sábado, 22 de outubro de 2016

OS 5 ESPORTES QUE PODEM TE FAZER QUEIMAR MAIS CALORIAS


BBC
22/10/2016 16h02 - Atualizado em 22/10/2016 16h41

Os 5 esportes que podem te fazer queimar mais calorias

Tudo depende da intensidade de exercício, mas há modalidades esportivas que demandam mais esforço físico que outras e, como consequência, fazem o corpo gastar mais energia.

Da BBC
O problema é que, se é relativamente fácil saber o valor nutricional dos alimentos ingeridos, é mais complicado saber quais são os esportes que queimam mais calorias.
A quantidade de variáveis que é preciso levar em conta, como o metabolismo de uma pessoa, sua estatura, seu peso e a intensidade com que se fazer um esforço físico, torna mais difícil estabelecer um valor absoluto.
No entanto, há estudos e organizações que elaboraram listas para que saibamos quais são os exercícios nos quais devemos nos concentrar para gastar mais energia, como a classificação criada pela Associação Espanhola de Ciências do Esporte e publicada no site de bem-estar e saúde DMedicina.com.
Segundo o pesquisador responsável e membro da associação, Ignacio Ara Royo, a atividade esportiva que mais queima calorias é a corrida: em média, 540 em 30 minutos.
É importante esclarecer que não se trata de fazer um treinamento específico de alta intensidade, o que elevará o gasto calórico, mas a prática recreativa de um esporte.
Conheça a seguir os cinco que têm o maior efeito em um período de tempo determinado.
Corrida
Mais de 1000 calorias em 60 minutos

Meia Maratona do Rio (Foto: Pedro Kirilos/Riotur)Corredores participam de prova no Rio de Janeiro (Foto: Pedro Kirilos/Riotur)
A queima calórica varia muito de acordo com a intensidade da corrida, mas correr em um ritmo relativamente normal permite gastar entre 800 e mais de 1 mil calorias.
É um esporte recomendado para melhorar a capacidade cardiovascular, trabalhar os glúteos, as coxas e as panturrilhas. Mas é preciso levar em conta que há prejuízo às articulações dos joelhos e tornozelos por se tratar de uma atitividade de alto impacto.
Remo
1000 calorias em 60 minutos aproximadamente

Remadores praticam esporte no canal Teltow em Berlim, em 25 de setembro: mutação prelacionada a doença pode beneficiar atlegas de remo, judô e esqui cross-country, segundo estudo (Foto: AFP PHOTO/Odd Andersen)Remadores praticam esporte no canal Teltow em Berlim, na Alemanha (Foto: AFP PHOTO/Odd Andersen)
Com uma média de 1000 calorias gastas por hora, o remo é o esporte que permite eliminar o maior número de calorias de forma mais rápida.
A isso, se unem outros benefícios, como fortalecer os músculos das costas, ombros, bíceps e abdômen.
Ciclismo
Entre 500 e 1000 calorias em 60 minutos

Gideoni Monteiro é único brasileiro no ciclismo de pista (Foto:  Divulgação/COB)Prova de ciclismo (Foto: Divulgação/COB)
A grande margem se deve ao fato do ciclismo ser um esporte em que o nível de esforço físico varia bastante de acordo com a intensidade da pedalada e outras variáveis do trajeto percorrido.
A uma velocidade moderada, igual ou menor que 20 km/h, queima-se cerca de 500 calorias. Mas, a 25 km/h, é possível quase dobrar os benefícios.
Squash
900 calorias em 60 minutos

Edifício Dijon da Construtora Planeta oferece área de lazer com quadra de squash (Foto: Divulgação)Partida de squash (Foto: Divulgação)
Acelerações rápidas, mudanças de ritmo e intensidade máxima. Uma partida de squash permite melhorar a força física e a resistência cardiovascular.
Requer coordenação, equilíbrio, agilidade e concentração, além de trabalhar os músculos inferiores e superiores ao mesmo tempo, ainda que exija bastante das pernas e articulações dos joelhos e tornozelos.
Boxe
700 calorias em 60 minutos

Joedison Teixeira perde para o turco Batuhan Gozgec. (Foto: Frank Franklin / AP)Luta de boxe (Foto: Frank Franklin / AP)
Não só permite gastar calorias, mas também é uma forma de liberar a tensão.
Outro aspecto positivo do boxe é que exige movimento constante, seja com pequenos saltos, passos laterais, mantendo o corpo em balanço ou extender os punhos para golpear, o que trabalha uma grande variedade de músculos.
Em uma hora, queima-se mais de 700 calorias. Se você não gostar de contato físico, é possível lutar contra um saco de areia e gastar 400 calorias.
Segundo o Centro de Prevenção de Enfermidas dos Estados Unidos, esse esporte tem a melhor combinação de exercícios físicos para quem busca reduzir o risco de desenvolver obesidade, problemas cardíacos, diabetes, osteoporose e câncer.

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