quinta-feira, 26 de novembro de 2015

PRESO SENADOR DO BRASIL - E MAIS NOTÍCIAS DA POLÍTICA BAIANA E BRASILEIRA/26/11/15

Quinta, 26 de Novembro de 2015 - 08:01

Uma tarde-noite de cão

por Samuel Celestino
A nota pública do presidente do PT, Rui Falcão, foi determinante para a entrega da cabeça do senador e líder do partido no Senado, Delcídio do Amaral. A decisão do plenário por 59 votos contra apenas 13, foi esmagadora para que o líder fosse mantido preso, conforme encaminhou à casa o Supremo Tribunal Federal. A Segunda Turma do STF tinha decidido à unanimidade, por cinco votos a zero. O PT se desmoralizou de vez e deve ter aberto a grande janela para serem  apuradas as mazelas que recairão sobre os políticos, como já era de se esperar. Desmoralizou-se porque o partido dá toda proteção o seu ex-tesoureiro, João Vaccari Neto, e abandonou Delcídio a partir de uma nota falaciosa em que, na síntese, afirma que o PT nada tem a ver com a questão. O Senado da República, dito pelos seus senadores experimentou um dia amargo. Pela primeira vez um senador no exercício do seu mandato foi trancafiado e por lá ficará por muito tempo por ter atingido o Supremo Tribunal Federal. Não somente ele, mas o controlador do BTG Pontual, André Esteves, o chefe de gabinete de Delcídio, Diogo Ferreira e o advogado Edson Ribeiro, que teria já sido preso nos Estados Unidos. Foi um dia de cão acompanhado por boa parte dos brasileiros numa sessão do Senado que foi transmitida ao vivo. Complicou-se definitivamente a imagem dos políticos e lançou o PT num lamaçal, o que não era esperado. Foi uma sessão histórica como nunca houve. Espalhou-se rapidamente o vídeo gravado pelo filho de Nestor Cerveró, que deverá agora fazer uma delação premiada enquanto Delcídio foi acusado de tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. O que Cerveró dirá na sua delação é uma incógnita, mas poderá atingir o Palácio do Planalto, basicamente a presidente Dilma Rousseff, supostamente também envolvida na compra da refinaria Pasadena.
Oposição quer abertura de processo de cassação de Delcídio no Senado
Foto: Jefferson Rudy/ Agência Senado
A decisão do plenário do Senado de manter a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) pode ser o primeiro passo para que o parlamentar perca o mandato. Logo após a votação, em que 59 senadores optaram por não relaxar a prisão, o líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima (PB), disse esperar que a própria Mesa Diretora do Senado determine a abertura de processo contra Delcídio no Conselho de Ética. “Acho que, de ofício, a própria Mesa tratará desse assunto. Porque, se não o fizer, os partidos poderão assim proceder. Mas é incompatível o exercício do mandato de um parlamentar com a permanência em cárcere. É um momento doloroso, difícil, mas está se cumprindo a Constituição, está se fortalecendo a República e a democracia”, completou Cássio Cunha Lima. Contrariando a posição oficial do partido, que declarou não dever solidariedade a Delcídio, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), orientou a bancada a votar contra a manutenção da prisão do senador. “Nós achamos que há, pelo menos, dúvidas no que diz respeito ao fato de ter havido flagrante ou não. Agora, a apuração, a investigação, isso tudo o Supremo vai fazer e todos nós queremos que faça. Nossa preocupação era que não houvesse um questionamento do ponto de vista da democracia e é isso que está em jogo nesse momento”, avaliou o líder petista. Segundo a Agência Brasil, Humberto Costa também ressaltou que saiu da sessão “bastante triste e impactado”. Assim como ele e Cássio Cunha Lima, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também definiu esta quarta-feira como “talvez o dia mais doloroso da história do Senado Federal”.
Quinta, 26 de Novembro de 2015 - 07:50

Coluna A Tarde: Um senador nas grades

por Samuel Celestino
Coluna A Tarde: Um senador nas grades
Foto: Acervo pessoal
Quando se chega a uma situação em que o Supremo Tribunal Federal decide e autoriza a prisão de um senador, líder do governo no Senado, significa que a deterioração do sistema político do país chegou a um ponto crítico. Não só. O Judiciário sobrepujou os dois outros poderes, o Executivo e o Legislativo, e tomou as rédeas para tentar colocar ordem nesta casa de noca. Ao ser preso, o líder do PT, Delcídio do Amaral, o seu partido demonstra que já não sabe como agir. Está perdido na crise que acompanha Dilma Rousseff, que não parte exclusivamente dela, também de Lula que tenta, de todas as formas, derrubar o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, por “não comandar” a Polícia Federal. O fato é que PF é independente e assim tem que permanecer. Clique aqui e leia a coluna completa!
Quinta, 26 de Novembro de 2015 - 07:50

Problemas do governo

por Samuel Celestino
Problemas do governo
Foto: Divulgação
O governo do estado vai encontrar dificuldades para fechar suas contas neste final do ano. Não se trata de um problema que atinge a Bahia, mas a maioria dos governos estaduais diante da crise econômica que varre o país, a partir das dificuldades que explodiram no governo Dilma Rousseff. Envolvida numa crise política e ao mesmo tempo econômica, a presidente demorou-se, e muito, para tomar medidas que impedissem a situação que ocorrerá neste final de ano. A Bahia será o estado que terá mais impacto diante do desemprego que aqui é maior do que em quaisquer outras unidades federativas. Salvador e a Região Metropolitana são pouco industrializadas, com exceção do Pólo Petroquímico de Camaçari – que também sente os problemas. A situação do comércio é de muita dificuldade e a indústria da construção civil desabou.
Chapada: Secretário diz que lei não conseguiu proibir costume de queimadas
Foto: Cláudia Cardozo / Bahia Notícias
A cultura das queimadas mantida por agricultores também é causa de incêndios em áreas como a Chapada Diamantina. Segundo o secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, o costume já é proibido em lei, mas ainda não foi assumido por agricultores. Spengler declarou que é necessário informar e educar a população para o risco de incêndios que ameaçam a biodiversidade do local, matando matas, animais e nascentes de rios. “O problema é que existe uma cultura, a qual uma simples lei não resolve. O que precisa é haver um processo de educação, sensibilização e orientação”, afirmou em entrevista ao A Tarde. O incêndio na Chapada Diamantina neste ano já é um dos maiores registrados na região. São mais de 30 mil hectares consumidos. O ponto mais difícil de ser controlado fica no Morro Branco, dentro do Parque Nacional da Chapada.  Ainda segundo o secretário, o tempo de recuperação da mata da Chapada pode chegar a até 30 anos.
Mãe de menino que caiu de prédio em Brotas não culpa o pai da criança: ‘fatalidade’
Foto: Reprodução / Correio
Mãe de Guilherme Oliveira, menino de 5 anos que morreu ao cair do sexto andar de um prédio em Brotas, a enfermeira Carla Verena Oliveira não culpa o pai da criança pelo que aconteceu. Em depoimento à polícia nesta quarta-feira (25), ela afirmou acreditar que o caso foi uma fatalidade. Pai de Guilherme, Rafael Yokoshiro também esteve na delegacia, mas não falou oficialmente. "Ele ficou cerca de 15 minutos na sala e, quando começamos a perguntar, ele não respondia, só chorava, completamente devastado emocionalmente", justificou a delegada Maria Dail, titular da 6ª Delegacia (Brotas). Carla Verena estava de plantão no momento do incidente e contou que o marido era muito amoroso e ligado ao filho, mas que não sabia dasaída de Rafael durante a madrugada. A polícia vai analisar imagens de prédio para identificar se a ausência do pai foi determinante para morte. Caso seja comprovada a culpa, Yokoshiro pode ser indiciado por abandono de incapaz. Nesta quarta, a tela de proteção da janela foi retirada pela perícia, para tentar identificarse o peso de Guilherme poderia ter rompido a rede.
Quinta, 26 de Novembro de 2015 - 07:00

Fiocruz comprova relação entre zika e Síndrome Guillain-Barré

por Lígia Formenti | Estadão Conteúdo
Fiocruz comprova relação entre zika e Síndrome Guillain-Barré
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
A Fiocruz de Pernambuco comprovou em pacientes brasileiros a relação entre zika vírus e a Síndrome Guillain-Barré (SGB), uma doença autoimune rara que também apresentou aumento atípico nos últimos meses nos Estados do Nordeste. O achado aumenta o sinal de alerta em torno da infecção pelo zika, principal suspeita da epidemia de microcefalia identificada no país. O vírus, que chegou no Brasil este ano, está presente em 18 estados. "A ligação da síndrome com o vírus é inequívoca", avaliou o pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e responsável pela identificação da chegada do zika vírus no Brasil, Kleber Luz. Questionado, o Ministério da Saúde disse que o assunto está sob investigação. Os resultados foram obtidos em trabalho feito pela pesquisadora Lúcia Brito, chefe do serviço de neurologia do Hospital da Restauração, de Pernambuco. Foi identificada a presença do zika no líquido espinhal e no sangue de sete pacientes que apresentaram a SGB. "A infecção pelo zika, por si só, pode ser branda. Mas ela tem potencial de provocar sérios problemas, tanto para fetos quanto para adultos", avaliou o pesquisador da Fiocruz e coordenador da análise que comprovou a presença do zika nos pacientes com SGB de Pernambuco, Carlos Brito. O número de casos de SGB cresceu de forma expressiva no Nordeste do país entre abril e junho, pouco depois que os estados apresentaram a epidemia de zika.  Especialistas discutem agora com governo estratégias para tentar acompanhar o impacto da zika e as relações com SGB. Entre as propostas está criar um grupo para identificar, o mais rapidamente possível, primeiros sinais da SGB e encaminhar pacientes para tratamento. A ideia é também organizar um comitê de estudo para avaliar qual a evolução da SGB.
Em maior prêmio da história, aposta única de Brasília leva R$ 205 milhões na Mega-Sena
Foto: Raul Zito/G1
Um apostador do Distrito Federal ficou R$ 205 milhões mais rico na noite desta quarta-feira (24). Mais especificamente, os seis números sorteados em Cândido Mota (SP) garantiram para o dono do bilhete R$ 205.329.753,89. As dezenas foram 06, 07, 29, 39, 41, 55. A quina teve 401 ganhadores, que levaram quase R$ 59 mil, enquanto 33.850 bilhetes que tinham a quadra garantiram R$ 992 cada. A Caixa Econômica Federal informou que este foi o maior prêmio da história sorteado na Loteria Federal, excluído a Mega da Virada – que este ano é estimada em R$ 280 milhões. O sorteio deste sábado (28) deve valer R$ 100 milhões. As apostas podem ser feitas em qualquer lotérica do país, com valor mínimo de R$ 3,50.
Quinta, 26 de Novembro de 2015 - 00:00

Governo quer reunir Novos Baianos na inauguração da Concha, diz Boca de Cantor

por Jamile Amine
Governo quer reunir Novos Baianos na inauguração da Concha, diz Boca de Cantor
Foto: Divulgação
A novela da reabertura da Concha Acústica do Teatro Castro Alves ganha mais um capítulo. Após a possibilidade de receber a turnê conjunta de Gilberto Gil e Caetano Veloso e um show de Maria Bethânia, os Novos Baianos foram convidados para se reunir na reinauguração. “O pessoal do governo está convidado a gente para abrir a Concha Acústica. Então, deve ter um show de Moraes Moreira, que faz o show dele, e estão querendo que eu, Baby [do Brasil] e Pepeu [Gomes] façamos juntos um show”, revelou Paulinho Boca de Cantor. Confira a matéria completa na coluna Cultura!
Quinta, 26 de Novembro de 2015 - 00:00

Seap planeja comprar 3 mil tornozeleiras eletrônicas para monitorar presos

por Alexandre Galvão
Seap planeja comprar 3 mil tornozeleiras eletrônicas para monitorar presos
Foto: Divulgação
O governo do Estado pretende licitar três mil tornozeleiras eletrônicas para monitorar presos em liberdade condicional. De acordo com o secretário de Administração Prisional e Ressocialização da Bahia (Seap), Nestor Duarte, o estado já tem R$ 1,2 milhão disponível para comprar os equipamentos. “Já estamos com uma parte do recurso na conta”, assegurou Duarte. Ainda de acordo com o chefe da Seap, a ideia é fazer também uma central de monitoramento. “Vamos fazer uma central para, gradativamente, ir evoluindo e progredindo a pena de alguns presos”, explicou.
Quinta, 26 de Novembro de 2015 - 00:00

Empresa interessada em PPP para Museu da Música apresentará proposta em 15 dias

por Luana Ribeiro / Jamile Amine
Empresa interessada em PPP para Museu da Música apresentará proposta em 15 dias
Foto: Luana Ribeiro / Bahia Notícias
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Érico Mendonça, revelou, nesta terça-feira (24), que nos próximos 15 dias a prefeitura de Salvador receberá a proposta da empresa interessada em participar da parceria público privada (PPP), para dar continuidade ao projeto do Museu da Música Brasileira. Confira a matéria completa na coluna Cultura!
Quinta, 26 de Novembro de 2015 - 00:00

Giba critica pouco enraizamento do vôlei no Nordeste: ‘Região muito rica’

por Matheus Caldas
Giba critica pouco enraizamento do vôlei no Nordeste: ‘Região muito rica’
Foto: Matheus Caldas / Bahia Notícias
Um currículo vasto: oito títulos da Liga Mundial, tricampeão do Mundo, duas Copas do Mundo e três medalhas olímpicas, sendo uma de ouro. São inúmeros títulos que fazem inveja a qualquer seleção ou equipe de vôlei do mundo, mas é a carreira de Gilberto Amauri de Godoy Filho, o Giba. O ex-atleta acredita que o esporte precisa ser mais difundido no Nordeste do Brasil: “A prática do vôlei precisa enraizar-se mais. Não só precisa, como deve. O Brasil é muito grande e podemos ter muitos ídolos no esporte, não só no vôlei, mas no judô, enfim, em outras modalidades”, afirmou. Confira a matéria completa na coluna Esportes!
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 22:10

Começa a gravação do Show da Virada em Salvador

Começa a gravação do Show da Virada em Salvador
Foto: Jefferson Peixoto/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
Começou agora a pouco a gravação do Show da Virada, da Rede Globo, em Salvador. Diversos artistas já chegaram ao Wet'n Wild para o registro, que vai ao ar no dia 31 de dezembro. Entre as atrações desta quarta-feira (25) estão as Ivete Sangalo, Luan Santana, Capital Inicial, Sorriso Maroto e Aviões do Forró, que contarão com diversas participações especiais, como a banda Malta e Paula Fernandes. A apresentação é feita pela modelo Fernanda Lima. Com o clima de Réveillon antecipado, os artistas falam dos desejos para 2016 e da relação com o público baiano. Acompanhe a cobertura na coluna Holofote!
Aliados acreditam que prisão de Delcídio pode pressionar saída de Cunha
Foto: Agência Brasil
Os principais aliados do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmaram nesta quarta-feira (25) que a prisão do líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS), pode abrir precedentes para o afastamento do peemedebista do comando da Casa. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, a manobra feita pelo presidente na semana passada, que acabou atrasando a apreciação de seu processo de cassação no Conselho de Ética da Câmara, pode servir de argumento para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) peça sua saída do cargo. Cunha admitiu nos bastidores que a manobra foi equivocada e que é necessário um limite de obstrução na tentativa de salvar seu mandato. Os partidos de oposição pretendem usar a prisão de Delcídio para reforçar a representação entregue nesta quarta (25) à PGR e ampliar os argumentos para subsidiar a saída de Cunha. A comparação será feita na audiência dos líderes de partidos de oposição com o procurador-geral, Rodrigo Janot.
'Totalmente fora dos nossos planos', diz Zé Neto, após decisão sobre depósitos judiciais
Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
O governo do Estado enfrenta um desafio após a lei que autorizava o governo a transferir para contas do governo do Estado da Bahia de até 50% dos depósitos judiciais e extrajudiciais em dinheiro, para pagamento de precatórios e fundo de previdência de servidores públicos estaduais ser questionada e suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Após a aprovação do projeto na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o líder do governo na Casa, Zé Neto (PT), lamentou o reforço da decisão. “É o que muitos estados já fizeram. O Judiciário tem que ter boa vontade de entender que um dos maiores custos que o estado tem na Bahia é o Judiciário”, afirma. “É um custo importante, relevante, mas onde a gente vai conseguir os recursos em um momento de arrecadação baixa?”, completa. Para o parlamentar, o próximo passo é conseguir um plano B, sobretudo para cobrir o déficit da Previdência. “Ficamos sem saída. Temos que procurar soluções. Era R$ 336 milhões no começo do governo Wagner e já estamos em R$ 2,5 bilhões, ou seja, aproximadamente sete vezes mais”, compara. O petista salienta também o momento de crise na qual o país se encontra. “O governo está trabalhando com toda a fibra para encontrar soluções que possam minimizar esse momento, essa crise que ainda esteja no inicio – no início do ano, ninguém imaginava que chegaria ao nível que chegou”, avalia. “Não é nada bom, estava totalmente fora dos nossos planos”.
Seca: Rui reúne secretários para fazer plano de ação emergencial
Foto: Mateus Pereira / GOVBA
Desdobramento da audiência do governador com a presidente Dilma Rousseff no último dia, o governador se reuniu nesta quarta-feira (25) com secretários de Estado para formular um plano de ações emergenciais para estiagem que será encaminhado ao governo federal “o mais breve possível”. Entre as medidas determinadas por Rui está a sistematização de ações de execução rápida e a solicitação de redes de abastecimento, cisternas, sistemas de água, dessalinizadores, carros-pipa para zona rural. Segundo o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, foram apresentadas durante o encontro todas as ações que precisam ser desenvolvidas em caráter emergencial. “O governador analisou os projetos, a exequibilidade, e a partir daí consolidamos a lista de obras emergenciais para enfrentar a seca não somente no entorno de Sobradinho, mas em todo o semiárido”, explicou. De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Cássio Peixoto, as ações são “transversais, laterais, simultâneas e objetivas”, coordenadas pela Casa Civil sob orientação do governador Rui Costa. “Nós já estamos atendendo a cinco municípios à margem do Lago de Sobradinho, oferecendo tubulação, bombeamento, kits de irrigação, de forma a amenizar esta situação tão crítica. A ideia é atingir mais territórios de identidade e levar isso ao governo federal para que possa ser entendido como a situação de emergência e crítica que está sendo vivida na Bahia”, detalhou. Quase 150 municípios estão em situação de emergência por causa da seca, segundo o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues. “Além das ações emergenciais, estamos em fase de preparação de mais infraestrutura, já que a previsão de chuva não é tão boa para o semiárido. O governador foi muito incisivo e defende a criação de pontos de água permanentes. Vamos fazer um edital para garantir estes recursos”, informou o titular da SDR. Por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a secretaria iniciou uma ação de ampliação de área de captação de água em barragens, além de ações de gestão de água, para que os sistemas simplificados possam ser administrados pelas próprias comunidades, com tarifas sociais. “Vamos capacitar estas pessoas e custear para que as centrais não deixem faltar água, principalmente nas comunidades rurais”. O detalhamento do plano será apresentado ao Ministério da Integração ainda este ano, para garantir os recursos necessários.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 21:20

Nardes diz que falhas no controle de fronteiras são preocupação para Rio-2016

por Clarissa Thomé | Estadão Conteúdo
Nardes diz que falhas no controle de fronteiras são preocupação para Rio-2016
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), afirmou nesta quarta-feira (25) que auditorias realizadas na área de segurança apontaram falhas no controle de fronteiras e na interação entre as secretarias estaduais de segurança pública. O alerta foi feito no Briefing Internacional de Segurança dos Jogos Olímpicos, que reúne autoridades estrangeiras de 78 países, e causou mal estar. A secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, reagiu às críticas. "Nosso papel é maior do que qualquer vaidade", afirmou ela, para quem a Olimpíada ocorrerá em segurança. Segundo Nardes, o levantamento do TCU mostrou que não há comunicação ou troca de informações em 68% das secretarias e 92% delas não têm Código de Ética. Ele disse que pediu audiência ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para tratar da auditoria sobre fronteiras. "Essas auditorias não procuram ilegalidades, mas falhas, apontam gargalos para o governo sanar", afirmou. O ministro disse que não detalharia os pontos fracos encontrados por questões de segurança, mas que está preocupado com as fronteiras, principalmente a do Acre, por causa da "migração sem o controle adequado". A auditoria nas secretarias ocorreu em 2014. A secretária nacional lembrou que o país tem 17 mil quilômetros de fronteiras, que envolvem 11 Estados e 10 países. "Muitos duvidavam que conseguiríamos fazer uma Copa do Mundo com segurança total e esse foi o segundo item mais elogiado, perdendo apenas para a hospitalidade brasileira", afirmou.  O secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Andrei Rodrigues, disse que os recentes ataques terroristas em Paris não vão alterar os planejamentos de segurança para a Olimpíada. Ele afirmou que, pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, foi montada uma central exclusiva para tratar do tema, o Centro Integrado Antiterrorismo (Ciant), que será coordenado pela Polícia Federal (PF). Também será a primeira vez que a segurança das instalações olímpicas ficará a cargo de agentes públicos, não de empresas privadas. O policiamento será tarefa da Força Nacional de Segurança. "Ninguém pode ficar indiferente a episódios bárbaros como os que aconteceram em Paris. Teremos um foro específico próprio para tratar da questão do terrorismo e estamos intensificando as trocas de informações com o adido na França, acompanhando os desdobramentos", afirmou.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 21:06

Baianos votaram por manter Delcídio preso; Petistas foram maioria para relaxamento

por Fernando Duarte
Baianos votaram por manter Delcídio preso; Petistas foram maioria para relaxamento
Foto: Montagem/ Bahia Notícias
Os três senadores baianos votaram para que Delcídio Amaral (PT-MS) fosse mantido sob prisão cautelar, como determinou a Segunda Câmara do Supremo Tribunal Federal (STF). Lídice da Mata (PSB), Otto Alencar (PSD) e Walter Pinheiro (PT) acompanharam a maioria dos senadores e decidiram manter a prisão do companheiro de Senado. Entre os 13 senadores que defenderem o relaxamento da prisão de Delcídio, nove são filiados ao Partido dos Trabalhadores: Jorge Viana (AC), Ângela Portela (RR), Donizete Nogueira (TO), Gleisi Hoffman (PR), Humberto Costa (PE), Paulo Rocha (PA), José Pimentel (CE), Lindbergh Farias (RJ) e Regina Sousa (PI). Apenas o Maranhão teve os três votos favoráveis ao senador: Roberto Rocha (PSB), João Alberto Souza (PMDB) e Edison Lobão (PMDB) – o ex-ministro se absteve de votar. Completam a lista de favoráveis à Delcídio os senadores Telmário Mota (PDT-RR) e Fernando Collor (PTB-AL), este último também investigado pela Operação Lava Jato, que resultou na prisão do petista sul-mato-grossense. Dois petistas votaram pela manutenção da prisão de Delcídio: o baiano Walter Pinheiro e o gaúcho Paulo Paim.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 21:00

Governo leiloa 29 hidrelétricas e arrecada R$ 17 bilhões

Governo leiloa 29 hidrelétricas e arrecada R$ 17 bilhões
Foto: Agência Brasil
O Ministério de Minas e Energia informou que foram arrematadas todas as 29 usinas hidrelétricas cujas concessões foram ofertadas nesta quarta-feira (25), em leilão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). De acordo com o ministério, o pagamento do bônus de outorga, previsto em R$ 17 bilhões a serem destinados ao Tesouro Nacional, foi "totalmente alcançado". De acordo com a Agência Brasil, o ministério destacou que o pagamento de R$ 17 bilhões pelas empresas vencedoras auxiliará no esforço do país para equilibrar as contas públicas. “Os resultados mostraram que o setor elétrico é seguro para receber investimentos e que o país mantém sua tradição de cumprimento a contratos”. O leilão das 29 usinas, com capacidade total de geração de 6 mil megawatts, não altera contratos que essas usinas têm com distribuidores de eletricidade. Na medida em que esses contratos forem vencendo, serão renovados de acordo com os preços fixados no leilão.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 20:51

Conheça números da Mega-Sena que pode pagar R$ 205 milhões

Conheça números da Mega-Sena que pode pagar R$ 205 milhões
Foto: Divulgação
O concurso 1.764 da Mega-Sena, que pagará R$ 205 milhões, teve as seis dezenas sorteadas nesta quarta-feira (25). De acordo com a Caixa Econômica Federal os números sorteados são 06 - 07 - 29 - 39 - 41 - 55. Até o momento, a Caixa não informou se alguma aposta tem as seis dezenas premiadas. O próximo sorteio da Mega-Sena está marcado para sábado (28), também em Cândido Mota. As apostas podem ser feitas em qualquer lotérica do país até as 19h (horário de Brasília) do dia do concurso. O apostador também já pode tentar a sorte na Mega-Sena da Virada, que não acumula e cujo prêmio está estimado em R$ 280 milhões.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 20:45

Advogado de Cerveró é preso nos Estados Unidos, diz PF

Advogado de Cerveró é preso nos Estados Unidos, diz PF
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
A Polícia Federal informou que o advogado Edson Ribeiro, que defende o ex-diretor de Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, foi preso nos Estados Unidos, e será transferido para o Brasil após a realização de procedimentos burocráticos. Segundo informações do blog do Fausto Macedo, do jornal O Estado de São Paulo, o advogado já estava fora do país quando sua prisão foi decretada. A PF ainda informou que o visto de Ribeiro foi cassado. Ainda de acordo com o blog, a operação na qual o congressista foi preso – assim como o banqueiro André Esteves, dono do BTG Pactual – iria se chamar Catilina, em menção, ao militar e senador da Roma Antiga que se tornou célebre após ter tentado derrubar a República e a oligarquia do Senado. 
STF não vai aceitar 'nenhum tipo de intrusão', diz Toffoli, após prisão de Delcídio
Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli disse nesta quarta-feira (25) que a corte não aceitará intromissões nas investigações em curso. “O que importa é o seguinte: o Supremo Tribunal Federal não vai aceitar nenhum tipo de intrusão nas investigações que estão em curso e é isso o que ficou bem claro na tomada dessa decisão unânime”, disse Toffoli ao final de reunião extraordinária da segunda turma do tribunal que referendou as prisões preventivas do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) e do advogado Edson Ribeiro; e temporárias do banqueiro André Esteves, do Banco BTG Pactual e do chefe de gabinete do senador, Diogo Ferreira. As detenções foram autorizadas na noite desta terça (24) pelo ministro-relator da Operação Lava Jato no STF, Teori Zavascki. De acordo com informações da Agência Brasil, a Procuradoria-Geral da República (PGR), que pediu as prisões, informou que o senador Delcídio do Amaral tentou obstruir as investigações e dissuadir o ex-diretor de Área Internacional Nestor Cerveró de firmar acordo de colaboração com o Ministério Público Federal (MPF). O senador teria prometido interceder junto a ministros do STF para que Cerveró conseguisse a liberdade por meio de habeas corpus. “Infelizmente estamos sujeitos a este tipo de situação, pessoas que vendem ilusões. Mensageiros que tentam dizer conversei com fulano e sicrano e vou resolver a sua situação. Infelizmente são situações que ocorrem, não é a primeira vez que isso ocorre”, afirmou Toffoli, sobre a suspeita de tráfico de influência do senador.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 20:27

Senado mantém prisão de Delcídio, apesar de tentativas de desconfigurar decisão do STF

por Fernando Duarte
Senado mantém prisão de Delcídio, apesar de tentativas de desconfigurar decisão do STF
Foto: Waldemir Barreto/ Agência Senado
Em votação aberta, os senadores mantiveram a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que decretou a prisão cautelar do senador Delcídio Amaral (PT-MS). Por 59 votos, os senadores optaram por manter Delcídio preso, apesar de não haver configuração de flagrante ou crime inafiançável, como previsto na Constituição Federal para justificar a prisão de membros do Congresso Nacional. Durante a sessão, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-SE) chegou a argumentar que o próprio procurador-geral da República, Rodrigo Janot, admitiu o ineditismo ao tratar sobre o tema. “Pela excepcionalidade e pela falta de precedente, esta Casa deve se decidir sobre a amplitude da decisão. O próprio procurador-geral da República reconhece a dificuldade de se prender preventivamente um congressista”, sugeriu Calheiros. O presidente apontou ainda opções dadas por Janot caso a prisão de Delcídio não fosse mantida: suspensão do exercício do mandato, uso de dispositivo de monitoramento e a proibição de contato com investigados na Operação Lava Jato. Treze senadores defenderam o relaxamento de prisão de Delcídio. Com a prisão do petista, o governo deve escolher um novo líder no Senado. Durante a sessão, houve o debate se a votação seria aberta ou secreta. Após o embate, os votos foram abertos.
STF referenda suspensão de uso de depósitos judiciais e extrajudiciais na Bahia
Foto: Felipe Sampaio / STF
liminar com efeito retroativo que suspende o trâmite dos processos que discutem a validade de leis sobre o uso de depósitos judiciais pelo Estado da Bahia foi referendada pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) na sessão desta quarta-feira. A liminar foi concedida pelo ministro Edson Fachin em Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) e a decisão do pleno da corte reforça a medida, que também suspende o efeitos das decisões judiciais anteriores.  Na decisão de Fachin, o magistrado ressaltou que a jurisprudência do STF sobre a destinação financeira dos depósitos judiciais torna o pedido da Adin plausível, além do perigo concreto da demora. Para Fachin, está evidenciado no processo o risco de que os valores bilionários não voltem a proteção da Justiça. ”Há um concreto perigo para os jurisdicionados do Estado da Bahia, tendo em vista a dificuldade de reingresso do numerário bloqueado na conta destinada aos depósitos judiciais e extra-judiciais do Tribunal de Justiça daquele estado, após o pagamento das despesas correntes aos credores judiciais da fazenda pública e beneficiários do regime de previdência dos servidores públicos estaduais”, argumentou. A Lei Complementar 42/2015 autoriza a transferência para contas do governo do Estado da Bahia de até 50% dos depósitos judiciais e extrajudiciais em dinheiro no Banco do Brasil, para pagamento de precatórios e fundo de previdência de servidores públicos estaduais. 
Governador e comitiva vão a Bom Jesus da Lapa vistoriar situação do São Francisco
Foto: Reprodução/ Médio São Francisco
O governador Rui Costa (PT) e uma comitiva formada por oito senadores, um ministro e um secretário vão a Bom Jesus da Lapa nesta sexta-feira (27) para ver de perto a situação do Rio São Francisco e propor medidas para acabar com o assoreamento. A visita é uma resposta ao pedido feito pelo prefeito do município, Eures Ribeiro (PV), que esteve em Brasília para tratar do assunto na última semana, durante o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. A comissão sairá em carreata do aeroporto de Bom Jesus da Lapa até a Barrinha. Com a visita da comitiva, deve ser implantado um viveiro de mudas para reflorestamento das margens do rio. O Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, do governo federal, deve ser executado em 20 anos, sob coordenação do Ministério do Meio Ambiente em articulação com o Ministéroi da Integração Nacional.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 19:59

STF definiu que voto sobre prisão de senador petista deve ser aberto

por Fernando Duarte
STF definiu que voto sobre prisão de senador petista deve ser aberto
Foto: Agência Brasil
Minutos após a maioria do Senado decidir que a votação sobre a prisão do senador Delcídio Amaral (PT-MS) seria aberta nesta quarta-feira (25), uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou que a apreciação da matéria deve ser feita em aberto. O ministro Luiz Edson Fachin deferiu por acatar mandado de segurança impetrado pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) no órgão para que a votação fosse mantida aberta. A informação foi divulgada pelo líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT-PE), que chegou a defender o voto fechado durante a votação. “Posso estar dando adeus a minha vida pública, mas não daria adeus à coerência e a defesa da democracia. Qualquer um pode ser preso, desde que aquilo que a constituição prevê esteja ali. Muita gente que votou sim [pela votação fechada], por conta da oposição pública, ouvi falar que os itens previstos na Constituição havia interpretações diferentes. A posição da bancada, não é a posição do partido, é de votarmos não, por entendermos que um parlamentar no exercício do seu mandato, independente do mérito, votamos não”, defendeu Costa. "Com todo o respeito ao ministro do STF, não cabia o Supremo definir o papel do legislativo", lamentou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-SE).
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 19:57

Luiz Viana comemora vitória em eleição da OAB-BA e Rátis admite derrota

por Claudia Cardozo/ Bruno Luiz/ Alexandre Galvão
Luiz Viana comemora vitória em eleição da OAB-BA e Rátis admite derrota
Fotos: Max Haack/ Ag Haack/ Bahia Notícias
O advogado Luiz Viana foi reeleito, na noite desta quarta-feira (25), presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Bahia (OAB-BA). Em comemoração antecipada no Clube Espanhol, onde aconteceu a votação na capital, Viana disse que agora terá mais três anos de “muita alegria e trabalho”. “Foi uma vitória do reconhecimento da classe pelo trabalho, o grande desafio é unificar, juntando os interesses da OAB. Mais três anos de muita alegria e trabalho”, sintetizou. Candidato derrotado, Carlos Rátis disse que sua chapa “cresceu muito durante o pleito” e desejou boa sorte a Viana. 



“A chapa cresceu bastante em todo processo de campanha e nós não obtivemos êxito nas urnas, mas com certeza, contribuímos para a construção de uma instituição melhor. Encaminhamos propostas que podem ser implementadas pela gestão e nós entendemos que temos que continuar organizados para não permitir que as nossas prerrogativas não sejam atendidas”, desejou. Apesar das comemorações, a apuração da votação segue em curso.
Planalto teme que Cerveró associe Dilma a Pasadena em nova delação premiada
Foto: José Cruz/ Abr
A delação premiada que Nestor Cerveró está negociando com a força-tarefa da Operação Lava Jato preocupa o Palácio do Planalto. O temor é que o ex-diretor da área internacional da Petrobras ligue a presidente Dilma Rousseff (PT) à compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA). A aquisição causou prejuízo à estatal na época em que a petista presidia o Conselho de Administração da petrolífera. As informações foram obtidas pelo Blog do Camarotti, no G1. No início de 2014, Cerveró chegou a ameaçar o envolvimento da presidente ao dizer que ela tinha conhecimento de todos os detalhes da compra da refinaria. O advogado de Cerveró, Edson Ribeiro, chegou a dizxer que Dilma tinha conhecimento de toda a operação, mas depois o ex-diretor voltou atrás. O senador Delcídio do Amaral (PT-MS), à época, foi escalado para monitorar pessoalmente Cerveró, por ambos serem muito próximos. De acordo com a publicação, existe a preocupação também com o setor financeiro, já que a prisão do banqueiro André Esteves derrubou as ações do BTG Pactual. Parlamentares que acompanham a situação dizem que Esteves se envolveu diretamente na operação para evitar a delação de Nestor Cerveró. O BTG comprou um controle de poços da Petrobras na África, o que gerou prejuízos à estatal, de acordo com a CPI da Petrobras. 
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 19:30

Senado opta por votação aberta para decidir futuro de prisão de Delcídio Amaral

por Fernando Duarte
Senado opta por votação aberta para decidir futuro de prisão de Delcídio Amaral
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Os diversos pedidos para votação aberta sobre a prisão do senador Delcídio Amaral (PT-MS) surtiram efeito e o futuro do petista não será decidido secretamente. Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Cristóvam Buarque (PDT-DF), Magno Malta (PR-ES), Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Ana Amélia (PP-RS) estavam entre os senadores que usaram questão de ordem para defender a votação aberta, enquanto que, no parlatório, além do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-SE), apenas o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) defendeu a votação secreta. Calheiros, no entanto, não falou abertamente sobre voto aberto ou secreto. O dirigente utilizou pareceres e informações da Constituição Federal e do Regimento Interno do Senado para tentar evitar que a votação fosse pública. Durante o encaminhamento da votação, o petista Humberto Costa (PE) sugeriu que a bancada do partido optasse pela votação fechada. Partidos como PSB, PSD, Rede, PRB, PPS, DEM e PSDB defenderam a votação aberta. Ao final da discussão, a votação aberta foi mantida com 52 votos.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 19:26

Com votos ainda em apuração, integrante da chapa de Rátis admite: ‘perdemos a eleição’

por Bruno Luiz / Alexandre Galvão
Com votos ainda em apuração, integrante da chapa de Rátis admite: ‘perdemos a eleição’
Saul Quadros | Foto: Max Haack /Ag Haack/ Bahia Notícias
O ex-presidente da OAB-BA e integrante da chapa do advogado Carlos Rátis, Saul Quadros, já admite que sua chapa foi vencida na eleição da ordem, que acontece na noite desta quarta-feira (25). Em desabafo no comitê eleitoral, Saul disse: "Perdemos a eleição? Perdemos. Exploraram muito minha relação com Rátis". Após a fala, o advogado deu um longo abraço em Rátis. A votação segue sendo apurada.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 19:30

Senado opta por votação aberta para decidir futuro de prisão de Delcídio Amaral

por Fernando Duarte
Senado opta por votação aberta para decidir futuro de prisão de Delcídio Amaral
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Os diversos pedidos para votação aberta sobre a prisão do senador Delcídio Amaral (PT-MS) surtiram efeito e o futuro do petista não será decidido secretamente. Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Cristóvam Buarque (PDT-DF), Magno Malta (PR-ES), Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Ana Amélia (PP-RS) estavam entre os senadores que usaram questão de ordem para defender a votação aberta, enquanto que, no parlatório, além do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-SE), apenas o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) defendeu a votação secreta. Calheiros, no entanto, não falou abertamente sobre voto aberto ou secreto. O dirigente utilizou pareceres e informações da Constituição Federal e do Regimento Interno do Senado para tentar evitar que a votação fosse pública. Durante o encaminhamento da votação, o petista Humberto Costa (PE) sugeriu que a bancada do partido optasse pela votação fechada. Partidos como PSB, PSD, Rede, PRB, PPS, DEM e PSDB defenderam a votação aberta. Ao final da discussão, a votação aberta foi mantida com 52 votos.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 19:26

Com votos ainda em apuração, integrante da chapa de Rátis admite: ‘perdemos a eleição’

por Bruno Luiz / Alexandre Galvão
Com votos ainda em apuração, integrante da chapa de Rátis admite: ‘perdemos a eleição’
Saul Quadros | Foto: Max Haack /Ag Haack/ Bahia Notícias
O ex-presidente da OAB-BA e integrante da chapa do advogado Carlos Rátis, Saul Quadros, já admite que sua chapa foi vencida na eleição da ordem, que acontece na noite desta quarta-feira (25). Em desabafo no comitê eleitoral, Saul disse: "Perdemos a eleição? Perdemos. Exploraram muito minha relação com Rátis". Após a fala, o advogado deu um longo abraço em Rátis. A votação segue sendo apurada.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 19:20

Lama da Samarco não vai chegar a Abrolhos, diz ministra

Lama da Samarco não vai chegar a Abrolhos, diz ministra
Abrolhos | Foto: Divulgação/TV Brasil
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse nesta quarta-feira (25) que a lama com rejeitos de minério que vazou do rompimento de uma barragem da mineradora Samarco, em Mariana (MG), no dia 5 deste mês, não deve chegar ao Arquipélago de Abrolhos, nem aos manguezais de Vitória (ES). Segundo ela, tradicionalmente as correntes marítimas vão para o sul nesta época do ano e a dispersão está dentro das projeções. “Não se espera uma dispersão de 200 quilômetros (km) como imaginam”, disse, de acordo com a Agência Brasil. “Estamos avaliando a dimensão do acidente para entender o comportamento [da lama] no mar. A dimensão da dispersão da pluma vai dar clareza de como isso vai impactar no mar, mas afeta os crustáceos, os microrganismos”, explicou a ministra, destacando que a concentração da lama que se deposita na foz do Rio Doce é muito grande e está causando um “impacto irreversível”. O Arquipélago de Abrolhos localiza-se no Oceano Atlântico, no litoral sul da Bahia, a 250 km da foz do Rio Doce. Vitória está a 150 km. A lama que escorre pelo Rio Doce atingiu o mar no domingo e, segundo o Instituto Estadual de Meio Ambiente do Espírito Santo, a última atualização aponta que ela já se deslocou 5 km ao sul, 30 km ao norte e 20 km a leste, mar adentro. Entretanto, o deslocamento é influenciado pelas ondas e pelo vento, então pode mudar. Izabella disse que a Bacia do Rio Doce já tinha um cenário de degradação ambiental, inclusive nas nascentes, por causa da falta de tratamento de esgoto e garimpo, e que também passa por uma das maiores secas já registradas. “Recuperar o Rio Doce é possível em um compromisso de longo prazo. Já tínhamos um quadro grave, e agora um quadro crítico. Levará tempo, mas teremos que fazê-lo. Não dá para abrir mão do Rio Doce, façamos desse desastre um exemplo de recuperação ambiental nesse país”, disse. Nesta terça, o governo da Bahia negou que a lama vá chegar a Ilhéus e Itacaré.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 19:20

Tarso Genro diz que prisão de Delcídio foi 'dentro da lei'

por Ana Fernandes | Estadão Conteúdo
Tarso Genro diz que prisão de Delcídio foi 'dentro da lei'
Foto: Cláudio Fachel/ Palácio Piratini
O ex-governador do Rio Grande do Sul e um dos principais líderes da Mensagem ao Partido - segunda maior corrente do PT -, Tarso Genro, afirmou nesta quarta-feira (25) que o Supremo Tribunal Federal (STF) agiu corretamente ao autorizar a prisão do líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS). Tarso afirmou que a detenção ocorreu "dentro da lei" e que deve servir como estímulo ao partido para ter maior "controle" dos próprios parlamentares. "Pelas gravações que estão sendo divulgadas, a prisão do senador foi rigorosamente dentro da lei e da Constituição. Não é antecipação de pena", disse, por meio de conta na rede social Twitter. "Trata-se de garantia do andamento de inquérito, livre de interferências que poderiam obstar a busca da verdade. Não podemos confundir inquéritos de tintura persecutória contra nós, com inquéritos que, efetivamente, atacam ações delituosas evidentes", disse, nas mensagens seguintes. "PT deve considerar ação da Justiça, como essa, como um estímulo a recrutamentos qualificados e a um controle maior dos seus parlamentares", completou. Por volta das 9 horas, quando eram divulgadas as primeiras notícias sobre Delcídio, o ex-governador do Rio Grande do Sul já recorria ao Twitter para manifestar a posição. Naquele momento, ele, que é advogado, pedia à direção da legenda que tivesse cautela. "Sugiro à direção do PT que, antes de falar, veja as provas para se definir. Ninguém tomaria decisão como essa sem um mínimo de elementos", declarou, referindo-se à decisão do STF de autorizar a prisão do senador do PT. "É decisão muito grave, que não deve ser tratada com precipitação ou comparada a qualquer medida anterior, que tenha sido feita contra o PT". Ainda nesse horário, Tarso cobrava do STF a apresentação das provas contra Delcídio e avaliava que a prisão dele "em pleno exercício de suas funções delegadas" representaria "ou a solidez ou o fim do Estado de Direito".
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 19:07

Com urnas de Salvador apuradas, Viana segue na frente pela disputa da OAB-BA

por Alexandre Galvão
Com urnas de Salvador apuradas, Viana segue na frente pela disputa da OAB-BA
Foto: Max Haack/Ag Haack / Bahia Notícias
Com todas as urnas eleitorais da capital apuradas, a eleição da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Bahia (OAB-BA) segue com o atual presidente Luiz Viana à frente. De acordo com dados preliminares, Viana tem 4979 votos, contra 3961 de Carlos Rátis. Em terceiro lugar, José Neles aparece com 566 votos e Fabiano Mota tem 497 votos. Os votos nulos, até o momento, somam 260 votos e os brancos estão em 160. A apuração segue na noite desta quarta-feira (25).
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 19:00

Ex-titular da Semut, Mota diz desconhecer irregularidades na pasta

por Estela Marques
Ex-titular da Semut, Mota diz desconhecer irregularidades na pasta
Foto: Francis Juliano/ Bahia Notícias
Atual secretário de Mobilidade (Semob) e ex-titular da Secretaria de Transporte e Urbanismo (Semut), Fábio Mota, disse em entrevista ao Bahia Notícias que não percebeu nem soube de qualquer irregularidade na área de licença ambiental nos seis meses que esteve à frente da pasta. Nesta quarta-feira (25), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a Polícia Civil desarticularam um esquema de corrupção promovido por servidores da extinta Semut na indicação e contratação irregulares de empresas ligadas aos funcionários. Além disso, havia a “doação de pagamentos”, em que multas eram revertidas em doações de equipamentos. “Cheguei e a equipe estava montada, não via nem tomei conhecimento de nenhum fato nos seis meses que fiquei. Quando cheguei já tinha delegação de competências e foi mantida”, disse Fábio Mota, se referindo ao servidor Emanuel Silva Mendonça, diretor de Meio Ambiente e responsável pelas coordenações de Licenciamento e Fiscalização. “O diretor estava à frente e tinha delegações e competências desde o secretário José Carlos Aleluia [atual deputado federal pelo Democratas] para deliberar todos os assuntos inerentes ao licenciamento ambiental. Não passava pelo secretário”, acrescentou. A reportagem do Bahia Notícias tentou falar com Aleluia, mas as ligações não foram atendidas.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 18:50

Parlamentares escolhem destaques na cobertura jornalística da AL-BA

por Luana Ribeiro
Parlamentares escolhem destaques na cobertura jornalística da AL-BA
Foto: Reprodução / Canal Assembleia
Os deputados estaduais escolheram os jornalistas que se destacaram na cobertura do cotidiano da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) na tarde desta quarta-feira (25), após apreciação dos projetos que estavam na ordem do dia. Nesta terça, os jornalistas credenciados no Comitê de Imprensa da Casa já elegeram os destaques parlamentares, mas a votação dos prêmios de cobertura jornalística foram adiados por conta do luta pela morte do ex-governador Lomanto Júnior. O Troféu Wilson Menezes, dedicado aos repórteres de Rádio e TV foi entregue a Itamar Ribeiro, da Rádio Sociedade de Feira, que venceu na categoria por 19 votos. O Prêmio Quintino de Carvalho, referente aos profissionais de impressos, ficou com Levi Vasconcelos, do jornal A Tarde, com 28 votos. Já o Troféu Armando Lobracci, destinados aos jornalistas de meios de comunicação on-line, foi entregue a Tasso Franco, do site Bahia Já, que recebeu 23 votos. 


MAIS  DE  667  MIL  ACESSOS/  338  M IL INTERNACIONAIS..

Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
330405
Alemanha
136501
Estados Unidos
91658
Malásia
19732
Rússia
18348
China
12202
Ucrânia
6190
França
4137
Portugal
2887
Índia
2221





Chiquitinha Maravilha

DIA  20/11/15

TOTAL DE  ACESSOS  MAIS  DE  665 MIL /336  MIL INTERNMACIONAIS

ALEMANHA   MAIS  DE  135  MIL/BRASIL  MAIS  DE  329 MIL/USA  MAIS  DE  91  MIL... UMA  DAS MAIORES VISIBILIDADES  DE  UM BLOG  BAIANO  NO   MUNDO!


Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
329016
Alemanha
135917
Estados Unidos
91584
Malásia
19732
Rússia
18349
China
12202
Ucrânia
6170
França
4130
Portugal
2859
Índia
2212

Chiquitinha Maravilha

TOTAL DE ACESSOS    MAIS  604 MIL  EM  05/07/2015

PARABÉNS  MATA  DE  SÃO JOÃO 169  ANOS  DE EMANCIPAÇÃO 15/04/2015

EDIFICAÇÃO  DA  ARENA  SÃO  JOÃO   (ESTÁDIA  P/ MAIS  DE 5 MIL PESSOAS)

 NA  SEDE - CIDADE  DE  MATA  DE SÃO JOÃO/DETALHES   CLICK NO LINK ABAIXO


LINK SELEÇÃO MATENSE NO INTERMUNICIPAL E ARENA SÃO JOÃO, ESTÁDIO NA SEDE!

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/selecao-matense-no-intermunicipal-e.html


LINKS  DE POSTAGENS  RECENTES MAIO  DE  2015/ PENEIRA DO EC   BAHIA/SUB 17/ MATA DE SÃO JOÃO, COPA  METROPOLITANA  SUB -15/CAMP. MATENSE   ELITE 2015/ LNKS  DE VIDEOS INCLUIDOS  NAS  POSTAGENS  CITDAS!


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/bahia-do-jk-1x1-abcd-duelos-de-campeoes_18.html
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/portuguesa-x-rua-goias-matense-elite.html
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/reglmento-da-v-copa-metropolitana-sub.html
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/resultados-dos-jogos-da-v-copa.html
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/sel-matense-3x1-sel-de-teodoro-sampaio.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/peneira-do-ec-bahia-em-mata-de-sao-joao.html

PARABÉNS CIDADE DE  SALVADOR  466  ANOS  DE  FUNDAÇÃO - 29/03/1549 - 29/03/2015!

SUA HISTÓRIA  CLICK NO  LINK

NESSE MÊS DE MARÇO  dia 29 DE 2015,   COMEMORATIVO  AOS  466 ANOS  DE FUNDAÇÃO DA  CIDADE DE SALVADOR  (OCORRIDO EM 29/03/2015), ,O BLOG CHIQUITINHA MARAVILHA ESTÁ POSTANDO DIARIAMENTE UMA  COLETÂNEA  DE  POESIAS  DESCRITIVA  DA HISTÓRIA DA 1ª  CAPITAL DO BRASIL, AUTORIA  DE CHIQUITINHA  MARAVILHA  E   COM DIREITOS AUTORAIS REGISTRADO, PODENDO SER DIVULGADA, CITADO A FONTE  DE  ORIGEM.  MUITAS DESSAS POESIAS FORAM POETIZADAS    NO ANO  DE 1970 EM DIANTE,  QUANDO  CHIQUITINHA MARAVILHA TINHA 19  ANOS, E RESIDENTE NA SUA CIDADE NATA, MATA DE  SÃO  JOÃO/BA.

POESIAS  POETIZADA A LUZ  DOCUMENTAL, COM   INSPIRAÇÃO  POÉTICA DO AUTOR DAS  POESIAS.



FAMÍLIA  PEREIA  CHAGAS E  RAMIFICAÇÕES - UMA  GERAÇÃO DE POVOADORES A PARTIR DE PORTUGAL P/ MATA  DE SÃO JOÃO , CIDADES  VIZINHAS  DESDE OS  PRIMORDIOS!

 VER  TRAÇOS BIOGRÁFICOS FAMÍLA PEREIRA   CHAGAS E RAMIFICAÇÕES NO BLOG.


PEREIRA  CHAGAS E RAMIFICAÇÕES!

 FAMÍLIAS DE  DE POVOADORES, DESDE

OS  PRIMÓRDIOS DA  POVOAÇÃO 

MATENSE E CIDADES VIZINHAS



A  CITADA FAMÍLIA, ORIGINADAS DE PORTUGAL PRA O  BRASIL,  VIA  SOLO BAIANO, COMPOSTA DESDE OS  PRIMÓRDIOS DE:

POVOADORES, AGRICULTORES, PECUARISTA, FAZENDEIROS, DONOS  DE  ENGENHOS DE  CANA DE  AÇÚCAR, CAFEICULTORES, BARÕES,  VISCONDES, PREFEITOS, INTENDENTES, VEREADORES, CONSELHEIROS MUNICIPAIS, GOVERNADORES, SENADORES, DEPUTADOS, ADVOGADOS, JUÍZES   DESEMBARGADORES, MILITARES, MÉDICOS, POETAS, ESCRITORES, MÚSICOS  ATLETAS (MARATONISTAS, JUDOCAS, JOGADORES DE  FUTEBOL, E  MUITO  MAIS...). 




A Curso  de Legislação Empresarial  LDTDA/TPD/IOB
Credenciamento: CFMO O97

Oswaldo  Melantonio  Formado  em  Direito, Filosofia   e Jornalismo, Av. Marquês  de  São Vicente (Agua  Branca), São  Paulo/SP.

Certificado COMUNICAÇÕES  VERBAIS /Concluído  em 7/03/1986

Chiquitinha  Maravilha nasceu  no  dia  07/07/1951 ás  03: 05 hs  na  Travessa  Barão  Açu  da  Torre, atual  rua  Luis Sepúlveda  Garces, centro,  cidade  de  Mata  de  São João, curso  primário  no Grupo Escolar  Getúlio Vargas (1959/65), ginasial  IMEMB  (atual CMMB)  de  1966/69. Chiquitinha  Maravilha  aposentado, Técnico em Química (nível médio), Curso  de  Comunicações Verbais  em  07/03/1986, (100 horas de  duração, EQUIVALENTE A 6 MESES), Credenciamento: CFMO 097,  o Professor Responsável   pelo Curso de Legislação Empresarial  o Professor Oswaldo Melatonio, formado  em Direito, Filosofia e  Jornalismo;
No  citado  curso grandes  figuras  do  mundo  da  comunicação  política, esportiva, empresarial, realizaram o citado curso (Oreste Quecia, Osmar Santos, Janio Quadros fizeram esse citado curso.... ).

                                      MATA DE SÃO JOÃO/BA.
Praça Barão Açu da Torre (primo de Chiquitinha  Maravilha e de Frank Chaga) na Cidade  de  Mata  de  São João na
década de  1950, nessa   citada  praça  nasceu Frank Chagas no dia 11/08/1939.


 Troféu Ndilson Daltro dos  Santos (Nai)


ABAIXO :
LINK DA BIOGRAFIA  DO NDUSTRIAL PRISCÍLIO  DE  ABREU  GUIMARÃES  /LATICINIO  DE  LEITE/CIDADE  DE MATA DE SÃO  JOÃO/BA.

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/biografias-emancipacao-de-mata-de-sao.html

  




Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 
Salvador/Ba. 42. 198 metros

                                  CORRER É VIVER, REJUVENESCER...

                               (A Poesia do Corredor)

                   Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

                     Poetizada em  13/02/1985

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantesdoatletismo. 
Direitos Autorais registrado em nome de  Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João).
Correu  15 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio deJaneiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)2 maratonas em Nova York (1984 e 1986) 2 São Silvestre (1983, 1984). Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da BahiaCorreu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).



LINKS DE POSTAGENS HISTÓRICAS!

Estatua  de Bonze para Zuza Ferreira, Introdutor 

do Futebol  na Bahia em 28/10/1901



Chiquitinha Maravilha

Histórica  Poética  Resumida  da  Cidade  de Salvador, a  Luz Documental!

O poeta matense, Chiquitinha Maravilha, documento conteúdos importantes, históricos, da Cidade de Salvador, tanto na escrita, como nos versos a luz Documental, da poesia Salvador, A Peroloa Barroca das Américas!


Poetizada no ano de 1970, aos 19 anos na cidade de Mata de São João e ampliada a partir de 1999, com ... Ver mais — com Chiquitinha Maravilha, poetizando a Cidade de Salvador, desde os 19 anos, 1970!

Abaixo:
Link  abaixo  da história da  1ª Constituição da  Bahia  na  era  Republicana 02/07/1891!

Abaixo: Biografia  do Bacharel e poeta  Inconfidente Tomas Gonzaga


Abaixo: Viva  Tiradentes!   E os Inconfidentes, a história  da  Conjuração Mineira  que  pregava  ideais   de  um Brasil Republicano e  não Monarquico,  ou Imperial!


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/viva-tiradentes-e-os-inconfidentes.html

Abaixo /
Jornalista, escritor, Politico,  da Academia  de  Letras da Bahia, Jorge  Calmon  Muniz de Bitencourt, sua biografiua  a  luz   documental!


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2014/11/jorge-calmon-muniz-de-bitencourt-sua.html 


lINKS SOBRE  A INCONNFIDENCIA  MINEIRA:







http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/salvador-capital-mundial-o-turismo.html


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/p/biografia-de-chiquitinha-maravilha.html













http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/baltazar-de-aragao-o-bangala-defensor.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/cidade-de-salvador-no-seculo-xvii_66.html


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/deputados-aragoes-durante-o-regime.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/balthazar-1865-e-barao-de-sao-francisco.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/francisco-dias-davila-e-uniao-com-os.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/os-aragoes-nos-cargos-politicos-e.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/os-descendentes-de-baltazar-de-aragao.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/ciclos-de-vidas-ambientais-preservar.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/convento-do-desterro-santa-clara-sua.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/diogo-de-aragao-pereira-parte-iii.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/dama-bela-graciosa_30.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/segunda-invasao-holandesa-em-salvador.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/os-passaros-descricao-poetica.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/igreja-da-misericordia-cidade-de.html


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/a-se-primacial-do-brasil.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/viva-zuza-ferreira-e-o-futebol-da-bahia.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/igreja-e-colegio-de-orfaos-de-sao.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/convento-e-colegio-das-mercez.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/igreja-e-mosteiro-de-sao-bento-sua.html




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário