sábado, 5 de dezembro de 2015

NOTICIAS DO FUTEBOL BAIANO E BRASILEIRO/ BAVI, JOGOS OLIMPICO, CBF

Sábado, 05 de Dezembro de 2015 - 08:30// FONTE  BAHIA  NOTICIAS

Marco Polo Del Nero articula manobra na CBF para manter seus aliados no poder

por Marcio Dolzan e Almir Leite | Estadão Conteúdo
Marco Polo Del Nero articula manobra na CBF para manter seus aliados no poder
Foto Divulgação / Conmebol
Marco Polo Del Nero licenciou-se da presidência da CBF, mas mantém o poder de articulação na entidade. Nesta sexta-feira, ele foi o mentor da escolha do presidente da Federação Paraense, Antônio Carlos Nunes de Lima, para substituir José Maria Marin em uma das vice-presidências da CBF. A eleição será no próximo dia 16 e a opção por Nunes tem o objetivo de barrar a possibilidade de Delfim Peixoto, vice-presidente mais velho da confederação, chegar ao poder.

A manobra é simples: Nunes tem 77 anos e se tornará o vice mais velho, pois Delfim, presidente da Federação Catarinense e vice pela Região Sul, tem 74. Assim, o raciocínio foi de que, caso Del Nero sofra forte punição do Comitê de Ética da Fifa e tenha de deixar a CBF, o que automaticamente anularia a sua decisão de nomear Marcus Vicente o presidente interino durante sua licença, o aliado Nunes assumiria o comando.

A convocação para a eleição do substituto de Marin - em prisão domiciliar em Nova York, ele deixou o cargo vago por mais de 180 dias - foi o primeiro ato efetivo do presidente interino, Marcus Antônio Vicente (Del Nero licenciou-se por 150 dias, para cuidar de sua defesa perante o Comitê de Ética da Fifa e a Justiça norte-americana, que o acusa de vários crimes). Mas pode acabar em uma batalha judicial.

Del Nero, investigado na Fifa entre outros temas por suspeita de compra de votos, pode ser suspenso temporariamente. A expectativa é de que a Comissão de Ética, que nesta sexta-feira suspendeu por 90 dias o paraguaio Juan Angel Napout e o hondurenho Alfredo Hawit (foram presos na última quinta) se pronuncie sobre o brasileiro nesta segunda ou terça.

Se a suspensão temporária ocorrer, seu ato indicando Vicente permanecerá válido e, por consequência, a assembleia do próximo dia 16, com votos dos 27 presidentes de federações e dos 40 clubes da séries A e B do Campeonato Brasileiro, que elegerá Nunes - presidente da Federação Paraense desde 1998 e coronel da reserva da Polícia Militar. Aí, pelo raciocínio de Del Nero e de seus pares, Delfim estaria neutralizado.

Caso Del Nero seja banido pela Fifa, perderá automaticamente o cargo na CBF e todos os atos são invalidados. "Se ele (Del Nero) for punido pelo comitê da Fifa, cessam todos os seus direitos, inclusive o de indicar alguém", considerou Pedro Trengrouse, coordenador acadêmico do curso Fifa/FGV em Gestão, Marketing e Direito no Esporte. "Se não tem poder de presidente, não tem poder de indicar".

Delfim prefere não se pronunciar. Mas pessoas próximas a ele dizem que recorrerá à Justiça tão logo o Comitê de Ética se pronuncie, seja pela suspensão temporária ou pela definitiva de Del Nero. "Todo mundo está vendo a jogada por trás disso e a Justiça também vai perceber", disse um dirigente alinhado com o catarinense.

Entre os aliados de Del Nero, que nesta sexta-feira estiveram na sede da CBF para reuniões e almoço de fim de ano, previsivelmente ninguém admitiu a manobra. "Não somos eleitores de cabresto", disse Francisco Cezário de Oliveira, presidente da federação do Mato Grosso do Sul.

Mas, depois, Cezário deixou escapar que a ideia é que o poder do futebol brasileiro siga nas mesmas mãos. "Eu entendo que a candidatura do Coronel Nunes representa todo o seguimento de um processo nascido numa família que perdura até hoje. A maioria dos presidentes de federação hoje fazem parte de um colégio em que somos a mesma família".

Questionado sobre se a idade de Nunes tinha sido levada em conta quando sugeriram o nome, Cezário respondeu: "Pode ser um fator que venha a pesar", disse.
Sexta, 04 de Dezembro de 2015 - 22:00

Atual campeã, seleção feminina de handebol prevê Mundial 'mais difícil'

por Paulo Favero | Estadão Conteúdo
Atual campeã, seleção feminina de handebol prevê Mundial 'mais difícil'
Foto: Divulgação / CBHb
Atual campeã, a seleção brasileira feminina de handebol entra em quadra neste sábado (5) para iniciar a busca pelo bicampeonato no Mundial da Dinamarca. A partida contra a Coreia do Sul, às 17h30, com transmissão de ESPN e SporTV, é a primeira da equipe no Grupo C, que conta ainda com Alemanha, França, Argentina e República Democrática do Congo.

"A expectativa é muito boa. Espero que nós possamos fazer um bom campeonato, sabemos que esse ano será mais difícil do que o último Mundial, mas acredito que podemos subir ao pódio mais uma vez e vamos lutar para isso", afirmou a central Ana Paula, que vive um ótimo momento e pode ser um dos destaques da equipe.

No total, são 24 seleções no Mundial, divididas em quatro grupos. Em cada chave, as quatro mais bem colocadas avançam para as oitavas de final e a partir daí a competição segue no formato de mata-mata. "Todas as equipes serão grandes adversárias. Aqui estão as melhores seleções, então qualquer jogo é difícil, qualquer jogo é decisivo", continuou Ana Paula.

A anfitriã Dinamarca pode ser colocada entre as favoritas ao título, assim como a Noruega, que vem colecionando títulos internacionais nos últimos anos. O Brasil tem uma equipe forte, mas houve algumas mudanças em relação ao time que foi campeão na Sérvia, em 2013. Mas isso não significa que a seleção esteja mais fraca, pelo contrário.

"Tivemos algumas mudanças de jogadoras por causa de lesão ou por opção técnica, mas acredito que as que estão aqui estão preparadas para jogar. Elas também se adaptaram muito bem ao grupo, então na minha opinião não mudou nada. O grupo continua unido em busca de um só objetivo", comentou Ana Paula.

Entre as estrelas da seleção estão a ponta Alexandra, eleita em 2011 a melhor jogadora do mundo, a armadora Duda Amorim, melhor do mundo na atualidade, a goleira Babi, a experiente pivô Dara e a ponta Fernanda. Outro ponto forte do Brasil é o técnico Morten Soubak.

"Ele estuda muito as outras equipes, observando cada detalhe. É um treinador que nos prepara para cada desafio, para cada equipe, pois sabe que todas elas têm sua maneira de jogar e seu estilo. Então ele vê vídeos e acerta algum detalhe para que cada uma de nós possa melhorar", elogiou Ana Paula.
Sexta, 04 de Dezembro de 2015 - 20:05

Presidente do Vitória diz que renovação com Pedro Ken 'está caminhando'

por Glauber Guerra
Presidente do Vitória diz que renovação com Pedro Ken 'está caminhando'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Depois de anunciar a renovação com o técnico Vagner Mancini, a diretoria do Vitória corre para prorrogar o vínculo de alguns atletas. Um deles é o meia Pedro Ken. Segundo Raimundo Viana, presidente da agremiação, a negociação com o atleta “está caminhando”. “Renovamos com Mancini e nossa prioridade agora é renovar com os nossos jogadores. Estamos conversando com Pedro Ken e a negociação está caminhando. Nos próximos dias poderemos ter novidades”, disse o cartola Rubro-negro, em entrevista ao Bahia Notícias. Essa é a segunda passagem de Ken no Leão. Ele atuou em 27 partidas e marcou um gol.
Sexta, 04 de Dezembro de 2015 - 20:00

Campeão, Prass ainda não quer pensar em Libertadores: 'Agora é praia'

por Daniel Batista | Estadão Conteúdo
Campeão, Prass ainda não quer pensar em Libertadores: 'Agora é praia'
Foto: Divulgação / Palmeiras
O título da Copa do Brasil tirou um peso das costas do goleiro Fernando Prass. No clube desde 2013, jogou Série B e passou por muitas dificuldades até levantar a taça na última quarta-feira (2). Em 2016, a meta será a disputa da Libertadores, mas o goleiro não quer pensar nesse assunto agora.

"A cabeça está no Rio Grande do Sul, na praia e nas férias. Isso faz parte da preparação também. Temos de recarregar as baterias. Você não consegue voltar das férias pronto para um ano repleto de cobrança e pressão se não curtir e descansar. Depois vamos pensar na Libertadores. Mas só depois do dia 1º (de janeiro)", disse em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (4), na Academia de Futebol.

A conquista teve um sabor especial para o goleiro. Experiente e acostumado a brigar por títulos, Prass reconhece que o feito da última quarta-feira foi um dos mais marcantes de sua carreira. "Disputei outras finais, fui campeão pelo Vasco, mas internamente me sentia muito mais obcecado, fissurado por esse título. Cheguei na Série B, joguei a Libertadores e em uma condição bem diferente do que vamos encontrar ano que vem. E ainda tive que brigar contra o rebaixamento ano passado."

Para 2016, o goleiro acredita que poucos novos jogadores devem chegar e que a ideia da diretoria é ir atrás apenas de reforços pontuais. "Sempre tem readequação. Para o ano que vem vai ser mínimo perto das 25 contratações desse ano. Acho que vai ser um salto natural de um grupo amadurecendo. Foi um grupo que sofreu muito por problemas, e teve a troca de treinador. É um salto natural de qualidade", analisou.

O elenco do Palmeiras se reapresentou na tarde desta sexta-feira na Academia de Futebol. A tendência é que o técnico Marcelo Oliveira escale apenas os jogadores reservas para encarar o Flamengo, domingo, no Maracanã, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.
Sexta, 04 de Dezembro de 2015 - 19:30

Seleções de handebol são convocadas para treinamentos em SC

por Matheus Caldas
Seleções de handebol são convocadas para treinamentos em SC
Foto: Divulgação / CBHb
O espanhol Jordi Ribeira, treinador da Seleção Brasileira de handebol, convocou as seleções masculinas Adulta e de Novos, nesta sexta-feira (4). Os times participarão de uma série de treinamentos em Blumenau (SC), entre os dias 14 e 23 deste mês. O objetivo é observar atletas, visando os Jogos Olímpicos de 2016.

Confira a convocação: 

Seleção Brasileira Adulta Masculina
 
Goleiros: Luiz Ricardo Miles "Rick" (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté - SP), Maik Santos (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté - SP) e Pedro Henrique Silva (FAB/Vasco - RJ).
 
Centrais: Diogo Hubner (Esporte Clube Pinheiros - SP) e Thiago Torres dos Santos (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté - SP).
 
Armadores: Fernando Pacheco Filho "Zeba" (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté - SP), Gustavo Nakamura Cardoso "Japa" (São Caetano - SP), Haniel Langaro (Esporte Clube Pinheiros - SP), José Guilherme de Toledo "Zé" (Wisla Plock - Polônia), Oswaldo Guimarães (Villa de Aranda - Espanha) e Thiagus Petrus Santos (MOL-Pick Szeged - Hungria).
 
Pontas: André Soares "Alemão" (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté - SP), Fábio Chiuffa (Ciudad de Guadalajara - Espanha), Lucas Candido (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté - SP), Vitor Medeiros (Esporte Clube Pinheiros - SP) e Wesley Freitas (Esporte Clube Pinheiros - SP).
 
Pivôs: Ales Silva (Ciudad de Guadalajara - Espanha), Cauê Herrera de Oliveira (Adrecha-FMCE Joaçaba - SC) e Vinícius Teixeira "Vini" (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté - SP).
 
Seleção Brasileira de Novos Masculina
 
Goleiros: Lucas dos Santos (Vila O. Greip da Penha/MC/SMEL - RJ), Matheus da Silva (ASHB/Sorriso/Sicredi - MT) e Murillo Santana (Esporte Clube Pinheiros - SP).
 
Centrais: Mateus Melo (ACES - ES), Pedro Pacheco (Esporte Clube Pinheiros - SP) e Rayzon Monteiro (CAIC/GHC/UFPI - PI).
 
Armadores: Gustavo Nogacz (FAE Blumenau/Foz do Brasil/FMD - SC), João Guilherme Ribeiro (Esporte Clube Pinheiros - SP), Jonathan da Silva (Esporte Clube Pinheiros - SP), Leonardo Comerlatto (AERC-Handebol São José - SC), Paulo Vinicius Candido (ASHB/Sorriso/Sicredi - MT) e Tarcísio Freitas Olveira (ACES - ES).
 
Pontas: Aleffer Bellan (Aceu/Univali/FMEBC - SC), Cauê Ceccon Baptista (Esporte Clube Pinheiros - SP), Guilherme Torriani (Metodista/São Bernardo - SP), Marcos Vinicius dos Santos (ADJF/Independência Trade/MRS - MG) e Pedro Paulo Júnior (ACEU/Univali/FMEBC - SC).
 
Pivôs: Douglas Otelakoski (ACEU/Univali/FMEBC - SC), Jonas Alves (ADJF/Independência Trade/MRS - MG) e Matheus Francisco da Silva (Esporte Clube Pinheiros - SP).
Sexta, 04 de Dezembro de 2015 - 19:00

Edu admite que Pato pode disputar Florida Cup pelo Corinthians

por Daniel Batista | Estadão Conteúdo
Edu admite que Pato pode disputar Florida Cup pelo Corinthians
Foto: Reprodução / Espn
O Corinthians pode ter um reforço de peso para a disputa da Florida Cup, em janeiro. Embora a diretoria tente negociá-lo, Alexandre Pato deve se reapresentar no início do ano, após empréstimo ao São Paulo, e pode jogar a competição nos Estados Unidos caso não consiga acordo com nenhum outro clube. A equipe alvinegra vai enfrentar o Atlético-MG e o Shakhtar, além de um amistoso contra o Fort Lauderdale Strikers.

"A situação do Pato será definida nas próximas semanas com o Tite, o presidente e nossa diretoria. Caso não aconteça nada (de negociação), ele é jogador do Corinthians e vai participar da pré-temporada normalmente", disse o gerente de futebol, Edu Gaspar, durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (4), no CT Joaquim Grava.

Pato está emprestado pelo São Paulo até o fim do ano e não terá contrato renovado. O jogador chegou a ser comentado em diversos clubes da Europa, mas até o momento, o Corinthians ainda não recebeu uma proposta oficial que lhe agradasse. O vínculo com o time alvinegro vai até dezembro de 2016.

O Corinthians quer 25 milhões de euros (cerca de R$ 102,5 milhões) pelo jogador, mas anteriormente já o ofereceu para clubes da Europa por valores bem menores. A direção já pediu 10 milhões de euros e não chegou proposta. O São Paulo chegou a cogitar pagá-lo, mas desistiu por falta de recursos. Um novo empréstimo está descartado por enquanto.
Sexta, 04 de Dezembro de 2015 - 18:30

Contratado pelo Joinville, Diones diz ser 'muito grato ao Bahia de Feira'

por Matheus Caldas
Contratado pelo Joinville, Diones diz ser 'muito grato ao Bahia de Feira'
Foto: Divulgação / JEC
Um dos destaques da boa campanha do Sampaio Corrêa, o volante Diones foi contratado pelo Joinville (SC), para a disputa da série B do próximo. Ele foi apresentado nesta sexta-feira (4) para a imprensa. Apesar de já estar rodado no futebol, ele demonstra muita gratidão ao Bahia de Feira, clube no qual foi campeão baiano, em 2011, em cima do Vitória.
 
“O Bahia de Feira foi o time onde tudo começou praticamente. Fiz um bom campeonato lá, fui campeão baiano em 2011 e depois tive a chance de ir para o Bahia e deslanchar na carreira. O Tremendão abriu as portas pra mim; é um time do estado que eu sou muito grato também. Infelizmente, aconteceram algumas coisas, o time desfez, parece que quase acabava. Ultimamente não venho acompanhando muito, mas torço para que o Bahia de Feira se reerga, para ser mais um time do interior que dá trabalho para as equipes da capital”, disse o volante de 30 anos, em entrevista ao Bahia Notícias. 
 
Diones foi campeão estadual em 2011, numa final onde o time de Feira venceu o Vitória, dentro do Barradão, por 2x1, sendo o segundo time do interior neste século a vencer o Baianão. O último havia sido o Colo Colo, em 2006, também contra o Vitória. Em 2012, ele conquistou o bicampeonato estadual, dessa vez pelo Bahia, fazendo o gol do título, no empate de 3x3 contra o rubro-negro de Salvador.
 
Após passagens por Chapecoense e Sampaio Corrêa, Diones foi apresentado pelo Joinville e demonstra empolgação por disputar o campeonato catarinense.  “A expectativa é grande. Um clube que tem uma torcida apaixonada. Já joguei aqui algumas vezes e vi como eles empurram e amam o JEC. O primeiro semestre tem o Catarinense, um dos campeonatos mais difíceis do Brasil, muito nivelado e competitivo. O objetivo é ganhar o Estadual. Logo em seguida, temos a Copa do Brasil e a meta do ano: recolocar a equipe na Série A”, comentou.
 
No entanto, a história do atleta na equipe de Santa Catarina poderia ter começado muito antes. Ele poderia ter disputado a Série A pelo JEC, mas devido a morte de seu sogro, isso não se concretizou. “No meio do ano eu já tinha recebido uma proposta do Joinville, mas infelizmente não aceitei por conta do falecimento do meu sogro. Quem me fez a proposta foi [José Carlos] Maringá que havia trabalhado comigo na Chapecoense, e tinha acabado de assumir o Joinville. Mas não deu para aceitar. Logo depois que eles souberam que não teriam mais chances de ficar na Série A, me apresentaram uma proposta e eu gostei muito. O clube tem uma grande estrutura. Meu empresário Sérgio Fernandes que cuidou disso tudo”, finalizou.
Sexta, 04 de Dezembro de 2015 - 18:00

Em meio a ameaça de boicote, Zanon chama seleção feminina para evento-teste

por Estadão Conteúdo
Em meio a ameaça de boicote, Zanon chama seleção feminina para evento-teste
Foto: Divulgação / CBB
O técnico Luiz Augusto Zanon anunciou nesta sexta-feira (4) a convocação da seleção brasileira feminina de basquete para o evento-teste da Olimpíada do Rio, que acontecerá no ano que vem. Resta saber se poderá contar com as atletas chamadas, uma vez que os clubes do País ameaçam boicotar a seleção por sentirem-se desamparados pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

Há cerca de duas semanas, os únicos seis clubes da Liga de Basquete Feminino (LBF) prometeram que não cederiam mais suas atletas à seleção do País. O descontentamento com o tratamento dado ao basquete feminino por parte da gestão Carlos Nunes já vinha de anos, mas o estopim para o início do movimento foi a ausência de qualquer dirigente da CBB no evento de lançamento da LBF 2015/2016. Nunes, por exemplo, esteve presente ao evento-teste do tênis de mesa, no Rio.

O boicote foi liderado pelo técnico do Americana, atual campeão brasileiro, Antônio Carlos Vendramini. Partiu dele a proposta de que o clube não cedesse mais jogadoras à seleção brasileira. Pouco tempo depois, todos os times já haviam aderido à proposta.

O evento-teste do basquete, marcado para janeiro do ano que vem, não obriga, supostamente, os clubes a liberarem suas atletas por não se tratar de uma data prevista no calendário da Federação Internacional de Basquete (Fiba). Agora, a CBB deve pressionar os times brasileiros para cederem as atletas. Resta saber quem levará a melhor nesta queda de braço.

A seleção brasileira feminina de basquete tem na agenda a disputa do evento-teste para o Rio-2016 entre os dias 15 e 17 de janeiro, ainda sem o detalhamento dos adversários por parte da CBB. O que se sabe é que as partidas acontecerão Arena de Basquete no Parque Olímpico da Barra. Antes, também estão marcados dois amistosos, contra Argentina e Austrália, nos dias 12 e 13 de janeiro, respectivamente.

Se os clubes cederão as jogadoras ou não, ainda é uma incógnita, mas a principal novidade na lista de convocadas desta sexta-feira foi a veterana Adrianinha. A armadora de 36 anos voltou a ser chamada depois de ter anunciado sua aposentadoria da seleção após o Mundial da Turquia no ano passado.

"Conversei com a Adriana há um tempo atrás sobre o possível retorno. É uma jogadora com uma grande capacidade técnica e indispensável por tudo que já fez pela seleção brasileira. Sempre visualizei ela dentro desse processo desde que assumi. A armação é a posição que exige uma jogadora madura. Ela ainda está em condições pela sua alta qualidade técnica", explicou Zanon.

Confira a lista de convocadas da seleção brasileira feminina de basquete:

Armadoras: Adrianinha (América-PE), Joice (Corinthians/Americana-SP), Tainá (América-PE) e Tássia (Santo André-SP).

Alas: Isabela (Sampaio Basquete-MA), Iziane (Sampaio Basquete-MA), Jaqueline (Santo André-SP) e Tatiane (América-PE).

Pivôs: Clarissa (Corinthians/Americana-SP), Damiris (Corinthians/Americana-SP), Gilmara (Corinthians/Americana-SP) e Nádia (Sampaio Basquete-MA).
Coldplay é a primeira atração confirmada no show do Super Bowl 2016
Foto: Reprodução/ BBC
O grupo Coldplay, que lançou, nesta sexta (4), o álbum "A Head Full of Dreams", foi confirmada como a primeira atração musical do intervalo do Super Bowl. O evento, que acontece no dia 7 de fevereiro, marca a final do campeonato de futebol americano dos EUA. Um comercial divulgado pela Pepsi, empresa patrocinadora do evento, insinua ainda a participação de uma cantora e um cantor.

A revista Rolling Stone já dá como certa a participação de Bruno Mars no show, assim como veículos apontam que Beyoncé será a cantora a fazer uma aparição no grande show do intervalo. A cantora participa da faixa "Hymn For The Weekend" do novo álbum do Coldplay. Beyoncé foi a grande atração do evento na edição de 2013. Mars também já se apresentou no Super Bowl, comandando o intervalo na edição de 2014.
 
Sexta, 04 de Dezembro de 2015 - 17:45

Atletas da base do Vitória estouram idade e serão avaliados pela diretoria

por Glauber Guerra
Atletas da base do Vitória estouram idade e serão avaliados pela diretoria
Léo Ceará é um dos atletas | Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias
Seis jogadores das divisões de base do Vitória serão promovidos ao elenco profissional em 2016, já que estouraram a idade para atuarem nos juniores. Integram a lista os seguinte atletas: o goleiro Wallace, o zagueiro Washington, os meias Alex Cruz e Eudair, e os atacantes Léo Ceará e Jhonny. O sexteto nasceu em 1995 e no próximo ano o limite é para jovens até 1996.

De acordo Carlos Anunciação, gerente da base Rubro-negra, a situação será avaliada pela direta do clube.

“A diretoria vai analisar caso a caso. Podem ficar no profissional ou serem emprestados para ganharem maturação. Vamos aguardar oposicionamento da diretoria”, disse o dirigente, em entrevista ao Bahia Notícias.

No ínicio do ano, Léo Ceará foi incorporado ao time principal, mas teve poucas chances e retornou para a base.

Os seis jogadores do Leão conquistaram o título da Copa do Nordeste Sub-20, na última quarta (2), em Maceió (AL).
Sexta, 04 de Dezembro de 2015 - 17:30

Dunga diz ter sido ameaçado por não ter convocado jogadores para a Seleção

por Matheus Caldas
Dunga diz ter sido ameaçado por não ter convocado jogadores para a Seleção
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Dunga, treinador da Seleção Brasileira, afirmou ter sido ameaçado por empresários, por não ter convocado alguns jogadores para vestir a camisa canarinho. Essa declaração foi dada em entrevista ao Esporte Espetacular, da Tv Globo.

"Tivemos problema, de não convocar os jogadores e de certa forma, entre aspas, sermos ameaçados por mensagens", afirmou o técnico.

O ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, também haveria recebido propina para escalar jogadores na seleção, entre 2001 e 2011. O ex-dirigente teria recebido suborno de José Hawilla, dono da Traffic. 
Sexta, 04 de Dezembro de 2015 - 17:00

CBF convoca eleições para vaga de vice-presidente deixada por Marin

por Marcio Dolzan | Estadão Conteúdo
CBF convoca eleições para vaga de vice-presidente deixada por Marin
Foto: Divulgação / CBF
Menos de um dia após ser anunciado como presidente interino da CBF, o deputado federal Marcus Vicente (PP-ES) já assinou seu primeiro edital como mandatário da entidade. No início da tarde desta sexta-feira (4), a CBF publicou chamamento para a eleição de um novo vice-presidente. Ele ocupará a vaga de José Maria Marin, que cumpre prisão domiciliar nos Estados Unidos.

Apesar de estar detido fora no Brasil desde o final de maio - primeiro em regime fechado, na Suíça, e desde novembro em seu apartamento, em Nova York -, Marin ainda ocupava uma das vice-presidências da CBF. Isso porque o estatuto da entidade estabelece que o cargo só fica vago após 180 dias de ausência, o que se completou no fim de novembro.

A eleição está marcada para o dia 16 de dezembro. O colégio eleitoral será formado por 67 membros - os 27 presidentes de federações estaduais e mais os representantes dos 40 clubes que integram as Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

José Maria Marin ocupava vaga de vice-presidente da região sudeste no mapa geográfico da CBF. Essa divisão, porém, é apenas consensual, já que não consta no estatuto da entidade. Assim, em tese, dirigentes de qualquer estado da federação poderão concorrer à vaga. Para disputar o posto, o candidato precisa ter o apoio por escrito de pelo menos oito federações e mais cinco clubes.

Marcus Vicente participou de almoço na sede da CBF nesta sexta-feira já com status de novo presidente. O licenciado Marco Polo Del Nero também esteve presente, assim como dirigentes da maioria das federações estaduais.

Presidente da federação catarinense e vice mais velho da CBF, Delfim Peixoto não compareceu ao almoço porque, segundo ele mesmo informou, "não foi convidado". O dirigente é desafeto de Del Nero. Francisco Novelletto, da federação gaúcha, e José Vanildo, da federação do Rio Grande do Norte, também não participaram por compromissos pessoais.

O almoço de confraternização entre os dirigentes estava marcado desde antes dos acontecimentos da última quinta-feira, quando cartolas foram presos em Zurique durante congresso da Fifa, e quando Marco Polo Del Nero foi oficialmente indiciado nos Estados Unidos.
Sexta, 04 de Dezembro de 2015 - 16:45

Empresário declara que Fluminense solicitou retorno de Eduardo

por Ulisses Gama
 Empresário declara que Fluminense solicitou retorno de Eduardo
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Responsável por nove assistências para gols no Campeonato Brasileiro da Série B, o meia Eduardo não vai continuar no Bahia para a temporada de 2016. Revelado pelo Fluminense, o atleta, que também passou pelo Ceará, deve voltar ao clube carioca para o próximo ano. Quem afirma é o seu empresário, Ivan Suárez. 
 
"Ele subiu num momento difícil. Colocar um garoto da base para encarar um Fluminense numa situação muito delicada de rebaixamento, lógico que balança um pouco o atleta. Mas serviu de amadurecimento. Jogou dois anos a Série B, que amadurece muito. Ficamos felizes com o desempenho dele esse ano e espero que demonstre o mesmo pelo Fluminense no ano que vem", disse, em entrevista à Rádio Brasil.
 
Anunciado em maio pelo tricolor baiano, Eduardo entrou em campo 26 vezes e marcou um gol. O jogador, inclusive, foi indicado para a seleção do certame nacional.
Sexta, 04 de Dezembro de 2015 - 16:30

Adriano Imperador é pego em mais uma blitz no Rio de Janeiro

por Matheus Caldas
Adriano Imperador é pego em mais uma blitz no Rio de Janeiro
Foto: Henrique Coelho / G1
O jogador Adriano foi pego em uma blitz da Lei Seca, no Rio de Janeiro, na madrugada da última quinta-feira (3). De acordo com a Secretaria de Estado de Governo, ele se recusou a fazer o teste do bafômetro e teve a sua habilitação apreendida, além de pagar uma multa de R$ 1.915,40, perdendo seis pontos na carteira. Ele também foi autuado, pois estava com o direito de dirigir suspenso.

A infração do atacante foi considerada gravíssima, e ele só foi liberado após a chegada de um condutor devidamente habilitado. Adriano tem 33 anos e seu último clube foi o Atlético-PR, em 2014. 
Sexta, 04 de Dezembro de 2015 - 15:15

Edson Fabiano vê grupo motivado para Copa São Paulo de 2016

por Ulisses Gama
 Edson Fabiano vê grupo motivado para Copa São Paulo de 2016
Técnico terá Lima Sergipano como auxiliar. Foto: Divulgação / EC Bahia
De olho na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2016, a equipe sub-18 do Bahia, comandada por Edson Fabiano, já se prepara para o certame. De acordo com o técnico tricolor, motivação é o que não falta para os jovens.
 
"Estamos com o grupo inteiro, sem lesões e a motivação em alta. É a primeira Copa São Paulo e todos eles. É uma oportunidade que o clube está dando a eles. Percebo que os meninos estão com vontade, apesar da gente ter perdido o Campeonato Baiano", disse, em entrevista ao Bahia Notícias nesta sexta-feira (4).
 
Na primeira fase da competição, o Esquadrãozinho vai enfrentar Taubaté (SP), Desportiva Aliança (AL) e Sabiá (MA). Para Fabiano, os adversários serão complicados.
 
"Qualquer adversário será difícil pela questão da maioria dos jogadores estram com uma idade um pouco maior. Se a gente começar a competição bem e conquistar a classificação e poderemos ganhar confiança para a sequência", analisou.
 
Além dos treinamentos, o grupo composto por 26 atletas (confira aqui) fará amistosos até o embarque para São Paulo. Neste sábado (5), o adversário é o Projeto Fênix (time aduldo), no Fazendão.

O certame nacional terá início no dia 2 de janeiro de 2016.
Cenas lamentáveis marcam jogos de handebol na Bahia; presidente promete resolver situação
Foto: Blog Nas Manhas
Um jogo válido pelos Jogos da Bahia no último domingo (29) acabou sendo o palco de cenas lamentáveis no handebol do estado. Na partida entre Simões Filho e Itabuna, realizada em Feira de Santana, o atleta Robson Silva agrediu o árbitro da partida após não concordar com uma decisão ocorrida durante o confronto. Expulso, o jogador ainda xingou e ameaçou os árbitros de mesa, fazendo com que os responsáveis pela partida tivessem que chamar a polícia para restaurar a ordem no local. Ciente do ocorrido, o presidente da Federação Baiana de Handebol, Vitor Camarão, falou com o Bahia Notícias e prometeu tomar as medidas cabíveis sobre o caso.

“Tivemos também um incidente com o mesmo atleta na final do Campeonato Baiano, em que ele defendia o Vitória contra o Luiz Palmeiras, de Simões Filho. Houve uma agressão entre ele e um outro jogador. Na ocasião eles foram expulsos e contidos pelos seus companheiros”, afirmou o dirigente, que também explicou o posicionamento da entidade em relação ao ocorrido no último fim de semana. “A Federação não organiza os Jogos da Bahia. É um torneio da prefeitura de Feira de Santana. Mas, mesmo assim tomaremos as medidas cabíveis em relação ao atleta, que será julgado com base nos dispositivos legais em relação a sua filiação no esporte”.

Para Camarão, os últimos acontecimentos decorrem de um fato isolado e relacionado ao atleta, não sendo recorrentes nos confrontos de Handebol no estado. Entretanto, o mandatário sabe como os acontecimentos podem prejudicar o esporte no âmbito regional. “Querendo ou não, ele é visto como um atleta do handebol. Mesmo que participe de outros eventos, ele é ligado ao esporte. E sabemos que isso fere um pouco a visão do Handebol para as pessoas que acompanham e gostam do esporte. Mas esperamos ter o apoio dos clubes e dos organizadores para resolver essa situação”, finalizou.
Elenco do Vitória recebe dicas para não se descuidar da forma física durante as férias
Angelo Alves é preparador físico do Leão| Foto: Divulgação / Vitória
A comissão técnica do Vitória passou alguns conselhos aos atletas para que o condicionamento físico não seja esquecido durante a época de festas e viagens. Preparador da equipe, Ângelo Alves ressalta que se trata de apenas uma recomendação.

“Isso é rotina em todo o fim de temporada. A gente mostra aos atletas que estão em férias que é bom curtir o momento. Mas a gente aconselha que eles façam algumas atividades físicas para que voltem bem na reapresentação. Eles não são obrigados e não vão sofrer nenhuma punição caso não sigam os conselho”, disse Alves, em entrevista ao Bahia Notícias.

Em início de temporada, sempre tem aquele atleta que aparece acima do peso, após ter colocado “o pé na jaca” durante os festejos natalinos e réveillon. No entanto, Angelo minimiza isso.

“Sempre tem um que aparece um pouco acima do peso. Mas é normal. A gente divide os grupos, orienta os atletas e realiza o trabalho necessário”, concluiu.

O elenco do Vitória se representa no dia 5 de janeiro.
Sexta, 04 de Dezembro de 2015 - 14:00

Real Madrid é excluído da Copa do Rei por escalação irregular de jogador

por Estadão Conteúdo
Real Madrid é excluído da Copa do Rei por escalação irregular de jogador
Foto: Reprodução / Trivela
O Real Madrid foi oficialmente excluído da Copa do Rei por ter escalado de forma irregular um jogador na partida diante do Cádiz, na última quarta-feira, ainda pelo duelo de ida da fase anterior às oitavas de final da competição nacional. A eliminação da equipe merengue foi anunciada nesta sexta por Francisco Rubio, juiz de competições da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

O meia Denis Cheryshev foi colocado em campo pelo técnico Rafa Benítez, mas não poderia ter atuado pelo fato de que deveria cumprir suspensão de uma partida, ainda pela sequência de três cartões amarelos que recebeu pelo Villarreal na edição passada da Copa do Rei.

O jogador russo ainda não havia cumprido a pena com a camisa do Villarreal e por isso deveria ter ficado fora deste confronto com o Cádiz, contra o qual fez um gol na última quarta na vitória por 3 a 1, fora de casa, pelo confronto de ida do mata-mata.

Já desde a última quarta-feira, a exclusão do Real Madrid da Copa do Rei já vinha sendo tida como certa. Isso pelo fato de que existe um documento da RFEF que mostrava a impossibilidade de escalação do russo, que foi substituído por Rafa Benítez no decorrer do confronto.

A RFEF, entretanto, só levaria em consideração a suspensão de Cheryshev se o Cádiz denunciasse a escalação irregular do jogador, o que acabou acontecendo na última quinta-feira. O Real, porém, ainda poderá recorrer ao Comitê de Apelações da entidade que controla o futebol nacional para tentar reverter a decisão e assim seguir na competição.

Após ter conhecimento desta informação durante o jogo com o Real, a torcida do Cádiz começou a cantar que Cheryshev não poderia estar jogando. Rafa Benítez recebeu essa notícia apenas quando o segundo tempo começou e, pouco depois, sacou o russo.

No ano passado, por situação idêntica, o Osasuna foi excluído da Copa do Rei. À época, o clube escalou irregularmente o jogador Unaí.

Na última quinta-feira, o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, disse que a pena de exclusão da Copa do Real não era aplicável ao clube porque Cheryshev não havia sido notificado pessoalmente sobre a suspensão, que ocorreu quando o jogador estava emprestado ao Villarreal.
Sexta, 04 de Dezembro de 2015 - 13:45

Bahia reafirma prioridade por Marcelo Lomba em 2016

por Ulisses Gama
 Bahia reafirma prioridade por Marcelo Lomba em 2016
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Emprestado para a Ponte Preta neste ano, o goleiro Marcelo Lomba, que tem vínculo com o Bahia até o fim de 2017, tem a sua volta como prioridade entre a cúpula tricolor. De acordo com o vice-presidente, Pedro Henriques, o clube está aberto a ouvir qualquer proposta, mas a ideia não é de vencer o atleta.  
 
“Ele está nos planos pra 2016, tem contrato até o fim de 2017  e vai ser imprescindível pra gente. Nós não temos pretensão de vendê-lo. Ouvir propostas a gente pode ouvir, mas repito: não temos pretensão de vender Lomba. Ele foi destaque na Série A e a gente conta muito com ele”, disse, em entrevista ao jornal Correio* publicada nesta sexta-feira (4).
 
Destaque no alvinegro de Campinas, Lomba atuou nos 37 jogos da equipe no Campeonato Brasileiro da Série A. Diante do Sport Recife, no domingo (6), pela última rodada do certame, o arqueiro foi liberado.
Sexta, 04 de Dezembro de 2015 - 13:30

Gol do Corinthians sobre o São Paulo é eleito o mais bonito do Brasileirão

por Edimário Duplat
Gol do Corinthians sobre o São Paulo é eleito o mais bonito do Brasileirão
Foto: Divulgação/CBF
Com 38% dos votos, o gol do atacante Lucca, na goleada de 6 a 1 do Corinthians para o São Paulo, foi eleito como o mais bonito do Campeonato Brasileiro 2015. A eleição, efetuada pelo site da CBF, teve a participação de internautas e concorria com mais nove tentos realizados no certame nacional.

Em segundo lugar ficou o gol de Dátolo, na vitória do Atlético Mineiro por 4 a 1 sobre o Flamengo, com 16% dos votos. O gol de Michel Bastos, do São Paulo, contra o Atlético-MG ficou em terceiro com 12% dos votos.

Confira abaixo a votação dos gols do Brasileirão:

1º Lucca (Corinthians), contra o São Paulo, na 36ª rodada: 38%
2º Dátolo (Atlético Mineiro), contra o Flamengo, na 27ª rodada: 16%
3º Michel Bastos (São Paulo), contra o Atlético Mineiro, na 35ª rodada: 12%
4º Gustavo Scarpa (Fluminense), contra o Goiás, na 28ª rodada: 11%
5º Paulinho (Flamengo), contra a Chapecoense, na 25ª rodada: 7%
6º Marlone (Sport), contra o Palmeiras, na 32ª rodada: 6%
7º Neto (Chapecoense), contra o Vasco, na 11ª rodada: 3%
8º Renato Cajá (Ponte Preta), contra a Chapecoense, na 4ª rodada: 3%
9º Ricardo Oliveira (Santos), contra o Cruzeiro, na 21ª rodada: 3%
10º Zé Love (Goiás), contra o Vasco, na 20ª rodada: 1%
Conor McGregor brinca em entrevista e afirma que venceria Jesus Cristo: ‘Daria uma surra’
O atual campeão interino peso-pena e pleiteante ao cinturão definitivo da categoria, Conor McGregor, deu mais uma declaração polêmica antes do confronto contra o brasileiro José Aldo. Em entrevista, o pugilista afirma que nem mesmo Jesus Cristo o venceria em combate no octógono.

“Eu, Conor McGregor, tendo como adversário Jesus Cristo no octógono? Afirmo que não existe um homem vivo que consiga me vencer no cage. Mas vale ressaltar que Jesus não está vivo, então tenho minhas dúvidas... Mas talvez, se ele voltasse dos mortos, eu lhe daria uma surra”, brincou o irlandês em entrevista ao site TMZ.

José Aldo e Conor McGregos se enfrentam no próximo dia 12 de dezembro, em confronto válido pelo UFC 194 e que será realizado na cidade de Las Vegas.
 
UFC 194
 
12 de dezembro, em Las Vegas (EUA)
 
CARD PRELIMINAR - a partir de 21h (horário da Bahia)
Peso-galo: Urijah Faber x Frankie Saenz
Peso-palha: Tecia Torres x Jocelyn Jones-Lybarger
Peso-meio-médio: Warlley Alves x Colby Covington
Peso-leve: Léo Santos x Kevin Lee
Peso-leve: Joe Proctor x Magomed Mustafaev
Peso-leve: John Makdessi x Yancy Medeiros
Peso-meio-médio: Court McGee x Márcio Lyoto
 
CARD PRINCIPAL - a partir de 0h (horário da Bahia)
Peso-pena: José Aldo x Conor McGregor
Peso-médio: Chris Weidman x Luke Rockhold
Peso-médio: Ronaldo Jacaré x Yoel Romero
Peso-meio-médio: Demian Maia x Gunnar Nelson
Peso-pena: Max Holloway x Jeremy Stephens
Sexta, 04 de Dezembro de 2015 - 12:05

Vagner Mancini renova contrato com o Vitória

por Glauber Guerra
Vagner Mancini renova contrato com o Vitória
Foto: Divulgação / Vitória
O técnico Vagner Mancini continuara à frente do Vitória na temporada 2016. O treinador chegou a um acordo com a diretoria Rubro-negra nesta sexta-feira (4) e renovou contrato até o fim do ano que vem. “A grande identificação que tenho pelo Vitória e a visão da diretoria do clube pesaram demais nessa escolha. Teremos totais condições de fazer um grande ano em 2016 e agradeço em especial ao torcedor do Vitória por todo o apoio dado em 2015”, disse Mancini, em entrevista ao site oficial da agremiação. Em sua terceira passagem pelo Leão, o técnico conduziu o Leão de volta a Série A. Ele comandou o time em 32 partidas e obteve 15 vitórias, nove empates e oito derrotas. O elenco se reapresentará no dia 5 de janeiro.
Sexta, 04 de Dezembro de 2015 - 11:40

Previsto para dezembro, Centro de Natação será inaugurado após o carnaval de 2016

por Edimário Duplat
Previsto para dezembro, Centro de Natação será inaugurado após o carnaval de 2016
Foto: Divulgação
Prometido para o final de 2015, o Centro Olímpico de Natação passará por mais uma mudança da data de sua inauguração. Em contato com o Bahia Noticias, a Secretária de Comunicação do Estado informou que as obras do Parque Aquático, localizado nas dependências da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), na Avenida Bonocô, serão finalizadas em janeiro de 2016, com inauguração prevista para depois do carnaval do mesmo ano. Apresentado em 2009, o projeto tinha previsão de entrega para 2011. Entretanto, após mudanças na logística, o centro teve suas obras iniciadas apenas em 2013 (clique aqui) com entrega de previsão para março de 2015, o que não aconteceu. Na ocasião, em nova entrevista do Bahia Notícias (clique aqui), a data de inauguração foi para o mês de maio até ser novamente adiada para o mês de dezembro.
Foto: Alexandre Galvão/Bahia Notícias

“Nós vamos superar essa situação. Evidentemente é muito demorado, demorou muito de ser concluída, mas quando nós nesse exato momento estamos desenvolvendo um esforço muito grande. Pessoalmente estou visitando a piscina semanalmente, tenho me reunido com os técnicos para que a gente possa identificar quais são os obstáculos que existem. E nós estamos em um estágio bastante avançado. E a nossa expectativa é efetivamente concluir essa piscina olímpica até o final do ano. Ou seja: não é fácil. Estamos vivendo um momento de dificuldade financeira, mas o esforço nosso é muito grande, porque entendemos a importância desse equipamento para a população, temos um potencial muito grande de natação...”, afirmou o secretário Álvaro Gomes em entrevista realizada em outubro para o Bahia Notícias (clique aqui).
Sexta, 04 de Dezembro de 2015 - 11:20

Nacional sub-20: Bahia estreia contra o Fluminense neste sábado

por Ulisses Gama
 Nacional sub-20: Bahia estreia contra o Fluminense neste sábado
Foto: Divulgação / EC Bahia
Depois de ser eliminado na Copa do Nordeste sub-20 nas quartas de final, o Bahia volta ao gramado pelo Campeonato Nacional da categoria, que tem organização da Federação Gaúcha de Futebol (FBF).
 
Neste domingo (6), a estreia da equipe comandada por Manoel Alex será contra uma potência das divisões de base. O adversário será o Fluminense, no estádio Antônio Vieira Ramos, às 16h30 (horário de Salvador).
 
Para a partida, o Bahia deve atuar com a seguinte escalação: Jean; Flávio, Rodrigo, Bolívia, Juninho; Éder, Sávio, Mairon e Endrick; Rodrigo Rodrigues e Hugo Freitas.
 
A equipe embarca para o Rio Grande Sul na manhã deste sábado (5) com a seguinte relação de atletas:
 
Goleiros: Jean e Igor
Laterais: Juninho, Flávio e Felipinho
Zagueiros: Marlon, Bolívia e Rodrigo
Volantes: Éder, Sávio e Luigi
Meias: Endrick, Mairon, Cadu e Matheus
Atacantes: Zeca, Kaynan, Matheus Peixoto, Hugo Freitas e Rodrigo Rodrigues
Sexta, 04 de Dezembro de 2015 - 11:15

Vitória convoca assembleia geral para o dia 20 de dezembro

por Glauber Guerra
Vitória convoca assembleia geral para o dia 20 de dezembro
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O Esporte Clube Vitória publicou nesta sexta-feira (4) o edital de convocação para a assembleia geral, que visa reformar o estatuto. O encontro está marcado para o dia 20 de dezembro, a partir das 9h, na Arena Fonte Nova. Apenas os associados em dia poderão votar nas propostas. A principal proposta é a implantação de eleições diretas. Atualmente, o Leão é comandado bionicamente por presidente escolhido por algumas centenas de conselheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário