segunda-feira, 17 de abril de 2017

OPERAÇÃO CONCLAVE DECLARADA, LAVA JATO, PREVIDÊNCIA, NOTÍCIAS DA POLITICA DO BRASIL E MUITOS MAIS...

Quarta, 19 de Abril de 2017 - 07:20 -- Fonte Bahia Notícias

Com 46 mandados de busca e apreensão, Operação Conclave apura desvios na Caixa

Com 46 mandados de busca e apreensão, Operação Conclave apura desvios na Caixa
Foto: Reprodução / Jornal GGN
Com 46 mandados de busca e apreensão em São Paulo, a Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (19), a Operação Conclave. Por volta das 6h30, ouvintes da Band News já relatavam presença de veículos da PF em bairros da capital paulista - cerca de 200 agentes participam da ação. A operação, que já bloqueou R$ 1 bilhão de reais, apura a responsabilidade de gestores da Caixa Econômica Federal em gestão fraudulenta, mais especificamente na aquisição de ações do Banco Panamericano pela Caixa Participações S.A. O Pan, antes de propriedade do apresentador Silvio Santos, foi adquirido por André Esteves, do BTG. A Conclave investiga ainda possíveis prejuízos causados a correntistas e clientes.
Atento à reforma da Previdência, Temer vai cobrar fidelidade de partidos
Foto: Reprodução / Cícero Cattani
Diante da reprovação do pedido de urgência para a votação da reforma trabalhista na Câmara, o governo vai se aproveitar para cobrar fidelidade de ao menos dois partidos – o PSB e o PPS, acostumados a atuar dos dois lados. O segundo, que tem dois ministérios no Planalto, ficou livre para votar a questão. O líder da sigla, o deputado Arnaldo Jordy (PA), votou contra o pedido. "Nunca ocupou espaço semelhante nos governos Lula e Dilma. Se o partido não está feliz, a bancada de Minas vive cobrando uma pasta", criticou um auxiliar de Temer ao blog Painel, da Folha de S. Paulo. Já no PSB, 19 dos 31 deputados presentes no plenário deram voto contrário. Assim, como forma de prevenir novas "traições" na votação da reforma da Previdência, o presidente Michel Temer (PMDB) vai questionar quanto à representação delas no seu mandato. De acordo com a publicação, as principais críticas foram feitas ao líder do governo no Congresso, André Moura (PSC-SE), e principalmente do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que teria “cochilado” na articulação.
Quarta, 19 de Abril de 2017 - 06:40

Dilma diz que integrantes do Judiciário adotam 'medidas de exceção'

por Cláudia Trevisan, correspondente | Estadão Contéudo
Sem citar nomes, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou ontem que integrantes do Judiciário brasileiro seguem interpretações legais "extremamente questionáveis" e adotam "medidas de exceção" que são uma ameaça à democracia. Em palestra na Universidade George Washington, na capital americana, Dilma criticou pronunciamentos de juízes fora dos autos, condenou vazamentos seletivos e lembrou que foi grampeada durante o exercício do cargo. "O que está acontecendo no Brasil é algo grave, que caracteriza lawfare", afirmou, usando expressão em inglês que significa o uso político do Judiciário contra adversários. A ex-presidente fez referência específica à decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª região no caso da escuta telefônica que captou conversas suas com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Apesar de o juiz que autorizou o grampo ter pedido desculpas ao Supremo, o tribunal não considerou que grampear presidente é crime", afirmou, em referência a Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato em primeira instância. "Grampeie um presidente da República aqui e cai na Lei de Segurança Nacional. O que fizeram no Brasil foi grampear um presidente e disseram que foi uma medida excepcional em um momento excepcional". Dilma também criticou vazamentos de informações judiciais. "Julgar pela imprensa é um crime contra a democracia. É crime porque fere a democracia, compromete a democracia, destrói a democracia". Apesar das críticas ao Judiciário, a ex-presidente disse ser a favor da Operação Lava Jato e reconheceu a dimensão inédita das irregularidades reveladas pela investigação. "Tirando os nossos, talvez o maior caso de corrupção tenha sido o do subprime", afirmou, referindo-se aos excessos financeiros que levaram à crise mundial de 2008. Durante 53 minutos, Dilma defendeu seu governo e repetiu a tese de que foi vítima de um golpe parlamentar, promovido por setores interessados em retomar um projeto neoliberal no Brasil. "Quando se faz impeachment sem crime de responsabilidade, abre-se a caixa de monstros e os monstros normalmente devoram quem abriu a caixa", afirmou. "Isso está acontecendo com a pessoa que foi derrotada na eleição de 2014, o senador Aécio Neves". A ex-presidente afirmou que Lula é alvo da mais "violenta" e "sistemática" campanha de destruição de reputações do Brasil, comparável às que foram sofridas por Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart. Ainda assim, ele tem 40% de intenção de voto nas pesquisas sobre a eleição de 2018, afirmou. "Se o Judiciário quiser afastá-lo [da disputa], terá de pensar bastante, porque são muito frágeis as provas contra ele". Em sua avaliação, a origem da crise atual é política e não econômica. "A profunda crise que estamos vivendo é resultado da irresponsabilidade daqueles que criaram a maior crise política que o país experimentou pós-ditadura militar", disse, lembrando que a discussão do processo de impeachment começou três meses depois de sua posse.
'Simplifica' vai mudar regras para liberar construções e no recurso de multas de trânsito
Foto: Joilson César / Ag Haack / Bahia Notícias
O programa Simplifica, que deve ser lançado ainda este mês pela prefeitura, deve alterar procedimentos burocráticos de interesse direto da população ainda este ano. De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Guilherme Bellintani, alguns dos primeiros impactos que os soteropolitanos devem sentir se referem a mudanças na autorização para construções e no recurso para o pagamento de multas de trânsito. O secretário resume que o projeto atua na simplificação de normas, melhoria de processos e na implantação de tecnologias em todos os órgãos ligados à prefeitura de Salvador. No caso da própria Sedur, o 'Simplifica' deve permitir que os interessados em fazer uma construção na capital baiana enfrentem menos barreiras para colocar seus projetos em prática. "Hoje uma pessoa pra fazer uma construção em Salvador precisa ir na Limpurb pra pegar uma declaração para garantir que a Limpurb vai fazer a coleta de lixo no local". Com o novo projeto, esta etapa se tornará desnecessária e o interessado na construção precisará apenas do alvará da Sedur. Bellintani aponta que outros processos que atualmente exigem a presença da pessoa na sede de uma das secretarias municipais vão se tornar digitais, permitindo que o interessado resolva a burocracia pela internet. "Uma série de medidas que duram 60, 90 dias, vão durar menos de 24 horas", afirma. Dois exemplos de processos que serão alterados ainda em 2017 são de responsabilidade da Transalvador. "Recurso de multa vai ser feito todo online e transferência de pontos na carteira vai poder ser feito online", citou o secretário. O titular da Sedur indica que a digitalização pode ser o impacto mais visível do 'Simplifica' para a população, mas ressalta que essa medida é apenas "uma parte de algo maior". "A partir do momento em que a pessoa não precisa ir na Limpurb para fazer uma construção, a gente está restituindo um processo mais inteligente, mais célere", constatou. De forma gradativa, o projeto vai atuar em todos os órgãos da prefeitura. Em 2017 ele será aplicado apenas na Sedur e parcialmente na Transalvador e na Secretaria Municipal de Gestão (Semge). Esses dois últimos órgãos terão seus processos analisados integralmente até 2018. O texto do 'Simplifica' já foi concluído, mas ainda não tem data para ser oficialmente anunciado.
Justiça Federal obriga Fies a cumprir contrato para garantir matrícula de aluna na Unime
Foto: Divulgação
O juiz Dirley da Cunha Jr., titular da 5ª vara dos Juizados Especiais Federal na Bahia, obrigou o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) a cumprir o contrato de uma estudante da Faculdade Unime. De acordo com o advogado Rodrigo Raiol, a aluna enfrentou dificuldades em 2016 para fazer o aditamento do contrato de financiamento estudantil. Apesar do empecilho, a Unime realizou a matrícula da universitária nos semestres 2016.1 e 2016.2. Como o Fies não repassou os recursos referentes às mensalidades, a estudante foi impedida de se matricular em 2017, e se viu com uma dívida de quase R$ 12 mil. Segundo Rodrigo, nos últimos anos, “o Fies tem enfrentado muitas dificuldades com relação aos valores destinados à sustentação dos contratos que são firmados com os alunos, por conta da crise financeira que atravessa o país”. A estudante representada por Rodrigo tem o estudo custeado 100% pelo Fies, ingressou na universidade em 2014 e já está em vias de se formar. Na petição, foi solicitado o cumprimento do contrato do Fies, o repasse das mensalidades para instituição de ensino, bem como a matrícula no ano corrente, assim como o aditamento dos contratos. Na decisão, o juiz Dirley da Cunha considerou a “finalidade social” do Fies, por ser uma política pública ou ação afirmativa, “com a qual o poder público cumpre seu dever constitucional de reduzir as desigualdades sociais e promover o bem-estar de todos, implementando os postulados do Estado Social e da Justiça Social”. O magistrado ainda apontou que não há justificativa do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Caixa Econômica Federal em impedir o aditamento do contrato e que tal ato acarretou que o nome da jovem fosse incluído no cadastro de restrição ao crédito. “Não pode ser a acionante punida pela desorganização interna dos réus, frustrando seu direito constitucionalmente garantido de acesso à educação, devendo ser promovido, de imediato, o aditamento do seu contrato de financiamento estudantil”, diz o juiz na sentença. O magistrado acatou o pedido da autora e determinou que o FNDE e a Caixa promovam o aditamento do contrato, comprove o repasse de verba ou libere ou recurso do Fies para Unime Salvador. Ainda determinou que a Unime realize a matricula da aluna no semestre 2017.1, devidamente custeado pelo Fies, e que retire o nome dela do cadastro de restrição de crédito. Foi fixada multa diária de R$ 50 em caso de descumprimento da decisão. O advogado orienta os estudantes com contrato no Fies que acompanhem as portarias e cumpram os prazos do aditamento. “O aluno tem duas preocupações: uma é com a instituição, outra é com o Fies. Estando quite com o Fies, ele consegue avançar o semestre, se isso não acontecer, fica prejudicado o avanço no semestre”, orienta. Caso enfrente problemas parecidos, a recomendação é buscar um advogado para ingressar com medidas judiciais para obrigar o cumprimento do programa.
Cerimônia do Prêmio Braskem de Teatro trará história do TCA: 'Será sensorial e imersivo'
Foto: Divulgação
A classe artística teatral de Salvador está em clima de confraternização e o motivo é simples: Prêmio Braskem de Teatro. A disputa pelos ingressos já começou e não é à atoa. Afinal, o evento, que é considerado a maior premiação das artes cênicas do estado, chega a sua 24ª edição nesta quarta-feira (19), com uma cerimônia que trará os 50 anos do Teatro Castro Alves como tema principal - o local é sede do evento desde a primeira edição-, além de realizar uma homenagem aos atores Fernando Fulco e Nadja Turenkko, nomes de grande contribuição para o cenário local.  No total, 5 indicados disputam cada uma das 8 categorias (Espetáculo Adulto, Espetáculo Infantojuvenil, Direção, Ator, Atriz, Texto, Revelação e Categoria Especial) em busca dos troféus e prêmios em dinheiro, que variam entre R$ 5 mil e R$ 30 mil. Clique aqui e leia a matéria completa!
Quarta, 19 de Abril de 2017 - 00:00

Vereador faz representação no MP contra pagamento por coleta de lixo em Salvador

por Guilherme Ferreira
Vereador faz representação no MP contra pagamento por coleta de lixo em Salvador
Vereador Sidninho (PTN) | Foto: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias
O vereador Sidninho (PTN) entrou com uma representação no Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) na última semana contra o pagamento de uma taxa para a coleta de lixo. Ele alega que a prefeitura está cobrando dez vezes mais que empresas privadas para que a Limpurb faça o recolhimento junto a grandes geradores de resíduos sólidos, como shoppings, restaurantes e centros comerciais. "Shoppings contrataram empresas privadas para coletar seus resíduos sólidos por um valor que equivale a 10% do que é cobrado hoje no carnê do IPTU", reclama Sidninho em entrevista ao Bahia Notícias. De acordo com o vereador da bancada de oposição na Câmara Municipal, o prefeito decretou em 2014 que os grandes geradores de resíduos sólidos deveriam contratar empresas terceirizadas para dar destinação final ao lixo, seguindo uma norma que integra a Política Nacional de Resíduos Sólidos. "Esse decreto funcionou em 2015 e 2016. E agora em 2017 ele revogou o decreto, por meio de um novo decreto, considerando que os grandes geradores deveriam pagar essa taxa de lixo com o IPTU", explicou. O vereador acredita que a cobrança de uma taxa pela coleta do lixo para os grandes geradores de resíduos é inconstitucional e aponta que a alteração pegou empresários de surpresa. “Desde o início do mandato eu recebo pessoas reclamando disso”, afirmou.
Terça, 18 de Abril de 2017 - 23:21

Vitória supera Campo Mourão e se classifica para as quartas de final do NBB

por Glauber Guerra
Vitória supera Campo Mourão e se classifica para as quartas de final do NBB
Foto: Maurícia da Matta/ Divulgação / Vitória
O Vitória mostrou muita tranquilidade e venceu o Campo Mourão-PR por 73 a 60, nesta terça-feira (18), no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador. O Leão dominou o jogo e não deu brecha para o adversário. O norte-americano Dawkins, do Rubro-negro baiano, foi o cestinha do confronto. Ele anotou 15 pontos. Com o resultado, o time comandado pelo técnico Régis Marrelli avançou para as quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB) e vai pegar o Mogi das Cruzes, sábado (22), às 19h, no mesmo local. O jogo abrirá a série melhor de cinco.
Destaque em Justiça: Decisão judicial garante tratamento a base de maconha a criança na Bahia
A Justiça Federal na Bahia determinou que a União forneça o medicamento importado Real Scientific Hemp Oil (RSHO), a base de cannabis – popularmente conhecida como maconha -, a um menino de quatro anos. Leia essa e outras notícias na coluna Justiça!
Destaque em Saúde: Reações graves a vacina de Febre Amarela são analisadas nos EUA
Os efeitos adversos graves da vacina contra a febre amarela, embora raros, preocupam as autoridades médicas e de pesquisa dentro e fora do Brasil. Para tentar identificar as causas, pesquisadores da Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e da Universidade Rockefeller, dos Estados Unidos, iniciaram uma parceria para estudar fatores individuais para o problema, que pode ter origem genética. Leia essa e outras notícias na coluna Saúde!
Destaque em Cultura: Juliana Ribeiro lamenta show cancelado na Concha após pedido de artista
Juliana Ribeiro fez um relato emocionado nas redes sociais, nesta terça-feira (18), lamentando o cancelamento da apresentação de seu show “Preta Brasileira”, no “Som na Concha”, no dia 20 de maio. Segundo a cantora, a produtora do evento (Trevo Produções) telefonou para ela para comunicar sua saída do projeto. A mudança teria ocorrido após o pedido de uma outra cantora. Leia essa e outras notícias na coluna Cultura!
Destaque em Holofote: Sandy relembra 10 anos do fim da dupla com Jr: ‘Tempo voa’
O anúncio do fim da Dupla Sandy & Junior, um dos maiores fenômenos musicais dos anos 90 do Brasil, completou 10 anos nesta segunda-feira (16). Além dos fãs saudosistas, que fizeram várias homenagens ao longo dia, a própria Sandy escreveu um post relembrando a trajetória com o irmão. Leia essa e outras notícias na coluna Holofote!
 Em reunião, Conselho do Bahia autoriza pedido de empréstimo de até R$ 17 milhões
Foto: Divulgação
Caso tenha necessidade, a diretoria do Esporte Clube Bahia está autorizada a pedir um empréstimo de até 17 milhões de reais. Em reunião realizada na noite desta terça-feira (18), na Arena Fonte Nova, o Conselho Deliberativo autorizou o pedido do valor. Na votação, 42 conselheiros foram favoráveis, enquanto 6 aprovaram de forma parcial e 24 foram contra a autorização. De acordo com o setor financeiro do Bahia, o objetivo da autorização é ter precaução para pagar o acordo com a financeira Planner e a construtora OAS, que trará de volta ao clube a posse do Fazendão e da Cidade Tricolor (leia mais aqui aqui). 
Projeto de Lei do Código Estadual de Defesa do Contribuinte é apresentado para AL-BA
Antonio Ricardo Alban | Foto: Marcelo Gandra / Coperphoto / Sistema FIEB
Um Projeto de Lei (PL) que busca instituir um Código Estadual de Defesa do Contribuinte foi apresentado ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Angelo Coronel (PSD-BA), nesta terça-feira (18). O texto foi elaborado pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) e com o Fórum Empresarial da Bahia. De acordo com a Fieb, o Código visa garantir segurança jurídica nas relações entre os contribuintes e o Fisco Estadual. "Esta iniciativa é mais um passo no sentido de mantermos um bom diálogo tendo em vista o desenvolvimento econômico do nosso estado, que não pode mais perder tempo”, disse o presidente da FIEB, Ricardo Alban. “O empresariado sabe como está difícil sobreviver neste período de crise, então todas as iniciativas que podem dar vida aos negócios ainda existentes, e aos novos, são importantes”, pontuou o presidente da Fecomércio, Carlos Andrade. Angelo Coronel garantiu que o Projeto de Lei será tema de discussão nos próximos dias, em reunião do Conselho de Líderes da Assembleia.
Arquivada, CPI do Centro de Convenções 'não chegaria a fato concreto', afirma Coronel
Foto: Bruno Luiz/ Bahia Notícias
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Angelo Coronel (PSD), afirmou nesta segunda-feira (18) que a CPI do Centro de Convenções, arquivada por ele após oposição e governo retirarem os nomes que a comporiam (veja aqui), provavelmente “não chegaria a algum fato concreto”. “O que ocorreu no Centro de Convenções foi um acidente, nada proposital”, avaliou o social-democrata em entrevista ao Bahia Notícias. Entretanto, para o presidente, causou surpresa o fato de os líderes da minoria e da maioria, Zé Neto (PT) e Leur Lomanto Jr. (PMDB), respectivamente, “a matarem tão rapidamente”. “Acho que poderiam esperar mais uma ou duas sessões para se chegar a um acordo para que se efetivasse a instalação. Mas resolveram arquivar e meu papel como presidente é deferir o pedido, assim como deferi na época em que pediram a instalação”, justificou. Para Coronel, a própria Comissão de Infraestrutura da Casa pode dar sequência às investigações sobre o desabamento parcial do Centro, mas o “papel fiscalizador” do Executivo, que pode ser exercido por meio de instrumentos como uma CPI, não pode ser cerceado para não o enfraquecer. “Quando você se elege deputado, não é só para fazer projetos de Lei ou aprovar projetos do Executivo e do Judiciário. Você também é fiscal do Poder Executivo. A partir do momento que há cerceamento do poder fiscalizatório do Legislativo, você o enfraquece. Não estou dizendo que o atual governo nem governos passados merecessem ser auferidos. Mas o Poder Legislativo para ser forte precisa manter sua autonomia”, defendeu. Coronel ainda voltou a destacar que a principal marca de seus 75 dias de gestão foi a autonomia que tentou impor à frente da AL-BA. Entretanto, indicou que nem todos os colegas comungam do mesmo ideal. “O principal diferencial é tornar o poder independente sem perder a harmonia entre os poderes. O mais frustrante foi ver que tem pessoas que não querem ver o legislativo independente, e sim submisso”, lamentou.
Homem liberado na saída temporária da Páscoa é flagrado com facas e veículo roubado
Guarda Municipal flagrou acusado | Foto: Divulgação
Um detento liberado para a saída temporária da Páscoa foi flagrado por agentes da Guarda Municipal de Salvador com duas facas do tipo peixeira e uma bolsa, na qual estavam R$ 20 em espécie, um relógio de pulso e duas correntes. Wellington Carvalho Neves estava acompanhado de um adolescente em um veículo Ford Ka com restrição de roubo. Ambos foram flagrados em uma blitz de alcoolemia coordenada pela Transalvador no bairro de Amaralina, na madrugada desta terça-feira (18). O adolescente foi encaminhado para a Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) e Wellington, para a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos. O preso cumpria pena por receptação. 
Fábio-Vilas Boas apresenta a deputados investimentos da saúde pública da Bahia
Foto: Divulgação
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio-Vilas Boas, apresentou nesta terça-feira (18) a deputados da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um balanço dos investimentos realizados pelo governo estadual na área nos últimos dois anos. De acordo com o titular da pasta, a administração aplicou mais de R$ 9 bilhões em obras, serviços e recursos humanos na área, com a abertura de aproximadamente 500 leitos em hospitais e maternidades. O secretário destacou também que, para continuar investindo em serviços de alta complexidade e atendendo os pacientes mais graves, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) implantou nos últimos dois anos medidas de eficiência do gasto público, o que permitiu ampliar e descentralizar a assistência à saúde. "Apenas neste período, a capital baiana ganhou o Hospital Geral do Estado 2 (HGE 2), referência no atendimento a queimados e a urgência e emergência de trauma e o Hospital da Mulher, que é a maior unidade do Norte-Nordeste especializada no atendimento à saúde feminina. Foram mais de R$ 110 milhões investidos nas duas unidades, que acrescentam 297 novos leitos à rede estadual. Já no interior, inauguramos duas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPAs), uma em Feira de Santana e a outra em Vitória da Conquista. Cada unidade tem a capacidade de atender, diariamente, até 450 pacientes de baixa e média complexidade", pontuou o secretário. Conforme a Sesab, serão investidos a partir deste ano mais de R$ 600 milhões no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia, sendo 70% financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e 30% de contrapartida estadual. Os recursos serão empregados, simultaneamente, na estruturação do Sistema de Atenção Integral de Saúde para superar vazios assistenciais em áreas prioritárias e no fortalecimento da regulação para a assistência à saúde, o que poderá garantir o acesso dos usuários do SUS na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Serão construídas, ampliadas e reformadas unidades de saúde nas cidades de Candeias, Camaçari, Alagoinhas, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Salvador, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Vera Cruz, Santo Antônio de Jesus, Valença e Feira de Santana. A secretaria informou também que serão construídas 11 policlínicas, o que pode ampliar a oferta de serviços de média complexidade e descentralizar a assistência na Bahia. Cada policlínica custará cerca de R$ 20 milhões entre obras e equipamentos, que serão assumidos integralmente pelo Governo do Estado.  As próximas policlínicas serão construídas nos municípios de Salvador, Alagoinhas, Feira de Santana, Valença, Simões Filho e Santo Antônio de Jesus, sendo a capital baiana a única com duas unidades.
Terça, 18 de Abril de 2017 - 21:20

Trump assina decreto para revisar programa de visto para estrangeiros

por Gabriela Korman | Estadão Conteúdo
Trump assina decreto para revisar programa de visto para estrangeiros
Foto: Reprodução/ SinBaches
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto nesta tarde que direciona uma ampla revisão no governo para reforçar as diretrizes de "compre produtos americanos" e "contrate americanos". O documento pede que as agências federais aumentem a fiscalização para empresas de tecnologia norte-americanas que contratam trabalhadores estrangeiros com mão de obra altamente qualificada, dentro do programa de vistos H1-B. Segundo a Casa Branca, o programa de vistos prejudica os trabalhadores norte-americanos ao trazer um grande número de funcionários estrangeiros a um custo mais baixo, o que diminui os salários. O decreto direciona as agências federais a propor novas regras que previnam a fraude na imigração e abusos do programa H1-B. As agências também serão requisitadas a sugerir alterações para que o visto H1-B seja apenas concedido "aos trabalhadores estrangeiros mais qualificados e com os maiores salários". Ao discursar em Wisconsin, Trump afirmou que o decreto "envia uma mensagem poderosa para o mundo" de que os EUA irão defender seus trabalhadores, "proteger seus empregos e colocar a América em primeiro lugar".

Governo reúne profissionais de comunicação em Juazeiro
Foto: Divulgação/ GOVBA
Profissionais de comunicação do interior do estado participaram na manhã desta terça-feira (18), em Juazeiro, no norte do estado, de um encontro com o secretário estadual de Comunicação, André Curvello, e com o prefeito da cidade, Paulo Bonfim. Segundo Curvello, o encontro teve o objetivo de dar mais “transparência e interiorizar cada vez mais o diálogo com a mídia". Durante sua apresentação em Juazeiro, o secretário destacou os principais projetos do governo e afirmou que pretende aprimorar o atendimento aos veículos e profissionais de comunicação em todo o estado.
'Produtividade do povo baiano' é diferencial para atrair empresas, afirma Rui
Fotos: Manu Dias/GOVBA
A maior fabricante mundial de pneus, Bridgestone, comemorou dez anos desde que veio se instalar no Polo Industrial de Camaçari. O governador Rui Costa esteve presente em uma cerimônia nesta terça (18) para celebrar as conquistas da empresa. De acordo com Rui, a "produtividade do povo baiano" é um diferencial para atrair as empresas para o Estado. “No momento econômico atual do mundo globalizado, a Bridgestone, como outras empresas, vão instalar suas fábricas onde esperam ter mais retorno, isso depende do incentivo fiscal de países e estados. E para nós, da Bahia, não é fácil esse tipo de renúncia fiscal, é um esforço muito grande. Mas não é só isso. O que mantém e faz com que outras empresas desejem vir para a Bahia é a qualidade da mão de obra, é a produtividade do povo baiano. Por isso que nessa celebração dos dez anos, escutei da direção da empresa que o padrão de qualidade dos baianos é a força de vontade e de trabalho do povo da Bahia”, afirmou Rui. A empresa é responsável por 800 empregos diretos e 430 indiretos. A empresa é localizada estrategicamente permitindo o abastecimento das regiões Norte e Nordeste do país. “Na Bahia temos um exemplo muito importante de parcerias com o Governo do Estado, como o programa do primeiro emprego, quando capacitamos jovens para a vida profissional, para se tornar adultos produtivos contribuindo para o futuro do nosso país", afirmou o presidente da Bridgestone, Fabio Fossen.
Palmeiras: Ex-prefeito será denunciado ao MP-BA por improbidade administrativa
Foto: Reprodução / Ascom Bahia
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) denunciará o ex-prefeito de Palmeiras, Adriano de Queiroz Alves, ao Ministério Público Estadual por improbidade administrativa na aplicação irregular de verbas destinadas à Previdência Social em 2013. O ex-gestor também foi multado em R$ 5 mil pelo conselheiro do TCM, Paolo Marconi. Queiroz não teria comprovado o destino de mais de R$464 mil equivalente a contribuições previdenciárias descontadas dos servidores municipais para instituir o Regime Próprio de Previdência, que acabou não implantado. O Ministério Público de Contas afirmou que o valor só poderia ter sido destinado à Previdência Social. Como o regime próprio não foi instituído, os valores deveriam ter sido encaminhadas ao Regime Geral de Previdência Social obrigatoriamente. A ação do ex-presidente pode configurar crime de apropriação indébita previdenciária.
Ibotirama: Homem é morto no hospital em que estava internado após ser vítima de atentado
Morte aconteceu no Hospital Regional de Ibotirama | Foto: Divulgação/ Sesab
Um homem que estava internado no Hospital Regional de Ibotirama após ter sofrido uma tentativa de homicídio foi assassinado a tiros na tarde desta terça-feira (18), dentro da enfermaria da unidade. De acordo com informações da 28ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Marcelo Domingos de Oliveira, de 28 anos, estava internado desde domingo (16). Segundo a PM, relatos de testemunhas apontam que Marcelo cumpria prisão domiciliar, mas descumpriu a medida no domingo, quando decidiu participar de uma festa na cidade, localizada na região oeste do estado. No local, foi alvejado por disparos de arma de fogo e, em seguida, hospitalizado. Ainda não se sabe se Marcelo foi morto pelos mesmos que o balearam na festa e nem quantos suspeitos participaram da ação.
Odebrecht pagou R$ 7,3 milhões em propina para fraudar licitação do Maracanã
Foto: Divulgação / Secretaria de Obras
Executivos da empreiteira Odebrecht relataram, em delação premiada, que a empresa pagou R$ 7,3 milhões em propina para fraudar a licitação da reforma do Maracanã. O montante seria destinado ao ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, a secretários e membros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). No entanto, os acordos não foram cumpridos por causa da Operação Lava Jato. Cabral, que está preso desde novembro, teria recebido cerca de R$ 6,3 milhões em propina, de acordo com Benedicto Barbosa da Silva Junior, responsável pelo Setor de Operações Estruturadas da empresa. Já o então presidente do TCE-RJ, Jonas Lopes, teria recebido R$ 1 milhão. De acordo com a Agência Brasil, o valor seria pago para que o tribunal aprovasse o edital de licitação, mas o pagamento em parcelas foi interrompido devido à operação da Polícia Federal. "No final do ano [2014], fui convocado pelo presidente do tribunal, e ele me cobrou a continuidade do pagamento. Fiquei sem graça, estávamos no meio da Lava Jato. Delicadamente, pedi a ele que lesse a capa do jornal O Globo que estava sobre a mesa [que informava sobre a prisão de empreiteiros]. Ele ficou super sem graça, virou-se para mim e disse que entendia a situação, mas que estava sendo muito pressionado pelos outros conselheiros", disse o diretor da Odebrecht, Leandro Azevedo. Marcos Vidigal do Amaral afirmou que o consórcio teria que ser composto por Odebrecht, Andrade Gutierrez e Delta, mesmo que esta última não tivesse qualificação técnica para a obra. "Era uma questão política. O Sérgio Cabral havia solicitado a entrada da Delta com a participação de 30%. A Odebrecht [que tinha participação de 70%] ficou com 49% e a Andrade Gutierrez [que tinha 30%] ficou com 21%", explicou. O pagamento da primeira parcela dos R$ 4 milhões teria sido feito no escritório de Jonas Lopes Neto, filho do ex-presidente do TCU. O contrato da reforma do Maracanã para a Copa do Mundo de 2014 era avaliado em R$ 705 milhões; ao final da obra, os cofres públicos tiveram que desembolsar mais de R$ 1,2 bilhão. De acordo com os depoimentos dos executivos, Cabral ainda teria recebido vantagens pelas obras da Linha 4 do Metrô carioca, do Arco Metropolitano e do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) das Favelas.
Câmara rejeita pedido para acelerar tramitação da reforma trabalhista
Foto: J. Batista/ Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados rejeitou nesta terça-feira (18) um requerimento para acelerar a tramitação do projeto da reforma trabalhista. Para que o pedido fosse aprovado, eram necessários, pelo menos, 257 votos favoráveis à urgência, mas o requerimento recebeu 230 votos. Outros 163 parlamentares votaram contra. Com isso, a comissão especial que analisa o tema terá de aguardar até a próxima semana, quando termina o prazo para que deputados apresentem emendas ao texto. Somente após esse prazo é que o relator do projeto, deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), poderá apresentar o parecer dele sobre a reforma e submetê-lo à votação na comissão. Segundo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se o requerimento tivesse sido aprovado, a proposta seria votada comissão especial na próxima terça (25) e, em plenário, na quarta (26). A reforma prevê, entre seus principais pontos, que prevaleça a negociação entre empresas e trabalhadores sobre a lei em determinados pontos como flexibilização da jornada, fragmentação de férias em três períodos, trabalho por produtividade e mudanças na representatividade dos trabalhadores dentro das empresas, sem necessidade de o escolhido ser sindicalizado.
Seabra: Caminhão em alta velocidade colide com van e deixa quatro mortos da BR-242
BR-242 | Foto: Reprodução / Olá Bahia
Um acidente envolvendo uma van e um caminhão terminou com a morte de quatro pessoas na manhã desta terça-feira (18) no km 378 da BR-242, em Seabra, na Chapada Diamantina, na Bahia. De acordo com a Polícia Federal, o caminhão, que carregava tomates, estava com excesso de velocidade e perdeu o controle da direção, batendo na van que vinha de Alagoas com direção à Mato Grosso. Das quatro pessoas que morreram, eram três mulheres e um homem. A van levava 15 pessoas, as outras pessoas foram encaminhadas para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Seabra e apenas tiveram ferimentos leves.
Juristas criticam Moro por obrigar Lula a comparecer em oitivas de 87 testemunhas
Fotos: Divulgação
A decisão do juiz Sérgio Moro, de obrigar o ex-presidente Lula a comparecer em todas as oitivas das 87 testemunhas arroladas nas ações que responde, no âmbito da Operação Lava-Jato, foi criticada por juristas. “Já que este julgador terá que ouvir 87 testemunhas da defesa de Luiz Inácio Lula da Silva, além de dezenas de outras, embora em menor número arroladas pelos demais acusados, fica consignado que será exigida a presença do acusado Luiz Inácio Lula da Silva nas audiências nas quais serão ouvidas as testemunhas arroladas por sua própria defesa, a fim prevenir a insistência na oitiva de testemunhas irrelevantes, impertinentes ou que poderiam ser substituídas”, decidiu o magistrado. O professor de direito processual penal da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Afrânio Silva Jardim, afirmou que a presença do ex-presidente nas audiências “só teria sentido se ela se fizesse necessária para a instrução processual. Por exemplo: se fosse determinado um ato de reconhecimento de pessoa ou uma acareação entre este réu e uma testemunha”. Para Afrânio, a decisão do juiz é uma espécie de “represália” em razão da grande quantidade de testemunhas arroladas pela defesa. Outro a criticar a medida foi o advogado criminalista e professor de direito da PUC-RS, Aury Lopes Jr. O criminalista diz que é possível sim arrolar oito testemunhas por fato da acusação. “É pacifico o entendimento de que são 8 por réu e por fato. Logo, esse número elevado não é nada de anormal, desde que encaixe nesta equação (número réus/fatos imputados). O que o juiz poderia ter feito era determinar que a defesa definisse que testemunhas irão depor sobre que fatos para controlar o limite de 8 por fato. Isso é comum e chancelado pela jurisprudência”. Em nota, a defesa do ex-presidente afirmou que a decisão de Moro, na prática, obriga Lula a residir em Curitiba, com prejuízos não previstos em lei. 
STF rejeita recurso do Flamengo e decide que título de 1987 é do Sport
Foto: Divulgação
O Superior Tribunal Federal decidiu que o Sport é o único campeão brasileiro de 1987, em julgamento realizado nesta terça-feira (18). A ministra Rosa Weber deu o voto de encerramento, que decidiu por rejeitar o recurso do Flamengo ao lado dos ministros Marco Aurélio e Alexandre de Moraes. Roberto Barroso, por sua vez, defendeu que as duas equipes compartilhem o título, mas foi vencido. Na época, o Flamengo venceu a Copa União, que tinha os maiores times do país, mas a CBF mandou jogar um duelo semifinal com o Internacional, segundo colocado, e Sport e Guarani, que disputaram o Módulo Amarelo, outro torneio que não contava com os principais clubes do país. Flamengo e Inter, no entanto, se recusaram a disputar a semifinal. Com o triunfo do Sport sobre o Guarani, o Leão de Recife conquistou o título brasileiro.
Terça, 18 de Abril de 2017 - 19:10

Por unanimidade, Quinta Turma do STJ mantém Palocci na prisão

por Rafael Moraes Moura | Estadão Conteúdo
Por unanimidade, Quinta Turma do STJ mantém Palocci na prisão
Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil
Por unanimidade, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta terça-feira (18) manter preso o ex-ministro Antonio Palocci. Conhecido como "Italiano" na planilha da Odebrecht, Palocci assumiu o Ministério da Fazenda durante o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, sendo o ministro mais poderoso à época, ao lado de José Dirceu. Na gestão Dilma Rousseff, ocupou a Casa Civil. Palocci é réu por corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato. Ao negar o pedido de liberdade, o relator do caso, ministro Felix Fischer, argumentou não haver constrangimento ilegal que motivasse a soltura do ex-ministro petista. Além disso, os ministros da Quinta Turma do STJ encontraram indícios de provas da materialidade dos crimes e de autoria para justificar a prisão preventiva de Palocci. "Para a turma, a prisão é necessária para a garantia da ordem pública, pois foi decretada para combater a corrupção sistêmica e serial", comunicou o tribunal. Em setembro do ano passado, o juiz federal Sérgio Moro decretou a prisão preventiva de Palocci, atendendo a pedido da Polícia Federal e da Procuradoria da República, que suspeitam que o ex-ministro destruiu provas. Palocci é acusado de ter recebido em propina da empreiteira Odebrecht R$ 128 milhões - parte desse valor teria sido destinado ao PT e usado para cobrir as despesas da campanha presidencial de Dilma Rousseff em 2010.
Aloysio Nunes quer novo ministro relator para inquérito no STF
Foto: Pedro França/ Agência Senado
O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, pediu uma redistribuição de seu inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele quer que as ações sejam retiradas das mãos do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, e redistribuído para outro ministro. O argumento utilizado é que as citações que envolvem Aloysio Nunes não estão relacionadas com a Lava Jato, que apura desvios na Petrobras e que, por isso, não poderiam seguir sob a relatoria de Fachin. "Dessa forma, inexistentes hipóteses de conexão dos fatos que serão objeto de apuração no presente inquérito com os fatos que são objeto da Operação Lava Jato; resta evidente a necessidade de se determinar a livre distribuição do inquérito para que, diante de seu definitivo relator, o requerente possa exercer o seu amplo direito de defesa, demonstrando a completa improcedência das acusações contra ele imputadas", afirma a defesa. O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) também requereu que seu inquérito fosse distribuído com a mesma justificativa. A tendência é que outros políticos façam pedidos semelhantes daqui para a frente. Caso Fachin negue o pedido, cabe recurso à Segunda Turma do STF.
Oposição questiona 'perda de objeto' para arquivamento de CPI do Centro de Convenções
Foto: Divulgação
O líder da minoria na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Leur Lomanto Jr. (PMDB), afirmou que vai questionar o arquivamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para investigar eventuais irregularidades em obras no Centro de Convenções da Bahia (CCB). De acordo com Leur Jr., o argumento de “perda de objeto” com a retirada da indicação dos membros da oposição para compor a CPI (veja aqui) foi um “equívoco”. O peemedebista explica que a retirada das indicações não implica nas 21 assinaturas que garantiram a homologação do colegiado. “O governo quis manipular a CPI ao querer a presidência e a relatoria da Comissão, consequentemente tal controle tinha o objetivo de impedir as investigações. Quiseram dessa forma instalar uma CPI chapa branca, atitude que nós não podíamos compactuar”, apontou o líder da oposição nesta terça-feira (18), após o anúncio do arquivamento pelo presidente da AL-BA, Angelo Coronel (PSD). Além disso, o grupo oposicionista entrará com uma ação judicial, na tentativa de garantir a proporcionalidade na participação dos membros, no colegiado, a fim de assegurar a vaga da relatoria ou da presidência.
Com treinador afastado 'contra a vontade', Ypiranga se mantém no Baiano Sub-20
Foto: Reprodução / ECY
O Ypiranga vive uma crise financeira e teve que desistir da disputa da Série B do Campeonato Baiano. No entanto, a equipe sub-20 do Aurinegro, que já disputou quatro partidas do estadual de sua categoria, continuará a participar do torneio normalmente. Contatado pelo Bahia Notícias, o presidente Emerson Ferretti confirmou que os juvenis do Ypiranga, que têm dois triunfos e duas derrotas, seguirão na competição, apesar do afastamento do técnico Paulo Isidoro. "[O time] Vai continuar jogando normalmente sim. O técnico Paulo Isidoro havia sido afastado pelo gestor de futebol, mas contra a vontade da diretoria. A situação dele ainda não está definida", explicou Ferretti. O Ypiranga anunciou que não participaria da Série B do Campeonato Baiano por meio de uma nota divulgada em seu site oficial (entenda aqui), em que afirmava que o clube entrou em crise financeira devido ao descumprimento de um acordo por parte de um investidor. O representante do investidor Carlos de Castro Zamponi, João Vicente da Silva, se defendeu das acusações e delatou supostas irregularidades na Vila Canária (entenda aqui). As afirmações de Silva, por sua vez, foram rebatidas pelo presidente, que denunciou que Zamponi teria, inclusive, passado cheques sem fundo à entidade (entenda aqui). Devido à saída do Mais Querido da competição, os pontos das rodadas das quais ele participaria serão distribuídos entre as outras equipes (entenda aqui).
'Previdência não vai prejudicar os mais pobres', afirma Michel Temer
Foto: Reprodução / Agência Brasil
O presidente Michel Temer afirmou nesta terça (18), em Brasília, durante uma reunião com deputados da base aliada para tratar da reforma da Previdência, que a reforma não vai prejudicar os mais pobres e que "ninguém quer fazer mal ao país". “Convenhamos, ninguém quer fazer mal ao país. Dizem que essa reforma da Previdência vai pegar os pobres. Vou usar uma palavra forte: mentira. Mentira, porque 63% do povo brasileiro ganham salário mínimo, portanto, [a reforma] não vai atingir os pobres. Os que resistem e fazem campanha são os mais poderosos, são aqueles que ganham mais”, afirmou o presidente. Temer afirmou aos parlamentares que o Executivo e o Legislativo não devem ficar paralisados diante de fatos ou notícias que buscam desprestigiar a classe política. “O governo só resistiu por que estamos trabalhando juntos, o Executivo e o Legislativo. Enfatizo muito, acho que é um momento histórico do país, sem embargo da dificuldade, temos que dar uma prova de trabalho que virá pela aprovação dessas reformas”, disse.
COB anuncia nova Comissão de Atletas; Tiago Camilo assume presidência
Foto: Gabriel Fricke / GloboEsporte.com
O Comitê Olímpico Brasileiro apresentou nesta terça-feira (18) os membros da Comissão de Atletas da entidade. O grupo é formado por nomes como Fabiana Murer e Poliana Okimoto, e conta com Tiago Camilo como presidente e Yane Marques na posição de vice. Os dois substituem Emanuel, campeão olímpico no vôlei de praia, e Hortência Marcari, do basquete. Os ex-dirigentes continuam a fazer parte da comissão. Com os constantes casos de corrupção nas confederações esportivas do país, o papel da Comissão será ainda mais presente. O evento de apresentação foi realizado na sede do COB, no Rio de Janeiro. Na ocasião, Yane Marques revelou que o tema não foi pauta do primeiro encontro do grupo. "Corrupção não foi assunto de nossa pauta, mas é certo que esporte não combina com corrupção. Machuca muito. Que elas sejam identificadas e punidas", afirmou. Yane garantiu que o papel da Comissão também será atrair mais atletas para os debates que sejam relevantes para as suas modalidades. "Minha representatividade na Comissão é ativa. Nossa luta será pelos direitos dos atletas, e as mulheres estão inseridas nisso. Há muitos desafios pela frente e acreditamos que atletas que obtiveram êxito em suas carreiras podem ser importantes nisso. Apesar da formalidade de uma vice e um presidente, nossa voz é uma só. Acho também que podemos estimular a participação dos mais jovens. É uma missão nossa despertar isso neles", avaliou. O judoca Tiago Camilo, novo presidente do grupo, teria ficado surpreso com a escolha por aclamação. No entanto, o agora ex-presidente Emanuel acredita que foi uma boa escolha. "Ele tomou até um susto quando foi escolhido, mas a Comissão tem uma filosofia pronta e está toda engajada. O grande desafio é agregar mais nomes, esportes, atletas, trazer mais pessoas para dentro, e todos se ajudarem. O atleta precisa estar engajado", explicou. O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, revelou que haverá uma reunião entre os atletas, presidentes e representantes de confederações. "A Comissão é fundamental. Ela existe desde 2008 e, paulatinamente, os atletas terão mais espaço. Vivemos um momento importante e acho que vão surgir mais dirigentes. O COB tem o Instituto Olímpico Brasil, que já formou 150 ex-atletas. A Comissão se reúne, debate, pensa em soluções ao COB e às confederações e apresenta propostas. Não tratamos na reunião sobre esse assunto, mas há uma preocupação grande com a questão dos recursos, que diminuíram. Diria que é natural dentro do esporte. O término nos Jogos do Rio e o início do ciclo de Tóquio obriga a termos esse momento entre atletas e dirigentes", avaliou. A Comissão dos Atletas, que estará vigente até 2020, é composta pelos eleitos Duda Amorim (handebol), Beatriz “Baby” Futuro (rúgbi), Arthur Zanetti (ginástica artística), Thiago Pereira (natação), Fabiano Peçanha (atletismo), Emerson Duarte (tiro esportivo), Bruno Mendonça (hóquei sobre grama), Hugo Hoyama (tênis de mesa), Iziane Marques (basquete), Marcelo Machado (basquete), além de Fabiana Alvim (vôlei), Hortência Marcari (basquete), Isabel Clark (snowboard) e Isabel Swan (vela), escolhidas pelo Conselho Executivo do COB.
Clientes da Coelba agora podem realizar ocorrências via aplicativo de smartphone
Foto: Reprodução / 2ª Via Coelba
Para que os usuários possam comunicar interrupções no fornecimento de energia e ainda acessar outros serviços oferecidos pela Coelba, a concessionária lançou um aplicativo gratuito para smartphones. Já disponível nos sistemas Android, iOS e Windows Phone, a ferramenta também pode ser utilizada para emissão de segunda via, pedido de religação de energia e consulta do histórico de consumo e de faturas. Assim, a Coelba espera ampliar a qualidade no atendimento aos clientes. Para acessar o aplicativo, basta instalar no smartphone e realizar um cadastro com número do CPF ou CNPJ, Conta Contrato e telefone. Os dados cadastrais servem para facilitar a localização da ocorrência e agilizar o tempo de atendimento.
Terça, 18 de Abril de 2017 - 17:05

Coronel apresenta nova marca da AL-BA e faz balanço de 75 dias de gestão

por Bruno Luiz / Júlia Vigné
Coronel apresenta nova marca da AL-BA e faz balanço de 75 dias de gestão
Foto: Bruno Luiz / Bahia Notícias
Um balanço dos primeiros 75 dias do atual presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ângelo Coronel (PSD-BA), frente à Casa está sendo realizado nesta terça-feira (18). A implantação do corte de ponto dos parlamentares foi uma das ações destacadas por Coronel, que economizou R$ 48 mil do orçamento da AL-BA (veja aqui). "Quase 15% do orçamento de custeio está reduzindo gastos", afirmou destacando a devolução de servidores públicos aos seus órgãos de origem. O Coronel também ressaltou a criação da AL-BA Digital, em que os deputados receberão as pautas de votação pelo celular. Com relação à infraestrutura do prédio da AL-BA (veja aqui), Coronel afirmou que o Corpo de Bombeiros já identificou possíveis focos de incêndio. De acordo com ele, técnicos de fora foram contratados para fazer a recuperação da estrutura do Palácio Luís Eduardo Magalhães. A nova marca da AL-BA foi apresentada durante o evento. De acordo com Coronel, a nova marca se relaciona com a bandeira da Bahia e é uma pirâmide estilizada, onde funciona o plenário, e possui um "A" destacado, de AL-BA e de "ação". O slogan da gestão de Coronel é "Novo Tempo, Novas Atitudes".
Idade mínima para mulher se aposentar passaria a ser 62 anos, propõe relator
Foto: Reprodução / Agência Brasil
Um esboço sobre as mudanças nas regras previdenciárias foi apresentada pelo relator da reforma da Previdência Social, deputado Arthur Maia (PPS-BA), na manhã desta terça-feira (18). A proposta final apenas será apresentada nesta quarta-feira (19), podendo ocorrer novas alterações. Contrapondo a proposta original de estabelecer um dia de mínima para ambos os gêneros, de 65 anos, a as mulheres passariam a ter idade mínima menor: 62 anos. Os homens continuariam com o mínimo de 65 anos. O tempo mínimo de contribuição de 25 anos para ambos os gêneros foi mantido. As regras valeriam tanto para o setor privado (INSS) e para os servidores públicos, que possuem regimes próprios. A idade mínima para mulheres era um dos principais impasses para o fechamento do relatório sobre a reforma. De acordo com informações do G1, a questão teria sido acordada em um café da manhã que o presidente Temer ofereceu nesta terça (8) a líderes e à base governista da Câmara para tratar do assunto. O texto seria apresentado nesta terça, no entanto, o relator Arthur Maia recebeu mais tempo para fechar o texto. Além da idade mínima, a regra para benefício integral passaria de 49 anos para 40 anos, a aposentadoria rural passaria a ser concedida com 60 anos de idade com 20 anos de contribuição, em vez de 65 anos de idade com 25 anos de contribuição, dentre outras mudanças.
Terça, 18 de Abril de 2017 - 16:44

AL-BA economiza R$ 48 mil em menos de um mês com corte de pontos de deputados

por Bruno Luiz / Júlia Vigné
AL-BA economiza R$ 48 mil em menos de um mês com corte de pontos de deputados
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) já economizou R$ 48 mil com o corte de pontos dos deputados (veja aqui) em menos de um mês da implantação, que foi realizada no último dia 21. Cada falta sem justificativa representa R$ 1 mil a menos na remuneração dos deputados. De acordo com o presidente da AL-BA, Ângelo Coronel (PSD-BA), os deputados voltaram a legislar. "Os deputados estavam muito mal acostumados, votavam e voltavam para casa mais cedo. O governo passava o rolo compressor nas votações, vinham com projetos de urgência e emergência, não passavam pelas comissões e votavam", afirmou. O presidente chegou a brincar com a situação: "Ganhamos dinheiro público para trabalhar, espero que os colegas continuem faltando porque vamos economizar mais", afirmou.
Policiais civis entram em conflito ao tentar invadir Congresso durante protesto
Foto: Lucas C. Ribeiro / Sinpol-DF
Um ato organizado por policiais civis de vários estados e do Distrito Federal terminou em confusão na tarde desta terça-feira (18), em Brasília. Um grupo que protestava contra a reforma da Previdência tentou invadir o Congresso Nacional e houve tumulto, com quebra de vidraças do prédio. De acordo com o G1, a Polícia Legislativa usou spray de pimenta e bombas para dispersar o conflito. O protesto reunia mil policiais no gramado em frente à sede do Legislativo, mas não houve registro de feridos. O ato foi convocado pela União dos Policiais do Brasil (UPB), que reúne mais de 30 associações e sindicados de segurança pública do país. De acordo com a organização do evento, comboios de todas as regiões do país compareceram ao protesto. A UPB afirmou, em nota divulgada à imprensa, que o objetivo era pedir a retirada de um dos trechos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, o que retira a classificação de "atividade de risco" das categorias. A mudança, de acordo com a entidade, elevaria o tempo mínimo de contribuição dos profissionais, "que, comprovadamente, têm uma expectativa de vida inferior ao restante do funcionalismo público".
Terça, 18 de Abril de 2017 - 16:20

Zé Neto diz que não fez acordo porque 'não havia necessidade de instaurar CPI'

por Bruno Luiz / Júlia Vigné
Zé Neto diz que não fez acordo porque 'não havia necessidade de instaurar CPI'
Foto: Fernando Duarte / Bahia Notícias
O deputado estadual Zé Neto (PT-BA), líder do governo, afirmou que não fez acordo na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Centro de Convenções porque "não havia necessidade de instaurar uma CPI". "Nós vamos fazer acordo para quê? Para estender, investigar, solucionar o quê? Como vamos fazer acordo em uma situação que não havia necessidade de uma CPI?", questionou Zé Neto. O deputado ainda afirmou que o exercício da função da maioria continuará sendo exercido. "Para mim está muito tranquilo e eu espero que eles entendam o processo da democracia no seu todo. Quando eles conseguiram as 21 assinaturas [para abertura da CPI] nós respeitamos o processo", afirmou.
Terça, 18 de Abril de 2017 - 16:04

Arquivamento da CPI ‘fere de morte um instrumento democrático’, diz Luciano Ribeiro

por Bruno Luiz / Júlia Vigné
Arquivamento da CPI ‘fere de morte um instrumento democrático’, diz Luciano Ribeiro
Foto: Bruno Luiz / Bahia Notícias
O deputado Luciano Ribeiro (DEM-BA) protestou contra o arquivamento da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Centro de Convenções. De acordo com ele, o ato "fere de morte um instrumento democrático [a CPI]". O deputado ainda afirmou que Zé Neto (PT-BA), líder do governo, teria dito que caso eles queiram instaurar uma CPI, teriam que ganhar a eleição (entenda aqui). "A CPI é um instrumento de minoria, eles têm que entender isso, quem não respeita a minoria, não respeita ninguém", afirmou. De acordo com ele, o "governo está correndo de uma forma assustadora dessa CPI" e o objetivo é "apenas investigar e não fazer juízo de valor", afirmou. "A CPI ficou muito mais interessante agora com essa atitude do governo", afirmou o deputado.


964 MIL ACESSOS,   19/04/17-03-17 / RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!




950 MIL ACESSOS,  RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!

TOTAL DE ACESSOS   DO BLOG  MAIS  DE  953 MIL /    DIA 17/04/17/
Alemanha Mais de  180 Mil,  líder  Internacional  de  Acessos
Nos  Mais de 100  Países do Planeta  Terra
463  MIL ACESSOS INTERNACIONAIS,  VISIBILIDADE  EM MAIS  DE 100 PAÍSES NO PLANETA TERRA.....


Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
496658
Alemanha
180227
Estados Unidos
126012
Rússia
43088
Malásia
19731
China
14275
Ucrânia
8640
França
5722
Portugal
5309
Índia
4088




O POETA MARATONISTA!
             
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                         CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                          Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registrado em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DE VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.





Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 Salvador/Ba. 42. 198 metros
DIA 27/08/16



Curso  de  Comunicações  Verbais

(Um dos  melhores do Brasil/S. Paulo com credenciamento CFMO 097}


     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  de  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP



********************************************************************************
TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA DAS PEDRAS SETOR NORTE DA ARENA FONTE NOVA /BAHIA/BRASIL/20

Nenhum comentário:

Postar um comentário