quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

NOTICIAS DA POLITICA, ESPORTES, IMPEACHMENT DE DILMA E MUITO MAIS..

Censura do Grammy a brasileiros por causa de Inês Brasil é destaque na coluna Holofote
Foto: Reprodução / Youtube
Por causa da insistência de fãs de Inês Brasil, o Grammy bloqueou a página do Facebook para acesso de perfis brasileiros. A coluna Holofote ainda traz informações sobre a banda Babado Novo, que faz campanha com artistas no Instagram para o lançamento da música ‘Descidinha’, e que São Francisco do Conde receberá a TV Globo por um ano para gravação de novela 'Velho Chico'. Clique aqui e confira estas e outras matérias na coluna Holofote!
Base do PT protocola recurso no STF contra processo de impeachment
Foto: Alex Ferreira/ Câmara dos Deputados
O deputado federal Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA) protocolou no início da tarde desta quinta-feira (3), no Supremo Tribunal Federal (STF), o primeiro mandado de segurança contra o pedido de impeachment da presidente Dilma ROusseff (PT). Logo depois, no meio da tarde, deputados petistas também entraram com mandado de segurança na Corte questionando a abertura do processo. A solicitação do jurista e um dos fundadores do PT, Hélio Bicudo, foi aceito na quarta-feira (2) pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). De acordo com o Estadão, o argumento utilizado é que Cunha deveria dar a Dilma a oportunidade de defesa no Congresso, antes de acolhe o pedido de impeachment. "Ao fazê-lo sem notificar previamente a presidente para que oferecesse resposta, (Cunha) violou os princípios do devido processo legal, de ampla defesa e do contraditório". Pereira Júnior avalia que, somente depois de juntada a defesa ao processo, Cunha deveria analisar a causa. A base aliada do governo federal acredita que o peemedebista usou de chantagem para dar continuidade ao trâmite do pedido ao tentar barrar o processo de cassação contra si mesmo no Conselho de Ética da Câmara.
Saída de Darino Sena da Rede Bahia para a TV Aratu é destaque na coluna Esportes
Foto: Reprodução / TV Bahia
Principal comentarista de esportes da TV Bahia, Darino Sena está próximo de deixar a líder de audiência no estado. O jornalista é alvo de cobiça da TV Aratu, mas se recusou a comentar o assunto. A coluna Esportes ainda informa que o Real Madrid pode ser eliminado da Copa do Rei por conta de uma escalação irregular e que a Copa do Mundo deverá contar com 40 seleções a partir de 2026. Clique aqui e confira estas e outras matérias na coluna Esportes!
Homem é preso após divulgar vídeo em que corta cabeça de pássaro vivo com tesoura
Foto: Reprodução / Youtube
Um homem foi preso nesta quarta-feira (2) na cidade de Mogi das Cruzes (SP), após divulgar vídeo nas redes sociais em que aparece cortando a cabeça de um pássaro vivo com uma tesoura. Nas imagens, o acusado reclama de alguém que o enviou o animal e diz que “gosta de sujeito homem”. Ele prova que o pássaro, da espécie “trinca-ferro”, está vivo antes de cometer o crime. Depois, devolve o corpo para a gaiola para “por pra cantar” e diz que vai cozinhar a cabeça. Segundo o Jornal Cidades, o suspeito foi identificado pela Polícia Militar Ambiental e preso, acusado de crimes como manutenção de animais silvestres em cativeiro e ato de crueldade que resulte em morte. Além disso, o homem terá que pagar multa administrativa.
Terroristas não gastaram mais que 30 mil euros para atacar Paris, diz ministro
Foto: Georgina Coupe/ Number 10
O ministro das Finanças francês, Michel Sapin, disse nesta quinta-feira (3) que quem organizou os atentados terroristas em Paris no último dia 13 de novembro não gastou mais do que 30 mil euros. De acordo com a Agência Brasil, o Ministério das Finanças detectou que cartões crédito pré-pagos, alguns deles comprados na Bélgica, foram utilizados para pagar carros e apartamentos usados nos dois dias anteriores aos ataques. "O custo desses últimos ataques, o financiamento dos ataques, representa uma soma que não excede os 30 mil euros", garantiu Sapin durante entrevista na capital francesa. Segundo ele, os autores dos ataques faziam pagamentos em valores reduzidos, dificultando o rastreamento.
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 15:20

Abertura de impeachment pode gerar mais instabilidade para inflação, avalia Fipe

por Maria Regina Silva | Estadão Conteúdo
Abertura de impeachment pode gerar mais instabilidade para inflação, avalia Fipe
Foto: Divulgação
abertura de processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff é um elemento adicional para a já pressionada inflação no próximo mês ou até mesmo nos meses seguintes, avaliou o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), André Chagas. "É um componente de instabilidade que pode ter impactos em contratos ou em produtos que são influenciados pelo câmbio", analisou. Apesar da queda do dólar ante o real nesta quinta-feira (3) o economista da Fipe acredita que este movimento pode não se sustentar. "Com isso, pode se gerar nova pressão em itens que até já estão pressionados", disse, ao citar como exemplo o açúcar, que subiu cerca de 13% na capital paulista. "Acho difícil o processo ser definido em dezembro, o que vai acabar gerando algum repasse de preço em alguma medida", completou. Além disso, o economista da Fipe acredita que, além da inflação elevada em 2015, a abertura de impeachment elimina qualquer possibilidade de aumento nos preços dos combustíveis este ano. "No meio desse processo, imagino que o governo não vai querer criar ainda mais indisposição", avaliou.
Região Metropolitana de Salvador deve ganhar policlínica, anuncia Rui Costa
Foto: Amanda Oliveira/ Secom
A Região Metropolitana de Salvador (RMS) ganhará uma policlínica, construída pelo governo do Estado. Em reunião, nesta quarta-feira (2), com 13 prefeitos da RMS, Rui anunciou a ação. A ação é parte do projeto dos Consórcios de Saúde e funciona como uma forma de desafogar o sistema e melhorar o atendimento à população. De acordo com o projeto, os consórcios (31 no total), que atualmente envolvem apenas municípios, terão a participação do Estado, passando a ficar responsáveis pela gestão regionalizada de serviços, como unidades de pronto atendimento, laboratórios regionais e, eventualmente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), e hospitais municipais. A meta é construir 28 policlínicas com até 13 especialidades, 32 serviços e equipamentos - a exemplo de tomógrafos e de ressonância magnética - para rastreamento de câncer de mama e outros exames. A proposta prevê ainda que o Estado seja o responsável pela construção e aquisição dos equipamentos das unidades, além de cofinanciar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão ratear o restante.
Freio de ônibus falha e veículo colide com muro na Avenida Contorno
Foto: Leitor/ BN
Um ônibus colidiu com um muro na Avenida Contorno, em Salvador, no começo da tarde desta quinta-feira (3). De acordo com a Transalvador, ninguém ficou ferido na colisão e o acidente, agora, não causa mais lentidão no trânsito. O motivo não foi registrado, mas leitores do Bahia Notícias apontaram que o freio do veículo falhou.
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 14:20

Barbosa nega descumprimento de acordos com PMs e promete estatuto até 2016

por Guilherme Silva / Rebeca Menezes
Barbosa nega descumprimento de acordos com PMs e promete estatuto até 2016
Foto: Guilherme Silva / Bahia Notícias
O secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Maurício Barbosa, negou que o Estado tenha descumprido os acordos firmados após a greve dos policiais militares, em 2014, como afirmou o deputado estadual Soldado Prisco (PSDB) (clique aqui). O parlamentar acusou o governo de cumprir “uma parte pequena desse acordo”. “Mas a maioria da parte ele não cumpriu. Não cumpriu a regulamentação do artigo 92, que fala sobre insalubridade e periculosidade, auxílio transporte e auxílio titulação”, afirmou Prisco, em entrevista ao Bahia Notícias. Porém, durante visita ao 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual da Bahia, na Arena Fonte Nova, Barbosa defendeu que a maior parte já foi resolvida. “Muitos acordos foram cumpridos sim. Muitos estão em processo de discussão, até por conta da situação econômica do Estado”, justificou. Segundo ele, a implantação de benefícios como insalubridade e periculosidade, auxílio transporte e auxílio titulação ocorrerá por meio do estatuto da categoria, que será encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). “Então é mais uma questão de definição da parte econômica, que acredito que será resolvida até o primeiro semestre de 2016. Em relação a todos os outros compromissos, foram resolvidos sim”, sustentou.
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 14:00

FONTE   BAHIA  NOTICIAS 

Senado aprova relatório final da CPI que investiga fraudes no Carf

Senado aprova relatório final da CPI que investiga fraudes no Carf
Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil
O Senado aprovou na manhã desta quinta-feira (3) o relatório final da CPI do Carf, que investiga fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) para favorecer empresas julgadas pelo órgão por crimes contra a Receita Federal. O documento já havia sido apresentado na semana passada pela relatora do caso, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), e pede o indiciamento de 28 pessoas entre assessores, representantes de empresas e servidores públicos por crimes como sonegação fiscal e corrupção ativa. Todos já são investigados pela Polícia Federal como parte da Operação Zelotes. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), no entanto, se posicionou de forma contrária à aprovação. Segundo a Agência Brasil, ele defende que mais pessoas deveriam ser convocadas para prestar depoimento e a lista de pedidos de indiciamento também deveria ter sido maior. "Diante dos indícios verificados, haveria, aparentemente, razões para solicitar o indiciamento de Erenice Guerra [ex-ministra da Casa Civil], bem como do ex-ministro Silas Rondeau [Minas e Energia], por exemplo, já que tanto Erenice quanto Silas foram cotados em depoimentos colhidos pela CPI como frequentadores da SGR Consultoria, cuja propriedade seria, em tese, de um dos principais articuladores do esquema, o ex-conselheiro do Carf, José Ricardo da Silva”, explica o parlamentar. A estimativa é que o esquema de corrupção no Carf tenha desviado R$ 19 bilhões. O relatório final indica que 70 processos envolvendo dívidas de bancos, montadoras de automóveis e siderúrgicas tiveram irregularidades.
 Deputado lê pedido de impeachment e inicia oficialmente investigações contra Dilma
Foto: Reprodução / TV Câmara
O primeiro-secretário da Câmara, deputado Beto Mansur (PRB-SP), começou a ler na tarde desta quinta-feira (3) o pedido de impeachment que foi acatado pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ao todo, o documento tem 65 páginas. Segundo o G1, em seguida deve ser lida a decisão de Cunha que autorizou a abertura do processo. A leitura abre oficialmente as investigações que podem resultar no afastamento da presidente Dilma Rousseff. O pedido de afastamento que foi aceito pelo presidente da Câmara é de autoria dos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior, e foi entregue no dia 21 de novembro. O texto alega que a petista cometeu crimes de responsabilidade ao praticar as pedaladas fiscais para servir como "maquiagem das contas públicas". Além disso, o documento argumenta que ela dificilmente não sabia dos escândalos de corrupção da Petrobras e a acusa de agir com dolo ao não interromper as irregularidades na compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. A partir da leitura do pedido de impeachment, os partidos com representação na Câmara vão poder indicar os seus membros que vão participar da comissão que vai analisar as denúncias e dar um parecer pela continuidade ou não do processo.
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 13:40

Banco Central lança moeda comemorativa de Salvador

Banco Central lança moeda comemorativa de Salvador
Foto: Divulgação
O Banco Central lançou nesta quinta-feira (3) uma moeda comemorativa da cidade de Salvador. Ela tem uma imagem do Elevador Lacerda com vista para o Mercado Modelo no anverso, e exibe uma baiana de acarajé com seu tabuleiro no reverso. Cunhadas em prata, inicialmente serão produzidas três mil moedas, mas a tiragem pode chegar a dez mil. Cada uma custa R$ 180 e pode ser comprada através do site do Banco do Brasil na internet ou em agências de diferentes cidades do Brasil. Em Salvador, é possível adquirir a moeda na agência da Avenida Anita Garibaldi, em Ondina. A moeda faz parte da série especial Cidades Patrimônio da Humanidade no Brasil, que lembra os lugares que já receberam o título da Unesco. Brasília, Ouro Preto, Goiás, Diamantina e São Luís já foram homenageados.
Manutenção de pena à Água Frésca é destaque na coluna Justiça
Foto: Reprodução
O pedido da Água Frésca para retomar voltar a praticar a extração de água mineral em Dias D’Ávila foi negado pela desembargadora Lícia de Castro Laranjeiras. A coluna Justiça ainda traz informações sobre a TIM, que foi condenada a pagar indenização de R$ 100 milhões por derrubar chamadas, e que defensores públicos declararam mobilização contra o projeto que muda a licença prêmio. Clique aqui e confira estas e outras matérias na coluna Justiça!
FBI indicia Marco Polo del Nero e Ricardo Teixeira por corrupção nos Estados Unidos
Foto: Rafael Ribeiro / CBF
Marco Polo del Nero e Ricardo Teixeira, atual e ex-presidente da CBF, respectivamente, foram indiciados por corrupção pelo FBI. De acordo com o Estadão, del Nero é acusado de receber propinas em contratos comerciais envolvendo Confederação Brasileira de Futebol. O governo americano havia feito um pedido de cooperação com o Brasil para que ele fosse preso ou ouvido pela justiça, mas uma juíza no Rio de Janeiro suspendeu qualquer cooperação entre os dois países no caso da Fifa. Nesta quinta-feira (3), o Comitê de Ética da Fifa divulgou que está investigando del Nero por diversas infrações ao Código de Ética da entidade desde o dia 23 de novembro. Pela manhã, os vice-presidentes da Fifa, Alfredo Hawit - presidente da Concacaf - e Juan Napout - presidente da Conmebol - foram presos em Zurique. O pedido de prisão dos dois partiu dos Estados Unidos.
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 13:00

Dívida privada do Brasil atingirá 93% do PIB até final de 2015, aponta Fitch

por Niviane Magalhães | Estadão Conteúdo
Dívida privada do Brasil atingirá 93% do PIB até final de 2015, aponta Fitch
Foto: Reprodução / Seara News
A dívida das empresas privadas aumentou rapidamente nos principais mercados emergentes nos últimos 10 anos, superou os níveis de dívida pública e elevou o risco das economias, dos sistemas financeiros e da dívida dos países, de acordo com a agência de classificação de risco Fitch. O Brasil lidera o ranking de vulnerabilidade dos sete grandes emergentes, com a dívida do setor privado atingindo 93% do Produto Interno Bruto (PIB) até o final de 2015. Entre 2005 e o fim de 2014, a Fitch estima que o Brasil teve a maior valorização, de 50 pontos porcentuais do PIB, seguido pela Turquia, de 49. "Os desafios enfrentados pelo Brasil refletem, em parte, a rápida ascensão e o nível de endividamento do setor privado", disse a Fitch. A agência lista uma série de problemas que agravam a vulnerabilidade: a desaceleração da economia, a alta na taxa de juros (acompanhando a elevação dos juros nos Estados Unidos), a volatilidade do câmbio e a queda nos preços das matérias-primas de exportação. A dívida do setor privado nos sete grandes países emergentes (Brasil, Índia, Indonésia, México, Rússia, África do Sul e Turquia) subiu, em média, de 46% do PIB em 2005 para 71% em 2014. A Fitch prevê que até o final de 2015, esse valor chegue a 77%, agravado pelo impacto da depreciação cambial. O México tem a menor porcentagem, com previsão que chegue a 47% até o final deste ano. Segundo a Fitch, muitas das crises nos países emergentes têm sido precedidas por um aumento na dívida. A dívida do setor privado tem frequentemente migrado para balanços dos governos em crises financeiras passadas. Portanto, a dívida privada representa um passivo contingente na dívida soberana, em especial para as empresas estatais, que têm sido mais pressionadas.
Cheias no Sul da Índia atingem 2 milhões de pessoas e deixam 269 mortos
Foto: STR/EFE/Agência Lusa
Pelo menos 269 pessoas morreram e 2 milhões foram afetadas pela chuva intensa registrada há mais de um mês no estado indiano de Tamil Nadu, disse o ministro do Interior, Rajnath Singh, no Parlamento, à imprensa local. Segundo a Agência Lusa, as chuvas intensificaram-se no último fim de semana e deixaram a Região Sul da Índia em estado de emergência. A previsão é de mais chuva até segunda-feira (7). Entre 4 mil e 5 mil integrantes das Forças Armadas e dos serviços de emergências foram destacados em operações de resgate na capital regional, Chennai, e distritos próximos mais atingidos, disse à agência EFE o assessor de Operações da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres, Anurag Gupta. Ele informou que só nas últimas 48 horas pelo menos 44 pessoas morreram na região, onde é esperada chuva forte nas próximas 72 horas.
Ministério reconhece emergência por seca em Abaíra, Morro do Chapéu, Poções e Planaltino
Abaíra, na Chapada Diamantina, sofre com seca / Foto: Reprodução / L12
Os municiípios de Abaíra e Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina; Planaltino, no Vale do Jiquiriça; e Poções, no sudoeste, tiveram o decreto de situação de emergência devido à estiagem reconhecido pelo Ministério da Integração Nacional. As quatro cidades já estavam sob condição de emergência por decreto estadual. Agora, ficam com a situação decretada em nível federal, o que aumenta as condições de enfrentar a seca e a estiagem. Ao todo, a Bahia tem 152 cidades que enfrentam o problema da seca no estado. A determinação do Ministério da Integração Nacional foi publicada (ver aqui) nesta quinta-feira (3) no Diário Oficial da União.
Wagner defende Dilma e diz que Cunha perdeu legitimidade como presidente da Câmara
Foto: Manu Dias/GOVBA
O ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, aproveitou coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (3) para defender a presidente Dilma Rousseff (PT) e rebater as críticas feitas pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB) (clique aqui e leia). Em seu discurso, Wagner alegou que Cunha mentiu ao dizer que se reuniu com Dilma para discutir o processo de impeachment e avaliou como “sem causa” o movimento pelo impedimento da petista. “É a primeira vez que eu vejo um impeachment em que se procura como encaixar a presidente. Devia ser consequência de um fato, é isso que diz a Constituição. Mas eles [oposição] andaram o ano inteiro com uma lanterna na mão procurando como encaixar Dilma”, criticou. Para o ministro, não há sentido no argumento de que o governo federal não atingiu a meta fiscal e esta será a defesa levada tanto ao Congresso Nacional quanto ao Supremo Tribunal Federal (STF). “O próprio nome diz, é meta. Não pode ser colocado como crime de responsabilidade. Os governadores estão descumprindo compromisso salarial porque não têm dinheiro. Isso seria crime? Seria motivo de impeachment?”, questionou. O chefe da Casa Civil acredita que, após as atitudes recentes tomadas na Câmara, Cunha perdeu a legitimidade para se manter na presidência da Casa. “Quem senta na cadeira de presidente é magistrado. Não pode ser do governo ou bunker da oposição. Ele perdeu a condição de magistrado. [...] Não tem condições dele continuar. Ficou claro quando ele tentou interditar o funcionamento do Conselho de Ética. É complicado quando se tem o poder da caneta.  Ele pressionou o conselho, é público isso”, criticou. Questionado sobre a relação com o vice-presidente Michel Temer (PMDB) após o anúncio, Wagner minimizou: “É uma relação tranquila, não tem nenhuma animosidade, o fato de ser do mesmo partido não quer dizer muito. Ele é um democrata e também está contra o impeachment”.
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 11:40

Mulher é esfaqueada por namorado no Porto da Barra

por Rebeca Menezes
Mulher é esfaqueada por namorado no Porto da Barra
Foto: Gerciane Vieira/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
Uma mulher de 30 anos foi esfaqueada na noite desta quarta-feira (3), no Porto da Barra, em Salvador. De acordo com a Central de Polícia, Daniela Santos Bulhosa estava sentada na balaustrada quando foi surpreendida pelo namorado, identificado como “Rasta”, por volta das 18h. O homem esfaqueou a mulher no pescoço e fugiu. Daniela foi socorrida por uma viatura da 11ª CIPM e levada para o Hospital Geral do Estado (HGE). De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a vítima passou por cirurgia e está em ventilação mecânica na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. O estado de saúde da vitima é considerado grave.
Estado consegue liminar para suspender venda da Gaspetro para Mitsui
Foto: Divulgação / Agerba
O Estado da Bahia conseguiu, nesta quarta-feira (2), uma liminar para suspender a aquisição da Gaspetro pela Mitsui, no processo de venda de ativos da Petrobras. O governo questionava a transação por acreditar que,ao incorporar ações da Bahiagás, a companhia japonesa poderia adquirir participação relevante na estatal, o que “implicaria violação do modelo tripartite do acordo de acionistas, além da usurpação do poder de controle do Estado da Bahia na Bahiagás”. Na ação, o governo explica que o acordo, da forma como foi posto, permitiria que o bloco de acionistas ocupasse a maior parte da diretoria da estatal, o que teria potencial "para redefinir e a pouco reduzir o poder de controle” estadual na empresa. Além disso, a ação questionava o descumprimento da Lei Federal nº 10.438/2002, que proíbe que concessionárias de serviços de energia elétrica explorem a venda de gás canalizado – já que a Mitsui compartilharia o controle da Energia Sustentável do Brasil, concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau. Na decisão proferida nesta quarta, o juiz Manoel Ricardo Calheiros D’Avilla, da 5ª Vara da Fazenda Pública, define o prazo de cinco dias para que sejam apresentados todos os documentos relativos à operação, além da suspensão imediata dos atos e efeitos da transação econômica, sob pena de multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento.
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 11:20

Água Fria: Quadrilha explode agência antes de ser inaugurada

por Francis Juliano
Água Fria: Quadrilha explode agência antes de ser inaugurada
Foto: Reprodução / Bahia 10
Uma agência do Banco do Brasil, que nem tinha sido inaugurada, foi explodida na madrugada desta quinta-feira (3) em Água Fria, na região de Feira de Santana, Portal do Sertão. O fato teria ocorrido por volta das 2h, e a ação se prolongou por cerca de 30 minutos. De acordo com informações preliminares da Delegacia Territorial, populares informaram terem ouvido três explosões. No entanto, o grupo, formado por cerca de dez homens, não conseguiu levar nenhuma quantia. A agência que seria inaugurada neste mês não tinha dinheiro guardado. Ainda segundo a Delegacia, o grupo ainda efetuou diversos disparos para o alto durante a ação. Na fuga, os criminosos furaram pneus de uma viatura da Polícia Militar, antes de tomarem o rumo de uma estrada vicinal, que dá acesso a municípios vizinhos de Sátiro Dias e Inhambupe. Ainda não há informações do paradeiro da quadrilha. Este é o segundo ataque a banco na cidade. Em março, a agência do Bradesco foi explodida. 
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 11:00

Biel fala sobre fãs, novo funk e privacidade: 'A real intimidade é só pra quem merece'

por Aymée Francine
Biel fala sobre fãs, novo funk e privacidade: 'A real intimidade é só pra quem merece'
Foto: Divulgação
Um dos representantes do novo funk, Biel vem a Salvador neste sábado para apresentar o seu novo show e conversou com o Bahia Notícias sobre sua vinda à capital baiana e recente sucesso entre os adolescentes do Brasil inteiro. O garoto, de 19 anos e que ficou conhecido como 'Justin Bieber brasileiro' explicou que a pouca idade dos fãs nunca foi um problema pra música que faz. “Costumo dizer que o pop é o novo funk, é uma vertente do funk com mais cuidado, mais carinho e melodia". Falou também sobre um vídeo que postou no Snapchat e virou polêmica: o cantor estava fazendo xixi na beira de uma estrada e as imagens são reveladoras. "A real intimidade é só pra quem merece...", contou ele minimizando a situação.  Clique aqui e leia a entrevista completa!
Rui antecipa ICMS e quita dívidas com 417 municípios baianos
Foto: Divulgação
O governador Rui Costa garantiu, nesta quarta-feira (2), a antecipação de repasses para todos os municípios baianos, além da quitação de dívidas contraídas em 2015. Durante reunião com representantes de 13 prefeituras que integram a Entidade Metropolitana, o gestor assegurou que, até o fim do ano, realizará os pagamentos referentes aos programas na área de saúde, como o Programa de Saúde da Família e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os valores referentes ao setor somam R$ 33 milhões. “Vamos fazer todos os esforços para que as prefeituras baianas equilibrem suas contas públicas, antecipando, para este mês, o pagamento da última parcela do ICMS de 2015, que seria paga em janeiro. Esse montante representa R$ 100 milhões que serão distribuídos para as 417 cidades baianas”, explicou Rui. O montante do Estado que será destinado às prefeituras é proveniente de remanejamento interno do orçamento. Já os débitos de gestões anteriores a 2015 serão pagos até o final de 2016. Os novos recursos que serão injetados visam ajudar a reverter a situação dos cofres municipais, prejudicada pela queda no recebimento do Fundo de Participação dos Municípios.
Proibição do uso de instrumentos com mercúrio como componente é destaque em Saúde
Foto: Getty Images
A Anvisa propôs a proibição de uso de termômetro e medidor de pressão com mercúrio como componente, por ser um perigoso agente tóxico. A coluna Saúde ainda informa que uma Clínica dos Médicos Sem Fronteiras foi bombardeada no Iêmen e que aplicativos de paquera provocam alta nos casos de HIV entre jovens, diz Unicef. Clique aqui e confira estas e outras matérias na coluna Saúde!
Mata de São João: Índice coloca cidade com educação melhor avaliada na RMS
Foto: Reprodução
A educação em Mata de São João foi apontada como a melhor avaliada na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Com nota de 4,3 no Índice de Oportunidade da Educação Brasileira (Ioeb), o município superou outras cidades, como Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari. O Ioeb busca identificar quanto um município ou estado contribui para o sucesso educacional de crianças e jovens.  Na avaliação, o índice leva em consideração não só o desempenho dos alunos matriculados nas redes públicas de ensino medido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), mas todo o sistema educacional, o que inclui as crianças e jovens que estejam fora da escola. Ainda são avaliadas as características das escolas do município, a qualificação dos professores e diretores de escola, o número de horas de aula por dia, entre outros fatores. Atualmente, 62% dos alunos da rede municipal de ensino em Mata de São João estão matriculados no turno integral. Nessas unidades, os estudantes chegam na escola pela manhã e retornam para casa à tarde. No intervalo, eles assistem às aulas, merendam, almoçam, fazem atividades físicas, recebem aulas de reforço de matemática e português, entre outras atividades. 
Cunha acusa Dilma de mentir em rede nacional e diz que presidente participa de barganhas
Foto: Reprodução / Globo News
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deu entrevista coletiva, na manhã desta quinta-feira (3), e afirmou que a presidente Dilma Rousseff (PT) mentiu em rede nacional na última quarta-feira (2), quando disse que não faria barganha com ele sobre o processo de impeachment.  "A presidente mentiu”, afirmou repetidamente Cunha, que citou uma suposta participação do ministro Jaques Wagner ao tentar demovê-lo de autorizar a abertura do processo de impeachment. Ele disse ainda que se recusou a aceitar barganha para aprovar a CPMF e que a dita negociação estaria sendo feita "à sua revelia". "Ela simplesmente estava participando de uma negociação, o ministro levou um deputado ao gabinete e lá a presidente queria que tivesse o comprometimento de aprovar a CPMF. Eu não sabia da presença do deputado e sequer do conteúdo do diálogo e simplesmente foi me trazida a proposta", disse o presidente da Câmara. Cunha ainda declarou ter um atrito "constante" com o PT, que vê como seu adversário, e disse que prefere "não ter os votos do PT no Conselho (de Ética)".
Show de Vander Lee e parceria entre Adele e Lionel Richie são destaques em Cultura
Foto: Divulgação
Após mashup com a música 'Hello', Lionel Richie confirmou uma parceria futura com Adele. A coluna Holofote ainda traz informações sobre a apresentação de Vander Lee, em Camaçari, na abertura do projeto 'Poetas em Concerto’, e que São Sebastião do Passé receberá oficina de capoeira gratuita neste sábado. Clique aqui e confira estas e outras matérias na coluna Cultura!
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 10:00

Barbosa classifica problema em Amaralina como ‘fato pontual’, mas mantém reforço

por Guilherme Silva / Rebeca Menezes
Barbosa classifica problema em Amaralina como ‘fato pontual’, mas mantém reforço
Foto: Divulgação/Sindicato dos Rodoviários
O secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Maurício Barbosa, classificou a situação do bairro de Nordeste de Amaralina, em Salvador, como um “fato pontual”, mas determinou a manutenção do reforço policial na área. A região de Amaralina, Santa Cruz e Vale das Pedrinhas foi alvo de ações de criminosos esta semana, com determinação de toque de recolher e ônibus incendiados. “O efetivo continua, nós reforçamos com tropas especiais, o choque está lá, e a nossa intenção é fazer a captura dessa quadrilha que vem aterrorizando uma parte do Nordeste de Amaralina. Nós já temos bons resultados desde a instalação da Base Comunitária, com quase 60% de redução dos índices de criminalidade. Foi um fato pontual o que aconteceu esta semana. Não tira o brilho do trabalho da base, mas com o aparecimento de determinadas pessoas ou quadrilhas, a nossa ordem é para que haja uma atuação mais forte”, detalhou o secretário. Questionado sobre a mulher e as duas crianças baleadas na região, durante troca de tiros, Barbosa reforçou que a polícia tem buscado evitar que pessoas inocentes sejam afetadas pelas ações das corporações. “Lógico que não é expor a população a risco, ninguém quer colocar pessoas inocentes, mas são determinadas situações que podem ocorrer na atividade policial. Os policiais serem surpreendidos com a presença de marginais e haver lamentavelmente o confronto entre eles”, avaliou, ao informar que determinou a continuidade dos trabalhos de inteligência para identificar os envolvidos na ação. Nesta quarta-feira (3),a polícia identificou um homem conhecido como “Chorrão” como suspeito de liderar os atos criminosos no bairro.



Chiquitinha Maravilha

TOTAL DE ACESSOS    MAIS  671  MIL  EM  03/12/2015
INTERNACIONAIS  338  MIL  ACESSOS/ALEMANHA MAIS 137  MIL /USA 92  MIL

PARABÉNS CIDADE DE  SALVADOR  466  ANOS  DE  FUNDAÇÃO - 29/03/1549 - 29/03/2015!

SUA HISTÓRIA  CLICK NO  LINK

NESSE MÊS DE MARÇO  dia 29 DE 2015,   COMEMORATIVO  AOS  466 ANOS  DE FUNDAÇÃO DA  CIDADE DE SALVADOR  (OCORRIDO EM 29/03/2015), ,O BLOG CHIQUITINHA MARAVILHA ESTÁ POSTANDO DIARIAMENTE UMA  COLETÂNEA  DE  POESIAS  DESCRITIVA  DA HISTÓRIA DA 1ª  CAPITAL DO BRASIL, AUTORIA  DE CHIQUITINHA  MARAVILHA  E   COM DIREITOS AUTORAIS REGISTRADO, PODENDO SER DIVULGADA, CITADO A FONTE  DE  ORIGEM.  MUITAS DESSAS POESIAS FORAM POETIZADAS    NO ANO  DE 1970 EM DIANTE,  QUANDO  CHIQUITINHA MARAVILHA TINHA 19  ANOS, E RESIDENTE NA SUA CIDADE NATA, MATA DE  SÃO  JOÃO/BA.

POESIAS  POETIZADA A LUZ  DOCUMENTAL, COM   INSPIRAÇÃO  POÉTICA DO AUTOR DAS  POESIAS.



FAMÍLIA  PEREIA  CHAGAS E  RAMIFICAÇÕES - UMA  GERAÇÃO DE POVOADORES A PARTIR DE PORTUGAL P/ MATA  DE SÃO JOÃO , CIDADES  VIZINHAS  DESDE OS  PRIMORDIOS!

 VER  TRAÇOS BIOGRÁFICOS FAMÍLA PEREIRA   CHAGAS E RAMIFICAÇÕES NO BLOG.


PEREIRA  CHAGAS E RAMIFICAÇÕES!

 FAMÍLIAS DE  DE POVOADORES, DESDE

OS  PRIMÓRDIOS DA  POVOAÇÃO 

MATENSE E CIDADES VIZINHAS



A  CITADA FAMÍLIA, ORIGINADAS DE PORTUGAL PRA O  BRASIL,  VIA  SOLO BAIANO, COMPOSTA DESDE OS  PRIMÓRDIOS DE:

POVOADORES, AGRICULTORES, PECUARISTA, FAZENDEIROS, DONOS  DE  ENGENHOS DE  CANA DE  AÇÚCAR, CAFEICULTORES, BARÕES,  VISCONDES, PREFEITOS, INTENDENTES, VEREADORES, CONSELHEIROS MUNICIPAIS, GOVERNADORES, SENADORES, DEPUTADOS, ADVOGADOS, JUÍZES   DESEMBARGADORES, MILITARES, MÉDICOS, POETAS, ESCRITORES, MÚSICOS  ATLETAS (MARATONISTAS, JUDOCAS, JOGADORES DE  FUTEBOL, E  MUITO  MAIS...). 





A Curso  de Legislação Empresarial  LDTDA/TPD/IOB
Credenciamento: CFMO O97

Oswaldo  Melantonio  Formado  em  Direito, Filosofia   e Jornalismo, Av. Marquês  de  São Vicente (Agua  Branca), São  Paulo/SP.

Certificado COMUNICAÇÕES  VERBAIS /Concluído  em 7/03/1986

Chiquitinha  Maravilha nasceu  no  dia  07/07/1951 ás  03: 05 hs  na  Travessa  Barão  Açu  da  Torre, atual  rua  Luis Sepúlveda  Garces, centro,  cidade  de  Mata  de  São João, curso  primário  no Grupo Escolar  Getúlio Vargas (1959/65), ginasial  IMEMB  (atual CMMB)  de  1966/69. Chiquitinha  Maravilha  aposentado, Técnico em Química (nível médio), Curso  de  Comunicações Verbais  em  07/03/1986, (100 horas de  duração, EQUIVALENTE A 6 MESES), Credenciamento: CFMO 097,  o Professor Responsável   pelo Curso de Legislação Empresarial  o Professor Oswaldo Melatonio, formado  em Direito, Filosofia e  Jornalismo;
No  citado  curso grandes  figuras  do  mundo  da  comunicação  política, esportiva, empresarial, realizaram o citado curso (Oreste Quecia, Osmar Santos, Janio Quadros fizeram esse citado curso.... ).

                                      MATA DE SÃO JOÃO/BA.
Praça Barão Açu da Torre (primo de Chiquitinha  Maravilha e de Frank Chaga) na Cidade  de  Mata  de  São João na
década de  1950, nessa   citada  praça  nasceu Frank Chagas no dia 11/08/1939.


 Troféu Ndilson Daltro dos  Santos (Nai)


ABAIXO :
LINK DA BIOGRAFIA  DO NDUSTRIAL PRISCÍLIO  DE  ABREU  GUIMARÃES  /LATICINIO  DE  LEITE/CIDADE  DE MATA DE SÃO  JOÃO/BA.

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/biografias-emancipacao-de-mata-de-sao.html

  




Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 
Salvador/Ba. 42. 198 metros

                                  CORRER É VIVER, REJUVENESCER...

                               (A Poesia do Corredor)

                   Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

                     Poetizada em  13/02/1985

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantesdoatletismo. 
Direitos Autorais registrado em nome de  Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João).
Correu  15 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio deJaneiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)2 maratonas em Nova York (1984 e 1986) 2 São Silvestre (1983, 1984). Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da BahiaCorreu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).



LINKS DE POSTAGENS HISTÓRICAS!

Estatua  de Bonze para Zuza Ferreira, Introdutor 

do Futebol  na Bahia em 28/10/1901



Chiquitinha Maravilha

Histórica  Poética  Resumida  da  Cidade  de Salvador, a  Luz Documental!

O poeta matense, Chiquitinha Maravilha, documento conteúdos importantes, históricos, da Cidade de Salvador, tanto na escrita, como nos versos a luz Documental, da poesia Salvador, A Peroloa Barroca das Américas!


Poetizada no ano de 1970, aos 19 anos na cidade de Mata de São João e ampliada a partir de 1999, com ... Ver mais — com Chiquitinha Maravilha, poetizando a Cidade de Salvador, desde os 19 anos, 1970!

Abaixo:
Link  abaixo  da história da  1ª Constituição da  Bahia  na  era  Republicana 02/07/1891!

Abaixo: Biografia  do Bacharel e poeta  Inconfidente Tomas Gonzaga


Abaixo: Viva  Tiradentes!   E os Inconfidentes, a história  da  Conjuração Mineira  que  pregava  ideais   de  um Brasil Republicano e  não Monarquico,  ou Imperial!


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/viva-tiradentes-e-os-inconfidentes.html

Abaixo /
Jornalista, escritor, Politico,  da Academia  de  Letras da Bahia, Jorge  Calmon  Muniz de Bitencourt, sua biografiua  a  luz   documental!


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2014/11/jorge-calmon-muniz-de-bitencourt-sua.html 


lINKS SOBRE  A INCONNFIDENCIA  MINEIRA:







http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/salvador-capital-mundial-o-turismo.html


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/p/biografia-de-chiquitinha-maravilha.html













http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/baltazar-de-aragao-o-bangala-defensor.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/cidade-de-salvador-no-seculo-xvii_66.html


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/deputados-aragoes-durante-o-regime.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/balthazar-1865-e-barao-de-sao-francisco.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/francisco-dias-davila-e-uniao-com-os.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/os-aragoes-nos-cargos-politicos-e.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/os-descendentes-de-baltazar-de-aragao.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/ciclos-de-vidas-ambientais-preservar.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/convento-do-desterro-santa-clara-sua.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/diogo-de-aragao-pereira-parte-iii.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/dama-bela-graciosa_30.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/segunda-invasao-holandesa-em-salvador.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/os-passaros-descricao-poetica.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/igreja-da-misericordia-cidade-de.html


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/a-se-primacial-do-brasil.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/viva-zuza-ferreira-e-o-futebol-da-bahia.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/igreja-e-colegio-de-orfaos-de-sao.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/convento-e-colegio-das-mercez.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/igreja-e-mosteiro-de-sao-bento-sua.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário