religiosos, em sua maioria muçulmanos, pediram o fim da violência.
Salvador e RMS registram ao menos três homicídios nesta noite
Rua Nossa Senhora do Carmo | Foto: Reprodução / Google Street View
Pelo menos três pessoas morreram na noite desta sexta-feira (28) e madrugada deste sábado em Salvador e Região Metropolitana (RMS). A Central de Polícias informou que o primeiro crime foi registrado na rua Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Sete de Abril, por volta das 19h20, quando duas pessoas em uma motocicleta atiraram contra Fábio da Silva Ferreira, de 37 anos. A vítima foi atingida no tórax por diversos disparos. O segundo caso aconteceu por volta de 20h30, no município de Simões Filho. Edvaldo dos Santos França, de 43 anos, foi atingido por diversos tiros, na Rua Distrito Federal, no Loteamento Big Aurea. Já por volta das 2h10, em Camaçari, a polícia foi chamada após o disparo do alarme da agência Santander, na Avenida Francisco Dument, Centro. Os policiais encontraram o corpo de Caio Nunes dos Santos, de 29 anos, com um tiro no ombro. A autoria dos três crimes é desconhecida. Os casos serão investigados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). 
Sábado, 29 de Abril de 2017 - 09:40

Brexit: Grã-Bretanha enfrentará um bloco unido durante as negociações, diz Tusk

por Associated Press | Estadão Conteúdo
Brexit: Grã-Bretanha enfrentará um bloco unido durante as negociações, diz Tusk
Foto: Reprodução / NDTV
O presidente do Conselho da União Europeia, Donald Tusk, disse que a Grã-Bretanha enfrentará um bloco unido de 27 nações nos dois anos de negociações do Brexit. Tusk disse também que o bem-estar dos cidadãos será a prioridade nos debates. Os líderes do bloco estão reunidos em Bruxelas para aprovar as diretrizes para as negociações do divórcio com o Reino Unido, que deve ocorrer em março de 2019. AS negociações em si devem começar pouco depois das eleições na Grã-Bretanha, em 8 de junho. Tusk disse hoje que todo os lados "precisam de garantias sólidas para todos os cidadãos e suas famílias que serão afetados pelo Brexit. Está deve ser a prioridade".

'Vocês têm agora um amigo na Casa Branca', diz Trump a defensores de armas
Foto: Reprodução / SinBaches
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assegurou nesta sexta-feira (28) a integrantes da Associação Nacional do Rifle (NRA, na sigla em inglês) que eles têm um "amigo" na Casa Branca e prometeu que jamais agirá contra o direito ao porte de armas. A NRA é o maior grupo de pressão favorável à posse de armas no país. "O ataque dos últimos oito anos contra os seus direitos, protegidos pela Segunda Emenda (da Constituição dos EUA), chegou a um final surpreendente. Vocês têm agora um amigo na Casa Branca", afirmou Trump em discurso na convenção anual da NRA em Atlanta, no estado da Geórgia. "Eu lhes prometo que, como presidente, jamais vou interferir no direito das pessoas de possuir e portar armas. A liberdade não é um presente do governo, é um presente de Deus", acrescentou Trump, segundo a Agência Brasil. Ele é o primeiro presidente a discursar na reunião anual da NRA desde Ronald Reagan, em 1983, um fato que Trump destacou com orgulho, enquanto lembrava o apoio público que recebeu da NRA durante a campanha eleitoral de 2016. "Vocês me apoiaram, e eu vou apoiá-los agora", disse o presidente, que neste sábado (29) completa 100 dias no poder. Trump pediu aos presentes que se mantenham "atentos" àqueles que querem atacar o direito de portar armas. "Quando alguém proíbe as armas, [o resultado é que] apenas os criminosos estarão armados", disse Trump, ao ressaltar que "a propriedade responsável de armas salva vidas". Trump lembrou que, além disso, seu governo "agiu rapidamente para restaurar algo que importa muito aos proprietários de armas: a aplicação da lei", mediante apoio claro aos policiais e agentes da ordem.
Receita Federal recebeu 28,5 milhões de declarações do Imposto de Renda
Foto: Fernanda Carvalho / Fotos Públicas
A Secretaria da Receita Federal recebeu 28.524.560 de declarações do Imposto de Renda até as 23h59 desta sexta-feira (28), quando terminava o prazo. O número ultrapassou a expectativa do governo de 28,3 milhões de declarações. Os contribuintes que enviaram a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, receberão mais cedo as restituições, caso tenham direito. Há prioridade para idosos, , portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais. As restituições começarão a ser pagas em 16 de junho e seguem até dezembro. Contribuintes que não enviaram a declaração no prazo precisarão pagar multa de, no mínimo, R$ 165,74, correspondente a 20% do imposto devido.
Horário de funcionamento de postos do SAC é alterado em 12 municípios da Bahia
Foto: Alberto Coutinho / GOVBA
Unidades da Rede SAC de 12 municípios baianos terão os horários de funcionamento alterados a partir da próxima terça-feira (2). De acordo com a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), responsável pelo serviço, o novo expediente será das 7h às 13h, de segunda a sexta, para os postos Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Eunápolis, Guanambi, Irecê, Paulo Afonso, Porto Seguro, Senhor do Bonfim, Valença, Feira de Santana I e Vitória da Conquista I. A mudança busca otimizar o atendimento, concentrando esforços e recursos nos horários em que há maior procura pela população, justificou a Saeb. Em nota, o superintendente do SAC, Carlos Henrique Martins, disse que foi observado que 90% dos serviços são procurados no turno da manhã. Após a mudança de horário, a adequação do funcionamento ao fluxo continuará sob avaliação. As unidades Feira de Santana II e Vitória da Conquista II continuarão com os horários habituais.
Sábado, 29 de Abril de 2017 - 08:30

Coluna Literatura: Leia 'Prof. Adroaldo, 100 anos', de Carlos González

por Carlos Navarro Filho
Coluna Literatura: Leia 'Prof. Adroaldo, 100 anos', de Carlos González
Foto: Divulgação
O jornalista Carlos Alberto González Passos, velho companheiro da sucursal do Estadão e apaixonado torcedor do Bahia, nem tudo é perfeito, presta uma homenagem ao professor Adroaldo Ribeiro Costa, cujo centenário registra-se neste mês de abril. A Bahia deveria o conhecer mais, em especial as gerações mais novas. Por exemplo, quantos aí sabem que ele é o pioneiro do teatro infantil no Brasil? Encenou a primeira peça nos idos de 1947, no então Teatro Guarani, na Praça Castro Alves. Aliás, o programa de rádio “A Hora da Criança” é mais antigo ainda, foi lançado em 1943. Gerações e gerações de baianos tiveram por lazer de fim de semana o programa de auditório do professor Adroaldo. Boa leitura. Clique aqui e leia o texto na íntegra!
Sábado, 29 de Abril de 2017 - 08:20

Temer diz que liberar dinheiro do FGTS foi para atender os mais pobres

por Estadão Conteúdo
Temer diz que liberar dinheiro do FGTS foi para atender os mais pobres
Foto: Marcos Corrêa / PR
O presidente da República, Michel Temer, afirmou que a liberação dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para saques pela população "foi para atender as famílias mais pobres". "Devolvi um dinheiro que era do povo para o povo", disse em entrevista ao "Programa do Ratinho", do SBT, veiculada na noite desta sexta-feira (28). Temer também destacou que o Cartão Reforma, voltado a reparos em moradias, deve ser aprovado "muito brevemente". O cartão prevê recursos de R$ 5 mil para famílias com renda de até R$ 2.800,00 que queiram executar obras em seus imóveis. Segundo o presidente, quem tomar esse dinheiro "não vai ficar devendo para o banco". O presidente também aproveitou para defender a "responsabilidade fiscal" de seu governo, citando a aprovação do PEC do Teto dos gastos públicos, a qual foi feita "para não quebrar o país precisamos fazer o teto de gastos públicos".

Presidente do Senado recebe alta após internação por acidente isquêmico transitório
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Eunício Oliveira (PMDB-CE), recebeu alta hospitalar na noite desta sexta-feira (28). O senador estava internado desde esta quinta no Hospital Santa Lúcia, em Brasília, após sofrer um acidente isquêmico transitório (AIT), de acordo com boletim médico. "O paciente realizou nova ressonância magnética de crânio com contraste, que resultou normal", diz o texto divulgado pelo hospital. Eunício foi internado após sofrer um desmaio em casa. Inicialmente, os médicos cogitaram que ele poderia ter tido um acidente vascular cerebral, mas a hipótese foi descartada ainda nesta quinta. O senador chegou a ser internado na unidade de terapia intensiva (UTI), de onde foi liberado na manhã de sexta.
Salvador e Região Metropolitana têm 14 praias impróprias para banho neste fim de semana
Praia de Pedra Furada | Foto: Reprodução / Bahia no Ar
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) alertou nesta sexta-feira (28) que 14 praias de Salvador e Região Metropolitana estão impróprias para banho neste final de semana. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) estabelece que a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas apresenta resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2.500 coliformes termotolerantes ou 2.000 Escherichia coli, ou 400 enterococos por 100 mL de água. Além disso, é recomendado que as praias sejam evitadas no período chuvoso, já que podem estar contaminadas por arraste de detritos. Estão impróprias neste fim de semana as seguintes praias: Tubarão (em frente a antiga fábrica de cimento), São Tomé de Paripe (em frente a casa da Vila Maria), Periperi (na saída do acesso à praia), Penha (em frente a Igreja Nossa Senhora da Penha), Bomfim (ao lado da quadra de esporte), Pedra Furada (atrás do Hospital sagrada família), Canta Galo (rua agrário menezes), Ondina (próximo ao morro da sereia), Armação (em frente ao Hotel Alah Mar e a Rua João Mendes da Costa), Boca do Rio (em frente ao Posto Salva Vidas), Corsário (em frente ao posto salva vidas), Patamares (em frente ao Posto Salva-Vidas Patamares), Bogari (antigo Colégio João Florêncio Gomes) e Buraquinho (a 200 metros do Rio Joanes).
Greve geral: Temer afirma que manifestações 'ocorreram livremente em todo país'
Foto: Beto Barata / PR
O presidente Michel Temer manifestou-se por meio de nota, na noite desta sexta-feira (28), sobre os protestos contra as reformas trabalhista e da Previdência, que ocorreram durante todo o dia em várias cidades do país. "As manifestações políticas convocadas para esta sexta-feira ocorreram livremente em todo país. Houve a mais ampla garantia ao direito de expressão, mesmo nas menores aglomerações", afirmou. Temer ainda lamentou a presença de "pequenos grupos bloquearam rodovias e avenidas para impedir o direito de ir e vir do cidadão, que acabou impossibilitado de chegar ao seu local de trabalho ou de transitar livremente", além de "fatos isolados de violência". Por fim, o presidente ressaltou que dará continuidade ao "trabalho em prol da modernização da legislação nacional", a partir de debates no Congresso Nacional. "De forma ordeira e obstinada, o trabalhador brasileiro luta intensamente nos últimos meses para superar a maior recessão econômica que o país já enfrentou em sua história. A esse esforço se somam todas as ações do governo, que acredita na força da unidade de nosso país para vencer a crise que herdamos e trazer o Brasil de volta aos trilhos do desenvolvimento social e do crescimento econômico", concluiu.
Sábado, 29 de Abril de 2017 - 07:00

Coreia do Norte reitera ameaça de atingir EUA com mísseis intercontinentais

por Associated Press | Estadão Conteúdo
Coreia do Norte reitera ameaça de atingir EUA com mísseis intercontinentais
Foto: Reprodução / O Povo
A mídia estatal norte-coreana reiterou hoje que o objetivo do país é desenvolver um míssil nuclear capaz de atingir os Estados Unidos, no mesmo dia que os rivais sul-coreanos e americanos detectaram um lançamento de um míssil que falhou nas proximidades de Pyongyang. O jornal Rodong Sinmun ainda afirmou que o país revelou dois tipos novos de mísseis balísticos internacionais no desfile militar do último dia 15. "O amplo território norte-americano tem sido inteiramente exposto aos nossos meios de ataque nuclear preventivo". Sobre o envio de porta-aviões norte-americanos para as proximidades da Península Coreana, o jornal disse que "tornar os porta-aviões inúteis não é um problema". 

Campeonato Baiano e outros 4 estaduais do Nordeste não dão premiação ao campeão
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Os estaduais são um dos fatores da edificação do futebol como o esporte mais popular do Brasil. No entanto, com o passar dos anos, essas competições não foram dando conta do alto nível de investimento atual do esporte e, cada vez mais, os estádios se esvaziam no primeiro semestre, período no qual esses campeonatos acontecem no país. Os grandes clubes, em sua maioria, pagam para atuar nesses torneios. A prova disto é que cinco das nove federações do Nordeste sequer dão uma premiação aos campeões dos certames, inclusive a Bahia, que vive sua fase final. Clique aqui e leia a matéria na íntegra!
Pais de ex-'The Voice Kids' lamentam falta de eventos para cantores jovens em Salvador
Montagem: Bahia Notícias
Além de toda a importância histórica para o Brasil e suas belezas naturais, Salvador também é conhecida por ser um berço de artistas. Como se sabe, a capital baiana catapultou a carreira de nomes como Gil, Caetano, Raul Seixas, Daniela, Ivete e Pitty. Ou como o apresentador Fausto Silva, da Rede Globo, costuma dizer: “A Bahia é um Estado disfarçado de gravadora”. Do Axé ao Rock, tudo tem representatividade aqui, claro que em diferentes proporções. Porém, apesar de ser considerada essa terra musical, um fato tem chamado a atenção de pais dos jovens artistas da casa, que fizeram sucesso nas duas temporadas “The Voice Brasil Kids”: Falta de eventos grandes para as crianças. Clique aqui e leia a matéria na íntegra!
Sábado, 29 de Abril de 2017 - 00:00

Advogado acusa juíza assessora do TJ-BA de falar 'inverdades' sobre precatórios

por Cláudia Cardozo
Advogado acusa juíza assessora do TJ-BA de falar 'inverdades' sobre precatórios
Foto: Reprodução / Facebook
O advogado Robertto Lemos e Correio, autor do mandado de segurança contra a juíza Verônica Ramiro, coordenadora do Núcleo de Precatórios do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em resposta à matéria publicada pelo Bahia Notícias, na terça-feira (25), afirmou que atua há 35 anos, sem qualquer mácula de honra, nas milhares de causas que já patrocinou. O advogado explica que ingressou com o mandado de segurança contra a magistrada diante da negativa de creditar os valores de seus clientes na conta do escritório Robertto Lemos e Correia & Associados, detentor da procuração para atuar no precatório. Ao Bahia Notícias, Lemos diz que os comentários de Verônica, em matéria na imprensa, depois de 32 desembargadores votarem no caso – sendo 16 favoráveis e 16 contrários -, “malfere, a não mais poder, os mais elementares princípios éticos e técnicos da boa norma ritualística processual”. Ele ainda a acusa de “falácias e inverdades”, ao imputa-lo de cobrar 34% de honorários, quando o contrato estipula cobrança de 20%. “Ocorre que, de forma capciosa, como aliás parece ser um norte de conduta da ilustrada assessora, a mesma informa o desconto de honorários do advogado - coisa que não é da conta dela - em percentual calculado sobre o líquido recebido, ou seja, após a dedução de imposto de renda”, afirma. Robertto diz que os percentuais são relativos à importância bruta. O causídico rebate a informação da juíza assessora que deixa de pagar imposto de renda. Ainda em sua defesa, diz que a magistrada “parece desconhecer que as funções de assessoria são distintas das funções judicantes vez que suas atribuições não estão previstas na Lei de Organização Judiciária; desempenha função de assessoria administrativa e sem qualquer competência jurisdicional, não estando apta a praticar qualquer ato jurisdicional e, ao arrepio da lei, vem fazendo” e que o tem feito “muito mal”. Clique aqui e leia a matéria na íntegra!
‘Eu é Outro’: Montagem baiana discute fronteiras, conectividade e compartilhamento
Foto: Divulgação
Superfície de Eventos é a nomenclatura utilizada pelo Coletivo Coato – formado por alunos da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba) –, para descrever a montagem que estreou nesta sexta-feira (28), no Teatro Martim Gonçalves, em Salvador. Através de uma rede de interconexões entre os artistas, o público e a tecnologia, “Eu é Outro: Ensaio Sobre Fronteiras” discute a permissividade de aproximação que existe entre os diversos sujeitos e como o “outro” torna-se potencial criativo capaz de alterar o coletivo. Fruto de uma residência artística realizada junto ao grupo paulista PHILA7, o projeto mescla o teatro ao universo digital. “Ele propõe uma abertura muito grande para o público de interação, principalmente. Porque a gente estava em uma pesquisa sobre essas conectividades”, explica Marcus Lobo, diretor da montagem, que é também seu trabalho de conclusão no curto de Teatro. “A gente pensou numa proposta que seria não o espetáculo fechado, com inicio, meio e fim, mas que tivesse abertura para essa interação com o outro”, acrescenta. Clique aqui e leia a matéria na íntegra!
DHPP realiza buscas para capturar vigilante que atirou em jovens no Lobato
Foto: Divulgação
?Equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estão procurando Júlio César de Jesus Perpétuo, segurança que trabalha na estação de trem de Santa Luzia do Lobato. Perpétuo é o principal suspeito de ter atirado contra um grupo de adolescentes na tarde de quinta (27) (veja aqui) que estavam na estação. Dois jovens não resistiram aos ferimentos e vieram a óbito: Cleidson P. Santos, de 15 anos e David C. Barreto, de 16. Os outros dois jovens que foram atingidos também eram menores de idade. Um recebeu um tiro nas costas e o outro na mão. O segurança teria tido um desentendimento com o grupo um pouco antes. Caso alguém tenha informações sobre o segurança, deve informar a polícia através do Disque-Denúncia da SSP (3235-0000).
TST determina que 80% dos trabalhadores dos Correios continuem em atividade durante greve
Foto: Divulgação/ TST
O sindicato que representa os trabalhadores dos Correios terão que manter o efetivo mínimo de 80% em casa uma de suas unidades localizadas nas bases de atuação. A determinação foi realizada liminarmente pela ministra Maria Cristina Peduzzi do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A decisão ainda prevê uma multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento. Na decisão, a ministra afirmou que os Correios exercem um serviço público de prestação obrigatória e exclusiva do Estado. De acordo com Maria Cristina, a Lei de Greve obriga que a empresa e trabalhadores garantam "a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade". Segundo informações da Agência Brasil,  a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) ainda não foi notificada e já estuda qual atitude será tomada.
Reforma trabalhista garante que gestantes não trabalhem em lugares insalubres
Foto: Reprodução / Pixabay
Gestantes e lactantes ficarão vetadas de trabalhar em atividades consideradas insalubres em grau máximo durante a gestação, caso a reforma trabalhista seja aprovada no Senado. O relator da reforma, deputado Rogério Marinho (PSDB-RN) alterou o artigo a pedido da bancada feminina. Em casos de atividades de grau médio ou mínimo de insalubridade, a gestante deverá ser afastada ao apresentar um atestado de saúde emitido por um médico. A alteração foi aprovada na quarta-feira (26) na Câmara dos Deputados.
Polícia detém jovens que tentariam incendiar agência bancária perto de manifestação
Foto: Divulgação
A Polícia Militar deteve durante a noite desta sexta-feira (28) jovens que carregavam gasolina, isqueiros, fósforos e máscara contra gás lacrimogêneo dentro de uma mochila. De acordo com informações da PM, eles escondiam os rostos com camisas e tinham a intenção de incendiar containers e provocar tumulto nas áreas próximas à manifestação contra o governo de Michel Temer no Campo Grande. No celular de uma das pessoas detidas, policiais teriam encontrado mensagens indicando que o grupo tinha a intenção de incendiar uma agência bancária. Os jovens foram apresentados na Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI) e na Central de Flagrantes.
Sexta, 28 de Abril de 2017 - 20:44

Entre copos de cerveja e gritos de 'Fora Temer', manifestantes encerram dia de greve geral

por Bruno Luiz / Guilherme Ferreira
Entre copos de cerveja e gritos de 'Fora Temer', manifestantes encerram dia de greve geral
Foto: Bruno Luiz / Bahia Notícias
As manifestações contra as reformas trabalhista e da previdência tiveram atos também durante a noite desta sexta-feira (28) no bairro do Rio Vermelho. Os manifestantes, entre eles representantes de centrais sindicais, ocuparam as mesas dos bares da Dinha e entoaram gritos de 'Fora Temer' enquanto bebiam cerveja e encerravam o dia de greve geral. Um pequeno carro de som estava no local e também reproduzia o grito pedindo a saída do presidente. um microfone ligado à ele permite ainda que manifestantes façam discursos aos demais presentes no Rio Vermelho. "A gente tem a preocupação de não se tornar aquele discurso politizado, meio enfadonho, mas ele é aberto pros movimentos sociais, culturais, sindicais e inclusive partidários. Mas a gente fica mesclando cultura com a fala, não é só um político atrás do outro falando", explicou Messias Figueiredo, professor do Ifba e dono do carro de som. O dia também teve protestos na região do Shopping da Bahia, durante a manhã, e no Campo Grande, pela tarde.
Viaduto do Canela passa a ser de mão única a partir deste sábado
Foto: Jefferson Peixoto / Secom
O Viaduto do Canela passa a ser mão única no sentido Canela a partir deste sábado (29). A mudança será promovida pela Transalvador em fase experimental e busca reduzir um congestionamento recorrente causado por uma fila de veículos que se formava em horários de pico para acesso ao Viaduto do Canela. Caso a medida seja considerada eficaz pelo órgão da prefeitura, ela deve ser tornar permanente. “Observamos que, nos horários de pico, o fluxo de veículos é grande em função do Hospital das Clínicas e das faculdades próximas. Notamos que essa retenção chegava a atingir até a Avenida Garibaldi”, explicou o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller. “É importante que as pessoas entendam que a distância percorrida será um pouco maior, mas a fluidez alcançada beneficiará a coletividade”, afirmou. Os motoristas que queiram ir para o bairro da Graça, provenientes do Vale do Canela ou do Canela, deverão acessar o Viaduto da Gabriela, cerca de 300 metros à frente, ou retornar sob o Viaduto Menininha do Gantois (acesso ao Campo Grande).
Sexta, 28 de Abril de 2017 - 20:20

Humorista Marcelo Madureira é agredido por manifestantes no Rio

por Marcio Dolzan | Estadão Conteúdo
Humorista Marcelo Madureira é agredido por manifestantes no Rio
Foto: Reprodução/ Twitter Wallace Francisco
O humorista Marcelo Madureira foi agredido e hostilizado por manifestantes na tarde desta sexta-feira (28), no centro do Rio. Ele tentava gravar um vídeo em frente à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), onde estavam se concentrando os participantes de um ato que aconteceria no início da noite, na Cinelândia, quando foi cercado. Madureira foi expulso do local aos gritos de "fascista" e "golpista". Acompanhado de um cinegrafista, ele levou pelo menos dois empurrões pelas costas enquanto deixava a Avenida Primeiro de Março. Mais à frente, ainda foi cercado por um grupo de homens. Um deles, trajando uma camiseta com o símbolo do Fluminense, chutou Marcelo Madureira também pelas costas. O centro do Rio foi palco de um confronto de grandes proporções no fim da tarde, depois que manifestantes mascarados jogaram objetos em policiais em frente Alerj. A confusão se espalhou pelas vias próximas, chegando às avenidas Rio Branco e Presidente Vargas e à Praça da Candelária. Policiais do Batalhão de Choque usaram escudos, bombas de efeito moral e gás lacrimogênio, além de dispararem tiros de bala de borracha. O acesso ao metrô na Cinelândia foi fechado. Isso porque o gás lacrimogênio lançado pela Polícia Militar para dispersar os manifestantes acabou atingindo pessoas que estavam no interior da estação.
Sexta, 28 de Abril de 2017 - 20:00

‘População dará resposta no processo eleitoral, afirma Rosemberg Pinto sobre reformas

por Bruno Luiz / Júlia Vigné
‘População dará resposta no processo eleitoral, afirma Rosemberg Pinto sobre reformas
Foto: Bruno Luiz / Bahia Notícias
O deputado Rosemberg Pinto (PT-BA) ressaltou a importância das manifestações populares. Para ele, a população se manifestou de diversas formas durante essa sexta (28). “A população não foi ao trabalho, se manifestou em seus bairros ou veio para as ruas demonstrar descontentamento com o governo Temer”, disse. Para ele, as manifestações fazem os deputados e senadores refletir em como votar. “Não tenho dúvida que a população vai dar as repostas no processo eleitoral. Político precisa de voto e ele vai fazer conta de tomar decisão na hora de votar”, disse.
Decretos de emergência e carro que cai em praia são destaques em Municípios
Foto: Reprodução / Cansanção Net
Por conta da estiagem, as cidades de Andaraí, na Chapada Diamantina, Quijingue, na região sisaleira, e Guajeru, no sudoeste, tiveram decretos de emergência reconhecidos pela União. Ainda na Coluna Municípios, um motorista "vacilou" e o carro dele foi parar no mar. O caso ocorreu em Prado, no extremo sul. Clique aqui e leia esta e outras notícias em Municípios.
Ministro Gilmar Mendes manda soltar empresário Eike Batista
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar o empresário Eike Batista. A prisão foi decretada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, como resultado da Operação Eficiência, um desdobramento da Lava Jato. Em sua decisão, Mendes argumentou que o perigo que Eike oferece à ordem pública ou à instrução do processo "pode ser mitigado por medidas cautelares menos gravosas do que a prisão". Entre as medidas cautelares sugeridas por ele estão a prisão domiciliar ou o monitoramento por tornozeleira eletrônica. O ministro do STF também alegou que os crimes que Eike teria cometido "estariam ligados à atuação de um grupo político, atualmente afastado da gestão pública". No início do mês, Mendes já havia negado um pedido de liberdade feito pela defesa do empresário. Outros dois habeas corpus foram negados por outras instâncias da Justiça anteriormente.
Eunício Oliveira deixa UTI e deve receber alta hospitalar neste sábado
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), deve receber alta hospitalar neste sábado (29). Ele deixou a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) nesta sexta (28), mas ainda será submetido a uma ressonância magnética no crânio antes de ser liberado. Segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Santa Lúcia, em Brasília, o senador está “consciente, orientado e caminhando bem”. Eunício foi internado após sofrer uma isquemia vascular na madrugada de quinta (27).
Eunício Oliveira deixa UTI e deve receber alta hospitalar neste sábado
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), deve receber alta hospitalar neste sábado (29). Ele deixou a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) nesta sexta (28), mas ainda será submetido a uma ressonância magnética no crânio antes de ser liberado. Segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Santa Lúcia, em Brasília, o senador está “consciente, orientado e caminhando bem”. Eunício foi internado após sofrer uma isquemia vascular na madrugada de quinta (27).
Sexta, 28 de Abril de 2017 - 19:40

Deputados a favor da reforma trabalhista deveriam sair do PSB, sugere Bebeto

por Bruno Luiz / Júlia Vigné
Deputados a favor da reforma trabalhista deveriam sair do PSB, sugere Bebeto
Foto: Bruno Luiz / Bahia Notícias
O deputado federal Bebeto (PSB-BA) sugeriu que os deputados do PSB que votaram a favor da reforma trabalhista deveriam sair do partido. A afirmação foi realizada durante manifestação contra as reformas do Governo Federal que ocorreram nessa sexta (28) no Campo Grande, em Salvador. “A posição de pensamento de questão de um partido é parte daquilo que o partido historicamente defende e que está ancorado no estatuto. Nós somos o partido socialista que tem uma preferência com o princípio do trabalho. Se o deputado não deseja estar em um partido como o PSB e deseja aprovar medidas em caráter liberal, o entendimento é que eles deveriam ter saído de seus partidos”, disse.  O deputado ainda afirmou que os deputados alegaram que entraram com um recurso sobre o posicionamento do partido e que isso daria o aval para votar contra a reforma.
Sexta, 28 de Abril de 2017 - 19:20

Protesto termina na Praça Castro Alves sem registro de ocorrências, diz polícia

por Bruno Luiz / Guilherme Ferreira
Protesto termina na Praça Castro Alves sem registro de ocorrências, diz polícia
Foto: Bruno Luiz / Bahia Notícias
O protesto realizado no Campo Grande contra as reformas da previdência e trabalhista chegou à Praça Castro Alves durante a noite desta sexta-feira (28) sem registro de ocorrência, de acordo com a Polícia Militar. A mobilização marcada por centrais sindicais reuniu trabalhadores e políticos de partidos de esquerda, que protestaram contra o governo do presidente Michel Temer. A caminhada teve início no Campo Grande por volta de 16h e chegou ao destino final no início da noite.  De acordo com a Transalvador, o protesto desta tarde não provocou transtornos no trânsito. A CUT estima que 80 mil pessoas participaram do ato. A Polícia Militar não divulgou estimativa.
Sexta, 28 de Abril de 2017 - 19:00

Senado terá mais 'calma' para analisar reformas, avalia Lídice

por Bruno Luiz / Júlia Vigné
Senado terá mais 'calma' para analisar reformas, avalia Lídice
Foto: Bruno Luiz / Bahia Notícias
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) afirmou que o Senado Federal terá mais “calma” ao analisar as reformas trabalhistas e da previdência proposta pelo Governo Federal. Ao sair da Câmara dos Deputados, as duas propostas seguirão para o Senado, que é uma casa revisora. A senadora ainda comentou o fato de alguns senadores do PSB terem votado a favor da reforma, quando o partido havia fechado o voto contra. “Essa ação inclui uma punição. A reforma já havia sido reprovada pelo congresso do PSB em 2014. Essas questões fazem parte de uma disputa política e ideológica que o partido passa”, afirmou.
Presidente do Vitória fala ‘em duas ou três contratações de relevância’ para o Brasileirão
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O presidente do Vitória, Ivã de Almeida, prometeu “duas ou três contratações de relevância” para o Campeonato Brasileiro. O mandatário Rubro-negro falou da necessidade de ser ter um elenco maior para o certame nacional. “Nós estamos buscando reforços. Teremos duas ou três contratações de relevância para o Campeonato Brasileiro”, disse Ivã, em entrevista ao Bahia Notícias. O cartola ainda comemorou o triunfo por 2 a 1 sobre o arquirrival Bahia, na última quinta-feira (27), no Barradão, pelo primeiro jogo da semifinal da Copa do Nordeste. “O Vitória está no caminho certo. A gente se preparou para as grandes decisões e competições. E vamos continuar assim”, finalizou. O Vitória volta a enfrentar o Bahia no domingo (30), às 16h, na Arena Fonte Nova. Para se classificar, o Leão precisa de apenas um empate.
Após acusação de assédio, figurinista desiste de incriminar José Mayer
Foto: Reprodução / Hype News
A Polícia Civil do Rio de Janeiro encerrou na última quarta-feira (26), o procedimento que envolvia José Mayer. De acordo com o Estadão, a informação foi passada pela assessoria de comunicação da polícia civil do Estado do Rio de Janeiro. O ator foi acusado de assédio por uma figurinista da Globo, empresa para qual ambos trabalham (lembre aqui). O caso ganhou repercussão nacional e contou com o apoio de outras funcionárias da rede de televisão (veja aqui). Além disso, a atriz Camila Pitanga também o acusou de assédio e afirmou que na época a Globo nada fez (confira). Porém, recentemente Susllem decidiu ir à defensoria pública para não prosseguir com o procedimento criminal contra o ator. Confira a nota completa divulgada pela assessoria da Polícia Civil: “Em 26 de abril, Susllem Meneguzzi Tonani compareceu à defensoria pública e declarou não desejar representar criminalmente contra o ator, ficando assim encerrado o procedimento”.
Sexta, 28 de Abril de 2017 - 18:35

Wagner diz que não há plano B para Lula em 2018: 'Força do plano A é muito grande'

por Bruno Luiz / Guilherme Ferreira
Wagner diz que não há plano B para Lula em 2018: 'Força do plano A é muito grande'
Foto: Reprodução / Facebook
O secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Jaques Wagner, declarou nesta sexta-feira (28) que não há um "plano B" para o caso do ex-presidente Lula não poder se candidatar ao Palácio do Planalto novamente em 2018. "Nós não estamos construindo um plano B, porque a força desse plano A é muito grande", afirmou durante o protesto contra o governo Michel Temer no Campo Grande. Segundo ele, uma eventual prisão de Lula seria uma "arbitrariedade": "Não há crime nenhum", defendeu. Ao final do percurso da manifestação, Wagner também discursou em cima de um trio elétrico e fez críticas à administração de Temer. "O governo que tá aí, além de ilegítimo, veio para cumprir a vontade de meia dúzia da elite", afirmou, convocando os trabalhadores a manterem os protestos. "É importante resistir. Hoje é um dia, mas teremos muitos dias de luta e resistência", disse.
Sexta, 28 de Abril de 2017 - 18:30

Liderança do Bairro da Paz de 78 anos discursa durante ato: 'Luto pelos nossos direitos'

por Bruno Luiz / Júlia Vigné
Liderança do Bairro da Paz de 78 anos discursa durante ato: 'Luto pelos nossos direitos'
Foto: Bruno Luiz / Bahia Notícias
Uma personagem chamou a atenção durante a manifestação contra a reforma trabalhista e da previdência que ocorre nesta sexta-feira (28) no Campo Grande. A personagem é Maria Dolores Nunes da Conceição, de 78 anos, liderança do Bairro da Paz, que subiu no trio durante o ato para discursar. Com quase 80 anos, Dona Maria ainda apresenta muita garra e transmite um olhar de muita luta. Ao falar com o Bahia Notícias, Maria afirmou que o que a motiva é “a indecência, falta de humanidade, falta de vergonha dos governadores”. “A pessoa que tem vergonha não faz isso com os trabalhadores. Nós não votamos nele [presidente da República, Michel Temer], votamos em Dilma. Ele não está respeitando nada. Está tirando os nossos direitos. Eu luto pelos nossos direitos”, afirmou Maria, que destacou o governo de Getúlio Vargas, onde diversos direitos trabalhistas foram adquiridos. Ela ainda criticou as ações dos governantes trabalhando “na calada da noite”. “O ladrão só entra na casa desprevenida, na prevenida não entra”, afirmou.
Estado concederá três mil bolsas para professores que preferirem não se aposentar
Foto: Claudionor Junior / GOVBA
Três mil Bolsas de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe' serão disponibilizadas pelo Estado para professores. Para ter acesso, os orientadores da rede estadual que completaram as exigências para aposentadoria voluntária devem se dirigir ao SAC Educação ou às sedes do Núcleos Territoriais de Educação (NTE) para formalizar o pedido. As normas foram divulgadas na quinta (27) no Diário Oficial pela Secretaria da Educação do Estado, por meio de Portaria. Para dar entrada com o pedido de aposentadoria voluntária, o professor deve preencher a documentação que está disponível no Portal da Educação. As escolas também disponibilizarão as inscrições. São três mil bolsas com valores de R$ 800 e R$ 1600 para os professores com carga horária de 20 e 40 horas, respectivamente. Para o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, “a Bolsa de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe é uma iniciativa que reflete os esforços empreendidos pelo Governo do Estado para melhorar a educação pública. Afinal, estamos tratando de professores com larga experiência, profissionais que dedicaram suas vidas à escola e que, portanto, podem optar em continuar contribuindo com a educação e com a formação dos nossos estudantes”, avalia. Os requisitos necessários são: ter completado as exigências para a aposentadoria, ter optado por permanecer em efetiva regência de classe, dentre outros. O benefício será pago durante dois anos, que são prorrogáveis por mais dois.
Ba-Vi na Fonte Nova: presidente do Bahia anuncia ingressos por R$ 10 no Super Sul
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Visando contar com o apoio máximo do seu torcedor na segunda semifinal da Copa do Nordeste, a ser realizada no próximo domingo (30), às 16h, na Arena Fonte Nova, o Bahia anunciou uma promoção na venda de ingressos. Entrevistado pelo programa de rádio oficial do clube, o presidente Marcelo Sant'Ana divulgou que as entradas para o setor Super Sul, antes reservado para os visitantes, terá o custo de R$ 10. "O setor Super Sul, onde ficaria a torcida visitante, vai ficar aberto ao preço único de dez reais. São cerca de quatro mil ingressos com preço único. Vamos subsidiar esses ingressos para o torcedor ter essa opção", declarou o mandatário.  As entradas serão vendidas no site oficial da Arena Fonte Nova (clique aqui) a partir das 20h e nas bilheterias da Arena Fonte Nova a partir deste sábado (29).
Sexta, 28 de Abril de 2017 - 18:00

Ônibus voltarão a circular normalmente em Salvador neste sábado, garante sindicato

por Bruno Luiz / Júlia Vigné
Ônibus voltarão a circular normalmente em Salvador neste sábado, garante sindicato
Foto: Bruno Luiz / Bahia Notícias
Os rodoviários voltarão a trabalhar normalmente neste sábado (29). É o que garantiu o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Salvador e vereador, Hélio Ferreira (PCdoB), durante a manifestação realizada no Campo Grande contra as reformas do Governo Federal. "Amanhã volta tudo ao normal. A greve estava prevista para durar por 24 horas por conta da greve geral", afirmou. O vereador ainda avaliou positivamente os atos realizados nesta sexta (28): "Maior greve geral em mais de 25 anos".
Sexta, 28 de Abril de 2017 - 17:57

Com inquérito no STF, Daniel Almeida diz que patrimônio atual é 'equivalente' ao de 1988

por Bruno Luiz / Guilherme Ferreira
Com inquérito no STF, Daniel Almeida diz que patrimônio atual é 'equivalente' ao de 1988
Foto: Bruno Luiz / Bahia Notícias
Com inquérito aberto por determinação do ministro Edson Fachin (veja mais), no Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) alega que seu patrimônio é equivalente ao de três décadas atrás. Durante o protesto da tarde desta sexta-feira (28) contra reformas propostas pelo governo Michel Temer, ele garantiu que tem "absoluta tranquilidade" para abrir seu sigilo bancário. "Eu tenho quase 30 anos de mandato parlamentar. O meu patrimônio de hoje é equivalente o patrimônio de quando eu fui candidato pela primeira vez, em 1988", disse o parlamentar em entrevista ao Bahia Notícias. No entanto, um levantamento publicado pelo jornal O Globo este mês vai de encontro com a fala do deputado. A publicação aponta que o patrimônio de Daniel passou de R$ 267 mil em 2006 para R$ 829 mil em 2014, um aumento de 210%. Ao Bahia Notícias, o deputado baiano avaliou que as delações da Odebrecht vão provocar um grande impacto na política brasileira. "Espero que a política não pretenda anular os partidos políticos, o parlamento, porque isso é anular a democracia e ir para um processo de ditadura", explicou.
Segurança do restaurante ‘Paraíso Tropical’ atirou em adolescente e desovou corpo
Polícia divulgou foto do acusado | Foto: Divulgação/ Polícia Civil
A Polícia Civil divulgou, nesta sexta-feira (28), que um segurança do restaurante ‘Paraíso Tropical’ foi identificado com autor do disparo que matou o adolescente Guilherme dos Santos Pereira da Silva. Fabílson do Nascimento Silva, conhecido como Barriga, fugiu com a arma do crime, uma espingarda, e é procurado pela polícia. Guilherme e outros três amigos entraram no pomar do restaurante, no bairro do Cabula, para colher frutas e acabou morto pelo segurança. Os amigos chegaram a ver o amigo caído e saíram para pedir ajuda, mas quando voltaram, já não o encontraram mais. O corpo do adolescente foi desovado na área final do pomar, às margens da Avenida Luís Eduardo Magalhães (lembre aqui). Qualquer informação sobre o paradeiro do Segurança, basta encaminhá-la ao Disque Denúncia, número (071) 3235 – 0000. O sigilo é garantido. (Atualizada às 18h11)
Lula diz ter certeza que Palocci não vai fechar delação: 'Pode prejudicar muita gente'
Foto: Reprodução/ Facebook
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ter certeza de que o ex-ministro Antônio Palocci não vai fechar um acordo de delação premiada com a Operação Lava Jato. Palocci foi ministro do petista, ainda no primeiro governo, e retornou para a Esplanada dos Ministérios durante a fase inicial de Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. “Tenho certeza absoluta que o Palocci não vai fazer delação. Se fizer delação e contar tudo que ele sabe, pode prejudicar muita gente, menos eu”, afirmou, nesta sexta-feira (28), em entrevista à rádio Guaíba, do Rio Grande do Sul. Durante depoimento ao juiz Sérgio Moro, na última semana, Palocci sinalizou que poderia contribuir com as investigações da Lava Jato (veja aqui) e contratou um advogado especializado em acordos de colaboração premiada (veja aqui). Ainda na entrevista, o ex-presidente minimizou uma eventual condenação que o impeça de concorrer mais uma vez ao cargo máximo da República. “Para mim, não tem plano B. Para mim, é plano A. O segundo é plano A, o terceiro é plano A. Não tenho nenhuma preocupação de impedimento, porque para ser impedido é preciso ser condenado com base em provas concretas e objetivas. Até agora todas as testemunhas de acusação que levaram para me acusar me absolveram e me defenderam. Não cometi nenhum crime e estou disposto a provar isso onde quer que seja”, completou.
Sexta, 28 de Abril de 2017 - 17:30

Fabrício Falcão diz não ter voto sobre PEC dos gastos e dispara 'deputado não cria gasto'

por Bruno Luiz / Júlia Vigné
Fabrício Falcão diz não ter voto sobre PEC dos gastos e dispara 'deputado não cria gasto'
Foto: Bruno Luiz / Bahia Notícias
O deputado Fabrício Falcão (PCdoB-BA) afirmou, durante ato contra as reformas do Governo Federal realizado no Campo Grande nesta sexta-feira (28), que ainda não tem posicionamento fechado sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos gastos que tramita na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A proposta busca alterar o artigo que trata da prerrogativa do Legislativo em aprovar leis que alterem o orçamento do Executivo. O deputado afirmou que a Assembleia está debatendo a parte jurídica da proposta e que, a partir disso, ele formará o seu voto. “Uma lei estadual não pode ser maior do que uma federal. Eu acho que o papel do Legislativo é criar lei e fiscalizar o Executivo. Deputado não tem papel de criar gastos”, opinou. O deputado ainda comentou as manifestações realizadas por todo o Brasil. "É o povo lutando pelos direitos trabalhistas. O povo está na rua para tirar esse governo picareta e golpista", afirmou.
Sexta, 28 de Abril de 2017 - 17:20

Alice aposta em base desunida de Temer no Congresso Nacional para impedir reformas

por Bruno Luiz / Guilherme Ferreira
Alice aposta em base desunida de Temer no Congresso Nacional para impedir reformas
Foto: Bruno Luiz / Bahia Notícias
A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) acredita que a desunião na base do presidente Michel Temer no Congresso Nacional pode barrar as reformas propostas pelo governo federal. Em entrevista ao Bahia Notícias nesta sexta-feira (28), ela deu como exemplo a baixa aprovação da reforma trabalhista na Câmara. "Ele não tem uma base coesa, tanto que agora, durante o dia da greve geral, eles anunciaram que vão punir aqueles que votaram contra a reforma trabalhista porque tiveram uma vitória pífia. Se fosse uma PEC, não passaria", explicou a parlamentar durante o protesto no Campo Grande. Ela espera ainda que a oposição tem uma articulação forte suficiente na Câmara e no Senado para impedir a aprovação das matérias. As concessões feitas por Temer no texto da reforma da previdência são avaliadas como insuficientes por Alice. "São mudanças cosméticas. Diminuíram dois anos, três anos, mas mantiveram o núcleo malévolo e excludente", declarou.
Sexta, 28 de Abril de 2017 - 17:15

Charge do Borega - Bahia Notícias

Sexta, 28 de Abril de 2017 - 17:10

Aladilce critica corte de ponto de servidores por ACM Neto: ‘Lamentável’

por Bruno Luiz / Júlia Vigné
Aladilce critica corte de ponto de servidores por ACM Neto: ‘Lamentável’
Foto: Bruno Luiz / Bahia Notícias
A vereadora Aladilce Souza (PCdoB-BA) criticou o corte de ponto de servidores municipais, que foi anunciado pelo prefeito ACM Neto a quem faltasse nesta sexta-feira (28) sem justificativa (veja aqui). Para ela, a situação é "lamentável e um absurdo". "A greve é um direito do trabalhador. Foi uma tentativa de intimidar as pessoas que acabou não dando certo, porque aqueles que procuraram não conseguiram pegar o taxi", criticou. A vereadora ainda afirmou que as pessoas devem "prestar atenção no prefeito que a gente tem" e que o cenário político atual se configura no "maior ataque que a classe trabalhadora sofreu".
'Aparentemente é uma greve que inexiste', avalia ministro da Justiça
Foto: PMDB
O ministro da Justiça, Osmar Serraglio, afirmou que o governo federal classifica a greve geral desta sexta-feira (28) como um fracasso. Em entrevista à rádio CBN, ele avaliou que os atos promovidos pelas centrais sindicais não devem dificultar a aprovação da reforma da previdência. "Você pega milhares de pessoas obstruídas por 15, 20, 50 pessoas. As pessoas estão querendo ir trabalhar e estão sendo obstruídas. Estamos iniciando o dia, mas aparentemente é uma greve que inexiste", declarou. Serraglio disse ainda que a greve geral foi motivada pela proposta da reforma trabalhista que torna a contribuição sindical opcional para os trabalhadores. "É mais uma greve aparentemente dos sindicados, das centrais, perturbados com as decisões desta semana do Congresso Nacional, que estão tirando recursos bilionários", opinou.
Sexta, 28 de Abril de 2017 - 16:55

Euller comenta incidente com companheiros: ‘Foi livramento de Deus’

por Glauber Guerra
Euller comenta incidente com companheiros: ‘Foi livramento de Deus’
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Três jogadores do Vitória passaram por momentos de terror na madrugada desta sexta-feira (28) (entenda aqui). Pouco tempo depois do triunfo por 2 a 1 sobre o Bahia, no Barradão, o carro conduzido pelo goleiro Wallace e que levava o meia Flávio e o atacante Rafaelson foi alvejado por dois tiros, no Trobogy, próximo ao Estádio Manoel Barradas. Os atletas não tiveram nenhum ferimento. Amigo do trio, o lateral-esquerdo Euller comentou o incidente. “Conversei com eles assim que cheguei. Agradeci a Deus quando cheguei em casa e agradeci a Deus pela vida deles. Vocês viram as fotos do carro... Foi um livramento de Deus. Acontecimento que a gente fica chocado com tanta violência”, disse o jogador, em entrevista coletiva. Euller ainda cobrou uma ação rápida das autoridades policiais. “Espero que a polícia entre em ação para identificar. Uma coisa como essa não pode passar batida”, finalizou.
Sexta, 28 de Abril de 2017 - 18:00

Ônibus voltarão a circular normalmente em Salvador neste sábado, garante sindicato

por Bruno Luiz / Júlia Vigné
Ônibus voltarão a circular normalmente em Salvador neste sábado, garante sindicato
Foto: Bruno Luiz / Bahia Notícias
Os rodoviários voltarão a trabalhar normalmente neste sábado (29). É o que garantiu o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Salvador e vereador, Hélio Ferreira (PCdoB), durante a manifestação realizada no Campo Grande contra as reformas do Governo Federal. "Amanhã volta tudo ao normal. A greve estava prevista para durar por 24 horas por conta da greve geral", afirmou. O vereador ainda avaliou positivamente os atos realizados nesta sexta (28): "Maior greve geral em mais de 25 anos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário