quarta-feira, 1 de março de 2017

NOTICIAS GERAIS DE MUNICÍPIOS DA BAHIA 28/01/17

Terça, 28 de Fevereiro de 2017 - 18:20

Bairro em Camaçari registra dois assassinatos em menos de 24h

Bairro em Camaçari registra dois assassinatos em menos de 24h
Vista aérea de Camaçari | Foto: Divulgação
A violência neste período de Carnaval em Camaçari está tendo números alarmantes. Um homem foi assassinado na última segunda-feira (27), no bairro Nova Vitória, segundo o Camaçari Notícias. A vítima foi identificada como Hélio do Santos, 36. Este foi o segundo assassinato em menos de 24h no bairro. No domingo (26), um jovem de 17 anos morreu com oito tiros na cabeça. Antes, outras duas pessoas também já haviam falecido desde a sexta-feira (24) de carnaval na cidade da região metropolitana de Salvador.
Luís Eduardo Magalhães: Homem sofre golpes de facão do irmão e pode ter braço amputado
Foto: Weslei Santos / Blog do Sigi Vilares
Um crime bárbaro aconteceu na noite da última segunda-feira (27) e quase terminou em morte, na cidade de Luís Eduardo Magalhães. Um homem tentou matar o próprio irmão, identificado como João Bosco Lopes da Silva, 36. A vítima foi golpeada com facão em várias partes do corpo - rosto, parte do olho, tórax, braço direito e o braço esquerdo; esse último com o risco de ser amputado por conta da gravidade dos ferimentos. O crime teria sido motivado por conta de uma briga, segundo o Blog do Sigi Vilares. Ele está no Hospital do Oeste, em Barreiras. 
Caminhão carregado de cerveja tomba na BR-324 e moradores saqueiam veículo
Foto: Reprodução / Folha do Estado
Um caminhão tombou na manhã desta terça-feira (28) causou um alvoroço na BR-324. Isso porque o veículo estava carregado de cerveja e, com o acidente, os moradores saquearam o produto, que estava espalhado pela pista. Isto ocorreu nas proximidades de Candeias, região metropolitana de Salvador. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carreta acabou tomando após o motorista perder o controle do veículo. Não há detalhes sobre o estado do motorista. Por conta dessa confusão, um engarrafamento de cerca de 2km se estabeleceu na região.
São Desidério: Mulher é encontrada morta após deixar festa com amigo
Foto: Reprodução / Sigi Vilares
Uma mulher foi encontrada morta após participar de uma festa em São Desidério, no extremo oeste, nesta segunda-feira (27). Lusidalva Rosa de Souza, de 36 anos, foi achada em um matagal no povoado do Acaba Vida. Segundo o Blog do Sigi Vilares, a suspeita é que Dalva, como era conhecida, foi morta estrangulada. A vítima estava com o corpo nu quando foi encontrada. A mulher, que era moradora de São Desidério, tinha ido passar o final de semana no povoado do Angico, vizinho ao povoado do Acaba Vida. Ela foi vista pela última vez por volta das 5h da madrugada desta segunda-feira, acompanhada de um amigo. Amigos estranharam a demora dela em retornar para a festa e saíram à procura, quando encontraram o corpo. O caso é investigado pela Polícia, e o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras. 
Terça, 28 de Fevereiro de 2017 - 14:20

Jaguarari: Policial morre após carro colidir com ônibus

Jaguarari: Policial morre após carro colidir com ônibus
Foto: Reprodução/Blog do Geraldo José
Um soldado da Polícia Militar morreu vítima de um acidente na noite desta segunda-feira (27) em um trecho da BR-407 em Jaguarari, no Piemonte Norte do Itapicuru. Wagner Pereira Soares, de 36 anos, dirigia o próprio carro que colidiu com um ônibus. O soldado seguia para Petrolina, Pernambuco, que fica na divisa com a Bahia. Em nota, a Polícia Militar lamentou o fato. Wagner era lotado na Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada e há 12 anos integrava as fileiras da corporação. Ele deixa esposa e uma filha de três meses. Ainda não há informações sobre as causas do acidente.
Porto Seguro: Carnaval tem Psirico, Amanda Santiago e 9 blocos
Foto: Reprodução / Radar 64
O Carnaval de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, prossegue nesta terça-feira (28). As atrações são Psirico, Amanda Santiago, Frutos Tropicais e Virou Bahia. A folia na cidade teve início oficial na quinta-feira (23), com a apresentação das atrações de maior visibilidade a partir do sábado (25). A expectativa da prefeitura local é que cerca de 80 mil foliões brinquem na festa, que ocorre na Passarela do Descobrimento. Além das atrações na Passarela, nove blocos participam da folia em Arrail d`Ajuda, Trancoso e Caraíva, a partir das 16h.
Terça, 28 de Fevereiro de 2017 - 12:30

Atacante da Juazeirense pede 'espírito de luta' para duelo contra o Jacuipense

por Ulisses Gama
Atacante da Juazeirense pede 'espírito de luta' para duelo contra o Jacuipense
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Na briga para entrar no grupo dos quatro primeiros colocados do Campeonato Baiano, a Juazeirense volta a jogar nesta quinta-feira (2), contra o Jacuipense, em Feira de Santana, pela sexta rodada do estadual. Atacante da equipe, Sassá apontou o valor de um bom resultado e pede "espírito de luta" para conseguir vencer.
 
"É uma partida muito importante. Cada jogo é uma final para a gente e estamos trabalhando em cima disso. Temos que ter espírito de luta porque cada jogo é uma decisão da nossas vidas. Tivemos esse espírito contra o Sampaio e conseguimos vencer. Vamos procurar sempre a vitória para conseguir a classificação", declarou, em entrevista ao Bahia Notícias.
 
O trabalho forte da equipe durante o recesso de Carnaval também foi destacado pelo jogador.
 
"A gente trabalhou muito. O professor chegou agora e precisa conhecer a equipe. Temos que estar focados, pois será um jogo difícil, mas nossa equipe está preparada", indicou.
 
Com cinco pontos conquistados, a Juazeirense ocupa o sexto lugar da competição.
Amélia Rodrigues: Morador de Riachão do Jacuípe morre em acidente na BR-324
Foto: Reprodução / Acorda Cidade
Um homem morreu após um acidente em um trecho da BR-324 em Amélia Rodrigues, Portal do Sertão, na região de Feira de Santana. Segundo o Acorda Cidade, a vítima, identificada como Ruanísio da Silva Souza, de 29 anos, era morador de Riachão do Jacuípe. Ele chegou a ser levado para o Hospital Clériston Andrade, em Feira, mas não resistiu aos ferimentos. A outra pessoa, que estava na moto com Ruanísio, também foi levada para o mesmo hospital ferida. Não há mais informações sobre o estado de saúde dele. A Viabahia, que administra a rodovia, informou que Ruanísio e outra pessoa, que não foi identificada, foram encontrados caídos às margens da BR-324. Próximo aos corpos, estava uma motocicleta. A Viabahia não soube informar as circunstâncias do acidente.
Coité: Quadrilha junina participa de terça de carnaval em Salvador
Foto: Reprodução / Calila Notícias
Uma quadrilha junina de Conceição do Coité, na região sisaleira, será atração nesta terça-feira (28) no Carnaval de Salvador. Bicampeã de um concurso de quadrilhas locais, a “Arraiá JC” desfilará no Circuito Osmar (Campo Grande), a partir das 11h da manhã. O grupo participa do Cortejo Junino que volta a ser incluído na folia neste ano depois da participação em 2013. Segundo o Calila Notícias, o diretor de Cultura da prefeitura de Coité, Fredson Costa, disse que o Cortejo Junino vai destacar os artistas populares, que fazem da Quadrilha Junina um veículo de celebração da festa do sertão no tempo das colheitas e do reencontro das famílias no “arraiá” no “Pé de Serra”, na roça, ou nas praças dos povoados e cidades do interior do Brasil, sobretudo, nos estados nordestinos. O Cortejo Junino é uma idealização da Federação Baiana de Quadrilhas Juninas (Febaq).
Chapada: Corpo de turista que caiu na Cachoeira da Fumaça é resgatado
Foto: Divulgação / Bombeiros
O corpo do turista francês que caiu da Cachoeira da Fumaça, entre Lençóis e Palmeiras, na Chapada Diamantina, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira (27). A vítima, de 72 anos, morreu após a queda, enquanto fazia uma trilha com um grupo com guia local no domingo (26). Segundo o G1, o corpo já tinha sido localizado no mesmo domingo, mas o resgate só pôde ocorrer na segunda pelo difícil acesso. Após o resgate, o corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Irecê, no centro norte. Os Bombeiros ainda informaram que as causas do ocorrido serão esclarecidas após perícia do órgão competente.
Feira: Um morre e seis ficam feridos em engavetamento na Avenida João Durval
Foto: Ed Santos / Acorda Cidade
Uma pessoa morreu e outras seis pessoas ficaram feridas em um acidente na tarde desta segunda-feira (27) em Feira de Santana. O engavetamento envolveu quatro carros e uma moto e ocorreu na Avenida João Durval, na sinaleira em frente à farmácia Brito, por volta das 16h.  A vítima fatal, identificada como Igor Silva Santos, de 19 anos, estava na moto. Ao Acorda Cidade, o coordenador da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), Daniel de Brito Reis, contou que testemunhas informaram que um veículo Polo preto e um Classic, estavam parados quando um Celta e uma motocicleta vieram em alta velocidade e colidiram com os automóveis. Os carros parados aguardavam a sinaleira abrir. Um veículo Corolla, sem identificação, também foi atingido. Os feridos foram encaminhados em estado grave para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e continuam internados.
Conquista: Carnaval Cultural leva foliões a lotar Praça da Bandeira
Foto: Reprodução / Blog do Anderson
Vitória da Conquista, no sudoeste, também brinca o carnaval. A Praça da Bandeira, um dos pontos de concentração, levou em torno de 5 mil pessoas, conforme dados da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar, no domingo (26). Segundo o Blog do Anderson, as apresentações ficaram por conta dos blocos “Mamãe eu quero” e “Maria vem Cazoutras”. 
Desaparecido, médico de Salvador é encontrado morto dentro de carro na BR-116
Foto: Notícias de Santaluz
O médico Edenivaldo Cardoso Silva Junior, 32 anos, foi encontrado morto dentro do próprio carro nesta segunda-feira (27), às margens da BR-116, no trecho que fica entre os municípios de Araci e Tucano. Edenivaldo era natural de Quijingue, mas morava em Salvador. De acordo com o site Notícias de Santaluz, o médico estava desaparecido desde domingo (26) quando seguia de Salvador para Caldas do Jorro, distrito de Tucano. A principal hipótese é de que Edenivaldo tenha perdido o controle da direção, em um local conhecido como “curva do Angico”, e caído na ribanceira. O carro colidiu em uma árvore. O corpo foi removido pela Polícia Técnica e o acidente será investigado pela Polícia Civil.
Segunda, 27 de Fevereiro de 2017 - 15:30

Tatu celebra retorno ao Vitória da Conquista e mira reestreia contra o Bahia

por Ulisses Gama
Tatu celebra retorno ao Vitória da Conquista e mira reestreia contra o Bahia
Foto: Jéssica Santana
Na última semana, o Vitória da Conquista acertou o retorno do atacante Tatu para o clube do interior. Com uma vasta história dentro do clube, o jogador comemorou a volta ao clube alviverde e fez questão de agradecer pelo tratamento que recebeu após ter adquirido uma lesão no pé.
 
"O retorno pro Conquista me deixa muito feliz e empolgado. Acabei rompendo o tendão no Salgueiro e o Conquista abriu as portas para mim. Depois de seis meses, estou voltando a treinar com o grupo. Quero defender essas cores que eu amo", declarou, em entrevista ao Bahia Notícias.
 
Sem atuar em virtude do problema médico, Tatu busca a reestreia contra o Bahia, adversário de longa data. O duelo acontece no próximo domingo (5), no estádio Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista.
 
"São equipes que gosto muito de jogar [Bahia e Vitória] . Para mim é bom jogar esses jogos. Se meu contrato estiver regularizado, vou estar à disposição do técnico. Um tempo acho que sou capaz de atuar", indicou o atleta, que acredita estar bem fisicamente.
 
"Fisicamente não estou atrás do grupo. Vinha treinando e acho que estou quase no nível deles. A questão é o ritmo de jogo. Acho que vou sofrer com isso, mas estou bem", completou.
Domingo, 26 de Fevereiro de 2017 - 19:00

Bloquinho do Eva reúne cerca de 2 mil na Praia do Forte

Bloquinho do Eva reúne cerca de 2 mil na Praia do Forte
Foto: Bahia Notícias
O agito do Carnaval distribuído em diversos circuitos no Carnaval de Salvador também pode ser curtido na Praia do Forte. Na Praia do Forte, distrito de Mata de São João, no litoral norte baiano, a atração é o Bloquinho do Eva, que reúne mais de 2 mil foliões no pôr-do-sol neste domingo (26). Ainda está prevista a presença de Jau na programação.

Novo técnico do PFC Cajazeiras, Eduardo Bahia se diz motivado
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Eduardo Bahia trocou o G4 do Campeonato Baiano pelo projeto de tentar conseguir um acesso à elite estadual. O treinador saiu do Vitória da Conquista para comandar o PFC Cajazeiras. O técnico se disse motivado com o desafio.
"Estou muito motivado com esse projeto do PFC Cajazeiras e empolgado com a possibilidade de colocar o clube na primeira divisão do Campeonato Baiano. Tenho certeza que montaremos um elenco forte neste ano, com jogadores comprometidos com o clube. Vamos sentar e analisar os nomes agora para entrarmos com tudo já no início da segunda divisão", disse. 
Campeão da Copa Governador do Estado 2016, ele também mira o bicampeonato pessoal da competição – o que seria o primeiro título da história da equipe soteropolitana. "O primeiro objetivo, sem dúvida, é colocar o clube na primeira divisão. Vamos em busca desta meta, que seria fantástica para todos. E após isso, com a vaga assegurada na elite do nosso futebol, vamos atrás do título da Copa Governador do Estado”, concluiu.
 PFC Cajazeiras estreia na Segundona contra no dia 15 de abril, contra o Colo Colo, no Estádio Mario Pessoa, em Ilhéus
Itiúba: Prefeita e vice entram em campanha e doam salários para cidade manter carnaval
Foto: Reprodução / Interativa PN
Para não suspender os festejos de carnaval em Itiúba, na região sisaleira, em mais um ano, a prefeita Cecília Petrina (PCdoB) e o vice, Zé do Rádio (PSL), doaram os próprios salários. A campanha também busca apoio da população para a realização da folia, que não será administrada pela prefeitura. De acordo com o Calila Notícias, o município, que sofre com a estiagem, não tem realizado a festa devido ao problema climático, que afeta a economia do município. Intitulado “Carnaval Solidário: a folia não pode parar”, terá atividades abertas ao público na segunda-feira (27) e na terça-feira (28).
Homem acusado de estuprar filha de 15 anos é preso em Amargosa
Foto: Divulgação / Polícia Civil
Adriano Oliveira Avelino, de 36 anos, foi preso na sexta-feira (24), acusado de estuprar a filha de 15 anos. Ele foi encontrado em Amargosa, pelos investigadores do Núcleo de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente, da Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), de Feira de Santana. De acordo com a delegada Daniele Matias, os abusos só foram descobertos depois que a vítima contou à tia, com quem morava, que o pai a obrigava a manter relações sexuais. A adolescente passava os finais de semana na casa do pai, que residia sozinho. Ela contou em depoimento à polícia, que quando resistia aos abusos, era ameaçada com uma faca. Ainda segundo a vítima, ele não usava preservativo e depois dos estupros dava um medicamento para impedir a gravidez. A última violência sexual aconteceu em setembro do ano passado, quando a garota decidiu contar o crime à tia. Adriano fugiu de Feira de Santana, logo que havia sido denunciado à Polícia Civil. Nesse período, ele estava escondido no bairro Mangabeira, em Amargosa. Ele foi encaminhado para o Presídio Regional de Feira de Santana.
Sem citar posições, diretor do Flu de Feira admite busca por dois atletas
Foto: Matheus Caldas / Bahia Notícias
Terceiro colocado na tabela do Campeonato Baiano, o Fluminense de Feira segue em busca de uma qualificação do elenco. O clube avalia a contratação de dois jogadores para reforçar o grupo treinado por Arnaldo Lira.
Sem revelar as posições nas quais a diretoria trabalha, o diretor de futebol tricolor, Zé Chico, admitiu a vontade de trazer esses atletas. "Estamos mantendo vários contatos para trazer jogadores que venham e somem com os que estão aqui. Esperamos que nesta parada as coisas possam evoluir e os reforços cheguem logo, já que os problemas de contusões e suspensões começaram a aparecer", afirmou, à Folha do Estado.
O Flu de Feira possui 11 pontos na classificação do estadual. O próximo compromisso do Touro será somente no dia 5 de março, contra a Juazeirense, no Adauto Moraes.

Ilhéus: curva é cenário de terceiro acidente nos últimos cinco meses
Foto: Reprodução / Ilhéus 24h
Um veículo S10 tombou na curva do viaduto Catalão, em Ilhéus, na manhã desse sábado (25), chocando-se com um outdoor. Este é o terceiro acidente que acontece, no mesmo local, nos últimos cinco meses. De acordo com informações do blog Ilhéus 24h, há quatro meses um Kia Sportage, com placa de Ibicaraí, capotou na curva; um mês depois, Ruan Cruz, de 18 anos, morreu após perder o controle e colidir no outdoor. Já o condutor da S10 teve sorte e só apresentou ferimentos leves.
Vitória da Conquista: Duas mulheres desaparecem em menos de uma semana
Foto: Reprodução / Blog do Anderson
Duas mulheres desapareceram em Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia, nos últimos oito dias. O caso mais recente foi com a cabeleireira Deise Santos Oliveira, de 33 anos, que sumiu na segunda-feira (20). O esposo, Gilmar Souza de Jesus, contou que procurou a mulher em diversos lugares, até mesmo no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Marina Dias Silva, de 17 anos, também está desparecida desde a sexta-feira (17), quando foi deixada pelo padrasto nas proximidades da escola onde estuda, no bairro de Nova Cidade.  Segundo informações do G1, a mãe da estudante, Marisa Dias, disse que os colegas da filha notaram um comportamento estranho em Marina: “assustada”. No dia em que sumiu, a estudante esteve na porta do colégio, porém não assistiu às aulas. Desde a manhã da última sexta-feira (24), as mulheres não foram localizadas.
Lavagem do Beco abre Carnaval de Vitória da Conquista neste sábado
Foto: Blog do Anderson
Com a tradicional Lavagem do Beco, a sexta edição do Carnaval Conquista Cultural começa na manhã deste sábado (25). A concentração da festa em Vitória da Conquista acontece na Praça Sá Barreto, de onde o cortejo segue por algumas ruas até a Alameda Ramiro Santos, local onde as baianas realizam a lavagem com flores e perfumes. De acordo com o Blog do Anderson, o roteiro engloba ainda a Praça 9 de Novembro e a Praça da Bandeira, onde as festividades serão encerradas com dança e música. A folia segue no munícipio com oito blocos de Carnaval que desfilam deste domingo (26) até terça-feira. As atrações se apresentam sempre das 14h às 23h, na Praça da Bandeira.
Corpo é encontrado em despenhadeiro nas proximidades de Santo Amaro
Foto: Reprodução / Berimbau Notícias
O corpo de uma mulher foi encontrado em um despenhadeiro, às margens do KM 07, na BA-084, na tarde desta sexta-feira (24). O incidente aconteceu no trecho que liga o município de Santo Amaro a Oliveira dos Campinhos. De acordo com o Acorda Cidade, citando informações da polícia, o corpo já estava em estado avançado de decomposição. Ele foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana para que façam a necropsia e lá vai aguardar o procedimento de reconhecimento.
Mairi: Justiça cancela Carnaval da cidade diante de situação de calamidade e seca
Foto: Val Bahia News
Os festejos de Carnaval no Município de Mairi, na região da Chapada Diamantina, planejados para começar neste domingo (26) e terminar na terça-feira (28), foram suspensos pela Justiça a pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA). A decisão leva em consideração os gastos excessivos com a festa e a situação emergencial do Município, que se encontra em estado de calamidade em virtude da seca. Na decisão liminar, proferida nesta sexta-feira (24), a juíza Catucha Moreira Gidi determinou também que o Município se abstenha de realizar quaisquer gastos, repasses e ou contratações referidas a este evento. A magistrada estabeleceu multa pessoal ao gestor no valor de R$ 100 mil em caso de descumprimento. “A atitude dos suplicados atenta contra a supremacia do interesse público, atuando contra o interesse da coletividade”, afirmou o promotor de Justiça Pablo Almeida. Ele registrou ainda que os gastos com a festa ferem também o princípio da indisponibilidade dos bens e do dinheiro público, pelo fato de gasta-lo em interesses contrários ao da sociedade.
Maquete turística da Bahia fica exposta em shopping até 26 de março
Foto: Divulgação
Pesando 7,5 toneladas de vidro e metal, a maquete que retrata a geografia, cultura, história e economia da Bahia ficará exposta entre os dias 26 de fevereiro e 26 de março no Salvador Shopping. O projeto da Secretaria Estadual de Turismo mostra características das 13 zonas turísticas do estado e pode ser o ponto de partida para a elaboração de um instigante roteiro de viagem. "A maquete é uma ferramenta que desperta o interesse e a curiosidade dos visitantes. Desta forma, contribui para incrementar a atividade turística, relevante para o desenvolvimento econômico, geração de trabalho e renda", afirma o secretário do Turismo da Bahia, José Alves. É possível, por exemplo, caminhar sobre a superfície desenvolvida por Geraldo Suerdieck e observar representações dos atrativos turísticos do estado.
Sexta, 24 de Fevereiro de 2017 - 20:25

Caetano confere show de filho e de Gil no Pelô; artista se solidariza a Márcia Castro

por Jamile Amine / Francis Juliano
Caetano confere show de filho e de Gil no Pelô; artista se solidariza a Márcia Castro
Foto: Ramsés Moura/Ag Haack
Caetano Veloso, um dos ícones da Tropicália, tema do Carnaval do Centro Histórico de Salvador deste ano, confere a participação do filho Moreno Veloso na noite desta sexta-feira (24). Além do show de Moreno, junto com Alexandre Leão e Cláudia Cunha, o santamarense vai pintar também na mais aguardada apresentação do dia no Circuito Batatinha, que terá o parceiro tropicalista Gilberto Gil e o poeta e compositor Capinam, outro nome surgido na época da Tropicália. Questionado sobre a presença das cordas no carnaval, Caetano declarou que não tem problema com o formato. "Eu gosto de trio, de bloco, do carnaval da Bahia de todo jeito, sempre gostei. Corda é negócio de bloco. Filhos de Gandhy tem. As escolas de samba do Rio viraram construçoes concretas", avaliou. Na conversa com os jornalistas, Caetano também falou sobre a polêmica que envolveu a cantora Márcia Castro, que foi substituída do trio "Respeita as Mina" por ter supostamente ficado em cima do muro em relação a uma acusação de estupro contra o músico Fael Primeiro. "Visto [a camisa do bloco], mas com Márcia", resumiu Caetano. 
Sexta, 24 de Fevereiro de 2017 - 19:27

Com jovens e crianças, orquestra de Cachoeira leva reggae ao Pelourinho

por Jamile Amine / Francis Juliano
Com jovens e crianças, orquestra de Cachoeira leva reggae ao Pelourinho
Foto: Maira Carboniere
Pelo segundo ano, a Orquestra Reggae de Cachoeira, traz o som do Recôncavo para o Carnaval de Salvador. A banda, composta por jovens e crianças, faz a festa dos foliões no Largo Pedro Archanjo, nesta sexta-feira (24) no Circuito Batatinha, Pelourinho. Ao Bahia Notícias, o maestro Flávio Santos contou que a apresentação trará músicas de tropicalistas, como Gilberto Gil, além do reggae de Edson Gomes, Sine Calmon, e de clássicos do gênero internacional, hits de Bob Marley e Gregory Isaac, por exemplo. Santos também informou que recentemente a orquestra ganhou um espaço em Cachoeira, onde realiza os ensaios de projetos que ganharam editais na área da cultura, um deles do governo do estado. Nestes, a contrapartida do grupo é fazer um repertório composto de músicas de raiz africana, além de realizarem duas apresentações, por mês, ao público da cidade.
Rui sobrevoa obras de adutora em Queimadas e Santaluz e anuncia recuperação de rodovia
Foto: Manu Dias/GOVBA
O governador Rui Costa sobrevoou, na manhã desta sexta-feira (24), as obras da nova adutora para o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) Queimadas/Santaluz. O chefe do executivo baiano vistoriou ainda as intervenções nos dois municípios para enfrentamento da seca. “Em um momento como esse de escassez, a água para o consumo humano não pode faltar, e essa é a prioridade. Por isso a realização desta obra emergencial, que vai resolver o problema e as cidades terão dois sistemas alternados. Estamos vivendo há sete anos com níveis de chuva muito baixos. É uma seca rigorosa no Nordeste e neste momento cada um também tem que dar sua contribuição economizando água”, ressaltou Rui. Com a conclusão da nova adutora, com cerca de 9,5 quilômetros, prevista para março, as cidades poderão sair do racionamento ocasionado pelo baixo nível de água na Barragem da Leste, que era, até então, a principal fonte de água do sistema integrado. O governador também autorizou a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) a lançar o edital de licitação para recuperar 42 quilômetros da BA-120, no trecho entre Queimadas e Santaluz. Serão R$ 17 milhões aplicados beneficiando também municípios próximos como Cansanção, São Domingos e Nordestina. 
Teixeira de Freitas: Três homens são presos com 15 kg de maconha
Foto: Divulgação / CIPE / Mata Atlântica
Três homens foram presos em Teixeira de Freitas, pelo porte de 15 kg de maconha prensada, embalada em pacotes de 1 kg, na noite desta quinta-feira (23). Os policiais encontraram cerca de 10 kg de maconha no porta-malas de um veículo com dois dos homens, após abordagem. A dupla indicou, então, onde teriam comprado a droga e os policiais foram até o local e apreenderam mais 5kg de maconha e uma terceira pessoa. De acordo com o G1, foram encontrados vestígios de tráfico de drogas no local. Quando os investigadores do caso acessaram o celular do suspeito, encontraram contatos da dupla que estava com a maconha no carro. Os três estão custodiados na 1ª Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas.
Sexta, 24 de Fevereiro de 2017 - 15:40

Auxiliar Guilhermino Lima pode ser efetivado no comando do Vitória da Conquista

por Glauber Guerra
Auxiliar Guilhermino Lima pode ser efetivado no comando do Vitória da Conquista
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
A solução para substituir Eduardo Bahia (relembre aqui) no comando técnico do Vitória pode estar dentro do clube. Ederlane Amorim, presidente do clube, revelou que pensa em efetivar o auxiliar Guilhermino Lima, que comandará o time contra o Bahia no próximo domingo (5), no Estádio Lomanto Júnior. “Demos folga ao elenco ontem e hoje. A equipe irá se apresentar amanhã. Temos apenas mais quatro jogos nesta primeira fase do Campeonato Baiano. A tendência é que Guilhermino Lima fique até o fim da competição. Guilhermino conhece bem o elenco. Já foi campeão da Copa Estado [em 2010]. Ainda não ficou definido, mas já conversamos e ele me disse que está pronto para ajudar. O que pode atrapalhar é que ele não tem um auxiliar, mas vamos voltar a conversar ”, disse o cartola, em entrevista ao Bahia Notícias. Com dez pontos, o Bode ocupa a quarta colocação no certame estadual.
Dias D'Ávila: Dois irmãos são assassinados e outro fica ferido
Foto: Reprodução / Google Street View
Irmãos gêmeos foram  assassinados à tiros, dentro de casa, no final desta quinta-feira(23). O caso ocorreu na travessa Nova Esperança, no município de Dias D'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). De acordo com o A TARDE Online, a Superintendência de Telecomunicações (Stelecom) informou que quatro homens invadiram a residência e atiraram contra Jadson Silva de Lima e Jackson Silva de Lima, 19 anos, que faleceram na no momento. Outro irmão, de 17 anos, também foi baleado, mas não há informações sobre seu estado de saúde.  
Sexta, 24 de Fevereiro de 2017 - 14:20

Porto Seguro: Cadela da PM encontra 19 buchas de maconha

Porto Seguro: Cadela da PM encontra 19 buchas de maconha
Foto: Divulgação / Polícia Militar
Após uma denúncia anônima sobre tráfico de drogas, uma cadela da Polícia Militar encontrou 19 buchas de maconha prontas para consumo escondidas na praça central de Porto Seguro. O caso ocorreu nesta quarta-feira (22) e uma guarnição do 8° BPM realizou rondas, mas ninguém foi preso. A cadela, conhecida como Diva é da raça Pastor Belga de Mallinois.
Brumado: MP apura exigência de viagem para obtenção de medicamentos de diabetes
Foto: Reprodução / Cedeba
O Ministério Público do Estado da Bahia (MP) vai instaurar um Inquérito Civil Público para apurar a suposta exigência feita pelo Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba) de comparecimento mensal dos insulinodependentes ou dos seus procuradores em Salvador, mesmo existindo em Brumado um Núcleo Regional de Saúde. O deslocamento acabaria causando transtornos e gastos aos pacientes, fatos que constituem violação aos direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), além de infringir ao principio constitucional da eficiência. O Cedeba será oficiado para prestar esclarecimentos a cerca da exigência informando, principalmente, se existe algum óbice à disponibilização dos medicamentos por meio do Núcleo Regional de Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado também será oficiada e deve informar, no prazo de 15 dias, o montante de recursos dispensados, bem como a quantidade de viagens realizadas de Brumado para Salvador e vice-versa e os gastos com alimentação e outros auxílios para o recebimento dos medicamentos para os portadores de diabetes.
Rompimento de adutora interrompe fornecimento em Itaparica e Vera Cruz
Foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas
Após uma adutora do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Itaparica quebrar, o abastecimento de água foi interrompido na manhã desta sexta-feira (24), às 9h, nas localidades de Aratuba, Berlinque, Campinas, Ponta Grossa, Baiacú, Mar Grande, Ilhota, Gamboa, Jaburu e Gameleira, todas no município de Vera Cruz, e em todas as localidades no município de Itaparica. Segundo informações da Embasa, a fornecimento será retomado de forma gradativa após a conclusão do serviço, que está prevista para às 16h desta sexta. De acordo com a concessionária, os imóveis que tenham reservação adequada para as necessidades diárias não devem sentir os efeitos da suspensão. 
Sexta, 24 de Fevereiro de 2017 - 12:20

Caminhão capota na BR-324 e deixa um morto e um ferido

Caminhão capota na BR-324 e deixa um morto e um ferido
Foto: Reprodução / Google Street View
Um acidente na BR-324 deixou um homem de 58 anos morto e outro ferido nesta quinta-feira (23). De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um caminhão carregado de madeira capotou e caiu em uma fazenda no km 434, próximo ao município de Pé de Serra, na Bacia do Jacuípe. A vítima conduzia sem cinto de segurança quando foi lançada para fora do veículo, ficando presa embaixo da carga do caminhão. O homem que estava no banco do carona sofreu ferimentos leves e foi encaminhado para o Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe. Ao capotar, o automóvel invadiu a contramão arrancando placas de proteção no acostamento e desceu um barranco até a área da fazenda. De acordo com o G1, o corpo foi resgatado horas depois do acidente, em uma ação conjunta da PRF, do Departamento de Polícia Técnica (DPT), e de moradores da região, que ajudaram a retirar os destroços do local. Por volta das 9h10 desta sexta-feira (24), a PRF realizava a remoção do veículo com ajuda de um guincho. O órgão informou que a operação não interferiu no trânsito.
Presidente da Juazeirense revela busca por mais dois meios-campistas e cogita dispensas
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
A Juazeirense continua sua reformulação no departamento de futebol. Após a saída do diretor Éder Ferrari (saiba mais aqui), o clube pretende dispensar alguns atletas e contratar dois meio-campistas para a sequência da Copa do Nordeste e Campeonato Baiano. De acordo com o deputado estadual e presidente da agremiação, Roberto Carlos (PDT), uma reunião está agendada para o fim da tarde desta sexta-feira (24) para definir os detalhes. “Precisamos de mais dois jogadores para o meio-campo. Já conversamos com alguns atletas, mas ainda não tem nada fechado. Vamos ter uma reunião hoje para definir tudo. Também iremos dispensar alguns jogadores. Na nossa reunião iremos avaliar isso tudo”, disse o parlamentar-cartola, em entrevista ao Bahia Notícias. O Cancão de Fogo só volta a jogar no dia 2 de março, quinta-feira, contra o Jacuipense, no Joia da Princesa, em Feira de Santana, pelo Campeonato Baiano. No Nordestão, o próximo compromisso é diante do Sport, dia 11, no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro.
Itamarajú: Médica é despedida por usar redes sociais no horário do serviço
Foto: Reprodução / Teixeira News
Após a denúncia de que estaria utilizando as redes sociais em horário de atendimento, a médica Ariadne Firmino Moreira foi despedida do Hospital Municipal de Itamarajú, que fica no extremo sul da Bahia. O caso, que ocorreu no último sábado (18), foi denunciado por Ingrid Docílio, que tinha levado sua filha que estava com febre alta ao hospital. Após duas horas sem atendimento, ela resolveu ir à sala dos médicos de plantão e encontrou Adiadne desocupada, acessando as redes sociais no celular. Revoltada com a situação, Ingrid fez uma foto da médica com o celular e a imagem repercutiu regionalmente. De acordo com o diretor do hospital, Evandro Meira, a médica descumpriu Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que proíbe o uso de celulares, smartphones e tablets por funcionários no horário de serviço.
Ipiaú: TCM julga procedente a representação do MP contra ex-prefeito
Deraldino e Jamine | Foto: Reprodução / Blog Agravo
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou procedente, nesta quarta-feira (22), a representação do Ministério Público de Contas da Bahia (MPC) contra o ex-prefeito de Ipiaú, Deraldino Araújo. A denúncia trata da acumulação de cargos públicos no exercício de 2016 por parte de sua esposa, Jamine Araújo. Ela teria exercido simultaneamente os cargos de Secretária Municipal de Saúde e Saneamento Básico do município e de professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além de aplicar uma multa de R$5 mil, o relator do parecer do TCM, o conselheiro José Alfredo Dias, determinou que o Ministério Público Estadual (MP) apure  uma suposta prática de improbidade administrativa por parte do ex-gestor. "A situação caracteriza clara afronta à Constituição Federal, que veda expressamente, no art. 37, XVI, o acúmulo de cargos públicos”, disse o relator. O caso ainda é agravado devido ao parentesco da secretária com o então prefeito. Ainda cabe recurso da decisão.
Antas: Tabelião perde cargo e é condenado a 10 anos de prisão
Foto: Reprodução / Cartório 2º Ofício de Justiça de Rio Bonito
Após cobrar propina, o escrevente de cartório do Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos do município Antas, que fica a 320 km da capital, Carlos Genivaldo Santos Matos foi condenado a 10 anos e 15 dias de reclusão e 90 dias de multa, além da perda do cargo. A decisão foi expedida pela Justiça nesta quarta-feira (22), após a apuração da denúncia feita pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP). De acordo com a denúncia, Carlos exigiu a indevida quantia de R$200 a uma pessoa sob o argumento de que o valor seria para fazer um ato publicado fora do Cartório, mas, o valor correto do serviço era de R$59,25. De acordo com o site Pombal FM, após a denúncia, o tabelião tentou fazer com que a vítima assinasse documentos timbrados do Poder Judiciário, para a vítima exima-lo de qualquer responsabilidade criminal sobre o ocorrido. Carlos também teria forjado provas de defesa e  registrado uma falsa ocorrência policial contra a vítima, causa a instauração de investigação policial. O Juiz José Brandão, responsável pelo caso, afirmou que os “elementos de provas colacionadas em juízo, não restam dúvidas de que o Réu aproveitava da Função de Tabelião para ter vantagem econômica, por meio de atos ilícitos, conforme relato da vítima e depoimentos nos autos, sempre cobrando valores acima do preço dos atos extrajudiciais e desviando uma parte para fins pessoais”.
Brumado: Polícia Civil apreende material em carceragem e impede fuga
Foto: Divulgação / Polícia Civil
Investigadores da Polícia Civil apreenderam material na carceragem da delegacia de Brumado, no sudoeste baiano, e acabaram frustrando uma fuga. Segundo informações do site Brumado Notícias, foram recolhidos três telefones celulares e uma quantidade não especificada de maconha. De acordo com o delegado Leonardo Rabelo, coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (20ª Coorpin), os investigadores perceberam, no momento da operação, que os presos estavam com uma corda feita com tecidos (“tereza”) e se prepararam para fugir da carceragem da unidade. 
Dias D'Ávila: Dois irmãos são assassinados e outro fica ferido
Foto: Reprodução / Google Street View
Irmãos gêmeos foram  assassinados à tiros, dentro de casa, no final desta quinta-feira(23). O caso ocorreu na travessa Nova Esperança, no município de Dias D'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). De acordo com o A TARDE Online, a Superintendência de Telecomunicações (Stelecom) informou que quatro homens invadiram a residência e atiraram contra Jadson Silva de Lima e Jackson Silva de Lima, 19 anos, que faleceram na no momento. Outro irmão, de 17 anos, também foi baleado, mas não há informações sobre seu estado de saúde.  
Sexta, 24 de Fevereiro de 2017 - 14:20

Porto Seguro: Cadela da PM encontra 19 buchas de maconha

Porto Seguro: Cadela da PM encontra 19 buchas de maconha
Foto: Divulgação / Polícia Militar
Após uma denúncia anônima sobre tráfico de drogas, uma cadela da Polícia Militar encontrou 19 buchas de maconha prontas para consumo escondidas na praça central de Porto Seguro. O caso ocorreu nesta quarta-feira (22) e uma guarnição do 8° BPM realizou rondas, mas ninguém foi preso. A cadela, conhecida como Diva é da raça Pastor Belga de Mallinois.
Brumado: MP apura exigência de viagem para obtenção de medicamentos de diabetes
Foto: Reprodução / Cedeba
O Ministério Público do Estado da Bahia (MP) vai instaurar um Inquérito Civil Público para apurar a suposta exigência feita pelo Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba) de comparecimento mensal dos insulinodependentes ou dos seus procuradores em Salvador, mesmo existindo em Brumado um Núcleo Regional de Saúde. O deslocamento acabaria causando transtornos e gastos aos pacientes, fatos que constituem violação aos direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), além de infringir ao principio constitucional da eficiência. O Cedeba será oficiado para prestar esclarecimentos a cerca da exigência informando, principalmente, se existe algum óbice à disponibilização dos medicamentos por meio do Núcleo Regional de Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado também será oficiada e deve informar, no prazo de 15 dias, o montante de recursos dispensados, bem como a quantidade de viagens realizadas de Brumado para Salvador e vice-versa e os gastos com alimentação e outros auxílios para o recebimento dos medicamentos para os portadores de diabetes.
Rompimento de adutora interrompe fornecimento em Itaparica e Vera Cruz
Foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas
Após uma adutora do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Itaparica quebrar, o abastecimento de água foi interrompido na manhã desta sexta-feira (24), às 9h, nas localidades de Aratuba, Berlinque, Campinas, Ponta Grossa, Baiacú, Mar Grande, Ilhota, Gamboa, Jaburu e Gameleira, todas no município de Vera Cruz, e em todas as localidades no município de Itaparica. Segundo informações da Embasa, a fornecimento será retomado de forma gradativa após a conclusão do serviço, que está prevista para às 16h desta sexta. De acordo com a concessionária, os imóveis que tenham reservação adequada para as necessidades diárias não devem sentir os efeitos da suspensão. 
Sexta, 24 de Fevereiro de 2017 - 12:20

Caminhão capota na BR-324 e deixa um morto e um ferido

Caminhão capota na BR-324 e deixa um morto e um ferido
Foto: Reprodução / Google Street View
Um acidente na BR-324 deixou um homem de 58 anos morto e outro ferido nesta quinta-feira (23). De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um caminhão carregado de madeira capotou e caiu em uma fazenda no km 434, próximo ao município de Pé de Serra, na Bacia do Jacuípe. A vítima conduzia sem cinto de segurança quando foi lançada para fora do veículo, ficando presa embaixo da carga do caminhão. O homem que estava no banco do carona sofreu ferimentos leves e foi encaminhado para o Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe. Ao capotar, o automóvel invadiu a contramão arrancando placas de proteção no acostamento e desceu um barranco até a área da fazenda. De acordo com o G1, o corpo foi resgatado horas depois do acidente, em uma ação conjunta da PRF, do Departamento de Polícia Técnica (DPT), e de moradores da região, que ajudaram a retirar os destroços do local. Por volta das 9h10 desta sexta-feira (24), a PRF realizava a remoção do veículo com ajuda de um guincho. O órgão informou que a operação não interferiu no trânsito.
Presidente da Juazeirense revela busca por mais dois meios-campistas e cogita dispensas
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
A Juazeirense continua sua reformulação no departamento de futebol. Após a saída do diretor Éder Ferrari (saiba mais aqui), o clube pretende dispensar alguns atletas e contratar dois meio-campistas para a sequência da Copa do Nordeste e Campeonato Baiano. De acordo com o deputado estadual e presidente da agremiação, Roberto Carlos (PDT), uma reunião está agendada para o fim da tarde desta sexta-feira (24) para definir os detalhes. “Precisamos de mais dois jogadores para o meio-campo. Já conversamos com alguns atletas, mas ainda não tem nada fechado. Vamos ter uma reunião hoje para definir tudo. Também iremos dispensar alguns jogadores. Na nossa reunião iremos avaliar isso tudo”, disse o parlamentar-cartola, em entrevista ao Bahia Notícias. O Cancão de Fogo só volta a jogar no dia 2 de março, quinta-feira, contra o Jacuipense, no Joia da Princesa, em Feira de Santana, pelo Campeonato Baiano. No Nordestão, o próximo compromisso é diante do Sport, dia 11, no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro.
Itamarajú: Médica é despedida por usar redes sociais no horário do serviço
Foto: Reprodução / Teixeira News
Após a denúncia de que estaria utilizando as redes sociais em horário de atendimento, a médica Ariadne Firmino Moreira foi despedida do Hospital Municipal de Itamarajú, que fica no extremo sul da Bahia. O caso, que ocorreu no último sábado (18), foi denunciado por Ingrid Docílio, que tinha levado sua filha que estava com febre alta ao hospital. Após duas horas sem atendimento, ela resolveu ir à sala dos médicos de plantão e encontrou Adiadne desocupada, acessando as redes sociais no celular. Revoltada com a situação, Ingrid fez uma foto da médica com o celular e a imagem repercutiu regionalmente. De acordo com o diretor do hospital, Evandro Meira, a médica descumpriu Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que proíbe o uso de celulares, smartphones e tablets por funcionários no horário de serviço.
Ipiaú: TCM julga procedente a representação do MP contra ex-prefeito
Deraldino e Jamine | Foto: Reprodução / Blog Agravo
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou procedente, nesta quarta-feira (22), a representação do Ministério Público de Contas da Bahia (MPC) contra o ex-prefeito de Ipiaú, Deraldino Araújo. A denúncia trata da acumulação de cargos públicos no exercício de 2016 por parte de sua esposa, Jamine Araújo. Ela teria exercido simultaneamente os cargos de Secretária Municipal de Saúde e Saneamento Básico do município e de professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além de aplicar uma multa de R$5 mil, o relator do parecer do TCM, o conselheiro José Alfredo Dias, determinou que o Ministério Público Estadual (MP) apure  uma suposta prática de improbidade administrativa por parte do ex-gestor. "A situação caracteriza clara afronta à Constituição Federal, que veda expressamente, no art. 37, XVI, o acúmulo de cargos públicos”, disse o relator. O caso ainda é agravado devido ao parentesco da secretária com o então prefeito. Ainda cabe recurso da decisão.
Antas: Tabelião perde cargo e é condenado a 10 anos de prisão
Foto: Reprodução / Cartório 2º Ofício de Justiça de Rio Bonito
Após cobrar propina, o escrevente de cartório do Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos do município Antas, que fica a 320 km da capital, Carlos Genivaldo Santos Matos foi condenado a 10 anos e 15 dias de reclusão e 90 dias de multa, além da perda do cargo. A decisão foi expedida pela Justiça nesta quarta-feira (22), após a apuração da denúncia feita pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP). De acordo com a denúncia, Carlos exigiu a indevida quantia de R$200 a uma pessoa sob o argumento de que o valor seria para fazer um ato publicado fora do Cartório, mas, o valor correto do serviço era de R$59,25. De acordo com o site Pombal FM, após a denúncia, o tabelião tentou fazer com que a vítima assinasse documentos timbrados do Poder Judiciário, para a vítima exima-lo de qualquer responsabilidade criminal sobre o ocorrido. Carlos também teria forjado provas de defesa e  registrado uma falsa ocorrência policial contra a vítima, causa a instauração de investigação policial. O Juiz José Brandão, responsável pelo caso, afirmou que os “elementos de provas colacionadas em juízo, não restam dúvidas de que o Réu aproveitava da Função de Tabelião para ter vantagem econômica, por meio de atos ilícitos, conforme relato da vítima e depoimentos nos autos, sempre cobrando valores acima do preço dos atos extrajudiciais e desviando uma parte para fins pessoais”.
Brumado: Polícia Civil apreende material em carceragem e impede fuga
Foto: Divulgação / Polícia Civil
Investigadores da Polícia Civil apreenderam material na carceragem da delegacia de Brumado, no sudoeste baiano, e acabaram frustrando uma fuga. Segundo informações do site Brumado Notícias, foram recolhidos três telefones celulares e uma quantidade não especificada de maconha. De acordo com o delegado Leonardo Rabelo, coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (20ª Coorpin), os investigadores perceberam, no momento da operação, que os presos estavam com uma corda feita com tecidos (“tereza”) e se prepararam para fugir da carceragem da unidade. 
EUA enfrentam 'viagem dura' em conversas com o México, diz Trump
Foto: Reprodução/ Politico.com
As relações entre o México e o novo governo dos Estados Unidos serão sujeitas a um importante teste nesta quinta-feira (23), afirmou o presidente Donald Trump. O republicano enviou os secretários Rex Tillerson (Estado) e John Kelly (Segurança Interna) para uma reunião com autoridades mexicanas, que estão furiosas com as promessas da Casa Branca de erguer um muro entre os países e renegociar o acordo comercial entre os países, entre outros assuntos. Os norte-americanos chegam à Cidade do México para preparar uma reunião entre os dois presidentes, e também devem tratar de temas como o tráfico de drogas e a entrada ilegal de imigrantes na fronteira. Segundo um dos principais assessores de Enrique Peña Nieto, o presidente mexicano pode cancelar as conversas com Tillerson e Kelly caso as reuniões preliminares não tragam resultados positivos. Trump parece ciente disso. Em uma reunião com representantes da indústria no país, o presidente afirmou que seus enviados têm uma "viagem dura" nesta quinta. "Teremos uma boa relação com o México, espero. Se não tivermos, não teremos", afirmou. "Setenta bilhões em déficit comercial, e isso não inclui as drogas que entram pela fronteira. Como água. Não podemos deixar isso acontecer". Fonte: Dow Jones Newswires.

Preso acusado de matar rival por disputa no controle do tráfico em Maiquinique
Foto: Reprodução/ Escrita e Reescrita
Maiquinique tem pouco mais de 10 mil habitantes e fica no sudoeste da Bahia. Lá, a guerra do tráfico causou a morte de um dos acusados de controlar a distribuição de drogas no município. Marcelo Silva Campos foi morto a tiros no dia 12 de fevereiro pelo rival, Maciel da Silva Rocha, o Monja. Nesta quarta-feira (22), porém, investigadores da delegacia local prenderam Monja após a Justiça decretar a prisão do traficante sob acusação de ser mentor intelectual da morte de Marcelo. Outros dois envolvidos no crime, Caio Vinícius Santos das Virgens e Vinicius Pereira dos Santos, já estão presos. Monja teve um mandado de prisão preventiva, expedido pela juíza da Comarca de Macarani, cumprido na delegacia e ficará custodiado na carceragem da unidade policial à disposição da Justiça. O crime foi motivado pela disputa por pontos de tráfico de drogas em Maiquinique.
Quinta, 23 de Fevereiro de 2017 - 17:20

Juazeiro: Prefeitura realiza Operação Tapa-Buracos

Juazeiro: Prefeitura realiza Operação Tapa-Buracos
Foto: Divulgação
A Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Juazeiro (SEDUR) iniciou nesta quarta-feira (22) uma Operação Tapa-buracos para recuperar ruas com pavimentação em paralelepípedo granítico. O trabalho foi iniciado no bairro Maria Gorete, com a recuperação do pavimento da Rua Argentina. "A operação será continua e tem como objetivo corrigir os trechos das ruas e avenidas que foram danificados com a ação do tempo e das chuvas", explicou o gestor de obras da Sedur, Hemerson Guimarães. De acordo com ele, o cronograma da operação está sendo montado de acordo com as solicitações da população e também com o levantamento feito por uma equipe técnica do órgão. "A Operação Tapa-buracos que estamos realizando a manutenção das vias pavimentadas em paralelepípedo granítico como medida preventiva e, paralelo a este trabalho, a Prefeitura, através da SEDUR está com várias obras de pavimentação em andamento e também desenvolvendo novos projetos para novas intervenções venham acontecer", destacou o titular da Sedur, Anderson Alves.
Jovem é assassinada a tiros dentro de casa em Conceição do Jacuípe
Foto: Reprodução / Acorda Cidade
Uma jovem de 23 anos foi morta a tiros na madrugada desta quinta-feira (23), dentro de casa, no centro de Conceição do Jacuípe, região do Portal do Sertão. De acordo com informações do site Acorda Cidade, Raiane dos Santos Nóbrega Oliveira teve a casa invadida por homens armados, que atiraram nela por volta 1h30. Após o crime, os assassinos fugiram. Eles ainda não foram identificados. Não há informações sobre o que motivou o crime. Ainda segundo a publicação, Raiane é amiga de Jessica Brito da Silva, 24 anos, que está desaparecida desde a última sexta (17). A família disse que as duas saíram juntas após uma conversa pelo WhatsApp. Raiana retornou e foi intimada pela polícia a prestar depoimento. Ela acabou detida e, após ser liberada, retornou para casa, onde foi assassinada durante a madrugada. Jéssica continua desaparecida.
Quinta, 23 de Fevereiro de 2017 - 11:45

Após dois meses na Juazeirense, Éder Ferrari anuncia saída do clube

por Ulisses Gama / Glauber Guerra
Após dois meses na Juazeirense, Éder Ferrari anuncia saída do clube
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Mesmo após a importante vitória sobre o Sampaio Corrêa pela Copa do Nordeste na última quarta-feira (22), a Juazeirense passará por mudanças em seu corpo diretivo. Em entrevista ao Bahia Notícias, o diretor de futebol Éder Ferrari revelou que está de saída do clube. De acordo com o profissional, o retiro acontece por problemas pessoais."Realmente pedi para sair por problemas pessoais. Não estava conseguindo conciliar e fazer tudo que poderia pela Juazeirense. Não gosto de trabalhar assim. Após o jogo de ontem contra o Sampaio, falei com os atletas, comissão e o presidente, para comunicar meu pedido de demissão. Já havia falado com Serginho [Sérgio Fernandes, ex-diretor de futebol] na terça", declarou. Éder também contou o descontentamento do goleiro Tigre - um dos atletas mais influentes da equipe - com a situação."Fiquei me sentindo mal após conversar com os atletas ontem. Estávamos sob grande pressão, desgaste físico e emocional e eles deram uma resposta incrível contra o Sampaio. Tigre até me falou. 'Pô, Éder, pegamos um elevador hoje e subimos bem, mas depois de essa notícia, o elevador despencou'. Pedi desculpas à eles, mas é uma situação além do meu limite. Porém seguirei tentando ajudar de longe, da maneira que for possível. Tenho certeza que vamos chegar no Baiano e brigar até o final no Nordeste", indicou. Ainda segundo Éder Ferrari, o presidente da Juazeirense, Roberto Carlos, não aceitou o pedido de saída. "O presidente entendeu meus motivos, mas não aceitou o pedido. Sugeriu que eu tirasse uma licença até que tudo se resolvesse. Vamos ver o que acontece, mas não depende só de mim", acrescentou. Roberto Carlos elogiou Éder e garantiu que as portas do clube estão abertas para ele. "Ele fez um bom trabalho aqui na Juazeirense. Infelizmente tinha alguns problemas de ordem administrativa que ele não concordava e por isso pediu para sair. Na verdade ele vai dar um tempo. As portas estão abertas para ele. E em breve ele poderá voltar", disse o cartola. Uma reunião está agendada na tarde desta quinta-feira (23) para definir o substituto de Ferrari. "Vou me reunir ainda hoje com toda a diretoria para acertar a contratação do novo diretor de futebol e também iremos fazer uma reunião de avaliação para tratar de outros temas. Eder desembarcou no Cancão de Fogo em dezembro do ano passado. Ele também trabalhou no Bahia, na qual desempenhou a função de gerente de futebol. A Juazeirense volta a jogar no próximo dia 2 de março, contra o Jacuipense, pelo Campeonato Baiano.
Quinta, 23 de Fevereiro de 2017 - 11:05

Atacante da Juazeirense vibra com gols marcados sobre o Sampaio Corrêa

por Glauber Guerra
Atacante da Juazeirense vibra com gols marcados sobre o Sampaio Corrêa
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O atacante Robert, da Juazeirense, foi o destaque do triunfo por 3 a 0 sobre o Sampaio Corrêa, nesta quarta-feira (22), no Estádio Adauto Moraes, pela Copa do Nordeste. O atleta marcou dois gols e não escondeu a felicidade pelo seu desempenho em campo.
 
“Tive a felicidade de fazer dois gols. Estávamos precisando dessa vitória dentro de casa. Vou dedicar esses gols a minha esposa e o meu filho que estão em Alagoinhas”, disse o jogador.
 
O resultado foi o primeiro triunfo da equipe comandada pelo técnico Paulo Sales na Copa do Nordeste. Com a vitória, o Cancão chegou aos três pontos e agora ocupa a terceira colocação no Grupo C do certame regional.
 
O próximo compromisso da Juazeirense é pelo Campeonato Baiano. O time vai pegar o Jacuipense, quinta-feira (2), fora de casa. No Nordestão, o Cancão de Fogo volta a campo no dia 11, contra o Sport, na Ilha do Retiro.
Após estupro, menina de 3 anos é morta pelo namorado da mãe; casal é preso em Feira
Crime aconteceu no bairro da Calçada | Foto: Reprodução / Google Street View
Uma menina de três anos foi encontrada morta, na tarde desta quarta-feira (22), dentro da própria casa, no bairro da Calçada. Informações preliminares dão conta de que a criança foi vítima de estupro antes de ser morta. A Polícia Militar informou que o criminoso, que mantinha um relacionamento com a mãe da vítima, foi preso ainda na noite de quarta. Os dois fugiram juntos para o município de Feira de Santana e foram presos na Favela da Lagoa Chico Maia, no bairro de Mangabeira. A denúncia foi feita pela irmã do acusado. De acordo com a PM, o casal foi conduzido para o Complexo Policial do Sobradinho, em Feira de Santana.
Quinta, 23 de Fevereiro de 2017 - 09:20

Eduardo Bahia deixa o Vitória da Conquista e assume comando do PFC Cajazeiras

por Glauber Guerra
Eduardo Bahia deixa o Vitória da Conquista e assume comando do PFC Cajazeiras
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Eduardo Bahia não é mais treinador do Vitória da Conquista. Após o empate em 1 a 1 com o Jacobina, na última quarta-feira (22), pelo Campeonato Baiano, no Estádio Lomanto Júnior, o técnico surpreendeu a diretoria do Alviverde e pediu demissão. O motivo? Uma proposta do PFC Cajazeiras, clube da segunda divisão estadual. A informação foi confirmada pelo deputado estadual Marcos Manasses (PSL), que é presidente do clube da capital baiana. “O Eduardo Bahia é um grande profissional. Como só sobe um campeão precisamos dos melhores. Então fiz essa proposta e ele aceitou. Ele é novo técnico do PFC Cajazeiras”, disse o parlamentar-cartola, em entrevista ao Bahia Notícias. Pelo Conquista, Eduardo conquistou a Copa Estado no ano passado. Ele deixa o Bode na quarta colocação do Baianão com dez pontos conquistados e um aproveitamento de 55,56%. O PFC Cajazeiras estreia na Segundona contra no dia 15 de abril, contra o Colo Colo, no Estádio Mario Pessoa, em Ilhéus.
Feira de Santana: Hospital da Criança inicia projeto ‘Cuidando de Quem Cuida’
Fotos: Divulgação
O Hospital Estadual da Criança (HEC), situado em Feira de Santana, iniciou nesta quarta-feira (22) o projeto “Cuidando de Quem Cuida”. A iniciativa, que pretende realizar ações a cada dois meses, tem como objetivo ofertar aos colaboradores da instituição momentos de descontração, para uma melhoria na qualidade de trabalho e de vida. Nesta primeira edição, os funcionário do HEC disfrutaram de um dia de beleza, com corte de cabelo e escova, além de uma oficina de artesanato, um workshop de maquiagem e também puderam curtir música ao vivo. “A Liga Álvaro Bahia [mantenedora do hospital] segue padrões éticos e humanitários que valorizam os seus profissionais. E este projeto só tem a fortalecer. Recebemos vários elogios dos colaboradores e isso muito nos gratifica. Torcemos para que mais parceiros se juntem a nós neste lindo projeto”, avalia Milena Pessoa, Diretora de Assistência à Saúde da unidade hospitalar.
Quarta, 22 de Fevereiro de 2017 - 23:36

Em jogo movimentado, Bahia e Fluminense de Feira empatam em 1 a 1 no Joia da Princesa

por Edimário Duplat
Em jogo movimentado, Bahia e Fluminense de Feira empatam em 1 a 1 no Joia da Princesa
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Fora da folia momesca, Bahia e Fluminense de Feira fizeram um jogo movimentado nesta quarta-feira (22), pelo Campeonato Baiano 2017. E jogando no estádio Joia da Princesa, o Tricolor da Capital empatou em 1 a 1 com o Touro do Sertão, em um jogo que terminou com muita reclamação do Esquadrão de Aço. Com o resultado, as duas equipes chegam aos 11 pontos, com o time da capital levando vantagem no saldo de gols.

A partida se iniciou com muita velocidade dos dois lados, com muita movimentação das equipes no Joia da Princesa. E com um leve domínio sobre o rival, o Bahia teve um gol anulado logo aos cinco minutos. Em lance de falta, a bola foi alçada na área e encontrou Gustagol livre para cabecear. Entretanto, foi marcado impedimento do atacante no lance, sobre muitos protestos da torcida visitante.

Com jogo equilibrado, as duas equipes alternavam bons momentos no primeiro tempo. Aos 11, Renato Cajá cobrou falta e viu a bola passar raspando pelo travessão. Logo depois, aos 12, foi a vez de Janeudo raspar a trave da meta de Anderson.

Aos 30 minutos, o Esquadrão de Aço abriu o marcador. Em falta cobrada por Juninho, a bola sobrou para Éder finalizar em cima da marcação. Porém, a bola retornou para o jogador, que chutou cruzado para colocar no canto do goleiro Jair e fazer 1 a 0 para o time de Salvador.

Após o gol, a equipe comandada imprimiu maior domínio no campo e passou a comandar as jogadas no setor defensivo do adversário. Já o Touro do Sertão passou por um momento complicado na partida, quando viu três de seus atletas sentirem lesão e serem substituídos antes do intervalo do jogo.

Logo nos primeiros minutos do segundo tempo, o Flu de Feira teve mais um problema na partida. Aos dois, Eduardo atingiu o lateral Juninho Capixaba e foi expulso por Diego Pombo Lopez. Com um jogador a menos, o Touro passou a fechar o seu esquema tático e viu o Bahia crescer na partida.

Apesar da vantagem numérica, o Bahia não apresentava domínio sobre o adversário e viu o Fluminense ter um gol anulado aos 20 minutos. Com a entrada de Mário, o Esquadrão voltou a criar lances de perigo e assumir um posicionamento mais ofensivo no Joia da Princesa.
 
Mesmo assim, os dois times diminuiram o seu ritmo de jogo e tornaram a partida sonolenta nos minutos finais. Entretanto, aos 51 minutos, Rogério se aproveitou de uma derradeira cobrança de escanteio para deixar tudo igual e fazer a festa da torcida no Joia da Princesa.
 
Agora, as duas equipes tem compromissos distintos na sequência da temporada. Enquanto o Bahia volta a campo no próximo sábado (25) contra o Paraná, pela Copa do Brasil, o Fluminense de Feira joga contra a Juazeirense no dia 5 de fevereiro pelo Baianão.
 
 
FICHA TÉCNICA
Fluminense de Feira x Bahia
Campeonato Baiano - 6ª rodada
Local: Joia da Princesa, em Feira de Santana
Data: 22/02/2017
Horário: 21h45
Árbitro: Diego Pombo Lopez (BA)
Assistentes: Paulo de Tarso Bregalda Gussen e Cláudio Antônio Dias Aragão (BA)
Gol: Éder
Cartão Amarelo: Guto
Cartão Vermelho: Eduardo
 
Fluminense de Feira: Jair; Jarbas, Igor (Rafhael), Eduardo e Deca; Alexandre (Alessandro Azevedo), Guto (Rogério); Jorge Wagner e Fernando Sobral; Luiz Paulo e Janeudo. Técnico: Arnaldo Lira
 
Bahia: Anderson; Éder, Rodrigo Becão, Lucas Fonseca e Juninho Capixaba;  Matheus Sales, Juninho, Renato Cajá (Marco Antônio) e Diego Rosa (Mário); Zé Rafael (Kaynan) e Gustavo. Técnico: Guto Ferreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário