terça-feira, 7 de março de 2017

POLÍTICA, ESPORTES, OUTRAS NOTÍCIAS NOS MUNICÍPIOS BAIANOS


Terça, 07 de Março de 2017 - 12:20 F ONTE BAHIA  NOTÍCIAS

PT: Candidatura de Waldenor é 'simbólica'; postulantes serão apresentados em congresso

por Luana Ribeiro
 PT: Candidatura de Waldenor é 'simbólica'; postulantes serão apresentados em congresso
Anunciada pela coligação Muda PT, a candidatura do deputado federal Waldenor Pereira à presidência estadual do PT ainda é “simbólica”, segundo o atual ocupante do cargo, Everaldo Anunciação. “Não houve inscrições para presidentes estaduais. Essa candidatura do Muda PT é mais simbólica. Não tem inscrição real, os presidentes estaduais serão apresentados nos Congressos e serão votados pelos delegados no Congresso”, explica. O Congresso Estadual será realizado entre os dias 5 e 7 de maio em Salvador, em local ainda em definição. Everaldo destaca que o Processo de Eleição Direta (PED) do partido dará destaque à distribuição igual entre mulheres e homens no pleito, que começa na comissão que organiza o procedimento, formada por seis homens e seis mulheres. A divisão, de 50%, também se aplicará aos delegados – serão 155 mulheres e 155 homens – e a composição terá origem nas quatro chapas cadastradas nesta segunda (6), quando encerrou o prazo final de inscrição. Os delegados serão eleitos no dia 4 de abril e farão a composição respeitando os votos recebidos pela chapa – se uma chapa receber 20% dos votos, responderá por 62 delegados (20% dos 310), sendo 31 homens e 31 mulheres. Deste montante, ainda deverá ser observado 20% das vagas para jovens entre 16 e 29 anos e 20% para negros. Até lá, o partido quer integrar representantes da sociedade civil. “Queremos abrir debates nos municípios, debater conteúdo político, discutir estratégias. Vamos criar comissões para que o debate possa fluir, possa ouvir os petistas mas também possa escolher temas diversas da sociedade e chamar a sociedade para debater estratégias.
Terça, 07 de Março de 2017 - 11:40

Após imbróglio, estádio de Riachão do Jacuípe é liberado pela FBF para o Baianão

por Glauber Guerra / Edimário Duplat
Após imbróglio, estádio de Riachão do Jacuípe é liberado pela FBF para o Baianão
Foto: Divulgação/Flu de Feira
Depois de ter sido embargado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) (confira aqui), o estádio Eliel Martins, a Arena Valfredão, foi liberada pela entidade esportiva para receber mais jogos pelo Campeonato Baiano 2017. “O estádio já foi liberado. Recebemos ontem a noite o ofício da Federação transferindo o próximo jogo para a nossa casa”, disse Felipe Sales, em entrevista ao Bahia Notícias, no qual comemorou  a decisão da entidade esportiva. “Foi uma boa notícia. Finalmente voltamos para a nossa casa. O gramado melhorou consideravelmente. Digo que uns 300%. Ainda não está perfeito, mas reúne condições de jogo”, finalizou. No dia 1º de fevereiro, a partida entre Jacuipense e Bahia foi marcada pela falta de iluminação na arena esportiva, que resultou um atraso no início do confronto. Além disso, atletas do Tricolor também reclamaram da situação do gramado do local, que apresentava buracos e imperfeições (veja aqui). Com oito pontos e na quinta colocação, o Leão do Sisal enfrenta o Flamengo de Guanambi no próximo domingo (12), às 16h, no Eliel Martins. Com apenas três pontos, o Beija-Flor é o vice-lanterna do certame estadual.
Conquista: Sequestrado após 'pegar' corrida para MG, taxista é localizado
Foto: Reprodução / TV Sudoeste
Um taxista de Vitória da Conquista, sequestrado por três criminosos e desaparecido desde a noite de sábado (4), foi localizado em São Paulo, nesta segunda-feira (6). De acordo com a Polícia Civil, os próprios criminosos colocaram o taxista, identificado como Robson da Silva Santos, em um ônibus para voltar para casa. Conforme a TV Sudoeste, Robson foi contratado pelos três bandidos em Vitória da Conquista, para fazer uma viagem até a cidade de Divisa Alegre, em Minas Gerais, e depois desapareceu. Eles acabaram seguindo até São Paulo, onde a vítima foi solta. A previsão é que o taxista chegue a Vitória da Conquista ainda nesta terça. Um dos três criminosos, Ailton dos Santos Junior, de 18 anos, foi preso. Os outros dois seguem foragidos.
Estudantes da rede pública descobrem que erva-cidreira pode matar larvas do Aedes
Foto: Divulgação
Duas estudantes da rede pública de ensino descobriram o extrato da erva-cidreira como larvicida para o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Júlia Fagundes e Sandy Marques, ambas de 17 anos e estudantes do 3º ano no Colégio Estadual Rolando Laranjeira (Santa Maria da Vitória), descobriram a propriedade alternativa da Lippia alba no projeto 'A propriedade larvicida do óleo essencial da erva-cidreira brasileira'. O estudo será apresentado na 15ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo, entre os dias 20 e 17 de março. "Desenvolvemos uma pesquisa sobre plantas existentes em Santa Maria da Vitória, como a erva-cidreira, o manjericão e a arruda, e, através dos óleos essenciais retirados destas espécies, fizemos testes com as larvas do Aedes aegypti. Comprovando, por fim, que a folha da erva-cidreira contém propriedades larvicidas, promovendo assim meios mais naturais de combatê-las", explicou Júlia. De acordo com a pesquisa, o óleo essencial da Lippia alba é de fácil extração, o que torna a técnica barata e acessível. Para extraí-lo, as estudantes construíram um destilador simples, usando materiais reciclados: copos acrílicos para formar o condensador, mangueira de nível para transporte do óleo essencial, lâmpada para aquecer a água com o material vegetal, T de PVC para ligar a mangueira com a lâmpada, rolha de cortiça para lacrar um dos lados do T, lamparina para aquecer a solução e lata de leite. "Com este trabalho passei a ter um olhar mais apurado para as Ciências, para a pesquisa. Não esperava que iríamos tão longe, porque trabalhos do país inteiro foram observados, embora o nosso tenha abordado um problema", comemorou Sandy Marques.
Medeiros Neto: Mulheres do MST ocupam usina e criticam agronegócio de cana e eucalipto
Foto: Divulgação/MST na Bahia
Mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) ocupam desde a madrugada desta segunda-feira (6) a Usina Santa Maria, situada no município de Medeiros Neto, extremo sul baiano. A ocupação conta com cerca de mil pessoas e integra a Jornada Nacional das Mulheres, que começou nesta segunda e vai até esta sexta-feira (10). Conforme o movimento, neste ano o foco é a luta contra os impactos na natureza provocados pelo modelo de produção do capital pelo agronegócio. No extremo sul, os manifestantes criticam os monocultivos de eucalipto e da cana de açúcar. De acordo com o G1, os manifestantes também criticam violação de direitos humanos e ações do governo federal, entre elas o projeto de Reforma da Previdência, que tramita no Congresso Nacional. A usina ocupada fica na altura do Km 43 da BA-290. 
Igrapiúna: Quadrilha faz reféns, rouba cofres e foge com R$ 30 mil
Foto: Reprodução / G1
Um bando armado tocou o terror na cidade de Igrapiúna, no Baixo Sul baiano, nesta segunda-feira (6). O grupo, com mais de dez integrantes, fez reféns, roubou dois cofres de correspondentes bancários – entre eles uma agência dos Correios – e assaltou uma associação de trabalhadores rurais. Segundo a Polícia Civil, os criminosos fugiram com ao menos R$ 30 mil. De acordo com o G1, os homens se dividiram em três grupos para cometer o crime. Uma parte seguiu para uma rodovia que dá acesso ao município e disparou vários tiros para o alto. Ao mesmo tempo, a outra parte do grupo agia dentro do município, nos roubos aos correspondentes bancários. Na ação, os criminosos ainda atiraram nas janelas do posto policial que fica no primeiro andar da agência dos Correios e no carro de um policial. Duas pessoas também foram feitas como reféns e depois, liberadas. A suspeita é de que os homens fazem parte de uma quadrilha especializada em ataques a bancos. Até o momento, não há informações do paradeiro dos criminosos. 
Muda PT escolhe Waldenor Pereira como candidato à presidência estadual do partido
Foto: Divulgação
Composta pelas tendências Reencantar, Democracia Socialista, Esquerda Democrática Popular (EDP), 2 de Julho, Avante e Movimento PT (MPT), a coligação Muda PT escolhei o deputado federal Waldenor Pereira como candidato à presidência estadual do PT, cujas inscrições encerraram nesta segunda-feira (6). “Estou com muita disposição para honrar a confiança dos companheiros e companheiras desse eclético coletivo partidário. Vamos com força para mudar o PT”, afirmou Waldenor, após seu nome ser o indicado. A aliança entre correntes petistas pretende modificar a forma como o núcleo regional da sigla está sendo conduzido e reaproximar a agremiação das bases dos movimentos sociais, além de defender o avanço das políticas públicas. Pereira é economista e foi reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) por duas gestões (1995; 2002). O parlamentar, que está em seu segundo mandato, é um dos fundadores do PT em Vitória da Conquista, e já deputado estadual (2002; 2006).
MP-BA abre inquéritos para apurar incêndios em Praia do Forte
Foto: Divulgação/Parque Nacional Klaus Peters
Os incêndios ocorridos no fim da última semana no Parque Nacional Klaus Peters e na Reserva Sapiranga, ambos em Praia do Forte, no município de Mata de São João, no litoral norte baiano, serão investigados pelo Ministério Público do Estado (MP-BA). Os dois inquéritos civis foram abertos nesta segunda-feira (6) pela Promotoria de Justiça Regional Especializada em Meio Ambiente, sediada em Mata de São João. Os pedidos foram notificados na edição desta terça (7) do Diário Oficial da Justiça. 
Pintadas: Prefeitura nega acusação de professores e critica moção de repúdio
Foto: Reprodução
A prefeitura de Pintadas, na Bacia do Jacuípe, negou as críticas dos professores da rede municipal (ver aqui). Os docentes fizeram uma carta de repúdio ao prefeito Batista da Farmácia (DEM) e ao vice e secretário de educação, Carlos Alberto, em que relataram o não pagamento do terço de férias e do piso nacional, além de não conceder a progressão horizontal, garantida no plano de carreira da categoria. Em resposta, a prefeitura afirma que as críticas dos professores foram recebidas com “surpresa”. Conforme a gestão do prefeito Batista da Farmácia (DEM), “não há um profissional do magistério com terço de férias atrasado, visto que completarão período aquisitivo só em julho de 2017” na cidade. A gestão se comprometeu a pagar o direito nos meses de abril e maio próximos. Quanto à progressão horizontal, a prefeitura declarou que a última vez que houve o direito concluído foi em julho de 2016, mas o pagamento teria sido negado pela gestão anterior. Já em relação ao piso nacional dos professores, a administração atual disse que a atualização está prevista para maio, o que atesta que não “há atraso” sobre o valor pago. A gestão de Batista da Farmácia ainda negou que tenha feito perseguição a adversários. O caso poderia ser contestado pelo fato de no dia 20 de fevereiro ter sido realizada uma negociação com o prefeito Batista e o secretário de educação, Carlos Almeida, além de representantes do sindicato dos servidores públicos de Pintadas e dos professores, “onde ficaram esclarecidos e acordados todos os pontos de pauta mencionados na referida moção e selado compromisso de pagamento por parte da Prefeitura”.
Guarajuba: Incêndio que atingiu área próxima a condomínio é extinto
Foto: Vanderson Nascimento / TV Bahia
As chamas que atingiram uma área de dois quilômetros de vegetação, perto de condomínios em Guarajuba, no Litoral Norte baiano, foram extintas pelo Corpo de Bombeiros na noite desta segunda-feira (6). Segundo o G1, um monitoramento feito na área que constatou ausência de focos dispensou as equipes do local. O incêndio começou na tarde de sábado (4) em uma área de charco, similar ao incêndio em Praia do Forte, o que dificultou o combate ao fogo. Ainda de acordo com os bombeiros, não há ainda informações sobre o que originou as chamas. Outro incêndio que preocupa é o que atinge o Parque Natural Pico das Almas, em Rio de Contas, na região da Chapada Diamantina, desde a sexta-feira (3). Relatos do Corpo de Bombeiros Militar informam que o incêndio está controlado, mas ainda há focos. Na área, conforme a Secretaria de Meio Ambiente da cidade, o fogo já atingiu vegetação de nascentes de rios e matou animais na região.
Ipirá: Prefeito é investigado pela suposta compra de votos na eleição de 2016
Foto: Reprodução / Jornal da Chapada
O prefeito de Ipirá, Marcelo Brandão, é acusado de estar envolvido em um esquema de compra de votos nas eleições municipais de 2016. De acordo com o Portal de Feira, a denúncia, que foi movida pelo ex-candidato Aníbal Ramos Aragão, está sendo apurada pela Justiça Eleitoral do município. Uma audiência de instrução ocorrerá no Cartório da 62ª zona eleitoral na próxima quarta-feira (8). Oito pessoas serão ouvidas na investigação para determinar se, além da suposta compra de votos, houve o uso indevido da emissora de rádio Ipirá FM e o abuso de poder econômico na ação de investigação judicial eleitoral (Aije). A acusação teria entregado, junto ao processo, um áudio que comprova a captação ilícita de sufrágio e o abuso do poder econômico, em que uma voz, que seria do cabo eleitoral do prefeito eleito, teria negociado com um morador da zona rural do município o pagamento de R$300 e uma proposta de emprego em troca de votos. O caso foi recebido pela juiza eleitoral Luciana Braga e, se comprovado a ilegalidade, pode motivar a perda do mandado de Brandão. 
Segunda, 06 de Março de 2017 - 20:20

Camaçari: Funcionário da prefeitura é preso por porte ilegal de arma

por Ana Cely Lopes
Camaçari: Funcionário da prefeitura é preso por porte ilegal de arma
Marcelo e Erivaldo | Foto: Reprodução / Facebook
O funcionário da prefeitura de Camaçari, Marcelo Matos, e o ex-assessor do vereador Júnior Borges (DEM), Erivaldo Jesus, foram presos na última quinta-feira (2). De acordo com informações da TV Aratu e da 12ª Delegacia Circunscricional de Itapuã, que atuou no caso, Erivaldo foi encarcerado pelo envolvimento em uma briga de bar. Já Marcelo, que atualmente ocupa o cargo de gerente na Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), foi à delegacia armado para visitar o amigo, o que acabou lhe rendendo uma prisão em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Por meio de sua assessoria, a prefeitura de Camaçari afirmou que o funcionário não estava em serviço quando o caso ocorreu e que, por isso, é um assunto pessoal do gerente. Na última sexta (3), ambos tiveram a liberdade decretada. O Bahia Notícias tentou contato com a família do gerente mas, até o momento, não obteve resposta.
Vereadores do interior repudiam Daniela por confusão em frente a camarote da PM
Foto: Tiago Caldas/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
Vereadores das cidades de Vitória da Conquista e de Feira de Santana se pronunciaram contra Daniela Mercury por conta do desentendimento que a cantora teve em frente ao camarote da Polícia Militar no Carnaval (veja mais). Em Feira, nesta segunda (5), Tom (PEN) pediu que a prefeitura não a contratasse para a micareta da cidade. “Quero pedir ao prefeito que, em hipótese alguma, contrate esta cantora que destratou a PM para tocar em nossa cidade. Vi várias autoridades repudiando ela pela atitude e não podemos aceitar. A atitude não foi louvável”, declarou o vereador durante a sessão desta segunda. Em Conquista, David Salomão classificou a atitude como "deplorável" durante sessão na última sexta-feira (3). "Uma artista que está em decadência profissional faz isso para ver se as pessoas dão conta da existência dela", acusou o vereador.
Segunda, 06 de Março de 2017 - 19:30

Baianão: No interior, apenas Flu de Feira e Jacuipense mantiveram técnicos

por Matheus Caldas
Baianão: No interior, apenas Flu de Feira e Jacuipense mantiveram técnicos
Fotos: Max Haack / Ag. Haack e Glauber Guerra / Bahia Notícias
As demissões de técnicos no Campeonato Baiano seguem minando os projetos iniciais para os quais os clubes se propuseram a fazer no início da competição. No interior, apenas duas agremiações não mudaram de treinador até a sétima rodada: Fluminense de Feira e Jacuipense.
No  Flu de Feira, Arnaldo Lira comanda um time que é o único do interior baiano ainda invicto no Baianão, o que credencia o Touro à terceira posição, com 14 pontos. No Jacuipense, Clebson Beleza, com cinco jogos até esta rodada de número sete, é o primeiro fora do G4, com oito pontos, dois a menos que o Vitória da Conquista, quarto colocado.
O Bode, inclusive, não demitiu seu técnico. Eduardo Bahia foi seduzido pelo projeto do PFC Cajazeiras e deu lugar ao auxiliar técnico Guilhermino Lima, que dá prosseguimento ao trabalho deixado por seu antecessor.
Até a quinta rodada, 54, 54% das equipes já haviam efetuado mudanças no cargo técnico (leia mais aqui). Duas rodadas após, mais três clubes entraram na ‘dança das cadeiras’. Além do Conquista, o Atlântico fez sua segunda alteração, demitiu Roberto Gaúcho e trouxe Ricardo Silva, que saiu do Jacobina. Por sua vez, a equipe jacobinense, a procura de um novo nome pela segunda vez, mantém Zé Carijé por enquanto – Paulo Sales deixou o comando antes do início do Baiano, para assumir a Juazeirense.
Com um investimento massivo no início da temporada, a nona colocação para o Cancão no estadual custou caro para Quintino Barbosa , hoje no Bahia de Feira, e Paulo Sales. Carlos Rabello estreou no último domingo (5) com derrota para o Flu de Feira no Adauto Moraes. 
 

Fora as equipes de menor expressão, a dupla Ba-Vi também mantém Guto Ferreira e Argel Fucks – este último, pressionado no cargo, mas líder do certame com 100% de aproveitamento.
Chapada: Incêndio é controlado e reserva permanece em monitoramento
Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros
O incêndio que acometia desde a última sexta-feira (3) a Reserva Natural Serra das Almas, em Rio de Contas, Chapada Diamantina, foi controlado nesta segunda (6). 18 homens do Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA) e de brigadas voluntárias estão monitorando e trabalhando constantemente nas áreas atingidas em Rio de Contas em terra e com equipamentos aéreos como o Bambi Bucket, bolsa que transporta água para auxiliar no combate. De acordo com o subcomandante do 11° Grupamento de Bombeiro Militar, Major Jean Vianey, durante o monitoramento não foram vistos pontos de reignição ou de propensão de fumaça. A diretora geral do Inema, Márcia Telles, informou que ainda não foi possível avaliar os impactos ambientais, que devem ser inspecionados e medidos após a completa extinção do fogo e liberação da área pelo CBMBA. A causa do incêndio na Serra das Almas ainda não foi esclarecida, mas há a possibilidade de uma ignição por causa natural, "visto que o fogo foi iniciado de cima para baixo da montanha, segundo relatos", apontou Telles.
Alagoinhas: Após primeiro caso de febre amarela, Sesab intensifica vacinação
Foto: Divulgação / Sesab
As ações de controle do vírus da febre amarela foram intensificadas em Alagoinhas nesta segunda-feira (6). A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disponibilizou cerca de 100 mil doses extras da vacina para o município, a fim de imunizar os indivíduos que não possuem duas doses registradas no cartão de vacinação. O motivo que acarretou na intensificação da vacinação foi a confirmação do primeiro caso de febre amarela em macacos, na região de Calu, zona rural de Alagoinhas. Outras duas notificações, que aguardam análise das amostras, foram encaminhadas para o Instituto Evandro Chagas (IEC). A orientação dada pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas é que, para receber a imunização, a população deve se apresentar aos postos de saúde munidos da carteira de vacinação. “Estamos atuando em diversas frentes além da vacinação. Realizamos a busca ativa de casos suspeitos em toda a área delimitada, bem como fizemos a borrifação de inseticida com o uso da UBV (Ultra Baixo Volume) costal na área rural. Também atuamos na sede do município, com cinco ciclos da UBV veicular, tendo intervalos de três a cinco dias entre as aplicações”, ressaltou o gestor.  Para monitorar a área a Sesab implantou, ainda, a notificação diária de febre amarela, com objetivo de estabelecer um fluxo de informação entre as unidades de saúde do município com o estado.
Segunda, 06 de Março de 2017 - 17:10

Água Fria: Abordagem da Guarda Municipal deixa um morto e dois feridos

por Ana Cely Lopes
Água Fria:  Abordagem da Guarda Municipal deixa um morto e dois feridos
Foto: Reprodução / Blogspot Guardas Municipais na Mídia
Um homem foi morto a tiros e outros dois ficaram feridos na tarde deste domingo (5), em uma abordagem da Guarda Municipal de Água Fria, região do Portal do Sertão. De acordo com informações da 2ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Alagoinhas, o caso aconteceu no povoado de Catana Novo, após dois agentes municipais irem verificar uma ocorrência de som alto dentro de um bar. A confusão se deu quando alguns homens resistiram à abordagem e partiram para cima do chefe da guarda, que foi cercado. No momento, caiu um revólver da roupa de uma das vítimas e o guarda Luis Faustino Miranda Lopes acabou pegando a arma do chão e entrando em luta corporal com José Hamilton Pereira da Cruz. A arma acabou disparando e atingindo José Hamilton, que faleceu na hora e, também, lesionando outras duas pessoas, José Pereira Goes e Eustáquio Souza Santos. O autor dos tiros se apresentou à unidade responsável pelo caso e o delegado entendeu o fato como legítima defesa. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos feridos, mas dois homens que foram lesionados estão internados, um em Feira e outro em Água Fria.
Flu de Feira: Jair cita dificuldades e celebra superação para estar invicto no Baianão
Foto: Matheus Caldas / Bahia Notícias
O Fluminense de Feira é o melhor clube do interior no Campeonato Baiano. Terceiro colocado na competição, é também o único, junto a Bahia e Vitória, que não perdeu nenhuma partida até o momento - possui 14 pontos na tabela. Goleiro tricolor, Jair celebra o momento.
O triunfo do último domingo (6) por 2 a 1 sobre a Juazeirense, fora de casa, consolidou a equipe feirense ainda mais no G4 do estadual. O arqueiro comentou sobre o triunfo e o momento de superação da equipe. “É uma campanha boa, graças a Deus, boa, por tudo que a gente vem passando no nosso cotidiano. Não temos campo para treinar às vezes, por conta da reforma do CT. Tudo isso é uma superação do grupo. Sinal de que todos estão focados. Mas sabíamos que tínhamos condições de vencer, pela qualidade que o time vinha mostrando. Foi muita luta mesmo. Tivemos que correr atrás do empate para depois buscar a virada”, analisou, em entrevista ao Bahia Notícias.
Campeão da Copa Governador 2015, o Touro do Sertão vem numa sequência de resultados importantes no cenário estadual – quase conseguiu o acesso à série C, e foi quarto colocado no Baianão 2016. Jair também comentou sobre a possibilidade de se firmar como uma terceira força na Bahia.
“A diretoria tem mantido uma base. Então, isso aí tem tudo pra nos consolidarmos como a terceira força do futebol baiano. Mas, para isso, precisamos fazer uma boa campanha no Baiano, conseguir nossos objetivos e terminar esse primeiro semestre bem e, se for da vontade de Deus, com o título”, concluiu.
O Flu de Feira volta a campo neste domingo (12). O adversário será o Jacobina, às 16h, no Joia da Princesa, pela oitava rodada do certame. Na tabela, o Tricolor feirense possui 14 pontos.
Segunda, 06 de Março de 2017 - 16:20

Mulher grávida é espancada e perde bebê em Sátiro Dias

por Ana Cely Lopes
Mulher grávida é espancada e perde bebê em Sátiro Dias
Foto: Reprodução / Youtube
Uma lavradora grávida perdeu o bebê após ser espancada na última segunda-feira (27), na cidade de Sátiro Dias, que fica a 250 km de Salvador. De acordo com o escrivão da delegacia territorial do município, Rodney Albuquerque, a motivação do crime foi uma dívida que a vítima teria feito em um bar da região. Quando a atendente do local, identificada como Gabriela, foi cobrar o dinheiro que a lavradora devia, elas entraram em uma discussão que acabou acarretando na agressão por parte de Gabriela, que desferiu golpes na região do útero da vítima.  Uma filmagem (assista aqui) com fortes cenas da agressão foi feita pelo dono do bar e postada em uma plataforma de compartilhamento de vídeos.  A vítima chegou a ser atendida no Hospital Municipal de Sátiro Dias, mas o bebê, que tinha cerca de dois meses e meio, não resistiu. Nesta segunda-feira (6), a lavradora foi à delegacia fazer o boletim de ocorrência, prestou depoimento e também foi submetida ao exame de corpo delito. Até agora a agressora está foragida e vai responder por tentativa de homicídio. O dono do bar, que filmou o crime, também vai responder por ter incentivado e compactuado com a agressão. A ocorrência e a investigação está à cargo do delegado Gustavo Dias, titular na Delegacia de Sátiro Dias.
Chapada: Fogo consome área de 675 'campos de futebol' em Rio de Contas
Foto: Bombeiros Militares / Divulgação
O fogo que atinge o Parque Natural Pico das Almas, na Chapada Diamantina, já consumiu em torno de 675,23 hectares. O balanço, que equivale 675 campos de futebol, foi divulgado nesta segunda-feira (6) pelos Bombeiros Militares da Bahia e pela prefeitura de Rio de Contas, município atingido. Segundo a secretaria de Meio Ambiente (Sema), o fogo ocorre desde a sexta-feira (3). Conforme o G1, os focos de incêndio estão controlados na região. Trabalham na contenção das chamas 18 combatentes, entre bombeiros militares e brigadistas, dispostos em pontos da Serra das Almas. Os brigadistas trabalham no rescaldo e na contenção de reignições do fogo. Segundo a Sema, o incêndio chegou a atingir a vegetação de nascentes de rios, como o Paramirim, e matou animais, a exemplo de cobras, na região. Na noite deste domingo (5), houve diminuição da temperatura na região, o que pode ter contribuído para a melhora da situação.
Segunda, 06 de Março de 2017 - 14:20

Feira: Juiz obriga prefeito a nomear aprovados em concurso de 2012

por Francis Juliano
Feira: Juiz obriga prefeito a nomear aprovados em concurso de 2012
Foto: Aymée Francine / Bahia Notícias
Uma decisão judicial obriga a prefeitura de Feira de Santana a nomear os servidores aprovados em concurso público feito ainda em 2012. A decisão do juiz Gustavo Rubens Hungria estabelece multa de R$ 100 mil em caso de desobediência. Hungria deferiu uma ação do Ministério Público Estadual que acusa a prefeitura de contratar funcionários terceirizados para funções estabelecidas aos concursados. A liminar do MP pede a convocação imediata de 104 enfermeiros, 148 técnicos de enfermagem, 16 médicos e 44 assistentes sociais, observando a ordem de classificação no certame. Em dezembro passado, o promotor Tiago Quadros afirmou ao Bahia Notícias (ver aqui) que a prefeitura chegava até a empregar quem tinha sido aprovado no concurso como terceirizado. Mesmo determinando a nomeação dos servidores, o juiz não obrigou o desligamento dos terceirizados.
Quatro cidades com seca e 1 com inundação têm decretos de emergência reconhecidos
Mairi sofre com estiagem/Foto: Reprodução/TCM
Quatro cidades baianas que sofrem com estiagem e uma que teve prejuízos com inundações tiveram o decreto de emergência reconhecidos pelo Ministério da Integração Nacional. Os municípios com problema de estiagem são Barro Alto, Boa Vista do Tupim, Mairi e São Miguel das Matas. Já Luís Eduardo Magalhães, no extremo oeste, teve o decreto devido a prejuízos com inundações. Segundo a portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, a medida permitirá que as prefeituras solicitem apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para ações de socorro e assistência à população, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas atingidas. A portaria tem vigência por 180 dias e segue critérios estabelecidos pela Instrução Normativa nº 2, que define procedimentos da Defesa Civil nacional para o reconhecimento de situação de emergência ou estado de calamidade pública decretados por municípios, estados e Distrito Federal. A mesma portaria também incluiu cidades de Goiás, Minas Gerais, Sergipe e São Paulo. 
Candeias: Rui entrega Anel Viário para desafogar tráfego pesado
Foto: Manu Dias/GOVBA
O Anel Viário de Candeias junto com a rotatória que ligam as BAs 522 e 523, com mais de oito quilômetros de pistas, foram entregues na manhã desta segunda-feira (6), pelo governador Rui Costa. A obra, feita pela Seinfra [secretaria de infraestrutura] em convênio com a Petrobras, envolveu um investimento de mais de R$ 24 milhões. A expectativa é que a intervenção beneficie em torno de 175 mil pessoas, entre quem vive e trabalha a aqueles que circulam pelo trecho. “As carretas pesadas, além de levar riscos à população, desgastavam a cidade. Portanto, todas as carretas pesadas, com produtos químicos e perigosos, passam a trafegar por esse Anel Viário, e, com isso, a população se sente mais segura”, disse Rui. Após a inauguração, o governador assinou uma ordem de serviço para início das obras de contenção de encostas Rua Beco do Boi, no bairro Sarandy nas ruas Dom Pedro I, Santa Clara e Cajueiro, situadas no Centro, e na Rua Joana Angélica, no bairro Malembá. Em Candeias, Rui ainda entregou a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) e autorizou lançamentos de licitações para recuperação da BA- 522 (trecho Entrocamento da BA 523/São Francisco do Conde), para ampliação da ponte que fica na mesma rodovia estadual. 
Segunda, 06 de Março de 2017 - 11:46

Trading: Hotéis na Bahia estão entre os melhores do Brasil, segundo jornal britânico

por Gabriel Carvalho | gabriel.jornalismo@gmail.com
Trading: Hotéis na Bahia estão entre os melhores do Brasil, segundo jornal britânico
Foto: The Telegraph
Cinco hotéis localizados na Bahia estão entre os melhores estabelecimentos do Brasil listados pelo jornal britânico, The Telegraph. Avaliados por notas, os meios de hospedagem receberam 8 e 9 da publicação da Grã Bretanha, que não deu nenhuma nota dez aos empreendimentos brasileiros. Trancoso foi o destino baiano com mais indicações – quatro, no total. São eles: Pousada Capim Santo (9,0), Mata N’ativa Pousada (9,0), Uxua Casa Hotel & Spa (8,0) e Le Paxa (8,0). Já Salvador, teve uma única opção citada que foi o Hotel Casa do Boqueirão, localizado no Santo Antonio Além do Carmo, que recebeu nota 9,0. Entre os quesitos avaliados estão: localização, preço, restaurante, acomodações, serviço e decoração. Clique aqui e veja a lista completa. 




944 MIL ACESSOS,  RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!

TOTAL DE ACESSOS   DO BLOG  MAIS  DE  944 MIL /    DIA 07/03/17
Alemanha Mais de  178 Mil,  líder  Internacional  de  Acessos
Nos  Mais de 100  Países do Planeta  Terra

Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
483775
Alemanha
178963
Estados Unidos
124310
Rússia
41926
Malásia
19731
China
14251
Ucrânia
8579
França
5345
Portugal
5147
Índia
3985



O POETA MARATONISTA!
             
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                         CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                          Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registrado em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DE VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.





Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 Salvador/Ba. 42. 198 metros
DIA 27/08/16



Curso  de  Comunicações  Verbais

(Um dos  melhores do Brasil/S. Paulo com credenciamento CFMO 097}


     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  de  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP

********************************************************************************
                     TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA  DAS PEDRAS   SETOR NORTE DA  ARENA   FONTE NOVA/BAHIA/BRASIL/20





























FBF e clubes anunciam regulamento do campeonato baiano 2017


O Campeonato Baiano de 2017 ganhou nova formula de disputa e terá inicio no dia 29 de janeiro, a primeira fase de classificação encerra 5 de abril. As semifinais acontecerão nos dias 9 e 16 de abril, enquanto que as finais nos dias 30 de abril e 7 de maio com total de 15 datas.
Os clubes se reuniram na sede da FBF.
O atual campeão Vitória,Bahia, Juazeirense, Fluminense de Feira, Galícia, Jacobina, Flamengo, Jacuipense, Vitória da Conquista, Bahia de Feira e o novato Atlântico aprovaram a nova formula de disputa
Na primeira fase de classificação, todos os 11 clubes em grupo único se enfrentarão em sistema apenas de ida, classificando-se os 4 melhores para a Semifinal. A partir da Semifinal será ida e volta, com 1º x 4º  e 2º  x 3º . Os dois vencedores buscam o título também em jogos de ida e volta. O primeiro e segundo colocados da semifinal têm vantagem de dois resultados iguais e realizar o jogo decisivo em seu mando de campo.
REBAIXAMENTO

Serão rebaixados para a Série B do Baianão 2018, os dois últimos colocados da 1ª fase, sem quadrangular.

MUDANÇA: As vagas para outras competições  serão distribuidas somente no Baianão, sem mais vagas para a Copa Governador do Estado. O campeão, o vice-campeão e o terceiro colocado garantirão vagas na Copa do Nordeste de 2018. Já na Copa do Brasil, o vencedor, o segundo colocado e o 3º garantirão as vagas. Poderão disputar o Brasileirão da Série D os três primeiros colocados exceto a dupla BAVI por já possuírem vaga em divisão superior.



O POETA MARATONISTA!
             
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                         CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                          Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registrado em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DE VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.





Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 Salvador/Ba. 42. 198 metros
DIA 27/08/16



Curso  de  Comunicações  Verbais

(Um dos  melhores do Brasil/S. Paulo com credenciamento CFMO 097}


     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  de  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP



********************************************************************************
                     TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA  DAS PEDRAS   SETOR NORTE DA  ARENA   FONTE NOVA/BAHIA/BRASIL/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário