segunda-feira, 13 de março de 2017

FUTEBOL BAIANO, BRASILEIRO E INTERNACIONAL 14-03-17


Segunda, 13 de Março de 2017 - 22:00 - FONTE BAHIA NOTÍCIAS

Bahia de Feira contrata meia Birungueta, ex-Internacional-PB

Bahia de Feira contrata meia Birungueta, ex-Internacional-PB
Foto: Divulgação
O Bahia de Feira anunciou mais um reforço nesta segunda-feira (13). Trata-se do meia Birungueta, 23 anos, que estava no Internaciona-PB. O atleta teve seu nome divulgado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).


Apesar de novo, o atleta já acumula alguns clubes na sua carreira. Ele já atuou por Linense-SP, Treze-PB, Itapipoca-CE e Përparimi Kukesi (Albânia).

Na tabela do Baianão, o Tremendão é o sexto colocado, com sete pontos conquistados. O próximo compromisso da equipe treinada por Quintino Barbosa será o Flamengo de Guanambi, às 16h deste domingo (19), no Joia da Princesa.


Kanxa não fabricará uniformes do Boa Esporte após contratação de Bruno
Foto: Divulgação
A contratação do goleiro Bruno vem se tornando uma dor de cabeça para o Boa Esporte-MG, mesmo antes de o jogador ter estreado. Uma série de patrocinadores vêm retirando apoio da agremiação. Nesta segunda-feira (13) foi a vez da Kanxa, fabricante do material esportivo da equipe mineira.


O anúncio foi feito pela empresa por meio de uma nota oficial. “A Kanxa informa que, a partir de hoje, a empresa não é mais fornecedora do material esportivo do Boa Esporte Clube”, informou.

A primeira perda do clube mineiro aconteceu ainda no último domingo (12). A a Nutrends Nutricion retirou seu investimento no Boa. Após isto, houve uma retirada em massa de aplicação na agremiação. Além das duas empresas citadas, outros três patrocinadores se desligaram da equipe de Varginha - o patrocinador máster Góis & Silva, e as empresas Cardiocenter e Magsul.


Romero desafia Anderson Silva por cinturão interino dos médios no UFC
Foto: Diego Ribas
Líder do ranking dos médios do UFC, o cubano Yoel Romero foi preterido da disputa do cinturão da categoria contra Michael Bisping – o veterano Georges St-Pierre será o desafiante. Por isto, o lutador fez um pedido curioso à organização nesta segunda-feira (13).


Romero cogitou a possibilidade de fazer uma luta contra o brasileiro Anderson Silva pelo cinturão interino, enquanto a luta entre Bisping e St-Pierre não acontece. O Spider, inclusive, já faz campanha para lutar novamente no UFC Rio, em junho – Silva venceu Derek Brunson no último combate. 

“Não seria ideia ruim e seria interessante para todos se eu lutasse com Anderson Silva. Seria interessante se lutássemos por um cinturão interino. Estou disposto a fazer outra luta, se for com um grande nome e bom para os dois, como com o Anderson. E por um título interino, seria ótimo”, desafiou, em entrevista ao programa MMA Hour.
Segunda, 13 de Março de 2017 - 18:30

Arnaldo Lira minimiza boa fase do Flu de Feira no Baianão: 'Nada de excepcional'

por Matheus Caldas
Arnaldo Lira minimiza boa fase do Flu de Feira no Baianão: 'Nada de excepcional'
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O Fluminense de Feira faz a melhor campanha de um clube do interior nesta edição do Campeonato Baiano 2017. Segundo lugar na tabela de classificação, no entanto, o técnico tricolor, Arnaldo Lira, ponderou a situação de seu time na competição.


Para o treinador, a sequência invicta do Touro não lhe enche os olhos. “É uma campanha boa e normal. Já fiquei invicto no Baiano 15 jogos, e desta vez são apenas sete. Nada de excepcional. Isso seria excepcional se eu fosse pra final e campeão de novo”, minimizou Lira, em entrevista ao Bahia Notícias. Ele foi campeão baiano em 2011 pelo Bahia de Feira.

Para o comandante do Flu de Feira, o elenco deste ano é mais qualificado que o de 2017, quando chegou às semifinais do estadual e bateu na trave do acesso à Série C. “Esse ano está muito mais forte [o elenco]. Se chegar, pode tirar Bahia e Vitória. Eles têm que ter muito cuidado. Isso se eu classificar, pois não há nada definido ainda”, avisou.

O próximo confronto do Flu de Feira será realizado neste domingo (19). Num jogo antecipado da nona rodada, o adversário será o Atlântico, às 16h, em Pituaçu. O Touro possui 17 pontos na competição.
Segunda, 13 de Março de 2017 - 18:15

De olho no Vasco, Vitória se reapresenta e faz treino regenerativo

por Glauber Guerra
De olho no Vasco, Vitória se reapresenta e faz treino regenerativo
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Após vencer o Botafogo-PB por 1 a 0, no último domingo (12), o Vitória se reapresentou nesta segunda-feira (13) de olho no confronto contra o Vasco da Gama, válido pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil.
Os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos realizaram atividades regenerativas no CT Manoel Pontes Tanajura. Já o restante da equipe participou de um trabalho de finalizações e um mini-coletivo com três times. O foco foi a posse d ebola.
A novidade foi a presença do atacante Paulinho. O jogador, que se recuperou de um problema no tornozelo, treinou normalmente. Ele ficou de fora apenas do mini-coletivo
O zagueiro Fred, que ainda se recupera de um trauma no joelho, participou dos trabalhos regenerativos e depois realizou atividades com Lucas Itaberaba, auxiliar da preparação.
O elenco volta ao batente na tarde desta terça-feira (14), a partir das 16h.
O duelo entre Vitória e Vasco está marcado para quinta (16), às 19h30, no Barradão, válido pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Para se classificar, o Leão precisa de um empate sem gols ou vence por qualquer placar, já que o jogo de ida terminou empatado em 1 a 1.
Após eliminação na Copa do Nordeste, goleiro da Juazeirense prega foco no estadual
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Um dos clubes mais regulares do futebol baiano nos últimos dois anos, a Juazeirense não faz uma boa temporada. No último sábado (11), o Cancão sofreu uma derrota por 5 a 0 do Sport, o que eliminou o clube da Copa do Nordeste. Para o goleiro Tigre, que não jogou na Ilha do Retiro, agora é momento de focar somente no Campeonato Baiano.


Na competição, a Juazeirense briga contra o rebaixamento. O arqueiro pediu foco total na busca pela manutenção na Série A do estadual. “O sentimento é de tristeza. A derrota não faz parte do dia a dia do jogador de futebol. Estamos numa fase não muito boa no Baiano e um resultado desse é complicado. Agora é seguir em frente e focar no Baiano. Temos chances remotas de classificação”, declarou, em entrevista ao Bahia Notícias.

Após o Baianão, a agremiação de Juazeirense jogará a Série D. Para Tigre, ainda não é momento para colocar o nacional em posição de prioridade. “Temos o foco, sim, na Série D. Mas agora só focaremos no Baiano. Qualquer deslize pode acarretar num rebaixamento. Com fé em Deus, isso não vai acontecer”, ponderou.

No estadual, o próximo adversário do time comandado por Carlos Rabello será o Vitória da Conquista. O duelo será realizado às 16h deste domingo (19), no Adauto Moraes. Na tabela, o Cancão de Fogo é o nono colocado, na porta do Z2, com cinco pontos.
Segunda, 13 de Março de 2017 - 16:40

Técnico do Jacuipense rebate acusação de racismo feita pelo Fla de Guanambi

por Matheus Caldas
Técnico do Jacuipense rebate acusação de racismo feita pelo Fla de Guanambi
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
A acusação de racismo feita pelo Flamengo de Guanambi na noite do último domingo (12) foi respondida pelo treinador do Jacuipense, Clebson Beleza (entenda aqui). De acordo com o técnico do Leão do Sisal, não houve qualquer tipo de ofensas raciais ao volante do Beija-Flor do Sertão, o camaronês Koffi. “A bola já estava fora e o atleta chutou a bola em direção ao meu rosto. Eu agachei e depois que levantei falei para ele tomar cuidado. Então, ele se irritou e veio para cima de mim”, relatou, em entrevista ao Bahia Notícias. Segundo Beleza, o bandeirinha teria contido o atleta africano na confusão. Um outro atleta também teria, em seguida, acusado o técnico de ter proferido gritos racistas. "O árbitro iria punir ele com amarelo. Correu e conversou com o bandeira e em reposta ouviu que não houve nada. Eu tenho índole e nunca teria um ato racista como esse. É um fato lamentável e o clube está tomando as devidas providências”, revelou. O árbitro da partida, Bruno Pereira Vasconcelos, não citou a confusão na súmula da partida – o único fato de destaque que ele registrou foi o fato de um torcedor ter arremessado uma garrafa no gramado aos quatro minutos do primeiro tempo. O atleta rubro-negro registrou um boletim de ocorrência na 15ª Coorpin de Serrinha. O técnico, por sua vez, ainda não foi intimado para depor.





















Boletim de ocorrência registrado pelo Flamengo de Guanambi | Foto: Divulgação
Fernando Miguel valoriza exibições do Vitória, mas espera evolução: 'Temos buscado isso'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
“Venceu, mas não convenceu”. Esse famoso e já surrado provérbio da bola é repetido à exaustão quando uma equipe triunfa, mas não apresenta um futebol de encher os olhos. É o que tem acontecido com o Vitória. Nesta temporada, o time comandado por Argel Fucks disputou 14 jogos. Venceu 11, empatou duas e perdeu uma. Apesar do restrospecto positivo, o torcedor ainda está desconfiado. O goleiro Fernando Miguel valorizou as exibições da equipe, mas reconhece que é preciso evoluir.
“É continuar o trabalho. É uma pergunta que virou rotina até da parte de vocês. Todo mundo que vem para coletiva, um dos principais questionamentos da nossa equipe é esse, a apresentação. Temos que continuar trabalhando. Temos nos dedicados, comprometidos com Argel, com o torcedor. A gente precisa continuar trabalhando, vencendo e esperar que as evoluções aconteçam de uma forma acelerada daqui para frente. O mais importante é que ela venha junto com o resultado. A gente quer, além do resultado, uma apresentação melhor. Hoje, o mais importante é o resultado. E a gente tem ficado satisfeito com o resultado. A gente espera que a melhora da apresentação venha de uma forma mais rápida daqui para frente”, disse o arqueiro, em entrevista coletiva.
O camisa 1 do Leão ainda diz compreender as críticas dos torcedores e garante que continuará empenhando em evoluir.
“O torcedor tem seu modo de enxergar as partidas, e a gente tem que respeitar. Não pode ficar incomodado porque o torcedor não está satisfeito com a apresentação da equipe. Temos que fazer nosso papel, trabalhar, nos dedicarmos e procurar evoluir individualmente e coletivamente. Temos buscado isso. A gente espera que essas apresentações passem a ser melhores. Mas, repito, os resultados têm sido muito satisfatórios. A gente está muito satisfeito com isso. E em cima dos resultados estamos buscando apresentações melhores”, emendou.
O próximo duelo do Vitória é contra o Vasco nesta quinta-feira (16), às 19h30, no Barradão, válido pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Como o primeiro jogo terminou empatado em 1 a 1, o Leão precisa vencer ou empatar sem gols para se classificar.
Após gols contra o Moto, Régis quer evitar status de artilheiro: 'Tem o Hernane'
Foto: Divulgação / EC Bahia
Com cinco gols na temporada de 2017, o meia Régis é o novo artilheiro do Bahia no ano. O jogador, que fez dois gols contra o Moto Club no último domingo (12), porém, quer evitar a fama de goleador. Ao desembarcar em Salvador no início da tarde desta segunda-feira (13), o jogador deixou a responsabilidade com Hernane, que tem quatro gols marcados no ano e foi o maior artilheiro do clube em 2016.
"Eu procuro estar sempre ajudando meus companheiros. Tem o Hernane que faz essa função... Eu estou sempre querendo ajudar a equipe, mas sempre que dá para fazer um golzinho, a gente procura fazer", indicou.
Ao ser perguntado sobre o rodízio de atletas no elenco tricolor, Régis disse não saber a ideia do técnico Guto Ferreira. Em entrevista coletiva realizada no último domingo, o treinador indicou que deve escalar força máxima na sequência (confira aqui).
"Eu não sei qual vai ser o pensamento do professor. Estamos em duas competições, mas acredito que ele sabe o que vai fazer" indicou.
O Bahia volta a jogar no próximo domingo (19), contra o Galícia, na Arena Fonte Nova, pela oitava rodada do Campeonato Baiano. No momento, a equipe ocupa o terceiro lugar do certame, com 14 pontos.
Após nocaute, Vitor Belfort recebe suspensão de um mês pelo UFC
Foto: Getty Images
A derrota para Kelvin Gastelum, no UFC Fortaleza, rendeu pouco tempo para Vitor Belfort se preparar para o seu último combate no octógono. Nesta segunda-feira (13), a Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA), divulgou que o lutador terá um mês de recuperação e 45 dias sem lutar.


Com a suspensão encerrando no dia 11 de abril, o peso médio brasileiro tem apenas dois meses para treinar para o UFC Rio, que será realizado no dia 3 de junho. O tempo de punição é o mesmo de Garreth McLellan, que foi nocauteado no primeiro round por Paulo Borrachinha, e Gian Villante, que foi nocauteado por Maurício Shogun no terceiro round.

Belfort admitiu que gostaria de fazer a sua despedida do UFC na cidade carioca, após 21 anos de carreira no MMA. “Chegou minha hora de encerrar meu capítulo como lutador profissional. Meu corpo já não é a mesma coisa para o treinamento, é muita dor. São mais de 14 cirurgias que eu já tive. Deixei tudo no octógono, fiquei triste de não dar a vitória para meus compatriotas, mas faz parte. Fazer treinamento para cinco rounds é muito sacrificante no corpo. Eu estava muito bem, mas ele conectou uns golpes muito bons, foi a noite dele hoje”, confessou.
Promotores franceses investigam corrupção na escolha de sedes do Mundial de Atletismo
Foto: Divulgação/IAAF
A justiça francesa está investigando um provável esquema de corrupção na escolha de cinco sedes do Mundial de Atletismo. De acordo com a promotoria do país, os eventos em Doha 2019, Londres 2017, Pequim 2015, Moscou 2013 e Eugene 2012 estão sob investigação.


O inquérito aponta que existiu a compra de votos das cidades, semelhante às investigações sobre as escolhas do Rio de Janeiro e Tóquio para sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e 2020.

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) ainda não se manifestou sobre as acusações. Entretanto, a entidade desvinculou o ex-atleta Frankie Fredericks, da Namíbia, por conta de acusações no esquema de compra de votos para os Jogos do Rio 2016.
Kanu quer fazer valer mando de campo do Vitória contra o Vasco
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O Vitória decide a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil contra o Vasco, quinta-feira (16), às 19h30, no Barradão. O zagueiro Kanu quer fazer valer o mando de campo para avançar no torneio nacional.
“O Vasco tem uma grande equipe, mas estaremos em nossa casa, diante do nosso torcedor e precisamos fazer um grande jogo. Vamos em busca da classificação para a próxima fase da Copa do Brasil. Esse grupo vai lutar do início ao fim da partida para que isso aconteça”, disse o zagueiro.
Kanu ainda vê sua equipe em evolução e destacou a motivação do time Rubro-negro.
“Estamos vivendo um momento muito bom, ganhando confiança e crescendo de produção a cada partida. Temos feito um trabalho intenso desde a pré-temporada e isso vem dando resultados. Vejo nosso elenco muito motivado para a sequência da temporada. Vamos focar agora para manter isso, até porque temos uma série de jogos importantes nos próximos dias”, afirmou.
Para se classificar, o Vitória precisa de um empate sem gols ou vencer por qualquer placar, já que o jogo de ida terminou em 1 a 1.
Com Polo Aquático em crise, Capitão do Brasil é convidado para seleção espanhola
Foto: Edimário Duplat/Bahia Notícias
Com dupla nacionalidade, o brasileiro Felipe Perrone foi convidado para defender a seleção espanhola de Polo Aquático nesta temporada. Considerado um dos melhores jogadores do mundo, o carioca já atuou pela equipe europeia em 2004 e 2012, mas espera uma definição da situação da equipe brasileira para definir o seu futuro.


“Na verdade, a intenção é seguir jogando com o Brasil, mas também preciso ver o que vai acontecer no polo aquático nacional. O pessoal lá gostaria que eu voltasse a jogar pela Espanha. Mas por enquanto não penso nisso. Estou com 31 anos e espero que o que a gente construiu na Olimpíada continue. Porém, o esporte no Brasil, principalmente o polo aquático, se encontra em um momento de incertezas”, afirmou Perrone em entrevista ao globoesporte.com.

Por conta da crise financeira vivida pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), o Brasil não participará da Liga Mundial de Polo Aquático e ficará de fora do torneio depois de seis edições consecutivas do torneio. Além disso, a preparação para o Campeonato Mundial não terá mais os intercâmbios oferecidos para os atletas.
Guto Ferreira valoriza semana livre para treinamentos no Bahia: 'Importantíssima'
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Depois de uma sequência de partidas, o Bahia terá uma semana cheia de treinamentos antes de enfrentar o Galícia, no próximo domingo (19), pela oitava rodada do Campeonato Baiano. O tempo à disposição da equipe foi valorizado pelo técnico Guto Ferreira, que indicou a importância de corrigir as falhas do time e melhorar os pontos positivos.
"Importantíssima para várias coisas. Importantíssimo porque, só para você ter uma ideia, quando chegarmos em Salvador vamos completar o décimo trecho de avião em nove dias. Isso gera um desgaste grande. Foi um bate-volta dentro de casa, mas foi bom. Não temos que reclamar, profissão é isso. Vamos ter tempo para trabalhar de forma efetiva, porque mesmo a gente poupando, eles trabalharam parte física e técnica. Mas a parte do conjunto em si era pouco trabalhada. Quando você tem tempo para trabalhar, você tem tempo para corrigir problemas e fortalecer situações positivas", indicou.
Adversário tricolor no estadual, o Galícia ocupa a lanterna com um ponto conquistado em sete partidas disputadas. Apesar do péssimo momento do granadeiro, o treinador tricolor pregou respeito, além de citar o jogo do Vitória contra o mesmo Galícia no último dia 2 de março, vencido pelo rubro-negro por 1 a 0 (relembre aqui).
"Nada. Quanto foi o irmão contra o Galícia? Um a zero. Isso mostra que não quer dizer nada o lugar do Galícia na tabela. Em todos os jogos, você tem que procurar trabalhar e fazer em campo. Hoje, quando relaxamos, vocês viram o que aconteceu. Quem vê o resultado diz que foi fácil, mas não foi. Senão o Jean não tinha feito as defesas que fez. O futebol hoje está muito nivelado, não dá para bobear, relaxar. Tem que ter foco total o tempo todo. Na partida contra o Paraná, tivemos um bom ritmo, muitas chances, mas não botamos para dentro. Quando vacilamos, eles botaram, e aí a cabeça fica a um milhão por hora, tendo que ser decisivo, se equilibrar, na casa cheia do adversário, uma guerra, e nós não tivemos o ponto mental para ir buscar a reação, a reversão do quadro. Aí fomos eliminados. Agora tem que servir de amadurecimento, de ponto para melhorar, para crescer e, em momento algum, vacilar", indicou.
No momento, o Bahia ocupa o terceiro lugar do Campeonato Baiano, com 14 pontos conquistados.
Segunda, 13 de Março de 2017 - 12:45

Alan Costa recebe elogios de Argel Fucks: ‘A gente sabia da qualidade’

por Glauber Guerra
Alan Costa recebe elogios de Argel Fucks: ‘A gente sabia da qualidade’
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O zagueiro Alan Costa foi o autor do gol que deu o triunfo ao Vitória por 1 a 0  sobre o Botafogo-PB, no último domingo (12), no Barradão, válido pela quinta rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. O técnico Argel Fucks fez questão de elogiar o defensor.
“Quando a gente buscou o Alan, a gente sabia da qualidade. Jogador jovem, tem 26 anos. Jogador experiente, jogou duas ou três Libertadores. Foi titular do Inter com três treinadores. Trouxemos com uma convicção [...] Claro que precisa de uma adaptação, jogador saiu do Sul, acostumado com o frio, chega aqui no calor. Demos esse empo ao Alan. Estamos bem servidos de zagueiros”, afirmou o comandante Rubro-negro, em entrevista coletiva.
Alan Costa pertence ao Internacional e foi cedido por empréstimo até o final da temporada. O jogador, de 26 anos, já atuou em dez partidas com a camisa Rubro-negra.
Com Alan Costa em campo, o Vitória encara o Vasco nesta quinta-feira (16), às 19h30, no Barradão, pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Para avançar, o Leão precisa de um empate sem gols ou vencer por qualquer placar, já que o primeiro jogo, disputado em São Januário, terminou em 1 a 1.
Sem baianos, CBF define os participantes do Brasileirão Feminino da Segunda Divisão
Foto: Divulgação
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu as equipes que disputarão o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino da Segunda Divisão. Sem clubes baianos, serão 16 equipes representando 13 estados brasileiros na luta por uma vaga na elite nacional.


Das regiões brasileiras, apenas o Sul não terá equipes na disputa. Já o Nordeste entra com equipes da Paraíba (Botafogo), Ceará (Caucaia), Maranhão (JV Lideral e Viana), Pernambuco (Náutico), Piauí (Tiradentes) e Alagoas (União). Já o Pará é o único representante do norte, com Tuna Luso e Pinheirense, enquanto o Centro-Oeste traz representantes de Goiás (Aliança), Distrito Federal (CRESSPOM) e Mato-Grosso (Mixto).

Primeiro campeão brasileiro feminino, o Centro Olímpico defenderá São Paulo ao lado da Portuguesa, enquanto o Rio de Janeiro terá o Duque de Caxias e o Minas Gerais encerra a lista de participantes com o América Mineiro.

O Brasileirão Feminino terá 16 clubes divididos em dois grupos de oito times cada, com jogos em turno único dentro de suas próprias chaves. Os dois melhores colocados de cada grupo estarão nas semifinais. Os dois finalistas conquistarão o acesso ao Brasileirão 2018. 
Segunda, 13 de Março de 2017 - 11:45

Nordestão: Já classificado, Zé Rafael promete não facilitar para o Fortaleza

por Ulisses Gama
Nordestão: Já classificado, Zé Rafael promete não facilitar para o Fortaleza
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
O Bahia garantiu a sua classificação para a próxima fase da Copa do Nordeste no último domingo (12), ao golear o Moto Club por 4 a 0 em São Luís, pela quinta rodada do grupo B.


Apesar de estar garantido, o Esquadrão não deve "tirar o pé" no dia 22 de março, quando enfrenta o Fortaleza pela última rodada da chave. É o que garante o meia Zé Rafael.
"A nossa equipe vai buscar o objetivo até o final, independente de já estar com uma vantagem boa de classificação. Vamos jogar para vencer, fazer resultado. A gente dá o nosso melhor", declarou, em entrevista à Rádio Metrópole.
Zé Rafael também comemorou o importante resultado longe de Salvador.
"Tem dias que não acontecem como a gente quer e tem dias que acontecem como hoje [último domingo (12), contra o Moto Club], que a gente conseguiu impor nosso jogo e matar de maneira rápida", indicou.
Com onze pontos, o Bahia lidera o grupo B do regional. O Fortaleza, por sua vez, ocupa a segunda posição, com sete pontos.
Após contratação de Bruno, Hackers invadem site do Boa Esporte
Foto: Divulgação
O Boa Esporte continua sofrendo as consequências da contratação do goleiro Bruno. Depois de perder um dos seus patrocinadores, a equipe mineira teve o seu site invadido por hackers no último domingo (12) e viu as informações do clube serem substituídas por mensagens de repúdio contra o novo reforço.
"Este ato é uma demonstração de repúdio ao Boa Esporte Clube e a todos seus patrocinadores por apoiarem diretamente o feminicídio", escreveram os invadores, que também adicionaram  estatísticas sobre o assassinato de mulheres e lembranças do caso Eliza Samudio, vitima do atleta. Listando os patrocinadores do Boa, os hackers também questionaram a sua participação na equipe e a associação com o goleiro. "Será que os patrocinadores do Boa Esporte Clube não se importam de ter sua marca associada ao feminicídio?", questionam.
Anunciado por dois anos, Bruno será apresentado na próxima terça-feira (14) pela equipe boveta, que disputará o Campeonato Brasileiro da Série B. 
Copa do Brasil: Árbitro Fifa apita duelo entre Vitória e Vasco
Foto: Divulgação
O duelo entre Vitória e Vasco, marcado para quinta-feira (16), às 19h30, no Barradão, pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil, já tem o árbitro definido. Trata-se de Dewson Fernando Freitas, do quadro da Fifa, que foi sorteado Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele será auxiliado por Helcio Araujo Neves e Heronildo Freitas da Silva. O trio é do Pará.
Natural de Belém-PA, Dewson Fernando Freitas da Silva tem 36 anos e é professor. Ele ingressou no quadro da Fifa em 2015.
Para avançar na Copa do Brasil, o Vitória precisa vencer o Vasco por qualquer placar ou empatar sem gols, já que o primeiro jogo terminou empatado em 1 a 1.
Segunda, 13 de Março de 2017 - 10:30

Rockets supera Cavaliers com 'triple-double' de Harden

por Estadão Conteúdo
Rockets supera Cavaliers com 'triple-double' de Harden
Foto: Divulgação/NBA
Coadjuvante na briga entre Golden State Warriors e San Antonio Spurs na Conferência Oeste da NBA, o Houston Rockets conseguiu uma vitória de peso na rodada de domingo. Contando com uma grande atuação de James Harden, o time superou o Cleveland Cavaliers por 117 a 112, em casa.


Assim, no confronto com LeBron James, um dos seus "rivais" na briga pelo prêmio de MVP da NBA, Harden se deu melhor ao conseguir um "triple-double" de 38 pontos, 11 assistências e dez rebotes. Essa foi a 16ª vez nessa temporada que o astro conseguiu dois dígitos em três fundamentos. Além disso, ele chegou ao 31º jogo em que marcou ao menos 30 pontos.

O brasileiro Nenê Hilário teve participação importante no momento de definição da partida ao converter uma bandeja e deixar o Rockets em vantagem de 113 a 107 a 2min23 do fim. Logo depois, interceptou um passe de LeBron James e ainda viu Patrick Beverley converter um arremesso de três, fazendo 116 a 107.

A menos de um minuto do fim, Kyrie Irving acertou um arremesso de três e converteu dois tiros livres, diminuindo para quatro pontos a vantagem do Rockets. Mas aí Harden acertou um de dois tiros livres, definindo o placar de 117 a 112.

Nenê ficou em quadra por 21 minutos, com 12 pontos e seis rebotes pelo Rockets, o terceiro colocado da Conferência Oeste. LeBron marcou 30 pontos e Irving anotou 28 pelo Cavaliers, que sofreu a quarta derrota nos últimos cinco jogos, mas ainda assim permanece na liderança do Leste.

Em terceiro lugar na mesma conferência - também está atrás do Washington Wizards -, o Boston Celtics venceu o fácil o Chicago Bulls por 100 a 80, no último domingo. O triunfo foi tão tranquilo que Isaiah Thomas só jogou por 24 minutos, período em que anotou 22 pontos, sendo poupado no último quarto.

O Celtics abriu 13 a 0 no início do duelo, só permitindo que o Bulls anotasse seus primeiros pontos com quase seis minutos de jogo. Avery Bradley conseguiu 17 pontos, seguido de Marcus Smart e Al Horford, ambos com 12.

O Bulls sofreu a quinta derrota seguida e ocupa o décimo lugar no Leste. Robin Lopez e Denzel Valentine foram os principais anotadores do time com 13 pontos cada. Dwyane Wade só fez oito e Jimmy Butler marcou cinco. Já o brasileiro Cristiano Felício fechou o jogo com dez pontos e quatro rebotes nos 20 minutos em que ficou em quadra.

O Portland Trail Blazers superou, fora de casa, o Phoenix Suns por 110 a 101, fora de casa. O brasileiro Leandrinho Barbosa atuou por 18 minutos, com sete pontos e uma assistência pelo time do Arizona.

O Brooklyn Nets encerrou uma série de 16 jogos sem vitórias em casa ao superar o New York Knicks por 120 a 112. O Indiana Pacers contou com 28 pontos e dez rebotes de Paul George para bater o Miami Heat por 102 a 98. Já o Philadelphia 76ers superou, como visitante, o Los Angeles Lakers com 118 a 116 com 29 pontos do novato Dario Saric.

Confira os jogos da rodada de segunda-feira da NBA:

Charlotte Hornets x Chicago Bulls

Toronto Raptors x Dallas Mavericks

Memphis Grizzlies x Milwaukee Bucks

San Antonio Spurs x Atlanta Hawks

Minnesota Timberwolves x Washington Wizards

Utah Jazz x Los Angeles Clippers

Sacramento Kings x Orlando Magic

Denver Nuggets x Los Angeles Lakers


Segunda, 13 de Março de 2017 - 10:15

Patric exalta triunfo e já foca no duelo contra o Vasco

por Glauber Guerra
Patric exalta triunfo e já foca no duelo contra o Vasco
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O lateral-direito Patric, do Vitória, perdeu um pênalti no triunfo por 1 a 0 sobre o Botafogo-PB, disputado no último domingo (12), no Barradão, pela Copa do Nordeste. Porém, ele preferiu valorizar o resultado.
“O Importante foi a vitória. O que vale são os três pontos”, disse o jogador, em entrevista coletiva.
Patric já pensa no confronto contra o Vasco, quinta-feira (16), às 19h30, no Barradão, pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil.
“Vamos seguir fortes, trabalhando, porque temos uma semana muito importante e vamos seguir fortes para o jogo de quinta-feira”, acrescentou.
O primeiro jogo disputado em São Januário terminou empatado em 1 a 1. Para avançar no certame nacional, o Leão precisa vencer ou empatar sem gols.
A equipe comandada pelo técnico Argel Fucks inicia a preparação para o confronto na tarde desta segunda-feira (13), a partir das 16h.
Segunda, 13 de Março de 2017 - 09:45

Utilizado como titular no Bahia, Éder diz: 'Respeito todas as decisões'

por Ulisses Gama
Utilizado como titular no Bahia, Éder diz: 'Respeito todas as decisões'
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
Revelado nas divisões de base do Bahia, o jovem zagueiro Éder voltou a ganhar uma oportunidade como titular no último domingo (12), quando a equipe goleou o Moto Club, em São Luís (MA), pela quinta rodada da Copa do Nordeste. O jogador se mostrou feliz e disse respeitar as decisões do técnico Guto Ferreira.
"Eu venho sempre falando que vou esperar minha oportunidade. Independente de quem estiver. no comando, respeito todas a decisões. Quando eu tenho a oportunidade, aproveito ao máximo para o treinador saber que pode contar comigo", declarou, em entrevista à Rádio Metrópole FM.
Desde 2015 entre os profissionais do Esquadrão, Éder já foi utilizado como lateral, zagueiro e volante. Questionado sobre a polivalência, o jogador foi sucinto em sua resposta. "Atleta do Bahia", resumiu.

Com onze pontos conquistados, o Bahia está garantido nas quartas de finais da competição regional. A equipe encerra a participação na primeira fase contra o Fortaleza, na Arena Fonte Nova, no próximo dia 22 de março.
Ex-Santos e Coritiba, japonês Kazu marca gol aos 50 anos e bate recorde no futebol
Com 50 anos e sete dias, o meia-atacante Kazuyoshi Miura, o Kazu, bateu um recorde histórico. No último domingo (12), o atleta marcou na vitória de 1 a 0 do Yokohama FC sobre o Thespa Kusatsu e se tornou o jogador mais velho a marcar um gol no futebol profissional.


O japonês superou a marca do inglês Stanley Matthews, que aos 50 anos e 5 dias marcou pelo Stoke City contra o Fulham, em jogo disputado em 1965. Além do recorde do gol, Kazu também é o atleta mais velho a entrar em campo em uma liga profissional.
?
Nascido no Japão, Kazuyoshi Miura iniciou a sua carreira profissional no futebol brasileiro. Atuando por equipes como Santos, CRB, XV de Jaú, Matsubara, Coritiba e Palmeiras nos anos 80, o atleta ainda teve passagens pelo Verdy Kawasaki do Japão, Genoa da Itália e Croatia Zagreb nos anos 90 e depois retornou ao seu país nos anos 2000, passando por Kyoto Sanga, Vissel Kobe e Yokohama FC, sendo emprestado para o Sydney da Austrália e voltando a sua equipe nipônica. 
?
Pela seleção de seu país, atuou por dez anos e marcou 55 gols em 89 jogos. 

Segunda, 13 de Março de 2017 - 08:45

Após triunfo magro sobre o Botafogo-PB, Kieza afirma: 'A gente fez um belo jogo'

por Glauber Guerra
Após triunfo magro sobre o Botafogo-PB, Kieza afirma: 'A gente fez um belo jogo'
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O Vitória venceu o Botafogo-PB por 1 a 0, no último domingo (12), no Barradão, em confronto válido pela Copa do Nordeste. A equipe poderia ter terminado o jogo com um placar mais elástico, já que perdeu dois pênaltis. O primeiro com André Lima e o segundo cobrado por Patric. O atacante Kieza minimizou as penalidades desperdiçadas e elogiou a equipe.
“O importante foi ter ganhado o jogo. Embora a gente tenha perdido os pênaltis, a gente fez um belo jogo”, disse o camisa 9, em entrevista à Rádio Excelsior.
Com dez pontos, o Vitória ocupa a segunda colocação no Grupo E da Copa do Nordeste, mesma pontuação do Sergipe, que leva vantagem no saldo de gols.
O Vitória volta a campo na quinta-feira (16) para pegar o Vasco da Gama, às 19h30, no Barradão, pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Para avançar no torneio, o Leão precisa de um triunfo ou empatar sem gols, já que o primeiro jogo terminou em 1 a 1.
Clássico do Distrito Federal tem pancadaria generalizada e acaba encerrado por árbitro
Foto: Divulgação/Gama
A partida entre Gama e Brasiliense, válida pelo Campeonato Brasiliense 2017, transformou o estádio Bezerrão em um verdadeiro campo de batalha neste domingo (12). Com o placar em 1 a 1 aos 40 minutos do segundo tempo, um desentendimento entre atletas das duas equipes ocasionou uma briga entre os dois elencos e repercutiu nas arquibancadas, com torcedores invadindo o gramado e entrando em confronto.


Em um jogo marcado por lances perigosos, o atacante Nunes, do Brasiliense, e o lateral Dudu Gago, do Gama, se envolveram em uma jogada perigosa e iniciaram uma confusão entre atletas dos dois lados. Com a polícia militar tentando conter os ânimos dos jogadores e comissão técnica, torcedores de Brasiliense e Gama pularam os alambrados e ocasionaram cenas de muita pancadaria. Com 10 minutos de selvageria no estádio, o árbitro Almir Camargo encerrou a partida antes do tempo previsto, com o resultado em 1 a 1.

“Acho que a culpa é de todo mundo. Primeiramente, tem que partir do árbitro. Ele que é a autoridade em campo. Acho que se soubesse que o jogo ia para a violência, já tinha que ter colocado para fora quem quer que fosse, do Gama ou do Brasiliense. Os jogadores dos dois times também têm culpa, sem dúvida nenhuma. Ficamos muito tristes com esse fato de hoje. A gente torce para que ninguém tenha saído machucado, mas é algo que nos deixa muito tristes. A culpa é de todos, jogadores, arbitragem, e também daqueles torcedores que vêm só para brigar”, afirmou o atacante Reinaldo, do Brasiliense, em entrevista ao globoesporte.com.

A Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) informou por meio de nota que irá aguardar a súmula do árbitro, além do relato do delegado da partida, para analisar os fatos e punir os responsáveis.






946 MIL ACESSOS,  RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!

TOTAL DE ACESSOS   DO BLOG  MAIS  DE  946 MIL /    DIA 14/03/17
Alemanha Mais de  178 Mil,  líder  Internacional  de  Acessos
Nos  Mais de 100  Países do Planeta  Terra
461  MIL ACESSOS INTERNACIONAIS,  VISIBILIDADE  EM MAIS  DE 100 PAÍSES NO PLANETA TERRA.....

Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
485815
Alemanha
179206
Estados Unidos
124615
Rússia
41926
Malásia
19731
China
14258
Ucrânia
8584
França
5373
Portugal
5159
Índia
4009




O POETA MARATONISTA!
             
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                         CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                          Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registrado em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DE VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.





Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 Salvador/Ba. 42. 198 metros
DIA 27/08/16



Curso  de  Comunicações  Verbais

(Um dos  melhores do Brasil/S. Paulo com credenciamento CFMO 097}


     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  de  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP

********************************************************************************
TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA DAS PEDRAS SETOR NORTE DA ARENA FONTE NOVA /BAHIA/BRASIL/20











































FBF e clubes anunciam regulamento do campeonato baiano 2017


O Campeonato Baiano de 2017 ganhou nova formula de disputa e terá inicio no dia 29 de janeiro, a primeira fase de classificação encerra 5 de abril. As semifinais acontecerão nos dias 9 e 16 de abril, enquanto que as finais nos dias 30 de abril e 7 de maio com total de 15 datas.
Os clubes se reuniram na sede da FBF.
O atual campeão Vitória,Bahia, Juazeirense, Fluminense de Feira, Galícia, Jacobina, Flamengo, Jacuipense, Vitória da Conquista, Bahia de Feira e o novato Atlântico aprovaram a nova formula de disputa
Na primeira fase de classificação, todos os 11 clubes em grupo único se enfrentarão em sistema apenas de ida, classificando-se os 4 melhores para a Semifinal. A partir da Semifinal será ida e volta, com 1º x 4º  e 2º  x 3º . Os dois vencedores buscam o título também em jogos de ida e volta. O primeiro e segundo colocados da semifinal têm vantagem de dois resultados iguais e realizar o jogo decisivo em seu mando de campo.
REBAIXAMENTO

Serão rebaixados para a Série B do Baianão 2018, os dois últimos colocados da 1ª fase, sem quadrangular.

MUDANÇA: As vagas para outras competições  serão distribuidas somente no Baianão, sem mais vagas para a Copa Governador do Estado. O campeão, o vice-campeão e o terceiro colocado garantirão vagas na Copa do Nordeste de 2018. Já na Copa do Brasil, o vencedor, o segundo colocado e o 3º garantirão as vagas. Poderão disputar o Brasileirão da Série D os três primeiros colocados exceto a dupla BAVI por já possuírem vaga em divisão superior.



O POETA MARATONISTA!
             
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                         CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                          Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registrado em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DE VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.





Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 Salvador/Ba. 42. 198 metros
DIA 27/08/16



Curso  de  Comunicações  Verbais

(Um dos  melhores do Brasil/S. Paulo com credenciamento CFMO 097}


     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  de  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP

********************************************************************************
                     TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA  DAS PEDRAS   SETOR NORTE DA  ARENA   FONTE NOVA/BAHIA/BRASIL/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário