quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

CULTURA NA BAHIA E BRASIL, NOTICIAS ATUALIZADAS..

  • Quarta, 02 de Dezembro de 2015 - 07:50//FONTE  BAHIA  NOTÍCIAS 

    Armando Avena lança novo livro na Livraria Cultura nesta quinta

    Armando Avena lança novo livro na Livraria Cultura nesta quinta
    Foto: Divulgação
    Armando Avena, professor, escritor, economista e Membro da Academia de Letras da Bahia, lança nesta quinta-feira (3) seu novo livro, intitulado "Dia de Lavar a Roupa dos Mendigos". O lançamento e a sessão de autógrafos acontecem na Livraria Cultura do Salvador Shopping, das 17h às 22h.
    No Spotify, Drake é o artista mais escutado no mundo, em 2015
    Foto: Reprodução/ The Source
    Acima de fenômenos de sucesso no Brasil, o rapper Drake foi eleito o artista mais escutado no mundo, no Spotify, em 2015. De acordo com o ranking publicado na revista americana "Entertainment Weekly", Drake contabiliza 1,8 bilhão de reproduções e 46 milhões de ouvintes. Na sequência, vem Ed Sheeran, a revelação The Weekend, Maroon 5 e Kanye West.

    Nenhuma artista do sexo feminino figura as posições principais. Rihanna, às vésperas de lançar seu oitavo disco de estúdio, é a primeira colocada entre as mulheres. A cantora superou Ariana Grande, Nicki Minaj e Beyoncé. Entre os álbuns, "Beauty Behind the Madness" foi o grande vencedor, superando os discos de Drake e do grupo Major Lazer, segunda e terceira posições, respectivamente. Major Lazer levou o título de música mais escutada do ano no serviço com a faixa "Lean On", que conta com mais de 540 milhões de reproduções. Já o recorde diário de reproduções no Spotify foi para Justin Bieber por "Purpose", seu novo disco. Ao todo, foram 36 milhões de execuções na data de lançamento.
    Terça, 01 de Dezembro de 2015 - 21:05

    Giro: Eterna viajante

    por Marcello Fontes / marcellofontes@bahianoticias.com.br
    Giro: Eterna viajante
    Teolita Noya Gatto | Foto Arquivo pessoal
    Teolita Noya Gatto, mãe do empresário Antônio Gatto , da Ornare,  é uma verdadeira viajante de muitas andanças e histórias para contar. Um pouco do acervo de suas precisas anotações e informações sobre lugares rodados em vários países – desde que tomou gosto por viajar, aos 70 anos - poderá ser conferido no seu terceiro livro “Enquanto sou jovem...”, que será lançado amanhã, 2, data em que celebra 93 anos de vida (bem vividos e viajados!) , exclusivamente com a família, em clima de jantar, cercada de mimos e conversas em sua residência. O aniversário é de Teolita, o lançamento é dela, mas, cá entre nós, o presente é de todos os entes queridos. Dez!

    Enquanto sou jovem é o terceiro livro da autora Teolita Noya Gatto
    Lei que limita venda de ingressos de meia-entrada entra em vigor nesta terça
    Foto: Reprodução/ Apartamento 702
    A lei da meia-entrada, publicada no Diário Oficial em 6 de outubro, começa a valer nesta terça (1º). Após dois meses de adaptação, uma cota de 40% limita a quantidade de ingressos que podem ser vendidos pela metade do preço para acesso a cinemas, teatros, casas de show e estádios de futebol. O benefício é permitido para estudantes, jovens de baixa renda com idades entre 15 e 29 anos e portadores de deficiência. Com a lei em vigor, a carteirinha padronizada do estudante passa a valer, o que torna o antigo documento emitido pelas universidades não mais aceito. Os alunos que ainda não possuem a carteira oficial devem solicitá-lo a órgãos representativos, como a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Diretórios Centrais dos Estudantes (DCE) e outros. No caso de jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos, a meia-entrada será permitida para aqueles que tiverem inscrição no CadÚnico, sistema que centraliza acessos aos programas sociais do governo. Além disso, eles deverão apresentar a Identidade Jovem, documento de identificação que será emitido pela Secretaria Nacional de Juventude. Já os portadores de deficiência, devem apresentar o cartão Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social ou documento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que comprove direito á meia-entrada.
    Adão Negro lança álbum com versões em inglês e português
    Foto: Saulo Brandão
    Em seu quinto trabalho de estúdio, o grupo de reggae Adão Negro lança um álbum em inglês. A produção, com versão disponível também em português, reúne 11 canções autorais, sendo nove delas inéditas. Hospedado nos principais sites de streaming, como Deezer e Spotify, também foi disponibilizado para download na internet. "Nos sentimos motivados a gravar versões em inglês a partir da regravação que o Andrew Tosh fez de uma de nossas canções em 2007. A partir daí, um álbum inteiro era questão de tempo. Já que o reggae existe no mundo inteiro, em várias nacionalidades e idiomas, era natural que chegássemos a esse resultado", afirmam os músicos. Liderada por Serginho, Guima e Aurelino, a banda nasceu em 1996, na Bahia. Conhecida no cenário do reggae, Adão Negro já dividiu palcos com artistas, como Cássia Eller, Natiruts, Planet Hemp e outros.
    'Acho as letras muito pouco desenvolvidas', afirma Nando Reis sobre sertanejo
    Foto: Reprodução/ Imprensa do Rock
    O músico Nando Reis falou sobre música, críticos, seu novo trabalho - "Voz e Violão - No Recreio - Vol. 1", um disco solo, acústico, recheado de regravações suas - e não falou sobre drogas, em entrevista ao UOL. Ao ser questionado sobre como se sente ao ver o sertanejo como o "novo rock", ele foi categórico: "Felizmente o mercado não pode ser controlado. Ele é sempre um reflexo do que acontece na sociedade, o que acontece no país. Você não pode conduzir isso a seu bel-prazer. Você pode estar inserido ou não", afirmou ao site. "Muitos desses trabalhos não me interessam muito. O que mais me incomoda nesse estilo é uma certa pobreza na forma de escrever, sabe? Acho as letras muito pouco desenvolvidas. É um grau de chavão. Isso eu acho triste", completou. Apesar dos comentários, a todo o tempo, o ex-Titãs ressalta não ser crítico de música e reclama dos intitulados como tal. "Sinceramente, estou pouco me fodendo para as críticas. Criticado sempre fui. Desde meu primeiro disco, por causa da minha voz", afirmou.
     
    Outra coisa que irrita Nando Reis são as selfies. "Ah, há uma coisa que enche o saco: a selfie. Tem dia que todo mundo aparece com a porra de um celular", comenta. "Hoje em dia, as pessoas tiram fotos não porque gostam de você. Muitas vezes elas nem sabem quem você é. Mas porque aquilo significa que ela vai colocar no Facebook e vai ter likes. Há uma inversão completa. Eu é que estou trabalhando para eles", completa.
    Em projeto 'A Bahia tem Dendê', Biblioteca Virtual homenageia baianas de acarajé
    Foto: Reprodução/ Bahia Prime
    Com o objetivo de compilar e difundir materiais sobre o trabalho das baianas de acarajé, a Biblioteca Virtual Consuelo Pondé lança, nesta quarta (2), o projeto "A Bahia tem dendê! - Acarajé, patrimônio nacional do Brasil". O evento tem início a partir das 14h, no Palacete das Artes. A programação conta com roda de conversa e lançamentos de e-book e website, em celebração aos 10 anos da inscrição do ofício das baianas de acarajé no Livro dos Saberes do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 
     
    O projeto tem o objetivo de proporcionar à população baiana, estudiosos da história da Bahia e ao público interessado em conhecer a cultura do Estado uma roda de conversas com baianas de acarajé, pesquisadores e historiadores. Os pesquisadores Florismar Menezes Borges, Vagner José Rocha Santos e Jaime Sodré farão palestras sobre o tabuleiro da baiana e a cultura regional. Para completar a roda, as baianas Dulce Mary e Tânia Nery contarão suas histórias de vida e trabalho.
     
    O projeto conta ainda com o lançamento de um e-book sobre o ofício das baianas de acarajé com depoimentos das profissionais sobre o modo de fazer os bolinhos e os significados culturais envolvidos no trabalho. A obra traz também textos de pesquisadores da área, uma reportagem assinada por Meire Oliveira e uma entrevista de Rita Maria Ventura dos Santos, presidente do Conselho Executivo da Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Respectivos e Similares (Abam).
     
    O livro estará disponível no website desenvolvido dentro da biblioteca para tratar do projeto e assuntos correlatos. A plataforma terá aba institucional da Abam e link direto para o Oyá Digita - plataforma online que mapeia as baianas de acarajé no Brasil e no mundo. Além de trazer mais de 60 textos, entre artigos, teses e dissertações, letras de cancioneiros brasileiros sobre o acarajé e as baianas e links para gravações disponíveis na rede.
     
    Confira a programação: 
    Saudação de Abertura – 14h
    Mariângela Nogueira, diretora da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé;
    Rita Santos, presidente do Conselho executivo da ABAM;
    Ary da Mata, chefe de gabinete da Fundação Pedro Calmon.
     
    Roda de Conversa – 14h30
    Florismar Menezes Borges – “Baiana do acarajé das amarras do ganho a empresárias de sucesso: uma história de luta e conquistas";
    Tânia Nery – Depoimento;
    Jaime Sodré - "Baianas do acarajé: nobres guerreiras";
    Dulce Mary – Depoimento;
    Vagner Rocha - "Acarajé é fogo"
    Cantora Wanessa será nomeada embaixadora da ONU no combate ao HIV
    Foto: Paulo Peixoto/ BRUTAL
    Após gravar um comercial do Unaids, Programa Conjunto da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre HIV e AIDS, a cantora Wanessa será anunciada como Embaixadora da Boa Vontade. O anúncio será feito nesta terça-feira  (1º), no Museu Nacional, em Brasília, em um evento de comemoração ao Dia Mundial da Luta Contra a AIDS.

    Wanessa integra o grupo formado por artistas, como Victoria Beckham, Annie Lennox, Naomi Watts e os brasileiros Mateus Solano e David Luiz. A cantora será uma das convidadas de honra para a inauguração da exposição fotográfica nacional "Positivo na Lata: Revelando a Vida", organizada pelo Instituto Bogea, um dos parceiros da Unaids no evento. A exposição reúne cerca de 30 fotos feitas por jovens soropositivos durante oficinas de fotografia do projeto.

    De acordo com o comunicado divulgado pela ONU, uma das principais atribuições de Wanessa será "levar ao público jovem mensagens sobre prevenção, cuidados com a saúde e a necessidade de construção de um mundo livre de preconceito e discriminação". "Será muito importante contar com o apoio da Wanessa nesse desafio porque ela está em contato direto com este público, conhece a linguagem e os anseios deles, além, é claro, de ter se mostrado muito empenhada no cumprimento de sua missão como Embaixadora", afirma a diretora do Unaids, Georgiana Braga-Orillard.

    Não é a primeira vez que Wanessa demonstra engajamento com a causa. Em 2003, a cantora participou de uma campanha de incentivo ao teste de HIV. "Estou muito honrada com esta missão e me sinto muito feliz de exercer esta função de Embaixadora ao lado de pessoas que admiro tanto, como o Mateus Solano”, declara a cantora.
     
    “Vou me empenhar para levar as mensagens do UNAIDS aos meus fãs e seguidores, seja nos shows, seja pela TV ou pelas mídias sociais. Eu falo sobre o fim do preconceito e da discriminação em relação ao HIV porque, só assim, conseguiremos vencer o vírus", finaliza. Ao longo de sua carreira, Wanessa também já foi defensora da Mata Atlântica e participou de campanhas do Ministério da Saúde sobre amamentação e doação de sangue. Em São Paulo, ela estampou uma campanha de incentivo à leitura.

    Na visita à Brasília, Wanessa já se reúne com o coordenador residente do Sistema ONU no Brasil, Niky Fabiancic, e com integrantes do curso de Formação de Jovens Lideranças, na Casa da ONU. Na quarta (2), a cantora aproveita para visitar uma das brinquedotecas da ONG Amigos da Vida, que acolhe crianças portadoras do vírus HIV e em tratamento para outras doenças crônicas.
    Prefeitura nega que salada será extinta dos tabuleiros de acarajé
    Foto: Reprodução/ Itaberaba Notícias
    Após a polêmica sobre a proibição de salada nos tabuleiros das baianas de acarajé, a prefeitura de Salvador negou que o decreto provoque a mudança. De acordo com a presidente da Associaçao Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Respectivos e Similares (Abam), Rita Santos, declarou que, com a assinatura do decreto que regulamenta a atuação das baianas nesta terça-feira (1º), a  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - no caso de Salvador, vinculada à Prefeitura - proibiria a presença de salada. "Pode relaxar aí porque #VaiTerSaladaSim! O decreto assinado hoje, que regulamenta o trabalho das baianas de acarajé e de mingau na cidade, não proíbe a comercialização da salada no tabuleiro das baianas. Nas capacitações realizadas rotineiramente junto à categoria, são prestadas orientações quanto à implantação e implementação de boas práticas de manipulação de alimentos, o que inclui o preparo das saladas. Os riscos à saúde são eliminados quando há boa higiene do local de preparo e do próprio manipulador", defende a Prefeitura através de postagem no Facebook oficial. “O prefeito assinando o decreto hoje, a vigilância sanitária anuncia amanhã que não vai ter mais salada no tabuleiro”, anunciou Rita. Na resposta publicada na rede social, a Prefeitura esclarece que os pratos serão submetidos a inspeções periódicas. "Para assegurar qualidade dos produtos comercializados, previstos no caput deste artigo, e proteger a saúde da população, as baianas e baianos de acarajé e de mingau, além de obrigatoriedade da apresentação do atestado de saúde e dos exames complementares, terão suas iguarias periodicamente submetidas a inspeções da Vigilância Sanitária, que coletará amostras para realização de exames laboratoriais específicos", finaliza.
    Terça, 01 de Dezembro de 2015 - 17:30

    Giro: Jantar no decorado

    por Marcello Fontes (marcellofontes@bahianoticias.com.br)
    Giro: Jantar no decorado
    Daniela e Luiz Soares / Foto Kin Kin
    Luiz Soares, acompanhado de sua esposa Daniela, anfitriões maiores, deram o start da ação exclusiva da Moura Dubeux, através do primeiro jantar do Bahiano Experience. Enquanto não fica pronto o tão desejado apartamento da Mansão Bahiano de Tênis, na Graça, o casal recebeu no decorado do apartamento um time de amigos. Por lá, o jantar, assinado pelo chef australiano Richard James, conquistou muitos paladares. Também pudera! James, que atua há mais de vinte anos na área gastronômica, tem andanças e atuações em restaurantes premiados da Asia, Europa, Oceania e América do Sul.
    Ipac abre inscrições para processo seletivo em Salvador e Cabaceiras do Paraguaçu
    Foto: Divulgação
    Estão abertas, até esta sexta-feira (4), as inscrições para o processo seletivo do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). Estão disponíveis 19 vagas para técnico de nível médio, médio operacional e nível superior, com postos de trabalho em Salvador e Cabaceiras do Paraguaçu. Os selecionados, por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), serão contratados até janeiro. O prazo de validade do processo seletivo é de um ano, podendo ser prorrogado por mais um. O formulário de inscrição está disponível no site do Ipac.
    Terça, 01 de Dezembro de 2015 - 14:51

    Bonfim Laje: confirmado!

    por Marcello Fontes (marcellofontes@bahianoticias.com.br)
    Bonfim Laje: confirmado!
    Francisco Xavier e Rosa Cerviño: agito na laje / Foto Divulgação
    Francisco Xavier e Rosa Cerviño, festeiros que são, anunciam a 17ª edição da festa (super aguardada) Bonfim Laje, que se desenrolará no dia 15 de janeiro, no dia da Lavagem do Bonfim, assim como sempre é realizada ao longo dos anos. O evento, afamado pela presença de arquitetos e decoradores do circuito baiano, tem tudo para ser o metro quadrado mais disputado na festa popular, com direito a um super show do movimento musical Alavontê. O cenário do agito é uma casa localizada na Ladeira da Lapinha. Além de bebidinhas espertas, será servida uma feijoada, com direito a quitutes da culinária baiana e muita, mas muita animação. Dez!
    Clássicos do rock são homenageados em projeto de ilustrações
    Foto: Reprodução
    O estúdio Ilustranet lançou um projeto em homenagem aos clássicos do rock, através de ilustrações criativas.  Utilizando diferentes linguagens artísticas, os artistas fizeram uma releitura de clássicos do rock internacional em criativas ilustrações, lançadas entre as décadas de 1960 e 1990, com referências que vão desde Beatles a Nirvana. Entre os clássicos ilustrados no projeto Clássicos do Rock Ilustrados, estão Sympathy for The Devil, dos Rolling Stones; e Fortunate Son, do Credence Clearwater Revival. O trabalho está disponível no site oficial do estúdio.
    Estão abertas as inscrições para o III Encontro de Política e Gestão Culturais em Juazeiro
    Foto: Divulgação
    O III Encontro de Política e Gestão Culturais, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, tem inscrições abertas até o dia 11 de dezembro. Os interessados em participar dos debates e proposições sobre a cultura da Bahia devem preencher o formulário disponível no site da SecultBA. Além de mesas-redondas e painéis expositivos, o Encontro receberá edições de fóruns específicos: o VIII Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura; o III Fórum de Conselheiros de Cultura da Bahia; o I Fórum de Gestores Sociais de Cultura; e o I Fórum de Espaços Culturais da Bahia. Haverá ainda a posse dos Colegiados de Gestão Participativa dos Espaços Culturais da SecultBA.
    Livro sobre personagens de canções de Caymmi é lançado nesta quinta em Salvador
    Foto: Divulgação
    O livro “Caymmianos: Personagens das Canções de Dorival Caymmi”, segundo do escritor Marielson Carvalho, será lançado nesta quinta-feira (3), a partir das 18h30, no Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador. O evento contará ainda com um bate-papo com o autor, seguido de sessão de autógrafo e um pocket show de Cláudia Cunha e Carlos Barros, que interpretarão músicas que inspiraram a obra. A publicação da Editora da Universidade do Estado da Bahia (Eduneb) conta com 200 páginas e ressalta personagens eternizados pelas canções de Caymmi, como pescadores, baianas, orixás e mulheres sambadeiras. Marielson levou cinco anos para reunir informações de livros, jornais e revistas e segundo ele, “a partir dessas informações sobre relações etnorraciais, de gênero, culturais e sociais no período em que Caymmi viveu em Salvador, ou mesmo histórias antigas contadas a ele, escrevi os perfis dos personagens”.
     
    Serviço
    O QUÊ: Lançamento do livro “Caymmianos: Personagens das Canções de Dorival Caymmi”
    QUANDO: Quinta-feira, 3 de dezembro, às 18h30
    ONDE: Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador
    Documentário ‘Mulheres do Samba de Roda’ estreia neste sábado em Santo Amaro
    Foto: Divulgação
    O documentário “Mulheres do Samba de Roda”, sobre a história e memória de 16 mestras sambadeiras do Recôncavo baiano, tem sua primeira exibição neste sábado (5), às 9h, na sede do Centro de Referência do Samba de Roda, em Santo Amaro. “Esse projeto é revelador de ideias que aparentemente estavam escondidas. Entendemos como um trabalho completo e que merece todo reconhecimento e valorização. Além da grata satisfação de trabalhar diretamente com essas mulheres do samba, temos o registro da mulher negra”, diz Rosildo Rosário, responsável pela realização do filme. Na mesma ocasião acontece ainda a abertura da exposição fotográfica “Mulheres no Samba de Roda: histórias e conquistas”, além do lançamento de um CD e do livro com minibiografias dessas 16 mulheres.
     
    Serviço
    O QUÊ: Estreia “Mulheres do Samba de Roda”
    QUANDO: Sábado, 5 de dezembro, às 9h
    ONDE: Centro de Referência do Samba de Roda, em Santo Amaro
    QUANTO: Grátis
    Terça, 01 de Dezembro de 2015 - 10:50

    Referência no mercado por livros de arte de luxo, Cosac Naify fecha as portas

    por Antonio Gonçalves Filho | Estadão Conteúdo
    Referência no mercado por livros de arte de luxo, Cosac Naify fecha as portas
    Charles Cosac decidiu encerrar as atividades da editora | Foto: Divulgação
    Quase 20 anos após seu nascimento, a editora Cosac Naify chega ao fim por decisão de seu fundador, o editor Charles Cosac. Ele comunicou seu fechamento em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, na segunda (30), à tarde, em sua casa, justificando-o não por causa da crise econômica atual - que também pesou, mas nem tanto como as dificuldades em seguir adiante no caminho traçado por ele em 1996. "Só o meu desejo de que ela existisse não justificaria a manutenção da editora, cujos projetos culturais se encontram ameaçados neste momento", resume. Com 1.600 títulos no catálogo, de clássicos como Tolstoi a monografias de artistas, passando por romancistas estrangeiros como Enrique Vila-Matas e Valter Hugo Mãe, a Cosac Naify surgiu como editora com o livro Barroco de Lírios, de Tunga, e vai encerrar sua história também com um livro do artista pernambucano, ainda em preparo.

    Cosac comunicou a decisão aos funcionários da empresa, após conversar com seu sócio, o empresário norte-americano Michael Naify, que apoiou sua iniciativa. Em situação deficitária pelo alto investimento que demandam seus projetos editoriais, alguns com produção gráfica sofisticada e sem garantia de retorno financeiro, a Cosac Naify tentou, segundo seu fundador, criar fórmulas que cobrissem os prejuízos dessas edições especiais, mas a situação do mercado não ajudou. "Somos uma editora cult, cujos livros são destinados a professores acadêmicos e estudantes de arte, e não gostaria de ver nossa linha editorial desvirtuada", justificou.

    Uma dessas fórmulas foi criar coleções de literatura com obras que estão em domínio público, como as de Tolstoi, até hoje um dos best-sellers da editora. "Mas não queria fazer o que outras editoras já fazem." Seu interesse inicial, como um editor que estudou e coleciona obras de arte, era produzir monografias para divulgar a produção contemporânea brasileira, como a mais recente, dedicada à artista carioca Elizabeth Jobim, lançada há um mês, cuja produção foi pessoalmente cuidada pelo editor. "Eu vejo a editora se descaracterizando, se afastando daquilo que fez dela tão querida, e prefiro encerrar as atividades a buscar uma solução que possa comprometer seu passado", diz, referindo-se a uma possível fusão com grupos editoriais poderosos, como tem sido frequente no mercado. Como exemplo de uma coleção difícil de ser considerada por editoras mais comerciais, ele cita a dedicada ao crítico Mário Pedrosa, que só teve três volumes lançados dos sete planejados com a obra crítica e ensaística daquele que é considerado uma referência da arte brasileira.

    Cosac lembra que teve dificuldades para manter outras coleções, como as de Murilo Mendes e Jorge de Lima. Para publicar títulos de difícil consumo, ele tentou investir ainda mais nos clássicos de literatura, lançando recentemente as Novelas Exemplares de Cervantes, obras que, a exemplo dessa, poderiam, eventualmente, permitir a publicação de outras, de interesse restrito. "Como disse, não criei a editora para recauchutar obras em domínio público", observa. "Quero que ela termine como começou, não gostaria que ela entrasse em decadência". Desde os primeiros anos da Cosac Naify, o editor valorizava a reimpressão de obras que considerava de interesse acadêmico, mesmo sem retorno financeiro. Publicou, por exemplo, os principais títulos de Lévi-Strauss e do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, mantendo-os em catálogo. No momento em que declara o fechamento da editora, ele afirma que pretende "perpetuar" de forma generosa essa tradição. "Não podemos deixar que esse legado morra e, naturalmente, vamos fazer o possível para que esses livros sejam publicados por outras casas editoriais." Será como uma contribuição pessoal sua. "Não vou tentar dizer que essas séries são minhas", adverte. "Não estou vendendo aquilo que a gente construiu."

    Quando Cosac fala no plural, ele está se referindo aos editores e colaboradores que contribuíram para o êxito da editora, cujos autores aparecem sempre nas listas dos principais prêmios literários do Brasil, entre eles o São Paulo de Literatura, que premiou ontem como melhor romance de 2014 o livro de Estevão Azevedo, Tempo de Espalhar Pedras, desbancando autores veteranos como Chico Buarque (leia mais na página C7). "Esse esforço não morre com o fechamento da editora, que não consegue viver da literatura que publica, apesar dos nomes que estão em nosso catálogo, como Zambra, Tabucchi e tantos outros." Há exceções que, chegam a ser considerados best-sellers diante do fraco desempenho dos títulos de arte e arquitetura no mercado, edições luxuosas dirigidas a estudantes ou especialistas. Dois autores dos quais a editora lançou quase toda a obra são o espanhol Vila-Matas e o português Valter Hugo Mãe, amigo pessoal do editor, ambos com público cativo no Brasil

    Cosac esclarece que pretende tratar cada caso individualmente ao encerrar as atividades da editora. "Cada livro é um livro e falaremos com cada autor", adianta, valendo o mesmo para fornecedores e demais pessoas envolvidas no processo. A editora, que mantinha 110 pessoas em sua equipe no começo do ano, foi reduzida à metade com os cortes realizados por causa do ajuste à realidade do mercado. "Tínhamos uma estrutura caseira e a editora cresceu demais." Ele diz que sempre deu liberdade aos editores, que não concordava com todos os títulos publicados, mas que incentiva projetos mesmo nesses casos. "Ela deixou essa estrutura caseira e se tornou acadêmica, sobretudo após a entrada do Augusto Massi, que criou escola."

    A editora não está em processo de falência, garante Cosac. "Do capital investido, cerca de R$ 70 milhões, nunca recebi um tostão de volta", revela. Ao contrário. As perdas, diz, somam o dobro disso. "Mas não estou culpando ninguém, nem a Dilma nem a alta do dólar", acrescenta. Apenas não se pode manter uma editora, segundo ele, vendendo meia dúzia de títulos como foi o caso da coleção de arte da Yale University, que lançou logo no início, quando não tinha experiência como editor, ou as edições experimentais, múltiplos de luxo numerados que não deram certo num país sem essa tradição. "Para mim, o balanço foi positivo, pois conheci autores que não conhecia, publiquei outros que amava, como Goncharov, mas lamento não ter editado a obra de Bataille a Artaud." Quem sabe alguém ainda o convença a fazer isso. 
    Produção visual de Arnaldo Antunes integra mostra na Caixa Cultural Salvador
    Foto: Divulgação
    A Caixa Cultural Salvador recebe, de 10 de dezembro a 21 de janeiro, na Galeria Arcos, a Mostra Palavra em Movimento, que reúne caligrafias, colagens, instalações e objetos poéticos, além de adesivos, cartazes, áudios e vídeos de Arnaldo Antunes. A exposição, que tem curadoria de Daniel Rangel, propõe uma síntese dos 30 anos da trajetória eclética do artista, com ênfase na produção de artes visuais contemporâneas. A mostra fica em cartaz de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada franca.
     
    Serviço
    O QUÊ: Mostra Palavra em Movimento – Arnaldo Antunes
    QUANDO: 10 de dezembro a 21 de janeiro. Terça a domingo, das 9h às 18h
    ONDE: Galeria Arcos - Caixa Cultural Salvador
    QUANTO: Entrada Franca
    Mariana Aydar apresenta show de novo disco neste sábado no Pelourinho
    Foto: Divulgação
    A cantora paulista Mariana Aydar traz a Salvador, neste sábado (5), o show “Pedaço duma Asa“, do seu mais novo disco. A apresentação acontece às 20h, no Teatro Sesc-Senac Pelourinho. No novo trabalho a cantora dá voz a canções do compositor e artista plástico Nuno Ramos, com interpretações bem particulares e pessoais. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)] e estão à venda no local.

    Confira as faixas do disco "Pedaço duma Asa":

     
    Serviço
    O QUÊ: Show de Mariana Aydar – “Pedaço duma Asa”
    QUANDO: Sábado, 5 de dezembro, às 20h
    ONDE: Teatro Sesc-Senac Pelourinho
    QUANTO: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
    Terça, 01 de Dezembro de 2015 - 08:41

    Giro: Bem casados para eles!

    por Marcello Fontes (marcellofontes@bahianoticias.com.br)
    Giro: Bem casados para eles!
    Isabella com Camila Morgado e Alexandre Borges / Foto Reprodução Facebook
    Ontem, 30, rolou pré-estréia do filme Bem Casados em uma das salas do UCI Orient do Shopping Barra. E foi super especial. Por lá, os artistas Camila Morgado e Alexandre Borges, personagens principais do filme, além de esbanjarem simpatia com todos, foram presenteados pela empresária Isabella Curvello. Isso mesmo. E fazendo jus ao nome do filme. Nem boba nem nada, Isabella entregou pessoalmente uma caixa cheia de bem-casados de todos os sabores, assinado pela Divino Doces, empresa que fabrica o melhor bem casado da capital baiana. Os artistas ficaram super felizes com o mimo da empresária. Foi dez!
    Ex-Superstar, Supercombo se apresenta em Salvador no dia 12 de dezembro
    Foto: Divulgação
    Surgida em Vitória (ES) e consolidada em São Paulo, a banda Supercombo se apresenta no Buteco do Gaúcho, em Salvador, no dia 12 de dezembro, às 17h. O grupo, que ficou no Top 12 do programa SuperStar, na TV Globo, terá um repertório baseado no rock do último disco, “Amianto”, incluindo "Piloto Automático”, single lançado no meio digital e nas rádios. O evento contará ainda com apresentações as bandas CMTN, Circo de Marvin e Semivelhos.
     
    Serviço
    O QUÊ: Show Supercombo, CMTN, Circo de Marvin e Semivelhos
    QUANDO: Sábado, 12 de dezembro, às 17h
    ONDE: Buteco do Gaúcho
    QUANTO: R$25
    Tom Hanks revela que quarto filme de Toy Story já está em andamento
    Foto: Reprodução/ Flickeringmyth
    A sequência da série Toy Story já está em processo, como revelou o ator Tom Hanks, que empresta sua voz ao boneco protagonista dos filmes, o caubói Woody. "Estamos trabalhando em Toy Story 4 agora", declarou o ator em entrevista à BBC. "A animação provavelmente será lançada em 2018. É um trabalho que leva muito tempo. Tem uma sessão de gravação no dia 2 de dezembro", acrescentou. A previsão de estreia do filme é para 15 de junho de 2018, de acordo com o site NME. 

    O presidente da Pixar - empresa responsável pela produção do filme -, Jim Morris, anunciou que o quarto filme não terá como título "Toy Story 4" nem será uma continuação da aclamada animação de 2010. De acordo com o executivo, a produção será uma "história separada", que definiu como "comédia romântica". "O terceiro filme terminou de forma bonita e completou a trilogia. Por isso, esse longa não é parte disso. Será uma história separada que, na verdade, eu não acho que terá continuação. Não haverá muito foco na interação entre os personagens e as crianças", explicou. O diretor do primeiro filme, John Lasseter, vai dirigir o longa. Tom Hanks e Tim Allen retornam para fazer as vozes de Woody e Buzz Lightyear, respectivamente. O roteiro fica por conta de Rashida Jones e Will McCormack, também atores. 
    Segunda, 30 de Novembro de 2015 - 20:50

    Banda Drama Urbano lança 'Volume II', no Teatro Eva Herz

    Banda Drama Urbano lança 'Volume II', no Teatro Eva Herz
    Foto: Mariana Andrade
    A banda baiana Drama Urbano lança seu segundo álbum no Teatro Eva Herz, nesta sexta-feira (4). Intitulado "Volume II", o disco traz 12 canções autorais, que dialogam com o rock, pop e o hard rock. O lançamento, que tem entrada gratuita, contará com a participação dos músicos Álvaro Assmar e André Becker.
     
    O primeiro trabalho da banda foi lançado em 2011 e, desde então, o grupo vem mantendo um repertório que remete ao rock dos anos 1970 e 1980. Com produção de Vitor Lopes, integrante da banda que também dirigiu o primeiro disco, Volume II segue o mesmo estilo, com referências também ao pop rock nacional.
     
    Drama Urbano | Lançamento do disco Volume II
    Dia 04 de dezembro de 2015 (sexta-feira)
    Teatro Eva Herz (Livraria Cultura | Salvador Shopping)
    Pontualmente às 20h
    Entrada franca
    Valor do disco: R$20

  • DSCN7004 SANEAMENTO BÁSICO DAS RUAS EMBIRA E ABERTADA/N. DIAS D'ÁVBILA/20/11/15

    • 11 horas atrás
    •              
    • 4 visualizações
    SANEAMENTO BÁSICO DAS RUAS EMBIRA E ABERTADA/N. DIAS D'ÁVBILA/20/11/15. com a colocação de tubulações e caixa coletoras (Sumidouro), para as águas oriundas das casas residenci... 
  • DSCN70481 MEIO AMBIENTE DA RIO IMBASSAI/ MORRO CANTA GALO 20/11/15

    • 13 horas atrás
    •              
    • 5 visualizações
    MEIO AMBIENTE DA RIO IMBASSAI/ MORRO CANTA GALO 20/11/15
    MEIO AMBIENTE DIASDAVILENSE, LINDAS FOTOS MORRO CATA GALO E ADJACÊNCIAS, LAMINA D'ÁGUA DAS ÁGUAS REPRESADAS DA BARRAGEM DE SANTA HELENA, CO... 
  • DSCN6963 2º TPO. GOLS.. REDENÇAO 3X3 CATU/BAIANO FEMININO/FBF/14/11/15/MATAS. JOÃO

    • 20 horas atrás
    •              
    • 6 visualizações
    REDENÇAO 3X3 CATU/BAIANO FEMININO/FBF/14/11/15/MATAS. JOÃO
    http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/…/redencao-3x3-… POSTADAS 233 FOTOS!
    VIDEO narrado, f

Chiquitinha Maravilha

DIA  20/11/15

TOTAL DE  ACESSOS  MAIS  DE  670 MIL /338  MIL INTERNACIONAIS

ALEMANHA   MAIS  DE  137  MIL/BRASIL  MAIS  DE  329 MIL/USA  MAIS  DE  91  MIL... UMA  DAS MAIORES VISIBILIDADES  DE  UM BLOG  BAIANO  NO   MUNDO!

Visualizações de página por país


Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
332672
Alemanha
137307
Estados Unidos
91984
Malásia
19732
Rússia
18349
China
12207
Ucrânia
6189
França
4149
Portugal
2896
Índia
2240




Chiquitinha Maravilha


TOTAL DE ACESSOS    MAIS  604 MIL  EM  05/07/2015

PARABÉNS  MATA  DE  SÃO JOÃO 169  ANOS  DE EMANCIPAÇÃO 15/04/2015

EDIFICAÇÃO  DA  ARENA  SÃO  JOÃO   (ESTÁDIA  P/ MAIS  DE 5 MIL PESSOAS)

 NA  SEDE - CIDADE  DE  MATA  DE SÃO JOÃO/DETALHES   CLICK NO LINK ABAIXO


LINK SELEÇÃO MATENSE NO INTERMUNICIPAL E ARENA SÃO JOÃO, ESTÁDIO NA SEDE!

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/selecao-matense-no-intermunicipal-e.html


LINKS  DE POSTAGENS  RECENTES MAIO  DE  2015/ PENEIRA DO EC   BAHIA/SUB 17/ MATA DE SÃO JOÃO, COPA  METROPOLITANA  SUB -15/CAMP. MATENSE   ELITE 2015/ LNKS  DE VIDEOS INCLUIDOS  NAS  POSTAGENS  CITDAS!


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/bahia-do-jk-1x1-abcd-duelos-de-campeoes_18.html
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/portuguesa-x-rua-goias-matense-elite.html
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/reglmento-da-v-copa-metropolitana-sub.html
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/resultados-dos-jogos-da-v-copa.html
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/sel-matense-3x1-sel-de-teodoro-sampaio.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/peneira-do-ec-bahia-em-mata-de-sao-joao.html

PARABÉNS CIDADE DE  SALVADOR  466  ANOS  DE  FUNDAÇÃO - 29/03/1549 - 29/03/2015!

SUA HISTÓRIA  CLICK NO  LINK

NESSE MÊS DE MARÇO  dia 29 DE 2015,   COMEMORATIVO  AOS  466 ANOS  DE FUNDAÇÃO DA  CIDADE DE SALVADOR  (OCORRIDO EM 29/03/2015), ,O BLOG CHIQUITINHA MARAVILHA ESTÁ POSTANDO DIARIAMENTE UMA  COLETÂNEA  DE  POESIAS  DESCRITIVA  DA HISTÓRIA DA 1ª  CAPITAL DO BRASIL, AUTORIA  DE CHIQUITINHA  MARAVILHA  E   COM DIREITOS AUTORAIS REGISTRADO, PODENDO SER DIVULGADA, CITADO A FONTE  DE  ORIGEM.  MUITAS DESSAS POESIAS FORAM POETIZADAS    NO ANO  DE 1970 EM DIANTE,  QUANDO  CHIQUITINHA MARAVILHA TINHA 19  ANOS, E RESIDENTE NA SUA CIDADE NATA, MATA DE  SÃO  JOÃO/BA.

POESIAS  POETIZADA A LUZ  DOCUMENTAL, COM   INSPIRAÇÃO  POÉTICA DO AUTOR DAS  POESIAS.



FAMÍLIA  PEREIA  CHAGAS E  RAMIFICAÇÕES - UMA  GERAÇÃO DE POVOADORES A PARTIR DE PORTUGAL P/ MATA  DE SÃO JOÃO , CIDADES  VIZINHAS  DESDE OS  PRIMORDIOS!

 VER  TRAÇOS BIOGRÁFICOS FAMÍLA PEREIRA   CHAGAS E RAMIFICAÇÕES NO BLOG.


PEREIRA  CHAGAS E RAMIFICAÇÕES!

 FAMÍLIAS DE  DE POVOADORES, DESDE

OS  PRIMÓRDIOS DA  POVOAÇÃO 

MATENSE E CIDADES VIZINHAS



A  CITADA FAMÍLIA, ORIGINADAS DE PORTUGAL PRA O  BRASIL,  VIA  SOLO BAIANO, COMPOSTA DESDE OS  PRIMÓRDIOS DE:

POVOADORES, AGRICULTORES, PECUARISTA, FAZENDEIROS, DONOS  DE  ENGENHOS DE  CANA DE  AÇÚCAR, CAFEICULTORES, BARÕES,  VISCONDES, PREFEITOS, INTENDENTES, VEREADORES, CONSELHEIROS MUNICIPAIS, GOVERNADORES, SENADORES, DEPUTADOS, ADVOGADOS, JUÍZES   DESEMBARGADORES, MILITARES, MÉDICOS, POETAS, ESCRITORES, MÚSICOS  ATLETAS (MARATONISTAS, JUDOCAS, JOGADORES DE  FUTEBOL, E  MUITO  MAIS...). 




A Curso  de Legislação Empresarial  LDTDA/TPD/IOB
Credenciamento: CFMO O97

Oswaldo  Melantonio  Formado  em  Direito, Filosofia   e Jornalismo, Av. Marquês  de  São Vicente (Agua  Branca), São  Paulo/SP.

Certificado COMUNICAÇÕES  VERBAIS /Concluído  em 7/03/1986

Chiquitinha  Maravilha nasceu  no  dia  07/07/1951 ás  03: 05 hs  na  Travessa  Barão  Açu  da  Torre, atual  rua  Luis Sepúlveda  Garces, centro,  cidade  de  Mata  de  São João, curso  primário  no Grupo Escolar  Getúlio Vargas (1959/65), ginasial  IMEMB  (atual CMMB)  de  1966/69. Chiquitinha  Maravilha  aposentado, Técnico em Química (nível médio), Curso  de  Comunicações Verbais  em  07/03/1986, (100 horas de  duração, EQUIVALENTE A 6 MESES), Credenciamento: CFMO 097,  o Professor Responsável   pelo Curso de Legislação Empresarial  o Professor Oswaldo Melatonio, formado  em Direito, Filosofia e  Jornalismo;
No  citado  curso grandes  figuras  do  mundo  da  comunicação  política, esportiva, empresarial, realizaram o citado curso (Oreste Quecia, Osmar Santos, Janio Quadros fizeram esse citado curso.... ).

                                      MATA DE SÃO JOÃO/BA.
Praça Barão Açu da Torre (primo de Chiquitinha  Maravilha e de Frank Chaga) na Cidade  de  Mata  de  São João na
década de  1950, nessa   citada  praça  nasceu Frank Chagas no dia 11/08/1939.


 Troféu Ndilson Daltro dos  Santos (Nai)


ABAIXO :
LINK DA BIOGRAFIA  DO NDUSTRIAL PRISCÍLIO  DE  ABREU  GUIMARÃES  /LATICINIO  DE  LEITE/CIDADE  DE MATA DE SÃO  JOÃO/BA.

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/biografias-emancipacao-de-mata-de-sao.html

  




Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 
Salvador/Ba. 42. 198 metros

                                  CORRER É VIVER, REJUVENESCER...

                               (A Poesia do Corredor)

                   Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

                     Poetizada em  13/02/1985

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantesdoatletismo. 
Direitos Autorais registrado em nome de  Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João).
Correu  15 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio deJaneiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)2 maratonas em Nova York (1984 e 1986) 2 São Silvestre (1983, 1984). Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da BahiaCorreu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).



LINKS DE POSTAGENS HISTÓRICAS!

Estatua  de Bonze para Zuza Ferreira, Introdutor 

do Futebol  na Bahia em 28/10/1901



Chiquitinha Maravilha

Histórica  Poética  Resumida  da  Cidade  de Salvador, a  Luz Documental!

O poeta matense, Chiquitinha Maravilha, documento conteúdos importantes, históricos, da Cidade de Salvador, tanto na escrita, como nos versos a luz Documental, da poesia Salvador, A Peroloa Barroca das Américas!


Poetizada no ano de 1970, aos 19 anos na cidade de Mata de São João e ampliada a partir de 1999, com ... Ver mais — com Chiquitinha Maravilha, poetizando a Cidade de Salvador, desde os 19 anos, 1970!

Abaixo:
Link  abaixo  da história da  1ª Constituição da  Bahia  na  era  Republicana 02/07/1891!

Abaixo: Biografia  do Bacharel e poeta  Inconfidente Tomas Gonzaga


Abaixo: Viva  Tiradentes!   E os Inconfidentes, a história  da  Conjuração Mineira  que  pregava  ideais   de  um Brasil Republicano e  não Monarquico,  ou Imperial!


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/viva-tiradentes-e-os-inconfidentes.html

Abaixo /
Jornalista, escritor, Politico,  da Academia  de  Letras da Bahia, Jorge  Calmon  Muniz de Bitencourt, sua biografiua  a  luz   documental!


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2014/11/jorge-calmon-muniz-de-bitencourt-sua.html 


lINKS SOBRE  A INCONNFIDENCIA  MINEIRA:







http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/salvador-capital-mundial-o-turismo.html


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/p/biografia-de-chiquitinha-maravilha.html














http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/baltazar-de-aragao-o-bangala-defensor.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/cidade-de-salvador-no-seculo-xvii_66.html


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/deputados-aragoes-durante-o-regime.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/balthazar-1865-e-barao-de-sao-francisco.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/francisco-dias-davila-e-uniao-com-os.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/os-aragoes-nos-cargos-politicos-e.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/os-descendentes-de-baltazar-de-aragao.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/ciclos-de-vidas-ambientais-preservar.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/convento-do-desterro-santa-clara-sua.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/diogo-de-aragao-pereira-parte-iii.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/dama-bela-graciosa_30.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/segunda-invasao-holandesa-em-salvador.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/os-passaros-descricao-poetica.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/igreja-da-misericordia-cidade-de.html


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/a-se-primacial-do-brasil.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/viva-zuza-ferreira-e-o-futebol-da-bahia.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/igreja-e-colegio-de-orfaos-de-sao.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/convento-e-colegio-das-mercez.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/igreja-e-mosteiro-de-sao-bento-sua.html




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário