terça-feira, 7 de março de 2017

BAHIA, VITÓRIA, CAMP. BAIANO, FUTEBOL DO BRASIL 2017

Terça, 07 de Março de 2017 - 12:15 - BAHIA  NOTICIAS 

Gabriel Xavier diz que disputa por vaga é sadia e que a ‘dor de cabeça’ está com Argel

por Glauber Guerra
Gabriel Xavier diz que disputa por vaga é sadia e que a ‘dor de cabeça’ está com Argel
Foto: Moysés Suzart/ Divulgação/ Vitória
O meio-campista Gabriel Xavier, do Vitória, vê uma briga sadia por uma vaga na posição, que é um das mais disputadas na equipe. O jogador, que foi titular no último domingo (5), no triunfo por 2 a 0 sobre o Atlântico, espera criar uma dúvida para o técnico Argel Fucks.
 
“Essa dor de cabeça fica para o Argel. Dor de cabeça boa, essa disputa saudável, quem tem a ganhar somos nós. Essa dor de cabeça boa faz parte e vai nos ajudar muito”, disse o jogador, em entrevista coletiva.
 
Gabriel ainda falou um pouco sobre o Vasco da Gama, próximo adversário do Rubro-negro.
“Temos um duelo muito difícil pela frente, mas podemos sair do Rio de Janeiro com um resultado satisfatório. Respeitamos o Vasco, mas temos nossos objetivos no torneio”,  finalizou.
 
O duelo contra o Vasco está marcado para quinta-feira (9), às 19h30, em São Januário, válido pela partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil.
Médico do Bahia explica situação do zagueiro Jackson: 'Sem lesão e evoluindo'
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
O Bahia divulgou na última segunda-feira (6) o veto do zagueiro Jackson da partida contra o Paraná, nesta quarta-feira (8), às 19h30, pela segunda fase da Copa do Brasil, em virtude de um incômodo no joelho. A dor do atleta, no entanto, não deve fazer com que ele fique de fora das atividades por muito tempo. É o que indica o coordenador médico do clube, Luiz Sapucaia, que explicou a situação do atleta e negou uma lesão grave. "O Jackson está bem. Ele teve uma sinovite [inflamação] no joelho. Fizemos exames de ressonância e não tem nenhuma lesão. Foi um pequeno trauma, mas ele já está bem. Colocar ele para jogar [contra o Paraná] seria exposição muito grande. Está evoluindo", revelou, em entrevista ao Bahia Notícias. Sem poder contar com Jackson para o jogo decisivo, o técnico Guto Ferreira conta com as opções de Lucas Fonseca e Éder para formar a defesa junto com Tiago.
Terça, 07 de Março de 2017 - 11:45

Com Edigar Junio e Allione, 'grupo B' do Bahia treina focado na parte técnica

por Ulisses Gama
Com Edigar Junio e Allione, 'grupo B' do Bahia treina focado na parte técnica
Foto: Divulgação / EC Bahia
O trabalho no Fazendão continua. Mesmo com a maioria do elenco em Curitiba para enfrentar o Paraná pela Copa do Brasil, alguns jogadores do Bahia treinaram na manhã desta terça-feira (7) no centro de treinamento tricolor.
 
Em campo, os atletas tricolores realizaram um treino técnico em campo reduzido. O atacante Edigar Junio e o meia Allione, recuperados de lesões, trabalharam normalmente e a tendência é que eles voltem a jogar nas próximas semanas.
 
Por outro lado, o zagueiro Jackson, vetado da próxima pelo departamento médico, deu seguimento ao tratamento no joelho, assim como o volante Yuri.
 
Nesta quarta-feira (8), o "grupo B" do Esquadrão retoma os trabalhos no turno da manhã, às 8h30, novamente no Fazendão.
Terça, 07 de Março de 2017 - 11:40

Após imbróglio, estádio de Riachão do Jacuípe é liberado pela FBF para o Baianão

por Glauber Guerra / Edimário Duplat
Após imbróglio, estádio de Riachão do Jacuípe é liberado pela FBF para o Baianão
Foto: Divulgação/Flu de Feira
Depois de ter sido embargado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) (confira aqui), o estádio Eliel Martins, a Arena Valfredão, foi liberada pela entidade esportiva para receber mais jogos pelo Campeonato Baiano 2017. “O estádio já foi liberado. Recebemos ontem a noite o ofício da Federação transferindo o próximo jogo para a nossa casa”, disse Felipe Sales, em entrevista ao Bahia Notícias, no qual comemorou  a decisão da entidade esportiva. “Foi uma boa notícia. Finalmente voltamos para a nossa casa. O gramado melhorou consideravelmente. Digo que uns 300%. Ainda não está perfeito, mas reúne condições de jogo”, finalizou. No dia 1º de fevereiro, a partida entre Jacuipense e Bahia foi marcada pela falta de iluminação na arena esportiva, que resultou um atraso no início do confronto. Além disso, atletas do Tricolor também reclamaram da situação do gramado do local, que apresentava buracos e imperfeições (veja aqui). Com oito pontos e na quinta colocação, o Leão do Sisal enfrenta o Flamengo de Guanambi no próximo domingo (12), às 16h, no Eliel Martins. Com apenas três pontos, o Beija-Flor é o vice-lanterna do certame estadual.
Marcos Manassés quer transformar o PFC Cajazeiras em 3ª força estadual
Foto: Glauber Guerra/Bahia Notícias
O deputado Marcos Manassés garante que tem experiência no futebol baiano. Gestor da Onsoccer Brasil, o dirigente participou das campanhas de acesso de Jacobina e Galícia para a elite estadual e agora traz a sua nova equipe, o PFC Cajazeiras para a disputa da Série B do Baianão. Em entrevista ao Bahia Notícias, o cartola falou da origem da equipe e fez uma análise sobre a atual situação do futebol baiano. Clique aqui e confira a entrevista completa!
Ciente dos perigos do jogo único, Eduardo pede Bahia concentrado contra o Paraná
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
O Bahia terá 90 minutos para decidir se avança ou fica pelo caminho na Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (8), às 19h30, o Esquadrão visita o Paraná, em Curitiba, e precisa de um triunfo. Para evitar um revés e a consequente eliminação do certame nacional, o lateral-direito Eduardo pede uma equipe concentrada em campo.
 
“É uma decisão e por ser jogo único torna-se muito mais perigoso, até porque qualquer vacilo pode nos custar a vaga na próxima fase da competição. Vamos jogar para vencer. Sabemos da força do Paraná, mas temos que nos impor para sair de lá com a classificação”, disse.
 
Experiente, o jogador tricolor garante que não faltará dedicação para conseguir o resultado positivo longe de Salvador.
 
“Temos que manter a concentração durante os noventa minutos e ter eficiência em todos os setores. Vamos trabalhar muito para trazer essa vaga para Salvador. Nosso torcedor pode ter certeza que a equipe vai dar a vida para que isso seja possível”, indicou. 
 
Em caso de empate entre das duas equipes, a vaga na próxima fase será decidida nos pênaltis. O vencedor enfrentará o ASA de Arapiraca na sequência.
Terça, 07 de Março de 2017 - 10:30

Massa lidera teste da manhã e Williams reage na pré-temporada da F-1

por Estadão Conteúdo
Massa lidera teste da manhã e Williams reage na pré-temporada da F-1
Foto: Divulgação
Após perder a última sessão da bateria de testes da semana passada, a Williams mostrou força na abertura da segunda bateria da pré-temporada da Fórmula 1, na manhã desta terça-feira, no Circuito da Catalunha, em Montmeló. Felipe Massa cravou o melhor tempo da sessão, ao superar rivais como Sebastian Vettel e Lewis Hamilton, destaques da semana passada.

O piloto brasileiro anotou o segundo melhor tempo da atual pré-temporada da F-1, com 1min19s726, atrás somente da marca de 1min19s705 registrada pelo finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes, na terça-feira passada.

A sessão da manhã foi quase toda dominada pelo australiano Daniel Ricciardo, mostrando enfim parte do potencial da nova Red Bull. Mas Massa assumiu a ponta na meia hora final da atividade e cravou o melhor tempo com pneus supermacios. Ricciardo, por sua vez, obteve sua melhor marca, de 1min19s900, com compostos ultramacios, considerados mais rápidos que os supermacios.

O desempenho de Massa surpreende também porque o brasileiro perdeu uma das sessões da semana passada por causa de problemas no carro, causados por falhas seguidas do companheiro Lance Stroll. Na última delas, o jovem canadense danificou a Williams, que acabou decidindo ficar de fora do último treino da bateria, na quinta. Seria Massa quem pilotaria o carro neste dia.

O piloto da Williams também se destacou por ser um dos mais constantes na pista. O novo carro da equipe mostrou regularidade ao longo de 67 voltas. Só não deu mais giros que Vettel, da Ferrari, com 82. O alemão, por sinal, marcou o quarto melhor tempo desta manhã, com 1min21s127.

Ele também ficou atrás de Lewis Hamilton, que exibiu performance mais discreta do que na semana passada, quando até liderou sessões. O piloto da Mercedes anotou 1min20s456.

Mercedes e Ferrari foram os destaques da bateria de testes da semana passada. Os dois times se alternaram na ponta nas sessões. Bottas acabou cravando o melhor tempo de toda a semana, enquanto o também finlandês Kimi Raikkonen surpreendeu ao exibir forte ritmo, desbancando Vettel, mesmo usando pneus mais lentos.

Os pilotos voltam à pista do circuito espanhol na tarde desta terça para a sequência dos trabalhos. Massa deve ter chance para seguir testando a nova Williams.


Terça, 07 de Março de 2017 - 09:45

Após estágio no Vitória, Ferreira é contratado para comandar o time sub-18

por Glauber Guerra
Após estágio no Vitória, Ferreira é contratado para comandar o time sub-18
Técnico foi campeão baiano em 2006 | Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O técnico José Ferreira está de volta ao Vitória. Após uma passagem pelo comando do time principal do Leão em 2006, ele foi contratado para assumir o sub-18, depois de concluir um estágio na agremiação (saiba mais aqui). Ferreira não escondeu a felicidade pela oportunidade. “Estou vivendo um momento especial na minha carreira. Não dá nem para medir o tamanho dessa felicidade. Primeiro agradeço a Deus e depois a Sinval Vieira [gestor de futebol] que confiou no meu potencial e a todos do clube que me receberam com muito carinho. Comandar o sub-18 é um privilégio muito grande. São garotos com o potencial muito grande e eu vou realizar o sonho de todo treinador, que é trabalhar na formação de um grande clube de futebol. E o Vitória tem esse reconhecimento nacional e mundial de ser um clube revelador de grandes jogadores. E eu espero poder ajudar esses atletas a se tornarem grandes jogadores do futebol brasileiro”, disse o treinador, em entrevista ao Bahia Notícias. Ele assumiu a vaga de Rodrigo Chagas, que acabou deslocado para o sub-17 após a saída de Hamilton Mendes (clique aqui). Ferreira foi campeão baiano em 2006 pelo Colo-Colo. No mesmo ano,  ele foi contratado para comandar o Vitória na Série C daquele ano no lugar de Fito Neves. Porém, um mês depois à frente da equipe, acabou demitido. O técnico ainda acumula passagens pelo Atlético de Alagoinhas, Vitória da Conquista, Fluminense de Feira, Confiança-SE, Catuense, entre outros. 
Roberto Gaúcho é o novo treinador do Ypiranga para a disputa do Baiano da 2ª Divisão
Foto: Jefferson Peixoto / Ag. Haack / Bahia Notícias
Para a disputa do Campeonato Baiano da Segunda Divisão, o Ypiranga já tem novo treinador. Trata-se de Roberto Gaúcho, que comandou o Atlântico na atual edição do Baianão 2017.
”A satisfação é imensa de poder iniciar um trabalho em um clube tão tradicional como o Ypiranga. O presidente Emerson Ferretti é meu conterrâneo, profissional correto e faz um belo trabalho de gestão. Já joguei na Bahia como atleta profissional e tive recentemente o meu primeiro trabalho aqui como treinador. A expectativa para este ano de 2017 é a melhor possível”, afirmou o técnico, que também foi elogiado pelo presidente do Ypiranga, Emerson Ferretti.
”O Roberto é um profissional que tem o respaldo de ter trabalhado recentemente aqui no estado e as referências foram muito boas. O conheço desde os tempos de atleta, estamos muito felizes por ele ter abraçado o projeto do clube e será muito importante para nos ajudar a conquistar o acesso à primeira divisão do Campeonato Baiano”, completou o mandatário aurinegro.
Roberto Gaúcho atuou como treinador por equipes como Joinville, Veranópolis, Caxias, Tubarão-SC, Araxá-MG e Mamoré, antes de comandar o Atlântico. 
O Ypiranga estreia no próximo dia 15 de abril, contra o Teixeira de Freitas, no Baianão da Segunda Divisão
Terça, 07 de Março de 2017 - 09:15

Com desfalque de Jackson, Tiago prega tranquilidade: 'Não tem problema nenhum'

por Ulisses Gama
Com desfalque de Jackson, Tiago prega tranquilidade: 'Não tem problema nenhum'
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Tiago e Jackson formam, desde o ano passado, uma dupla que dá solidez defensiva ao Bahia. Prova disso é que os dois encerraram a Série B de 2016 como a segunda equipe menos vazada. Além disso, os dois vinham tendo atuações consistentes no início da temporada de 2017.
 
Para o importante duelo contra o Paraná, nesta quarta-feira (8), o Esquadrão não contará com Jackson, que foi vetado pelo departamento médico em virtude de um incômodo no joelho. Apesar da perda, Tiago crê que Lucas Fonseca ou Éder podem substituir o titular à altura. 
 
"É um fato novo. Eu e o Lucas já jogamos. Tem o Éder também, que joga de lateral, volante, zagueiro. É tranquilo. A gente treina junto sempre. Não tem problema nenhum. Estamos bem concentrados e tranquilos de que teremos uma grande atuação", declarou.
 
Diferente dos últimos anos, as primeiras fases da competição nacional passaram a ser decididas em jogos únicos. O defensor do Esquadrão aponta maior dificuldade na nova fórmula.
 
"É uma fórmula muito mais difícil. São 80 times disputando cinco vagas nas oitavas de final. Já são três classificadas e a gente está em busca dessa vaga. O Bahia é forte e vai em busca da vaga. É difícil, facilita para as equipes que já tem a vaga nas oitavas...", explicou.
 
Às duas equipes se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h30, no estádio Durival de Britto, em Curitiba.
Terça, 07 de Março de 2017 - 08:45

Hamilton Mendes deixa o Vitória e é contratado pelo Palmeiras

por Glauber Guerra
Hamilton Mendes deixa o Vitória e é contratado pelo Palmeiras
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Hamilton Mendes não é mais técnico do Vitória Sub-17. O profissional deixou o cargo para trabalhar na base do Palmeiras, na mesma função que exercia no Rubro-negro baiano. A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira (7) pelo próprio treinador. “Recebi o convite de João Paulo [Sampaio, gestor da base do Verdão] para trabalhar no Palmeiras. Conversei com Sinval Vieira, agradeci a oportunidade e aceitei a proposta. Saí do Vitória numa boa. Tem 17 anos que trabalho no Vitória e achei que era a hora de buscar novas experiências. Na primeira passagem foram 11 anos, quando trabalhei como preparador físico e depois voltei e fiquei seis anos. Comecei como auxiliar de Carlos Amadeu [atual técnico da Seleção Brasileira Sub-17 e depois como técnico do sub-20 e sub-17”, disse o técnico, em entrevista ao Bahia Notícias. Como treinador, Mendes conquistou a Copa do Nordeste Sub-20 e Campeonato Baiano Sub-20 e Sub-18. Rodrigo Chagas, que estava na categoria sub-18, vai ocupar o lugar de Hamilton Mendes.
Terça, 07 de Março de 2017 - 08:40

Oposição entra com ação para impugnar candidatura de dirigente baiano à CBDA

por Edimário Duplat
Oposição entra com ação para impugnar candidatura de dirigente baiano à CBDA
Foto: Bruno Concha / Ag. Haack / Bahia Notícias
Depois de ter a anulação da escolha do nadador Thiago Pereira à Comissão de Atletas, a atual diretoria da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) pode ter mais uma derrota às vésperas das eleições da entidade. Miguel Cagnoni, candidato da oposição, entrou com uma ação solicitando a inegibilidade do presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), Sérgio Silva, candidato da situação. Segundo a documentação, o atual dirigente baiano e seu vice, Marcelo Amin, descumpriram obrigaçãos legais e estatutárias ao deixar de prestar contas anuais de recursos públicos em suas respectivas entidades (Amin é presidente da Federação Aquática de Santa Catarina). Se confirmada as acusações, a chapa será impugnada e a situação não terá candidatos para o novo pleito eleitoral. Vale recordar que na última sexta-feira (3), foi pedido o adiamento das eleições na CBDA por conta de uma nova escolha para a Comissão de Atletas da Confederação. (Clique aqui).
Terça, 07 de Março de 2017 - 07:55

Copa do Brasil: CBF altera data da partida de volta entre Vitória e Vasco

por Glauber Guerra
Copa do Brasil: CBF altera data da partida de volta entre Vitória e Vasco
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou uma mudança em um duelo da terceira fase da Copa do Brasil. O confronto entre Vitória e Vasco, pela partida de volta do torneio nacional, que anteriormente estava marcado para quarta-feira (15), às 19h30, no Barradão, acontecerá na quinta (16), no mesmo horário e local. De acordo com a entidade, o motivo da alteração foi para ajustar a tabela. O jogo de ida será disputado nesta quinta (9), às 19h15, em São Januário.
Copa do Brasil: trio paulista comanda duelo entre Paraná e Bahia
Foto: Divulgação
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) designou um trio de São Paulo para comandar a arbitragem do duelo entre Paraná e Bahia, nesta quarta-feira (8), às 19h30, pela segunda fase da Copa do Brasil.
 
Vinícius Gonçalves Dias Araújo será o árbitro principal da partida. Anderson José de Moraes Coelho e Evandro de Melo Lima, também de São Paulo, serão os assistentes. O paranaense José Mendonça da Silva Júnior foi escolhido para ser o quarto árbitro.
 
Para avançar à fase seguinte, o Bahia precisa vencer o duelo. Em caso de empate, a vaga será decidida na disputa de pênaltis.
Mesmo com atletas em greve, AFA marca retorno do Campeonato Argentino
A crise no futebol argentino parece não ter data para acabar. Na última segunda-feira (6), a Associação de Futebol Argentino (AFA), marcou a data de retorno do Campeonato Argentino com os dias e horários para a 15ª rodada do certame nacional. Entretanto, o sindicato de jogadores do país decidiram manter a greve e não confirmam se entrarão em campo na próxima quinta (9), com o jogo entre Vélez Sarsfield e Estudiantes.
Os atletas albicelestes reivindicam o repasse imediato equivalente a rescisão do contrato de transmissão para o pagamento de salários atrasados de jogadores. Porém, o sindicato já decidiu que a quantia de 33 milhões de dólares, equivalente a quebra de contrato entre governo e AFA, não é o suficiente para quitar toda a dívida.
Segundo o Jornal Olé, os treinadores também podem aderir ao movimento nesta terça (7), em reunião da categoria. Em caso de recusa dos atletas, a AFA cogita o uso de atletas das categorias de base para os confrontos.
A 15ª rodada do Campeonato Argentino estava marcada para o início de fevereiro. No entanto, a crise econômica e a enorme dívida dos clubes com os jogadores geraram o entrave. O movimento envolve apenas partidas em solo argentino, excluindo os confrontos válidos pela Copa Libertadores da América.
Segunda, 06 de Março de 2017 - 22:00

Na lanterna do Baiano, Galícia regulariza cinco jogadores no BID

por Matheus Caldas
Na lanterna do Baiano, Galícia regulariza cinco jogadores no BID
Foto: Hilton Oliveira / Galícia
Tentando fugir da degola no Campeonato Baiano, o Galícia foi ao mercado e contratou cinco jogadores. Todos os nomes saíram nesta segunda-feira (6), no Boletin Informativo Diário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O Granadeiro trouxe por empréstimo o goleiro Hugo, América-MG e Caxias-RS; o atleta Uanderson; o meia Marcos, ex-Angra dos Reis-RJ; o zagueiro Gustavo Rambo, revelado no Internacional e ex-Campinense-PB e Cruzeiro; o atacante Daniel Alemão, ex- Nacional Borbense-AM e, por fim, também rescindiu o contrato com o jogador Murilo.
Na lanterna do Baianão, Galícia possui apenas um ponto, quatro pontos a menos que a Juazeirense, última equipe fora da zona do rebaixamento.

Segunda, 06 de Março de 2017 - 20:30

Técnico do Jacuipense pede triunfo diante do Fla de Guanambi para entrar no G4

por Matheus Caldas
Técnico do Jacuipense pede triunfo diante do Fla de Guanambi para entrar no G4
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O Jacuipense encerrará a sétima rodada do Campeonato Baiano contra o Flamengo de Guanambi, neste domingo (12), às 16h, em Pituaçu. Técnico do Leão do Sisal, Clebson Beleza valorizou a equipe adversária. 
“A expectativa é a melhor possível. Estamos tendo uma semana boa de trabalho. Mas, claro, respeitando a equipe do Flamengo de Guanambi que também precisa da vitória para fugir do rebaixamento, e nós para entrarmos no G4”, avaliou Beleza, em entrevista ao Bahia Notícias.
Para o treinador, o confronto é importante para tentar entrar no grupo dos quatro primeiros colocados do estadual. “Vai ser um jogo bom e muito difícil, não temos dúvida. Porém, vamos buscar fazer valer o mando de campo. Que possamos sair com a vitória e entrar no G4”, concluiu.
O clube de Riachão do Jacuípe é o quinto colocado na tabela, com oito pontos, dois atrás do Vitória da Conquista, quarto, com 10 pontos. O Fla de Guanambi é o penúltimo, na zona de rebaixamento, com três pontos.

Segunda, 06 de Março de 2017 - 19:45

Tiago crê em pressão 'para ambos' no duelo entre Paraná e Bahia

por Ulisses Gama
Tiago crê em pressão 'para ambos' no duelo entre Paraná e Bahia
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Após o adiamento durante o período carnavalesco, Paraná e Bahia vão se encontrar pela segunda fase da Copa do Brasil na próxima quarta-feira (8). às 19h30, no estádio Durival de Britto, em Curitiba. Na opinião do zagueiro Tiago, as duas equipes vão entrar pressionadas para conseguir a classificação para a terceira fase da competição nacional. O titular também destacou que a equipe está preparada para brigar pela taça.
 
"Para ambos, né? [Pressão pelo resultado] Somos uma equipe de Série A e isso já gera uma certa pressão. Eles jogando em casa também. As duas equipes vão querer passar de qualquer forma e estamos preparados para buscar esse título, que é inédito para o Bahia", declarou.
 
Ansioso para a partida, o defensor acredita que o confronto entre as duas equipes será complicado.
 
"Criou uma situação diferente pelo fato de não ter o jogo. A gente está ansioso para esta partida. Vai ser um jogo muito difícil, onde a gente vai em busca da vitória sempre. A gente sabe que são 90 minutos para definir nossa situação. É uma final e estamos preparados para conquistar essa vaga", indicou.
 
O Bahia precisa vencer o jogo único para avançar à terceira fase da competição. Em caso de empate entre as duas equipes, a vaga será decidida nos pênaltis.
Segunda, 06 de Março de 2017 - 19:30

Baianão: No interior, apenas Flu de Feira e Jacuipense mantiveram técnicos

por Matheus Caldas
Baianão: No interior, apenas Flu de Feira e Jacuipense mantiveram técnicos
Fotos: Max Haack / Ag. Haack e Glauber Guerra / Bahia Notícias
As demissões de técnicos no Campeonato Baiano seguem minando os projetos iniciais para os quais os clubes se propuseram a fazer no início da competição. No interior, apenas duas agremiações não mudaram de treinador até a sétima rodada: Fluminense de Feira e Jacuipense.
No  Flu de Feira, Arnaldo Lira comanda um time que é o único do interior baiano ainda invicto no Baianão, o que credencia o Touro à terceira posição, com 14 pontos. No Jacuipense, Clebson Beleza, com cinco jogos até esta rodada de número sete, é o primeiro fora do G4, com oito pontos, dois a menos que o Vitória da Conquista, quarto colocado.
O Bode, inclusive, não demitiu seu técnico. Eduardo Bahia foi seduzido pelo projeto do PFC Cajazeiras e deu lugar ao auxiliar técnico Guilhermino Lima, que dá prosseguimento ao trabalho deixado por seu antecessor.
Até a quinta rodada, 54, 54% das equipes já haviam efetuado mudanças no cargo técnico (leia mais aqui). Duas rodadas após, mais três clubes entraram na ‘dança das cadeiras’. Além do Conquista, o Atlântico fez sua segunda alteração, demitiu Roberto Gaúcho e trouxe Ricardo Silva, que saiu do Jacobina. Por sua vez, a equipe jacobinense, a procura de um novo nome pela segunda vez, mantém Zé Carijé por enquanto – Paulo Sales deixou o comando antes do início do Baiano, para assumir a Juazeirense.
Com um investimento massivo no início da temporada, a nona colocação para o Cancão no estadual custou caro para Quintino Barbosa , hoje no Bahia de Feira, e Paulo Sales. Carlos Rabello estreou no último domingo (5) com derrota para o Flu de Feira no Adauto Moraes. 
 

Fora as equipes de menor expressão, a dupla Ba-Vi também mantém Guto Ferreira e Argel Fucks – este último, pressionado no cargo, mas líder do certame com 100% de aproveitamento.
Surfe: Baiano Marco Fernandez fica em quinto no Australian Open of Surfing
Foto: Divulgação
O baiano Marco Fernandez segue na briga no Qualifying Series, divisão de acesso à elite do surfe mundial. No último domingo (6), ele terminou na quinta colocação na Australian Open of Surfing (QS6.000), em Manly Beach, Sydne.
O surfista foi eliminado apenas nas quartas de final, pelo dono da casa Julian Wilson. “Foi um resultado expressivo e digno de empolgação, por se tratar de uma competição de altíssimo nível, com atletas da elite mundial e por ser apenas o início da temporada. Vou trabalhar muito com minha equipe multidisciplinar para manter esse ritmo durante 2017 inteiro”, disse o baiano.
Com a colocação na Austrália, ele soma agora 2.650 pontos no ranking do Qualifying Series.
O título da etapa australiana ficou o compatriota de Fernandez, Jessé Mendes, que derrotou o próprio Julia Wilson na final.
No Vasco, Escudero considera jogo contra o Vitória especial: 'Clube que marcou minha vida'
Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias
Ídolo recente do Vitória, o meia argentino Escudero reencontrará o clube pela primeira vez após sua saída, no fim de 2015. Agora no Vasco, ele deverá entrar em campo nesta quinta-feira (9), às 19h15, em São Januário, pelo jogo de ida a terceira fase da Copa do Brasil.
O jogador de 29 anos demonstrou ansiedade para o reencontro. “É um jogo diferente, lógico. Vivi um dos melhores momentos da minha carreira no Vitória, foram 100 jogos com a camisa do clube e tenho até hoje uma relação de muito carinho com a torcida. Muitos até têm brincado comigo nas redes sociais sobre este confronto...(risos) Mas quem me conhece sabe do meu comprometimento com a camisa que visto. Farei o meu melhor pelo Vasco, vou lutar por cada bola para vencer  a partida.  E também sempre vou respeitar muito o Vitória, um clube que marcou minha vida”, disse.
Para Escudero, o jogo de ida é importante para definir a classificação no Barradão. “Estamos tendo um período maior de preparação para esse jogo, que é importantíssimo para todos nós. Estamos cientes das dificuldades que vamos enfrentar e precisamos fazer um bom resultado para decidir lá no Barradão, onde sempre é difícil jogar”, concluiu.
Na Toca do Leão, Escudero atuou em 100 partidas e marcou 22 gols. Ele foi campeão baiano em 2013.
 Kanu pede inteligência contra o Vasco: 'É uma equipe muito forte'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Inteligência. É o que pede o zagueiro Kanu, do Vitória, para o confronto contra o Vasco, quinta-feira (9), às 19h15, em São Januário, válido pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.
 
“O Vasco tem uma equipe muito forte e jogando em seu estádio, diante do seu torcedor, é sempre um adversário complicado. Vamos em busca de um grande resultado. Temos que atuar com muita inteligência nesta primeira partida, com cautela e evitando erros. Queremos sair do São Januário com um resultado positivo”, disse o defensor.
 
Confiante, Kanu garante que o elenco está focado em brigar pelo título do torneio nacional.
 
“Nosso elenco está muito focado em fazer uma grande Copa do Brasil e brigar pelo título dela. Vamos pensar passo a passo. Nossa equipe vai trabalhar para passar à próxima fase da competição. Serão dois jogos muito complicados e equilibrados contra o Vasco”, finalizou.
Flu de Feira: Jair cita dificuldades e celebra superação para estar invicto no Baianão
Foto: Matheus Caldas / Bahia Notícias
O Fluminense de Feira é o melhor clube do interior no Campeonato Baiano. Terceiro colocado na competição, é também o único, junto a Bahia e Vitória, que não perdeu nenhuma partida até o momento - possui 14 pontos na tabela. Goleiro tricolor, Jair celebra o momento.
O triunfo do último domingo (6) por 2 a 1 sobre a Juazeirense, fora de casa, consolidou a equipe feirense ainda mais no G4 do estadual. O arqueiro comentou sobre o triunfo e o momento de superação da equipe. “É uma campanha boa, graças a Deus, boa, por tudo que a gente vem passando no nosso cotidiano. Não temos campo para treinar às vezes, por conta da reforma do CT. Tudo isso é uma superação do grupo. Sinal de que todos estão focados. Mas sabíamos que tínhamos condições de vencer, pela qualidade que o time vinha mostrando. Foi muita luta mesmo. Tivemos que correr atrás do empate para depois buscar a virada”, analisou, em entrevista ao Bahia Notícias.
Campeão da Copa Governador 2015, o Touro do Sertão vem numa sequência de resultados importantes no cenário estadual – quase conseguiu o acesso à série C, e foi quarto colocado no Baianão 2016. Jair também comentou sobre a possibilidade de se firmar como uma terceira força na Bahia.
“A diretoria tem mantido uma base. Então, isso aí tem tudo pra nos consolidarmos como a terceira força do futebol baiano. Mas, para isso, precisamos fazer uma boa campanha no Baiano, conseguir nossos objetivos e terminar esse primeiro semestre bem e, se for da vontade de Deus, com o título”, concluiu.
O Flu de Feira volta a campo neste domingo (12). O adversário será o Jacobina, às 16h, no Joia da Princesa, pela oitava rodada do certame. Na tabela, o Tricolor feirense possui 14 pontos.
Segunda, 06 de Março de 2017 - 15:45

Argel cogita manter esquema com dois meias para jogo contra o Vasco

por Glauber Guerra
Argel cogita manter esquema com dois meias para jogo contra o Vasco
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O técnico Argel Fucks, do Vitória, trabalha duas possibilidades para escalar a linha ofensiva da equipe contra o Vasco, quinta-feira (9), às 19h15, em São Januário. A primeira é manter o esquema da partida diante do Atlântico, no último domingo (5), no Barradão, no duelo que terminou com triunfo por 2 a 0. No jogo, o treinador colocou Cleiton Xavier e Gabriel Xavier. A outra, é com a formação antiga com apenas um armador (Cleiton) e dois volantes (Willian Farias e Uillian Corrêa).
 
"É uma possibilidade de a gente jogar [com dois meias]. Preservamos alguns jogadores, porque eles vinham numa sequência grande de jogos. Jogamos quinta contra o Galícia, e jogar hoje às 16h, até eu senti o calor. Colocamos um sistema diferente para ver como é essa atuação do Gabriel, que é um jogador importante, um meia que arranca com a bola, chuta de fora da área. Queria ver o Cleiton ao lado dele, com dois atacantes de mobilidade. A gente não é adepto só de um sistema de jogo. Podemos jogar num 4-2-3-1, num 4-1-4-1, como fizemos lá com o Galícia. Hoje foi importante. Além da obrigação de ganhar o jogo para continuar na frente, de preferência não sofrendo gols, e aí sim testar um outro sistema tático", afirmou o comandante Rubro-negro.
 
Argel também falou da invencibilidade da equipe no Campeonato Baiano. O time Rubro-negro tem 100% de aproveitamento e ocupa a liderança com 18 pontos conquistados.
 
"Acho que é importante isso. Nossa equipe sempre tenta melhorar, busca melhorar em cada partida. E isso é um lado importante pela dificuldade que é. Hoje em dia o futebol é muito equilibrado. É importante salientar que, nos últimos quatro jogos, não tomamos gols. Mostra solidez defensiva. Claro que a gente precisa melhorar. Mas são dados que vão fortalecer a nossa equipe. A gente tem que ter a humildade de reconhecer que vamos evoluir cada vez mais. Mas é um passo importante", declarou.
Segunda, 06 de Março de 2017 - 15:30

CBV anuncia que fase final da Liga Mundial será disputada na Arena da Baixada

por Estadão Conteúdo
CBV anuncia que fase final da Liga Mundial será disputada na Arena da Baixada
Foto: Divulgação
A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) confirmou nesta segunda-feira que a fase final da Liga Mundial será disputada no Brasil e definiu a Arena da Baixada, estádio do Atlético Paranaense, como sede desta fase decisiva. A Arena, que tem cobertura e gramado sintético, vai receber os jogos entre os dias 4 e 8 de julho, em Curitiba.

Por ser sede da fase final, a seleção brasileira masculina está automaticamente garantida nesta disputa decisiva. A vantagem seria ainda mais importante para o Brasil por causa da estreia do novo treinador da equipe, Renan Dal Zotto, substituto de Bernardinho, que decidiu deixar a seleção após a conquista do ouro nos Jogos do Rio-2016.

Dal Zotto poderá aproveitar a fase inicial para testar sua formação ideal antes de encarar as melhores seleções na fase final, em Curitiba. A fase decisiva contará com cinco seleções mais o anfitrião Brasil.

Será a segunda vez que a Arena da Baixada receberá jogos de vôlei. Em setembro do ano passado, o estádio recebeu amistoso da seleção com Portugal, que marcou a despedida do líbero Serginho. Na ocasião, 33 mil pagantes registraram presença na partida disputada em uma das arenas da Copa do Mundo de 2014.

O Brasil fará sua estreia na Liga Mundial no dia 2 de junho, contra a Polônia, em Pesado, na Itália. Depois, na mesma cidade, enfrentará o Irã e a anfitriã Itália. Na segunda fase, os brasileiros vão encarar canadenses poloneses e búlgaros em Varna, na Bulgária. Na sequência, os adversários serão novamente a Bulgária, Sérvia e a anfitriã Argentina, em Córdoba.
Após gol contra o Conquista, Diego Rosa quer enfrentar o Paraná: 'Estou à disposição'
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
Mesmo em tempos de rodízio de atletas no Bahia, o meia Diego Rosa vem sendo atuante no Campeonato Baiano, na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil. Com quatro gols no ano, ele foi responsável por ajudar a equipe a vencer o Vitória da Conquista por 1 a 0 no último domingo (5), pelo estadual.
 
Na próxima quarta-feira (8), o desafio será pela segunda fase da competição nacional, contra o Paraná, em Curitiba. Se depender do camisa 17, ele estará dentro de campo.
 
"Foi como falei, quando o Guto precisar de mim estarei disposto a dar o meu melhor. Se ele precisar nesse jogo ou nos próximos quatro jogos, estou à disposição", declarou.
 
Artilheiro do clube em 2017, Rosa nega o foco em ser goleador. Segundo ele, o objetivo é ajudar a equipe a vencer.
 
"O meu foco é dar o melhor para o Bahia, fazer o possível e o impossível para o Bahia sair com o triunfo das partidas. O meu foco é ajudar o Bahia a conquistar os triunfos e os objetivos", indicou o atleta, que apontou a importância de sair com um bom resultado diante do Paraná.
 
"É uma final. Sabemos que o regulamento da Copa do Brasil mudou, então estamos indo com tudo para poder sair com o triunfo de lá", pontuou.
 
O Bahia precisa vencer o jogo único para avançar à terceira fase da competição. Em caso de empate entre as duas equipes, a vaga será decidida nos pênaltis.
Segunda, 06 de Março de 2017 - 14:45

Técnico do Vitória promete dar oportunidade ao meia Jhemerson

por Glauber Guerra
Técnico do Vitória promete dar oportunidade ao meia Jhemerson
Foto: R. Santin/ Divulgação/ Vitória
Oriundo do time sub-20 do Vitória, o meio-campista Jhemerson foi incorporado ao elenco profissional no início desta temporada. Ele já atuou em três oportunidades no time, sempre entrando no decorrer das partidas. O técnico Argel Fucks prometeu dar oportunidade ao jogador, mas pediu cautela.
 
“Jhemerson jogou alguns jogos. O que a gente faz: o dia a dia que vai escalando, o treinamento. A concorrência aumentou, vários jogadores jogando na função dele. Mas ele é garoto e está sendo lapidado. Não pode jogar toda a responsabilidade nas costas de um garoto. Com calma, com tranquilidade, a gente vai usar ele. Gosto muito de trabalhar com a base, acho que são jogadores importantes, o clube vive disso, e o Vitória sempre trabalhou muito bem na base”, afirmou o treinador.
 
Argel ainda destacou a importância de ter uma atenção especial aos jovens da base.
 
“A gente vai ter um cuidado sempre muito especial com esses jogadores, porque a base é o futuro de qualquer clube”, emendou.
 
O próximo compromisso do Vitória é contra o Vasco, quinta-feira (9), em São Januário, pela partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil.
Tensão diplomática faz Malásia proibir seleção de disputar jogo contra a Coreia do Norte
Foto: Divulgação
O atentado que ocasionou a morte de Kim Jong-nam, irmão mais velho do presidente Kim Jong-un, fez com que Malásia e Coreia do Norte entrassem em um incidente diplomático sem precedentes. E por conta disso, o governo malaio quer proibir que a seleção de futebol do seu país viaje até o Extremo Oriente para enfrentar o país comunista pelas eliminatórias da Copa da Ásia 2019.
“A decisão de sábado do governo malaio de expulsar o embaixador da Coreia do Norte na Malásia, Kang Chol, parece que tornou perigoso que os malaios viajem neste momento para a Coreia do Norte”, afirmou o presidente da Federação Malaia de Futebol, Hamidin Mohd Amin.
As tensões entre as duas nações tiveram início com a morte de Jong-um em um aeroporto de Kuala Lumpur. Segundo investigações do governo malaio, o norte-coreano sofreu um atentado e foi envenenado por supostos agentes do seu próprio país. O ato provocou a contaminação do local e a expulsão do embaixador da Coreia do Norte na Malásia.
Para que o jogo seja realizado, a Confederação Asiática de Futebol (AFC) deverá modificar  a partida para uma cidade neutra. Malásia e Coreia do Norte estão no Grupo B das eliminatórias, ao lado de Líbano e Hong Kong, e as duas melhores seleções se classificam para a segunda fase.
Verratti elogia Barcelona e acredita que rivais podem superar vantagem de 4 gols
Foto: Sky Sports
Mesmo com uma diferença de quatro gols sobre o Barcelona, o Paris Saint-Germain não acredita em favoritismo para o segundo jogo da Liga dos Campeões da Europa, que será realizado na próxima quarta-feira (8) no Camp Nou. E para o meia Marco Verratti, os blaugranas tem plenas condições de superar a vantagem contra o time francês pela competição continental.
“Do ponto de vista psicológico, não é uma preparação fácil para eles. Fizemos uma partida histórica aqui. Mas quando falamos em Barcelona, 4 a 0 não é uma verdadeira vantagem, porque eles podem fazer quatro gols em qualquer time”, disse o jogador em entrevista realizada após o triunfo de 1 a 0 sobre o Nancy, pelo Campeonato Francês. Na ocasião, Verratti também comentou sobre a afirmação de Iniesta, que acredita no italiano como seu sucessor no Barça.
“É uma das coisas que me dão prazer. Iniesta é um grande jogador, ele ganhou tudo. E quando um jogador como ele fala uma coisa assim me deixa feliz”, disse.
Barcelona e PSG se enfrentam às 16h45 (horário de Brasília) na Espanha.
Segunda, 06 de Março de 2017 - 12:45

Gabriel Xavier prevê duelo disputado contra o Vasco: 'Será uma bela partida'

por Glauber Guerra
Gabriel Xavier prevê duelo disputado contra o Vasco: 'Será uma bela partida'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O Vitória encara o Vasco na quinta-feira (9), às 19h15, em São Januário, pela partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil. O meio-campista Gabriel Xavier espera uma partida disputada.
 
“É uma competição diferente, um mata-mata. Esses jogos grandes, a gente gosta de jogar, sempre sonha em jogar. Acredito que será uma bela partida, e os dois times jogarão quando estiverem com a bola”, disse o jogador, em entrevista coletiva.
 
Gabriel Xavier ainda destacou as diferenças entre os adversários do Baianão e o Vasco, próximo adversário da equipe.
 
“A gente vem jogando contra times meio retrancados, difícil acesso ao campo deles. É um jogo diferente, onde vale uma classificação, jogo fora de casa, onde um gol vale por dois. Acho que vai ser um jogo completamente diferente”, afirmou.
Treinador viaja 21 horas para assumir clube e acaba dispensado pela equipe: ‘Decepção’
Foto: Divulgação/Lagarto FC
À procura de um novo treinador, o Piauí acertou a contratação de Wemerson Carvalho para comandar o clube rubro-anil na continuidade do campeonato estadual. Entretanto, depois de viajar 21 horas de ônibus de Campina Grande até Teresina, o treinador foi surpreendido por não fazer mais parte dos planos da equipe.
“O presidente disse para vir. Quando cheguei, a conversa foi de que as coisas mudaram e não iria assumir. Imagina isso: sair de Campina Grande, deixando esposa e família, para um emprego e ser tratado assim. Havia a segurança de treinar o time, tenho conversas, gravações e tudo documentado. Conversamos com ele (presidente do Piauí) por mais de 25 minutos antes de viajar. Quando desembarco, uma decepção dessas. Realmente, me senti humilhado e traído, é uma falta de respeito. Eles sumiram, ninguém deu um real”, afirmou Wemerson em entrevista ao Globoesporte.com.
Na ocasião, o técnico afirma que as conversas gravadas garantem que existia o contrato verbal e o profissional seria apresentado na última sexta-feira (3), na sede do clube. “Nunca passei por isso. Saí na certeza do trabalho, na intenção de trabalhar. Não vim para passear, mas foi uma situação complicada, fiquei sem entender e não sei como agir. Sou profissional, tenho um nome a zelar. Infelizmente, foram de uma safadeza muito grande”, lamentou.
Em resposta às denúncias, o Piauí negou falta de assistência ao treinador e afirmou que existiu um mal-entendido em relação ao acerto com Wemerson. “Houve um mal-entendido dele. Acredito que ele interpretou mal a conversa que tivemos. Se o empresário que iria honrar o compromisso todo pudesse fazer as coisas diferentes, poderia até ser que ele fosse o treinador. Pelo momento do clube, não podemos arriscar. Ele entendeu que estava certo. Ele foi inocente de sair de casa, se aventurar. Se alguém, fora o Jacob Júnior, disse que ele seria o técnico, essa pessoa não está autorizada. As coisas são no preto e no branco. Só acredito com as coisas organizadas”, disse o presidente Jacob Júnior.
Com quatro jogos realizados, o Piauí é o lanterna do Piauiense 2017. Entretanto, a equipe não corre o risco de rebaixamento por não existir segunda divisão no estadual.
Segunda, 06 de Março de 2017 - 12:15

Vitória se reapresenta e começa preparação para encarar o Vasco

por Glauber Guerra
 Vitória se reapresenta e começa preparação para encarar o Vasco
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Menos de 24 horas depois de vencer o Atlântico por 2 a 0 pelo Campeonato Baiano, o Vitória se reapresentou na manhã desta segunda-feira (6), de olho no Vasco, time que encara em confronto válido pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.
 
Antes do início das atividades, o técnico Argel Fucks conversou por cerca de 30 minutos com todo o grupo. 
 
Os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos contra o Atlântico realizaram atividades regenerativas. Já o restante da equipe participou de um trabalho técnico e tático, que envolveu posse de bola, ataque contra defesa e finalizações. Recuperado de um problema no tornozelo, o meio-campista Jesus Dátolo participou normalmente do treino.
 
O meia Pisculichi e o zagueiro Fred deram voltas ao redor do campo. O argentino se recupera de lesão muscular, enquanto Fred teve um problema no joelho.
 
O elenco volta aos trabalhos na tarde desta terça (7). O confronto contra o Vasco está marcado para quinta (9), às 19h15, em São Januário.
Segunda, 06 de Março de 2017 - 11:45

Antes de viagem para Curitiba, parte do grupo do Bahia treina no Fazendão

por Ulisses Gama
Antes de viagem para Curitiba, parte do grupo do Bahia treina no Fazendão
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Enquanto parte do grupo do Bahia estava em Vitória da Conquista, onde a equipe jogou pelo Campeonato Baiano no último domingo, alguns atletas tricolores realizaram um treinamento na manhã desta segunda-feira (6), no Fazendão.
 
Sob a orientação do auxiliar técnico Preto Casagrande, os atletas profissionais realizaram um amistoso contra a equipe sub-20 e venceram por 2 a 0. Régis e Zé Rafael marcaram.
 
A equipe treinou com a seguinte escalação: Deijair, Tinga, Bolívia, Tiago e Armero; Edson, Juninho e Régis; Kaynan, Zé Rafael e Hernane.
 
O técnico Aroldo Moreira, por sua vez, armou o time júnior com Cassiano, Cadu, Jacques, Everson e Eduardo; Júnior Ramos, Luis Fernando e Hugo Ribeiro (Max); Hugo Freitas, Douglas e Lucas Dubuti.
 
Em processo de recuperação, o meia Allione e o atacante Edigar Junio fizeram uma atividade com bola, em campo reduzido, junto com outros atletas da equipe sub-20. A tendência é que os dois estejam à disposição em breve.
 
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
 
O grupo embarca para Curitiba na tarde desta segunda (clique aqui e confira os relacionados). Na próxima quarta-feira (8), o Esquadrão vai até o estádio Durival de Britto para enfrentar o Paraná, pela segunda fase da Copa do Brasil.
‘Provocação’ de supervisor da CBF serve como motivação para o Paraná contra o Bahia
Foto: Divulgação
Uma única partida definirá o classificado entre Bahia e Paraná Clube para a terceira fase da Copa do Brasil 2017. E para o time de Curitiba, uma declaração do supervisor técnico da CBF, Pedro Paulo Lima, serve como motivação para o grupo “dar a vida” contra o Esquadrão de Aço na próxima quarta-feira (8), na Vila Capanema.
Na ocasião do sorteio dos mandos de campo, o dirigente da Confederação Brasileira de Futebol afirmou que "o Bahia vai começar sua participação um pouco mais tarde" no torneio nacional. Esta declaração foi vista pelos paranistas como se o time baiano tivesse como certa a sua classificação perante o Tricolor de Curitiba.
“Lógico que respeito a opinião de todos. Ele deve torcer para o Bahia, mas a gente sabe que precisa ter o jogo antes. Claro que motiva, mas não é contra o funcionário da CBF que vamos jogar. A gente vai jogar com um campeão brasileiro. Isso motiva ainda mais o nosso atleta, a visibilidade é muito grande na Copa do Brasil. Tenho certeza que quem escolhermos vai dar a vida para conseguirmos essa classificação em casa. Independente de fala infeliz ou não, vamos fazer uma boa preparação para o jogo de quarta-feira”, afirmou o treinador Wagner Lopes, que terá time completo contra o Esquadrão.
Líder do estadual, o Paraná recebe o Bahia às 19h15 na Vila Capanema. Qualquer resultado positivo dará a vaga para o time vencedor. Em caso de empate, o classificado será definido em disputa de penalidades.
Segunda, 06 de Março de 2017 - 10:45

Edson destaca confiança do Bahia para enfrentar o Paraná: 'Estamos motivados'

por Ulisses Gama
Edson destaca confiança do Bahia para enfrentar o Paraná: 'Estamos motivados'
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
O Bahia, que ainda não perdeu na temporada de 2017, terá um teste complicado pela frente. Na próxima quarta-feira (8), às 19h30, a equipe do técnico Guto Ferreira enfrenta o Paraná, pela segunda fase da Copa do Brasil, em jogo único. Ciente da dificuldade do duelo, o volante Edson apontou que a equipe deve errar o mínimo possível no estádio Durival de Britto, em Curitiba. Além disso, o jogador tricolor apontou a confiança do grupo em um bom resultado.
 
"A margem de erro é zero em um jogo desse. Se você erra, não tem como recuperar. Não é jogo de ida e volta, então a gente espera que a margem de erro seja zero, que a gente possa estar em uma noite iluminada. A gente tem plena certeza que vai lá para conseguir o resultado positivo porque a gente está bastante confiante. Trabalhamos duro durante a semana para chegar lá e fazer valer o trabalho. Estamos motivados, querendo passar de fase. Vamos para fazer um ótimo jogo", declarou.
 
Questionado sobre a condição física do grupo, Edson apontou uma equipe "descansada". Em sua explicação, ele apoiou o rodízio aplicado pelo treinador do Esquadrão e fez críticas ao calendário nacional.
 
"Dá porque você treina e descansa. Automaticamente você libera um pouco da musculatura. É importante para o atleta descansar e o Guto [Ferreira] está certíssimo de alternar. Uma equipe só não tem como jogar três competições no mesmo nível. O calendário brasileiro é desumano. Quem faz o calendário não pensa nos jogadores, mas a gente é pago para jogar. Estamos descansados, o grupo treinou forte e vai dar tudo certo", explicou.
 
Para avançar à terceira fase, o Bahia precisa vencer. Em caso de empate nos 90 minutos, a vaga será decidida na disputa de pênaltis.




944 MIL ACESSOS,  RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!

TOTAL DE ACESSOS   DO BLOG  MAIS  DE  944 MIL /    DIA 07/03/17
Alemanha Mais de  178 Mil,  líder  Internacional  de  Acessos
Nos  Mais de 100  Países do Planeta  Terra

Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
483775
Alemanha
178963
Estados Unidos
124310
Rússia
41926
Malásia
19731
China
14251
Ucrânia
8579
França
5345
Portugal
5147
Índia
3985



O POETA MARATONISTA!
             
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                         CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                          Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registrado em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DE VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.





Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 Salvador/Ba. 42. 198 metros
DIA 27/08/16



Curso  de  Comunicações  Verbais

(Um dos  melhores do Brasil/S. Paulo com credenciamento CFMO 097}


     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  de  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP

********************************************************************************
                     TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA  DAS PEDRAS   SETOR NORTE DA  ARENA   FONTE NOVA/BAHIA/BRASIL/20





























FBF e clubes anunciam regulamento do campeonato baiano 2017


O Campeonato Baiano de 2017 ganhou nova formula de disputa e terá inicio no dia 29 de janeiro, a primeira fase de classificação encerra 5 de abril. As semifinais acontecerão nos dias 9 e 16 de abril, enquanto que as finais nos dias 30 de abril e 7 de maio com total de 15 datas.
Os clubes se reuniram na sede da FBF.
O atual campeão Vitória,Bahia, Juazeirense, Fluminense de Feira, Galícia, Jacobina, Flamengo, Jacuipense, Vitória da Conquista, Bahia de Feira e o novato Atlântico aprovaram a nova formula de disputa
Na primeira fase de classificação, todos os 11 clubes em grupo único se enfrentarão em sistema apenas de ida, classificando-se os 4 melhores para a Semifinal. A partir da Semifinal será ida e volta, com 1º x 4º  e 2º  x 3º . Os dois vencedores buscam o título também em jogos de ida e volta. O primeiro e segundo colocados da semifinal têm vantagem de dois resultados iguais e realizar o jogo decisivo em seu mando de campo.
REBAIXAMENTO

Serão rebaixados para a Série B do Baianão 2018, os dois últimos colocados da 1ª fase, sem quadrangular.

MUDANÇA: As vagas para outras competições  serão distribuidas somente no Baianão, sem mais vagas para a Copa Governador do Estado. O campeão, o vice-campeão e o terceiro colocado garantirão vagas na Copa do Nordeste de 2018. Já na Copa do Brasil, o vencedor, o segundo colocado e o 3º garantirão as vagas. Poderão disputar o Brasileirão da Série D os três primeiros colocados exceto a dupla BAVI por já possuírem vaga em divisão superior.



O POETA MARATONISTA!
             
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                         CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                          Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registrado em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DE VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.





Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 Salvador/Ba. 42. 198 metros
DIA 27/08/16



Curso  de  Comunicações  Verbais

(Um dos  melhores do Brasil/S. Paulo com credenciamento CFMO 097}


     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  de  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP

********************************************************************************
                     TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA  DAS PEDRAS   SETOR NORTE DA  ARENA   FONTE NOVA/BAHIA/BRASIL/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário