quarta-feira, 25 de novembro de 2015

NOTICIASD DE BAHIA, VITÓRIA COPA DO BRASIL, BRASILEIRO SUB -20 E MUITO MAIS...

FONTE BAHIA NOTICIAS


Terça, 24 de Novembro de 2015 - 22:00

Marcelo Oliveira critica pressão e diz que é hora de ganhar a Copa do Brasil

por Daniel Batista | Estadão Conteúdo
Marcelo Oliveira critica pressão e diz que é hora de ganhar a Copa do Brasil
Foto: Reprodução / Espn
O técnico Marcelo Oliveira chega em sua quarta decisão de Copa do Brasil nas últimas cinco edições do torneio, mas, em nenhuma das outras três vezes em que esteve na final, saiu vencedor. Assim, os dois jogos do Palmeiras contra o Santos ganham um ingrediente especial para o treinador, que acha exagero a cobrança em cima dele por causa disso. Entretanto, ele avisa que sente que chegou a hora de levantar a taça.


"Temos de pensar no título de forma diferente. Não é necessidade minha ou momentânea do Palmeiras. É de um clube grande, com torcida numerosa e a valorização do trabalho. É por isso que vamos buscar o título", disse o treinador.

Marcelo ainda destacou que, se estivesse na Europa, o pensamento em relação ao fato de ter sido vice tantas vezes seria diferente. "Aqui no Brasil gostamos de citar muitos exemplos da Europa. Um técnico três vezes vice-campeão de um torneio importante na Europa é premiado. Aqui, é visto como fracassado. Depende do olhar pessimista ou otimista de cada um", reclamou o comandante.

Ele prefere ter uma visão mais otimista para a situação. "Tenho que pensar que eram 80 times e chegamos à final. Agora é usar da experiência, porque assim é mais fácil de chegar", completou o treinador, com a bagagem de quem ganhou dois títulos seguidos do Brasileirão pelo Cruzeiro, em 2013 e 2014.

Para o último treino antes do primeiro jogo da decisão, o clima é de mistério. O treinador concedeu entrevista coletiva antes da atividade e depois os jornalistas tiveram que deixar a Academia de Futebol para ele comandar um treinamento coletivo sem que o time titular fosse conhecido.
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 20:30

Para Bimba, o Campeonato Brasileiro de Windsurf foi um sucesso

por Matheus Caldas
Para Bimba, o Campeonato Brasileiro de Windsurf foi um sucesso
Foto: Divulgação
Campeonato Brasileiro de Windsurf 2015 foi realizado no último fim de semana, entre os dias 20 e 22, na Ilha de Bom Jesus dos Passos, na  Baía de Todos os Santos. O torneio teve apoio das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e de Turismo (Setur) e da Baía Viva.
O destaque da competição foi Ricardo Winicki, o Bimba. O atual líder do ranking mundial foi campeão geral. "Gostei muito de poder participar desse evento na Bahia. A área reúne condições muito boas para treino. A Baía de Todos-os-Santos tem grande potencial para impulsionar os esportes náuticos. De manhã, os ventos são amenos, bom para iniciantes, e aumentando a intensidade na tarde. A água lisa, mas com áreas de boas ondas. Muito bom", comentou o atleta. 
Os ganhadores na Geral do campeonato deste ano, na Bahia, foram o carioca Bimba, Alexandre Lessa, a pernambucana Bruna Martinelli, Adriano Azevedo e Deni Brito. Segundo, quarto e quinto lugares conquistados por baianos. Na start, para iniciantes, os premiados foram os jovens Rian Farias, Camerino dos Santos (Peguari), José Parras, Felipe Miyake, Jannik Mello. Primeiro, segundo, terceiro e quinto lugares para baianos. Felipe é paulistano. 
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 20:15

Elton espera por renovação: 'Quero disputar a Série A com o Vitória'

por Glauber Guerra
Elton espera por renovação: 'Quero disputar a Série A com o Vitória'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Com contrato perto do fim, o atacante Elton espera estar nos planos da diretoria do Vitória para a próxima temporada. O atleta ainda não conversou com a cúpula da agremiação, mas espera um desfecho nos próximos dias.
“Ainda não [conversamos]. A gente estava esperando o acesso. Graças a Deus, aconteceu. Acho que a partir de agora, essa semana ou na próxima, quando se encerra o campeonato, a gente pode ter uma conversa. Meu desejo, eu já deixei bem claro, é ficar, disputar a Série A com o Vitória, que vai ser muito especial. Mas vamos ver o que a diretoria está pensando. O ano que vem vai ser muito importante para o Vitória. Eu espero que possa fazer parte desses planos”, disse o atleta.
Elton é o vice-artilheiro do Leão na Série B com 10 gols anotados em 32 partidas disputadas. No entanto, o centroavante alternou altos e baixos ao longo da competição. 
O último compromisso do Vitória na temporada é contra o Santa Cruz, sábado (28), às 16h30, em Recife.
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 20:00

Stock Car tem dois pilotos pegos no doping, mas substâncias não são reveladas

por Estadão Conteúdo
Stock Car tem dois pilotos pegos no doping, mas substâncias não são reveladas
Foto: Divulgação
Mais dois pilotos brasileiros que competem na Stock Car foram flagrados em exames antidoping. Nesta terça-feira (24), os organizadores da categoria informaram que Lucas Foresti (AMG Motorsport) e Rafa Matos (Schin Racing Team) estão suspensos temporariamente por 30 dias, ficando de fora da última etapa da temporada 2015, dia 13 de dezembro, em Interlagos.


A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) publicou ofício do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do automobilismo à entidade, mas o documento não cita quais as substâncias proibidas encontradas no organismo dos pilotos, nem revela quando foram feitos os exames.

Os documentos, datados de 19 de novembro, citam que essas informações constavam em papelada anexa enviada à CBA, mas a confederação não disponibilizou esses documentos em seu site oficial. A Stock ressalta que os exames foram colhidos por empresas especializadas e credenciadas pela Agência Mundial Antidoping. Desde 2012, já são quatro casos na categoria.

Rafa Matos, de 34 anos, começou a carreira em categorias de monopostos nos Estados Unidos, vencendo a Indy Lights em 2008. No ano seguinte, foi o melhor novato da Indy. Desde 2012 está na Stock Car. Na temporada 2015, ocupa a 21.ª colocação.

Já Lucas Forseti, de 23 anos, passou pela Fórmula 3 sul-americana e, neste ano, se tornou o mais jovem vencedor de uma prova da Stock Car, após vencer em Curitiba, há pouco mais de um mês. De acordo com o site motorsport.com, Forseti caiu no doping, por anabolizante, exatamente nesta etapa.
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 19:30

São Paulo bate Atlético-PR e fatura a Copa do Brasil Sub-20

por Matheus Caldas
São Paulo bate Atlético-PR e fatura a Copa do Brasil Sub-20
Foto: Reprodução / Facebook
O São Paulo sagrou-se campeão da Copa do Brasil Sub-20 ao vencer o Atlético-PR por 2x0, no Morumbi, nesta terça-feira (24). O tricolor paulista repetiu o placar do primeiro jogo, em Curitiba.
Os gols da partida foram marcados por Joanderson e David Neres, artilheiros da competição, com 6 gols cada. O Soberano conquisotu o título de forma invicta.
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 19:25

Copa do Nordeste Sub-20: Vitória fica no empate com o Coruripe-AL

por Glauber Guerra
Copa do Nordeste Sub-20: Vitória fica no empate com o Coruripe-AL
Foto: Divulgação / Vitória
O Vitória sub-20 empatou em 0 a 0 com o Coruripe,  nesta terça-feira (24), no Estádio Gerson Amaral, na cidade homônima do time alagoano, em jogo válido pela segunda rodada da Copa do Nordeste. 
Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Valnei Pichite chegou aos quatro pontos e continua na liderança do Grupo C.  
O último compromisso do time Rubro-negro na primeira fase é contra o América-RN, quinta (26), às 19h30, no mesmo local.
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 19:00

Renato admite preocupação do Santos com gramado da Vila para final

por Marcius Azevedo | Estadão Conteúdo
Renato admite preocupação do Santos com gramado da Vila para final
Foto: Divulgação / Santos FC
Além do Palmeiras, o Santos está preocupado com o gramado da Vila Belmiro para o primeiro jogo da final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (24). A diretoria conseguiu transferir duas partidas pelo Sul-Americano Sub-20 feminino para o Ulrico Mursa, estádio da Portuguesa Santista, e faz uma força-tarefa para deixar o local em condições de receber o jogo.


A empresa que cuida do gramado usou remédios para evitar proliferação de pragas que atrapalham o crescimento da grama e, na sequência, com o uso de máquinas, abriu espaços para que ela cresça de maneira correta. A chuva em Santos atrapalhou um pouco o processo, mas os jogadores torcem para encontrar o palco da decisão em boas condições.

"No jogo contra o Flamengo, estava ruim, apesar de ter tido jogos antes. A Vila sempre teve gramado muito bom. A gente acabou sentindo um pouco, porque atrapalha, não é desculpa. Mas o Santos está fazendo de tudo para estar bem, não está tendo jogo na Vila. Esperamos que melhore", afirmou o volante Renato.

"Mas não tem que ter desculpa. Pode acontecer. Tem que se adaptar. Queremos jogos com gramado perfeito, tocar a bola, sair para um ataque sem precisar driblar o gramado. Esperamos que esteja em condições", completou.

O jogador, aliás, citou o gramado, não só da Vila Belmiro, como inimigo nos três jogos de jejum da equipe no Campeonato Brasileiro. O Santos empatou com Joinville e Flamengo sem gols e perdeu para o Coritiba por 1 a 0, no Couto Pereira. Renato acredita que o estado do gramado influencia o toque de bola da equipe.

"O estado do gramado estava complicado em Joinville. Contra o Coritiba também", comentou Renato, que confia na redenção do ataque para largar em vantagem na final da Copa do Brasil. "Contra o Flamengo, tivemos oportunidade. Contra Joinville, uma com Ricardo (Oliveira). Contra Coritiba, tivemos duas, uma na trave. Mas, amanhã (quarta-feira), vamos depender da força do ataque para fazer o gol e sair com uma vitória."
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 18:45

Rhayner espera reunião sobre renovação ainda nesta semana

por Glauber Guerra
Rhayner espera reunião sobre renovação ainda nesta semana
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O contrato do atacante Rhayner com o Vitória expira no próximo dia 31 de dezembro. O atleta pertence ao Tombense-MG, mas o seu desejo é de permanecer na Toca do Leão para a próxima temporada. Ele aguarda uma reunião ainda nesta semana para definir o seu futuro. “Ainda não tivemos tempo, mas espero que essa semana a gente possa conversar, pois o meu desejo de ficar no Vitória. Essa é a minha vontade”, disse o jogador, em entrevista ao Bahia Notícias. Já Raimundo Viana, presidente do Leão, tratou de despistar. “Já disse que só vamos divulgar as renovações na semana que vem. Ainda temos o último jogo contra o Santa Cruz no sábado, em Recife. A partir de segunda vamos deflagrar as renovações”, afirmou o cartola.Rhayner, de 24 anos, desembarcou no Rubro-negro em janeiro. Até o momento, ele disputou 42 partidas e marcou oito gols.
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 18:30

Vídeo mostra Gabriel Medina desviando de barco em onda

por Matheus Caldas
Vídeo mostra Gabriel Medina desviando de barco em onda
Foto: Divulgação
Gabriel Medina, campeão do Circuito Mundial de Surfe, aparece num vídeo desviando de um barco, no meio de uma onda. Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (23), por um dos patrocinadores, Medina aparece fazendo várias manobras.
Gabriel Medina começa a disputar nesta terça-feira (24) o WQS Prime de Sunset, segunda etapa da Tríplice Coroa Havaiana. O WCT de Pipeline, última etapa do circuito mundial de surfe, começa em 8 de dezembro. Atualmente em quarto no ranking, Medina ainda tem chances de conquistar o bicampeonato mundial.



Terça, 24 de Novembro de 2015 - 18:15

No primeiro treino da semana, Aroldo Moreira comanda trabalho com bola

por Ulisses Gama
  No primeiro treino da semana, Aroldo Moreira comanda trabalho com bola
Foto: Divulgação / EC Bahia
O Bahia abriu a última semana de treinamentos de 2015 na tarde desta terça-feira (24), no Fazendão. A equipe, comandada por Aroldo Moreira, se prepara para enfrentar o Atlético Goianiense, pela 38ª rodada da Série B.
Com o anúncio das férias antecipadas de cinco atletas, mais jogadores oriundos das divisões de base estiveram integrados ao grupo. O zagueiro Rodrigo e o atacante Hugo Freitas, do sub-20, estiveram presentes no treino técnico em campo reduzido que foi realizado.
O volante Yuri, que estava entregue ao departamento médico, treinou normalmente e se torna opção para a última partida da temporada.
O elenco volta ao batente na tarde desta quarta-feira, às 16h, no Fazendão.
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 18:00

Zenit vence e segue como único 100% na Liga dos Campeões; Bayer e BATE empatam

por Estadão Conteúdo
Zenit vence e segue como único 100% na Liga dos Campeões; Bayer e BATE empatam
Foto: Olga Maltseva
O Zenit segue como a grande surpresa desta edição da Liga dos Campeões. Mesmo já classificado, o time russo não tirou o pé do acelerador, manteve o ótimo desempenho das primeiras rodada e derrotou o Valencia com extrema facilidade nesta terça-feira (24). O 2 a 0 em São Petersburgo manteve a equipe como única com 100% de aproveitamento na competição.


Com isso, o Zenit chegou a 15 pontos e, além da vaga, já tem assegurada a primeira colocação do Grupo H. Na última rodada do torneio, vai encarar o Gent, dia 9 de dezembro, na Bélgica. Já o Valencia estacionou nos seis pontos e duela com o Lyon em casa, no dia 9. Gent (quatro pontos) e Lyon (apenas um) ainda se enfrentam nesta terça.

Se o placar foi de 2 a 0, poderia ter sido ainda mais amplo se não fosse a má pontaria dos atacantes do Zenit, que perderam diversas oportunidades no decorrer da partida. O primeiro gol saiu aos 15 minutos, quando Shatov recebeu em posição duvidosa, avançou e tocou com categoria na saída do goleiro.

Na etapa final, o Zenit manteve o ímpeto ofensivo e chegou ao segundo aos 29 minutos. Danny fez bela jogada pela esquerda e rolou para Dzyuba tocar para o gol vazio. Qualquer chance de reação do Valencia terminou seis minutos depois, com a expulsão de Vezo.

BATE E BAYER - No outro jogo já encerrado desta terça-feira pela Liga dos Campeões, o BATE Borisov recebeu o Bayer Leverkusen e ficou no empate por 1 a 1. Gordeychuk, aos dois minutos, contou com falha incrível do goleiro Leno para abrir o placar para os mandantes. Mas aos 23 da etapa final, Mehmedi deixou tudo igual com belo toque de cobertura.

O resultado foi ruim para ambos. O Bayer Leverkusen manteve a terceira posição com cinco pontos, um à frente do BATE, que é o último. Só que os líderes Barcelona (10 pontos) e Roma (cinco) ainda se enfrentam nesta terça e podem abrir distância. Na última rodada, dia 9, o Bayer recebe o Barcelona, enquanto o Bate viaja para pegar a Roma.
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 17:30

Vitória da Conquista contrata zagueiro Leandro Cardoso

por Matheus Caldas
Vitória da Conquista contrata zagueiro Leandro Cardoso
Foto: Divulgação / ECPP
O Vitória da Conquista anunciou a contratação do zagueiro Leandro Cardoso, 33 anos, nesta terça-feira (24). O jogador teve boa passagem pelo Macaé (RJ), onde foi campeão da Série C, em 2014.


Leandro Cardoso é natural do Rio de Janeiro e tem 1,90 m. Além de Macaé, Leandro passou por ABC, Santa Cruz, ASA, Atlético Mineiro, Cuiabá,entre outras equipes, tem 1,90m e é natural do Rio de Janeiro.
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 17:15

'Renovações serão deflagradas a partir de segunda-feira', diz Raimundo Viana

por Glauber Guerra
'Renovações serão deflagradas a partir de segunda-feira', diz Raimundo Viana
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O Vitória trabalha em silêncio nas renovações e dispensas para a próxima temporada. O clube vai aguardar o término da Série B para começar a divulgar o elenco para a próxima temporada. O time Rubro-negro encerra a participação na Série B contra o Santa Cruz, sábado (28), às 16h30, em Recife.
“As renovações serão deflagradas a partir de segunda-feira. A gente vem olhando o Vitória como o todo, mas especificamente sobre renovações, só vamos começar a divulgar a partir de segunda-feira”, disse Raimundo Viana, presidente do clube, em entrevista ao Bahia Notícias. 
O mandatário Rubro-negro ainda espera um triunfo no duelo diante do Santa Cruz.
“O Santa Cruz já está classificado e o Vitória também. Vai ser uma festa bonita, pois o Santa vai comemorar a classificação com a torcida deles. Mas espero uma vitória nossa”, concluiu.
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 17:00

Clubes cobram CBB, criticam Zanon e iniciam 'boicote' à seleção feminina

por Demétrio Vecchioli | Estadão Conteúdo
Clubes cobram CBB, criticam Zanon e iniciam 'boicote' à seleção feminina
Foto: Divulgação / Sport Recife
O basquete feminino brasileiro cansou de ser tratado com pouca atenção pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB). Os seis únicos clubes da Liga de Basquete Feminino (LBF), além de técnicos e outras figuras de peso da modalidade, resolveram se unir e deram início nesta terça-feira (24) a um movimento que promete não ceder mais atletas à seleção até que providências sejam tomadas. "Se eles não têm competência para cuidar do basquete feminino, que deixem que quem entenda faça isso", diz Roberto Dornelas, técnico do América-PE, e um dos líderes do grupo.


O descontentamento com o tratamento dado ao basquete feminino por parte da gestão Carlos Nunes vem de anos, mas o estopim para o início do movimento foi a ausência de qualquer dirigente da CBB no evento de lançamento da LBF 2015/2016, na semana passada, em São Paulo. Nunes, entretanto, esteve presente ao evento-teste do tênis de mesa, no Rio.

"Entenderam por que não estaremos mais cedendo jogadoras para a seleção enquanto isso não mudar? Esse é o respeito da entidade máxima do basquete brasileiro. Não sabem nem quando é o lançamento da Liga Nacional e os jogos, mas estão presentes em outras modalidades quando é conveniente. Chega", esbravejou, pelo Facebook, o presidente do Corinthians/Americana, Ricardo Molina, compartilhando a postagem da CBB que mostrava Nunes no Riocentro.

O movimento é liderado exatamente pelo técnico do Americana, atual campeão brasileiro, Antônio Carlos Vendramini. Partiu dele a proposta de que o clube não cedesse mais jogadoras à seleção brasileira "enquanto não tivermos dirigentes do feminino participando do planejamento e das atividades rumo à Olimpíada". Dois dias após esta postagem no Facebook, conclamando outros clubes, não há mais dissidentes. Todos aderiram ao protesto.

"Estamos liderando o movimento, já que as atletas não têm força para falar, para dizer o que acontece no planejamento, nos tratamentos. Está na hora de os clubes tomarem uma posição, pela total falta de respeito da CBB. A gente quer planejamento, a gente quer fazer parte desse planejamento. Se isso não acontecer, a única forma é não liberar nossas atletas", explica Dornelas.

A ideia do grupo é não ceder nenhuma jogadora para a seleção feminina que em janeiro vai disputar o evento-teste do basquete, até porque o torneio vai acontecer em meio à disputa da LBF. Assim como no futebol, os clubes são obrigados a ceder seus atletas em torneios oficiais, da Federação Internacional de Basquete (Fiba), mas não para amistosos.

O movimento diz que não gosta da palavra "boicote", mas garante que vai manter essa postura até que "o basquete feminino seja gerenciado por quem entende de basquete feminino". O técnico da seleção feminina, Luiz Augusto Zanon, comandava um time masculino, de São José dos Campos, ao mesmo tempo que treinava as meninas. A prioridade dos homens era tanto que elas se reuniam no Vale do Paraíba para que Zanon não se afastasse do comando do clube. Ele foi demitido em agosto pelo São José.

"Ele (Zanon) demonstrou falta total de conhecimento do basquete feminino. Você tem que conhecer o basquete feminino. No liga passada, não foi a um jogo, nem do São José. Todos os eventos femininos ele não aparece. Nem ele e nem ninguém comissão técnica", reclama Dornelas.

O movimento dos clubes e técnicos reclama que não há planejamento por parte da CBB e da comissão técnica. "A gente quer o planejamento da seleção para saber o que vai fazer em dois meses com nossas atletas na preparação física, na preparação técnica. A gente passa 10 meses com elas, então a gente sabe muito bem qual o estado de cada atleta. A gente sempre recebe atletas machucadas e a desculpa é a sempre a mesma. Cadê o planejamento? Por que não entrega aos clubes? Por não conversa com os médicos, fisioterapeutas do clube? Se não tem competência que deixem que quem entenda faça isso", cobra o técnico do América-PE. Médico e preparador físico da seleção masculina estão nos EUA para conversar com os jogadores brasileiros da NBA e os médicos dos clubes.

A reportagem tentou contato com Carlos Nunes, mas as ligações não foram atendidas. Sem ele, a LBF foi lançada na semana passada com a presença de apenas seis clubes: Corinthians/Americana, Santo André, Presidente Venceslau, Maranhão Basquete, Sampaio Correa e América. Em um ano, cinco times fecharam as portas.
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 16:45

Gustavo Blanco dá razão às cobranças e afirma que Bahia tem obrigação de vencer

por Ulisses Gama
Gustavo Blanco dá razão às cobranças e afirma que Bahia tem obrigação de vencer
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
Sem chances de subir para a Série A desde a 36ª rodada, o Esporte Clube Bahia vive uma sequência de cinco jogos sem vencer dentro da Série B. O volante Gustavo Blanco, do Bahia, concordou com o fato da torcida cobrar por um triunfo e pontuou que a equipe tem a obrigação de conquistar três pontos.
"A torcida cobra com toda a razão. Um time do tamanho do Bahia, jogando para vencer, não pode ficar cinco jogo sem ganhar. Então acho que sábado a gente tem obrigação de ganhar e o objetivo vai ser esse", disse.
O jogador de 21 anos valorizou o fato de vestir a camisa do Bahia e acrescentou que dará o seu melhor diante do Atlético Goianiense, no próximo sábado (28), na Arena Fonte Nova.
"Não é o desfecho que a gente gostaria. Óbvio que não. Mas sempre que jogo com a camisa do Bahia é um sonho que estou realizando. Independente de não valer nada, eu procuro dar o melhor".
O Bahia ocupa a nona colocação da Série B, com 55 pontos conquistados.
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 16:30

Paulo Roberto Falcão desconfia de arbitragens: "Já sofri isso no Bahia"

por Matheus Caldas
Paulo Roberto Falcão desconfia de arbitragens: "Já sofri isso no Bahia"
Foto: Pablo Kennedy / LancePress!
Paulo Roberto Falcão, técnico do Sport (PE), criticou duramente a arbitragem de André Luiz de Freitas Castro, no jogo em que sua equipe empatou por 0x0 com o Atlético-PR, na Ilha do Retiro, em Recife. O vice-presidente do clube, Arnaldo Barros, também fez críticas ao árbitro.


Para Falcão, o juiz da partida deixou de marcar 3 pênaltis a favor do Sport, além de marcar faltas bestas. “Não podemos ter uma arbitragem que dificulta o jogo. Foram dois lances em Hernane e um no primeiro tempo em Marlone. Os jogadores foram muito categóricos para falar que foi pênalti”, reclamou.


O treinador ainda lembrou de sua passagem pelo Bahia, para endossar suas críticas ao momento vivido pela arbitragem no Brasil. "Eu já sofri isso no Bahia , esse tipo de coisa maluca em situações como essa. Não consigo entender. Depois que vivenciamos o episódio de arbitragem de alguns anos atrás, com jogos modificados, acho que todas as pessoas no futebol têm o direito de desconfiar, mas não vou ser leviano de afirmar nada. Não tenho provas", se referindo aos escândalos de arbitragem no Campeonato Brasileiro de 2005, no qual 11 jogos foram anulados. 
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 16:25

Mais cinco atletas ganham liberação antecipada do Bahia

por Ulisses Gama
 Mais cinco atletas ganham liberação antecipada do Bahia
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Depois dos primeiros 14 jogadores, mais cinco atletas tricolores ganharam férias antecipadas do Esporte Clube Bahia. Nesta terça-feira (24), Omar, Douglas Pires, Robson, Zé Roberto e Tiago Real foram liberados pelo departamento de futebol do clube.
Entretanto, o meia Tiago Real e o zagueiro Robson pediram ao clube para continuar treinando até a próxima sexta-feira (27). Vale ressaltar que Real está suspenso e não enfrentará o Atlético Goianiense, no próximo sábado (28), na Arena Fonte Nova.
Entre os liberados, Omar e Tiago Real tem contrato até o fim do ano. Douglas Pires, Zé Roberto e Robson tem vínculo até dezembro de 2017.
A previsão é de que a pré-temporada se inicie no dia 4 de janeiro de 2016.
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 16:00

MPF denuncia Edilson por envolvimento com fraude em loterias

MPF denuncia Edilson por envolvimento com fraude em loterias
Foto: Reprodução / Espn
O ex-jogador Edilson foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) após suspeitas de participação de fraudes em pagamentos de prêmios de loterias da Caixa Econômica Federal. O documento foi divulgado nesta terça-feira (24). O “Capetinha”, como é conhecido no meio do esporte, está entre os investigados da Operação Desventura, deflagrada no dia 10 de setembro. Edilson chegou a ser detido para apontar esclarecimentos sobre as denúncias de aliciamento de gerentes de bancos para a quadrilha que ele supostamente fazia parte. Segundo Thiago Philleto, o ex-atleta é inocente. De acordo com a denúncia feita pelo MPF, Edilson era um dos “responsáveis pela captação e recrutamento” de gerentes de banco dos estados de Goiás, São Paulo e Bahia para “validar bilhetes clonados, transferindo recursos federais (loteria) para a organização”. Quando a operação foi deflagrada, em setembro, o MPF chegou a pedir a prisão de Edilson. No entanto, de acordo com o procurador da república Hélio Telho, Edílson tinha relacionamento próximo com os líderes da organização, mas sua função era “apenas a de usar da fama e as grandes movimentações financeiras que fazia para aliciar gerentes do banco para as fraudes”.
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 15:45

Mancini cogita poupar alguns jogadores do Vitória na última rodada

por Glauber Guerra
 Mancini cogita poupar alguns jogadores do Vitória na última rodada
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O Vitória pode ter mudanças no duelo contra o Santa Cruz, sábado (28), às 16h30, em Recife, pela última rodada da Série B. O técnico. Vagner Mancini cogita poupar alguns jogadores considerados titulares.


“É um pensamento. Não quero adiantar sem antes de bater um papo com a turma que está jogando. Existe a possibilidade de que alguns atletas não joguem, mas não está definido”, disse o comandante Rubro-negro, em entrevista ao Bahia Notícias.
O elenco do Leão se reapresenta na manhã desta quarta-feira (25), com um treino no Barradão.
Vitória e Santa Cruz já estão classificados para a Série A. O Rubro-negro ocupa a segundo colocação com 66 pontos, enquanto o time pernambucano é o terceiro e possui 64.
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 15:30

Vitória da Conquista sofre derrota na segunda rodada do Nordestão sub-20

por Edimário Duplat
Vitória da Conquista sofre derrota na segunda rodada do Nordestão sub-20
Foto: Blog da Resenha Geral
Depois de empatar com o Santa Cruz por 1 a 1, a equipe sub-20 do Vitória da Conquista voltou a campo nesta terça-feira (24) pelo Campeonato do Nordeste da categoria.


Atuando no Estádio Manoel de Amorim, em São Miguel dos Campos, o Bode foi derrotado pelo Salgueiro por 2 a 1 e soma apenas um ponto na chave do torneio.

O Conquista volta a campo na próxima quinta (26), às 9h30, contra o Globo-RN.
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 14:30

Atletas quenianos invadem sede da Federação de Atletismo do país

por Edimário Duplat
Atletas quenianos invadem sede da Federação de Atletismo do país
Foto: Reprodução/Eadestination
Cerca de 60 atletas do Quênia invadiram a sede da Federação de Atletismo do país, localizada na cidade de Nairobi. O fato aconteceu na última segunda-feira (23) e tem como principal justificativa o pedido de saída dos dirigentes locais e a investigação das denúncias de doping que existem com a entidade esportiva.


"Não sairemos daqui até que as nossas queixas sejam ouvidas e recebidas. Queremos resolver essas questões que nos afetam em relação a corrupção, doping e outros assuntos", afirmou Julius Ndegwa, secretário da Associação de Atletas Profissionais do Quênia (PAAK).

Assim como acontece no atletismo russo, o Quênia também é alvo de investigações da Agência Internacional Antidoping (Wada), que suspeita que inúmeros casos de doping foram encobertos pela federação local.
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 14:00

CBF inicia votação para eleger os melhores do Brasileirão

por Estadão Conteúdo
CBF inicia votação para eleger os melhores do Brasileirão
Foto: Divulgação
A já tradicional eleição da CBF para definir os melhores jogadores do Campeonato Brasileiro teve início nesta terça-feira. A votação contará com a participação de alguns dos principais jornalistas do País, que deverão realizá-la através da internet até o próximo domingo, além de jogadores e técnicos que disputaram a competição e integrantes da seleção brasileira.


Além dos 11 jogadores que formam o time ideal da competição, serão eleitos o craque do campeonato, a revelação, o melhor estrangeiro e o principal técnico. Por coincidência ou não, em ano no qual os juízes foram tão comentados por conta do baixo nível apresentado nos gramados, a eleição do melhor trio de arbitragem não será aberta, mas sim feita pela Comissão de Arbitragem da CBF e pela Escola Nacional de Árbitros de Futebol.

Os jornalistas escolhidos para a votação representam todos os estados do Brasil. Além deles, votarão os capitães e técnicos dos 20 clubes que disputaram a Série A deste ano e os jogadores e integrantes da comissão técnica da seleção brasileira que enfrentaram a Argentina e o Peru pelas Eliminatórias da Copa de 2018.

A principal novidade da eleição deste ano ficou por conta do prêmio que será dado ao gol mais bonito da competição. Esta votação será aberta ao público e poderá ser realizada através da página oficial da CBF no Facebook. Os indicados serão conhecidos na próxima segunda-feira.

No ano passado, o Cruzeiro, que ganhou a competição pela segunda vez seguida, dominou a eleição dos melhores do Brasileirão. Ela foi formada por: Jefferson (Botafogo), Marcos Rocha (Atlético-MG), Dedé (Cruzeiro), Gil (Corinthians) e Egídio (Cruzeiro); Lucas Silva (Cruzeiro), Souza (São Paulo), Everton Ribeiro (Cruzeiro), Ricardo Goulart (Cruzeiro); Diego Tardelli (Atlético-MG) e Guerrero (Corinthians).
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 13:30

Incêndio destrói gramado do Estádio Luiz Viana em Itabuna

por Edimário Duplat
Incêndio destrói gramado do Estádio Luiz Viana em Itabuna
Foto: Divulgação/Secretária de Esportes de Itabuna
Na última segunda-feira (23), um incêndio atingiu o Estádio Luiz Viana Filho, o Itabunão, e destruiu boa parte do gramado do estádio da cidade.


Este é o segundo incêndio no local em menos de três anos. Em 2013, ocorreu um incidente parecido que atingiu pneus velhos e sem utilidade, ocorrido na área verde da antiga Administração dos Estádios de Itabuna (ADEI).

Segundo informações da Secretária de Esportes de Itabuna, a recuperação do gramado teve início nesta terça-feira (24) e os jogos do Campeonato Baiano Feminino e Campeonato Interbairros, marcados para o próximo fim de semana, seguem marcados para o local.
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 12:30

Depois de golear o São Paulo, Corinthians é provocado por clube da Série C

por Edimário Duplat
Depois de golear o São Paulo, Corinthians é provocado por clube da Série C
Foto: Reprodução/Twitter
A vitória por 6 a 1 para o São Paulo rendeu muitas provocações da torcida do Corinthians para os seus grandes rivais nas redes sociais. Entretanto, mesmo com a grande campanha do alvinegro paulista, um clube da terceira divisão aproveitou o momento para provocar o atual campeão brasileiro. Em seu perfil oficial no twitter, o Juventude relembrou uma goleada de mesmo placar que efetuou sobre os rivais no ano de 2003.


“Parabéns pelo Hexa @Corinthians e pelos 6 a 1. Segue vídeo em homenagem”, publicou o Juventude, com o vídeo dos gols da goleada gaúcha sobre o Corinthians, em confronto realizado no Estádio Alfredo Jaconi.

Campeão da Copa do Brasil em 1999, o Juventude participou da elite nacional em 16 ocasiões, sendo rebaixado no ano de 2007 e posteriormente caindo para a Série C em 2009 e a Série D em 2010.  Hoje se encontra na disputa do Campeonato Brasileiro da Série C.
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 12:15

'Precisamos honrar essa camisa', diz Paulinho Dias sobre jogo contra o Atlético-GO

por Ulisses Gama
'Precisamos honrar essa camisa', diz Paulinho Dias sobre jogo contra o Atlético-GO
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
No próximo sábado (28), diante do Atlético Goianiense, o Bahia fará uma partida sem pretensões na Arena Fonte Nova. Mesmo assim, o discurso é de entrar em campo para conseguir um triunfo. É dessa maneira que pensa o volante Paulinho Dias.
“Infelizmente é um jogo que não vale nada em termos de classificação para nossa equipe, mas atuamos em um clube grande como o Bahia e temos que entrar para vencer o Atlético. É o mínimo que podemos fazer. Precisamos honrar essa camisa até o último segundo de partida na Arena Fonte Nova”, disse.
Paulinho ainda afirmou que a equipe precisa se motivar. Sem vencer há cinco jogos, o Esquadrão ocupa a nona colocação do Campeonato Brasileiro da Série B.
“Temos que procurar motivação o tempo inteiro. Quando se joga em um clube como o Bahia, você precisa estar motivado sempre. Vamos entrar com esse espírito na partida com o Atlético”, concluiu.  
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 12:00

Comitê de Ética da Fifa pedirá banimento vitalício de Platini do futebol

por Estadão Conteúdo
Comitê de Ética da Fifa pedirá banimento vitalício de Platini do futebol
Foto: Divulgação
Se Michel Platini esperava o fim de sua suspensão provisória para talvez confirmar sua candidatura à presidência da Fifa, agora o francês pode não só ser impossibilitado de concorrer ao cargo, como também ser obrigado a se afastar do futebol para sempre. O Comitê de Ética da entidade pedirá o banimento do ex-jogador para o resto da vida.


Quem confirmou o pedido foi justamente o advogado de Platini. Em entrevista à agência The Associated Press, Thibaut d'Ales revelou que a punição máxima será requisitada assim que a unidade de investigação do próprio Comitê de Ética der seu parecer final sobre o caso.

Atualmente, Platini enfrenta uma suspensão de 90 dias por acusações de corrupção. O ex-jogador já negou ter atuado de forma ilícita, mas ainda terá que se pronunciar perante o juiz de ética da Fifa, Joachim Eckert, em audiência que acontecerá no mês que vem.

D'Ales atacou o pedido da Comissão de Ética e até a credibilidade do órgão. "O caráter exagerado desta solicitação realmente é prova da total falta de credibilidade desta comissão", declarou. "Não há prova neste caso que comprove estas acusações", garantiu.

A previsão é que Eckert divulgue sua decisão sobre o caso de Platini ainda em dezembro. Independente do que for decidido, o lado perdedor poderá recorrer ao Comitê de Apelação da Fifa e à Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês).

Presidentes da Uefa e da Fifa, respectivamente, Platini e Joseph Blatter foram suspensos provisoriamente no início de outubro, graças ao pagamento suspeito de US$ 2 milhões do suíço ao francês, em 2011.

Platini negou qualquer irregularidade e garantiu que o pagamento foi fruto de um acordo verbal com Blatter por salários atrasados da época em que trabalhou como assessor do presidente da Fifa, entre 1998 e 2002. D'Ales, aliás, garantiu que o Comitê de Ética tenta deslegitimar este contrato entre os dirigentes.

"Obviamente, temos provas de que este acordo existiu sim", garantiu o advogado de Platini. "Vamos enviar o documento ao tribunal, que vai lidar com o caso em um período relativamente curto."
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 11:45

Manoel Alex celebra triunfo sobre o CRB: 'Deu tudo certo'

por Ulisses Gama
 Manoel Alex celebra triunfo sobre o CRB: 'Deu tudo certo'
Foto: Reprodução / Esporte Interativo
O Bahia saiu vencedor por mais uma vez na Copa do Nordeste sub-20. Nesta terça-feira (31), a vítima foi o CRB, com o placar de 3 a 1. Após a partida, o técnico Manoel Alex avaliou positivamente a sua equipe e celebrou o resultado que levou a equipe aos 6 pontos no grupo A da competição.
"Hoje graças à Deus deu tudo certo. A equipe do CRB tentou anular a gente, mas conseguimos situações. Eles são uma boa equipe, mas nossos atletas, dentro do jogo, conseguiram assimilar o conceito de ter a posse da bola. Agora vamos pensar no Ceará", disse, em entrevista ao canal Esporte Interativo.
O Esquadrãozinho volta a jogar contra o Ceará, na próxima quinta-feira (26), às 9h (horário da Bahia).
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 11:30

Secretário de futebol do Ministério do Esporte reitera apoio a Primeira Liga

por Edimário Duplat
Secretário de futebol do Ministério do Esporte reitera apoio a Primeira Liga
Foto: Reprodução/Netflu
Em evento na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), o secretário de futebol do Ministério do Esporte, Rogério Hamam, reiterou o apoio à criação da Primeira Liga, grupo formado por clubes do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.


“O Ministério do Esporte entende que a criação de ligas é uma boa alternativa para a gestão de competições. E é por isso que o ministro se manifestou favorável à Liga Sul-Minas-Rio”, afirmou Hamam na ocasião.

Apesar do apoio do Ministério do Esporte, federações como a Ferj são opositoras à realização da Liga Sul-Minas, que tem pretensão de ser realizada em 2016.
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 11:15

Copa do Nordeste sub-20: Bahia vence CRB e fica perto da classificação

por Ulisses Gama
Copa do Nordeste sub-20: Bahia vence CRB e fica perto da classificação
Foto: Reprodução / Esporte Interativo
Depois de estrear com uma grande goleada, o Bahia voltou a vencer na Copa do Nordeste sub-20. Na manhã desta terça-feira (24), o Esquadrãozinho bateu o CRB por 3 a 1, no estádio Rei Pelé, em Maceió (AL). Os gols tricolores foram marcados por Mário, Matheus Peixoto e Cadu. 
A equipe, comandada por Manoel Alex, atuou com a seguinte escalação: Igor; Flávio, Dedé, Bolívia e Júnior; Mayron, Cadu e Kaynan (Fábio); Lourival (Kaiwan), Mário e Matheus Peixoto (Zeca).
Com o resultado, a equipe soma 6 pontos, segue na liderança do grupo A da competição e se aproxima da seguinte fase. A próxima partida da equipe será na próxima quinta-feira (26) às 10h, no mesmo Rei Pelé, contra o Ceará. 
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 11:05

Jogadores do Vitória agradecem conquista do acesso em missa na Igreja do Bonfim

por Glauber Guerra
Jogadores do Vitória agradecem conquista do acesso em missa na Igreja do Bonfim
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
A manhã desta terça-feira (24) foi de agradecimento no Vitória. Dirigentes, conselheiros, comissão técnica e jogadores participaram de uma missa celebrada pelo padre Antônio Xavier, na Igreja do Bonfim, em Salvador.  Logo que chegaram ao local, os atletas foram reconhecidos e tietados por alguns fiéis e turistas. Evangélico, o atacante Rhayner não vê problema em participar da celebração religiosa. "O importante é a fé em Deus. Respeito todas as religiões e estou aqui para agradecer pelo ano bom que tivemos", disse o jogador, em entrevista ao Bahia Notícias. O técnico Vagner Mancini, que é espírita, destacou a importância de participar do encontro. "Acredito em Deus. Vou agradecer por tudo. Tivemos tantas coisas boas, que eu não sei se tenho direito a pedir alguma coisa. É muito importante esse momento aqui", comentou. O zagueiro Kanu, bastante assediado pelos torcedores presentes na igreja, retribuiu o carinho e espera que 2016 seja de alegrias para os adeptos do Leão. "É bom receber esse carinho. Tive um ano bom e o clube também. Estou aqui para agradecer a Deus e também fazer um pedido, para que 2016 seja só alegria na Série A", afirmou.


Terça, 24 de Novembro de 2015 - 11:00

Sem Blatter, Comitê Executivo da Fifa discutirá reformas na próxima semana

por Estadão Conteúdo
Sem Blatter, Comitê Executivo da Fifa discutirá reformas na próxima semana
Foto: Divulgação
Sem o suíço Joseph Blatter e o francês Michel Platini, o Comitê Executivo da Fifa vai discutir reformas na entidade na reunião agendada para os dias 2 e 3 de dezembro, em Zurique. Blatter e Platini ficarão de fora porque ainda cumprem suspensão provisória, de 90 dias, desde o início de outubro.


Nesta terça-feira, o Comitê Executivo confirmou que o principal foco da reunião será a discussão das reformas propostas pelo suíço François Carrard, presidente do Comitê de Reformas, criado recentemente pela Fifa diante da série de escândalos de corrupção que abalam a entidade desde maio.

Carrard vai apresentar no encontro o resultado de dois encontros do Comitê de Reformas, realizados em setembro e outubro, nos quais o grupo discutiu temas como governança, mecanismos de financiamento, responsabilidades e objetivos de cada um dos comitês e conselhos da Fifa.

Uma das propostas é criar um comitê de conselheiros independentes para avaliar os trabalhos liderados pela entidade máxima do futebol mundial. O suíço também deve sugerir limites de idade e de mandatos para os dirigentes da Fifa. As propostas de Carrard, se aprovadas pelo Comitê Executivo, terão que ser aprovados pelo Congresso da Fifa, a ser realizado no dia 26 de fevereiro, dia da eleição presidencial.

Esta reunião do Comitê Executivo estava agendada inicialmente para os dias 17 e 18 de dezembro, no Japão, para coincidir com a disputa do Mundial de Clubes no país asiático. Joseph Blatter, no entanto, decidiu antecipar o encontro e alterar o local, para Zurique, porque temia uma possível extradição aos Estados Unidos, na esteira das investigações do Departamento de Justiça norte-americano, que prendeu sete cartolas da Fifa na Suíça, no fim de maio.
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 10:30

Givanildo Oliveira e Flávio Araújo seguem como treinadores com mais acessos no Século XXI

por Edimário Duplat
Givanildo Oliveira e Flávio Araújo seguem como treinadores com mais acessos no Século XXI
Foto: Max Haack/Ag Haack/Bahia Notícias
Com o retorno do América Mineiro à primeira divisão e a chegada do Ríver à Série C, os treinadores Flávio Araújo e Givanildo Oliveira mantem uma marca importante no futebol brasileiro. Os dois profissionais são os técnicos que mais conseguiram subir equipes no século XXI, com cinco acessos no cenário nacional desde 2001.


Levando o Coelho pela segunda vez a Série A, com a primeira ocasião ocorrida em 1997, Givanildo comandou a campanha do Paysandu em 2001, Santa Cruz em 2005 e Sport Recife em 2006 para a elite nacional. Além disso, retirou o próprio América da Série C de volta para a segundona em 2009.

Já Flávio Araújo conseguiu resultados nas divisões inferiores do certame nacional, subindo o Sampaio Corrêa da D para a C em 2012 e C para a B em 2013. Além disso, comandou a chegada do Icasa e América de Natal para a segundona em 2009 e 2011, respectivamente.

Além deles, Luiz Carlos Martins e Mauro Fernandes conseguiram subir equipes em três ocasiões. Enquanto Martins levou para a Série B o Santo André em 2003, o América de Natal em 2005 e Oeste em 2012, Fernandes comandou o Vitória para o retorno a segundona de 2006, o Atlético-GO em 2008 e o América Mineiro para a elite em 2010.
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 10:15

Kanu quer terminar a Série B com triunfo em cima do Santa Cruz

por Glauber Guerra
Kanu quer terminar a Série B com triunfo em cima do Santa Cruz
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O Vitória vai encerrar a participação na Série B diante do Santa Cruz, sábado (28), às 16h30, em Recife. As duas equipes já estão classificadas para a Série A, mas o zagueiro Kanu quer o time focado e com a mesma seriedade das partidas anteriores e  assim voltar a Salvador com os três pontos na bagagem.
“Nós temos mais um jogo para fazer na Série B e precisamos entrar focados para conquistarmos um bom resultado diante do Santa Cruz. É um clássico regional e todos querem ganhar”, disse o defensor.
O defensor Rubro-negro ainda fez questão de elogiar o elenco Rubro-negro pela conquista do acesso.
“Não estava aqui no Vitória no início do ano, mas vi um grupo muito fortalecido durante a Série B e ciente da responsabilidade que teria na competição. Nós tivemos uma regularidade e isso foi importante para conquistarmos o objetivo principal, que era o acesso para a primeira divisão”, comentou.
O Vitória inicia a preparação para pegar o Santa Cruz na tarde desta quarta (25), com um treino no Barradão.
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 10:00

'Dunga poderia ter me dado mais crédito', diz goleiro Jefferson

por Estadão Conteúdo
'Dunga poderia ter me dado mais crédito', diz goleiro Jefferson
Foto: Divulgação
A perda da vaga de titular no gol da seleção brasileira ainda não foi bem digerida por Jefferson. Em entrevista ao Sportv, o goleiro do Botafogo reclamou da decisão do técnico Dunga e disse que merecia "mais crédito" por parte do treinador.


Jefferson perdeu a vaga de titular após a derrotar para o Chile, por 1 a 0, no jogo de estreia do Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo, no início de outubro. O gol da vitória chilena aconteceu em lance de cobrança de falta na área, no qual o goleiro não conseguiu evitar a cabeçada certeira de Vargas.

"Não digo que me sinto injustiçado, talvez seja uma palavra muito forte", disse Jefferson, na noite desta segunda-feira, ao ser questionado sobre a perda da posição para Alisson. "Não esperava, até pelos meus números na seleção brasileira. Goleiro é uma posição de confiança do treinador, e particularmente nunca usei imprensa para me defender ou acusar alguém, e sempre mostrei dentro de campo meu potencial."

"Acho que Dunga poderia ter me dado um pouco mais de crédito. Minha saída não foi talvez só pelo jogo do Chile, então particularmente fiquei triste, nenhum jogador gostaria de sair da maneira como saí", declarou o goleiro do Botafogo.

Jefferson disse também que não desanimou porque Taffarel, ex-goleiro que acompanhou a seleção naquelas primeiras rodadas das Eliminatórias, demonstrou confiança em seu futebol. "O que me deixou mais tranquilo é que o Taffarel, um dia antes do jogo, falou que quem jogaria seria o Alisson. E disse assim: 'a nossa confiança em você é a mesma, você é um cara importante na seleção brasileira, isso é uma opção do Dunga, mas a gente não vai jogar por terra aquilo que você já fez na seleção brasileira'. Então, me senti valorizado."
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 09:30

Depois de vencer a Liga dos Campeões Asiática, equipe de Felipão irrita patrocinador

por Edimário Duplat
Depois de vencer a Liga dos Campeões Asiática, equipe de Felipão irrita patrocinador
Foto: Getty Images
Sob o comando do treinador Luis Felipe Scolari, o Guangzhou Evergrande derrotou o Al Ahli dos Emirados Árabes no último sábado e faturou a Liga dos Campeões Asiática, ganhando uma vaga para o Mundial de Clubes que será disputado no Japão. Entretanto, nem tudo é festa para a equipe vermelha: Por conta de utilizar uma camisa diferente na decisão, a equipe irritou o seu patrocinador máster que entrou com uma ação legal contra o clube chinês.


Com um contrato de 16 milhões de dólares para ter o seu nome estampado na camisa do time, a montadora Dongfeng-Nissan viu o Guangzhou usar a marca da companhia de seguros Evergrande Life, uma das donas do clube, na final. “O clube tomou uma a liberdade de mudar unilateralmente o patrocinador máster da camisa sem o consentimento da empresa", afirmou em comunicado oficial.

O Guangzhou Evergrande agora disputa o Mundial de Clubes da Fifa em dezembro. Além dos chineses, já estão classificados o Auckland City (Campeão da Oceania), América do México (Campeão da Concacaf), Mazembe (Campeão da África), Barcelona (Campeão Europeu) e o River Plate (Campeão da América do Sul). Apenas o campeão japonês, donos da casa, ainda não foi definido.
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 09:15

Aroldo Moreira espera que Bahia faça 'grande jogo' diante do Atlético-GO

por Ulisses Gama
Aroldo Moreira espera que Bahia faça 'grande jogo' diante do Atlético-GO
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Com uma sequência de cinco partidas sem vencer na Série B, o Bahia, comandado por Aroldo Moreira, quer encerrar a competição nacional com um triunfo. Este é o discurso do técnico tricolor, que espera uma boa partida de seus comandados.
"Esperamos fazer um grande jogo e conseguir a vitória, pois será importante para mim e para os jogadores, mesmo sabendo que não mudará muita coisa", disse, em entrevista coletiva no último sábado (21).
Aroldo também declarou a sua confiança nos atletas que vão para o confronto. "A confiança é grande de fazer um bom jogo no sábado", concluiu.
O Bahia enfrenta o Atlético-GO neste sábado (28), às 16h30 (horário da Bahia. 
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 09:00

Love ofusca LeBron e Cleveland derrota Orlando em casa na NBA

por Estadão Conteúdo
Love ofusca LeBron e Cleveland derrota Orlando em casa na NBA
Foto: Reprodução/ESPN
Em noite inspirada de Kevin Love, o Cleveland Cavaliers emplacou mais uma vitória e manteve a boa vantagem na Conferência Leste da NBA. Jogando em casa, o Cleveland derrotou o Orlando Magic por 117 a 103 em partida na qual Love ofuscou o astro LeBron James e foi o cestinha do duelo.


O ala-pivô alcançou seu recorde de pontos na temporada ao anotar 27 somente no primeiro tempo. E, mesmo caindo de rendimento, chegou aos 34 pontos. Também contribuiu com quatro rebotes e oito assistências. Love não foi o único a superar LeBron, que anotou "apenas" 15 pontos. JR Smith registrou 26 e Matthew Dellavedova contribuiu com os mesmos 15 pontos do astro.

Sem o mesmo brilho, LeBron cravou 13 assistências, cravando mais um duplo-duplo. Desta forma, alcançou marca importante na noite desta segunda. Ele se uniu ao ex-jogador Oscar Robertson, destaque do Cincinnati Royals e do Milwaukee Bucks na década de 60, como os dois únicos atletas a figurar entre os 25 melhores da NBA na lista de assistências e pontos.

O brasileiro Anderson Varejão teve nova atuação discreta. Reserva, esteve em quadra durante 12 minutos, nos quais anotou quatro pontos, sendo uma cesta de três pontos. O bom conjunto garantiu ao Cleveland sua 11ª vitória na temporada (tem três derrotas).

Já o Orlando, nas últimas colocações da Conferência Leste, tem apenas seis vitórias e oito derrotas. Nesta segunda, teve como cestinha Andrew Nicholson, autor de 18 pontos. Evan Fournier contribuiu com 13.

Na última posição da tabela, o Philadelphia 76ers voltou a perder nesta segunda. Ainda sem vencer na temporada, acumulou o 15º revés consecutivo ao ser batido pelo Minnesota Timberwolves por 100 a 95, fora de casa. O pivô Jahlil Okafor, com um duplo-duplo de 25 pontos e 12 rebotes, até que tentou, mas não evitou o novo tropeço dos visitantes. Andrew Wiggins, com 32 pontos, foi o cestinha da partida.

Na volta de Kevin Durant, o Oklahoma City Thunder não teve maiores problemas para superar o Utah Jazz por 111 a 89, fora de casa. Recuperado de lesão na coxa, Durant liderou os visitantes, com 27 pontos. Pelo lado dos anfitriões, o brasileiro Raulzinho foi titular e anotou seis pontos.

Com o resultado, o Oklahoma ocupa o quarto lugar da Conferência Oeste, com nove vitórias e seis derrotas. O Utah é o sexto, com seis triunfos e sete derrotas.


Confira os resultados da noite desta segunda-feira:

Charlotte Hornets 127 x 122 Sacramento Kings
Cleveland Cavaliers 117 x 103 Orlando Magic
Miami Heat 95 x 78 New York Knicks
Milwaukee Bucks 109 x 88 Detroit Pistons
Minnesota Timberwolves 100 x 95 Philadelphia 76ers
San Antonio Spurs 98 x 84 Phoenix Suns
Utah Jazz 89 x 111 Oklahoma City Thunder

Acompanhe os jogos desta terça-feira:

Washington Wizards x Indiana Pacers
Atlanta Hawks x Boston Celtics
Memphis Grizzlies x Dallas Mavericks
Denver Nuggets x Los Angeles Clippers
Portland Trail Blazers x Chicago Bulls
Golden State Warriors x Los Angeles Lakers
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 08:45

Mancini avisa: 'Série A exige jogadores técnicos'

por Glauber Guerra
Mancini avisa: 'Série A exige jogadores técnicos'
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O técnico Vagner Mancini, do Vitória, reafirmou o desejo de continuar à frente da equipe na próxima temporada. Em entrevista à Rádio Bradesco, do Rio de Janeiro, o comandante Rubro-negro aconselhou a contratação de jogadores técnicos para a disputa da Série A.
“Você precisa de jogadores mais decisivos. A Série B te pede jogadores competitivos e a Série A exige jogadores técnicos”, afirmou o treinador.
Mancini ainda afirmou que o time Rubro-negro já tem uma boa base para a próxima temporada.


“O Vitória tem uma boa base que vai ser utilizada na montagem do elenco do ano que vem (...)  Na Série A você não pode partir do zero. Quando eu penso em ficar no Vitória é justamente dar sequência ao trabalho”, comentou.
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 08:30

Globo renova contrato com a Série B e pretende utilizar novo modelo de cotas

por Edimário Duplat
Globo renova contrato com a Série B e pretende utilizar novo modelo de cotas
Foto: Divulgação
A Rede Globo se antecipou ao fim do contrato, que seria em 2017, e já renovou o acordo de transmissão com o Campeonato Brasileiro da Série B até 2022. Agora, a emissora distribuirá os R$ 170 milhões entre os clubes participantes do torneio com exceção daqueles que tenham acordo de longo prazo com a rede de tv, como é o caso de Bahia e Vitória.


Segundo informações do site espn.com.br, existe a possibilidade de mudança na divisão do dinheiro, que hoje é distribuída de forma igualitária. Entretanto, os dirigentes descartam que se inicie um eventual processo de “espanholização” entre os participantes, como já acontece na primeira divisão nacional onde clubes como Flamengo e Corinthians apresentam uma grande diferença em comparação aos seus adversários.

Ainda segundo a reportagem, existe a proposta que 50% do valor seja distribuído igualmente entre os clubes enquanto que a outra metade será de acordo com critérios como ranking da CBF, desempenho no ano anterior e presença de torcida nos estádios.

Ao contrário dos clubes que detêm acordos de longo prazo e aqueles que estejam na elite do futebol nacional, os participantes da Série B não recebem o dinheiro diretamente da Globo, passando antes pela CBF que encaminha para as equipes. 
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 07:45

Bahia inicia última semana de treinamentos da temporada nesta terça

por Ulisses Gama
Bahia inicia última semana de treinamentos da temporada nesta terça
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Após perder mais uma partida no Campeonato Brasileiro da Série B, o Bahia dará início a última semana de treinamentos na tarde desta terça-feira (24), no Fazendão. Pela 38ª rodada da competição nacional, a equipe enfrentará o Atlético Goianiense, no sábado (28), na Arena Fonte Nova.
O elenco, que tem o comando de Aroldo Moreira, não conta com 14 atletas que já foram liberados pelo departamento de futebol. Tiago Real, que se disponibilizou para atuar nas partidas restantes após o fracasso no objetivo, também estará de fora. O meia recebeu o terceiro cartão na derrota para o Náutico no último sábado (21) amarelo e está suspenso.
O Bahia ocupa a nona posição da Série B, com 55 pontos conquistados.
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 07:30

Sem renovar com o Atlético-GO, Willie é devolvido ao Vitória

por Glauber Guerra
Sem renovar com o Atlético-GO, Willie é devolvido ao Vitória
Foto: Divulgação / Atlético-GO
A saída de Willie foi confirmada pelo Atlético-GO. O contrato do atacante com o clube vence na próxima segunda-feira (30) e não será devolvido. Dessa forma, o jogador de 22 anos volta para o Vitória, dono de seus direitos econômicos, e deve ser reemprestado para outra agremiação, já que está sem clima na Toca do Leão,após declarar que não tem mais cabeça para atuar no Rubro-negro. 


No Atlético-GO, Willie teve bons momentos, mas na reta final da competição caiu de produção e perdeu espaço na equipe goiana.


Revelado nas divisões de base do Vitória o atacante já vestiu a camisa Rubro-negra em 55 partidas e marcou oito gols. Ele teve vínculo com o Leão até julho de 2017.

Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
330405
Alemanha
136501
Estados Unidos
91658
Malásia
19732
Rússia
18348
China
12202
Ucrânia
6190
França
4137
Portugal
2887
Índia
2221




Chiquitinha Maravilha

DIA  20/11/15

TOTAL DE  ACESSOS  MAIS  DE  665 MIL /336  MIL INTERNMACIONAIS

ALEMANHA   MAIS  DE  135  MIL/BRASIL  MAIS  DE  329 MIL/USA  MAIS  DE  91  MIL... UMA  DAS MAIORES VISIBILIDADES  DE  UM BLOG  BAIANO  NO   MUNDO!


Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
329016
Alemanha
135917
Estados Unidos
91584
Malásia
19732
Rússia
18349
China
12202
Ucrânia
6170
França
4130
Portugal
2859
Índia
2212

Chiquitinha Maravilha

TOTAL DE ACESSOS    MAIS  604 MIL  EM  05/07/2015

PARABÉNS  MATA  DE  SÃO JOÃO 169  ANOS  DE EMANCIPAÇÃO 15/04/2015

EDIFICAÇÃO  DA  ARENA  SÃO  JOÃO   (ESTÁDIA  P/ MAIS  DE 5 MIL PESSOAS)

 NA  SEDE - CIDADE  DE  MATA  DE SÃO JOÃO/DETALHES   CLICK NO LINK ABAIXO


LINK SELEÇÃO MATENSE NO INTERMUNICIPAL E ARENA SÃO JOÃO, ESTÁDIO NA SEDE!

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/selecao-matense-no-intermunicipal-e.html


LINKS  DE POSTAGENS  RECENTES MAIO  DE  2015/ PENEIRA DO EC   BAHIA/SUB 17/ MATA DE SÃO JOÃO, COPA  METROPOLITANA  SUB -15/CAMP. MATENSE   ELITE 2015/ LNKS  DE VIDEOS INCLUIDOS  NAS  POSTAGENS  CITDAS!


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/bahia-do-jk-1x1-abcd-duelos-de-campeoes_18.html
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/portuguesa-x-rua-goias-matense-elite.html
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/reglmento-da-v-copa-metropolitana-sub.html
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/resultados-dos-jogos-da-v-copa.html
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/sel-matense-3x1-sel-de-teodoro-sampaio.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/peneira-do-ec-bahia-em-mata-de-sao-joao.html

PARABÉNS CIDADE DE  SALVADOR  466  ANOS  DE  FUNDAÇÃO - 29/03/1549 - 29/03/2015!

SUA HISTÓRIA  CLICK NO  LINK

NESSE MÊS DE MARÇO  dia 29 DE 2015,   COMEMORATIVO  AOS  466 ANOS  DE FUNDAÇÃO DA  CIDADE DE SALVADOR  (OCORRIDO EM 29/03/2015), ,O BLOG CHIQUITINHA MARAVILHA ESTÁ POSTANDO DIARIAMENTE UMA  COLETÂNEA  DE  POESIAS  DESCRITIVA  DA HISTÓRIA DA 1ª  CAPITAL DO BRASIL, AUTORIA  DE CHIQUITINHA  MARAVILHA  E   COM DIREITOS AUTORAIS REGISTRADO, PODENDO SER DIVULGADA, CITADO A FONTE  DE  ORIGEM.  MUITAS DESSAS POESIAS FORAM POETIZADAS    NO ANO  DE 1970 EM DIANTE,  QUANDO  CHIQUITINHA MARAVILHA TINHA 19  ANOS, E RESIDENTE NA SUA CIDADE NATA, MATA DE  SÃO  JOÃO/BA.

POESIAS  POETIZADA A LUZ  DOCUMENTAL, COM   INSPIRAÇÃO  POÉTICA DO AUTOR DAS  POESIAS.



FAMÍLIA  PEREIA  CHAGAS E  RAMIFICAÇÕES - UMA  GERAÇÃO DE POVOADORES A PARTIR DE PORTUGAL P/ MATA  DE SÃO JOÃO , CIDADES  VIZINHAS  DESDE OS  PRIMORDIOS!

 VER  TRAÇOS BIOGRÁFICOS FAMÍLA PEREIRA   CHAGAS E RAMIFICAÇÕES NO BLOG.


PEREIRA  CHAGAS E RAMIFICAÇÕES!

 FAMÍLIAS DE  DE POVOADORES, DESDE

OS  PRIMÓRDIOS DA  POVOAÇÃO 

MATENSE E CIDADES VIZINHAS



A  CITADA FAMÍLIA, ORIGINADAS DE PORTUGAL PRA O  BRASIL,  VIA  SOLO BAIANO, COMPOSTA DESDE OS  PRIMÓRDIOS DE:

POVOADORES, AGRICULTORES, PECUARISTA, FAZENDEIROS, DONOS  DE  ENGENHOS DE  CANA DE  AÇÚCAR, CAFEICULTORES, BARÕES,  VISCONDES, PREFEITOS, INTENDENTES, VEREADORES, CONSELHEIROS MUNICIPAIS, GOVERNADORES, SENADORES, DEPUTADOS, ADVOGADOS, JUÍZES   DESEMBARGADORES, MILITARES, MÉDICOS, POETAS, ESCRITORES, MÚSICOS  ATLETAS (MARATONISTAS, JUDOCAS, JOGADORES DE  FUTEBOL, E  MUITO  MAIS...). 




A Curso  de Legislação Empresarial  LDTDA/TPD/IOB
Credenciamento: CFMO O97

Oswaldo  Melantonio  Formado  em  Direito, Filosofia   e Jornalismo, Av. Marquês  de  São Vicente (Agua  Branca), São  Paulo/SP.

Certificado COMUNICAÇÕES  VERBAIS /Concluído  em 7/03/1986

Chiquitinha  Maravilha nasceu  no  dia  07/07/1951 ás  03: 05 hs  na  Travessa  Barão  Açu  da  Torre, atual  rua  Luis Sepúlveda  Garces, centro,  cidade  de  Mata  de  São João, curso  primário  no Grupo Escolar  Getúlio Vargas (1959/65), ginasial  IMEMB  (atual CMMB)  de  1966/69. Chiquitinha  Maravilha  aposentado, Técnico em Química (nível médio), Curso  de  Comunicações Verbais  em  07/03/1986, (100 horas de  duração, EQUIVALENTE A 6 MESES), Credenciamento: CFMO 097,  o Professor Responsável   pelo Curso de Legislação Empresarial  o Professor Oswaldo Melatonio, formado  em Direito, Filosofia e  Jornalismo;
No  citado  curso grandes  figuras  do  mundo  da  comunicação  política, esportiva, empresarial, realizaram o citado curso (Oreste Quecia, Osmar Santos, Janio Quadros fizeram esse citado curso.... ).

                                      MATA DE SÃO JOÃO/BA.
Praça Barão Açu da Torre (primo de Chiquitinha  Maravilha e de Frank Chaga) na Cidade  de  Mata  de  São João na
década de  1950, nessa   citada  praça  nasceu Frank Chagas no dia 11/08/1939.


 Troféu Ndilson Daltro dos  Santos (Nai)


ABAIXO :
LINK DA BIOGRAFIA  DO NDUSTRIAL PRISCÍLIO  DE  ABREU  GUIMARÃES  /LATICINIO  DE  LEITE/CIDADE  DE MATA DE SÃO  JOÃO/BA.

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/biografias-emancipacao-de-mata-de-sao.html

  




Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 
Salvador/Ba. 42. 198 metros

                                  CORRER É VIVER, REJUVENESCER...

                               (A Poesia do Corredor)

                   Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

                     Poetizada em  13/02/1985

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantesdoatletismo. 
Direitos Autorais registrado em nome de  Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João).
Correu  15 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio deJaneiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)2 maratonas em Nova York (1984 e 1986) 2 São Silvestre (1983, 1984). Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da BahiaCorreu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).



LINKS DE POSTAGENS HISTÓRICAS!

Estatua  de Bonze para Zuza Ferreira, Introdutor 

do Futebol  na Bahia em 28/10/1901



Chiquitinha Maravilha

Histórica  Poética  Resumida  da  Cidade  de Salvador, a  Luz Documental!

O poeta matense, Chiquitinha Maravilha, documento conteúdos importantes, históricos, da Cidade de Salvador, tanto na escrita, como nos versos a luz Documental, da poesia Salvador, A Peroloa Barroca das Américas!


Poetizada no ano de 1970, aos 19 anos na cidade de Mata de São João e ampliada a partir de 1999, com ... Ver mais — com Chiquitinha Maravilha, poetizando a Cidade de Salvador, desde os 19 anos, 1970!

Abaixo:
Link  abaixo  da história da  1ª Constituição da  Bahia  na  era  Republicana 02/07/1891!

Abaixo: Biografia  do Bacharel e poeta  Inconfidente Tomas Gonzaga


Abaixo: Viva  Tiradentes!   E os Inconfidentes, a história  da  Conjuração Mineira  que  pregava  ideais   de  um Brasil Republicano e  não Monarquico,  ou Imperial!


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/viva-tiradentes-e-os-inconfidentes.html

Abaixo /
Jornalista, escritor, Politico,  da Academia  de  Letras da Bahia, Jorge  Calmon  Muniz de Bitencourt, sua biografiua  a  luz   documental!


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2014/11/jorge-calmon-muniz-de-bitencourt-sua.html 


lINKS SOBRE  A INCONNFIDENCIA  MINEIRA:







http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/salvador-capital-mundial-o-turismo.html


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/p/biografia-de-chiquitinha-maravilha.html













http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/baltazar-de-aragao-o-bangala-defensor.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/cidade-de-salvador-no-seculo-xvii_66.html


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/deputados-aragoes-durante-o-regime.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/balthazar-1865-e-barao-de-sao-francisco.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/francisco-dias-davila-e-uniao-com-os.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/os-aragoes-nos-cargos-politicos-e.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/os-descendentes-de-baltazar-de-aragao.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/ciclos-de-vidas-ambientais-preservar.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/convento-do-desterro-santa-clara-sua.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/diogo-de-aragao-pereira-parte-iii.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/dama-bela-graciosa_30.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/segunda-invasao-holandesa-em-salvador.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/os-passaros-descricao-poetica.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/igreja-da-misericordia-cidade-de.html


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/a-se-primacial-do-brasil.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/viva-zuza-ferreira-e-o-futebol-da-bahia.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/igreja-e-colegio-de-orfaos-de-sao.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/convento-e-colegio-das-mercez.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/igreja-e-mosteiro-de-sao-bento-sua.html




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário