quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

FUTEBOL DA BAHIA, BRASIL E EXTERIOR

  • FONTE BAHIA  NOTICIAS
  • Quarta, 02 de Dezembro de 2015 - 08:05

    Nordeste Sub-20: Valnei Pichite espera duelo equilibrado na final contra o Náutico

    por Glauber Guerra
    Nordeste Sub-20: Valnei Pichite espera duelo equilibrado na final contra o Náutico
    Foto: Divulgação / Vitória
    O Vitória decide o título da Copa do Nordeste Sub-20 contra o Náutico, nesta quarta-feira (2), às 17h, em Maceió. O técnico Valnei Pichite espera um duelo equilibrado, mas acredita no potencial do seu time para voltar a Salvador com o caneco na bagagem.

    “Será um confronto equilibrado, sobretudo pelo desgaste que nós estamos tendo jogando dia sim, dia não. O tempo para recuperar os atletas é curto. Mas final é momento de superação e daquele algo a mais que certamente nossos jogadores irão dar”, afirmou o treinador Rubro-negro.

    Os Leõezinhos ainda não perderam no certame regional. A equipe acumula três triunfos e dois empates, enquanto o Náutico venceu quatro partidas e perdeu uma.

    A tendência é que o Rubro-negro entre em campo com a seguinte formação:Wallace; Alef, Washington, Félix e Jéferson; Baiano, Alex e Nickson; Eudair, Michel e Léo Ceará.
    Quarta, 02 de Dezembro de 2015 - 07:30

    Marcelo Sant'Ana afirma 'não ter pressa' para contratar treinador

    por Ulisses Gama
    Marcelo Sant'Ana afirma 'não ter pressa' para contratar treinador
    Foto: Bahia Notícias
    Tranquilidade. É este o pensamento da diretoria tricolor sobre a questão da contratação de um técnico para a temporada de 2016. Segundo o presidente Marcelo Sant'Ana, alguns nomes foram discutidos, mas o mandatário pontuou que a escolha não pode ser precipitada.  
     
    "Não temos pressa. Temos discutidos agluns nomes, conversamos com alguns profissionais, mas é uma escolha que tem que ser feita com tranquilidade. A gente entende que uma escolha equivocada dá um prejuízo grande no planejamento", afirmou, em entrevista ao Bahia Notícias.
     
    Falando do perfil do novo técnico, Sant'Ana seguiu o pensamento do novo diretor de futebol Nei Pandolfo. Para ele, a experiência será importante. 
     
    "Tem que ser um técnico com perfil vencedor. Um técnico que tenha passado por situações no futebol. A pressão no Bahia é grande. Tem que ser um profissional que tenha esse entendimento", indicou.
     
    Questionado sobre os nomes em pauta, Sant'Ana preferiu não entrar em detalhes.
    Terça, 01 de Dezembro de 2015 - 22:05

    Vitória bate o Macaé e chega ao terceiro triunfo consecutivo no NBB

    por Glauber Guerra
    Vitória bate o Macaé e chega ao terceiro triunfo consecutivo no NBB
    Foto: Francisco Galvão / Vitória
    O Vitória venceu o Macaé por 86 a 74, nesta terça-feira (1º), no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador. O espanhol Alvaro Calvo foi o cestinha do duelo com 20 pontos. Com o resultado, o time Rubro-negro conseguiu o seu terceiro triunfo consecutivo pelo NBB.  O próximo compromisso da equipe comandada pelo técnico Régis Marrelli é contra o Flamengo, quinta (3), às 21h (horário da Bahia), dentro de casa.
    Terça, 01 de Dezembro de 2015 - 22:00

    PSG para na trave e fica no 0 a 0 com o Angers pelo Francês

    por Estadão Conteúdo
    PSG para na trave e fica no 0 a 0 com o Angers pelo Francês
    Foto: Reprodução / Espn
    O Paris Saint-Germain não tem encontrado adversários à altura neste Campeonato Francês. Lidera com folga, com mais de dez pontos de vantagem para o segundo colocado, mas ao menos nesta terça-feira (1º) viu seu estrelado elenco ser colocado à prova pelo pequeno Angers, que arrancou um empate por 0 a 0 em casa, para delírio de sua torcida.

    O resultado pouco alterou a situação do PSG, que segue na ponta com 14 pontos de vantagem para o Caen: 42 a 28. O Angers, no entanto, mostrou mais uma vez por que é uma das principais surpresas da competição, chegou aos 27 pontos e ocupa a terceira posição.

    Desde o início, ficou claro que a jornada não seria fácil para o Paris Saint-Germain. Não demorou nem cinco minutos para que o time da capital chegasse com perigo e acertasse a trave pela primeira vez. Aos quatro, Di María cobrou escanteio e Cavani se antecipou para desviar no poste.

    Foi apenas a primeira de muitas frustrações para os parisienses no dia. As chances iam se acumulando. Aos 12, com Aurier, que parou em Butelle. Aos 32, duas vezes. Na primeira, com Di María, que acertou mais uma vez na trave, e depois com Lucas, que pegou o rebote e foi travado.

    O Angers ganhou moral com os desperdícios adversários e se animou. Ketkeophomphone e N'Doye tiveram boas chances de cabeça, mas perderam. O PSG só foi chegar com perigo no segundo tempo com Rabiot, que tentou de fora da área e jogou rente à trave aos 38. Foi o último bom momento dos parisienses, que tiveram que se contentar com o empate.
    Terça, 01 de Dezembro de 2015 - 20:30

    'O Palmeiras nem jogou na primeira partida. Só se defendeu', diz Vanderlei

    por Estadão Conteúdo
    'O Palmeiras nem jogou na primeira partida. Só se defendeu', diz Vanderlei
    Foto: Reprodução / Espn
    A véspera da final entre Santos e Palmeiras pela Copa do Brasil voltou a ter mais frases fortes. Nesta terça-feira (1º), o goleiro do time da Vila Belmiro, Vanderlei, tentou não rebater declarações do adversário, mas relembrou que apesar de algumas provocações, a equipe da capital perdeu a chance de mostrar vontade de atacar em campo na primeira partida.

    "A equipe que veio jogar aqui teve dificuldade e perdeu. O Palmeiras nem jogou aquele jogo, ficou se defendendo. Esperamos que o torcedor do Santos que for à Arena do Palmeiras possa comemorar no final", disse o goleiro em entrevista coletiva no CT Rei Pelé, em Santos. O time realizou o último treino antes da final sem a presença dos jornalistas.

    O Santos defende a vantagem de ter vencido por 1 a 0 na Vila Belmiro na última quarta-feira. A equipe do técnico Dorival Junior joga por um empate para ser campeão, e em caso de derrota por um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis. "Todos os jogos entre Santos e Palmeiras foram equilibrados. Esse jogo será assim novamente. Vai ser equilibrado. Um jogo em que todas as equipes têm chances de vencer."

    Segundo o goleiro, o Palmeiras além de não atacar o Santos na primeira partida, tentou atrapalhar o andamento da partida. "O Palmeiras parou muito o jogo aquele dia, demoraram três minutos para bater um lateral. Esperamos que seja um jogo melhor. Esperamos que a arbitragem também deixe o jogo rolar mais", comentou Vanderlei, que chegou ao clube neste ano.

    Nos últimos dias, a torcida do Palmeiras reclamou do lançamento de uma revista para comemorar antecipadamente o título do Santos. Já a diretoria do clube praiano, negou participação no material e prometeu tomar providências contra a editora responsável. Por sua vez, o lado alviverde provocou com Rafael Marques, que em texto nas redes sociais chamou a torcida adversária de "meia dúzia de gatos pingados".

    Vanderlei evitou comentar o assunto. "Cada um fala o que quer. Não ficamos pensando muito em polêmica", despistou. O goleiro adiantou que o Santos vai apostar nos contra-ataques. "Na Copa do Brasil, a equipe da casa abre espaço, e a nossa equipe é técnica, rápida. Esperamos aproveitar isso contra o Palmeiras também, eles têm de vir para cima. Vamos buscar o jogo."
    Terça, 01 de Dezembro de 2015 - 20:00

    Torcida da Roma leva cenouras para protestar cotra maus resultados da equipe

    por Matheus Caldas
    Torcida da Roma leva cenouras para protestar cotra maus resultados da equipe
    Foto: Reprodução / Trivela
    A torcida da Roma inovou em protesto feito nesta terça-feira (1º), em frente ao CT do clube romano. Os fãs do ‘Rossonero’ levaram 50 kg de cenoura para protestar contra o desempenho da equipe nas últimas rodadas do Campeonato Italiano e Uefa Champions League. Além das cenouras, havia uma faixa escrito: "Bom apetite, coelhos", traduzindo para o português.

    Na última rodada, a 14ª da Série A do Calcio, a Roma foi derrotada por 2x0, em pleno Estádio Olímpico, gerando revolta para a sua torcida, sobretudo após ter sido goleado por 6x1 pelo Barcelona, no Camp Nou, em jogo válido pela quinta rodada da Champions.

    Para os italianos, a imagem de uma cenoura dá uma conotação para pessoas covardes, por isto foi escolhida pelos torcedores para o protesto.

    No torneio nacional, os romanos estão na quarta posição, com 27 pontos, fora do G-3 classificatório para a Liga dos Campeões. Já no torneio continental, a equipe figura na 2ª posição do grupo E, com 5 pontos e dentro da zona de classificação para o mata-mata.



     
    Terça, 01 de Dezembro de 2015 - 19:30

    Stock Car anuncia calendário para 2016 com alterações

    por Estadão Conteúdo
    Stock Car anuncia calendário para 2016 com alterações
    Foto: Divulgação
    A temporada 2015 ainda nem terminou, mas a organização da Stock Car já anunciou nesta terça-feira o calendário da categoria para o ano que vem. Como de costume, o campeonato sofrerá algumas alterações, sendo a principal delas a inclusão de um novo destino em meio às 12 etapas previstas: a cidade de Curvelo, em Minas Gerais.

    Será a primeira vez que Curvelo entrará no calendário, no dia 20 de novembro. O Circuito dos Cristais foi construído recentemente e será inaugurado oficialmente justamente no ano que vem. Quem também entra na rota da Stock Car no ano que vem é Londrina, que volta a fazer parte da categoria após quatro anos de ausência.

    "Será uma temporada com algumas novidades, como a entrada de Curvelo e o retorno de Londrina. Vamos começar o campeonato mais uma vez com a corrida de duplas. A Vicar e as equipes entendem a importância dessa prova e a grande visibilidade que ela traz. Por isso, conseguimos viabilizar a realização da corrida, que novamente será a abertura da temporada, dessa vez em Curitiba", comentou Maurício Slaviero, diretor geral da Vicar, responsável pela organização da Stock Car.

    Como explicou o dirigente, a temporada mais uma vez será aberta com a corrida de duplas, na qual um piloto da Stock Car faz parceria com um profissional de outra categoria. A prova será disputada em Curitiba, no dia 6 de março. Mais uma vez, também, o campeonato terá Interlagos como palco final, no dia 11 de dezembro.

    Interlagos, aliás, também receberá a Corrida do Milhão, no dia 11 de setembro, Assim, São Paulo volta a ter duas provas da Stock Car, como acontecia normalmente até o início das reformas do Autódromo José Carlos Pace em 2014. Quem não está garantida na categoria em 2016 é Brasília. O retorno da capital federal, após um ano de ausência, dependerá da reforma no autódromo local.

    "Sobre o Autódromo de Brasília, ainda aguardamos a conclusão das obras, mas contamos que isso deve ser finalizado em tempo de receber a Stock Car, apesar de não termos uma posição oficial do Governo do Distrito Federal", cobrou Slaviero.

    Confira o calendário da Stock Car para 2016:

    1a etapa - 06 de março: Curitiba (PR) - Corrida de Duplas
    2a etapa - 10 de abril: Velopark (RS)
    3a etapa - 22 de maio: Goiânia (GO)
    4a etapa - 05 de junho: Santa Cruz do Sul (RS)
    5a etapa - 26 de junho: Tarumã (RS)
    6a etapa - 17 de julho: Cascavel (PR)
    7a etapa - 11 de setembro: Interlagos (SP) - Corrida do Milhão
    8a etapa - 25 de setembro: Londrina (PR)
    9a etapa - 16 de outubro: Goiânia (GO)
    10a etapa - 30 de outubro: Brasília (DF)*
    11a etapa - 20 de novembro: Curvelo (MG)
    12 etapa - 11 de dezembro: Interlagos (SP)

    * Depende da confirmação do Autódromo de Brasília
    Terça, 01 de Dezembro de 2015 - 19:05

    Presidente do Vitória diz que renovação de Mancini 'está praticamente definida'

    por Glauber Guerra
     Presidente do Vitória diz que renovação de Mancini 'está praticamente definida'
    Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
    O técnico Vagner Mancini está próximo de acertar sua permanência no Vitória. É o que garante Raimundo Viana, presidente do Rubro-negro. “Nós estamos em fase conclusiva com Mancini. A renovação está praticamente definida. Os entendimentos estão adiantados”, disse Viana, em entrevista ao Bahia Notícias. Em sua terceira passagem pelo Leão, Mancini comandou o time em 32 partidas e obteve 15 vitórias, nove empates e oito derrotas.
    Terça, 01 de Dezembro de 2015 - 19:00

    FBF promove mudanças na logística para o Campeonato Baiano Sub-20

    por Matheus Caldas
    FBF promove mudanças na logística para o Campeonato Baiano Sub-20
    Foto: Matheus Caldas / Bahia Notícias
    A disputa do Campeonato Baiano Sub-20 sofrerá algumas alterações em 2016. No arbitral realizado nesta terça-feira (1º), os clubes votaram a favor de mudanças na logística do torneio. Apenas Bahia, Vitória e Juazeirense votaram em manter a atual forma de organização. Com a votação a favor das alterações, escolhidas pelo restante dos clubes, a competição agora será regionalizada.
     
    “A FBF sugeriu o desmembramento do sub-20, para que houvesse uma contenção de custos, pois é obrigatório que os 12 times da Série A participem. Mas quando uma Juazeirense tem que jogar em Vitória da Conquista, uma distância de quase mil km, e ter que levar o júnior, gera muitos custos. Esse desmembramento foi aceito e a FBF fará uma competição regionalizada, juntando esses 12 clubes com mais quatro vindos da série B, fazendo dois grupos com quatro times, reduzindo os custos para os times do interior”, declarou Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade, em entrevista ao Bahia Notícias.
    Terça, 01 de Dezembro de 2015 - 18:45

    Adriano Apodi não fica no Bahia; jogador tem proposta do Vitória da Conquista

    por Ulisses Gama
    Adriano Apodi não fica no Bahia; jogador tem proposta do Vitória da Conquista
    Foto: Felipe Santana / Bahia Notícias
    Contratado para o Campeonato Brasileiro da Série B, o lateral direito Adriano Apodi não vai ficar no Bahia para a temporada de 2016. O jogador de 27 anos tem contrato até o fim deste ano e não renovará o seu vínculo. O gerente de futebol Éder Ferrari falou ao Bahia Notícias sobre a saída do jogador. "O Adriano a gente vai liberar. Não iremos continuar com ele". O atleta, que atuou no Vitória da Conquista no começo do ano, tem uma proposta para retornar ao time do sudoeste baiano. Em entrevista à Rádio CBN Salvador, Ederlane Amorim, presidente do clube alviverde, afirmou que aguarda por uma resposta. 
    Terça, 01 de Dezembro de 2015 - 18:35

    Viana 'esquece' de assinar contrato de direitos de transmissão do Campeonato Baiano

    por Glauber Guerra
    Viana 'esquece' de assinar contrato de direitos de transmissão do Campeonato Baiano
    Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
    Um fato inusitado marcou a reunião do conselho arbitral nesta terça-feira (1º), em que definiu os últimos detalhes do Campeonato Baiano de 2016. O presidente do Vitória, Raimundo Viana, “esqueceu” de assinar o contrato de direitos de transmissão do certame estadual. O mandatário Rubro-negro minimizou o fato. “Assinei a ata, mas não me passaram o contrato. Vou assinar sem problema nenhum. ”, disse Viana, em entrevista ao Bahia Notícias. O estadual reúne 12 equipes, divididas em duas chaves. O Leão integra o grupo 1 ao lado de Bahia de Feira, Colo Colo, Flamengo de Guanambi, Galícia e Juazeirense.
    Terça, 01 de Dezembro de 2015 - 18:30

    CPI do Futebol quebra sigilos de Marin, Del Nero e Ricardo Teixeira

    por Estadão Conteúdo
    CPI do Futebol quebra sigilos de Marin, Del Nero e Ricardo Teixeira
    Marin (à esq.) e Del Nero (à dir.) | Foto: Rafael Ribeiro / CBF
    A CPI do Futebol no Senado aprovou na tarde desta quarta-feira (1º) a quebra dos sigilos telefônico e telemático do atual presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero, e do ex-presidente José Maria Marin. Já o ex-presidente Ricardo Teixeira teve os sigilos bancário e fiscal quebrados. A sessão que apreciou o pedido de acesso aos dados dos cartolas ligados à CBF após dois adiamentos. Os senadores também decidiram pela quebra dos sigilos bancário e fiscal do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 (COL), bem como o acesso ao demonstrativo dos resultados e lucros do órgão. Del Nero teve o sigilo quebrado a partir de 12 de março de 2013. Marin, no período compreendido entre março de 2012 e maio de 2015 - depois disso, ele foi preso. O acesso aos dados bancários e fiscais de Teixeira são referentes ao período de 1º de janeiro de 2007 a 12 de março de 2012, data de sua renúncia. A CPI, porém, deixou de apreciar vários requerimentos, entre eles o que pede a quebra dos sigilos da ex-namorada de Del Nero, Carolina Galan, e do ex-presidente do Flamengo Kleber Leite e sua empresa, a Klefer.
    Terça, 01 de Dezembro de 2015 - 18:15

    Presidente do Bahia dá avaliação positiva para arbitral do Campeonato Baiano

    por Ulisses Gama
    Presidente do Bahia dá avaliação positiva para arbitral do Campeonato Baiano
    Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
    Presente no arbitral do Campeonato Baiano de 2016 nesta terça-feira (1º), o presidente do Bahia, Marcelo Sant'Ana, avaliou positivamente o evento organizado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) que discute questões pontuais da competição estadual.
     
    "Foi bom pra gente entender como cada clube enxerga o estadual e como a gente pode melhorar ainda mais a competição. Na parte técnica, temos a expectativa pela tabela", disse, em entrevista ao Bahia Notícias.
     
    O mandatário, que está prestes a completar um ano no cargo máximo do clube, reiterou o objetivo de conquistar o 47º título na Bahia.
     
    "O Bahia terá a chance de conquistar o tricampeonato, sequência que o clube não conquista desde a década de 80. Será um torneio competitivo", completou.
     
    O Campeonato Baiano se inicia no dia 31 de janeiro e terá fim no dia 8 de maio.   
    Terça, 01 de Dezembro de 2015 - 18:10

    Suíça contradiz Romário e diz que não investigou falsificação de extrato

    por Jamil Chade | Estadão Conteúdo
    Suíça contradiz Romário e diz que não investigou falsificação de extrato
    Foto: Luiz Fernando Teixeira / Bahia Notícias
    O Ministério Público de Genebra arquivou o caso relacionado a uma suposta falsificação de extrato bancário em nome do senador Romário (PSB-RJ). Porta-vozes da instituição explicaram à Agência Estado que não houve nem haverá investigação sob a justificativa de que, se o extrato publicado na imprensa brasileira foi de fato falsificado, esse crime teria ocorrido no Brasil e a apuração não seria de responsabilidade das autoridades suíças. O posicionamento do Ministério Público de Genebra contradiz o senador e ex-atacante, que na semana passada divulgou post no Facebook afirmando que "autoridades brasileiras e suíças" haviam esclarecido o caso. Em julho, a revista Veja publicou reportagem atribuindo a Romário uma conta com valor equivalente a R$ 7,5 milhões no Banco BSI, em Genebra, que não constava de sua declaração de bens à Justiça Eleitoral. O senador contestou a reportagem, alegando tratar-se de um extrato bancário falso, e a revista se desculpou, reconhecendo o erro. Na semana passada, veio a público gravação feita por Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró, na qual o advogado Edson Ribeiro diz ao senador Delcídio Amaral (PT-MS) que Romário teria dinheiro depositado na Suíça, mas foi orientado a tirá-lo para não "ser preso" - Ribeiro e Delcídio foram presos no mesmo dia, sob acusação de prejudicarem a Operação Lava Jato. Após a divulgação do áudio, Romário fez um post no Facebook ilustrado pela frase "Só para esclarecer...", no qual afirma: "O advogado levanta suspeita sobre um assunto que já foi esclarecido por mim e pelas autoridades brasileiras e suíças. Aqueles que novamente fazem acusações inverídicas claro que responderão à Justiça. Qual a credibilidade do advogado de um bandido, corrupto e responsável por roubar uma das principais empresas do país?" E reiterou o que havia dito na época da reportagem da Veja: "Infelizmente, o dinheiro não é meu. Digo infelizmente porque, com certeza, se fosse meu, seria fruto de muito trabalho honesto". O senador foi procurado pela reportagem da Agência Estado, mas a assessoria de Romário não comentou o caso, pois não estava conseguindo contatar o parlamentar.
    Terça, 01 de Dezembro de 2015 - 18:00

    Revista inglesa faz capa em homenagem à craques do Boca Juniors

    por Matheus Caldas
    Revista inglesa faz capa em homenagem à craques do Boca Juniors
    Foto: Reprodução / globoesporte.com
    A próxima edição da revista inglesa "FourFourTwo" estampará em sua capa alguns dos maiores ídolos da história do Boca Juniors. Diego Maradona, Juan Román Riquelme, Martín Palermo e 'Carlitos' Tevez foram os escolhidos. Além de um especial sobre os jogadores, a revista faz uma abordageml sobre o próprio clube argentino e o futebol sulamericano em geral.

    Sobre o futebol brasileiro, Rogério Ceni ganha duas páginas numa reportagem sobre goleiros-artilheiros. A revista estará disponível para os assinantes a partir da próxima quara-feira (2). 




    Terça, 01 de Dezembro de 2015 - 17:45

    Bahia de Feira aposta em elenco mesclado para o Campeonato Baiano 2016

    por Glauber Guerra
    Bahia de Feira aposta em elenco mesclado para o Campeonato Baiano 2016
    Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
    Um elenco com jovens jogadores e atletas experientes. Essa é a aposta do Bahia de Feira para a disputa do Campeonato Baiano 2016. De acordo com Jodilton Souza, presidente do conselho deliberativo do Tremendão, a equipe terá a base da Copa Estado.
     
    “A Copa Estado foi um laboratório. Vamos manter a base com 13 jogadores e já contratamos 19 jogadores. Teremos uma equipe mesclada com jovens e alguns com idade mais avançadas para dar um equilíbrio”, disse o cartola, em entrevista aoBahia Notícias.

    O dirigente do Tremendão demonstrou otimismo para a disputa do certame estadual.

    “Vamos montar uma equipe de qualidade e tentar o buscar o título”, finalizou.
    Terça, 01 de Dezembro de 2015 - 17:00

    De olho na Copa do Nordeste e Baianão, Conquista quer até 35 atletas no elenco

    por Matheus Caldas
    De olho na Copa do Nordeste e Baianão, Conquista quer até 35 atletas no elenco
    Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
    Ederlane Amorim, presidente do Vitória da Conquista, esteve presente na sede da Federação Bahiana de Futebol (FBF), para o Arbitral, realizado nesta terça-feira (1º). O dirigente do Bode comemorou o calendário cheio para o próximo ano e fez uma análise da situação financeira do clube.
     
    “Nossa previsão é trabalhar com pelo menos 30 a 35 atletas. Iremos disputar duas competições simultâneas, com jogos e logísticas complicadas. Estamos a 500 km do eixo de viagens, dos aeroportos. Temos que trabalhar com uma estratégia muito bem pensada para nãos termos surpresas, além da própria dificuldade das competições [Baiano e Copa do Nordeste]”, disse o presidente em entrevista ao Bahia Notícias.
     
    Perguntado sobre a adesão ao Profut, Ederlane comentou sobre a transparência do clube que está livre de dívidas. “Não aderimos ao Profut até porque somos um clube de apenas 10 anos. Primamos pela transparência acima de tudo. Não temos porque aderir, já que é uma iniciativa para clubes que tem algum tipo de déficit com a Receita Federal, o que não é nosso caso”, finalizou.
     
    O elenco alviverde começa os preparativos para a próxima temporada no dia 4 de janeiro do próximo ano, quando o elenco se apresenta para os treinos. 
    Terça, 01 de Dezembro de 2015 - 16:40

    Bahia vai estender contrato de João Paulo Penha

    por Ulisses Gama
    Bahia vai estender contrato de João Paulo Penha
    Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
    O meia João Paulo Penha terá o seu contrato estendido com o Bahia. O atleta, que tinha vínculo até maio de 2016, ficará até o fim do próximo ano. Em entrevista ao Bahia Notícias, o gerente de futebol Éder Ferrari confirmou o ato nesta terça-feira (1º) e pontuou que o jogador será avaliado pela nova comissão técnica antes de qualquer negociação. "Estamos conversando. Primeiramente o Bahia fará a renovação até o final do ano. Antes de qualquer coisa precisamos fazer isso. Outros clubes se mostraram interessados no jogador, mas a gente precisa da avaliação do futuro treinador para decidir se ele fica ou não. Apesar dos questionamentos da torcida, o atleta saiu valorizado e mostrou o seu potencial", disse. Com a camisa do Bahia, Penha jogou 15 vezes e não marcou nenhum gol.
  • DSCN7004 SANEAMENTO BÁSICO DAS RUAS EMBIRA E ABERTADA/N. DIAS D'ÁVBILA/20/11/15

    • 11 horas atrás
    •              
    • 4 visualizações
    SANEAMENTO BÁSICO DAS RUAS EMBIRA E ABERTADA/N. DIAS D'ÁVBILA/20/11/15. com a colocação de tubulações e caixa coletoras (Sumidouro), para as águas oriundas das casas residenci... 
  • DSCN70481 MEIO AMBIENTE DA RIO IMBASSAI/ MORRO CANTA GALO 20/11/15

    • 13 horas atrás
    •              
    • 5 visualizações
    MEIO AMBIENTE DA RIO IMBASSAI/ MORRO CANTA GALO 20/11/15
    MEIO AMBIENTE DIASDAVILENSE, LINDAS FOTOS MORRO CATA GALO E ADJACÊNCIAS, LAMINA D'ÁGUA DAS ÁGUAS REPRESADAS DA BARRAGEM DE SANTA HELENA, CO... 
  • DSCN6963 2º TPO. GOLS.. REDENÇAO 3X3 CATU/BAIANO FEMININO/FBF/14/11/15/MATAS. JOÃO

    • 20 horas atrás
    •              
    • 6 visualizações
    REDENÇAO 3X3 CATU/BAIANO FEMININO/FBF/14/11/15/MATAS. JOÃO
    http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/…/redencao-3x3-… POSTADAS 233 FOTOS!
    VIDEO narrado, f

Chiquitinha Maravilha

DIA  20/11/15

TOTAL DE  ACESSOS  MAIS  DE  670 MIL /338  MIL INTERNACIONAIS

ALEMANHA   MAIS  DE  137  MIL/BRASIL  MAIS  DE  329 MIL/USA  MAIS  DE  91  MIL... UMA  DAS MAIORES VISIBILIDADES  DE  UM BLOG  BAIANO  NO   MUNDO!

Visualizações de página por país


Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
332672
Alemanha
137307
Estados Unidos
91984
Malásia
19732
Rússia
18349
China
12207
Ucrânia
6189
França
4149
Portugal
2896
Índia
2240




Chiquitinha Maravilha


TOTAL DE ACESSOS    MAIS  604 MIL  EM  05/07/2015

PARABÉNS  MATA  DE  SÃO JOÃO 169  ANOS  DE EMANCIPAÇÃO 15/04/2015

EDIFICAÇÃO  DA  ARENA  SÃO  JOÃO   (ESTÁDIA  P/ MAIS  DE 5 MIL PESSOAS)

 NA  SEDE - CIDADE  DE  MATA  DE SÃO JOÃO/DETALHES   CLICK NO LINK ABAIXO


LINK SELEÇÃO MATENSE NO INTERMUNICIPAL E ARENA SÃO JOÃO, ESTÁDIO NA SEDE!

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/selecao-matense-no-intermunicipal-e.html


LINKS  DE POSTAGENS  RECENTES MAIO  DE  2015/ PENEIRA DO EC   BAHIA/SUB 17/ MATA DE SÃO JOÃO, COPA  METROPOLITANA  SUB -15/CAMP. MATENSE   ELITE 2015/ LNKS  DE VIDEOS INCLUIDOS  NAS  POSTAGENS  CITDAS!


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/bahia-do-jk-1x1-abcd-duelos-de-campeoes_18.html
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/portuguesa-x-rua-goias-matense-elite.html
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/reglmento-da-v-copa-metropolitana-sub.html
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/resultados-dos-jogos-da-v-copa.html
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/sel-matense-3x1-sel-de-teodoro-sampaio.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/peneira-do-ec-bahia-em-mata-de-sao-joao.html

PARABÉNS CIDADE DE  SALVADOR  466  ANOS  DE  FUNDAÇÃO - 29/03/1549 - 29/03/2015!

SUA HISTÓRIA  CLICK NO  LINK

NESSE MÊS DE MARÇO  dia 29 DE 2015,   COMEMORATIVO  AOS  466 ANOS  DE FUNDAÇÃO DA  CIDADE DE SALVADOR  (OCORRIDO EM 29/03/2015), ,O BLOG CHIQUITINHA MARAVILHA ESTÁ POSTANDO DIARIAMENTE UMA  COLETÂNEA  DE  POESIAS  DESCRITIVA  DA HISTÓRIA DA 1ª  CAPITAL DO BRASIL, AUTORIA  DE CHIQUITINHA  MARAVILHA  E   COM DIREITOS AUTORAIS REGISTRADO, PODENDO SER DIVULGADA, CITADO A FONTE  DE  ORIGEM.  MUITAS DESSAS POESIAS FORAM POETIZADAS    NO ANO  DE 1970 EM DIANTE,  QUANDO  CHIQUITINHA MARAVILHA TINHA 19  ANOS, E RESIDENTE NA SUA CIDADE NATA, MATA DE  SÃO  JOÃO/BA.

POESIAS  POETIZADA A LUZ  DOCUMENTAL, COM   INSPIRAÇÃO  POÉTICA DO AUTOR DAS  POESIAS.



FAMÍLIA  PEREIA  CHAGAS E  RAMIFICAÇÕES - UMA  GERAÇÃO DE POVOADORES A PARTIR DE PORTUGAL P/ MATA  DE SÃO JOÃO , CIDADES  VIZINHAS  DESDE OS  PRIMORDIOS!

 VER  TRAÇOS BIOGRÁFICOS FAMÍLA PEREIRA   CHAGAS E RAMIFICAÇÕES NO BLOG.


PEREIRA  CHAGAS E RAMIFICAÇÕES!

 FAMÍLIAS DE  DE POVOADORES, DESDE

OS  PRIMÓRDIOS DA  POVOAÇÃO 

MATENSE E CIDADES VIZINHAS



A  CITADA FAMÍLIA, ORIGINADAS DE PORTUGAL PRA O  BRASIL,  VIA  SOLO BAIANO, COMPOSTA DESDE OS  PRIMÓRDIOS DE:

POVOADORES, AGRICULTORES, PECUARISTA, FAZENDEIROS, DONOS  DE  ENGENHOS DE  CANA DE  AÇÚCAR, CAFEICULTORES, BARÕES,  VISCONDES, PREFEITOS, INTENDENTES, VEREADORES, CONSELHEIROS MUNICIPAIS, GOVERNADORES, SENADORES, DEPUTADOS, ADVOGADOS, JUÍZES   DESEMBARGADORES, MILITARES, MÉDICOS, POETAS, ESCRITORES, MÚSICOS  ATLETAS (MARATONISTAS, JUDOCAS, JOGADORES DE  FUTEBOL, E  MUITO  MAIS...). 




A Curso  de Legislação Empresarial  LDTDA/TPD/IOB
Credenciamento: CFMO O97

Oswaldo  Melantonio  Formado  em  Direito, Filosofia   e Jornalismo, Av. Marquês  de  São Vicente (Agua  Branca), São  Paulo/SP.

Certificado COMUNICAÇÕES  VERBAIS /Concluído  em 7/03/1986

Chiquitinha  Maravilha nasceu  no  dia  07/07/1951 ás  03: 05 hs  na  Travessa  Barão  Açu  da  Torre, atual  rua  Luis Sepúlveda  Garces, centro,  cidade  de  Mata  de  São João, curso  primário  no Grupo Escolar  Getúlio Vargas (1959/65), ginasial  IMEMB  (atual CMMB)  de  1966/69. Chiquitinha  Maravilha  aposentado, Técnico em Química (nível médio), Curso  de  Comunicações Verbais  em  07/03/1986, (100 horas de  duração, EQUIVALENTE A 6 MESES), Credenciamento: CFMO 097,  o Professor Responsável   pelo Curso de Legislação Empresarial  o Professor Oswaldo Melatonio, formado  em Direito, Filosofia e  Jornalismo;
No  citado  curso grandes  figuras  do  mundo  da  comunicação  política, esportiva, empresarial, realizaram o citado curso (Oreste Quecia, Osmar Santos, Janio Quadros fizeram esse citado curso.... ).

                                      MATA DE SÃO JOÃO/BA.
Praça Barão Açu da Torre (primo de Chiquitinha  Maravilha e de Frank Chaga) na Cidade  de  Mata  de  São João na
década de  1950, nessa   citada  praça  nasceu Frank Chagas no dia 11/08/1939.


 Troféu Ndilson Daltro dos  Santos (Nai)


ABAIXO :
LINK DA BIOGRAFIA  DO NDUSTRIAL PRISCÍLIO  DE  ABREU  GUIMARÃES  /LATICINIO  DE  LEITE/CIDADE  DE MATA DE SÃO  JOÃO/BA.

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/biografias-emancipacao-de-mata-de-sao.html

  




Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 
Salvador/Ba. 42. 198 metros

                                  CORRER É VIVER, REJUVENESCER...

                               (A Poesia do Corredor)

                   Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

                     Poetizada em  13/02/1985

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantesdoatletismo. 
Direitos Autorais registrado em nome de  Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João).
Correu  15 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio deJaneiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)2 maratonas em Nova York (1984 e 1986) 2 São Silvestre (1983, 1984). Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da BahiaCorreu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).



LINKS DE POSTAGENS HISTÓRICAS!

Estatua  de Bonze para Zuza Ferreira, Introdutor 

do Futebol  na Bahia em 28/10/1901



Chiquitinha Maravilha

Histórica  Poética  Resumida  da  Cidade  de Salvador, a  Luz Documental!

O poeta matense, Chiquitinha Maravilha, documento conteúdos importantes, históricos, da Cidade de Salvador, tanto na escrita, como nos versos a luz Documental, da poesia Salvador, A Peroloa Barroca das Américas!


Poetizada no ano de 1970, aos 19 anos na cidade de Mata de São João e ampliada a partir de 1999, com ... Ver mais — com Chiquitinha Maravilha, poetizando a Cidade de Salvador, desde os 19 anos, 1970!

Abaixo:
Link  abaixo  da história da  1ª Constituição da  Bahia  na  era  Republicana 02/07/1891!

Abaixo: Biografia  do Bacharel e poeta  Inconfidente Tomas Gonzaga


Abaixo: Viva  Tiradentes!   E os Inconfidentes, a história  da  Conjuração Mineira  que  pregava  ideais   de  um Brasil Republicano e  não Monarquico,  ou Imperial!


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/viva-tiradentes-e-os-inconfidentes.html

Abaixo /
Jornalista, escritor, Politico,  da Academia  de  Letras da Bahia, Jorge  Calmon  Muniz de Bitencourt, sua biografiua  a  luz   documental!


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2014/11/jorge-calmon-muniz-de-bitencourt-sua.html 


lINKS SOBRE  A INCONNFIDENCIA  MINEIRA:







http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/salvador-capital-mundial-o-turismo.html


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/p/biografia-de-chiquitinha-maravilha.html














http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/baltazar-de-aragao-o-bangala-defensor.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/cidade-de-salvador-no-seculo-xvii_66.html


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/deputados-aragoes-durante-o-regime.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/balthazar-1865-e-barao-de-sao-francisco.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/francisco-dias-davila-e-uniao-com-os.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/os-aragoes-nos-cargos-politicos-e.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/os-descendentes-de-baltazar-de-aragao.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/ciclos-de-vidas-ambientais-preservar.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/convento-do-desterro-santa-clara-sua.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/diogo-de-aragao-pereira-parte-iii.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/dama-bela-graciosa_30.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/segunda-invasao-holandesa-em-salvador.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/os-passaros-descricao-poetica.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/igreja-da-misericordia-cidade-de.html


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/a-se-primacial-do-brasil.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/viva-zuza-ferreira-e-o-futebol-da-bahia.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/igreja-e-colegio-de-orfaos-de-sao.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/convento-e-colegio-das-mercez.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/igreja-e-mosteiro-de-sao-bento-sua.html




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário