segunda-feira, 13 de março de 2017

POLITICA BAIANA,BRASILEIRA. LAVA JATO E MUITO MAIS

FONTE BAHIA NOTÍCIAS
Terça, 14 de Março de 2017 - 00:00

Articulação pode tirar Lídice da majoritária em 2018; senadora desconhece movimento

por Fernando Duarte
Articulação pode tirar Lídice da majoritária em 2018; senadora desconhece movimento
Foto: Cláudia Cardozo/ Bahia Notícias
Eleita na chapa majoritária que reconduziu Jaques Wagner (PT) ao governo da Bahia em 2010, a senadora Lídice da Mata (PSB) pode não participar da composição da chapa na tentativa de reeleição do governador Rui Costa (PT) em 2018. Lídice, no entanto, reforça ser candidata a continuar no Senado, ainda que em 2014 tenha marchado em caminho diferente dos aliados – foi candidata a governadora contra o petista. De acordo com informações que circulam nos bastidores políticos, a socialista seria o elo mais frágil na chapa pré-estabelecida, que conta com a tentativa de reeleição de Rui, tendo João Leão (PP) na vice, e o ex-governador Wagner, colocado como candidato a senador. O antecessor de Rui entraria na vaga ocupada pelo senador licenciado Walter Pinheiro (sem partido), que inicialmente não teria espaço para reeleição após ter deixado o PT – e ter declarado não ser candidato à reeleição –, enquanto Lídice seria candidatura natural ao posto. Porém, com a ascensão do PSD em número de partidos e no controle da Assembleia Legislativa (AL-BA) e da União dos Municípios da Bahia (UPB), a sigla tentaria a quarta vaga na composição para reeleger Rui. Lídice, todavia, nega ter acompanhado informações neste sentido. “Eu estou colocada para a chapa 2018. Sou senadora pela Bahia, cumpri bem e cumpro bem o meu mandato com a afirmação dos compromissos que tive durante a campanha, do mesmo lado que sempre estive. É mais do que justo que eu possa me colocar na chapa”, afirmou, ao Bahia Notícias. A senadora minimizou, inclusive, o fato de o PT ter recrudescido na Bahia no comparativo com a eleição de 2010 e ainda assim manter dois nomes na potencial chapa majoritária. “É uma vaga a mais por conta da representatividade de Wagner”, sinalizou a socialista, que frisou não saber da articulação que poderia deixá-la de fora da composição com Rui. 
Com duas candidaturas postas, eleições para presidência do PT na Bahia estão indefinidas
Foto: Cláudia Cardozo/ Bahia Notícias
O prazo para regularização das chapas inscritas nas eleições para os diretórios estadual e municipal no PT terminou nesta segunda-feira (13) e, quando o assunto é a disputa para o comando do partido na Bahia, o futuro segue nebuloso e indefinido. Duas candidaturas estão postas: a do deputado federal Waldenor Pereira e de Fernanda Silva, ex-prefeita do município de Uruçuca. Entretanto, até maio, quando o pleito para o diretório estadual acontece, este cenário deve mudar, com a adição de novas candidaturas, segundo o presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação. De acordo com o dirigente, outras conhecidas lideranças da agremiação podem ser convocadas pelas diversas correntes que compõem o partido a fazerem parte da disputa. “Meu trabalho como presidente, entretanto, vai ser o de continuar lutando por unidade até o congresso [estadual]. Meu trabalho é de que não seja um processo meramente de disputa de votos, e sim para construir o que o PT precisa: estratégia para enfrentar a conjuntura e trabalhar pela reeleição de Rui e a eleição de Lula em 2018”, afirmou Everaldo em entrevista ao Bahia Notícias. Outro nome bastante aventado para concorrer à presidência da agremiação, o deputado federal Jorge Solla declinou de participar da corrida. Ainda na avaliação de Everaldo, tornar o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Jaques Wagner, outro nome citado, presidente do PT baiano seria “egoísmo”. “Não deveríamos limitar a ação de Wagner à presidência do PT, ele pode servir mais à sociedade. Mas isso é um processo de debate”, opinou. Conforme o dirigente estadual, cinco chapas se inscreveram para disputa de delegados e delegadas no diretório estadual. No âmbito municipal, 350 cidades baiana inscreveram chapas para participar das eleições. Deles, em 80% as chapas serão únicas, algo exaltado pelo presidente. “Isso mostra unidade e um alto nível de mobilização e compreensão”, comemorou.
Terça, 14 de Março de 2017 - 00:00

Fábio Mota diz que 'Parada Segura' para mulheres é atualmente inviável em Salvador

por Guilherme Ferreira
Fábio Mota diz que 'Parada Segura' para mulheres é atualmente inviável em Salvador
Foto: Gabriel Lima / Agecom
O vereador Beca (PPS) enviou à Câmara na última sexta-feira (10) um projeto de lei que permite às mulheres descerem fora do ponto de ônibus entre 21h e 6h - desde que o coletivo obedeça ao itinerário. A proposta da "Parada Segura" foi implantada em alguns municípios brasileiros e visa oferecer mais segurança às passageiras, mas ainda deve permanecer longe da realidade por algum tempo. De acordo com o secretário de Mobilidade de Salvador, Fábio Mota, a sugestão é, a princípio, inviável para a capital baiana. Ele argumenta que a frota na cidade é totalmente monitorada por aparelhos de GPS nos coletivos, que enviam dados sobre o itinerário dos veículos ao aplicativo CittaMobi e ao Centro de Controle Operacional da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Quando um ônibus para fora do ponto, ele é automaticamente autuado. Mas a operação teria problemas caso a matéria enviada pelo vereador seja aprovada. "A princípio, em função da tecnologia que temos hoje, não vejo viabilidade", declarou Mota sobre a proposta de Beca, em entrevista ao Bahia Notícias. Para o secretário, o problema deve ser solucionado com melhorias no policiamento em Salvador. "O que a gente precisa é reforçar a segurança pública, não é criar atalhos. Eu não posso adequar e mudar toda a operação do sistema em função de uma proposta dessas diante da complexidade do sistema hoje", provocou.
Secretário cobra segurança em vez de "atalhos" | Foto: Tiago Dias / Bahia Notícias


No projeto enviado à Câmara, Beca sustenta que a "Parada Segura" pode proteger as mulheres de situações de violência. "Seguidamente nos deparamos com notícias de mulheres que sofrem atos de violência quando abordadas por meliantes, à noite. Neste sentido, no intuito de reforçar a prevenção contra a violência, a 'Parada Segura' pode garantir à mulher o direito de solicitar o desembarque do coletivo em qualquer ponto do itinerário, no período noturno, dentro do horário estabelecido por Lei", relata o texto. Outras cidades brasileiras já regulamentaram a "Parada Segura" em moldes similares aos apresentados pelo vereador em Salvador. No Rio de Janeiro, a medida está em vigor desde a última terça-feira (7), enquanto em São Paulo a lei passou a valer a partir do final de outubro do ano passado. Em ambas as capitais o horário em que os motoristas estão permitidos a parar fora do ponto é de 22h as 5h, período mais curto que o sugerido por Beca. Em Salvador, no entanto, a proposta ainda terá que superar obstáculos tecnológicos. "Esse projeto tem que se conciliar o sistema de transporte da cidade de Salvador pra não dar erro no aplicativo [CittaMobi]. Não é simplesmente mudar o ponto de parada", pondera Mota.
Com fim de mandato, prefeitos denunciados na Águia de Haia devem perder foro privilegiado
Foto: Reprodução/ Tremedal Revista
Dos sete denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) no âmbito da Operação Águia de Haia enquanto eram prefeitos, cinco devem perder o foro privilegiado por terem encerrado os mandatos no dia 31 de dezembro do ano passado. São os casos dos ex-gestores de Itapicuru, José Moreira de Carvalho Neto; Paramirim, Júlio Bittencourt; Ruy Barbosa, José Bonifácio Marques Dourado; Nova Soure, José Arivaldo Ferreira Soares; e Mirangaba, Dirceu Mendes Ribeiro. Os processos contra eles, que antes tramitavam no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em segundo grau, devem ser remetidos à Seção Judiciária da Bahia, voltando à primeira instância. Reeleitos, os prefeitos de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia Chaves de Souza, e de Mairi, Raimundo de Almeida Carvalho, mantêm o foro privilegiado e, com isso, seus processos continuam sob a batuta do TRF-1. Entretanto, no grupo dos cinco ex-prefeitos, apenas Dirceu Ribeiro teve o processo enviado à primeira instância, até o momento. Um despacho publicado no dia 13 de fevereiro deste ano pelo juiz federal George Ribeiro da Silva, relator convocado do processo, ordena que os autos sejam encaminhados à Subseção Judiciária de Campo Formoso, no interior do estado. Na semana passada, o TRF-1 negou um recurso interposto pela defesa do ex-prefeito (veja aqui). As ações movidas contra os outros ex-administradores, segundo levantamento feito pelo Bahia Notícias, ainda continuam tramitando no TRF-1. No entanto, assim como ocorreu com Ribeiro, o desembargador relator dos processos deve ordenar, em breve, o declínio de competência do tribunal para julgar os casos. Deflagrada em julho de 2015, a Operação Águia de Haia investiga um esquema de desvios de recursos federais da educação via Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) (relembre). O valor desviado supera os R$ 57 milhões, segundo o MPF. Ainda de acordo com o órgão, o esquema fraudulento contou com a liderança do empresário, Kells Belarmino, que estruturou organização criminosa semelhante em um município de Minas Gerais e chegou a ser denunciado pelo Ministério Público local. Kells e sua esposa, Fernanda Marcondes, fizeram acordo de delação premiada no âmbito da operação, homologado pelo TRF-1O deputado estadual Carlos Ubaldino (PSD) também está entre os denunciados (leia aqui).
Doença fatal de gatos que pode atingir humanos é destaque na coluna Saúde
Uma micose que causa lesões sérias e potencialmente fatais em gatos tem se espalhado pelo Brasil. Causada por um fungo que vive naturalmente no solo, o Sporothrix, a doença pode ser transmitida para humanos. As lesões em humanos e cães geralmente não são tão severas como nos felinos e raramente impõem risco à vida. Leia essa e outras notícias na coluna Saúde!
Participação de Ed Sheeran em 'Game of Thrones' é destaque na coluna Cultura
O cantor e compositor britânico Ed Sheeran fará uma participação na sétima temporada de “Game of Thrones”, que estreia no dia 16 de julho. A confirmação aconteceu no último domingo (12), durante o festival de cinema, música e tecnologia South by Southwest (SXSW) em Austin, nos Estados Unidos. Leia essa e outras notícias na coluna Cultura!?
Pedido de casamento de Chay Suede durante 'Amor e Sexo' é destaque na coluna Holofote
O ator Chay Suede pediu a namorada Laura Neiva em casamento durante gravação do “Amor e Sexo”, apresentado por Fernanda Lima. O casal foi convidado para discutir o relacionamento no programa por meio de um jogo e teve uma surpresa. Leia essa e outras notícias na coluna Holofote!
Técnico que diz que sequência invicta não é ‘nada de excepcional’ é destaque em Esportes
O Fluminense de Feira faz a melhor campanha de um clube do interior nesta edição do Campeonato Baiano 2017. Segundo lugar na tabela de classificação, no entanto, o técnico tricolor, Arnaldo Lira, não deu tanto destaque à situação de seu time na competição. Leia essa e outras notícias na coluna Esportes!
Segunda, 13 de Março de 2017 - 22:00

Para CUT, governo federal quer privatizar Previdência

por Marcelo Rehder | Estadão Conteúdo
Para CUT, governo federal quer privatizar Previdência
Foto: Divulgação
A reforma da Previdência proposta pelo governo Temer tem como objetivo oculto desmontar e privatizar o setor, afirmam sindicalistas. As exigências de idade mínima de 65 anos e a necessidade de contribuir durante 49 anos para garantir o benefício integral incentivam a procura do trabalhador por fundos de previdência privada complementar. Entre os mais jovens, está se disseminando a ideia de começar a poupar por conta própria, deixando de contribuir para o sistema público. "O governo não pretende reformar a Previdência, mas sim acabar com a aposentadoria pública e entregar como ativo financeiro para os bancos privados", diz Vagner Freitas, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT). "Não é novidade, já aconteceu em países como Chile e México, mas não deu certo e eles tiveram de voltar atrás", comparou. O problema, segundo o sindicalista, é que apenas 20% da população brasileira teria condição de comprar um plano de previdência privada. Os outros 80% ficam fora. "O que o governo não fez e precisa fazer é um amplo debate para saber se a sociedade brasileira concorda ou não com a ideia de não ter Previdência como política pública", afirma o presidente da CUT. Coincidência ou não, o secretário de Previdência, Marcelo Caetano, antes de fechar e apresentar a proposta de reforma do governo reuniu-se diversas vezes com empresários, banqueiros e fundos de previdência privada. Só quando tudo estava pronto, teve um encontro com as centrais sindicais. O desmonte começou com a extinção do Ministério da Previdência Social, logo no primeiro mês do governo Temer. A nova estrutura administrativa da Previdência brasileira, que perdeu o nome Social, foi incorporada ao Ministério da Fazenda (a parte de arrecadação e despesas) e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Desenvolvimento Social (a parte de benefícios). As centrais sindicais entendem que, nas mãos da Fazenda, a Previdência deixou de ser uma política de direito social e passou a ser pensada a partir de uma visão financista, partindo apenas do ponto de vista do que se arrecada e do que se gasta, e não de investimento e proteção social. Há concordância no movimento sindical sobre a necessidade de uma reforma, mas é o único ponto em que há convergência com o governo, frisa Clemente Ganz Lucio, diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). "Nós defendemos uma reforma que inclua, enquanto o governo está fazendo uma reforma que exclui da Previdência, exclui na assistência e arrocha o valor dos benefícios." O presidente da CUT acredita que a luta contra a reforma conseguirá unificar o movimento sindical. Até porque "nunca uma proposta foi tão mobilizadora contra o governo Temer". "Queremos derrotar essa proposta na Câmara e que o governo venha negociar a reforma num fórum com as centrais sindicais", diz Freitas. "Só fazer emendas ao projeto não adianta, é entrar no jogo do governo, que quer conseguir a chancela das centrais."
Presidente da Faeb ameaça ir à Justiça caso governo não desista de reajuste na GTA
Foto: Fernanda Birolo/ Embrapa
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), João Martins, prometeu ir à Justiça caso o governo estadual não volte atrás na decisão de reajustar de R$ 2,20 para R$ 4,00 a taxa denominada Guia de Trânsito Animal (GTA). O aumento, de mais de 80%, é considerado “inoportuno” pela entidade e, de acordo com o presidente, vai afetar diretamente as famílias prejudicadas pela seca. “Em momento algum contestamos o pagamento pela emissão da GTA, muito menos a importância de fortalecimento do Fundo de Combate à Febre Aftosa, embora neste particular, mereça maior atenção quanto à gestão do Fundo. Entretanto, esse aumento precisa ser melhor discutido, com participação dos setores envolvidos. O mesmo Estado que reconhece a grave crise, com quase todo o território em estado de emergência em razão da seca, precisa também ter sensibilidade para atender este pleito dos produtores rurais baianos e adiar a cobrança do novo e exorbitante valor”, ponderou Martins. Segundo o presidente, a Faeb enviou ofício ao governador Rui Costa solicitando o adiamento do aumento por pelo menos 90 dias, para reexaminar a matéria. “Estamos esperando que prevaleça o bom senso neste momento em que todos somam esforços para amenizar o sofrimento das pessoas do campo. Contudo, caso não seja encontrada uma solução administrativa, a FAEB irá recorrer às vias judiciais, com objetivo de defender os interesses dos produtores rurais da Bahia”, afirmou. 
Processo para separação do Reino Unido da União Europeia é aprovado por parlamento
Foto: Georgina Coupe / The Prime Minister’s Office
?As duas Câmaras do Parlamento deram o aval para que a primeira-ministra britânica, Theresa May, inicie oficialmente a ruptura com a União Europeia. Duas emendas foram derrubadas pelos deputados da Câmara dos Comuns, uma sobre os direitos dos europeus residentes no Reino Unido e outra sobre a votação parlamentar do acordo final. O primeiro passo para a separação do bloco econômico deverá ser dado até o fim do mês. Após as aprovações, a rainha Elizabeth II deve dar o consentimento real e converter o projeto em lei. A primeira-ministra enviará uma carta a Bruxelas inovando o Artigo 50 do Tratado Europeu de Lisboa. "O que acontecerá posteriormente é bastante simples, a carta vai ao Conselho Europeu e o Conselho tem que decidir as diretrizes" das negociações", afirmou David Davis, o ministro a cargo do Brexit. A União Europeia afirmou que apresentará seu primeiro plano para negociações em até 48 horas após receber a notificação de saída de Londres, e que a estratégia será finalizada em cúpula no dia 6 de abril.
Rui vistoria obras da Embasa que afetam o abastecimento de água em Salvador e RMS
Foto: Reprodução / Secom
As obras da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) no Lago de Santa Helena foram vistoriadas nesta segunda-feira (13), em sobrevoo do governador Rui Costa. O local da obra fica entre os municípios de Dias D’Ávila e Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Com investimento de R$ 2,5 milhões em equipamentos, será instalado um sistema de bombeamento para fazer a reversão do lago de Santa Helena para o rio Jacumirim, que abastece a barragem de Joanes II. O sistema possibilitará o acréscimo de quatro mil litros por segundo (1/s) no volume de água do rio e é importante porque, de acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a Bahia vive a pior seca dos últimos 100 anos. A estiagem reduziu o nível dos mananciais usados para abastecimento humano e a própria barragem de Joanes II está com nível abaixo do esperado para essa época do ano. Na ocasião, Rui Costa ressaltou o papel da população no enfrentamento da dificuldade no abastecimento de água. "Toda ajuda da população é necessária, reduzindo o consumo de água, reduzindo o desperdício, ou seja, economizar água é a palavra de ordem. Quando estiver tomando banho, fechar a transmissão, escovando o dente, fechar a torneira. Não é recomendável, em hipótese alguma, que a pessoa use mangueira para varrer o passeio de casa, molhar o quintal para tirar a poeira. Toda água que economizar é necessária para a gente passar esse momento crítico”, disse. Segundo ele, a dificuldade acontece, pois “não tem tido chuvas nem no interior nem na capital. Por isso, as obras emergenciais vão continuar para tentar evitar a falta de água. Essa obra é emergencial e foi feita em 30 dias para não ter colapso no abastecimento. Infelizmente, a estiagem está tão forte que, este ano, inclusive, chegou ao litoral”, afirmou.
Governador anuncia convocação de novos delegados, escrivães e investigadores
Foto: Camila Souza/ GOVBA
O governador Rui Costa anunciou nesta segunda-feira (13) a convocação de 32 novos servidores para a área de segurança pública. Eles serão destinados às funções de delegado, escrivão e investigador. De acordo com o governador, que fez o anúncio nas redes sociais, a relação dos convocados será publicada no Diário Oficial desta terça (14), de forma conjunta entre as secretarias da Administração (Saeb) e Segurança Pública (SSP). Entre os 32 convocados, 12 são candidatos aprovados no concurso para a Polícia Civil, realizado em 2013. Ainda serão chamados cinco delegados, cinco escrivães e dois investigadores. As vagas restantes são destinadas a aprovados no concurso do Departamento de Polícia Técnica (DPT). São 15 aprovados na função de perito criminalístico e cinco na função de perito médico. Segundo o governo do estadual, um número maior não está sendo convocado porque o estado estourou o limite prudencial e extrapolou os gastos com pessoal, como estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).  De acordo com consulta feita à Procuradoria Geral do Estado (PGE) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), a medida não geraria aumento de gastos com pessoal. Em duas convocações anteriores, o governo nomeou 647 servidores para a Polícia Civil, sendo 432 investigadores, 138 delegados e 77 escrivães. Os convocados devem comparecer, no dia e local estipulados, para apresentar a documentação exigida no edital de convocação.
Salvador se junta a 1,5 mil cidades em rede de trabalho pela sustentabilidade
Foto: Valter Pontes / Secom
A prefeitura de Salvador assinou nesta segunda-feira (13) sua filiação ao ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, uma rede de colaboração formada por aproximadamente 1,5 mil cidades de todo o mundo que trabalha em prol da sustentabilidade. O compromisso foi firmado durante a abertura da programação do IX Encontro Nacional do Fórum de Secretários do Meio Ambiente das Capitais Brasileiras CB27, que acontece no Sheraton Hotel da Bahia, no Campo Grande. Por meio do ICLEI, as cidades podem conseguir consultoria técnica, treinamentos e serviços de informação para apoiar as gestões locais no desenvolvimento sustentável. Natal e Aracaju também se juntaram recentemente à rede de colaboração. Durante o evento no Campo Grande, o prefeito ACM Neto citou os novos Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e Lei de Ordenamento do Uso do Solo do Município (Louos) como exemplos de mundanças promovidas em sua gestão que aconteceram em benefício ao meio ambiente. “A gente tem que entender a sustentabilidade de maneira ampla, e tudo isso diz respeito a melhorar a qualidade de vida do cidadão. Digo que muito mais que cuidar de concreto, precisamos cuidar da vida das pessoas”, explicou.
MP-RJ pede devolução R$ 200 milhões de obra no Maracanã por superfaturamento
Foto: Wikipédia
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) ajuizou uma ação pedindo que cerca de R$ 200 milhões sejam devolvidos aos cofres públicos por suspeita de superfaturamento nas obras do Maracanã. O MP, nesta segunda-feira (13), afirmou que a estimativa dos custos foi inviabilizada por erros no projeto básico e pela forma genérica de apresentação de serviços e itens previstos. Como resultado, houve um excesso de aditivos ao projeto. No total, foram 16 aditivos no conrato que elevou a obra de R$ 705 milhões para R$ 1,2 bilhão. Para o promotor de justiça Flávio Bonazza, a quantidade de aditivos pode ter sido excessiva por conta das falhas no projeto básico, que permitiu que o consórcio tivesse "total controle do projeto executivo, quando quem deveria ter esse controle era o Estado". As irregularidades foram identificadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). De acordo com o MP, o TCU apontou que já na licitação o "excesso de exigências" limitava a concorrência. Já o TCE-RJ identificou o superfaturamento. Os alvos da ação são as construtoras que formam o Consórcio Maracanã (Odebrecht, Andrade Gutierrez e Delta), o ex-secretário estadual de Obras Hudson Braga e o diretor-presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop) Ícaro Moreno Júnior. Além deles, são citados três membros da comissão de fiscalização de contrato e outros dois funcionários da Emop. Hudson Braga já está preso pela Operação Calicute, resultado da força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro. Os problemas apontados pelo MP no projeto básico da reforma causaram prejuízos aos cofres públicos, como o aumento do gasto com ar condicionado, que saltou de R$ 1,5 milhão para R$ 18,5 milhões, aumento de mais de 1.200%. O consórcio vencedor condenou a estrutura e o custo da reconstrução foi de R$ 274 milhões. Para a Promotoria, o valor é "muito superior" ao praticado em outros países pela mesma empresa. O TCE já havia pedido que a Secretaria de Estado de Fazenda retivesse pouco mais de R$ 198 milhões das construtoras. O órgão afirma que as construtoras ganharam R$ 95 milhões a mais apenas com a falta de revisão dos preços, após desonerações fiscais concedidas pelo governo federal e ignoradas pelo governo do estado.
Entrega de segunda lista de Janot é adiada para terça-feira
Foto: STF
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deve enviar nesta terça-feira (14) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a lista com pedidos de abertura de inquérito relacionados à Operação Lava Jato com base nas delações premiadas de executivos e ex-executivos da Odebrecht. De acordo com o jornal O Globo, os pedidos estão praticamente prontos um problema técnico na rede de computadores da equipe encarregada das investigações provocou um adiamento na entrega dos documentos. Os assessores do procurador-geral da República precisaram analisar as 78 delações premiadas de executivos ligados à Odebrecht para formular os pedidos de abertura de inquérito. Janot também deverá solicitar a quebra do sigilo de parte das delações. Todos os pedidos serão analisados pelo ministro Edson Fachin, do STF, responsável pelos processos da Lava Jato na Corte. Após uma  sessão do Conselho Superior do Ministério Público Federal na manhã desta segunda-feira (13), Janot desconversou sobre quando deve enviar os documentos ao STF. "Vamos trabalhar, trabalhar, trabalhar", despistou (veja mais).
Renan afirma que Cunha ainda exerce 'alguma influência' no governo federal
Foto: Jonas Pereira/Agência Senado
O líder do PMDB no Senado e ex-presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL) disse nesta segunda-feira (13) durante um evento em Maceió que o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ainda exerce "alguma influência" no governo federal. Segundo ele, as últimas nomeações para cargos no Planalto dão indícios sobre a presença da opinião do ex-parlamentar, preso desde outubro do ano passado. "Nós chegamos depois do carnaval e nos deparamos com um quadro consolidado de nomeação de ministros e de ocupação dos espaços do governo federal no parlamento. E esses sinais não eram bom sinais, todos apontavam no rumo de um grupo que foi sempre liderado por Eduardo Cunha, e, certamente, alguma influência ainda existe, senão não existiria esse cenário", explicou Renan. Nos últimos dias, Renan vem fazendo críticas ao Palácio do Planalto por conta da suposta influência de Cunha no executivo. Na última sexta-feira (10), em entrevista à CBN, o presidente Michel Temer negou que o ex-deputado tenha relevância no seu mandato (veja mais).
Segunda, 13 de Março de 2017 - 19:50

TSE ordena que parte de depoimento que cita Aécio seja tarjada em transcrição

por Rafael Moraes Moura e Breno Pires | Estadão Conteúdo
TSE ordena que parte de depoimento que cita Aécio seja tarjada em transcrição
Foto: Lula Marques/ Agência PT
O ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que trecho do depoimento do ex-presidente da Construtora Norberto Odebrecht Benedicto Júnior referente à chapa do então candidato tucano à Presidência, senador Aécio Neves (MG), seja "tarjado" nas transcrições que constarão nos autos da ação sobre a chapa de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB). Em despacho ao qual a reportagem teve acesso, o ministro considerou "lamentável" o vazamento de depoimentos de delatores da Odebrecht no âmbito da ação que apura se a chapa Dilma-Temer cometeu abuso de poder político e econômico para se reeleger em 2014. A decisão do ministro Herman Benjamin atende ao pedido feito pelo PSDB, que alega que as menções ao partido e à candidatura de Aécio no depoimento de Benedicto Barbosa da Silva Júnior somente se prestaram a "uma indevida exploração política patrocinada junto à imprensa, com a finalidade exclusiva de causar danos à imagem do PSDB, e ao seu presidente, Aécio Neves". O requerimento do PSDB pedia que também fossem eliminados os trechos do depoimento do ex-presidente da empreiteira Marcelo Odebrecht referentes a Aécio e ao partido, mas a decisão do ministro Herman Benjamin à qual a reportagem teve acesso diz respeito apenas ao teor da oitiva de Benedicto Júnior. O jornal O Estado de S. Paulo publicou que em depoimento prestado ao TSE, Benedicto Júnior afirmou que na campanha de 2014 repassou R$ 9 milhões a políticos do PSDB e do PP e ao marqueteiro tucano a pedido de Aécio Neves - presidente nacional da sigla. Segundo Benedicto, a doação foi feita via caixa 2. Em vídeo postado nas redes sociais, Aécio disse que "em nenhum momento, ao contrário do que tentaram disseminar (...), o senhor Benedicto afirma que eu solicitei recurso por caixa 2 ou qualquer outro meio". O senador também afirmou que o depoimento do ex-presidente da empreiteira Marcelo Odebrecht mencionou transferências de recursos ao PSDB em 2014 feitas "oficialmente, via caixa 1". Em seu despacho, o ministro Herman Benjamin escreveu que, "diante da complexidade fática envolvida na presente demanda, é natural que a instrução probatória, até para permitir a compreensão do contexto amplo em que se desenvolveram os eventos ora investigados, resulte na abordagem de questões que não guardem correlação imediata com o objeto desta ação, que é a regularidade da campanha eleitoral de 2014 da chapa Dilma-Temer". O ministro destacou que as colaborações premiadas de ex-diretores e funcionários da Odebrecht estão sob sigilo, circunstância "peculiar" que justifica "delimitação rigorosa do conteúdo do depoimento ao objeto estrito da demanda". "Ademais, a despeito das reiteradas advertências deste corregedor quanto à necessidade de se preservar o sigilo dos depoimentos em questão, a realidade é que circunstâncias, perguntas e respostas ocorridas durante os atos processuais têm sido divulgadas ipsis litteris, o que, além de lamentável, aumenta a preocupação do juízo em evitar que fatos que extravasem o objeto da demanda sejam transcritos nos autos", ressaltou Benjamin. "Assim sendo, unicamente em razão de tais excepcionalidades, determino que os trechos do depoimento da testemunha Benedicto Barbosa da Silva Júnior, mencionados no requerimento oral dos representantes, sejam tarjados na transcrição disponibilizada nos autos", concluiu o ministro, em decisão proferida no dia 7 de março. O TSE já ouviu cerca de 50 testemunhas no âmbito da ação da chapa Dilma/Temer. No caso daqueles depoimentos que não correm sob sigilo, a Corte Eleitoral tem tarjado algumas informações de maneira pontual, como os endereços pessoais das testemunhas.

Santo Amaro: MPF pede que mineradora pague R$ 59 mi por contaminação de rio com chumbo
Foto: Leopoldo Silva
Uma ação que a Justiça condene a mineradora Plumbum Comércio e Representações de Produtos Minerais e Industriais Ltda., a pagar uma multa de R$59 milhões, por não sinalizar locais em Santo Amaro da Purificação contaminados por cádmio e chumbo. O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal da Bahia (MPF-BA) na última quinta-feira (9), pois a mineradora não cumprir a liminar, proferida em fevereiro de 2003. A liminar, emitida a pedido do MPF, concedeu prazo de 15 dias para a mineradora sinalizar os locais em Santo Amaro da Purificação (BA) que, por conta de sua exploração, foram contaminados por cádmio e chumbo. A Plumbum encerrou as atividades na região em 1993. Desde então, a mineradora foi acionada diversas vezes para reparar os danos ao meio ambiente e à população local. A liminar de 2003 determinava à empresa a obrigação de realizar o cercamento eficaz da área contaminada; colocar placas indicativas do perigo decorrente da utilização e/ou contato com o material tóxico ali depositado; vigiar de forma permanente a área, a fim de evitar o trânsito de pessoas e de animais; e instalar uma “área alagadiça” que evitasse a migração dos resíduos para o leito do Rio Subaé, situado a 300 metros do local. Na época, a Justiça Federal estabeleceu multa diária de R$ 5 mil por dia de atraso, que foi aumentada para R$ 10 mil por dia, por deliberação judicial publicada em maio de 2012, quando foi concedido novo prazo, de 15 dias, para a Plumbum confirmar o cumprimento das obrigações. Em 2014, a Justiça publicou a sentença do processo, confirmando a liminar, mas a multa nunca foi paga. Ao longo dos anos, inspeções do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que constataram que as determinações judiciais não haviam sido cumpridas, o procurador da República Pablo Coutinho Barreto requereu, diante do descumprimento das decisões, a execução da multa, que resultou naquele valor. O cálculo do montante foi feito conforme o art. 537 do Código de Processo Civil, parágrafo 4º: “A multa será devida desde o dia em que se configurar o descumprimento da decisão e incidirá enquanto não for cumprida a decisão que a tiver cominado”.
Terceiro responsável por morte de compositor degolado é preso
Foto: Divulgação
Equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) prenderam o traficante Ueslei Silva Sarinho, o Heures, de 22 anos, terceiro responsável pela morte do compositor degolado (veja aqui). Ueslei foi preso ao tentar fugir da casa do seu irmão, em Castelo Branco, desde que matou o compositor Felipe Yves. O Draco recebeu denúncias anônimas indicando que o traficante ainda estava no bairro. Um revólver calibre 38 foi encontrado embaixo de uma sapateira na casa da mãe de Ueslei. De acordo com a Draco, Heures já possuía dois mandados de prisão em aberto por homicídios ocorridos na região de Cajazeiras. A participação do traficante e sua quadrilha em mais dez assassinatos estão sendo investigados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Segunda, 13 de Março de 2017 - 19:20

Governo e prefeitura ficam perto de consenso sobre Glauber Rocha e Gregório de Matos

por Guilherme Ferreira
Governo e prefeitura ficam perto de consenso sobre Glauber Rocha e Gregório de Matos
Foto: Reprodução / Google Street View
O projeto enviado pela prefeitura à Câmara que revoga a concessão do espaço onde estão localizados o Cinema Glauber Rocha e o Teatro Gregório de Matos deve ser retirado da pauta da Casa. Os poderes executivos estadual e municipal ficaram perto de chegar a um consenso e, enquanto a administração do primeiro fica com o governo, o segundo permanece com a prefeitura. De acordo com o vereador Henrique Carballal (PV), a matéria enviada pela gestão municipal será retirada da pauta do legislativo desta quarta-feira (15). "Com certeza a gente não vota na quarta", assegurou. O líder da oposição, José Trindade (PSL), pontuou que faltam só "pequenos detalhes" para definir a situação. Bruno Dauster e Luiz Carrera, secretário da Casa Civil do governo e da prefeitura, respectivamente, se reuniram na manhã desta segunda-feira (13) e avançaram na negociação. A votação do projeto de lei aconteceria em sessão extraordinária na manhã da última quinta-feira (9), mas segundo o presidente da Câmara, Leo Prates (DEM), foi adiado a pedido do governador Rui Costa.
 PSL reivindica e Rui vai marcar reunião com deputados para discutir espaços no governo
Foto: Divulgação
O governador da Bahia, Rui Costa, prometeu se reunir nesta ou na próxima semana com deputados do PSL para discutir o aumento de espaço da sigla na administração estadual. A bancada reivindica o aproveitamento de indicações feitas por integrantes do grupo – atualmente, os postos ocupados por nomes ligados ao partido fazem parte da cota pessoal do deputado estadual e presidente da agremiação, Marcelo Nilo. O pedido de um encontro foi feito pelos parlamentares em um almoço do governador com líderes de partidos da base na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), nesta segunda-feira (13). “O governador ficou de marcar uma reunião conosco, nesta ou na outra semana, com a bancada toda do PSL, para que possamos pedir uma estrutura com deputados do PSL”, afirmou o líder do partido na Casa, deputado estadual Alan Castro. Segundo Castro, os parlamentares demonstraram a Rui insatisfação com o fato de não terem “estrutura na gestão”. “Verbalizamos isso ao governador, que a estrutura que está lá, da Embasa e da Seap, é de Marcelo Nilo. Vamos conversar para que essas estruturas sejam fornecidas ao PSL ou para que outro espaço seja dado para a gente”, disse.
José Eduardo Cardozo afirma que caixa 2 é 'histórico e cultural' no Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Durante depoimento ao juiz Sérgio Moro realizado nesta segunda-feira (13), o ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que "infelizmente" a caixa 2 no Brasil é "histórico, cultural, mas nem sempre agasalha a prática de corrupção". O depoimento de Cardozo não durou mais que 20 minutos e foi realizado por videoconferência de São Paulo. Cardozo foi arrolado como testemunha de defesa do ex-ministro Antonio Palocci, réu na Lava Jato. "Infelizmente o Caixa 2 no Brasil é uma realidade da política brasileira, fruto de um sistema político anacrônico, que teria já que ter sido substituído. E digo que a corrupção e a caixa 2 elas infelizmente tem estruturais sistêmicas no Brasil , embora nem sempre a caixa 2 seja utilizada como forma de agasalhar recursos de corrupção. São situações que devem ser analisadas com muito cuidado", afirmou o ex-ministro, que ressaltou que o Caixa 2 não pode ser confundido com corrupção ou lavagem de dinheiro. "Pode se confundir? Pode. É frequente até que isso ocorra? Sim. Pelo menos isso é que se sabe ao longo da História brasileira. Agora que são coisas diferentes são", afirmou. Cardozo ainda afirmou que recebeu informações claras da ex-presidente da República Dilma Rousseff de não receber contribuições que apresentassem irregularidades.
Para ministro de Temer, não há necessidade de ampliação do Bolsa Família
Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Para o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, não há necessidade de ampliação do Bolsa Família. Ele destaca que governo Michel Temer (PMDB) conseguiu zerar a fila de espera do programa, com a abertura de novas vagas – consequência da exclusão de 1,5 milhão de pessoas em situação irregular do benefício. "Eu não sei de onde o Banco Mundial tirou essa... A não ser que queiram nos colocar a pecha de governo que não se preocupa com os pobres. Os organismos internacionais estão contaminados com essa visão", declarou o ministro na manhã desta segunda-feira (13), em um evento realizado no Rio de Janeiro. Terra se referiu ao relatório divulgado, em fevereiro, pelo Banco Mundial, que sugeriu essa ampliação. "O que vai definir necessidade de ampliação do programa é a demanda", esclareceu em entrevista à Folha de S. Paulo depois. Ele acredita que o banco usou dados ultrapassados para a análise. Atualmente, o programa atende 13,5 milhões de famílias em todo o país com um custo de R$ 30 bilhões para os cofres públicos. Segundo anunciado pelo ministro, ainda neste mês, o governo vai lançar um programa com o objetivo de impulsionar a inclusão dos beneficiários do Bolsa Família no mercado de trabalho formal. De acordo com a publicação, uma das medidas será a garantia do benefício por cerca de dois anos a pessoas que conseguirem emprego com carteira assinada e salário de até quatro ou cinco salários mínimos. "Vai ser um dos maiores processos de formalização do trabalhador no país", exalta Terra. Ele também vai propor bonificações aos prefeitos de municípios que retirarem mais trabalhadores da informalidade.
Temer pode permanecer elegível mesmo se chapa for cassada, afirma Mendes
Foto: Reprodução / Agência Brasil
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou que, mesmo que a chapa Dilma-Temer seja cassada, o presidente Michel Temer pode permanecer elegível em 2018. Mendes argumentou que decisões como essa têm sido recorrentes nos tribunais regionais eleitorais. "Em tese, o tribunal (TSE) tem cassado a chapa, mas ressalvado a inelegibilidade daquele que não teve participação (no ilícito)", afirmou o ministro. Mesmo com Temer já tendo negado interesse em uma eventual candidatura em 2018, especulações dão conta de que ele poderia participar de uma corrida pela reeleição. Mendes também afirmou que uma ameaça à estabilidade política do país pode pesar na decisão dos ministros de cassar a chapa, o que faria o presidente perder o mandato. "Sempre se consideram essas questões. Não temos juízes de Marte. Temos juízes do Brasil e todas as circunstâncias levamos em conta", afirmou.
Em depoimento, Emílio Odebrecht diz que caixa 2 'sempre existiu' na empreiteira
Foto: Reprodução / Isto É
O empresário Emílio Odebrecht afirmou em depoimento ao juiz Sérgio Moro nesta segunda-feira (13) que "sempre existiu" o pagamento de caixa 2 na empreiteira da família. De acordo com a Folha de S. Paulo, ele ainda relatou que este era um "modelo reinante" no Brasil. "Sempre existiu. Desde a minha época, da época do meu pai e também de Marcelo [Odebrecht]", disse Emílio ao depor como testemunha de defesa na ação da Operação Lava Jato em que o seu filho, Marcelo Odebrecht, é acusado de pagar propinas ao ex-ministro Antônio Palocci. "Na minha época, as coisas eram muito mais simples. Não tinha a complexidade que a organização passou a ter, trabalhando em mais de 20 países e lidando com 'n' negócios", relatou. Emílio admitiu que sabia da existência de um responsável pelos pagamentos dentro da Odebrecht, mas negou conhecer o Setor de Operações Estruturadas, departamento responsável pelo pagamento de propinas dentro da Odebrecht. O empresário ainda disse que nunca tratou de pagamentos ilícitos com Palocci, mas "não tem dúvidas" que o ex-ministro pode ter sido um dos operadores do PT e recebido recursos em nome do partido.
FNDE investe R$ 6 milhões em obras para educação de 40 municípios baianos
Foto: Divulgação / FNDE
Euclides da Cunha, Vitória da Conquista, Maragogipe, Serrinha e outros 36 municípios baianos terão acesso a um recurso R$ 6 milhões para investir em ações e obras de educação como a construção de escolas, reformas e o pagamento de convênios.  O repasse foi anunciado pelo ministro da educação, Mendonça Filho, na abertura do Fundo Nocional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em Rio Verde, Goiás, nesta segunda-feira (13). Na ocasião, Mendonça Filho informou que R$ 130 milhões serão repassados para ações e obras na área de educação em mais de 600 municípios em todo o Brasil. De acordo com o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro, a Bahia receberá em abril um programa chamado FNDE em Ação, onde "técnicos farão atendimento individualizado a todos os prefeitos e secretários de educação, para que possam sanar as pendências e retomar todas as ações educacionais que estavam paradas nos municípios baianos", afirmou. Nos encontros do FNDE em Ação, os gestores serão capacitados por meio de palestras e atendimento individualizado para resolver pendências em relação aos programas do Fundo. Além disso, na ocasião, os prefeitos poderão tirar as dúvidas sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR) e a correta utilização do sistema SiGPC/Contas Online, por meio do qual os municípios e estados prestam contas da aplicação dos recursos recebidos pelo governo federal para investir em educação. Além dos já citados, também serão beneficiados os municípios de Angical, Aracatu, Banzaê, Castro Alves, Catu, Caturama, Cícero Dantas, Condeúba, Cotegipe, Elísio Medrado, Encruzilhada, Entre Rios, Esplanada, Formosa do Rio Preto, Igrapiúna, Ilhéus, Iraquara, Itatim, Itiúba, Jaguaquara , Lajedo do Tabocal, Mansidão, Marcionílio Souza, Mundo Novo, Muniz Ferreira, Nordestina, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Piatã, Ribeira do Pombal, Rio Real, Santa Luzia, Santo Estêvão, São Miguel das Matas, Utinga e Valença.
Segunda, 13 de Março de 2017 - 17:10

Justiça Federal suspende resolução da Anac e mantém franquia de bagagens

por Cláudia Cardozo
Justiça Federal suspende resolução da Anac e mantém franquia de bagagens
Foto: Agência Brasil
A Justiça Federal de São Paulo suspendeu os efeitos da resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) 400/2016, que coloca fim na franquia de bagagens, a partir desta terça-feira (14). O juiz federal José Henrique Prescendo acatou o pedido do Ministério Público Federal de São Paulo (MPF-SP) para suspender o fim da franquia. Na liminar, o juiz afirma que, “sob o ponto de vista de uma teoria econômica, se poderia firmar que as alterações em foco são justas na medida em que, em tese, permitem que o consumidor que não pretenda despachar sua bagagem, pague uma passagem menor”. Ele ressalta que é atribuição do Poder Judiciário “garantir a eficácia plena dos dispositivos constitucionais dos consumidores, dever este que, como dito, abrange também os poderes Executivo e Legislativo”. “Nesse sentido, não pode a Anac, como entidade integrante da estrutura do Poder Executivo, editar resolução que ignore esse dever do Estado, cuja eficácia presume a existência de normas que assegurem ao consumidor um mínimo de direitos que não dependam das boas intenções dos fornecedores ou dos prestadores de serviços, representando tais direitos, os limites da liberdade de iniciativa”, frisa o magistrado. José Henrique ainda entendeu que os artigos 13 e 14 da resolução não contém critérios objetivos que permitam as empresas a reduzir o limite da bagagem de mão por motivo de segurança e capacidade dos aviões, e deixa o consumidor desprotegido. O juiz ainda destacou que tal mudança deve ser discutida com a sociedade de forma ampla através de audiências públicas, possibilitando que seja firmado um acordo satisfatório a todos. Com a liminar, está mantida a franquia de bagagens com até 23 quilos para voos domésticos e duas malas de até 32 quilos para voos internacionais. 
Rodrigo Janot desconversa sobre envio de nova lista ao STF: ‘Vamos trabalhar’
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, desconversou sobre quando deve enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma nova lista com pedidos de abertura de inquérito relacionados à Operação Lava Jato com base nas delações premiadas de executivos e ex-executivos da Odebrecht. "Vamos trabalhar, trabalhar, trabalhar", disse Janot depois de presidir uma sessão do Conselho Superior do Ministério Público Federal na manhã desta segunda-feira (13). De acordo com o Estadão, a equipe do procurador-geral da República pssou o final de semana trabalhando na finalização do material das 78 delações premiadas. A expectativa é que os novos pedidos de abertura de inquérito podem ser enviados ao Supremo ainda nesta segunda. Janot também deverá solicitar a quebra do sigilo de parte das delações. Todos os pedidos serão analisados pelo ministro Edson Fachin, do STF, responsável pelos processos da Lava Jato na Corte.
Segunda, 13 de Março de 2017 - 16:40

Técnico do Jacuipense rebate acusação de racismo feita pelo Fla de Guanambi

por Matheus Caldas
Técnico do Jacuipense rebate acusação de racismo feita pelo Fla de Guanambi
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
A acusação de racismo feita pelo Flamengo de Guanambi na noite do último domingo (12) foi respondida pelo treinador do Jacuipense, Clebson Beleza (entenda aqui). De acordo com o técnico do Leão do Sisal, não houve qualquer tipo de ofensas raciais ao volante do Beija-Flor do Sertão, o camaronês Koffi. “A bola já estava fora e o atleta chutou a bola em direção ao meu rosto. Eu agachei e depois que levantei falei para ele tomar cuidado. Então, ele se irritou e veio para cima de mim”, relatou, em entrevista ao Bahia Notícias. Segundo Beleza, o bandeirinha teria contido o atleta africano na confusão. Um outro atleta também teria, em seguida, acusado o técnico de ter proferido gritos racistas. "O árbitro iria punir ele com amarelo. Correu e conversou com o bandeira e em reposta ouviu que não houve nada. Eu tenho índole e nunca teria um ato racista como esse. É um fato lamentável e o clube está tomando as devidas providências”, revelou. O árbitro da partida, Bruno Pereira Vasconcelos, não citou a confusão na súmula da partida – o único fato de destaque que ele registrou foi o fato de um torcedor ter arremessado uma garrafa no gramado aos quatro minutos do primeiro tempo. O atleta rubro-negro registrou um boletim de ocorrência na 15ª Coorpin de Serrinha. O técnico, por sua vez, ainda não foi intimado para depor.







 












Boletim de ocorrência registrado pelo Flamengo de Guanambi | Foto: Divulgação
Servidores de Candeias entram em greve após negociação com prefeitura não avançar
Foto: Reprodução / SkyscraperCity
Os servidores municipais de Candeias, Região Metropolitana de Salvador (RMS), estão em greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (13). Por meio de nota, o Sindicato dos Servidores do Município de Candeias (SISEMC) informou que os funcionários não aceitaram a proposta de reajuste salarial por parte da administração municipal e que decidiram, em assembleia, na última quinta (9) pela paralisação. Em janeiro deste ano, os médicos de unidade de atenção básica de Candeias também pararam as atividades (veja aqui) após não receberem os salários dos meses de dezembro e janeiro. Os médicos chegaram a se reunir com o prefeito e com a secretária de saúde de Candeias, mas continuaram sem salário. Na época foi enviado um comunicado ao Bahia Notícias em que os médicos relataram que não conseguir arcar com as despesas básicas de transporte e alimentação. “Temos um gasto mensal mínimo de R$ 1 mil para trabalhar no município e com dois meses sem receber salário fica complicado manter essa despesa”, diz um trecho. Eles afirmaram que só voltariam aos postos após o recebimento do pagamento. Ainda segundo moradores o lixo tomou contar a cidade, o prefeito entregou a cidade ao secretário de finanças.
Bebê brasileira sorri na primeira selfie e foto viraliza internacionalmente
Foto: Reprodução / Instagram
O sorrisão de uma bebê brasileira recém-nascida conquistou e o Brasil e a imprensa internacional. O motivo é a primeira selfie da vida criança, postada pelos pais dela. Na imagem, postada em uma rede social em janeiro, mas que ganhou destaque internacional apenas agora, a menina aparece sorrindo e ganhou as páginas do jornal britânico Daily Mail, da revista americana Cosmopolitan e do site alemão Frauenzimmer. O rostinho que encantou a imprensa internacional é de Carmel, filha da empresária brasileira Thaise de Mari. Thaise publicou a foto um mês após o nascimento da menina, celebrando a data e contando para seus mais de 200 mil seguidores no Instagram o quanto ficou emocionada com aquele momento. A filha de Thaise já está com três meses de vida. Na legenda da imagem, a fashionista escreveu:  "E de repente a foto da minha vida é sem produção, sem resolução, sem preocupação com cabelo, maquiagem ou ângulo! Eu inchada e com cara de choro, papai com cara de babão e Carmel já mostrando nos primeiros segundos para o que veio... para fazer uma família FELIZ!". A postagem tem quase 17 mil curtidas.
Júri condena quadrilha a 164 anos de prisão por chacina com seis mortes em Periperi
Foto: Google Street View
O Tribunal do Júri condenou a quadrilha responsável pela chacina ocorrida em 9 de agosto de 2014, no bairro de Periperi, em Salvador, que terminou com a morte de seis pessoas e duas feridas. A condenação foi proferida na quinta-feira (9). Daniel Pereira dos Santos, Diego de Souza Gonçalves e o traficante José Carlos Ferreira dos Santos foram condenados por homicídio qualificado e tentativa de homicídio a 164 anos e 11 meses de reclusão e Jean Jorge Gonçalves dos Santos a 163 anos, quatro meses e oito dias. Conforme a denúncia, Daniel, Diego e Jean agiram a mando de José Carlos. A pena será cumprida, inicialmente, em regime fechado, na Penitenciária Lemos de Brito. A denúncia, oferecida pelo promotor de Justiça Jânio Peregrino, foi sustentada oralmente pelos promotores de Justiça Cássio Marcelo, Davi Gallo e Luciano Assis. A sentença foi proferida pela juíza Gelzi Maria Almeida Souza. Na chacina, depois de serem atingidos por tiros de armas de fogo, morreram Marco Antônio Silva Santos, Amanda Reis dos Anjos, Adoniran Reis dos Anjos, Ricardo de Carvalho Silva, Alessandro Reis dos Anjos e Edmilson Santos dos Anjos. Saíram feridas Leilane Reis dos Anjos Menezes e Alessandra Reis dos Anjos. Os assassinatos e os atentados teriam relação com uma guerra entre facções criminosas.
Justiça determina que Kátia Carmelo cumpra pena de um ano e quatro meses de prisão
Foto: Maiana Marques / Bahia Notícias
A Justiça determinou, na última quinta-feira (10), o cumprimento da pena de um ano e quatro meses de prisão de Kátia Carmelo, ex-titular da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município de Salvador (Sucom) de Salvador. A pena, no entanto, será substituída por duas penas restritivas de direito. Atual superintendente da Sucom de Madre de Deus, Kátia foi condenada pelos crimes de calúnia, injúria e difamação contra Alcebíades Barata Filho, em sentença transitada em julgado em 30 de maio de 2016. De acordo com o processo, Carmelo denunciou ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) e ao jornal A Tarde a existência de um suposto esquema ilegal referente ao uso indevido de títulos de Transferência do Direito de Construir (Transcons). O esquema envolveria a atuação irregular de servidores da prefeitura de Salvador e empresários do setor imobiliário. Diante das denúncias, o Ministério Público solicitou à ex-secretária o envio dos documentos que comprovassem as ilegalidades. Como as provas não foram apresentadas, o processo resultou em condenação.
Trabalhadores organizam para esta quarta protesto contra reforma da Previdência
Foto: Divulgação / CTB Bahia
Os trabalhadores organizam uma mobilização nacional para esta quarta-feira (15), contra a reforma da Previdência, ataques à Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) e terceirização. Em Salvador, os atos acontecerão em frente ao Shopping da Bahia, a partir das 7h, e no Campo Grande, a partir das 15h. "Não podemos aceitar calados os ataques constantes aos nossos direitos que o governo Temer vem orquestrano desde que assumiu o poder. O governo quer de uma só vez precarizar as relações de trabalho, com a terceirização irrestrita; flexibilizar os direitos, com a chamada reforma trabalhista; e impedir o trabalhador de se aposentar, como está posto na proposta de reforma da Previdência", destacou o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Bahia (CTB Bahia), Aurino Pedreira. A organização dos atos está por conta da CTB, CUT, UGT, Nova Central, CSP Conlutas, Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo. "Só essa mobilização será capaz de barrar a retirada de direitos. Precisamos ocupar as ruas e pressionar os deputados a votarem contra as propostas", acrescentou. 
Corpo de Bombeiros Militar recebe 26 viaturas para atuação em Salvador e RMS
Foto: Alberto Maraux / SSP
O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) recebeu do governo do estado 26 novas viaturas para atuação em Salvador e Região Metropolitana (RMS). A solenidade de entrega aconteceu nesta segunda-feira (13), com a presença do governador Rui Costa e do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa. Na ocasião foi autorizado o início a segunda etapa da reforma do quartel do 10º GBM. "Aqui tem viaturas para algumas cidades da região metropolitana e um carro de combate a incêndio para Camaçari. O caminhão é uma doação da Infraero, para incêndios que necessitam de produtos químicos e não apenas água", explicou Rui. Entre os veículos entregues estavam também um conjunto de desencarcerador, para salvamento de vítimas de acidentes. "Vamos atender a sociedade mais rapidamente e fazer com que atividades técnicas e projetos sejam feitos também em um tempo muito mais curto", garantiu o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Luiz Telles Macedo. Ao comentar a reforma autorizada pelo governador, Telles adiantou que serão construídas sala de aula e um auditório. A reforma está prevista para terminar ainda neste mês. 
Projeto de Lei pede o fim de carros oficiais para juízes e parlamentares
Foto: Reprodução / Tec Mundo
Um projeto de lei, apresentado pelo deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), pretende dar fim à disponibilidade de carros oficiais de deputados, senadores, juízes, promotores, procuradores e ministros de tribunais superiores, de Contas e conselhos. Segundo informações da coluna Radar Online, da Veja, o direito a veículos de representação seria mantido apenas para aqueles servidores que atuam in loco, em atividades como "fiscalizar, inspecionar, diligenciar, executar ou dirigir trabalhos, que exijam o máximo de aproveitamento de tempo", diz o texto. De acordo com a proposta, os autorizados a portar veículos bancados com dinheiro público são o presidente da República, seu vice, os ex-chefes de Estado, os presidentes do Senado, Câmara e STF, ministros de Estado e comandantes das Forças Armadas. Lima ainda sugeriu que os veículos utilizados atualmente fossem leiloados e o dinheiro, revertido para políticas públicas direcionadas à segurança pública, saúde e educação.
Segunda, 13 de Março de 2017 - 14:20

IPCA para 2017 cai de 4,36% para 4,19%, prevê Focus

por Fernando Nakagawa | Estadão Conteúdo
IPCA para 2017 cai de 4,36% para 4,19%, prevê Focus
Foto: Ilustrativa
Após a divulgação dos dados da inflação em fevereiro, os analistas que respondem à pesquisa Focus realizada pelo Banco Central (BC) reduziram a expectativa para o IPCA em 2017. O levantamento divulgado na manhã desta segunda-feira (13) mostra que a mediana para o IPCA - o índice oficial de inflação - em 2017 caiu de 4,36% para 4,19%. Há um mês, a previsão estava em 4,47%. Já a projeção para o IPCA de 2018 permaneceu em 4,50%, número repetido pela 33ª semana consecutiva. As projeções de mercado para este ano, portanto, indicam expectativa de que a inflação desacelere ainda mais se afastando do centro da meta de 4,50%. Entre as instituições que mais se aproximam do resultado efetivo do IPCA no médio prazo, denominadas Top 5, ao contrário, a mediana das projeções para 2017 subiu de 4,05% para 4,21%. Para 2018, a estimativa do grupo avançou de 4,24% para 4,30%. Quatro semanas atrás, as expectativas desses cinco analistas estavam em 4,15% e 4,21%, respectivamente. A inflação suavizada para os próximos 12 meses também caiu ligeiramente, de 4,56% para 4,54% de uma semana para outra - há um mês, estava em 4,71%. Entre os índices mensais mais próximos, a estimativa para março de 2017 cedeu de 0,30% para 0,27%. Um mês antes, estava em 0,37%. No caso de abril, a previsão de inflação do Focus foi de 0,45% para 0,44%, ante 0,45% de quatro semanas atrás. A pesquisa realizada pelo Banco Central mostrou estabilidade nas projeções para a inflação dos preços administrados neste ano. A mediana das previsões do mercado para o aumento do conjunto de preços controlados pelo poder público em 2017 seguiu em 5,50%. Quatro semanas antes, a expectativa estava em 5,55%. Para 2018, a mediana das estimativas para o conjunto dos preços administrados subiu de 4,60% para 4,70%. Com a alta, o número volta ao mesmo patamar observado há um mês, quando estava em iguais 4,70%. Em suas projeções atuais, atualizadas na ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), o BC espera alta de 5,8% para os preços administrados em 2017 e avanço de 5,3% em 2018. O Relatório Focus mostrou ainda que a mediana das projeções do IGP-DI de 2017 caiu de 4,56% para 4,51% na oitava redução consecutiva. Há um mês, a expectativa estava em 4,83%. Para 2018, a projeção, ao contrário, subiu de 4,68% para 4,70%. Quatro semanas atrás, esse número estava em 4,69%. Já a previsão para o IGP-M em 2017, que é referência para o reajuste dos contratos de aluguel, recuou de 4,79% para 4,62%. Quatro levantamentos antes, estava em 5,00%. No caso de 2018, o índice caiu de 4,67% para 4,60%, ante 4,80% de um mês atrás. Calculados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), os Índices Gerais de Preços (IGPs) são bastante afetados pelo desempenho do dólar e pelos produtos de atacado, em especial os agrícolas. Já a mediana das previsões para o IPC-Fipe de 2017 seguiu 4,46%. Um mês antes, a mediana das projeções do mercado para o IPC era de 4,84%. Para 2018, a projeção do IPC-Fipe permaneceu em 4,50% pela sétima semana consecutiva.

Léo Prates promete realizar concurso para Câmara de Vereadores no início de 2018
Foto: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias
O presidente da Câmara de Vereadores, Léo Prates, firmou o compromisso de que fará um concurso público para a Casa no primeiro semestre de 2018. De acordo com o edil, a promessa faz parte de um plano para aproximar o Legislativo municipal da população da capital baiana. Dentre os projetos estão a Câmara Itinerante, que terá a primeira sessão no próximo dia 27, na Barra. “Assim como o Ouvidoria no Bairro, que estará em ação também neste mês, o Câmara Itinerante é uma iniciativa que aproxima os vereadores da população de Salvador. E este é um dos objetivos de nossa gestão, cujo maior legado deverá ser trazer o cidadão para a Câmara”, disse Prates. O presidente informou também que, no próximo dia 28, será inaugurada a nova Sala de Comissões, com capacidade para 18 pessoas e estrutura para cobertura da imprensa: “Este novo espaço homenageará a primeira mulher eleita vereadora em 1935: Laurentina Pugas”. Além da reativação da Câmara Mirim, que instrui e incentiva os jovens a participar da política, Leo Prates disse que o Selo Castro Alves estará voltando a reeditar obras de interesse público.
Segunda, 13 de Março de 2017 - 13:40

Lista de Janot: Lídice diz não passar 'nem perto' da Lava Jato, mas que 'tudo pode acontecer'

por Fernando Duarte / Rebeca Menezes
Lista de Janot: Lídice diz não passar 'nem perto' da Lava Jato, mas que 'tudo pode acontecer'
Foto: Divulgação / Gabriel Carvalho
A senadora Lídice da Mata (PSB) defendeu nesta segunda-feira (13) que o Supremo Tribunal Federal (STF) criou instabilidade jurídica ao tornar o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) réu em um processo da Operação Lava Jato, por suposto recebimento de propina por meio de caixa um (entenda aqui). “Isso cria uma instabilidade no meio jurídico. Porque a lei determinava o financiamento privado, de empresas, e que fosse feito daquela forma. Então, a não ser que haja um nexo entre a doação feita e um favor ou prática de corrupção clara, vai se fazer uma subversão naquilo que era até então o aparato jurídico do processo eleitoral no Brasil. Então eu acho que as coisas estão muito nebulosas. O próprio pronunciamento do Supremo ficou muito confuso nesse aspecto”, criticou a senadora. Questionada se seu nome pode aparecer na lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que vai sugerir a abertura de inquérito contra políticos com foro privilegiado, Lídice respondeu que acha “que tudo pode acontecer nesse país”. “Agora quem não deve não teme. Eu não temo por nada. Eu tenho minha consciência absolutamente limpa da minha prática política ao longo dos meus 33 anos na vida pública. Não tenho nada a ver com essa operação, não passo nem perto dela. No entanto tudo pode acontecer. São quase uma centena de pessoas que são levantadas, citadas nestes depoimentos, que eventualmente podem ser alvo de ação. E depois dessa ação do Supremo, que é inusitada, é difícil dizer o que vem pela frente. Mas o que vier nós vamos enfrentar com muita tranquilidade, porque eu não creio, não tem base para qualquer coisa dessa natureza”, minimizou.
Segunda, 13 de Março de 2017 - 13:30

Luis Ganem: Uma nova reflexão, talvez

Luis Ganem: Uma nova reflexão, talvez
Foto: Divulgação
Demorei um pouco mais dessa vez para escrever sobre o Carnaval, mas, acredito eu, por um motivo justo. Preferi ao longo dos dias que se passaram, e antes do começo do ano - afinal o ano só começa quando acaba o Carnaval – ouvir um pouco mais as rodas de conversas dos “analistas” da folia. O que diziam, pensavam e criticavam em relação à festa. Meio que observador, ouvi de quase um tudo em se tratando de achismo. De ideias absurdas, como, por exemplo, inverter a ordem do trajeto, saindo da Ondina e terminando na Barra, pois o escoamento se daria pelo Corredor da Vitória, ou estendê-lo até o Rio Vermelho, a coisas interessantes, como contemplar mais bairros com o projeto de carnaval dos bairros. Mas – e sempre tem um mas -, é preciso entender e explicar, a despeito do que tem sido dito à boca miúda, porque o Carnaval está menor. Clique aqui e leia a coluna completa!
Ipirá: Presos fazem refém em motim no complexo policial
Foto: Reprodução / Google Street View
Um motim ocorre no complexo policial de Ipirá, na Bacia do Jacuípe, nesta segunda-feira (13). Segundo informações preliminares, um carcereiro, identificado como Roseval Pereira, foi feito como refém. De acordo com a Delegacia Territorial, a rebelião teve início por volta das 8h. Os presos cobram melhores condições nas dependências do local. Policiais de Feira de Santana e Itaberaba já foram acionados para a cidade. Ainda segundo a Polícia, autoridades estão no complexo policial para negociar o fim da revolta. Até às 13h20 a situação continuava sem solução.
Consumo de drogas causa 500 mil mortes por ano, alerta OMS
Foto: Shutterstock
A Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou nesta segunda-feira (13) que o consumo de drogas causa cerca de 500 mil mortes anuais e que, em alguns aspectos, a situação se agravou nos últimos anos. "A OMS estima que o consumo de drogas é responsável por cerca de meio milhão de mortes a cada ano. Mas este número só representa uma pequena parte do dano causado pelo problema mundial das drogas", afirmou Chan durante seu discurso perante a Comissão de Narcóticos da ONU, que reúne-se em Viena. Segundo o G1, o número contrasta com a estimativa apresentada em 2016 pelo Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o crime (UNODC), que apontava pouco mais de 200 mil mortes causadas pelas drogas. "Em alguns aspectos, a situação está piorando e não melhorando. Muitos países estão experimentando uma crise de emergência sanitária devido às mortes por overdose", acrescentou a diretora-geral da OMS. A diretora pediu ainda que o consumo de drogas seja abordado como um problema de saúde pública, não apenas criminal. "Gostaríamos de ver mais consumidores de drogas atendidos pelo sistema sanitário ao invés de processados pelos tribunais", pontuou Chan.
Segunda, 13 de Março de 2017 - 12:50

Em nova gestão de Netto no TCM, presidente da UPB espera flexibilidade quanto à lei fiscal

por Francis Juliano / Ailma Teixeira
Em nova gestão de Netto no TCM, presidente da UPB espera flexibilidade quanto à lei fiscal
Foto: Francis Juliano / Bahia Notícias
Recém-eleito presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), o prefeito Eures Ribeiro (PSD) espera uma maior flexibilidade por parte do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) quanto às punições para as prefeituras que ultrapassam o índice de gastos com pessoal. Isso porque, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, o limite imposto é de 54% com gastos com o funcionalismo. Porém, esse número não considera as nuances da arrecadação municipal. "Quanto mais a arrecadação diminui, o risco do índice de pessoal ultrapassar os limites é maior. É uma preocupação muito grande, tanto que eu estive aqui conversando com o conselheiro que assume essa função. Conversamos com o tribunal, a preocupação que a UPB e que os prefeitos têm de ter suas contas rejeitadas por fatores que não são de sua própria responsabilidade", aponta Ribeiro, em entrevista ao Bahia Notícias. O prefeito de Bom Jesus da Lapa marcou presença na cerimônia de posse do presidente do TCM, Francisco Netto, que acontece na manhã desta segunda-feira (13), na sede do tribunal. Netto foi reconduzido ao cargo para mais uma gestão. "Ele está sendo um grande presidente, fez uma parceria brilhante com a UPB no sentido de esclarecer as dúvidas dos prefeitos, de preparar as equipes dos prefeitos. Eu estive aqui na semana passada, antes dele tomar posse, já fazendo novamente essa parceria pra que ele continue a fazer essas visitas e esses encontros regionais", comenta. Essas capacitações tiveram início ainda na gestão de Maria Quitéria à frente da UPB e visam qualificar os gestores municipais e suas equipes.
Segunda, 13 de Março de 2017 - 12:40

Escola de Contas do TCM é prioridade no biênio 2017-2019, afirma Netto

por Francis Juliano / Luana Ribeiro
Escola de Contas do TCM é prioridade no biênio 2017-2019, afirma Netto
Foto: Francis Juliano / Bahia Notícias
Empossado nesta segunda-feira (13), o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Francisco Netto, destacou a Escola de Contas como um dos focos de seu novo mandato. "Vamos estimular a escola de contas, que já existe, mas estava com problema de espaço, não estava com espaço adequado para montar a escola. A partir de agora, também com essa parceria com a UPB, a Escola de Contas será uma prioridade nessa gestão". Netto elencou também uma preocupação com a transparência. "O processo eletrônico foi uma coisa importante, a gente mudou totalmente aquela cultura do papel. Hoje há mais transparência, efetividade na prestação de contas", declarou, sinalizando querer dar continuidade com essa política. 
Segunda, 13 de Março de 2017 - 12:20

MP de Contas promete rigidez ao fiscalizar municípios em gastos com festas juninas

por Francis Juliano / Estela Marques
MP de Contas promete rigidez ao fiscalizar municípios em gastos com festas juninas
Foto: Francis Juliano / Bahia Notícias
O Ministério Público de Contas prometeu mais rigidez na fiscalização dos municípios que declaram situação de emergência, mas investem em festas juninas. De acordo com a procuradora-geral do Ministério Público de Contas, Camila Vásquez, as circunstâncias não mudam. “As questões são as mesmas. A declaração de emergência pressupõe situação de escassez, muitas vezes de adoção de medidas que requerem emprego de recursos financeiros que não condizem com a realização de eventos”, justificou, lembrando que muitos desses gastos são feitos de forma “dispendiosa”. A declaração da procuradora aconteceu nesta segunda-feira (13), durante ato de recondução ao cargo do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA), Francisco Netto.
Segunda, 13 de Março de 2017 - 12:00

Relator defende financiamento misto nas eleições com implantação entre 2022 e 2026

por Luana Ribeiro / Estela Marques
Relator defende financiamento misto nas eleições com implantação entre 2022 e 2026
Foto: Reprodução / Twitter
O relator da comissão especial de reforma política na Câmara dos Deputados, Vicente Cândido (PT-SP), defende como sistema de financiamento o modelo alemão. Neste caso, as campanhas são bancadas com recursos do fundo partidário de doações de pessoa física. "O que maisnos pega é o financiamento. Queremos tornar barata e viável ao financiamento público. Qual nossa vantagem no Brasil. Aprovando financiamento público acaba a crise? Não. Você fica até mais vulnerável. O Brasil tem que fechar lacunas para que não tenha mais escândalos", considerou. A ideia do petista é que, se aprovada, o modelo seja implementado entre 2022 e 2026, na transição entre uma campanha e outra. 
Segunda, 13 de Março de 2017 - 11:40

Kiki Bispo sugere comissão conjunta com AL-BA para discussão de reforma política

por Luana Ribeiro / Estela Marques
Kiki Bispo sugere comissão conjunta com AL-BA para discussão de reforma política
Foto: Luana Ribeiro / Bahia Notícias
O vereador e 2º vice-presidente da Câmara Municipal de Salvador, Kiki Bispo (PTB) sugeriu que os legislativos municipal e estadual formem uma comissão conjunta para discutir a reforma política. A proposta foi feita ao deputado Luciano Ribeiro (DEM), nesta segunda-feira (13), durante mesa-redonda com a comissão especial da Câmara dos Deputados, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O vereador contou ao Bahia Notícias que ainda nesta tarde deverá entrar com requerimento para implantação da comissão, de modo que em 30 a 40 dias CMS e AL-BA possam ter em mãos sugestões de modificações na estrutura política do país. "Penso que precisamos ter objetividade, principalmente nos temas mais urgentes do país. Vamos fazer uma comissão temporária para contribuir", prometeu o vereador. O edil aproveitou para mencionar ser necessário discutir também a questão da poluição sonora com os carros de som durante o período de campanha e a dificuldade em encontrar doadores privados. (Atualizado às 12h05)
Segunda, 13 de Março de 2017 - 11:20

Trânsito nacional de Francisco Netto abre portas para o TCM, avalia ACM Neto

por Francis Juliano / Estela Marques
Trânsito nacional de Francisco Netto abre portas para o TCM, avalia ACM Neto
Foto: Francis Juliano / Bahia Notícias
A influência e o bom trânsito do conselheiro Francisco Netto podem abrir portas para o Tribunal de Contas dos Municípios na Bahia. A avaliação é do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), feita durante ato de recondução à presidência da Corte de Contas, nesta segunda-feira (13). "Ele vem desenvolvendo trabalho de aperfeiçoamento do tribunal, fortalecimento desse poder de fiscalização e controle, de aparelhamento no sentido de aprouver de mais tecnologia", enumerou Neto. "O TCM se destaca pelo rigor da sua atuação, que vem ajudando a aperfeiçoar os padrões de gestão das prefeituras do estado em geral", acrescentou. Francisco Netto já assumiu a cadeira de presidente do TCM-BA entre 2001 e 2003, 2003 e 2005 e 2009 e 2011. 
'Eu não me sinto jamais isolado', diz Nilo, sobre clima interno no PSL
Foto: Claúdia Cardozo/ Bahia Notícias
De volta à condição de simples deputado estadual, após ter deixado a Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia – cargo que ocupou por dez anos consecutivos – Marcelo Nilo (PSL) de fato enfrenta novos desafios, para além do clichê da expressão. Um deles é manter-se equilibrado dentro do partido que preside, o PSL, cuja bancada tem tomado decisões à sua revelia. Nilo, porém, não se diz isolado. “Pelo contrário, eu me sinto uma pessoa reconhecida por um projeto que deu certo na Bahia, que foi o projeto da Assembléia Legislativa”, declara o parlamentar, que pretende trazer prefeitos, ex-prefeitos e outros integrantes da classe política para a sigla – ele reclama dos correligionários, que não estão conseguindo atrair os familiares que se candidatam. Ele também se prepara para a futura disputa por uma cadeira na Câmara dos Deputados. “Agora, em março de 2018, espero estar sentando na mesa de negociação para ter participação nas decisões da própria chapa majoritária. Não que eu seja o candidato, mas que pelo menos seja ouvido”. Em um balanço das atividades da última década, elencou o melhor e o pior momento em que esteve à frente da Casa. “O pior momento é quando eu vejo muitas pessoas que trabalham sendo demitidas”, aponta, destacando como único motivo de ressalvas ao seu substituto, Ângelo Coronel (PSD). “Coisa que realmente acho que, num aumento de crise desse, deveria ter uma avaliação mais criteriosa das pessoas que exercem seus papéis com necessidade para o próprio Poder Legislativo. No resto, acho que ele está bem”. Clique aqui e leia a íntegra da entrevista da semana com o deputado estadual Marcelo Nilo.
Segunda, 13 de Março de 2017 - 10:59

Vicente Cândido diz que STF ‘rasgou Constituição’ ao criminalizar caixa um

por Luana Ribeiro / Estela Marques
Vicente Cândido diz que STF ‘rasgou Constituição’ ao criminalizar caixa um
Foto: Luana Ribeiro / Bahia Notícias
O deputado federal Vicente Cândido acusou o Supremo Tribunal Federal (STF) de ter rasgado a Constituição ao aceitar denúncia contra o senador Valdir Raupp (PMDB-RO). O peemedebista teria recebido propina de R$ 500 mil por meio de doação oficial para sua campanha ao Senado em 2010. Cândido chegou a sugerir que a decisão foi “exageradas” e “esquizofrênica”. A declaração foi feita na manhã desta segunda-feira (13), durante mesa-redonda na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) sobre a reforma política. Entre as mudanças, o petista defende a volta dos 60 dias de período eleitoral – no pleito de 2016 foram 45 dias –; a unificação do prazo de desincompatibilização (funcionário público, militar e profissional de imprensa têm prazos diferentes); financiamento focado no partido e na lista fechada; alterações no artigo 14 da Constituição, para ampliar consultas populares e desenvolver um software de assinatura digital (no caso de abaixo-assinados). Na ocasião, Saulo Casalli, da Associação dos Juízes Federais, defendeu a manutenção do voto obrigatório e disse que a reeleição não é um ponto substancial na reforma. “Não adianta financiamento público se não combater o caixa dois. O caixa dois é um crime em si, não requer corrupção”, avaliou. O modelo de financiamento alemão foi citado na discussão, segundo o qual a campanha pode ser financiada pelo fundo partidário e por pessoa física. “Claro que precisa haver teto. A ideia de fazer com que exista para cada real do particular um do público afasta a ideia de que esse sistema distanciaria o partido do eleitor”, avaliou Casalli.
Segunda, 13 de Março de 2017 - 10:57

Salvador, a violência e o desemprego

por Samuel Celestino
Salvador, a violência e o desemprego
Foto: Divulgação
A bandidagem está presente no país, principalmente no Rio de Janeiro, em Porto Alegre e nos demais estados, inclusive na Bahia, que está dentre os piores. Em Salvador a violência ganha corpo. Mas, por estas bandas há motivos: a falta de emprego que está também presente no Brasil torna-se maior por estas bandas porque a cada dia a pobreza se alastra. Uma cidade com três milhões de habitantes não tem a menor condição de gerar emprego. Por vários motivos,  dentre os quais a falta de indústrias, o que impede a procura de trabalho. A taxa de desemprego em Salvador é tida como a maior do país. De acordo com o IBGE, que mensurou a posição na região metropolitana em 2016, a RMS apresentava uma queda em torno de 17,4%, considerado alto com a média do país que está em torno de 11,4%. Assim, a taxa de desocupação diante da procura de emprego no segundo semestre passado foi a maior do país. Afastando a região metropolita citada acima, a taxa chega a 19,2%, a maior dentre as 18 capitais, ainda de acordo com o IBGE. Dessa forma, chega-se à conclusão de que a violência que ocorre na cidade de Salvador está entre as maiores capitais. Se for afastado o que se verifica nas favelas do Rio de Janeiro, a violência aqui está entre uma das maiores do Brasil e a cada dia tende a crescer, exatamente pela falta de emprego. A crise que ocorre no país - e se espera que ainda neste ano de 2017 haja uma tendência de queda - passa a ser um bom sinal. Mas, numa cidade de desemprego como Salvador fica difícil. Com 3 milhões de habitantes a situação é mesmo muito complicada. 
Segunda, 13 de Março de 2017 - 10:42

Lúcio diz que nova lista de Janot não assusta governo: 'Cada dia com sua agonia'

por Luana Ribeiro / Estela Marques
Lúcio diz que nova lista de Janot não assusta governo: 'Cada dia com sua agonia'
Foto: Bahia Notícias
O deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) afirmou que a nova lista de Rodrigo Janot, procurador-Geral da República, não assusta o governo de Michel Temer (PMDB). Isso porque, segundo o cacique do partido na Bahia, isso não é uma questão de governo. "Uma coisa que não está na governança do governo não cabe a ele se preparar. Cada dia com sua agonia", observou. Questionado se os políticos e ministros citados na nova lista, que pede ao Supremo Tribunal Federal (STF) abertura de inquéritos, deveriam ser afastados, Lúcio os defendeu. "Inquérito não quer dizer culpabilidade. Vejo inquérito como uma coisa necessária e até boa, desde que depois de inocentado dê o destaque da mesma forma que foi dado o anúncio do inquérito contra esta ou aquela pessoa", opinou. Por outro lado, o deputado considerou que o documento certamente influenciará na aprovação de reformas. "Qualquer ruído, mal estar no 
Congresso, tem influência nos ânimos dos parlamentares para votação das reformas", observou. A nova lista de Janot deverá ser divulgada nesta segunda-feira (13).
Odebrecht pagou R$ 8 mi a membro do FI-FGTS para captação de R$ 650 mi do fundo
Foto: Divulgação
A Odebrecht pagou R$ 8 milhões em 2009, a título de "consultoria" para que um membro do comitê do Fundo de Investimento do FGTS (FI-FGTS) ajudasse uma das empresas do grupo a captar R$ 650 milhões do próprio fundo. O consultor pago é André Luiz de Souza, indicado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) para fazer parte do grupo que assessora o conselho e o comitê de investimento. De acordo com a Folha, a informação foi passada pelo ex-presidente da Odebrecht Ambiental, Fernando Reis, em delação premiada. O contato entre a empreiteira e Souza começou em 2008, quando o grupo apresentou ao comitê do fundo um projeto preliminar para tentar capitalizar investimento para expansão da área ambiental do grupo, recém-criada. O comitê solicitou à Odebrecht uma proposta formal e estruturada do plano de investimento, para a qual a empresa contratou consultores de diferentes áreas, entre eles André Luiz de Souza. O combinado, conforme o depoimento, foi que o valor de R$ 8 milhões só seria pago quando o negócio estivesse concluído. Em setembro de 2009, a operação foi aprovada e o FI-FGTS comprou 25% da Odebrecht Ambiental por R$ 650 milhões. André Luiz, no entanto, não participou da votação que aprovou a participação. O pagamento foi realizado por meio de uma conta emprestada de um funcionário da empresa no banco Credit Suisse, em Zurique, na Suíça. André Luiz já foi citado em troca de e-mails entre Marcelo Odebrecht e executivos do grupo, quando conversavam sobre a negociação de sondas com sobrepreço vendidas para a Petrobras. Em resposta à Folha, o advogado de André Luiz, Angelo Bellizia, disse que não teve acesso ao conteúdo da delação - está sob segredo de Justiça - e por isso não ia se manifestar. A Odebrecht disse em nota que a empresa não se manifesta sobre o conteúdo de depoimentos de pessoas físicas.
Segunda, 13 de Março de 2017 - 10:31

Relator considera suficiente prazo para conclusão de reforma: 'Votar é mais fácil'

por Luana Ribeiro / Estela Marques
Relator considera suficiente prazo para conclusão de reforma: 'Votar é mais fácil'
Foto: Luana Ribeiro / Bahia Notícias
O relator da comissão especial da reforma política na Câmara dos Deputados, Vicente Cândido (PT-SP), considerou suficiente o prazo estabelecido para conclusão dos trabalhos. O colegiado tem até setembro deste ano para fechar a questão na Câmara e no Senado. "Votar é a coisa mais fácil no parlamento, desde que você tenha acordo político. Estamos construindo acordo de maioria em cima desses pontos importantes. Votar, você vota em meia-hora, dependendo do acordo que você tem", declarou o petista. Cândido participa da mesa-redonda na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) sobre a reforma eleitoral, na manhã desta segunda-feira (13). A expectativa é que as modificações sejam aplicadas já nas eleições de 2018. "Não consigo imaginar uma eleição com as regras atuais, como foi, por exemplo, a campanha de 2016", acrescentou.
Segunda, 13 de Março de 2017 - 10:22

Mesa-redonda discute reforma política na AL-BA: 'Faliu o sistema eleitoral brasileiro'

por Luana Ribeiro / Estela Marques
Mesa-redonda discute reforma política na AL-BA: 'Faliu o sistema eleitoral brasileiro'
Foto: Luana Ribeiro / Bahia Notícias
A comissão especial criada na Câmara dos Deputados para discutir a reforma política promove nesta segunda-feira (13) uma mesa-redonda na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O encontro conta com a presença do presidente da comissão, deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), e do relator, deputado Vicente Cândido (PT-SP). "Está sendo discutida a possibilidade do fim das coligações políticas, da cláusula de barreira, do financiamento público ou não, o sistema eleitoral. Tudo está sendo discutindo até por exigência. Não dá mais para ficar do jeito que está, faliu o sistema eleitoral brasileiro e nós temos que efetivamente, até por necessidade, aprovar a reforma", explicou Vieira Lima em entrevista antes do evento começar. Um dos itens cuja modificação está quase por garantida é o modelo de financiamento, que não tem condição de incluir pessoa jurídica em razão da "criminalização que houve", já que "a opinião pública criminalizada não vai aceitar". "Vai mexer em muitas coisas, inclusive no sistema eleitoral. Você não pode fazer financiamento público onde cada candidatura praticamente é um partido político. (...) O recurso será para o partido e o partido fará campanha em torno do seu número, diminuindo os custos, senão o financiamento público seria uma fortuna. Estou vendo que nesse momento não resta outra solução", avaliou. A pauta de modificações inclui também a criação de vagas a serem ocupadas exclusivamente por mulheres e a antecipação do registro de candidaturas.
Maraú: Após governo declarar apoio, prefeitura suspende festa por falta de verba
Foto: Reprodução / Maraú Notícias
Apesar de o governo do estado ter divulgado apoio a carnavais realizados no interior baiano, a exemplo de Maraú, no litoral sul baiano, a prefeitura da cidade alegou falta de recursos para realizar a festa. Antes, um outdoor, instalado na BR-101, na entrada de Itabuna, anunciava a festa em Maraú com apoio do governo. De acordo com o Marau Notícias, a prefeitura emitiu uma nota, afirmando que não realizaria a folia, o Carnaval de Saquaíra, por conta da crise e para não atrasar salário de funcionários. Outro fato que causou estranheza, diz o site, foi que logo após a veiculação da foto do outdoor, o mesmo foi visto rasgado. 
Seminário em Salvador discute impacto de mudanças climáticas nas cidades
Foto: Divulgação
O impacto das mudanças climáticas nas cidades será debatido em Salvador nesta segunda-feira (13), a partir das 9h, no seminário Mudanças Climáticas e as Capitais Brasileiras, com a presença do climatologista Carlos Nobre, que preside o Conselho Diretor do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e é membro do grupo de cientistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU. O evento, que será realizado no Sheraton Hotel da Bahia, no Campo Grande, integra a programação IX Encontro Nacional do Fórum de Secretários do Meio Ambiente das Capitais Brasileiras CB27 e terá a presença de 20 secretários de capitais brasileiras, representantes de ministérios, organizações da sociedade civil e pesquisadores de diversas organizações internacionais, como C40, a Fundação Rockfeller, o WRI e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. O prefeito ACM Neto também comparecerá ao seminário.
Eike Batista se arrepende de ter procurado força-tarefa da Lava Jato, diz coluna
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil
O empresário Eike Batista parece arrependido de ter se apresentado à força-tarefa da Operação Lava Jato em maio de 2016. De acordo com a coluna Radar Online, de Veja, o empresário avalia não ter feito um bom negócio, já que apresentou seu arsenal de informações sem obter nada em troca e oito meses depois foi preso. Eike considera, conforme a publicação, que o ideal seria ter apresentado um acordo de delação premiada. O empresário foi preso no dia 30 de janeiro deste ano, quando desembarcou dos Estados Unidos no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro.
Segunda, 13 de Março de 2017 - 09:20

Patriarca da Odebrecht depõe para Sérgio Moro nesta segunda

por Mateus Coutinho | Estadão Conteúdo
Patriarca da Odebrecht depõe para Sérgio Moro nesta segunda
Foto: Reprodução / Istoé
O delator e patriarca do grupo empresarial Odebrecht, Emílio Alves Odebrecht, depõe nesta segunda-feira (13) ao juiz federal Sérgio Moro, a partir das 9h30, como testemunha de seu filho e também delator Marcelo Odebrecht, preso desde 2015 na Operação Lava Jato. Emílio, que foi um dos responsáveis por coordenar junto com os advogados as negociações com o Ministério Público Federal para a colaboração premiada de executivos e ex-executivos da empreiteira, vai falar pela primeira vez ao juiz responsável pelas ações da Lava Jato na primeira instância, por meio de videoconferência, diretamente do Fórum Criminal de São Paulo. Além dele, também serão ouvidos na defesa de Marcelo o atual presidente do grupo Odebrecht, Newton de Souza, e os ex-executivos da empresa e também delatores da operação Pedro Novis e Márcio Faria. Ligados à cúpula da empreiteira, eles vão depor na ação penal da Lava Jato em Curitiba na qual o ex-ministro Antonio Palocci (Fazenda e Casa Civil/governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff) é acusado de atuar para favorecer os interesses da Odebrecht junto ao governo federal na contratação de sondas de exploração do pré-sal com a Petrobras. Por lei, Emílio poderia não falar nada que implicasse seu filho em irregularidades. Com fez o acordo de delação premiada, contudo, o patriarca do grupo será obrigado a contar o que sabe sobre os episódios apontados pelo Ministério Público Federal na acusação que atinge, além de Marcelo, os ex-executivos da empresa Hilberto Mascarenhas, Luiz Eduardo Soares e Olívio Rodrigues Júnior, supostamente envolvidos na lavagem de dinheiro de propina para a empreiteira. Na parte da manhã, também será ouvido pelo juiz federal Sérgio Moro o ex-ministro da Justiça no governo Dilma José Eduardo Cardozo, arrolado como testemunha de defesa de Antonio Palocci. Além deles, outras duas testemunhas chamadas pela defesa do sociólogo Branislav Kontic, ex-assessor de Palocci, depõe pela manhã. Na parte da tarde, a partir das 14h, será ouvido o vice-governador do Rio de Janeiro Francisco Dornelles (PP), arrolado também como testemunha de defesa de Palocci, e outras sete testemunhas arroladas por demais réus da ação penal.
Eliseu Padilha volta à Casa Civil nesta segunda, após 21 dias de licença médica
Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
O minsitro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, volta a assumir suas funções nesta segunda-feira (13), após 21 dias de licença médica. De acordo com o G1, já na sua volta o ministro se reunirá com o presidente Michel Temer para decidir se vai se manifestar publicamente sobre as declarações de José Yunes em depoimento ao Ministério Público. O amigo e ex-assessor de Temer disse que recebeu do doleiro Lúcio Funaro, a pedido de Padilha, um envelope com "documentos". O ex-executivo da Odebrecht, Cláudio Melo Filho, disse em delação premiada que o envelope continha dinheiro. Na ocasião das declarações, Padilha estava hospitalizado por problemas na próstata e se ausentou do cargo. A manutenção do ministro no cargo ainda é considerada incerta, muito por causa dos pedidos de inquéritos por parte da Procuradoria-Geral da República, a partir das delações de executivos e ex-executivos da Odebrecht, no âmbito da Operação Lava Jato.
Conselhos de Saúde da Bahia emitem nota contra ensino à distância: 'Precariza a saúde'
Foto: Reprodução / Tribuna Hoje
Contrários ao Ensino à Distância, os conselhos profissionais de saúde da Bahia de Enfermagem (Coren), Farmácia (CRF-BA), Fonoaudiologia (Crefono 4), Odontologia (CRO-BA), Nutrição (CRN 5), Psicologia (CRP - 3ª Região), Biomedicina (CRBM - 2ª Região) e Medicina Veterinária (CRMV-BA) emitiram nota pública expondo seu posicionamento quanto à extensão da modalidade para a área. Segundo eles, ela provoca a "precarização das categorias profissionais de saúde", o que deve impactar na qualidade do serviço prestado. "Entendemos que a formação em saúde requer contato presencial, paradigma norteador de humanização que estrutura o Sistema Único de Saúde (SUS). A relação interpessoal e grupal das (os) estudantes, profissionais em formação, é condição sine qua non para uma atuação profissional eficiente, crítica e humana", afirmam. Para as entidades, a modalidade promove justamente o distanciamento entre os profissionais de saúde e a comunidade, enfraquecendo o diálogo com a realidade atual e o exercício da atuação multidisciplinar e interdisciplinar. Elas argumentam ainda que esse tipo de graduação desconsidera o contexto contemporâneo pelo qual passam as instituições de ensino. "Esta bandeira dos profissionais de saúde pelo ensino presencial busca a manutenção da qualidade e a preservação da instituição científica enquanto um interventor para a melhoria social. Sem contar que a proposta de ensino predominantemente EAD na graduação fere o SUS de maneira inconteste, pois arruína o paradigma de humanização que atravessa as práticas em saúde", criticam os conselhos. O texto segue o entendimento do próprio Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Foto: Divulgação
Candeias: Corpo de mulher é achado em cisterna em zona rural
Foto: Divulgação / Bombeiros
O corpo de uma mulher foi encontrado em uma cisterna na zona rural de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O caso foi registrado na madrugada deste domingo (12) em um sítio na localidade de Japequara da Areia. Conforme informações da Central de Polícia, o proprietário do sítio foi até a delegacia da cidade e informou sobre o corpo. A vítima, identificada como Miralva Marques Gonçalves, de 30 anos, foi achada na cisterna que tem quase 30 metros de profundidade. O corpo dela foi retirado por bombeiros por volta das 17h deste domingo. Ainda não há informações sobre as causas e a autoria do crime. Segundo o G1, uma guarnição de Auto Busca e Salvamento do 3°Grupamento de Bombeiros Militar atuou na ocorrência, com equipamentos e técnicas de resgate em altura. O caso é investigado pelo 20ª Delegacia de Candeias.
Segunda, 13 de Março de 2017 - 08:00

Flamengo de Guanambi acusa treinador do Jacuipense de racismo a jogador camaronês

por Matheus Caldas / Edimário Duplat
Flamengo de Guanambi acusa treinador do Jacuipense de racismo a jogador camaronês
Foto: Divulgação
O triunfo do Jacuipense perante o Flamengo do Guanambi por 2 a 1, em partida realizada no último domingo (12) em Riachão do Jacuípe, foi marcada por um fato lamentável. De acordo com relatos de atletas e dirigentes do Beija-Flor do Sertão, o treinador da equipe adversária, Clebson Beleza, proferiu palavras de teor racista ao volante camaronês Koffi, que integra o elenco do time rubro-negro. “O treinador Beleza, em uma jogada que aconteceu, agrediu verbalmente o nosso atleta camaronês Koffi, chamando de Macaco Preto. Mostra realmente o despreparo, com pessoas no futebol fazendo um ato desses. E na minha própria cidade, isso me deixa muito triste. No futebol ganhou quem errou menos, mas ele não poderia chegar a esse ponto e agredi-lo verbalmente”, afirmou o diretor de futebol do Fla, Armando Filho, em entrevista ao Bahia Notícias, no qual também informou que o atleta prestou queixa na delegacia. Procurado pela equipe do Bahia Notícias, Clebson Beleza não retornou contato. Entretanto, através de suas mídias sociais, o treinador do Leão do Sisal se defendeu das acusações. “Invejosos e frustrados, jamais teria a infelicidade de racismo com alguém, imagina com um atleta. Estou sendo acusado por um diretor da equipe do Guanambi de um ato que jamais faria. Deus sabe de todas as coisas. Infelizmente futebol está assim, pessoas frustradas. Todos que estavam ao meu redor viram o que aconteceu e como aconteceu”, concluiu. 
Dois ônibus colidem no Vale dos Barris; ao menos cinco ficam feridos
Foto: Reprodução / TV Record
Dois ônibus colidiram na manhã desta segunda-feira, deixando ao menos cinco feridos. Segundo informações da TV Record, o acidente aconteceu após os dois veículos saírem de uma sinaleira. Um dos coletivos, que fazia a linha Nordeste de Amaralina x Ribeira, do consórcio Integra Plataforma, bateu na traseira do outro, da empresa VSA, que vinha de Camaçari. Em entrevista ao jornal Bahia no Ar, o motorista do ônibus metropolitano afirmou que saía da sinaleira quando sentiu o impacto. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já estão no local para socorrer as vítimas – entre elas está o cobrador do ônibus da Integra. 
Segunda 'lista de Janot' deve ser encaminhada ao STF nesta segunda
Foto: Agência Brasil
A primeira leva de pedidos de abertura de inquéritos da Operação Lava Jato baseadas na segunda “lista de Janot” deve ser enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (13). Segundo informações do jornal O Globo, serão cerca de 80 pedidos de abertura de inquérito que envolvem a cúpula do governo Michel Temer, parlamentares de governo e oposição e ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Procuradores da República revisaram os últimos detalhes do material durante todo este domingo (13) na sede da PGR, em Brasília, com supervisão do procurador-geral, Rodrigo Janot. Segundo O Globo, um dos inquéritos reúne indícios de que a Odebrecht pagou propina ao PMDB após acertar valores em um jantar no Palácio do Jaburu realizado em 2014, com a presença do presidente Michel Temer e do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. A expectativa, no entanto, é que Temer seja excluído do processo, considerando que a Constituição Federal proíbe que o presidente seja investigado por fatos ocorridos antes do mandato. Mesmo assim, o STF deve investigar a denúncia, já que Padilha tem foro privilegiado por ser ministro. Ainda segundo O Globo, apesar de Temer ser poupado, a nova lista incluirá aliados como o líder do governo no Senado, Romero Jucá, (PMDB-RR); e o senador Aécio Neves. Ao todo foram 950 depoimentos gravados em vídeo, de 78 executivos da Odebrecht, detalhando pagamentos a integrantes do PMDB, PSDB e PT. Outros partidos podem ser implicados. Os advogados dos delatores solicitaram ao tribunal que as imagens sob sigilo sejam mantidas em sigilo, para preservar os clientes. O relator da Lava-Jato, ministro Edson Fachin, decidirá sobre o pedido.
Saúde: Incêndio atinge serra próximo à barragem; ação convoca brigadistas
Foto: Divulgação / Sema
Um incêndio atinge a Serra Santa Cruz, no município de Saúde, na região do Piemonte da Diamantina. A área fica perto da margem da Barragem de Pindobaçu. Segundo informações da secretaria estadual do meio ambiente [Sema], o fogo teve início no domingo (5). A informação foi divulgada neste domingo (12). Ainda não há precisão sobre a área afetada pelo fogo. Segundo o coordenador da Unidade Regional Piemonte da Diamantina, Diogo Rios Amaral, a maioria dos incêndios na região é de ação criminosa, relacionados aos desmatamentos ilegais ou limpeza de pastos, onde o fogo é utilizado como agente de limpeza. “Mesmo que os responsáveis não tenham a intenção de queimar grandes áreas, não é possível controlar o fogo, que alcança áreas de matas e ganha grandes proporções. Nos últimos 15 dias, já aplicamos 20 autos de infração, além de notificações. Em todos os casos, os responsáveis pelos incêndios foram identificados e punidos”, afirma Rios. De janeiro a março, o município de Saúde registrou quatro focos de incêndio, com três deles já controlados. O quarto foco, que persiste na Serra Santa Cruz, se expandiu devido à vegetação seca e ao terreno acidentado, o que dificulta o combate terrestre. O Bahia Sem Fogo informou que está convocando brigadistas, que possam ajudar, a se deslocarem até a Barragem de Pindobaçu.
Segunda, 13 de Março de 2017 - 07:00

TCE-RJ vê superfaturamento de R$ 211 mi na reforma do Maracanã, diz Fantástico

por Mariana Sallowicz | Estadão Conteúdo
TCE-RJ vê superfaturamento de R$ 211 mi na reforma do Maracanã, diz Fantástico
Foto: Érica Ramalho/ Governo do Rio de Janeiro
O Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) chegou à conclusão de que a obra de reforma do estádio do Maracanã para a Copa do Mundo de 2014 teve superfaturamento de R$ 211 milhões, em valores atuais. A informação foi revelada pelo Fantástico, da TV Globo, neste domingo (12). A investigação da corte mostrou que os recursos foram desviados na aquisição de serviços e produtos. O TCE-RJ determinou a suspensão dos pagamentos de outros contratos com o governo do Rio que as empreiteiras envolvidas mantêm. As investigações revelaram termos aditivos suspeitos e gastos em duplicidade. Ao todo, o contrato teve 16 aditivos. A reforma foi feita pelo Consórcio Maracanã, vencedor da licitação e formado pelas empreiteiras Odebrecht, Andrade Gutierrez e Delta Engenharia. O orçamento original foi elevado de R$ 700 milhões para R$ 1,2 bilhão. Segundo o Fantástico, os documentos do TCE-RJ mostram que as irregularidades na reforma teriam começado no projeto básico. O tribunal considerou o documento impreciso, "acarretando significativas modificações entre o projeto básico e o executivo". Além disso, vários itens da planilha de custos acabaram sendo alterados. A reportagem informou ainda que o Ministério Público do Estado do Rio (MP-RJ) entrou na última sexta-feira com uma ação civil pública para responsabilizar as empresas responsáveis pela reforma. Nove pessoas ligadas ao governo àépoca também foram acionadas por improbidade administrativa. Foi pedido o bloqueio dos bens dos envolvidos e a devolução de cerca de R$ 200 milhões pelas empresas do consórcio.
Com equipe de filme, Flávia Alessandra 'visita' Marcelo Odebrecht na carceragem da PF
Foto: Divulgação
Como preparação para o filme “Polícia Federal, a Lei é para Todos”, a equipe de gravação visitou em novembro as dependências da corporação em Curitiba. Segundo informações da revista Veja, os atores Igor de Paula e Flávia Alessandra, que vivem os delegados Márcio Anselmo e Erika Marena, participaram de filmagens no local, que foi fechado para a realização das cenas. Depois do trabalho, o grupo resolveu olhar os presos que estavam custodiados na carceragem. Eles começaram pelas celas de Eduardo Cunha e Antonio Palocci. Na hora de visitar Marcelo Odebrecht, o mais esperado pela equipe, houve uma dificuldade. O ex-presidente da Odebrecht se escondeu no banheiro, esperando que os atores fossem embora. Flávia Alessandra, porém, se manteve aguardando silenciosamente e conseguiu vê-lo no final da visita.
Segunda, 13 de Março de 2017 - 01:43

Veja o gol de Vitória 1 X 0 Botafogo (PB)

Segunda, 13 de Março de 2017 - 00:00

TJ-BA julga causa milionária que se arrasta desde 1995

TJ-BA julga causa milionária que se arrasta desde 1995
Foto: Reprodução/ Valtério Pacheco
A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), com a relatoria do desembargador Lidivaldo Britto, julga nesta segunda feira (13), um processo de indenização contra o Banco Francês e Brasileiro S/A, hoje Banco Itaú, que tramita na Justiça baiana há mais de duas décadas. O BFB S/A foi, por duas vezes, condenado a pagar pelos lucros cessantes advindos da falência de Renato Vaz Rebouças, como consequência de execuções indevidas intentadas em 1995 por esse banco contra o empresário. As sentenças existentes, contra as quais o banco recorreu, chegam ao montante de R$ 100 milhões. O andamento processual, publicado no site do TJ-BA, consta que um dos defensores do Itaú S/A, sucessor do BFB, é o advogado Ciro Rocha Soares, acusado pela revista Veja de ser responsável pela compra de sentenças judiciais (veja aqui).
Segunda, 13 de Março de 2017 - 00:00

TJ-BA condena Estado a indenizar em R$ 50 mil homem deixado entre cadáveres no HGE

por Cláudia Cardozo
TJ-BA condena Estado a indenizar em R$ 50 mil homem deixado entre cadáveres no HGE
Foto: Divulgação
O Estado da Bahia foi condenado a indenizar em R$ 50 mil um homem vítima de erro médico no Hospital Geral do Estado (HGE). A condenação foi proferida pela 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O caso foi relatado pelo desembargador Moacyr Montenegro. A vítima recorreu ao TJ para reformar a sentença da 5ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, que julgou improcedente a ação de indenização. De acordo com os autos, o homem foi vítima de erro médico ao ser atendido no HGE, após um acidente de moto. O caso aconteceu em outubro de 2003. O autor da ação afirma que foi colocado ao lado de cadáveres durante o atendimento médico no hospital e que ainda foi vítima de negligência médica e erro de diagnóstico pela equipe que o atendeu. A vítima, logo após o acidente, foi socorrida pela Vitalmed, que indicou no relatório que havia uma ferida extensa com perda de substância no joelho e no pé esquerdo, tendo sido adotadas as condutas de imobilização do paciente, além de reposição glicêmica, analgesia, monitoração hemodinâmica e outras, com encaminhamento ao HGE para intervenção diagnóstica e medidas terapêuticas em nível intra-hospitalar. Já o relatório médico do HGE narrou apenas uma "contusão de tórax", sem diagnóstico de fraturas, com encaminhamento do paciente para analgesia e alta médica no mesmo dia. Após a alta, no entanto, e verificando a persistência das dores, o autor da ação se dirigiu ao Hospital Geral de Camaçari, onde permaneceu internado por seis dias com quadro de celulite e ferimento infectado em membro inferior esquerdo, com posterior agravamento da lesão. O homem, em março de 2004, compareceu ao Departamento de Polícia Técnica da Secretaria de Segurança Pública para fazer um laudo de lesões corporais para comprovar a sequela permanente em decorrência do acidente. Ele ficou com "debilidade permanente de funções de flexoextensão do ante-pé esquerdo", com nexo causal entre a conduta do HGE e a sequela sofrida. O apelante ainda afirmou que foi conduzido ao necrotério do hospital enquanto estava desacordado e acordou entre cadáveres. Para o relator, a “responsabilidade civil do Estado encontra expressa previsão no artigo 37, §6º da Constituição Federal, ao dispor que ‘as pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa’”. A Turma entendeu ser razoável a indenização de R$ 50 mil para amenizar a dor moral sofrida e para evitar que o Estado registre novas ocorrências, “afinal, não se pode subestimar a indignação sofrida pela vítima ao ser levada para um necrotério ou espaço onde havia cadáveres à sua volta, além das sequelas visíveis e definitivas sofridas”, diz a decisão.
Vitória perde dois pênaltis, mas vence Botafogo-PB no Barradão
Foto: Maurícia da Matta/ Divulgação/ Vitória
O Vitória perdeu dois pênaltis, mas conseguiu vencer o Botafogo-PB por 1 a 0, neste domingo (12), no Barradão, válido pela quinta rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. As cobranças desperdiçadas foram efetuadas por André Lima e Patric. Já Alan Costa marcou o gol que deu o triunfo ao Leão. Saiba todos os detalhes do duelo na Coluna Esportes.
Motorista atropela e mata 34 pessoas e deixa 15 feridas em festival de rua no Haiti
Foto: Reprodução / ClicRBS
Um motorista de ônibus causou a morte de 34 pessoas e deixou outras 15 feridas em Gonaivez, no Haiti. O incidente aconteceu por volta das 3h, no horário local, deste domingo (12). Segundo informado por autoridades da Defesa Civil, num primeiro momento, o motorista atropelou dois pedestres. Em seguida, numa tentativa de fuga, ele acabou atingindo três grupos de músicos de rua. De acordo com a AFP, o ônibus vinha de Cap Haitien em direção à capital, Port-au-Prince, quando atropelou as pessoas que estavam em um "festival rara" – evento típico do Haiti, em que grupos de músicos se juntam para tocar instrumentos tradicionais. "As pessoas que não se feriram tentaram incendiar o ônibus com os passageiros dentro", afirmou Faustin Joseph, coordenador da Defesa Civil. A polícia precisou conter a população que estava enfurecida com o motorista. O presidente do Haiti, Jovenel Moise exigiu "uma investigação urgente para esclarecer esta tragédia".
Em Genebra, Dilma afirma que errou ao promover 'grande desoneração'
Foto: Reprodução / Spotniks
Em uma avaliação de seu governo, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou ter cometido um "grande erro" ao promover uma ampla desoneração fiscal no Brasil. "Eu acreditava que, se diminuísse impostos, teria um aumento de investimentos", afirmou em Genebra, onde participa de um seminário. "Eu diminuí. Eu me arrependo disso, No lugar de investir, eles aumentaram a margem de lucro", acrescentou. Neste domingo (12), durante uma entrevista à TV pública suíça, Dilma voltou a pontuar seus erros durante o tempo que presidiu o país. Ela comentou ainda que uma das acusações que recebia era de que manteve uma política fiscal "mais frágil". Mas apesar de reconhecer o erro, a petista afirmou que as razões da crise econômica foram "subestimadas", culpando a queda no valor das commodities, o que teria afetado a arrecadação do Brasil. "Numa crise, todos precisam pagar. Mas quem paga? Um pato de seis metros de altura foi colocado nas manifestações, dizendo: eu não pago o pato. Mas quem colocou o pato? O presidente da Fiesp. O que quer dizer isso? Eu não pago impostos. Eu só quero cortes e mais cortes", ponderou. Na entrevista, Dilma também afirmou que seu impeachment estaria ligado a propostas que ela tinha de elevar a tributação. "Meu impeachment também foi por não pagar o pato e o pato eram os impostos", analisou.




946 MIL ACESSOS,  RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!

TOTAL DE ACESSOS   DO BLOG  MAIS  DE  946 MIL /    DIA 14/03/17
Alemanha Mais de  178 Mil,  líder  Internacional  de  Acessos
Nos  Mais de 100  Países do Planeta  Terra
461  MIL ACESSOS INTERNACIONAIS,  VISIBILIDADE  EM MAIS  DE 100 PAÍSES NO PLANETA TERRA.....

Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
485815
Alemanha
179206
Estados Unidos
124615
Rússia
41926
Malásia
19731
China
14258
Ucrânia
8584
França
5373
Portugal
5159
Índia
4009




O POETA MARATONISTA!
             
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                         CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                          Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registrado em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DE VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.





Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 Salvador/Ba. 42. 198 metros
DIA 27/08/16



Curso  de  Comunicações  Verbais

(Um dos  melhores do Brasil/S. Paulo com credenciamento CFMO 097}


     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  de  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP

********************************************************************************
TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA DAS PEDRAS SETOR NORTE DA ARENA FONTE NOVA /BAHIA/BRASIL/20










































FBF e clubes anunciam regulamento do campeonato baiano 2017


O Campeonato Baiano de 2017 ganhou nova formula de disputa e terá inicio no dia 29 de janeiro, a primeira fase de classificação encerra 5 de abril. As semifinais acontecerão nos dias 9 e 16 de abril, enquanto que as finais nos dias 30 de abril e 7 de maio com total de 15 datas.
Os clubes se reuniram na sede da FBF.
O atual campeão Vitória,Bahia, Juazeirense, Fluminense de Feira, Galícia, Jacobina, Flamengo, Jacuipense, Vitória da Conquista, Bahia de Feira e o novato Atlântico aprovaram a nova formula de disputa
Na primeira fase de classificação, todos os 11 clubes em grupo único se enfrentarão em sistema apenas de ida, classificando-se os 4 melhores para a Semifinal. A partir da Semifinal será ida e volta, com 1º x 4º  e 2º  x 3º . Os dois vencedores buscam o título também em jogos de ida e volta. O primeiro e segundo colocados da semifinal têm vantagem de dois resultados iguais e realizar o jogo decisivo em seu mando de campo.
REBAIXAMENTO

Serão rebaixados para a Série B do Baianão 2018, os dois últimos colocados da 1ª fase, sem quadrangular.

MUDANÇA: As vagas para outras competições  serão distribuidas somente no Baianão, sem mais vagas para a Copa Governador do Estado. O campeão, o vice-campeão e o terceiro colocado garantirão vagas na Copa do Nordeste de 2018. Já na Copa do Brasil, o vencedor, o segundo colocado e o 3º garantirão as vagas. Poderão disputar o Brasileirão da Série D os três primeiros colocados exceto a dupla BAVI por já possuírem vaga em divisão superior.



O POETA MARATONISTA!
             
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                         CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                          Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registrado em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DE VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.





Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 Salvador/Ba. 42. 198 metros
DIA 27/08/16



Curso  de  Comunicações  Verbais

(Um dos  melhores do Brasil/S. Paulo com credenciamento CFMO 097}


     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  de  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP

********************************************************************************
                     TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA  DAS PEDRAS   SETOR NORTE DA  ARENA   FONTE NOVA/BAHIA/BRASIL/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário