quinta-feira, 26 de novembro de 2015

NOTÍCIAS DO BAHIA VITÓRIA E OUTROS TIMES DO BARSIL

FONTE BAHIA  NOTÍCIAS
Quinta, 26 de Novembro de 2015 - 07:30

Nordeste Sub-20: Em busca da classificação, Vitória encara o América-RN nesta quinta

por Glauber Guerra
Nordeste Sub-20: Em busca da classificação, Vitória encara o América-RN nesta quinta
Foto: Divulgação / Vitória
O Vitória encara o América-RN nesta quinta-feira (26), às 19h30, no Estádio Gerson Amaral, em Coruripe, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste Sub-20.
Na liderança do Grupo C com quatro pontos, a equipe comandada pelo técnico Valnei Pichite precisa apenas de um empate para garantir a classificação para a próxima fase do certame regional.
A tendência é que o time Rubro-negro entre em campo com a seguinte formação:Wallace; Wellison, Washington, Felix e Jefferson; Baiano, Alex, Francisco e Eudair; Jhony e Léo Ceará.
Quinta, 26 de Novembro de 2015 - 00:00

Giba critica pouco enraizamento do vôlei no Nordeste: ‘Região muito rica’

por Matheus Caldas
Giba critica pouco enraizamento do vôlei no Nordeste: ‘Região muito rica’
Foto: Matheus Caldas / Bahia Notícias
Um currículo vasto: oito títulos da Liga Mundial, tricampeão do Mundo, duas Copas do Mundo e três medalhas olímpicas, sendo uma de ouro. São inúmeros títulos que fazem inveja a qualquer seleção ou equipe de vôlei do mundo, mas é a carreira de Gilberto Amauri de Godoy Filho, o Giba. O ex-atleta acredita que o esporte precisa ser mais difundido no Nordeste do Brasil: “A prática do vôlei precisa enraizar-se mais. Não só precisa, como deve. O Brasil é muito grande e podemos ter muitos ídolos no esporte, não só no vôlei, mas no judô, enfim, em outras modalidades. A prática do esporte deveria ser mais incentivada pelo Nordeste, principalmente. Aqui existe só um time, em Recife, se não me engano [na Superliga feminina]. As empresas poderiam dar esse incentivo. Essa é uma região muito rica”, declarou Giba antes de lançar sua autobiografia em Salvador. Nenhuma equipe nordestina participa da Superliga de vôlei, tanto no masculino, como no feminino. Apesar disso, Giba acredita que o esporte ‘continua numa crescente’ no Brasil – apesar do declínio recente em competições internacionais no naipe masculino. “O Brasil continua lutando por vários títulos, fazendo várias finais. Isso mostra que o trabalho feito pela comissão técnica continua sendo muito bom”. Para os Jogos Olímpicos Rio 2016, o ex-atleta mostra ainda mais confiança em bons resultados. “Os dois tem grandes chances de medalha [masculino e feminino], não sei afirmar qual tem mais chances. Eles continuam entre os 5 melhores do mundo”, disse Giba que ainda foi modesto ao falar sobre sua condição de provável melhor jogador brasileiro da história. “Cada um teve o seu tempo, sua época. As regras mudaram, o voleibol mudou. Os outros também foram grandes craques”, afirmou. 
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 23:02

Com gol de Gabriel, Santos vence Palmeiras na primeira decisão da Copa do Brasil 2015

por Edimário Duplat
Com gol de Gabriel, Santos vence Palmeiras na primeira decisão da Copa do Brasil 2015
Foto: Reprodução/Sportv
Em um jogo truncado e com muitos cartões amarelos, o Santos saiu na frente pelo título da Copa do Brasil 2015. Jogando na Vila Belmiro, o alvinegro do litoral derrotou o Palmeiras por 1 a 0 e agora joga por um empate para conseguir o seu segundo título na competição nacional.


O gol do Peixe aconteceu aos 33 do segundo tempo, quando Gabriel recebeu passe de Ricardo Oliveira, se livrou da marcação e chutou no canto de Fernando Prass para abrir o marcador. A partida ainda foi marcada pelo grande número de cartões para as duas equipes e a substituição do árbitro da partida, Luiz Flávio de Oliveira, que se sentiu mal no final da partida e deu lugar a Marcelo Aparecido de Souza.

Agora, as duas equipe voltam a campo na próxima quarta-feira (2) em jogo marcado às 21h (horário da Bahia) no Allianz Parque.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 22:00

Após ameaça de boicote, CBB chama clubes femininos e promete mostrar planejamento

por Marcius Azevedo | Estadão Conteúdo
Após ameaça de boicote, CBB chama clubes femininos e promete mostrar planejamento
Após o presidente do Americana/Corinthians, Ricardo Molina, se manifestar prometendo um boicote à seleção brasileira feminina, o presidente da Confederação Brasileira de Basquete, Carlos Nunes, agendou um encontro para apresentar o planejamento da entidade para os Jogos Olímpicos de 2016 e ouvir o manifesto de dirigentes, treinadores e outros profissionais da modalidade.


"É uma situação que poderia ser evitada. Há um planejamento para o basquete feminino e imagino que nem todos tenham o conhecimento. O tratamento ao basquete feminino é igual ao masculino", garantiu Carlos Nunes. "Vamos promover este encontro justamente para apresentar o planejamento e ouvir o que todos têm para dizer", completou.

A reunião será realizada no dia 3 de dezembro, às 13h, no Salão de Convenções da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Segundo nota da CBB, foram convidados dirigentes, técnicos, atletas e presidentes de federações que estão disputando a Liga de Basquete Feminino (LBF) 2015-2016, além de representantes do Ministério do Esporte, Comitê Olímpico do Brasil (COB), Associação de Atletas Profissionais de Basquetebol, Associação de Treinadores de Basquetebol, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e o presidente da LBF.

Na segunda-feira, Ricardo Molina divulgou o boicote dizendo que os seis times que disputam a LBF não iriam liberar as jogadoras para participar do evento-teste do basquete para os Jogos Olímpicos, que está agendado para janeiro de 2016. Roberto Dornelas, técnico do América-PE, e um dos líderes do grupo, confirmou a intenção do movimento.

O descontentamento com o tratamento dado ao basquete feminino por parte da gestão Carlos Nunes vem de anos, mas o estopim para o início do movimento foi a ausência de qualquer dirigente da CBB no evento de lançamento da LBF 2015/2016, na semana passada, em São Paulo. Nunes, entretanto, esteve presente ao evento-teste do tênis de mesa, no Rio.

O grupo defende uma intervenção na gestão da seleção feminina, incluindo até uma possível demissão do atual treinador Luiz Augusto Zanon. A alegação neste caso é que o técnico abandonou o feminino ao assumir o time masculino de São José. Neste momento, no entanto, Zanon está sem clube.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 20:45

Alfredo Montesso é novo executivo da base do Vitória

por Glauber Guerra
Alfredo Montesso é novo executivo da base do Vitória
Foto: Divulgação/ Botafogo
Ex-auxiliar técnico de René Simões, Alfredo Montesso é o novo executivo das divisões de base do Vitória. O posto era ocupado por Manoel Matos, vice-presidente da agremiação, que acumulava as duas funções. A informação foi revelada nesta quarta-feira (25) por Carlos Anunciação, gerente das categorias inferiores do clube.
“Ele vai ser o executivo da base. Vai me ajudar bastante e é uma pessoa que eu conhecia. Um excelente profissional e vem para somar”, disse Anunciação, em entrevista à Rádio Transamérica FM.
Montesso vai começar a trabalhar visando a Copa São Paulo de Juniores, que tem inicio em janeiro do ano que vem.


Graduado em educação física, Alfredo Montesso já foi auxiliar técnico no Botafogo, Coritiba, Jamaica, Irã, Figueirense, Atlético-GO, entre outros. No Vitória, ele trabalhou como preparador físico entre 2005 a 2007.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 20:30

Wolfsburg vence CSKA pela Liga dos Campeões da Europa

por Matheus Caldas
Wolfsburg vence CSKA pela Liga dos Campeões da Europa
Foto: Divulgação / Twitter
O CSKA Moscou (RUS) recebeu o Wolfsburg (ALE) e foi derrotado por 2x0, na capital russa. O jogo era válido pela 5ª rodada da Liga dos Campeões da Europa e colocou o time alemão com a classificação bem encaminhada para a próxima fase. A equipe russa não tem mais chances de classificação.


O destaque do jogo foi André Schürrle, campeão mundial com Alemanha, que saiu do banco e fez os 2 gols que definiram a partida e deram os 3 pontos para o Wolfsburg, vice-campeão alemão na última temporada.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 18:35

Luiz Gustavo reafirma vontade de continuar no Vitória: 'É o meu desejo'

por Glauber Guerra
Luiz Gustavo reafirma vontade de continuar no Vitória: 'É o meu desejo'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Continuar no Vitória. Esse é o desejo do polivalente Luiz Gustavo. O atleta pertence ao Palmeiras e tem contrato com o Rubro-negro até dezembro deste ano.
“Tenho contrato no Palmeiras, mas minha vontade é de permanecer no Vitória. Esse é o meu desejo. Vamos ver o que vai acontecer. Espero que tenha um desfecho legal e importante para ambas às partes”, disse o atleta, em entrevista ao Bahia Notícias.
Conhecido pela sua versatilidade em campo, já que atua como volante, zagueiro e lateral-direito, Luiz Gustavo revelou que ainda não foi procurado pela diretoria do Leão.
“Ainda não conversamos.  A diretoria vai esperar essa última partida para começar as conversas.  Temos um jogo contra o Santa Cruz e aí vamos esperar para que tudo se encaminhe para um desfecho bom”, completou.
Luiz está no Vitória desde setembro de 2013, sempre por empréstimo. Em maio, ele sofreu uma lesão muscular e só voltou aos gramados no triunfo por 1 a 0 sobre o Ceará, no dia 14 de novembro.
“Tive um ano difícil. Infelizmente me machuquei no início da Série B. Mas me recuperei e espero continuar no Vitória”, finalizou.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 18:30

Vitória da Conquista contrata Billy para lateral-esquerda

por Matheus Caldas
Vitória da Conquista contrata Billy para lateral-esquerda
Foto: Divulgação / ECPP
O Vitória da Conquista continua se movimentando nos bastidores para montar sua equipe visando o Campeonato Baiano 2016. O clube anunciou a contratação do lateral-esquerdo Billy, 24, nesta quarta-feira (25), por meio de seu site oficial.


O jogador foi revelado pelo Paraná Clube e tem passagens também por Grêmio Prudente (SP), Brasil de Pelotas (RS) e seu último clube foi a Linense (SP). Na terça-feira (24) o Bode já havia anunciado as contratações do zagueiro Leandro Cardoso e do preparador físico Alexandre Duarte, campeão da Série D pelo Botafogo (PB), em 2013.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 18:15

Bahia segue preparação para enfrentar Atletico-GO com treino técnico e coletivo

por Ulisses Gama
Bahia segue preparação para enfrentar Atletico-GO com treino técnico e coletivo
Foto: Divulgação / EC Bahia
No Fazendão, o elenco do Bahia deu continuidade aos trabalhos nesta quarta-feira (25) para enfrentar o Atlético Goianiense, neste sábado (28), pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Sob o comando do técnico Aroldo Moreira, o grupo realizou, primeiramente, um treino tático em campo reduzido. Após a atividade, o grupo participou de um treino coletivo, onde o comandante tricolor testou a provável equipe que enfrenta o time goiano.
O lateral João Paulo, que está em recuperação de um trauma no tornozelo esquerdo, desceu ao gramado, mas trabalhou somente a parte física.
A equipe volta a treinar nesta quinta-feira (26), no Fazendão.  
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 17:30

Rodrigo Góis demonstra confiança para reverter a vantagem do Flu na Copa Governador

por Matheus Caldas
Rodrigo Góis demonstra confiança para reverter a vantagem do Flu na Copa Governador
Foto: Reprodução / Arquivo pessoal
A Juazeirense tinha a vantagem de empatar os dois jogos para ser campeã da Copa Governador do Estado. Contudo, o Fluminense de Feira fez um gol nos acréscimos do segundo tempo, revertendo a vantagem e vencendo o primeiro jogo da final por 1x0. A continuação desse embate acontecerá neste sábado (27), na Fonte Nova, às 14h. O Cancão de Fogo precisa vencer por qualquer placar para levar o título.
Apesar de ter perdido a vantagem, Rodrigo Góis, zagueiro da equipe de Juazeiro, demonstra confiança para reverter isto. "A equipe está confiante. Apesar de termos perdido a vantagem para o Fluminense, não tem nada perdido. Faremos um jogo inteligente, mas sabendo que agora eles jogam pelo empate. O jogo será num estádio bom, num palco interessante", disse o defensor, em entrevista ao Bahia Notícias.
Além do jogo, o jogador comentou sobre o planejamento para o próximo ano. "Eu tenho contrato até 30 de dezembro de 2016 e devo permanecer na Juazerense. Ao menos que eles não tenham interesse, ou apareça algo melhor, já está tudo certo", finalizou.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 17:00

CBB nega gastos ilícitos com esposa do presidente Carlos Nunes

por Estadão Conteúdo
CBB nega gastos ilícitos com esposa do presidente Carlos Nunes
Foto: Divulgação
A crise gerada na manhã desta quarta-feira (25) na Confederação Brasileira de Basquete (CBB), com as acusações de gastos ilícitos de verba proveniente de patrocínio, caiu como uma bomba na entidade. Por isso, horas depois das alegações serem reveladas, uma nota de esclarecimento foi veiculada no site da confederação com o intuito de negar qualquer irregularidade.


Na manhã desta quarta, uma matéria divulgada pelo site UOL garantiu que boa parte da verba disponibilizada pela patrocinadora Eletrobras à CBB foi gasta de forma irregular. Através de documentos obtidos através da Lei de Acesso à Informação, o veículo mostrou que mais de R$ 2 milhões teriam sido destinados a artigos luxuosos como viagens, jantares caros e vinhos para a esposa do presidente da entidade, Carlos Nunes.

Segundo a acusação, isto fez com que a prestação de contas da CBB à Eletrobras fosse recusada. A empresa alega que R$ 2.308.235,25 dos R$ 4 milhões disponibilizados foram gastos de forma ilícita, sendo boa parte deste valor com a senhora Clarice Mancuso Garbi. No cartão corporativo de Carlos Nunes, aparecem gastos com restaurantes caros e compras em lojas na Europa. Entre os roteiros internacionais estão Madri, Cancún e Paris.

Em nota oficial, a CBB negou as acusações. "As premissas utilizadas para elaboração de mais uma matéria contra a administração da CBB são propositadamente equivocadas", garantiu. "Objetivamente, não houve nenhum gasto de recursos públicos com despesas pessoais ou indevidas da presidência, visto que, no curso do contrato em que aquelas citadas despesas ocorreram, a CBB entregou, periodicamente, toda a documentação de movimentação para a Eletrobras, que fez as devidas análises."

A entidade garante que o processo que corre na Justiça movido pela Eletrobras contra a CBB não tem qualquer relação com as acusações feitas nesta quarta. "A verdade é que a ação judicial tem por base um contrato específico (muito diferente do contrato originário de patrocínio encerrado em 2012), onde nenhuma daquelas despesas citadas se insere nas prestações de contas."

A confederação ainda garantiu que os gastos particulares são realizados através de recursos privados. "A CBB submete todas as suas movimentações, de qualquer natureza, à apreciação de auditoria independente e aos controles estatutários. Todas as movimentações indevidas são motivo de retificações e reparos."

Em meio ao furor causado pela acusação, a Associação dos Atletas Profissionais de Basquetebol do Brasil (AAPB) se manifestou através de uma nota de repúdio, mostrou-se contra qualquer contravenção realizada pela atual diretoria da CBB, mas adotou cautela antes de se posicionar contra a entidade.

"A matéria de cunho jornalístico apresenta detalhes dos supostos desvios de finalidade no emprego da utilização dos recursos da CBB, mas ainda não indica decisões judiciais que confirmem a ilicitude dos atos praticados, razão pela qual o presente repúdio é acompanhado de cautela, para que se tenha um conhecimento mais profundo e técnico das alegações", afirmou.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 16:45

Com 37 anos, Jorge Wagner descarta aposentadoria: 'Ainda me sinto bem'

por Glauber Guerra
Com 37 anos, Jorge Wagner descarta aposentadoria: 'Ainda me sinto bem'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O meio-campista Jorge Wagner, do Vitória, não pensa em pendurar as chuteiras. Com 37 anos, o veterano garante que se encontra bem fisicamente.
“Ainda bem sinto bem. O meu desejo é de seguir como atleta profissional. Já falei algumas vezes que estou perto do final da minha carreira. Mas ainda estou me sentindo bem e com disposição para treinar. Enquanto continuar assim, não tenho nenhum plano para encerrar a carreira”, disse o atleta, em entrevista ao Bahia Notícias.
Jorge Wagner ainda revelou que não teve nenhuma conversa com a diretoria do Vitória, mas expressou a vontade de permanecer na Toca do Leão. Seu contrato expira no próximo dia 31 de dezembro.
“Termina agora meu contrato, mas não teve nenhuma conversa. Acredito que não conversaram com nenhum jogador. Todos os diretores tiveram uma conversa franca e falaram que iam conversar sobre renovações com os jogadores a partir do momento que conseguir o acesso. Fica a expectativa para os próximos dias. Eu gostaria muito de permanecer aqui no Vitória, por tudo que a gente passou esse ano, pelo grupo que a gente criou e as amizades que foram feitas. Vamos aguardar a posição do clube. Mas vou seguir jogando”, afirmou.


O veterano desembarcou na Toca do Leão no início da temporada. Até o momento, ele atuou em 38 partidas e marcou três gols.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 16:37

Romário esclarece citação de seu nome em gravações e rebate: 'Advogado de um bandido'

por Matheus Caldas
Romário esclarece citação de seu nome em gravações e rebate: 'Advogado de um bandido'
Foto: Reprodução / Espn
O senador e ex-jogador Romário (PSB-RJ) defendeu-se de algumas citações que levaram ao seu nome, numa gravação que  levou Delcídio Amaral, líder do governo no senado, e o banqueiro André Esteves, dono do BTG, para a prisão. A defesa foi publicada besta quarta-feira (25), em seu perfil no Facebook.


Romário garante que no dia 4 de novembro se reuniu com Delcídio apenas para tratar da votação de um Projeto de Resolução do Senado (PRS 50/2015), do senador José Serra, no qual foi coautor. 

"No áudio, meu nome é citado. E uma história diferente da relatada acima é contada. O advogado levanta suspeita sobre um assunto que já foi esclarecido por mim e pelas autoridades brasileiras e suíças", se defende.

"Aqueles que novamente fazem acusações inverídicas claro que responderão à Justiça. Qual a credibilidade do advogado de um bandido, corrupto e responsável por roubar uma das principais empresas do país?", questiona.

Na conversa gravada entre Delcídio Amaral e Edson Ribeiro, advogado de Nestor Amaral, Ribeiro afirma que Romário possuía conta na Suíça e que o ‘Baixinho’ foi avisado para retirar dinheiro do banco BSI.

Em julho deste ano, a revista Veja publicou que o senador havia uma conta na Suíça, não declarada à Receita Federal do Brasil, apresentando extratos comprovando isto. Romário viajou até à Europa para desmentir a publicação da revista.  O Banco BSI afirmou que o extrato apresentado era falso e mostrou um documento no qual diz que a conta não existe.

O BSI foi comprado em 2014 pelo BTG Pactual, que tem André Esteves (preso também nesta quarta-feira na Operação Lava Jato ) como um de seus sócios.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 16:30

Giba promove noite de autógrafos em lançamento de autobiografia em Salvador

por Matheus Caldas
Giba promove noite de autógrafos em lançamento de autobiografia em Salvador
Foto: Matheus Caldas / Bahia Notícias
O ex-jogador de vôlei Giba esteve em Salvador na última terça-feira (24) para lançar sua autobiografia “Giba neles!”. O evento aconteceu na Livraria Saraiva do Salvador Shopping.


“O objetivo é contar um pouco da minha trajetória. Resolvi escrever isso só depois que eu realmente parasse de jogar. A ideia é narrar um pouco dessa história de superação da minha vida, pra ver se eu inspiro um pouco esse país que passa por tanta dificuldade. O esporte é uma maneira de levantar essa moral do brasileiro”, disse Giba, em entrevista ao Bahia Notícias. 
O ex-atleta foi campeão olímpico em 2004 e é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos, em sua modalidade. Giba aposentou-se em 2014.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 16:15

De volta ao time titular, Jean valoriza oportunidade no Bahia

por Ulisses Gama
De volta ao time titular, Jean valoriza oportunidade no Bahia
Foto: Divulgação / EC Bahia
Diante do Atlético Goianiense, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, o Bahia contará com o retorno de Jean na meta tricolor. O atleta, que chegou a ser titular no início da temporada e acabou perdendo espaço, afirmou que esta não era a melhor maneira de retornar ao time titular, já que a equipe não tem mais chances de acesso à elite do futebol nacional.
"Com certeza não é do jeito que a gente queria. Eu podia estar jogando a última partida, mas com a gente já poderia ter garantido o acesso. É dificil pro torcedor entender, mas pra gente que terá oportuinidade vale bastante", disse, nesta quarta-feira (25), em entrevista coletiva.
Com 20 anos de idade, Jean avaliou positivamente o seu ano. Além de ter sido titular da meta tricolor, o arqueiro defendeu a seleção brasileira sub-20.
"Foi um ano muito bom pra mim profissionalmente. Estava disputando a Copa São Paulo no começo do ano, não tinha perspectiva de ir para o profissional. Aconteceu tudo muito rápido. Ser titular no Bahia, seleção brasileira e disputar um mundial. Foi um ano muito bom pra mim profissionalmente".
O Bahia enfrenta o time goiano no próximo sábado (28), às 16h30 (horário da Bahia), na Arena Fonte Nova.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 16:00

Benfica arranca empate no Casaquistão, mas ainda não garante vaga às oitavas.

por Estadão Conteúdo
Benfica arranca empate no Casaquistão, mas ainda não garante vaga às oitavas.
Foto: Reprodução / Benfica
O Benfica foi ao Casaquistão enfrentar o Astana, nesta quarta-feira (25), dependendo de uma vitória para garantir vaga nas oitavas de final da Liga dos Campeões. Mesmo diante da fragilidade do adversário, no entanto, o time português foi mais um a sair do país sem o resultado positivo e ficou somente no empate por 2 a 2.


O resultado manteve o Benfica na liderança do Grupo C, agora com 10 pontos, mas ainda sem a vaga na próxima fase. Isso porque Atlético de Madrid, com sete, e Galatasaray, com quatro, ainda se enfrentam nesta quarta, na Espanha. Qualquer resultado que não seja uma vitória dos turcos, garante os portugueses nas oitavas.

O empate desta quarta ainda estragou o que seria a primeira vitória do Astana na história da Liga dos Campeões. Mas os casaques fazem bonito na competição, já que ficaram invictos em partidas em casa - empataram as três -, logo na primeira participação de um clube do país no torneio.

No início de jogo, até parecia que o Astana conseguiria o improvável triunfo. Twumasi recebeu cruzamento da esquerda e testou firme para abrir o placar aos 19 minutos. Também pelo alto, Anicic aproveitou falta cobrada e desviou de cabeça pra ampliar para os casaques aos 31.

Mas a felicidade dos mandantes parou por aí. Isso porque aos 40 minutos, Raúl Jiménez se utilizou do mesmo artifício e marcou de cabeça para descontar para o Benfica. O empate saiu no segundo tempo, novamente com Raúl Jiménez, aos 28 minutos. Ele desviou de direita um cruzamento rasteiro.

O Grupo C da Liga dos Campeões será dividido no dia 8 de dezembro. O Astana viaja para a Turquia para enfrentar o Galatasaray. Já o Benfica recebe o Atlético de Madrid em Portugal.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 15:00

Presidente do Twente renuncia em meio a escândalo de corrupção na Holanda

por Estadão Conteúdo
Presidente do Twente renuncia em meio a escândalo de corrupção na Holanda
Foto: Divulgação
O presidente do Twente, Aldo van der Laan, teve a sua renúncia confirmada oficialmente pelo clube holandês nesta quarta-feira. O dirigente se viu obrigado a deixar o cargo após o vazamento de documentos que apontaram um acordo com investidores estrangeiros para transferências de jogadores.


Van der Laan está saindo da presidência por causa de dúvidas relacionadas a um acordo com a empresa Doyen Sports Investments, baseada em Malta, que estava afetando o Twente. O clube informou, por meio de um comunicado, que a Federação Holandesa de Futebol (KNVB, na sigla em holandês) está investigando o caso.

O site Football Leaks publicou nesta semana um contrato entre a Twente e a Doyen. O acordo foi assinado em 2014, antes de a Fifa proibir a prática conhecida como propriedade de terceiros no mundo do futebol. De acordo com o documento vazado na imprensa, a Doyen concordou em pagar 5 milhões de euros de comissão para deter de 10% a 50% dos direitos de transferência de sete jogadores.

A Fifa proibiu recentemente o direito de terceiros como uma forma de proteger a integridade do futebol, tendo em vista o fato de que investidores poderiam forçar a transferência de jogadores para obterem lucros em possíveis negociações.

No comunicado na qual explicou os motivos para a renúncia de Van der Laan, o Twente destacou que "os interesses do clubes sempre foram primordiais e agora estão sob suspeita". "As dúvidas persistentes estão prejudicando o Twente", enfatizou.

Os documentos revelados pelo site Football Leaks apontam que o clube violou as normas da KNVB. Se o clube for considerado culpado neste caso, poderá receber punições que vão desde a perda de pontos no Campeonato Holandês até o rebaixamento ou até mesmo a perda da licença para atuar nas duas principais divisões do país.

Em crise financeira, o Twente precisou vender um grande número de jogadores na última janela de transferências para tentar cortar seus custos e pagar dívidas. Entre os atletas negociados esteve o atacante mexicano Jesus Corona, vendido ao Porto, de Portugal, por US$ 12,7 milhões.

Em campo, a fase do time também é muito ruim. Ocupa atualmente a 15ª posição do Campeonato Holandês, logo à frente da zona de rebaixamento, sendo que perdeu os seus quatro últimos jogos e na semana passada levou uma goleada de 5 a 0 do Feyenoord.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 14:38

Ana Marcela e Isaquias Queiroz disputam o Prêmio Brasil Olímpico 2015

por Edimário Duplat
Ana Marcela e Isaquias Queiroz disputam o Prêmio Brasil Olímpico 2015
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou na última terça-feira (24) os atletas mais votados para o Prêmio Brasil Olímpico 2015, que elegerá o esportista do ano no país. E dentre os selecionados estão os baianos Isaquias Queiroz, da canoagem, e Ana Marcela Cunha, da maratona aquática.


Além dos dois atletas, também estão concorrendo Ágatha e Bárbara (vôlei de praia), Ana Marcela Cunha (maratona aquática) e Fabiana Murer (atletismo), no feminino; e Alison e Bruno (vôlei de praia), Isaquias Queiroz (canoagem) e Marcelo Melo (tênis), no masculino.

Os vencedores do troféu de Melhor Atleta do Ano serão anunciados durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, no Teatro Bradesco, no Rio de Janeiro, no dia 15 de dezembro. Além do melhor atleta do ano, o COB também anunciou os melhores atletas de 2015 nas 49 modalidades olímpicas, com o também baiano Robson Conceição no boxe.

Confira abaixo a lista dos melhores de 2015 no esporte nacional:

Maratona Aquática – Ana Marcela Cunha
Canoagem Velocidade – Isaquias Queiroz
Atletismo – Fabiana Murer
Badminton – Lohaynny Vicente
Basquete – Leandro Barbosa
Boliche – Marcelo Suartz
Boxe – Robson Conceição
Canoagem Slalom – Ana Satila Vargas
Ciclismo BMX – Renato Rezende
Ciclismo Estrada – Flavia Paparella
Ciclismo Mountain Bike – Henrique Avancini
Ciclismo Pista – Kacio Freitas
Desportos na Neve – Michel Macedo
Desportos no Gelo – Edson Bindilatti
Esgrima – Renzo Agresta
Esqui Aquático – Marcelo Giardi
Futebol – Lucas Lima
Ginástica Artística – Arthur Zanetti
Ginástica de Trampolim – Camilla Gomes
Ginástica Rítmica – Natália Gáudio
Golfe – Lucas Yu Shin Lee
Handebol – Ana Paula Rodrigues
Hipismo Adestramento – João Victor Oliva
Hipismo CCE – Ruy Leme
Hipismo Saltos – Pedro Veniss
Hóquei sobre Grama – André Luiz Couto
Judô – Érika Miranda
Karatê – Valéria Kumizaki
Levantamento de Peso – Fernando Reis
Lutas – Aline Ferreira da Silva
Natação – Thiago Pereira
Nado Sincronizado – Luisa Nunes Borges e Maria Eduarda Miccuci
Patinação Artística – Marcel Stürmer
Pentatlo Moderno – Yane Marques
Polo Aquático – Felipe Perrone
Remo – Fabiana Beltrame
Rugby – Paula Ishibashi
Saltos Ornamentais – Giovanna Pedroso e Ingrid de Oliveira
Softbol – Martha Murazawa
Squash – Giovanna Veiga de Almeida
Taekwondo – Iris Silva Tang Sing
Tênis – Marcelo Melo
Tênis de Mesa – Hugo Calderano
Tiro com Arco – Marcus Vinicius D’Almeida
Tiro Esportivo – Cassio Rippel
Triatlo – Manoel Messias
Vela – Martine Grael e Kahena Kunze
Vôlei de Praia – Alison Cerutti e Bruno Schmidt
Voleibol – Sérgio Dutra dos Santos
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 14:30

Serrano empata com o Sport Recife pela Copa do Nordeste sub-20

por Estadão Conteúdo
Serrano empata com o Sport Recife pela Copa do Nordeste sub-20
Foto: Cidade Esportes
Depois de vencer o Boca Júnior de Sergipe, o Serrano voltou a pontuar na Copa do Nordeste Sub-20 2015. Na última terça-feira (24), a equipe Mongoió empatou em 1 a 1 com o Sport Recife em confronto realizado no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca-AL.


Com o resultado, os rubro-negros chegaram aos quatro pontos e se mantém na segunda posição do Grupo B, perdendo no saldo para o Leão de Recife. No outro jogo da chave, o Boca derrotou o Guarany de Sobral por 4 a 3.

O Serrano volta a campo na próxima quinta-feira (26), às 17h30, quando enfrenta o Guarany em Arapiraca.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 14:15

FBF define arbitragem para segundo jogo da final do Baianão infantil

por Ulisses Gama
FBF define arbitragem para segundo jogo da final do Baianão infantil
Foto: Francisco Galvão / Vitória
A Federação Bahiana de Futebol (FBF) já definiu a escala de arbitragem responsável por comandar a segunda e decisiva partida da final do Campeonato Baiano infantil entre Bahia e Vitória, que será disputada nesta quinta-feira (26), no estádio Metropolitano de Pituaçu.
Bruno Pereira Vasconcelos será o árbitro principal e contará com as assistências de Marcos Alessandro Batista Alves e Jeferson da Silva Andrade.
Derrotado pelo Vitória na primeira partida por 2 a 0, o Bahia precisa vencer pela mesma diferença para ficar com a taça. O rubro-negro, por sua vez, pode até perder por um gol, que solta o grito de campeão.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 14:15

FBF define arbitragem para segundo jogo da final do Baianão infantil

por Ulisses Gama
FBF define arbitragem para segundo jogo da final do Baianão infantil
Foto: Francisco Galvão / Vitória
A Federação Bahiana de Futebol já definiu a escala de arbitragem responsável por comandar a segunda e decisiva partida da final do Campeonato Baiano infantil entre Bahia e Vitória, que será disputada nesta quinta-feira (26), no estádio Metropolitano de Pituaçu.
Bruno Pereira Vasconcelos será o árbitro principal e contará com as assistências de Marcos Alessandro Batista Alves e Jeferson da Silva Andrade.
Derrotado pelo Vitória na primeira partida por 2 a 0, o Bahia precisa vencer pela mesma diferença para ficar com a taça. O rubro-negro, por sua vez, pode até perder por um gol, que solta o grito de campeão.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 14:00

Seleção feminina de handebol treina para torneio em Brasília e mira o bi mundial

por Estadão Conteúdo
Seleção feminina de handebol treina para torneio em Brasília e mira o bi mundial
Foto: Divulgação
Atual campeã do mundo, a seleção brasileira feminina de handebol já está treinando desde a última terça-feira, em Brasília, visando a disputa do Torneio Quatro Nações, que será realizado entre sexta e domingo, na capital federal. A competição amistosa serve de preparação para o Mundial da Dinamarca, que ocorrerá entre 5 e 20 de dezembro, período em que espera traçar campanha rumo ao bicampeonato da competição.


Esse torneio amistoso, que terá como palco o Ginásio Nilson Nelson, contará com a participação também das seleções da Argentina, da Eslovênia e da Sérvia. A estreia será diante das eslovenas, às 19h15 de sexta, e depois as brasileiras encaram as argentinas no sábado, às 13h50, e fecham a competição contra as sérvias, ao meio-dia de domingo.

Ao falar sobre o Torneio Quatro Nações, o técnico da seleção, Morten Soubak, exibiu confiança em um bom desempenho e também na conquista do bicampeonato mundial no próximo mês. "Todas as meninas chegaram em boas condições e treinaram melhor do que o esperado. Estou contente com o desempenho delas nessas primeiras atividades. Vamos dar continuidade ao trabalho para chegarmos ainda melhores no Mundial", afirmou, em declarações reproduzidas pelo site da Confederação Brasileira de Handebol (CBHB).

O treinador dinamarquês, porém, enfatizou que o resultado final "será o menos importante" nestes jogos de preparação. "Serão três amistosos difíceis. Todos os adversários têm qualidade. Vamos usar o torneio para treinar o que estamos testando, o que será bom para ver onde podemos melhorar", completou.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 13:30

Atletas fazem acordo com a federação queniana e deixam de ocupar sede da entidade

por Edimário Duplat
Atletas fazem acordo com a federação queniana e deixam de ocupar sede da entidade
Foto: Divulgação
A Federação de Atletismo do Quênia e os atletas que ocuparam a sede da entidade na última segunda-feira (23) chegaram a um acordo que pôs fim aos protestos organizados contra os dirigentes do país africano.


O acordo, mediado pelo ministro dos esportes do Quênia, efetuará uma alteração na constituição da federação, fazendo com que os atletas tenham mais voz nas decisões da entidade. Além disso, os dirigentes envolvidos em corrupção serão retirados de seus cargos.

Entre os ocupantes da sede estavam o campeão mundial dos 400m, Nicholas Bett e o vencedor das Maratonas de Nova Iorque e de Londres, Wilson Kipsang, também presidente da Associação de Atletas Profissionais do País. 
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 13:05

Possível titular contra o Santa Cruz, Fernando Miguel afirma: 'Estou louco para jogar'

por Glauber Guerra
Possível titular contra o Santa Cruz, Fernando Miguel afirma: 'Estou louco para jogar'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O goleiro Fernando Miguel, do Vitória, poderá ser titular contra o Santa Cruz, sábado (28), em Recife, pela última rodada da Série B. O arqueiro não esconde a vontade de entrar em campo.
“Mancini deve definir amanhã ou sexta quem vai jogar. Estou aí, à disposição, louco para jogar. Fica a critério do Mancini”, disse o goleiro, em entrevista coletiva.
A última vez que Fernando Miguel  atuou como titular foi no triunfo por 2 a 1 sobre o Ceará, 8 de agosto, fora de casa, pela 17ª rodada da Série B.  Ele precisou ser substituído após sofrer uma lesão muscular e ficou afastado dos gramados por 90 dias.
“Para mim, se o Mancini optar por mim, pode ter certeza que vou jogar com a maior disposição, com o espírito leve e a alma feliz. Só eu sei o quanto eu sofri para recuperar, de uma lesão que ninguém esperava a gravidade. Volto contente pelos objetivos alcançados. Se eu for jogar, vai ser com a maior alegria possível”, emendou.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 13:00

Benzema se diz 'extremamente chocado' após ser acusado de desprezar hino francês

por Estadão Conteúdo
Benzema se diz 'extremamente chocado' após ser acusado de desprezar hino francês
Foto: Reprodução/Twitter
Acusado de ter desprezado o hino da França antes da partida entre Real Madrid e Barcelona, realizada no último sábado, pelo Campeonato Espanhol, Karim Benzema se manifestou por meio de seus advogados, nesta quarta-feira, para se dizer "extremamente chocado" com as interpretações que sugerem que ele teria exibido menosprezo às vítimas dos atentados terroristas ocorridos em Paris, no último dia 13, quando 130 pessoas foram mortas e outras tantas ficaram feridas.


A nova polêmica envolvendo o atacante, que já enfrenta um processo por envolvimento em um esquema de chantagem, do qual seu companheiro de seleção Mathieu Valbuena é vítima, começou depois que o jogador do Real foi flagrado pelas câmeras de tevê cuspindo no chão após ao término da Marselhesa no último sábado.

A imagem causou revolta aos franceses, inclusive à deputada que representa o país na União Europeia, Nadine Morano, que pediu a exclusão do jogador da seleção nacional por sua atitude. "Depois de muito tolerarmos as vaias contra a Marselhesa em estádios de futebol, precisamos de dura punição a Benzema, que não é mais digno de vestir as cores da seleção francesa. Não vamos encontrar desculpas para o imperdoável. Benzema deveria ser permanentemente excluído da seleção francesa", escreveu Morano em sua página no Facebook.

Nesta quarta, porém, o atleta qualificou essas interpretações como "escandalosas". Por meio de um comunicado, os advogados indicaram que o astro da seleção francesa está "extremamente surpreso com a interpretação que se fez do ato, em geral banal, praticado por todos os jogadores do mundo". No caso, ele se referiu ao cuspe no chão, que de fato é uma prática comum de se ver nos gramados de futebol.

Nadine Morano, entretanto, destacou que Benzema "cuspiu justo no fim da Marselhesa", o que para ela configurou um ato que "se enquadra em desprezo e insulto às vítimas, suas famílias e toda a nação". "Todo mundo sabe o fascínio da juventude por jogadores de futebol. Os jogadores precisam mostrar seu melhor comportamento", disse.

No comunicado distribuído nesta quarta, por sinal, o advogado de Benzema Alain Jakubowicz reconheceu que a cusparada de Benzema ocorreu em um momento inoportuno, mas ressaltou que o jogador nega a "interpretação escandalosa" que foi dada ao ato.

"Embora não tenha por que se justificar, Karim Benzema quer lembrar que manifestou a sua total solidariedade com as vítimas dos atentados que custaram a vida de 130 de nossos compatriotas em 13 de novembro e com suas famílias, por meio de sua publicações (na redes sociais)", afirmou Jakubowicz, se referindo ao fato de que o atacante publicou mensagens de apoio às vítimas e suas famílias em sua conta no Twitter.

Filho de imigrantes argelinos, Benzema já causou polêmica em outros momentos em relação à Marselhesa, ao optar por não cantá-la antes dos jogos do seleção por entender que sua letra é xenofóbica.

No fim de semana, diversos campeonatos nacionais pela Europa optaram por tocar o hino francês antes de suas partidas como forma de homenagear as vítimas dos ataques a Paris no último dia 13, que deixaram 130 mortos.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 12:45

Gustavo Blanco vê camisa do Bahia como 'motivação' para enfrentar Atlético-GO

por Ulisses Gama
 Gustavo Blanco vê camisa do Bahia como 'motivação' para enfrentar Atlético-GO
Foto: Divulgação / EC Bahia
Atleta vindo das divisões de base, o volante Gustavo Blanco demonstrou o seu sentimento como torcedor do Bahia durante entrevista coletiva nesta terça-feira (24), no Fazendão. Questionado sobre a motivação para o jogo contra o Atlético Goianiense, o jogador foi enfático na sua resposta.

"Eu falo por mim. Motivação maior não tem. Vestir a camisa do Bahia, na Arena Fonte Nova. Eu sei que o público não será grande, mas milhões de pessoas vão estar assistindo e acompanhando. Temos que tirar motivação por estar jogando de um clube grande, que não merece estar na Série B. Amo esse clube", declarou.
Apenas para cumprir tabela, a equipe comandada por Aroldo Moreira encontra o time goiano no próximo sábado (28), às 16h30 (horário da Bahia), na Arena Fonte Nova. o Bahia ocupa a nona colocação da Série B, com 55 pontos.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 12:30

Por conta de atos racistas, torcida do Dínamo de Kiev é punido pela Uefa

por Edimário Duplat
Por conta de atos racistas, torcida do Dínamo de Kiev é punido pela Uefa
Foto: Divulgação
Os atos racistas e distúrbios entre torcedores na partida contra o Chelsea, válida pela Liga dos Campeões da Europa, fizeram com que o Comitê Disciplinar da Uefa punisse nesta quarta-feira (25) a equipe do Dínamo de Kiev com três jogos com portões fechados.


A suspensão vale para jogos em competições continentais, com o clube ucraniano também multado em 100 mil euros. A primeira partida da punição será no dia 9 de dezembro, onde enfrentará o Maccabi Tel-Aviv, de Israel.

Com oito pontos, o Dínamo está na terceira posição do seu grupo, atrás de Chelsea e Porto com 10 cada. 
Gestor financeiro, Marcelo Barros vê 2016 próspero no Bahia: 'Teremos um bom ano'
Foto: Divulgação / EC Bahia
Apesar de um 2015 de fracasso em seu principal objetivo dentro do campo, o Esporte Clube Bahia aguarda e confia em um 2016 próspero. Diretor financeiro do tricolor, Marcelo Barros deu uma previsão positiva para o ano que se aproxima. "Chegamos no fim do nao com as contas em dia, teremos um saldo positivo e acho que teremos um bom ano em 2016. Esperamos ter melhores condições para suprir as questões das contratações de jogadores", disse, em entrevista ao Bahia Notícias. Confira aqui a entrevista completa.
Eletrobras processa CBB por conta de desvio de verbas de patrocínio
Foto: CBB/Divulgação
A Eletrobras, patrocinadora da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) entrou com uma ação na justiça para cobrar R$ 4 milhões utilizados de forma irregular pela entidade esportiva. Destes, R$ 2.308.235,25 (dois milhões, trezentos e oito mil, duzentos e trinta e cinco reais e vinte e cinco centavos), são de despesas recusadas na prestação de contas e reúnem passagens aéreas “sem comprovação de viajantes autorizados”, além de gastos em jantares e compras realizados por Clarice Mancuso Garbi, esposa do presidente da instituição, Carlos Nunes. Utilizando o cartão corporativo da CBB, Nunes e a esposa visitaram destinos como Madri, Cancún e Paris, onde realizaram compras pessoais e celebraram o aniversário de Clarice Mancuso na cidade mexicana. Dentre os itens estão degustação de iguarias da culinária francesa no restaurante 58 Tour Eiffel que custaram 417 euros, a compra em lojas de roupa no aeroporto de Genebra de 650 francos suíços e um jantar em uma peixaria de Cuiabá de R$ 1.920,88. Paralelo a isso, o Brasil segue com uma dívida com a Federação Internacional de Basquete (Fiba) por conta do convite de participação no último Mundial da categoria, o que quase impediu a equipe de integrar os Jogos Olímpicos de 2016.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 11:20

Representação do Vitória é marcada por muita conversa e rachão

por Glauber Guerra
Representação do Vitória é marcada por muita conversa e rachão
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O rachão é muito comum em véspera de jogos. No entanto, o Vitória “inovou” e começou a preparação para pegar um Santa Cruz com um trabalho recreativo nesta quarta-feira (25), no Barradão. Já classificadas para a Série A, as duas equipes se enfrentam no sábado (28), em Recife, pela última rodada da Segundona.
Antes de começar o rachão, os jogadores conversaram por cerca de 30 minutos com o técnico Vagner Mancini e depois realizaram atividades físicas na lateral do campo.
Para o duelo contra o Santa Cruz, a tendência é que Mancini poupe alguns jogadores considerados titulares.
Com 66 pontos, o Leão é o segundo colocado, enquanto a equipe pernambucana possui 63 e aparece em terceiro.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 11:15

Bahia escolhe 26 atletas para a disputa da Copa SP de Futebol Júnior

por Ulisses Gama
Bahia escolhe 26 atletas para a disputa da Copa SP de Futebol Júnior
Imagem: Divulgação
A Copa São Paulo de Futebol Júnior só terá início no primeiro mês de 2016, mas o Esporte Clube Bahia já tem a relação de atletas definida para um dos torneios de divisão de base mais tradicionais do Brasil.
O certame, que acontecerá entre 2 a 25 de janeiro, em 27 cidades de São Paulo, ainda não tem os seus grupos definidos pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
Comandada por Edson Fabiano, a equipe sub-18 terá 26 atletas. Confira a lista:
Goleiros: Deijair, Arthur, Cassiano e Caio Santana
Laterais: Edimundo, Alisson Borges, Leandro e Alisson Augusto
Zagueiros: Jonas, Jaques, Ceará e Eduardo
Volantes: Luís Fernando, Júnior, Caio Ferraz e Clayton
Meias: Felipinho, Sebastian, Max, Fabrício e Dourado
Atacantes: Geovane Itinga, Cristiano, Thauan, Jonatas e Jackson
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 11:00

Após levar hexa com folga, Corinthians antecipa exames médicos da pré-temporada

por Estadão Conteúdo
Após levar hexa com folga, Corinthians antecipa exames médicos da pré-temporada
Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte
O Corinthians já está com a cabeça em 2016. O clube antecipou os exames médicos da pré-temporada, e nesta terça-feira mesmo os jogadores começaram os testes físicos. Lucca, Lincom, Rodriguinho, Matheus Vidotto, Cristian, Rodrigo Sam, Marciel, Danilo, Yago, Bruno Henrique, Romero, Fagner, Uendel, Rildo e Matheus Pereira foram submetidos aos primeiros exames cardiológicos e clínicos, realizados no Centro de Preparação e Reabilitação Osmar de Oliveira (Ceproo), localizado no CT Joaquim Grava, com acompanhamento dos médicos do clube e da clínica SantanaCor.


Já nesta quarta-feira será a vez de o restante dos atletas ser avaliado. Apesar do pedido de alguns jogadores, Tite não deve antecipar as férias do elenco. A ideia é usar os próximos dias para fazer as últimas observações no grupo de jogadores que tem à disposição e fechar o planejamento de 2016.

O time corintiano se sagrou hexacampeão nacional já na última quinta-feira, quando empatou por 1 a 1 com o Vasco, em São Januário. Mesmo com o título assegurado com três rodadas de antecipação para o término do Brasileirão, a equipe alvinegra goleou o São Paulo por 6 a 1, domingo, no Itaquerão, mesmo com um time quase totalmente formado por reservas - Cássio, Felipe e Ralf foram os únicos da equipe que vinha jogando a serem escalados por Tite diante dos são-paulinos.

O Corinthians agora tem como meta final se tornar o clube a realizar a melhor campanha da história da competição desde que o Brasileirão passou a ser disputado com 20 clubes na era dos pontos corridos. A equipe já igualou o recorde do Cruzeiro, que foi campeão nacional com 80 pontos no ano passado. Os corintianos já ostentam 80 pontos e por isso precisam somar apenas um nas duas próximas rodadas para garantirem o recorde absoluto na competição.

A equipe alvinegra voltará a atuar no próximo domingo, contra o Sport, às 17 horas, em Recife, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Uma semana depois, o time comandado por Tite fechará a sua campanha contra o Avaí, também às 17 horas, no Itaquerão, quando poderá fazer nova festa com os seus torcedores após ter levantado a taça de campeão no último domingo, logo após o clássico contra o São Paulo.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 10:40

Prefeitura propõe descontos de 70% no IPTU para clubes de futebol; cidadão terá 10%

por Fernando Duarte
Prefeitura propõe descontos de 70% no IPTU para clubes de futebol; cidadão terá 10%
Dupla BaVi deve ser beneficiada | Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O prefeito ACM Neto (DEM) encaminhou à Câmara um projeto de lei que concede um desconto de 70% no IPTU de clubes sociais e desportivos, o que inclui também times de futebol. A mensagem foi enviada ao legislativo na última segunda-feira (23) e beneficia, entre outros clubes, o Esporte Clube Bahia e Esporte Clube Vitória, ambos filiados à Federação Bahiana de Futebol, requisito para ter acesso ao desconto. No caso de clubes sociais e desportivos, é necessário não possuir fins lucrativos, “sejam declarados de utilidade pública e que comprovem ter firmado com o Município de Salvador disponibilizando suas dependências e equipamentos para projetos culturais e esportivos promovidos pela Prefeitura de Salvador”. O projeto de lei estende ainda a todos os cidadãos um desconto de 10% no IPTU. Por se tratar de renúncia fiscal, o Executivo precisa de autorização da Câmara. A previsão é de que R$ 5.034.112,49 deixem de ser arrecadados caso a medida seja adotada. “A renúncia de receita deverá ser compensada com as medidas de incremento de receitas por meio do lançamento e cobrança da diferença do imposto decorrentes da conclusão dos processos de impugnação e mediante redução de despesas consignadas no orçamento municipal”, justifica o Palácio Thomé de Souza.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 10:30

Entrada não autorizada de pastor provoca demissão do chefe de segurança da Seleção

por Edimário Duplat
Entrada não autorizada de pastor provoca demissão do chefe de segurança da Seleção
Foto: Reprodução
Um caso ocorrido durante os amistosos do Brasil nos Estados Unidos, em setembro desse ano, rendeu a demissão do chefe de segurança da equipe canarinho. Nomeado pelo ex-presidente José Maria Marin, o coronel Moacyr Alcoforado perdeu seu cargo por conta da entrada não autorizada de um pastor evangélico para a realização de um culto religioso na concentração.


Na ocasião, o líder religioso Guilherme Batista postou fotos e vídeos nas redes sociais onde rezava em companhia de jogadores como David Luiz e Kaká, que haviam o convidado para oração no hotel.

"Não permiti. Nem eu, nem o Gilmar (Rinaldi) e nem a seleção. Dentro da seleção, as coisas são feitas com transparência. Nós temos uma sala onde os jogadores podem receber seus familiares ou pessoas mais perto. Não é que nada é proibido, mas na seleção brasileira não é local de exposição religiosa, política. Ali nós temos que nos concentrar no que estamos fazendo, que é jogar futebol apenas", afirmou o treinador Dunga na ocasião. 
Dilma sanciona lei que dispensa visto a estrangeiros para a Olimpíada
Foto: Divulgação
A presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou o projeto de Lei 149/15, que estabelece que a isenção de vistos de países com forte tradição olímpica, que já realizaram jogos e que não oferecem riscos migratórios e ameaça à segurança nacional, durante o período da Olimpíada. A medida pode resultar em um incremento de 20% no número de turistas internacionais esperados no país no período de janeiro até setembro de 2016, segundo estimativas do Ministério do Turismo. “O próximo passo agora é elaborar a portaria. Nossa proposta é incluir os Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão, países com forte tradição olímpica”, comemorou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. A Organização Mundial de Turismo (OMT) e do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) avaliaram o impacto da facilitação de vistos no aumento dos fluxos de turistas entre países e a geração de empregos nas economias do G-20, grupo que reúne as maiores economias do mundo. De acordo com o texto, a dispensa unilateral da exigência de visto de turismo é válida por 90 dias e atenderá estrangeiros que entrarem em território nacional até 18 de setembro de 2016.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 09:45

Liberado pelo Atlético-GO, Feijão deve retornar ao Bahia

por Ulisses Gama
Liberado pelo Atlético-GO, Feijão deve retornar ao Bahia
Foto: Reprodução / TV Anhanguera
Assim como o Bahia, o Atlético Goianiense, adversário do próximo sábado (28), já não tem mais nada a disputar no Campeonato Brasileiro da Série B. Com isso, o planejamento para o ano de 2016 já começou e alguns atletas já estão sendo liberados. Entre eles, está o volante Feijão, que pertence ao tricolor.
O atleta, de 21 anos, tem vínculo com o Esquadrão até dezembro de 2018, não poderia atuar na última rodada, já que tem uma cláusula no contrato de empréstimo que impede isto. Com a camisa do Dragão, o jovem chegou a estar entre os titulares, mas perdeu espaço na reta final.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 09:30

Corinthians usa goleada do Barcelona para provocar o São Paulo nas redes sociais

por Edimário Duplat
Corinthians usa goleada do Barcelona para provocar o São Paulo nas redes sociais
Foto: Yahoo Esportes
A goleada do Barcelona perante a Roma por 6 a 1, em jogo válido pela Liga dos Campeões da Europa, rendeu mais uma provocação do Corinthians nas redes sociais. Através de sua conta no twitter, a equipe alvinegra ironizou o clube catalão e afirmou que a sua goleada sobre o São Paulo foi a inspiração para o time comandado por Neymar, Messi e Suárez.


“Parece que usaram o VT do #6x1DoHexa pra motivar os meninos do @FCBarcelona”, brincou a conta oficial do Timão.

Além do mesmo placar, outra coincidência que aconteceu entre as duas partidas foi o pênalti perdido pelos clubes perdedores. Assim como aconteceu com a cobrança de Alan Kardec defendida por Cássio, o atacante Dzeko também viu a sua penalidade parar nas mãos de Ter Stegen. 
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 09:15

Pedro Ken se coloca à disposição de Mancini contra o Santa Cruz: 'Quero jogar'

por Glauber Guerra
Pedro Ken se coloca à disposição de Mancini contra o Santa Cruz: 'Quero jogar'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O técnico Vagner Mancini, do Vitória, sinalizou a possibilidade de poupar alguns titulares para o duelo contra o Santa Cruz, sábado (28), em Recife, pela última rodada da Série B. O meia Pedro Ken disse que vai acatar a decisão do treinador, mas se colocou à disposição para o duelo.
“Quero jogar, mas se Mancini optar por poupar, irei entender perfeitamente. Todo atleta quer jogar. Vamos esperar para ver o que vai acontecer”, disse o jogador, em entrevista ao Bahia Notícias.
Vitória e Santa Cruz já estão classificadas para a Série A. Pedro garante que sua equipe vai entrar para vencer, mas espera um jogo bastante “leve”.
“Vamos entrar em campo para fazer o melhor. Os dois já subiram e talvez o jogo não tenha o mesmo nervosismo e ansiedade. Vai ser um jogo mais leve. Vamos fazer o nosso papel, vestir a camisa do Vitória e tentar e vencer”, completou.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 09:00

Warriors vence Lakers e estabelece melhor início da história da NBA

por Estadão Conteúdo
Warriors vence Lakers e estabelece melhor início da história da NBA
Foto: Reprodução/ESPN
O Golden State Warriors alcançou enfim a 16ª vitória consecutiva na NBA e entrou definitivamente para a história da liga norte-americana de basquete na noite desta terça-feira. Ao vencer o Los Angeles Lakers por 111 a 77, diante de sua torcida, os atuais campeões estabeleceram o melhor início de campeonato da NBA.


Com o 16º triunfo, o Warriors superou a marca de 15 vitórias seguidas (e nenhuma derrota) que pertencia ao Washington Capitols, na longínqua temporada de 1948/1949, e do Houston Rockets, em 1993/1994. Nas duas ocasiões, as equipes chegaram às decisões da NBA: o Capitols foi derrotado pelo Minneapolis Lakers e o Rockets sagrou-se campeão ao passar pelo New York Knicks.

O início de campanha do Warriors também já era, de forma isolada, o melhor de um time que defende o título, superando as 14 vitórias do Boston Celtics em 1957/1958. Com este aproveitamento de 100%, o atual campeão lidera com folga a tabela da Conferência Oeste.

E, na partida que cravou o nome do Warriors na história, Stephen Curry voltou a brilhar, após atuações abaixo da sua média nos últimos jogos. O MVP (jogador mais valioso) da temporada passada anotou 24 pontos, nove assistências e quatro rebotes na noite desta terça. Draymond Green contribuiu com 18.

A partida em Oakland marcou ainda o primeiro encontro entre Leandrinho e Marcelinho Huertas. E o primeiro levou a melhor. Não apenas porque venceu o jogo, mas também porque foi o terceiro maior pontuador dos anfitriões, com 11. Huertas anotou sete pontos, acompanhando a equipe, sem maior brilho.

Irregular, o Lakers não teve maior destaque na partida. Para se ter ideia, o maior cestinha não passou dos dez pontos. Julius Randle e os reservas Louis Williams e Larry Nance Jr. Alcançaram esta marca. Kobe Bryant voltou a decepcionar. Anotou quatro pontos nos 26 minutos em que esteve em quadra. O Lakers é o lanterna da Conferência, com apenas duas vitórias e 12 derrotas.

Outro brasileiro em quadra nesta noite foi Nenê. Assim como Huertas, não teve motivos para comemorar. Foi derrotado com seu Washington Wizards, em casa, pelo Indiana Pacers pelo placar de 123 a 106. Com 11 pontos em 22 minutos, o brasileiro não conseguiu acompanhar o ritmo de Gary Neal e Bradley Beal, responsáveis por 23 e 20 pontos do Wizards.

O trio acabou sendo ofuscado pelos 40 pontos marcador por Paul George e pelos 32 de C.J. Miles. O Pacers ocupa o quarto lugar da Conferência Leste, com nove vitórias e cinco derrotas. O Wizards é o oitavo, com seis triunfos e também cinco derrotas.


Confira os resultados da noite desta terça-feira:

Washington Wizards 106 x 123 Indiana Pacers
Atlanta Hawks 121 x 97 Boston Celtics
Memphis Grizzlies 110 x 96 Dallas Mavericks
Denver Nuggets 94 x 111 Los Angeles Clippers
Portland Trail Blazers 88 x 93 Chicago Bulls
Golden State Warriors 111 x 77 Los Angeles Lakers

Acompanhe os jogos desta quarta-feira:

Orlando Magic x New York Knicks
Charlotte Hornets x Washington Wizards
Detroit Pistons x Miami Heat
Boston Celtics x Philadelphia Sixers
Toronto Raptors x Cleveland Cavaliers
Oklahoma City Thunder x Brooklyn Nets
Houston Rockets x Memphis Grizzlies
Minnesota Timberwolves x Atlanta Hawks
Milwaukee Bucks x Sacramento Kings
San Antonio Spurs x Dallas Mavericks
Phoenix Suns x New Orleans Pelicans
Los Angeles Clippers x Utah Jazz
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 08:30

FBF transfere segunda final da Copa Governador para a Arena Fonte Nova

por Edimário Duplat
FBF transfere segunda final da Copa Governador para a Arena Fonte Nova
Foto: Divulgação/FBF
Em comunicado publicado na última terça-feira (24), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) anunciou que a segunda partida entre Juazeirense e Fluminense de Feira, válida pela decisão da Copa Governador do Estado 2015, será realizada neste sábado (28) na Arena Fonte Nova.


Segundo a FBF, a decisão de mudança para a capital foi da própria Juazeirense, mandante da partida. Com isso, os dois times se enfrentam às 14h (horário da Bahia), na prévia do confronto entre Bahia e Atlético Goianiense, válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B 2015.

Além do título, Cancão de Fogo e Touro do Sertão também disputam uma vaga no Brasileirão da Série D ou Copa do Brasil de 2016, sendo que o vencedor terá o direito de escolha do torneio que irá participar e o vice-campeão fica com a opção descartada. No jogo de ida, o Flu venceu por 1 a 0 e precisa de um empate para levantar a taça. Já o time do Vale do São Francisco leva o título com qualquer triunfo.
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 07:45

Bahia x Atlético-GO: Ingressos começam a ser vendidos nesta quarta

por Ulisses Gama
Bahia x Atlético-GO: Ingressos começam a ser vendidos nesta quarta
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
A partir desta quarta-feira (16), o torcedor interessado em acompanhar a partida entre Bahia e Atlético Goianiense, na Arena Fonte Nova, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, já pode garantir a sua entrada. Os bilhetes para o jogo custam entre R$ 15 e R$ 140. Veja a tabela de preços:
O sócio que estiver em alguma modalidade do Arena Tricolor terá a sua entrada garantida. Os demais sócios, por sua vez, terão 50% de desconto para todos os setores, exceto o Lounge Premium.
Confira como garantir o seu ingresso:
Quarta-feira (25):
Site da Arena Fonte Nova– A partir das 10h
Casa do Tricolor – Bonfim (09h-19h), Pau da Lima (08h-20h), Salvador Norte Shopping (09h-22h), Bela Vista (09h-22h), Paseo Itaigara (09h-21h) e Villas do Atlântico (09h-21h) – exclusivo Oeste e Lounge (inteira e sócio)
Quinta e Sexta-feira (26 e 27):
Casa do Tricolor – Bonfim (09h-19h), Pau da Lima (08h-20h), Salvador Norte Shopping (09h-22h), Bela Vista (09h-22h), Paseo Itaigara (09h-21h) e Villas do Atlântico (09h-21h) – exclusivo Oeste e Lounge (inteira e sócio)
Bilheteria Norte – 10h – 16h
Sábado (28):
Site da Arena Fonte Nova – Até às 16h
Bilheteria Norte e Visitante – A partir das 09h  
Quarta, 25 de Novembro de 2015 - 07:30

Vitória renova com goleiro até setembro de 2018

por Glauber Guerra
Vitória renova com goleiro até setembro de 2018
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O Vitória renovou contrato com o goleiro Caíque, de 18 anos, até setembro de 2018. O novo vínculo foi publicado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF, nesta terça-feira (24). O antigo compromisso iria expirar no ano que vem. Revelado nas divisões de base do Leão, Caíque ainda não atuou na equipe profissional. Atualmente, ele é a terceira opção do técnico Vagner Mancini, que conta com Júnior Gatito, Fernando Miguel e Gustavo. 
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 22:00

Marcelo Oliveira critica pressão e diz que é hora de ganhar a Copa do Brasil

por Daniel Batista | Estadão Conteúdo
Marcelo Oliveira critica pressão e diz que é hora de ganhar a Copa do Brasil
Foto: Reprodução / Espn
O técnico Marcelo Oliveira chega em sua quarta decisão de Copa do Brasil nas últimas cinco edições do torneio, mas, em nenhuma das outras três vezes em que esteve na final, saiu vencedor. Assim, os dois jogos do Palmeiras contra o Santos ganham um ingrediente especial para o treinador, que acha exagero a cobrança em cima dele por causa disso. Entretanto, ele avisa que sente que chegou a hora de levantar a taça.


"Temos de pensar no título de forma diferente. Não é necessidade minha ou momentânea do Palmeiras. É de um clube grande, com torcida numerosa e a valorização do trabalho. É por isso que vamos buscar o título", disse o treinador.

Marcelo ainda destacou que, se estivesse na Europa, o pensamento em relação ao fato de ter sido vice tantas vezes seria diferente. "Aqui no Brasil gostamos de citar muitos exemplos da Europa. Um técnico três vezes vice-campeão de um torneio importante na Europa é premiado. Aqui, é visto como fracassado. Depende do olhar pessimista ou otimista de cada um", reclamou o comandante.

Ele prefere ter uma visão mais otimista para a situação. "Tenho que pensar que eram 80 times e chegamos à final. Agora é usar da experiência, porque assim é mais fácil de chegar", completou o treinador, com a bagagem de quem ganhou dois títulos seguidos do Brasileirão pelo Cruzeiro, em 2013 e 2014.

Para o último treino antes do primeiro jogo da decisão, o clima é de mistério. O treinador concedeu entrevista coletiva antes da atividade e depois os jornalistas tiveram que deixar a Academia de Futebol para ele comandar um treinamento coletivo sem que o time titular fosse conhecido.
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 20:30

Para Bimba, o Campeonato Brasileiro de Windsurf foi um sucesso

por Matheus Caldas
Para Bimba, o Campeonato Brasileiro de Windsurf foi um sucesso
Foto: Divulgação
Campeonato Brasileiro de Windsurf 2015 foi realizado no último fim de semana, entre os dias 20 e 22, na Ilha de Bom Jesus dos Passos, na  Baía de Todos os Santos. O torneio teve apoio das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e de Turismo (Setur) e da Baía Viva.
O destaque da competição foi Ricardo Winicki, o Bimba. O atual líder do ranking mundial foi campeão geral. "Gostei muito de poder participar desse evento na Bahia. A área reúne condições muito boas para treino. A Baía de Todos-os-Santos tem grande potencial para impulsionar os esportes náuticos. De manhã, os ventos são amenos, bom para iniciantes, e aumentando a intensidade na tarde. A água lisa, mas com áreas de boas ondas. Muito bom", comentou o atleta. 
Os ganhadores na Geral do campeonato deste ano, na Bahia, foram o carioca Bimba, Alexandre Lessa, a pernambucana Bruna Martinelli, Adriano Azevedo e Deni Brito. Segundo, quarto e quinto lugares conquistados por baianos. Na start, para iniciantes, os premiados foram os jovens Rian Farias, Camerino dos Santos (Peguari), José Parras, Felipe Miyake, Jannik Mello. Primeiro, segundo, terceiro e quinto lugares para baianos. Felipe é paulistano. 
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 20:15

Elton espera por renovação: 'Quero disputar a Série A com o Vitória'

por Glauber Guerra
Elton espera por renovação: 'Quero disputar a Série A com o Vitória'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Com contrato perto do fim, o atacante Elton espera estar nos planos da diretoria do Vitória para a próxima temporada. O atleta ainda não conversou com a cúpula da agremiação, mas espera um desfecho nos próximos dias.
“Ainda não [conversamos]. A gente estava esperando o acesso. Graças a Deus, aconteceu. Acho que a partir de agora, essa semana ou na próxima, quando se encerra o campeonato, a gente pode ter uma conversa. Meu desejo, eu já deixei bem claro, é ficar, disputar a Série A com o Vitória, que vai ser muito especial. Mas vamos ver o que a diretoria está pensando. O ano que vem vai ser muito importante para o Vitória. Eu espero que possa fazer parte desses planos”, disse o atleta.
Elton é o vice-artilheiro do Leão na Série B com 10 gols anotados em 32 partidas disputadas. No entanto, o centroavante alternou altos e baixos ao longo da competição. 
O último compromisso do Vitória na temporada é contra o Santa Cruz, sábado (28), às 16h30, em Recife.
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 20:00

Stock Car tem dois pilotos pegos no doping, mas substâncias não são reveladas

por Estadão Conteúdo
Stock Car tem dois pilotos pegos no doping, mas substâncias não são reveladas
Foto: Divulgação
Mais dois pilotos brasileiros que competem na Stock Car foram flagrados em exames antidoping. Nesta terça-feira (24), os organizadores da categoria informaram que Lucas Foresti (AMG Motorsport) e Rafa Matos (Schin Racing Team) estão suspensos temporariamente por 30 dias, ficando de fora da última etapa da temporada 2015, dia 13 de dezembro, em Interlagos.


A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) publicou ofício do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do automobilismo à entidade, mas o documento não cita quais as substâncias proibidas encontradas no organismo dos pilotos, nem revela quando foram feitos os exames.

Os documentos, datados de 19 de novembro, citam que essas informações constavam em papelada anexa enviada à CBA, mas a confederação não disponibilizou esses documentos em seu site oficial. A Stock ressalta que os exames foram colhidos por empresas especializadas e credenciadas pela Agência Mundial Antidoping. Desde 2012, já são quatro casos na categoria.

Rafa Matos, de 34 anos, começou a carreira em categorias de monopostos nos Estados Unidos, vencendo a Indy Lights em 2008. No ano seguinte, foi o melhor novato da Indy. Desde 2012 está na Stock Car. Na temporada 2015, ocupa a 21.ª colocação.

Já Lucas Forseti, de 23 anos, passou pela Fórmula 3 sul-americana e, neste ano, se tornou o mais jovem vencedor de uma prova da Stock Car, após vencer em Curitiba, há pouco mais de um mês. De acordo com o site motorsport.com, Forseti caiu no doping, por anabolizante, exatamente nesta etapa.
Terça, 24 de Novembro de 2015 - 19:30

São Paulo bate Atlético-PR e fatura a Copa do Brasil Sub-20

por Matheus Caldas
São Paulo bate Atlético-PR e fatura a Copa do Brasil Sub-20
Foto: Reprodução / Facebook
O São Paulo sagrou-se campeão da Copa do Brasil Sub-20 ao vencer o Atlético-PR por 2x0, no Morumbi, nesta terça-feira (24). O tricolor paulista repetiu o placar do primeiro jogo, em Curitiba.
Os gols da partida foram marcados por Joanderson e David Neres, artilheiros da competição, com 6 gols cada. O Soberano conquisotu o título de forma invicta.


MAIS  DE  667  MIL  ACESSOS/  338  M IL INTERNACIONAIS..

Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
330405
Alemanha
136501
Estados Unidos
91658
Malásia
19732
Rússia
18348
China
12202
Ucrânia
6190
França
4137
Portugal
2887
Índia
2221





Chiquitinha Maravilha

DIA  20/11/15

TOTAL DE  ACESSOS  MAIS  DE  665 MIL /336  MIL INTERNMACIONAIS

ALEMANHA   MAIS  DE  135  MIL/BRASIL  MAIS  DE  329 MIL/USA  MAIS  DE  91  MIL... UMA  DAS MAIORES VISIBILIDADES  DE  UM BLOG  BAIANO  NO   MUNDO!


Visualizações de página por país

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
329016
Alemanha
135917
Estados Unidos
91584
Malásia
19732
Rússia
18349
China
12202
Ucrânia
6170
França
4130
Portugal
2859
Índia
2212

Chiquitinha Maravilha

TOTAL DE ACESSOS    MAIS  604 MIL  EM  05/07/2015

PARABÉNS  MATA  DE  SÃO JOÃO 169  ANOS  DE EMANCIPAÇÃO 15/04/2015

EDIFICAÇÃO  DA  ARENA  SÃO  JOÃO   (ESTÁDIA  P/ MAIS  DE 5 MIL PESSOAS)

 NA  SEDE - CIDADE  DE  MATA  DE SÃO JOÃO/DETALHES   CLICK NO LINK ABAIXO


LINK SELEÇÃO MATENSE NO INTERMUNICIPAL E ARENA SÃO JOÃO, ESTÁDIO NA SEDE!

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/selecao-matense-no-intermunicipal-e.html


LINKS  DE POSTAGENS  RECENTES MAIO  DE  2015/ PENEIRA DO EC   BAHIA/SUB 17/ MATA DE SÃO JOÃO, COPA  METROPOLITANA  SUB -15/CAMP. MATENSE   ELITE 2015/ LNKS  DE VIDEOS INCLUIDOS  NAS  POSTAGENS  CITDAS!


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/bahia-do-jk-1x1-abcd-duelos-de-campeoes_18.html
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/portuguesa-x-rua-goias-matense-elite.html
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/reglmento-da-v-copa-metropolitana-sub.html
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/resultados-dos-jogos-da-v-copa.html
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/sel-matense-3x1-sel-de-teodoro-sampaio.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/peneira-do-ec-bahia-em-mata-de-sao-joao.html

PARABÉNS CIDADE DE  SALVADOR  466  ANOS  DE  FUNDAÇÃO - 29/03/1549 - 29/03/2015!

SUA HISTÓRIA  CLICK NO  LINK

NESSE MÊS DE MARÇO  dia 29 DE 2015,   COMEMORATIVO  AOS  466 ANOS  DE FUNDAÇÃO DA  CIDADE DE SALVADOR  (OCORRIDO EM 29/03/2015), ,O BLOG CHIQUITINHA MARAVILHA ESTÁ POSTANDO DIARIAMENTE UMA  COLETÂNEA  DE  POESIAS  DESCRITIVA  DA HISTÓRIA DA 1ª  CAPITAL DO BRASIL, AUTORIA  DE CHIQUITINHA  MARAVILHA  E   COM DIREITOS AUTORAIS REGISTRADO, PODENDO SER DIVULGADA, CITADO A FONTE  DE  ORIGEM.  MUITAS DESSAS POESIAS FORAM POETIZADAS    NO ANO  DE 1970 EM DIANTE,  QUANDO  CHIQUITINHA MARAVILHA TINHA 19  ANOS, E RESIDENTE NA SUA CIDADE NATA, MATA DE  SÃO  JOÃO/BA.

POESIAS  POETIZADA A LUZ  DOCUMENTAL, COM   INSPIRAÇÃO  POÉTICA DO AUTOR DAS  POESIAS.



FAMÍLIA  PEREIA  CHAGAS E  RAMIFICAÇÕES - UMA  GERAÇÃO DE POVOADORES A PARTIR DE PORTUGAL P/ MATA  DE SÃO JOÃO , CIDADES  VIZINHAS  DESDE OS  PRIMORDIOS!

 VER  TRAÇOS BIOGRÁFICOS FAMÍLA PEREIRA   CHAGAS E RAMIFICAÇÕES NO BLOG.


PEREIRA  CHAGAS E RAMIFICAÇÕES!

 FAMÍLIAS DE  DE POVOADORES, DESDE

OS  PRIMÓRDIOS DA  POVOAÇÃO 

MATENSE E CIDADES VIZINHAS



A  CITADA FAMÍLIA, ORIGINADAS DE PORTUGAL PRA O  BRASIL,  VIA  SOLO BAIANO, COMPOSTA DESDE OS  PRIMÓRDIOS DE:

POVOADORES, AGRICULTORES, PECUARISTA, FAZENDEIROS, DONOS  DE  ENGENHOS DE  CANA DE  AÇÚCAR, CAFEICULTORES, BARÕES,  VISCONDES, PREFEITOS, INTENDENTES, VEREADORES, CONSELHEIROS MUNICIPAIS, GOVERNADORES, SENADORES, DEPUTADOS, ADVOGADOS, JUÍZES   DESEMBARGADORES, MILITARES, MÉDICOS, POETAS, ESCRITORES, MÚSICOS  ATLETAS (MARATONISTAS, JUDOCAS, JOGADORES DE  FUTEBOL, E  MUITO  MAIS...). 




A Curso  de Legislação Empresarial  LDTDA/TPD/IOB
Credenciamento: CFMO O97

Oswaldo  Melantonio  Formado  em  Direito, Filosofia   e Jornalismo, Av. Marquês  de  São Vicente (Agua  Branca), São  Paulo/SP.

Certificado COMUNICAÇÕES  VERBAIS /Concluído  em 7/03/1986

Chiquitinha  Maravilha nasceu  no  dia  07/07/1951 ás  03: 05 hs  na  Travessa  Barão  Açu  da  Torre, atual  rua  Luis Sepúlveda  Garces, centro,  cidade  de  Mata  de  São João, curso  primário  no Grupo Escolar  Getúlio Vargas (1959/65), ginasial  IMEMB  (atual CMMB)  de  1966/69. Chiquitinha  Maravilha  aposentado, Técnico em Química (nível médio), Curso  de  Comunicações Verbais  em  07/03/1986, (100 horas de  duração, EQUIVALENTE A 6 MESES), Credenciamento: CFMO 097,  o Professor Responsável   pelo Curso de Legislação Empresarial  o Professor Oswaldo Melatonio, formado  em Direito, Filosofia e  Jornalismo;
No  citado  curso grandes  figuras  do  mundo  da  comunicação  política, esportiva, empresarial, realizaram o citado curso (Oreste Quecia, Osmar Santos, Janio Quadros fizeram esse citado curso.... ).

                                      MATA DE SÃO JOÃO/BA.
Praça Barão Açu da Torre (primo de Chiquitinha  Maravilha e de Frank Chaga) na Cidade  de  Mata  de  São João na
década de  1950, nessa   citada  praça  nasceu Frank Chagas no dia 11/08/1939.


 Troféu Ndilson Daltro dos  Santos (Nai)


ABAIXO :
LINK DA BIOGRAFIA  DO NDUSTRIAL PRISCÍLIO  DE  ABREU  GUIMARÃES  /LATICINIO  DE  LEITE/CIDADE  DE MATA DE SÃO  JOÃO/BA.

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/biografias-emancipacao-de-mata-de-sao.html

  




Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 
Salvador/Ba. 42. 198 metros

                                  CORRER É VIVER, REJUVENESCER...

                               (A Poesia do Corredor)

                   Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

                     Poetizada em  13/02/1985

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantesdoatletismo. 
Direitos Autorais registrado em nome de  Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João).
Correu  15 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio deJaneiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)2 maratonas em Nova York (1984 e 1986) 2 São Silvestre (1983, 1984). Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da BahiaCorreu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).



LINKS DE POSTAGENS HISTÓRICAS!

Estatua  de Bonze para Zuza Ferreira, Introdutor 

do Futebol  na Bahia em 28/10/1901



Chiquitinha Maravilha

Histórica  Poética  Resumida  da  Cidade  de Salvador, a  Luz Documental!

O poeta matense, Chiquitinha Maravilha, documento conteúdos importantes, históricos, da Cidade de Salvador, tanto na escrita, como nos versos a luz Documental, da poesia Salvador, A Peroloa Barroca das Américas!


Poetizada no ano de 1970, aos 19 anos na cidade de Mata de São João e ampliada a partir de 1999, com ... Ver mais — com Chiquitinha Maravilha, poetizando a Cidade de Salvador, desde os 19 anos, 1970!

Abaixo:
Link  abaixo  da história da  1ª Constituição da  Bahia  na  era  Republicana 02/07/1891!

Abaixo: Biografia  do Bacharel e poeta  Inconfidente Tomas Gonzaga


Abaixo: Viva  Tiradentes!   E os Inconfidentes, a história  da  Conjuração Mineira  que  pregava  ideais   de  um Brasil Republicano e  não Monarquico,  ou Imperial!


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/viva-tiradentes-e-os-inconfidentes.html

Abaixo /
Jornalista, escritor, Politico,  da Academia  de  Letras da Bahia, Jorge  Calmon  Muniz de Bitencourt, sua biografiua  a  luz   documental!


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2014/11/jorge-calmon-muniz-de-bitencourt-sua.html 


lINKS SOBRE  A INCONNFIDENCIA  MINEIRA:







http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/salvador-capital-mundial-o-turismo.html


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/p/biografia-de-chiquitinha-maravilha.html













http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/baltazar-de-aragao-o-bangala-defensor.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/cidade-de-salvador-no-seculo-xvii_66.html


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/deputados-aragoes-durante-o-regime.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/balthazar-1865-e-barao-de-sao-francisco.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/francisco-dias-davila-e-uniao-com-os.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/os-aragoes-nos-cargos-politicos-e.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/os-descendentes-de-baltazar-de-aragao.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/ciclos-de-vidas-ambientais-preservar.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/convento-do-desterro-santa-clara-sua.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/diogo-de-aragao-pereira-parte-iii.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/dama-bela-graciosa_30.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/segunda-invasao-holandesa-em-salvador.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/os-passaros-descricao-poetica.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/igreja-da-misericordia-cidade-de.html


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/a-se-primacial-do-brasil.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/viva-zuza-ferreira-e-o-futebol-da-bahia.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/igreja-e-colegio-de-orfaos-de-sao.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/convento-e-colegio-das-mercez.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/igreja-e-mosteiro-de-sao-bento-sua.html




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário