quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

FUTEBOL BAIANO, PALMEIRAS CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL, E NOTICIAS INTERNACIONAIS..


Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 15:45

Aroldo Moreira enaltece zagueiro Rodrigo: 'Servirá o Bahia com qualidade'

por Ulisses Gama
Aroldo Moreira enaltece zagueiro Rodrigo: 'Servirá o Bahia com qualidade'
Foto: Divulgação / EC Bahia
Nas duas últimas partidas do Campeonato Brasileiro da Série B e sob o comando do técnico Aroldo Moreira, alguns atletas das divisões de base foram utilizados. O treinador, que pertence a equipe sub-20, fez elogios aos seus comandados e principalmente ao zagueiro Rodrigo.
"Lançamos o Rodrigo, que fez uma ótima partida contra o Atlético Goianiense. Se portou bem, marcou bem o atacante Júnior Viçosa. Destes mais novos, ele estará servindo com qualidade a equipe profissional do Bahia", afirmou, em entrevista ao Programa do Esquadrão, da Rádio Tudo FM. 
Rodrigo, de 19 anos, foi titular diante do time goiano no último sábado (28) e entrou na lista dos 18 atletas criados no Bahia utilizados na equipe profissional em 2015. 
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 15:30

José Aldo e Conor McGregor concordam em trocar cumprimentos no UFC 194

por Edimário Duplat
José Aldo e Conor McGregor concordam em trocar cumprimentos no UFC 194
Foto: Getty Images
Rivais dentro no octógono, os lutadores José Aldo e Conor McGregos afirmaram que não veem problemas em se cumprimentarem no desafio do próximo dia 12 de dezembro, válido pelo UFC 194 e que será realizado na cidade de Las Vegas.


“Irei tocar as luvas antes da luta, mas não quando o árbitro autorizar o início do combate. Depois da luta, não vejo problemas em cumprimentá-lo. Isso são negócios. Duas nações vão colidir e a paz será restaurada depois da luta”, afirmou o irlandês em uma conferência via telefone, realizada na última quarta-feira (2).  Além de McGregor, o brasileiro reiterou a opinião e afirmou que o combate é a sua principal meta na ocasião.

“Pouco penso nisso, primeiro passo é vencer, não vejo problema nenhum apertar ou não a mão dele. Estaremos trabalhando lá. Vamos ver o que vai acontecer depois da luta”, confirmou o dono do cinturão linear do peso-pena.

Confira os outros confrontos que acontecerão no UFC 194:

UFC 194

12 de dezembro, em Las Vegas (EUA)

CARD PRELIMINAR - a partir de 21h (horário da Bahia)
Peso-galo: Urijah Faber x Frankie Saenz
Peso-palha: Tecia Torres x Jocelyn Jones-Lybarger
Peso-meio-médio: Warlley Alves x Colby Covington
Peso-leve: Léo Santos x Kevin Lee
Peso-leve: Joe Proctor x Magomed Mustafaev
Peso-leve: John Makdessi x Yancy Medeiros
Peso-meio-médio: Court McGee x Márcio Lyoto

CARD PRINCIPAL - a partir de 0h (horário da Bahia)
Peso-pena: José Aldo x Conor McGregor
Peso-médio: Chris Weidman x Luke Rockhold
Peso-médio: Ronaldo Jacaré x Yoel Romero
Peso-meio-médio: Demian Maia x Gunnar Nelson
Peso-pena: Max Holloway x Jeremy Stephens
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 15:00

Darino Sena entra na mira da TV Aratu; comentarista desconversa

por Glauber Guerra / Matheus Caldas
Darino Sena entra na mira da TV Aratu; comentarista desconversa
Foto: Reprodução / TV Bahia
Principal comentarista de esportes da Tv Bahia, Darino Sena está próximo de deixar a líder de audiência no estado. O jornalista é alvo de cobiça da Tv Aratu. Procuradopelo Bahia Notícias, nesta quinta-feira (3), Darino se recusou a comentar sobre o assunto: “Nada a declarar”, resumiu.


Darino Sena é comentarista da Rede Bahia e do PFC, além de trabalhar também no jornal Correio. Ele acumula passagens pela CBN, e já foi assessor de imprensa de Bahia e Vitória. 
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 15:00

Curry marca 40 pontos e Warriors emplaca 20ª vitória seguida na NBA

por Estadão Conteúdo
Curry marca 40 pontos e Warriors emplaca 20ª vitória seguida na NBA
Foto: Reprodução/ESPN
Stephen Curry aproveitou o clima familiar em Charlotte para fazer mais uma grande exibição na atual temporada da NBA. O armador, que cresceu na cidade, se destacou na noite desta quarta-feira ao anotar 40 pontos na vitória do Golden State Warriors sobre o Charlotte Hornets por 116 a 99, fora de casa.


O clima familiar foi garantido também pela homenagem que o time da casa fez a Dell Curry, pai de Stephen, que defendeu o Hornets na década de 90. Inspirado pelo reconhecimento ao pai, o armador do Warriors brilhou ao anotar 28 dos seus 40 pontos no terceiro quarto e acertar oito de 11 tentativas de arremesso. Nem precisou voltar à quadra no último quarto do jogo.

Com sua grande atuação, o Warriors ampliou o recorde de vitórias no início da temporada da NBA para 20. Os atuais campeões seguem disparados na liderança da Conferência Oeste. Já o Hornets segue na parte intermediária da tabela da Conferência Leste, com 10 triunfos e oito derrotas.

Em outro jogo desta rodada, o Los Angeles Lakers surpreendeu o Washington Wizards por 108 a 104, fora de casa, e com direito a grande exibição de Kobe Bryant. Motivado pelas recentes homenagens, em razão do anúncio de sua aposentadoria, ao fim da temporada, o astro anotou 31 pontos no que foi apenas o terceiro triunfo do Lakers no campeonato. Kobe não marcava tantos pontos desde dezembro do ano passado.

Apesar do resultado, o Lakers segue na última posição do lado Oeste, com três vitórias em 18 jogos. O irregular Wizards, que novamente não contou com o brasileiro Nenê, tem sete vitórias e nove derrotas, na Conferência Leste.

Em situação preocupante semelhante a do Lakers, o Philadelphia 76ers voltou a tropeçar nesta rodada, após faturar sua primeira vitória na competição no jogo anterior. Desta vez, a equipe foi superada pelo New York Knicks por 99 a 87, jogando fora de casa. Foi o 19º revés do time, ainda na lanterna do lado Leste.

Para buscar sua nona vitória, o Knicks contou com 17 pontos e 10 rebotes do letão Krstapis Porzingis. Assim como o Wizards, o time de Nova York faz campanha oscilante, com 10 derrotas em 19 partidas, fora da zona de classificação para os playoffs.

Na outra ponta da tabela, o Chicago Bulls bateu o Denver Nuggets por 99 a 90, em casa, e segue se aproximando do líder Cleveland Cavaliers. A equipe de Chicago tem agora 11 vitórias e cinco derrotas, ocupando o terceiro posto. O Cavaliers tem 13/5, enquanto o vice-líder Indiana Pacers registra 12 triunfos e cinco derrotas.


Confira os resultados da noite desta quarta-feira:

Washington Wizards 104 x 108 Los Angeles Lakers
Charlotte Hornets 99 x 116 Golden State Warriors
New York Knicks 99 x 87 Philadelphia 76ers
Atlanta Hawks 86 x 96 Toronto Raptors
Chicago Bulls 99 x 90 Denver Nuggets
Houston Rockets 108 x 101 New Orleans Pelicans
San Antonio Spurs 95 x 70 Milwaukee Bucks
Los Angeles Clippers 91 x 103 Indiana Pacers
Detroit Pistons 127 x 122 Phoenix Suns

Acompanha os jogos desta quinta-feira:

Miami Heat x Oklahoma City Thunder
Toronto Raptors x Denver Nuggets
Utah Jazz x Orlando Magic
Memphis Grizzlies x San Antonio Spurs
Portland Trail Blazers x Indiana Pacers
Sacramento Kings x Boston Celtics
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 14:30

Por escalação irregular, Real Madrid pode ser eliminado da Copa do Rei

por Edimário Duplat
Por escalação irregular, Real Madrid pode ser eliminado da Copa do Rei
Foto: Reprodução/Trivela
A vitória perante o Cádiz, na primeira partida dos 16-avos de final da Copa do Rei, pode custar caro para o Real Madrid. Por conta da escalação irregular de Denis Cheryshev, que marcou um dos gols da equipe, o clube merengue pode ser eliminado do torneio antes mesmo do jogo de volta entre as duas equipes.


O atleta russo acumulou três cartões amarelos enquanto defendia o Villarreal e deveria estar suspenso da competição. A notícia circulou pela própria imprensa espanhola durante o confronto, o que fez com que a torcida do Cádiz entoasse cânticos ao jogador rival por conta da sua situação irregular.

O treinador Rafa Benítez justificou que o Real Madrid não recebeu nenhuma notificação da federação ou do Villarreal sobre o caso. Já o presidente do Cádiz, Manolo Vizcaíno, afirmou que irá se reunir com outros dirigentes para tomar a decisão de denunciar a equipe rival. “Faremos o que seja melhor para o Cádiz. Estudaremos a situação”, declarou, em entrevista à Rádio Marca.

Na mesma temporada, o Osasuna foi eliminado do confronto contra o Mirandés, também pela Copa do Rei, por conta da escalação de um atleta irregular.
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 14:00

Com trio MSN, Kidiaba e Robinho, clubes inscrevem atletas para o Mundial

por Estadão Conteúdo
Com trio MSN, Kidiaba e Robinho, clubes inscrevem atletas para o Mundial
Foto: Miguel Ruiz / Barcelona
Com praticamente tudo pronto para o Mundial de Clubes deste ano, seis dos sete participantes tiveram seus jogadores inscritos revelados nesta quinta-feira. Com a exceção do representante japonês, que só será conhecido no domingo, Auckland City, River Plate, América do México, Barcelona, Guangzhou Evergrande e Mazembe anunciaram os 23 atletas que os representarão na competição que acontecerá a partir da semana que vem, no Japão.


No total, serão nove brasileiros na competição, distribuídos em somente dois times. O principal destaque, como não poderia deixar de ser, é Neymar, do Barcelona. O time catalão conta ainda com Daniel Alves, Adriano e Douglas, inscrito mesmo com pouquíssimas chances nos últimos meses. A maior aposta da equipe está no ataque, que além de Neymar conta com Messi e Suárez.

Os outros cinco jogadores do Brasil estão no Guangzhou Evergrande. São eles: Alan, ex-Fluminense, Paulinho, ex-Corinthians, Elkeson, ex-Botafogo, Ricardo Goulart, ex-Cruzeiro, e Robinho, ex-Santos. O campeão asiático conta ainda com um brasileiro no banco: Luiz Felipe Scolari.

Mas o principal candidato a incomodar o amplo favoritismo do Barcelona é mesmo o River Plate. Campeão da Libertadores, o time argentino tem em seu elenco os veteranos Lucho González e Saviola, além de bons valores como o meio-campista Kranevitter, presença constante nas últimas convocações da Argentina e já negociado com o Atlético de Madrid para o ano que vem.

Possível adversário do Barcelona, assim como o Guanghzou, o América do México tem um elenco repleto de atletas com passagens pela seleção do país, mas pouco conhecidos do público brasileiro. As principais exceções são o lateral Miguel Samudio, ex-Cruzeiro, e o meia Sambueza, ex-Flamengo.

Já Auckland City e Mazembe chegam como prováveis figurantes para o torneio. O time semiprofissional da Nova Zelândia mescla atletas de diversos países, como Espanha, Coreia do Sul e Inglaterra, mas todos desconhecidos. Já no Mazembe, a grande figura é o goleiro Kidiaba, que ficou famoso por seu estilo despojado de comemoração após a histórica zebra contra o Internacional no Mundial de 2010.
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 13:30

Treinador do handebol feminino acredita que Mundial terá o nível mais alto da história

por Edimário Duplat
Treinador do handebol feminino acredita que Mundial terá o nível mais alto da história
Foto: Divulgação/CBHB
Atual campeã mundial feminina, a Seleção Brasileira de Handebol inicia a sua luta pelo bicampeonato no próximo sábado (5), quando estreia na edição 2015 do Mundial, realizado na Dinamarca. Entretanto, para o treinador Morten Soubak, a expectativa é de que o atual torneio seja o mais alto nível na história do esporte.


“Estamos cientes de que este Mundial terá o nível maior que já tivemos na história. Vou chutar que quase sei as 16 equipes que vão se classificar para as oitavas de final. Teremos várias possibilidades de confronto que poderiam ser uma final. Estaremos lá para ganhar cada jogo, mas sabendo do nível dos adversários, que é muito alto”, afirmou o treinador dinamarquês, que comanda o Brasil desde 2009.

Soubak prefere não encarar a sua equipe como favorita direta ao título e sabe dos riscos de ser eliminada antes de chegar as semifinais. Temos uma seleção totalmente competitiva, mas que pode tanto chegar à medalha como também, infelizmente, perder uma partida de oitavas de final”, analisou.

O Brasil entra em quadra no sábado (5) contra a Coreia do Sul no Ginásio Kolding-Hallen, em Kolding. Integrando o Grupo C, as atuais campeãs ainda enfrentam as equipes da França, Argentina, Coréia do Sul, Republica Democrática do Congo e Alemanha. 
FBI indicia Marco Polo del Nero e Ricardo Teixeira por corrupção nos Estados Unidos
Foto: Rafael Ribeiro / CBF
Marco Polo del Nero e Ricardo Teixeira, atual e ex-presidente da CBF, respectivamente, foram indiciados por corrupção pelo FBI. De acordo com o Estadão, del Nero é acusado de receber propinas em contratos comerciais envolvendo Confederação Brasileira de Futebol. O governo americano havia feito um pedido de cooperação com o Brasil para que ele fosse preso ou ouvido pela justiça, mas uma juíza no Rio de Janeiro suspendeu qualquer cooperação entre os dois países no caso da Fifa. Nesta quinta-feira (3), o Comitê de Ética da Fifa divulgou que está investigando del Nero por diversas infrações ao Código de Ética da entidade desde o dia 23 de novembro. Pela manhã, os vice-presidentes da Fifa, Alfredo Hawit - presidente da Concacaf - e Juan Napout - presidente da Conmebol - foram presos em Zurique. O pedido de prisão dos dois partiu dos Estados Unidos.
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 12:45

Agente de Escudero aguarda contraproposta do Vitória e nega ter oferecido gringos

por Glauber Guerra
Agente de Escudero aguarda contraproposta do Vitória e nega ter oferecido gringos
Argentino segue com futuro indefinido |Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O futuro de Escudero no Vitória segue indefinido. Com contrato até 31 de dezembro neste ano, o argentino ainda não chegou a um acordo com a diretoria do clube. As negociações são conduzidas por Anderson Barros, gestor de futebol do clube e José Luiz Galante, em empresário do atleta.


“Ainda não tivemos nenhum acerto. Queremos renovar. Conversamos com a diretoria e estamos aguardando a contraproposta”, disse Galante, em entrevista aoBahia Notícias.

De acordo com o empresário, o principal é uma dívida de R$ 500 mil (leia aqui), referente à multa rescisória que precisou ser paga ao Boca Juniors em 2013 para o atleta acertar em definitivo com o Leão. Galante desembolsou o valor ao clube argentino e alega não ter sido ressarcido. Por isso, ele entrou com uma ação judicial para cobrar a quantia.

“Varias coisas estão dificultando, entre elas a dívida”, comentou.

Por fim, Galante negou ter oferecido atletas estrangeiros ao Vitória. O assunto foi comentado à exaustão nas redes sociais.

“No Vitória só estou negociando com Escudero. Não ofereci nenhum jogador estrangeiro e nem brasileiro ao Vitória. Somente Escudero”, finalizou.
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 12:30

Corte sul-africana aceita apelação e julgará Oscar Pistorius por assassinato

por Edimário Duplat
Corte sul-africana aceita apelação e julgará Oscar Pistorius por assassinato
Foto: Divulgação
A Corte de Apelação da África do Sul aceitou o recurso da promotoria do país para reverter a decisão em 1º grau contra Oscar Pistorius, passando a atual condenação do atleta de homicídio culposo para assassinato de sua ex-namorada, Reeva Steenkamp, em fevereiro de 2013.


A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (3) pelo juiz Eric Leach, que pode aumentar a pena do atleta para até 15 anos de prisão. Atualmente, a pena de Pistorius é de 5 anos de cadeia.

O porta voz da família de Pistorius afirmou que o atleta recorrerá a Corte Constitucional por conta da nova decisão, que ainda não tem data para ser anunciada.
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 12:15

Sem saber se renova, Tiago Real diz: 'Prioridade é o Bahia'

por Ulisses Gama
Sem saber se renova, Tiago Real diz: 'Prioridade é o Bahia'
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
Na temporada de 2015, Tiago Real foi um dos atletas que mais esteve em campo com a camisa do Bahia. Com um contrato até o fim deste ano, o meia, que passa férias em Goiás, ainda não sabe se fica, mas garantiu que a vontade e a prioridade é de permanecer no tricolor para 2016.
"A gente teve uma primeira conversa. Eu passei a minha situação e disse que queria ficar. Estou adaptado, gostei da cidade e tenho um carinho enorme pela torcida. A situação agora está na mão do representante e será analisada, mas minha prioridade é o Bahia. Quero permanecer", declarou, em entrevista ao Bahia Notícias. 
Autor de seis gols pelo Esquadrão no ano, Tiago Real fez uma avaliação positiva de seu ano, mas não escondeu a frustração pelo fracasso no Campeonato Brasileiro da Série B. 
"Foi um ano particularmente bem desgastante. Tanto fisicamente como psicologicamente, pois me envolvi muito no projeto. Queria ter fechado com chave de ouro com o acesso, mas foi um ano bom individualmente", concluiu.
  
Tiago Real, que pertence ao Palmeiras, tem vínculo com o clube paulista até agosto de 2016.
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 12:00

'O Palmeiras foi superior e mereceu o título', diz Dorival Júnior

por Ciro Campos | Estadão Conteúdo
'O Palmeiras foi superior e mereceu o título', diz Dorival Júnior
Foto: Reprodução/ESPN
O técnico do Santos, Dorival Júnior, disse após o vice-campeonato da Copa do Brasil, já na madrugada desta quinta-feira que o Palmeiras mereceu conquistar a vitória no tempo normal e confirmar o título nos pênaltis. Para o treinador, a equipe da Vila Belmiro teve uma atuação muito abaixo do esperado e, por isso, deixou escapar a vantagem do empate conquistada no triunfo por 1 a 0 no jogo de ida, na Vila Belmiro.


"As coisas não deram certo. Nosso time não se achou e temos que reconhecer que o Palmeiras foi eficiente e mereceu o resultado", comentou o treinador. Dorival perdeu a chance de conquistar pela segunda vez a Copa do Brasil, já que em 2010 foi campeão do torneio com o próprio Santos, ao bater o Vitória na final. Nesta quarta-feira, o time jogou mal e perdeu por 2 a 1 no tempo normal, seguido de 4 a 3 nos pênaltis.

Dorival afirmou que ficou surpreso pela má atuação da equipe. "Assumo essa condição. Fizemos nosso melhor, mas realmente não foi uma grande noite. De todo o período que estou aqui, foi a partida que jogamos bem abaixo do que vínhamos atuando. A campanha que o Santos vinha fazendo era irrepreensível, mas ficou abaixo", explicou.

Em 14 jogos na competição a equipe santista teve apenas duas derrotas na campanha, ambas por 2 a 1. A primeira foi para o Sport, na terceira fase, e outra diante do Palmeiras, no Allianz Parque. "O Palmeiras prevaleceu em volume. Não conseguimos a troca de passe, nem manter a posse de bola ou organizar jogadas. O Santos não jogou com a mesma leveza das últimas partidas", lamentou.

O Santos chegou a chutar uma bola na trave no primeiro tempo, com Victor Ferraz, mas pouco criou no restante do jogo. Apenas nos minutos finais Ricardo Oliveira conseguiu diminuiu e levar a final para os pênaltis, quando Marquinhos Gabriel e Gustavo Henrique desperdiçaram as cobranças.
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 11:45

Wallace celebra fim de ciclo na base com título: 'Fui coroado'

por Glauber Guerra
Wallace celebra fim de ciclo na base com título: 'Fui coroado'
Foto: Divulgação / Vitória
O goleiro Wallace, de 20 anos, encerrou o seu ciclo nas divisões de base do Vitória com o título da Copa do Nordeste Sub-20. O arqueiro, que defendeu dois pênaltis na final do certame regional, comemorou a conquista do caneco.


“Foi a minha última competição nas categorias de base. Soube aproveitar e fui coroado. Fiz grandes defesas e peguei dois pênaltis. Estou muito feliz por ter feito parte das categorias de base do Vitória e aproveitado essa última oportunidade e ter sido campeão”, afirmou.

Wallace tem contrato com o Vitória até dezembro de 2017.
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 11:30

Diego Aguirre é anunciado como novo treinador do Atlético Mineiro

por Edimário Duplat
Diego Aguirre é anunciado como novo treinador do Atlético Mineiro
Foto: Reprodução/Twitter
Depois de ter sido especulado no São Paulo e no Al-Gharafa, do Catar, o uruguaio Diego Aguirre foi anunciado como o novo treinador do Atlético Mineiro. Através de sua conta no twitter na manhã desta quinta-feira (3), o presidente do Galo, Daniel Nepomuceno, confirmou a negociação com o técnico, que deve ser apresentado aos jogadores ainda no treino da tarde do mesmo dia.


Com 50 anos, Aguirre iniciou sua carreira de treinador no ano 2000, quando comandou o Alianza San Augustin do Uruguai. Depois, passou pelo também uruguaio Plaza Colonia e o Aucas do Equador até assumir o Peñarol em 2003. Na sua segunda passagem pelo aurinegro, chegou ao vice-campeonato da Libertadores 2011.

Em 2015, Aguirre treinou o Inter de Porto Alegre e chegou as semifinais da Libertadores e o título do Gauchão. Entretanto, por conta de polêmicas envolvendo a sua forma de treinamento e os maus resultados do Brasileirão, foi demitido da equipe colorada durante o torneio nacional.
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 11:00

Copa do Mundo deverá contar com 40 seleções a partir de 2026

por Jamil Chade | Estadão Conteúdo
Copa do Mundo deverá contar com 40 seleções a partir de 2026
Foto: Divulgação
A Copa do Mundo passará a ter 40 seleções, numa decisão que deve ser aprovada ainda nesta quinta-feira pela Fifa. A medida valeria a partir do Mundial de 2026 e faz parte de uma reforma da entidade que serve como compensação política para a perda de poder das confederações regionais no controle do futebol mundial.


Hoje com 32 times, o Mundial já se transformou em um desafio operacional. Ao colocar mais oito seleções, o torneio promete passar de um mês de duração por contar com mais de 80 partidas.

A medida, que está sob debate nesta quinta no Comitê Executivo da Fifa, está sendo duramente criticada por pessoas ligadas ao futebol. A acusação é de que isso seja uma forma de compensar as confederações regionais que, na criação de uma nova Fifa, terão seus poderes limitados.

A Copa do Mundo passou a contar com 32 times em 1998, na França. Agora, um novo formato dará a possibilidade para que a Fifa conceda mais lugares na competição para seleções de fora da Europa.

Para 2018, os europeus terão 14 seleções, quase dez a mais que a segunda confederação melhor representada. Os africanos contam com cinco lugares, contra quatro e meio para a América do Sul - quatro vagas diretas e uma outra que é disputada na repescagem.
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 10:45

Éder Ferrari analisa utilização da base: 'Tem que melhorar muito'

por Ulisses Gama
  Éder Ferrari analisa utilização da base: 'Tem que melhorar muito'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Em 2015, o Bahia bateu um recorde na utilização de jogadores formados nas divisões de base. Entre as competições do ano, o Esquadrão usou 18 atletas. Gerente de futebol do clube, Éder Ferrari analisou que esta passagem para o elenco profissional tem que ser melhorada.
"A gente tem que melhorar muito esta transição. Alguns atletas foram puxados para o profissional por ter estourado a idade. A gente quer evitar isso cada vez mais e utilizá-los por mérito e qualidade deles", declarou, em entrevista ao Bahia Notícias.
Ferrari destacou que a equipe sub-20 terá a mesma rotina da equipe profissional no próximo ano e projetou mais oportunidades para os jovens.  
"A tendência é que no ano que vem, com um elenco mais enxuto, é que mais jogadores da base tenham oportunidade", completou.
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 10:30

FBF divulga tabela do Campeonato Baiano 2016

por Edimário Duplat
FBF divulga tabela do Campeonato Baiano 2016
Foto: Max Haack/Ag Haack/Bahia Notícias
Depois de definir os detalhes na reunião do Conselho Técnico, realizado na última terça-feira (1), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou a tabela do Campeonato Estadual de 2016. Com predominância de jogos aos domingos, as exceções ficam por conta das partidas realizadas nos sábados e quartas-feiras, por conta do horário de transmissão da TV.


O pontapé inicial acontece no dia 31 de janeiro, com cinco jogos acontecendo às 16h00 (horário da Bahia). Enquanto o Bahia visita a Juazeirense no Adauto Moraes e o Vitória recebe a Jacuipense no Barradão, Flamengo de Guanambi e Vitória da Conquista se enfrentam no Estádio 2 de julho, enquanto o Bahia de Feira joga contra o Feirense no Joia da Princesa e o Colo-Colo atua contra o Flu de Feira em estádio que ainda será definido. No dia 3, uma quarta-feira, Galícia e Jacobina fecham a primeira rodada no Estádio de Pituaçu.

A primeira fase acaba no dia 13 de março, com as quartas de finais acontecendo nos dias 20 e 27, assim como o mata-mata do rebaixamento. As semifinais acontecem nos dias 10 e 20 de abril, com as finais marcadas para o dia 23 do mesmo mês e no dia 7 de maio.

A disputa acontece da mesma forma do certame de 2015, com as equipes divididas em dois grupos de seis onde os clubes de uma chave enfrentam os da outra em apenas jogos de ida. Classificam-se para a segunda fase os oito melhores da classificação geral, independente de que grupos pertençam. A novidade é que os mandos de campo das semifinais e finais serão definidos pela campanha de todo o torneio e não apenas da fase anterior.

Confira aqui a tabela do Baianão 2016.
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 10:00

Presidentes da Conmebol e da Concacaf são presos em Zurique

por Jamil Chade | Estadão Conteúdo
Presidentes da Conmebol e da Concacaf são presos em Zurique
Foto: Divulgação
Numa operação que visa principalmente o futebol sul-americano, as polícias da Suíça e dos Estados Unidos realizaram mais uma onda de prisões na manhã desta quinta-feira em Zurique. Um dos presos é o atual presidente da Conmebol, Juan Ángel Napout. Ele é o terceiro presidente da entidade detido em seis meses.


O outro preso é o cartola de Honduras, Alfredo Hawit, presidente da Concacaf. Os dois, presos no hotel Baur Au Lac, são vice-presidentes da Fifa. Fontes de dentro da entidade confirmam à reportagem que mais prisões deverão acontecer ao longo do dia em vários locais do mundo. O número poderia superar a dez e visam em especial os dirigentes sul-americanos. "Será um tsunami na região", alertou uma fonte policial próxima ao processo.

Durante o dia, outros cartolas serão indiciados e operações estão sendo aguardadas em diferentes partes da América Latina. Fontes confirmaram à reportagem que Marco Polo Del Nero, presidente da CBF, é um dos investigados pelo FBI e que estaria entre os detidos se tivesse viajado para a reunião da Fifa. Ele, desde maio, não sai do Brasil, nem para acompanhar jogos da seleção. Joseph Blatter, ex-presidente da Fifa, não está entre os detidos, apesar de estar sob investigação na Suíça.

As prisões ocorreram no mesmo local onde, em 27 de maio de 2015, sete outros dirigentes foram detidos, entre eles José Maria Marin. Os cartolas estavam em Zurique para as reuniões do Comitê Executivo da entidade, que ocorrem nesta quinta-feira. Eles são suspeitos de corrupção e lavagem de dinheiro e aguardam o processo de extradição para os EUA.

Segundo o Departamento de Polícia da Suíça, os dois são acusados de receber milhões de dólares em propinas por contratos comerciais em torneios. Napout, em entrevista à reportagem, havia insistido esta semana que queria "reformar a Conmebol" e que era "totalmente favorável à transparência". Adotando um tom de "reformador", ele insistia que "não renunciaria" e que a entidade sul-americana entrava em uma nova fase, depois das prisões dos ex-presidentes Eugênio Figueredo e Nicolás Leoz.

Brincando e caminhando tranquilamente pelo lobby do hotel onde seria preso nesta quinta, Napout distribuiu sorrisos nos últimos dias, deu entrevistas e tentava fazer campanha para seu amigo, Gianni Infantino, para a presidência da Fifa.

Em um comunicado, a Justiça suíça apontou que vai continuar colaborando com os Estados Unidos. Na Fifa, as reuniões foram mantidas e a entidade apontou que vai "colaborar" com a Justiça.

Hospedado no mesmo hotel da operação, Fernando Sarney, o novo representante do Brasil na Fifa, não foi preso. Procurado pela reportagem, Sarney desconhecia a operação e disse que iria para as reuniões da Fifa como planejado. Ele volta na noite desta quinta ao Brasil e seria acompanhado justamente por Napout, que havia servido como seu "guia" nas primeiras reuniões na Fifa.
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 09:45

Raimundo Viana vibra com título da Copa do Nordeste Sub-20

por Glauber Guerra
Raimundo Viana vibra com título da Copa do Nordeste Sub-20
Foto: Divulgação / Vitória
O presidente do Vitória, Raimundo Viana, não escondeu a felicidade pela conquista do título da Copa do Nordeste Sub-20. O caneco veio após o triunfo nas cobranças de pênalti por 4 a 2 sobre o Náutico, nesta quarta-feira (2), no Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL).


“Estou muito feliz com esse título. A meninada está de parabéns. Não teve para ninguém. Ganhamos o Copa do Brasil Sub-17, Campeonato Baiano de todas as categorias e agora fechamos o ano com a Copa do Nordeste. Só tenho que parabenizar o elenco, comissão técnica, aos funcionários e a todos das divisões de base”, disse o mandatário Rubro-negro, em entrevista ao Bahia Notícias.

Agora, os Leõezinhos focam suas atenções na Copa São Paulo Futebol de Júnior, que será disputada a partir do dia 2 de janeiro.
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 09:30

Adauto Moraes segue em reforma para a disputa do Baianão e Copa do Nordeste

por Edimário Duplat
Adauto Moraes segue em reforma para a disputa do Baianão e Copa do Nordeste
Foto: Divulgação / Ascom PMJ
Mando de campo da Juazeirense, o Estádio Adauto Moraes segue com as obras avançadas para a temporada 2016. Pelo menos é o que afirma o secretário de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC), Clériston Andrade, que em companhia do superintendente Alfredo Ferreira e o secretário de Serviços Públicos, Fernando Dantas, acompanharam as reformas no equipamento esportivo na última terça-feira (1) na cidade do Vale do São Francisco.


“Já foi executado a remoção do antigo gramado, o rebaixamento do piso e a implantação de novos sistemas de drenagem e irrigação. A nova grama, do tipo bermuda, deverá ser colocada na próxima semana”, afirmou Andrade em entrevista ao Blog do Geraldo José.

Em parceria com a Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e a prefeitura de Juazeiro, a reforma do campo está sendo executada pela empresa Green Gramado. Já o governo local segue com a construção de novas cantinas e implementação do sistema de para-raios além de melhorias nas cabines de imprensa, reforço de iluminação e pintura.

Em 2016, o Adauto Moraes será o palco de partidas da Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Baiano. 
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 09:15

De mudança para os EUA, Ney Franco diz ter negado proposta do Bahia

por Ulisses Gama
 De mudança para os EUA, Ney Franco diz ter negado proposta do Bahia
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Pensando na temporada de 2016, o Bahia segue na procura de um técnico para comandar a equipe. Ney Franco, que treinou o Vitória em 2013 e 2014 foi mais um nome na pauta tricolor, no entanto, o profissional negou uma proposta.
"Recebi [proposta do Bahia], sim, mas não pude aceitar, pois estou de mudança para os Estados Unidos. Fiquei feliz pelo convite, mas já tenho esse compromisso para 2016", disse, em entrevista ao jornal A Tarde.
Presidente do Bahia, Marcelo Sant'Ana pontuou ao BN na última terça-feira (1º) que a escolha do técnico será feita com tranquilidade.
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 09:00

Rafael Marques diz que Ricardo Oliveira é 'mau caráter' e 'mentiroso'

por Daniel Batista | Estadão Conteúdo
Rafael Marques diz que Ricardo Oliveira é 'mau caráter' e 'mentiroso'
Foto: Reprodução/ESPN
O Santos estava engasgado para os jogadores do Palmeiras, já que o time alvinegro venceu o Campeonato Paulista e o primeiro jogo da decisão, mas a revanche veio em grande estilo. E nenhum santista parece mais ter irritado os palmeirenses do que Ricardo Oliveira. O atacante Rafael Marques chegou a xingar o adversário e fez duras críticas ao seu comportamento.


Após o jogo, o atacante pegou uma máscara com o rosto do centroavante e disparou. "Foi pela falta de respeito que ele teve por nós. Ele tem que aprender a respeitar meus companheiros. Ele extrapolou no último jogo contra nós no Brasileiro. Isso mostra o quanto ele, além de ser mau caráter, também é mentiroso", disparou o atacante.

Dudu também não poupou críticas ao santista, que preferiu não dar entrevista depois da partida. "Desse cara eu nem falo. O cara fala que é pastor e faz uma coisa dessas, tenta humilhar as pessoas. Ele tem uma carreira brilhante e não precisa ficar falando essas coisas e se dizendo pastor para cobrir os erros dele", disparou o artilheiro da decisão, com dois gols marcados. Ele se refere à careta feita por Ricardo Oliveira após marcar um gol na vitória por 2 a 1 do Santos sobre o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro, para provocar o goleiro Fernando Prass.

Dudu também mostrou mágoa pelo menosprezo ao Palmeiras por parte dos atletas do Santos. "Quando o Santos passou pelo São Paulo, eles falaram que iriam ser campeões. Falaram que iriam humilhar a gente nos dois jogos e as coisas não são assim. Futebol é dentro de campo e precisa ser jogado. Ano que vem, quando forem ganhar da gente, acho que não vão mais falar isso. E boa sorte para eles no Campeonato Paulista ano que vem. Eles estavam achando que iriam jogar a Libertadores e nos humilhar na decisão e não foi o que aconteceu. É preciso ter respeito e humildade na vida", completou.

Com o título da Copa do Brasil, o Palmeiras terá a oportunidade de disputar a Copa Libertadores do ano que vem. Já o Santos desperdiçou as duas chances de entrar na competição internacional, porque estava bem posicionado no Brasileirão, dentro do G4, mas passou a escalar time reserva na competição, ficou para trás na tabela e perdeu a oportunidade de selar sua vaga na Libertadores.
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 08:45

Marrelli diz que Flamengo é favorito, mas garante: 'A gente vai jogar com muita luta'

por Glauber Guerra
Marrelli diz que Flamengo é favorito, mas garante: 'A gente vai jogar com muita luta'
Foto: Jefferson Peixoto/Ag. Haack / Bahia Notícias
O Vitória encara o Flamengo nesta quinta-feira (3), às 21h, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador, pela oitava rodada do NBB. O técnico Régis Marrelli espera o apoio da torcida e projeta um jogo complicado diante do Rubro-negro carioca.
“A gente espera casa cheia, que a torcida esteja apoiando, porque ela está ajudando muito a equipe. Mas é um jogo que o Flamengo é favorito, é tricampeão brasileiro, é um plantel muito forte. Mas a gente vai jogar com muita luta, a gente sempre entra para ganhar. Vamos tentar a vitória, porque, se conseguir, vai dar moral para a equipe. São poucos que vão ganhar do Flamengo. Se conseguir isso, dá uma moral. E é como eu digo: se ganhar esse jogo, vale dobrado, porque quase ninguém vai ganhar do Flamengo, então você ganha e, em vez de dois pontos, vale quatro”, afirmou.
A tendência é que o Vitória entre em campo com a seguinte escalação:  o armador Kojo Mensah, o ala-armador Jason Smith, o ala Alvaro Calvo e os pivôs Feliz e Renan.
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 07:45

Baianão 2016: Fora de casa, Bahia estreia contra a Juazeirense

por Ulisses Gama
Baianão 2016: Fora de casa, Bahia estreia contra a Juazeirense
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O Bahia já sabe o dia, horário, local e o seu adversário na primeira rodada do Campeonato Baiano de 2016. Após divulgar os grupos, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou a tabela da competição na noite desta quarta-feira (2).
Fora de casa, o atual bicampeão baiano enfrentará a Juazeirense, no dia 31 de janeiro, às 16h, no estádio Adauto Moraes, em Juazeiro. Na segunda rodada, após o carnaval, o tricolor enfrentará o Flamengo de Guanambi, na Arena Fonte Nova, no dia 11 de fevereiro.
A última rodada da fase de grupos será o clássico Ba-Vi. Esperado pelos torcedores soteropolitanos, o duelo ocorrerá na Arena Fonte Nova, no dia 13 de março.
Veja os jogos do Bahia na primeira fase:
31/01/2016 16h – Juazeirense x Bahia (Adauto Moraes)
10/02/2016 20:30h – Bahia x Flamengo de Guanambi (Arena Fonte Nova) 
20/02/2016 16h – Colo Colo x Bahia (A definir)
28/02/2016 16h - Bahia x Galícia (Arena Fonte Nova) 
06/03/2016 16h - Bahia de Feira x Bahia (Jóia da Princesa)
13/03/2016 16h - Bahia x Vitória (Arena Fonte Nova) 
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 07:30

Campeonato Baiano: Vitória estreia contra o Jacuipense no Barradão

por Glauber Guerra
Campeonato Baiano: Vitória estreia contra o Jacuipense no Barradão
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
A Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou na noite desta quarta-feira (2), a tabela detalhada da primeira fase do Campeonato Baiano. O Vitória vai estrear contra o Jacuipense, no dia 31 de janeiro, domingo, às 16h, no Barradão.


O time Rubro-negro  integra o grupo 1 ao lado de Bahia de Feira, Colo Colo, Flamengo de Guanambi, Galícia e Juazeirense, enquanto a outra chave é composta por: Bahia, Jacobina, Vitória da Conquista, Jacuipense, Feirense e Fluminense de Feira.

Na primeira fase, é grupo contra grupo. O certame reúne 12 equipes e os oito melhores times classificados, independente da chave, se se classificam para as quartas de final.  

Já o primeiro e único Ba-Vi da primeira fase, será disputado na Arena Fonte Nova. O confronto está marcado para o dia 13 de março, às 16h.
Confira os jogos do Vitória:
31/01/2016 16h – Vitória x Jacuipense  (Barradão)
10/02/2016 21h – Conquista  x Vitória (Lomanto Júnior)
20/02/2016 16h – Vitória x Jacobina ( Barradão)
28/02/2016 16h – Fluminense de Feira x Vitória (Joia da Princesa)
05/03/2016 16h – Vitória x Feirense (Barradão)
13/03/2016 16h – Bahia x Vitória (Arena Fonte Nova).
Quinta, 03 de Dezembro de 2015 - 00:00

Clubes ignoram regulamentação da CBF e vaga da Bahia para Série D em 2017 fica em aberto

por Edimário Duplat
Clubes ignoram regulamentação da CBF e vaga da Bahia para Série D em 2017 fica em aberto
Foto: Divulgação
Na reunião realizada na sede da Federação Bahiana de Futebol (FBF), na última terça-feira (1º), os clubes baianos que participaram do Conselho Técnico para o Baianão 2016 decidiram que não seguirão uma determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) relacionada aos Campeonatos Brasileiros da Série D dos próximos dois anos. Com esta decisão das equipes, a FBF terá que realizar um torneio seletivo para determinar os dois participantes do certame nacional em 2017. Em ofício enviado no dia 5 de novembro para todas as 27 federações estaduais, a Confederação determinou que os clubes que conseguirem vaga para a quarta divisão de 2016 terão vaga automática para o torneio de 2017. A exceção ficaria por conta da criação de um torneio seletivo, ainda em 2016, para se determinar os participantes da Série D da próxima temporada.  Esta competição deverá ser disputada até o dia 31 de outubro por um mínimo de quatro clubes e com todos os integrantes sendo da primeira divisão em sua região. 


Colo Colo disputou a Série D em 2015 | Foto: Reprodução / Trivela


Procurada pelo Bahia Notícias, a CBF esclareceu que o documento enviado as suas filiadas não é uma recomendação e sim uma regulamentação para aperfeiçoar o calendário nacional de competições. Para as próximas temporadas, a entidade exige que os selecionados para os seus torneios sejam escolhidos nos anos anteriores à disputa do certame, como já acontece nos casos da Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Dessa maneira, em 2017, os participantes da Série D já devem estar definidos desde as competições realizadas em 2016. Por conta da ressalva da criação de um torneio seletivo no próprio oficio da CBF, essa seria a única maneira da Bahia ter representantes na quarta divisão de 2017 em caso de negação da equipe que garantir vaga no estadual de 2016. Atualmente, a Copa Governador do Estado segue os parâmetros exigidos pela Confederação e deverá ser a alternativa para a Federação Bahiana de Futebol. Procurado pelo Bahia Notícias para comentar a questão, o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, não foi encontrado.
Quarta, 02 de Dezembro de 2015 - 23:10

Nos pênaltis, Palmeiras supera Santos e conquista a Copa do Brasil 2016

por Edimário Duplat
Nos pênaltis, Palmeiras supera Santos e conquista a Copa do Brasil 2016
Foto: Reprodução/ESPN
O Palmeiras é o novo campeão da Copa do Brasil 2016. Depois de dois jogos movimentados contra o Santos, a equipe paulista conseguiu a sua terceira conquista no torneio nacional. Depois de uma vitória por 2 a 1 no tempo normal, os alviverdes precisaram da disputa de penalidades para superar o time da vila e levar mais um certame e a vaga para a Libertadores da América 2016.


Em um jogo com muitas chances perdidas, o placar só foi aberto aos 11 do segundo tempo em lance iniciado com Lucas Barrios, que deu passe para Robinho tocar para Dudu colocar dentro das redes.  

Melhor no jogo, o Verdão ampliou aos 39 novamente com Dudu, que se aproveitou de jogada ensaiada de Robinho para fazer a festa no Alianz Parque e dar a vantagem para os donos da casa. Entretanto, aos 41, Ricardo Oliveira se aproveitou de falha na zaga adversária para descontar para o Santos e levar a decisão do título para a cobrança de penalidades.

Nos tiros livres, Marquinhos Gabriel iniciou para o Santos e perdeu a cobrança ao chutar para fora. Zé Roberto marcou para o Verdão e Fernando Prass defendeu o segundo chute do Peixe, efetuado por Gustavo. Entretanto, Vanderlei defendeu o tiro de Rafael Marques e Geuvânio empatou a série de cobranças, mas Jackson desempatou para os donos da casa.

Na quarta cobrança, Lucas Lima empata novamente e Cristaldo coloca o Palmeiras mais uma vez a frente. Ricardo Oliveira fez a última cobrança e novamente deixou tudo igual, mas Prass não perdoou e deu o título para o alviverde paulista.
Quarta, 02 de Dezembro de 2015 - 22:00

Goiás perde mandos de campo, mas garante que 'decisão' de domingo terá torcida

por Estadão Conteúdo
Goiás perde mandos de campo, mas garante que 'decisão' de domingo terá torcida
Foto: Reprodução / PFC
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu o Goiás com a perda de dois mandos de campo por objetos lançados no campo de jogo após a partida contra o Coritiba, há duas semanas. O julgamento ocorreu na tarde de terça-feira (1º) e, nesta quarta (2), o clube garantiu que o jogo diante do São Paulo, domingo(6) , que pode rebaixar os goianos, ocorrerá com a presença de torcedores.


"O departamento jurídico do Goiás esclarece que cabe recurso da decisão e, mesmo se mantida, a punição determinada pelo STJD deverá ser cumprida apenas na temporada de 2016. O clube irá recorrer da decisão até a próxima sexta feira. Assim, a partida do próximo domingo, contra o São Paulo, contará normalmente com a presença de torcedores, sem qualquer risco de decisão contrária", garantiu o clube.

Na terça, os Auditores da Segunda Comissão Disciplinar puniram o Goiás com multa de R$ 15 mil e perda de dois mandos de campo por não prevenir e reprimir lançamento de objetos no campo do Serra Dourada na partida do dia 18 de novembro. O Goiás perdeu por 3 a 1 para o Coritiba e, após a partida, torcedores esmeraldinos arremessaram objetos na direção dos jogadores do Goiás e da arbitragem.

Com chances remotas de escapar do rebaixamento, o Goiás está vencendo ingressos para o jogo de domingo por até R$ 4, esperando casa cheia no Serra Dourada. Penúltimo colocado da tabela do Brasileirão, o time goiano tem apenas 38 pontos.

Para escapar da queda para a Série B, terá que vencer o São Paulo, que ainda briga por vaga no G4, e torcer por uma combinação de resultados. O time goiano só escapa se superar o rival paulista e se Avaí, Figueirense e Vasco forem derrotados nesta última rodada.

A partida também pode marcar a despedida oficial de Rogério Ceni dos gramados. O goleiro ainda se recupera de uma lesão e, se entrar em campo, fará sua última partida no futebol.
Quarta, 02 de Dezembro de 2015 - 20:30

Após escolha pela Série D, site do Flu de Feira relembra as vezes que disputou o torneio

por Matheus Caldas
Após escolha pela Série D, site do Flu de Feira relembra as vezes que disputou o torneio
Fluminense de Feira x River (PI) | Foto: Divulgação / Fluminense de Feira
Após vencer a Copa Governador do Estado com vitória simples sobre a Juazeirense por 1x0, na Fonte Nova, no último sábado (28), o Fluminense de Feira já começa a viver o clima da disputa de uma competição nacional. O site oficial do cluberelembrou as duas vezes que o Touro participou do Brasileirão da Série D. 


Confira:
A primeira vez que o Fluminense participou do Campeonato Brasileiro da Série D foi em 2009, quando a competição foi criada. Naquele ano, o Touro do Sertão que começou a competição com Zanata no comando técnico e depois, Laelson Lopes assumiu o time por conta de uma proposta irrecusável que Zanata havia recebido do futebol de Rondônia. O tricolor feirense ficou com 16º colocado geral com 11 pontos em oito jogos com três triunfos dois empates e três derrotas. Os artilheiros do Flu foram: Deon 5 gols, Ermínio 3 gols e Júnior Timbó 2 gols.  Confira os jogos do Flu em 2009:


05/07- Macaé 2 x 0 Fluminense
12/07 – Fluminense 3x0 Atlético
18/07 – Rio Branco 3 x 1 Fluminense 
26/07 – Fluminense 2 x 2 Rio Branco 
02/08 – Atlético 1 x 2 Fluminense 
09/08 – Fluminense 2 x 1 Macaé 
18/08 – Fluminense 1 x 1 Tupi 
22/08 – Tupi 4 x 2 Fluminense 
Em 2010, o Fluminense disputou a Série D, novamente, por ter sido campeão da Copa Governador do Estado. Naquele ano, o tricolor feirense foi o 15º colocado geral com 13 pontos ganhos em oito jogos, com quatro triunfos, um empate e três derrotas. Começou sendo treinado por Ubirajara Veiga e depois Luiz Carlos Cruz. O time teve como artilheiros: Junior Mineiro com 4 gols e Ném com 2 gols. Confira os jogos do Flu: 
18/07 – Central 1 x 1 Fluminense 
25/07 – Fluminense 3 x 2 Treze 
01/08 – River Plate 1 x 1 Fluminense 
08/08 – Fluminense 2 x 3 River Plate 
14/08 – Treze 2 x 1 Fluminense 
22/08 – Fluminense 2 x 1 Central 
05/09 – Fluminense 1 x 0 Brasília 
12/09 – Brasília 3 x 0 Fluminense 
Quarta, 02 de Dezembro de 2015 - 20:00

Tite volta após cirurgia, mas deixa treino do Corinthians sob comando do filho

por Estadão Conteúdo
Recuperado de cirurgia para retirada de varizes, o técnico Tite se reapresentou nesta quarta-feira (2) com o restante do elenco do Corinthians. Mas não comandou o treino da equipe em preparação para o jogo contra o ameaçado Avaí, domingo, no Itaquerão, pela rodada final do Brasileirão.


Tite foi submetido a operação na segunda-feira (30) e, nesta manhã, já retomou o trabalho. No entanto, apresenta dificuldade para caminhar. Assim, passou as orientações aos jogadores nesta quarta e deixou a atividade sob o comando do seu filho e auxiliar Matheus Bachi e do preparador físico Fábio Mahseredjian.

Longe do gramado, Tite indicou seu time titular para domingo ao definir nesta manhã a seguinte formação: Cássio; Fagner, Edu Dracena, Gil e Uendel; Ralf, Bruno Henrique e Rodriguinho; Romero, Lincom e Lucca.

O treinador deve fazer mudanças na equipe nas próximas atividades da semana, porque Renato Augusto, Elias e Felipe ficaram na atividade. O meia Jadson é o único desfalque certo para o fim de semana, por suspensão.
Quarta, 02 de Dezembro de 2015 - 19:45

Homem tem pé decepado durante poda de árvore no Barradão

 Homem tem pé decepado durante poda de árvore no Barradão
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Um homem teve o pé decepado quando realizava a poda de árvores do Estádio Manoel Barradas, na manhã desta quarta-feira (2), quando o tronco caiu sobre o pé esquerdo da vítima. O rapaz, que não teve o seu nome divulgado, foi encaminhado para o Hospital do Subúrbio e o seu quadro clínico é estável. Segundo a assessoria da unidade de saúde, o membro decepado chegou a ser levado em uma caixa, mas o reimplante não foi possível. O clube não quis se manifestar sobre o caso.
Quarta, 02 de Dezembro de 2015 - 19:30

Vitória da Conquista confirma contratação de três atletas

por Matheus Caldas
Vitória da Conquista confirma contratação de três atletas
Foto: Reprodução / Cidade Esportes
O Vitória da Conquista anunciou a contratação de mais três atletas, na última terça-feira (1º). Raylan, André Cassaso e Thiaguinho foram contratados e anunciados pelo site do clube. Raylan é atacante, tem 26 anos e estava jogando no Moto Clube (MA). O outro atacante é André Cassado, de 27 anos, que estava no Botafogo (PB). Thiaguinho, lateral-esquerdo, tem passagens por Sampaio Corrêa, Auto Esporte, Icasa e Guarany de Sobral (CE).
Quarta, 02 de Dezembro de 2015 - 19:17

Vitória vence Náutico nos pênaltis e conquista título da Copa do Nordeste Sub-20

por Glauber Guerra
Vitória vence Náutico nos pênaltis e conquista título da Copa do Nordeste Sub-20
Foto: Divulgação / Vitória
O primeiro título da Copa do Nordeste Sub-20 foi decidido nos pênaltis, nesta quarta-feira (2), no Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL). A partida entre Vitória e Náutico foi bastante acirrada e terminou empatada em 0 a 0 no tempo normal. Nas cobranças de penalidades, o Rubro-negro levou a melhor e se consagrou campeão da competição ao vencer o time pernambucano por 4 a 2. Agora, os Leõezinhos focam suas atenções na Copa São Paulo Futebol de Júnior, que será disputada a partir do dia 2 de janeiro.
Quarta, 02 de Dezembro de 2015 - 19:00

Após escândalo, Copa América Centenário adota concorrência e define parceiros

por Estadão Conteúdo
Após escândalo, Copa América Centenário adota concorrência e define parceiros
Foto: Divulgação / Conmebol
A Concacaf e a Conmebol anunciaram nesta quarta-feira (2) a IMG e a Soccer United Marketing (SUM, braço comercial da Major League Soccer) receberam os direitos comerciais da Copa América Centenário, que será disputada no ano que vem nos Estados Unidos para celebrar os 100 anos do torneio. O consórcio entre a IMG e a SUM superou outras 12 propostas.


As confederações responsáveis pela gestão do futebol nas Américas e que vão realizar em conjunto o torneio contrataram uma consultoria independente para realizar a concorrência. Assim, tentam demonstrar novas práticas após o escândalo de corrupção que atingiu tanto Concacaf quanto Conmebol ter seu epicentro exatamente na comercialização de direitos sobre os torneios.

Os da Copa América Centenário inicialmente haviam sido repassados à Datisa, empresa formada pela Traffic, pela Torneos y Competencias (TYC) e pelo Full Play Group e que é acusada de ter pago suborno para obter o contrato. Os executivos dessas empresas são investigados pela Justiça dos EUA e a maior parte deles está na cadeia.

"Esta é a primeira vez que a Conmebol participa deste tipo de processo. Seguiremos fazendo-o no futuro. Este compromisso é parte integral das reformas que têm lugar na Conmebol para assegurar a transparência", disse Juan Angel Napout, presidente da Conmebol. Historicamente, a entidade sul-americana não realizava concorrências.

Na semana passada, a Conmebol anunciou que renovou até 2018 o contrato de transmissão de seus torneios interclubes, entre eles a Copa Libertadores, sem, contudo, realizar concorrência. Os direitos seguem com a FOX Sports, que transmitirá a Libertadores, a Recopa e da Sul-Americana, entre outros, para todo o mundo, pelas próximas três temporadas.
Quarta, 02 de Dezembro de 2015 - 18:55

No fim do contrato, Omar, Thales e Tchô estão de saída do Bahia

por Ulisses Gama
No fim do contrato, Omar, Thales e Tchô estão de saída do Bahia
No clube desde 2009, Omar não permanecerá. Foto: Max Haack / Ag. Haack / BN
Além da confirmação da saída do lateral direito Adriano, o goleiro Omar, o zagueiro Thales e o meia Tchô, que estão em fim de contrato, são outros atletas que já sabem que não vão ficar no Esporte Clube Bahia para 2016. A informação foi confirmada na noite desta quarta-fiera (02), durante o programa do Esquadrão, da Rádio Tudo FM. Thales e Tchô chegaram no início do ano e não estiveram por muitas vezes entre os titulares. Omar, que estava no clube desde o final de 2009 e participou do acesso à Série A em 2010, não conseguiu se firmar no gol tricolor durante os anos.  
Quarta, 02 de Dezembro de 2015 - 18:30

Presidente do Galícia corre para resolver pendências antes do Baianão

por Matheus Caldas
Presidente do Galícia corre para resolver pendências antes do Baianão
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Na última terça-feira (1º), dirigentes dos 12 clubes da Série A do Campeonato Baiano estiveram na sede da FBF, para o Arbitral realizado pela entidade. Um deles foi Dario Rego, presidente do Galícia. O mandatário confessou que o clube tem algumas pendências para inscrever-se no Campeonato Baiano, mas mostrou-se tranquilo.
“O Galícia ainda tem algumas questões fiscais para poder entrar no campeonato. Precisamos resolver pendências de certidões, estamos correndo atrás para conseguirmos aderir ao Profut e ajeitarmos essas questões todas. A expectativa é que o prazo do Profut seja ampliado, já que para a inscrição no campeonato é preciso ter essas certidões”, contou Dario, em entrevista ao Bahia Notícias.
Mesmo com todas as pendências, a preparação vem sendo conduzida da mesma forma. “Ultrapassada essa fase, o Galícia deve vir bem. Já estamos vendo a comissão técnica e os jogadores. E naquele segmento normal, na labuta de todo ano. Vamos tentar montar um elenco  competitivo para conseguirmos uma vaga na Copa do Nordeste ou Série D”, finalizou.
O elenco da equipe do Parque Santiago será apresentado no dia 4 de janeiro de 2016.


Chiquitinha Maravilha

TOTAL DE ACESSOS    MAIS  671  MIL  EM  03/12/2015
INTERNACIONAIS  338  MIL  ACESSOS/ALEMANHA MAIS 137  MIL /USA 92  MIL

PARABÉNS CIDADE DE  SALVADOR  466  ANOS  DE  FUNDAÇÃO - 29/03/1549 - 29/03/2015!

SUA HISTÓRIA  CLICK NO  LINK

NESSE MÊS DE MARÇO  dia 29 DE 2015,   COMEMORATIVO  AOS  466 ANOS  DE FUNDAÇÃO DA  CIDADE DE SALVADOR  (OCORRIDO EM 29/03/2015), ,O BLOG CHIQUITINHA MARAVILHA ESTÁ POSTANDO DIARIAMENTE UMA  COLETÂNEA  DE  POESIAS  DESCRITIVA  DA HISTÓRIA DA 1ª  CAPITAL DO BRASIL, AUTORIA  DE CHIQUITINHA  MARAVILHA  E   COM DIREITOS AUTORAIS REGISTRADO, PODENDO SER DIVULGADA, CITADO A FONTE  DE  ORIGEM.  MUITAS DESSAS POESIAS FORAM POETIZADAS    NO ANO  DE 1970 EM DIANTE,  QUANDO  CHIQUITINHA MARAVILHA TINHA 19  ANOS, E RESIDENTE NA SUA CIDADE NATA, MATA DE  SÃO  JOÃO/BA.

POESIAS  POETIZADA A LUZ  DOCUMENTAL, COM   INSPIRAÇÃO  POÉTICA DO AUTOR DAS  POESIAS.



FAMÍLIA  PEREIA  CHAGAS E  RAMIFICAÇÕES - UMA  GERAÇÃO DE POVOADORES A PARTIR DE PORTUGAL P/ MATA  DE SÃO JOÃO , CIDADES  VIZINHAS  DESDE OS  PRIMORDIOS!

 VER  TRAÇOS BIOGRÁFICOS FAMÍLA PEREIRA   CHAGAS E RAMIFICAÇÕES NO BLOG.


PEREIRA  CHAGAS E RAMIFICAÇÕES!

 FAMÍLIAS DE  DE POVOADORES, DESDE

OS  PRIMÓRDIOS DA  POVOAÇÃO 

MATENSE E CIDADES VIZINHAS



A  CITADA FAMÍLIA, ORIGINADAS DE PORTUGAL PRA O  BRASIL,  VIA  SOLO BAIANO, COMPOSTA DESDE OS  PRIMÓRDIOS DE:

POVOADORES, AGRICULTORES, PECUARISTA, FAZENDEIROS, DONOS  DE  ENGENHOS DE  CANA DE  AÇÚCAR, CAFEICULTORES, BARÕES,  VISCONDES, PREFEITOS, INTENDENTES, VEREADORES, CONSELHEIROS MUNICIPAIS, GOVERNADORES, SENADORES, DEPUTADOS, ADVOGADOS, JUÍZES   DESEMBARGADORES, MILITARES, MÉDICOS, POETAS, ESCRITORES, MÚSICOS  ATLETAS (MARATONISTAS, JUDOCAS, JOGADORES DE  FUTEBOL, E  MUITO  MAIS...). 




A Curso  de Legislação Empresarial  LDTDA/TPD/IOB
Credenciamento: CFMO O97

Oswaldo  Melantonio  Formado  em  Direito, Filosofia   e Jornalismo, Av. Marquês  de  São Vicente (Agua  Branca), São  Paulo/SP.

Certificado COMUNICAÇÕES  VERBAIS /Concluído  em 7/03/1986

Chiquitinha  Maravilha nasceu  no  dia  07/07/1951 ás  03: 05 hs  na  Travessa  Barão  Açu  da  Torre, atual  rua  Luis Sepúlveda  Garces, centro,  cidade  de  Mata  de  São João, curso  primário  no Grupo Escolar  Getúlio Vargas (1959/65), ginasial  IMEMB  (atual CMMB)  de  1966/69. Chiquitinha  Maravilha  aposentado, Técnico em Química (nível médio), Curso  de  Comunicações Verbais  em  07/03/1986, (100 horas de  duração, EQUIVALENTE A 6 MESES), Credenciamento: CFMO 097,  o Professor Responsável   pelo Curso de Legislação Empresarial  o Professor Oswaldo Melatonio, formado  em Direito, Filosofia e  Jornalismo;
No  citado  curso grandes  figuras  do  mundo  da  comunicação  política, esportiva, empresarial, realizaram o citado curso (Oreste Quecia, Osmar Santos, Janio Quadros fizeram esse citado curso.... ).

                                      MATA DE SÃO JOÃO/BA.
Praça Barão Açu da Torre (primo de Chiquitinha  Maravilha e de Frank Chaga) na Cidade  de  Mata  de  São João na
década de  1950, nessa   citada  praça  nasceu Frank Chagas no dia 11/08/1939.


 Troféu Ndilson Daltro dos  Santos (Nai)


ABAIXO :
LINK DA BIOGRAFIA  DO NDUSTRIAL PRISCÍLIO  DE  ABREU  GUIMARÃES  /LATICINIO  DE  LEITE/CIDADE  DE MATA DE SÃO  JOÃO/BA.

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/biografias-emancipacao-de-mata-de-sao.html

  




Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 
Salvador/Ba. 42. 198 metros

                                  CORRER É VIVER, REJUVENESCER...

                               (A Poesia do Corredor)

                   Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

                     Poetizada em  13/02/1985

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantesdoatletismo. 
Direitos Autorais registrado em nome de  Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João).
Correu  15 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio deJaneiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)2 maratonas em Nova York (1984 e 1986) 2 São Silvestre (1983, 1984). Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da BahiaCorreu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).



LINKS DE POSTAGENS HISTÓRICAS!

Estatua  de Bonze para Zuza Ferreira, Introdutor 

do Futebol  na Bahia em 28/10/1901



Chiquitinha Maravilha

Histórica  Poética  Resumida  da  Cidade  de Salvador, a  Luz Documental!

O poeta matense, Chiquitinha Maravilha, documento conteúdos importantes, históricos, da Cidade de Salvador, tanto na escrita, como nos versos a luz Documental, da poesia Salvador, A Peroloa Barroca das Américas!


Poetizada no ano de 1970, aos 19 anos na cidade de Mata de São João e ampliada a partir de 1999, com ... Ver mais — com Chiquitinha Maravilha, poetizando a Cidade de Salvador, desde os 19 anos, 1970!

Abaixo:
Link  abaixo  da história da  1ª Constituição da  Bahia  na  era  Republicana 02/07/1891!

Abaixo: Biografia  do Bacharel e poeta  Inconfidente Tomas Gonzaga


Abaixo: Viva  Tiradentes!   E os Inconfidentes, a história  da  Conjuração Mineira  que  pregava  ideais   de  um Brasil Republicano e  não Monarquico,  ou Imperial!


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/viva-tiradentes-e-os-inconfidentes.html

Abaixo /
Jornalista, escritor, Politico,  da Academia  de  Letras da Bahia, Jorge  Calmon  Muniz de Bitencourt, sua biografiua  a  luz   documental!


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2014/11/jorge-calmon-muniz-de-bitencourt-sua.html 


lINKS SOBRE  A INCONNFIDENCIA  MINEIRA:







http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/salvador-capital-mundial-o-turismo.html


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/p/biografia-de-chiquitinha-maravilha.html













http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/baltazar-de-aragao-o-bangala-defensor.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/cidade-de-salvador-no-seculo-xvii_66.html


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/deputados-aragoes-durante-o-regime.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/balthazar-1865-e-barao-de-sao-francisco.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/francisco-dias-davila-e-uniao-com-os.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/os-aragoes-nos-cargos-politicos-e.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/os-descendentes-de-baltazar-de-aragao.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/ciclos-de-vidas-ambientais-preservar.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/convento-do-desterro-santa-clara-sua.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/diogo-de-aragao-pereira-parte-iii.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/dama-bela-graciosa_30.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/segunda-invasao-holandesa-em-salvador.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/os-passaros-descricao-poetica.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/igreja-da-misericordia-cidade-de.html


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/a-se-primacial-do-brasil.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/viva-zuza-ferreira-e-o-futebol-da-bahia.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/igreja-e-colegio-de-orfaos-de-sao.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/convento-e-colegio-das-mercez.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/igreja-e-mosteiro-de-sao-bento-sua.html




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário