terça-feira, 1 de dezembro de 2015

ESPORTES NA BAHIA, BRASIL E NO MUNDO

  • FONTE  BAHIA NOTICIAS
  • Terça, 01 de Dezembro de 2015 - 10:00

    Golden State sofre, mas bate Jazz e acumula 19º jogo seguido de invencibilidade

    por Estadão Conteúdo
    Golden State sofre, mas bate Jazz e acumula 19º jogo seguido de invencibilidade
    Foto: Reprodução/ESPN
    Dono do melhor início de campanha da história da NBA, o Golden State Warriors sofreu para se manter invicto, fora de casa, em jogo válido pela rodada desta segunda-feira da NBA. Os atuais campeões da liga de basquete dos Estados Unidos venceram o Utah Jazz por 106 a 103 e acumularam o 19º triunfo em 19 partidas na temporada regular.

    Com o desempenho irretocável, a equipe de Oakland segue disparada na liderança da Conferência Oeste da NBA e logicamente figura no topo geral da competição, na qual tentará alcançar incríveis 20 vitórias seguidas na próxima quarta, quando terá pela frente o Charlotte Hornets, também fora de casa.

    Já o Utah Jazz ocupa o sétimo lugar da Conferência Oeste, agora com oito derrotas e oito vitórias, depois de ter caído diante do líder mesmo após contar com uma boa atuação coletiva cujos maiores destaques foram Gordon Hayward, cestinha da equipe, com 24 pontos, e Derrick Favors, autor de 23 pontos e dez rebotes. Rudy Gobert, por sua vez, também acumulou um "double-double" ao marcar 13 pontos e apanhar 11 rebotes pelos anfitriões.

    O astro Stephen Curry, porém, acabou sendo decisivo mais uma vez para o Warriors mesmo sem viver uma noite das mais inspiradas, tendo em vista o alto padrão de atuações que vem mantendo. Ele foi o cestinha da partida, com 26 pontos, sendo que os dois últimos deles vieram por meio de lances livres que definiram o placar final.

    Draymond Green e Klay Thompson, com 20 pontos cada um para os visitantes, foram nomes que tiveram papel importante para o triunfo no jogo que também foi marcado pelo duelo de dois jogadores brasileiros. Leandrinho atuou por pouco mais de 11 minutos pelo Warriors, nos quais contabilizou apenas dois pontos, pegou três rebotes e deu uma assistência. Já Raulzinho teve atuação ainda mais apagada pelo Jazz. Com quase 15 minutos em quadra, ele não pontuou, pegou um rebote e deu duas assistências.

    Já o San Antonio Spurs, vice-líder da Conferência Oeste, acabou sendo batido pelo Chicago Bulls também pela diferença de três pontos, por 92 a 89, fora de casa, e agora passaram a contabilizar um retrospecto de quatro derrotas e 14 vitórias. Já a equipe de Illinois agora ostenta dez vitórias em 15 jogos e ocupa a terceira posição da Conferência Leste.

    O Bulls acabou triunfando muito por causa da sua melhor atuação coletiva, cujo principal nome foi o espanhol Pau Gasol, autor de um "double-double" de 18 pontos e 13 rebotes. Já o Spurs teve Kawhi Leonard como cestinha do jogo, com 25 pontos, enquanto LaMarcus Aldridge fez 21 e ainda pegou 12 rebotes.

    Logo atrás do Spurs na Conferência Oeste, o Oklahoma City Thunder também foi derrotado na rodada desta segunda-feira ao cair por 106 a 100 diante do Atlanta Hawks, fora de casa. Já o Los Angeles Clippers, quarto colocado desta conferência, fez valer o fator quadra com autoridade ao passar pelo Portland Trail Blazers por 102 a 87.

    O Miami Heat, diferentemente do Clippers, não soube aproveitar o fato de estar atuando com o apoio de sua torcida ao cair diante do Boston Celtics por 105 a 95, estacionando assim nas dez vitórias e na quarta posição da Conferência Leste, na qual a famosa franquia de Massachusetts ocupa o oitavo lugar.

    Confira os resultados da rodada desta segunda-feira:

    Detroit Pistons 116 x 105 Houston Rockets
    Miami Heat 95 x 105 Boston Celtics
    Atlanta Hawks 106 x 100 Oklahoma City Thunder
    Chicago Bulls 92 x 89 San Antonio Spurs
    Milwaukee Bucks 92 x 74 Denver Nuggets
    Utah Jazz 103 x 106 Golden State Warriors
    Sacramento Kings 112 x 98 Dallas Mavericks
    Los Angeles Clippers 102 x 87 Portland Trail Blazers

    Confira os jogos desta terça-feira:

    Philadelphia 76ers x Los Angeles Lakers
    Cleveland Cavaliers x Washington Wizards
    Brooklyn Nets x Phoenix Suns
    New Orleans Pelicans x Memphis Grizzlies
    Minnesota Timberwolves x Orlando Magic
    Portland Trail Blazers x Dallas Mavericks
    Terça, 01 de Dezembro de 2015 - 09:45

    Gustavo Blanco faz análise de 2015: 'Evoluí bastante'

    por Ulisses Gama
    Gustavo Blanco faz análise de 2015: 'Evoluí bastante'
    Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
    Se o ano foi de fracasso para grande parte do elenco do Bahia, para Gustavo Blanco foi de evolução. Com cinco anos de clube, o volante oriundo das divisões de base afirmou que o seu primeiro ano como profissional foi positivo.
     
    "Coletivamente posso dizer que foi um desastre, pois com a grandeza do Bahia era pra subir, conquistar o título e a gente não conseguiu fazer isso. Mas individualmente acho que evoluí bastante. Acho que foi um ano positivo para mim e a expectaviva é muito boa para o ano que vem", disse.
     
    Blanco, que fez a sua estreia diante do Nacional-AM em partida válida pela Copa do Brasil, tem 17 jogos e um gol com a camisa do Esquadrão. Ele tem vínculo contratual com o clube até 31 de dezembro de 2018.  
    Terça, 01 de Dezembro de 2015 - 09:30

    Seleção feminina dos Estados Unidos é a 23ª equipe mais utilizada no Fifa 16

    por Edimário Duplat
    Seleção feminina dos Estados Unidos é a 23ª equipe mais utilizada no Fifa 16
    Foto: Divulgação/Fifa
    A inclusão de seleções femininas de futebol já mostra resultados expressivos no Fifa 16. De acordo com o diretor de operações da EA Sports, Peter Moore, a equipe norte-americana, atual campeã mundial da categoria, é a 23ª equipe mais utilizada entre os usuários do game em todo mundo. No total, o jogo tem em seu acervo cerca de 600 times, com apenas 12 sendo formada por mulheres.

    “Se você pegar o ‘US Women’ como um time em separado e comparar com as 600 equipes que você pode jogar, em uma referencia global, não apenas nos EUA, elas são, na verdade, a 23ª equipe mais jogada ao redor do mundo em FIFA 16, que é uma estatística impressionante ”, celebrou.

    Ainda segundo Moore, Alex Morgan foi a primeira atleta virtual feminina a marcar um milhão de gols na soma de todos os jogos online. Outra marca divulgada pelo diretor é que Real Madrid e Barcelona são mais utilizados nos 50 estados norte-americanos do que na própria Espanha, o que também surpreende os organizadores do jogo já que os Estados Unidos tem maior tradição no futebol feminino no que no masculino.

    Além dos Estados Unidos, outras equipes de futebol feminino que estão presentes no jogo são Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Espanha, França, Inglaterra, Itália, México e Suécia. 

    Terça, 01 de Dezembro de 2015 - 09:15

    Vitória tem lista de jogadores que retornam de empréstimo

    por Glauber Guerra
    Vitória tem lista de jogadores que retornam de empréstimo
    Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
    O Vitória já começou a planejar a montagem do elenco para a próxima temporada. No entanto, além de tratar de contratações, a diretoria Rubro-negra terá de pensar que destino dará aos jogadores que estão voltando de empréstimo. Ao todo, seis jogadores integram a lista: Wille, Alan Pinheiro, Leílson, Arthur Maia, William Henrique e Ednei.

    De acordo com Raimundo Viana, presidente do clube, a diretoria irá analisar cada caso individualmente.

    “Esses jogadores possuem contrato com o Vitória. Vamos analisar caso a caso cada atleta”, disse Viana, em entrevista ao Bahia Notícias.

    O zagueiro Ednei recebeu uma proposta do Linense e deve ser emprestado ao clube paulista após terminar seu vínculo com o Coritiba no final do mês.

    “Ednei é um exemplo de profissional. Existe essa proposta do Linense e não vamos colocar nenhum empecilho”, afirmou o mandatário Rubro-negro.

    Os atletas que retornam de empréstimos devem se reapresentar junto com o elenco, no dia 05 de janeiro, caso não sejam negociados. 
     
    Veja a lista dos atletas que retornam de empréstimo

    Willie – Atlético-GO (contrato com o Vitória até 31/07/2017)
    Alan Pinheiro – Tokyo Verdy (JAP) (contrato com o Vitória expira em 31/12/16)
    Leílson – Atlético de Portugal (contrato com o Vitória expira em 31/12/2016)
    Arthur Maia- Kavasaki Frontale (JAP) (contrato com o Vitória expira em 31/12/2017)
    Ednei – Coritiba (contrato com o Vitória expira em 31/12/2017)
    William Henrique – Joinville (contrato com o Vitória expira em 31/12/2017)
    Terça, 01 de Dezembro de 2015 - 09:00

    Dunga justifica mudança no gol e diz que Alisson mereceu vaga de titular

    por Estadão Conteúdo
    Dunga justifica mudança no gol e diz que Alisson mereceu vaga de titular
    Foto: Rafael Ribeiro/CBF/Divulgação
    Dunga não gosta que os jogadores brasileiros usem a imprensa para "cavar" lugar na seleção brasileira. O treinador não escondeu sua insatisfação ao comentar as declarações do goleiro Jefferson, que disse que deveria ter tido mais crédito quando foi sacado do gol do Brasil na segunda partida das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

    "Tem de vir falar para mim, não adianta falar para os outros porque não vai mudar nada em meu pensamento. Eu falo para os meus jogadores. Não quero ter razão, quero ganhar. Se tu me provar que A é melhor que B, eu troco. Mas tem que me provar", disse Dunga em entrevista ao canal FOX Sports.

    O treinador ainda justificou a escolha de Alisson, que ganhou a camisa 1 na partida contra a Venezuela. "O Alisson estava sobrando nos treinamentos. Foi muito parecido quando treinei o Inter, com o irmão dele (Muriel). Alisson estava sobrando. O jogador se escala", explicou.

    O comandante da seleção brasileira, que ocupa a terceira posição nas Eliminatórias, ainda mandou um recado para Thiago Silva. "Ele tem chance de voltar. Mas não adianta assessor colocar notícia em jornal, não vai pressionar". E ainda completou: "No caso do Thiago, estamos testando uma série de jogadores, mesclando experientes e jovens".
    Terça, 01 de Dezembro de 2015 - 08:30

    Brasil leva a melhor e vence Áustria no Desafio Internacional de Judô

    por Edimário Duplat
    Brasil leva a melhor e vence Áustria no Desafio Internacional de Judô
    Foto: William Lucas
    Com uma equipe formada pelos medalhistas do mundial sub-21 de Abu Dhabi e a atleta Mariana Silva, mais bem colocada no ranking mundial em sua categoria, o Brasil não teve dificuldades de superar a Áustria no Desafio Internacional de Judô, realizado nesta segunda (30) no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas.

    Conseguindo o placar de 5 a 0 sobre os europeus, a equipe nacional iniciou a competição com o triunfo de Daniel Cargnin contra Valentin Schnabel na categoria até 66kg. Logo depois, foi a vez de Lincoln Neves derrotar Dominik Lang no até 73kg e Mariana Silva vencer Marlies Priesner no até 63kg.

    No quarto confronto, Leonardo Gonçalves superou Cristoph Mayer na categoria até 100kg, com Camila Gebara fechando o Desafio ao derrotar Sarah Mairhofer no acim de 78kg.

    O resultado mantém o Brasil invicto nos Super Desafios de Judô, com seis conquistas nas atividades realizadas em 2015.
    Terça, 01 de Dezembro de 2015 - 08:15

    Balanço final: Bahia encerra 2015 com 55% de aproveitamento e 106 gols

    por Ulisses Gama
    Balanço final: Bahia encerra 2015 com 55% de aproveitamento e 106 gols
    Kieza foi o goleador tricolor em 2015. Foto: Max Haack / Ag Haack / BN
    Campeão estadual, vice-campeão da Copa do Nordeste, eliminado na terceira fase da Copa do Brasil, eliminado na primeira fase da Copa Sul-Americana e o nono colocado do Campeonato Brasileiro da Série B. Este foi o ano do Esporte Clube Bahia em 2015.
     
    Entre estas competições, o Esquadrão realizou 70 partidas. Foram 32 triunfos, 21 empates e 17 derrotas. Um aproveitamento de 55,71% dos pontos disputados. 
     
    Dentro da Arena Fonte Nova, o Bahia foi forte. Em 35 jogos, 26 vitórias, seis empates e apenas três derrotas. Um aproveitamento de 80%. Fora de casa, o tricolor não conseguiu manter a linha. Apenas seis triunfos, 15 empates e 14 derrotas. Um aproveitamento de 31,43%.  
     
    Nestes confrontos, o Bahia conseguiu marcar 106 gols, estando entre os melhores do país. Kieza, artilheiro do ano e ídolo da torcida, foi responsável por marcar 29 destes tentos. Além disso, o atacante também foi líder em assistências. Foram nove. A marca é igual a do meia Eduardo. 
     
    O ano tricolor também ficou marcado pelo uso dos atletas da base. Foram 18 jogadores escolhidos para atuar com os técnicos Sérgio Soares, Charles Fabian e Aroldo Moreira: Jean, Carlos, Rodrigo, Juninho, Patric, Eder, Robson, Sávio, Gustavo Blanco, Yuri, Mateus, Luan, Mário, Hayner, Vitor, Rodrigo Rodrigues, João Leonardo e Alexsandro.
    Terça, 01 de Dezembro de 2015 - 07:30

    Vitória encara o Macaé em busca do terceiro triunfo no NBB

    por Glauber Guerra
    Vitória encara o Macaé em busca do terceiro triunfo no NBB
    Foto: Jefferson Peixoto/Ag. Haack / Bahia Notícias
    O Vitória enfrenta o Macaé nesta terça-feira (1º), às 20h, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador, pela sétima rodada do NBB. A equipe comandada pelo técnico Régis Marrelli vai em busca do terceiro triunfo na competição. A tendência é que o time Rubro-negro entre em campo com a seguinte escalação:  o armador Kojo Mensah, o ala-armador Jason Smith, o ala Alvaro Calvo e os pivôs Feliz e Renan.
    Segunda, 30 de Novembro de 2015 - 22:00

    Rogério Ceni admite risco de não jogar última rodada do Brasileiro

    por Estadão Conteúdo
    Rogério Ceni admite risco de não jogar última rodada do Brasileiro
    Foto: Reprodução / Estadão
    Rogério Ceni corre o risco de fica fora da partida contra o Goiás, domingo, no Serra Dourada, pela última do Campeonato Brasileiro. Em entrevista exclusiva ao Estadonesta segunda-feira, o goleiro admitiu que ainda sente dores no pé direito, onde sofreu uma ruptura do ligamento tíbio-fibular, e só vai entrar em campo se estiver 100%.

    Depois de um ano tão difícil, o jogador não quer atrapalhar o time na disputa pela vaga na Libertadores. Para não depender do resultado da partida do Internacional contra o Cruzeiro, no Beira-Rio, o São Paulo precisa vencer. "Dentro de tudo que aconteceu em 2015 estamos em uma condição ainda favorável para o objetivo de estar na Libertadores. Quero ajudar da melhor maneira possível. Se eu não estiver em condições de fazer um bom papel em campo não vou atrapalhar. Tenho de avaliar", afirmou Rogério Ceni.

    O goleiro enfrenta uma rotina intensiva de tratamento. A expectativa do jogador é fazer um teste na quarta-feira. Na semana passada, Rogério Ceni tentou voltar aos treinos para enfrentar o Figueirense, no último sábado, naquela que seria sua despedida no Morumbi, mas não conseguiu.

    "Hoje (segunda-feira) foi o melhor dia, que consegui amanhecer com menos dor. Na (terça da) semana passada, tentei voltar para o campo para correr, senti dor e parei. Na quarta-feira, fiquei 20 minutos no campo, mas não conseguia fazer os movimentos. Na quinta, não conseguia aguentar de dor. Vou esperar até quarta para fazer um teste, mas não é uma coisa fácil. Estou 32 dias sem treinar. Tem o meu desejo e o que o time precisa neste momento. Se conseguir voltar sem dor, treinar, aí tudo bem. Caso não dê vou ajudar na parte motivacional, ficar junto para fazer este último jogo fora do campo", explicou o capitão.

    Com poucas lesões graves na carreira - os maiores períodos de afastamento foram uma fratura no tornozelo esquerdo em 2009 e um problema no ombro em 2012 -, Rogério Ceni admitiu estar frustrado. "Esta lesão tem sido uma das coisas mais desagradáveis do final da minha carreira. Senti no momento que era grave porque a dor foi aumentando e, no dia seguinte, quando fizemos o exame, foi constatada uma ruptura do ligamento. Mesmo assim, eu me conheço e sempre voltei antes do prazo, mas essa não estou conseguindo desta vez", comentou o goleiro.

    Ele se lesionou no segundo jogo contra o Santos, pela semifinal da Copa do Brasil, no dia 28 de outubro, em uma jogada com Lucas Lima. "Não esperava permanecer tanto tempo fora. Sempre suportei bastante dor, joguei muitas vezes com dor, tomei injeção para jogar, mas em uma condição que eu conseguia fazer os movimentos. Neste caso está sendo diferente. Chega uma hora que eu preciso tirar o peso do corpo porque não aguento de dor no tornozelo. Assim fica impossível jogar", finalizou Rogério Ceni.
    Segunda, 30 de Novembro de 2015 - 21:15

    Vitória bate Sport e vai decidir título da Copa do Nordeste Sub-20 com o Náutico

    por Glauber Guerra
    Vitória bate Sport e vai decidir título da Copa do Nordeste Sub-20 com o Náutico
    Foto: Divulgação / Vitória
    O Vitória está classificado para a final da Copa do Nordeste Sub-20. Em duelo disputado nesta segunda-feira (30), no Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL), o Rubro-negro baiano bateu o Sport por 1 a 0 com gol marcado por Léo Ceará. Na decisão do título, o time comandado pelo técnico Valnei Pichite vai pegar o Náutico, quarta (2), na capital alagoana.
    Segunda, 30 de Novembro de 2015 - 20:30

    Mailson acerta com Zeljeznicar, clube da Bósnia

    por Matheus Caldas
    Mailson acerta com Zeljeznicar, clube da Bósnia
    Foto: Reprodução / Sport1
    O lateral-esquerdo Mailson, que atuou no Colo Colo neste ano, acertou sua transferência para o futebol bósnio. Ele assinou contrato de dois anos com o Željezničar, equipe que joga a 1ª divisão do futebol nacional. O anúncio foi dado pelo clube, nesta segunda-feira (30).

    Natural de Salvador, Mailson, que tem 25 anos, jogou pelo Juazeiro, Vitória da Conquista, Jacuipense, Colo Colo, entre outros.
    Segunda, 30 de Novembro de 2015 - 20:00

    Chefe da Mercedes minimiza reclamações de Hamilton após Rosberg atropelar no fim

    por Estadão Conteúdo
    Chefe da Mercedes minimiza reclamações de Hamilton após Rosberg atropelar no fim
    Foto: Divulgação
    A Mercedes dominou amplamente mais um Mundial de Fórmula 1, encerrado no último domingo (29) com nova dobradinha de Nico Rosberg e Lewis Hamilton no GP de Abu Dabi. Entretanto, o fato de a equipe ter sido campeã do Mundial de Construtores e de o inglês ter faturado o campeonato de pilotos com algumas corridas de antecipação não evitou reclamações por parte do britânico, que viu queda de rendimento de seu carro nas provas finais da temporada.

    Vice-campeão, Rosberg faturou seis poles consecutivas e venceu os GPs do México, do Brasil e de Abu Dabi no encerramento do Mundial. Após o treino de classificação para a prova árabe, Hamilton reclamou de acertos diferentes feitos em seu carro, enquanto o monoposto do alemão estaria com um melhor ajuste.

    Ao comentar o fato, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, minimizou o peso das reclamações de Hamilton ao ressaltar que "múltiplos fatores" podem ter propiciado a sequência de vitórias de Rosberg na reta final do campeonato. "O carro está sendo desenvolvido e melhorado e, após (o GP de) Cingapura, nós desenvolvemos em uma direção e tivemos um aprendizado daquele fim de semana", afirmou o dirigente, para depois acrescentar: "Se o carro ficou mais para o Nico do que para o Lewis, eu não sei. Pode ser um fator, mas eu não gostaria de reduzir a um único fator. Pode ter muitos fatores desempenhando um papel".

    Wolff ainda deixou a impressão, nas entrelinhas do seu discurso, de que Hamilton poderia ter "inconscientemente" relaxado nas corridas finais, até pelo fato de que conquistou o título por antecipação, embora tenha afirmado que o inglês "trabalhou duro" para conquistar o melhor resultado na pista nestas provas.

    "Não acho que é uma coisa que aconteceria conscientemente, porque ele (Hamilton) ainda está forçando bastante e ainda é o mesmo cara, com o mesmo talento, e colocando o mesmo esforço nisso. Você tem de perguntar para ele, mas (o relaxamento) pode ser um fator", analisou o chefe da Mercedes.

    Hamilton se sagrou tricampeão da F1 somando um total de 381 pontos, contra 322 de Rosberg, enquanto o alemão Sebastian Vettel, terceiro colocado, fez 103 pontos a menos do que o inglês ao contabilizar 278.

    TESTES - Após o fim da temporada, a Fórmula 1 ainda contará com um teste final de 2015 nesta terça, em Abu Dabi, onde a Pirelli irá disponibilizar os pneus que estão sendo preparados para o próximo ano. Os brasileiros Felipe Massa e Felipe Nasr não participarão destes trabalhos de pista, sendo que a Williams, equipe do primeiro deles, será representada pelo finlandês Valtteri Bottas, enquanto a Sauber, de Nast, terá o sueco Marcus Ericsson e o chinês Adderly Fong.

    Já a Mercedes contará com o reserva Pascal Wehrlein, da Alemanha, a McLaren levará para a pista o belga Stoffel Vandoorne, enquanto a Lotus terá o britânico Jolyon Palmer. Mas, se estes três times utilizarão pilotos reservas nestes testes, Ferrari (com Vettel e o finlandês Kimi Raikkonen) e Red Bull (com o australiano Daniel Ricciardo e o russo Daniil Kvyat) escalarão seus titulares, assim como ocorrerá com a Toro Rosso do espanhol Carlos Sainz e do holandês Max Verstappen.

    Já a Force India optou por levar para a pista um titular e um novato: o alemão Nico Hülkenberg e o mexicano Alfonso Celis. A Marussia, por sua vez, terá os novatos Rio Haryanto (Índia) e Jordan King (Grã-Bretanha). Os testes serão realizados ao longo de todo o dia nesta terça, para que os pilotos possam se revezar nos carros e testar os diferentes tipos de pneus fornecidos pela Pirelli.
    Segunda, 30 de Novembro de 2015 - 19:30

    Botafogo oficializa dispensa de 11 jogadores; destaque fica por conta de Carleto

    por Matheus Caldas
    Botafogo oficializa dispensa de 11 jogadores; destaque fica por conta de Carleto
    Foto: Reprodução / CBF
    Após o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, o Botafogo já planeja o próximo ano. Nesta segunda-feira (30), o clube divulgou uma lista com 11 atletas que não fazem mais parte dos planos do clube para o próximo ano.  As surpresas da lista ficaram por conta de Thiago Carleto, Daniel Carvalho e Diego Giaretta, titulares durante boa parte da temporada.
     
    Confira a lista completa:  Alisson, Bazallo, Camacho, Daniel Carvalho, Diego Giaretta, Diego Jardel, Lulinha, Pedro Rosa, Serginho, Thiago Carleto e Tomas Bastos. 

    Veja o comunicado do Botafogo em seu site oficial:

    O Botafogo de Futebol e Regatas agradece a jogadores em fim de contrato que não permanecerão para a próxima temporada. São eles: Alisson, Bazallo, Camacho, Daniel Carvalho, Diego Giaretta, Diego Jardel, Lulinha, Pedro Rosa, Serginho, Thiago Carleto e Tomas Bastos. Os atletas já foram comunicados oficialmente.
     
    O clube manifesta seu agradecimento pelos serviços prestados, pela dedicação nos treinamentos e jogos e pelo profissionalismo durante toda a vitoriosa temporada, finalizada com o título do Campeonato Brasileiro da Série B e o retorno à Primeira Divisão. Boa sorte aos atletas em seus futuros desafios.
     
    A Diretoria segue empenhada na montagem do elenco para 2016, negociando contratações e renovações, para o Botafogo entrar ainda mais forte na próxima temporada e atingir seus objetivos.
    Segunda, 30 de Novembro de 2015 - 19:00

    Dirigentes do atletismo do Quênia são suspensos por apoio a doping e corrupção

    por Estadão Conteúdo
    Dirigentes do atletismo do Quênia são suspensos por apoio a doping e corrupção
    Isaiah Kiplagat | Foto: Divulgação
    A cada dia que passa o atletismo Quênia se aproxima de ter o mesmo fim da Rússia, que está suspensa das competições internacionais por causa dos seguidos casos de doping. Nesta segunda-feira (30), o Comitê de Ética da Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) anunciou a suspensão de três dirigentes quenianos por "subversão potencial" do sistema antidoping do país. Entre os punidos está o presidente da entidade, Isaiah Kiplagat.

    Junto com Kiplagat, também foram suspensos por 180 dias o vice-presidente David Okeyo, que é membro de um dos conselhos da IAAF, e Joseph Kinyua, que foi chefe de delegação do Quênia no Mundial de Atletismo deste ano, em Pequim (China). Naquela competição, duas atletas quenianas foram pegas no doping.

    A IAAF afirmou recentemente que desde março está investigando um suposto esquema de doping no atletismo queniano e explicou nesta segunda que a suspensão dos três segue "os interesses da integridade do esporte", sem dar mais detalhes sobre o caso.

    Mas não foi só o doping que derrubou os três, que também são acusados de corrupção. Kiplagat é investigado pelo desvio de US$ 700 recebidos pela federação queniana pelo patrocínio da Nike. De acordo com a IAAF, ele agora é também investigado por ter recebido dois carros da federação do Catar, supostamente em troca de voto para Doha ser escolhida sede do Mundial de 2019.

    Na sexta, tentando mostrar repúdio ao doping, a federação queniana anunciou de uma só vez a suspensão de sete atletas do país, todos com penas duríssimas. Na lista está até uma campeã mundial: Emily Chebet, que em 2010 e em 2013 venceu o Mundial de Cross Country, disciplina que não é olímpica.

    Chebet testou positivo para um diurético e para o agente mascarante furosemida, recebendo uma punição exemplar: quatro anos de suspensão, retroativa a julho de 2015, quando foi flagrada. Ficará sem competir até meados de 2019. Em março, ela foi sexta colocada no Mundial deste ano.

    Francisca Koki, campeã queniana do 400m com barreiras, e Joyce Sakari, recordista nacional dos 400m rasos, que foram excluídas do Mundial, também testaram positivo para furosemida e pegaram quatro anos de suspensão.

    Agnes Jepkosgei, maratonista que é só a 229.ª do ranking mundial, é outra das atletas punidas com quatro anos de suspensão. Bernard Mwendia, Judy Jesire e Lilian Moraa, que participam de corridas de rua, pegaram gancho de dois anos.

    Desde 2012, cerca de 40 atletas do país já falharam em exames antidoping, incluindo Rita Jeptoo, pega no doping dias depois de receber US$ 500 mil como premiação por ter sido campeã do principal circuito de maratonas do mundo.
    Segunda, 30 de Novembro de 2015 - 18:20

    Sem Escudero, Vitória emplaca 5 jogadores em indicação para time da Série B da Placar

    por Matheus Caldas
    Sem Escudero, Vitória emplaca 5 jogadores em indicação para time da Série B da Placar
    Foto: Reprodução / Espn
    A Revista Placar divulgou os jogadores que irão concorrer ao prêmio de melhor jogador por posição da Série B 2015, nesta segunda-feira (30). O Vitória colocou cinco jogadores na lista, enquanto o Bahia tem dois. A surpresa ficou pela falta do meia Escudero, artilheiro (11 gols) e líder de assistências (6 passes) da equipe no torneio. Eduardo está na disputa.

    Os indicados do Vitória são Gatito Fernandez, Diego Renan, Amaral, Rhayner e Elton. No lado do Bahia, Eduardo e Kieza figuram na disputa.

    Confira a lista completa:

    GOLEIROS
     
    Jefferson (Botafogo)
    Gatito Fernández (Vitória)
    João Ricardo (América-MG)
     
    LATERAIS-DIREITO

    Luis Ricardo (Botafogo)
    Yago Pikachu (Paysandu)
    Vítor (Santa Cruz)
     
    ZAGUEIROS 

    Renan Fonseca (Botafogo)
    Diego Giaretta (Botafogo)
    Wesley Matos (América-MG)
    Alison (América-MG)
    Danny Moraes (Santa Cruz)
    Ronaldo Alves (Náutico)
     
    LATERAIS-ESQUERDO

    Diego Renan (Vitória)
    Carleto (Botafogo)
    Marlon (Santa Cruz)
     
    VOLANTES 

    Willian Arão (Botafogo)
    Fernandes (Botafogo)
    João Ananias (Náutico)
    Wellington (Santa Cruz)
    Leandro Guerreiro (América-MG)
    Amaral (Vitória)
     
    MEIAS 

    Daniel Carvalho (Botafogo)
    Alan Mineiro (Bragantino)
    Rhayner (Vitória)
    João Paulo (Santa Cruz)
    Juninho (Macaé)
    Eduardo (Bahia)
     
    ATACANTES

    Navarro (Botafogo)
    Marcelo Toscano (América-MG)
    Grafite (Santa Cruz)
    Elton (Vitória)
    Zé Carlos (CRB-AL)
    Kieza (Bahia)

     
    Segunda, 30 de Novembro de 2015 - 18:00

    Heber Roberto Lopes será o árbitro do jogo de volta da final da Copa do Brasil

    por Estadão Conteúdo
    Heber Roberto Lopes será o árbitro do jogo de volta da final da Copa do Brasil
    Foto: Reprodução / Espn
    A CBF sorteou nesta segunda-feira (30), no Rio, o árbitro que comandará o confronto de volta da final da Copa do Brasil, entre Palmeiras e Santos, na quarta, às 21 horas (horário da Bahia), no Allianz Parque, em São Paulo. E o sorteio definiu que o duelo decisivo será apitado pelo paranaense Heber Roberto Lopes.

    O sorteio desta segunda também contava com o mineiro Ricardo Marques Ribeiro e o gaúcho Anderson Daronco como possíveis opções, mas acabou definindo Heber para dirigir, curiosamente, o seu primeiro jogo nesta edição da Copa do Brasil. Entretanto, ele esteve presente em 25 partidas das Séries A, B e C do Brasileiro na temporada. Nenhum destes confrontos contou com a presença do Palmeiras, mas ele apitou três jogos do Santos, sendo o último deles o empate por 0 a 0 com o Flamengo, no domingo retrasado, na Vila Belmiro.

    E o árbitro será auxiliado nesta quarta pelos assistentes paulistas Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse, que também terão responsabilidade na condução da arbitragem de um confronto que promete ser muito tenso, assim como foi o duelo de ida entre palmeirenses e santistas, na última quarta-feira, na Vila Belmiro, vencido por 1 a 0 pela equipe da casa.

    No duelo de ida da decisão, os atletas das duas equipes protagonizaram lances violentos e Lucas, do Palmeiras, chegou a ser expulso pelo árbitro paulista Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza após se envolver em uma confusão com o santista Lucas Lima. Curiosamente, o juiz acabara de entrar em campo após substituir Luiz Flávio de Oliveira, que sofreu uma lesão no decorrer da partida e pediu para sair. Antes disso, Luiz Flávio deixou de assinalar um pênalti cometido por David Braz em Barrios quando o confronto estava empatado por 0 a 0, já no segundo tempo.

    PRESSÃO - A arbitragem, por sua vez, estará sob grande pressão nesta quarta, pois várias polêmicas envolvendo o apito ocorreram nesta Copa do Brasil, entre elas uma na qual o Palmeiras teria sido beneficiado no duelo de ida da semifinal, contra o Fluminense, quando um pênalti duvidoso para o clube paulista reduziu a vantagem do time carioca por 2 a 1, no Maracanã. Na partida de volta, a equipe alviverde devolveu a vitória por 2 a 1 e depois avançou nas cobranças de pênaltis.

    Na última sexta-feira (27), o técnico Dorival Júnior chegou a ironizar a ideia do Palmeiras de enviar um DVD para a CBF com imagens de erros de arbitragem que prejudicaram a equipe. A ideia partiu do presidente do clube, Paulo Nobre, após a primeira partida da decisão da Copa do Brasil e foi rebatida pelo treinador, que pediu para que o material contenha também partidas em que os erros favoreceram o rival alviverde.

    "Neste DVD foram incluídos os dois jogos com o Fluminense ou não? Vamos pegar os dois jogos com o Fluminense, os 90 minutos do jogo com o Santos e aí, sim, faremos um DVD", afirmou o treinador, que ao mesmo tempo admitiu que David Braz cometeu pênalti em Barrios no primeiro duelo da decisão da Copa do Brasil.

    Entretanto, o comandante acredita que o zagueiro Jackson, do Palmeiras, merecia ter sido expulso por impedir um contra-ataque no primeiro tempo do duelo. Jackson deu uma cotovelada em Ricardo Oliveira durante a partida.
    Segunda, 30 de Novembro de 2015 - 17:55

    Eduardo e Kieza são indicados para seleção da Série B

    por Ulisses Gama
    Eduardo e Kieza são indicados para seleção da Série B
    Fotos: Felipe Oliveira / Bahia e Max Haack / Ag. Haack / BN
    Mesmo decepcionando no Campeonato Brasileiro da Série B, o Bahia conta com dois atletas indicados para a seleção da certame nacional realizada pela revista Placar. 
     
    Com nove assistências durante a segunda divisão, o meia Eduardo, que se destacou pelas cobranças de escanteio, foi um dos escolhidos. O outro foi o atacante Kieza, artilheiro da equipe tricolor durante a competição, com 14 gols marcados.
     
    Para votar, o torcedor pode encaminhar um e-mail para placar@maisleitor.com.br. Os onze escolhidos estarão na próxima edição da revista. Veja aqui os concorrentes. 
    Segunda, 30 de Novembro de 2015 - 17:45

    Assembleia Geral do Vitória poderá acontecer na Arena Fonte Nova ou no Hotel Fiesta

    por Glauber Guerra
    Assembleia Geral do Vitória poderá acontecer na Arena Fonte Nova ou no Hotel Fiesta
    Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
    O conselho deliberativo do Vitória trabalha com duas opções para o local da Assembleia Geral, em que será votado o projeto de reforma do estatuto do clube. De acordo com Silvoney Sales, vice-presidente do conselho, a ideia é que seja na Arena Fonte Nova ou no Hotel Fiesta.

    “Vai ser na Arena Fonte Nova ou no Hotel Fiesta. A princípio seria no Barradão, mas pode correr o risco de chover e dificultar a votação. O edital deve ser publicado amanhã ou quarta”, disse Sales, em entrevista ao Bahia Notícias.

    O principal ponto na reforma do estatuto é a implantação de eleições diretas no Vitória.
    Segunda, 30 de Novembro de 2015 - 17:30

    Paulo Coelho promete tirar foto pelado, caso Vasco seja rebaixado

    por Matheus Caldas
    Paulo Coelho promete tirar foto pelado, caso Vasco seja rebaixado
    Foto: Divulgação
    O escritor brasileiro Paulo Coelho prometeu ficar nu, caso o Vasco da Gama seja rebaixado para a Série B. A declaração foi dada nesta segunda-feira (30), em seu Twitter oficial. Maitê Proença já havia prometido tirar a roupa, se o Botafogo ascendesse à série A.

    O Vasco venceu o Santos, no último domingo (29), por 1x0, em São Januário, com gol de Nenê. O resultado deixou a quipe da Colina viva na disputa pela permanência na Série A. Na próxima rodada, a 38ª e última do Brasileirão, a equipe carioca vai à Curitiba enfrentar o Coritiba. Ambos estão ameaçados de rebaixamento, contudo, o Vasco só pode se safar do descenso com uma vitória, além de torcer para que Avaí e Figueirense não ganhem de Fluminense e Corinthians respectivamente. O Figueira encara seu adversário no Orlando Scarpelli, sua casa, enquanto o Avaí vai à Arena Corinthians. Todos os jogos são às 16h (horário da Bahia). O Vasco está na 18ª posição, com 40 pontos . Acima dele, abrindo o Z-4, o Figueirense também tem 40, mas ganha nos critérios de desempate. Na 16ª colocação está o Avaí, com 41 pontos. Em
    15º vem o Coritiba, com 43 pontos e com poucas chances de ser rebaixado.
    Segunda, 30 de Novembro de 2015 - 17:00

    Indicação de Neymar à Bola de Ouro rende 2 milhões de euros ao Santos

    por Estadão Conteúdo
    Indicação de Neymar à Bola de Ouro rende 2 milhões de euros ao Santos
    Foto: Reprodução / Portal de Paulínia
    Nesta segunda-feira (30), a indicação de Neymar à final da Bola de Ouro da Fifa, entregue ao melhor jogador do mundo em 2015, foi recebida com alegria no Santos. Isso porque, segundo o contrato de venda assinado com o Barcelona em 2013, ficou acordado que o time da Vila receberia 2 milhões de euros no caso da indicação do jogador.

    Com isso, o Santos ganha um bônus na transferência, que ficou marcada como uma das mais polêmicas da história do futebol. De início, o Barcelona havia anunciado que desembolsou 57 milhões de euros pelo atacante. Porém, suspeita-se de uma série de pagamentos externos ao pai de Neymar e suas empresas, que podem aumentar o valor da transação em mais de 30 milhões de euros. Recentemente, o Santos chegou até a pedir a suspensão do jogador.

    O melhor jogador do mundo de 2015 será revelado em cerimônia no dia 11 de janeiro de 2016. Com Neymar, concorrem os "hegemônicos" Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Desde 2007, com Kaká, um brasileiro não é escolhido como o melhor do mundo. Antes dele, Romário, Rivaldo, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho haviam alcançado o feito.

    Além de Neymar, outro brasileiro também aguardará um prêmio em 11 de janeiro: trata-se de Wendell Lira, ex-jogador do Goianésia e atualmente no Vila Nova, que concorre ao Prêmio Puskas, concedido ao autor do gol mais bonito do ano. O brasileiro também está entre os três finalistas, ao lado de Messi, do Barcelona, e Florenzi, da Roma.
    Segunda, 30 de Novembro de 2015 - 16:30

    Técnico do Valencia pede demissão após 18 meses de trabalho

    por Matheus Caldas
    Técnico do Valencia pede demissão após 18 meses de trabalho
    Foto: Reprodução / Espn
    O português Nuno Espírito Santo pediu demissão do cargo de treinador do Valencia (ESP), nesta segunda-feira (30). O anúncio foi feito pelo site oficial do clube espanhol. A situação de Espírito Santo já estava difícil, pois o clube vive uma instabilidade, principalmente na Uefa Champions League.

    Após  um ano e meio no comando da equipe, o português deixou a patente de treinador após derrota por 1x0 para o Sevilla, pela 13ª rodada do Campeonato Espanhol (La Liga). Ele deixou o clube em nono lugar na competição nacional e em 3º no grupo H da Champions, fora da zona de classificação para o mata-mata, que contra com o Zenit (Rússia) na primeira posição, com 15 pontos em 5 partidas, seguido pelo Genk (Bélgica), que tem 7 pontos. O Valencia tem 6 pontos. Pela 6ª rodada do torneio europeu, o clube engrenta o Lyon em casa, dependendo de uma combinação de resultados para classificar-se.
    Segunda, 30 de Novembro de 2015 - 16:15

    Vitória próximo de emprestar Ednei para o Linense

    por Glauber Guerra
    Vitória próximo de emprestar Ednei para o Linense
    Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
    Emprestado pelo Vitória ao Coritiba até o fim do Campeonato Brasileiro da Série A, o zagueiro Ednei está próximo de assinar com o Linense para a disputa do Paulistão 2016. A informação foi revelada pelo próprio atleta na tarde desta quarta-feira (30).

    “O Linense entrou em contato com Anderson Barros [gestor de futebol do Vitória] e ele falou comigo e com meu empresário. Conversei com o pessoal do Linense e existe um acerto verbal, mas ainda não assinei. Ainda tenho contrato com o Coritiba até a próxima semana”, disse Ednei, em entrevista ao Bahia Notícias.

    No Coritiba, o defensor chegou a ser relacionado para algumas partidas, mas ainda não chegou a jogar. Ele tem vínculo com o Vitória até dezembro de 2017. Caso aceite a proposta da equipe paulista, Ednei assinará contrato de empréstimo até o fim do estadual.
    Segunda, 30 de Novembro de 2015 - 16:00

    Muricy despista sobre acordo com o Flamengo: 'Vou esperar o fim do Brasileiro'

    por Almir Leite | Estadão Conteúdo
    Muricy despista sobre acordo com o Flamengo: 'Vou esperar o fim do Brasileiro'
    Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
    No Rio de Janeiro, é dada como certa a contratação de Muricy Ramalho pelo Flamengo. O treinador, porém, garante não ter acertado ainda nem com o time rubro-negro nem com qualquer outro. Ele voltará a trabalhar em 2016, mas afirmou que só aceitará convite de um clube que concorde com seus métodos de trabalho.

    "Ainda não assinei com ninguém, não tenho contrato com ninguém, vou esperar o final (do Campeonato Brasileiro)", disse Muricy à Agência Estado no início da tarde desta segunda-feira em Itu, onde participou como um dos debatedores da primeira edição do UNEFUT, União Nacional das Entidades do Futebol.

    No entanto, o acerto entre o treinador e o Flamengo era assunto comentado entre alguns dirigentes e pessoas ligadas ao futebol que também participaram do encontro em Itu. O acordo já teria sido feito, mas o treinador e a diretoria do clube decidiram esperar a eleição do dia 7 para só depois anunciarem a contratação.

    Uma coisa Muricy, que também interessa ao Atlético Mineiro, já decidiu: exigirá liberdade total para implantar sua filosofia. "Uma condição essencial é que eu tenha autonomia para implantar o que penso, contrato longo, unificar todas as categorias do futebol. É isso."

    Para Muricy o trabalho dos treinadores do futebol brasileiro melhorou no último ano, sobretudo no aspecto tático. O que não mudou, nem parece que irá mudar, é a permanente guilhotina na cabeça dos técnicos, que fez com que apenas um deles conseguisse ficar do início ao fim do Brasileirão no mesmo clube. "E o Tite só ficou (no Corinthians) porque estava ganhando. Do contrário, você iria ver", encerrou Muricy.
    Segunda, 30 de Novembro de 2015 - 15:40

    Procuradoria-Geral da República vai pedir que Suíça investigue conta de Romário

    por Jamil Chade | Estadão Conteúdo
    Procuradoria-Geral da República vai pedir que Suíça investigue conta de Romário
    Foto: Luiz Fernando Teixeira / Bahia Notícias
    A Procuradoria-Geral da República (PGR) vai pedir oficialmente ao Ministério Público da Suíça que abra investigações sobre uma suposta conta do senador Romário Faria (PSB-RJ) no país europeu. O pedido de cooperação será enviado nos próximos dias para Berna. A notícia de que Romário era dono de uma conta no banco BSI da Suíça foi noticiada pela revista Veja em julho deste ano. A publicação chegou a divulgar um extrato da conta com um saldo num valor equivalente a R$ 7,5 milhões. O senador contestou a reportagem. Dias depois, Romário viajou para Genebra e afirmou não ter encontrado a conta. O banco BSI confirmou que o senador não era correntista naquela data e abriu um processo no MP local por causa de um extrato supostamente falso. Para verificar se a conta estava ou não ativa, a reportagem de "O Estado de S. Paulo" depositou US$ 1,00 na conta, mas o dinheiro retornou. A Veja emitiu um comunicado admitindo o erro e pedindo desculpas ao senador, mas o assunto ganhou um novo capítulo na semana passada. Na gravação que levou à prisão o banqueiro André Esteves, o senador Delcídio Amaral (PT-MS), líder do governo Dilma Rousseff, e o advogado Edson Ribeiro sugerem que Romário fez um acordo com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), que mantém boa relação com o banqueiro. O caso é mencionado na conversa gravada no dia 4 de novembro deste ano pelo filho de Nestor Cerveró, Bernardo. "Tinha conta realmente do Romário", ressalta Ribeiro. Surpreso, o filho de Cerveró questiona: "Tinha essa conta?". Na sequência, Delcídio conclui: "E em função disso fizeram acordo". No fim da semana passada, Romário afirmou que pediria ao Ministério Público uma investigação para verificar se em algum momento ele foi titular de conta na Suíça - antes, o senador negava ter sido correntista de alguma instituição no país europeu. Agora, a PGR quer saber dos suíços o que existe de fato como extratos dessa suposta conta. Berna, se aceitar o pedido, tem o poder de exigir que o BSI abra seus dados e explique em que época o senador teria mantido dinheiro depositado na Suíça. No Brasil, Romário já indicou que ele é o "maior interessado" em que se esclareça o caso. Na sexta-feira, o senador protocolou um ofício na PGR para que o órgão peça a abertura de investigação na Suíça. "Quando eu jogava na Europa, tive conta no BSI. Só não sei o ano. Eu não me lembro, mas acredito que se a conta não é movimentada, ela é fechada automaticamente", declarou Romário ao jornal O Globo.
    Segunda, 30 de Novembro de 2015 - 15:30

    Após título, Flu de Feira vai disputar a Série D; Juazeirense fica com a Copa do Brasil

    por Edimário Duplat
    Após título, Flu de Feira vai disputar a Série D; Juazeirense fica com a Copa do Brasil
    Foto: Divulgação/FBF
    Depois de conquistar o título da Copa Governador 2015, o Fluminense de Feira já sabe qual torneio disputará na próxima temporada. Como campeão do torneio, o Touro do Sertão escolheu a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D 2016 e deixou a vaga da Copa do Brasil do mesmo ano para a Juazeirense, vice campeã do torneio regional.

    "Como diretor de futebol trabalhamos muito para chegar a esse objetivo, tivemos o apoio de todos, diretores, conselheiros, imprensa, funcionários, jogadores e nossa grande torcida. A Feira de Santana é só alegria, rumo a série C”, comemorou o diretor Zé Chico por meio das redes sociais.

    Dessa maneira, o Touro do Sertão é o primeiro representante baiano na quarta divisão nacional do próximo ano. Já o Cancão de Fogo se junta a Bahia, Vitória e Vitória da Conquista para a Copa do Brasil.
    Segunda, 30 de Novembro de 2015 - 15:00

    Patrocinador celebra sucesso da I Copa Imprensa de Salvador

    Patrocinador celebra sucesso da I Copa Imprensa de Salvador
    Imagem: Divulgação
    A primeira edição da Copa Imprensa de Salvador, que envolve profissionais do jornalismo esportivo, terá o seu fim na noite nesta segunda-feira (30). O sucesso torneio é motivo de comemoração para Marcelo de Cicco, gerente da marca Topper, principal patrocinadora do evento. O gestor fez elogios ao desempenho dos atletas.
     
    "Sim. O engajamento dos atletas está sensacional. Todos estão motivados e estão encontrando neste evento mais uma oportunidade de vivenciar esta diversão compartilhada tão valorizada pela Topper. Estamos muito satisfeitos", afirmou.
     
    Segundo de Cicco, existe a possibilidade da continuidade da parceria para a próxima competição, no ano de 2016."Estamos satisfeitos com o andamento da Copa e iremos avaliar com atenção a possibilidade de dar continuidade", indicou.
     
    Na Salvador Arena Club, às 22h30, o combinado entre Globoesporte.com e K2 Comunicação faz a grande final contra o Correio.   
    Segunda, 30 de Novembro de 2015 - 14:30

    Lewandowski entra para o Livro dos Recordes com 4 marcas distintas

    por Edimário Duplat
    Lewandowski entra para o Livro dos Recordes com 4 marcas distintas
    Foto: Divulgação
    O atacante Robert Lewandowski entrou para a história com quatro marcas no Guinness Book, o Livro dos Recordes. Atuando pelo Bayern de Munique, o polonês conseguiu figurar nas páginas da publicação por conta da goleada sobre o Wolfsburg, onde o atleta marcou todos os gols da sua equipe na partida.

    Com isso, o jogador é o que detém o hat trick mais rápido; e o que marcou quatro e cinco gols mais rápido na história e o que mais gols anotou saindo do banco de reservas. Na ocasião, o Bayern perdiam por 1 a 0 e acabaram vencendo de virada graças a performance do atacante.

    Segunda, 30 de Novembro de 2015 - 14:15

    Vitória vai se apresentar no dia 5 de janeiro para a pré-temporada 2016

    por Glauber Guerra
    Vitória vai se apresentar no dia 5 de janeiro para a pré-temporada 2016
    Foto: Jefferson Peixoto/Ag. Haack / Bahia Notícias
    A assessoria de imprensa do Vitória anunciou nesta segunda-feira (30) que a apresentação para a pré-temporada 2016 será no dia 5 de janeiro, quando os jogadores farão exames médicos e iniciarão os treinamentos.

    O primeiro compromisso do Rubro-negro em 2016 será pelo Campeonato Baiano, no fim de janeiro. A tabela ainda não foi divulgada pela Federação Bahiana de Futebol (FBF).  A equipe ainda disputará o Brasileirão da Série A e a Copa do Brasil.

    Ao longo desta semana, a diretoria do Leão deve oficializar algumas renovações, bem como contratações.
    Segunda, 30 de Novembro de 2015 - 14:05

    Empresário de Marcelo Martellote revela sondagem do Bahia

    por Ulisses Gama
    Empresário de Marcelo Martellote revela sondagem do Bahia
    Foto: Divulgação
    Após a contratação do diretor de futebol Nei Pandolfo, o Esporte Clube Bahia agora parte para a contratação de um técnico para a temporada de 2016. Marcelo Martellote, que ainda não renovou o seu vínculo contratual com o Santa Cruz, pode ser o novo nome. Em entrevista ao Bahia Notícias nesta segunda-feira (30), o empresário do profissional, Joca Sloccowick, confirmou uma sondagem do Esquadrão por intermediários. "Não é nada oficial, mas recebi uma sondagem através de intermediários de ontem [domingo (29)] para hoje. Além do Bahia, existem mais dois clubes", disse. No comando do time pernambucano, Martellote conseguiu o acesso à elite do futebol nacional e levou a equipe ao vice-campeonato da Série B deste ano. 
    Segunda, 30 de Novembro de 2015 - 14:00

    Após reuniões, Nuzman confirma que Rio já trabalha na operação dos Jogos de 2016

    por Marcio Dolzan | Estadão Conteúdo
    Após reuniões, Nuzman confirma que Rio já trabalha na operação dos Jogos de 2016
    Foto: Divulgação/COB
    Faltando pouco mais de nove meses para o início dos Jogos Olímpicos do Rio, o comitê organizador saiu da fase de planejamento para começar a trabalhar a operação da competição. A informação é do presidente do Comitê Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, que na semana passada participou de uma rodada de reuniões com representantes do Comitê Olímpico Internacional (COI), no capital carioca.

    "Foi (um encontro) muito importante, ótimo em todos os aspectos. Agora estamos no ajuste final. É importante frisar que nós saímos do planejamento para a operação, e isso vocês vão sentir nos próximos meses. É o momento que eu reputo como o mais importante de uma organização", disse Nuzman na manhã desta segunda-feira, pouco depois da cerimônia de assinatura de um contrato de patrocínio da Coca-Cola para os Jogos Paralímpicos, realizada em um clube às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas.

    "Nós tivemos isso (reuniões de operação) nos Jogos Pan-Americanos. É quando as áreas funcionais se integram, e aí vem a operação propriamente dita de tudo o que tem que ser feito", completou o dirigente.

    Nuzman afirmou que os eventos-teste para os Jogos do Rio estão sendo um sucesso e os classificou como "os melhores da história", mesmo que alguns deles tenham apresentado problemas - na semana passada, atletas do badminton reclamaram da ventilação no Riocentro, enquanto mesa-tenistas fizeram críticas à iluminação do local há duas semanas.

    "Os eventos-teste são para isso, para ver o que a gente tem para ajustar. Eles elogiaram tudo, e eu acho que os eventos-teste que o Rio está fazendo são os melhores da história", declarou o dirigente.

    O presidente do Rio-2016 também garantiu que a segurança da Olimpíada não preocupa. "O Brasil está preparado e já deu várias demonstrações, em outros momentos, de sua estrutura de segurança. Não haverá nenhum problema durante os Jogos do Rio", assegurou.

    Por fim, Carlos Nuzman não quis comentar a desistência da cidade de Hamburgo, na Alemanha, de concorrer aos Jogos de 2024. Ele preferiu enaltecer a aprovação ao Rio. "É difícil falar o que acontece nas outras cidades, até por uma questão ética. O que eu posso dizer é que o Rio, hoje, tem 62% de aprovação no Brasil inteiro. É extraordinário isso, é melhor do que (a aprovação que) Londres (teve para realizar a Olimpíada de 2012)."

    CONTAS - Apesar do momento difícil pela qual passa a economia do País, o Comitê Rio-2016 está muito próximo de fechar sua meta de patrocínios. "Está praticamente encerrado, já atingimos 98%, 99% (da meta). Estamos negociando agora com os fornecedores, que também têm interesse em divulgar a marca e ter sua participação nos Jogos. São negociações finais que estamos fazendo, incluindo o direito de marketing", comentou Renato Ciuchini, diretor comercial do Rio-2016.

    Ele também descartou a possibilidade de qualquer empresa romper algum dos acordos já existentes. "Os contratos são muito bem amarrados, com multas e penalidades. E as empresas que decidiram participar dos Jogos tomaram uma decisão não de curto prazo, foi de longo prazo. Nenhuma delas levantou alguma discussão em relação ao contrato. Todas estão executando e pagando em dia, independentemente da situação econômica do País", garantiu.

    Ciuchini hesitou, mas depois esboçou um sorriso quando foi questionado sobre se a política de contenção de custos pela qual passa o Rio-2016 vem dando resultados. "Estamos chegando lá", disse.
    Segunda, 30 de Novembro de 2015 - 13:30

    Lauro de Freitas sedia o Desafio Internacional de Judô entre Brasil e Áustria

    por Edimário Duplat
    Lauro de Freitas sedia o Desafio Internacional de Judô entre Brasil e Áustria
    Foto: Raul Golinelli / Divulgação
    O Centro Pan-Americano de Judô (CPJ) é o palco escolhido para o Desafio Internacional de Judô entre Brasil e Áustria, que será realizado nesta segunda-feira (30) na cidade de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador.

    Para a competição, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) convocou os atletas Leonardo Gonçalves (categoria até 100kg) e Camila Gebara (78 kg), vice-campeões no Mundial de Abu Dhabi, além de Daniel Cargnin (66kg), Lincoln Neves (73kg) e Mariana Silva (63kg). Já os austríacos terão uma equipe formada por Valentin Schnabel (66kg), Marc Grasmugg (73kg), Dominik Lang (73kg), Marlies Priesner (63kg), Christoph Mayer (100kg), Sarah Mairhofer (+78kg).

    Após o desafio, as duas equipes farão treinamentos em campo conjunto até o dia 2 de dezembro. Este ano, o Brasil já enfrentou Portugal em São Paulo, Equador em Duque de Caxias, Colômbia em São José-SC e Alemanha nas cidades de Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
  • DSCN7004 SANEAMENTO BÁSICO DAS RUAS EMBIRA E ABERTADA/N. DIAS D'ÁVBILA/20/11/15

    • 11 horas atrás
    •            
    • 4 visualizações
    SANEAMENTO BÁSICO DAS RUAS EMBIRA E ABERTADA/N. DIAS D'ÁVBILA/20/11/15. com a colocação de tubulações e caixa coletoras (Sumidouro), para as águas oriundas das casas residenci... 
  • DSCN70481 MEIO AMBIENTE DA RIO IMBASSAI/ MORRO CANTA GALO 20/11/15

    • 13 horas atrás
    •            
    • 5 visualizações
    MEIO AMBIENTE DA RIO IMBASSAI/ MORRO CANTA GALO 20/11/15
    MEIO AMBIENTE DIASDAVILENSE, LINDAS FOTOS MORRO CATA GALO E ADJACÊNCIAS, LAMINA D'ÁGUA DAS ÁGUAS REPRESADAS DA BARRAGEM DE SANTA HELENA, CO... 
  • DSCN6963 2º TPO. GOLS.. REDENÇAO 3X3 CATU/BAIANO FEMININO/FBF/14/11/15/MATAS. JOÃO

    • 20 horas atrás
    •            
    • 6 visualizações
    REDENÇAO 3X3 CATU/BAIANO FEMININO/FBF/14/11/15/MATAS. JOÃO
    http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/…/redencao-3x3-… POSTADAS 233 FOTOS!
    VIDEO narrado, f

Chiquitinha Maravilha

TOTAL DE ACESSOS    MAIS  639 MIL  EM  01/0112015


Visualizações de página por país


Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
332249
Alemanha
137196
Estados Unidos
91937
Malásia
19732
Rússia
18349
China
12207
Ucrânia
6189
França
4150
Portugal
2897
Índia
2240


PARABÉNS  MATA  DE  SÃO JOÃO 169  ANOS  DE EMANCIPAÇÃO 15/04/2015

EDIFICAÇÃO  DA  ARENA  SÃO  JOÃO   (ESTÁDIA  P/ MAIS  DE 5 MIL PESSOAS)

 NA  SEDE - CIDADE  DE  MATA  DE SÃO JOÃO/DETALHES   CLICK NO LINK ABAIXO


LINK SELEÇÃO MATENSE NO INTERMUNICIPAL E ARENA SÃO JOÃO, ESTÁDIO NA SEDE!

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/selecao-matense-no-intermunicipal-e.html


LINKS  DE POSTAGENS  RECENTES MAIO  DE  2015/ PENEIRA DO EC   BAHIA/SUB 17/ MATA DE SÃO JOÃO, COPA  METROPOLITANA  SUB -15/CAMP. MATENSE   ELITE 2015/ LNKS  DE VIDEOS INCLUIDOS  NAS  POSTAGENS  CITDAS!


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/bahia-do-jk-1x1-abcd-duelos-de-campeoes_18.html
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/portuguesa-x-rua-goias-matense-elite.html
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/reglmento-da-v-copa-metropolitana-sub.html
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/resultados-dos-jogos-da-v-copa.html
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/sel-matense-3x1-sel-de-teodoro-sampaio.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/peneira-do-ec-bahia-em-mata-de-sao-joao.html

PARABÉNS CIDADE DE  SALVADOR  466  ANOS  DE  FUNDAÇÃO - 29/03/1549 - 29/03/2015!

SUA HISTÓRIA  CLICK NO  LINK

NESSE MÊS DE MARÇO  dia 29 DE 2015,   COMEMORATIVO  AOS  466 ANOS  DE FUNDAÇÃO DA  CIDADE DE SALVADOR  (OCORRIDO EM 29/03/2015), ,O BLOG CHIQUITINHA MARAVILHA ESTÁ POSTANDO DIARIAMENTE UMA  COLETÂNEA  DE  POESIAS  DESCRITIVA  DA HISTÓRIA DA 1ª  CAPITAL DO BRASIL, AUTORIA  DE CHIQUITINHA  MARAVILHA  E   COM DIREITOS AUTORAIS REGISTRADO, PODENDO SER DIVULGADA, CITADO A FONTE  DE  ORIGEM.  MUITAS DESSAS POESIAS FORAM POETIZADAS    NO ANO  DE 1970 EM DIANTE,  QUANDO  CHIQUITINHA MARAVILHA TINHA 19  ANOS, E RESIDENTE NA SUA CIDADE NATA, MATA DE  SÃO  JOÃO/BA.

POESIAS  POETIZADA A LUZ  DOCUMENTAL, COM   INSPIRAÇÃO  POÉTICA DO AUTOR DAS  POESIAS.



FAMÍLIA  PEREIA  CHAGAS E  RAMIFICAÇÕES - UMA  GERAÇÃO DE POVOADORES A PARTIR DE PORTUGAL P/ MATA  DE SÃO JOÃO , CIDADES  VIZINHAS  DESDE OS  PRIMORDIOS!

 VER  TRAÇOS BIOGRÁFICOS FAMÍLA PEREIRA   CHAGAS E RAMIFICAÇÕES NO BLOG.


PEREIRA  CHAGAS E RAMIFICAÇÕES!

 FAMÍLIAS DE  DE POVOADORES, DESDE

OS  PRIMÓRDIOS DA  POVOAÇÃO 

MATENSE E CIDADES VIZINHAS



A  CITADA FAMÍLIA, ORIGINADAS DE PORTUGAL PRA O  BRASIL,  VIA  SOLO BAIANO, COMPOSTA DESDE OS  PRIMÓRDIOS DE:

POVOADORES, AGRICULTORES, PECUARISTA, FAZENDEIROS, DONOS  DE  ENGENHOS DE  CANA DE  AÇÚCAR, CAFEICULTORES, BARÕES,  VISCONDES, PREFEITOS, INTENDENTES, VEREADORES, CONSELHEIROS MUNICIPAIS, GOVERNADORES, SENADORES, DEPUTADOS, ADVOGADOS, JUÍZES   DESEMBARGADORES, MILITARES, MÉDICOS, POETAS, ESCRITORES, MÚSICOS  ATLETAS (MARATONISTAS, JUDOCAS, JOGADORES DE  FUTEBOL, E  MUITO  MAIS...). 




A Curso  de Legislação Empresarial  LDTDA/TPD/IOB
Credenciamento: CFMO O97

Oswaldo  Melantonio  Formado  em  Direito, Filosofia   e Jornalismo, Av. Marquês  de  São Vicente (Agua  Branca), São  Paulo/SP.

Certificado COMUNICAÇÕES  VERBAIS /Concluído  em 7/03/1986

Chiquitinha  Maravilha nasceu  no  dia  07/07/1951 ás  03: 05 hs  na  Travessa  Barão  Açu  da  Torre, atual  rua  Luis Sepúlveda  Garces, centro,  cidade  de  Mata  de  São João, curso  primário  no Grupo Escolar  Getúlio Vargas (1959/65), ginasial  IMEMB  (atual CMMB)  de  1966/69. Chiquitinha  Maravilha  aposentado, Técnico em Química (nível médio), Curso  de  Comunicações Verbais  em  07/03/1986, (100 horas de  duração, EQUIVALENTE A 6 MESES), Credenciamento: CFMO 097,  o Professor Responsável   pelo Curso de Legislação Empresarial  o Professor Oswaldo Melatonio, formado  em Direito, Filosofia e  Jornalismo;
No  citado  curso grandes  figuras  do  mundo  da  comunicação  política, esportiva, empresarial, realizaram o citado curso (Oreste Quecia, Osmar Santos, Janio Quadros fizeram esse citado curso.... ).

                                      MATA DE SÃO JOÃO/BA.
Praça Barão Açu da Torre (primo de Chiquitinha  Maravilha e de Frank Chaga) na Cidade  de  Mata  de  São João na
década de  1950, nessa   citada  praça  nasceu Frank Chagas no dia 11/08/1939.


 Troféu Ndilson Daltro dos  Santos (Nai)


ABAIXO :
LINK DA BIOGRAFIA  DO NDUSTRIAL PRISCÍLIO  DE  ABREU  GUIMARÃES  /LATICINIO  DE  LEITE/CIDADE  DE MATA DE SÃO  JOÃO/BA.

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/biografias-emancipacao-de-mata-de-sao.html

  




Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 
Salvador/Ba. 42. 198 metros

                                  CORRER É VIVER, REJUVENESCER...

                               (A Poesia do Corredor)

                   Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

                     Poetizada em  13/02/1985

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantesdoatletismo. 
Direitos Autorais registrado em nome de  Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João).
Correu  15 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio deJaneiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)2 maratonas em Nova York (1984 e 1986) 2 São Silvestre (1983, 1984). Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da BahiaCorreu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).



LINKS DE POSTAGENS HISTÓRICAS!

Estatua  de Bonze para Zuza Ferreira, Introdutor 

do Futebol  na Bahia em 28/10/1901



Chiquitinha Maravilha

Histórica  Poética  Resumida  da  Cidade  de Salvador, a  Luz Documental!

O poeta matense, Chiquitinha Maravilha, documento conteúdos importantes, históricos, da Cidade de Salvador, tanto na escrita, como nos versos a luz Documental, da poesia Salvador, A Peroloa Barroca das Américas!


Poetizada no ano de 1970, aos 19 anos na cidade de Mata de São João e ampliada a partir de 1999, com ... Ver mais — com Chiquitinha Maravilha, poetizando a Cidade de Salvador, desde os 19 anos, 1970!

Abaixo:
Link  abaixo  da história da  1ª Constituição da  Bahia  na  era  Republicana 02/07/1891!

Abaixo: Biografia  do Bacharel e poeta  Inconfidente Tomas Gonzaga


Abaixo: Viva  Tiradentes!   E os Inconfidentes, a história  da  Conjuração Mineira  que  pregava  ideais   de  um Brasil Republicano e  não Monarquico,  ou Imperial!


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/viva-tiradentes-e-os-inconfidentes.html

Abaixo /
Jornalista, escritor, Politico,  da Academia  de  Letras da Bahia, Jorge  Calmon  Muniz de Bitencourt, sua biografiua  a  luz   documental!


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2014/11/jorge-calmon-muniz-de-bitencourt-sua.html 


lINKS SOBRE  A INCONNFIDENCIA  MINEIRA:







http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/salvador-capital-mundial-o-turismo.html


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/p/biografia-de-chiquitinha-maravilha.html














http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/baltazar-de-aragao-o-bangala-defensor.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/cidade-de-salvador-no-seculo-xvii_66.html


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/deputados-aragoes-durante-o-regime.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/balthazar-1865-e-barao-de-sao-francisco.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/francisco-dias-davila-e-uniao-com-os.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/os-aragoes-nos-cargos-politicos-e.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/os-descendentes-de-baltazar-de-aragao.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/ciclos-de-vidas-ambientais-preservar.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/convento-do-desterro-santa-clara-sua.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/diogo-de-aragao-pereira-parte-iii.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/dama-bela-graciosa_30.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/segunda-invasao-holandesa-em-salvador.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/os-passaros-descricao-poetica.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/igreja-da-misericordia-cidade-de.html


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/a-se-primacial-do-brasil.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/viva-zuza-ferreira-e-o-futebol-da-bahia.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/igreja-e-colegio-de-orfaos-de-sao.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/convento-e-colegio-das-mercez.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/igreja-e-mosteiro-de-sao-bento-sua.html




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário