sexta-feira, 14 de abril de 2017

LAVA JATO, LISTA DE FACHIN, REFORMA DA PREVIDÊNCIA, "BOMBA MÃE" FOI LANÇADA NO AFEGANISTÃO...

Quinta, 13 de Abril de 2017 - 23:55/Fonte Bahia Notícias 

Emilly vence BBB17 com 58% dos votos

Emilly vence BBB17 com 58% dos votos
A gaúcha Emilly foi a vencedora do BBB17, com % dos votos do público. A manauara Vívian ficou em segundo lugar, com 41%. A votação da final bateu o recorde da temporada, com 140 milhões de votos pela internet, telefone ou mensagem. Nascida em Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul, e com 20 anos, Emilly Araújo foi uma das primeiras participantes a pisar dentro da casa mais vigiada do país. Nas primeiras semanas, ela disputou uma vaga com sua irmã gêmea, Mayla. Emilly iniciou o programa com uma amizada forte com Roberta, mas a relação ficou estremecida após a gaúcha iniciar seu romance com o médico Marcos. Ela foi a que mais enfrentou paredões nesta edição do reality: foram sete, se contabilizado o da final. Em todos, garantiu uma votação expressiva a seu favor. Mas a participação de Emilly chamou a atenção até de quem não acompanhava diariamente o programa. Marcos foi acusado de agredí-la física e psicologicamente durante a fase final do programa - por causa de beliscões dados na sister durante uma das inúmeras brigas do casal, o médico foi expulso do programa e agora enfrenta uma investigação. Emilly foi líder por três vezes e ganhou o anjo uma vez.
Comunicado da ONU alerta sobre impactos do Escola sem Partido na educação brasileira
Foto: Divulgação / GOVBA
A Organização das Nações Unidas (ONU) recomendou, em comunicado publicado nesta quinta-feira (13), que o governo brasileiro tome atitudes necessárias para conduzir uma revisão dos projetos de lei (PLs) que tratam do Escola Sem Partido. De acordo com relatorias especiais do Alto Comissariado de Direitos Humanos da entidade,  as autoridades brasileiras devem assegurar a conformidade desses projetos com a base dos direitos humanos internacionais e a Constituição Federal de 1988. A legislação protege o direito à opinião, sem interferências, e o direito a buscar, receber e partilhar informações e ideias de todos tipos, independentemente de fronteiras ou meios, o que, segundo o documento, não está claro nos PLs. Os relatores pedem um posicionamento do Brasil em 60 dias, mas a resposta não é obrigatória. Segundo a Agência Brasil, o comunicado afirma que, por não definir o que é doutrinação política e ideológica, propaganda político-partidária e educação moral, a proposição permite "alegar que um professor está violando as regras pelo fato de autoridades ou pais subjetivamente considerarem a prática como propaganda político-partidária". Além disso, o Escola Sem Partido poderá retirar das salas de aula, "discussões de tópicos considerados controversos ou sensíveis, como discussões de diversidade e direitos da minorias". O documento é assinado por Koumbou Boly Barry, relatora especial para o direito humano à educação; David Kaye, relator especial para promoção e proteção do direito à liberdade de opinião e expressão; e Ahmed Shaheed, relatora especial para liberdade de religião e de crença.
Lista de Fachin triplica número de inquéritos da Lava Jato no Supremo
Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil
O número de inquéritos relacionados à Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF) triplicou depois que o ministro Edson Fachin autorizou 76 novas investigações este mês, passando de 37 para 113. De acordo com levantamento feito pelo G1, a quantidade de investigados também teve aumento significativo, ao saltar de 109 para 195. Já o total de partidos envolvidos mais que dobrou. Antes eram 8, agora, somam 18. O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) lidera a lista de políticos com mais inquéritos na Lava Jato, com 12. Ele ainda possui uma ação penal e outros três inquéritos fora da operação. Levando em conta apenas a lista de Fachin, o maior número de inquéritos é contra os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Romero Jucá (PMDB-RR), com cinco cada.
Na Bahia, 3,6 milhões de pessoas devem ser vacinadas contra a gripe
Foto: Pedro Ventura/ Agência Brasília
A campanha nacional de vacinação contra a gripe que começa na próxima segunda-feira (17) vai disponibilizar 3,9 milhões de doses da vacina para a Bahia, destinadas para um público-alvo de 3,6 milhões de pessoas. Em todo país, 54,2 milhões de pessoas devem ser imunizadas com 60 milhões de doses da vacina até o dia 26 de maio. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 90% da população prioritária, considerada de risco para complicações por gripe. O público-alvo da campanha é composto por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional.
Quinta, 13 de Abril de 2017 - 21:10

Dentro de casa, Vitória perde para o Paraná e se complica na Copa do Brasil

por Matheus Caldas
Dentro de casa, Vitória perde para o Paraná e se complica na Copa do Brasil
Foto: Maurícia da Matta / Divulgação / EC Vitória
O Vitória se complicou na Copa do Brasil. A equipe rubro-negra foi derrotada por 2 a 0 para o Paraná, nesta quinta-feira (13), no Barradão, no primeiro jogo da quarta fase do torneio. A partida de volta acontecerá na próxima quarta-feira (19), às 19h30, em Curitiba. O Leão precisará vencer por três gols de diferença. Confira a matéria completa na coluna Esportes!
Camaçari: Mulher morre na porta de casa ao atender pedido de socorro
Foto: Reprodução / Google Street View
Um mulher de 55 anos morreu na porta da própria casa, nesta quarta-feira (12), depois de ser atingida por uma bala perdida. A delegada Thaís Siqueira, que investiga o caso, informou que a vítima foi baleada ao atender o pedido de socorro de uma das passageiras de um veículo assaltado na região do bairro Verde Horizonte, onde morava. Dois homens armados abordaram o veículo e pediram os pertences dos passageiros. Após uma delas fugir para pedir ajuda, os criminosos atiraram. Um dos tiros atingiu a dona de casa, que foi até a porta de casa ao ouvir os gritos de socorro. A vítima chegou a ser levada para o Hospital Geral de Camaçari (HGC), mas não resistiu. Não houve outros feridos. A polícia ainda investiga a identidade dos criminosos.
Setor de serviços da Bahia registra queda de 5,0% em fevereiro
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
O setor de serviços na Bahia apresentou queda de 5,0% em fevereiro deste ano na comparação com o mês anterior. De acordo com dados divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (13), este foi o quarto pior resultado entre todos os estados brasileiros, ficando à frente de Pernambuco (-5,2%), Espírito Santo (-5,3%) e Ceará (-9,8%). Considerando todo o país, o setor de serviços teve crescimento de 0,7%. Na comparação com fevereiro do ano passado, a queda registrada na Bahia é de 5,5%, após o leve crescimento de 0,6% verificado em janeiro. A retração no estado foi puxada pelo desempenho ruim nas atividades de transportes e correios, a que mais pesa no setor.
Federação das Indústrias da Bahia defende corte maior na taxa básica de juros
Foto: Bahia Notícias
O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Ricardo Alban, defende uma redução mais ousada na taxa básica de juros. Segundo ele, a medida ajudaria o setor industrial a puxar o crescimento da economia. “Isso permitiria a recuperação da produção e do emprego, estimulando a retomada do crescimento econômico, sem comprometer a estabilidade dos preços”, avalia Alban. Nesta quarta-feira (12), o Banco Central (BC) anunciou redução da taxa em 1 ponto percentual, de 12,25% ao ano para 11,25% ao ano. Este corte foi o quinto consecutivo realizado pelo BC e o maior dos últimos oito anos.
Em nota, ACM Neto fala de encontro com delator e nega caixa 2 da Odebrecht
Foto: Cláudia Cardozo / Bahia Notícias
O prefeito ACM Neto divulgou nota nesta quinta-feira (13) na qual ele confirma um encontro com André Vital, diretor do Grupo Odebrecht na Bahia que delatou um pagamento de R$ 1,8 milhões via caixa 2 para a campanha eleitoral de 2012 do atual prefeito. ACM Neto, no entanto, afirma que o pagamento foi registrado na Justiça Federal e assegura que suas contas de campanha não apresentam irregularidades. "Estive com o senhor André Vital, diretor do Grupo Odebrecht na Bahia, que me informou que a empresa estaria disposta a colaborar com a nossa campanha a prefeito de  Salvador em 2012. Indiquei um colaborador da nossa campanha  para tratar do assunto. Eles se encontraram e ficou acertado que a Odebrecht faria doação para a nossa campanha através do nosso partido, o Democratas", diz o comunicado do prefeito. Uma petição sobre o caso foi encaminhada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF) à Justiça Federal na Bahia e à Procuradoria da República na Bahia. Cabe a esta última decidir se pede abertura de inquérito contra o prefeito. "Não houve doação de caixa 2 para a nossa campanha. Estou  tranquilo e pronto para prestar todos os esclarecimentos que forem necessários neste caso", assegurou ACM Neto no comunicado.
Quinta, 13 de Abril de 2017 - 20:00

Donald Trump diz que uso de bomba no Afeganistão foi um 'evento bem-sucedido'

por Victor Rezende | Estadão Conteúdo
Donald Trump diz que uso de bomba no Afeganistão foi um 'evento bem-sucedido'
Foto: Força Aérea dos Estados Unidos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou o lançamento de uma bomba americana no leste do Afeganistão nesta quinta-feira. Segundo o republicano, o uso da "mãe de todas as bombas" em solo afegão foi um "evento bem-sucedido". Na Casa Branca, Trump disse que os EUA têm o melhor exército do mundo e que seu governo deu a autorização para a operação. A bomba lançada foi uma GBU-43, chamada de "mãe de todas as bombas", por ser a maior bomba não nuclear do arsenal americano. Segundo o Pentágono, a intenção era reduzir obstáculos na área e manter o impulso na ofensiva contra militantes do grupo terrorista Estado Islâmico. O presidente americano também foi questionado sobre a Coreia do Norte. Trump repetiu que a Coreia do Norte é um problema e que a China tem ajudado os EUA na contenção da "ameaça" de Pyongyang.
Mucuri: Irmãs são presas por torturar amante de marido; homem atraiu vítima
Foto: Reprodução / Cidade Brasil
Duas irmãs foram presas em flagrante na última terça-feira (11) por espancar e torturar o marido de uma delas, no município de Mucuri. De acordo com o delegado Samuel Martins, que investiga o caso, o marido de uma das agressoras foi o pivô da situação, mas conseguiu fugir. Ele é suspeito de atrair a vítima para o local do crime. Segundo o G1, a polícia informou que a vítima foi espancada e torturada por cerca de 30 minutos, além de sofrer ameaça de ter os cabelos e as sobrancelhas raspados e pimenta jogada nas partes íntimas. "Ela [vítima] foi imobilizada, levou chutes, pontapés, e elas [as irmãs] jogaram pimentas nos ferimentos. A Polícia Militar chegou ao local após denúncia de vizinhos que ouviram os gritos da vítima. A situação poderia ter sido ainda mais grave caso a polícia não chegasse ao local", informou o delegado. A vítima passa bem após atendimento em uma unidade de saúde. Ela contou à polícia que já mantinha um relacionamento de seis meses com o amante. O homem a teria convidado para um encontro no lugar habitual, mas foi surpreendida pelos três, que a abordaram e iniciaram as agressões. As autoras do crime tiveram os celulares apreendidos com imagens das agressões. "Elas ainda conseguiram apagar algumas coisas, enviei os celulares para a perícia técnica e aguardo o resultado", afimrou Martins. As irmãs foram encaminhadas ao Conjunto Penal de Teixeira de Freitas.
Temer confirma encontro, mas nega negociação de propina para o PMDB em 2010; veja vídeo
Foto: Alan Santos / PR
O Palácio do Planalto divulgou um vídeo na tarde desta quinta-feira (13) em que o presidente Michel Temer nega ter participado de uma reunião em julho de 2010 para negociar o pagamento de propina ao PMDB. O presidente admite ter se encontrado com um "representante de uma das maiores empresas do país", mas afirma que não acertou pagamentos indevidos na ocasião. "É fato que participei de uma reunião em 2010 com um representante de uma das maiores empresas do país. A mentira é que nessa reunião eu teria ouvido referência a valores financeiros ou a negócios escusos da empresa com políticos. Isso jamais aconteceu", declarou o presidente. Ex-executivo da Odebrecht, Márcio Faria disse em sua delação premiada que participou de uma reunião comandada por Temer em que ficou acertado o pagamento de US$ 40 milhões de propina relativos a 5% de um contrato da empreiteira com a Petrobras. “Eu não tenho medo dos fatos, nunca tive, o que me causa repulsa é a mentira", afirmou o presidente no vídeo. Nesta quarta-feira (12) ele já havia divulgado nota na qual dizia que "jamais tratou de valores com o senhor Márcio Faria". Assista abaixo ao vídeo com o pronunciamento de Temer sobre o caso:
Jovem é baleado durante tentativa de assalto no Porto da Barra
Foto: Reprodução / Google Street View
Um homem de 20 anos foi baleado na tarde desta quinta-feira em um bar localizado na Barra. De acordo com a Central de Polícia, George Gomes Santos contou que estava no estabelecimento, no Porto da Barra, quando foi abordado por dois homens armados. Os suspeitos tentaram roubar os pertences da vítima, que reagiu. Ele foi atingido por disparos na virilha e no quadril. Os amigos de George o levaram para o Hospital do Subúrbio, onde foi socorrido. Não há informações sobre itens levados na tentativa de assalto. A 14ª Delegacia será responsável pela investigação do caso.
Quinta, 13 de Abril de 2017 - 18:40

Serviços dos Correios sofrem aumento de 7,48%

Serviços dos Correios sofrem aumento de 7,48%
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
O Ministério da Fazenda autorizou nesta quinta-feira (13) um aumento de 7,485% nas tarifas dos serviços postais e telegráficos prestados pelos Correios. O reajuste vale para os serviços nacionais e internacionais, e não se aplicam ao segmento de encomendas, como PAC e Sedex. Para entrar em vigor, a medida ainda depende da publicação da portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Com o aumento, a carta não comercial de até 20 gramas passa de R$ 1,15 para R$ 1,23. Segundo a Agência Brasil, a tarifa do telegrama nacional redigido pela internet passa de R$ 7,07 para R$ 7,60 por página. O preço da Carta Social, destinada aos beneficiários do programa Bolsa Família, permanece inalterado, em R$ 0,01. De acordo com os Correios, os serviços da estatal são reajustados todos os anos, com base na recomposição dos custos repassados à estatal, como aumento dos preços dos combustíveis, contratos de aluguel, transportes, vigilância, limpeza e salários dos empregados. As tarifas são atualizadas com base no Índice de Serviços Postais, indicador formado a partir de uma cesta de índices, como INPC, IPCA, e IGP-M.
Nasa anuncia que lua de Saturno possui elementos necessários para a existência de vida
Foto: Divulgação / Nasa
Os resultados de uma missão da Nasa em Saturno indicam que podem existir elementos necessários para a existência de vida em uma das luas do planeta. Relatórios publicados nesta quinta-feira (13) em um jornal científico aponta a larga existência de gás hidrogênio abaixo da superfície de um oceano na lua Enceladus. Segundo os pesquisadores, a presença do elemento tem potencial para proporcionar uma fote de energia química para a vida. "Isso é o mais próximo que já estivemos de identificar um lugar com os elementos necessários para um ambiente habitável. Esses resultados demonstram que a conexão entre as missões científicas da Nasa estão nos deixando mais próximos de responder se estamos sozinhos ou não", avaliou Thomas Zurbuchen, administrador do diretório de Missões Científicas da Nasa. Ainda de acordo com a Nasa, a ampla presença de hidrogênio no oceano da lua significa que micróbios poderiam usar o gás para obter energia ao combiná-lo com o dióxido de carbono dissolvido na água. Essa reação química está na origem do surgimento da vida na terra e pode ser fundamental para o aparecimento de vida em outro planeta.
Quinta, 13 de Abril de 2017 - 18:00

Relator avalia cálculo de aposentadoria partindo de 70% com ganhos crescentes

por Carla Araújo e Idiana Tomazelli | Estadão Conteúdo
Relator avalia cálculo de aposentadoria partindo de 70% com ganhos crescentes
Foto: Divulgação
O relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), avalia um novo modelo de regra de cálculo do benefício da aposentadoria que vai incentivar um tempo maior de contribuição pelos brasileiros. O jornal "O Estado de S. Paulo" apurou que a base de cálculo partiria dos 70%, considerando o cumprimento obrigatório de 25 anos de contribuição à Previdência. A partir desse momento, qualquer ano de contribuição adicional seria recompensado de maneira crescente na aposentadoria do trabalhador. A escala, obtida pelo jornal, consta na ata da reunião de quarta-feira (12) entre ministros do governo Michel Temer e deputados. Ela prevê que, entre os 25 e 30 anos de contribuição, o trabalhador adicionará a cada ano 1,5 ponto porcentual do salário de contribuição ao seu benefício. Entre os 30 e os 35 anos de contribuição, essa recompensa sobe para 2 pontos porcentuais a cada ano. Já entre os 35 e 40 anos de contribuição, o acréscimo será de 2,5 pontos porcentuais ao ano. Assim, quem chegar à idade mínima de 65 anos tendo contribuído por 40 anos poderá receber 100% de seu salário de contribuição, respeitando o teto do INSS, atualmente em R$ 5.531,31. Isso será possível, por exemplo, para quem começou a contribuir aos 25 anos e não interrompeu desde então. "Essa é uma das possibilidades que está na mesa, mas a palavra final é do relator", confirmou ao jornal o presidente da comissão especial da reforma na Câmara, deputado Carlos Marun (PMDB-MS). Com essa regra, o governo e o relator buscam solucionar o enorme problema em torno da regra de cálculo anterior, que exigia 49 anos de contribuição para a aposentadoria integral. A regra partia de um porcentual básico de 51% e acrescentava 1 ponto porcentual a cada ano. Parlamentares de diversas bancadas da base aliada do governo reclamaram da proposta e lembraram que o modelo estava provocando má compreensão por parte da população, que achava que teria de contribuir todo esse tempo para poder simplesmente requerer o benefício. A nova proposta de regra de cálculo também tem como vantagem o incentivo à permanência no mercado de trabalho, já que a recompensa no salário será maior quanto mais tempo ele contribuir para a Previdência, de acordo com uma fonte que participa das negociações. Por outro lado, haverá uma mudança na base de cálculo da aposentadoria: em vez de calcular o porcentual sobre as maiores contribuições equivalentes a 80% do período total, será considerada a média de 100% dos salários recebidos ao longo da vida.

Polícia incinera 5,5 toneladas de drogas; 0,5 tonelada de cocaína apreendidas em SSA
Foto: Divulgação / Polícia Federal
A Polícia Federal incinerou nesta quarta-feira (12) 5,5 toneladas de drogas apreendidas entre 2016 e 2017. Do total, meia tonelada de cocaína foi apreendida em março deste ano em um contêiner no Porto de Salvador. A droga estava empacotada em 20 bolsas, escondidas em um carregamento de pedras que tinha como destino final o porto de Antuérpia, na Europa. A Receita Federal suspeita que a técnica conhecida como "rip-off" - quando a droga é inserida em carga regular sem o conhecimento do proprietário - tenha sido utilizada. Foram incinerados ainda 4,8 toneladas de maconha e outros 176 kg de cocaína. A ação foi acompanhada por membros dos Ministérios Público Federal e Estadual, além de representantes da Diretoria de Vigila?ncia Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia. 
Renan ganha cargos em ministério e interrompe críticas ao Planalto, relata coluna
Foto: Fábio Pozzebom / Agência Brasil
Os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Jader Barbalho (PMDB-PA) foram agraciados pelo governo, nesta terça-feira (11), com cargos na Secretaria de Portos, órgão ligado ao Ministério dos Transportes. De acordo com informações da coluna Expresso, da revista Época, os benefícios dentro da estrutura do Palácio do Planalto devem ser suficientes para Renan suspender as críticas que vinha fazendo à gestão do presidente Michel Temer. No início do mês, Renan chegou a publicar um vídeo em suas redes sociais cobrando mudanças nas nos projetos enviados por Temer ao Congresso Nacional.
Helicóptero que caiu com filho de Alckmin tinha componentes desconectados, conclui relatório
Foto: Arquivo Pessoal
O relatório final do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), vinculado à Aeronáutica, sobre a queda de um helicóptero em Carapicuíba (SP), em abril de 2015, confirmou que componentes da aeronave estavam desconectados. O acidente matou Thomaz Rodrigues Alckmin, filho do governador paulista Geraldo Alckmin (saiba mais), além do piloto Carlos Haroldo Gonçalves e dos mecânicos Paulo Moraes, Erick Martinho e Leandro Souza. Segundo a Agência Brasil, o relatório apontou que s controles flexíveis (ball type) e alavancas (bellcranck), que são fundamentais para o piloto controlar a aeronave em voo, estavam desconectados antes da decolagem. Uma das hipóteses é que o mecânico a bordo tenha se distraído, sem perceber a intercorrência. O documento aponta ainda falhas na organização de trabalho: "a rotina de trabalho dos profissionais da organização de manutenção era suscetível a interferências e interrupções que promoviam quebra na sequência das atividades desenvolvidas". A empresa Helipark, proprietária do helicóptero, havia se pronunciado quando o primeiro relatório foi anunciado, dizendo que a hipótese de o helicóptero ter decolado com os componentes desconectados é absurda. "Equivalente a imaginar-se dirigir um automóvel com a barra de direção solta. Tratando-se de um helicóptero, o mero acionamento dos motores provocaria o tombamento lateral da aeronave ainda na pista".
Autor de denúncias que originaram Lava Jato vive escondido no exterior e teme represália
Foto: Reprodução / TV Globo
Hermes Magnus, empresário que fez as primeiras revelações à Justiça que levaram à Operação Lava Jato, atualmente vive escondido no exterior e com medo de sofrer alguma represália por ter sido o responsável pelo início das investigações contra alguns dos principais políticos do Brasil. Em entrevista ao programa Bom Dia Brasil, da TV Globo, ele relatou que já sofreu ameaças, como no episódio em que teve uma casa incendiada, em Santa Catarina. "Temo pela vingança, talvez nem diretamente dos políticos, mas desse baixo clero, de toda essa máfia que que tem, que está aí morrendo, que vai morrer de inanição por falta do dinheiro da corrupção", disse Magnus. O empresário afirma que passou a ter relações com Alberto Youssef em 2008. Segundo ele, o doleiro passou a investir um montante acima do normal na sua empresa.  "Não houve uma folha de pagamento que tivesse sido paga via banco. Dinheiro vivo. E eu consultei pessoas que conheciam e que disseram: 'olha, você está lavando dinheiro para alguém, acho bom você tentar sair dessa’", lembra. Magnus enviou um e-mail com as suspeitas ao juiz federal Sérgio Moro, que encaminhou o caso às autoridades policiais. "Até que em 2014 acontece a Lava Jato. E eu vejo pela TV todas as figuras que eu conheço, algumas eu conheci na casa do Janene, eu conheço essas figuras todas andando algemadas em direção ao camburão, aí eu lembrei do juiz", declarou ao Bom Dia Brasil.
Wagner repudia 'falsas acusações' em delação da Odebrecht: 'Sem respaldo na realidade'
Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
O secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Jaques Wagner (PT), repudiou nesta quinta-feira (13) as "falsas acusações" feitas por Hilberto Mascarenhas Alves da Silva Filho e divulgadas na imprensa. "Jamais estive com essa pessoa. O que posso dizer sobre esse criminoso confesso - que desesperadamente procura um meio para tentar reduzir sua pena, nem que para isso tenha de envolver uma senhora de 93 anos - é que suas fantasias mirabolantes não prosperarão, simplesmente porque não encontram respaldo na realidade", afirmou o petista em nota. De acordo com delatores da Odebrecht, Wagner recebeu US$ 12 milhões em "vantagens indevidas" (saiba mais).
Acusado de estuprar três enteadas é preso em Porto Seguro; caçula engravidou
Foto: Divulgação / Depin 23ª Coorpin
Suspeito de estuprar as três enteadas, de 19, 16 e 15 anos, José Roberto da Conceição Farias foi detido nessa quarta-feira (12). O mandado de prisão preventiva foi cumprido por policiais da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), de Porto Seguro. Os abusos tiveram início em 2012, de acordo com relatos das três jovens. Com um ataque em 2016, a garota mais nova engravidou em outubro – fato escondido da mãe até fevereiro deste ano, Após as denúncias, o padrasto passou a ameaçar as enteadas, o que teve como consequência o pedido de prisão. De acordo com informações da Polícia Civil da cidade, José Roberto agora se encontra à disposição da Justiça.
Quinta, 13 de Abril de 2017 - 15:40

IBGE: Demanda industrial e menor inflação estão por trás da melhora nos serviços

por Daniela Amorim | Estadão Conteúdo
IBGE: Demanda industrial e menor inflação estão por trás da melhora nos serviços
Foto: Reprodução / Demanda Industrial
A maior demanda industrial e o arrefecimento da inflação ajudaram na melhora do setor de serviços nos últimos meses, segundo Roberto Saldanha, analista da Coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O volume de serviços prestados no País cresceu 0,7% na passagem de janeiro para fevereiro, o quarto resultado positivo consecutivo, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços. "Transportes vêm contribuindo para essa melhoria justamente pelo fato de ter maior demanda do setor industrial. Nos serviços prestados as famílias, embora ainda tenha desemprego inadequado e queda na renda, estamos experimentando uma estabilização de preços, permitindo às famílias uma retomada do consumo", avaliou o pesquisador do IBGE. Os Serviços prestados às famílias tiveram avanço de 0,6% em fevereiro ante janeiro, enquanto Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio cresceram 0,5%. Os serviços de informação e comunicação recuaram 1,5%, mas vinham de uma alta de 6,9% no mês anterior. De acordo com o pesquisador, essas são as três atividades que vêm contribuindo para as taxas positivas mostradas pelos serviços recentemente. "O transporte é muito influenciado pelo transporte de carga. Há uma melhoria do transporte terrestre porque tende a acompanhar essa melhoria também do setor industrial. A indústria tende a aumentar o serviço de transporte contratado tanto para recebimento de matérias-primas quanto para distribuição da produção industrial", ressaltou o analista do IBGE, ponderando, porém, que o crescimento recente ainda não foi suficiente para compensar as perdas acumuladas nos anos anteriores. Segundo Saldanha, os dados da pesquisa indicam que o pior já passou no setor de serviços, no entanto, a retomada ainda depende da recuperação industrial e da demanda de governos. No caso dos serviços prestados às famílias, a taxa de desemprego elevada ainda é um entrave à recuperação. No acumulado em 12 meses, todas as atividades de serviços permanecem com perdas. Na média global, o volume de serviços prestados acumulam uma retração de 5,0%. 

Dilma se pronuncia por meio de nota e diz que Odebrecht 'faltou com a verdade'
Foto: Roberto Stuckert Filho / PR
A ex-presidente Dilma Rousseff enviou uma nota à imprensa para se defender das acusações feitas nas delações da Odebrecht para a força-tarefa da Operação Lava Jato. Nesta quinta-feira (13), a petista disse que Marcelo Odebrecht "faltou com a verdade" ao dizer que ela tinha conhecimento dos pagamentos ilícitos. "É mentira que Dilma Rousseff tivesse conhecimento de quaisquer situações ilegais que pudessem envolver a Odebrecht e seus dirigentes, além dos integrantes do próprio governo ou mesmo daqueles que atuaram na campanha da reeleição. Ele não consegue demonstrar tais insinuações em seu depoimento. E por um simples motivo: isso nunca ocorreu. Ou seja: o senhor Marcelo Odebrecht faltou com a verdade", diz um trecho da nota encaminhada pela assessoria de Dilma. Segundo o texo, a ex-presidente nunca teve relação de amizade ou proximidade com Odebrecht e "muitas vezes" pedidos da empresa não foram atendidos por decisão do governo, em respeito ao interesse público. De acordo com a Folha, a nota é encerrada com a presidente dizendo que "insinuações ou mentiras" não esconderão ou distorcerão os fatos. "A verdade vai triunfar, apesar dos ataques", conclui.
EUA lançam 'mãe de todas as bombas' em esconderijo do EI no Afeganistão
Foto: Reprodução / Wikipedia
Os Estados Unidos lançaram nesta quinta-feira (13) a sua mais poderosa bomba não nuclear contra um alvo do Estado Islâmico (EI), no Afeganistão. De acordo com informações divulgadas pelo Pentágono, a Massive Ordnance Air Blast (MOAB), conhecida como "mãe de todas as bombas", foi lançada de um avião MC-130 sobre uma área onde estariam túneis usados pelo grupo radical, na província de Nangarhar. Ainda não há informações sobre o grau dos danos provocados pelo bombardeio, segundo o jornal O Globo. A MOAB foi desenvolvida para a Guerra do Iraque, em 2002, mas foi testada pela primeira vez em março de 2003, em uma base da Força Aérea dos EUA, na Flórida.
Wagner reclamava de demora das 'contribuições' da Odebrecht, diz delator
Foto: Max Haack / Bahia Notícias
Atual secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Jaques Wagner (PT) teria reclamado da demora das "contribuições" da Odebrecht "em algumas oportunidades". A declaração foi feita em delação premiada pelo ex-diretor de Relações Institucionais da empreiteira, Claudio Melo Filho. O fato teria ocorrido entre 2010 e 2011 quando Wagner era governador da Bahia. Na época, ele teria recebido R$ 7,5 milhões de reais da companhia, segundo o delator. Sem foro privilegiado, as petições que envolvem o nome do titular da SDE serão conduzidas pela Justiça Federal do Paraná, a cargo do juiz Sérgio Moro (saiba mais aqui).
Diante de escândalos de corrupção, partidos avaliam mudança de nomenclatura
Romero Jucá sugere "Movimento" para o PMDB | Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Com denúncias de corrupção que atingem políticos de diversos partidos, muitas siglas avaliam a possibilidade de mudar de nome. De acordo com o blog Radar Online, da Veja, o PTdoB deve ser oficializado como "Avante" no encontro nacional do partido, que acontece no próximo dia 29, em Brasília. Assim, a legenda pretende conseguir 18 deputados em 2018. Atualmente, eles têm apenas cinco. De acordo com a publicação, outro partido que cogita uma mudança é o PMDB. Nas reuniões do partido, o presidente da sigla, Romero Jucá (RR), fala no nome "Movimento". Outros que já efetivaram a mudança são o DEM, que, na semana passada, comemorou 10 anos desde que deixou de ser PFL. O PTN já adotou o nome de "Podemos" e tem pretensão de lançar um candidato ao Planalto nas eleições do ano que vem. O PSL também já começa a mudança para "Livres".
Secretário de Mata de São João se reúne com ministro do Turismo em Brasília
Foto: Divulgação
O secretário de Cultura, Turismo e Comunicação de Mata de São João, Alexandre Rossi, se reuniu nesta quarta-feira (12) com o ministro de Turismo, Marx Beltrão, em Brasília. No encontro, o gestor municipal solicitou ao ministro a liberação de verbas para alguns projetos da cidade. Rossi solicitou recursos para execução da requalificação da vila de Praia do Forte - acesos, calçamento, iluminação, estacionamento e praça -, requalificação do acesos ao Casto Garcia D'Ávila e para realização do São João do município. 
Quinta, 13 de Abril de 2017 - 13:40

Marcelo Odebrecht reconhece que relação com Mantega 'era errada'

por Rafael Moraes Moura | Estadão Conteúdo
Marcelo Odebrecht reconhece que relação com Mantega 'era errada'
Foto: Agência Brasil
Em sua delação premiada, o empreiteiro Marcelo Odebrecht reconheceu que era "errada" a sua relação com o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. A convivência entre os dois funcionava como uma via de mão dupla: de um lado, Marcelo tinha acesso direto a Mantega, recorrendo ao ministro para resolver questões que atingiam os negócios da Odebrecht; de outro, Mantega pedia que a empreiteira, uma das maiores doadoras de campanhas eleitorais, destinasse dinheiro ao PT. "É aquela história: você cria uma relação que é errada, uma relação que não deveria precisar. A maior parte das empresas que não tem esse acesso (direto ao ministro) não consegue nem resolver seus problemas. Na verdade, de certo modo ele (Mantega) me escutava, me dava acesso à agenda, eu podia ter reuniões com ele duas vezes por semana. Éóbvio que eu também tinha essa facilidade porque eu era um grande doador", disse Marcelo. "As coisas que a gente levava (a Mantega) eram até coisas legítimas, pra destravar um financiamento, é o orçamento do Prosub (Programa de Desenvolvimento de Submarino). Eu não pedia nada a ele que não fosse correto, agora o errado está em que eu tinha o acesso a ele baseado em eu ser um grande doador. A grande ilicitude está aí. A gente acaba racionalizando de uma maneira errada. Mas não é normal, não se pode considerar normal um negócio desses", reconheceu o empreiteiro. Segundo Marcelo Odebrecht, quando Mantega o chamava para alguma reunião, já se sabia que "era para fazer o pedido de alguma coisa". "Ele (Mantega) me chamava pra dizer 'Preciso que você autorize cinco pro Vaccari (João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT), ou não sei quanto' e eu aí eu aproveitava que ele tinha me chamado e já metia uma pendência que eu tinha na época", detalhou o executivo. "Por exemplo, muitas vezes eu ia lá fazer pedido, e no final da reunião, (Mantega dizia) "Mas tem aquele nosso amigo, o Vaccari, o João Santana, precisa de 10 a 20". Não era um vínculo direto, mas era como se fosse uma relação de mão dupla que ele tinha em mim um grande doador e eu tinha uma agenda e um acesso a ele", comentou Marcelo. 

Campeonato Baiano de Velocidade na Terra leva automobilismo a São Francisco do Conde
Foto: Gabriela Simões / Divulgação
O Clube de Automobilismo da Bahia (CAB) leva, no próximo dia 23, a terceira e a quarta etapas do Campeonato Baiano de Velocidade a São Francisco do Conde. O torneio é dividido em 12 etapas e contará com os vencedores da Copa Brasil, válida como as duas primeiras etapas do Baiano, na competição. O evento promete casa cheia no Complexo Automobilístico da cidade do Recôncavo baiano e contará com três categorias: kartcross, speed e turismo. Na disputa da Copa Brasil, que aconteceu no dia 26 de março, os grandes vencedores foram Romero Sampaio (kartcross), Maiquel da Silva (speed) e Hamilton Santos (turismo). Além das etapas do dia 23, outras oito já estão confirmadas, nos dias 28 de maio, 6 de agosto, 3 de setembro e 8 de outubro.
Temer comandou reunião que acertou pagamento de R$ 40 mi da Odebrecht ao PMDB
Foto: Lula Marques / Agência PT
O presidente Michel Temer comandou uma reunião em que foi acertado o pagamento de R$ 40 milhões de propina da Odebrecht para o PMDB, em 2010. Na ocasião, o peemedebista era candidato a vice-presidente da República, na chapa de Dilma Rousseff. O delator Márcio Faria da Silva detalhou que o encontro aconteceu no escritório político de Temer em São Paulo, e o valor era referente a 5% de um contrato da Odebrecht com a Petrobras. "Totalmente vantagem indevida, porque era um percentual em cima de um contrato", declarou Faria em depoimento, quando questionado se havia ficado claro no encontro que o pagamento era propina. Também participaram do encontro os ex-deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN)). A reunião, de acordo com informações publicadas pela agência Reuters, foi convocada como uma forma de "confirmação" para um acerto que já havia sido feito anteriormente por um intermediário do PMDB, junto à Petrobras. O acordo era referente a um contrato de US$ 825 milhões para a manutenção de ativos da Petrobras em nove países, vencido pela Odebrecht por meio de fraude no processo licitatório. Depois da assinatura do contrato, a propina foi paga em espécie no Brasil e em contas no exterior, segundo Faria, e o PMDB concordou durante as negociações em reduzir seu percentual para 4%, permitindo que o PT ficasse com 1%. Em nota, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República informou que Temer não tratou de valores com Márcio Faria e que nunca houve encontro entre eles com a presença do ex-deputado Henrique Eduardo Alves. pOr outro lado, a secretaria reconheceu que em 2010 se reuniu com Faria e Eduardo Cunha, no que disse ser uma "conversa, rápida e superficial". "E isso já foi esclarecido anteriormente, quando da divulgação dessa suposta reunião. O presidente contesta de forma categórica qualquer envolvimento de seu nome em negócios escusos. Nunca atuou em defesa de interesses particulares na Petrobras, nem defendeu o pagamento de valores indevidos a terceiros", diz o texto da nota. Temer ainda foi citado na delação de Marcelo Odebrecht, segundo o qual foi acertada uma contribuição de R$ 10 milhões da empreiteira para o PMDB. Apesar das citações, Temer não será investigado no momento por esses casos porque, de acordo com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o presidente tem imunidade temporária e não pode ser investigado por fatos anteriores ao mandato.
Polícia alemã não tem evidências de que suspeito detido atacou ônibus do Borussia
Foto: Reprodução / Twitter
A polícia alemã ainda não conseguiu encontrar evidências de que o suspeito do ataque ao ônibus do Borussia Dortmund tenha cometido o ataque. O iraquiano de 26 anos foi detido nesta quarta e teria envolvimento com o Estado Islâmico. "A investigação não permitiu, até o momento, estabelecer provas de que o suspeito esteve envolvido no atentado", diz um comunicado da Procuradoria Federal. Abdul Beset A. terá que comparecer diante de um juiz para ter o seu mandado de prisão aprovado ou revogado. Ele teria comandado uma unidade de 10 homens que se envolveu em sequestros, contrabando, extorsão e assassinatos no Iraque. De acordo com o jornal Bild, outro suspeito foi liberado ainda nesta quarta (12) após buscas em seu apartamento. "Pode se tratar de extremistas de esquerda, de extremistas de direita, de torcedores violentos ou islamitas", disse o ministro Ralf Jäger, do estado da Renânia do Norte-Westfália, no oeste da Alemanha à France-Presse. Ferido no ataque, o zagueiro Marc Batra terá que ficar de fora dos gramados por um mês após ser atingido por estilhaços dos vidros do ônibus. Em uma foto publicada em sua conta no Instagram, o jogador afirmou que está se sentindo bem melhor e agradeceu aos fãs pelo apoio.
Corpo de primo da ex-governadora Rosinha Garotinho é encontrado em Niterói
Foto: Eduardo Boamorte
Após seis horas de busca, o corpo do primo da ex-governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Garotinho (PR), o bombeiro Fabio Pestana de Barros, foi encontrado. Ele ficou desaparecido depois que o helicóptero particular que ele pilotava caiu no mar de Itacoatiara, em Niterói. O acidente aconteceu por volta das 18h30 dessa quarta (12). Com o tempo chuvoso, apenas o bombeiro aposentado Paulo Roberto Costa, que estava a bordo da aeronave, foi salvo de imediato. Segundo informações de O Globo, ele conseguiu saltar do helicóptero antes da queda e nadou cerca de 200 metros até a orla, onde foi resgatado e levado até o Hospital Estadual Azevedo Lima. Na unidade, ele passou por exames e foi liberado. As causas do acidente ainda estão sendo apuradas. Em nota, compartilhada nas redes sociais, Rosinha contou que ele pegou o helicóptero para resgatar o filho de outro colega, que havia feito um pouso forçado. "Este é o meu primo Fábio, piloto do Corpo de Bombeiros, que estava no helicóptero que caiu em Niterói. Ele saiu para ajudar o filho do colega bombeiro que fez um pouso forçado por conta da chuva". No momento da postagem, as equipes de salvamento ainda não tinha encontrado o corpo de Fabio.
'Tiro no pé a TV Globo ter tirado programa do ar', diz Domingos Meirelles sobre Linha Direta
Foto: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias
A geração que cresceu assistindo ao programa Linha Direta, da Rede Globo, não esquece do suspense que passava com as simulações de crimes não resolvidos. Parte do clima era causado pela narração do seu apresentador, na época o jornalista Domingos Meirelles. "Aquele programa foi muito mal entendido pela crítica e pelo mundo acadêmico", desabafou Meirelles, em entrevista ao Bahia Notícias na véspera do Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril. Uma das críticas era o uso da dramaturgia para contar histórias reais, ao que o jornalista rebateu com a segurança de 50 anos de experiência na imprensa brasileira. "Foi um tiro no pé a TV Globo ter tirado esse programa do ar. (...) Acho que tirou um pouco diante da campanha que foi feita pela Folha de S.Paulo contra o programa. Críticos, professores, até, não conheciam o programa, não sabiam a mecânica, como a coisa funcionava", protestou o jornalista. Ao longo dos 30 minutos de conversa, Domingos Meirelles, hoje presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e apresentador do Repórter Record Investigação, critica o modo como é feito o jornalismo digital e defende a cobertura da imprensa em casos de repercussão, como a Operação Lava Jato. Clique aqui para conferir a entrevista completa!
Quinta, 13 de Abril de 2017 - 11:40

Odebrecht e Andrade Gutierrez pagaram R$ 80 mi em propina de usina no Rio Madeira

por Josette Goulart | Estadão Conteúdo
Odebrecht e Andrade Gutierrez pagaram R$ 80 mi em propina de usina no Rio Madeira
Foto: Amazônia.org
A Odebrecht e a Andrade Gutierrez pagaram cerca de R$ 80 milhões em propinas a diferentes políticos em torno do projeto da Usina de Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia. Esta é uma das obras mais citadas nos inquéritos autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) com base nas delações da Odebrecht. Apesar de ser um empreendimento encampado pelo governo do PT, a maior parte dos pagamentos foi feita a políticos do PMDB, PSDB e PP. As acusações citam o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) - condenado e preso em Curitiba -, os senadores Aécio Neves (PSDB-MG), Edison Lobão (PMDB-MA), Ivo Cassol (PP-RO), Romero Jucá (PMDB-RR) e Valdir Raupp (PMDB-RO), além de Sandro Mabel, assessor especial do presidente Michel Temer. A usina foi o primeiro grande projeto da Odebrecht como investidora no setor de energia, em meados dos anos 2000. As pretensões da empresa na época era a de se tornar a maior geradora do País. O modelo de negócio seria o de competir agressivamente nos leilões do governo federal e fazer a obra depois, como fornecedora, onde teria sua maior margem de lucro. O primeiro tropeço, porém, foi justamente no projeto do Madeira. Além da Usina de Santo Antônio, o governo licitou Jirau, poucos quilômetros distante. Juntas as duas usinas tinham ganhos extraordinários de eficiência na produção de energia. O leilão de Jirau, contudo, se transformou em uma guerra declarada. O governo Dilma Rousseff teria apoiado outro consórcio, liderado pelo grupo Suez, que ganhou a licitação. Nos relatos dos delatores, a perda de Jirau foi lembrada e até virou uma petição que foi enviada à Procuradoria da República no Paraná. Mas são os pagamentos de propinas a políticos o que mais chama a atenção nas delações - são oito inquéritos no STF contra políticos em função desses pagamentos. De acordo com os inquéritos, parte da propina foi paga a políticos que tinham influência sobre Furnas, que durante muito tempo foi comandada politicamente por Cunha. Furnas é a principal sócia de Santo Antônio (40% da sociedade). Os inquéritos derivados da delação da Odebrecht revelam ainda que Aécio tinha atuação em Furnas, com forte presença em Minas. Além disso, Aécio comandava a Cemig, também sócia de Santo Antônio, quando era o governador de Minas. Para o projeto do Madeira, ele recebeu parcelas de R$ 1 milhão a R$ 2 milhões, segundo delatores. Pelos relatos, Cunha recebeu R$ 20 milhões. Outros R$ 30 milhões foram divididos igualmente entre o deputado Arlindo Chinaglia (PT), o senador Romero Jucá (PMDB) e Sandro Mabel, ex-deputado do PMDB, segundo os delatores. Eles acusam Lobão de ter recebido R$ 5,5 milhões, com o objetivo de intervir no governo no caso Jirau, e Cassol, então governador de Rondônia, ficou com R$ 2 milhões para facilitar processos administrativos. Outros R$ 20 milhões foram a ex-diretores de Furnas e a Raupp. O advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, Kakay, que defende Jucá e Lobão, disse que, com os inquéritos, será possível fazer uma defesa técnica e provar que não houve propinas. Procurados, os outros investigados não responderam. A Odebrecht reafirmou que é de responsabilidade da Justiça a avaliação de relatos feitos pelos delatores, e a Andrade não quis comentar. Furnas informou que é a principal interessada em elucidar os fatos. O Planalto disse que não comenta investigações em andamento. 

Quinta, 13 de Abril de 2017 - 11:20

Lula condena forma como delações premiadas são acordadas: 'Sob tortura'

por Ailma Teixeira
Lula condena forma como delações premiadas são acordadas: 'Sob tortura'
Foto: PrintScreen / Vídeo Fan Page Lula
Embora se defina "amplamente favorável" às investigações, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condena a forma como os acordos de delação premiada têm sido fechados entre investigados e o Ministério Público Federal (MPF). Ele ressalta que a delação deveria ser uma coisa espontânea e não um processo "sob tortura". "A delação premiada, você pega um Fernandinho Beira Mar que está preso, ele vai acusar até a mãe dele. O cara não tem perspectiva de sair. (...) ‘Se você me der o nome do Jaques Wagner, você vai ser solto’", analisa, em entrevista ao jornalista Mário Kertész, da Rádio Metrópole, na manhã desta sexta (13). Para o petista, isso induz revolta à sociedade, que comemora a mera citação do nome de políticos nos escândalos de corrupção. É o caso do ex-presidente, que foi citado nas delações da Odebrecht por suposto recebimento de propina (saiba mais aqui). "Quem vai ressarcir o prejuízo moral que essas pessoas tiveram? E se não for verdade? Quem vai pedir desculpas à gente?", pondera. Apesar das críticas, Lula afirma se sentir orgulhoso da forma como foi possibilitada a abertura de investigações contra políticos – feito que atribui ao governo petista. "A gente não estaria fazendo as investigações que se estão fazendo se não fosse o governo do PT. É obra nossa", exalta.
Sucesso em 2016, 'Frases de Mainha' volta com novos personagens e peça para o teatro
Foto: Tiago Dias / Bahia Notícias
Foi em julho de 2016 que uma família bem baiana começou a invadir o Facebook. As esquetes que traziam o cotidiano de uma mãe e filho periféricos fez de "Frases de Mainha" um sucesso de público e agora começam a colher os frutos. Idealizado inicialmente pelos amigos Caio Cezar Oliveira e Erick Paz, o projeto de cards sobre dizeres maternais nordestinos ganhou forma, cor, tom e voz através do atores Sulivã Bispo (Mainha) e Thiago Almasy (Júnior). De lá pra cá, a página saltou de 5 mil curtidas para quase 300 mil em menos de um ano. Com a primeira temporada encerrada e a cobrança dos fãs pela segunda leva de episódios, os artistas estiveram na redação do Bahia Notícias para bater um papo sobre todo esse movimento. "Acho engraçado, pois elas assistem 'Games of Thrones' 'How to Get Away with a Murder'  e esperam um ano para voltar. Não podem esperar um ano para 'Frases de Mainha' voltar com uma nova temporada? Ficam na agonia em cima da gente. (risos). Vão ter que esperar, pois agora a ideia é gravar tudo de uma vez e ir soltando semanalmente", brinca Thiago. Além do humor regional, o projeto busca retratar a realidade da mulher negra, pobre, da favela, mas que se 'vira' para criar seu filho com o melhor que pode oferecer. "Estamos representando essas mães e mulheres baianas. Nosso povo é muito engraçado, então precisamos de uma comédia que fale bem da gente; que fale bem da mulher preta, do menino preto, da periferia, dessas camadas que representam a gente", pontua Sulivã. Confira a entrevista completa clicando aqui!

Defensoria apura danos a pescadores de Saubara com bloqueio de acesso à praia
Foto: Reprodução/ DP-BA
A Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) vai apurar possíveis danos causados com o fechamento da via de acesso ao mar aos moradores da comunidade pesqueira em Bom Jesus dos Pobres, distrito de Saubara, no recôncavo baiano. O procedimento de apuração foi instaurado nesta quarta-feira (12). A via foi fechada por causa de obras de ampliação em uma loja de construção próxima ao local. Segundo os moradores, a via é utilizada há mais de 30 anos pela população e é a única que não alaga em períodos de chuva, com largura suficiente para a passagem de carros como ambulância e viaturas policiais, por exemplo. Desde agosto de 2016 a população está impedida de acessar a rua. O caso chegou a Defensoria através de uma denúncia do presidente de associação local, Aurino Sena Carvalho, e moradores sobre o impedimento da via que dá acesso ao mar - Rua Direta do Porto da Canoa. Antes de abrir a investigação, a Defensoria solicitou informações à Secretaria Municipal de Administração, Finanças e Obras de Saubara e buscou solucionar o conflito extrajudicialmente com o proprietário da loja. A Prefeitura de Saubara respondeu ao ofício informando que vai averiguar o caso. A Defensoria ainda vai solicitar ao Executivo Municipal uma reunião para tratar da regularidade da obra e da interrupção do acesso da comunidade de Saubara ao Porto da Canoa. Caso seja necessário, a instituição também fará audiência pública e, se as medidas não forem suficientes, ajuizará ação judicial em favor do grupo vulnerável.
Campanha de vacinação contra gripe começa na segunda-feira
Foto: Sesab
A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe começa na segunda-feira (17) e termina no dia 26 de maio. A vacinação contra a gripe é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e suas complicações. A campanha atingirá idosos de mais de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas sócioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Na Bahia, são 3,6 milhões de pessoas aptas a tomarem a vacina. "Este ano, teremos uma novidade na campanha: os professores de escolas públicas e privadas também serão imunizados", informa Ramon Saavedra, coordenador do Programa Estadual de Imunizações. A meta é vacinar 90% do público alvo, que seria de 3,2 milhões de pessoas. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, também podendo causar pandemias. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, estima-se que a influenza acomete 5 a 10% dos adultos e 20 a 30% das crianças, causando 3 a 5 milhões de casos graves e 250 mil a 500 mil mortes todos os anos no mundo.
Jovem é preso ao tentar desbloquear celular roubado em Serrinha
Foto: Divulgação / PM-BA
Um jovem de 21 anos foi preso nesta quarta-feira (12) ao tentar desbloquear um celular furtado, em Serrinha. Douglas Henrique Mota Oliveira levou a uma loja de assistência técnica um iPhone furtado para desbloquear. Policiais que faziam patrulhamento na região foram até a loja e encontraram o jovem esperando o serviço ser concluído. Informações do site Notícias de Santaluz indicam que o jovem teria comprado o ceular de um conhecido, mas não soube informar nome ou endereço do vendedor. O proprietário do iPhone esteve na loja e reconheceu o aparelho. A PM informou que Douglas tentou fugir ao perceber que seria levado pra delegacia, mas foi alcançado pelos policiais e encaminhado à unidade prisional.
Temer comandou reunião que acertou pagamento de R$ 40 mi da Odebrecht ao PMDB
Foto: Lula Marques / Agência PT
O presidente Michel Temer comandou uma reunião em que foi acertado o pagamento de R$ 40 milhões de propina da Odebrecht para o PMDB, em 2010. Na ocasião, o peemedebista era candidato a vice-presidente da República, na chapa de Dilma Rousseff. O delator Márcio Faria da Silva detalhou que o encontro aconteceu no escritório político de Temer em São Paulo, e o valor era referente a 5% de um contrato da Odebrecht com a Petrobras. "Totalmente vantagem indevida, porque era um percentual em cima de um contrato", declarou Faria em depoimento, quando questionado se havia ficado claro no encontro que o pagamento era propina. Também participaram do encontro os ex-deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN)). A reunião, de acordo com informações publicadas pela agência Reuters, foi convocada como uma forma de "confirmação" para um acerto que já havia sido feito anteriormente por um intermediário do PMDB, junto à Petrobras. O acordo era referente a um contrato de US$ 825 milhões para a manutenção de ativos da Petrobras em nove países, vencido pela Odebrecht por meio de fraude no processo licitatório. Depois da assinatura do contrato, a propina foi paga em espécie no Brasil e em contas no exterior, segundo Faria, e o PMDB concordou durante as negociações em reduzir seu percentual para 4%, permitindo que o PT ficasse com 1%. Em nota, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República informou que Temer não tratou de valores com Márcio Faria e que nunca houve encontro entre eles com a presença do ex-deputado Henrique Eduardo Alves. pOr outro lado, a secretaria reconheceu que em 2010 se reuniu com Faria e Eduardo Cunha, no que disse ser uma "conversa, rápida e superficial". "E isso já foi esclarecido anteriormente, quando da divulgação dessa suposta reunião. O presidente contesta de forma categórica qualquer envolvimento de seu nome em negócios escusos. Nunca atuou em defesa de interesses particulares na Petrobras, nem defendeu o pagamento de valores indevidos a terceiros", diz o texto da nota. Temer ainda foi citado na delação de Marcelo Odebrecht, segundo o qual foi acertada uma contribuição de R$ 10 milhões da empreiteira para o PMDB. Apesar das citações, Temer não será investigado no momento por esses casos porque, de acordo com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o presidente tem imunidade temporária e não pode ser investigado por fatos anteriores ao mandato.
Polícia alemã não tem evidências de que suspeito detido atacou ônibus do Borussia
Foto: Reprodução / Twitter
A polícia alemã ainda não conseguiu encontrar evidências de que o suspeito do ataque ao ônibus do Borussia Dortmund tenha cometido o ataque. O iraquiano de 26 anos foi detido nesta quarta e teria envolvimento com o Estado Islâmico. "A investigação não permitiu, até o momento, estabelecer provas de que o suspeito esteve envolvido no atentado", diz um comunicado da Procuradoria Federal. Abdul Beset A. terá que comparecer diante de um juiz para ter o seu mandado de prisão aprovado ou revogado. Ele teria comandado uma unidade de 10 homens que se envolveu em sequestros, contrabando, extorsão e assassinatos no Iraque. De acordo com o jornal Bild, outro suspeito foi liberado ainda nesta quarta (12) após buscas em seu apartamento. "Pode se tratar de extremistas de esquerda, de extremistas de direita, de torcedores violentos ou islamitas", disse o ministro Ralf Jäger, do estado da Renânia do Norte-Westfália, no oeste da Alemanha à France-Presse. Ferido no ataque, o zagueiro Marc Batra terá que ficar de fora dos gramados por um mês após ser atingido por estilhaços dos vidros do ônibus. Em uma foto publicada em sua conta no Instagram, o jogador afirmou que está se sentindo bem melhor e agradeceu aos fãs pelo apoio.
Corpo de primo da ex-governadora Rosinha Garotinho é encontrado em Niterói
Foto: Eduardo Boamorte
Após seis horas de busca, o corpo do primo da ex-governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Garotinho (PR), o bombeiro Fabio Pestana de Barros, foi encontrado. Ele ficou desaparecido depois que o helicóptero particular que ele pilotava caiu no mar de Itacoatiara, em Niterói. O acidente aconteceu por volta das 18h30 dessa quarta (12). Com o tempo chuvoso, apenas o bombeiro aposentado Paulo Roberto Costa, que estava a bordo da aeronave, foi salvo de imediato. Segundo informações de O Globo, ele conseguiu saltar do helicóptero antes da queda e nadou cerca de 200 metros até a orla, onde foi resgatado e levado até o Hospital Estadual Azevedo Lima. Na unidade, ele passou por exames e foi liberado. As causas do acidente ainda estão sendo apuradas. Em nota, compartilhada nas redes sociais, Rosinha contou que ele pegou o helicóptero para resgatar o filho de outro colega, que havia feito um pouso forçado. "Este é o meu primo Fábio, piloto do Corpo de Bombeiros, que estava no helicóptero que caiu em Niterói. Ele saiu para ajudar o filho do colega bombeiro que fez um pouso forçado por conta da chuva". No momento da postagem, as equipes de salvamento ainda não tinha encontrado o corpo de Fabio.
'Tiro no pé a TV Globo ter tirado programa do ar', diz Domingos Meirelles sobre Linha Direta
Foto: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias
A geração que cresceu assistindo ao programa Linha Direta, da Rede Globo, não esquece do suspense que passava com as simulações de crimes não resolvidos. Parte do clima era causado pela narração do seu apresentador, na época o jornalista Domingos Meirelles. "Aquele programa foi muito mal entendido pela crítica e pelo mundo acadêmico", desabafou Meirelles, em entrevista ao Bahia Notícias na véspera do Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril. Uma das críticas era o uso da dramaturgia para contar histórias reais, ao que o jornalista rebateu com a segurança de 50 anos de experiência na imprensa brasileira. "Foi um tiro no pé a TV Globo ter tirado esse programa do ar. (...) Acho que tirou um pouco diante da campanha que foi feita pela Folha de S.Paulo contra o programa. Críticos, professores, até, não conheciam o programa, não sabiam a mecânica, como a coisa funcionava", protestou o jornalista. Ao longo dos 30 minutos de conversa, Domingos Meirelles, hoje presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e apresentador do Repórter Record Investigação, critica o modo como é feito o jornalismo digital e defende a cobertura da imprensa em casos de repercussão, como a Operação Lava Jato. Clique aqui para conferir a entrevista completa!




962 MIL ACESSOS,  RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!

TOTAL DE ACESSOS   DO BLOG  MAIS  DE  946 MIL /    DIA 13/04/17
Alemanha Mais de  178 Mil,  líder  Internacional  de  Acessos
Nos  Mais de 100  Países do Planeta  Terra
461  MIL ACESSOS INTERNACIONAIS,  VISIBILIDADE  EM MAIS  DE 100 PAÍSES NO PLANETA TERRA.....

Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
495625
Alemanha
180078
Estados Unidos
125853
Rússia
43084
Malásia
19731
China
14273
Ucrânia
8645
França
5684
Portugal
5295
Índia
4085


O POETA MARATONISTA!
             
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                         CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                          Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registrado em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DE VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.





Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 Salvador/Ba. 42. 198 metros
DIA 27/08/16



Curso  de  Comunicações  Verbais

(Um dos  melhores do Brasil/S. Paulo com credenciamento CFMO 097}


     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  de  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP



********************************************************************************
TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA DAS PEDRAS SETOR NORTE DA ARENA FONTE NOVA /BAHIA/BRASIL/20



Nenhum comentário:

Postar um comentário