segunda-feira, 13 de março de 2017

POLÍTICA BAIANA, BRASILEIRA.....

Sexta, 17 de Março de 2017 - 00:00 -  FONTE  BAHIA  NOTÍCIAS

Ilhas: Sem subsídio da prefeitura, transporte gratuito vira incerteza para alunos do Estado

por Guilherme Ferreira
Ilhas: Sem subsídio da prefeitura, transporte gratuito vira incerteza para alunos do Estado
Ilha de Bom Jesus dos Passos | Foto: Vaneza com Z
O transporte marítimo de estudantes da rede estadual que moram nas ilhas de Salvador pode ficar comprometido a partir da próxima semana. Segundo a secretária Municipal de Educação, Paloma Modesto, o acordo com a Associação de Barqueiros da Ilha de Bom Jesus dos Passos vai permitir o deslocamento gratuito apenas de alunos da rede municipal a partir da próxima segunda-feira (20). "É um benefício para os alunos da rede municipal. Nós temos um contrato que nos traz essa responsabilidade", explicou em entrevista ao Bahia Notícias. Em nota, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) garante que vai manter o transporte marítimo escolar dos estudantes do ensino médio das ilhas de Paramana e Bom Jesus dos Passos por meio de convênio com a prefeitura de Salvador. A secretária Paloma Modesto, no entanto, afirma que não recebeu nenhum posicionamento da gestão estadual sobre o caso. Atualmente, todos os alunos de ensino fundamental, médio e superior, de escolas públicas ou privadas, podem aproveitar o benefício do transporte marítimo gratuito das ilhas até cidades próximas - como Salvador e Madre de Deus - para frequentar a escola. Os moradores reclamam que não têm condição de bancar do próprio bolso o transporte dos estudantes - e que, inclusive, alguns podem deixar de frequentar as aulas caso tenham que pagar pelo deslocamento (leia mais aqui). O ano letivo teve início no dia 6 de fevereiro, mas a Secretaria Municipal de Educação (Smed) optou por manter o benefício da gratuidade para os alunos da rede estadual até esta sexta-feira (17) para que as famílias pudessem ter um período de adaptação. "A gente achou importante dar um tempo razoável para que a questão fosse resolvida", argumentou Paloma. A Smed estima que 156 estudantes da rede municipal serão beneficiados com o transporte marítimo. A nota da SEC não dá detalhes sobre o convênio com a prefeitura e não esclarece de que forma ele será executado.
Secretária diz que escola boa não tem partido, mas ressalta que política é inevitável
Fotos: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
A pauta da discussão política dentro das salas de aula já chegou à Câmara Municipal de Salvador, por meio de projetos de lei a favor e contra o "Programa Escola sem Partido". Em breve, o assunto também deve alcançar o Executivo municipal, que tem na figura da secretária de Educação uma defensora da ampliação da diversidade ideológica no ensino. Em entrevista ao Bahia Notícias, Paloma Modesto afirmou que "uma escola sem partido é uma boa escola", mas ressaltou que o debate político com os estudantes é inevitável. Ela ainda criticou o peso entre os professores da tendência ideológica que motiva, por exemplo, uma greve em protesto pela reforma da Previdência (veja mais). "Acho que uma escola sem partido é uma boa escola, é uma escola de diversidade ideológica, uma escola que traz vários olhares, várias conceitos", analisou a secretária. Nesta quarta-feira (15), a Câmara aprovou um projeto de indicação que sugere a fixação de cartazes nas salas de aula e nas salas dos professores da rede municipal de ensino para indicar direitos e deveres dos docentes - entre eles, o dever de não promover entre os alunos "os seus próprios interesses, opiniões, concepções ou preferências ideológicas, religiosas, morais, políticas e partidárias" (veja mais). A matéria é de autoria do vereador Alexandre Aleluia (DEM) e é uma das bases do projeto de lei também de autoria de Aleluia que pede a inclusão do "Escola sem Partido" nas diretrizes da educação soteropolitana e que ainda não foi votado pela Câmara.

Projeto do 'Escola sem Partido' ainda tramita na Câmara Municipal

O projeto de indicação aprovado nesta quarta não tem força de lei. Ele serve como uma sugestão, que pode ou não ser acatada pelo poder Executivo. Ou seja, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) não é obrigada a colocar os cartazes nas salas de aula de imediato. Paloma evitou comentar o texto do vereador sem antes "fazer uma leitura atenta" e não adiantou se vai acatar a sugestão de Aleluia. No entanto, ela compartilha da opinião que as salas de aula precisam da mais correntes de pensamento em suas discussões. "Em relação às escolas, há alguma tendência sim. A gente vê inclusive a deflagração de uma greve nas escolas estaduais e municipais públicas por conta de reformas. Direito de greve é um direito constitucionalmente previsto, mas é uma greve que vai prejudicar os estudantes e seus familiares e que é um desrespeito em absoluto a aspectos educacionais. Não está falando de condições de trabalho, não está falando de salário, não está falando de nada. Eu vejo, nesse sentido, um aspecto ideológico que não é favorável à educação", analisa a gestora. Por outro lado, ela ressalta que é impossível fugir da política na escola. “É intrínseco ao ser humano. A gente faz política. Mesmo se disser que não gosta de política já estamos fazendo política", explica. Nomeada titular da Smed no início deste ano, Paloma pensa em conversar com os vereadores sobre o projeto do "Escola sem Partido" - este sim com força de lei -, que se encontra atualmente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Logo no início do ano, em resposta a Aleluia, a vereadora Marta Rodrigues (PT) encaminhou o projeto da "Escola Livre", e é possível que as discussões fiquem mais acaloradas no momento em que as matérias chegarem ao plenário. No entanto, o tema ainda não marca presença nas reuniões entre a secretária de Educação e sindicatos de professores. "Tenho estado muitas vezes com professores e o assunto ainda não veio à tona", assegura.
Após ter vida ‘transformada’ por musical, Laila Garin faz show em tributo a Elis em Salvador
Foto: Divulgação
Depois de ter encarnado Elis Regina em “Elias, a Musical”, espetáculo que lhe rendeu diversos prêmios, a atriz e cantora baiana Laila Garin retorna a sua terra natal nesta sexta-feira (17), para apresentar um show em homenagem à “pimentinha”, na sala principal do Teatro Castro Alves, dentro da programação do Festival Vozes do Brasil. “Vai ser um dia bem emocionante, porque eu vou estar ai na minha terra e no dia do aniversário de nascimento dela”, lembra Laila, destacando também que a apresentação, junto com sua banda “A Roda”, é uma forma de agradecimento. “Eu acho que Elis mudou a vida de muita gente, porque o que ela fez marcou a história da música e do país. Mas, particularmente, fazer ela no musical transformou minha vida de uma maneira muito bonita. Eu tive um reconhecimento muito bonito e transformador, então, acaba que é um agradecimento e um presente pra mim. Fazer isso em Salvador, que eu não pude ir com o musical, fica com um sabor mais especial ainda”, declara a artista, que recentemente concluiu suas últimas cenas na novela “Rock Story”, na Globo. Clique aqui e leia a notícia completa.
Utinga: Professores param atividades por temor de perda de direitos; secretário nega
Foto: Leitor BN / WhatsApp
Professores da rede municipal de Utinga, na Chapada Diamantina, estão paralisados devido à ameaça de retirada de direitos. Um projeto da prefeitura, que deve ser votado até o final do mês, acirrou a polêmica entre categoria e a gestão do prefeito Joyuson Vieira (PSL). Entre os pontos a serem extintos está a gratificação de salário/aniversário, quando é incluído o valor do piso (cerca de R$ 1,1 mil para 20 horas) na folha. As outras perdas viriam na extinção de gratificações por profissional graduado [20%] e por regência de classe, que atualmente incide em 16%, quando deveria chegar até 30%, conforme apontam os professores. Segundo Diogo Vinícius, que é da APLB local e do sindicato dos professores da cidade [APPEU], o temor é que o projeto seja aprovado por conta de Vieira ter a maioria dos vereadores da Câmara. A justificativa de redução de custos, alegada pela prefeitura, é contestada. "O prefeito foi a uma rádio na semana passada e alegou que o salário dos professores de Utinga é um dos maiores da região, o que é mentira, e tentou colocar outras categorias contra nós. A gente concorda que tem que haver reajuste para outras categorias, mas ele quer colocar o professor para pagar essa conta", disse em entrevista ao Bahia Notícias. Procurada pelo BN, a gestão local disse que os cortes servirão para ajustar as finanças diante do cenário de crise financeira e do elevado gasto com despesas com o funcioalismo. O secretário de educação, Guilherme de Cássio, declarou que a proposta é no corte definitivo do salário/aniversário para todos os docentes, por dizer "que não faz sentido ter um 14° salário para professor enquanto as outras categorias não têm". Já o corte na gratificação por graduação valerá para quem for contratado no futuro. "Os projetos foram muito discutidos ao longo de 60 dias. Não foi fácil, mas foi necessário fazer e eles não retiram direitos adquiridos", declarou o secretário.
Punição severa a farmácias que venderem remédios falsificados é destaque na coluna Saúde
O plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (16) projeto de lei que permite o fechamento por tempo indeterminado de farmácias que vendam medicamentos falsificados. Atualmente, a lei prevê prazo máximo de 90 dias de interdição do estabelecimento ou suspensão da venda do item sob suspeita, período após o qual, se nada ficar comprovado, a farmácia pode ser reaberta. Leia essa e outras notícias na coluna Saúde!
Livro de Lázaro Ramos sobre racismo e empoderamento é destaque na coluna Cultura
Lázaro Ramos irá lançar um livro sobre racismo este ano. Empoderamento feminino e a trajetória do ator também serão abordados na obra. A informação foi divulgada no Instagram da editora Objetiva, que irá lançar o livro em junho. Leia essa e outras notícias na coluna Cultura!
Dan Stulbach hostilizado por carregar raquete é destaque na coluna Holofote
O ator Dan Stulbach, que viveu o personagem Marcos na novela “Mulheres apaixonadas”, de 2003, voltou a jogar tênis há pouco tempo e contou que percebeu “olhares tortos” para ele no caminho até a quadra. A impressão ainda faz parte das memórias deixada pela atuação dele na novela, em que seu personagem batia na mulher com uma raquete de tênis. Leia essa e outras notícias na coluna Holofote!
Criação de organização para testes antidoping em Olimpíadas é destaque na coluna Esportes
Em reunião realizada nesta quinta-feira (16), na cidade sul-coreana de Pyeongchang, o Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) apresentou uma carta com 12 princípios para fortalecer o controle antidoping no esporte olímpico. Dentre eles, a criação de uma autoridade independente de testes da Agência Mundial Antidoping (Wada) e um número mínimo de testes  para que um atleta dispute campeonatos mundiais e Jogos Olímpicos. Leia essa e outras notícias na coluna Esportes!
 Salão de beleza muda visual de morador de rua e ele se emociona ao ver resultado
Foto: Reprodução/ Facebook/ La Selvajeria
Um morador de rua de Palma de Mallorca, na Espanha, ganhou a oportunidade de ter uma mudança de visual. Um salão de cabeleireiro da cidade fez a transformação no flanelinha, que dorme na rua há 25 anos. O estabelecimento postou um vídeo no Facebook que, em dois dias, teve mais de 380 mil visualizações. No vídeo, José Antonio, conhecido na praça onde vive como Josete (algo como Zezinho, em português), se emociona ao ver o resultado. "Não me reconheço", exclama ao se ver no espelho. As imagens ainda mostram conhecidos do flanelinha cumprimentando-o pelo novo visual. "Esperamos conseguir um trabalho para o José Antonio", diz uma mensagem em que o salão agradece pela divulgação do vídeo.
Defensoria Pública e movimento Reaja fazem audiência pública sobre Caso Cabula
Familiares das vítimas | Foto: Reprodução/ Marina Silva
A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DP-BA) e o movimento negro Reja ou Será Morto, Reaja ou Será Morta realizarão na próxima segunda-feira (20), às 9h, na Escola Superior do órgão, uma audiência pública juntamente sobre o caso das 12 mortes ocorridas na Vila Moisés no Cabula em 6 de fevereiro de 2015, episódio que ficou conhecido como “Caso Cabula” (relembre). Após os policiais militares envolvidos nas mortes terem sido absolvidos em uma sentença relâmpago, proferida em julho de 2015 (leia aqui), o procurador geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) um pedido de incidente de deslocamento de competência, para que as investigações do caso sejam federalizadas. A solicitação também foi motivada pelo fato de a ONG Justiça Global denunciar à Comissão Interamericana de Direitos Humanos que integrantes da campanha Reaja ou Será Morto, Reaja ou Será Morta vinham sofrendo ameaças por conta da atuação contra a violência policial na Bahia. Em fevereiro deste ano, o STJ solicitou a Janot mais informações sobre a federalização do caso (veja aqui).
 Temer vai pedir a Fachin liberação dos nomes de citados na delação da Odebrecht
Foto: Lula Marques/ Agência PT
O presidente Michel Temer afirmou em jantar com a bancada do PMDB no Senado, na noite desta quarta-feira (15), que determinou à advogada-geral da União, Grace Mendonça, que requeira formalmente ao ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), a liberação dos nomes de todos os citados nas delações da Odebrecht. Segundo o jornal O Globo, peemedebistas e o governo ficaram descontentes com o que chamam de vazamentos seletivos de nomes de políticos envolvidos no esquema de corrupção da Petrobras. No encontro, os parlamentares citaram nomes que consideram aleatórios, como o das senadoras Marta Suplicy (PMDB-SP) e Lídice de Matta (PSB-BA). “O que estão fazendo com os vazamentos é como cravejar uma pessoa a bala, mas não matá-la, e sim deixá-la sangrando”, afirmou que compareceu ao jantar.
Vitória supera o Vasco e se classifica para a próxima fase da Copa do Brasil
Foto: Jefferson Peixoto/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
O Vitória está classificado para a próxima fase da Copa do Brasil. Em duelo disputado nesta quinta-feira (16), no Barradão, o time Rubro-negro venceu o Vasco da Gama por 1 a 0. O gol foi marcado pelo zagueiro Alan Costa na etapa final. Saiba todos os detalhes na Coluna Esportes.
Emenda garante regime de transição diferente para proteger aposentadoria de congressistas
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Uma emenda ao projeto da reforma da Previdência trata da aposentadoria dos deputados federais e senadores. Apresentada pelo deputado Carlos Eduardo Cadoca (PDT-PE), a Emenda nº 24 estabelece uma espécie de regra de transição específica, que resguarda a aposentadoria de parlamentares que já contribuem para o Plano de Seguridade Social dos Congressista. Os dispositivos devem ser alterados pelo texto da reforma. De acordo com a revista Veja, caso a emenda seja acatada, os congressistas com maiores de 54 anos e aqueles que já tiverem cumprido ao menos um ano de mandato – quatro para deputados, oito para senadores – não serão atingidos pela reforma e precisarão continuar contribuindo por 35 anos, como acontece atualmente. Os que não se encaixarem nessas regras pagarão uma taxa de transição de 50% do tempo restante. O Plano dos Congressistas estabelece que o parlamentar que fizer a contribuição voluntária durante 35 anos receberá, quando aposentado, o valor integral do salário que embolsa, atualmente de R$ 33,7 mil mensais. Em caso de morte, o benefício passa para os dependentes. Pela emenda de Cadoca, aqueles já tiverem atingido esse tempo de contribuição, tem o direito garantido. Com isso, somente quem for empossado após a reforma terá que se submeter às novas regras, que estabelecem que todos os brasileiros menores de 50 anos, que contribuem para o sistema geral da previdência, precisarão obedecer ao novo regime. O pedetista justifica que a emenda dele corrige “uma injustiça histórica ao fixar o direito, até agora suprimido, à paridade de remuneração para aposentados e pensionistas da seguridade parlamentar”.
O Carnaval se foi, deixando muita gente em luto pelo fim da folia, mas trazendo consigo muita labuta para o resto do ano. Pelo menos, é isso o que esperam os leitores do Bahia Notícias. Na enquete realizada após os festejos de Momo, 39,14% dos internautas disseram só aguardar trabalho nos próximos meses. Por outro lado, 22,79% deles afirmaram não gostar de criar expectativas pelo o que os espera em 2017. Outros 20,64% já estão sedentos por descanso. “Quando é o próximo feriado?” foi a opção desta parcela dos leitores. Tem gente também esperando ficar milionária: é o caso de 15,68%, que espera o resultado da Mega-Sena. Última opção, “Já estou me planejando para o Festival da Cidade” recebeu 1,74% dos votos. É, pode não ser mais Carnaval, cidade, mas já tem soteropolitano esperando pela próxima festa.
Lula entrega comprovantes de sua renda à Justiça; ex-presidente ganha R$ 31 mil mensais
Foto: Lula Marques/ Agência PT
A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolaram uma petição na 10ª Vara Federal em Brasília declarando que Lula possui renda mensal formada por aposentadoria na condição de anistiado, no valor de R$ 6 mil, e por retiradas de R$ 25 mil por mês da empresa de palestras. De acordo com advogados do ex-presidente, o documento confirma informações prestadas por Lula ao juiz da 10º Vara que o interrogou na última terça (14). O petista declarou que a renda oriunda de suas palestras é 'devidamente declarada e com impostos recolhidos'.
Lista de Janot pede inquéritos contra pelo menos 107 nomes, afirma site
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot | Foto: STF
Os 83 pedidos de inquérito remetidos ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, possuem 107 nomes, todos em sigilo. De acordo com a levantamento do G1 e da TV Globo, este número, no entanto, não indica que 107 seja o total de alvos dos requerimentos de investigações. Em alguns casos, Janot pediu que uma determinada pessoa fosse investigada em mais de um inquérito. Segundo a publicação, dos 83 pedidos, 64 têm um nome por inquérito; 16, dois nomes em cada inquérito; dois pedidos, três nomes em cada inquérito; e, em um pedido, aparecem cinco nomes no mesmo inquérito. O levantamento foi feito por meio do sistema processual do STF. Cabe ao ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, definir quais medidas serão tomadas a partir dos pedidos. Até o momento, nomes dos políticos que integram a “nova lista do Janot” não foram divulgados oficialmente, mas alguns deles vazaram. Na lista, estão nomes de seis ministros de Temer: do Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira; da Casa Civil, Eliseu Padilha; da Secretaria Geral, Moreira Franco; Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab; Relações Exteriores, Aloysio Nunes; e das Cidades, Bruno Araújo. Janot também pediu investigação dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. A lista inclui ainda senadores, como a baiana Lídice da Mata (PSB-BA); José Serra (PSDB-SP); Aécio Neves (PSDB-MG); Renan Calheiros (PMDB-AL); Marta Suplicy (PMDB-SP), Romero Jucá (PMDB-RR), Lindbergh Farias (PT-RJ); Jorge Viana (PT-AC); o presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE); e Edison Lobão (PMDB-MA). No âmbito dos deputados, aparecem o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e os baianos José Carlos Aleluia (DEM) e Lúcio Vieira Lima (PMDB), entre outros. Janot ainda pediu investigações de dois ex-ministros do governo Dilma, Antonio Palocci (PT) e Guido Mantega (PT), e de um ex-ministro de Temer, o baiano Geddel Vieira Lima (PMDB-BA). Devem ser alvos de inquérito também seis governadores: Renan Filho (Alagoas); Luiz Fernando Pezão (Rio de Janeiro); Fernando Pimentel (Minas Gerais); Tião Viana (Acre); Beto Richa (Paraná); e Geraldo Alckmin (São Paulo). Os documentos entregues pela PGR nesta semana ao Supremo trazem acusações de crimes como corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, fraude à licitação, formação de cartel e caixa 2.
 Renan reclamou que R$ 500 mil de propina da Odebrecht era 'pouco', diz delator
Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
Delator da Odebrecht, Ariel Parente contou em depoimento à força-tarefa da Operação Lava Jato que o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), atualmente líder do partido no Senado, reclamou em 2010 que era “pouco dinheiro” os R$ 500 mil em propina que recebeu. “Ele achou pouco o valor”, disse o delator aos investigadores ao explicar o motivo da insatisfação de Renan. De acordo com o site Buzzfeed, Ariel relatou que o encontro com o senador aconteceu em Maceió (AL), em 2010, quando o peemedebista era candidato ao Senado e, seu filho, à Câmara. Os dois foram eleitos. A Ariel ainda contou aos investigadores que houve um impasse durante a conversa, já que Renan discordava do valor oferecido. Apesar de ouvir que queria mais, o funcionário da Odebrecht nada podia fazer porque não tinha autorização para oferecer um valor acima dos R$ 500 mil. Com isso, Ariel acionou Cláudio Melo Filho, outro diretor da Odebrecht que fez delação. Em seus depoimentos, Melo Filho afirmou que o valor final pago a Renan ficou mesmo nos R$ 500 mil, pagos em duas parcelas, nos dias 10 de agosto e de setembro de 2010. A doação criminosa foi registrada no chamado “Setor de Operações Estruturadas”, o departamento de pagamento de propina da empresa. De acordo com o Buzzfeed, procurada, a assessoria do senador não deu resposta sobre as declarações de Ariel.
Após 22 meses sem gerar emprego, país abre 35 mil vagas postos de trabalho
Foto: Arquivo / Agência Brasil
Mais de 35 mil postos formais de trabalho foram abertos em fevereiro, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Depois de 22 meses de queda, fevereiro aparece com a abertura de 35.612 postos de trabalho. "Venho dar aqui, penso, boas novas. Vocês sabem que a economia brasileira volta a crescer e os sinais deste fato são cada dia mais claros. Em fevereiro, o número de empregos formais 35.612 vagas. É um começo, depois de 22 meses de números negativos", afirmou o presidente da República, Michel Temer. Em fevereiro de 2016, por exemplo, foram fechados 104.582 vagas com carteira assinada. "É importante essa notícia porque eu penso que são 35 mil brasileiros que têm, sem a oportunidade de trabalho, uma vida indigna", disse Temer. O resultado de fevereiro 2016 tinha sido o pior desde que o Ministério do Trabalhador passou a registrar os dados em 1992.
‘Indústria baiana vive grave crise’, afirma Fieb após queda no setor de Transformação
Foto: Reprodução/ A Crítica
A Indústria de Transformação na Bahia registrou queda de 6,3% em janeiro deste ano, na comparação com dezembro do ano passado. De acordo com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), esta foi a segunda maior queda da produção no país. Na comparação com janeiro do ano passado, a queda foi de 15,3%. Segundo a entidade, este e outros indicadores da economia do estado mostram que a “indústria baiana vive uma grave crise”. Em 2010, o setor representava 27,1% do Produto Interno Bruto (PIB) – soma de todas as riquezas produzidas – do estado. Em 2014, este percentual foi reduzido para 21%. “Esse processo acelerado de enfraquecimento da base industrial é prejudicial para toda a economia baiana, pois a indústria é o setor mais dinâmico da economia, responsável por induzir pesquisas, inovação e soluções tecnológicas”, afirma a Fieb.
Dilma volta a pedir acesso às delações da Odebrecht no TSE
Foto: Agência Brasil
Um novo pedido de acesso à delação premiada de ex-executivos da empreiteira Odebrecht foi enviado para o ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pela defesa da ex-presidente da República, Dilma Rousseff. O primeiro pedido realizado pela defesa foi negado nesta quarta-feira (15) por Benjamin, que é relator da ação que investiga suposto abuso de poder político e econômico da chama Dilma-Temer. O advogado de defesa apontou contradições nos depoimentos de Hilberto Silva e Fernando Migliaccio, dois ex-funcionários da Odebrecht, em relação a eventuais pagamentos que teriam sido feitos pela empresa a João Santana, marqueteiro de Dilma em 2014, e sua mulher, Monica Moura. Benjamin requereu que Benjamin solicite à Procuradoria-Geral da República (PGR) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) que os depoimentos prestados possam ser compartilhados. No primeiro requerimento, a defesa também solicitou que todos os presidentes dos nove partidos que compunham a coligação da chapa Dilma-Temer em 2014 tivessem seus depoimentos colhidos pelo ministro. O ministro deferiu o pedido, mas determinou que as declarações fossem dadas por escrito.
Urgência para votação de PEC do fim do foro privilegiado foi assinada por 41 senadores
Senador Randolfe Rodrigues, relator da PEC | Foto: Waldemir Barreto/ Ag. Senado
O requerimento que pede tramitação em regime de urgência para a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que põe fim ao foro privilegiado foi assinado por 41 senadores. A informação foi publicada pelo relator do texto, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), em uma postagem nas redes sociais dele, nesta quinta-feira (16). Dos três senadores baianos, apenas Lídice da Mata (PSB) e Otto Alencar (PSD) assinaram o requerimento, enquanto Roberto Muniz (PP) ficou de fora. Na publicação, Rodrigues comemorou os apoios e afirmou que o documento será lido no plenário do Senado na próxima terça (21). “A partir daí travaremos outra luta, desta vez pela sua aprovação no Senado Federal”, escreveu o senador. Procurado pelo Bahia Notícias, Roberto Muniz não foi localizado para comentar por que não assinou o requerimento.
Vinci diz que nova pista de pouso para aeroporto não é questão de curto prazo
Foto: Reprodução / LogWeb
Um representante da Vinci Airports, empresa que venceu o leilão para administrar o aeroporto de Salvador pelos próximos 30 anos (veja mais), afirmou nesta quinta-feira (16) que uma nova pista de pouso para o terminal "não será uma questão de curto prazo". A construção de uma nova pista enfrentaria obstáculos ambientais, já que o espaço onde ela pode ser feita é ocupado pelas dunas do Abaeté. "Nós temos tempo para analisar e encontrar uma resposta, não será uma questão de curto prazo", avaliou Benoit Trochu, líder de desenvolvimento de novos negócios da Vinci, em entrevista coletiva. De acordo com o G1, ele ressaltou que a questão ambiental foi discutida dentro da empresa e que, se as obras para uma nova pista forem necessárias, elas acontecerão dentro de 10 ou 15 anos. A empresa francesa apresentou uma proposta de R$ 660,9 milhões em lance único. A oferta inicial exigida no leilão pelo aeroporto da capital baiana era de R$ 310 milhões. "Nós sentimos duas boas razões para vir. A primeira é que a competição seria muito limitada, e nossa aposta foi certeira, e a segunda é que era a hora de investir de no país", disse Benoit.
Quinta, 16 de Março de 2017 - 19:20

Desembargador José Edivaldo Rotondano é eleito presidente do TRE-BA com unanimidade

por Cláudia Cardozo / Júlia Vigné
Desembargador José Edivaldo Rotondano é eleito presidente do TRE-BA com unanimidade
Foto: Divulgação / TJ-BA
O desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano foi eleito presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) nesta quinta-feira (16) durante posse do desembargador Jatahy Junior. Por unanimidade, com os seis votos da Corte, Rotondano deixa de ser presidente interino e passa a ser presidente eleito da Corte com o mandato para os próximos dois anos. "Eu só tenho a dizer que estou extremamente feliz e vou adiar essa cerimônia de posse porque hoje a festa é do desembargador Jatahy Junior", afirmou Rotondano após posse.
Quinta, 16 de Março de 2017 - 19:00

‘Judiciário assume protagonismo na luta contra o câncer da corrupção’, declara Jatahy Junior

por Cláudia Cardozo / Júlia Vigné
‘Judiciário assume protagonismo na luta contra o câncer da corrupção’, declara Jatahy Junior
Foto: Cláudia Cardozo / Bahia Notícias
Antes de sua posse como juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior destacou o papel de “protagonismo” do Judiciário frente ao “câncer da sociedade, que é a corrupção”. “O poder Judiciário está desempenhando um papel de protagonismo porque, em razão do problema dessa crise ética e moral que o país está submergido, o Judiciário assume esse papel para tentar colocar o Brasil em uma boa trilha e extirpar, se não totalmente, o máximo desse câncer da sociedade que é a corrupção”, defendeu. O desembargador, que tem 30 anos de magistratura, foi eleito por juízes e desembargadores da justiça Eleitoral baiana. “É uma grande honra um magistrado ser escolhido pelo seu tribunal pela maioria dos seus membros democraticamente. Ocupar um cargo no TRE-BA é uma honra para todo magistrado. Estou chegando aqui pela primeira vez e, apesar de não ter funcionado na segunda instância da Justiça Eleitoral, já trabalhei como juiz eleitoral na primeira instância e trago essa experiência e espero que ela valha para que me saia bem também na segunda instância”, afirmou. Quando questionado sobre o impacto da lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o desembargador afirmou que os magistrados “também são brasileiros e cidadãos”. “Como todo cidadão brasileiro, estou na expectativa do que vai acontecer e na esperança de que o Brasil volte a trilhar o caminho do bem e que a política seja praticada com honestidade e seriedade”, declarou.
Combustíveis deverão aumentar de preço para governo fechar contas no azul, diz jornal
Foto: Divulgação / Petrobras
O governo federal está estudando a possibilidade de aumentar os impostos sobre os combustíveis no país. As informações são do jornal Estadão, que apurou que diversas propostas de aumento de impostos foram apresentadas para o governo e que a definição só virá na semana que vem, depois que Henrique Meirelles, Ministro da Fazenda, retornar da reunião do G-20, na Alemanha. A estratégia é que o contingenciamento fique próximo de R$ 30 bilhões e a medida pode garantir uma arrecadação extra de R$ 3 bilhões. A ação será realizada, de acordo com o jornal, para que a equipe econômica não corra risco de ter que mudar a meta fiscal ao longo do ano.
Quinta, 16 de Março de 2017 - 18:20

Camaçari: Juiz extingue ação de impugnação dos mandatos do prefeito e do vice

por Ana Cely Lopes
Camaçari: Juiz extingue ação de impugnação dos mandatos do prefeito e do vice
Elinaldo e Tude | Foto: Reprodução / Blog do Sombra
Uma ação de impugnação dos mandatos do prefeito e do vice-prefeito de Camaçari, Antônio Elinaldo Araújo da Silva (DEM) e José Eudoro Reis Tude (PMDB), foi extinta nesta segunda-feira (13). Movido pelo candidato a vereador da última eleição pelo Partido da Mobilização Nacional (PTN), José Alves de Oliveira Filho, o processo trata de supostas irregularidades e fraudes cometidas na apuração dos votos das eleições municipais de 2016. Na decisão, o juiz aponta que o prazo decadencial para propositura da ação, determinado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), começou em 14/12/2016 e durou até 23/01/2017, uma segunda-feira. No caso, a ação foi proposta após essa data, no dia 02/02/2017. Por isso, a análise dos documentos apresentados e o julgamento do mérito do caso foi prejudicado, motivando a decisão pela extinção do processo. A sentença, publicada no Diário da Justiça Eletrônico, foi realizada na 171 Zona Eleitoral pelo juiz substituto Ronaldo Alves Neves Filho. 
Arthur Maia diz que críticos da reforma da previdência usam tática nazista
Foto: Agência Brasil
O deputado federal Arthur Maia (PPS-BA), relator da reforma da previdência na Câmara, comparou as críticas feitas contra o projeto do governo federal a uma prática nazista. Ele ainda avaliou que o Planalto tem perdido a "guerra da comunicação" em relação às novas regras da previdência. "As inverdades repetidas de maneira maciça, isso é uma prática do nazismo. A mentira repetida, repetida, e repetida se torna verdade. É o que está acontecendo nas redes sociais. Quando as pessoas dizem que o projeto prevê que as pessoas vão ter que trabalhar 49 anos para se aposentar é uma mentira", declarou o parlamentar. A nova previdência estabelece que o trabalhador tem direito a se aposentar com 65 anos de idade e pelo menos 25 de contribuição. No entanto, para receber o valor integral da aposentadoria, é necessário atingir 49 anos de contribuição.
 Araújo nega ter sido procurado por deputados para assumir autoria da anistia ao caixa 2
Foto: Luis Macedo/ Câmara dos Deputados
O presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado federal José Carlos Araújo (PR-BA), negou ter sido procurado por líderes na Casa para se colocar como autor de uma emenda ao texto da reforma política para descriminalizar a prática do caixa 2. A informação de que parlamentares estariam tentando convencer o republicano a assumir a paternidade da emenda foi publicada na Coluna do Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo. “Isso não existe. Ninguém me pediu nada nesse sentido. Eu também não tive nenhuma reunião para tratar desse assunto”, desmentiu. Questionado se aceitaria ser o “pai” da anistia ao caixa 2, Araújo negou em tom de brincadeira: “Já fiz vasectomia”. 
Traficante é preso em blitz por tentar subornar policiais com R$ 60 mil
Foto: Divulgação / Polícia Militar
Um traficante foi preso durante uma blitz realizada na avenida Aliomar Baleeiro, no bairro de Mussurunga, na noite de quarta-feira (15), ao tentar subornar policiais militares com R$ 60 mil. Ele estava em um carro modelo Gol com mais três pessoas, quando o veículo foi parado por uma equipe da Operação Apolo. A princípio, o traficante do bairro de Cajazeiras ofereceu R$ 5 mil. Com a recusa, ele insistiu e ofertou R$ 60 mil. Os policiais militares o prenderam em flagrante e conduziram o criminoso ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ele tinha acusações por homicídios e estava em liberdade condicional após ter sido preso, em Feira de Santana, por tentar subornar policiais para evitar prisão por porte ilegal de arma de fogo. Os outros dois comparsas também foram apresentados no DHPP.
Quinta, 16 de Março de 2017 - 17:00

Previdência deve ser aprovada na Câmara até maio, diz Meirelles

por Célia Froufe, enviada especial | Estadão Conteúdo
Previdência deve ser aprovada na Câmara até maio, diz Meirelles
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil
Já contando com a possibilidade de algum atraso, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, previu nesta quinta-feira (16) em Frankfurt, que a reforma da Previdência será aprovada pela Câmara dos Deputados até maio - a expectativa inicial é que o aval dos parlamentares seja concedido em abril, mas ele já considerou a possibilidade de alguma necessidade de postergação. A aprovação no Senado, conforme Meirelles, deve se dar no início do segundo semestre deste ano, considerando que se trata de uma casa com menos parlamentares e que, portanto, os trâmites tendem a ser mais rápidos. As previsões do ministro foram apresentadas um dia depois de protestos contra a mudança nas regras da aposentadoria em várias regiões do País. Ele argumentou que não adianta manter as regras atuais e ter um sistema previdenciário falido, que não tem condições de cumprir suas obrigações. "Vimos isso acontecer aqui na Europa e também em alguns Estados no Brasil. Isso é uma coisa que prejudica todos", disse para jornalistas após participar de um seminário na Alemanha. Mais cedo, ao canal de notícias CNBC, Meirelles já havia dito que o Brasil tem mostrado que agora está caminhando para a direção certa. "As reformas estão ocorrendo", afirmou. "Todas as reformas devem ser aprovadas no segundo semestre deste ano", previu. Além da Previdência, o ministro citou também as reformas tributária, de trabalho e da educação. O ministro da Fazenda afirmou que, apesar do descontentamento popular e dos protestos recentes no Brasil contra a reforma da Previdência, as conversas com partidos e no Congresso "estão indo bem", de acordo com ele. "Demonstrações como esta fazem parte da democracia", afirmou. "O importante é que o debate no Congresso está indo para frente", continuou, destacando que a reforma da Previdência é um desafio importante em todos os países. Durante Conferência do Instituto Internacional de Finanças (IIF) sobre o G-20, em Frankfurt: "A agenda do G-20 sob a presidência da Alemanha", Meirelles também descreveu que o Ministério da Fazenda foi invadido por algumas horas na quarta-feira. Os manifestantes, no entanto, não chegaram ao gabinete. O ministro aproveitou o seminário para explicar a importância da aprovação da PEC do teto dos gastos pelo Congresso para as finanças do governo. Ele enfatizou que a relação dos gastos públicos com o Produto Interno Bruto (PIB) praticamente dobrou nos últimos 25 anos passando de 10% para pouco mais de 19%. "Essa tendência, evidentemente, ficou mais clara nos últimos dois anos, quando houve aceleração, que não foi sustentável", disse, em relação ao governo de Dilma Rousseff. Com a PEC, de acordo com ele, haverá uma tendência importante de reversão. Meirelles afastou a possibilidade de que a disputa eleitoral de 2018 seja uma ameaça para as reformas que o governo quer implantar ainda deste ano: Previdência, trabalhista, tributária e de Educação. "A maioria dos candidatos é do centro ou do centro-direita e eles são favoráveis às reformas", afirmou Meirelles. "Claro que o PT do Lula fala contra a reforma. Ele falou em São Paulo ontem; foi uma das coisas que ele falou." O ministro afirmou, no entanto, que, mesmo na hipótese de o ex-presidente Lula vencer o pleito, dificilmente haverá impacto na reforma da Previdência, por exemplo. Isso porque o ex-presidente, de acordo com Meirelles, possui um histórico de moderação. O atual ministro foi presidente do Banco Central durante todo o mandato de Lula como presidente de 2003 a 2010. Ao descrever os candidatos que aparecem mais bem posicionados nas pesquisas, Meirelles citou o prefeito de São Paulo, João Doria. "Ele está subindo muito forte", considerou. Ele também citou a existência de um "militar controverso" na corrida presidencial, referindo-se ao deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Para Meirelles, o maior desafio no Brasil atualmente é a Educação, que possui reflexos sobre a produtividade. De acordo com ele, alunos se debruçam por muito tempo sobre áreas que não têm efetividade prática.
STF ordena que tribunal militar libere arquivos secretos da época da ditadura
Foto: Lula Marques / AGPT
O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta quinta-feira (16) que o Superior Tribunal Militar (STM) libere o acesso ao público  documentos e áudios de julgamentos que ocorreram na Corte militar durante a década de 1970, inclusive os identificados como "secretos". A ação foi movida por um advogado do Rio de Janeiro. O STM negou a ele o acesso a gravações de trechos de julgamentos rotulados como “secretos” pela ditadura. A Corte militar argumentou que não liberaria o documentos para preservar a "intimidade dos processados. Em 2006, o STF já havia decidido que os arquivos do regime militar deveriam ser disponibilizados a sociedade, mas o STM seguiu mantendo parte de suas informações sob sigilo.




946 MIL ACESSOS,  RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!

TOTAL DE ACESSOS   DO BLOG  MAIS  DE  946 MIL /    DIA 14/03/17
Alemanha Mais de  178 Mil,  líder  Internacional  de  Acessos
Nos  Mais de 100  Países do Planeta  Terra
461  MIL ACESSOS INTERNACIONAIS,  VISIBILIDADE  EM MAIS  DE 100 PAÍSES NO PLANETA TERRA.....

Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
485815
Alemanha
179206
Estados Unidos
124615
Rússia
41926
Malásia
19731
China
14258
Ucrânia
8584
França
5373
Portugal
5159
Índia
4009




O POETA MARATONISTA!
             
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                         CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                          Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registrado em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DE VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.





Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 Salvador/Ba. 42. 198 metros
DIA 27/08/16



Curso  de  Comunicações  Verbais

(Um dos  melhores do Brasil/S. Paulo com credenciamento CFMO 097}


     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  de  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP

********************************************************************************
TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA DAS PEDRAS SETOR NORTE DA ARENA FONTE NOVA /BAHIA/BRASIL/20










































FBF e clubes anunciam regulamento do campeonato baiano 2017


O Campeonato Baiano de 2017 ganhou nova formula de disputa e terá inicio no dia 29 de janeiro, a primeira fase de classificação encerra 5 de abril. As semifinais acontecerão nos dias 9 e 16 de abril, enquanto que as finais nos dias 30 de abril e 7 de maio com total de 15 datas.
Os clubes se reuniram na sede da FBF.
O atual campeão Vitória,Bahia, Juazeirense, Fluminense de Feira, Galícia, Jacobina, Flamengo, Jacuipense, Vitória da Conquista, Bahia de Feira e o novato Atlântico aprovaram a nova formula de disputa
Na primeira fase de classificação, todos os 11 clubes em grupo único se enfrentarão em sistema apenas de ida, classificando-se os 4 melhores para a Semifinal. A partir da Semifinal será ida e volta, com 1º x 4º  e 2º  x 3º . Os dois vencedores buscam o título também em jogos de ida e volta. O primeiro e segundo colocados da semifinal têm vantagem de dois resultados iguais e realizar o jogo decisivo em seu mando de campo.
REBAIXAMENTO

Serão rebaixados para a Série B do Baianão 2018, os dois últimos colocados da 1ª fase, sem quadrangular.

MUDANÇA: As vagas para outras competições  serão distribuidas somente no Baianão, sem mais vagas para a Copa Governador do Estado. O campeão, o vice-campeão e o terceiro colocado garantirão vagas na Copa do Nordeste de 2018. Já na Copa do Brasil, o vencedor, o segundo colocado e o 3º garantirão as vagas. Poderão disputar o Brasileirão da Série D os três primeiros colocados exceto a dupla BAVI por já possuírem vaga em divisão superior.



O POETA MARATONISTA!
             
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                         CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                          Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registrado em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DE VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.





Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 Salvador/Ba. 42. 198 metros
DIA 27/08/16



Curso  de  Comunicações  Verbais

(Um dos  melhores do Brasil/S. Paulo com credenciamento CFMO 097}


     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  de  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP

********************************************************************************
                     TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA  DAS PEDRAS   SETOR NORTE DA  ARENA   FONTE NOVA/BAHIA/BRASIL/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário