quinta-feira, 27 de abril de 2017

BAVI DO NORDESTÃO, BRUNO, CONMEBOL, C. BRASIL SUB-20,JUDÔ, FUT FEM/CBF MUITO MAIS..

uinta, 27 de Abril de 2017 - 14:30

Refugiada que competiu no Rio-2016 ganha status de embaixadora da ONU

por Jamil Chade | Estadão Conteúdo
Refugiada que competiu no Rio-2016 ganha status de embaixadora da ONU
Foto: Reprodução / Instagram
Dos campos de refugiados para as piscinas olímpicas. Das competições internacionais para os encontros diplomáticos. Depois de se transformar uma celebridade nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, a refugiada e nadadora síria Yusra Mardini ganhou o status de embaixadora da boa vontade da ONU e vai representar a entidade para sensibilizar o mundo sobre a necessidade de acolher refugiados.

Para as Nações Unidas, ela se transformou em uma "voz poderosa" e "exemplo" de como se pode reconstruir uma vida. Desde o Rio, ele se reuniu com o papa Francisco, com o ex-presidente Barack Obama e realezas. Agora, é a embaixadora mais jovem da história da entidade.

Na ONU, ela terá o papel de convencer governos a adotar uma atitude de abertura com refugiados e ainda percorrer escolas e institutos para explicar aos europeus e populações locais sua história. A meta é a de sensibilizar a opinião pública e desfazer a tensão que existe em muitas partes do Velho Continente diante da chegada de milhões de refugiados.

"Não precisamos ter vergonha em dizer que somos refugiados se não esquecermos quem somos", disse. "Ainda somos médicos, engenheiros, estudantes", afirmou. "Yusra é uma jovem profundamente inspiradora", disse Filippo Grandi, alto comissário da ONU para Refugiados. "Ela representa a esperança", disse.

Ao aceitar o novo papel, a síria insistiu que está feliz em "continuar a promover a mensagem". "Somos jovens. Mas por tudo que vimos, parece que já vivi uns cem anos", disse. Segundo ela, a agência da ONU faz um "trabalho incrível" pelos refugiados. Tradicionalmente, a agência da ONU usa seus embaixadores para convencer doadores a manter recursos para seus trabalhos.

Se seu papel social ganha força, uma equipe de gerentes e assessores faz questão de controlar sua imagem e tudo que é dito. Questionada pelo Estado sobre as suspeitas de corrupção que enfrentam os Jogos do Rio, porém, ela adotou um discurso tradicional.

"Sou uma atleta. Acho que isso não é para mim", declarou, já treinada para o mundo da diplomacia e sem entrar em polêmicas. "Os Jogos trazem as pessoas juntas", se limitou a dizer. Alegando que a jovem tinha uma agenda "apertada", a ONU não permitiu que a reportagem fizesse perguntas a ela ao final de uma coletiva de imprensa.

Uma de suas próximas viagens será para o Japão, que receberá a Olimpíada de 2020. Mas questionada pela imprensa japonesa sobre o fato de o governo asiático ser um dos mais refratários a receber refugiados, ela também não entrou em detalhes.

Yusra também evitou falar do debate interno na Alemanha, com parte da população contrária à entrada de estrangeiros e uma opinião publica dividida. Mas deixou claro que quer mostrar e difundir a ideia de que "refugiados são humanos". "Vamos ficar fora da política", pediu o porta-voz do alto comissário da ONU, Ahmed Fawzi, mais cedo.

A ONU, porém, aposta em sua história que comoveu o mundo. Ela nadou como se não houvesse outra razão de viver senão a de chegar ao outro lado. Não se tratava de uma competição, nem da busca por um lugar no pódio. Mas da travessia do mar entre a Turquia e a Grécia. Yusra chegou a até a Alemanha em 2015, percorrendo o mesmo perigoso caminho que milhares de pessoas atravessaram fugindo da guerra. Nas mesmas águas que ela nadava, muitos de seus compatriotas naufragaram.

Junto com sua irmã, Sarah, ela entrou num barco inflável na Turquia em agosto de 2015 rumo às ilhas gregas. No Mar Egeu, porém, a guarda costeira turca tentou evitar que eles continuassem a viagem e o barco teve de voltar para a Turquia. Numa segunda tentativa, o motor da embarcação quebrou depois de 30 minutos de trajeto, deixando o grupo à deriva.

As duas irmãs, por saber nadar, optaram por pular do barco e, com as cordas do bote nas mãos, ajudaram a guiar os refugiados até a ilha de Lesbos. Naquela noite e em plena escuridão, nadaram por mais de três horas e ajudaram a salvar 20 pessoas da guerra e de um eventual naufrágio. Quando chegaram à ilha grega, não tinham nada mais que a roupa do corpo.

Alguns meses depois, as duas irmãs chegaram até a Alemanha e um grupo local, sabendo de suas qualidades como nadadoras, as inscreveram num dos clubes locais, o Wasserfreunde Spandau 04, de Berlim.

A história de Yusra, a partir daquele momento, mudaria e ironicamente se contrastaria com a realidade. A piscina onde passou a treinar havia sido construída à pedido de Adolf Hitler para os Jogos de 1936 e onde exclusivamente alemães eram treinados para mostrar ao mundo a superioridade da raça ariana. Sua presença na piscina ainda era um recado claro a diversas cidades alemãs que, diante do fluxo de 1,1 milhão de refugiados, instaurou regras para impedir que refugiados usem piscinas públicas.

A síria acabou sendo escolhida para fazer parte do time de refugiados do COI, formado por sírios, iraquianos, iranianos, sudaneses e congoleses que, nos últimos anos, abandonaram seus países por conta da guerra. Eles não representaram seus países de origem, mas o exército de 60 milhões de pessoas que vivem como refugiados pelo mundo.

Mas sua entrada no estádio da cerimônia de abertura foi um dos momentos mais importantes dos Jogos. A equipe foi a penúltima a entrar no desfile, aplaudida de pé pelo Maracanã e logo antes do time brasileiro.


Após revogação de liminar no STF, goleiro Bruno volta à prisão
Foto: Reprodução / FR News
O goleiro Bruno Fernandes, do Boa Esporte, voltou a ser preso por volta das 13h45 desta quinta-feira (27). O jogador se apresentou à delegacia regional de Varginha após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de revogar a liminar que o mantinha em liberdade (entenda aqui). Bruno havia assinado um compromisso de que se entregaria voluntariamente na terça (25), mas foi liberado já que o mandado de prisão ainda não havia sido expedido. Bruno foi preso em 2010 e condenado em 2013 pela morte da ex-namorada Eliza Samudio a 22 anos e três meses de prisão. 
Conmebol deve aplicar penas duras ao Peñarol após briga generalizada
Foto: Reprodução / Fox Sports
A Conmebol deve aplicar duras punições aos envolvidos na briga generalizada entre jogadores e torcedores do Palmeiras e do Peñarol em Montevidéu. De acordo com o GloboEsporte.com, no Congresso da Conmebol em Santiago, a expectativa é de que os envolvidos nos atos de violência sejam repreendidos.

Segundo a publicação do blog Bastidores FC, a medida seria parte dos esforços para mudar a imagem da administração. Os clubes podem ser multados em até US$ 400 mil, ser obrigados a jogar com portões fechados, proibidos de atuar em um determinado estádio ou país diferente do de origem ou até suspensão da Libertadores. Os atletas podem ser obrigados a pagar multas de até US$ 400 mil e suspensão até 64 partidas.


Os relatórios do árbitro, do responsável pela segurança e do representante da Conmebol serão encaminhados à entidade e, a partir daí, a confederação informará os códigos de disciplina violados e pedirá as defesas. O Tribunal de Disciplina da entidade deve tornar públicas as sanções a partir da semana que vem.
Copa do Brasil Sub-20: Vitória encara o Vasco fora de casa no primeiro jogo das quartas
Equipe é comandada por Laelson Lopes | Foto: Mauricia da Matta / EC Vitória
O Vitória vai encarar o Vasco da Gama, em São Januário, pelo primeiro jogo da quartas de final da Copa do Brasil Sub-20. A ordem dos mandos de campo foi realizado por sorteio pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A partida de ida está marcada para quarta (3), ainda sem horário definido, enquanto o confronto de volta acontece no dia 10 de maio, no Barradão.
 
O zagueiro Léo Xavier acredita em um duelo difícil, mas destaca a união do elenco. “A gente sabe que não tem adversário fácil nesta competição. Mas estamos trabalhando forte e estamos unidos em busca de mais um resultado positivo”, disse o jogador, em entrevista ao Bahia Notícias.
 
O lateral-direito Cedric endossou o discurso do companheiro. “O Vasco tem um bom time. A gente respeita, mas queremos alcançar nossos objetivos, que é classificação. Vamos treinar forte e tentar fazer um bom jogo nesta primeira partida fora de casa”, comentou.
 
Antes de pegar o Vasco, o time comandado pelo técnico Laelson Lopes tem um compromisso pelo Campeonato Baiano Sub-20. A equipe vai pegar o Ypiranga, sábado (29), às 15h, no CT Manoel Pontes Tanajura.
Federação Baiana de Judô organiza torneio em shopping de Salvador
Foto: Jonas Farias / Febaju
A Federação Baiana de Judô (Febaju) realizará, entre os dias 28 e 30 de abril, um campeonato na praça do Shopping Paralela, em Salvador. O público terá acesso ao evento de forma gratuita e poderá acompanhar a seleção baiana em diferentes modalidades do esporte.

"Hoje somos referência no país quando o assunto é evento esportivo fora dos centros de treinamento. Fico muito feliz de saber que os nossos atletas estão sendo cada vez mais valorizados", afirmou Marcelo Ornelas, presidente da entidade.


Os primeiros combates, entre atletas do Campeonato Baiano Sub-21, serão realizados a partir das 19h. No sábado, as classes Sub-11, 13, iniciantes, sênior e veteranos se enfrentam entre as 9h e as 19h. Já no domingo (30), o Festival da Criança será realizado a partir das 13h30, com lutadores do Sub-7 ao Sub-13. A partir das 18h, terá início o Desafio Estadual por Equipes.


Confira a programação completa do evento abaixo (clique para ampliar)

Bruno aguarda mandado para retornar à prisão; contrato com Boa será rescindido
Foto: Divulgação / TJMG
O goleiro Bruno Fernandes, do Boa Esporte, ainda aguarda o mandado de prisão para se apresentar à Justiça. O documento será enviado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após o julgamento em 3 a 1 que revogou a liminar que mantinha o jogador em liberdade (entenda aqui). Bruno se apresentou à polícia e assinou uma certidão em que se comprometia a se entregar quando o mandado fosse expedido. A expectativa era de que ele chegasse à Justiça mineira ainda nesta quarta (26), o que não aconteceu. À Folha de S. Paulo, o advogado de Bruno, Luiz Adolfo, afirmou que entrará com todos os recursos cabíveis. Assim que retornar à prisão, condenado a 22 anos e três meses de prisão pelo assassinato de Eliza Samudio, seu contrato com o Boa Esporte será rescindido.
Torcedor do Bahia que foi à Justiça para assistir Ba-Vi no Barradão tem liminar negada
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Em decisão divulgada na manhã desta quinta-feira (27), a 9ª Vara do Consumidor, através do juiz Paulo César Bandeira de Melo Jorge, considerou que não havia requisitos para o deferimento da liminar requerida pelo torcedor do Bahia Daniel Reis Dantas Silva, que buscava assistir ao clássico desta noite, às 20h30, no Barradão, pela primeira partida das semifinais da Copa do Nordeste (confira). Após recomendação do Ministério Público da Bahia em virtude do assassinato do jovem torcedor Carlos Henrique de Deus (relembre) no último dia 9 de março, após o clássico válido pelo Campeonato Baiano, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu implantar torcida única para os jogos da competição regional.
Copa do Mundo de 2018 terá vídeo-árbitros, confirma Infantino
Foto: Divulgação / Conmebol
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, confirmou nesta quarta-feira (26) que a Copa do Mundo de 2018, a ser realizada na Rússia, contará com árbitros de vídeo. A revelação aconteceu durante o Congresso da Conmebol, em Santiago, no Chile.

"Iremos utilizar o vídeo-árbitro em 2018 porque, até agora, temos tido feedback muito positivo", afirmou o dirigente em entrevista coletiva durante o evento. "Vamos ajudar os árbitros e entregar um pouco mais de justiça ao público", disse.


O árbitro de vídeo já foi testado durante o Mundial de Clubes do ano passado, vencido pelo Real Madrid. O árbitro de vídeo, que estará em uma cabine do estádio, acompanhará os replays para indicar o que aconteceu ao árbitro principal. O juiz em campo poderá, também, pedir para assistir às imagens ao lado do assistente na lateral do campo e só então tomar a sua decisão.
Futebol feminino: Após sofrer goleada, técnico do Vitória admite atuação ruim
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O Vitória vive uma situação complicada no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. Em noves jogos disputados, perdeu oito e empatou um. Com isso, possui apenas um ponto conquistado e ocupa a lanterna do Grupo 2. O último revés foi por 5 a 1 para a Ferroviária-SP, quarta-feira (26), em Araraquara (SP). O técnico Sérgio Odilon reconheceu a atuação ruim de sua equipe e falou em “renovação do grupo”.

“A gente está com alguns desfalques e precisamos também de alguns reforços para o time. Perdemos hoje em nossos próprios erros. Quase todos os gols que tomamos foram falhas, determinantes, nossas. E o time não teve força para reagir e isso acabou selando a derrota. Mas esse resultado não era o esperado. Temos que procurar a renovação desse grupo que é o mais importante” disse Sergio Odilon.

O treinador das Leoas ainda garantiu que sua equipe não deixará de brigar contra o rebaixamento.

“Precisamos fugir do rebaixamento no Brasileirão. Esse é o nosso objetivo. Vamos brigar por isso até o fim. Temos jogos difíceis pela frente, mas vamos lutar. Não rebaixando, a gente arruma a casa para melhorar o futebol feminino do clube”, encerrou.

O próximo compromisso da equipe de futebol feminino do Vitória é na quarta-feira (3), contra o Santos, às 15h, no Barradão, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Flamengo e Fluminense podem disputar gestão do Maracanã em audiência
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
Uma audiência pública definirá o futuro do Maracanã e decidirá melhorias e formas de gerir a arena. O Estádio Mário Filho pode, inclusive, passar por uma nova licitação de concessão após os problemas no início do ano.

"A gente tem visto nas redes sociais o vice-presidente administrativo do Flamengo falar claramente que a gestão tem de ser 100% do Flamengo. Isso demonstra o quão individual é a posição do Flamengo. Eu discordo totalmente. Acho que o Maracanã é dos quatro grandes. Todo mundo tem de poder jogar. E não cabe a um clube determinar quais são as condições que um outro vai jogar. Nem o Fluminense, nem o Vasco, nem o Botafogo e nem o Flamengo", disse Pedro Abad. Eduardo Bandeira de Mello, por sua vez, evitou a discussão.


"Eu tenho esperança que os dois clubes possam participar juntos. Se o Fluminense quiser compartilhar a gestão conosco, ótimo. Caso não queira correr risco e jogar sob a gestão do Flamengo, tudo bem. Assim como Vasco e Botafogo também. Não queremos brigar com ninguém", avaliou.


O Maracanã ficou fechado por meses em estado de abandono devido aos problemas de concessão. Atualmente, a Odebrecht cuida do estádio, mas deve repassar a concessão à Lagardère. O Flamengo teria interesse em participar da disputa aliado ao Fluminense, segundo o GloboEsporte.com. Já o Tricolor teria preferência pela empresa francesa.
 Guto Ferreira se mostra contrário à torcida única e pede reflexão sobre a violência
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
O técnico Guto Ferreira passará por uma experiência diferente em sua carreira nesta quinta (27). Contra o Vitória, pela primeira partida das semifinais da Copa do Nordeste, o treinador do Bahia verá o Barradão apenas com torcedores rubro-negros. Questionado sobre a implantação da torcida única, o comandante tricolor se mostrou contrário.
 
"Sinceramente acho que torcida única não. Eu já trabalhei sem torcida, mas única não. Particularmente prefiro o espetáculo com as duas torcidas. Mas posso dizer com toda sinceridade, a vida não tem preço", declarou.
 
Apesar de se mostrar contrário à decisão, Guto Ferreira pediu uma reflexão sobre a violência e fez um comparativo com a tragédia envolvendo a delegação da Chapecoense, no final do ano passado. A possibilidade de torcida única nos clássicos entre Bahia e Vitória surgiu após a morte do torcedor Carlos Henrique de Deus (relembre). 
 
"Nesse momento cabe a todos refletirmos, queria que os que e estavam envolvidos no episódio que gerou isso, será que valeu a pena? Eu em dezembro perdi 50 e poucos amigos em um acidente aéreo, e a dor, a ferida não vai cicatrizar nunca. Muitas vezes a gente está pensando na família de cada, um e eu imagino que quem perdeu um amigo pode estar em uma situação parecida, mas será que vingança é importante? Um menino de 17 anos, os motivos talvez banais, muito pouco para se tirar a vida. Gostaria que não fosse [torcida única]", indicou.
 
Bahia e Vitória se enfrentam na noite desta quinta, às 20h30.
Peñarol culpa Palmeiras e Felipe Melo por briga: 'Se fazem de bonzinhos'
Foto: Reprodução / Twitter
Os dirigentes do Peñarol culparam Felipe Melo e os seguranças do Palmeiras como os culpados pela briga generalizada que aconteceu no estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu. De acordo com o presidente Juan Pedro Damiani, o volante do alviverde incitou a confusão ao atingir o meia Matías Mier com um soco.

"Felipe Melo produziu toda a violência. No futebol se ganha e se perde, mas não podemos permitir que isso transborde. Felipe Melo armou a confusão quando acertou um soco em Mier. Os jogadores foram à arquibancada para tentar apaziguar. É lamentável, viemos viver uma grande festa", afirmou Damiani em entrevista à rádio Sport 890. Diretor do Peñarol, Ignacio Ruglio acusou o Palmeiras de criar um clima de enfrentamento.




"Os brasileiros trazem 30 seguranças que, em vez de separar (a briga), golpeavam tudo que se movia. Quando aparecem os juízes, se fazem de bonzinhos", criticou.


O Palmeiras venceu o duelo contra o Peñarol após marcar três gols e reverter a vantagem de 2 a 0 dos uruguaios. O triunfo, pelo grupo 5 da Libertadores, colocou o Verdão na ponta da tabela, com 10 pontos. O Peñarol, por sua vez, caiu para a quarta e última posição do grupo, com apenas três pontos conquistados.
Quinta, 27 de Abril de 2017 - 07:45

Com torcida única, Vitória e Bahia iniciam disputa por vaga na final do Nordestão

por Glauber Guerra / Ulisses Gama
Com torcida única, Vitória e Bahia iniciam disputa por vaga na final do Nordestão
Fotos: Jefferson Peixoto/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
Vitória e Bahia entram em campo nesta quinta-feira (26), às 20h30, no Barradão, pelo primeiro jogo da semifinal da Copa do Nordeste.O clássico será de torcida única. A determinação foi da CBF, que ordenou torcida única nos Ba-Vi’s, após pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA). 

O meio-campista Cleiton Xavier lamentou a decisão da entidade máxima do futebol brasileiro, mas pediu foco ao seu time.  “A gente lamenta pelo fato da violência... Mista seria legal pelo espetáculo, pelos familiares que iriam ao jogo e pelo bem do futebol. Como a gente vai jogar só com nossa torcida [nesta quinta], dentro de campo temos que fazer a diferença. Não importa ser vai ser mista ou única”, comentou o jogador, 

Recuperado de um desconforto muscular, o volante Willian Farias está confirmado no jogo. Ele espera que sua equipe possa fazer valer o mando de campo para largar em vantagem.  “Precisamos fazer valer nosso mando de campo para conquistarmos um grande resultado diante do Bahia, que tem uma equipe muito qualificada. Tenho certeza que será uma grande partida, mas estaremos em casa e queremos o resultado positivo para abrirmos uma vantagem visando o duelo de volta na Arena Fonte Nova”, declarou o capitão. 

O atacante Kieza foi relacionado para o confronto, após se recuperar de uma lesão muscular, porém ele ficará como opção no banco de reservas.

Derrotado no primeiro clássico da temporada, o Bahia quer dar o troco no rival e, de quebra, ficar em vantagem para decidir a vaga nas finais no próximo domingo (30), às 16h, na Arena Fonte Nova. Assim como o rubro-negro, o tricolor conta com retornos em sua equipe. Recuperados de lesão, o zagueiro Jackson e o volante Edson foram relacionados e estão à disposição.
 
Por outro lado, o Esquadrão não terá o lateral-direito Eduardo, que recebeu um cartão vermelho no jogo contra o Sergipe, pelas quartas de final, e será obrigado a cumprir suspensão. O substituto será o polivalente Éder, que vê o confronto com clima de revanche. 
 
"Com certeza, ninguém gosta de perder. Assim como o Vitória está, o Paraná também está entalado. Quem vence a gente vai ficar entalado. Da mesma forma que eles ganharam na nossa casa, a gente vai chegar para ganhar na casa deles", afirmou Éder.
 
FICHA TÉCNICA
Vitória x Bahia
Copa do Nordeste – semifinal (1º jogo)
Local: Barradão, em Salvador
Data: 27/04/2017
Horário: 20h30
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Lorival Candido das Flores (RN) e Luis Carlos de França Costa (RN)

Vitória: Fernando Miguel, Patric, Fred, Kanu e Geferson; Willian Farias, Bruno Ramires, Cleiton Xavier e Euller; David e André Lima. Técnico Argel Fucks.

Bahia: Jean; Éder, Tiago, Lucas Fonseca e Pablo Armero; Edson, Renê Júnior e Régis; Allione, Edigar Junio e Hernane. Técnico: Guto Ferreira.
Quinta, 27 de Abril de 2017 - 07:30

Palmeirenses reclamam de atitude de uruguaios após jogo: 'Fizeram uma tocaia'

por Estadão Conteúdo
Palmeirenses reclamam de atitude de uruguaios após jogo: 'Fizeram uma tocaia'
Foto: Reprodução / Fox Sports
Ao fim do jogo em Montevidéu, nesta quarta-feira, os jogadores de Peñarol e Palmeiras se envolveram em uma confusão, estendida às arquibancadas do estádio Campeón del Siglo. Os uruguaios tentaram agredir o volante Felipe Melo, que tentou se afastar do conflito. O palmeirense foi perseguido por Mier e deu um soco no atleta do Peñarol.

Os palmeirenses não conseguiram entrar no vestiário na primeira tentativa porque o portão estava fechado e houve empurra-empurra com os seguranças. "Fizeram uma tocaia. Trancaram o portão. Isso aqui não é Libertadores. Pode ser qualquer coisa, mas não é Libertadores. O presidente da Conmebol parece diferente de outros que tiveram problemas judiciais. Esperamos que haja punições. Fica nossa lamentação e nosso repúdio para Conmebol tomar uma providência", afirmou o diretor de futebol do Palmeiras, Alexandre Mattos.



Imagens do canal de TV a cabo Fox Sports mostraram que o atacante Willian ficou com o rosto machucado. O goleiro Fernando Prass sofreu um corte na boca. Enquanto isso, a torcida do Peñarol invadiu a área reservada aos palmeirenses e iniciaram uma briga.

"Eu tenho uma admiração grande pelo Peñarol por sua história, mas foi premeditado. Fecharam os portões, os seguranças da casa nos impediram de sair. Lamentável. Viemos para jogar futebol. O Peñarol foi melhor no primeiro tempo e o Palmeiras melhor no segundo", afirmou o técnico Eduardo Baptista.




Nervoso com tudo o que se passava na saída do campo, o treinador palmeirense se exaltou na entrevista coletiva quando perguntado sobre Willian. "Willian é um jogador diferenciado. Até aproveitar a sua pergunta. Sou um cara educado e respeitador. Vocês estão no dia a dia e respeito. Mas colocaram algumas coisas sobre a minha pessoa que vai além do campo. Além da parte tática, sobre se substituiu mal. Isso respeito. Escutei de uma pessoa importante, um cara que admiro e sou fã há muito tempo. Falar que o Róger Guedes jogou contra a Ponte Preta porque o Mattos escalou e que sou um treinador maleável. Sou um cara muito sério. Batalhei para estar aqui. Exijo respeito. Essa pessoa não falou quem era a sua fonte. Eu sou responsável", esbravejou Eduardo Baptista, chegando a bater a mão na mesa por duas vezes.
Após 13 meses sem banheiros, piscina olímpica de Salvador pode ter obra concluída
Foto: Divulgação / Sudesb
Após um hiato de sete anos sem uma piscina olímpica, Salvador ganhou um novo espaço em março do ano passado (leia mais aqui). No entanto, apenas neste ano o local terá 100% de sua estrutura construída. Em março de 2016, o equipamento foi inaugurado sem banheiro fixos. Uma empresa de Curitiba venceu a licitação na última segunda-feira (24) e terá um prazo de 60 dias para entregar as instalações prontas. De acordo com o diretor de operações de espaços esportivos da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Marcos Andrade, a demora deveu-se a inúmeros insucessos em licitações anteriores. Só em 2016, foram três. “No ano passado, houve uma empresa ganhadora, mas não conseguiu entregar os atestados necessários. Nas outras duas vezes, as empresas que se apresentaram não conseguiram a documentação necessária”, explicou, em entrevista ao Bahia Notícias. Ainda segundo Andrade, caso o prazo de 60 dias não seja respeitado, a segunda colocada no processo de licitação assumirá a responsabilidade – uma empresa pernambucana ficou na segunda posição. A demora de mais de um ano para a instalação dos banheiros fez com que, no dia de abertura das atividades na piscina, fossem necessários banheiros improvisados em contêineres específicos. “A empresa ganhadora naquele momento não conseguiu entregar tudo. Ela tinha um prazo que batia com o período de inauguração. Então, foi pedindo aditivo de prazo, aditivo de prazo... Esses processos são complexos. Então, quando foi possível, rompemos o contrato com a empresa”, concluiu. Neste ano, tudo indica que a capital baiana ganhará mais uma piscina com padrões olímpicos. A estrutura, utilizada nos Jogos Olímpicos Rio 2016, será remontada na Pituba (leia mais aqui).
Quarta, 26 de Abril de 2017 - 20:30

Conmebol descobre desvios de quase US$ 130 milhões em 15 anos

por Estadão Conteúdo
Conmebol descobre desvios de quase US$ 130 milhões em 15 anos
Foto: Divulgação
Após uma longa investigação interna, a Conmebol comprovou nesta quarta-feira uma série de irregularidades em suas contas nas gestões de Nicolás Leoz, Eugenio Figueredo e Juan Angel Napout. De acordo com as provas apresentadas em congresso extraordinário realizado em Santiago, no Chile, quase US$ 130 milhões foram desviados no futebol sul-americano entre 2000 e 2015.

A investigação foi liderada pela própria Conmebol e conduzida pela empresa Ernst & Young, a mesma que trabalhou na investigação de corrupção na Fifa. No relatório, apresentado nesta quarta, foram denunciados desvios de US$ 128,6 milhões (quase R$ 410 milhões), e alguns dos dirigentes da entidade sul-americana disseram acreditar que a quantia pode superar os US$ 140 milhões.

Foram confirmados desvios de US$ 26,9 milhões para contas pessoais de Nicolás Leoz, US$ 33,3 milhões em transferências bancárias para contas não identificadas, US$ 10,4 milhões em instruções de pagamentos a terceiros suspeitos e US$ 55 milhões em transferências bancárias a favor de terceiros sem suporte documental adequado.

Ainda de acordo com o relatório apresentado pela Conmebol, os três ex-presidentes e outros ex-dirigentes envolvidos nos desvios deverão ser investigados por apropriação, associação criminal, lavagem de dinheiro e lesão de confiança.

Nicolás Leoz foi presidente da Conmebol de 1986 a 2013 e seria o responsável pela maior parte destes delitos. Ele está em prisão domiciliar em Assunção e aguarda pedido de extradição para os Estados Unidos. Já Eugenio Figueredo e Juan Angel Napout sucederam Leoz em curtos períodos e também estão presos por envolvimento em casos de corrupção.
 
Quarta, 26 de Abril de 2017 - 19:55

Torcedor do Bahia entra com ação na Justiça para ver o Ba-Vi no Barradão

por Ulisses Gama
Torcedor do Bahia entra com ação na Justiça para ver o Ba-Vi no Barradão
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Mesmo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acatando a recomendação do Ministério Público da Bahia e implantando torcida única nos próximos Ba-Vis (leia aqui), um torcedor do Bahia pretende acompanhar o clássico desta quinta-feira (27), às 20h30, no Barradão, pelo primeiro jogo das semifinais da Copa do Nordeste. O servidor público Daniel Reis Dantas Silva, de 38 anos, decidiu entrar com uma ação na 9ª Vara do Consumidor para acessar o estádio do rubro-negro. "Eu comprei o ingresso antecipadamente e 48 horas antes do jogo a CBF acatou a recomendação do Ministério Público. Como consumidor lesado, procurei o juizado especial do consumidor e solicitei o meu direito para ir ao jogo. Dei entrada na ação contra a CBF, o Vitória e a Federação Bahiana de Futebol. Sou cidadão de bem, não participo de torcida organizada e nunca participei de confusão. Acompanho o Bahia não só aqui, como também nos outros estados", declarou, em entrevista ao Bahia Notícias. Caso Daniel consiga a liminar, essa não será a primeira vez em que um adepto consegue entrar em um estádio com o apoio da Justiça. Em 2013, quatro torcedores do Corinthians assistiram ao jogo contra o Millionarios, pela Libertadores daquele ano, após terem sido autorizados pelo júri. Naquela ocasião, o clube paulista havia sido condenado e punido com o jogo de portões fechados. "Vi que torcedores do Corinthians conseguiram uma liminar em 2013 e tomei essa decisão. Me sinto mal ao ver o Bahia em Salvador e não poder assistir. Aleguei que fui desrespeitado", indicou. A decisão sobre o caso do torcedor deve sair nesta quinta-feira.
Quarta, 26 de Abril de 2017 - 19:45

Vitória finaliza preparação para pegar o Bahia; Kieza ficará no banco

por Glauber Guerra
Vitória finaliza preparação para pegar o Bahia; Kieza ficará no banco
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O Vitória finalizou na noite desta quarta-feira (26), no Estádio Manoel Barradas, a preparação para o duelo contra o Bahia. O treino foi “semiaberto”. Os jornalistas só puderam acompanhar os 15 minutos iniciais, quando os jogadores realizavam aquecimento. Logo depois, a imprensa foi convida a deixar o local.

Segundo a assessoria de imprensa do clube, o técnico Argel Fucks comandou um trabalho tático com dois times e em campo reduzido. Ele treinou bola parada ofensiva e defensiva, bem como cobranças de pênaltis e faltas.

O atacante Kieza, que se recuperou de um problema muscular, ficará como opção no banco de reservas. O ataque será formado por David e André Lima.

Desta forma, o Vitória vai a campo com: Fernando Miguel, Patric, Fred, Kanu e Geferson; Willian Farias, Bruno Ramires, Cleiton Xavier e Euller; David e André Lima.

O clássico contra o Bahia acontece nesta quinta-feira (27), às 20h30, no Barradão, válido pelo primeiro jogo da semifinal da Copa do Nordeste.
Jornal francês põe Tite como 22º melhor treinador do mundo
Foto: Divulgação / CBF
Numa lista dos 50 melhores treinadores do mundo, o técnico da Seleção Brasileira, Tite, aparece na 22ª posição. O ranking foi feito pelo jornal francês L'Equipe. A publicação ainda falta elencar os 20 primeiros, mas o brasileiro aparece à frente de nomes como Rafa Benitez e Louis Van Gaal.

“Pouco conhecido na Europa, Tite é um dos mais respeitados treinadores no Brasil. Desde sua chegada, a seleção brasileira ganhou seus sete jogos de qualificação para a Copa do Mundo de 2018. Tite é inspirado pelo futebol italiano, com seu conhecimento tático e a sua sede de aprender sempre. Admirador de Ancelotti, prático e confortável com jogadores como o italiano, sabe consolidar suas estrelas e colocou o grupo em condições ideais", diz a matéria.

O outro brasileiro na atual lista é Luiz Felipe Scolari, 41º na lista. A publicação traz o campeão mundial de 2002 como um nome em declínio no cenário mundial. "Após terrível queda na Copa do Mundo de 2014, ele poderia parar com tudo. Já vencedor da Copa do Mundo de 2002 com o Brasil, que não tinha nada a provar. Mas, convencido de que ele ainda tinha um papel a desempenhar no futebol, Luiz Felipe Scolari decidiu pelo exílio na China em 2015, em busca de redenção. No comando do Guangzhou Evergrande, ele ganhou tudo o que havia para vencer", caracterizou.

Nomes como Pep Guardiola, José Mourinho, Zinedine Zidan, Carlo Ancelotti e Diego Simeone devem aparecer entre os primeiros colocados na próxima publicação do jornal.


Quarta, 26 de Abril de 2017 - 19:15

Recuperados, Edson e Jackson são relacionados para enfrentar o Vitória

por Ulisses Gama
Recuperados, Edson e Jackson são relacionados para enfrentar o Vitória
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
O Bahia vai reforçado para enfrentar o Vitória nesta quinta-feira (27), às 20h30, no Barradão, pela primeira partida das semifinais da Copa do Nordeste. Em lista divulgada nesta quarta (26), o zagueiro Jackson e o volante Edson foram relacionados para a partida pelo técnico Guto Ferreira.
 
Os dois atletas, que estavam lesionados, treinaram normalmente durante a semana. Por outro lado, o Esquadrão não terá os laterais Eduardo e Wellington Silva. o primeiro tem que cumprir suspensão após ter sido expulso na segunda partida das quartas de final, enquanto Wellington se recupera de lesão no joelho.
 
Confira a lista:
 
Goleiros: Anderson e Jean
Laterais: Armero e Matheus Reis
Zagueiros: Éder, Jackson, Lucas Fonseca, Tiago e Rodrigo Becão
Meio-campistas: Allione, Diego Rosa, Edson, Feijão, Juninho, Matheus Sales, Regis, Renê Júnior e Zé Rafael
Atacantes: Edigar Junio, Hernane, Gustavo, Maikon Leite e Mário
Quarta, 26 de Abril de 2017 - 18:30

Ex-jogadores do Conquista chegam ao Cajazeiras e técnico comenta contratações

por Matheus Caldas
Ex-jogadores do Conquista chegam ao Cajazeiras e técnico comenta contratações
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
O PFC-Cajazeiras segue se reforçando para a disputa da Série B do Campeonato Baiano. Nesta quarta-feira (26), o clube soteropolitano anunciou as contratações de três jogadores que jogaram a elite pelo Vitória da Conquista: os laterais Fieta e William Santos e o zagueiro Lucivaldo.

Técnico da equipe, Eduardo Bahia, que trabalhou com o trio no Bode este ano, elogiou os atletas e explicou como o plantel vem sendo montado. “Há muitos jogadores aqui que eu indiquei. Jogadores de Brasília, de São Paulo, que tenho uma boa leitura. Monitorei muitos jogadores", disse, em entrevista ao Bahia Notícias.

De acordo com o técnico, o grupo montado deve ser uma base para o que a comissão pretende para 2018. “Logicamente, com muita humildade, mas sempre com o pensamento de ganhar, ser campeão, respeitando os adversários. Mas estamos pensando num projeto grandioso para o futebol baiano”, projetou.

Na Série B, o próximo adversário do Cajazeiras será o Atlético de Alagoinhas, neste sábado (29), no Joia da Princesa.


Com treino tático, Bahia finaliza preparação para 1ª semifinal da Copa do Nordeste
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
O elenco do Bahia está pronto para o primeiro de quatro clássicos decisivos contra o Vitória. Na tarde desta quarta-feira (26), no Fazendão, o técnico Guto Ferreira comandou a última atividade antes da partida desta quinta-feira (27), pelo primeiro jogo das semifinais da Copa do Nordeste.
 
Em mais uma atividade fechada para a imprensa, o grupo tricolor realizou um treinamento tático, onde a provável equipe que entra em campo foi escalada e ajustada pelo treinador. 
 
A tendência é de que a formação inicial seja a seguinte: Jean; Éder, Tiago Jackson e Armero; Edson, Juninho e Régis; Allione, Edigar Junio e Hernane. 
 
No segundo momento do treino, o auxiliar técnico André Luís comandou um treinamento de bolas paradas, com foco especial na parte defensiva. Faltas laterais, frontais, escanteios e pênaltis foram simulados.
 
Ao fim da atividade, os atletas relacionados seguiram para a concentração. Bahia e Vitória se enfrentam às 20h30, no Barradão.
Quarta, 26 de Abril de 2017 - 17:45

Cleiton Xavier lamenta torcida única e prevê grande jogo contra o Bahia

por Glauber Guerra
Cleiton Xavier lamenta torcida única e prevê grande jogo contra o Bahia
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O meio-campista Cleiton Xavier, do Vitória, lamentou a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que ordenou torcida única nos Ba-Vi’s, após pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA) (leia mais aqui). Salvador viverá uma maratona de clássicos. Serão quatro jogos. Dois pela Copa do Nordeste e dois pela decisão do Campeonato Baiano. O primeiro é nesta quinta-feira (26), às 20h30, no Barradão, pela partida de ida das semifinais do Nordestão. O segundo duelo acontecerá no domingo (30), às 16h, na Arena Fonte Nova. Os outros dois acontecerão nos dias 3 e 7 de maio, na Arena e Manoel Barradas, respectivamente, pelo certame estadual. “A gente lamenta pelo fato da violência... Mista seria legal pelo espetáculo, pelos familiares que iriam ao jogo e pelo bem do futebol. Como a gente vai jogar só com nossa torcida [nesta quinta], dentro de campo temos que fazer a diferença. Não importa ser vai ser mista ou única”, comentou o jogador, em entrevista coletiva. Cleiton prevê um grande jogo, mas com muita dificuldade. “Vai ser um jogo dificílimo. A gente sabe como é o clássico. Nosso time joga para frente e a gente espera fazer um grande jogo”, pontuou.
Série D: Jacobina projeta elenco com até 22 jogadores e espera apoio do Governo do Estado
Foto: Matheus Caldas / Bahia Notícias
O Jacobina traça seu planejamento para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. Com apenas oito jogadores remanescentes do Baianão. Com a reapresentação marcada para esta segunda-feira (1º), a diretoria vem dando uma atenção maior ao setor de ataque na hora de procurar as contratações, segundo o presidente Rafael Damasceno.

“Alguns jogadores do Baiano permanecerão e começaremos a fechar com outros jogadores para dar uma reforçada principalmente no setor da frente. Nosso ataque não funcionou no Baiano. Vamos refazer nosso ataque todo”, revelou, em entrevista ao Bahia Notícias.

De acordo com o dirigente, a tendência é que o elenco seja basicamente formado por jogadores de equipes que terminaram sua participação no estadual. “Veremos jogadores que ficarão parados nessa entressafra. Já estamos em contatos com jogadores dessas equipes. Vamos acertar com o restante pra fechar um grupo com 20 a 22 jogadores”, informou.

Para o dirigente jacobinense, um eventual apoio do Governo do Estado será fundamental num possível acesso de um clube baiano (entenda aqui). “Caso chegue o apoio do Governo, dá pra pensar até em subir. Dá para fazer uma grande Série D. Converso muito com o Roberto Carlos [presidente da Juazeirense]. Segundo ele, houve uma sinalização positiva. Conversei também com o vice do Flu de Feira [Luiz Paolilo Filho] e estamos marcando de em Salvador para alinhar isso aí”, pontuou.

O Jegue da Chapada está no grupo A9 da competição nacional. A estreia será no dia 21 de maio, em casa, contra o Sergipe.
Rodrigo Chagas, ex-jogador do Vitória tem muita história pra contar! Ele é o convidado do Papo Catiguria dessa semana. Acompanhe o primeiro tempo!
Atacante do Vitória, Paulinho é condenado a pagar R$ 76 mil a clube da Bulgária
Foto: Maurícia da Matta/ Divulgação / Vitória
O atacante Paulinho foi condenado pela Fifa a pagar uma indenização de 21 mil euros (R$ 76 mil) ao Ludogorets (Bulgária), por conta de sua transferência para o clube, em 2012, vindo do XV de Piracicaba. Na época, o atleta de 28 anos abandonou a agremiação búlgara sob a prerrogativa de ter sido abandonado pelos dirigentes. Ele ficou apenas dez dias no clube. Os paulistas também foram penalizados no valor de 71 mil euros (182 mil). Em caso de não pagamento, o XV pode perder pontos de competições oficiais e, no caso de Paulinho, ele pode ser impedido de jogar por até seis meses. A Fifa entendeu que houve erro por parte do jogador e do clube brasileiro no processo de transferência. “Há cerca de um mês, a Fifa condenou o XV pelo que aconteceu em 2012, quando o Paulinho foi emprestado para a Bulgária e houve alguns erros no contrato feito com a gestão anterior, além do erro do Paulinho por ter abandonado lá. Nós temos que arrumar nesta semana um valor de R$ 300 mil para o XV não ir para o Conselho Disciplinar da Fifa e não ser punido em campeonatos e com pontos, vocês [jornalistas] sabem como a Fifa pune”, disse o presidente do clube, Celso Christofoletti, ao Globoesporte.com. A entidade máxima do futebol não estipulou prazo para o pagamento da multa, mas tenta o quanto antes quitar essa dívida para evitar punições futuras. Segundo o site, o clube tenta um contato com o jogador rubro-negro para saber sobre seu intuito de pegar esse montante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário