sábado, 22 de outubro de 2016

NOTICIAS DO BAVI, FUTEBOL BAIANO, BRASILEIRO E MUITO MAIS



Em tom de brincadeira, Cuca pede que Jesus jogue 'meio tempo' contra o Peru
Foto: Divulgação / Palmeiras
Peça importante na campanha do Palmeiras no Brasileirão, Gabriel Jesus foi mais uma vez convocado pela seleção brasileira, que enfrentar Argentina e Peru nas Eliminatórias da Copa de 2018. Treinador do alviverde, Cuca disse entender a convocação, mas pediu que a comissão técnica do Brasil não abuse da condição física do atleta.
 
"Como [o Tite] não convocará o Gabriel Jesus se não há uma certeza da classificação para a Copa do Mundo?, declarou o treinador do time paulista.
 
"Eu tenho que ser justo, não adianta pensar só em mim. Claro que queria que ele ficasse se o Brasil estivesse numa condição boa e não precisasse ter o jogador. Mas o que ele pode fazer é jogar só meio tempo contra o Peru, coisas assim", completou, em tom de brincadeira.
 
Logo após o jogo contra o Peru, o Verdão enfrenta o Atlético-MG, em Belo Horizonte, no dia 17 de novembro, pela 35ª rodada do certame. No momento, a equipe lidera com 64 pontos, quatro a mais que o Flamengo.
Sábado, 22 de Outubro de 2016 - 14:55

Arsenal aguenta pressão, empata com Middlesbrough e assume liderança do Inglês

por Estadão Conteúdo
Arsenal aguenta pressão, empata com Middlesbrough e assume liderança do Inglês
Foto: Reprodução / Twitter / Arsenal
Em uma tarde inspirada de Petr Cech, o Arsenal levou pressão, mas contou com boas defesas do goleiro para ficar no empate por 0 a 0 com o Middlesbrough, neste sábado (22), no Emirates Stadium, pela nona rodada do Campeonato Inglês. Apesar do resultado, o time londrino assumiu a liderança do torneio.

O empate fez com que o Arsenal fosse a 20 pontos, isolado na ponta, mas ameaçado pelo Manchester City, que tem 19 e enfrenta o Southampton no domingo, e pelo Liverpool, que soma 17 e pega o West Bromwich ainda neste sábado. Já o Middlesbrough foi a sete pontos, na 17.ª colocação, uma acima da zona de rebaixamento do Inglês.

A primeira etapa ficou marcada pelo surpreendente domínio dos visitantes. Traore e Negredo chegaram com perigo, mas não conseguiram vencer Cech. Gastón Ramírez também perdeu boa chance de mexer no placar quando cabeceou da pequena área, mas o goleiro fez ótima defesa.

Cech não conseguiu chegar em uma bola, mas então contou com a sorte. Ramírez cobrou falta com capricho, mas acertou o travessão do goleiro checo. Do outro lado, o Arsenal parecia apático, sem criar boas oportunidades de abrir o placar.

Somente no segundo tempo os donos da casa passaram a ameaçar o Middlesbrough. Primeiro, em um duelo de ex-companheiros de Barcelona, Alexis Sánchez chutou e Victor Valdés fez a defesa. Depois, o experiente arqueiro apareceu bem para evitar o que seria um gol de cobertura de Theo Walcott e o placar seguiu inalterado até o apito final.

Na sequência do Campeonato Inglês, no próximo sábado, o Middlesbrough encara o Bournemouth, enquanto o Arsenal pega o Sunderland. Antes, porém, o time londrino entra em campo contra o Reading na terça-feira, pela Copa da Liga Inglesa.

OUTROS RESULTADOS - Ainda neste sábado,o atual campeão inglês Leicester bateu o Crystal Palace por 3 a 1, em casa, voltando a vencer após duas rodadas na competição. As duas equipes aparecem empatadas com 11 pontos, na 11.ª posição.

Jogando em casa, o West Ham superou o lanterna Sunderland por 1 a 0 e se afastou da zona de rebaixamento, chegando a dez pontos na tabela. Os visitantes, por sua vez, seguem sem vencer na competição, com apenas dois pontos somados em nove jogos.

No País de Gales, Swansea e Watford ficaram apenas no 0 a 0 graças a uma boa atuação do goleiro Gomes, da equipe visitante. Com o resultado, o Watford foi a 12 pontos, em nono lugar, enquanto o Swansea aparece na penúltima posição da tabela, com cinco pontos.

Em mais um duelo da parte de baixo da classificação, o Stoke bateu o Hull City por 2 a 0, fora de casa, passou o rival e deixou a zona da degola. Com a vitória, os visitantes foram a nove pontos, no 16.º lugar, enquanto a equipe de Hull entrou na degola, em 18.º, com sete.

Jogando fora de casa, o Everton foi surpreendido e derrotado pelo Burnley por 2 a 0, em um péssimo resultado na briga por uma classificação às competições continentais. A equipe de Liverpool estacionou nos 15 pontos, na sexta posição, enquanto o Burnley chegou a dez pontos, na 14.ª colocação.

Campeão mundial, Marcelo Lippi é o novo técnico da seleção da China
Foto: Reprodução / Twitter
A seleção da China tem um novo treinador para buscar a vaga na Copa do Mundo de 2018. Na manhã deste sábado (22), a Associação Chinesa de Futebol (CFA) confimou o italiano Marcelo Lippi, campeão mundial em 2006, como novo técnico.
 
Aos 68 anos de idade, Lippi já havia trabalhado no país asiático pelo Guangshou Evergrande. No clube, conquistou três títulos nacionais e uma Liga dos Campeões do continente.
 
"A Associação Chinesa de Futebol decidiu nomear o sr. Lippi como treinador da equipe nacional masculina da China após negociações amigáveis", declarou a entidade.
 
De acordo com informações da imprensa estrangeira, o técnico deve receber cerca de 18 milhões de euros por ano (R$ 61,7 mi).
Sábado, 22 de Outubro de 2016 - 14:25

Messi marca nos acréscimos, Barça bate Valencia e assume a ponta provisória

por Estadão Conteúdo
Messi marca nos acréscimos, Barça bate Valencia e assume a ponta provisória
Foto: Reprodução / Twitter / Barcelona
Valencia e Barcelona fizeram um grande jogo neste sábado (22), no Estádio Mestalla, cheio de rivalidade, polêmicas de arbitragem, belas jogadas e gols. O time da casa foi valente e ignorou a ampla superioridade técnica dos catalães, mas um pênalti já nos acréscimos, convertido por Messi, definiu o triunfo por 3 a 2 do time de Luis Enrique em uma das melhores partidas deste início de Campeonato Espanhol.

O resultado levou o Barcelona novamente à liderança da tabela, ao menos de forma provisória, com 19 pontos, um à frente de Atlético de Madrid e Real Madrid, que ainda atuam na rodada. O Valencia, por sua vez, parou nos nove pontos, apenas na 15.ª colocação.

Se o Barcelona briga pelo título e o Valencia para não ser rebaixado, esta diferença ficou do lado de fora do campo. Neste sábado, os times se alternaram no comando da partida e o Valencia chegou a ter a chance de garantir o resultado na reta final, mas Nani perdeu chance incrível. A nota triste ficou por conta da lesão no joelho de Iniesta, que deixou o gramado chorando.

O Barcelona volta a campo no próximo sábado, quando enfrenta o Granada, em casa, pelo Campeonato Espanhol. Já o Valencia tentará a recuperação na segunda-feira da semana seguinte, dia 31, contra o Deportivo em La Coruña.

Apesar do grande jogo, o primeiro lance importante não foi nada feliz. Logo aos 11 minutos, Iniesta dividiu com o marcador, ficou com a perna presa e caiu sentindo muitas dores no joelho. Chorando, precisou ser retirado de maca e substituído por Rakitic.

Foi justamente Rakitic, aliás, que iniciou a jogada do primeiro gol. Aos 22, ele insistiu pela direita e conseguiu bom passe para Messi, que dominou na área e bateu firme de esquerda. Luis Suárez, impedido, pulou. A bola passou por baixo dele e matou o goleiro Diego Alves. O árbitro não considerou que o uruguaio participou da jogada e validou o gol.

O Barcelona voltou a assustar com o mesmo Messi aos 30, exigindo boa defesa de Diego Alves. E o Valencia, que já havia reclamado muito do gol, se revoltou ainda mais aos 32, quando Rodrigo foi empurrado por Umtiti e caiu pedindo pênalti. Aos 43, Ter Stegen impediu o gol de Parejo, e três minutos depois, Neymar quase fez uma pintura, ao tentar bicicleta que passou muito perto.

As emoções no fim do primeiro tempo davam conta do que aconteceria na etapa final. Logo aos quatro minutos, Diego Alves espalmou chute de fora de Neymar, e Rakitic perdeu sem goleiro, acertando a trave. O desperdício seria fatal, porque três minutos depois Munir deixou tudo igual, com bela finalização da meia-lua.

O gol empolgou o Valencia, que viraria o placar com dez minutos. Nani teve liberdade pela esquerda e deu lindo toque de cavadinha para Rodrigo, que girou batendo para a rede. Mas o jogo era lá e cá, e o Barcelona também não demoraria a marcar. Aos 16, Rakitic subiu sozinho de cabeça, Diego Alves fez grande defesa, mas Suárez emendou de primeira, de canhota, para o gol.

Em um jogo brigado, disputado, qualquer chance perdida poderia ser fatal. Aconteceu no primeiro tempo com o Barcelona, e no segundo com o Valencia. Aos 36, Nani teve a vitória nos pés ao ganhar de Sergi Roberto e ficar sozinho de frente para Ter Stegen, mas finalizar para fora.

Faria falta, porque nos acréscimos, o Barcelona foi fatal. Messi tabelou com Neymar e tocou para Suárez, que foi calçado por Abdennour. Messi tinha pela frente o maior pegador de pênaltis da história do Campeonato Espanhol, Diego Alves, que provocou o argentino. Mas o craque bateu firme, no canto direito do brasileiro, que até saltou do lado certo, mas não alcançou.

ESPANYOL EMPATA - Ainda neste sábado pelo Campeonato Espanhol, o Espanyol buscou um improvável empate diante do Eibar. Atuando em casa, a equipe viu o adversário abrir 3 a 0 ainda no primeiro tempo, resultado que se manteve até os 20 minutos da etapa final. Ainda assim, os catalães pressionaram e conseguiram o 3 a 3, com gol do brasileiro Léo Baptistão nos acréscimos.

Em protesto, cantora se ajoelha durante hino dos EUA na NBA
Foto: Reprodução / Twitter
A partida entre Miami Heat e Philadelphia 76ers, na última sexta-feira (21), ficou marcada por uma cena de protesto. Durante o hino americano, a cantora Denasia Lawrense se ajoelhou, assim como o jogador de futebol americano Colin Kaepernick, do San Francisco 49ers. Além disso ela abriu a sua jaqueta para exibir uma camisa com a frase "Black Lives Matter" (vidas negras importam).
 
Durante o manifesto, os jogadores do Miami Heat, time da casa, permaneceram de pé. A franquia afirmou que não foi avisada pela cantora sobre o protesto. Na quadra, o Philadelphia venceu por 113 a 110, com destaque para Dario Saric, que marcou 19 pontos.
 
"Tudo que posso dizer é que estamos vendo nosso jogadores de pé nessas partidas da pré-temporada durante o hino nacional. Minha esperança é que eles continuem de pé. Acho que é a coisa apropriada a fazer", declarou Adam Silver, comissário da NBA.
 
Os protestos durante o hino dos Estados Unidos começaram no final de agosto, quando Kaepernick se recusou a ficar de pé durante uma partida amistosa do San Francisco 49ers. Confira o vídeo do protesto da cantora:
 
José Aldo admite estar repensando aposentadoria: 'Coisas boas virão'
Foto: Divulgação
Após ter se revolado com o Ultimate Fighting Championship (UFC) no final do mês passado (relembre aqui), o lutador José Aldo está voltando atrás em sua ideia de terminar a sua carreira.
 
Na madrugada deste sábado (22), campeão interino dos pesos-penas do UFC postou uma mensagem no Twitter prometendo "coisas boas" para os seus fãs. 
 
"Repensando na aposentadoria do MMA, conversei com minha família e vendo os pedidos dos meus fãs coisas boas virão para vocês. Thanks (obrigado) Russia", escreveu. 
 
O manauara, especialista no kickboxing e no jiu-jitsu, tem 27 lutas em sua carreira nas artes marciais mistas (MMA). São 25 vitórias e apenas duas derrotas. Confira a postagem

 
Sábado, 22 de Outubro de 2016 - 11:45

Vitória x Cruzeiro: Argel Fucks relaciona 20 atletas para o duelo

por Ulisses Gama
Vitória x Cruzeiro: Argel Fucks relaciona 20 atletas para o duelo
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Após o treinamento realizado na manhã deste sábado (22), no CT Manoel Pontes Tanajura, o técnico Argel Fucks escolheu 20 atletas para o duelo contra o Cruzeiro, neste domingo (23), pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.
 
O Leão ainda não poderá contar com Marinho, que segue vetado em virtude de um problema muscular. Além disso, os volantes Marcelo e Amaral, e o zagueiro Kanu estão fora do jogo por suspensão. Por outro lado, a novidade na lista fica por conta do lateral-direito Norberto.

Com 35 pontos conquistados, o Vitória ocupa o 17º lugar do certame nacional.

Confira a lista completa: 
 
Goleiros: Caíque, Fernando Miguel
Laterais: Diego Renan, Diogo Mateus, Euller e Norberto
Zagueiros: Ramon, Victor Ramos e Vinicius
Volantes: José Welison e Willian Farias
Meias: Flávio, Serginho, Cárdenas e Tiago Real
Atacantes: Kieza, Vander, Alípio, David e Zé Love
Perto do aniversário, Pelé tem contrato vitalício com o Santos rescindido
Foto: Divulgação
Há oito dias, o contrato vitalício que o Santos tinha com Pelé, seu maior ídolo, foi rescindido. O vínculo, que servia para o clube paulista explorar a imagem com o rei, teve a sua estrutura abalada após o atraso de pagamento à Sport 10 Licenciamentos, que gere a imagem do ex-jogador. Um acordo amigável no valor de R$ 3,5 milhões encerrou a ligação.
 
Apesar do fim do contrato, o Rei do Futebol pode estabelecer uma nova parceria com o alvinegro praiano. Para isso, o Santos pretender negociar diretamente com o seu eterno camisa 10. O contrato entre o clube e a empresa foi assinado no ano de 2013 e previa o pagamento anual no valor de R$ 1,5 milhão pela imagem de Pelé, que completa 76 anos neste domingo (23).
Sábado, 22 de Outubro de 2016 - 11:25

Com foco na bola parada, Vitória finaliza preparação para pegar o Cruzeiro

por Ulisses Gama
Com foco na bola parada, Vitória finaliza preparação para pegar o Cruzeiro
Foto: Francisco Galvão / ECV
O Vitória está pronto para enfrentar o Cruzeiro, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileira. Na manhã deste sábado (22), o elenco comandado pelo técnico Argel Fucks realizou o último treinamento antes da partida no CT Manoel Pontes Tanajura. 
 
Após um trabalho de aquecimento, o foco da equipe foi a bola parada. Jogadas ofensivas e defensivas nos escanteios e faltas foram simuladas pela comissão técnica do Leão. Pênaltis também foram treinados.
 
O atacante Marinho, vetado da partida contra o time mineiro em virtude de um problema muscular, trabalhou forte sob a orientação do auxiliar da preparação física Lucas Itaberaba. 
 
Ao fim das atividades, filhos de associados do clube tiraram fotos com os jogadores. A ação fez parte das comemorações do mês das crianças.
 
Com 35 pontos conquistados, o Vitória ocupa o 17º lugar do certame. O adversário, por sua vez, tem 38 pontos e está na 13ª posição.
Em apoio à prevenção do câncer de mama, bola de Flamengo e Corinthians será rosa
Leandro Lopes / CBF
Além do cunho decisivo, o jogo entre Flamengo e Corinthians neste domingo (23) também vai marcar pelo apoio à prevenção do câncer de mama. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que a bola da partida, válida pela 32ª do Campeonato Brasileiro, será rosa, em referência à campanha Outubro Rosa.

A bola especial também se fará presente na Arena do Grêmio, onde ocorre o Gre-Nal 411. A iniciativa partiu das diretorias de Marketing e Competições da entidade máxima do futebol nacional. 
Sábado, 22 de Outubro de 2016 - 10:45

André Sá cai para dupla número 1 do mundo nas semifinais na Bélgica

por Estadão Conteúdo
André Sá cai para dupla número 1 do mundo nas semifinais na Bélgica
Foto: Divulgação
O brasileiro André Sá deixou a disputa pelo título do Torneio da Antuérpia, na Bélgica, neste sábado (22). Ele e o britânico Dominic Inglot entraram em quadra na esperança de surpreender a dupla número 1 do ranking, formada pelos franceses Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut, mas acabaram facilmente batidos por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2.

Mahut e Herbert precisaram somente de 57 minutos para atropelar Sá e Inglot. O primeiro set ainda começou disputado e a dupla formada pelo brasileiro e o britânico chegou a quebrar o saque dos franceses, que mesmo assim largaram em vantagem. Já no segundo set, eles não tiveram qualquer trabalho para aproveitar dois break points e arrancar para o triunfo.

Esta foi a primeira vez que Sá perdeu uma semifinal no circuito da ATP na temporada. Nas outras vezes que chegou a este estágio em uma competição, acabou com o vice-campeonato. Isto aconteceu no Torneio de Queen's e em Bucareste, ambas ao lado do australiano Chris Guccione.

A derrota de Sá ainda tem influencia direta em outro brasileiro. Bruno Soares, que sonha em ser o número 1 do mundo, ficou mais distante da liderança do ranking, hoje nas mãos de Mahut. Além disso, Herbert ocupa atualmente a quarta posição e pode se aproximar de Soares em caso de título dos franceses.

Herbert e Mahut voltarão à quadra para decidir o título do torneio da Antuérpia neste domingo, e terão pela frente outro francês. Eles vão encarar o compatriota Edouard Roger-Vasselin e o canadense Daniel Nestor.

 Cruzeiro: Henrique é poupado por cansaço muscular e não enfrenta o Vitória
Foto: Reprodução / Globo Minas
O Cruzeiro, que é adversário do Vitória neste domingo (23) pelo Brasileirão, ganhou mais um desfalque antes de seguir viagem para Salvador. Neste sábado (22), o volante Henrique acusou desgaste muscular em virtude da sequência de partidas e será poupado pelo técnico Mano Menezes.
 
Para o lugar do capitão celeste, Denílson deve ser escalado para jogar contra o rubro-negro no Barradão. A formação do time mineiro deve ser a seguinte: Rafael; Ezequiel, Léo, Bruno Rodrigo e Edimar; Denílson, Ariel Cabral, Robinho e Rafael Sobis; Arrascaeta e Ábila. 
 
O meia Rafinha, que se machucou na última partida, e Lucas Romero, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, são outras baixas na equipe. Outro que não poderá estar no campo é o técnico Mano Menezes, que terá que cumprir dois jogos de suspensão por ofensas a arbitragem. Com isso, o auxiliar Sidnei Lobo comanda o grupo.
Barcelona entra com ação e cobra R$ 20 milhões do Santos por Gabigol
Foto: Divulgação / Inter
O Barcelona entrou com uma ação junto à Fifa contra o Santos pela venda do atacante Gabriel para a Inter de Milão. No pedido, o clube catalão cobra cerca de 6 milhões de euros (cerca de R$ 20 milhões) do clube paulista por quebra de contrato. 
 
Na mesma negociação da venda do atacante Neymar, os clubes tinham um acordo para a preferência por parte dos espanhóis pelo jovem atleta. Neste acordo, o Barça teve que pagar 10 milhões de euros. Após a venda de Gabigol, o clube afirma que não foi avisado da proposta dos italianos.
 
A Internazionale, que pagou R$ 100 milhões de euros pelo ex-camisa 10 do Santos, tem o jogador contratado até o ano de 2021.
Decisivo, Alfredo celebra gols da vitória do Luverdense sobre o Náutico
Foto: Reprodução / A Tribuna
Após duas partidas, o Luverdense voltou a sentir o gosto de uma vitória na Série B. Na noite da última sexta-feira (21), a equipe bateu o Náutico por 2 a 1, no estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde (MT). O responsável pelos gols da equipe da casa foi o atacante Alfredo, que celebrou a sua participação decisiva e mirou mais triunfos para a sua equipe.
 
"Graças a Deus a gente teve uma boa atuação e eu consegui fazer dois gols para mais uma vitória. A ideia é a gente fazer a maior pontuação possível e dentro de casa temos que nos dedicar ao máximo para conseguir isso", declarou, em entrevista ao canal Premiere.
 
Com o resultado positivo, a equipe do Mato Grosso chegou aos 46 pontos conquistados e agora ocupa a décima colocação. Na próxima rodada, o adversário dos comandados de Júnior Rocha será o Oeste, na próxima terça-feira (25).
 
O Náutico, por sua vez, perdeu a oportunidade de se firmar no G-4 e agora ocupa a quinta posição, com 51 pontos. O Timbu ainda pode ser ultrapassado pelo Bahia, que enfrenta o Oeste na tarde deste sábado (22), na Arena Barueri.
Sábado, 22 de Outubro de 2016 - 09:00

Copa do Brasil sub-20: CBF define datas dos jogos entre Bahia e Inter

por Ulisses Gama
Copa do Brasil sub-20: CBF define datas dos jogos entre Bahia e Inter
Foto: Divulgação / EC Bahia
A equipe sub-20 do Bahia, que está nas quartas de final da Copa do Brasil da categoria após eliminar o Fluminense, já sabe quando vai voltar a jogar. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu na última sexta-feira (21) as datas e os horários dos confrontos diante do Internacional.
 
O primeiro duelo entre as equipes acontecerá na próxima quinta-feira (27), às 20h (horário da Bahia), no estádio Metropolitano de Pituaçu. De acordo com a entidade máxima do futebol nacional, o horário da partida foi escolhido para atender a grande de programação da ESPN Brasil, que fará a transmissão do jogo.
 
A decisão da vaga, por sua vez, acontecerá em uma quarta-feira, no dia 2 de novembro. O duelo acontecerá na Morada dos Quero-Queros, em Alvorada.
 
Na luta por um título nacional, o Esquadrãozinho realizou 19 partidas no ano de 2016 e tem um aproveitamento de 80%, com 14 triunfos, quatro empates e apenas uma derrota.
Sábado, 22 de Outubro de 2016 - 08:30

Presidente do Atlântico aponta equipe focada contra o Jacobina: 'Temos que ganhar'

por Ulisses Gama / Matheus Caldas
Presidente do Atlântico aponta equipe focada contra o Jacobina: 'Temos que ganhar'
Duelo acontecerá no José Rocha | Foto: Divulgação
Na liderança do grupo 1 da Copa Governador do Estado, o Atlântico volta a jogar pela competição estadual neste domingo (23), fora de casa, contra o Jacobina. Como ainda não garantiu a classificação para a próxima fase, não há outra opção a não ser ganhar. É o que afirma Zé Carlos, presidente do clube.
 
“Nós estamos focados nisso. Temos que ganhar o jogo. Existe um outro perigo. Mesmo que empatemos lá, há a questão do Atlético de Alagoinhas que liberou todo mundo. Eles não tem mais chances na competição. A possibilidade do Jacuipense dar uma goleada é enorme. Aqui é um matando o outro, pois um tem que vencer o outro para não precisar do outro jogo”, declarou, em entrevista ao Bahia Notícias.
 
O clube, que conseguiu o acesso para a elite do Baianão, tem mandado os seus jogos no estádio Metropolitano de Pituaçu, que receberá shows durante o verão. O mandatário indicou que as partidas do clube podem acontecer na Arena Fonte Nova em caso de avarias no gramado.
 
“É com a Sudesb isso [manutenção do campo]. Podemos fazer na Arena, caso haja algum prejuízo ao gramado de Pituaçu”, pontuou. 
 
Confira os jogos deste domingo na Copa Governador do Estado:
 
Jacuipense x Atlético - 17h30 (horário da Bahia) - Eliel Martins
Jacobina x Atlântico - 17h30 (horário da Bahia) - José Rocha
Flu de Feira x PFC-Cajazeiras - 17h30 (horário da Bahia) - Joia da Princessa
Vitória da Conquista x Teixeira de Freitas - 17h30 (horário da Bahia) - Lomanto Júnior
Sábado, 22 de Outubro de 2016 - 07:00

Com maioria a favor e chance de G-4, Bahia enfrenta Oeste na Arena Barueri

por Ulisses Gama
Com maioria a favor e chance de G-4, Bahia enfrenta Oeste na Arena Barueri
Foto: Divulgação
Depois de fazer bonito nos jogos contra Tupi e Brasil de Pelotas, a torcida do Bahia promete mais uma grande festa neste sábado (22), às 15h20 (horário da Bahia). A partida, no entanto, não será em Salvador. Pela 32ª rodada da Série B, o Esquadrão vai se sentir em casa diante do Oeste na Arena Barueri, em São Paulo. A partida pode valer a entrada da equipe de Guto Ferreira no G-4 da competição nacional já que o Náutico foi derrotado pelo Luverdense na última sexta-feira (21). 
 
O apoio dos adeptos será importante, já que o time convive com o fantasma dos jogos fora de casa. Em 15 jogos, foram oito derrotas, cinco empates e apenas dois triunfos longe de Salvador. O último deles aconteceu no dia 20 de agosto, quando o Esquadrão aplicou 3 a 0 no Avaí, hoje um dos candidatos ao acesso à Primeira Divisão (relembre). Mesmo com o retrospecto ruim, o técnico tricolor crê no triunfo.
 
"Acho que a gente tem que buscar sempre melhorar. Hoje temos um dilema, que é vencer fora de casa. É um desafio para o grupo que venceu sob o meu comando somente o Avaí, naquele momento foi um grande resultado. É um desafio grande, mas nós vamos conseguir. Tenho certeza que Deus está olhando por nós. Fé nos homens, fé nos jogadores do Bahia e fé no nosso trabalho para que a gente possa conseguir", declarou, na última quinta-feira (20).
 
Dois jogadores vão desfalcar o Bahia no duelo contra o Rubrão: o atacante Hernane Brocador, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Moisés, que se recupera de um estiramento na coxa direita.
 
Nesta partida, 21 jogadores do Esquadrão foram relacionados (confira). As novidades na lista ficam por conta do lateral-esquerdo João Paulo Gomes, recuperado de uma entorse no joelho, e o meia-atacante Marco Antônio, destaque do time sub-20.
 
FICHA TÉCNICA
Oeste x Bahia
Série B – 32ª rodada
Local: Arena Barueri (SP)
Data: 22/10/2016
Horário: 15h20 (horário da Bahia)
Árbitro: Rodrigo D' Alonso Ferreira (SC)
Assistentes: Henrique Neu Ribeiro e Johnny Barros de Oliveira (ambos de SC)
 
Oeste: Felipe Alves; André Castro, Bruno Silva e Betinho; Danielzinho, Daniel Simões, Rodolfo e Léo Artur; Marquinho, Mike e Crysan. Técnico: Fernando Diniz
 
Bahia: Muriel; Eduardo; Tiago, Jackson e Tinga; Luiz Antônio, Juninho e Renato Cajá; Wesley Natã, Edigar Junio e Victor Rangel. Técnico: Guto Ferreira.
Sábado, 22 de Outubro de 2016 - 00:00

Centro Pan-Americano cumpre demandas e será sede principal do Judô brasileiro

por Edimário Duplat
Centro Pan-Americano cumpre demandas e será sede principal do Judô brasileiro
Foto: Divulgação/CBJ
Em maio deste ano, a Controladoria Geral da União (CGU), por meio do Programa de Fiscalização em Entes Federativos 2016, assinalou que o Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas, estava subutilizado em relação à sua demanda de equipamento de alto rendimento para o esporte nacional. E, seis meses depois, como está o espaço após o advento dos Jogos Olímpicos e a preparação da Seleção Brasileira no local? Procurando informações sobre o equipamento esportivo e seu atual uso, o Bahia Notícias conversou com exclusividade com o presidente da Confederação Brasileira de Judô e descobriu que, além do planejamento para a centralização de eventos nacionais e internacionais no CPJ, o local também será a nova sede nacional da entidade, que no futuro centralizará toda a sua administração na Bahia. 

O Relatório do Programa de Fiscalização em Entes Federativos 2016 da CGU teve como objetivo analisar a aplicação dos recursos federais sob a responsabilidade do Governo do Estado no período de 7 de março a 29 de abril de 2016. E, dentre os itens analisados pelo órgão, um dos destaques vai para o Centro de Judô, localizado no município de Lauro de Freitas, no qual se observou um aparente processo de subutilização, com manutenção e conservação deficientes para as metas propostas ao equipamento esportivo.

Construído em agosto de 2013 e finalizado em dezembro de 2014, como parte do programa Brasil no Esporte de Alto Rendimento, o Centro Pan-Americano de Judô é considerado um centro de excelência do esporte nas Américas. Com orçamento de R$ 43,2 milhões, sendo R$ 18,3 milhões do Estado da Bahia – incluindo desapropriação do terreno – e R$ 19,8 milhões da União, o espaço ainda teve o seu projeto executivo elaborado pela CBJ, que aportou R$ 5,1 milhões para compra de parte dos equipamentos e mobiliário. O relatório da CGU apontou que a obra foi totalmente concluída, com total regularização no Cartório de Registro de Imóveis e com itens instalados totalmente compatíveis com o Plano de Trabalho e o Projeto Básico do local. Entretanto, mesmo com plenas condições de utilização, o documento aponta que até a data de sua analise, existiam deficiências na manutenção do local, com a falta de um plano de manutenção e conservação, e uma subutilização do CPJ.
Presidente da CBJ, Paulo Wanderley Teixeira em entrevista ao Bahia Notícias | Foto: Lara Monsores

No documento, foram analisados em separado o Ginásio, o prédio administrativo e alojamento do CPJ, encontrando-se problemas distintos para os três espaços. No ginásio, foram constatadas a ausência de mobília em alguns espaços e precariedade em relação a banheiros e enfermaria. “Mesmo ao se observar que há um calendário de eventos previstos para ocorrer, fica evidenciado que o CPJ não está devidamente equipado, na forma que foi idealizado no projeto desenvolvido pela própria Confederação Brasileira de Judô, a qual foi à destinatária e é a atual responsável pelo empreendimento”, disse a Controladoria no documento. Em visitas efetuadas pelo Bahia Notícias durante a cobertura de eventos pré-Jogos Olímpicos, foi observado que alguns desses espaços já apresentavam total funcionamento, como é o caso da área de apoio a imprensa. Em abril, o local não tinha objetos operacionais instalados e se resumia a uma sala vazia, segundo o documento. Porém, nos meses de maio e junho, a sala já apresentava estrutura e serviu como local de coletivas de imprensa e apresentações da entidade.

Entretanto, até antes da Rio 2016, algumas demandas seguiam com necessidade de resolução, que segundo a CBJ só foram resolvidas após a disputa olímpica. “Havia mesmo uma não utilização plena. Isso foi por conta de uma necessidade de arrumação. Aqui é como uma casa. Você constrói, mas você só vai saber como vai ficar depois que você entra. Vimos o que não ficou como pedimos, o que faltava e complementamos essa demanda. A medida que nós fomos chegando e detectando essas demandas, fomos analisando. Hoje temos segurança completa, manutenção de elevadores e de outros equipamentos do nosso dia-a-dia”,  afirmou o presidente da CBJ, Paulo Wanderley Teixeira, em entrevista ao Bahia Notícias, na qual explicou sobre a demora para o total funcionamento do CPJ.  “Na época, estávamos em meio a um foco olímpico, onde o Judô tem a responsabilidade de ter sucesso. E, com isso, com todo nosso corpo técnico, projetos e treinamento funcionando com um olho e meio lá e meio olho aqui. Isso veio gradativamente se transformando”, complementou.
Atividades realizadas pela Confederação de Judô no CPJ em 2016 | Fonte: CBJ

Apesar de um aparente funcionamento completo, chama atenção um outro tópico apontado pela CGU e que ainda não foi solucionado pela CBJ. Com um prédio administrativo que apresenta auditório para 206 pessoas e locais de recepção, salas de reunião, setor financeiro e administrativo, além de gráfica e salas de conselho e presidência, a Centro Pan-Americano tem a finalidade de se tornar a sede da Confederação Brasileira. O que ainda não aconteceu e não tem data definida. “Essa transferência vai acontecer, mas não posso te dizer a data exata. Está próximo. Mas já temos parte da CBJ funcionando aqui. Precariamente, mas já funcionando. Temos o projeto social nosso, o Avança Judô, já está todo aqui dentro. Um grupo de planejamento já está aqui dentro”, comentou Teixeira, que justificou esse atraso também com a questão olímpica. “Estávamos focados lá [no Rio de Janeiro] e trouxemos a parte técnica, mas a administrativa nós demos essa segurada”, finalizou. Em números oficiais, a CBJ apresenta 33 funcionários.
Auditório do Centro Pan-Americano | Foto: Edimário Duplat/Bahia Notícias

O relatório constatou, durante sua inspeção física, que o Centro Pan-Americano sofre um grave problema de corrosão de equipamentos e limpeza deficiente dos ambientes internos e externos. “As falhas de manutenção e de conservação são agravadas pelo fato de o local escolhido para a instalação do CPJ, à beira-mar na Praia de Ipitanga, no município de Lauro de Freitas, Estado da Bahia, estar sujeito a uma alta salinidade. (...) A ausência de um Plano de Manutenção e Conservação adequado pode dar causa a prejuízos em todas essas situações. Nas deficiências de materiais (se fora de especificação) ou de serviços, o planejamento de inspeções físicas serviria para detectar as ocorrências e acionar a construtora, se dentro do prazo de garantia da obra”, aponta o documento.

Para o mandatário da Confederação, existe realmente um problema relacionado ao posicionamento do equipamento, mas que está sendo resolvido com recentes projetos de manutenção no espaço. “Essa é uma área privilegiada com a natureza, temos uma parceria com o Projeto Tamar, mas é realmente um dificultador. Você tem demandas de manutenção grandes e, realmente, é um fator complicante. O custo é muito alto”, disse Paulo Teixeira, que admitiu ter participado da escolha do local e os altos custos para manter o espaço em condições de uso. “A gente tem um zelo muito grande com isso aqui, sabemos da importância desse equipamento pro Judô, pro esporte e pro estado, além dos profissionais da área esportiva”, concluiu. 

Além das atividades da Confederação Brasileira de Judô, o Centro Pan-Americano já sediou outros eventos esportivos. Em agosto de 2015, o local sediou o Mundial Júnior de Luta Olímpica, além de atividades da própria Federação Baiana de Judô (FBJ) por todo o ano. De acordo com o mandatário, o local está sempre aberto para receber atividades esportivas que se assemelhem ao esporte no qual foi concebido. Entretanto, a atividade principal continua sendo o Judô. "Foi uma parceria com a Confederação Brasileira de Lutas, que faz parte de nosso público esportivo, e não houve um conflito de datas", complementou.

Neste sábado, o Centro Pan-Americano sedia o Campeonato Brasileiro Sub-13 da modalidade. Já em novembro, o espaço será palco do Grand Prix Nacional Interclubes Feminino e a Seletiva Nacional sub-18 e sub-21.
Manobra impede votação de projeto que permite fiscalização de contratos com a CBF
Foto: Cláudia Cardozo / Bahia Notícias
Deputados que fazem parte da chamada “bancada da bola” empreenderam uma manobra para evitar que um projeto de lei que permite fiscalização de órgão públicos em contratos com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fosse votado na última quarta-feira (19), na Comissão do Esporte da Câmara. De acordo com o blog Bastidores FC, do Globoesporte.com, a medida foi liderada pelo diretor de assuntos internacionais da confederação, deputado Vicente Cândido (PT-SP), sob os olhares do presidente do Conselho Deliberativo do Vitória, deputado José Rocha (PR-BA). Na pauta da reunião, estava um projeto que transforma a seleção brasileira em patrimônio cultural, que chegou a ter o parecer do relator lido, segundo a publicação. Em meio à discussão, Cândido chegou ao plenário e pediu verificação de quórum. No momento, 21 deputados estavam presentes, segundo o placar. No entanto, a maior parte deles já havia deixado o local. Com a recontagem, apenas seis marcaram presença, menos que o mínimo de 11 necessários, o que impediu a apreciação do projeto. Tramitando deste 2007, a proposta prevê que órgãos como o Ministério Público realizem fiscalização de contratos relacionados à Seleção, como venda de direitos e patrocínios.
Sexta, 21 de Outubro de 2016 - 18:35

Técnico do Vitória faz mistério, esconde time e lamenta ausência de Marinho

por Glauber Guerra
Técnico do Vitória faz mistério, esconde time e lamenta ausência de Marinho
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O técnico Argel Fucks, do Vitória, adotou a tática do mistério e só deve divulgar a escalação do time minutos antes do jogo contra o Cruzeiro, domingo (23), às 16h (horário de Salvador), no Barradão, válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

“Não defini o time. Trabalhamos bem essa semana. Tivemos problemas de cartão e lesão. Mais de suspensões. Trabalhamos uma situação no primeiro tempo e uma no segundo no treino de ontem. Estamos observando. Amanhã temos mais um treinamento. Provavelmente vocês vão saber a equipe momentos antes do jogo”, disse o treinador.

O comandante Rubro-negro ainda lamentou a ausência de Marinho, que segue vetado por conta de um problema muscular. A tendência é que o atleta fique à disposição no jogo contra o Fluminense, na próxima sexta-feira (28), no Maracanã.

“Marinho é um jogador importante, que faz falta em qualquer equipe, pela qualidade e pelo momento que vivia. Agora, a gente também tem que ter a tranquilidade e recuperar o jogador 100%. Não adianta colocar num jogo desse nível, intensidade alta, desgaste alto, se o jogador não estiver 100%. Fica difícil. Você acaba perdendo o Marinho não só para esse jogo, mas para o restante do ano. Quem sabe no próximo jogo ele possa estar à disposição”, afirmou Argel.

O elenco Rubro-negro finaliza a preparação para o duelo diante do Cruzeiro na manhã deste sábado (22). A atividade será fechada à imprensa.

Com 35 pontos, o Vitória ocupa a 17ª posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro.
Por problemas de saúde, Ana Marcela Cunha passará por cirurgia para retirar baço
Wander Roberto/Inovafoto/COB
Uma das principais atletas baianas da atualidade, a nadadora de maratonas aquáticas Ana Marcela Cunha terá que passar por um procedimento cirúrgico no final deste ano, o que a deixará por 45 dias sem disputar competições de alto nível.

A informação é da Folha de S. Paulo, que informou que tem um problema autoimune que destrói a produção de plaquetas sanguíneas. Por conta disso, ela terá que retirar o baço, num procedimento denominado esplenectomia. Apesar de ficar sem competir, ela poderá fazer treinos leves.
 
"A decisão é para garantir, mais do que a carreira da atleta, a qualidade de vida da Ana como ser humano. Se ela continuar a tomar corticoide, quem garante que em quatro anos ela estaria em condições de ir a (Olimpíada de) Tóquio, em 2020?", disse o pai da nadadora, George Cunha, em entrevista à Folha. 

O problema foi descoberto numa competição em Salvador. Na ocasião, um exame revelou que ela possuía apenas 110 mil plaquetas no sangue, quando o normal é a concentração acima de 200 mil. Por conta disto, ela passou por um tratamento com remédios à base de corticoide, que foi liberado pela Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês).
Sexta, 21 de Outubro de 2016 - 17:55

Argel Fucks comanda treino e mantém duvidas no Vitória

por Glauber Guerra
Argel Fucks comanda treino e mantém duvidas no Vitória
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O técnico Argel Fucks mostrou nesta sexta-feira (21), em treino no Barradão, que ainda tem dúvidas para escalar o Vitória, que enfrentará o Cruzeiro, domingo (23), às 16h (horário de Salvador), no mesmo local, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador escalou o seu time com 13 titulares e promoveu novos testes antes de definir os 11 que entrarão em campo no clássico.

O treinador deixou clara a formação do setor defensivo, escalado com: Fernando Miguel;  Diogo Mateus,  Victor Ramos, Ramon, Euller, José Welison e Willian Farias. Mas criou um certo mistério ao colocar Cárdenas, Serginho e Tiago Real no meio de campo e David, Zé Love e Kieza no ataque.

Com isso, Tiago Real, Serginho e David brigam por uma vaga na equipe titular.

Em campo, Argel focou em um trabalho de cruzamentos ofensivos e defensivos, bem como finalizações.

O atacante Marinho, vetado pelo departamento médico por conta de um problema muscular, realizou um treino no campo 1 da Toca do Leão sob o comando de Lucas Itaberaba, auxiliar da preparação. O jogador deve ficar à disposição de Argel Fucks contra o Fluminense, na próxima
sexta (28), contra o Fluminense, no Maracanã.

O time comandando por Argel volta aos trabalhos na manhã de sábado (22). Com 35 pontos, o Rubro-negro ocupa a 17ª posição na tabela de classificação. 
Sexta, 21 de Outubro de 2016 - 17:35

Vitória x Cruzeiro tem quase 10 mil ingressos vendidos

por Glauber Guerra
Vitória x Cruzeiro tem quase 10 mil ingressos vendidos
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Quase 10 mil ingressos já foram comercializados para o duelo entre Vitoria e Cruzeiro, que acontece neste domingo (23), no Barradão, às 16h (horário de Salvador), válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Para o confronto diante do time mineiro, a diretoria do Rubro-negro fez uma promoção: R$ 10 para o setor de arquibancada e R$ 30 nas cadeiras. Os tickets serão comercializados até o dia partida.
 
Com 35 pontos, o time comandado pelo técnico Argel Fucks ocupa a 17ª posição no certame nacional.
Tite cita 'soma do desempenho com resultados' na convocação do Brasil
Foto: Rafael Ribeiro / CBF
O técnico Tite convocou a Seleção Brasileira mais uma vez nesta sexta-feira (21). Os jogadores foram chamados para as partidas contra Argentina e Peru, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Após o anúncio dos convocados, o treinador comentou sobre os critérios para a lista.

"Vitória como consequência de desempenho. Na seleção e no clube. Reiteradamente avisamos para os jogadores arrebentarem no clube. E não estou falando isso aqui na coletiva para mandar recado. É o que falo sempre para os atletas. O que os trouxe até aqui é soma do desempenho com resultados. Nos clubes e na seleção", disse, em entrevista coletiva.

No dia 10 de novembro, o selecionado brasileiro receberá a Argentina no Mineirão, às 20h45 (horário da Bahia), pela 11ª rodada da competição. No dia 15, os brasileiros viajarão ao Peru para enfrentar o time da casa, às 23h45 (horário da Bahia).
Sexta, 21 de Outubro de 2016 - 17:00

Bauza convoca Argentina para pegar o Brasil com Pratto e surpresa Buffarini

por Estadão Conteúdo
Bauza convoca Argentina para pegar o Brasil com Pratto e surpresa Buffarini
Foto: La Capital
Pouco depois de o técnico Tite convocar a seleção brasileira para o jogo contra a Argentina pelas Eliminatórias da Copa, dia 10 de novembro, o treinador do time argentino, Edgardo Bauza, também divulgou sua lista. E a surpresa na relação é a presença do lateral-direito Julio Buffarini, do São Paulo.

Bauza sempre deixou claro sua admiração pelo futebol de Buffarini, com quem foi campeão da Libertadores pelo San Lorenzo. Desde que chegou ao São Paulo, ele insistiu na convocação do lateral. Assim que conseguiu, porém, deixou o Morumbi para treinar a seleção argentina.

Agora, ele dá a primeira chance ao lateral de 28 anos na seleção argentina. Bauza também aposta no meio-campista Marcos Acuña, de 24, destaque o Racing, e que também nunca havia sido convocado. Além deles, outras surpresas são Gerónimo Rulli, que foi o goleiro titular na Olimpíada e é titular da Real Sociedad, e o meia Enzo Pérez, de 30 anos, que volta a ser chamado após um ano.

De resto, a convocação não foge do que têm sido as escolhas de Bauza. Do futebol brasileiro, também foi lembrado o centroavante Lucas Pratto, do Atlético-MG, que ficará em casa em Belo Horizonte - a Argentina vai treinar na Cidade do Gale.

Os principais destaques da lista estão, como de costume, no ataque, formado por Messi (Barcelona), Dbala (Juventus), Higuaín (Juventus), Agüero (Manchester City) e Correa (Atlético de Madrid), além de Pratto.

Além do Brasil, no dia 10, de Belo Horizonte, a Argentina também enfrenta a Colômbia no dia 15, em casa, na cidade de San Juan. A equipe é só a quinta colocada das Eliminatórias, com 16 pontos, e precisa de bons resultados para não ver a vaga na Copa ficar distante.

Confira os convocados:

Goleiros: Guzman Nahuel (Tigres-MEX), Sergio Romero (Manchester United) e Gerónimo Rulli (Real Sociedad).

Defensores: Martin Demichelis (Espanyol), Mateo Musacchio (Villarreal), Nicolás Otamendi (Manchester City), Ramiro Funes Mori (Everton), Gabriel Mercado (Sevilla), Facundo Roncaglia (Celta de Vigo), Emanuel Mas (San Lorenzo) e Pablo Zabaleta (Manchester, City).

Meias: Javier Mascherano (Barcelona), Guido Pizarro (Tigres), Lucas Biglia, (Lazio), Ever Banega (Inter de Milão), Enzo Pérez (Valencia), Nicolás Gaitán (Atlético de Madrid), Angel Di María (PSG), Julio Buffarini (São Paulo) e Marcos Acuña (Racing).

Atacantes: Angel Correa (Atlético de Madrid), Lionel Messi (Barcelona), Paulo Dybala (Juventus), Gonzalo Higuaín (Juventus), Sergio Agüero (Manchester City) e Luccas Pratto, Lucas (Atlético Mineiro).

Sexta, 21 de Outubro de 2016 - 16:45

Juninho indica 'marcação forte' para vencer o Oeste em Barueri

por Ulisses Gama
Juninho indica 'marcação forte' para vencer o Oeste em Barueri
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Adversário do Bahia neste sábado (22), às 15h20 (horário da Bahia) na Arena Barueri, o Oeste tem como características principais a valorização da posse de bola e os passes. Para neutralizar os atributos e vencer o time comandado pelo técnico Fernando Diniz, o volante Juninho indicou que o segredo é a força na marcação.
 
"Nosso pensamento é marcar forte e quando estiver com a bola, escolher a melhor jogada para a gente chegar ao gol do adversário e converter. Com essa marcação forte temos boas chances de conseguir os três pontos", declarou, em entrevista ao Programa do Esquadrão, da Rádio Sociedade FM.
 
Destaque do Esquadrão na temporada de 2016, Juninho foi um dos mais celebrados na última quinta-feira (21), quando a delegação tricolor seguiu viagem para São Paulo. Ele declarou a sua emoção com o carinho da torcida.
 
"É difícil até de falar. Para mim é uma coisa nova. Foi muito emocionante passar naquele corredor e todo mundo gritando meu nome. Isso nos motiva para fazer um grande jogo e trazer o resultado para Salvador", projetou.
 
Juninho foi contratado pelo Bahia no início da temporada. Em 51 jogos disputados com a camisa tricolor, o volante marcou dez gols.
Sexta, 21 de Outubro de 2016 - 16:30

Sudesb garante preservação do gramado de Pituaçu durante ensaios do Harmonia

por Júnior Moreira / Matheus Caldas
Sudesb garante preservação do gramado de Pituaçu durante ensaios do Harmonia
Foto: Divulgação / Sudesb
O estádio de Pituaçu receberá os shows da “Melhor Segunda-feira do Mundo”, ensaios de verão da banda Harmonia do Samba. De acordo o diretor de operações da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Marcos Andrade, apesar de recepcionar um evento deste porte, o gramado da praça esportiva não será prejudicado para a disputa do Campeonato Baiano 2017.

“Vamos tomar todo o cuidado para cuidar do gramado. Vamos trabalhar no sentido para administrar as datas para não haver choque [com os jogos]. Da forma que está colocado, o palco não avança às quatro linhas. Fica numa área de escape que não prejudica o gramado. Vai ser colocado um piso especial para o evento, que é colocado na véspera e retirado logo depois”, explicou, em entrevista ao Bahia Notícias.

Ainda de acordo com Andrade, a empresa que cuida do gramado de Pituaçu já tem experiência com praças de grande porte, a exemplo de Maracanã e outros seis estádios que receberam jogos da Copa do Mundo 2014.

Atualmente, o equipamento recebe jogos de PFC Cajazeiras e Atlântico, times que disputam a Copa Governador do Estado. No Baianão 2016, Galícia e Fluminense de Feira fizeram partidas no local, além do Ypiranga na Série B do estadual. 
Caratê: Atleta do Vitória disputa o Mundial na Áustria
Foto: Divulgação / Vitória
O carateca Williames Souza, do Vitória, integra a Seleção Brasileira de Caratê que irá disputar o Mundial em Linz, na Áustria. A competição reúne cerca de 1.200 atletas de 120 países. O certame acontece de 24 a 30 de outubro.

Líder do ranking nacional, o atleta Rubro-negro ocupa a liderança do ranking brasileiro há quatro anos. Ele espera uma competição muito difícil.

“É uma competição muito difícil. O nível técnico é altíssimo e acontece apenas de dois em dois anos”, afirmou.

O caratê se tornou esporte olímpico e fará sua estreia nos Jogos de Tóquio em 2020.
Guto Ferreira destaca 'intensidade de jogo' e elogia grupo do Bahia: 'Sabe o que quer'
Foto: Reprodução / SporTV
O técnico Guto Ferreira, do Bahia, fez elogios ao seu grupo, que é um dos candidatos ao acesso à elite do futebol nacional no ano de 2017. Entrevistado pelo programa Seleção SporTV nesta sexta-feira (21), o comandante tricolor destacou a força apresentada pela equipe e elogiou o interesse do grupo no objetivo dentro da Série B do Campeonato Brasileiro.
 
"Temos uma intensidade de jogo bastante interessante e um grupo que sabe o que quer. Acho que os momentos de oscilação são estágios de um grupo passa até que ele chegue em um time competitivo e que possa errar menos. Todos esse processo de amadurecimento acontece jogo a jogo. Tenho que acreditar naquilo que faço. Se eu não acreditar no que estou passando, é melhor que eu não passe", declarou.
 
Questionado sobre uma meta de pontos para estar entre os quatro primeiros colocados da Segunda Divisão, Guto indicou que não há como precisar a quantidade e reiterou que o Esquadrão só depende de si nas últimas sete partidas do certame.
 
"Nós viemos em um trabalho de recuperação e a gente não tem como estabelecer meta de pontuação. Temos que jogar jogo a jogo. Se você fosse estipular uma pontuação lá atrás, teríamos que estipular 67 ou 68 pontos e hoje já não necessita tudo isso. O que vai dizer é rodada a rodada. Tudo vai depender dos jogos que Avaí, Náutico, Londrina e CRB têm pela frente. Cada jogo é uma história. Temos que pensar em triunfar em cada jogo para não depender de ninguém", pontuou.
 
Com 49 pontos conquistados, o Bahia é o sexto colocado da competição nacional. Para entrar no G-4, a equipe precisa vencer o Oeste no próximo sábado (22) e torcer por um empate do Náutico contra o Luverdense na noite desta sexta-feira (21).

Ouça a entrevista completa do técnico Guto Ferreira:
 
Bellucci perde de alemão Kohlschreiber e para nas quartas de Moscou
Foto: Divulgação
Número 62 do ranking mundial, Thomas Bellucci não teve sucesso na sua empreitada para chegar à segunda semifinal de um torneio da série ATP 250 em um mês. Nesta sexta-feira, ele foi eliminado do Torneio de Moscou, na Rússia, ao perder para o alemão Philipp Kohlschreiber por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2, dando adeus à competição nas quartas de final.

Cabeça de chave número 3 do torneio e conhecido pelo seu saque forte, Kohlschreiber, 32.º do mundo, conseguiu quebrar o serviço de Bellucci logo na primeira vez que o brasileiro sacou. Depois, não sofreu resistência em seu serviço, para fechar a parcial por 6/4.

O segundo set foi muito parecido, com Bellucci sendo quebrado logo no seu primeiro serviço. Desta vez, porém, Kohlschreiber conseguiu a quebra também no terceiro game, abrindo 4 a 0. Bellucci não conseguiu reagir, a mão ser para impedir um pneu, salvando dois break-points no quinto game. Só atrasou a vitória do alemão, desta vez por 6/2.

Bellucci, que já foi o número 21 do mundo, deve ganhar seis posições com a campanha de Moscou, chegando à 56.ª colocação no ranking da ATP. Este ano, ele foi semifinalista em Shenzhen (China), na última semana de setembro, e vice-campeão em Quito (Equador), em fevereiro. De resto, só chegou às quartas de final de um outro torneio: a Olimpíada do Rio, quando parou em Rafael Nadal.

Sexta, 21 de Outubro de 2016 - 13:15

Marinho permanece vetado e fica de fora do duelo contra o Cruzeiro

por Glauber Guerra
Marinho permanece vetado e fica de fora do duelo contra o Cruzeiro
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O técnico Argel Fucks, do Vitória, ainda não poderá contar com o atacante Marinho para o duelo contra o Cruzeiro, domingo (23), às 16h, no Barradão, em confronto válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. De acordo com Rodrigo Vasco da Gama, médico do clube, o atleta já cicatrizou da lesão grau 2, mas ele entende que o jogador ainda não reúne condições de atuar. “Ele já se recuperou e a lesão está cicatrizada. Mas a partida contra o Cruzeiro está muito em cima. Ontem ele fez uma corrida no campo, mas é muito arriscado colocá-lo nesta partida. Então ele permanece de fora”, disse o médico, em entrevista ao Bahia Notícias. Ainda de acordo com Rodrigo, o camisa 7 do Rubro-negro será liberado para o confronto contra o Fluminense, na próxima sexta-feira (28), no Maracanã. “Para a partida contra o Fluminense, Marinho terá condições de participar normalmente”, finalizou.  O atacante está de fora há duas rodadas. Ele se machucou durante o revés por 1 a 0 para o Grêmio, disputado no último dia 5 de outubro, na Arena Fonte Nova.
NBB: Régis Marrelli elogia pré-temporada do Vitória e diz que elenco 'está animado'
Foto: Jefferson Peixoto/Ag. Haack / Bahia Notícias
O técnico Regis Marrelli elogiou a pré-temporada do Vitória até o momento. A equipe iniciou a preparação em setembro e já disputou um torneio quadrangular, que aconteceu no mês passado em Fortaleza. Agora, o time Rubro-negro vai participar de outra competição preparatória para o NBB: a Copa Universo, que começa neste domingo (23) e vai até terça (25). As partidas acontecerão no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador.
 
“A pré-temporada do Vitória tem sido excelente. Estamos fazendo um trabalho legal na parte física, técnica e tática. Estou muito contente e o grupo está animado”, disse o treinador, em entrevista ao Bahia Notícias.
 
Na Copa Universo, o Vitória estreia contra o Caxias do Sul-RS, domingo (23), às 11h (horário de Salvador). E Marrelli destacou a importância do torneio.
 
“É muito importante a disputa desses torneios na pré-temporada. É bom para ganhar ritmo de jogo e também observar alguns detalhes. É fundamental para que a gente chegue bem no dia 7 de novembro contra o Pinheiros, na estreia do NBB”, comentou.
 
Confira a tabela da Copa Universo:
 
23/10 (domingo)
9h: Minas Tênis  Clube x Brasília
11h: Vitória x Caxias do Sul
 
24/10 (segunda-feira)
17h Caxias do Sul  x Brasília
19h Vitória x Minas Tênis Clube
 
25/10 (terça-feira)
16h Minas Tênis Clube x Caxias do Sul
18h Vitória x Brasília
 
*horários de Salvador
Trânsito será alterado na orla neste final de semana para realização de evento esportivo
Foto: Reprodução / Google Street View
O trânsito será alterado na Avenida Octávio Mangabeira, entre o Jardim de Alah e Piatã, a partir desta sexta-feira (21) até o domingo (23), em razão do Campeonato Brasileiro de Longa Distância. Desde as 05h desta sexta está proibido o estacionamento e a circulação de veículos em frente à Praia de Jaguaribe, do lado esquerdo da via, para montagem da arena do evento. A interdição será até as 14h de domingo. A partir das 23h deste sábado até a tarde de domingo será interditado o tráfego de veículo na Av. Orlando Gomes, sentido Itapuã, entre a Terceira Ponte até o retorno da via. As mudanças são mais numerosas no dia 23: das 05h às 14h será proibido o estacionamento de veículos na Rua Manoel Antônio Galvão; das 03h às 14h haverá interdição do tráfego de veículos, na faixa à esquerda sentido Pituba, no trecho entre o SESC até o retorno para o aeroclube; também das 03h às 14h haverá interdição do tráfego de veículos na Av. Pinto de Aguiar em ambos os sentidos, na faixa da esquerda, entre a Av. Octávio Mangabeira e o retorno da Ucsal; e das 04h às 14h, no sentido Itapuã da avenida, entre o retorno próximo ao Bambara até a saída da Av. Orlando Gomes o tráfego de veículos será interditado. Por causa das alterações, o trânsito deverá ser desviado por duas rotas. Os motoristas provenientes da Av. Octávio Mangabeira com destino à Pituba deverão passar pela Av. Pinto de Aguiar, Rua Manoel Antônio Galvão, Rua Carimbamba, Av. Octávio Mangabeira. Já aqueles provenientes da Av. Pinto de Aguiar com destino ao bairro de Itapuã deverão passar pela Av. Ibirapitanga, Av. Tamburugy, Rua Rio Trobogi, Av. Orlando Gomes. 
Sexta, 21 de Outubro de 2016 - 12:30

Retorno da seleção ao palco do 7 a 1 não assusta Tite: 'Outro momento'

por Marcio Dolzan | Estadão Conteúdo
Retorno da seleção ao palco do 7 a 1 não assusta Tite: 'Outro momento'
Foto: Rafael Ribeiro / CBF
Não bastasse toda a rivalidade do confronto, o duelo entre Brasil e Argentina no próximo dia 10 é envolto em enorme expectativa por causa do local do jogo, marcado para o Mineirão, em Belo Horizonte. Será a primeira vez que a seleção brasileira vai jogar no estádio onde foi massacrada pela Alemanha nas semifinais da Copa do Mundo de 2014. Sempre que é questionado sobre os 7 a 1, o técnico Tite não foge do tema, mas na entrevista coletiva que se seguiu à convocação da seleção, nesta sexta-feira, o treinador afirmou que "estamos em outro momento".

Para Tite, os jogadores não deverão sentir qualquer pressão extra. "O trabalho psicológico parece que ao longo do tempo já foi perfeitamente colocado, e segue sendo. É verdade esse fato (7 a 1), mas também é verdade que dois anos se passaram, assim como uma série de circunstâncias. É uma constatação. Aconteceu e passou. Estamos em outro momento", afirmou o treinador.

Ele disse que mesmo os jogadores que estiveram em campo naquela semifinal e que foram convocados para o confronto diante da Argentina não podem receber uma cobrança maior. Para tanto, Tite lembrou um fato ainda da época em que foi treinador do Caxias, time do interior gaúcho, no ano 2000.

"Lembrei de uma história que tive com um diretor, Enio Costamilan (falecido em 2009), que eu tinha no Caxias. Estávamos falando de um momento de insucesso que nós tínhamos na equipe, e ele sabiamente disse assim: 'Não, eu não vou abrir mão desses jogadores pelo insucesso que eles tiveram'. Eu fiquei na dúvida, e ele me disse 'sabe por quê? Porque eles aprenderam. A vida é aprendizado, não só com sucesso'. Se serve para esses atletas, talvez sirva para todos nós", ponderou o técnico.

"Reitero: o resultado negativo que aconteceu não foi de uma equipe ou de um jogador. Foi de todos nós. Eu me senti perdedor nessa situação (7 a 1). A gente aprende com virtudes, acertos e erros. Eu tive insucesso em três meses como treinador em Minas. Acontece, é da vida", considerou Tite.

Para ele, o confronto contra a Argentina será especial. "É meu primeiro Brasil x Argentina, e eu não tenho adjetivo para colocar. Estou vivendo um sonho que todo técnico brasileiro gostaria de estar. Participar de um jogo desses com tamanha rivalidade e história... Não sei que adjetivo usar, talvez honra."

Victor Ramos revela estratégia contra o Cruzeiro: 'Vamos jogar em cima dos erros deles'
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O Vitória encara o Cruzeiro neste domingo (23), às 16h, no Barradão, em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para sair do Z4, o Rubro-negro precisa de um triunfo. Em busca do resultado positivo, o zagueiro Victor Ramos afirmou que sua equipe irá jogar em cima dos erros do adversário.
 
“Cruzeiro é um time muito qualificado. Joguei com Robinho, Lucas. É jogo de time grande. Tem que entrar a 200 por hora. Vimos o jogo [triunfo por 4 a 2 sobre o Corinthians]. Vimos às qualidades, pontos fortes e negativos. Vamos jogar em cima dos erros deles. Vamos para cima”, afirmou.
 
Victor Ramos ainda expressou confiança em escapar da degola. O Rubro-negro ocupa a 17ª posição no Campeonato Brasileiro com 35 pontos.
 
 “Fomos nós que colocamos o Vitória nessa situação, então só nós podemos tirar. Não tenho dúvida, com o elenco que a gente tem, com a união, a gente vai tirar o clube dessa situação. Ainda mais eu que tenho história no clube, vim da base. Quando olho para trás, penso que o Vitória não merece isso. Então vamos tirar”, garantiu.
Sexta, 21 de Outubro de 2016 - 11:45

Em São Paulo, Bahia finaliza preparação para enfrentar o Oeste

por Ulisses Gama
Em São Paulo, Bahia finaliza preparação para enfrentar o Oeste
Foto: Divulgação / EC Bahia
Após uma semana cheia para treinar, o Bahia está pronto para mais um importante jogo na Série B, contra o Oeste, neste sábado (22), às 15h20, pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
 
Já em São Paulo, o elenco do Esquadrão fez o último trabalho na manhã desta sexta-feira (21), no centro de treinamentos do Palmeiras. Na atividade, o técnico Guto Ferreira comandou mais um treino tático e voltou a escalar a provável equipe que enfrenta o Rubrão. 
 
A formação ddeve ser a seguinte: Muriel; Eduardo, Tiago, Jackson e Tinga; Luiz Antônio, Juninho e Renato Cajá; Wesley Natã, Edigar Junio e Victor Rangel.
 
Por fim, o grupo treinou jogadas ensaiadas entre faltas, escanteios e laterais. Ao fim do trabalho, a delegação retornou para o hotel onde está concentrada, em Barueri.
 
Com 49 pontos conquistados em 31 partidas, o Bahia é o sexto colocado do 

Nenhum comentário:

Postar um comentário