quarta-feira, 22 de março de 2017

NOTICIAS FUT. BAIANO, C. NORDESTE E ELIMINATÓRIAS C. MUNDO, BAVI

 Quinta, 23 de Março de 2017 - 02:23 FONTE BAHIA  NOTÍCIAS 
Técnico do Bahia vibra com gol marcado por Edigar Junio: 'Estou muito feliz por ele'
Foto: Max Haack / Ag Haack / Bahia Notícias
Um dos destaques do Bahia na temporada de 2016, o atacante Edigar Junio ficou de fora do início de 2017 em virtude de uma lesão no pé direito. Somente nesta quarta-feira (22), contra o Fortaleza, o jogador pôde entrar em campo. E a volta foi marcada com um gol diante do tricolor cearense.
 
Após a partida, o técnico Guto Ferreira destacou a importância do atleta e comemorou o gol marcado.
 
Estou muito feliz por ele. Você vê que o grupo todo estava feliz por ele, pelo nível de importância que tem. Parabenizar o Hernane que deu um passe primoroso para ele. São situações assim que vão fortalecer nossa equipe. Está 100%? Ainda não. Mais algumas partidas aí ele vai estar próximo da condição física. Ele foi peça fundamental do nosso Acesso. Quando ele estava em campo nos Estados Unidos, nossa equipe estava com volume altíssimo. Depois houve uma queda. Isso mostra a importância dele. A gente fica muito feliz, vai procurar utilizá-lo mais para que ele chegue em um estágio que possa brigar pela titularidade", declarou.
 
Em sua análise sobre o 2 a 0 contra o Fortaleza, o técnico do Esquadrão indicou que a sua equipe evitou correr riscos para não desfalcar a equipe na sequência.
 
"A equipe sempre cria muito. No segundo tempo, houve uma queda e dei uma chamada, aí a equipe retomou as rédeas da partida, fez o segundo gol, buscou o terceiro... Mas controlou o jogo. Não teve tanta intensidade porque passa pela situação de se expor, cartões. São fatores que fazem o jogador se defender de uma situação futura. Quando você pode intensidade e fica solto para atacar, você corre esses riscos. Passa por isso", indicou.
 
Com a melhor campanha da primeira fase da Copa do Nordeste, o Bahia saberá o seu adversário das quartas de final na próxima sexta-feira (24), às 11h.
Quinta, 23 de Março de 2017 - 00:22

Argel elogia postura do Vitória: 'A gente fez uma partida segura e madura'

por Glauber Guerra
 Argel elogia postura do Vitória: 'A gente fez uma partida segura e madura'
Foto: Jefferson Peixoto/Ag. Haack / Bahia Notícias
O Vitória venceu o Sergipe por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (22), no Batistão, em Aracaju (SE) e se classificou para as quartas de final da Copa do Nordeste. O técnico Argel Fucks classificou a exibição de sua equipe como “segura e madura”.
 
“Acho que a gente fez uma boa partida segura, partida madura. Não concordo que o primeiro tempo foi um time o segundo foi outro. Para mim foi o mesmo time que jogou, pela forma de jogar. O Sergipe ganhou aqui dentro do Botafogo-PB e do América-RN. Fizemos uma atuação consistente, queríamos ser o primeiro e fomos o primeiro. 
 
O comandante Rubro-negro ainda falou da maratona de decisões. Essa foi a terceira. Antes, a equipe se classificou para a próxima fase da Copa do Brasil ao eliminar o Vasco e depois garantiu vaga antecipada nas semifinais do Baianão ao derrotar o Jacuipense.
 
“Demos uma prova de grupo. Tivemos três decisões em sequência (...) Nossa equipe mostrou a força do grupo”, emendou.
 
O Vitória vai conhecer o seu adversário nas quartas de final da Copa do Nordeste na manhã de sexta-feira (24), após sorteio na sede da CBF. 
Reserva, Cajá se nega a entrar contra o Fortaleza; Guto evita falar: 'Assunto interno'
Foto: Max Haack / Ag Haack / Bahia Notícias
Nem tudo foi alegria no triunfo do Bahia sobre o Fortaleza na noite desta quarta-feira (22), pela última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. Durante a partida, o meia Renato Cajá, atualmente na reserva, foi convocado para entrar em campo. O atleta, no entanto, negou o chamado. Após o jogo, o técnico Guto Ferreira confirmou o acontecido, mas evitou se estender. "Vocês estão rápidos, hein? Nem perguntaram do jogo... Só posso dizer o seguinte: é assunto interno. Só", declarou. Desde o ano passado no Bahia, Cajá perdeu espaço na equipe principal. Nesta temporada, o atleta ficou próximo de deixar o Fazendão, mas acabou mantido em uma decisão conjunta entre diretoria e representantes do jogador.
Quarta, 22 de Março de 2017 - 23:56

David celebra gol marcado contra o Sergipe: 'Consegui acertar um belo chute'

por Glauber Guerra
David celebra gol marcado contra o Sergipe: 'Consegui acertar um belo chute'
Foto: Moysés Suzart/ Divulgação/ Vitória
O atacante David, do Vitória, não escondeu a felicidade pelo belo gol marcado no triunfo por 2 a 1 sobre o Sergipe, nesta quarta-feira (22), no Batistão, pela Copa do Nordeste. Ele anotou o segundo tento do Leão, após acertar um chute de fora da área na etapa final.
 
“Foi um golaço. Consegui acertar um belo chute. O professor [Argel Fucks] vem me dando confiança e fico feliz de aproveitar essa oportunidade mais uma vez”, disse o jogador, em entrevista à Rádio Metrópole FM.
 
Com o resultado, o Vitória se classificou para as quartas de final do Nordestão. O adversário da próxima fase será conhecido na sexta-feira (24), por meio de sorteio na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
 
O Leão volta a campo no domingo (26), contra o Jacobina, às 18h30, no Estádio José Rocha, pelo Campeonato Baiano.
Kanu recebe terceiro amarelo e desfalca o Vitória no primeiro jogo das quartas de final
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O técnico Argel Fucks, do Vitória, não poderá contar com o zagueiro Kanu para a partida de ida das quartas de final da Copa do Nordeste. O defensor recebeu o terceiro cartão durante o triunfo por 2 a 1 sobre o Sergipe, nesta quarta-feira (22), em Aracaju (SE), e terá que cumprir suspensão.
 
O adversário do Vitória nas quartas de final do Nordestão será definido na sexta (24), por meio de sorteio.
 
O próximo duelo do Vitória é contra o Jacobina, domingo (26), às 18h30, no Estádio José Rocha, na cidade homônima do adversário, válido pelo Campeonato Baiano. Para essa partida, Kanu está à disposição de Argel Fucks.
Quarta, 22 de Março de 2017 - 23:38

Vitória bate Sergipe e se classifica para as quartas de final da Copa do Nordeste

por Glauber Guerra
Vitória bate Sergipe e se classifica para as quartas de final da Copa do Nordeste
Foto: Moysés Suzart/ Divulgação/ Vitória
O Vitória está classificado para as quartas de final da Copa do Nordeste. Em duelo disputado nesta quarta-feira (22), na Arena Batistão, em Aracaju, o time Rubro-negro venceu o Sergipe por 2 a 1 e terminou em primeiro lugar no Grupo E do certame regional. Kieza e David marcaram para o Leão, enquanto Hiago descontou.
 
Agora, o time comandado pelo técnico Argel Fucks aguarda o sorteio que será realizado na sexta-feira (24) pela CBF para saber o seu adversário na próxima fase do Nordestão.
 
O próximo compromisso do Vitória é pelo Campeonato Baiano. O Leão vai encarar o Jacobina, domingo (26), às 18h30, no Estádio José Rocha.
 
O JOGO

O Sergipe quase se complica aos dois minutos. O goleiro Ferreira recebeu a bola recuada, sofreu pressão de Kieza e errou na saída com a redonda. Cleiton Xavier pegou a sobra e tentou o cruzamento, mas a defesa do Gipão conseguiu tirar o perigo.
 
O confronto começou movimentado, com as duas equipes criando chances, mas o Vitória aparecia com mais eficiência no setor ofensivo.
 
Aos 29, o Vitória abriu o placar. Após contra-ataque, Geferson cruzou rasteiro, a bola sobrou para Gabriel Xavier, que chutou de primeira, a bola tocou em Kieza e morreu no fundo das redes.
 
O Vitória dominava as ações do jogo e criava as melhores oportunidades. Aos 41, David mandou uma bomba na gaveta e ampliou o placar.

Segundo tempo:
Para tentar uma reação, o técnico Betinho fez logo duas mudanças no intervalo. Ele sacou Carlos Henrique e Bruno para as entradas de Sorriso e Fabiano, respectivamente.
 
O Sergipe iniciou o segundo tempo pressionando o Vitória.  Aos cinco, Ramalho arriscou o chute da entrada da área e a bola passou muito perto da meta defendida por Fernando Miguel.
 
Aos oito, Hiago invadiu a área e cruzou para a área. A bola pegou na mão de Alan Costa e o árbitro assinalou pênalti. O próprio Hiago foi para a cobrança e estufou as redes.

O Sergipe foi o dono das melhores chances no segundo tempo. Teve maior posse de bola, mas pecou nas finalizações. Quando acertava, esbarrava no goleiro Fernando Miguel. Já o Vitória explorava os contra-ataques, mas também deixou a desejar nas conclusões. E o jogo terminou com triunfo do Leão por 2 a 1.

FICHA TÉCNICA
Sergipe x Vitória
Copa do Nordeste – 6ª rodada
Local: Batistão, em Aracaju (SE)
Data: 22/03/2017
Horário: 21h45
Árbitro: Luiz César de Oliveira Magalhães (CE)
Assistentes: Naílton Júnior de Sousa (CE) Oliveira e Marcione Mardonio da Silva Ribeiro (CE)
Cartões amarelos: Kanu e Cárdenas (Vitória); Calyson e Vicente (Sergipe)
Gols: Kieza e David (Vitória); Hiago (Sergipe)

Sergipe: Ferreira; Carlos Henrique (Sorriso), Jonas, Carlos Alexandre e Vicente; Ramalho, Elton, Filipe e Calyson; Hiago (Mateus) e Bruno (Fabiano). Técnico: Betinho.
 
Vitória: Fernando Miguel; Patric, Kanu, Alan Costa e Geferson. Willian Farias, José Welison, Cleiton Xavier (Cárdenas) e Gabriel Xavier (Paulinho); David (Pineda) e Kieza. Técnico: Argel Fucks.
Bahia vence o Fortaleza e fecha primeira fase do Nordestão com a melhor campanha
Foto: Max Haack / Ag Haack / Bahia Notícias
O Bahia encerrou bem a sua participação na fase de grupos da Copa do Nordeste. Na noite desta quarta-feira (22), o Esquadrão venceu o Fortaleza por 2 a 0 na Arena Fonte Nova e terminou com a melhor campanha da primeira fase. O volante Juninho e o atacante Edigar Junio marcaram os gols tricolores.
 
Com o resultado, o time do técnico Guto Ferreira terminou com 14 pontos conquistados. O Bahia agora vai aguardar pelo sorteio das quartas de finais, que acontece na próxima sexta-feira (24), às 11h.
 
No próximo domingo (26), o desafio tricolor será pelo Campeonato Baiano, em Guanambi, contra o Flamengo de Guanambi. 

O JOGO
 
Mesmo com a classificação garantida, o Bahia entrou em campo com força total para conseguir um bom resultado para ficar bem colocado para a sequência da competição regional.
 
Os primeiros dez minutos do jogo entre as equipes foram marcados pelo baixo volume ofensivo. Aos 14 minutos, a primeira  tentativa foi do atacante Hernane, que recebeu cruzamento e cabeceou por cima da meta. Um minuto depois Zé Rafael recebeu lançamento e contou com a falha da defesa, mas não finalizou bem e a bola passou ao lado.
 
Aos 20 minutos, o Bahia teve mais uma oportunidade. Após nova falha defensiva do Fortaleza, Régis avançou e ficou de frente para o goleiro adversário. Próximo da jogada, Hernane atrapalhou o companheiro ao tentar uma finalização. A bola passou longe.
 
O primeiro gol quase saiu aos 26 minutos. Após cruzamento na área, a bola ficou com Edson, que dominou e chutou com força para uma grande defesa do goleiro Matheus. Seis minutos depois, Juninho cobrou falta com muita força e obrigou Matheus a fazer uma grande defesa.
 
Juninho abre o placar para o Bahia
 
Aos 38 minutos, veio o primeiro gol do Esquadrão. De fora da área, o volante Juninho voltou a utilizar da força ao finalizar e venceu o goleiro Matheus. Dois minutos depois, Régis teve uma grande chance, mas desperdiçou. Dentro da área, o meia driblou um marcador, evitou o arqueiro e bateu por cima da meta.


Segundo tempo
 
O Bahia começou a segunda etapa buscando aumentar a margem de gols. Aos quatro minutos, Allione recebeu com liberdade dentro da área, finalizou com o pé direito e o goleiro Matheus rebateu. Aos sete, Allione recebeu passe de Eduardo e cruzou para Régis, que bateu por cima da meta.
 
Edigar Junio marca o segundo do Bahia
 
Fora de combate durante o início da temporada em virtude de uma lesão no pé, o atacante Edigar Junio entrou na segunda etapa para marcar o segundo gol do Esquadrão no jogo. Aos 26 minutos, ele recebeu passe de Hernane e chutou com a perna esquerda para o fundo da rede.

Antes do fim da partida, aos 43, Edigar Junio quase marca mais um. Ele recebeu na entrada da área e bateu na rede que fica por fora da meta.
 
FICHA TÉCNICA
Bahia x Fortaleza
Copa do Nordeste - 6ª rodada
Local: Fonte Nova, em Salvador
Data: 22/03/2017
Horário: 21h45
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (PB)
Assistentes: Tomaz Diniz de Araújo e José Maria de Lucena Netto (PB)
Cartões amarelos: Edson, Allione (Bahia) / Ligger (Fortaleza)
Cartões vermelhos:
Gols: Juninho e Edigar Junio (Bahia)
 
Bahia: Jean; Eduardo, Tiago, Éder e Matheus Reis; Edson (Renê Júnior), Juninho e Régis; Zé Rafael (Edigar Junio), Allione e Hernane. Técnico: Guto Ferreira.
 
Fortaleza: Matheus; Eduardo (Juninho Potiguar), Del'Amore, Ligger e Allan Vieira; Felipe, William Schuster, Gastón e Cassio Ortega (Patuta); Vinícius Baiano (Bruninho) e Gabriel Pereira. Técnico: Marquinhos Santos
Quarta, 22 de Março de 2017 - 23:01

NBB: Dentro de casa, Vitória perde para o Macaé

por Glauber Guerra
NBB: Dentro de casa, Vitória perde para o Macaé
Foto: Jéssica Santana/ Divulgação/ Vitória
O Vitória sucumbiu diante do Macaé e perdeu por 90 a 84, nesta quarta-feira (22), no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador, válido pelo Novo Basquete Brasil (NBB). O time Rubro-negro iniciou atrás do placar e tentou reagir no terceiro e último quarto, mas não conseguiu. O próximo confronto da equipe comandada pelo técnico Régis Marrelli é contra o Flamengo, sexta-feira (24), às 20h, novamente dentro de casa.
Chapecoense acerta novo contrato com a Globo e receberá R$ 32 milhões de cotas televisivas
Foto: Divulgação
A Chapecoense acertou nesta quarta-feira (22) com a Rede Globo novos valores para receber em relação às cotas do Campeonato Brasileiro. De acordo com o portal UOL, o clube catarinense passará a receber R$ 32 milhões por ano.

O valor antigo era de R$ 23 milhões. O montante, no entanto, não tem ligação com a tragédia que abateu a instituição, no final de 2016. Essa já era uma demanda discutida desde o primeiro semestre, ainda na gestão do ex-presidente Sandro Pallaoro, morto no desastre na Colômbia.

O contrato da Chape com a TV Globo será válido até o final de 2018.


Quarta, 22 de Março de 2017 - 20:30

Administradora da Fonte Nova é acusada de praticar preços abusivos; empresa rebate

por Júlia Belas / Matheus Caldas
Administradora da Fonte Nova é acusada de praticar preços abusivos; empresa rebate
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
O consórcio Itaipava Arena Fonte Nova foi denunciado nesta quarta-feira (22) por praticar preços abusivos em compra de ingressos. O cliente Olavo Couto solicitou uma reserva de camarote para o dia 14/05, para o jogo entre Bahia e Atlético-PR pelo Campeonato Brasileiro.

Segundo informações do site Radar da Bahia, Olavo teria informado a um funcionário que a reserva seria para 21 pessoas no dia do aniversário de seu avô. Para a sua surpresa, recebeu um e-mail dos envolvidos na solicitação que sugeria a cobrança de 10% a mais do valor, para que, com o desconto, o preço do camarote fosse o normal.

Em resposta, por meio de sua assessoria, a Fonte Nova Negócios e Participações (FNP), administradora do estádio, rebateu as acusações. Segundo nota enviada ao Bahia Notícias, o grupo ‘não pratica nenhum valor que não corresponda com os serviços oferecidos aos seus clientes’.

Ainda segundo a FNP, o valor repassado ao cliente ‘não sofreu nenhum acréscimo àquele acordado para a temporada’.

Confira o e-mail recebido pela adminstradora da Arena:
























 

Foto: Reprodução / Radar da Bahia (Clique para ampliar)
Brasil passa por auditoria da Agência Mundial Antidoping
Foto: Divulgação
Órgão federal ligado ao Ministério do Esporte, a ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) passa por uma auditoria da Wada (Agência Mundial Antidoping) nesta semana, de acordo com informações da Folha de S. Paulo.

Três oficiais enviados pela entidade analisarão padrões técnicos, previstos no Código Mundial Antidoping. O procedimento é raro – só havia sido feito na Rússia, país que enfrenta uma crise de doping, e no Quênia.
A auditoria evidencia um descontentamento da agência internacional com a ABCD, cuja criação aconteceu em 2011.

A entidade nacional está descredenciada da Wada desde novembro, por não estar em conformidade com o código mundial. A ABCD também diminuiu os testes antidoping, principalmente nos períodos que não há competições. Por isso a Wada optou por intervir.

O trabalho dos auditores deverá durar cerca de uma semana. Neste período, serão entrevistados funcionários da ABCD. Membros da chefia da entidade não participarão da sabatina.
Presidente do Bahia anuncia renovação com o zagueiro Tiago: 'Em breve vai ser assinada'
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
A negociação entre o Bahia e o zagueiro Tiago está muito próxima de uma resolução. Na noite desta quarta-feira (22), o presidente do clube, Marcelo Sant'Ana, anunciou o acerto da renovação de contrato do defensor por mais três anos. "A gente vai fazer uma recontratação de três anos. Em breve a negociação vai ser assinada", declarou, em entrevista à Rádio Metrópole FM. Desde o ano passado no Fazendão, Tiago atuou em 29 partidas. Ele deve ser titular no jogo contra o Fortaleza, na noite desta quarta, na Arena Fonte Nova, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste.
'Difícil e truncado': Técnico do Jacuipense avalia confronto direto contra o Bahia de Feira
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O confronto entre Jacuipense e Bahia de Feira pode selar a entrada de uma das duas equipes no G4 do Campeonato Baiano. A partida será realizada às 16h deste domingo (26), no Estádio Eliel Martins, pela nona rodada do estadual. O técnico do Leão do Sisal, Clebson Beleza, avaliou a importância do duelo.

“Vai ser um jogo totalmente difícil e truncado. Até porque, nosso piso não é igual ao do Barradão. Mas tem melhorado. As duas equipes buscarão o gol. Estaremos com uma postura ofensiva, como tivemos contra o Vitória. A proposta é de buscar sempre um gol, pois é um adversário direto”, opinou o técnico, em entrevista ao Bahia Notícias.

Para Beleza, vencer dentro de casa é imprescindível para o projeto de se classificar para as semifinais. “Temos que fazer o dever de casa. Aí, ficaríamos três pontos de distância do Vitória da Conquista e igualaríamos os jogos. Então, esperamos que possamos fazer um grande jogo e consolidar esses três pontos”, concluiu.

Na tabela do Baianão, o Jacuipense é o quinto colocado, com 11 pontos conquistados. O Tremendão vem em sexto, com 10 pontos. O Conquista, também com 11 pontos, abre o G4 do estadual.


Quarta, 22 de Março de 2017 - 17:30

Destaque do Jequié, Adriano Apodi promete time forte na briga pelo acesso

por Matheus Caldas
Destaque do Jequié, Adriano Apodi promete time forte na briga pelo acesso
Lateral jogou pelo Bahia | Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Desde 1997 fora da elite estadual, o Jequié promete um time forte para voltar à elite do futebol baiano. Para isto, além do técnico  Paulo Sales, o lateral-direito Adriano Apodi, ex-Bahia, foi contratado e é um dos destaques individuais da equipe. 

“Acertei com o Jequié. Gostei do projeto e vamos trabalhar com eles aqui”, resumiu o jogador, em entrevista ao Bahia Notícias. Após o título da Copa Governador 2016 pelo Conquista, ele se transferiu para o Altos-PI.

Na visão de Apodi, é difícil opinar sobre um time favorito pelo título da divisão de acesso. Entretanto, ele vê com bons olhos a situação do Jequié. “É um pouco complicado afirmar. Mas, pode ter certeza que o ADJ vai forte pra conseguir o acesso, depois de 20 anos fora. Somos um candidato muito forte”, opinou.

A estreia do Jipão na segundona será no dia 16 de abril. O adversário será o Atlético de Alagoinhas, no Estádio Waldomiro Borges, em Jequié.
Bahia entra em grupo para discutir cotas televisivas no Brasil: ‘Uma injustiça’
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
O Bahia fechou uma parceria com outros quatro clubes do Brasil, na última terça-feira (21) para tratar de valores em relação às cotas televisivas. Junto a Palmeiras, Santos, Coritiba e Atlético-PR, o Tricolor formou um G5 num encontro na Associação de Sócios do Atlético Paranaense.

Esse grupo assinou com o Esporte Interativo para transmissões do Campeonato Brasileiro a partir de 2019, para a TV fechada (entenda aqui). O intuito é garantir uma negociação em conjunto, sobretudo para a TV aberta, que ainda é um impasse para as cinco agremiações. "Há uma grande injustiça na divisão do PPV. O Atlético não se conforma com isso e vamos melhorar, assim como melhoramos a TV fechada, vamos melhorar aberta e PPV. Acreditamos que em 2019 vamos dobrar o que recebemos", avisou o presidente do Conselho Deliberativo do Furacão, Mário Celso Petraglia, na transmissão do encontro, via Youtube.

Ainda para o dirigente paranaense, a distribuição dos valores pagos aos clubes no futebol nacional é um problema que precisa ser sanado – ele criticou as federações nacionais e a Rede Globo. "O PPV, no Brasil é dos dois clubes, do mandante e do visitante. Na Europa é só do mandante. Cada jogo do Flamengo lá, conosco, eles ganham R$ 3,2 milhões por jogo, e nós, R$ 150 mil. Quando é na nossa casa, a mesma coisa. Na mesma competição, concorrendo com a gente, é uma injustiça. Os países que cresceram no futebol equalizaram isso. Na Inglaterra quem mais ganhou, ganhou 92 milhões de Libras. O último, que caiu, ganhou 60 milhões. É muito próximo. Hoje não há como concorrer. Tentamos na Primeira Liga, mas não foi possível, trombamos com a Globo e com as Federações", reclamou.

Ao portal Uol, o presidente santista, Modesto Roma, revelou que já há uma nova reunião marcada entre os representantes do G5 para tratar mais sobre o caso. "Na semana passada nós tivemos uma reunião aqui em Santos, com os cinco presidentes, essa semana tivemos a reunião do jurídico, e a semana que vem temos outra reunião dos presidentes. Acho que na próxima reunião a gente deva sair com uma pauta de trabalho”, explicou.

Atualmente, no Brasileirão, há uma diferença abissal entre o que recebe o primeiro grupo, composto por Flamengo e Corinthians, e o sexto bloco, no qual se encontram Bahia e Vitória, por exemplo. No topo da pirâmide, o valor gira em torno de R$ 170 milhões. A dupla Ba-Vi, junto a Sport, Atlético-PR e Coritiba, recebe apenas R$ 35 milhões. O Santos ganha R$ 80 milhões, enquanto o atual campeão brasileiro Palmeiras tem a cota fixada em R$ 100 milhões.
Em amistoso, sub-20 do Bahia e Ypiranga empatam no Fazendão
Foto: Divulgação / EC Bahia
Em amistoso realizado na manhã desta quarta-feira (22), no Fazendão, a equipe sub-20 do Bahia empatou em 1 a 1 com o Ypiranga, que se prepara para a disputa da segunda divisão do Campeonato Baiano. O único gol do time comandado por Aroldo Moreira foi marcado por Júnior Brumado.
 
A equipe atuou com a seguinte formação:  Cassiano (Bruno); Pedro (Everton), Jaques, Gabriel e João Vitor (Daniel); Clayton (Wallace), Max (Pedro), Marco Antônio (Lucas Dubuti), Jackson Kênio (Diego) e Shalon; Júnior Brumado.
 
O time júnior, que estreou com triunfo no Campeonato Baiano contra o PFc-Cajazeiras, volta a jogar pela competição estadual no próximo sábado (25), às 15h, contra o Atlântico, no Fazendão.
LeBron James desabafa sobre críticas após descanso em partida
Foto: Andrew Bernstein / NBAE via Getty Images
O ala LeBron James, dos Cleveland Cavaliers, desabafou sobre as críticas recebidas depois de ter descansado na partida contra os LA Clippers no último sábado (18). Ele afirmou que se sente perseguido e lembrou que a prática é antiga na NBA.

"Eu sei que as coisas ficam mais faladas quando eu faço parte delas. Se fosse com outros, seria falado brevemente, por cima e seria esquecido. Mas, assim que eu me envolvo, a situação muda completamente", disse LeBron.

"Vocês sabem que é verdade. Veja, Greg Popovic está fazendo isso há 10, 12, 15 anos e todo mundo estava: ‘Sabe, é a coisa mais inteligente que Pop já fez. Dar um descanso para esses caras e ganhar cinco campeonatos. É a coisa mais inteligente'. Mas alguns treinadores não tem o tamanho de Popovich e é assim com o nosso, que acaba ‘morto' por isso. Então eu tenho que continuar vencendo para ajudar que meu treinador tenha motivos para descansar seus jogadores", criticou James.
COI promete ajudar sedes a conter 'populistas' contrários aos Jogos
Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil
O vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Juan Antonio Samaranch, alegou que o número de cidades que desistiram de se candidatar para sediar os Jogos de 2024 se deve ao fato de os governos não estarem preparados para lidar com a rejeição popular. Segundo Samaranch, a entidade oferecerá argumentos para conter os "movimentos populistas" que se opõem às candidaturas.

O espanhol classificou as desistências de cidades "animadíssimas" como "terrível e dramática". Segundo ele, o COI tomará medidas para acabar com a "má comunicação".


Uma comissão de quatro vice-presidentes vai analisar a falta de candidaturas e pode decidir pela redução de custos, supressão de comodidades supérfluas, além de encurtar o processo de candidatura e dar vantagem a cidades que repetem o interesse em sediar as Olimpíadas. Para 2024, cidades como  Roma (Itália), Toronto (Canadá), Hamburgo (Alemanha) e Budapeste (Hungria) demonstraram interesse, mas desistiram após protestos.


"Por que nos custa tanto passar a mensagem de que os Jogos são algo positivo? Em primeiro lugar, pelo custo do processo de candidatura. Uma cidade não pode pensar em gastar menos de 30 ou 40 milhões de dólares (entre R$ 92 e R$ 123 milhões, na cotação atual) e em torno de 50 (milhões de dólares, R$ 154 milhões) como média. Temos que baixar isso", afirmou.


O anúncio da sede dos Jogos Olímpicos de 2024 acontecerá em setembro e apenas Paris (França) e Los Angeles (EUA) estão na disputa. O co-presidente da campanha Paris 2024, Tony Estanguet, já disse que caso a cidade não seja vencedora, não aceitaria sediar os Jogos em 2028. "Essa é a quarta candidatura de Paris. Acredito que tenhamos apredido muito das candidaturas prévias e voltamos mais fortes, então essa é a nossa única chance. É agora ou nunca com Paris", afirmou.
Torneio internacional leva United x City e Real x Barça para os EUA
Foto: Reprodução / Instagram / ICC
A International Champions Cup (ICC), torneio de pré-temporada realizado em diversos países, anunciou a primeira edição do derby Manchester City x Manchester United a ser realizada fora da Inglaterra. Os dois clubes se enfrentam no dia 20 de julho, nos Estados Unidos.

O torneio contará também com a realização de um El Clásico - o duelo entre Real Madrid e Barcelona - no dia 29 de julho, em Miami. O torneio terá, ainda, o Derby della Madonnina - entre Inter de Milão e Milan -, que acontecerá em Nanjing, na Chiana, no dia 24 de julho.

O técnico do Manchester City, Pep Guardiola, comemorou a oportunidade de enfrentar rivais competitivos na pré-temporada.

"O jogo com o Real Madrid será uma grande evento em Los Angeles, e sabemos da força dos nossos adversários ingleses, o Tottenham, em Nashville, e será incrível para os torcedores ver a paixão do derby de Manchester nos Estados Unidos", disse.

O ICC acontece desde 2013 e conta com jogos em diferentes territórios. A edição de 2017 já tem duelos confirmados nos Estados Unidos, China e Singapura; confira:

Estados Unidos

Roma x PSG (19/07), em local indefinido
Manchester United x Manchester City (20/07), em local indefinido
Juventus x Barcelona (22/07), em Nova York
PSG x Tottenham (22/07), em Orlando
Real Madrid x Manchester United (23/07), em Santa Clara
Tottenham x Roma (25/07), em Harrisson
Barcelona x Manchester United (26/07), em Landover
PSG x Juventus (26/07), em Miami
Manchester City x Real Madrid (26/07), em Los Angeles
Manchester City x Tottenham (29/07), em Nashville
Real Madrid x Barcelona (29/07), em Miami
Roma x Juventus (30/07), em Foxborough


China

Milan x Borussia Dortmund (18/07), em Guangzhou
Bayern de Munique x Arsenal (19/07), em Shanghai
Bayern de Munique x Milan (23/07), em Shenzhen
Inter de Milão x Milan (24/07), em Nanjing


Singapura

Chelsea x Bayern de Munique (25/07), em Singapura
Bayern de Munique x Inter de Milão (27/07), em Singapura
Chelsea x Inter de Milão (29/07), em Singapur
Campeonato baiano de stand up paddle promete reunir 200 atletas em Inema
Foto: Luisiana Medeiros / SUPBA
O site Stand Up Paddle Bahia realizará, no próximo sábado (25), a II Taça SUPBA. O torneio terá disputas de stand up paddle, paddleboard e canoa havaiana, além de uma categoria convidada de praticantes de surfski. As inscrições para o torneio estão abertas e podem ser feitas nas lojas Sankaku, no Salvador Shopping e Shopping Barra.

O evento é parte do Festival da Cidade, que comemora os 468 anos de Salvador. O evento contará, ainda, com categorias exclusivas para atletas militares e uma categoria para estreantes com circuito reduzido. As outras provas terão 5km para amadores e 7,5km para profissionais.


A Taça SUPBA acontecerá na praia de Inema, na Base Natal de Aratu. As provas serão chanceladas pela Associação Baiana de SUP (Abasup) e Associação Baiana de VA'A. Mais informações sobre as competições podem ser obtidas no site www.supba.com.br.
Barcelona foi o único clube a ajudar Chape financeiramente, diz presidente
Foto: Reprodução / Twitter
O presidente da Chapecoense, Plínio David de Nês Filho, afirmou em entrevista à rádio SER, da Espanha, que o Barcelona foi o único clube até agora a ajudar financeiramente na reconstrução da equipe.

"O Barcelona foi a primeira equipe que se solidarizou com a gente e, até agora, é o único que nos ajudou financeiramente", afirmou o dirigente. O clube catalão enviou cerca de R$ 830 mil para ajudar a equipe catarinense após o acidente de avião que matou 19 jogadores, além de membros da comissão técnica, diretoria e jornalistas.


Em maio, a Chape disputará um amistoso contra o Barça no Camp Nou. O clube catalão já se comprometeu e vai arcar com todos os custos da partida.


Entre as equipes brasileiras, a ajuda ficou baseada no empréstimo de jogadores. Em dezembro, o diretor João Carlos Maringá criticou o fato de alguns clubes oferecerem jogadores de baixa qualidade, mas elogiou o Palmeiras. "O Palmeiras foi o único que abriu uma lista de jogadores e nos falou: 'Escolham os que lhes agradam e nós veremos a disponibilidade", contou.
Cobertura do ginásio de esportes do Odorico Tavares desaba; área já estava interditada
Foto: Leitor BN/ Whatsapp
A cobertura do ginásio de esportes do Colégio Estadual Odorico Tavares, no Corredor da Vitória, desabou na manhã desta quarta-feira (22). Não houve registro de feridos e a equipe de SOS da Secretaria de Educação do Estado (SEC) está no local. Segundo informações da SEC, já havia sido identificado risco na área e por isso o espaço estava interditado há alguns meses. “Ninguém tinha acesso ao local”, afirma a pasta em nota. De acordo com a SEC, já foi realizada licitação de serviços de engenharia para recuperação do espaço. A obra, que estava prevista para abril, será iniciada imediatamente. O colégio não estava em aulas no momento do incidente devido à greve nacional dos professores, iniciada no último dia 15, com duração até a próxima sexta-feira (24). A secretaria informou ainda que o desabamento não altera a rotina das atividades da unidade. (Atualizada às 17h12)
Martín Silva quer usar fator casa contra o Brasil: 'Temos que ser protagonistas'
Foto: Reprodução / Twitter / AUF
O goleiro Martín Silva, do Vasco, será o titular do Uruguai no duelo contra o Brasil, nesta quinta-feira (23), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2018. O arqueiro substituirá o suspenso Muslera e garante que a Celeste pretende usar o fator de jogar em casa para vencer a partida.

"Pela importância do rival, todos vão dizer que é uma das partidas mais importantes e difíceis, mas precisamos lembrar que o jogo é em casa e temos que ser protagonistas. Precisamos entrar com a disposição de sempre e a mesma vontade de vencer. Estou tranquilo porque estou jogando com regularidade no Brasil e tenho várias partidas no ano. Estou muito bem", afirmou o jogador em entrevista coletiva.

A seleção uruguaia, segundo Silva, não se beneficiaria do empate. A equipe está na segunda colocação, atrás apenas dos brasileiros, e venceu todos os jogos disputados no Centenário. E a torcida promete apoiar a seleção - cerca de 38 mil ingressos já foram vendidos.

"Para o Brasil o empate é melhor do que para nós. Vai jogar fora de casa, contra um time que é forte como mandante. Além disso, está na liderança. Por isso vamos usar o fator casa para tentar conquistar os três pontos", prometeu. Uruguai e Brasil se enfrentam a partir das 20h, horário de Brasília
 Vitória fecha com a nadadora paralímpica Verônica Almeida
Foto: Maurícia da Matta/ Divulgação / Vitória
A nadadora paralímpica Verônica Almeida é a nova contratada do Vitória. O acerto foi feito na última terça-feira (22) em cerimônia fechada à imprensa no Barradão.
 
“Iniciando o ano como atleta do Vitória. Honrada e feliz! Agora é treinar e trazer mais vitórias pro Leão”, celebrou Verônica, por meio do Facebook.
 
Em 2015, Verônica entrou no Guinness Book ao nadar por 12 quilômetros usando apenas o braço esquerdo. O percurso: da ilha de Itaparica até a praia do Porto da Barra, em Salvador, realizado em 4 horas, 56 minutos e 52 segundos.
 
Verônica ainda é dona de uma medalha de bronze, conquistada nas Paraolimpíadas de Pequim, em 2008.
Quarta, 22 de Março de 2017 - 08:30

Sem documentos suficientes para sanção, processo contra Del Nero na Fifa paralisa

por Jamil Chade / Agência Estado
Sem documentos suficientes para sanção, processo contra Del Nero na Fifa paralisa
Foto: Ricardo Stuckert / CBF
De mãos atadas, a Fifa não avança nas investigações em relação ao presidente da CBF, Marco Polo del Nero, e o cartola dificilmente será banido do futebol enquanto permanecer no Brasil sem uma ação da Justiça local.

Del Nero foi indiciado pela Justiça dos EUA, em dezembro de 2015, acusado de corrupção. Dias depois, a entidade máxima do futebol anunciou que havia aberto uma investigação contra o brasileiro para determinar uma eventual expulsão do esporte. Na prática, uma decisão nesse sentido o obrigaria a deixar a CBF.

Mas, sem sair do Brasil, Del Nero evitou ser preso, como ocorreu com José Maria Marin. Para completar, uma juíza no Rio de Janeiro impediu qualquer colaboração entre o Ministério Público no Brasil e os procuradores nos EUA.

Ainda assim, a Fifa considerava que poderia reunir documentos que justificassem uma suspensão do futebol, o que exigiria que ele deixasse o poder na CBF. Em agosto de 2016, o Estado revelou que a Fifa tinha a esperança de concluir as investigações e tomar uma decisão até o final daquele ano.

Mas o que recebeu como documentação foi considerado como insuficiente para determinar sua suspensão do futebol. A entidade foi munida pelo trabalho realizado pela CPI do Futebol, no Senado, um informe alternativo preparado pelo senador Romário e outros documentos. Ainda que tenham sido considerados como elementos "fortes", eles seriam suficientes apenas para abrir um inquérito. Mas não ainda para realizar uma condenação.

Nem mesmo o indiciamento nos EUA foi considerado como uma peça que poderia garantir sua punição. Isso por conta das exigências legais e da consideração de que um indiciamento não determina culpabilidade.

Para que um caso avance na Fifa, existem agora três opções: a primeira seria de que novas evidências cheguem à entidade em Zurique. A segunda possibilidade é de que, no Brasil, o Ministério Público finalmente avance em relação às investigações contra a CBF. Em maio de 2015, o MP informou que um procedimento havia sido aberto. Mas o colocou em "sigilo absoluto". Quase dois anos depois, nenhum resultado foi apresentado.

Por fim, ainda que praticamente excluído, a Fifa agiria se Del Nero viajasse ao exterior e fosse preso e extraditado aos EUA, exatamente o cenário que afetou Marin. O princípio usado no caso do ex-presidente da CBF é de que, com uma prisão, fica claro que não apenas existe um indiciamento, mas também uma avaliação por um segundo país de que as provas são suficientes para justificar uma detenção.

PODER - Enquanto esses cenários não ocorrerem, Del Nero deverá se manter como presidente da CBF e fora de qualquer ameaça dentro da Fifa. A própria presença do presidente da entidade, Gianni Infantino, na sede da CBF, em agosto do ano passado, causou mal-estar entre certos setores dentro da Fifa.

Mas Infantino, que foi amplamente apoiado pela Conmebol em sua eleição, não demorou para retribuir a aliança com a região. Ao novo presidente da entidade sul-americana, ele deu dois cargos de grande influência dentro da estrutura de poder da Fifa: a presidência do Comitê de Finanças e a vice-presidência do Sub-Comitê de Compensações, que determina os salários de todos os cartolas. Nesses cargos foi colocado Alejandro Domingues, presidente da Conmebol e aliado de Infantino.

A entidade sul-americana, apesar de ter seus três últimos presidentes detidos por corrupção, já conseguiu também voltar a receber recursos da Fifa, na esperança de que faria uma reforma.

Não por acaso, em janeiro, a Conmebol foi a primeira a declarar seu apoio ao projeto do presidente da Fifa de ampliar a Copa do Mundo de 32 para 48 seleções.
Quarta, 22 de Março de 2017 - 08:15

Allione celebra convocação de Armero e diz sonhar com a seleção argentina

por Ulisses Gama
Allione celebra convocação de Armero e diz sonhar com a seleção argentina
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
O final da última semana foi especial para o lateral-esquerdo Pablo Armero, do Bahia. Na sexta (17) passa, ele recebeu o chamado do técnico José Pekerman para atuar pela Colômbia nas Eliminatórias da Copa do Mundo. A convocação foi motivo de comemoração por parte do também estrangeiro Allione.
 
"Foi muito legal. Na hora que fiquei sabendo, perguntei se era verdade e ele disse que sim. É uma pessoa que está trabalhando muito para que isso aconteça. Vamos torcer por ele nas Eliminatórias", declarou.
 
O jovem argentino de 22 anos não nega que um dia também quer representar o seu país. Ele prega trabalho para ser lembrado.
 
"Se Deus quiser um dia chega. Vou estar de braços abertos esperando e tem tempo ainda. Vou continuar trabalhando para que um dia aconteça", indicou.
 
A Colômbia entra em campo nesta quinta-feira (23), contra a Bolívia, em Barranquilla. Por sua vez, a Argentina enfrenta o Chile, tambem nesta quinta, em Buenos Aires.
Quarta, 22 de Março de 2017 - 07:45

Em busca da classificação, Vitória enfrenta o Sergipe nesta quarta-feira

por Glauber Guerra
Em busca da classificação, Vitória enfrenta o Sergipe nesta quarta-feira
Jogo será no Batistão| Foto: Secom/ Governo de Sergipe
O Vitória encara o Sergipe nesta quarta-feira (22), às 21h45, no Batistão, em Aracaju, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste.

Em segundo lugar no grupo E, o time Rubro-negro quer um triunfo para garantir a classificação na liderança da chave. Em caso de empate, o Leão avança como um dos melhores segundos colocados. Se perder, o time comandado pelo técnico Argel Fucks terá que torcer por uma combinação de resultados.

O goleiro Fernando Miguel pediu inteligência ao time para conseguir o resultado positivo. “Vamos procurar fazer um grande trabalho para vencer. O Sergipe está fazendo uma grande campanha na Copa do Nordeste e merece nosso respeito. Temos que atuar de forma inteligente para sair da casa deles com a classificação garantida para a próxima fase da competição”, disse o arqueiro.
 
O meio-campista Cleiton Xavier espera um confronto complicado, mas demonstra confiança no potencial do seu time para poder superar as dificuldades e carimbar a classificação. 
 
“A gente está esperando um campo lotado e com pressão da torcida. O time deles é uma boa equipe. Jogamos aqui no início da competição. Sabemos que estão muito bem na competição e que venceram um clássico. Temos que ir com a mentalidade de decisão. Realmente é uma decisão, como tem sido nos últimos jogos. Até o Argel [Fucks, treinador do time] tinha falado que em uma semana a gente pode definir o nosso futuro. Foi assim na Copa do Brasil [contra o Vasco] e conseguimos passar. No Baiano conseguimos a classificação. E agora outra decisão para a gente poder passar para a próxima fase do Nordeste”, declarou.
 
FICHA TÉCNICA
Sergipe x Vitória
Copa do Nordeste – 6ª rodada
Local: Batistão, em Aracaju (SE)
Data: 22/03/2017
Horário: 21h45
Árbitro: Luiz César de Oliveira Magalhães (CE)
Assistentes: Naílton Júnior de Sousa (CE) Oliveira e Marcione Mardonio da Silva Ribeiro (CE)

Sergipe:  Ferreira; Carlos Henrique, Alexandre, Jonas e Vicente; Ramalho, Elton, Filipe e Calyson; Hiago e Fabiano. Técnico: Betinho.
 
Vitória: Fernando Miguel; Patric, Kanu, Alan Costa e Geferson. Willian Farias, José Welison, Cleiton Xavier e Gabriel Xavier; David e Kieza. Técnico: Argel Fucks.
Seleção realiza último treino em SP com Firmino no time titular
Foto: Lucas Figueiredo / CBF
A seleção brasileira realizou o seu último treino em São Paulo, na tarde desta terça-feira (21), antes do embarque para o Uruguai. Durante as atividades, o técnico Tite utilizou o atacante Roberto Firmino na vaga de Gabriel Jesus, lesionado.

O próximo duelo da seleção é contra a Celeste, pela 13ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2018. Durante os trabalhos, a equipe titular foi formada por Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Renato Augusto, Philippe Coutinho e Neymar; Roberto Firmino. Os titulares trabalharam a movimentação sem adversários para observar o posicionamento em campo e a progressão durante as jogadas.

A delegação brasileira desembarcou em Montevidéu na madrugada desta quarta (22) e realizará um treinamento no estádio Centenário, palco do duelo, no fim da tarde. O atacante Roberto Firmino garantiu, na chegada ao hotel, que está pronto para substituir Jesus.


"Acho que temos um futebol parecido, isso é bom. Gabriel teve a infelicidade de se machucar. Mas eu estava nas outras convocações. Já vinha entrando bem e ajudando. Estou preparado. Para mim significa tudo, uma ótima oportunidade. Se o professor optar por mim, vou dar o meu melhor", disse.

A seleção brasileira tenta manter a liderança das eliminatórias no duelo contra o Uruguai, que acontece a partir das 20h (de Brasília).

950 MIL ACESSOS,   21-03-17 / RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!




950 MIL ACESSOS,  RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!

TOTAL DE ACESSOS   DO BLOG  MAIS  DE  946 MIL /    DIA 21/03/17
Alemanha Mais de  178 Mil,  líder  Internacional  de  Acessos
Nos  Mais de 100  Países do Planeta  Terra
461  MIL ACESSOS INTERNACIONAIS,  VISIBILIDADE  EM MAIS  DE 100 PAÍSES NO PLANETA TERRA.....


Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
488495
Alemanha
179449
Estados Unidos
124922
Rússia
41928
Malásia
19731
China
14262
Ucrânia
8597
França
5418
Portugal
5198
Índia
4032


O POETA MARATONISTA!
             
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                         CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                          Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registrado em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DE VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.





Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 Salvador/Ba. 42. 198 metros
DIA 27/08/16



Curso  de  Comunicações  Verbais

(Um dos  melhores do Brasil/S. Paulo com credenciamento CFMO 097}


     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  de  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP

********************************************************************************
TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA DAS PEDRAS SETOR NORTE DA ARENA FONTE NOVA /BAHIA/BRASIL/20









































Nenhum comentário:

Postar um comentário