segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

MICHEL TEMER DIZ " QUE DILMA NUNCA CONFIOU NELE" MAIS NOTICIAS DA POLITICA DO BRASIL E INTERNACIONAL..

SEgunda, 07 de Dezembro de 2015 - 09:40  FOTE  BHIA NOTÍCIAS

Em pronunciamento, Obama promete ‘destruir’ Estado Islâmico

Em pronunciamento, Obama promete ‘destruir’ Estado Islâmico
Foto: Chuck Kennedy/ TWH
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, garantiu neste domingo que o país “destruirá” o grupo Estado Islâmico. A promessa foi feita durante anúncio de medidas anti-terrorismo, criadas após a confirmação de que o ataque a um centro de pessoas com deficiência na Califórnia, em que 14 pessoas morreram, foi um “ato de terrorismo” (veja aqui). Segundo Obama, o casal responsável pela ação – o americano Syed Farook e sua mulher paquistanesa, Tashfeen Malik – iniciaram "o caminho obscuro da radicalização, abraçando uma interpretação pervertida do Islã, que pede uma guerra contra os Estados Unidos e contra o Ocidente". "Vou pedir às lideranças de alta tecnologia e autoridades de aplicação da lei que tornem mais difícil para os terroristas usarem tecnologia para fugir da Justiça", explicou o presidente. "Vamos destruir o ISIL (acrônimo do EI em inglês) e qualquer outra organização que tente nos prejudicar", completou.
Segunda, 07 de Dezembro de 2015 - 09:20

BN/Dataqualy: 70% dos eleitores de Camaçari não votariam ‘de jeito nenhum’ em Delgado

por Rebeca Menezes
BN/Dataqualy: 70% dos eleitores de Camaçari não votariam ‘de jeito nenhum’ em Delgado
Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias
O atual prefeito de Camaçari, Ademar Delgado (PT), tem rejeição de 70,6% dos eleitores do município, apontou pesquisa realizada pelo Bahia Notícias e o instituto Dataqualy. De acordo com o levantamento, o petista foi o mais citado na pergunta que questionava em quais nomes os eleitores não votariam “de jeito nenhum” para ocupar a prefeitura. O segundo com maior rejeição é o deputado federal Luiz Caetano (PT), com 48,3% das respostas. Em seguida, aparece o ex-prefeito Tude (PMDB), no qual 30,9% dos eleitores não votariam em 2016. A menor rejeição entre os pré-candidatos é do vereador do município, Antônio Elinaldo (DEM), em quem cerca de um quarto dos eleitores (24,5%) não acredita. Na pesquisa, Elinaldo lidera as intenções de voto no município (leia mais aqui).

Entre os ouvidos, 8,3% não rejeitam ninguém e 2,2% não sabem ou não opinaram. As entrevistas foram distribuídas entre os bairros e povoados do Município de Camaçari, de forma proporcional e representativa do universo em estudo. O levantamento foi realizado entre os dias 27 e 30 de novembro e a margem de erro máxima estimada é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos, calculada para um intervalo de confiança de 95%.
'Dilma nunca confiou em mim', teria dito vice-presidente Temer a aliados
Foto: Lula Marques/ Agência PT
O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), não teria reagido tão bem às declarações da presidente Dilma Rousseff (PT) de que espera “integral confiança” dele durante a tramitação do processo de impeachment. "Ela nunca confiou em mim”, disse Temer a aliados, segundo a Folha de S. Paulo. Desde que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), aceitou o pedido de impedimento de Dilma, Temer evita dar declarações públicas em defesa da chefe do Executivo. O posicionamento teria gerado desentendimentos e reclamações do governo federal. No sábado (5), em entrevista, a petista declarou: "Espero integral confiança do Michel Temer e tenho certeza que ele a dará. Conheço o Temer como político, como pessoa e como grande constitucionalista". Para a equipe do vice-presidente, o comentário foi visto como “cobrança” de apoio. Ao mesmo tempo, segundo a Folha, assessores presidenciais avaliam nos bastidores que Temer, como jurista, sabe que juridicamente o pedido de impeachment é insustentável. Porém, apesar de condená-lo, não o faria porque está de olho no lugar da presidente. Um interlocutor acredita que Michel não pode impedir que amigos defendam a saída de Dilma, mas que ele não pode e nem vai comandar articulações neste sentido.
Segunda, 07 de Dezembro de 2015 - 08:40

Eliseu Padilha se reúne com Jaques Wagner para comunicar saída do cargo

por Andreza Matais | Estadão Conteúdo
Eliseu Padilha se reúne com Jaques Wagner para comunicar saída do cargo
Foto: Pedro França/ Agência Senado
O ministro demissionário da Aviação Civil, Eliseu Padilha, irá se reunir nesta segunda-feira (7) com o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, para comunicar pessoalmente ao governo sua decisão de entregar o cargo. Apesar de o governo ainda esperar uma conversa com Padilha, o cargo dele já estaria em negociação. O líder do governo na Câmara, deputado Leonardo Picciani (RJ), já teria recebido a tarefa de indicar nomes para a vaga. Picciani nega a oferta, mas admite que, se for procurado, irá atender ao apelo do governo. "Em nenhum momento, a Dilma fez o convite à bancada para indicar. Se ela vier a fazer, nós debateremos com a bancada. A bancada de Minas Gerais é importante e pode desempenhar bem essa função", sugeriu. Na última quinta (3), Padilha protocolou uma carta de demissão na Casa Civil, mas a presidente Dilma Rousseff disse sábado (5) no Recife (PE) que não tinha conhecimento. "Eu não recebi nenhuma comunicação do ministro e ainda conto com sua permanência", disse Dilma, que foi à capital pernambucana para se reunir com autoridades discutir ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti. "Não sei se ele tomou uma decisão definitiva porque não conversou comigo. Aguardo. Não tomo posição sobre coisas que não consigo entender inteiramente", complementou a presidente.
Enfermeira é atingida por bala perdida dentro do Hospital Roberto Santos
Foto: Divulgação
Uma enfermeira do Hospital Roberto Santos foi baleada no quadril dentro da unidade médica na tarde deste domingo (6), em Salvador. De acordo com a Central de Polícia, o incidente ocorreu por volta das 17h, após troca de tiros em uma invasão que fica ao lado do hospital, em Narandiba. O diretor-geral do Roberto Santos, Antônio Raimundo Pinto de Almeida, contou ao Correio que a vítima estava atendendo um paciente no momento em que foi atingida. “Foi dentro da enfermaria 2B. Houve uma troca de tiros entre facções que ficam próximas ao hospital e uma das balas atravessou a janela, atingiu um medicamento e a enfermeira de raspão na altura da lombar. Mas graças a Deus ela está bem”, explicou. Ninguém mais ficou ferido e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) já realizou perícia no local. A 23ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Tancredo Neves) informou que a troca de tiros foi entre integrantes de duas facções criminosas que atuam em Narandiba: a da Rua do Canal e a da Invasão do ACM, que fica atrás do hospital. Segundo informações da companhia, as facções rivais costumam trocar tiros na região, onde o tráfico de drogas é intenso.
Oposição conquista maioria em eleição na Venezuela e Nicolás Maduro reconhece derrota
Foto: Fabio Pozzebom / Agência Brasil
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, reconheceu a derrota da sua formação política, o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), pela primeira vez em 16 anos, nas eleições legislativas deste domingo (6). “Viemos com a nossa moral, com a nossa ética, reconhecer estes resultados adversos, aceitá-los e dizer à Venezuela que a Constituição e a democracia triunfaram”, afirmou, em declaração divulgada pela televisão, pouco depois do anúncio oficial do resultado que deu maioria parlamentar de dois terços à oposição. Pouco após o encerramento do pleito pelo Conselho Nacional Eleitoral, o governo venezuelano prorrogou a votação para que os eleitores que estavam na fila pudessem votar. "Foi um dia longo, com grande jornada de participação, em que quase 75% dos eleitores expressaram o seu voto", disse Maduro. "Sempre temos sabido reconhecer os resultados, em todas as circunstâncias", acrescentou, afirmando que as forças 'chavistas' sempre confiaram no sistema eleitoral do país. Maduro atribuiu o resultado à "guerra econômica" contra o governo venezuelano. "Na Venezuela não triunfou a oposição", triunfou "um plano contrarrevolucionário para desmantelar o Estado social-democrático de justiça e de direitos", destacou.
Segunda, 07 de Dezembro de 2015 - 07:40

FGTS de empregados domésticos deve ser pago até esta segunda

FGTS de empregados domésticos deve ser pago até esta segunda
Foto: EBC
O prazo para a emissão e pagamento da guia do Simples Doméstico referente a novembro termina nesta segunda-feira (7). O sistema eSocial reúne a cobrança de tributos para empregados domésticos, como FGTS, INSS, seguro acidente e multa por demissão sem justa causa. Neste mês, ele traz também a primeira parcela do 13º salário. Segundo a Receita Federal, até a última sexta-feira (4), quase 25% dos empregadores ainda não havia emitido o Documento de Arrecadação do eSocial (DAE). Os patrões que pagarem atrasado serão penalizados com multa de 0,33% ao dia, com valor máximo de 20%, calculada sobre todos os encargos.
Conciliação reduz processos por pensão alimentícia em 46% na Bahia
Foto: Divulgação
Em um ano, o número de processos relacionados a pensões alimentícias no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) caiu cerca de 53%. Em 2014, foram quase 26 mil processos, quando até novembro de 2015 o número é de 13.975. Juristas acreditam que a redução foi possível graças às ações de conciliação, que foram intensificadas nos últimos anos. "As partes são chamadas primeiro para conciliar e resolver o conflito sem judicializar", explica o juiz Alberto Raimundo dos Santos, coordenador das 14 varas de família de Salvador. Ao A Tarde, Santos destacou o Núcleo de Conciliação de 1º Graus, que concentra servidores da Defensoria Pública do Estado e do TJ-BA e que atua em ações de divórcio, separação judicial, alimentos e afins, de guarda e regulamentação de visitas e as relativas à união estável e investigação de paternidade. "O Judiciário está com estrutura deficitária e as pessoas procuram resolver antes por causa da demora", conclui.
Segunda, 07 de Dezembro de 2015 - 07:00

Ciro Gomes acusa Temer de ser 'capitão do golpe' contra Dilma

por Igor Gadelha | Estadão Conteúdo
Ciro Gomes acusa Temer de ser 'capitão do golpe' contra Dilma
Foto: Divulgação
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) acusou neste domingo (6) o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), de ser o "capitão do golpe" do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, deflagrado na semana passada na Câmara dos Deputados. A acusação foi feita durante entrevista coletiva no Palácio dos Leões, sede do governo maranhense, em que Gomes, ao lado do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e do governador do Maranhão, Flávio Dino, saiu em defesa do mandato da presidente Dilma Rousseff. "Perguntem qual é a opinião do Michel Temer, vice-presidente da República, sobre o fato de seu companheiro, amigo, parceiro, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ter contas na Suíça, ser denunciado por crime de formação de quadrilha, de roubo do dinheiro público. Ele não tem uma opinião. Por quê? Porque é íntimo parceiro. E não por acaso o beneficiário imediato dessa ruptura da democracia e dessa imensa e potencial crise para 20 anos. É ele mesmo o senhor Michel Temer, o capitão do golpe", afirmou Gomes. O ex-ministro da Integração Nacional do governo Lula afirmou que o processo de impeachment tem sido tocado por um "grupo de mafiosos" que estão se utilizando de "protocolos formais" para derrubar a democracia brasileira. Para ele, o "golpe" não tem sido orquestrado apenas pelo PMDB, mas por grupos internacionais de interesses conservadores e reacionários que "cobiçam o petróleo brasileiro". Nesse contexto, Ciro defendeu que é preciso "engolir" os "abusos" do governo atual, em nome da preservação da democracia. "Três anos de um governo que a gente não gosta passam num piscar de olhos", afirmou. "Mas isso nos aponta para segunda grande tarefa: exigir, pedir, suplicar que a presidenta Dilma se reconcilie com valores e grupos sociais que lhe deram a vitória. Porque a sensação grave hoje entre nós é de que fomos enganados. A sociedade esperava uma coisa, ouviu dela uma proposta, e temos a sensação de que estamos recebendo exatamente o oposto", emendou. Na coletiva, o presidente nacional do PDT lançou a pré-candidatura de Ciro à Presidência da República em 2018.
Segunda, 07 de Dezembro de 2015 - 00:00

Pesquisa BN/Dataqualy: Antônio Elinaldo lidera intenções de voto em Camaçari

por Alexandre Galvão
Pesquisa BN/Dataqualy: Antônio Elinaldo lidera intenções de voto em Camaçari
Elinaldo, Caetano, de Tude e Ademar | Foto: Montagem/ BN
O vereador de Camaçari, Antônio Elinaldo (DEM), lidera as intenções de voto na cidade nos cenários de pesquisa estimulada e espontânea. Em levantamento realizado pelo Bahia Notícias e o Dataqualy, com 408 entrevistados, Elinaldo aparece com 11,3% pontos porcentuais na pesquisa espontânea, quando o entrevistado não conhece opção de candidatos. O deputado federal Luiz Caetano (PT) tem 5,9%. O Ex-prefeito Tude (PMDB) apresenta 3,9% das intenções de voto e o atual prefeito da cidade, Ademar Delgado (PT), foi citado por apenas 1% dos entrevistados. Entre as pessoas ouvidas, 64% não sabiam e 14% votariam em branco ou nulo.


Clique para ampliar


Na pesquisa estimulada, quando o eleitor é apresentado aos prováveis candidatos, Elinaldo aparece na frente, com 36,5% das intenções de voto. Tude vem em segundo, com 21,8% das menções, seguido por Caetano, com 12,7% e Ademar, com 3,9%. Destes, 16,9% votariam em branco/nulo e 8,1% não sabem. As entrevistas foram distribuídas entre os bairros e povoados do Município de Camaçari, de forma proporcional e representativa do universo em estudo. A margem de erro máxima estimada é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos, calculada para um intervalo de confiança de 95%.

Clique para ampliar
Segunda, 07 de Dezembro de 2015 - 00:00

Educar é Transformar: 'caldeirão cultural' forma cidadãos no Curuzu

por Ayana Simões
Educar é Transformar: 'caldeirão cultural' forma cidadãos no Curuzu
Foto: Divulgação
Uma boa ideia e uma turma de professores tem conquistado alunos do Colégio Estadual Celina Pinho, no Curuzu. Eles misturam música, poesia,  cinema e fazem um "Caldeirão Cultural". Uma receita que deu certo e não desenvolve apenas o aluno. Formam cidadãos.
Domingo, 06 de Dezembro de 2015 - 19:00

Tráfego será modificado para festa da Conceição da Praia

Tráfego será modificado para festa da Conceição da Praia
Foto: Divulgação
A tradicional Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia, ocasionará alterações no tráfego do bairro do Comércio entre 19h desta segunda-feira (7) e 6h de quarta (9). Por causa do evento, a Transalvador irá proibir a circulação e o estacionamento de veículos na Av. Lafayette Coutinho (Av. Contorno), entre o Solar do Unhão e a Praça Visconde de Cayru. A proibição se estende às ruas Conceição da Praia, Don Macedo Costa (Ladeira da Conceição), Dr. Manoel Vitorino, Dionísio Martins, Praça Visconde de Cayru, Rua da Bélgica (entre as Ruas Portugal e Miguel Calmon), Rua Corpo Santo e Rua Santos Dumont. Não será permitido também estacionar na Ladeira da Montanha. A opção de tráfego para veículos provenientes da Av. da França, com destino à Cidade Alta, é seguir pela Rua da Bélgica, Av. Estados Unidos, Praça da Inglaterra, Rua Pinto Martins, alcançando a Ladeira da Montanha. Já os veículos provenientes da Av. Contorno com destino à cidade alta terão que acessar a Ladeira do Gabriel seguindo pela a Ladeira dos Aflitos. Já para a passagem da procissão, haverá interdição progressiva de tráfego a partir das 10h30 da terça (8), na Rua Miguel Calmon, Rua da Holanda e Av. da França. O acesso de residentes nas vias interditadas será permitido mediante comprovação de endereço.
Homem tenta invadir cabine de avião para ‘se unir a Alá’ e é contido por equipe de handebol
Foto: Divulgação
A polícia sérvia prendeu neste domingo (6) um homem que tentou entrar na cabine de um avião da companhia alemã Lufthansa durante um voo entre Frankfurt e Belgrado. De acordo com a AFP, o suspeito é jordaniano e começou a bater na porta da cabine, ameaçando abrir as portas da aeronave. Jogadores de uma equipe sérvia de handebol, que estavam entre os passageiros, conseguiram imobiliza-lo até que o avião pousasse no aeroporto de Belgrado e a polícia fosse acionada. A imprensa sérvia divulgou que o homem se chama Laken e tem passaporte americano. Ele teria gritado que perdeu a cabeça e que queria se unir a Alá na companhia de todos os passageiros. O indivíduo já foi interrogado e não há indicações de que seria um atentado terrorista.
Domingo, 06 de Dezembro de 2015 - 18:20

Incêndio destrói apartamento no condomínio Le Parc

Incêndio destrói apartamento no condomínio Le Parc
Foto: Reprodução/911 Bombeiros
Um apartamento do condomínio Le Parc, na Avenida Paralela, foi completamente destruído por um incêndio na madrugada deste domingo (6). A Central de Polícia informou que o incidente ocorreu por volta das 3h no sétimo andar da Torre 11. O fogo durou cerca de 1h e não afetou os imóveis vizinhos. Bombeiros civis combateram as chamas utilizando os extintores do prédio. O apartamento estava vazio no momento do incêndio, mas um segurança que tentou auxiliar o trabalho foi hospitalizado por causa do excesso de fumaça. Um funcionário da empresa 911 Bombeiros, que não quis se identificar, disse ao Correio que a hipótese inicial é de que um curto circuito provocou as chamas. "Acreditamos que alguém tenha deixado um carregador ou algo do tipo ligado na tomada e, como o apartamento estava vazio, o objeto superaqueceu, dando início ao incêndio", contou. De acordo com a Centel, foram danificados móveis da sala, quartos e cozinha, três ares-condicionados, uma televisão de 60", duas televisões de 40", um guarda-roupas, duas camas de solteiro, uma cama de casal e o forro de gesso de todo o imóvel. A Polícia Civil vai investigar as causas do incêndio.
PF intercepta ameaças contra ministra responsável pela Operação Zelotes no STF
Foto: STF
A Polícia Federal interceptou mensagens com “certo ar de ameaça” contra a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia. Segundo a coluna Expresso, da revista Época, os agentes encontraram o conteúdo suspeito em conversas telefônicas grampeadas. Cármen Lúcia é relatora do processo decorrente da Operação Zelotes, que investiga suposto esquema de compra de medidas provisórias. Além disso, a ministra é a próxima na linha sucessória para a presidência do STF. A segurança na casa da magistrada é reforçada 24h. Recentemente, ela afirmou que “criminosos não passarão sobre os juízes do Brasil”.
Vitória da Conquista: Mulher é presa com 70 kg de maconha em ônibus
Foto: Divulgação / PRF
A Polícia Rodoviária Federal prendeu, neste sábado (5), uma mulher que levava 70 kg de maconha prensada em um ônibus. O flagrante ocorreu em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, durante vistoria do Grupo de Patrulhamento Tático da Delegacia da PRF. De acordo com a polícia, a droga estava no veículo da empresa Nacional que seguia de Piracicaba (SP) para Maceió (AL). A acusada disse que receberia R$ 1,5 mil para transportar a maconha até o município alagoano de Arapiraca. Ela foi encaminhada para o Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) e vai responder por tráfico de drogas.
Crise econômica reduz número de assinantes de TV paga no país
Foto: Reprodução / IG
A crise econômica que tem afetado o bolso das famílias brasileiras é um dos principais fatores para a redução no número de assinantes de TV paga no país, na avaliação da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA). Para o presidente da entidade, Oscar Simões, o setor esperava uma estagnação para este ano, mas não contava com a retração na economia do país. “Claramente a atividade está sendo afetada pelas expectativas e pela conjuntura econômica”, avaliou em entrevista à Agência Brasil. Segundo ele, ao sentir a crise, as famílias podem adiar a compra de novos pacotes ou demorar para religar no caso de mudança, por exemplo. Além disso, há um crescimento da inadimplência, que pode fazer com que o serviço seja interrompido pelas operadoras. No início do ano, o setor tinha 19,65 milhões de assinantes, mas os números começaram a cair. Os dados mais recentes divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) são de outubro e mostram que o número de assinantes passou para 19,39 milhões. No ano passado, o setor havia crescido 8,7% e, entre 2010 e 2014 o número de assinantes dobrou. Para Simões, o aumento do uso de recursos para assistir programas e filmes como o Netflix ainda não está interferindo no crescimento do setor.  “Não temos indicadores que sinalizam que a redução se dá pela entrada de novos modelos de vídeo. Essa questão acontece em mercados mais maduros, o nosso mercado ainda está em expansão, e ainda não temos uma rede de banda larga tão expressiva que permita esse tipo de conclusão”, explica.
Levy liberou empréstimo para Bahia após Otto ameaçar travar Agenda Brasil, diz coluna
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, liberou os R$ 562,7 milhões da segunda parcela do empréstimo feito pelo governo da Bahia, em 2013, no Banco do Brasil. Conhecido por sua postura de evitar novos empréstimos, Levy teria sido “convencido” pelo senador Otto Alencar (PSD), que teria ameaçado travar o andamento do projeto de repatriação de recursos no exterior – principal medida do ajuste fiscal do governo federal, que faz parte da Agênda Brasil. Com apoio dos senadores baianos Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB), Otto teria “dado murro na mesa” e mandado o recado ao “tesoureirão”, que acabou cedendo. Segundo a coluna Tempo Presente, do A Tarde, o senador do PSD acredita que o entrave é fruto de um efeito cascata provocado pela Lava Jato. Como o governo federal não paga as empreiteiras envolvidas no escândalo, as empresas não quitam dívidas com os bandos, que somariam R$ 30 bilhões. Ainda assim, Alencar acredita que a melhor opção no momento é liberar os valores para movimentar a economia. “Ou o Brasil faz o dinheiro circular ou vai ter trombose econômica”, avalia.
Domingo, 06 de Dezembro de 2015 - 16:40

Carlos Lupi anuncia que Ciro Gomes será pré-candidato à Presidência em 2018

por Igor Gadelha | Estadão Conteúdo
Carlos Lupi anuncia que Ciro Gomes será pré-candidato à Presidência em 2018
Foto: Divulgação
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, lançou neste domingo (6) a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República em 2018. Em coletiva de imprensa no Palácio dos Leões, sede do governo maranhense, o pedetista afirmou que o ex-ministro da Fazenda do governo Itamar Franco e da Integração Nacional do governo Lula é o político "mais preparado" e "mais habilitado" para a função. Ao lado do governador do Maranhão, Flávio Dino (PcdoB), Lupi fez questão de ressaltar que o lançamento da candidatura de Ciro não é uma "oportunidade eleitoral". Prova disso, ressaltou, foi a defesa que ele, Ciro e Dino fizeram contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff durante a coletiva de imprensa. "Não estamos defendendo a presidente Dilma por conveniência", ponderou. Ciro não comentou o assunto durante a coletiva de imprensa. Em entrevistas recentes, contudo, o ex-ministro já tinha dado sinais de que quer ser candidato à sucessão de Dilma em 2018. Caso a candidatura se confirme, será a terceira vez que o ex-ministro disputa o Palácio do Planalto. Ele foi candidato à presidente em 1998 e 2002, terminando em terceiro e quarto lugar na disputa, respectivamente.
Menino de 3 anos morre ao levar choque em árvore de Natal de praça no RS
Foto: Arquivo pessoal
Um menino de 3 anos morreu eletrocutado por uma árvore de natal de Tupandi, no Rio Grande do Sul. A mãe de Douglas Alencar Chaussard contou que a criança brincava na caixa de areia da praça da cidade e levou o choque ao se aproximar da decoração natalina. O menino foi socorrido e recebeu massagem cardíaca, mas não sobreviveu à descarga elétrica. A mãe disse ter visto um fio desencapado próximo ao gramado onde estava o pinheiro, que possui estrutura metálica e é conectado ao poste de energia. A prefeitura da cidade não soube informar se a instalação elétrica foi feita por servidores municipais ou por empresa terceirizada.
Mulher pede água a criança, entra em casa e sequestra bebê em Eunápolis
Foto: Reprodução / Teixeira News
Um bebê de três meses foi sequestrado por uma mulher dentro da própria casa, na manhã deste sábado (5), no município de Eunápolis, extremo sul da Bahia. A investigação da Polícia Civil aponta que a suspeita passou na residência da mãe da criança, Magnólia de Jesus, para pedir roupas, mas a mulher não possuía peças para doar. "A suspeita então pediu para ver o filho dela, olhou para a criança, disse que era bonita e foi embora", contou o delegado Robson Andrade. Horas depois, a mãe saiu de casa e deixou o bebê com o filho de 9 anos. "Quando a mãe retornou, o filho disse que a mulher voltou à casa, pediu água e levou a criança", detalhou o investigador. Ao G1, Magnólia contou que tem nove filhos e que não conhece a sequestradora. "Ninguém a conhece, nunca vimos ela. Eu fui comprar cloro e deixei ele em casa no carrinho com meu filho e a minha cunhada de 12 anos. Antes, ela já tinha passado aqui para pedir roupas, mas disse que havia doado todas as peças. Depois, quando eu saí de casa, ele voltou", explicou. Segundo a polícia, a acusada é negra, aparenta ter 40 anos, com cabelos lisos e pretos e aproximadamente 1,65 m de altura. Até então, não há informações sobre o paradeiro da sequestradora ou do bebê.
Artistas participam de evento em apoio à mobilização dos estudantes de São Paulo
Pitty e Criolo estão entre as atrações | Foto: Daryan Dornelles/ Montagem BN
Criolo, Arnaldo Antunes, Chico César, Letícia Sabatella e Caravana Tonteria, Pitty, Maria Gadú, Céu, Tiê e Tico Santa Cruz são alguns dos 20 artistas que se apresentam neste domingo (6) e segunda (7) na Virada Ocupação, em São Paulo. Em apoio aos estudantes que ocuparam colégios e protestaram contra o processo de reorganização do governador Geraldo Alckmin, o evento acontece em várias escolas de São Paulo. A Virada Ocupação é organizada pelo Minha Sampa, uma rede de mobilização independente que apoia os protestos desde o início. Os endereços das escolas onde haverão as apresentações não foram divulgados por questões de segurança, mas, neste domingo (6), parte dos artistas se apresentam em local aberto. Os interessados em participar do evento, podem ir até a página da rede (clique aqui) e realizar o cadastro para receber informações via SMS, apenas uma hora antes das apresentações. Nessa sexta (4), quase um mês após o início da ocupação, o governador anunciou a suspensão do processo de reorganização (veja aqui). Com o recuo, o secretário de Educação de São Paulo, Herman Voorwald, pediu demissão. A Virada Ocupação começou a ser organizada pela rede antes de Alckmin cancelar o projeto, no entanto, os participantes decidiram manter as atividades para celebrar a vitória e mostrar que a mobilização continua. Segundo a Folha de S. Paulo, 700 pessoas se inscreveram para trabalhar como voluntárias na produção. Além dos 20 famosos, outros 800 artistas se inscreveram para se apresentar, filmar, fotografar ou escrever sobre os shows. Durante os dois dias de evento, os estudantes participarão de oficinas e palestras. Algumas escolas terão mutirões de pintura e manutenção para revitalizar os prédios. O projeto do governador, que teve seu pior índice de aprovação registrado nessa semana em 28%, fecharia 92 escolas. Trezentos e onze mil alunos seriam transferidos sob a justificativa de melhorar a gestão e obter ganhos econômicos.
Filho de Cerveró que gravou Delcídio está ‘calado e sumido’
Foto: Divulgação/Mauro Kury
O ator Bernardo Cerveró informou, por meio de sua advogada Alessi Brandão, que não dará entrevistas. Além disso, não se sabe onde ele está ou o que tem feito. Segundo a Folha de S. Paulo, Bernardo avisou a amigos que precisava sumir e pediu que falassem o mínimo possível sobre ele. O ator foi o responsável pela gravação que levou à prisão do senador Delcídio do Amaral (PT) e do banqueiro André Esteves, acusados de planejar a fuga do ex-diretor da Petrobras e pai de Bernardo, Nestor Cerveró. A intenção seria evitar a delação premiada de Nestor, preso pela Polícia Federal acusado de participar dos esquemas investigados na Operação Lava Jato. Pessoas próximas a Bernardo teriam dito que a atitude de gravar a conversa foi uma tentativa de salvar o pai da ruína. Ele teria assumido a frente da defesa do pai, que de acordo com a Folha estaria “enlouquecendo” na prisão. Pessoas que viram o ex-diretor preso afirmam que ele, por vezes, diz frases desconexas e passa dias sem tomar banho. Ele teria até defecado na pia da cela em que estava no Complexo Medico Penal, em Pinhais, Grande Curitiba. Ele foi condenado a 12 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Porém, caso faça a delação premiada, pode deixar a cadeia no ano que vem e utilizar apenas uma tornozeleira eletrônica.
Domingo, 06 de Dezembro de 2015 - 15:00

Deputados do PMDB evitam se posicionar para garantir vaga em comissão sobre impeachment

por Daniel Carvalho e Isabela Bonfim | Estadão Conteúdo
Deputados do PMDB evitam se posicionar para garantir vaga em comissão sobre impeachment
Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Para garantir uma das oito vagas a que têm direito na comissão especial que decidirá pela abertura ou não do impeachment da presidente Dilma Rousseff, deputados do PMDB têm evitado se posicionar sobre o apoio ou não ao impedimento da petista. A intenção é transmitir uma imagem de neutralidade e evitar qualquer tipo de censura ou resistência das alas divergentes do partido. Diante da pressão de parlamentares contra e a favor da continuidade do mandato de Dilma, o líder da legenda, Leonardo Picciani (RJ), só fechará a lista de indicados no limite para protocolar os nomes, às 14 horas da segunda-feira (7). O PMDB e o PT têm o maior número de vagas, oito cada. Uma das vagas peemedebistas ficará com o próprio Picciani, que, assim como outros líderes, tem se autoindicado para integrar a comissão. Como o deputado se aproximou do governo a ponto de poder indicar dois ministros na reforma ministerial de outubro, peemedebistas temem que ele faça uma lista de indicações estritamente governista. "Ainda não fechei os nomes. Quero fazer uma escolha equilibrada e acertada. Não decidirei sob pressão", disse Picciani, confirmando que tem sido abordado por correligionários dos dois lados. O partido tem 65 deputados, além do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (RJ). Dos 27 deputados do PMDB com os quais o Estadão conseguiu contato, 11 se disseram indecisos ou deliberadamente se recusaram a declarar voto para não reduzir as chances de ocupar uma das vagas remanescentes. Os outros 16 dividem-se igualmente entre contra e a favor do impeachment da presidente da República.
Domingo, 06 de Dezembro de 2015 - 14:40

Itacaré organiza primeiro roteiro gastronômico da Bahia

por Renata Farias/ Rebeca Menezes
Itacaré organiza primeiro roteiro gastronômico da Bahia
Foto: Arquivo pessoal
Além do Festival Gastronômico que ocorre até o dia 13 de dezembro, Itacaré, no sul da Bahia, também será palco do primeiro roteiro gastronômico do estado. Segundo o secretário de Turismo do município, André Reis, a ideia é organizar as diversas culinárias da região da Costa do Cacau, para facilitar a programação dos turistas. “Ele é divido aqui na cidade por cores e por bairros. Com isso, você tem um mapa que vai identificando exatamente os restaurantes com pratos feitos a partir do tema, cacau, e da agricultura familiar. Todas essas informações foram distribuídas nos postos de informações do Estado, pra que as pessoas já venham com esses roteiros, em busca dessa culinária muito diversa de Itacaré”, explicou Reis ao Bahia Notícias. O secretário conta que a região reúne chefes de cozinha de todo o mundo e de vários estados brasileiros e que, para valoriza-los, foi criada a “Festa do Chefe”. “A gente vai aproveitar alguns chefes que vivem na cidade e dar um incentivo para valorizar o que eles construíram a partir da culinária deles. Então a gente vai ter festas em cada estabelecimento durante toda semana”, detalha André. Este ano, o Festival Gastronômico Sabores de Itacaré – realização da prefeitura e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) – reforça a utilização de produtos da agricultura familiar (leia mais aqui). “O objetivo é trabalhar com esses produtos e negociar para que eles possam ser comprados por toda cadeia produtiva do turismo, como hotéis, agências e restaurantes”, afirma o secretário. Mais informações podem ser obtidas no site do evento (veja aqui).
Comissão do Senado deve votar nesta semana proposta que legaliza jogos de azar
Foto: Divulgação/Senado Notícias
Uma proposta de autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI) quer estabelecer um marco regulatório para a legalização em espaços físicos e online dos chamados jogos de azar no país, que incluem bingos, caça-níqueis, o jogo do bicho e cassinos. O relatório sobre o texto já foi apresentado pelo senador Blairo Maggi (PR-MT) e pode ser votado na próxima quarta-feira (9) na reunião da Comissão Especial de Desenvolvimento Nacional do Senado. Como tramita em caráter terminativo, caso seja aprovada pela comissão, a proposta segue direto para análise da Câmara dos Deputados, sem necessidade de passar pelo plenário do Senado. Os principais argumentos para a liberação é que o jogo já existe no Brasil e que a arrecadação que o Estado pode conseguir com impostos é significativa – pode chegar a R$ 15 bilhões por ano. “Não podemos deixar de perceber que a atividade do jogo no Brasil tem sido exercida, ainda que de modo ilegal. A ilegalidade acaba desencadeando outro efeito perverso à sociedade, já que os recursos obtidos com a exploração do jogo revertem-se para a corrupção de agentes públicos. Por outro lado, ao se regulamentar o tema, esperamos extirpar a corrupção que hoje existe e, ao mesmo tempo, concretizar um aumento expressivo das receitas públicas, aumentando a arrecadação governamental”, destaca Maggi no relatório. O texto traz a definição dos jogos que podem ser explorados, os critérios para autorização e as regras para distribuição de prêmios e arrecadação de tributos. Há ainda previsão de credenciamento máximo de dez casas de bingo por município e que os cassinos funcionem ligados a complexos integrados de lazer, construídos especificamente para esse fim, com hotéis e restaurantes.
Polícia investiga ataque a metrô de Londres e acredita em ‘ato terrorista’
Foto: Reprodução / Twitter
Um ataque ao metrô de Londres, na Inglaterra, deixou a polícia local em alerta neste sábado (5). Um homem esfaqueou três pessoas na estação de Leytonstone, no leste da cidade, por volta das 19h06 (horário local), e uma das vítimas está em estado grave. Neste domingo (6), a polícia britânica informou que investiga o caso como “ato terrorista”, por acreditar na possível ligação do agressor com o Estado Islâmico. Testemunhas afirmaram que o homem gritou “isto é pela Síria” após o ataque. O acusado foi detido com a utilização de um taser, espécie de arma de choque. O Parlamento inglês aprovou na última quarta-feira (2) o aumento do número de ataques aéreos contra o EI na Síria. O país mantém o nível de alerta terrorista no nível “severo” (segundo pior em uma escala de cinco), o que significa que um atentado é “Muito provável”.
Aliados de Dilma lançam ‘Nova Rede da Legalidade’ contra impeachment
Foto: Reprodução / Facebook
Políticos aliados da presidente Dilma Rousseff decidiram lançar neste domingo (6) uma “rede da legalidade” para defender o mandato da gestora. Em coletiva de imprensa, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), o ex- governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT) e o presidente do PDT, Carlos Lupi, lançaram uma nova versão da Rede da Legalidade, movimento que ficou famoso através de Leonel Brizola em 1961, que buscou organizar uma resistência à primeira tentativa de golpe contra o então presidente João Goulart, deposto com o golpe civil-militar de 1964. De acordo com informe feito na sede do governo do Maranhão, o canal de divulgação serão as redes sociais, em alusão ao rádio, veículo usado por Brizola na época. Segundo o site Congresso em Foco, Dino anunciou o lançamento da página “Golpe nunca mais”, no Facebook. O nome é uma alusão ao projeto “Brasil nunca mais”, que denunciou os crimes cometidos durante o período da ditadura militar. Segundo o governador maranhense, o objetivo é “mostrar o que acontece quando a constituição não é respeitada”.
Miguel Calmon: Jovem é atingido na cabeça durante briga generalizada em clube
Foto: Reprodução / Augusto Urgente
Um jovem foi atingido na cabeça durante uma briga em um clube de Miguel Calmon, na região do Piemonte da Diamantina, na madrugada deste domingo (6). Paulo William Pereira de Oliveira, de 21 anos, estava no clube Aldeia Espaço Show quando ocorreu a confusão.  Segundo a Delegacia Territorial, por volta das 2h30, houve uma briga generalizada entre o público que assistia a um show dentro da casa de festas. Um dos suspeitos pegou uma arma e atirou. Após o disparo, o acusado fugiu. Depois do tiro, Paulo William foi socorrido por testemunhas para o Hospital Municipal de Miguel Calmon e logo após transferido no início da manhã para o Hospital Geral do Estado (HGE). O estado de saúde dele não foi divulgado. Conforme o Correio, o autor do disparo já foi identificado, mas até o meio-dia deste domingo ainda permanece foragido. 
Domingo, 06 de Dezembro de 2015 - 12:56

Chapada: Fogo cresce e interdita trilha da ‘Cachoeira da Fumaça’

por Francis Juliano
Chapada: Fogo cresce e interdita trilha da ‘Cachoeira da Fumaça’
Foto: Reprodução
Brigadistas de Lençóis, na Chapada Diamatina, informam que o fogo na região volta a preocupar.  De acordo com a brigada de resgate ambiental da cidade, as chamas na região retornaram com intensidade neste domingo (6). Os locais que mais preocupam ficam perto da Cachoeira da Fumaça. A tradicional trilha que leva ao local já foi interditada na parte de cima. As chamas também se propagam pela parte de baixo da Cachoeira da Fumaça e ameaçam outra cachoeira, a do Palmital. Os brigadistas relatam também que o fogo também cresce pela Serra da Copaína, em Ibicoara, também na Chapada.
Domingo, 06 de Dezembro de 2015 - 12:40

Via STF, governo tenta levar processo para o Senado

por Adriano Ceolin e Beatriz Bulla | Estadão Conteúdo
Via STF, governo tenta levar processo para o Senado
Foto: Reprodução
Diante dos sinais de resistência do Supremo Tribunal Federal de barrar o processo de impeachment, o governo investirá numa ação que tem por objetivo deixar nas mãos do Senado uma eventual decisão sobre o afastamento provisório da presidente Dilma Rousseff de suas funções. A esperança do Planalto está sob a relatoria do ministro do STF Edson Fachin em uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, ação apresentada pelo PC do B com apoio do Planalto, um dos escalados para fazer a ofensiva contra o impeachment no Judiciário. A peça tem como finalidade deixar claro que cabe ao Senado instaurar o processo contra o presidente da República. Conforme o argumento da peça, mesmo que a Câmara aprove em plenário a abertura do impeachment contra a presidente, a decisão de afastá-la de suas funções por 180 dias terá de ser submetida à votação dos senadores. No Senado, por ora, Dilma tem uma base aliada mais confiável do que na Câmara. O Planalto aposta na ação do PC do B porque fracassaram na semana passada os dois mandados de segurança apresentados por deputados governistas para anular a decisão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Na quarta-feira, ele admitiu um dos pedidos de impeachment da presidente. Ao menos cinco ministros do STF já sinalizaram que a Corte pretende, por enquanto, evitar interferências no processo na Câmara. O partido alega que o STF precisa deixar claros a forma e o modo como o Congresso deve cumprir todas as fases da acusação de crime de responsabilidade da presidente. Isso porque a lei do impeachment, de 1950, não foi atualizada conforme a Constituição de 1988. Pela lei, a Câmara faz a acusação de crime de responsabilidade, o que, na prática, determina o afastamento imediato do presidente. Já a Constituição estabelece que a suspensão, nesse caso, só pode ocorrer após instauração do processo no Senado. Com isso, o PC do B ressalta que o Senado pode não aceitar a decisão do plenário da Câmara. "A Constituição Federal expressamente atribui à Câmara dos Deputados a função de autorizar e, ao Senado, a de instaurar o processo de impeachment", diz a peça jurídica do PC do B. Advogados ligados ao governo contam com a concessão de uma liminar para suspender o processo de impeachment até a análise do caso pelo plenário do STF. Mesmo sem análise do colegiado, eles esperam que Fachin estabeleça as regras do processo de impeachment. O ministro deu um prazo até sexta-feira (11) para que Câmara, Senado, Procuradoria-Geral da República, Advocacia-Geral da União e Presidência da República se manifestem sobre o caso. Só após isso é que Fachin deve tomar sua decisão. A peça do PC do B também tem por base recente decisão do STF sobre impeachment. Em outubro, os ministros Rosa Weber e Teori Zavascki consideraram que o presidente da Câmara "inovou" ao definir um rito de admissão do pedido de impeachment por meio de recurso ao plenário.
Regras para venda de acarajé preocupam ‘baianas evangélicas’
Foto: Divulgação / Hapvida
As regras para a venda do acarajé em Salvador, anunciadas na quarta-feira (2) pela prefeitura, têm despertado polêmicas. Depois da informação (corrigida depois, clique aqui) de que teriam de retirar a salada, caso que não ocorrerá, como garantiu a presidente da Associação das Baianas de Acarajé, Rita Santos, as vendedoras do quitute terão de trajar roupas típicas, ou seja, bata branca, camisa, short e lenço. Por conta disso, as vendedoras evangélicas estão apreensivas. Muitas igrejas protestantes da capital baiana são contra o uso da indumentária, associada historicamente ao candomblé. De acordo com a Folha, uma “baiana” evangélica afirmou que caso a fiscalização seja rigorosa vai vender outros quitutes. "Uma colega minha já desistiu do acarajé e vai vender outros lanches. Eu ainda não sei o que fazer”, disse ao jornal. Para referendar as mudanças, a prefeitura alega a necessidade de preservar a tradição das baianas do acarajé. O bolinho é reconhecido como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan) desde 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário