domingo, 19 de fevereiro de 2017

FUTEBOL BAIANO E BRASILEIRO - NOTÍCIAS 21-02-17

Terça, 21 de Fevereiro de 2017 - 08:15 F. Bahia Notícias

Diego Pombo Lopez apita jogo entre Fluminense de Feira e Bahia

Diego Pombo Lopez apita jogo entre Fluminense de Feira e Bahia
Foto: Marcelo Oliveira
A Federação Bahiana de Futebol (FBF) sorteou o árbitro Diego Pombo Lopez para comandar o duelo entre Fluminense de Feira e Bahia, nesta quarta-feira (22), pela sexta rodada do Campeonato Baiano.
 
Lotado na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o juiz será auxiliado por Paulo de Tarso Bregalda Gussen e Cláudio Antônio Dias Aragão. Ademilton Piedade Carigé foi escalado para ser o quarto árbitro.
 
Com dez pontos conquistados, o Bahia ocupa o segundo lugar do estadual. Com a mesma pontuação, o Fluminense de Feira está no terceiro lugar do certame.
Vereador apresenta projeto de lei para batizar via expressa com o nome de Mário Sérgio
Foto: Divulgação/ Fox Sports
A Via Expressa Barradão, que ligará a Avenida Paralela ao Estádio Manoel Barradas, poderá ser batizada com o nome do ex-jogador Mário Sérgio, que se tornou ídolo do Vitória após uma passagem marcante pelo time Rubro-negro na década de 1970. Ele encerrou a carreira de atleta  em 1987, no arquirrival Bahia. Logo depois de pendurar as chuteiras, Mário retornou ao Rubro-negro baiano para ser treinador. Em 2001, Vesgo, como era conhecido, voltou a comandar o Leão. Ele faleceu no trágico acidente envolvendo a delegação da Chapecoense em novembro do ano passado. O projeto de lei é de autoria do vereador Paulo Magalhães Júnior (PV). “Mário Sérgio era um jogador reconhecido por sua grande habilidade e criatividade. Não por menos, ganhou o apelido de “Vesgo” pelo fato de olhar para um lado e dar o passe pelo outro. Tornou-se ídolo do Vitória, defendendo a equipe por quatro anos. No rubro-negro, formou um trio de ataque histórico, junto a André Catimba e Osni, sendo premiado com a Bola de Prata nos Brasileirões de 1973 e 1974. É considerado um dos maiores jogadores da história do clube”, justifica o edil no projeto. A preposição seguirá para discussão no plenário da Câmara Municipal de Salvador. Se aprovada, precisará ser sancionada pelo prefeito ACM Neto (DEM).
CBF divulga tabela do Brasileirão Feminino; confira jogos de São Francisco e Vitória
Foto: Divulgação
Além da divulgação da tabela do Campeonato Brasileiro Masculino de 2017, a Confederação Brasileira de Futebol divulgou na última segunda-feira (20) a tabela do Brasileirão Feminino da Primeira Divisão, que terá como representantes baianos as equipes do São Francisco e Vitória.

O Vitória, atual campeão baiano, estreia em casa no dia 13 de março contra o Flamengo, enquanto o São Francisco, quarto time do ranking nacional, inicia a jornada também em seu estádio contra o Corinthians.

Divididos em dois grupos de 10, os 20 clubes jogam em partidas de ida e volta dentro de suas chaves. Os quatro melhores de cada grupo avançaram para a fase de mata-mata. O último colocado de cada grupo da primeira fase caíram à Série A2 do ano seguinte.
Confira as duas primeiras rodadas da competição:

1ª rodada (12/03)

Grupo 1

Audax-SP x Sport Recife-PE
Grêmio-RS x Vitória-PE
São Francisco x Corinthians-SP
Kindermann-SC x Iranduba-AM

Grupo 2

Vitória x Flamengo-RJ
São José-SP x Ponte Preta-SP
Ferroviária-SP x Rio Preto-SP
Santos-SP x Foz Cataratas-PR

2ª rodada (19/03)

Grupo 1

Vitória-PE x Audax-SP
Iranduba-AM x São Francisco
Corinthians-SP x Kindermann-SC
Sport Recife-PE x Grêmio-RS

Grupo 2

Flamengo-RJ x São José-SP
Foz Cataratas-PR x Ferroviária-SP
Rio Preto-SP x Santos-SP
Ponte Preta-SP x Vitória
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017 - 22:00

Toto Wolff e Niki Lauda acertam renovação de contrato com a Mercedes até 2020

por Estadão Conteúdo
Toto Wolff e Niki Lauda acertam renovação de contrato com a Mercedes até 2020
Foto: Divulgação
Principais lideres da Mercedes, Toto Wolff e Niki Lauda acertaram nesta segunda-feira (20) a renovação contratual com a mais forte equipe da Fórmula 1 na atualidade. Dois dos responsáveis pelo sucesso da escuderia que dominou a categoria nas últimas três temporadas, tanto entre os pilotos quanto entre os construtores, eles assinaram novos vínculos até 2020.

"É uma grande notícia que o Toto e Niki renovaram seus acordos", celebrou o presidente e CEO da Daimler AG, grupo que controla a Mercedes, Dieter Zetsche. "Em 2013, reestruturamos a liderança da equipe com o objetivo de melhorar nosso desempenho. Desde então, no entanto, os resultados superaram nossa expectativa. Um fator chave para isso foi a combinação da habilidade empreendedora do Toto com a experiência do Niki."

Um dos mais talentosos pilotos da história da Fórmula 1, Niki Lauda conquistou três títulos da categoria, em 1975, 1977 e 1984. Ele chegou à Mercedes no fim de 2012 e desde 2013 ocupa o cargo de presidente não-executivo, além de deter 10% das ações da equipe.

"Os últimos anos foram alguns dos mais divertidos que já tive na Fórmula 1. Toto e eu formamos uma parceria perfeita na Mercedes e nós temos uma grande equipe em cada nível, o que nos entregou bons resultados. Eu preciso agradecer o Dieter e os outros membros da direção da Daimler AG por renovar a confiança em nós", comentou.

Já Wolff chegou à Mercedes em fevereiro de 2013 após quatro anos na Williams. Atual chefe da equipe, além de diretor esportivo, ele possui 30% das ações da escuderia. "Vencer nunca é algo individual, é sobre ter o grupo certo de pessoas trabalhando juntas, se alinhando com objetivos em comum e combinando seus talentos para atingi-los. Todo dia que venho para a fábrica, fico lisonjeado pelo privilégio de representar este grupo de pessoas", declarou.

Em 2014, 2015 e 2016, a Mercedes faturou o Mundial de Construtores e o de Pilotos (nos dois primeiros com Lewis Hamilton e depois com Nico Rosberg). Nesta pré-temporada, os dirigentes tiveram trabalho após a saída de Rosberg, que dará lugar a Valtteri Bottas na disputa de 2017.
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017 - 20:30

Sílvio exalta motivação do Conquista após goleada sobre o Atlântico

por Matheus Caldas
Sílvio exalta motivação do Conquista após goleada sobre o Atlântico
Foto: Blog do Anderson
A goleada do Conquista por 5 a 0 sobre o Atlântico trouxe uma motivação a mais ao elenco, de acordo com o experiente zagueiro Sílvio. Com o resultado, a equipe conquistense se manterá no G4 do Baianão, independente do resultado da próxima rodada.

O defensor alviverde comentou sobre a partida. “Nos traz mais confiança. Quando goleamos e jogamos bem, nos traz confiança. Mas não pode ser exagerada. Mas quarta já tem outro jogo. Encaramos assim. Cada jogo é uma final”, disse, em entrevista ao Bahia Notícias.

Para se firmar mais ainda no grupo dos quatro primeiros, o próximo compromisso frente ao Jacobina será importante. Sílvio analisou as possibilidades. “É um confronto direto. Nosso pensamento é, em casa, ganhar. Até pra distanciarmos desse pessoal que está lá atrás. Nesse confronto direto, abriríamos sete pontos. Seria um passo importante para uma possível classificação, concluiu.

O duelo contra o Jegue da Chapada será realizado nesta quarta-feira (22), às 20h30, no Lomanto Júnior.
 
Roberto Cunha vence em etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Rally 4x4
Foto: Divulgação
O piloto Roberto Cunha, da Equipe Rally Bahia, começou a temporada 2017 com vitória na categoria Protótipo durante a abertura do Campeonato Brasileiro de Rally 4x4. A etapa foi  em Sergipe, no último final de semana. Roberto também subiu ao pódio na Categoria Extra-Livre, ficando na segunda colocação. "Nossa intenção é tentar manter a regularidade obtida em 2016 e chegar disputando os títulos. O carro se comportou muito bem com as novas alterações. Estou feliz e satisfeito", declarou o piloto. A próxima etapa da Competição será disputada nos dias 18 e 19 de março, na cidade de Serra Talhada, em Pernambuco.
Alvo de racismo na Sérvia, jogador brasileiro critica postura dos adversários
Foto: Reprodução / Twitter
O racismo se expressou mais uma vez no mundo do futebol. Desta vez, um brasileiro sofreu na pele a fúria da intolerância humana. O jogador Everton Luiz, jogador do Partizan Belgrado (Sérvia), sofreu insultos da torcida do Rad.

A derrota por 1 a 0 dentro de campo foi ofuscada pela tristeza do brasileiro de 28 anos, que, irritado, respondeu com gestos obscenos as provocações dos torcedores sérvios. Ele também não poupou críticas aos jogadores rivais, que não interviram na situação. 

“Durante todo o jogo, os torcedores estavam me xingando, me chamando de macaco, imitando (macaco). E quando chegava mais perto da torcida, eu escutava mais alto ainda. Acabou tendo a confusão, porque fiz gesto obsceno, já estava muito bravo. E [estava] bravo também com os jogadores [adversários]. Ninguém teve a atitude de falar para eles pararem. Continuava, e ninguém pediu para parar. A não ser o juiz, que ouviu e falou para que se pedisse para parar pelos altos-falantes. Mas mesmo assim, continuaram. Foi muito triste o que aconteceu”, lamentou, ao Redação SporTV.

Por outro lado, o atleta comemorou o apoio recebido pelo clube pelo qual atua. “Todo mundo me apoiou. Os torcedores, o clube. Estão tomando providências para ver o que pode acontecer. Me disseram até que eu poderia ser punido. Mas estão vendo o que pode acontecer”, finalizou.
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017 - 19:15

Sinval Vieira praticamente descarta contratação de Lucão: 'Vai ser difícil'

por Glauber Guerra
Sinval Vieira praticamente descarta contratação de Lucão: 'Vai ser difícil'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O Vitória praticamente descartou a contratação do zagueiro Lucão, do São Paulo. De acordo com Sinval Vieira, diretor de futebol do Rubro-negro, a cúpula do Tricolor paulista só aceitou liberar o jogador até o término do Campeonato Baiano. “Vai ser difícil a vinda de Lucão porque o São Paulo só quer liberar ele até o final no Estadual. E isso a gente não vai aceitar. Não vamos trazer um jogador para depois do Estadual eles pedirem. Isso não interessa. Estamos fazendo um elenco para o ano. Para mim, hoje, eu disse ao Lucão que está descartado. Se não conseguir até o final do ano não me interessa”, disse o cartola do Leão, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (20). Sinval ainda negou o interesse no lateral-esquerdo Fabra, do Boca Juniors. A notícia foi publicada pela imprensa argentina. “Existe nada. Vocês sabem que eu digo quanto tem. Não é fácil. Não vamos falar de posição diretamente. Nós não paramos de estarmos atentos aos jogadores, mas os jogadores que desejamos, com certeza, não estão disponíveis agora. O caso de Patric, eu queria esse jogador. Nós estamos tentando trazer jogadores que a gente vê, gosta. É isso que a gente está tentando. Confesso a vocês que Patric veio e Lucão dificilmente virá”, destacou. Por fim, o cartola garantiu que o clube não apresentará novos contratados nos próximos dias. “Não tem nenhum outro jogador que será contratado pelo Vitória. Até porque os jogadores que nós queremos não estão à disposição”, finalizou.
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017 - 19:05

Polivalente, Patric revela preferência: 'Sou lateral de ofício'

por Glauber Guerra
Polivalente, Patric revela preferência: 'Sou lateral de ofício'
Patric é o novo reforço do Leão| Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Emprestado ao Vitória pelo Atlético-MG até o fim da temporada, o lateral-direito Patric já fez de tudo um pouco no Galo. Atuou como meia, ponta pela direita e até pela esquerda, e também como lateral esquerdo. Porém, ele revelou que prefere jogar na sua posição de origem. “Agradeço a diretoria pelo esforço, a comissão técnica e os companheiros que já me receberam muito bem. Estou muito feliz. Já joguei em outras posições, mas sou lateral de ofício. Estou aqui para brigar pela minha posição e meu espaço juntamente com os meus companheiros. E toda vez que a equipe de mim estarei à disposição de Argel”, disse o jogador. O jogador ainda se diz bem fisicamente e pronto para estrear. “Estou só esperando a documentação. Tenho trabalhado normalmente. Espero que seja o mais rápido possível. Temos um jogo quarta [contra o Bragantino. Não sei se vai ser possível. Tenho trabalhado e estamos aí esperando, louco para jogar”, finalizou. Para poder ficar à disposição de Argel Fucks, Patric precisa ter seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira (CBF) 24 horas antes de uma partida. O jogador ficará na Toca do Leão até o fim da temporada.
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017 - 18:35

Vitória se reapresenta após triunfo, e titulares fazem treino regenerativo

por Glauber Guerra
Vitória se reapresenta após triunfo, e titulares fazem treino regenerativo
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O elenco do Vitória se reapresentou na tarde desta segunda-feira (20) após o triunfo sobre o Bahia de Feira por 1 a 0, pelo Campeonato Baiano. Agora, a equipe iniciou a preparação mais um desafio, desta vez pela Copa do Brasil, contra o Bragantino, quarta-feira (22), às 19h30, no Barradão.
 
Os titulares fizeram um treino regenerativo e depois deram voltas ao redor do gramado.
 
Já os reservas realizaram um treino técnico na primeira parte dos trabalhos. Logo depois, Argel Fucks orientou um coletivo com a presença de dois atletas do sub-17.
 
Para a partida, o técnico Argel Fucks não poderá contar com o meio-campista campista Dátolo, que sofreu uma entorse no tornozelo. O zagueiro Bryhan, recém-contratado, que teve um trauma no pé esquerdo durante um treino e está entregue ao departamento médico.
 
O elenco Rubro-negro volta aos trabalhos na tarde desta terça (21).
Jorge Wagner engrandece empate contra o Fla de Guanambi: ‘Não merecíamos a derrota’
Foto: Francisco Carlos /Ag. Haack/ Bahia Notícias
Considerado um dos nomes do jogo do último domingo (19), o meia Jorge Wagner comentou sobre o empate entre Fluminense de Feira e Flamengo de Guanambi, realizado no Estádio 2 de Julho. Para o jogador, as circunstâncias do jogo engrandeceram o resultado em 1 a 1.

“O empate por conta das circunstâncias pode ser considerado bom até porque continuamos na parte de cima da tabela e pelo que aconteceu não merecíamos a derrota”, afirmou o atleta, que também comentou sobre a penalidade perdida no confronto.

“Só perde quem está lá dentro e o goleiro deles foi muito feliz ao defender a cobrança. Felizmente conseguimos o empate que nos deixa bem na classificação e agora é hora de pensar em descansar já que temos um compromisso difícil contra o Bahia já na quarta-feira. Acho que pela entrega, pela luta que tivemos o resultado foi bom”, completou.

Com 10 pontos e na terceira posição, o Flu de Feira volta a campo na próxima quarta-feira (22), às 21h45, quando enfrenta o Bahia no Joia da Princesa.
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017 - 17:55

Dátolo sofre entorse no tornozelo e desfalca o Vitória contra o Bragantino

por Glauber Guerra
Dátolo sofre entorse no tornozelo e desfalca o Vitória contra o Bragantino
Foto: Maurícia da Matta/ Divulgação / Vitória
O técnico Argel Fucks, do Vitória, recebeu uma notícia ruim do departamento médico nesta segunda-feira (20). O meio-campista Dátolo sofreu uma entorse no tornozelo durante o triunfo por 1 a 0 sobre o Bahia de Feira, no último domingo (19), pelo Campeonato Baiano. Com isso, ele foi vetado pelo DM para o jogo contra o Bragantino, quarta (22), no Barradão, pela Copa do Brasil. Segundo a assessoria de imprensa da agremiação, o argentino apresentou um edema e ainda sente dores no local. A tendência é que o jogador fique apto para atuar contra o América-RN, sábado (25), na Arena das Dunas, pelo Nordestão.
Com Maikon Leite entre titulares, Bahia começa preparação para enfrentar o Flu de Feira
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Após vencer a Juazeirense no último domingo (19), o Bahia voltou a treinar nesta segunda-feira (20) visando o duelo contra o Fluminense de Feira, na próxima quarta-feira (22), pela sexta rodada do Campeonato Baiano.
 
Os atletas que atuaram mais de 45 minutos diante do Cancão de Fogo se reservaram a um trabalho regenerativo, exceto o goleiro Anderson, que desceu ao gramado e treinou normalmente. Os demais, por outro lado desceram ao campo para treinar a parte física, técnica e tática.

O técnico Guto Ferreira começou a dar indicações da equipe que entra em campo. A principal novidade ficou por conta do atacante Maikon Leite, que ainda aguarda regularização junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
 
A equipe escalada foi a seguinte: Jean; Eduardo, Tiago, Jackson e Armero; Edson, Renê Júnior e Diego Rosa; Maikon Leite, Zé Rafael e Hernane.
 
Fora da atividade, outra novidade. O atacante Edigar Junio iniciou o processo de recondicionamento físico, se juntando ao lateral-direito Wellington Silva e o lateral-esquerdo Matheus Reis. No departamento médico, o lateral Juninho Capixaba, o volante Yuri  e o meia Allione realizaram tratamento.
Edigar Junio voltou a treinar a parte física | Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
 
O elenco do Esquadrão realiza o último treinamento antes de viajar para Feira de Santana nesta terça-feira (21), às 15h30, novamente no Fazendão.
Dirigente catarinense diz que avião não precisa cair para clube virar potência estadual
Foto: Divulgação
Uma polêmica sacudiu o futebol catarinense no último domingo (19). Isso porque, um dos presidentes do Marcílio Dias-SC, Mauro Pereira, repercutiu negativamente no estado. Ele disse que, para seu clube crescer, não será necessário ocorrer um acidente aéreo – a comparação foi feita à tragédia que acometeu a Chapecoense, no final de 2016. "Muita gente me cobrou para não falar isso, mas o avião do Marcílio Dias não precisa cair para a gente transformarmos [sic] esse time uma potência do futebol catarinense, do futebol brasileiro. Não precisamos de tragédia para tornar nosso time grande", disse o dirigente, numa transmissão no Facebook. Após a declaração, rapidamente o clube da segunda divisão de Santa Catarina se posicionou, por meio de uma nota oficial. "A declaração de que o Marcílio Dias não precisa passar por uma tragédia para se reerguer está colocada pelo diretor no contexto do programa de sócio-torcedor do clube. Temos a consciência de que uma administração séria, transparente e comprometida, como existe na Chapecoense, é fator determinante para o sucesso de um programa de sócios. A colocação está no sentido de que a torcida precisa ser solidária ao processo de renovação do clube, sem a necessidade de passar por uma tragédia para que isso venha a acontecer", ponderou o clube. Ainda na mesma nota, o Marcílio pediu desculpas pelas declarações do dirigente. "Em momento algum a declaração visou desmerecer, diminuir ou denegrir a Associação Chapecoense de Futebol, um exemplo a ser seguido pelo Marcílio Dias em termos de administração, e que temos o total respeito e entendimento de sua grandeza, inclusive antes da tragédia acontecer. Transmitindo a mensagem do nosso vice-presidente, pedimos desculpa àqueles que se sentiram ofendidos pela declaração, e que em momento algum ela foi relacionada a diminuir a tragédia ou nosso coirmão de Chapecó, um exemplo a ser seguido dentro e, principalmente, fora de campo”, completou. Na tragédia na qual parte do time da Chape foi dizimada, 71 pessoas morreram, entre jogadores, dirigentes do clube, imprensa e tripulantes. Apenas seis pessoas sobreviveram.
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017 - 16:35

CBF define tabela do Campeonato Brasileiro; confira jogos da dupla Ba-Vi

por Ulisses Gama
CBF define tabela do Campeonato Brasileiro; confira jogos da dupla Ba-Vi
Fotos: Jefferson Peixoto / Ag Haack / Bahia Notícias
Em reunião com os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta segunda-feira (20) a tabela básica da primeira rodada do certame nacional. Remanescente da última edição, o Vitória faz a sua estreia contra o Avaí, em Santa Catarina, no dia 13 ou 14 de maio.
 
O Bahia, que conseguiu o acesso à elite nacional após ficar no quarto lugar da Série B de 2016, faz a sua estreia contra o Atlético Paranaense, na Arena Fonte Nova.

O primeiro clássico Ba-Vi acontecerá na 11ª rodada do certame. No Barradão, o duelo deve acontecer 1º ou 2 de julho.
 
Confira as três primeiras rodadas da competição:
 
1ª rodada (13 ou 14/5)
 
Fluminense x Santos
Flamengo x Atlético-MG
Palmeiras x Vasco
Corinthians x Chapecoense
Cruzeiro x São Paulo
Coritiba x Atlético-GO
Grêmio x Botafogo
Bahia x Atlético-PR
Ponte Preta x Sport
Avaí x Vitória
 
2ª rodada (20 ou 21/5)
 
Botafogo x Ponte Preta
Vasco x Bahia
Santos x Coritiba
São Paulo x Avaí
Atlético-MG x Fluminense
Atlético-PR x Grêmio
Sport x Cruzeiro
Vitória x Corinthians
Atlético-Go x Flamengo
Chapecoense x Palmeiras
 
3ª rodada (27 ou 28/5)
 
Botafogo x Bahia
Vasco x Fluminense
Santos x Cruzeiro
São Paulo x Palmeiras
Atlético-MG x Ponte Preta
Atlético-PR x Flamengo
Sport x Grêmio
Vitória x Coritiba
Atlético-GO x Corinthians
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017 - 16:25

Flamengo de Guanambi anuncia contratação do técnico Fernando Dourado

por Matheus Caldas
Flamengo de Guanambi anuncia contratação do técnico Fernando Dourado
Foto: João Áquila / Globoesporte.com
O Flamengo de Guanambi tem um novo técnico para a sequência do Campeonato Baiano,. A equipe do interior da Bahia acertou nesta segunda-feira (20) com Fernando Dourado, que estava à frente do Dorense-SE. “Acredito que ele agregará. Ele fez um bom trabalho no Colo Colo, campeão da segunda divisão. Estamos com a esperança que ele contribua para nos tirar dessa situação. Chega hoje à noite em Guanambi”, disse o diretor de futebol rubro-negro, Armando Filho, em entrevista ao Bahia Notícias. Atualmente, o Beija-Flor vive um calvário no Campeonato Baiano. O clube está na vice-lanterna da competição, na zona de rebaixamento, com dois pontos ganhos. Dourado tem experiência no futebol baiano. Dourado acumula passagens pelas divisões de base do Bahia e Vitória. Ele já comandou a Catuense,  Fluminense de Feira Juazeiro, Itabaiana e CRB, Al Murrarak (Bahrein), Al Shamal S.C. (Qatar) e Club Universidad de Cobija (Bolívia)  e Colo Colo, na qual foi Campeonato Baiano da Segunda Divisão, e 2014.
Mário revela premonição da esposa em cima do primeiro gol pelo Bahia: 'Presente antecipado'
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Revelado na divisão de base do Bahia, o atacante Mário marcou o seu primeiro gol como profissional no último domingo (19), no triunfo sobre a Juazeirense por 2 a 1 pela quinta rodada do Campeonato Baiano. Escolhido para conceder entrevista à imprensa nesta segunda-feira (20), no Fazendão, o jovem atleta revelou uma premonição de sua esposa sobre o tento marcado.
 
"Assim que acabou o jogo tinha um monte de mensagem no Whatsapp. A minha esposa brincou comigo. O aniversário dela é no dia 25 e ela disse: 'Você vai fazer o gol e vai me dar um presente antecipado'. Graças a Deus fui feliz. Assim que saí, tinha mensagem dela brincando comigo. Todo mundo parabenizou e todos falando que é o primeiro de muitos. Espero que seja assim mesmo", declarou.
 
Mário, que já tem vivência entre os profissionais, passou a maior parte de 2016 parado em virtude de uma grave lesão no joelho. Ele comemorou o retorno com gol e relembrou a assistência que deu para Renato Cajá em 2016, quando o Esquadrão venceu o Bragantino por 3 a 2, pela Série B do ano passado.
 
"Fico feliz. Graças a Deus pude marcar o meu primeiro gol como profissional. Sofri uma lesão no ligamento cruzado e fiquei seis meses parado. Ainda ano passado tive a oportunidade de entrar contra o Bragantino e ter a felicidade de dar um passe para o Renato Cajá. Ontem tive uma oportunidade do professor Guto, pude entrar e corresponder", indicou.
 
Com dez pontos conquistados, o Bahia ocupa o segundo lugar do estadual. A próxima partida da equipe será na próxima quarta-feira (22), contra o Fluminense de Feira, no estádio Joia da Princesa.
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017 - 15:56

Com lanterna no Campeonato Baiano, Sérgio Odilon anuncia saída do Galícia

por Matheus Caldas
Com lanterna no Campeonato Baiano, Sérgio Odilon anuncia saída do Galícia
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Mais um clube acaba de ficar sem técnico no Campeonato Baiano. Sérgio Odilon não é mais técnico do Galícia. Em comum acordo com a diretoria granadeira, o profissional, junto a comissão técnica, entregou o cargo nesta segunda-feira (20). “Acertei com o vice-presidente [Roberto Presa] a saída. Sai eu e a comissão técnica. Em comum acordo acertamos isso. É algo que já vinha sido amadurecido. A decisão deles também já estava tomada”, resumiu o técnico, em entrevista ao Bahia Notícias. O clube de Salvador vive uma fase complicada no estadual. Lanterna da competição, com apenas um ponto, o azulino é postulante ao rebaixamento para a Série B.
Campeão olímpico, Micale é demitido da Seleção Brasileira sub-20
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O baiano Rogério Micale não é mais treinador da Seleção Brasileira sub-20. O técnico revelou nesta segunda-feira (20) ao programa Bate-Bola, da Espn, que foi desligado do cargo pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A demissão se sustentou pela campanha brasileira no Sul-Americano da modalidade. Na semana passada, o time comandado por Micale foi eliminado, e ficou na quinta colocação. Com isso, o selecionado ficou de fora do próximo Mundial 

O desligamento do técnico do cargo vem exatamente seis meses após um dos títulos mais perseguidos da história do futebol nacional. Ele conseguiu o ouro olímpico, no Rio 2016, na final contra a Alemanha, no Maracanã.
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017 - 14:45

Pineda se diz feliz no Vitória: 'Estou ganhando mais confiança do técnico'

por Glauber Guerra
Pineda se diz feliz no Vitória: 'Estou ganhando mais confiança do técnico'
Pineda em ação pelo Vitória| Foto: Jefferson Peixoto/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
O atacante Pineda, do Vitória, já atuou em três partidas nesta temporada. Uma como titular e as outras ele saiu do banco de reservas para ajudar o time. Ainda sem balançar as redes, o chileno se diz feliz no clube e agradeceu a confiança do técnico Argel Fucks.
 
“Graças a Deus, estou ganhando mais confiança do técnico. Quero fazer a coisa bem aqui. Espero seguir jogando e ajudando a equipe. Estou aprendendo um pouco [de português] com meus companheiros. Estou muito feliz e contente de estar aqui no Vitória”, disse o chileno.
 
Pineda, de 27 anos, desembarcou na Toca do Leão em janeiro. Ele assinou contrato até 8 de julho deste ano, mas pode ter o vínculo prorrogado automaticamente, caso atinja algumas metas.
 
O próximo compromisso do Vitória é contra o Bahia de Feira, quarta-feira (22), às 19h30, no Barradão, válido pela segunda fase da Copa do Brasil.
Declaração de quarto árbitro contradiz FPF sobre cancelamento do Atletiba
Foto: Gazeta Press
Uma conversa entre Rafael Traci, o quarto árbitro da partida entre Atlético-PR e Coritiba, e representantes dos dois clubes, contradiz a versão oficial da Federação Paranaense de Futebol (FPF) sobre a não-realização do clássico que seria realizado no último domingo (19) pelo certame estadual.

"O pessoal (Youtube, que transmitiria o jogo) não pode transmitir porque não é a detentora do campeonato. É isso que a gente recebeu de informação. Se continuarem eles dentro do campo, nós não podemos ter essa partida", explicou o quarto árbitro para os dirigentes de Furacão e Coxa, em conversa que foi flagrada pelas câmeras do local.

A frase de Traci é diferente da versão da entidade, que justifica o cancelamento do jogo por conta do não-credenciamento de pessoas dentro de campo. A detentora dos direitos do torneio, a Rede Globo, não entrou em acordo com a dupla Atletiba por conta do valor proposto para o contrato no torneio.

Até o momento, a FPF não se pronunciou sobre uma possível remarcação do confronto entre os dois clubes.
Por falta de dinheiro, seleção brasileira de Polo Aquático não disputará Liga Mundial
Foto: Divulgação
O Brasil não disputará a Liga Mundial de Polo Aquático Masculina e Feminina. Terceiro colocado em 2015 e com vaga garantida para o Mundial de Esportes Aquáticos, a equipe não tem condições financeiras de atuar no evento, que será realizado na cidade australiana de Gold Coast para os homens e em Sacramento para as mulheres.

Umas das modalidades com grande investimento para os Jogos Olímpicos de 2016, saindo de um ostracismo de mais de 30 anos sem participar da competição, o Polo Aquático sofre com a dificuldade financeira da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), que teve orçamento reduzido para o atual ciclo olímpico. 

O Torneio Intercontinental masculino será realizado entre os dias 25 e 30 de abril, enquanto o feminino acontecerá de 2 a 7 de maio.
 Recuperado, Norberto se coloca à disposição de Argel para jogo contra o Bragantino
Foto: Maurícia da Matta/ Divulgação / Vitória
Recuperado de um entorse no tornozelo, o lateral-direito Norberto, do Vitória, se colocou à disposição do técnico Argel Fucks para o duelo contra o Bragantino, quarta-feira (22), às 19h30, no Barradão, pela Copa do Brasil.
 
“Fiz um trabalho intenso de recuperação nas últimas semanas e estou pronto, à disposição da comissão técnica. Espero que esse retorno seja com uma grande apresentação da nossa equipe diante do Bragantino nesta decisão na Copa do Brasil. Vamos com tudo para buscar essa classificação para a etapa seguinte da competição”, afirmou.
 
Norberto ainda prometeu empenho redobrado para buscar seu espaço na equipe.
 
“Hoje contamos com um elenco muito forte, com ótimas opções em todos os setores. Vou lutar por meu espaço na equipe, como todos aqui. O mais importante é que o elenco está focado em ajudar o Vitória a conquistar seus objetivos em 2017. Estamos caminhando na mesma direção”, finalizou.
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017 - 12:30

Volante do Galícia fala sobre revés para o Jacobina e pede união para enfrentar o Vitória

por Ulisses Gama / Edimário Duplat
Volante do Galícia fala sobre revés para o Jacobina e pede união para enfrentar o Vitória
Foto: Ulisses Gama/Bahia Notícias
Lanterna do Campeonato Baiano, com apenas um ponto, o Galícia sofreu mais um resultado negativo no último domingo (19), quando foi derrotado por 3 a 0 para o Jacobina no Estádio José Rocha. Para o volante Oton, a equipe granadeira cresceu no padrão de jogo, mas não teve atenção e foi vítima dos próprios erros na partida do certame estadual.

"Ontem começamos um pouco sonolentos, mas acredito que depois dos primeiros minutos fomos entrando no jogo, tivemos bons momentos. Por falta de atenção, tomamos um gol e logo depois tivemos outro vacilo que acarretou no segundo gol. Acho que o time teve um crescimento no padrão de jogo, mas tivemos um crescimento", afirmou o atleta em entrevista ao Bahia Notícias, no qual também pediu união da equipe para enfrentar o Vitória, líder do torneio.

"Esse é o momento do time se unir. O time só vence quando está unido e treinando forte. Temos que focar no Vitória e procurar jogar de igual para igual. No futebol, tem times que estão em situações melhores, mais são onze contra onze. Precisamos no reerguer", completou.

Galícia e Vitória se enfrentam no próximo dia 2 de março, às 19h30, no Estádio de Pituaçu.
Copa do Brasil: trio de São Paulo comanda duelo entre Paraná e Bahia
Foto: Divulgação
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já definiu o trio de arbitragem responsável por comandar o duelo entre Paraná e Bahia, no próximo sábado (25), em Curitiba, pela segunda fase da Copa do Brasil.
 
O paulista Vinícius Gonçalves Dias Araújo será o árbitro principal da partida. Anderson José de Moraes Coelho e Evandro de Melo Lima, também de São Paulo, serão os assistentes. O paranaense José Mendonça da Silva Júnior foi designado para ser o quarto árbitro.
 
Paraná e Bahia se enfrentam às 16h30, no estádio Durival de Britto. Para avançar à fase seguinte, o Esquadrão precisa vencer o duelo. Em caso de empate, a vaga será decidida na disputa de pênaltis.
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017 - 11:55

Bahia confirma empréstimo de Hayner para o Paysandu até novembro

por Ulisses Gama
Bahia confirma empréstimo de Hayner para o Paysandu até novembro
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Através de nota enviada à imprensa na manhã desta segunda-feira (20), o Bahia confirmou o empréstimo do lateral-direito Hayner para o Paysandu até novembro deste ano. Fora dos planos do técnico Guto Ferreira, o jogador vinha treinando de forma separada no Fazendão. Contratado pelo Esquadrão junto ao Rio Branco em 2015, o jogador tem vínculo com o clube baiano até o mês de dezembro.
Fernando Miguel vê Vitória em bom momento, mas avisa: 'Precisamos continuar trabalhando'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O Vitória ainda não sabe o que é perder no Campeonato Baiano. Em quatro partidas disputadas no certame estadual, o time Rubro-negro venceu todas. Após o triunfo sobre o Bahia de Feira por 1 a 0, no último domingo (19), em Feira de Santana, o Leão chegou ao quarto resultado positivo seguido na temporada.
 
“Estamos vivendo um ótimo momento, de evolução. Vencemos o Bahia de Feira e estamos em uma grande sequência. Chegamos a nossa quarta vitória seguida na temporada e isso só vem dando confiança ao grupo. O momento é positivo, mas precisamos continuar trabalhando firme para mantê-lo”, disse o camisa 1.
 
O arqueiro Rubro-negro ainda pediu foco total no duelo contra o Bragantino, quarta-feira (22), às 19h30, no Barradão, pela segunda fase da Copa do Brasil
 
“O foco total agora é na decisão contra o Bragantino pela Copa do Brasil. Estaremos em nossa casa, diante do nosso torcedor e precisamos fazer uma grande apresentação para evitar surpresas. Temos que impor nosso ritmo para buscarmos a classificação para a próxima fase da competição”.

O confronto contra o Bragantino é jogo único. Em caso de empate, a classificação será por cobranças de pênaltis.
Apesar da goleada, Roberto Gaúcho vê boa partida do Atlântico contra o Conquista
Foto: Francisco Carlos /Ag. Haack/ Bahia Notícias
Mesmo depois de uma expressiva goleada por 5 a 0 no último domingo (19), o treinador Roberto Gaúcho não viu uma má atuação do Atlântico contra o Vitória da Conquista, em jogo disputado no Estádio Lomanto Júnior. Para o comandante da equipe azulina, o placar não condiz com que a equipe produziu no jogo válido pelo Baianão 2017.

“Difícil, pois a gente estava bem no jogo. É que o meu time é de garotos e eles sentiram ao tomarmos um gol de bola parada. No primeiro tempo o treinador tirou um centroavante e colocou um zagueiro, três zagueiros aí achei que no segundo tempo nós iriamos encaixar, tirei um meia e coloquei mais um atacante, erramos na saída de bola, tomamos o segundo aí desestruturou o time”, afirmou o técnico em entrevista ao Blog do Anderson, no qual também falou sobre a vantagem da equipe em fazer cinco jogos em Salvador.

“Não tem como você explicar numa derrota. Cinco a zero é bom que alertou a gente agora, cinco jogos agora não viajamos mais para fora, jogaremos cinco em casa, só tem o Bahia e Vitória que são muito difíceis, mas os outros três são Fluminense, Galícia e Flamengo. Então nós estamos no páreo”, concluiu.

Com cinco pontos e na oitava posição, o Atlântico volta a campo no dia 2 de março, quando enfrenta o Flamengo de Guanambi no Estádio de Pituaçu.
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017 - 10:55

Mesmo com triunfo sobre o Bahia de Feira, José Welison se queixa de gramado e vento

por Glauber Guerra
Mesmo com triunfo sobre o Bahia de Feira, José Welison se queixa de gramado e vento
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O Vitória venceu o Bahia de Feira por 1 a 0, no último domingo (19), no Joia da Princesa, pelo Campeonato Baiano. Apesar do triunfo, José Welison culpou o gramado e o vento pelas dificuldades do time Rubro-negro em Feira de Santana.
 
“A gente vem trabalhando no dia a dia para consertar os erros. É tentar melhorar cada vez mais. A gente jogou nosso máximo. O campo e o vento atrapalharam muito”, disse o jogador.
 
Com o triunfo, o Vitória chegou aos 12 pontos e continua na liderança do Baianão com 100% de aproveitamento.
 
O próximo compromisso do Leão é contra o Bragantino, domingo (22), às 19h30, no Barradão, pela segunda fase da Copa do Brasil.
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017 - 10:30

Arnaldo Lira reclama da arbitragem contra o Fla de Guanambi: 'Nunca vi isso acontecer'

por Ulisses Gama / Edimário Duplat
Arnaldo Lira reclama da arbitragem contra o Fla de Guanambi: 'Nunca vi isso acontecer'
Foto: Max Haack/Ag Haack/Bahia Notícias
O empate em 1 a 1 contra o Flamengo de Guanambi, em jogo realizado no último domingo (19), custou caro para o Fluminense de Feira. Com o lateral Edson e o treinador Arnaldo Lira expulsos, o Touro do Sertão ficou atrás do marcador por quase todo o confronto, empatando apenas aos 30 do segundo tempo. Para o técnico tricolor, a sua equipe foi prejudicada pela arbitragem desde os primeiros minutos, o que evitou a equipe de atuar com força total contra o adversário.

"Colocaram um juiz e um bandeira de Coqnuista pra apitar o nosso jogo. O cara expulsa o nosso melhor jogador com dez minutos do primeiro tempo. Ficamos 85 minutos com um a menos. Depois eu também fui expulso. Nunca vi isso acontecer. O jogo ficou difícil, eles fizeram 1 a 0 com impedimento... Depois coloquei um time mais ofensivo e a gente empatou. Trouxemos um pontos, mas se a gente estivesse com onze, venceríamos", afirmou o treinador em entrevista ao Bahia Notícias.

Com 10 pontos, o Fluminense de Feira segue na terceira posição da classificação geral e tem um jogo importante na próxima quarta-feira (22), quando enfrenta o Bahia, segundo colocado, no Estádio Joia da Princesa.
Árbitro de Santa Catarina apita confronto entre Vitória e Bragantino
Foto: Divulgação / CBF
Bráulio da Silva Machado será o dono do apito entre Vitória e Bragantino, quarta-feira (22), às 19h30, no Barradão, válido pela segunda fase da Copa do Brasil. Experiente, com 37 anos, Bráulio é professor de educação física.
 
O árbitro será auxiliado por Johnny Barros de Oliveira e Thiaggo Americano Labes. Ambos pertencentes ao staff da CBF e são de Santa Catarina.
 
A segunda fase da Copa do Brasil, assim como a primeira, será de jogo único. Porém, se a partida terminar empatada, a classificação será decidida nos pênaltis.
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017 - 09:45

Guto Ferreira faz mistério sobre equipe que enfrenta o Fluminense de Feira

por Ulisses Gama
Guto Ferreira faz mistério sobre equipe que enfrenta o Fluminense de Feira
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
O Bahia volta a jogar pelo Campeonato Baiano na próxima quarta-feira (22), fora de casa, contra o Fluminense de Feira, uma das equipes que compõe o grupo dos quatro primeiros colocados do estadual. Questionado sobre a provável equipe que entra em campo, o técnico Guto Ferreira fez mistério, ressaltando que a equipe atua pela Copa do Brasil no próximo sábado (25), contra o Paraná.
 
"Vamos ver o que nós vamos fazer porque nós temos Copa do Brasil. Três dias depois temos Copa do Brasil, uma partida que temos que vencer lá fora... O jogo contra o Fluminense é importante, mas temos que medir o que será possível ser feito para ter uma equipe competitiva dos dois lados", declarou.
 
De olho na partida contra o Touro do Sertão, o Bahia se reapresenta para os treinamentos na tarde desta segunda-feira (20), no Fazendão. No momento, a equipe tricolor ocupa o segundo lugar do certame estadual, com dez pontos conquistados em quatro partidas.
Federação Paranaense e TJD esperam súmula para decidir nova data de Atletiba cancelado
Foto: Reprodução/Facebook
O cancelamento da partida entre Atlético Paranaense e Coritiba, válido pelo Campeonato Paranaense 2017, já iniciou mais desdobramentos nos seus bastidores. A Federação Paranaense de Futebol (FPF) e o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PR) esperam o recebimento da súmula da partida para decidir sobre uma nova data para o clássico, que não aconteceu por conta da entidade não autorizar a transmissão da partida pela internet e os clubes se recusarem a entrar em campo por conta da decisão.

“Temos que aguardar a súmula do árbitro e provavelmente os desdobramentos do TJD. Não temos como antecipar porque temos que estudar a situação, algo inédito, de os times não aceitaram disputar uma partida e não seguirem o regulamento”, afirmou o advogado da FPF, Emerson Fukushima, em entrevista ao globoesporte.com.

De acordo com o que estiver escrito na súmula, também existe a possibilidade do TJD oferecer uma possível denúncia sobre a não realização do Atletiba. Em nota conjunta, os dois clubes reforçaram as críticas à Federação e pediram desculpas aos seus torcedores pelos transtornos.

“O Coritiba Foot Ball Club e o Clube Atlético Paranaense informam que o clássico deste domingo (19), no Estádio Atlético Paranaense, não foi realizado devido à decisão da Federação Paranaense de Futebol de não autorizar o início da partida com a transmissão dos clubes em seus canais oficiais, no Facebook e YouTube, contrariando os interesses de seus afiliados CAP e CFC.”

Tanto Furacão quanto Coxa não venderam os seus direitos de transmissão para o Grupo Globo, que transmite o campeonato paranaense, por não concordarem com os valores oferecidos pela rede de tv. 



936 MIL ACESSOS,  RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!

TOTAL DE ACESSOS   DO BLOG  MAIS  DE  936 MIL /    DIA 19/02/17
Alemanha Mais de  176 Mil,  líder  Internacional  de  Acessos
Nos  Mais de 100  Países do Planeta  Terra

Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
479324
Alemanha
178447
Estados Unidos
122804
Rússia
41885
Malásia
19739
China
14085
Ucrânia
8572
França
5253
Portugal
5069
Índia
3943



O POETA MARATONISTA!
             
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                         CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                          Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registrado em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DE VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.





Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 Salvador/Ba. 42. 198 metros
DIA 27/08/16



Curso  de  Comunicações  Verbais

(Um dos  melhores do Brasil/S. Paulo com credenciamento CFMO 097}


     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  de  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP

********************************************************************************
                     TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA  DAS PEDRAS   SETOR NORTE DA  ARENA   FONTE NOVA/BAHIA/BRASIL/20


















FBF e clubes anunciam regulamento do campeonato baiano 2017


O Campeonato Baiano de 2017 ganhou nova formula de disputa e terá inicio no dia 29 de janeiro, a primeira fase de classificação encerra 5 de abril. As semifinais acontecerão nos dias 9 e 16 de abril, enquanto que as finais nos dias 30 de abril e 7 de maio com total de 15 datas.
Os clubes se reuniram na sede da FBF.
O atual campeão Vitória,Bahia, Juazeirense, Fluminense de Feira, Galícia, Jacobina, Flamengo, Jacuipense, Vitória da Conquista, Bahia de Feira e o novato Atlântico aprovaram a nova formula de disputa
Na primeira fase de classificação, todos os 11 clubes em grupo único se enfrentarão em sistema apenas de ida, classificando-se os 4 melhores para a Semifinal. A partir da Semifinal será ida e volta, com 1º x 4º  e 2º  x 3º . Os dois vencedores buscam o título também em jogos de ida e volta. O primeiro e segundo colocados da semifinal têm vantagem de dois resultados iguais e realizar o jogo decisivo em seu mando de campo.
REBAIXAMENTO

Serão rebaixados para a Série B do Baianão 2018, os dois últimos colocados da 1ª fase, sem quadrangular.

MUDANÇA: As vagas para outras competições  serão distribuidas somente no Baianão, sem mais vagas para a Copa Governador do Estado. O campeão, o vice-campeão e o terceiro colocado garantirão vagas na Copa do Nordeste de 2018. Já na Copa do Brasil, o vencedor, o segundo colocado e o 3º garantirão as vagas. Poderão disputar o Brasileirão da Série D os três primeiros colocados exceto a dupla BAVI por já possuírem vaga em divisão superior.



O POETA MARATONISTA!
             
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                         CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                          Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registrado em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DE VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.





Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 Salvador/Ba. 42. 198 metros
DIA 27/08/16



Curso  de  Comunicações  Verbais

(Um dos  melhores do Brasil/S. Paulo com credenciamento CFMO 097}


     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  de  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP

********************************************************************************
                     TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA  DAS PEDRAS   SETOR NORTE DA  ARENA   FONTE NOVA/BAHIA/BRASIL/2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário