terça-feira, 7 de março de 2017

POLITICA BAIANA E BRASILEIRA, LAVA JATO, ESPORTES

Terça, 07 de Março de 2017 - 12:05 F. Bahia Notícias

Médico do Bahia explica situação do zagueiro Jackson: 'Sem lesão e evoluindo'

por Ulisses Gama
Médico do Bahia explica situação do zagueiro Jackson: 'Sem lesão e evoluindo'
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
O Bahia divulgou na última segunda-feira (6) o veto do zagueiro Jackson da partida contra o Paraná, nesta quarta-feira (8), às 19h30, pela segunda fase da Copa do Brasil, em virtude de um incômodo no joelho. A dor do atleta, no entanto, não deve fazer com que ele fique de fora das atividades por muito tempo. É o que indica o coordenador médico do clube, Luiz Sapucaia, que explicou a situação do atleta e negou uma lesão grave. "O Jackson está bem. Ele teve uma sinovite [inflamação] no joelho. Fizemos exames de ressonância e não tem nenhuma lesão. Foi um pequeno trauma, mas ele já está bem. Colocar ele para jogar [contra o Paraná] seria exposição muito grande. Mas ele está evoluindo", revelou, em entrevista ao Bahia Notícias. Sem poder contar com Jackson para o jogo decisivo, o técnico Guto Ferreira conta com as opções de Lucas Fonseca e Éder para formar a defesa junto com Tiago.
Solidariedade irá à TV para atacar pontos da reforma da Previdência
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Um dos partidos da base aliada do presidente Michel Temer, o Solidariedade pretende usar sua cota de propagandas em rede nacional para atacar dois pontos principais da reforma da Previdência: a idade mínima de 65 anos e a exigência de 49 anos de contribuição. Segundo informações da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, o partido irá à TV em abril, mesmo mês em que deve ocorrer a votação do relatório da proposta na comissão especial e iniciar o debate do texto no plenário. Diante das pressões de parlamentares, o governo já considera ceder em ao menos dois tópicos: as regras de transição e as regras de transição e a desvinculação do benefício de prestação continuada (BPC) ao valor do salário mínimo. Em meio ao fogo amigo, cinco titulares e suplentes da comissão que analisa a reforma geram desconfiança na cúpula do governo – Laerte Bessa (PR-DF), Capitão Augusto (PR-SP), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), Onyx Lorenzoni (DEM-RS) e Bebeto (PSB-BA).
Terça, 07 de Março de 2017 - 11:40

Após imbróglio, estádio de Riachão do Jacuípe é liberado pela FBF para o Baianão

por Glauber Guerra / Edimário Duplat
Após imbróglio, estádio de Riachão do Jacuípe é liberado pela FBF para o Baianão
Foto: Divulgação/Flu de Feira
Depois de ter sido embargado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) (confira aqui), o estádio Eliel Martins, a Arena Valfredão, foi liberada pela entidade esportiva para receber mais jogos pelo Campeonato Baiano 2017. “O estádio já foi liberado. Recebemos ontem a noite o ofício da Federação transferindo o próximo jogo para a nossa casa”, disse Felipe Sales, em entrevista ao Bahia Notícias, no qual comemorou  a decisão da entidade esportiva. “Foi uma boa notícia. Finalmente voltamos para a nossa casa. O gramado melhorou consideravelmente. Digo que uns 300%. Ainda não está perfeito, mas reúne condições de jogo”, finalizou. No dia 1º de fevereiro, a partida entre Jacuipense e Bahia foi marcada pela falta de iluminação na arena esportiva, que resultou um atraso no início do confronto. Além disso, atletas do Tricolor também reclamaram da situação do gramado do local, que apresentava buracos e imperfeições (veja aqui). Com oito pontos e na quinta colocação, o Leão do Sisal enfrenta o Flamengo de Guanambi no próximo domingo (12), às 16h, no Eliel Martins. Com apenas três pontos, o Beija-Flor é o vice-lanterna do certame estadual.
Municípios: Taxista é localizado em SP após ser sequestrado em Conquista
Foto: Reprodução / TV Sudoeste
Um taxista de Vitória da Conquista, sequestrado por três criminosos e desaparecido desde a noite de sábado (4), foi localizado em São Paulo, nesta segunda-feira (6). Ainda na Coluna Municípios, mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra ocupam uma usina em Medeiros Neto, no extremo sul baiano. Clique aqui e leia esta e outras notícias. 
Menos de 50% das mulheres com Ensino Fundamental incompleto utilizam contraceptivo
Foto: Getty Images
Apenas 46,4% de mulheres sem instrução ou com Ensino Fundamental incompleto utilizam algum método contraceptivo, enquanto a porcentagem de mulheres com Ensino Superior completo que utilizam algum método chega a 69,7%. Os dados foram obtidos pela pesquisa Critério Brasil, que mostrou ainda que o planejamento familiar e o conhecimento sobre métodos contraceptivos não atingem os 68% dos brasileiros que constituem as classes C, D e E. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), 87% de mulheres sem instrução ou com ensino fundamental incompleto já tiveram uma gravidez. "Diferentemente do que se pensava há alguns anos, a presença da educação sexual no ambiente escolar não incentiva a prática de relações precocemente, muito pelo contrário. Ao discutir o assunto em sala de aula, os alunos muitas vezes esclarecem pontos que não se sentem à vontade para abordar com a família e passam a compreender melhor seus corpos, a fase em que se encontram e suas vontades individuais, evitando sucumbir às pressões impostas pelos colegas e cometer erros como se esquecer da camisinha, por exemplo", destacou Afonso Nazário, ginecologista e professor Livre-Docente do Departamento de Ginecologia da Unifesp. Em contrapartida ao cenário brasileiro, países com alto desenvolvimento econômico e social têm uma forte cultura em se tratando de educação sexual. Na Suécia, por exemplo, as aulas são obrigatórias no sistema público desde 1956 e, consequentemente, o número de gestações indesejadas, principalmente entre adolescentes, é baixa. "Levando em consideração o perfil populacional brasileiro e suas necessidades, o principal papel desse tipo de orientação é mostrar à mulher que há inúmeras maneiras de planejar seu futuro. Neste Dia Internacional da Mulher, a mensagem principal para todas as brasileiras é que saibam a importância da conscientização sobre os cuidados com a saúde, os diferentes métodos contraceptivos, a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e que têm liberdade de escolha", lembrou o ginecologista.
Marcos Manassés quer transformar o PFC Cajazeiras em 3ª força estadual
Foto: Glauber Guerra/Bahia Notícias
O deputado Marcos Manassés garante que tem experiência no futebol baiano. Gestor da Onsoccer Brasil, o dirigente participou das campanhas de acesso de Jacobina e Galícia para a elite estadual e agora traz a sua nova equipe, o PFC Cajazeiras para a disputa da Série B do Baianão. Em entrevista ao Bahia Notícias, o cartola falou da origem da equipe e fez uma análise sobre a atual situação do futebol baiano. Clique aqui e confira a entrevista completa!
PIB fecha 2016 com queda de 3,6%; resultado do biênio é o pior desde 1948
Foto: Agência Brasil
O Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, fechou em R$ 6,3 trilhões em 2016, o que representa uma queda de 3,6%, de acordo com dado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo informações da Agência Brasil, em 2015, o índice já tinha sofrido redução de 3,8%. De acordo com o IBGE, os resultados dos dois últimos anos corresponde à maior recessão desde 1947. Segundo a coordenadora de Contas Regionais do IBGE, Rebeca Palis, já houve registros maiores em outros anos, mas nunca a economia brasileira sofreu 7,2% de queda do PIB em um biênio. "A magnitude da queda, olhando o biênio, é a maior desde 1948", detalhou. A série histórica do IBGE começa em 1947, mas apenas a partir de 1948 há dado de variação anual. "Em outros períodos, algumas atividades econômicas davam uma segurada na economia. Nesse biênio, foi disseminado na economia toda, o que não é muito comum de acontecer. Serviços foram muito afetados, o que não acontecia muito", completou. Com o resultado negativo, o país volta ao patamar registrado no terceiro trimestre de 2010. No último trimestre de 2016, o PIB recuou 0,9% em relação ao trimestre anterior e 2,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Terça, 07 de Março de 2017 - 10:57

A República sem saída

por Samuel Celestino
A República sem saída
Foto: Alan Santos/PR
Já era do conhecimento público que Michel Temer pedira dinheiro, ou, se quiserem, ajuda financeira a Marcelo Odebrecht, então presidente da empreiteira. Isso em 2014, num jantar do Palácio do Jaburu, cuja missão foi transferida a Melo Filho, um dos muitos intermediários da Odebrecht. Marcelo, na sua explosiva denúncia na semana passada, logo na quarta-feira de cinzas, preferiu dizer que nada sabia do pedido de dinheiro feito por Temer. Deixou esta missão para Melo Filho, um dos seus ex-executivos. O dinheiro foi repassado por ele para Eliseu Padilha, hoje ministro, em torno de R$ 10 milhões. Como na época Michel Temer era vice-presidente da República, e não poderia ter a percepção que chegaria à Presidência a partir da derrocada de Dilma Rousseff, supôs que estava a cavalheiro para realizar o pedido que fez. Aí vem outra história que atinge o presidente: ele sabia de tudo o que acontecia na República, como Dilma também sabia. Tudo aconteceu enquanto o PT comandava o país. Foi quando tudo começou com a corrupção desenfreada, à frente as empreiteiras e políticos. Daí a situação calamitosa que o país enfrenta, com a maior crise que se tem notícia, que  permanece. Ora, se Temer sabia de tudo, a pergunta que se faz é se ele teria condições de comandar a República. Não havia alternativa. Na condição de vice, teria mesmo que assumir. Com as informações que agora chegam sobre ele, por saber de tudo, já não dá para retirá-lo do poder. O único jeito é mesmo ir em frente, sabendo-se que não há outra alternativa e esperar que, em 2018, possa chegar ao comando alguém que tenha decência e competência. Porque Temer absolutamente não tem.
Estudantes da rede pública descobrem que erva-cidreira pode matar larvas do Aedes
Foto: Divulgação
Duas estudantes da rede pública de ensino descobriram o extrato da erva-cidreira como larvicida para o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Júlia Fagundes e Sandy Marques, ambas de 17 anos e estudantes do 3º ano no Colégio Estadual Rolando Laranjeira (Santa Maria da Vitória), descobriram a propriedade alternativa da Lippia alba no projeto 'A propriedade larvicida do óleo essencial da erva-cidreira brasileira'. O estudo será apresentado na 15ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo, entre os dias 20 e 17 de março. "Desenvolvemos uma pesquisa sobre plantas existentes em Santa Maria da Vitória, como a erva-cidreira, o manjericão e a arruda, e, através dos óleos essenciais retirados destas espécies, fizemos testes com as larvas do Aedes aegypti. Comprovando, por fim, que a folha da erva-cidreira contém propriedades larvicidas, promovendo assim meios mais naturais de combatê-las", explicou Júlia. De acordo com a pesquisa, o óleo essencial da Lippia alba é de fácil extração, o que torna a técnica barata e acessível. Para extraí-lo, as estudantes construíram um destilador simples, usando materiais reciclados: copos acrílicos para formar o condensador, mangueira de nível para transporte do óleo essencial, lâmpada para aquecer a água com o material vegetal, T de PVC para ligar a mangueira com a lâmpada, rolha de cortiça para lacrar um dos lados do T, lamparina para aquecer a solução e lata de leite. "Com este trabalho passei a ter um olhar mais apurado para as Ciências, para a pesquisa. Não esperava que iríamos tão longe, porque trabalhos do país inteiro foram observados, embora o nosso tenha abordado um problema", comemorou Sandy Marques.
Terça, 07 de Março de 2017 - 10:20

Subsídio para gás de cozinha será reduzido e preço deve subir

por André Borges | Estadão Conteúdo
Subsídio para gás de cozinha será reduzido e preço deve subir
Foto: Reprodução / Portal Morada
O preço do gás de cozinha vai subir. A Petrobras, dona de praticamente 100% do abastecimento do insumo no mercado nacional, prepara um reajuste que poderá ter impacto no preço final do botijão de gás, produto presente em 59,5 milhões de residências, ou 96% do total de famílias do País. O jornal O Estado de S. Paulo apurou que a estatal trabalha nos cálculos finais para definir o aumento no preço do chamado gás liquefeito de petróleo (GLP), o popular gás de cozinha, vendido em botijões de 13 quilos. O entendimento é de que, após vários anos de uma política de subsídio que manteve o preço do gás da estatal sem aumento, o mercado acabou fazendo seus reajustes por conta própria, impactando o consumidor final. O histórico dos reajustes mostra que, entre 2003 e 2016, o preço final do gás cobrado pelas revendedoras acumulou reajuste médio de 89%, saltando de R$ 29,35 para R$ 55,60 o botijão. Neste mesmo período, o aumento realizado pela estatal foi de apenas 16,4%. Foram 12 anos sem nenhum reajuste no preço do gás vendido pela Petrobras. Somente em 2015 é que viria o primeiro aumento pela estatal, de 15%. No mesmo ano, o aumento repassado pelas revendedoras ao consumidor chegou a 22,6%. No ano passado, a estatal fez um novo aumento, de 1,4%, ante 2,1% feito pelo mercado. Questionada sobre o assunto, a Petrobras informou que não iria comentar. A avaliação de técnicos da empresa é de que é necessário recuperar ao menos uma parte do preço, em razão da defasagem acumulada nos últimos anos, não apenas com a inflação, mas do próprio valor praticado pelo mercado. No fim de 2016, a Petrobras já tinha reajustado em 12,3% o GLP destinado aos usos industrial, comercial e granel às distribuidoras, mas não mexeu no preço para o consumidor doméstico. Na mesma época, a estatal aumentou o preço do diesel nas refinarias em 9,5%, em média, e da gasolina em 8,1%. Para cada botijão de gás vendido no País, cerca 24% do valor cobrado fica com a Petrobras. Distribuidoras e revendas retêm uma fatia média de 57%. Outros 15% são consumidos com ICMS e 4% com PIS e Cofins, segundo dados da estatal. De acordo com dados da empresa Preço do Gás, que divulga valores do botijão praticados em todo o País, a variação atual de preços do gás de cozinha chega a mais de 78%, entre R$ 44,90 e R$ 80, na entrega ao cliente. Os dados se baseiam em informações de mais de 400 revendedores cadastrados. O valor mais barato foi encontrado no Espírito Santo, enquanto o mais caro é cobrado em Mato Grosso.
Justiça sequestra cobertura avaliada em R$ 1,5 mi ocupada pelo ex-presidente Lula
Foto: Estela Marques / Bahia Notícias
A Justiça Federal sequestrou a cobertura ocupada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de número 121, do Edifício Hill House, em São Bernardo do Campo. O cumprimento da ordem do juiz Sergio Moro aconteceu no início de fevereiro. O apartamento de 188,9 metros quadrados de área privativa é avaliado em R$ 1,5 milhão. Fica vizinho ao de Lula, mas não pertence ao petista. De acordo com a Veja, o imóvel pertence a Glauco da Costa Marques, primo do pecuarista e amigo de Lula, José Carlos Bumlai. O Ministério Público Federal alega que a compra da cobertura aconteceu com dinheiro de propina da Odebrecht. Apesar do pedido de sequestro, Lula não está impedido de continuar no imóvel. Ainda conforme a publicação, a Oficiala de Justiça Avaliadora, Edilamar Fernandes Dornas, da 3ª Vara Federal de São Bernardo do Campo, tentou cumprir a ordem em 9 de fevereiro, mas o segurança de Lula, Valmir Moraes da Silva, disse que o ex-presidente não poderia atendê-la por estar em luto - na ocasião, havia três dias que a ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva tinha morrido. O advogado de defesa, Roberto Teixeira, teria entrado em contato com a Oficiala de Justiça e informado que o imóvel era alugado desde fevereiro de 2011 e lhe enviaria uma cópia do documento no mesmo dia. "Entretanto, passados dois dias e não tendo recebido nada, voltei a entrar em contato, mas desta vez o doutor Roberto Teixeira informou que não possui cópia do documento", escreveu Edilamar Fernandes em documento oficial. A cobertura, de avaliação milionária, foi adquirida por R$ 504 mil, conforme informado pela força-tarefa da Lava Jato. O dinheiro teria sido retirado de contratos da Odebrecht com a Petrobras e tinha como destinatário Glauco da Costa Marques, em nome de quem o imóvel foi comprado. 
Terça, 07 de Março de 2017 - 09:45

Após estágio no Vitória, Ferreira é contratado para comandar o time sub-18

por Glauber Guerra
Após estágio no Vitória, Ferreira é contratado para comandar o time sub-18
Técnico foi campeão baiano em 2006 | Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O técnico José Ferreira está de volta ao Vitória. Após uma passagem pelo comando do time principal do Leão em 2006, ele foi contratado para assumir o sub-18, depois de concluir um estágio na agremiação (saiba mais aqui). Ferreira não escondeu a felicidade pela oportunidade. “Estou vivendo um momento especial na minha carreira. Não dá nem para medir o tamanho dessa felicidade. Primeiro agradeço a Deus e depois a Sinval Vieira [gestor de futebol] que confiou no meu potencial e a todos do clube que me receberam com muito carinho. Comandar o sub-18 é um privilégio muito grande. São garotos com o potencial muito grande e eu vou realizar o sonho de todo treinador, que é trabalhar na formação de um grande clube de futebol. E o Vitória tem esse reconhecimento nacional e mundial de ser um clube revelador de grandes jogadores. E eu espero poder ajudar esses atletas a se tornarem grandes jogadores do futebol brasileiro”, disse o treinador, em entrevista ao Bahia Notícias. Ele assumiu a vaga de Rodrigo Chagas, que acabou deslocado para o sub-17 após a saída de Hamilton Mendes (clique aqui). Ferreira foi campeão baiano em 2006 pelo Colo-Colo. No mesmo ano,  ele foi contratado para comandar o Vitória na Série C daquele ano no lugar de Fito Neves. Porém, um mês depois à frente da equipe, acabou demitido. O técnico ainda acumula passagens pelo Atlético de Alagoinhas, Vitória da Conquista, Fluminense de Feira, Confiança-SE, Catuense, entre outros. 
Igrapiúna: Quadrilha faz reféns, rouba cofres e foge com R$ 30 mil
Foto: Reprodução / G1
Um bando armado tocou o terror na cidade de Igrapiúna, no Baixo Sul baiano, nesta segunda-feira (6). O grupo, com mais de dez integrantes, fez reféns, roubou dois cofres de correspondentes bancários – entre eles uma agência dos Correios – e assaltou uma associação de trabalhadores rurais. Segundo a Polícia Civil, os criminosos fugiram com ao menos R$ 30 mil. De acordo com o G1, os homens se dividiram em três grupos para cometer o crime. Uma parte seguiu para uma rodovia que dá acesso ao município e disparou vários tiros para o alto. Ao mesmo tempo, a outra parte do grupo agia dentro do município, nos roubos aos correspondentes bancários. Na ação, os criminosos ainda atiraram nas janelas do posto policial que fica no primeiro andar da agência dos Correios e no carro de um policial. Duas pessoas também foram feitas como reféns e depois, liberadas. A suspeita é de que os homens fazem parte de uma quadrilha especializada em ataques a bancos. Até o momento, não há informações do paradeiro dos criminosos. 
Muda PT escolhe Waldenor Pereira como candidato à presidência estadual do partido
Foto: Divulgação
Composta pelas tendências Reencantar, Democracia Socialista, Esquerda Democrática Popular (EDP), 2 de Julho, Avante e Movimento PT (MPT), a coligação Muda PT escolhei o deputado federal Waldenor Pereira como candidato à presidência estadual do PT, cujas inscrições encerraram nesta segunda-feira (6). “Estou com muita disposição para honrar a confiança dos companheiros e companheiras desse eclético coletivo partidário. Vamos com força para mudar o PT”, afirmou Waldenor, após seu nome ser o indicado. A aliança entre correntes petistas pretende modificar a forma como o núcleo regional da sigla está sendo conduzido e reaproximar a agremiação das bases dos movimentos sociais, além de defender o avanço das políticas públicas. Pereira é economista e foi reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) por duas gestões (1995; 2002). O parlamentar, que está em seu segundo mandato, é um dos fundadores do PT em Vitória da Conquista, e já deputado estadual (2002; 2006).
MP-BA abre inquéritos para apurar incêndios em Praia do Forte
Foto: Divulgação/Parque Nacional Klaus Peters
Os incêndios ocorridos no fim da última semana no Parque Nacional Klaus Peters e na Reserva Sapiranga, ambos em Praia do Forte, no município de Mata de São João, no litoral norte baiano, serão investigados pelo Ministério Público do Estado (MP-BA). Os dois inquéritos civis foram abertos nesta segunda-feira (6) pela Promotoria de Justiça Regional Especializada em Meio Ambiente, sediada em Mata de São João. Os pedidos foram notificados na edição desta terça (7) do Diário Oficial da Justiça. 
Terça, 07 de Março de 2017 - 08:45

Hamilton Mendes deixa o Vitória e é contratado pelo Palmeiras

por Glauber Guerra
Hamilton Mendes deixa o Vitória e é contratado pelo Palmeiras
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Hamilton Mendes não é mais técnico do Vitória Sub-17. O profissional deixou o cargo para trabalhar na base do Palmeiras, na mesma função que exercia no Rubro-negro baiano. A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira (7) pelo próprio treinador. “Recebi o convite de João Paulo [Sampaio, gestor da base do Verdão] para trabalhar no Palmeiras. Conversei com Sinval Vieira, agradeci a oportunidade e aceitei a proposta. Saí do Vitória numa boa. Tem 17 anos que trabalho no Vitória e achei que era a hora de buscar novas experiências. Na primeira passagem foram 11 anos, quando trabalhei como preparador físico e depois voltei e fiquei seis anos. Comecei como auxiliar de Carlos Amadeu [atual técnico da Seleção Brasileira Sub-17 e depois como técnico do sub-20 e sub-17”, disse o técnico, em entrevista ao Bahia Notícias. Como treinador, Mendes conquistou a Copa do Nordeste Sub-20 e Campeonato Baiano Sub-20 e Sub-18. Rodrigo Chagas, que estava na categoria sub-18, vai ocupar o lugar de Hamilton Mendes.
Terça, 07 de Março de 2017 - 08:40

Oposição entra com ação para impugnar candidatura de dirigente baiano à CBDA

por Edimário Duplat
Oposição entra com ação para impugnar candidatura de dirigente baiano à CBDA
Foto: Bruno Concha / Ag. Haack / Bahia Notícias
Depois de ter a anulação da escolha do nadador Thiago Pereira à Comissão de Atletas, a atual diretoria da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) pode ter mais uma derrota às vésperas das eleições da entidade. Miguel Cagnoni, candidato da oposição, entrou com uma ação solicitando a inegibilidade do presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), Sérgio Silva, candidato da situação. Segundo a documentação, o atual dirigente baiano e seu vice, Marcelo Amin, descumpriram obrigaçãos legais e estatutárias ao deixar de prestar contas anuais de recursos públicos em suas respectivas entidades (Amin é presidente da Federação Aquática de Santa Catarina). Se confirmada as acusações, a chapa será impugnada e a situação não terá candidatos para o novo pleito eleitoral. Vale recordar que na última sexta-feira (3), foi pedido o adiamento das eleições na CBDA por conta de uma nova escolha para a Comissão de Atletas da Confederação. (Clique aqui).




944 MIL ACESSOS,  RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!

TOTAL DE ACESSOS   DO BLOG  MAIS  DE  944 MIL /    DIA 07/03/17
Alemanha Mais de  178 Mil,  líder  Internacional  de  Acessos
Nos  Mais de 100  Países do Planeta  Terra


Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
483775
Alemanha
178963
Estados Unidos
124310
Rússia
41926
Malásia
19731
China
14251
Ucrânia
8579
França
5345
Portugal
5147
Índia
3985



O POETA MARATONISTA!
             
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                         CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                          Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registrado em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DE VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....


NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.





Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 Salvador/Ba. 42. 198 metros
DIA 27/08/16



Curso  de  Comunicações  Verbais

(Um dos  melhores do Brasil/S. Paulo com credenciamento CFMO 097}


     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  de  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP

********************************************************************************
                     TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA  DAS PEDRAS   SETOR NORTE DA  ARENA   FONTE NOVA/BAHIA/BRASIL/20






























FBF e clubes anunciam regulamento do campeonato baiano 2017


O Campeonato Baiano de 2017 ganhou nova formula de disputa e terá inicio no dia 29 de janeiro, a primeira fase de classificação encerra 5 de abril. As semifinais acontecerão nos dias 9 e 16 de abril, enquanto que as finais nos dias 30 de abril e 7 de maio com total de 15 datas.
Os clubes se reuniram na sede da FBF.
O atual campeão Vitória,Bahia, Juazeirense, Fluminense de Feira, Galícia, Jacobina, Flamengo, Jacuipense, Vitória da Conquista, Bahia de Feira e o novato Atlântico aprovaram a nova formula de disputa
Na primeira fase de classificação, todos os 11 clubes em grupo único se enfrentarão em sistema apenas de ida, classificando-se os 4 melhores para a Semifinal. A partir da Semifinal será ida e volta, com 1º x 4º  e 2º  x 3º . Os dois vencedores buscam o título também em jogos de ida e volta. O primeiro e segundo colocados da semifinal têm vantagem de dois resultados iguais e realizar o jogo decisivo em seu mando de campo.
REBAIXAMENTO

Serão rebaixados para a Série B do Baianão 2018, os dois últimos colocados da 1ª fase, sem quadrangular.

MUDANÇA: As vagas para outras competições  serão distribuidas somente no Baianão, sem mais vagas para a Copa Governador do Estado. O campeão, o vice-campeão e o terceiro colocado garantirão vagas na Copa do Nordeste de 2018. Já na Copa do Brasil, o vencedor, o segundo colocado e o 3º garantirão as vagas. Poderão disputar o Brasileirão da Série D os três primeiros colocados exceto a dupla BAVI por já possuírem vaga em divisão superior.



O POETA MARATONISTA!
             
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                         CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                          Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registrado em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DE VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....


NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.





Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 Salvador/Ba. 42. 198 metros
DIA 27/08/16



Curso  de  Comunicações  Verbais

(Um dos  melhores do Brasil/S. Paulo com credenciamento CFMO 097}


     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  de  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP

********************************************************************************
                     TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA  DAS PEDRAS   SETOR NORTE DA  ARENA   FONTE NOVA/BAHIA/BRASIL/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário