quarta-feira, 1 de março de 2017

LAVA JATO, OUTRAS NOTICIAS DA POLÍTICA BAIANA E BRASILEIRA


Marcelo Odebrecht dispensa Jaques Wagner como testemunha de defesa na Lava Jato
Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil
O ex-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, desistiu de contar com o ex-ministro e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Jaques Wagner, como testemunha de defesa na Lava-Jato. De acordo com a coluna Radar On-Line, da revista Veja, a audiência aconteceria na próxima quinta-feira (9), às 9h30, em Salvador. Wagner foi implicado na delação de Cláudio Melo Filho, ex-diretor da empreiteira. No depoimento, ele disse que o secretário ajudava a Odebrecht em troca de doações para a campanha ao governo da Bahia. O petista também admitiu ter recebido de presente um relógio de 20 mil dólares da empreiteira, mas disse nunca ter usado o objeto.
Quinta, 02 de Março de 2017 - 20:50

Rogéria Santos envia 33 projetos à Câmara para pedir Morar Melhor em mais bairros

por Guilherme Ferreira
Rogéria Santos envia 33 projetos à Câmara para pedir Morar Melhor em mais bairros
Foto: Divulgação
A vereadora Rogéria Santos (PRB) propôs à prefeitura a realização de um estudo de viabilidade técnica para execução do Programa Morar Melhor em 33 localidades de Salvador. Em vez de enviar uma única proposta à Câmara englobando todos os lugares, ela produziu 33 projetos de indicação, um para cada localidade. Dessa forma, ela é, até o momento, a vereadora que mais apresentou projetos em 2017, totalizando 109. A segunda colocada na lista, a correligionária Ireuda Silva (PRB), aparece bem atrás, com 59 matérias encaminhadas. O Morar Melhor tem como objetivo reformar residências em situação precária em áreas pré-selecionadas de Salvador. Para cada unidade habitacional, são destinados R$ 5 mil para custeio da reforma, que podem incluir pintura, reboco e revestimento de parede, recuperação ou troca do telhado, substituição de esquadrias e instalações sanitárias. Os projetos de autoria de Rogéria Santos foram registrados pela Câmara nesta quinta-feira (2). Confira as localidades para as quais ela pede a execução do Morar Melhor: São Marcos, Liberdade, Boa Vista de Brotas, Campinas de Brotas, Matatu de Brotas, Saboeiro, São Gonçalo, Saramandaia, Mata Escura, Cabula, Periperi (Cidade de Plástico), Engenho Velho de Brotas, Ilha dos Frades, Ilha de Maré, Ilha Bom Jesus dos Passos, Lapinha, Pirajá, Mussurunga (Avenida Aliomar Baleeiro), Mussurunga (Rua J), Vale do Matatu (Baixa do Tubo), Nova Brasília de Itapuã (Baixa do Soronha), São Gonçalo (Baixinha de São Gonçalo), Paripe (Comunidade Tubarão), Nova Brasília de Valéria, Pernambués (Rua Escritor Edison Carneiro), Pernambués (Avenida São Paulo), Pernambués (Avenida Hilda), San Martins, Palestina (Rua Gessivaldo Santiago), Nova Brasília de Valéria (Nova Canaã), Parque Bela Vista (Rua Alto do Saldanha), Parque Bela Vista (Ladeira do Cacau), Cabula (Comunidade da Timbalada).
Mais de 31 mil eleitores poderão ter seus títulos cancelados em Salvador
Foto: Divulgação
Mais de 31 mil soteropolitanos poderão ter seus títulos cancelados por terem deixado de votar nas três últimas eleições. Na Bahia, são 147.499 eleitores com títulos passíveis de cancelamento.Para regularizar a situação, os eleitores deverão comparecer ao cartório eleitoral entre 2 de março a 2 de maio de 2017. O eleitor deverá apresentar documento com foto para comprovar sua identidade, título eleitoral e, se depender do caso, comprovante de votação, de justificativa, de recolhimento de multa ou dispensa de recolhimento. Caso o eleitor não compareça ao cartório eleitoral, o título eleitor será cancelado automaticamente. Para consultar a relação de eleitores com título passível de cancelamento, o eleitor deverá comparecer nos cartórios eleitorais.
Quinta, 02 de Março de 2017 - 20:30

Flamengo de Guanambi contrata camaronês Koffi

por Matheus Caldas
Flamengo de Guanambi contrata camaronês Koffi
Foto: Rodrigo Saviani / Globoesporte.com
O Flamengo de Guanambi acertou uma contratação internacional nesta quinta-feira (2). Trata-se do volante camaronês Koffi, 24, que estava Itapipoca-CE. O nome do africano saiu no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, e ele reúne condições oficiais para atuar contra o Jacuipense, no dia 12 de março, em Pituaçu, válido pela sétima rodada do Campeonato Baiano.  O gringo ainda acumula passagens por Marília-SP, Londrina-PR e Central-PR. No futebol baiano, ele passou pelo Colo Colo, em 2011. Com três pontos, o Beija-flor do Sertão ocupa a 10ª posição no certame estadual.
Juiz autoriza envio de todas as perguntas de Eduardo Cunha a Michel Temer
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Michel Temer será oficializado como testemunha de Eduardo Cunha em uma ação penal no Distrito Federal. Tal fato se deu através da autorização do envio para o presidente das 19 perguntas do deputado no processo em que ele é acusado de desvios no Fundo de Investimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FI-FGTS). O processo em Brasília se originou da delação premiada de Fábio Cleto, ex-vice-presidente da Caixa ligado a Cunha. Temer terá dez dias para responder as perguntas, a partir dos dias que elas chegarem. Mas há a possibilidade dele recusar. O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da Justiça Federal de Brasília, que autorizou o envio das perguntas, afirmou que Temer não é obrigado a responder as perguntas "impertinentes ou autoincriminatórias". O presidente da República pode responder às questões por escrito. As perguntas são no sentido de elucidar se Temer, quando desempenhava o cargo de presidente do PMDB, indicou diretores para a cúpula do banco que financiava empresas e se as doações aos partidos feitas pela instituição estavam ligadas aos empréstimos. Confira as 19 perguntas aqui.
Prefeitura apreende máquinas usadas para desmatamento em São Marcos
Foto: Reprodução / TV Bahia
A prefeitura apreendeu máquinas usadas para desmatar a vegetação na estrada do Mandu, no bairro de São Marcos. Moradores da região denunciaram que o caso. Em entrevista à TV Bahia, eles alegam que as árvores começaram a ser derrubadas na sexta-feira (24) de Carnaval. A Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) aguarda a identificação do responsável pelo desmatamento para aplicar as medidas pertinentes ao crime ambiental, como multa, auto de infração e notificação.
Santinha, de Leo Santana, é eleita música do Carnaval na Pesquisa Bahia Folia
Foto: Tiago Caldas/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
Um dos grandes hits da folia momesca deste ano, “Santinha” foi eleita música do Carnaval de Salvador pela Pesquisa Bahia Folia, da TV Bahia. O resultado coroa um dos melhores momentos da carreira do cantor Leo Santana, que se tornou um dos grandes destaques deste Carnaval, com uma série de canções que agitou os foliões. A escolha foi feita por meio de votação popular, em uma enquete aberta no site G1, entre os dias 22 de fevereiro e 1º de março. O resultado contou ainda com uma pesquisa feita ouvindo foliões nas ruas da capital baiana na quarta-feira de cinzas (1º), pelo Instituto P&A. As músicas "Taquitá", interpretada por Claudia Leitte, e "Doce", na voz de Ivete Sangalo, conquistaram o segundo e terceiro lugares, respectivamente. “Santinha” é de autoria do cantor Léo Santana em parceria com Rafinha Queiroz. Em 2010, Leo também levou o título com a canção Rebolation, quando ainda fazia parte do grupo Parangolé. Uma enquete do Bahia Notícias também apontou “Santinha” como a preferida dos foliões na folia de 2017 (leia aqui).
MPF e MP-BA movem ação para garantir atendimento a pacientes renais na Bahia
Foto: Divulgação
A União, o Estado da Bahia, o Município de Salvador e a a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) são alvos em uma ação civil pública por não garantir atendimento a pessoas com doença renal crônica. A ação foi ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público da Bahia (MP-BA) no dia 16 de fevereiro e requer, em caráter liminar, garantia de atendimento destes pacientes. De acordo com a ação, atualmente há 11 unidades de saúde em Salvador — três sob gestão estadual e oito sob gestão municipal— que atendem a 1.367 pacientes de terapia renal substitutiva (TRS), da capital e de outros municípios do estado. Das oito gerenciadas pela prefeitura, duas tiveram os contratos vencidos em dezembro de 2016 e só prestarão os serviços por mais três meses. Com isso, 270 pacientes ficarão sem assistência. Outros 175 estão internados sem necessidade, podendo ter alta, por falta de atendimento ambulatorial de hemodiálise. Dados da Estado da Bahia de fevereiro de 2017 apontam 39 pacientes sem qualquer atendimento. A ação diz que “a assistência a esses pacientes não vem sendo prestada de forma resolutiva, mas com paliativos e improvisos, violando o seu direito à saúde e à vida”. Ainda assevera que “a assistência a estas pessoas é deficiente em toda a rede estadual”, e que a União, que repassa os recursos para a assistência desses pacientes, não adotou nenhuma providência efetiva para fiscalizar os serviços prestados. Os MPs pedem que a União, o governo do estado e a prefeitura providenciem o imediato cadastramento, avaliação a todos os pacientes que ainda estão sem tratamento adequado, e cadastrem também os que estão internados mesmo com condições de alta, certificando-se de que mais nenhum permaneça internado desnecessariamente. Ainda é requerido que os entes federativos assegurem o tratamento a todos pacientes renais no Instituto de Nefrologia e Diálise (INED) e Clínica Nossa Senhora da Graça e que apresentem um plano conjunto e emergencial de gestão para atender a demanda atual. Os MPs, na liminar, pedem que o Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes) promova o cadastramento, a avaliação e o efetivo tratamento de 120 pacientes, assegurado o funcionamento em três turnos; que a União, no prazo de dez dias, repasse os recursos necessários à ampliação da oferta de serviços; e que todos os quatro acionados cumpram todas as diretrizes fixadas na Política Nacional de Atenção ao Portador de Doença Renal. Em caso de descumprimento, pede aplicação de multa diária de R$ 100 mil, individualmente. 
Aécio terá que prestar esclarecimentos sobre doação da Andrade Gutierrez
Foto: Beto Barata/Agência Senado
O senador Aécio Neves terá que prestar esclarecimentos sobre doações feitas pela empresa Andrade Gutierrez à sua campanha presidencial em 2014. A determinação foi realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última sexta-feira (27), através de um pedido do Partido dos Trabalhadores (PT). O PT argumentou que o ex-presidente da empresa, Otávio Azevedo, afirmou em depoimento que a doação oficial registrada no TSE foi menor que o valor efetivamente repassado para a campanha. O caso da Andrade Gutierrez está sendo tratado no processo que trata da prestação de contas da campanha de Aécio.
Quinta, 02 de Março de 2017 - 18:56

Baianão: Em Pituaçu, Atlântico fica no empate com o Fla de Guanambi

por Matheus Caldas
Baianão: Em Pituaçu, Atlântico fica no empate com o Fla de Guanambi
Foto: Jefferson Peixoto / Ag Haack / Bahia Notícias
Na preliminar da partida entre Galícia e Vitória, o Atlântico recebeu o Flamengo de Guanambi e acabou ficando no empate por 1 a 1, nesta quinta-feira (2), em Pituaçu, pela sexta rodada do Campeonato Baiano. Com o resultado, a equipe atlanticana sobe para a sexta posição, com seis pontos. O Fla de Guanambi continua na zona de rebaixamento, com três pontos, na 10ª colocação. Deon abriu o placar para a equipe do interior, enquanto o volante Borges empatou o jogo para o Tubarão de Lauro de Freitas. O próximo jogo do Atlântico é contra o Vitória, no domingo (5), às 16h, no Barradão. O Fla só volta a campo no dia 12 de fevereiro, contra o Jacuipense, novamente em Pituaçu.
Justiça do Equador bloqueia US$ 40 bilhões em pagamentos à Odebrecht
Foto: Divulgação / Odebrecht
Mais de US$ 40 milhões que seriam destinados à Odebrecht, pelos serviços prestados às companhias equatorianas Refinaria do Pacífico e Empresa Pública de Água, foram bloqueados pela Justiça do Equador. Na decisão, o juiz de Garantias Penais, Gustavo Brito, determinou que as empresas se abstenham de pagar qualquer quantia à Odebrecht pelo tempo que as investigações sobre um suposto esquema de suborno de servidores públicos equatorianos durarem. A Procuradoria equatoriana acredita que a Odebrecht pode ter gasto algo em torno de US$ 33,5 milhões com suborno dentro do Equador. O caso está sendo investigado desde dezembro de 2016, após a construtora assinar um acordo de leniência com os Estados Unidos. Como argumento, o procurador que investiga o caso, Wilson Toainga, alegou que o bloqueio seria uma forma de garantir que o Estado será indenizado pelos eventuais prejuízos causados pelo esquema, caso as irregularidades sejam confirmadas. A Odebrecht foi procurada pela Agência Brasil e não se manifestou sobre a decisão do Equador.
Documentos perdidos no Carnaval podem ser recuperados até dia 20 de março
Foto: Divulgação / Secom Salvador
Os documentos que foram perdidos durante o Carnaval deste ano podem ser recuperados até o próximo dia 20 de março, na sede da Guarda Municipal. No período de folia foram coletados 463 documentos perdidos nos principais circuitos, dos quais 217 foram cédulas de identidade. A relação de documentos está disponível no site da GM (veja aqui). Até o dia 10 de março, o horário para retirada será das 8h às 17h. Após esta data, a entrega será realizada apenas no período da tarde, das 13h às 16h. Aqueles que não forem resgatados no período serão repassados aos órgãos emissores. A sede da Guarda Municipal fica na Avenida San Martin, nº 734, ao lado Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.
Quinta, 02 de Março de 2017 - 18:00

PSDB diz que R$ 15 milhões foi doação legal da Odebrecht para campanha de 2014

por Daniel Weterman | Estadão Conteúdo
PSDB diz que R$ 15 milhões foi doação legal da Odebrecht para campanha de 2014
Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil
Depois do relato de Marcelo Odebrecht dizendo que o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), teria lhe pedido R$ 15 milhões no final do primeiro turno da campanha eleitoral de 2014, o PSDB emitiu uma nota para defender a legalidade da doação. O partido afirmou que o valor de R$ 15 milhões foi doado oficialmente pelo grupo à campanha que tentou eleger Aécio em 2014 e que as doações feitas pela Odebrecht à campanha de Aécio foram declaradas à Justiça Eleitoral. O PSDB destacou na nota que o depoimento não faz qualquer menção a uma contribuição via caixa dois à campanha e ainda citou que isso ficará claro após o fim do sigilo imposto às declarações do empreiteiro. "Sobre o conteúdo do depoimento do empresário Marcelo Odebrecht ontem ao TSE, a assessoria esclarece que em nenhum momento Marcelo Odebrecht disse ter feito qualquer contribuição de caixa dois à campanha eleitoral do partido em 2014, o que ficará demonstrado após o fim do sigilo imposto às declarações", diz a nota. "R$ 15 milhões foi o valor doado oficialmente pelo grupo Odebrecht à campanha do PSDB de 2014", destaca o texto. O delator e ex-presidente da Odebrecht Marcelo Odebrecht relatou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quarta-feira, 1º, que, inicialmente, negou o pedido de Aécio pela doação de R$ 15 milhões afirmando que o valor era muito alto, mas que o senador teria sugerido como 'alternativa' que os pagamentos fossem feitos aos seus aliados políticos.
'Se ofendi alguém, com humildade, peço desculpas', diz Kannário no Instagram
Foto: Francisco Carlos/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
O cantor e vereador Igor Kannário (PHS) publicou uma mensagem de retratação em seu Instagram nesta quinta-feira (2) após afirmar durante show no domingo (26) que existe crime organizado na Câmara Municipal. Ele ressaltou que foi mal  interpretado e que não estava se referindo à Casa em sua declaração. "Não pretendi ofender ninguém, muito menos os membros da Casa, que, também, faço parte. Se ofendi alguém, com humildade peço desculpas", publicou Kannário em seu Instagram. No domingo, o vereador criticou a Câmara durante apresentação no bairro da Liberdade. “Vocês sabem que agora eu sou vereador. E tem muita gente que acha que de uma hora pra outra eu virei Deus. Não é assim. Eu vou ser mais direto: dentro da favela tem mais homem do que lá dentro”, disse. No dia seguinte à declaração, durante seu desfile pelo Carnaval no Circuito Osmar, ele comentou o caso e argumentou que havia sido mal interpretado.
Cairu: MPF denuncia empresa ADPK por desmatamento de 1,75 ha de Mata Atlântica
Foto: Reprodução / LK comunicação
O Ministério Público Federal (MPF) em Ilhéus (BA) denunciou, no último dia 17, Bassim Mounssef, Fabiana Andréa Oliveira Pachecho, Petrusca Mello Costa e a empresa ADPK – Administração, Participação e Comércio Ltda por desmatamento ilegal. Os acusados teriam danificado 1,75 hectares de Mata Atlântica na Área de Proteção Ambiental das ilhas de Tinharé e Boipeba, em Cairu (BA), para construir o condomínio Reserva Morro de São Paulo. De acordo com a denúncia, o desmatamento foi possível por uma licença ambiental expedida por Petrusca Mello Costa – então Secretária Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Cairu – baseada em parecer técnico ambiental de Fabiana Andréa Oliveira Pacheco – engenheira ambiental – que continha informações falsas sobre as características ambientais da área. Em 2016, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizou inspeção no local e constatou infração gravíssima por se tratar de Mata Atlântica em estágio médio e avançado de regeneração. Neste caso, o desmatamento só poderia ocorrer se fosse de utilidade pública e interesse social, conforme o art. 14 da Lei nº 11.428/2006; ainda assim, somente com autorização do Inema — o que não existiu. Der acordo com o autor da denúncia, o procurador da República, Gabriel Pimenta Alves, a ADPK e seu sócio, Bassim Mounssef, “são os principais autores e beneficiários dos crimes ambientais perpetrados”. Já Petrusca Costa e Fabiana Pacheco possuem responsabilidade direta pelos crimes, pois “autorizaram a implantação do empreendimento e a supressão da vegetação com base em pareceres e licenças contendo informações falsas, não havendo dúvida que agiram dolosamente”, ressaltou o procurador. A expectativa do MPF é que os denunciados sejam enquadrados nos crimes de destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente, cuja pena é de detenção de um a três anos ou multa, ou ambos; e o de causar dano direto ou indireto às Unidades de Conservação e às áreas de que trata o art. 27 do Decreto nº 99.274/90, cuja pena é de reclusão de um a cinco anos.
Apenas cinco deputados aparecem e sessão na Câmara após Carnaval é cancelada
Foto: Fernanda Calgaro / G1
A sessão da Câmara desta quinta-feira (2) precisou ser cancelada por falta de quórum. Dos 513 parlamentares, apenas cinco compareceram ao plenário no primeiro dia de debates na Casa após o Carnaval. O número mínimo para abrir uma sessão é de 51. De acordo com o G1, a maior parte dos deputados já havia antecipado a saída para o feriado e deixado Brasília na quarta-feira (22) da semana passada. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) entrou em acordo com os líderes partidários e não marcou nenhuma votação para esses dias. Uma nova sessão foi convocada para esta sexta-feira (3), a partir de 9h.
Em almoço com Wagner, Nilo minimiza pedidos de deputados por espaço para PSL
Foto: Reprodução/ Twitter
O ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Marcelo Nilo, almoçou nesta quinta-feira (2) com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner, em meio a pedidos de deputados do PSL, partido que comanda na Bahia, por mais cargos no governo Rui Costa. O encontro contou também com a participação do secretário estadual de Administração Penitenciária, Nestor Duarte, indicação do deputado para a pasta. Apesar do contexto, Nilo assegurou que o encontro não passou apenas de um “almoço de amigos”, sem discussões sobre aumento de espaço da sigla na gestão. “Não houve nada de específico. Foi uma conversa sobre política estadual, nacional, projeto 2014-2018”, afirmou. O social-liberal afirmou que, “de jeito nenhum”, conversaria sobre o tema com Wagner, já que “ele não é governador”. “Jamais conversaria isso com ele. Isso seria uma descortesia”, frisou. Nilo possui atualmente a Embasa e a Seap sob seu guarda-chuva. Figuras do PSL, entretanto, reivindicam que não possuem espaço no governo, já que os nomes do partido na administração de Rui foram indicação do deputado, e não da sigla.
Ex-ministro do Turismo Henrique Alves nega conhecimento sobre US$ 833 mil na Suíça
Foto: Reprodução / Jornal A Notícia
Ex-ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) reconheceu que usou um escritório de advocacia uruguaio para abrir uma conta na Suíça em 2008. A revelação foi dada durante a sua defesa, apresentada à Justiça Federal de Brasília. Alves admitiu também que é formalmente o beneficiário da conta, mas que, por motivos burocráticos, não conseguiu movimentá-la e preferiu deixá-la inativa. Dessa forma, ele alegou que os US$ 832.975,98 depositados na conta foram movimentados por terceiros, sem que tivesse conhecimento. Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), o montante era proveniente de propina, paga pela empreiteira Carioca Engenharia, com o propósito de liberar recursos do Fundo de Investimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS), que é administrado pela Caixa Econômica Federal. Segundo informações de O Globo, o dinheiro serviria para o financiamento de obras do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. A quantia foi repartida e depositada em três datas diferentes: 5 de outubro, 18 de novembro e 8 de dezembro de 2011. "É importante ressaltar que a utilização da citada conta bancária e os depósitos acima mencionados jamais foram de conhecimento do acusado", diz um trecho do documento de defesa assinado pelos advogados de Alves, Marcelo Leal e Luiz Eduardo Ruas do Monte. Outros dois depósitos foram feitos nos anos anteriores. Um no valor de US$ 980, em 14 de setembro de 2009, foi realizado para efetivar a abertura da conta, segundo a defesa. O outro, de US$ 10 mil, em 21 de junho de 2010, eles apontam que foi feito para arcar com o pagamento de suas taxas bancárias e despesas operacionais. "Somente ao tomar conhecimento dos documentos que instruem a presente ação penal é que o acusado teve ciência de que, mais de um ano após a data em que teria assinado a procuração para abertura da mencionada conta, precisamente em 14 de setembro de 2009, foi realizado o depósito de sua abertura no valor de US$ 980", acrescentou a defesa. Alves deixou o governo Temer em junho do ano passado depois de ter sido citado pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, como recebedor de R$ 1,5 milhão em propina.
Quinta, 02 de Março de 2017 - 16:00

'É mentirosa', reage Dilma à denúncia de que pediu dinheiro a Odebrecht

por Ricardo Galhardo | Estadão Conteúdo
'É mentirosa', reage Dilma à denúncia de que pediu dinheiro a Odebrecht
Foto: Roberto Stuckert Filho / PR
A ex-presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (2) por meio de nota, que é mentirosa a versão de que ela teria pedido ao ex-presidente da Odebrecht Marcelo Odebrecht recurso para suas campanhas presidenciais em 2010 e 2014 por meio de caixa 2. Segundo ela, é um "insulto à sua honestidade" a tentativa, segundo Dilma, de "impor à ex-presidenta uma conduta suspeita ou lesiva à democracia ou ao processo eleitoral". "É mentirosa a informação de que Dilma Rousseff teria pedido recursos ao senhor Marcelo Odebrecht ou a quaisquer empresários, ou mesmo autorizado pagamentos a prestadores de serviços fora do país, ou por meio de caixa dois, durante as campanhas presidenciais de 2010 e 2014", diz o texto. A nota de Dilma acrescenta não ser verdade que ela designou o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega como responsável pela arrecadação financeira de suas campanhas presidenciais. "Nas duas eleições, foram designados tesoureiros, de acordo com a legislação. O próprio ex-ministro Guido Mantega desmentiu tal informação." A ex-presidente conclui em nota que as doações a suas campanhas foram feitas dentro da legalidade eleitoral. "Por fim, cabe reiterar que todas as doações às campanhas de Dilma Rousseff foram feitas de acordo com a legislação, tendo as duas prestações de contas sido aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral", afirma. O executivo Marcelo Odebrecht, herdeiro e ex-presidente do grupo que leva seu sobrenome, disse na quarta-feira (1º) em depoimento à Justiça Eleitoral, que 4/5 dos recursos destinados pela empresa para a campanha da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer em 2014 tiveram como origem o caixa 2. Segundo relatos, o empresário afirmou que a petista tinha dimensão da contribuição e dos pagamentos, também feitos por meio de caixa 2, ao então marqueteiro do PT, João Santana. A maior parte dos recursos destinados ao marqueteiro era feita em espécie. As negociações eram feitas diretamente entre Marcelo, Santana e o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega.
Aloysio Nunes é novo ministro das Relações Exteriores
Foto: Pedro França/ Agência Senado
O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), líder do governo no Senado, é o novo ministro das Relações Exteriores. O senador foi escolhido pelo presidente da República, Michel Temer. A nomeação deve ser oficializada ainda nesta quinta (2), por meio do porta-voz da Presidência. O senador se reuniu com Temer no Palácio do Planalto nesta tarde para fechar a indicação. O tucano irá assumir o cargo de José Serra, que alegou problemas de saúde e deixou o governo na semana passada. Tanto Aloysio Nunes, como Sérgio Amaral, embaixador do Brasil em Washington, foram indicados pela cúpula do PSDB.
Polícia Civil recupera na Avenida Suburbana carro roubado dois dias atrás
Foto: Polícia Civil
A Polícia Civil recuperou nesta quarta-feira (1º) um carro roubado e prendeu o receptador do veículo, na Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana). Emerson Barbosa dos Santos estava com o automóvel, veículo Celta, de cor prata e placa OUN-2250, nas imediações do bairro do Lobato. De acordo com a instituição, o carro havia sido tomado de assalto dois dias antes, na segunda-feira (27), na Avenida Ulisses Guimarães, em Sussuarana. Emerson foi autuado em flagrante pelo delegado titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), Marcelo Tannus, e encaminhado ao sistema prisional.
Veto a Anitta e sexo no BBB são destaques na coluna Holofote
Foto: Reprodução / GShow
A cantora Anitta foi vetada de participar do Rock in Rio pelo empresário responsável pelo evento, porque não "se encaixava" no formato. Mas a cantora parece lidar bem com a situação. Já o casal Marcos e Emilly, do BBB17, parece lidar bem até demais com as câmeras. Eles ignoraram a presença delas e transaram embaixo do edredom e Marcos acabou mostrando demais. Leia essas e outras notícias na coluna Holofote!
Delúbio é condenado a 5 anos em regime fechado por lavagem de dinheiro
Foto: Arquivo/ Agência Senado
O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o dono do jornal Diário da Grande ABC, Ronan Maria Pinto, foram condenados a cinco anos de prisão em regime fechado por lavagem de dinheiro em ação no contexto da Lava Jato. O processo cita lavagem de R$ 6,028 milhões e estabeleceu o valor mínimo de R$ 61.846.440,07 para a reparação de danos causados à Petrobras. O montante sofrerá correções até o momento do pagamento. Também são citados na sentença, emitida pelo juiz federal Sérgio Moro, o empresário Luiz Carlos Casante, com pena de 4 anos e seis meses de prisão em regime inicial semiaberto; e o empresário Enivaldo Quadrado, também condenado do mensalão, que pegará 5 anos em regime inicial fechado. Outro réu por lavagem de dinheiro na ação penal é Natalino Bertin – no entanto, de acordo com o magistrado, o crime prescreveu devido ao tempo entre o último crime cometido e o recebimento da denúncia. A sentença inclui também absolvições do empresário Oswaldo Rodrigues Vieira Filho ,dono da Remar; do publicitário, Marcos Valério Fernandes de Souza;  o ex-presidente do Banco Shahin, Sandro Tordin; e o jornalista Breno Altam, que tem ligações com o PT. Todos foram inocentados por falta de provas suficientes. 
Saúde autoriza Bahiafarma a quebrar monopólio sobre venda de insulina
Foto: Getty Images
O Ministério da Saúde autorizou a Bahiafarma a quebrar o monopólio das companhias estrangeiras sobre a venda de insulina destinada aos portadores de diabetes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo informações da coluna Satélite, do jornal Correio, o ministro Ricardo Barros concedeu, antes do Carnaval, a autorização para que a empresa farmacêutica possa firmar Parceria para Desenvolvimento Produtivo (PDP) com a empresa ucraniana Indar, produtora de insulina de origem animal e análogos. Atualmente, um dos problemas mais graves enfrentados pelo SUS é justamente a constante falta de insulina nas unidades públicas.
Justiça do Trabalho baiana repassou cerca de R$ 2 bilhões aos trabalhadores em 2016
Foto: Reprodução / Google Street View
A Justiça do Trabalho na Bahia repassou cerca de R$ 2 bilhões aos trabalhadores em 2016. O montante é resultado de ações trabalhistas no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, seja decorrentes de acordos ou execução de sentenças. O R$ 1.957.929.645,40 supera em 68% o montante pago em 2015, quando foram repassados R$ 1,2 bilhão aos trabalhadores. "Os números revelam que a cada ano conseguimos entregar mais aos trabalhadores, o que contribui para que a economia do país volte a girar", avaliou a presidente da Corte, desembargadora Mara Adna Aguiar. "Quando restituímos o direito legítimo dos trabalhadores, seja por decisões ou outros meios, praticamos a justiça social e evidenciamos o importante papel que esse ramo do Judiciário tem para o equilíbrio das relações entre patrões e empregados", acrescentou. Para os cofres públicos foram arrecadados R$ 431,5 milhões em 2016, dos quais R$ 259,6 milhões foram relativos a contribuições previdenciárias r R$ 144,4 milhões a imposto de renda, além de R$ 27,4 milhões a título de custas, multas e emolumentos. O valor foi considerado expressivo, de acordo com o TRT. No ano passado, a quantidade de novos processos na Justiça do Trabalho também registrou aumento, de 9,6%. Um total de 165.383 novos processos foram recebidos, sendo 121.918 no 1º grau e 43.465 no 2º grau. Foram 15.087 processos a mais em comparação com os 150.296 recebidos em 2015 - 116.538 foram e 1º grau e 33.758 no 2º. 
POSTANDO FOTOS  E  VÍDEOS  DIA 25-02-17 FOTOS E VIDEOS, CHIQUITINHA  MARAVILHA



941 MIL ACESSOS,  RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!

TOTAL DE ACESSOS   DO BLOG  MAIS  DE  936 MIL /    DIA 24/02/17
Alemanha Mais de  176 Mil,  líder  Internacional  de  Acessos
Nos  Mais de 100  Países do Planeta  Terra

Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
479324
Alemanha
178447
Estados Unidos
122804
Rússia
41885
Malásia
19739
China
14085
Ucrânia
8572
França
5253
Portugal
5069
Índia
3943



O POETA MARATONISTA!
             
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                         CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                          Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registrado em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DE VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.





Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 Salvador/Ba. 42. 198 metros
DIA 27/08/16



Curso  de  Comunicações  Verbais

(Um dos  melhores do Brasil/S. Paulo com credenciamento CFMO 097}


     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  de  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP

********************************************************************************
                     TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA  DAS PEDRAS   SETOR NORTE DA  ARENA   FONTE NOVA/BAHIA/BRASIL/20


























FBF e clubes anunciam regulamento do campeonato baiano 2017


O Campeonato Baiano de 2017 ganhou nova formula de disputa e terá inicio no dia 29 de janeiro, a primeira fase de classificação encerra 5 de abril. As semifinais acontecerão nos dias 9 e 16 de abril, enquanto que as finais nos dias 30 de abril e 7 de maio com total de 15 datas.
Os clubes se reuniram na sede da FBF.
O atual campeão Vitória,Bahia, Juazeirense, Fluminense de Feira, Galícia, Jacobina, Flamengo, Jacuipense, Vitória da Conquista, Bahia de Feira e o novato Atlântico aprovaram a nova formula de disputa
Na primeira fase de classificação, todos os 11 clubes em grupo único se enfrentarão em sistema apenas de ida, classificando-se os 4 melhores para a Semifinal. A partir da Semifinal será ida e volta, com 1º x 4º  e 2º  x 3º . Os dois vencedores buscam o título também em jogos de ida e volta. O primeiro e segundo colocados da semifinal têm vantagem de dois resultados iguais e realizar o jogo decisivo em seu mando de campo.
REBAIXAMENTO

Serão rebaixados para a Série B do Baianão 2018, os dois últimos colocados da 1ª fase, sem quadrangular.

MUDANÇA: As vagas para outras competições  serão distribuidas somente no Baianão, sem mais vagas para a Copa Governador do Estado. O campeão, o vice-campeão e o terceiro colocado garantirão vagas na Copa do Nordeste de 2018. Já na Copa do Brasil, o vencedor, o segundo colocado e o 3º garantirão as vagas. Poderão disputar o Brasileirão da Série D os três primeiros colocados exceto a dupla BAVI por já possuírem vaga em divisão superior.



O POETA MARATONISTA!
             
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                         CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                          Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registrado em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DE VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.





Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 Salvador/Ba. 42. 198 metros
DIA 27/08/16



Curso  de  Comunicações  Verbais

(Um dos  melhores do Brasil/S. Paulo com credenciamento CFMO 097}


     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  de  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP

********************************************************************************
                     TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA  DAS PEDRAS   SETOR NORTE DA  ARENA   FONTE NOVA/BAHIA/BRASIL/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário