quarta-feira, 29 de março de 2017

ISAQUIAS QUEIROZ, BAHIA E VITÓRIA, C. NORDESTE, BAIANO DA FBF E MUITO MAIS

Protesto por moradia popular reúne grupo na ACM; trânsito flui normalmente
Foto: Reprodução / Google Street View
Em adesão à mobilização da União Nacional pela Moradia Popular (UNMP) (entenda), um grupo de cerca de 50 pessoas realiza manifestação na manhã desta quinta-feira (20) na Avenida Antônio Carlos Magalhães, na altura do Hiperposto. De acordo com informações da Central de Polícia, os manifestantes estão no ponto de ônibus. Equipes da Polícia Militar acompanham o ato. A Transalvador informou que as pistas de tráfego não estão sendo utilizadas pelos participantes do protesto e o trânsito flui normalmente no local.
Feira: Funcionamento de plantões colabora para aumento de registros de estupros
Foto: Aldo Matos / Acorda Cidade
O número de registros de estupros tem aumentado em Feira de Santana. Segundo a titular na cidade da Delegacia Especializada ao Atendimento da Mulher (Deam), Maria Clécia Vasconcelos, o funcionamento dos plantões nos fins de semana influenciou no número dos casos. Conforme o Acorda Cidade, do dia 1º de janeiro até o dia 29 de março, foram registrados 12 estupros em Feira. Em 2016, o número total chegou a 55. De acordo com Vasconcelos, antes da implantação dos plantões, as vítimas iam ao plantão central e as denúncias muitas vezes não eram contabilizadas. Segundo ela, a maioria dos casos registrados nesse primeiro trimestre ocorreu em ambiente doméstico, sendo o agressor marido ou companheiro. Na cidade, os bairros com registros foram Aviário (3), Santa Mônica (2) e Tomba (1). 
Doria é visto por lideranças como plano B para o PSDB em 2018
Foto: Divulgação/PSDB-SP
A possibilidade de o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), ser lançado pelo seu partido como candidato à Presidência da República em 2018 ampliou na cúpula da sigla, incluino a ala ligada ao senador Aécio Neves (PSDB), outro nome que circula para a disputa do próximo ano. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, dirigentes tucanos, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, analisam que Doria poderia ser uma espécie de plano B para as eleições presidenciais, caso se confirmem os depoimentos de ex-executivos da Odebrecht, que atingem amplamente o partido, que deste modo, precisaria de uma “cara nova”. Um amigo de FHC afirma que o ex-presidente está “atento a Doria”. Tucanos ligados a Aécio também procuraram o prefeito – um exemplo é o ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, que viajou a São Paulo no dia 17 de março para um almoço particular com Doria. Pessoas próximas a Aécio afirmam que ele não desistiu de ser o candidato, mas reconhecem que suas chances são remotas. O próprio senador, antes resistente à ideia, já sinaliza simpatia à candidatura do prefeito paulistano, caso a sua não se viabilize. Neste caso, há uma possibilidade de uma chapa puro-sangue, com o senador Antonio Anastasia (MG) na vice. O interesse do grupo de Aécio é fortalecer Doria em uma disputa pela candidatura com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).
Quinta, 30 de Março de 2017 - 07:45

Técnico do Vitória critica emissora de TV: 'Só pensa na audiência'

por Glauber Guerra
Técnico do Vitória critica emissora de TV: 'Só pensa na audiência'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
A CBF alterou o horário do confronto entre Vitória e River-PI, válido pela partida de volta das quartas de final da Copa do Nordeste,  a pedido do Esporte Interativo, detentor dos direitos de transmissão da competição. O jogo estava agendado para as 18h15 do sábado (1º), no Barradão, e agora será disputado às 16h. O técnico Argel Fucks, do Leão, não ficou nada satisfeito com a mudança e criticou duramente a emissora de TV. “Esse jogo era para ser as 18h15, às 20h15. Mudou para as 16h. É ruim para todo mundo. A televisão precisa pensar isso. Acho que a televisão precisa pensar nisso. Só pensa na audiência. Vamos pensar também nos jogadores, nos atletas. A logística é ruim para nós, para o River.  Então, acho que na próxima oportunidade pensar nos atletas. Jogador de futebol não é máquina. Vamos recuperar todo mundo, tratar todo mundo. Vamos nos preparar para essa nova batalha”, disse o comandante Rubro-negro, após o triunfo por 3 a 2 sobre o River-PI, na noite da última quarta-feira (29), em Teresina (PI). O elenco desembarca em Salvador na manhã desta quinta (30) e no período da tarde inicia a preparação para o duelo de volta.
Defensoria pede atenção de integrantes do Pacto Pela Vida em presídio de Itabuna
Foto: DP-BA
A Defensoria Pública da Bahia (DP-BA), durante a reunião do Programa Pacto Pela Vida, ocorrida nesta quarta-feira (29), em Itabuna, no sul do estado, pediu atenção dos poderes presentes para o sistema prisional da cidade. Segundo a Defensoria, o sistema prisional de Itabuna abriga um número elevado de presos provisórios em relação aos condenados, ao contrário da maioria das unidades prisionais do país. Em Itabuna, dos 1.310 presos do Conjunto Penal, 590 são assistidos pela Defensoria. Das 98 audiências de júri popular, a instituição participou de 44. Já em Jequié, dos 787 internos, 396 são assistidos da instituição. A DP-BA participou de 26 audiências do júri das 40 realizadas. Durante a apresentação dos dados, o subcoordenador da Defensoria em Itabuna, George Santos Araújo, destacou a importância da presença da instituição em todas as comarcas onde estiverem presentes os juízes e promotores, para o bom andamento do processo, sobretudo, na atividade jurídica criminal. Para o defensor público geral, Clériston de Macêdo, é necessário que as instituições do Pacto busquem soluções de forma conjunta. 
Jaguaquara: Chuva deixa desabrigados e alaga ruas; escola foi interditada
Foto: Reprodução / Blog do Marcos Frahm
As chuvas que caíram em Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, desabrigaram famílias e alagaram ruas e uma escola. As precipitações ocorreram nesta quinta-feira (29). Uma força-tarefa foi acionada pela prefeitura local e envolve todas as secretarias com limpeza de canais, retirada de entulhos e mapeamento dos pontos afetados. Segundo o Blog do Marcos Frahm, moradores do bairro Arco Íris ficaram desalojados. Uma escola no bairro Lagoa ficou ilhada com as chuvas, o que provocou a interdição temporária do local. A primeira-dama do Município e secretária de governo, Geisa Martinelli, visitou os locais atingidos e prometeu ações para minimizar os efeitos das chuvas, como aluguel social e distribuição de alimentos para os atingidos.
União Nacional pela Moradia Popular organiza protesto na ACM nesta quinta
Foto: Reprodução/Facebook UNMP
Um protesto organizado pela União Nacional pela Moradia Popular (UNMP) está marcado para a manhã desta quinta-feira (30) em todo o país – em Salvador, a manifestação está prevista para as 7h, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, na altura do Hiperposto. A ideia é reunir entidades que representem trabalhadores do campo e da cidade em torno de questões como a reforma da Previdência e outras medidas da gestão Michel Temer, além de empreendimentos rurais ou urbanos que retiram a população de seus locais de moradia. A UNMP também reivindica mudanças no programa Minha Casa Minha Vida, como inversão da política de subsídio com ampliação da faixa1, em função do perfil do déficit habitacional; controle social de todas as etapas do programa, com a participação dos movimentos sociais na elaboração e execução de projetos; além de abertura da Faixa 1 e meio para a atuação das entidades e da autogestão, no campo e na cidade.
Quinta, 30 de Março de 2017 - 06:40

PSDB irá apresentar proposta com lista fechada em 2018

por Erich Decat | Estadão Conteúdo
PSDB irá apresentar proposta com lista fechada em 2018
Foto: Divulgação
Em meio à busca para se definir um novo sistema eleitoral, o PSDB irá apresentar nas próximas semanas um projeto que estabelece para a próxima eleição geral a votação em lista fechada, com financiamento público. No mesmo texto, deverá constar um artigo prevendo um período de transição para que em que em 2022 o sistema passe a ser o do voto distrital misto. Nesse último modelo os eleitores votam duas vez. Uma nos candidatos do distrito e outra nas legendas."Vamos discutir dentro do partido para se encontrar uma forma salomônica e equilibrada. A ideia é casar a lista fechada com o sistema misto", afirmou o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG). Segundo ele, o financiamento público deverá ocorrer por meio da criação de um fundo eleitoral. "A questão de como serão divididos os recursos, é algo ainda a ser discutido", afirmou o tucano. O modelo de lista fechada para escolha dos candidatos tem sido criticado pelo presidente de honra do PSDB Fernando Henrique Cardoso. Em vídeo postado nas redes sociais, na última quarta-feira (22), FHC considera que a proposta de lista fechada é uma forma de evitar que a Operação Lava Jato "vá adiante". "Eleita vai ser a direção do partido e o povo vai votar em partidos. Quais? O povo nem sabe o nome dos partidos. Não dá para aprovar nada que tenha cheiro de impunidade", afirmou. Logo após as declarações de FHC, Aécio se reuniu com o ex-presidente para tratar do tema. Além da proposta da lista fechada com um processo de transição para o sistema misto, o senador defende que o Congresso dê celeridade em projetos que estabelecem o fim das coligações e uma cláusula de desempenho para que o partido receba recursos do fundo partidário e tenha assegurada estrutura dentro do Congresso. Ambas as propostas foram aprovadas pelo Senado e aguardam encaminhamento na Câmara. "Temos que encontrar uma forma de avançar na reforma política. O primeiro passo é aprovar o fim das coligações e a cláusula de barreira", ressaltou.
Vereador quer gratificação fixa a rodoviários, mas consórcio alerta: 'Saída é aumentar tarifa'
Foto: Gabriel Lima / Agecom
Vereador e presidente do Sindicato dos Rodoviários da Bahia, Hélio Ferreira (PCdoB) apresentou à Câmara Municipal um projeto de lei que visa assegurar aos motoristas e cobradores da capital baiana uma gratificação pelo trabalho em festas populares. A proposta foi publicada no Diário Oficial do Legislativo (DOL) desta quarta-feira (29), mas é recebida com críticas pelo consórcio Integra, responsável por administrar o sistema de ônibus em Salvador. Em entrevista ao Bahia Notícias, o assessor de relações sindicais do grupo, Jorge Castro, alegou que a aprovação da matéria resultaria em aumento da passagem para a população. "Toda vez que você cria um custo para o setor, só há uma saída: aumentar a tarifa", argumentou. Hélio Ferreira sugere o pagamento de uma diária de 100% por cada jornada de sete horas trabalhada em operações direcionadas a todas as festas populares e ou que dependam de linhas especiais para o serviço público. O projeto destaca a necessidade do pagamento especialmente no período do Carnaval. "É neste mesmo período que os rodoviários são colocados em maiores situações de risco sem que haja pagamento algum de adicional de periculosidade. Sob efeito de álcool, muitos passageiros desrespeitam os culpam os trabalhadores pelos engarrafamentos e lotação dos veículos; o número de assaltos e furtos crescem e motoristas e cobradores operam o sistema 24 horas por dia", justifica o texto. Atualmente, rodoviários e empresários negociam a cada ano o pagamento de uma gratificação pelo trabalho no Carnaval. Segundo o vereador, o valor do pagamento não chega a 50% de uma diária. "O que a gente consegue não é um valor adequado", opina, em entrevista ao Bahia Notícias. Para o assessor do Integra, no entanto, é inviável fixar um montante adicional a ser pago aos trabalhadores anualmente. "A gratificação de Carnaval acontece em função do que acontece a cada ano", justifica. Jorge Castro alega ainda que o projeto apresentado por Hélio Ferreira é inconstitucional. Ele sustenta que mudanças na relação de trabalho não podem ser feitas pela Câmara, apenas pela União. Além disso, ele alega que o vereador não poderia apresentar o projeto sem indicar de onde viria o dinheiro para pagar as gratificações. "O projeto dele é completamente ilegal", criticou o assessor.
Demissão de terceirizados ensaia tensão na base de ACM Neto na Câmara de Salvador
Foto: Antonio Queirós/ CMS
Uma série de demissões de funcionários terceirizados que prestam serviços à prefeitura de Salvador – parte deles indicados por vereadores – provoca um ensaio de tensão entre os edis e o Palácio Thomé de Souza. O tema, no entanto, é minimizado por articuladores do prefeito ACM Neto, que tentaram, em um almoço realizado na última semana, aparar as arestas com os vereadores. As queixas se acumularam e o prefeito agendou, para abril, um encontro da base aliada com os secretários municipais para, na sequência, fazer um almoço. Além das demissões de apadrinhados dos edis, vereadores reclamam da dificuldade em agendar encontros com ACM Neto, apesar de admitirem os esforços da articulação política, capitaneados pelo vice-prefeito Bruno Reis (PMDB) e pelo chefe de gabinete, João Roma (PRB). Apesar do ensaio de tensão, todavia, ainda são remotas as possibilidades de mudanças no cenário de votações de projetos de interesse do Executivo na Câmara. A maioria no legislativo construída na eleição pelo prefeito se mantém e, por enquanto, nenhum edil deve se arvorar para contrapor a popularidade de ACM Neto na capital baiana.
Quinta, 30 de Março de 2017 - 00:00

Falta de pessoal especializado atrasa chegada de piscina olímpica a Salvador

por Estela Marques
Falta de pessoal especializado atrasa chegada de piscina olímpica a Salvador
Foto: Divulgação / Rio 2016
A falta de profissionais especializados para manutenção, preservação e conservação da piscina usada nos Jogos Olímpicos Rio 2016 atrasou a chegada do equipamento à capital baiana. O prazo inicial estabelecido pela prefeitura foi março deste ano (veja aqui), mas, de acordo com o secretário de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), Geraldo Júnior seria oneroso ao município trazer a piscina sem o contexto adequado. “A manutenção dela na cidade de Salvador, longe do conceito do Ministério dos Esportes – haja vista eles terem profissionais e técnicos especializados para isso – seria muito onerosa. Quero trazer bem próximo da instalação, para que não entre num processo de depreciação. (...) Nosso receio é que aqui, por ausência de profissionais ainda treinados para cuidar da cautela específica de instrumentos da piscina, que ela caísse em processo de depreciação”, explicou. Entre abril e maio a prefeitura fará a seleção de cinco técnicos para ficarem responsáveis pela manutenção da piscina. Os profissionais serão treinados na sede da Mirta, na Itália, na primeira quinzena de maio. A piscina olímpica deverá ser instalada na Pituba, para integrar um centro aquático na Praça Wilson Lins.
Quinta, 30 de Março de 2017 - 00:00

Bispo de Barra diz que verdade sobre transposição ‘se mostrará a tempo’

por Francis Juliano
Bispo de Barra diz que verdade sobre transposição ‘se mostrará a tempo’
Foto: Reprodução / Click RBS
Uma das vozes mais críticas à transposição do Rio São Francisco, o bispo Diocesano de Barra, no oeste baiano, Dom Luiz Cappio, ainda tem fé no projeto. Cappio – que diz não ser contra a transposição em si, mas à forma como foi conduzida – não mudou a opinião desde quanto fez duas greves de fome, clamando pela revitalização do rio, cuja maior extensão corre pela Bahia. A primeira, em 2005, durou 11 dias. Em 2007, o jejum foi de 23 dias. O frei declarou que não pretende fazer novas greves de fome. Na visão dele, a verdade sobre o projeto será revelada a tempo de a própria Constituição exigir mudanças. “O grito de alerta foi dado em duas ocasiões, através dos jejuns que assumimos. O Brasil e o mundo tomou conhecimento desta realidade triste em que vive o rio e o povo ribeirinho. A verdade se mostrará a seu tempo. Ninguém perde por esperar”, vaticinou em entrevista ao Bahia Notícias. De acordo com o religioso, foram “circenses” as inaugurações feitas por Michel Temer e pelos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff.  “Acompanhamos os espetáculos circenses das duas inaugurações [...] Este projeto foi e continua sendo um rico "cabo eleitoral". Nosso atual presidente corre atrás de aprovação popular para seu desastroso governo. O grupo do PT quer garantir um lugar na agenda eleitoreira para 2018. Quer promoção melhor do que Inaugurar o projeto de transposição?”, questionou.

Foto: Reprodução / Novoeste

Para o frei, em tempo de estiagem prolongada, falar em “obras hídricas” é “fonte segura de votos” devido ao sonho das comunidades de terem abastecimento regular. No entanto, na visão dele, quem vai se beneficiar, de fato, são os projetos “agroindustriais”. Como esperava a revitalização do rio, Cappio usa a analogia de que um “anêmico não pode doar sangue” e se diz indignado com o tudo que transcorreu. E interroga: “O Rio São Francisco, na situação em que ele se encontra, até quando terá condições de satisfazer a ganância de poucos em detrimento às necessidades de muitos? Até agora não temos nenhum projeto sério de revitalização. Fala-se muito, mas ainda não chegou. Meu sentimento é de indignação”, desabafa.  Em relação aos ribeirinhos, o frei afirmou que é preciso que haja uma união de todos para o que chamou de grandes reformas ambientais. “Todos, ribeirinhos e povo brasileiro, precisamos urgentemente assumir esta luta pelas grandes reformas ambientais, principalmente no que diz respeito a água. Desde o início das obras de transposição, fala-se também na revitalização. A transposição chega a seu fim e a revitalização ainda não começou. A luta séria, assumida pela revitalização é condição 'sine qua non' para que o Rio São Francisco continue vivo e gerando vida para milhões de brasileiros”, finalizou.
Efetivo, Bahia vence o Sergipe e fica próximo das semifinais do Nordestão
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
O Bahia está muito próximo de chegar às semifinais da Copa do Nordeste. Em Aracaju, o ataque funcionou no segundo tempo e o Esquadrão venceu o Sergipe na noite desta quarta (29) por 4 a 2, pela primeira partida das quartas de final da competição. Elton e Fabiano marcaram para o time da casa. Hernane, Matheus Reis, Zé Rafael e Régis marcaram para a equipe de Guto Ferreira.Confira os detalhes na Coluna de Esportes!
Boato sobre apoio da OAB a guerra civil no país é destaque na coluna Justiça
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em nota, desmentiu um boato de que teria se posicionado de modo favorável a uma suposta guerra civil no país, causada pela reforma da Previdência. A invenção circulou pelas redes sociais e assustou parte da população. Leia essa e outras notícias na coluna Justiça!
Terapia com células-tronco para combater impotência é destaque na coluna Saúde
Homens com disfunção erétil poderão recorrer a uma terapia com células-tronco para tratamento do problema. Pesquisadores do Hospital da Universidade de Odense, da Dinamarca, usou células-tronco de gordura abdominal retiradas via lipossucção, que foi injetada no pênis de 21 voluntários. Leia essa e outras notícias na coluna Saúde!
Pressão para que Bob Dylan aceitasse prêmio Nobel é destaque na coluna Cultura
Após a Academia Sueca dar um prazo para que Bob Dylan decidisse se receberia ou não o Nobel de Literatura, o cantor e compositor finalmente resolveu aceitar o prêmio. O homenageado viajará para Estocolmo e deve aproveitar para resolver o imbróglio. Leia essa e outras notícias na coluna Cultura!
Confusão sobre suposto convite de Anitta a Justin Bieber é destaque na coluna Holofote
Um jornal criou polêmica ao sugerir que  o cantor Justin Bieber estaria interessado em Anitta e, por isso, teria sido convidado para seu aniversário. Em nota divulgada através de sua assessoria, a artista repudiou a informação e acusou o periódico de repassar informações de "teor machista". Leia essa e outras notícias na coluna Holofote!
Retrocesso nos investimentos em atletas e eventos é destaque na coluna Esportes
Menos de um ano após a realização dos Jogos Olímpicos, a realidade do esporte nacional é preocupante. De acordo com o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, os investimentos, a partir de agora, serão menores. Na visão do dirigente, há um retrocesso. Leia essa e outras notícias na coluna Esportes!
Professores e coordenadores estaduais são promovidos por titulação acadêmica
Foto: Divulgação/ SEC-BA
Uma lista classificatória com a progressão funcional por avanço vertical de 1.359 professores e coordenadores pedagógicos dos Ensinos Fundamental e Médio da rede estadual de ensino foi divulgada nesta quarta-feira (29), no Diário Oficial do Estado, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). A mudança é resultado de cursos de pós-graduação realizados pelos educadores, sendo 1.040 por especialização, 284 por mestrado e 35 por conclusão de cursos de doutorado. A progressão terá validade a partir de maio. Segundo a SEC, os servidores que tiveram seus processos indeferidos devem entrar com recurso no período de 1º a 15 de abril. Em maio, a pasta divulgará uma lista definitiva sobre os pedidos recursais.
Quarta, 29 de Março de 2017 - 21:40

Maia diz que cassação do mandato de Temer traria instabilidade

por Isadora Peron | Estadão Conteúdo
Maia diz que cassação do mandato de Temer traria instabilidade
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quarta-feira (29) que uma eventual cassação do mandato do presidente Michel Temer pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) traria "instabilidade" para o país. "É óbvio que, se um tribunal cassar o mandato de um presidente, isso gera instabilidade", disse. Maia, porém, não quis fazer previsões sobre o resultado do julgamento no TSE da ação que pede a cassação da chapa formada também pela ex-presidente Dilma Rousseff. O início da análise do processo está marcado para iniciar na próxima terça (4). Na segunda (27), o relator da ação, ministro Herman Benjamin, encaminhou aos outros seis integrantes da Corte Eleitoral um relatório final de 1.086 páginas que resume os principais pontos do processo. Fontes que acompanham as investigações dão como certo que o relator vai se posicionar a favor da cassação da chapa Dilma-Temer. Caso o TSE decida pela cassação do mandato de Temer, o presidente poderá recorrer da decisão no Supremo Tribunal Federal (STF). Se o Supremo confirmar a decisão, a Constituição prevê que ocorra uma eleição indireta, isto é, onde o Congresso deve escolher o novo mandatário do País. Até lá, caberia a Maia, de acordo com a linha sucessória, assumir o posto de presidente da República temporariamente.

No aniversário de Salvador, prefeito comenta legado de gestão para a cidade
Foto: Max Haack / Secom
Nos 468 anos de Salvador, o prefeito ACM Neto avaliou o legado deixado pela sua administração de pouco mais de quatro anos. Segundo ele, os benefícios levados à população se tornaram possíveis graças à ampliação dos serviços públicos e ao equilíbrio nas contas públicas. "As pessoas voltaram a ter motivo de falar bem de Salvador e isso não tem preço. Eu acho que isso é o maior legado, que não se traduz em obras, em projetos, mas no sentimento que a gente acaba conseguindo perceber de cada morador, de cada pessoa que vem, que ama essa cidade e que gosta dela", comentou o prefeito. O prefeito lembrou ainda que há R$ 600 milhões de investimentos em obras espalhadas pela cidade e considera que o montante garante perspectivas melhores para a capital baiana. "Os 468 anos vêm marcado por um momento em que essas grandes transformações estão se consolidando", disse.
Vitória bate River-PI e larga na frente nas quartas de final do Nordestão
Foto: Benonias Cardoso/ Futura Press/ Estadão Conteúdo
O Vitória largou bem na luta por uma vaga nas semifinais da Copa do Nordeste. Em duelo disputado na noite desta quarta-feira (29), no Estádio Lindolfo Monteiro, o Rubro-negro baiano venceu por 3 a 2, abrindo vantagem para o jogo de volta, que acontece no sábado (1º), às 16h, no Barradão. Clique aqui e saiba todos os detalhes do confronto.
Dois envolvidos em assassinato de PM em farmácia da Pituba são presos
Foto: Divulgação
Dois envolvidos no latrocínio de um sargento da Polícia Militar em uma farmácia da Pituba (veja aqui), em Salvador, foram presos. De acordo com a assessoria da Polícia Civil, Fabiano Silva da Paixão e Sílvio Manuel Jesus da Hora foram presos por equipes das 13ª e 41ª Companhias Independentes de Polícia Militar. Eles foram flagrados após assaltar uma farmácia na Rua Professor Sabino Silva, no Jardim Apipema. Policiais perseguiram a dupla até a Rua Conselheiro Pedro Luiz, no Rio Vermelho, onde houve troca de tiros, e o carro utilizado foi atingido e bateu em um poste. Um terceiro suspeito também é procurado. De acordo com o delegado Odair Carneiro, titular da Delegacia de Homicídios Múltiplos (DHM), Vitor Santos da Silva Pires é procurado. “Com a prisão dele concluímos o inquérito. Temos dois envolvidos presos e o Wilter Chagas Santos morreu em confronto com policiais da Força Tarefa no dia seguinte ao crime”, explica Odair. Fabiano e Sílvio irão responder por roubo e tentativa de homicídio.
Quarta, 29 de Março de 2017 - 20:50

Temer anuncia volta do Irã à carne nacional sem que país tenha declarado embargo

por Gustavo Porto e Anne Warth | Estadão Conteúdo
Temer anuncia volta do Irã à carne nacional sem que país tenha declarado embargo
Beto Barata/PR
O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, corrigiu nesta noite de quarta-feira (29) o equívoco do presidente Michel Temer (PMDB), que, momentos antes, em cerimônia no Planalto, anunciou a reabertura do mercado do Irã à carne brasileira. "Tecnicamente não houve embargo do Irã à carne brasileira, houve suspensão dos abates", disse. Maggi explicou que pelo fato de o Irã ser um país islâmico e ter um procedimento de abate diferenciado, chamado de halal, que é feito pelos próprios membros dessa religião dentro dos frigoríficos, o processo foi suspenso durante a Operação Carne Fraca. O secretário de Defesa Agropecuária, Luiz Rangel, lembrou que o Irã havia apenas pedido informações ao Brasil sobre os problemas relativos às investigações e que o fluxo de comércio de carnes entre os dois países deve ser retomado ainda esta semana. Maggi, que participou de um evento de assinatura do novo Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa), disse que a Operação Carne Fraca não influenciou no decreto assinado hoje por Temer. O ministro reafirmou que, apesar do fim das suspensões de importações anunciado por vários países, a União Europeia (UE) ainda cobra explicações do governo brasileiro sobre as investigações em frigoríficos envolvidos e ainda a ação de fiscais agropecuários. "A União Europeia quer saber a extensão de envolvimento dos 33 técnicos do ministério", relatou. Maggi confirmou ainda que ele e o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, farão missões a grandes países importadores de carne brasileira.

Governo anuncia aumento de impostos e contingenciamento de R$ 42,1 bilhões
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
O Ministério da Fazenda anunciou na noite desta quarta-feira (29) o aumento de impostos e um contingenciamento de R$ 42,1 bilhões no orçamento do governo federal. As medidas foram adotadas para cobrir um buraco no orçamento deste ano. Na semana passada, o Palácio do Planalto anunciou que faltam R$ 58,2 bilhões para atingir a meta fiscal de 2017, que prevê déficit de R$ 139 bilhões. Quase todos os setores econômicos deixarão de contar com desoneração da folha de pagamento. O benefício será preservado apenas para as áreas de construção civil e obras de infraestrutura, transporte rodoviário, metroviário e ferroviário coletivo de passageiros e empresas de comunicação. A expectativa é arrecadar R$ 4,8 bilhões com a medida. O governo também anunciou o fim da isenção de IOF em operações de crédito para cooperativas de crédito, para arrecadar mais R$ 1,2 bilhão. O Ministério da Fazenda espera ainda ter R$ 10,1 bilhões com usinas hidrelétricas que estão retornando para o controle da União.
MP-BA move ação contra Reclame Aqui por induzir consumidores a erro
Foto: Divulgação
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ingressou com uma ação civil pública contra o site Reclame Aqui, por induzir ao erro consumidores com problemas de relações de consumo. De acordo com a promotora de Justiça Joseane Suzart, o site induz ao erro ao informar aos clientes que recebe reclamações e apresenta denúncias contra fornecedores, mas, no entanto, oferece serviços personalizados a empresas que pagam mensalidades e são beneficiadas. Para a promotora, tal informação contrasta com o discurso de que seria um serviço gratuito sem parceria financeira. A promotora pede, em caráter liminar, que a empresa seja compelida a divulgar reclamações dos consumidores sem alterar o conteúdo das manifestações no site e a observar a confiança depositada em seus serviços. Entre outros aspectos, a promotora de Justiça solicita ainda que a Justiça determine à empresa que não beneficie fornecedores que mantêm patrocínios ou parcerias e que altere o modo de realizar seus serviços, passando a avaliar previamente a veracidade das reclamações dos consumidores antes de publicá-las, não privilegiando eventuais parceiros ou patrocinadores. Joseane Suzart diz que “os consumidores, aos acessarem o site ‘Reclame Aqui’, buscam informações verídicas e confiáveis no que tange a determinadas empresas”. “Dessa maneira, se o referido site não presta informações claras e suficientes, os indivíduos se sentem inseguros diante de um serviço que propõe justamente o oposto”, pontua. 
Adriana Ancelmo é levada para cumprir prisão domiciliar no Rio de Janeiro
Foto: Reprodução / TV Globo
A ex-primeira-dama do estado do Rio de Janeiro, Adriana Ancelmo, deixou o presídio de Bangu 8 na noite desta quarta-feira (29) e foi levada por agentes da Polícia Federal para cumprir prisão domiciliar. Ela estava na unidade prisional desde o dia 17 de dezembro e responde por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu o benefício a Adriana Ancelmo na última sexta-feira (24), sob a condição de que a casa não tivesse telefones fixos nem celulares e acesso à internet. A ex-primeira dama foi hostilizada na saída do presídio por familiares de presos e na frente da sua casa por manifestantes.
Página altera letras de músicas machistas e viraliza: ‘Mostramos o machismo velado’
Foto: Reprodução / Facebook
A página "Arrumando Letras" viralizou no Facebook após "consertar" letras de músicas machistas. A página seleciona trechos sobre temas como violência contra a mulher e relacionamentos abusivos e os transforma. "A gente trata sobre temas espinhosos de uma forma muito leve, mas isso não quer dizer que não levamos esse assunto a sério. Muito pelo contrário, inclusive", afirmou a administradora da página em um posicionamento. Em seis dias, a página já tem mais de 198 mil curtidas. Dentre os cantores e bandas que tiveram suas letras alteradas estão Exaltasamba, Matheus e Kauan, Henrique e Diego, Marcos e Belutti, entre outros. "A página foi criada para mostrar o machismo velado (ou nem tanto) em músicas populares que, muitas vezes, cantamos despretensiosamente", afirmou a dona da página, a advogada Camila Queiroz, de 25 anos. A administradora ainda afirmou, em um dos posts, que começou com músicas do ramo sertanejo porque era o gênero com que ela tinha maior proximidade, mas que "agora iremos expandir e a 'arrumação' vai ser geral".
Monumento do Cristo da Barra é tombado e prefeitura anuncia requalificação de obra
Foto: Valter Pontes / Secom
O Monumento ao Cristo Nosso Senhor, mais conhecido como Cristo da Barra, foi oficialmente tombado pela prefeitura nesta quarta-feira (29), em homenagem aos 468 anos de Salvador. No evento também foi divulgado um projeto de restauração da obra, acompanhada de uma mudança no pedestal e uma nova iluminação. Criada em 1920, a estátua foi tombada por representar uma obra de caráter religioso, resguardando valores da cultura local, além de simbolismos como bênçãos à cidade, fé cristã, proteção e paz. Essa foi a segunda ação da Lei de Preservação ao Patrimônio Cultural do Município (Lei 8.550/2014), organizada por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM).  A primeira ação da lei foi o tombamento do conjunto monumental do terreiro Hunkpame Savalu Vodun Zo Kwe, também conhecido como Vodun Zô, localizado no bairro da Liberdade. O próximo conjunto que deverá ser contemplado pela legislação municipal é a Pedra de Xangô, em Cajazeiras XI, com cerimônia prevista para acontecer no próximo mês de abril. O projeto de requalificação ambiental do Morro do Cristo, na Barra, prevê o tratamento dos acessos e valorização do monumento. A intervenção compreende uma área de aproximadamente 500 m² e o investimento previsto é de R$1,2 milhão. Além do restauro da estátua do Cristo Salvador, será feita substituição do pedestal, que passará de granito preto para vidro. Junto com uma nova iluminação, tem como intuito fazer com que as pessoas tenham a impressão de que o Cristo pareça “flutuar” ao largo do mar. O projeto contempla também a instalação de uma Praça das Bandeiras. Toda a vegetação existente e haverá o plantio de coqueiros no espaço.
Prefeitura entrega primeira fase de obra de contenção de encosta em Barro Branco
Foto: Max Haack / Secom
A prefeitura entregou nesta quarta-feira (29) a primeira etapa da contenção da encosta na comunidade do Barro Branco, situada às margens da Avenida San Martin. No evento, o prefeito ACM Neto assinou a ordem de serviço para início das obras da segunda etapa da encosta e anunciou o começo da terraplanagem para a construção do conjunto habitacional que vai ser construído na localidade. Em abril de 2015, deslizamentos de terra provocados por forte chuva mataram 11 pessoas na comunidade. "Foi um compromisso da prefeitura a realização dessa contenção. Estamos investindo aqui quase R$ 9 milhões no total com recursos próprios, pois se esperássemos recursos externos ela não estaria acontecendo", comentou o prefeito ACM Neto. A primeira etapa corresponde a 70% de toda a obra de contenção de encosta no Barro Branco e engloba a contenção de 1.682m² utilizando a técnica de cortina atirantada. Além disso, foi instalado um sistema de drenagem que vai encaminhar toda a água proveniente das chuvas para a rede de drenagem existente na Avenida San Martin. A segunda etapa será composta por implantação de outras cortinas atirantadas e terá investimento de R$ 3,5 milhões. Logo após a finalização desta fase, será iniciada a terraplanagem para a construção de um conjunto habitacional com 80 unidades, divididas em quatro prédios. O projeto está em fase de elaboração e captação de recursos junto ao Ministério das Cidades e deverá ser construído dentro do programa Minha Casa, Minha Vida.
Câmara rejeita PEC que permitiria cobrança de pós em universidades públicas
Foto: Zeca Ribeiro/ Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados rejeitou nesta quarta-feira (29), em votação feita em segundo turno, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que daria às universidades públicas permissão para cobrança de mensalidade em cursos de extensão e pós-graduação lato sensu. Como é uma PEC, o projeto precisaria ter voto favorável de, pelo menos, três quintos dos deputados (308 dos 513), mas recebeu endosso de 304 parlamentares, o que levou o texto a ser arquivado. Outros 139 deputados foram contra PEC e dois se abstiveram.  Segundo a PEC, um artigo da Constituição seria modificado para passar a prever que o princípio da gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais não se aplica nos casos de pós-graduação lato sensu e cursos de extensão. Nesses casos, caberia à direção da universidade decidir sobre cobrar ou não mensalidade dos alunos. Deputados da base de Temer tentaram articular para que a PEC fosse aprovada, enquanto parlamentares da oposição buscavam votos para que a proposta fosse rejeitada.

Polícia desmonta quadrilha que roubava motoristas do Uber em Salvador
Foto: Divulgação
A Polícia Militar desbaratou nesta quarta-feira (29), na região do Porto Seco Pirajá, uma quadrilha especializada em roubar motoristas do Uber em Salvador. De acordo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o grupo, que está com mandado de prisão em aberto, tem relação com mais de 20 assaltos. Suspeita-se, ainda, que a quadrilha tenha participação em um homicídio. Os criminosos estavam sendo investigados desde o início do ano pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV). Ainda segundo a SSP, o sargento reformado do Exército Júlio Moura Costa estava num carro roubado com um revólver calibre 38 de numeração raspada, acompanhado de Ariane Ferreira de Simões e Antônio Cláudio dos Santos Conceição – este tem passagem pela polícia por roubo a ônibus. Além de integrar a quadrilha, o militar, ex-segurança da traficante 'Nem Gorda', fazia também a manutenção das armas usadas nos assaltos. A missão de Ariane era chamar o motorista pelo aplicativo, enquanto os dois comparsas seguiam o carro e aguardavam o melhor momento para abordá-lo. Os três roubavam os pertences e obrigavam as vítimas a sacarem dinheiro em caixas eletrônicos. Com os bandidos foram encontrados um Sandero roubado, de cor branca e placa NZV-9381, e um Celta com suspeita de adulteração, além de chaves, celulares e cartões de crédito. Para dificultar a identificação, Ariane usou o nome da sogra para se cadastrar na ferramenta. A polícia acredita que o seu marido, Gryaco Jones, que está preso, era um dos mentores da quadrilha.
A 2ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) desaprovou, nesta quarta-feira (29), as contas de três convênios entre órgãos da administração estadual e prefeituras municipais. Por conta da gravidade das irregularidades encontradas, os ex-prefeitos de Andaraí (Renato Costa Pinto), Ibipeba (Nei Amorim Souza) e Aurelino Leal (Domingos Marques dos Santos) terão que devolver a soma de R$ 342.594,44 aos cofres públicos. Em Andaraí, os processos com as contas desaprovadas foram os TCE/00456/2006 e TCE/005009/2009, do convênio 01/2004, entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, com valor de R$ 238.964,17. Renato Costa Pinto terá que devolver R$ 195 mil; Em Aurelino Leal, foi o processo TCE/00876/2014, do Plano de Ação 029/2011, firmado entre a prefeitura local e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) que teve as contas negadas e deverá ter seu valor (de R$ 86.442,72) ressarcido completamente pelo ex-prefeito Domingos Santos. Por fim, de R$ 199.178,33 do processo TCE 001165/2008, do convênio 083/2005, entre a Prefeitura de Ibipeba, a Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Esporte (Setras) e a Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), R$ 61.151,72 terão que ser devolvidos pelo ex-prefeito Nei Amorim de Souza. O TCE-BA multou, ainda, os ex-prefeitos de Aurelino Leal e de Ibipeba em R$ 3 mil e R$ 1 mil, respectivamente.
Vacina contra febre amarela estará disponível a partir dessa quinta; confira locais e indicações
Foto: Divulgação / Sesab
A população soteropolitana poderá se vacinar contra febre amarela a partir desta quinta (30). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), são 19 unidades de referências distribuídas pelo município. A distribuição para todos os cidadãos dentro do público-alvo da vacina foi liberada pela Secretaria após a confirmação de três casos de febre amarela em macacos na Vila Laura, em Paripe e no Itaigara. No Distrito Sanitário de Brotas, todas as unidades estarão realizando a imunização "para garantir a cobertura vacinal da área onde foi registrado o primeiro caso positivo em macacos", que foi encontrado na Vila Laura. O shopping Vila Laura Tropical e a Paróquia Jesus de Nazaré também irão vacinar a população entre essa quinta (30) e sexta (1º). Cera de 400 mil doses do imunobiológico foram distribuídas pelos postos. A vacina tem eficácia de 95% e tem esquema de vacinação com duas doses, tanto para adultos quanto para crianças. "As crianças devem receber as vacinas aos nove meses e aos quatro anos de idade. Assim, a proteção está garantida para o resto da vida. Para as pessoas que não tomaram a vacina na infância, a orientação é tomar uma dose da vacina e outra de reforço, dez anos depois da primeira", disse a SMS em nota. A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. A lista completa de postos de vacinação contra febre amarela está disponível aqui.
Mulher é resgatada após ser mantida em cárcere privado pela família por 16 anos
Foto: Divulgação/ Polícia Civil
Uma mulher de 36 anos foi resgatada após ser mantida em cárcere privado pelos próprios familiares durante 16 anos. O resgaste, que ocorreu no dia 9 deste mês, em Uruburetaman (CE), só foi divulgado nesta quinta (29), um dia após a prisão do irmão dela, identificada como Maria Lúcia de Almeida Braga. Segundo informações do jornal O Povo, a mulher foi mantida presa após engravidar. A criança foi entregue a terceiros. Segundo o titular da Delegacia Regional de Itapipoca, delegado Harley Filho, que também responde pela delegacia de Uruburetama, no dia 8 de março os policiais receberam a denúncia de uma mulher que era mantida em cárcere privado. No dia seguinte, o delegado afirma que a equipe foi até o lugar e resgatou a vítima. Filho contou como ocorreu o resgate. "Rompemos dois cadeados e arames para ter acesso ao terreno. Havia três casas e a primeira era a de lá. Havia um terceiro cadeado e quando entramos no imóvel, no quarto que dava acesso à vítima, existia um último cadeado", afirma. O espaço em que Maria Lúcia vivia continha apenas uma rede e outro resto de rede, usado como lençol. Ele não possuía banheiro e, segundo o delegado, o odor de fezes e urina deixava o local fétido. A mulher era mantida nua e se alimentava apenas duas vezes por dia, de acordo com relatos da própria família. Levada ao hospital de Uruburetama, a mulher foi atendida e está sob os cuidados de uma família local, onde foi acolhida. O delegado afirma que a mulher passou anos sem conseguir falar e se comunicava por meio de escrita. Aos poucos, ela está conseguindo voltar a falar. A Polícia Civil também conseguiu identificar o filho de Maria Lúcia. O rapaz é um adolescente de 16 anos e a abordagem deve ser cuidadosa para não gerar traumas, diz Harley Filho. O irmão, João Almeida Braga, o Joãozinho, como é conhecido, foi preso por cárcere privado e maus tratos. A pena para os crimes vai até oito anos de reclusão. Sobre os pais da jovem, o delegado diz que são idosos e debilitados. João era quem cuidava das finanças da família e permitia a situação. "O motivo é que ela seria mãe solteira e eles não aceitavam. Eles dizem que encarceraram ela para que não engravidasse novamente. A criança foi entregue a terceiros", revela. Conforme o delegado, a mulher trancafiada durante quase duas décadas apresenta problemas psicológicos.
Para compensar cobrança indevida, conta de luz será 15% mais barata em abril
Foto: Reprodução / N1
Diante da cobrança indevida em contas de luz, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabeleceu que 90 distribuidoras de energia elétrica terão que realizar um ajuste de redução nas tarifas no mês de abril. A redução se refere a compensação da energia da Usina Nuclear de Angra 3. Como a Coelba integra a lista de distribuidoras, a conta de luz dos baianos vai ficar 15,46% mais barata, o equivalente a uma redação de R$ 6,65 a cada 100 kWh consumido nas residências. Em nota, a empresa explica que a percepção da redução tarifária nas faturas será a partir dos ciclos de leitura e do faturamento de cada conta. "Em geral, será completada em dois meses. Como exemplo: um cliente que teve o consumo aferido entre os dias 21 de março e 20 de abril, terá 10 dias com a tarifa vigente em março e 20 dias com a nova tarifa reduzida. Na conta do mês subsequente, o consumidor perceberá uma redução proporcional no valor referente aos demais 10 dias de abril com tarifa ajustada".
Itabuna: Em evento, Rui anuncia que a cidade terá Ronda Maria da Penha
Fotos: Reprodução / Manu Dias (GOVBA)
Durante a quarta reunião da Caravana do Pacto pela Vida (PPV), que aconteceu nesta quarta-feira (29) em Itabuna, o governador Rui Costa anunciou que a cidade irá receber, em 30 dias, a Ronda Maria da Penha. O objetivo da ação é que seja estabelecida uma cooperação entre os órgãos de segurança para repressão de atos e situações de violência doméstica. Na ocasião, Rui anunciou que serão instaladas diversas medidas de prevenção social a curto e médio prazo para que sejam diminuídos os índices de violência. "Nós resolvemos levar essa reunião a todas as regiões do estado. Estamos promovendo a caravana pela vida e pela paz. Estão aqui representados todos os poderes do Estado da Bahia. Os juízes, os promotores, os defensores, os delegados e os oficiais da PM sugeriram melhorias para os sistemas judiciais e de segurança pública. Várias medidas foram anotadas e iremos encaminhar algumas delas já em curto prazo, a exemplo da instalação da Ronda Maria da Penha, para cuidar dos casos de violência doméstica. No prazo de 30 dias, nós vamos instalar a Ronda aqui em Itabuna", informou o governador. Ele aproveitou a Caravana para estabelecer um diálogo entre representantes de órgãos e entidades da segurança pública estaduais, além de autoridades dos poderes Judiciário e Legislativo para articular ações integradas de combate à violência. Rui acredita que a família também tem papel nesta luta. "Este ator é fundamental para uma sociedade de paz. Quero renovar o pedido para que os pais, mães, avôs, avós e tios tragam as crianças e jovens para perto, com muito carinho, acolhimento e afeto, para não permitir que eles sejam capturados pelo mundo do crime". A caravana começou em Feira de Santana e passou também por Vitória da Conquista (sudoeste) e Eunápolis (extremo sul). Ao fim do evento, o governador entregou viaturas para as polícias Civil e Militar e para o Corpo de Bombeiros de municípios da região. À Polícia Civil foram destinadas 16 viaturas para Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Maraú, Ubaitaba, Ilhéus, Itabuna, Itajuípe e Iguaí; Para a Polícia Militar de Itabuna  Ilhéus  Camacã, e Itacaré e Ibicaraí, foram entregues outras 20 viaturas. Já os Bombeiros Militares do 4º e do 5º grupamento receberam dois desencarceradores, dois veículos e dois notebooks para controle das operações.
Quarta, 29 de Março de 2017 - 18:08

Homem mata avó e tia a facadas dentro de casa no Rio Vermelho

por Bruno Luiz
Homem mata avó e tia a facadas dentro de casa no Rio Vermelho
Foto: Google Street View
Um homem matou a avó de 100 anos e a tia-avó a facadas na tarde desta quarta-feira (29), na Rua Juazeiro, atrás da Avenida Juracy Magalhães Júnior, no bairro do Rio Vermelho. De acordo com informações da Central de Polícia (Centel), o duplo homicídio ocorreu dentro da casa da família, que fica ao lado da Rocha Comunicação. Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Militar, a 12ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Rio Vermelho) foi acionada por voltas das 16h40, com um pedido de socorro. Ao chegar ao local, os policiais encontraram o suspeito com um ferimento na mão na esquerda, provavelmente causado enquanto cometia os homicídios. Ele foi preso. O homem aparentava estar em surto psicótico e foi encaminhado ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) com acompanhamento do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência. A comandante da 12ª CIPM, Major Maria Cleide Milanezi, está na cena do crime. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) faz perícia na residência. Uma equipe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) também está no local. (Atualizada às 18h27)
Chapa Dilma-Temer: Não dá para prever data final de julgamento, afirma Gilmar Mendes
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, afirmou nesta quarta (29) que não dá para se prever uma data final para o julgamento da ação contra a chapa Dilma-Temer. O julgamento começará na próxima semana, quando irão ocorrer quatro sessões. A primeira é na manhã da próxima terça-feira (4). A ação poderá levar à cassação do mandato do presidente Michel Temer, uma vez que a ex-presidente Dilma Rousseff sofreu impeachment no Congresso. "Não dá [para prever se será um julgamento longo]. Não sabemos quantos incidentes vamos ter", afirmou Mendes. Ainda cabe recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Após 'Carne Fraca', governo anuncia novas regras para produtos de origem animal
Foto: Reprodução / Twitter / Palácio do Planalto
Após a Operação “Carne Fraca”, realizado no último dia 18 pela Polícia Federal, o governo federal anuncia a assinatura de um novo decreto que dispõe sobre o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa). De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, é uma atualização do decreto que completa 65 anos. “O Brasil de hoje é diferente do Brasil de 65 anos atrás, e por isso é preciso a atualização”, afirmou Novacki. De acordo com ele, os procedimentos serão adequados às mudanças sanitárias e às atualizações tecnológicas, buscando realizar alterações “importantes para o setor, atendendo demandas do setor ligado a produtos de origem animal”, afirmou. O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, comentou a Operação Carne Fraca. De acordo com ele, o Brasil ficou muito ameaçado. “Ficamos em uma posição muito difícil, tivemos que agir muito rapidamente” e que fechar os mercados de exportação implicaria em um “trabalho imenso para reabri-los”. “O governo venceu boa parte da batalha, mas tem outra pela frente, que é a reconquista dos mercados”, afirmou Maggi, que destacou que o decreto é “parte de um esforço para uma fiscalização rigorosa e desburocratização do setor, com transparência e objetividade nas fiscalizações”.
Moradores do Horto Florestal se queixam de casa abandonada com água parada
Foto: Leitor BN
Moradores da região do Horto Florestal se queixam de uma casa abandonada na Rua Piratancará. Segundo eles, o local tem pontos com água parada que podem se tornar focos de proliferação do mosquito Aedes aegypt. Imagens da residência mostram uma piscina com água suja e lixo.
Quarta, 29 de Março de 2017 - 17:15

BAR FC: Juninho (Primeiro Tempo) - Papo Catiguria

Juninho é o convidado do Papo Catiguria! Com o BAR FC, o jogador do Bahia atende aos pedidos dos torcedores e fala sobre o técnico Guto Ferreira e os resultados do clube. Confira!
Irã reabre mercado para carne bovina brasileira, anuncia Temer
Foto: Reprodução / NBR
O presidente da República, Michel Temer, anunciou nesta quarta-feira (29) que o Irã reabriu seu mercado para a carne bovina brasileira. De acordo com o presidente, o veterinário do Irã comunicou a embaixada local a reabertura. "Pouco a pouco o governo consegue regularizar as exportações", disse Temer.
Com R$ 40 milhões do EI, Bahia lucra R$ 2 milhões com investimentos
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O Bahia teve sua prestação de contas de 2016 aprovada na última terça-feira (28) pelo Conselho Deliberativo do clube. O clube terminou o ano com um superávit de R$ 21.810 milhões, grande parte desse valor devido às luvas de R$ 40 milhões recebidas do canal Esporte Interativo – a emissora fechou os direito de transmissão dos jogos do Tricolor entre 2019 e 2024, para o Campeonato Brasileiro. Esta receita deu ao Bahia a possibilidade de investir 70% das suas despesas no departamento de futebol. Segundo o diretor administrativo-financeiro Marcelo Barros, a agremiação investiu parte da quantia no mercado financeiro. De acordo com reportagem do site ESPN.com.br, o Tricolor teve retiro R$ 2 milhões desta quantia em impostos, além de R$ 3 milhões repassados ao acórdão trabalhista e outros R$ 4 milhões destinados ao pagamento de dívidas trabalhistas. Com R$ 31 milhões de “gordura” em caixa, a quantia foi aplicada ao final do primeiro semestre de 2016 e, até o momento, rendeu cerca de R$ 2 milhões aos cofres do clube. O valor total, no entanto, foi reduzindo com os investimentos feitos para reforçar o time. Segundo a reportagem, houve, por exemplo, um gasto de R$ 1 milhão em luvas para trazer o meia Renato Cajá. Integrante do “G5”, junto a Palmeiras, Santos, Atlético-PR e Coritiba, o Bahia ainda discute com a Rede Globo e o EI os contratos de transmissão televisiva em TV aberta e pay-per-view, e pode receber mais luvas ao decorrer da temporada. No momento, a expectativa é que haja um déficit ao final da temporada, muito por conta dos R$ 13 milhões necessários para arcar com os custos do acordo para ficar com o Fazendão e a Cidade Tricolor.




954 MIL ACESSOS,  RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!

TOTAL DE ACESSOS MAIS DE 954 MIL NO PLANETA TERRA! 29/03/17 -03H14

ON LINE - Visualizações de página de hoje
223
Visualizações de página de ontem
1.220
Visualizações de página do mês passado
13.282
Histórico de todas as visualizações de página
954.783
Seguidores
34
Gerenciar o rastreamento das suas exibições de página



Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
Entrada Visualizações de página
Rússia
380
Brasil
379
Taiwan
219
Estados Unidos
65
Alemanha
32
França
31
Venezuela
25
Ucrânia
8
Índia
6
Portugal
6
********************************************************************
TOTAL GERAL DIA 29/03/17 - 03H21

Visualizações de página por país
Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
Entrada Visualizações de página
Brasil
490916
Alemanha
179661
Estados Unidos
125292
Rússia
42629
Malásia
19731
China
14269
Ucrânia
8623
França
5498
Portugal
5230
Índia
4046




O POETA MARATONISTA!
             
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                         CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                          Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registrado em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DE VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.





Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 Salvador/Ba. 42. 198 metros
DIA 27/08/16



Curso  de  Comunicações  Verbais

(Um dos  melhores do Brasil/S. Paulo com credenciamento CFMO 097}


     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  de  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP

********************************************************************************
TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA DAS PEDRAS SETOR NORTE DA ARENA FONTE NOVA /BAHIA/BRASIL/20











































FBF e clubes anunciam regulamento do campeonato baiano 2017


O Campeonato Baiano de 2017 ganhou nova formula de disputa e terá inicio no dia 29 de janeiro, a primeira fase de classificação encerra 5 de abril. As semifinais acontecerão nos dias 9 e 16 de abril, enquanto que as finais nos dias 30 de abril e 7 de maio com total de 15 datas.
Os clubes se reuniram na sede da FBF.
O atual campeão Vitória,Bahia, Juazeirense, Fluminense de Feira, Galícia, Jacobina, Flamengo, Jacuipense, Vitória da Conquista, Bahia de Feira e o novato Atlântico aprovaram a nova formula de disputa
Na primeira fase de classificação, todos os 11 clubes em grupo único se enfrentarão em sistema apenas de ida, classificando-se os 4 melhores para a Semifinal. A partir da Semifinal será ida e volta, com 1º x 4º  e 2º  x 3º . Os dois vencedores buscam o título também em jogos de ida e volta. O primeiro e segundo colocados da semifinal têm vantagem de dois resultados iguais e realizar o jogo decisivo em seu mando de campo.
REBAIXAMENTO

Serão rebaixados para a Série B do Baianão 2018, os dois últimos colocados da 1ª fase, sem quadrangular.

MUDANÇA: As vagas para outras competições  serão distribuidas somente no Baianão, sem mais vagas para a Copa Governador do Estado. O campeão, o vice-campeão e o terceiro colocado garantirão vagas na Copa do Nordeste de 2018. Já na Copa do Brasil, o vencedor, o segundo colocado e o 3º garantirão as vagas. Poderão disputar o Brasileirão da Série D os três primeiros colocados exceto a dupla BAVI por já possuírem vaga em divisão superior.



O POETA MARATONISTA!
             
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                         CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                          Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registrado em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DE VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.





Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 Salvador/Ba. 42. 198 metros
DIA 27/08/16



Curso  de  Comunicações  Verbais

(Um dos  melhores do Brasil/S. Paulo com credenciamento CFMO 097}


     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  de  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP


********************************************************************************
                                  TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA DAS PEDRAS SETOR NORTE DA ARENA FONTE NOVA/ BAHIA/BRASIL/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário