sábado, 21 de janeiro de 2017

NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE CAMAÇARI/BA. GOVERNO ELINALDO/TUDE 2017/2020



IPTU 
Carnês já estão disponíveis no portal da Sefaz
16/01/2017 09h26 - Atualizado em 17/01/2017 11h43
FOTO: ARQUIVO
Foto: Arquivo
A distribuição dos carnês será feita em fevereiro
A partir de fevereiro, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) dará início à distribuição dos carnês do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para o exercício de 2017. Enquanto isso, a 2ª via do documento de arrecadação já está disponível para impressão no Portal da Sefaz (www.sefaz.camacari.ba.gov.br). Para imprimir basta clicar no banner “Serviços Online”, no campo “Tributos” e, em seguida, na guia IPTU.
A Sefaz alerta aos contribuintes que – em caso do não recebimento do carnê até final do mês de fevereiro – retirem a 2ª via do carnê de arrecadação nas Centrais de Atendimento Municipal (CAM’s), localizadas no Centro Administrativo, na sede do Município.
Para os moradores da orla, os carnês podem ser retirados na antiga Prefeitura Avançada da Orla e no Shopping Guarajuba nas salas 15 e 16, que ficam, respectivamente, nos distritos de Vila de Abrantes e Monte Gordo. O pagamento do IPTU pode ser efetuado em agências bancárias, nos caixas eletrônicos e em casas lotéricas. O vencimento da cota única ou da 1ª parcela é no dia 10 de março.
Assim como nos anos anteriores, o contribuinte que optar pelo pagamento da cota única terá desconto de 10% no valor do tributo. Aqueles que escolherem pelo parcelamento terá o vencimento no dia 10 de cada mês subsequente e poderão dividir em até 10 parcelas, sendo que o valor de cada uma não pode ser inferior a R$ 30,00. Caso a data caia em um sábado, domingo ou feriado, a cota pode ser paga no primeiro dia útil seguinte.


Autor: ASCOM/PMC

IPTU 
Servidor pode solicitar isenção até o dia 31
20/10/2016 12h09 - Atualizado em 21/10/2016 13h51
FOTO: ARISTEU CHAGAS
Foto: Aristeu Chagas
Solicitação pode ser feita na CAM do Centro Administrativo
Os servidores efetivos, ativos ou inativos de Camaçari têm até o dia 31 de outubro para solicitarem a isenção do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) 2017 para imóveis residenciais.
Para garantir o direito é necessário ter mais de três anos de serviço público,  possuir um único imóvel e residir no mesmo. A solicitação pode ser feita na CAM (Central de Atendimento Municipal) do Centro Administrativo ou na de Vila de Abrantes, das 8h às 14h.
O funcionário deve apresentar cópias autenticadas da carteira de identidade e do CPF, dos comprovantes de residência e de propriedade do imóvel, da certidão de casamento ou de óbito, se for o caso, além da inscrição imobiliária do imóvel e de cópias das certidões de lançamento dos cartórios de registro de imóveis do 1° e 2° ofício da comarca do servidor e do cônjuge.
O servidor que já foi contemplado com a isenção do IPTU nos exercícios anteriores e pretende renovar o benefício, precisa apresentar apenas cópias autenticadas da carteira de identidade, do CPF, do comprovante de residência, da certidão de isenção do exercício de 2016 e da certidão de casamento ou óbito, este último caso seja necessário.
Autor: Maria Vanessa França


DESCASO
Aterro de Camaçari é bomba-relógio da gestão passada
16/01/2017 15h39 - Atualizado em 20/01/2017 08h52
FOTO: ASCOM/PMC
Foto: ASCOM/PMC
O prefeito Antonio Elinaldo foi até o aterro constatar a situação
Herança maldita dos governos que administraram Camaçari nos últimos 12 anos, o aterro sanitário do município transformou-se numa verdadeira bomba-relógio devido ao desleixo e descaso dos gestores do passado. Um levantamento técnico que o governo do prefeito Antonio Elinaldo mandou fazer constatou que graves problemas gerenciais e ambientais transformaram o aterro em um lixão ou vazadouro de lixo a céu aberto, permitindo a migração de gases e líquidos, a contaminação do solo pelo chorume que escorre do topo da célula. Isso ocasiona a proliferação de vetores prejudiciais à saúde como moscas, urubus, ratos e mosquitos da Dengue, Zika e Chikungunya.
O relatório preliminar de auditoria técnica, produzido pela Associação Trabalho e Cidadania, apresenta resultados alarmantes. Um dos mais graves é a questão do armazenamento do lixo hospitalar. O documento Informa que na área do aterro existe um incinerador de resíduos dos serviços de saúde, que presta serviços terceirizados à Limpec (gestora do aterro), porém, conforme constatado in loco, e por informações de funcionários, o incinerador está paralisado há cerca de três meses, supostamente devido à falta de licença de operação. Desse modo, os técnicos observaram que o lixo hospitalar está sendo armazenado indevidamente ao ser estocado por longos períodos sem refrigeração e disposto diretamente no solo. O fato se constitui em uma não conformidade grave por violar as normas da ABNT, resolução do Conama 237 de 22 de dezembro de 1997 e da Anvisa RDC 306 de 7 de dezembro de 2004.
Alertam ainda que há outro problema, de maior gravidade: foi identificada a disposição de lixo hospitalar na célula do aterro sanitário. Tais resíduos foram lançados diretamente no solo, misturado com o lixo doméstico, local onde trafegam os funcionários e cerca de 40 catadores de lixo.
“A mistura de lixo hospitalar com resíduos domésticos é uma atividade que confere alta periculosidade, pois os alimentos contidos no lixo doméstico servem de biomassa para alimentar os microrganismos patogênicos presentes no lixo hospitalar. Considerando que são dispostas diariamente 450 toneladas de resíduos domésticos dos municípios de Camaçari, Dias D’Avila, Mata de São João e Polo Petroquímico, com 50 % de matéria orgânica, há uma disponibilidade diária de 225 toneladas passível de serem utilizadas pelos microrganismos, fato que favorece seu crescimento, aumentado os riscos à saúde dos trabalhadores e catadores de lixo”, diz trecho do relatório.
Outro item preocupante é a falta de drenagem dos gases produzidos pela estocagem do lixo. Isso provoca odores na área, tornando o ambiente inóspito e perigoso, pois além da mistura de dióxido de carbono e metano, o biogás de aterro contém algumas substâncias voláteis (agentes perigosos), que podem afetar a saúde dos trabalhadores na frente de serviço. “Os gases de aterro, quando não são adequadamente queimados, contribuem para o aumento do efeito estufa”.
Os técnicos disseram que “pelo o que se pode observar, a parte do topo da célula não dispõe de sistema de drenagem de chorume, fato que favorece a percolação do mesmo para as laterais do maciço, acumulando-se nas saias do aterro. O chorume escorre por gravidade e é lançado diretamente no ambiente sem qualquer controle e/ou tratamento. Muito embora, vale salientar, existe um sistema de drenagem nas partes inferiores do maciço, incluindo o bombeamento direto para a Cetrel, no entanto, este sistema tem que ser avaliado para verificar sua eficiência”.
Há grande risco, também, de desabamentos. O relatório diz que “a avaliação preliminar do perfil da célula mostrou que em um dos cantos do maciço há riscos de desabamento. As causas podem ser atribuídas à falta de compactação, à livre percolação do chorume, à pressão dos gases, e à inclinação, fatores que influenciam na estabilidade do talude. Assim, considerando o risco de desabamento da parte nordeste da célula, recomenda-se imediata intervenção, uma vez que no aterro trafegam cerca de 60 pessoas, incluindo motoristas, garis, operadores de máquinas e catadores de lixo”.
A situação é tão grave que a gestão passada não cumpria nenhuma das 35 condicionantes mais relevantes para se obter a licença de operação do aterro, de acordo com as normas ambientais. A partir desse relatório serão aprofundados estudos visando definir ações corretivas para a continuidade da operação do aterro sanitário de Camaçari.​


Autor: ASCOM/PMC

FEIRA DO MICROEMPREENDEDOR RURAL
Prefeitura realiza atualização de cadastro do projeto
20/01/2017 13h01 - Atualizado em 20/01/2017 13h36
FOTO: ARQUIVO
Foto: Arquivo
A Feira do Microempreendedor Rural funcionará normalmente na quinta (26)
A Prefeitura de Camaçari realiza até o dia 1º de fevereiro o cadastramento e recadastramento para a Feira do Microempreendedor Rural. O projeto continuará acontecendo às quintas-feiras no Centro Administrativo, as sextas na Gleba C, aos sábados na Gleba E, Vila de Abrantes e Barra do Pojuca, e no domingo, em Arembepe.
Para atualizar os dados ou se submeter a um novo cadastro, o microempreendedor rural deve comparecer à sede da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), que está localizada na Casa do Trabalho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com original e cópia dos documentos de identidade, CPF e comprovante residência.
Um novo conceito da feira está sendo desenvolvido pela secretaria para otimizar o espaço para os comerciantes, valorizar o produtor rural e proporcionar mais qualidade para o público.

Autor: ASCOM/PMC
PARCERIA
Camaçari será beneficiada com Policlínica Regional
18/01/2017 16h02 - Atualizado em 18/01/2017 16h06
FOTO: SECOM/BA
Foto: SECOM/BA
A Policlínica vai atender 15 municípios da região
Na tarde da terça-feira (17), o secretário da Saúde de Camaçari, Elias Natan, representando o prefeito Antonio Elinaldo, participou, na Governadoria do Estado, junto com outros prefeitos e secretários de Saúde, da assinatura da ordem de serviço para construção de uma Policlínica Regional no município de Simões Filho.
A Policlínica, que beneficiará 15 municípios da Região Metropolitana de Salvador, entre estes Camaçari, custará cerca de R$ 20 milhões, entre obras e equipamentos, que serão assumidos integralmente pelo Governo do Estado. Já a manutenção será compartilhada entre o Estado, que financiará 40% dos custos, e os municípios do consórcio intermunicipal, que vão cobrir os 60% restantes, proporcionalmente à sua população.
De acordo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, a Policlínica oferecerá todos os exames de imagens, laboratoriais e especialidades necessárias para acabar com a fila de espera nos municípios consorciados. Entre os exames estão ressonâncias, eletros, Raio-X, colonoscopia, mamografias, tomografias e outros.
Para o secretário Elias Natan, o próximo passo será fazer um levantamento, junto a Central de Regulação, de quais os exames e especialidades que Camaçari possui maior demanda ou que não tem na rede conveniada e pública.
“Os municípios consorciados devem traçar esse perfil para que na Policlínica Regional sejam ofertados os exames de acordo com as nossas necessidades. De certo é que o custo de muitos exames, que hoje fazemos na rede conveniada, será bem menor para o município fazendo na Policlínica Regional, uma vez que 40% do valor será pago pelo estado e os outros 60% será dividido entre os conveniados”, destaca Elias Natan.
Apesar de o Governo Estadual ter assinado a ordem de serviço, que autoriza a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado, através da Conder, dar início ao processo licitatório, ainda não há previsão para o início da construção, que tem previsão de 11 meses de obras.


Autor: ASCOM/PMC

PARCERIA
Prefeito realiza reunião com secretários e vereadores
06/01/2017 12h12 - Atualizado em 11/01/2017 09h10
FOTO: ANGELO PONTES
Foto: Angelo Pontes
Prefeito em reunião com Vereadores e Secretários
O prefeito Antonio Elinaldo participou, na manhã desta sexta-feira (6/01), de uma reunião com os vereadores da base governista para apresentação oficial de seu secretariado, composto por 13 pastas após aprovação da reforma administrativa que extinguiu sete secretarias para cortar gastos com o dinheiro público. O encontro aconteceu no auditório do Hotel Plaza, na Avenida Comercial.
A reunião foi uma oportunidade para os secretários apresentarem o que já foi feito nos primeiros quatro dias de governo. Na ocasião também foi apresentado aos edis e secretários presentes o plano emergencial que será colocado em prática nos primeiros 40 dias de governo.
Elinaldo destacou a importância de se manter uma relação democrática e transparente entre os poderes Executivo e Legislativo. “Nossa intenção é trabalhar em conjunto com a Câmara, tendo apoio de todos os vereadores da Casa e visando o bem estar da população, que deve estar sempre em primeiro lugar em nossas decisões”, afirmou.

Autor: ASCOM/PMC


PARCERIA
Prefeitura e Estado reforçam saúde no Município
13/08/2015 12h30 - Atualizado em 13/08/2015 16h53
FOTO: ADEILSON CARVALHO
Foto: Adeilson Carvalho
Reunião discute melhorias na Saúde de Camaçari
O prefeito Ademar Delgado está cheio de novidades para a população de Camaçari na área da saúde. Durante reunião com o secretário estadual da Saúde, Fabio Vila-Boas, foi anunciado que no próximo ano o Município vai ganhar uma policlínica por meio do PróSUS. Projeto este  que visa o fortalecimento do SUS na Região Metropolitana.
Satisfeito, o prefeito Ademar Delgado destacou que a reunião foi bastante proveitosa e, sobretudo, que as ações realizadas em parceria com o Estado fortalecem e reforçam ainda mais o sistema público de saúde do Município.
Ainda na reunião, realizada na tarde de quarta-feira (12/08), foi assinado um termo de compromisso entre o Estado e o Município em relação à construção Maternidade de Camaçari, unidade que faz parte do Projeto Rede Cegonha do Ministério da Saúde e será construída no terreno onde está localizado o HGC (Hospital Geral de Camaçari). O documento reafirma o compromisso do Estado de construir e equipar a unidade que será gerida pela Prefeitura.
Outro ponto discutido foi a substituição dos funcionários cedidos pela Prefeitura ao HGC, que serão reintegrados às unidades municipais de saúde. A substituição será feita de forma gradual e representará melhoria na prestação de serviço à população.
O prefeito e o secretário do Estado trataram ainda dos repasses do incentivo estadual para o Samu 192, do programa de Saúde da Família e da aquisição de medicamentos que integram a farmácia básica.
Para o secretário municipal da Saúdei, Washington Couto, a reunião superou as expectativas e destacou que o compromisso do governo municipal é de não medir esforços para ampliar com qualidade os serviços de saúde prestados à população.

Autor: Zete Reis


CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES
Unidade opera sem condições de funcionamento
18/01/2017 16h23 - Atualizado em 18/01/2017 16h25
FOTO: ASCOM/PMC
Foto: ASCOM/PMC
Centro de Controle de Zoonozes funciona em situação precária
Aspecto de abandono, insegurança e inatividade retrata a realidade do Centro de Controle de Zoonoses de Camaçari (CCZ). “O que ainda mantem a unidade em funcionamento é o empenho dos servidores do local. Pois, as condições de trabalho e infraestrutura são lamentáveis”, afirma o secretário de Saúde de Camaçari, Elias Natan, durante visita ao local, situado na BA-512, próximo a UNEB. O subsecretário de Saúde, Luiz Duplat também esteve no local junto com o secretário.
Recebidos pela veterinária Adriana Oliveira de Almeida, Natan e Duplat andaram por toda área e instalação do CCZ. “É incrível que isso ainda esteja funcionando com essas condições que estamos vendo”, disse Duplat.
Matagal por todos os lados, iluminação de toda área externa danificada, paredes com sérios problemas de rachadura, salas e refeitório interditadas devido desabamento do forro, curral e pasto com capacidade limitada para acolher cavalos, canil com grades completamente enferrujadas, área de estoque de ração e medicamentos sem condições sanitárias adequadas, sem isolamento para animais com raiva, sem contato de telefonia e internet. Esse é um breve resumo do quadro da CCZ deixado pela gestão passada.
“Não temos nenhuma segurança. Já foram vários os arrombamentos. O nosso curral é invadido constantemente para furto dos cavalos capturados. A noite isso aqui é um breu. Não tem nenhuma iluminação a não ser a luz da administração e um pequeno poste lá fora que mal ilumina ao redor do mesmo. Trabalhamos sem nenhuma condição e em total insegurança”, relata Adriana Oliveira.
Adriana ainda acrescenta que, “de acordo com o IBGE são necessários nove veterinários para o CCZ de Camaçari. Contudo, atuamos apenas com três. Sendo que um ainda está com restrições médicas”.
Um novo projeto arquitetônico para CCZ já foi feito, dentro das exigências do Ministério da Saúde, e apresentado na gestão passada. Contudo, o mesmo não saiu do papel. “Já solicitei esse projeto para analisá-lo. De antemão, estou agendando uma reunião com a Defesa Civil e a Secretaria de Agricultura e Pesca, pois são pasta que estão ligadas ao trabalho realizado na CCZ, para discutirmos uma solução imediata para esses problemas”, disse Elias Natan.

Autor: ASCOM/PMC



MONTE GORDO
Fiéis homenageiam padroeiro São Francisco de Assis
20/01/2017 08h47 - Atualizado em 20/01/2017 10h54
FOTO: ARQUIVO
Foto: Arquivo
Capela São Francisco de Assis, Monte Gordo
O padroeiro do distrito de Monte Gordo, São Francisco de Assis, será festejado pelos fieis nos dias 22 e 23. Missas na Igreja Matriz, que leva o nome do santo, além de procissões marítima e terrestre, marcam as comemorações.
No domingo, a celebração ocorre às 16h, na Igreja Matriz, situada na praça Bom Jesus, no Centro da localidade. A parte religiosa da festividade prossegue no dia seguinte. Dois momentos vão marcar este dia, que é considerado o ponto alto do evento.
A partir das 10h, a comunidade se reúne na Praia do Porto para aguardar a maré subir para, em seguida, dar início à procissão marítima promovida por pescadores da região. Do local, sairão os barcos que levarão ao mar as oferendas dos devotos.
Mais tarde, às 17h, acontece a procissão terrestre, com saída da Praia do Porto até a Igreja Matriz, onde acontecerá a missa de encerramento das celebrações religiosas.
As festividades em Monte Godo têm 36 anos de tradição e, como nos anos anteriores, devem reunir, além de devotos, turistas, visitantes e autoridades locais.
Esta é a terceira celebração do ciclo das tradicionais festas populares de Camaçari. No dia 28 de janeiro, será a vez dos fiéis de Jauá mostrarem toda fé e devoção ao padroeiro Bom Jesus dos Navegantes.

Autor: ASCOM/PMC



PAA
Recurso para o programa está garantido no Município
20/01/2017 14h19 - Atualizado em 20/01/2017 14h22
FOTO: ARQUIVO
Foto: Arquivo
Mais de 500 pequenos produtores rurais são beneficiados pelo programa
Está garantido para este ano o valor de R$840 mil para ser usado no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no Município. O recurso é oriundo do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Em Camaçari, a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap) é a responsável por executar o programa.
No Município, através do PAA, já são contemplados 527 agricultores rurais. Atualmente, a Sedap está em fase de cadastramento visando oportunizar o benefício a novos produtores interessados em participar do programa. Os agricultores já cadastrados devem comparecer à Sedap a fim de sinalizar o interesse em permanecer no programa.
Os novos cadastros devem ser realizados na sede da Sedap, que fica na Casa do Trabalho, das 08h às 17h, até o dia 30 março.  Para realizar o procedimento, o produtor rural deve estar munido de cópias dos documentos de identidade e CPF, da DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) ou do extrato da declaração, que pode ser retirado no site do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
A iniciativa consiste na compra de alimentos produzidos pelos agricultores familiares cadastrados para serem doados, posteriormente, para 19 entidades sociais beneficiadas e também cadastradas do Município. A Sedap informa que continuará cumprindo a meta do programa que é de ter no cadastro 40% dos beneficiados do gênero feminino, e 5% de produtores orgânicos. 
O Programa possibilita que os alimentos sejam adquiridos diretamente dos produtores rurais sem a necessidade do processo de licitação e a preços compatíveis aos praticados no mercado. A ideia é promover a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. Outras informações podem ser adquiridas através do telefone (71) 3622-7343.

Autor: ASCOM/PMC


TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO
Condução para estudantes da UFBA será regularizada
19/01/2017 19h39 - Atualizado em 20/01/2017 08h13
FOTO: ANGELO PONTES
Foto: Angelo Pontes
Prefeito esteve com o reitor da UFBA nesta quinta (19)
Em busca de uma solução para os estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que voltaram às aulas no início de janeiro por conta do atraso no ano letivo de 2016, o prefeito Antonio Elinaldo assegurou ao reitor João Carlos Salles, em reunião realizada na quinta-feira (19/01), o seu compromisso em regularizar a situação dos universitários. O encontro aconteceu na sede da Reitoria, no bairro do Canela, em Salvador.
A saída mais rápida para garantir a condução dos estudantes da UFBA até Salvador, de acordo com o prefeito, seria a realização de um contrato emergencial. “Estamos nos dedicando ao máximo para conseguir solucionar o problema dos estudantes. Nossa intenção é encontrar uma forma de viável para resolver essa questão e não prejudicar a vida escolar deles”, disse Elinaldo.
A expectativa é que até a semana que vem uma frota de ônibus contratada em caráter emergencial já esteja à disposição dos estudantes. Com a contratação efetivada, o Município vai atender a cerca de 320 estudantes da UFBA.
De acordo com o reitor João Salles, o segundo semestre correspondente ao ano letivo 2016 foi prejudicado pelas greves ocorridas no ano passado e, por conta disso, só começou no dia 21 de novembro.
João Salles destacou ainda o apoio à Prefeitura na busca de uma solução para o retorno imediato do Transporte Universitário. “Ficamos muito gratos pelo empenho do prefeito em resolver a questão. Estaremos lado a lado com a Prefeitura nesse momento, na defesa dos interesses dos estudantes da UFBA”.
UFBA Camaçari – O prefeito Antonio Elinaldo aproveitou o encontro para falar do processo de implantação de um campus da UFBA no município. Acompanhado da secretária de Educação, Neurilene Martins, Elinaldo recebeu a boa notícia de que ainda esse ano o campus deve entrar em funcionamento.
“Estamos trabalhando para dar início às atividades da UFBA em Camaçari ainda esse ano. A nossa intenção é começar com seis cursos na área tecnológica já em 2017.2”, explicou o reitor João Salles.

Autor: ASCOM/PMC


924 MIL ACESSOS,  RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!

TOTAL DE ACESSOS   DO BLOG  MAIS  DE  924 MIL /    DIA 20/01/17
Alemanha Mais de  176 Mil,  líder  Internacional  de  Acessos
Nos  Mais de 100  Países do Planeta  Terra


Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
470253
Alemanha
177465
Estados Unidos
121571
Rússia
41008
Malásia
19751
China
13844
Ucrânia
8486
França
5097
Portugal
4945
Índia
3856


O POETA MARATONISTA!
             
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                         CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                          Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registrado em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DE VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.





Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 Salvador/Ba. 42. 198 metros
DIA 27/08/16



Curso  de  Comunicações  Verbais

(Um dos  melhores do Brasil/S. Paulo com credenciamento CFMO 097}


     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  de  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP

********************************************************************************
                     TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA  DAS PEDRAS   SETOR NORTE DA  ARENA   FONTE NOVA/BAHIA/BRASIL/20














FBF e clubes anunciam regulamento do campeonato baiano 2017


O Campeonato Baiano de 2017 ganhou nova formula de disputa e terá inicio no dia 29 de janeiro, a primeira fase de classificação encerra 5 de abril. As semifinais acontecerão nos dias 9 e 16 de abril, enquanto que as finais nos dias 30 de abril e 7 de maio com total de 15 datas.
Os clubes se reuniram na sede da FBF.
O atual campeão Vitória,Bahia, Juazeirense, Fluminense de Feira, Galícia, Jacobina, Flamengo, Jacuipense, Vitória da Conquista, Bahia de Feira e o novato Atlântico aprovaram a nova formula de disputa
Na primeira fase de classificação, todos os 11 clubes em grupo único se enfrentarão em sistema apenas de ida, classificando-se os 4 melhores para a Semifinal. A partir da Semifinal será ida e volta, com 1º x 4º  e 2º  x 3º . Os dois vencedores buscam o título também em jogos de ida e volta. O primeiro e segundo colocados da semifinal têm vantagem de dois resultados iguais e realizar o jogo decisivo em seu mando de campo.
REBAIXAMENTO

Serão rebaixados para a Série B do Baianão 2018, os dois últimos colocados da 1ª fase, sem quadrangular.

MUDANÇA: As vagas para outras competições  serão distribuidas somente no Baianão, sem mais vagas para a Copa Governador do Estado. O campeão, o vice-campeão e o terceiro colocado garantirão vagas na Copa do Nordeste de 2018. Já na Copa do Brasil, o vencedor, o segundo colocado e o 3º garantirão as vagas. Poderão disputar o Brasileirão da Série D os três primeiros colocados exceto a dupla BAVI por já possuírem vaga em divisão superior.

923 MIL ACESSOS,  RUMO A UM MILHÃO   NO PLANETA  TERRA!

TOTAL DE ACESSOS   DO BLOG  MAIS  DE  923 MIL /    DIA 19/01/17
Alemanha Mais de  176 Mil,  líder  Internacional  de  Acessos
Nos  Mais de 100  Países do Planeta  Terra


Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
470253
Alemanha
177465
Estados Unidos
121571
Rússia
41008
Malásia
19751
China
13844
Ucrânia
8486
França
5097
Portugal
4945
Índia
3856


O POETA MARATONISTA!
             
 Chiquitinha  (Gamaliel Chagas) na  Maratona  do Rio de Janeiro /23/8/1986
(3h 5 min),  foto no  no aterro do  Flamengo/RJ, 42,195 km.

                         CORRER É VIVER, REJUVENESCER...
                   (A Poesia do Corredor)

                          Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

     Poetizada  em  13/02/1985/Cidade  de Dias D'Ávila, quando Gamaliel Chagas/
 realizava  treinamento (Bairro de Nova Dias D'Ávila).

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantes do atletismo. Direitos Autorais registrado em nome de Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador  de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João)
Correu  14 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)
2 maratonas em Nova York (1984 e 1986)
2 São Silvestre (1983, 1984)
Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)
Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia
Correu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986
Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).

CORREU UM  "MARATONA" DA AMEBA/CIDADE  DE SALVADOR,   COM 37 KM, EM 1987
*******************************************************************************

GAMALIEL CHAGAS - RESUMO DAS PRINCIPAIS CORRIDAS:

O MARATONISTA BAIANO DE 1984 - BICAMPEÃO DOS 10 E 5 MIL METROS NA PISTA DA FONTE NOVA 1983/84.
2 MARATONAS INTERNACIONAIS /CIDADE DE NOVA YORQUE
PENTACAMPEÃO MATENSE DE VETERANOS / CORRIDA RÚSTICA DO BOMFIM DE MATA DE SÃO JOÃO, NA DÉCADA DE 2000.
15 MARATONAS COMPETIDAS - COMPETIÇÃO NO ATLETISMO BAIANO BRASILEIRO, EM 6 ESTADOS DO BRASIL! 5 MARATONAS NO RIO E JANEIRO, 2 EM BRASILIA, 2 SÃO SILVESTRES EM SÃO PAULO, ANOS 1983/84. VÁRIAS ELIMINATÓRIAS BAIANA DA S. SILVESTRE NA DÉCADA DE 1980.

COMPETIU:

01 MARATONA EM SÃO PAULO, 01 EM JOÃO PESSOA, 30 KM DE SÃO CRISTÓVÃO A ARACAJU EM 1985, 2 MARATONAS EM BRASILIA.
COMPETIÇÃO 3 OLIMPÍADAS DO POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ONDE FOI BICAMPEÃ, COMPETIU NOS CITADOS JOGOS, NOS 10M, 1.500M, 5 E 10 MIL METROS, ALÉM DE 28 HM DE CAMAÇARI A PRAÇA ACM IDA E VOLTA, QUANDO FICOU EM 5º LUGAR ANO 1982.
COMPETIU DEZENAS DE CORRIDAS EM SALVADOR E CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA, CONQUISTANDO MEDALHAS E TROFÉUS....

NESSE PERÍODO TRABALHAVA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, TREINAVA DAS 17H40 ÁS 20H30 DA NOITE. E FIM DE SEMANAS.





Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 Salvador/Ba. 42. 198 metros
DIA 27/08/16



Curso  de  Comunicações  Verbais

(Um dos  melhores do Brasil/S. Paulo com credenciamento CFMO 097}


     No ano   de  1985  Gamaliel   iniciou  o   curso  de  Comunicações  Verbais  PPD-IOB (Treinamento  Programado  a  Distância)  por  correspondências  tendo  concluído  o  citado curso no  dia  7/3/1986.  O  citado  curso  organizado  por Oswaldo  Melantonio,  formado em  Direito, Filosofia  e  Jornalismo,  Oswaldo   presidente de  honra  de   várias  instituições  culturais  dentre  elas  a  Academia   Paulista de   Oratório  e  Academia   Brasileira  de   Comunicações  Verbais. O  curso  de  Comunicações   Verbais  teve  a  duração  de  6  meses  equivalente  a  100 horas/ aula  e  credenciado  pelo  CFMO  097.
.
     Oswaldo  Melantonio  realizou   vários   cursos  complementares  no  exterior  e  no  ano  de   1986   fazia 35  anos  se  dedicando  exclusivamente  as  Comunicações  Verbais;  inicialmente,  oratória   formal   e  informal   para   líderes   políticos   e  religiosos.   Nos  últimos   anos   Oswaldo  especializou-se   na   área   de   comunicações   dos   executivos,  objetivando a melhoria  da  produtividade  pela  eficiência  da  comunicação.

PERSONALIDADES EXPOENTES DAS  COMUNICAÇÕES VERBAIS

Várias personalidades  de Top  da  Política Executivos, da Oratória  Geral,  Locutores Esportivos, a  exemplo  de Osmar Santos/SP, Orestes Quércia  Jânio Quadros, Franco Motoro e  outros  expoentes que realizaram este  magnífico  curso, amplo usando as técnicas  da Grécia  antiga,   a exemplos  de   formidáveis  gênios  da  Comunicação, oratória da Grécia Antiga,celeiro exuberantes, Ícones das Comunicações Verbais; Aristóteles Demóstenes Cícero, este  considerado como um dos  maiores   gênios nas  Comunicações  verbais da  Grécia  e  do  Mundo, chegando ao ponto  de  governantes políticos gregos tentarem elimina-los, tal era o seu poder de oratória persuasiva (dotado de espetacular oratória  de convencimento, resumindo   era  um " Um Gênio Abençoado  da  Oratória  das Comunicações Verbais!".
    
Conteúdo  do  curso

     Introdução,  exposições  práticas,  técnicas  da  comunicação  dos  executivos,  educação  da  voz,  expressão  corporal,  figuras  de  estilos,  dez   qualidades   básicas   do  executivo,  práticas  de  comunicações  verbais  e  práticas  de  oratória
     De  modo  especial,  Oswaldo  realiza  treinamentos  para  as  lideranças  dos   principais  escalões   das   grandes   organizações   privadas   e   publicas.  O   citado   curso  já  treinou  grandes  personalidades  de diversos  seguimentos  sociais  a  exemplo  de  Franco  Motoro, Osmar   Santos,  narrador   esportivo   no  estado  de  São  Paulo,  Jânio   Quadros   que   foi  Presidente   da   República   de   31/1/1961   renunciando   o   governo   em   25/8/1961,  foi  prefeito  de  São Paulo  nas  décadas  seguintes.

     Jânio  Quadros  nasceu  em  Campo  Grande,  (Mata  Grosso  do  Sul)  no  ano  de  1917  e  faleceu  no  ano  de  1992  em  São  Paulo  e  outros  não  citados.  IOB – Cursos    de    Legislação   Empresarial   Ltda – CGC   47.677.810/0002-21,   credenciado  no  CFMO  097,  com  endereço  na  Avenida  Marques...  Asa  Branca – SP



                     TORCIDA, DA NAÇÃO  TRICOLOR DO EC BAHIA!
RUA LADEIRA  DAS PEDRAS   SETOR NORTE DA  ARENA   FONTE NOVA/BAHIA/BRASIL/2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário