domingo, 6 de dezembro de 2015

VASCO REBAIXADO, BVI, ESPORTES OLIMPICO, CBF, GUANAMBI..

Domingo, 06 de Dezembro de 2015 - 18:00  FONTE  BAHIA NOTICIAS 

Vasco empata e cai para a segunda divisão; São Paulo garante vaga na Libertadores

por Edimário Duplat
Vasco empata e cai para a segunda divisão; São Paulo garante vaga na Libertadores
Foto: Reprodução/ESPN
A última rodada do Campeonato Brasileiro 2015, realizada na tarde deste domingo (6), confirmou os rebaixados para a segunda divisão do próximo ano além da última vaga para a Libertadores da América 2016. Com a vitória do Figueirense sobre o Fluminense por 1 a 0, o Vasco amarga o seu terceiro descenso na história do torneio, se juntanto a Joinville, Goiás e Avaí para a Série B da próxima temporada. Já o São Paulo venceu a sua última partida e se garantiu na competição continental.



Jogando na capital paranaense, a equipe cruzmaltina ficou apenas no empate sem gols com o Coxa, resultado muito comemorado para os donos da casa pois garantiu o time do sul na elite do Brasileirão. Paralelo a isso, o empate de Avaí e Corinthians em 1 a 1 também beneficiou o Figueira, que venceu o Flu e chegou aos 43 pontos contra 42 do rival. O Vasco terminou com 41 na décima oitava colocação. Derrotado pelo Grêmio, o Joinville já estava rebaixado na competição.

Do lado de cima da tabela, o São Paulo derrotou o Goiás por 1 a 0 e não deu chances ao Internacional de Porto Alegre, que mesmo vencendo o seu confronto contra o Cruzeiro por 2 a 0 não conseguiu alcançar o clube paulista e deu adeus a uma vaga para a Libertadores do próximo ano. Além do Tricolor, Corinthians, Grêmio, Atlético Mineiro e Palmeiras também disputarão a competição mais importante da América do Sul em 2016.
Domingo, 06 de Dezembro de 2015 - 17:30

Mano Menezes aceita proposta de clube chinês e confirma saída do Cruzeiro

por Estadão Conteúdo
Mano Menezes aceita proposta de clube chinês e confirma saída do Cruzeiro
Foto: Marcello Zambrana/Light Press/Cruzeiro
Chegou ao fim neste domingo pela manhã a novela sobre a saída do técnico Mano Menezes do Cruzeiro. E o final foi mesmo o esperado. O treinador aceitou a proposta do Shandong Luneng, da China, e comunicou a diretoria a decisão de deixar o clube para a próxima temporada, conforme confirmou o próprio time celeste através de seu site oficial.



Com isso, o último capítulo desta breve, mas vitoriosa passagem de Mano pelo Cruzeiro será escrito neste domingo. Ele ainda comandará a equipe no confronto diante do Internacional, às 17 horas, no Beira-Rio, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.

A transferência de Mano Menezes para o Shandong Luneng já era considerada certa nos últimos dias. Tanto, que a entrevista coletiva convocada por ele na última quarta-feira foi recebida com surpresa quando o treinador admitiu estar próximo de aceitar a proposta mas garantiu que a saída ainda não estava selada.

"É uma proposta de um projeto grande, que, em um primeiro momento, me inclinou a pensar em aceitar. Mas envolve muita coisa. Por isso, precisamos avançar em algumas tratativas minhas com o clube que fez a proposta e outras que envolvem minha saída do Cruzeiro. As tratativas estão em andamento. Há probabilidade maior para o sim, mas ainda não tenho posição final para isso", disse na época.

A principal pendência que faltava ser resolvida era a multa rescisória do treinador no Cruzeiro. O clube mineiro não abria mão dos R$ 7 milhões previstos em contrato. Além disso, Mano negociava a ida de seis profissionais de confiança para irem trabalhar com ele no Shandong.

Como a saída já era considerada certa, os rumores sobre o possível substituto de Mano já começaram. Nos últimos dias, o nome de Clarence Seedorf ganhou força, mas não houve qualquer acordo. "A diretoria do tetracampeão brasileiro espera anunciar, nos próximos dias, o nome do profissional que vai comandar o Cruzeiro em 2016", limitou-se a informar o clube.

Mano Menezes chegou ao Cruzeiro no início de setembro com o time em crise, após a passagem de Vanderlei Luxemburgo, e brigando contra o rebaixamento. Em 15 jogos, venceu oito, empatou seis e perdeu somente um. Atualmente, os mineiros são os oitavos colocados da tabela, com 55 pontos.
Domingo, 06 de Dezembro de 2015 - 16:30

Brasil encerra participação no Grand Slam de Judô sem medalhas no último dia

por Estadão Conteúdo
Brasil encerra participação no Grand Slam de Judô sem medalhas no último dia
Foto: Divulgação/CBJ
Depois de duas medalhas nos dois primeiros dias de competição, ambas de bronze, com Sarah Menezes e Maria Portela, o Brasil encerrou sua participação no Grand Slam de Tóquio de judô sem subir ao pódio no último dia. A expectativa até era boa para este domingo (sábado à noite no Brasil), principalmente com Mayra Aguiar, mas a terceira medalha não veio.



O domingo era visto como o dia de maior probabilidade de bons resultados para o País, mas ficou apenas na promessa. Os campeões mundiais Mayra Aguiar e Luciano Corrêa decepcionaram. Maria Suelen Altheman também ficou abaixo do esperado, enquanto David Moura, Eduardo Bettoni e Rafael Buzacarini caíram precocemente.

Na categoria para judocas com até 78kg, Mayra até começou bem. Venceu a russa Anastasiya Dmitrieva por ippon e a gabonesa Sarah Myriam Mazouz por um yuko, mas caiu na sequência diante da japonesa Mami Umeki por ippon. Na repescagem, também foi batida por ippon, desta vez pela britânica Gemma Gibbons, e deu adeus à briga por medalha.

Luciano Corrêa teve desempenho bem parecido. Na categoria para atletas até 100kg, estreou vencendo Elkhan Mammadov, do Azerbaijão, por ter uma punição a menos. Depois, bateu o paquistanês Hussain Shah Shah por ippon, mas acabou eliminado na sequência diante do casaque Maxim Rakov por um wazari.

Na mesma categoria, Rafael Buzacarini perdeu na segunda luta para o cubano José Armenteros, após bater o ucraniano Artem Bloshenko. Eduardo Bettoni (-90kg) caiu logo na estreia para o suíço Ciril Grossklauss, assim como Maria Suelen Altheman (+78kg), que perdeu para a japonesa Kanae Yamabe. Já David Moura (+100kg) venceu suas duas primeiras lutas, contra o mexicano José Cuevas e o holandês Roy Meyer, mas caiu na sequência para o japonês Hisayoshi Harasawa e para o russo Soslan Bostanov.
Domingo, 06 de Dezembro de 2015 - 15:30

Paulo Roberto de Paula faz indíce na maratona e deve garantir-se no Rio-2016

por Estadão Conteúdo
Paulo Roberto de Paula faz indíce na maratona e deve garantir-se no Rio-2016
Foto: Divulgação
O brasileiro Paulo Roberto de Paula praticamente carimbou seu passaporte para os Jogos Olímpicos do Rio neste domingo. Ele conseguiu um ótimo resultado na Maratona de Fukuoka, no Japão, bem abaixo do índice. Por isso, deverá ser um dos representantes do País no principal evento do esporte no ano que vem.



Paulo terminou a prova em uma ótima sexta colocação, bem atrás do queniano Patrick Makau, que foi o vencedor, mas com tempo bom o suficiente para poder comemorar. Ele completou o trajeto em 2h11min02, resultado que deverá ser mais do que suficiente para levá-lo à Olimpíada.

O maratonista precisava correr a prova em menos de 2h16min35s. Ainda que o índice seja 2h17min00s, só três brasileiros irão à Olimpíada na Maratona. Até este domingo, o terceiro do ranking é Franck Caldeira, com o tempo de 2h16min35s que fez em Frankfurt, na semana passada.

Com o tempo cravado em Fukuoka, Paulo Roberto de Paula não só ultrapassou Franck Caldeira, como também o segundo colocado no ranking, Solonei Rocha da Silva com a marca de 2h13min15s feita em Milão. Ele ficou só um pouco atrás das 2h11min00s de Marilson Gomes dos Santos em Hamburgo.

A provável vaga olímpica também representa a volta por cima na carreira de Paulo Roberto de Paula. Depois de se firmar como um dos principais nomes do País na maratona com a oitava colocação nos Jogos Olímpicos de Londres e com a sexta posição no Mundial de Moscou, em 2013, ele passou a sofrer com diversas lesões. O fundista de 36 anos já estava há dois anos sem completar uma prova - justamente desde o resultado em Moscou - até este domingo.
Domingo, 06 de Dezembro de 2015 - 14:30

Em amistoso preparatório para a Copinha, Bahia juvenil aplica goleada de 5 a 0

por Edimário Duplat
Em amistoso preparatório para a Copinha, Bahia juvenil aplica goleada de 5 a 0
Foto: Divulgação/Bahia
Visando a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2016, a equipe juvenil do Bahia goleou a equipe adulta do Projeto Fênix por 5 a 0, em amistoso realizado na manhã do último sábado (5) no Fazendão.



Os gols foram marcados por Fabrício (três vezes), Luís Fernando e Max. O treinador Edson Fabiano testou 22 atletas e colocou em campo a seguinte formação: Arthur (Cassiano); Leandro (Edimundo), Jonas (Eduardo), Jaques (Carlos Eduardo) e Alisson Borges (Alisson Augusto); Luis Fernando (Caio), Júnior (Clayton), Felipinho (Fabrício) e Max (Dourado); Cristiano (Sebastian) e Geovane Itinga (Jonatas).

A ausência ficou por conta do goleiro Deijair, que sentiu incômodo no tornozelo e foi poupado. Antes da disputa da Copinha, o Bahia segue realizando amistosos antes da competição. 
Domingo, 06 de Dezembro de 2015 - 12:55

Vitória/FSBA desbanca LEM Vento em Popa e garante o Campeonato Baiano de Futsal

por Edimário Duplat
Vitória/FSBA desbanca LEM Vento em Popa e garante o Campeonato Baiano de Futsal
Foto: Divulgação/FBFS
Em um jogo muito disputado, o Vitória/FSBA conseguiu superar o favorito LEM Vento em Popa Janjar e se sagrou o Campeão Baiano de Futsal 2015 em jogo disputado neste domingo (6) no ginásio da Faculdade Social da Bahia, em Salvador.



Depois de um resultado em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, o rubro-negro conseguiu triunfar na disputa de penalidades, quando derrotou a equipe de Luís Eduardo Magalhães por 2 a 1.

Com o resultado, o Vitória será o representante do estado na Divisão Especial da Taça Brasil Adulto Masculino 2016. A Bahia retornou a elite do torneio em 2015, quando o LEM Vento em Popa representou a federação e se sagrou campeão da 1º Divisão, o segundo escalão da competição.
Domingo, 06 de Dezembro de 2015 - 12:30

Willie elogia Vitória, mas pretende não retornar ao Leão

por Edimário Duplat
Willie elogia Vitória, mas pretende não retornar ao Leão
Foto: Divulgação/Atlético Goianiense
Depois de integrar a equipe do Atlético Goianiense na disputa do Brasileirão da Série B 2015, o atacante Willie deve seguir longe da Toca do Leão. Apesar de se mostrar grato ao Vitória, o jogador não esconde o seu desejo de “respirar novos ares” e confessa que está negociando o seu futuro com a equipe rubro-negra.



“Nunca desmereci o Vitória ou sua torcida. Todos sabem das dificuldades que passei e do carinho que tenho pelo Vitória. É o clube que me deu tudo no futebol e eu só tenho a agradecer, mas chegou o momento de sair de vez. Até porque existe um desgaste, que é natural. Só tenho que agradecer ao Vitória por tudo”, confessa o atleta em entrevista ao site globoesporte.com.

Agradecendo a oportunidade de atuar no Atlético, onde atuou por 21 jogos e marcou dois gols, Willie admite que seu empresário vem negociando o seu futuro para a temporada 2016. “Meu empresário está definindo meu futuro com o Vitória. Tenho esse desejo de respirar um pouco e quero jogar também. No Atlético-GO aconteceu o que eu tanto esperava, que era a sequência. Espero que isso seja definido nos próximos dias”, concluiu.
Domingo, 06 de Dezembro de 2015 - 11:30

Warriors sua diante do Raptors, mas Curry brilha e leva time à 21ª vitória

por Estadão Conteúdo
Warriors sua diante do Raptors, mas Curry brilha e leva time à 21ª vitória
Foto: Reprodução/ESPN
A cada partida, o Golden State Warriors e Stephen Curry escrevem ainda mais seus nomes na história da NBA. O time de Oakland já havia conseguido o melhor início de temporada da liga em todos os tempos, e agora segue ampliando a sequência invicta. Contra o Toronto Raptors, sábado, no Canadá, conseguiu o 21.º triunfo ao fazer 112 a 109. Já o armador continua brilhando com um estilo de jogo até então nunca visto, também garantindo seu lugar entre os melhores do basquete.



Resta saber o limite deste Warriors. O Raptors bem que se aproximou da vitória, levou o jogo equilibrado até os segundos finais, mas aí Curry apareceu com bolas de três decisivas para garantir o triunfo. Depois de conseguir o melhor início da história da liga, o time de Oakland agora tenta superar a campanha do Chicago Bulls de 1995/1996, quando ainda com Michael Jordan terminou a temporada com 72 vitórias e 10 derrotas.

No sábado, Curry terminou a partida com incríveis nove bolas de três pontos convertidas, inclusive duas delas nos minutos finais para dar a liderança ao Warriors. Foram 44 pontos para o MVP (jogador mais valioso) da última temporada, que parece não encontrar adversários para repetir o prêmio em 2015/2016. Klay Thompson ainda contribuiu com 25 pontos, enquanto Draymond Green terminou com 16, além de nove rebotes e seis assistências.

De nada adiantou a melhor partida da carreira de Kyle Lowry, que terminou com 41 pontos mas errou um lance livre fundamental nos segundos finais. Quem também teve seu melhor jogo na NBA foi o brasileiro Lucas Bebê. Em 25 minutos em quadra, ele terminou com 14 pontos.

Quem parece ter alguma condição de contestar o Warriors é o San Antonio Spurs, segunda melhor campanha da temporada. No sábado, a equipe chegou à 17.ª vitória ao fazer 108 a 105 no Boston Celtics em casa, graças a uma ótima atuação coletiva, principalmente de seu banco. O cestinha do time, no entanto, foi LaMarcus Aldridge, com 17 pontos.

No Leste, quem lidera é o Miami Heat, que chegou ao 12.º triunfo ao bater o Cleveland Cavaliers por 99 a 84, em casa. O Cavaliers sentiu a falta de LeBron James, poupado, e pouco ofereceu resistência. Já o Heat contou com os 19 pontos de Dwyane Wade e de Tyler Johnson para triunfar.

Ainda no sábado, o Utah Jazz conseguiu uma difícil vitória sobre o Indiana Pacers, em casa, por 122 a 119, na prorrogação. De nada adiantaram os incríveis 48 pontos de Paul George. Derrick Favors anotou 35, além de 13 rebotes, para liderar o Jazz. Quem também teve boa atuação foi o brasileiro Raulzinho, que marcou 13 pontos nos 18 minutos em que esteve em quadra.

Confira os resultados de sábado da NBA:

Philadelphia 76ers 105 x 108 Denver Nuggets
Toronto Raptors 109 x 112 Golden State Warriors
Miami Heat 99 x 84 Cleveland Cavaliers
Chicago Bulls 96 x 102 Charlotte Hornets
Houston Rockets 120 x 113 Sacramento Kings
Minnesota Timberwolves 103 x 109 Portland Trail Blazers
Milwaukee Bucks 106 x 91 New York Knicks
San Antonio Spurs 108 x 105 Boston Celtics
Utah Jazz 122 x 119 Indiana Pacers
Los Angeles Clippers 103 x 101 Orlando Magic

Acompanhe as partida da NBA neste domingo:

Memphis Grizzlies x Phoenix Suns
Brooklyn Nets x Golden State Warriors
Detroit Pistons x Los Angeles Lakers
Washington Wizards x Dallas Mavericks
Oklahoma City Thunder x Sacramento Kings
Domingo, 06 de Dezembro de 2015 - 10:30

Com futuro incerto, Paulinho Dias fala sobre desejo de seguir no Bahia

por Edimário Duplat
Com futuro incerto, Paulinho Dias fala sobre desejo de seguir no Bahia
Fotos: Felipe Santana / Bahia Notícias
Contratado por empréstimo junto ao Atlético Paranaense, o volante Paulinho Dias é um dos jogadores que não sabe se seguirá no Bahia no próximo ano. Entretanto, o atleta não deixou de expressar o seu desejo de continuar defendendo o Tricolor de Aço na temporada 2016.



“Ainda não decidimos nada em relação ao meu futuro, mas se houvesse o interesse do Bahia na minha permanência, claro que gostaria de ficar. Temos que conversar e ver o que o Atlético-PR quer também. Espero definir isso o quanto antes”, afirmou o atleta em entrevista ao site globoesporte.com

Atuando em 10 jogos pelo Bahia na temporada, Dias também falou sobre a reta final do clube na disputa da Série B 2015, onde acabou não conseguindo se manter no G-4 e subir para a elite nacional do próximo ano.

“Quando cheguei ao Bahia sabia que era uma grande responsabilidade vestir essa camisa. Infelizmente não foi possível conquistar o acesso, o que considero uma das maiores frustrações da minha carreira. Um clube como o Bahia não pode estar em uma Série B, sem desmerecer a competição. Mas não faltou empenho e dedicação da nossa parte. Mas isso faz parte do futebol”, completou.
Domingo, 06 de Dezembro de 2015 - 09:30

Esquema na CBF entre Del Nero, Marin e Teixeira recebeu R$ 120 mi de propinas

por Jamil Chade | Estadão Conteúdo
Esquema na CBF entre Del Nero, Marin e Teixeira recebeu R$ 120 mi de propinas
Foto: Ricardo Stuckert/CBF
Marco Polo del Nero, José Maria Marin e Ricardo Teixeira - os três últimos presidentes da CBF - montaram um esquema corrupto que arrecadou pelo menos R$ 120 milhões em propinas. Investigações lideradas pelo FBI apontaram que eles cobraram uma espécie de "pedágio" para cada empresa que procurava a entidade com a meta de fechar acordos de transmissão ou de exploração de marketing.



À reportagem, fontes próximas à investigação nos Estados Unidos indicaram que os valores manipulados pelos brasileiros estão entre os maiores do escândalo que sacode o futebol mundial. O que impressionou os investigadores do FBI é o caráter sistemático das propinas cobradas. No documento emitido pelo Departamento de Justiça, o envolvimento dos três cartolas é resumido em uma frase: "Eles conspiraram de forma intencional para fraudar a CBF".

Os investigadores revelam que o esquema criou uma situação em que acordos comerciais mais vantajosos para o futebol deixaram de ser assinados. A opção era sempre por empresas que estivessem dispostas a pagar propinas. As vítimas, segundo o FBI, foram a CBF e o futebol brasileiro, que poderiam ter arrecadado mais para financiar clubes e torneios.

Marco Polo Del Nero, José Maria Marin e Ricardo Teixeira dividiram, por exemplo, R$ 2 milhões por ano em propinas pagas pelo empresário José Hawilla para as edições anuais da Copa do Brasil.

Ricardo Teixeira, ainda nos anos 90, também fechou um acordo com Hawilla para dividir o lucro que o empresário teria obtido ao intermediar o acordo da Nike com a CBF avaliado em US$ 160 milhões. Outros US$ 40 milhões foram para uma conta na Suíça, divididos entre Hawilla e Teixeira.

Uma parte significativa da corrupção montada estava relacionada com a Copa América. A Datisa, empresa que em 2013 comprou os direitos de transmissão e marketing até 2023 para o evento, concordou em pagar US$ 3 milhões por edição do torneio ao presidente da CBF no momento do evento.

Mas o valor da corrupção pode ser ainda maior. Del Nero, por exemplo, compartilhou propinas com Marin para pelo menos três edições da Copa Libertadores. Teixeira ainda recebeu "milhões de dólares" para garantir a presença dos melhores jogadores brasileiros nas edições da Copa América entre 2001 e 2011. Os valores não foram divulgados por enquanto.
Domingo, 06 de Dezembro de 2015 - 08:30

Na estreia da Copa do Mundo de Handebol Feminino, Brasil empata com a Coreia do Sul

por Edimário Duplat
Na estreia da Copa do Mundo de Handebol Feminino, Brasil empata com a Coreia do Sul
Foto: Getty Images
Em um jogo dramático realizado no último sábado (5), o Brasil conseguiu um heroico resultado ao empatar em 24 a 24 com a Coreia do Sul, pela primeira rodada da Copa do Mundo de Handebol Feminino 2015, que está sendo realizado na Dinamarca.



Mesmo ficando boa parte do confronto em desvantagem no marcador, as atuais campeãs mundiais dominaram por diversas ocasiões o controle da bola e tiveram na goleira Babi o grande destaque do jogo. Além dela, Ana também teve papel importante como artilheira da equipe, evitando que o as asiáticas conseguissem uma maior vantagem no placar.

Com uma jogadora a menos, o Brasil seguiu atrás do placar até o último minuto, quando a goleira da seleção evitou o 25º gol das sul-coreanas e iniciou um contra-ataque que terminou em um heroico gol de Alê para a festa dos torcedores presentes no ginásio Kolding-Hallen.

O resultado deixou brasileiras e sul-coreanas na terceira posição, atrás de França e Argentina que venceram os seus respectivos confrontos contra Alemanha e República Democrática do Congo pelo Grupo C. Com dois gols a mais, as europeias lideram a chave.

O Brasil volta a quadra na próxima segunda-feira (7), onde enfrenta a República Democrática do Congo. Confira os outros resultados do primeiro dia da Copa do Mundo de Handebol Feminino 2015:

Grupo A:
Montenegro 28 x 28 Sérvia
Hungria 39 x 20 Tunísia
Dinamarca 30 x 21 Japão

Grupo B
Holanda 42 x 21 China
Cuba 22 x 27 Polônia
Suécia 37 x 23 Angola

Grupo C
Argentina 23 x 15 RD Congo
França 30 x 20 Alemanha
Brasil 24 x 24 Coreia do Sul

Grupo D
Romênia 47 x 14 Porto Rico
Espanha 31 x 10 Cazaquistão
Noruega 25 x 26 Rússia
Domingo, 06 de Dezembro de 2015 - 00:00

Psicologia do Esporte auxilia o desenvolvimentos dos jogadores do Vitória

por Glauber Guerra
Psicologia do Esporte auxilia o desenvolvimentos dos jogadores do Vitória
Foto: Divulgação / Vitória
Em um período não muito distante, cabia aos treinadores desempenharem a função de “psicólogo” nos times de futebol. Eles aconselhavam, palpitavam e tentavam contornar situações adversas do cotidiano. Mas hoje, nos grandes clubes brasileiros, o posto é ocupado por quem entende e se especializou no assunto. Os psicólogos estão por toda a parte no mundo futebolístico e realizam um trabalho importante no dia a dia das agremiações. No Vitória, a encarregada pela psicologia é Thaise Coutinho, graduada pela Faculdade Ruy Barbosa, em Salvador. A profissional destacou a importância do trabalho à frente do elenco e contou como é a sua rotina no Rubro-negro.


“Muitas pessoas acreditam que em um clube o trabalho estará voltado para a Psicologia Clínica, desconhecendo outra especialidade da área, que é a Psicologia do Esporte. Alguns chegam a estranhar ao ver um psicólogo nos jogos, pois esperam encontrá-lo apenas dentro de uma sala, realizando uma intervenção parecida com a terapia. As duas especialidades tem seus pontos de convergência, porém as rotinas são diferentes. No clube, o psicólogo estará atento a todos os fatores que podem interferir no rendimento do atleta, bem como na sua formação como cidadão. A rotina envolve o contato com a família dos atletas, atendimentos pontuais (em caso de problemas pessoais, como separação dos pais ou falecimento de um ente querido), realização de atividades socioeducativas [juntamente com o Serviço Social], observação de treinos e jogos, reuniões com os demais profissionais da comissão técnica, treinamento psicológico individual e em grupo, dentre outras ações”, disse a psicóloga, em entrevista ao Bahia Notícias.
No entanto, as atividades não ficam restritas às dependências da Toca do Leão. De acordo com Thaise, eventos externos e temáticos são rotina no Vitória. “As atividades socioeducativas envolvem palestras sobre diversas temáticas - como DST´s e gravidez na adolescência e substâncias psicoativas e desempenho esportivo – e passeios a locais como o Projeto Tamar e o Centro Histórico. A preparação psicológica perpassa pelo trabalho de questões como a melhora da concentração e redução do nível de ansiedade, através do aprendizado de técnicas e estratégias psicológicas”, comentou.
Os atletas que saíram recentemente das categorias de base para o time profissional são os que recebem mais atenção do departamento de psicologia, como explica Thaise. “Atualmente, a intervenção é focada nos atletas das categorias de base que ascenderam à categoria profissional, trabalhando-se a gestão de carreira nesse momento de transição e é dada continuidade à preparação psicológica. Os demais jogadores recebem suporte em situações específicas, como a preparação voltada para uma determinada habilidade psicológica”, explicou.
De acordo a psicóloga do Rubro-negro, durante a pré-temporada é feito uma planejamento do que será aplicado ao longo do ano. “Na pré-temporada são levantadas questões a serem trabalhadas e ao longo da temporada são realizadas intervenções individuais e em grupo, visando, principalmente, que o atleta obtenha recursos para lidar com as adversidades dentro e fora de campo. Assim, busca-se a prevenção e não uma intervenção emergencial apenas. Por exemplo: o controle emocional diante de ações da arbitragem não deve ser trabalhado somente se o atleta receber cartão vermelho em uma partida importante. É algo que já deve ocorrer bem antes de qualquer possibilidade”, declarou.
Engana-se quem acha que o trabalho motivacional é feito apenas em véspera de jogos decisivos. Segundo Thaíse, a atividade é realizada diariamente. “Não vejo a motivação como um fator de véspera de jogo. Esta deve ser trabalhada diariamente, seja através de ações coletivas no treino, seja através de um feedback passado de forma correta pelo treinador, seja a partir da construção de um ambiente positivo e agradável. Para isso, precisa-se conhecer cada atleta e o grupo como um todo, observando-se quais fatores motivacionais estão envolvidos e como devem ser trabalhados para que a equipe se mantenha focada”, garantiu.
Para Thaise, a maior gratificação é quando recebe feedback positivo dos atletas. “O melhor retorno sempre será o do atleta. É muito gratificante quando ele percebe o quanto o trabalho vem fazendo a diferença e me comunica sobre o resultado positivo”, concluiu.
Sábado, 05 de Dezembro de 2015 - 17:30

CBF anuncia medidas para garantir simultaneidade dos jogos da última rodada

por Estadão Conteúdo
CBF anuncia medidas para garantir simultaneidade dos jogos da última rodada
A cada ano a cena se repete na última rodada do Campeonato Brasileiro: times lutando pelo título, por vaga na Libertadores ou contra o rebaixamento atrasam o início ou o recomeço das suas partidas no segundo tempo para terem algum tipo de vantagem perante seus concorrentes. Mas para a derradeira rodada da competição neste ano, a CBF promete fazer isso mudar.



Neste sábado, a entidade anunciou um pacote de medidas para garantir a simultaneidade das dez partidas da 38.ª e última rodada do Campeonato Brasileiro, que acontecerá no domingo. O diretor de competições da entidade, Manoel Flores, afirmou que este ano nenhum time se utilizará do artifício para tentar se beneficiar com o conhecimento dos resultados de seus concorrentes diretos.

De acordo com Manuel Flores, se alguma equipe atrasar o início ou o segundo tempo de sua partida, todos os outros confrontos da rodada esperarão. Além disso, o clube responsável por causar o eventual problema será responsabilizado pelos minutos de atraso dos outros jogos e será punido desta forma, segundo o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

Para garantir que a regra seja cumprida, a CBF enviará supervisores para as cinco partidas que valem vaga na Libertadores ou pela luta para fugir do rebaixamento. A Diretoria de Competições e a Comissão de Arbitragem ficarão de plantão para monitorar e resolver qualquer possível problema.

Com São Paulo e Internacional ainda em busca da quarta vaga para a Libertadores e Coritiba, Avaí, Figueirense, Vasco e Goiás lutando para fugir das três vagas ainda abertas na zona de rebaixamento, as partidas que entrarão neste pacote de medidas da CBF serão: Corinthians x Avaí, Internacional x Cruzeiro, Figueirense x Fluminense, Coritiba x Vasco e Goiás x São Paulo.
Sábado, 05 de Dezembro de 2015 - 16:30

Novo presidente da CBF, Marcus Vicente se destaca mais na política que no esporte

por Almir Leite | Estadão Conteúdo
Novo presidente da CBF, Marcus Vicente se destaca mais na política que no esporte
Foto: Reprodução / UOL
O advogado capixaba Marcus Antônio Vicente, de 61 anos, é mais um daqueles personagens que uniram política e futebol em sua trajetória. Na política, ainda teve algum destaque regional, como prefeito de Ibiraçu, sua cidade natal. No esporte, ainda que tenha presidido a Federação de Futebol do Espírito Santo por 20 anos, pouco fez para que os clubes do Estado evoluíssem. E hoje é o presidente da CBF.



Exerce o cargo, ainda que de forma interina e sob as ordens do licenciado Marco Polo Del Nero. E chega com discurso bem ao gosto dos políticos, o de que vai fazer uma administração conciliadora, que contribua para o futebol brasileiro, e pelo tempo que for necessário - até que Del Nero possa retornar, segundo disse.

Não é exagero dizer que Vicente fez da política trampolim para o futebol, estadual e nacionalmente. Primeiro, foi vereador em Ibiraçu, cidadezinha a cerca de 60 km da capital Vitória, em 1976 - em 2010, de acordo com o Censo do IBGE, a população era de 11.178 habitantes. Tinha então, 22 anos.

Vicente viria a ser prefeito de Ibiraçu duas vezes, teve cargos no governo do Espírito Santos e expandiu suas asas para fora do Estado. Atualmente, cumpre seu quinto mandato como deputado federal (hoje está no PP, depois de passar por vários partidos). Garante que vai se licenciar, inicialmente por 30 dias, para poder cuidar da CBF - algo que sempre fez muito bem, mas no Congresso.

Integrante da Bancada da Bola, sempre defendeu os interesses da entidade e de seus comandantes, desde os tempos de Ricardo Teixeira. E foi com o ex-presidente que ele chegou à diretoria da entidade, como um dos vices, em 1995. De lá não saiu mais.

Enquanto isso, o futebol do Espírito Santo, que ele dirigiu de 1994 ao início de 2015, empacava. Hoje não tem nenhum clube nas Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. É verdade que antes de Marcus Vicente os clubes capixabas também não eram grande coisa. Nem Desportiva e Rio Branco, nem o pequeno Ibiraçu, que ele presidiu na década de 1980 e que conquistou o título estadual em 1988.

A atuação pró-CBF já rendeu algumas dores de cabeça a Vicente. O relatório da CPI da CBF/Nike, em 2001, por exemplo, apontou que a Federação de Futebol do Espírito Santo deixou de recolher alguns impostos e que não foram encontrados registros contábeis no período de 1995 a 2000. Também não houve comprovação, de acordo com o relatório, do destino de R$ 50 mil que a CBF enviou à federação no ano de 1998.

Mais recentemente, Marcus Vicente, que já recebeu doações da CBF para suas campanhas a deputado, foi acusado de ter intermediado acordo pelo qual a Desportiva desistiu de uma ação judicial contra a entidade que poderia lhe garantir uma verba milionária se ganhasse. O acordo foi invalidado pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo.

Com Marco Polo Del Nero no comando da CBF, o prestígio de Vicente se manteve. Ele era um do nomes cogitados pelo presidente licenciado para substituí-lo, embora no momento não fosse o favorito e só tenha sido escolhido porque Fernando Sarney não aceitou a missão. E, no início do mês, foi o chefe da delegação da seleção nos jogos contra Argentina e Peru pelas Eliminatórias.
Sábado, 05 de Dezembro de 2015 - 14:30

Maria Portela fatura o bronze no Grand Slam de Judô de Tóquio

por Estadão Conteúdo
Maria Portela fatura o bronze no Grand Slam de Judô de Tóquio
Foto: Reprodução / Esporte Interativo
Depois de Sarah Menezes, mas uma brasileira brilhou no Grand Slam de Judô de Tóquio neste sábado (5) - noite de sexta-feira (4) no Brasil. De olho nos Jogos Olímpicos do Rio, no ano que vem, Maria Portela repetiu o feito da colega e também subiu ao pódio, ao faturar a medalha de bronze na categoria para atletas até 70kg.



A medalha coroa um bom ano de 2015 para Maria Portela, que se despede da temporada com cinco idas ao pódio. A brasileira disputou nove competições no ano, disputou medalhas em sete delas e faturou um ouro, uma prata e três bronzes. Números animadores para quem sonha com a conquista na Olimpíada.

Maria Portela teve uma grande arrancada na competição deste sábado. Atropelou a luxemburguesa Lynn Mossong por ippon e venceu os difíceis duelo com a canadense Kelita Zupancic e a japonesa Karen Nun Ira. Nas semifinais, não foi páreo para a japonesa Yoko Ono, mas se recuperou rapidamente e derrotou a marroquina Assmaa Niang por ippon na disputa do bronze.

Mas o dia não foi apenas de bons resultados para o judô brasileiro. Na categoria para atletas até 81kg, o brasileiro Rafael Macedo decepcionou e caiu logo na estreia. O campeão mundial júnior de 2014 fez um combate equilibrado com o japonês Keita Nagashima, mas foi derrotado por um wazari.

Com duas medalhas de prata, o Brasil encerra sua participação no Grand Slam na noite deste sábado (horário de Brasília), a partir das 22h30. Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Eduardo Bettoni (90kg), Luciano Corrêa (100kg), Rafael Buzacarini (100kg) e David Moura (+100kg) entrarão no tatame em busca de novos bons resultados nesta preparação para os Jogos do Rio.
Sábado, 05 de Dezembro de 2015 - 13:30

Conquista jogará contra o Marília em sua estreia na Copa São Paulo

por Matheus Caldas
Conquista jogará contra o Marília em sua estreia na Copa São Paulo
Foto: Divulgação
O Vitória da Conquista já conhece seu primeiro adversário na Copa São Paulo de Futebol Jr. Será o Marília (SP), no dia 2 de janeiro do próximo ano, às 18h (horário da Bahia), pelo grupo 5 da competição.  Os jogos nessa chave acontecerão no Estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal. 



Na segunda partida, o Verdão irá encarar o Cruzeiro, no dia 4, com transmissão da Rede Vida, ás 20h. No dia 6, a equipe do interior encerra sua participação, contra o Comercial (SP), às 17h.
Sábado, 05 de Dezembro de 2015 - 13:30

Irreconhecível, City perde para o Stoke e pode deixar a ponta do Inglês

por Estadão Conteúdo
Irreconhecível, City perde para o Stoke e pode deixar a ponta do Inglês
Foto: Reprodução / Twitter / Premier League
Líder do Campeonato Inglês, o Manchester City entrou neste sábado (5) com todo o favoritismo para encarar o Stoke City, mesmo fora de casa. O que se viu em campo, no entanto, foi justamente o contrário do que se esperava. Os donos da casa atropelaram o adversário, passearam em campo e só venceram por apenas 2 a 0 porque abusaram dos gols perdidos.



Com o resultado, o City pode perder a liderança do campeonato, já que tem os mesmos 24 pontos do Leicester, que ainda atua neste sábado. Sábado que vem, o time de Manchester tentará a reabilitação diante do Swansea em casa. Já o Stoke subiu para 22 pontos, na nona posição, e viaja para encarar o West Ham no sábado que vem.

O Stoke foi para cima desde o início neste sábado e precisou de somente seis minutos para abrir o placar. Shaqiri recebeu pela direta, passou fácil por Fernando, foi à linha de fundo e cruzou para Arnautovic, que tocou de direita para a rede.

A dupla voltaria a funcionar somente nove minutos depois, deixando o time da casa ainda mais confortável na frente do placar. Aos 15, Shaqiri fez linda jogada pelo meio, limpou seu marcador e deu enfiada precisa entre os zagueiros para Arnautovic, que bateu na saída de Hart.

O City não encontrava respostas para as investidas destes dois jogadores e sofria na defesa. Aos 36, Arnautovic voltou a aparecer, desta vez após cruzamento de Whelan, e cabeceou rente à trave. Aos 42, novamente o austríaco levou perigo. Ele recebeu outra enfiada precisa de Shaqiri, saiu de frente para Hart e acertou a trave.

O segundo tempo chegou, mas o panorama do jogo seguiu o mesmo. A primeira chance da etapa final foi do Stoke, mais uma vez com Arnautovic, que chutou para fora após rebote do goleiro. Aos 23, o austríaco recebeu lindo passe de letra de Bojan e rolou para Shaqiri praticamente sem goleiro, mas o meia não conseguiu finalizar direito e perdeu chance incrível.

Mais dois minutos e o Stoke perdeu outro ótimo momento. Desta vez, Shaqiri encontrou Bojan, que finalizou fraco na saída de Hart. Sagna salvou em cima da linha. O City não dava qualquer sinal de recuperação, enquanto o time da casa, percebendo isso, tocava a bola e esperava o apito final.
Sábado, 05 de Dezembro de 2015 - 12:30

LeBron brilha, mas Cavaliers perde para o Pelicans na prorrogação

por Estadão Conteúdo
LeBron brilha, mas Cavaliers perde para o Pelicans na prorrogação
Foto: Divulgação
No confronto de dois dos principais jogadores da NBA na atualidade, LeBron James viu Anthony Davis levar a melhor na rodada de sexta-feira (4). O astro do Cleveland Cavaliers brilhou, teve sua melhor produção ofensiva da temporada, mas assistiu ao jovem ala/pivô do New Orleans Pelicans ser decisivo, crescer na hora certa e levar sua equipe à vitória por 114 a 108, em casa.



Foi somente a quinta vitória do Pelicans em 20 jogos, na penúltima posição da Conferência Oeste, mas é preciso levar em conta que a equipe teve muitos desfalques por lesão, inclusive o próprio Anthony Davis. Já o Cavaliers caiu para a segunda colocação no Leste, ao sofrer a sexta derrota em 19 duelos.

A partida de sexta foi bastante equilibrada, com os principais astros liderando suas respectivas equipes. LeBron passou desapercebido ofensivamente durante boa parte do duelo, mas no último período mostrou toda sua qualidade. Ele marcou 23 de seus 37 pontos somente nos últimos 12 minutos, mas errou o arremesso decisivo que levou o confronto para a prorrogação.

Mas aí quem tomou conta da partida foi Anthony Davis. O jogador marcou seis pontos somente no tempo extra - o Cavaliers, como um todo, anotou três - e garantiu o triunfo para o Pelicans. Davis terminou com 31 pontos e 12 rebotes. LeBron, além dos 37 pontos, anotou oito assistências e sete rebotes.

Quem segue sem embalar na temporada é o Los Angeles Lakers. O lanterna da Conferência Oeste voltou a perder depois de ter batido o Washington Wizards na última rodada. Melhor para o Atlanta Hawks, sexto colocado do Leste, que fez 100 a 87, em casa. Kobe Bryant foi mal e terminou com 14 pontos, com quatro arremessos certos em 19 tentados. Tiago Splitter, com problema no quadril, foi desfalque mais uma vez.

Outro que continua fora por problema físico, este na panturrilha, é o pivô Nenê. Mesmo sem ele, o Washington Wizards levou a melhor sobre o Phoenix Suns por 109 a 106, em casa, e chegou à oitava vitória, ainda fora da zona de playoffs. Mesmo número do Suns, que hoje também estaria fora da pós-temporada. O cestinha da partida foi Bradley Beal, do Wizards, com 34 pontos.

No duelo texano, o Houston Rockets levou a melhor sobre o Dallas Mavericks por 100 a 96, mesmo fora de casa, e assumiu a oitava colocação do Oeste. O Mavericks é o quinto. James Harden começou mal o jogo, mas apareceu na reta final para terminar com 25 pontos, inclusive os dois decisivos, a sete segundos para o fim, que definiram o resultado.

Confira os resultados de sexta-feira pela NBA:

New York Knicks 108 x 91 Brooklyn Nets
Washington Wizards 109 x 106 Phoenix Suns
Detroit Pistons 102 x 95 Milwaukee Bucks
Atlanta Hawks 100 x 87 Los Angeles Lakers
Dallas Mavericks 96 x 100 Houston Rockets
New Orleans Pelicans 114 x 108 Cleveland Cavaliers

Acompanhe as partidas da NBA neste sábado:

Philadelphia 76ers x Denver Nuggets
Toronto Raptors x Golden State Warriors
Miami Heat x Cleveland Cavaliers
Chicago Bulls x Charlotte Hornets
Houston Rockets x Sacramento Kings
Minnesota Timberwolves x Portland Trail Blazers
Milwaukee Bucks x New York Knicks
San Antonio Spurs x Boston Celtics
Utah Jazz x Indiana Pacers
Los Angeles Clippers x Orlando Magic
Sábado, 05 de Dezembro de 2015 - 11:30

Driblando preconceitos, Flamengo de Guanambi estreia na elite do futebol baiano

por Matheus Caldas
Driblando preconceitos, Flamengo de Guanambi estreia na elite do futebol baiano
Foto: Reprodução / Arquivo pessoal
O Clube Esportivo Flamengo foi fundado em 2009 e disputará pela primeira vez a primeira divisão do futebol baiano. A equipe sediará suas partidas no Estádio 02 de Julho, em Guanambi. Armando Filho, diretor do clube, comentou sobre a expectativa da cidade para a estreia e sobre um certo preconceito por ser homônimo do Flamengo do Rio de Janeiro.
“Temos alguns empresários vascaínos aqui que não patrocinam nosso time por causa do nome. Tem gente também que não vai ao estádio por conta disso”, disse o dirigente, em entrevista ao Bahia Notícias.
Apesar dessa dificuldade, por conta da designação da equipe, ele mantém cautela quando o assunto é mudar o nome do Fla. ““Quando subimos, cogitamos fazer uma pesquisa popular pra mudar o nome. Poderíamos mudar pra Guanambi, ou Beija Flor, primeiro nome da cidade. Mas por enquanto não. Como subimos agora, ficaria complicado mudar o nome na primeira participação na Série A. Seria bom explorar e fortalecer a marca primeiro. Depois, se a maioria quiser, a gente troca. Se não, continuamos e é bola pra frente”, revelou.
Mas não é só em torno do nome que vive as discussões na cidade. Os torcedores e fãs da região demonstram empolgação para a estreia da equipe no Baianão. “É a primeira vez que a equipe vai disputar a Série A, por isso estão todos um pouco ansiosos. A euforia está tomando conta da cidade. É uma novidade para a região. Foram seis anos tentando isso”.
A empolgação é tamanha, que o clube já projeta, num futuro próximo, ascender às divisões superiores do futebol brasileiro. “Estamos conscientes que é uma competição difícil. Muitas equipes se aram muito bem. Tem o Fluminense, a Jacuipense. Vai ser uma briga boa e acirrada, mas estamos preparados. Vamos tentar uma vaga na Série D, pra nos próximos anos irmos subindo pra C, pra B e assim por diante”
O Flamengo de Guanambi se apresenta no próximo domingo (6) e fará uma pré-temporada até o dia 21 desse mês, quando haverá uma folga para as festas de fim de ano. No dia 3 de janeiro a equipe se reapresenta.
O time de Guanambi estreará contra o Vitória da Conquista, no dia 31 de janeiro, às 16h, pela primeira rodada do estadual.
Sábado, 05 de Dezembro de 2015 - 10:30

Levir Culpi ganha espaço e passa a ser cotado no São Paulo

por Ciro Campos | Estadão Conteúdo
Levir Culpi ganha espaço e passa a ser cotado no São Paulo
Foto: Reprodução / R7
O técnico Levir Culpi é um dos cotados para assumir o comando do São Paulo na próxima temporada. O treinador está sem equipe desde que saiu do Atlético-MG semanas atrás e desfruta de boa aceitação no clube do Morumbi, onde trabalhou no ano 2000, quando foi campeão paulista e vice da Copa do Brasil.



Segundo fontes próximas à diretoria são-paulina, as negociações já se iniciaram. Porém, a assessoria de imprensa do treinador afirmou que não houve contato e o clube por enquanto não se pronunciou mais sobre a busca por técnico. A diretoria vai esperar o desfecho no Campeonato Brasileiro e aguardar se confirma a vaga na Copa Libertadores antes de prosseguir com as tentativas de contratação.

Desde a saída de Doriva, no começo de novembro, Milton Cruz tem sido o treinador interino. O presidente do clube, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, e o vice de futebol, Ataíde Gil Guerreiro, chegaram a estipular prazos para a definição do treinador, mas a previsão não foi cumprida. Nesse período, um dos alvos da diretoria, como Diego Aguirre, por exemplo, acertou com o Atlético-MG.

A interinidade no comando do São Paulo coincide com o período entre abril e junho deste ano, quando entre a saída de Muricy Ramalho e a vinda de Juan Carlos Osorio a equipe ficou sob o comando de Milton Cruz. Ao contrário dessa ocasião, o panorama atual é de focar em menos opções. O processo tem sido conduzido sob sigilo dentro da diretoria.
Sábado, 05 de Dezembro de 2015 - 09:30

Recorde mais antigo da natação é quebrado no Europeu de Piscina Curta

por Matheus Caldas
Recorde mais antigo da natação é quebrado no Europeu de Piscina Curta
Foto: Reprodução
A natação passou por um período de quebra massiva dos recordes, quando a Speedo lançou os trajes da "NASA", no período olímpido de 2008. Quase todos os recordes foram quebrados. Apenas um perdurava: a prova de 1500m livres, com a marca do australiano Grant Haccket, em 2001. Na última sexta-feira (4) esse tempo foi quebrado, pelo italiano Gregorio Paltrinierii, no Campeonato Europeu de Piscina Curta, em Netanya, Israel.



Paltrinieri estabeleceu a marca de 14.08.06, superando o tempo de Haccket: 14.10.10, e levando o ouro na prova. Ele é campeão Mundial da prova, tanto em piscina curta, quanto na longa. Uma coincidência marca os dois recordistas: ambos fizeram o novo recorde com 21 anos de idade.
Sábado, 05 de Dezembro de 2015 - 08:30

Marco Polo Del Nero articula manobra na CBF para manter seus aliados no poder

por Marcio Dolzan e Almir Leite | Estadão Conteúdo
Marco Polo Del Nero articula manobra na CBF para manter seus aliados no poder
Foto Divulgação / Conmebol
Marco Polo Del Nero licenciou-se da presidência da CBF, mas mantém o poder de articulação na entidade. Nesta sexta-feira, ele foi o mentor da escolha do presidente da Federação Paraense, Antônio Carlos Nunes de Lima, para substituir José Maria Marin em uma das vice-presidências da CBF. A eleição será no próximo dia 16 e a opção por Nunes tem o objetivo de barrar a possibilidade de Delfim Peixoto, vice-presidente mais velho da confederação, chegar ao poder.



A manobra é simples: Nunes tem 77 anos e se tornará o vice mais velho, pois Delfim, presidente da Federação Catarinense e vice pela Região Sul, tem 74. Assim, o raciocínio foi de que, caso Del Nero sofra forte punição do Comitê de Ética da Fifa e tenha de deixar a CBF, o que automaticamente anularia a sua decisão de nomear Marcus Vicente o presidente interino durante sua licença, o aliado Nunes assumiria o comando.

A convocação para a eleição do substituto de Marin - em prisão domiciliar em Nova York, ele deixou o cargo vago por mais de 180 dias - foi o primeiro ato efetivo do presidente interino, Marcus Antônio Vicente (Del Nero licenciou-se por 150 dias, para cuidar de sua defesa perante o Comitê de Ética da Fifa e a Justiça norte-americana, que o acusa de vários crimes). Mas pode acabar em uma batalha judicial.

Del Nero, investigado na Fifa entre outros temas por suspeita de compra de votos, pode ser suspenso temporariamente. A expectativa é de que a Comissão de Ética, que nesta sexta-feira suspendeu por 90 dias o paraguaio Juan Angel Napout e o hondurenho Alfredo Hawit (foram presos na última quinta) se pronuncie sobre o brasileiro nesta segunda ou terça.

Se a suspensão temporária ocorrer, seu ato indicando Vicente permanecerá válido e, por consequência, a assembleia do próximo dia 16, com votos dos 27 presidentes de federações e dos 40 clubes da séries A e B do Campeonato Brasileiro, que elegerá Nunes - presidente da Federação Paraense desde 1998 e coronel da reserva da Polícia Militar. Aí, pelo raciocínio de Del Nero e de seus pares, Delfim estaria neutralizado.

Caso Del Nero seja banido pela Fifa, perderá automaticamente o cargo na CBF e todos os atos são invalidados. "Se ele (Del Nero) for punido pelo comitê da Fifa, cessam todos os seus direitos, inclusive o de indicar alguém", considerou Pedro Trengrouse, coordenador acadêmico do curso Fifa/FGV em Gestão, Marketing e Direito no Esporte. "Se não tem poder de presidente, não tem poder de indicar".

Delfim prefere não se pronunciar. Mas pessoas próximas a ele dizem que recorrerá à Justiça tão logo o Comitê de Ética se pronuncie, seja pela suspensão temporária ou pela definitiva de Del Nero. "Todo mundo está vendo a jogada por trás disso e a Justiça também vai perceber", disse um dirigente alinhado com o catarinense.

Entre os aliados de Del Nero, que nesta sexta-feira estiveram na sede da CBF para reuniões e almoço de fim de ano, previsivelmente ninguém admitiu a manobra. "Não somos eleitores de cabresto", disse Francisco Cezário de Oliveira, presidente da federação do Mato Grosso do Sul.

Mas, depois, Cezário deixou escapar que a ideia é que o poder do futebol brasileiro siga nas mesmas mãos. "Eu entendo que a candidatura do Coronel Nunes representa todo o seguimento de um processo nascido numa família que perdura até hoje. A maioria dos presidentes de federação hoje fazem parte de um colégio em que somos a mesma família".

Questionado sobre se a idade de Nunes tinha sido levada em conta quando sugeriram o nome, Cezário respondeu: "Pode ser um fator que venha a pesar", disse.
Sexta, 04 de Dezembro de 2015 - 22:00

Atual campeã, seleção feminina de handebol prevê Mundial 'mais difícil'

por Paulo Favero | Estadão Conteúdo
Atual campeã, seleção feminina de handebol prevê Mundial 'mais difícil'
Foto: Divulgação / CBHb
Atual campeã, a seleção brasileira feminina de handebol entra em quadra neste sábado (5) para iniciar a busca pelo bicampeonato no Mundial da Dinamarca. A partida contra a Coreia do Sul, às 17h30, com transmissão de ESPN e SporTV, é a primeira da equipe no Grupo C, que conta ainda com Alemanha, França, Argentina e República Democrática do Congo.



"A expectativa é muito boa. Espero que nós possamos fazer um bom campeonato, sabemos que esse ano será mais difícil do que o último Mundial, mas acredito que podemos subir ao pódio mais uma vez e vamos lutar para isso", afirmou a central Ana Paula, que vive um ótimo momento e pode ser um dos destaques da equipe.

No total, são 24 seleções no Mundial, divididas em quatro grupos. Em cada chave, as quatro mais bem colocadas avançam para as oitavas de final e a partir daí a competição segue no formato de mata-mata. "Todas as equipes serão grandes adversárias. Aqui estão as melhores seleções, então qualquer jogo é difícil, qualquer jogo é decisivo", continuou Ana Paula.

A anfitriã Dinamarca pode ser colocada entre as favoritas ao título, assim como a Noruega, que vem colecionando títulos internacionais nos últimos anos. O Brasil tem uma equipe forte, mas houve algumas mudanças em relação ao time que foi campeão na Sérvia, em 2013. Mas isso não significa que a seleção esteja mais fraca, pelo contrário.

"Tivemos algumas mudanças de jogadoras por causa de lesão ou por opção técnica, mas acredito que as que estão aqui estão preparadas para jogar. Elas também se adaptaram muito bem ao grupo, então na minha opinião não mudou nada. O grupo continua unido em busca de um só objetivo", comentou Ana Paula.

Entre as estrelas da seleção estão a ponta Alexandra, eleita em 2011 a melhor jogadora do mundo, a armadora Duda Amorim, melhor do mundo na atualidade, a goleira Babi, a experiente pivô Dara e a ponta Fernanda. Outro ponto forte do Brasil é o técnico Morten Soubak.

"Ele estuda muito as outras equipes, observando cada detalhe. É um treinador que nos prepara para cada desafio, para cada equipe, pois sabe que todas elas têm sua maneira de jogar e seu estilo. Então ele vê vídeos e acerta algum detalhe para que cada uma de nós possa melhorar", elogiou Ana Paula.

Chiquitinha Maravilha

DIA  06/12/15

Média  entre  500  a  800 acessos  diarios

TOTAL DE  ACESSOS  MAIS  DE  673  MIL /338  MIL INTERNACIONAIS

ALEMANHA   MAIS  DE  135  MIL/BRASIL  MAIS  DE  334 MIL/USA  MAIS  DE  92  MIL... UMA  DAS MAIORES VISIBILIDADES  DE  UM BLOG  BAIANO  NO   MUNDO!
DIA  065/12/15  ACESSOS 620

Visualizações de página por país


Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
334333
Alemanha
137809
Estados Unidos
92052
Malásia
19732
Rússia
18353
China
12206
Ucrânia
6191
França
4153
Portugal
2924
Índia
2261



Chiquitinha Maravilha



TOTAL DE ACESSOS    MAIS  604 MIL  EM  05/07/2015

PARABÉNS  MATA  DE  SÃO JOÃO 169  ANOS  DE EMANCIPAÇÃO 15/04/2015

EDIFICAÇÃO  DA  ARENA  SÃO  JOÃO   (ESTÁDIA  P/ MAIS  DE 5 MIL PESSOAS)

 NA  SEDE - CIDADE  DE  MATA  DE SÃO JOÃO/DETALHES   CLICK NO LINK ABAIXO


LINK SELEÇÃO MATENSE NO INTERMUNICIPAL E ARENA SÃO JOÃO, ESTÁDIO NA SEDE!

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/selecao-matense-no-intermunicipal-e.html


LINKS  DE POSTAGENS  RECENTES MAIO  DE  2015/ PENEIRA DO EC   BAHIA/SUB 17/ MATA DE SÃO JOÃO, COPA  METROPOLITANA  SUB -15/CAMP. MATENSE   ELITE 2015/ LNKS  DE VIDEOS INCLUIDOS  NAS  POSTAGENS  CITDAS!


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/bahia-do-jk-1x1-abcd-duelos-de-campeoes_18.html
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/portuguesa-x-rua-goias-matense-elite.html
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/reglmento-da-v-copa-metropolitana-sub.html
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/resultados-dos-jogos-da-v-copa.html
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/sel-matense-3x1-sel-de-teodoro-sampaio.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/peneira-do-ec-bahia-em-mata-de-sao-joao.html

PARABÉNS CIDADE DE  SALVADOR  466  ANOS  DE  FUNDAÇÃO - 29/03/1549 - 29/03/2015!

SUA HISTÓRIA  CLICK NO  LINK

NESSE MÊS DE MARÇO  dia 29 DE 2015,   COMEMORATIVO  AOS  466 ANOS  DE FUNDAÇÃO DA  CIDADE DE SALVADOR  (OCORRIDO EM 29/03/2015), ,O BLOG CHIQUITINHA MARAVILHA ESTÁ POSTANDO DIARIAMENTE UMA  COLETÂNEA  DE  POESIAS  DESCRITIVA  DA HISTÓRIA DA 1ª  CAPITAL DO BRASIL, AUTORIA  DE CHIQUITINHA  MARAVILHA  E   COM DIREITOS AUTORAIS REGISTRADO, PODENDO SER DIVULGADA, CITADO A FONTE  DE  ORIGEM.  MUITAS DESSAS POESIAS FORAM POETIZADAS    NO ANO  DE 1970 EM DIANTE,  QUANDO  CHIQUITINHA MARAVILHA TINHA 19  ANOS, E RESIDENTE NA SUA CIDADE NATA, MATA DE  SÃO  JOÃO/BA.

POESIAS  POETIZADA A LUZ  DOCUMENTAL, COM   INSPIRAÇÃO  POÉTICA DO AUTOR DAS  POESIAS.



FAMÍLIA  PEREIA  CHAGAS E  RAMIFICAÇÕES - UMA  GERAÇÃO DE POVOADORES A PARTIR DE PORTUGAL P/ MATA  DE SÃO JOÃO , CIDADES  VIZINHAS  DESDE OS  PRIMORDIOS!

 VER  TRAÇOS BIOGRÁFICOS FAMÍLA PEREIRA   CHAGAS E RAMIFICAÇÕES NO BLOG.


PEREIRA  CHAGAS E RAMIFICAÇÕES!

 FAMÍLIAS DE  DE POVOADORES, DESDE

OS  PRIMÓRDIOS DA  POVOAÇÃO 

MATENSE E CIDADES VIZINHAS



A  CITADA FAMÍLIA, ORIGINADAS DE PORTUGAL PRA O  BRASIL,  VIA  SOLO BAIANO, COMPOSTA DESDE OS  PRIMÓRDIOS DE:

POVOADORES, AGRICULTORES, PECUARISTA, FAZENDEIROS, DONOS  DE  ENGENHOS DE  CANA DE  AÇÚCAR, CAFEICULTORES, BARÕES,  VISCONDES, PREFEITOS, INTENDENTES, VEREADORES, CONSELHEIROS MUNICIPAIS, GOVERNADORES, SENADORES, DEPUTADOS, ADVOGADOS, JUÍZES   DESEMBARGADORES, MILITARES, MÉDICOS, POETAS, ESCRITORES, MÚSICOS  ATLETAS (MARATONISTAS, JUDOCAS, JOGADORES DE  FUTEBOL, E  MUITO  MAIS...). 




A Curso  de Legislação Empresarial  LDTDA/TPD/IOB
Credenciamento: CFMO O97

Oswaldo  Melantonio  Formado  em  Direito, Filosofia   e Jornalismo, Av. Marquês  de  São Vicente (Agua  Branca), São  Paulo/SP.

Certificado COMUNICAÇÕES  VERBAIS /Concluído  em 7/03/1986

Chiquitinha  Maravilha nasceu  no  dia  07/07/1951 ás  03: 05 hs  na  Travessa  Barão  Açu  da  Torre, atual  rua  Luis Sepúlveda  Garces, centro,  cidade  de  Mata  de  São João, curso  primário  no Grupo Escolar  Getúlio Vargas (1959/65), ginasial  IMEMB  (atual CMMB)  de  1966/69. Chiquitinha  Maravilha  aposentado, Técnico em Química (nível médio), Curso  de  Comunicações Verbais  em  07/03/1986, (100 horas de  duração, EQUIVALENTE A 6 MESES), Credenciamento: CFMO 097,  o Professor Responsável   pelo Curso de Legislação Empresarial  o Professor Oswaldo Melatonio, formado  em Direito, Filosofia e  Jornalismo;
No  citado  curso grandes  figuras  do  mundo  da  comunicação  política, esportiva, empresarial, realizaram o citado curso (Oreste Quecia, Osmar Santos, Janio Quadros fizeram esse citado curso.... ).

                                      MATA DE SÃO JOÃO/BA.
Praça Barão Açu da Torre (primo de Chiquitinha  Maravilha e de Frank Chaga) na Cidade  de  Mata  de  São João na
década de  1950, nessa   citada  praça  nasceu Frank Chagas no dia 11/08/1939.


 Troféu Ndilson Daltro dos  Santos (Nai)


ABAIXO :
LINK DA BIOGRAFIA  DO NDUSTRIAL PRISCÍLIO  DE  ABREU  GUIMARÃES  /LATICINIO  DE  LEITE/CIDADE  DE MATA DE SÃO  JOÃO/BA.

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/biografias-emancipacao-de-mata-de-sao.html

  




Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 
Salvador/Ba. 42. 198 metros

                                  CORRER É VIVER, REJUVENESCER...

                               (A Poesia do Corredor)

                   Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

                     Poetizada em  13/02/1985

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantesdoatletismo. 
Direitos Autorais registrado em nome de  Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João).
Correu  15 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio deJaneiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)2 maratonas em Nova York (1984 e 1986) 2 São Silvestre (1983, 1984). Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da BahiaCorreu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).



LINKS DE POSTAGENS HISTÓRICAS!

Estatua  de Bonze para Zuza Ferreira, Introdutor 

do Futebol  na Bahia em 28/10/1901



Chiquitinha Maravilha

Histórica  Poética  Resumida  da  Cidade  de Salvador, a  Luz Documental!

O poeta matense, Chiquitinha Maravilha, documento conteúdos importantes, históricos, da Cidade de Salvador, tanto na escrita, como nos versos a luz Documental, da poesia Salvador, A Peroloa Barroca das Américas!


Poetizada no ano de 1970, aos 19 anos na cidade de Mata de São João e ampliada a partir de 1999, com ... Ver mais — com Chiquitinha Maravilha, poetizando a Cidade de Salvador, desde os 19 anos, 1970!

Abaixo:
Link  abaixo  da história da  1ª Constituição da  Bahia  na  era  Republicana 02/07/1891!

Abaixo: Biografia  do Bacharel e poeta  Inconfidente Tomas Gonzaga


Abaixo: Viva  Tiradentes!   E os Inconfidentes, a história  da  Conjuração Mineira  que  pregava  ideais   de  um Brasil Republicano e  não Monarquico,  ou Imperial!


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/viva-tiradentes-e-os-inconfidentes.html

Abaixo /
Jornalista, escritor, Politico,  da Academia  de  Letras da Bahia, Jorge  Calmon  Muniz de Bitencourt, sua biografiua  a  luz   documental!


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2014/11/jorge-calmon-muniz-de-bitencourt-sua.html 


lINKS SOBRE  A INCONNFIDENCIA  MINEIRA:







http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/salvador-capital-mundial-o-turismo.html


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/p/biografia-de-chiquitinha-maravilha.html













http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/baltazar-de-aragao-o-bangala-defensor.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/cidade-de-salvador-no-seculo-xvii_66.html


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/deputados-aragoes-durante-o-regime.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/balthazar-1865-e-barao-de-sao-francisco.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/francisco-dias-davila-e-uniao-com-os.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/os-aragoes-nos-cargos-politicos-e.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/os-descendentes-de-baltazar-de-aragao.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/ciclos-de-vidas-ambientais-preservar.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/convento-do-desterro-santa-clara-sua.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/diogo-de-aragao-pereira-parte-iii.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/dama-bela-graciosa_30.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/segunda-invasao-holandesa-em-salvador.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/os-passaros-descricao-poetica.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/igreja-da-misericordia-cidade-de.html


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/a-se-primacial-do-brasil.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/viva-zuza-ferreira-e-o-futebol-da-bahia.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/igreja-e-colegio-de-orfaos-de-sao.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/convento-e-colegio-das-mercez.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/igreja-e-mosteiro-de-sao-bento-sua.html




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário