sábado, 28 de novembro de 2015

NOTICIAS DO BAVI, COPINHA S. PAULO, FUTEBOL BAIANO, BRASILEIRO E INTERNACINAL

  • FONTE BAHIA  NOTICIAS 


  • Sexta, 27 de Novembro de 2015 - 19:45

    Com contrato renovado até outubro de 2018, Caíque comemora: 'Feliz demais'

    por Glauber Guerra
    Com contrato renovado até outubro de 2018, Caíque comemora: 'Feliz demais'
    Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
    Cria do Vitória, o goleiro Caíque, de 18 anos, renovou seu contrato até outubro de 2018. O arqueiro não escondeu a felicidade pelo novo vínculo.
     
    “Estou feliz demais. Foi uma notícia muito boa. Isso é fruto do trabalho. Fecho o ano totalmente feliz com o acesso para a Série A e a renovação. Esse ano foi muito bom. Fui bem na base e depois subi para o profissional. Não joguei ainda no profissional, mas estava ali com o grupo e trabalhando forte e preparado, pois eu poderia ser chamado a qualquer momento”, disse o jovem atleta, em entrevista aoBahia Notícias.
     
    Caíque ainda destacou a união dos goleiros do time Rubro-negro.
     
    “Somos muito unidos. Converso bastante com Gatito, Fernando Miguel e Gustavo. Com a gente não tem trairagem. A gente sempre torce um pelo outro”, garantiu.
    Sexta, 27 de Novembro de 2015 - 19:00

    Murray vence belga e empata duelo na final da Copa Davis

    por Estadão Conteúdo
    Maior esperança da Grã-Bretanha na final da Copa Davis, Andy Murray fez sua parte nesta sexta-feira ao buscar o empate com a Bélgica, no segundo jogo do confronto. O número dois do mundo igualou a série melhor-de-cinco em 1 a 1 ao derrotar o belga Ruben Bemelmans por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/2 e 7/5, na quadra de saibro montada no Flanders Expo, na cidade belga de Ghent.

    Mais cedo, David Goffin abrira o confronto vencendo o jovem britânico Kyle Edmund, de apenas 20 anos. Apesar da pouca experiência do visitante, o tenista local suou para buscar a vitória, de virada, por 3 sets a 2. Murray, que venceu o segundo jogo, poderá desempatar o confronto neste sábado.

    A partir do meio-dia (horário de Brasília), o vice-líder do ranking e seu irmão, Jamie Murray, vão enfrentar Steve Darcis e Kimmer Coppejans. Se confirmarem o favoritismo, os irmãos Murray ficarão a apenas uma vitória de conquistar o título que a Grã-Bretanha não vê há 78 anos.

    De volta ao saibro, após disputar seguidos torneios em quadra dura, Murray se mostrou bem adaptado ao piso mais lento. Chegou a levar uma quebra de saque no início do primeiro set, depois de se impor no serviço do rival, mas foi pouco ameaçado ao longo de toda a partida.

    Bemelmans, apenas o 108º do ranking, apostou nas variações, principalmente com deixadinhas e rápidos golpes do fundo de quadra. Mas a estratégia não foi longe. Após vencer o primeiro set, Murray teve facilidade para levar a segunda parcial.

    Na terceira, o tenista belga voltou a quebrar o saque de Murray e liderou o placar por breve momento. Até que o britânico devolveu a quebra e estabilizou o duelo novamente. Diante de uma oscilação do adversário, Murray voltou a se impor e fechou o jogo, após 2h24min.
    Sexta, 27 de Novembro de 2015 - 18:30

    Atlético de Madrid é o time menos violento da Liga dos Campeões

    por Matheus Caldas
    Atlético de Madrid é o time menos violento da Liga dos Campeões
    Foto: Reprodução / Trivela
    A máxima de que o Atlético de Madrid, time treinado pelo argentino Diego Simeone, é um time violento, parece não estar sendo a mais certa, pelo menos neste ano de 2015. A equipe espanhola é a que menos recebeu cartões amarelos: apenas 3. Não recebeu nenhum vermelho e é o nono time que menos fez faltas, em 5 rodadas da primeira fase da competição.

    O Atlético jogou na última quarta-feira (25) pela Champions, vencendo o Galatassaray por 2x0, no Vicente Calderón, em Madrid. A equipe ocupa a segunda colocação no Grupo C, com 10 pontos, atrás do Benfica (POR), que tem a mesma pontuação, mas está a frente graças ao confronto direto; os portugueses venceram o Atlético por 2x1, na capital da Espanha.
    Romário admite conta na Suíça, mas pede investigação do Ministério Público
    Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
    O senador Romário pediu à Procuradoria-Geral da República (PGR) que provoque o Ministério Público da Suíça a investigar se a conta bancária no país vinculada a ele pela revista Veja realmente existe ou já existiu. Em publicação do Facebook divulgada nesta sexta-feira (27), ele afirma que encaminhou documento ao procurador-geral Rodrigo Janot para conseguir provar que ele já não movimenta mais dinheiro no exterior através do banco BSI. Em entrevista divulgada pelo jornal O Globo nesta sexta-feira (27), ele reconhece que já foi titular de uma conta no país europeu enquanto atuava por clubes do continente, entre as décadas de 80 e 90, mas não se recorda quando a fechou. "Quando jogava na Europa, tive conta no BSI, só não sei o ano", afirma. “Não lembro. Mas, se tem conta no banco e não movimenta, acho que fecha automaticamente". Em julho, a revista Veja já havia denunciado que ele possuía um saldo R$ 7,5 milhões no banco BSI. No entanto, o senador se defendeu dizendo que “nunca tivera vínculo com a instituição”. Um documento divulgado pelo BSI atestou que o extrato divulgado pela Veja era falso, mas o banco não especificou se Romário que havia sido correntista em outra época. 

    O tema voltou a aparecer depois que um áudio envolvendo o senador Delcídio Amaral (PT-MS) e o advogado de Nestor Cerveró, Edson Ribeiro, foi divulgado. Na conversa do dia 4 de novembro, há referência a uma conta bancária na Suíça de Romário. Eles alegam que o ex-jogador estaria negociando uma ocultação de recursos junto ao banco BSI em troca de apoio político a Pedro Paulo (PMDB), candidato de Eduardo Paes (PMDB) à sua sucessão na prefeitura do Rio de Janeiro. Guilherme Paes, irmão do atual prefeito, é sócio do Banco BTG Pactual, que é dono do BSI. "Fanfarronice do senador (Delcídio) em ter me colocado nessa história. Em relação ao que o advogado (Edson Ribeiro) fala, a gente está vivendo momento bem diferente no Brasil. Não se pode dar mais credibilidade a bandido, vagabundo", criticou Romário em entrevista ao jornal O Globo.
    Sexta, 27 de Novembro de 2015 - 18:05

    Vitória bate o Bahia e fatura o título estadual juvenil

    por Glauber Guerra
    Vitória bate o Bahia e fatura o título estadual juvenil
    Foto: Divulgação / Vitória
    O Vitória sub-17 venceu o Bahia por 3 a 0, nesta sexta-feira (27), no Barradão, e conquistou o título estadual juvenil. Os gols foram marcados por Eron, Potó e Geovane. Dono da melhor campanha no certame, o Rubro-negro precisava apenas de um empate para ficar com o caneco. Na partida de ida, o placar foi de 0 a 0.
    Sexta, 27 de Novembro de 2015 - 18:00

    Tite minimiza seu papel para o hexa do Corinthians: 'Estão me hipervalorizando'

    por Estadão Conteúdo
    Tite minimiza seu papel para o hexa do Corinthians: 'Estão me hipervalorizando'
    Foto: Reprodução
    O técnico Tite afirmou nesta sexta-feira que não se considera o personagem mais importante da campanha do hexacampeonato brasileiro do Corinthians. O treinador preferiu destacar a qualidade dos jogadores do seu elenco.

    "Estão me hipervalorizando. Nenhum técnico do mundo, por maior qualidade que tenha, não consegue trabalhar com material humano sem qualidade. Obrigado pelo elogio, mas é uma baita de uma mentira", disse o treinador em entrevista coletiva no CT do Parque Ecológico.

    Questionado sobre quem foi o melhor do Brasileiro, o treinador dividiu o seu voto entre Renato Augusto e Jadson. "Se um dos dois não ganhar, será uma grande injustiça. Votei nos dois. Divide ou dá dois prêmios. Tem de fazer isso", disse Tite.

    O Corinthians deverá enfrentará o Sport, domingo, na Arena Pernambuco, com um time misto. Tite ainda decidiu a escalação, mas poupará quem estiver mais desgastado. Assim, a tendência é o Corinthians jogar no Recife com uma equipe mesclada entre titulares e reservas.

    "Todos os atletas estão à disposição, ninguém veio pedir para sair antes de férias. Olha o grau de respeito entre eles mesmos! Romero jogou muito (contra o São Paulo) e a tendência é de que permaneça. Amanhã (sábado) temos a definição da equipe", disse.

    O Corinthians conquistou o título brasileiro com três rodadas de antecedência. O time tem 80 pontos e igualou o Cruzeiro de 2014, dono da melhor campanha do Campeonato Brasileiro desde 2006, quando a competição passou a ser disputada por 20 clubes no sistema de pontos corridos.
    Sexta, 27 de Novembro de 2015 - 17:15

    Alfredo Montesso fala em realizar mudanças nas categorias de base do Vitória

    por Glauber Guerra
    Alfredo Montesso fala em realizar mudanças nas categorias de base do Vitória
    Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
    Novo gestor da base do Vitória, Alfredo Montesso quer realizar mudanças na agremiação. A principal, de acordo com ele, é o Leão deixar de ser um clube revelador para se tornar formador.
     
    “Já estive no Vitória por duas vezes [como preparador físico em 2006 e 2007]. É um desafio realmente interessante. O Vitória tem uma tradição muito grande em clube revelador e agora tem a necessidade de ser um clube formador. Concentrar nas formações desses meninos, para que cheguem ainda mais qualificados nesta transição para o profissional. O Vitória tem que dar mais um passo empreendedor e passar de revelador para formador. Venho com muita motivação para esse desafio e espero que junto com Carlão [gerente da base] e todos que trabalham aqui na base, aprimorar esse trabalho que já é feito com maestria”, disse Montesso, em entrevista ao Bahia Notícias.
     
    Ainda de acordo com o dirigente, a missão também vai focar na formação cultural e social dos jovens atletas.
     
    “Tem muita coisa para mudar. Trazer a ciência mais próxima da gente para ajudar na formação desses meninos, principalmente no aspecto cultural e social deles. Hoje não dá mais para chamar de jogador. É necessário se transformar em atleta e para isso é preciso ter conhecimento da profissão que eles vão exercer. E nisso é que a gente vai mexer bastante”, finalizou.
    Sexta, 27 de Novembro de 2015 - 17:05

    Dorival ironiza DVD do Palmeiras: 'Tem os jogos da semifinal?'

    por Estadão Conteúdo
    Dorival ironiza DVD do Palmeiras: 'Tem os jogos da semifinal?'
    Foto:Reprodução
    O técnico do Santos, Dorival Júnior, ironizou nesta sexta-feira (27) a ideia do Palmeiras de enviar um DVD para a CBF com imagens de erros de arbitragem que prejudicaram a equipe. A ideia partiu do presidente do clube, Paulo Nobre, após a primeira partida da decisão da Copa do Brasil e foi rebatida pelo técnico do time da Vila Belmiro, que pediu para que o material contenha também partidas em que os erros favoreceram o rival alviverde.

    "Neste DVD foram incluídos os dois jogos com o Fluminense ou não? Vamos pegar os dois jogos com o Fluminense, os 90 minutos do jogo com o Santos e aí, sim, faremos um DVD", atacou o treinador. Na semifinal entre o Palmeiras e o time carioca, a equipe paulista teve a favor um pênalti discutível marcado no jogo de ida, no Maracanã, quando perdia por 2 a 0 e fez o gol que diminuiu a desvantagem.

    A reclamação palmeirense com a arbitragem se originou de uma disputa de bola na última quarta-feira entre David Braz e Lucas Barrios. O atacante paraguaio caiu na área e o árbitro não marcou pênalti. Dorival admitiu ter visto infração no lance, mas reclamou de outros erros na condução do jogo. Segundo ele, o zagueiro Jackson merecia ter sido expulso por impedir um contra-ataque no primeiro tempo. "Se alguém teria que reclamar, seria o Santos", afirmou.

    O treinador criticou o excesso de tempo de bola parada. "O jogo teve 40% de bola rolando no primeiro tempo. Isso não é um fato normal e teve também outra causa. O juiz não se encontrava. O Luiz (Flávio de Oliveira) é um árbitro seguro em situações normais, não deixaria isso acontecer. Ele teve algum problemas e não estava normal", afirmou. O juiz sentiu uma lesão no meio do segundo tempo e foi substituído pelo quarto árbitro, Marcelo Aparecido de Souza.

    O Palmeiras prometeu entregar até a tarde desta sexta-feira o DVD para a CBF com o lance sobre Barrios. "Se teve alguém que foi prejudicado, por tudo o que houve, foi o Santos. O peso desse DVD teria que ser bem compensado e mostrado, e não só a situação de penalidade", disse Dorival.
    Sexta, 27 de Novembro de 2015 - 16:33

    Fórmula E inova e cria categoria para carros sem humanos na direção

    por Estadão Conteúdo
    Fórmula E inova e cria categoria para carros sem humanos na direção
    Foto: Reprodução
    A Federação Internacional de Atletismo (FIA) segue apostando na Fórmula E como laboratório de inovações tecnológicas da indústria automobilística. Nesta sexta-feira, a Fórmula E anunciou a criação de uma categoria satélite, que terá apenas carros pilotados por inteligência artificial, sem a presença de humanos no cockpit.

    Pelo que explicou a Fórmula E, que trabalhará em parceira com a Kinetik, o novo campeonato também terá apenas carros movidos a energia elétrica e será chamado 'Roborace', numa soma de 'robô' com 'race' (corrida). Ou seja: corrida de robô.

    "A Roborace vai oferecer uma plataforma competitiva para soluções de pilotagem autônoma que estão agora sendo desenvolvidas por muitas indústrias automotivas e players tecnológicos, assim como em universidades de alta tecnologia", explicou a Fórmula E, em comunicado.

    Ainda de acordo com a categoria de carros elétricos da FIA, que recentemente iniciou sua segunda temporada, a ideia é que a nova competição entre no calendário 2016-2017, com cada uma das 10 equipes colocando dois carros no grid. A corridas da Roborace, de uma hora, seriam preliminares às da Fórmula E, nos mesmos circuitos.

    Todos os 20 carros do grid seriam iguais, mas cada equipe usará algoritmos em tempo real e inteligência artificial para permitir a competição. "Nós passionalmente acreditamos que, no futuro, todos os carros do mundo serão assistidos por inteligência artificial e movidos a eletricidade", disse Denis Sverdlov, fundador da Kinetik e da Roborace.
    Sexta, 27 de Novembro de 2015 - 16:15

    Árbitro sergipano comanda partida entre Bahia e Atlético-GO

    por Ulisses Gama
    Árbitro sergipano comanda partida entre Bahia e Atlético-GO
    Foto: Divulgação
    A última partida da temporada 2015 do Bahia será no próximo sábado (28), contra o Atlético Goianiense, válida pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Um árbitro sergipano foi escalado pela Confederação Brasileiro de Futebol (CBF) para comandar o jogo.
     
    Policial militar e formado em arbitragem desde 2004, Claudionor dos Santos Junior será o dono do apito. Jose Raimundo Dias da Hora e Jose Carlos Oliveira dos Santos, da Bahia, serão os auxiliares.
     
    Os times que se enfrentarão na Arena Fonte Nova já não disputam mais nada no campeonato nacional. O Bahia ocupa a nona posição, enquanto o Atlético está no 14º lugar.
    Sexta, 27 de Novembro de 2015 - 16:00

    FBF divulga arbitragem da primeira final do Intermunicipal

    por Edimário Duplat
    FBF divulga arbitragem da primeira final do Intermunicipal
    Foto: Divulgação/FBF
    A Federação Bahiana de Futebol (FBF) anunciou nesta sexta-feira (27) o trio de arbitragem para o primeiro jogo da final do Campeonato Intermunicipal 2015, entre as equipes de Uruçuca e Santo Amaro, marcada para o próximo domingo (29).

    Ademilton Piedade Carigé apita o confronto, auxiliado por Jucimar Paraíso Gonçalves e Dorivan da Silva Gomes.

    As duas equipes entram em campo às 15h, no Estádio Municipal Antônio Ferreira, o Ferreirão, em Uruçuca.
    Sexta, 27 de Novembro de 2015 - 15:45

    Só falta oficializar: Fernando Miguel confirma acerto com o Vitória

    por Glauber Guerra
    Só falta oficializar: Fernando Miguel confirma acerto com o Vitória
    Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
    O goleiro Fernando Miguel vai continuar no Vitória. Com o contrato próximo do fim,  o arqueiro deixou escapar que já acertou sua renovação, mas o anúncio oficial será feito pela diretoria do clube.
     
    “A diretoria que vai chegar e falar para vocês. Não vou adiantar nada, mas pode ter certeza que vou ficar em Salvador por bastante tempo. A gente já conversou. Só falta o Vitória falar para vocês os detalhes da renovação”, disse o arqueiro, em entrevista ao Bahia Notícias.
     
    O BN já havia antecipado o acerto para a renovação do contrato de Fernando Miguel em outubro do mês passado. O novo vínculo será até dezembro de 2017. 
     
    O goleiro era titular até a 17ª rodada da Série B, quando foi obrigado a deixar o time por conta de uma lesão muscular durante o triunfo por 2 a 1 sobre o Ceará. Ao todo, ele disputou 36 partidas com a camisa do Leão e defendeu quatro pênaltis.
    Sexta, 27 de Novembro de 2015 - 14:30

    Huracán empata com o River Plate e chega a final da Copa Sul-Americana 2015

    por Edimário Duplat
    Huracán empata com o River Plate e chega a final da Copa Sul-Americana 2015
    Foto: Divulgação/Conmebol
    Depois de vencer o River Plate no próprio Estádio Monumental de Nuñez, o Huracán conseguiu a classificação para a Copa Sul-Americana 2015 ao empatar em 2 a 2 na última quinta-feira (26), em jogo realizado no Estádio El Palacio.

    Com o resultado, Los Quemeros chegam a sua primeira final internacional e enfrentarão o Independiente Santa Fé, que superou o Sportivo Luqueño depois de dois empates nas semifinais do torneio. Com 1 a 1 fora de casa, os colombianos chegaram a decisão depois de um 0 a 0 no El Campín.

    As duas equipes jogam na próxima quarta-feira (2) em jogo realizado na Argentina. Já a volta será no dia 9 de dezembro, na cidade de Bogotá.
    Sexta, 27 de Novembro de 2015 - 13:45

    Copa do Nordeste sub-20: Bahia enfrenta Sport nas quartas de final

    por Ulisses Gama
    Copa do Nordeste sub-20: Bahia enfrenta Sport nas quartas de final
    Imagem: Divulgação
    Com dois triunfos sobre Campinense e CRB, e uma derrota para o Ceará na primeira fase da Copa do Nordeste sub-20, o Bahia está classificado para a próxima fase da competição regional e enfrentará o Sport nas quartas de final.   
     
    Na primeira fase, a equipe pernambucana venceu Guarany de Sobral, Boca Junior (SE) e empatou com o Serrano. No grupo B da competição, o rubro-negro ficou na primeira posição.
     
    As equipes se enfrentam neste sábado (28), às 19h30, no estádio Rei Pelé, em Maceió (AL). O confronto terá tranmissão televisiva do canal Esporte Interativo. 
    Sexta, 27 de Novembro de 2015 - 13:05

    Mancini quer triunfo contra o Santa Cruz: 'É importante ficar em segundo lugar'

    por Glauber Guerra
    Mancini quer triunfo contra o Santa Cruz: 'É importante ficar em segundo lugar'
    Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
    Já classificado para a Série A, o Vitória não deve tirar o pé do acelerador no duelo contra o Santa Cruz, sábado (28), em Recife, pela última rodada da competição. Tudo porque terminar o campeonato com triunfo e na segunda colocação faz parte dos planos do técnico Vagner Mancini.
     
    “É um jogo que não tem valor em termos de pontuação, embora a gente quer chegar ao máximo possível, importante para o Vitória terminar em segundo lugar, pois tem um ranking de classificação da CBF e quem fica em segundo lugar ganha mais pontos de quem fica em terceiro ou quarto. É bom que a torcida saiba disso aí. O Vitória vai para tentar ficar em segundo lugar  e adquirir pontos importantes supostamente para uma eventualidade em termo de Copa do Brasil ou qualquer outro torneio”, afirmou o treinador, em entrevista coletiva. 
     
    Com 66 pontos, o Leão ocupa a segunda colocação na Série B, enquanto o time pernambucano é o terceiro e possui 64.
     
    O Vitória deve ir a campo com a seguinte formação: Fernando Miguel, Diogo Mateus, Guilherme Mattis, Ramon e Diego Renan; Amaral, Marcelo, Flávio;  Yan, Vander e Rafaelson (Nickson).
    Sexta, 27 de Novembro de 2015 - 13:00

    Comitê da Conmebol aprova mudanças nas regras da Libertadores 2016

    por Edimário Duplat
    Comitê da Conmebol aprova mudanças nas regras da Libertadores 2016
    Foto: Divulgação
    Em reunião na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Comitê Executivo da Conmebol aprovou uma série de mudanças no regulamento da Copa Libertadores da América 2016. Dentre elas, a principal alteração é na constituição dos grupos e na apresentação de um certificado de qualidade dos estádios.

    "O ranking está sendo estabelecido neste momento pelo departamento de competições e de estatísticas para achar a pontuação de todos os times que participam da Libertadores", disse Hugo Figueiredo, diretor de Competições da Conmebol. A partir do próximo ano, os cabeças de chave serão definidos por um ranking que reunirá a pontuação das equipes nas últimas edições de torneios organizados pela entidade.

    Além disso, outro ponto modificado foi em relação a arbitragem. Agora, em clássicos de clubes do mesmo país, os árbitros deverão ser neutros para evitar qualquer tipo de favorecimento. O programa de anti dopagem também foi aprovado.

    A próxima reunião entre os dirigentes da Conmebol será no final de dezembro, às vésperas do sorteio da fase de grupos da Libertadores.
    Sexta, 27 de Novembro de 2015 - 12:35

    Mancini poupa alguns titulares e relaciona 18 jogadores para duelo contra Santa Cruz

    por Glauber Guerra
     Mancini poupa alguns titulares e relaciona 18 jogadores para duelo contra Santa Cruz
    Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
    O técnico Vagner Mancini, do Vitória, confirmou a lista de relacionados para o jogo contra o Santa Cruz, neste sábado (28), às 16h30, em Recife, pela última rodada da Série B. Ao todo, o comandante Rubro-negro selecionou 18 jogadores.
     
    O treinador do Leão decidiu poupar alguns titulares para o duelo: Gatito, Kanu, Rhayner, Escudero, Pedro Ken e Elton, ficaram de fora.
     
    A novidade é a presença do zagueiro Josué, que apareceu na lista pela primeira vez na temporada. O jogador ficou fora de combate por mais de seis meses, após passar por uma cirurgia no joelho. Desde sua recuperação em setembro, ele treinava normalmente, mas não era convocado.
     
    Confira a lista completa:
     
    Goleiros: Fernando Miguel e Caíque
    Zagueiros: Vinicius, Josué, Guilherme Mattis e Ramon
    Laterais: Diogo Mateus e Diego Renan
    Volantes: José Welison, Amaral, Flávio e Marcelo
    Meias: David e Nickson
    Atacantes: Yan, Gabriel, Vander, Rafaelson
    Andrade Guiterrez confessa suborno na Copa e pagará multa de R$ 1 bilhão
    Foto: Reprodução / Tribuna Hoje
    A empreiteira Andrade Gutierrez acertou um acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR) e vai relatar que pagou propina em obras da Copa do Mundo, na Petrobras, na usina nuclear Angra 3 e em Belo Monte e na ferrovia Norte-Sul. Segundo a Folha de S. Paulo, a empresa aceitou pagar a maior multa da Operação Lava Jato até agora, cerca de R$ 1 bilhão, para que possa continuar participando de licitações públicas. A Andrade Gutierrez foi acusada, junto com a Odebrecht, de pagar R$ 632 milhões em suborno para participar de obras da Petrobras. Na Copa do Mundo, por exemplo, a empreiteira atuou na reforma do estádio do Maracanã, no Rio, do Mané Garrincha, em Brasília, no Beira-Rio, em Porto Alegre, e na construção da Arena Amazonas, em Manaus. O acordo de delação é essencial para a companhia, já que quase metade de sua receita vem de obras contratadas pelo governo. Os três dos executivos que estavam presos – Otávio Azevedo, Élton Negrão de Azevedo Júnior e Flávio Barra – foram transferidos em definitivo do Complexo Médio Penal, que fica em Pinhais (PR), na Grande Curitiba, para a carceragem da Polícia Federal por razões de segurança. Um dos entraves para o acordo com a PGR era o valor: os procuradores queriam R$ 1,2 bilhão, enquanto a empresa alegava não ter mais de R$ 800 milhões para pagar. O valor de R$ 1 bilhão deve ressarcir as empresas que foram prejudicadas por acertos do cartel que atua em obras públicas.
    Sexta, 27 de Novembro de 2015 - 12:15

    Aroldo Moreira relembra início de Ávine e comenta: 'Sou uma pessoa grata'

    por Ulisses Gama
    Aroldo Moreira relembra início de Ávine e comenta: 'Sou uma pessoa grata'
    Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
    A polêmica entrevista de Ávine à TV Bahia, na última quinta-feira (26), foi um dos assuntos tratados na entrevista coletiva de Aroldo Moreira, na manhã desta sexta-feira (28), no Fazendão. Questionado sobre as palavras do atleta a respeito de Charles Fabian, o técnico se disse grato as pessoas que o revelaram para o futebol, relembrando que o lateral esquerdo foi lançado pelo mesmo Charles, aos 17 anos.
     
    "Cada um fala o que quer. O que penso é que sou uma pessoa grata. Muitas pessoas me ajudaram no futebol... Elson Nogueira, Sapatão, que foi um ídolo aqui, heptacampeão. Sou muito grato a essa pessoa maravilhosa. Ávine foi lançado por Charles aos 17 anos. Entendo que ele lançou Ávine e a gratidão é algo que nós temos que ter. De todas as formas, entendo. É do futebol e é do ser humano também" declarou.
     
    Sob o comando de Charles em 2015, o jogador não teve oportunidades no time titular e viu Juninho, oriundo das divisões de base, ser opção do ex-técnico do time profissional tricolor.  
    Sexta, 27 de Novembro de 2015 - 11:50

    Vitória finaliza preparação para encarar o Santa Cruz

    por Glauber Guerra
    Vitória finaliza preparação para encarar o Santa Cruz
    Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
    Assim como em todos os treinos da semana, o Vitória encerrou a preparação para o duelo contra o Santa Cruz com um rachão. As duas equipes já estão classificadas para a Série A e se enfrentam neste sábado (28), às 16h30, em Recife.
     
    Mais uma vez o clima foi de bastante descontração. A cada gol marcado no rachão, celebrações entusiasmadas. O trabalho recreativo também contou com a presença do técnico Vagner Mancini. O comandante Rubro-negro mostrou que ainda tem intimidade com a bola e participou ativamente da atividade.
     
    Para o duelo, Mancini decidiu poupar alguns jogadores considerados titulares. A única dúvida é no ataque entre Rafaelson e Nickson. Desta forma, a equipe deve jogar com: Fernando Miguel, Diogo Mateus, Guilherme Mattis, Ramon e Diego Renan; Amaral, Marcelo, Flávio;  Yan, Vander e Rafaelson (Nickson).
     
    Os volantes Luiz Gustavo e André Castro e o meio-campista Pereira não viajaram para não correrem risco de lesão, já que o trio possui contrato de empréstimo com o Palmeiras, Audax-SP e Grêmio Novorizontino.
    Sexta, 27 de Novembro de 2015 - 11:45

    Com rachão, Bahia finaliza preparação para enfrentar Atlético Goianiense

    por Ulisses Gama
    Com rachão, Bahia finaliza preparação para enfrentar Atlético Goianiense
    Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
    Diferente do que se viu na maioria de 2015, o treino do Fazendão na manhã desta sexta-feira (27) foi com um descontraído rachão. A última atividade finalizou a preparação para o jogo contra o Atlético Goianiense, neste sábado (28), pela última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. 
     
    Em entrevista coletiva antes da atividade no campo, o técnico Aroldo Moreira definiu, com uma dúvida, o time que entrará em campo contra os goianos. A escalação deve ser a seguinte:  Jean, Adriano, Ewerton (Rodrigo), Gustavo, Vitor, Yuri, Paulinho Dias, Gustavo Blanco; João Paulo Penha, Jeam e Jacó. 
     
    O grupo ficará concentrado até horas antes da partida, que está marcada para às 16h30 (horário da Bahia), na Arena Fonte Nova. O tricolor ocupa a nona posição da competição nacional, com 55 pontos.
    Governo francês mantém ordem de proibição das torcidas visitantes no campeonato nacional
    Foto: A. Martin - L'Équipe
    Após os atentados ocorridos em Paris, há duas semanas, o Ministério do Interior francês manteve a proibição para a torcida visitante nos jogos do certame nacional. Com a proximidade da Cúpula sobre o Clima, o país segue em estado de emergência e fará a medida seguir até a 18ª rodada, em meados de dezembro.

    “Estas decisões são justificadas pela falta de forças policiais disponíveis em um período de estado de emergência e pela organização da COP21 (Cúpula sobre o Clima)", afirma o comunicado da Liga Francesa de Futebol (LFP).

    A medida também vale para a segunda divisão do futebol local e partidas válidas pela Copa da França e Liga Europa.
    Sexta, 27 de Novembro de 2015 - 11:05

    Luiz Gustavo é liberado e não pega o Santa Cruz

    por Glauber Guerra
    Luiz Gustavo é liberado e não pega o Santa Cruz
    Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
    Com o contrato perto do fim, o volante Luiz Gustavo, do Vitória, não vai jogar contra o Santa Cruz, sábado (28), às 16h30, em Recife, pela última rodada da Série B. O atleta pertence ao Palmeiras e tem vínculo com o Alviverde até o fim de 2017. O jogador chegou a treinar, mas foi liberado. “Ainda não sei se vou renovar. Acho que estão resolvendo. Mas já estou de férias”, disse o jogador, em entrevista ao Bahia Notícias.  Luiz está no Vitória desde setembro de 2013, sempre por empréstimo. Em maio, ele sofreu uma lesão muscular e só voltou aos gramados no triunfo por 1 a 0 sobre o Ceará, no dia 14 de novembro.
    Sexta, 27 de Novembro de 2015 - 10:50

    Hamilton supera Rosberg e lidera primeiro treino livre do GP de Abu Dabi

    por Estadão Conteúdo
    Hamilton supera Rosberg e lidera primeiro treino livre do GP de Abu Dabi
    Foto: Divulgação/Formula 1
    Depois de perder a disputa para Nico Rosberg no GP do Brasil, realizado há menos de duas semanas, em São Paulo, Lewis Hamilton, tricampeão mundial com muita antecipação, saiu na frente do alemão no primeiro treino livre do GP de Abu Dabi, nesta sexta-feira, no Circuito de Yas Marina. O piloto da Mercedes cravou o tempo de 1min43s754 para fechar na liderança os primeiros trabalhos de pista desta última prova da temporada 2015 da Fórmula 1.

    Vencedor em Interlagos ao deixar o inglês para trás, o piloto alemão ficou na segunda posição desta sessão inicial de treinos em Abu Dabi ao cronometrar 1min43s895 na sua melhor volta. A dupla da Mercedes, por sinal, foi absoluta neste treino, pois quem ficou mais próximo de Rosberg, o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, foi mais de meio segundo mais lento do que os líderes ao marcar 1min44s500 para garantir a terceira colocação.

    Já a quarta posição deste primeiro treino foi conquistada pelo russo Daniil Kvyat, da Red Bull, que se colocou entre os dois carros da Ferrari ao cravar 1min44s702 e ficar logo à frente do alemão Sebastian Vettel, que veio logo atrás com 1min44s742.

    Muito próximo de Vettel também andou o seu compatriota Nico Hülkenberg, da Force India, que assegurou a sexta colocação ao marcar 1min44s751 com sua Force India.

    Bem longe deste pelotão de frente ficou Felipe Massa, que amargou uma desclassificação no último GP do Brasil, por irregularidade na temperatura dos pneus de sua Williams, e agora foi apenas o décimo colocado neste primeiro treino livre em Abu Dabi ao cravar 1min45s433. Ele também foi mais lento do que Daniel Ricciardo, da Red Bull, de Sergio Pérez, da Force India, e Pastor Maldonado, da Lotus.

    Massa, porém, conseguiu ao menos andar à frente do seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, que veio logo atrás do brasileiro, em 11º lugar.

    Já Felipe Nasr, da Sauber, foi o 15º ao cronometrar 1min46s115 e fechou a sessão logo atrás da dupla da McLaren formada por Jenson Button e Fernando Alonso, respectivos 13º e 14º colocados neste primeiro treino ao marcarem 1min45s773 e 1min45s865.

    O segundo treino livre do GP de Abu Dabi será disputado nesta sexta às 11 horas (de Brasília), mesmo horário do treino de classificação de sábado e da corrida de domingo.
    Sexta, 27 de Novembro de 2015 - 10:15

    FPF divulga grupos e Bahia conhece adversários na Copa SP

    por Ulisses Gama
    FPF divulga grupos e Bahia conhece adversários na Copa SP
    Edson Fabiano (dir) comandará equipe Foto: Divulgação / EC Bahia
    O Esporte Clube Bahia já sabe quem irá enfrentar na primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que será disputada entre 2 e 25 de janeiro, em 27 cidades do estado paulista. A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou a tabela nesta quinta-feira (26).
     
    Comandado pelo técnico Edson Fabiano, o Esquadrãozinho enfrentará o Taubaté (SP), Desportiva Aliança (AL) e Sabiá (MA), pelo grupo 21 do certame, que terá sede em Taubaté, localizada a 130 km da capital. 
     
    Para a competição, o Bahia já tem a lista de atletas definida. Clique aqui e confira.
    Sexta, 27 de Novembro de 2015 - 10:00

    Boxeadora Clélia Costa é pega no antidoping e pode ficar de fora do Rio 2016

    por Estadão Conteúdo
    Boxeadora Clélia Costa é pega no antidoping e pode ficar de fora do Rio 2016
    Foto: Divulgação
    A Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) anunciou nesta quinta-feira (27) que a pugilista Clélia Costa caiu no exame antidoping, o que pode ameaçar a sua participação nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

    De acordo com o informe da entidade, foi encontrada a substância furosemida na urina da atleta, o que acarretou a suspensão por 180 dias de competições nacionais e internacionais. Mesmo com o Campeonato Mundial previsto para o dia 19 de maio, no Cazaquistão, Clélia terá o seu treinamento impedido por conta da punição imposta, o que pode atrapalhar a sua classificação para o evento maior do esporte.

    “A atleta não pode treinar com a seleção, está afastada, aí fica difícil ir para o Mundial. Isso deve atrapalhar, ela está suspensa, não vai conseguir treinar. A regra do jogo é essa”, afirmou Mauro Silva, presidente da Confederação.

    A Furosemida é utilizada para a perda de peso e também já foi utilizada por outros atletas brasileiros como César Cielo e Daiane dos Santos.
    Sexta, 27 de Novembro de 2015 - 09:30

    João Havelange é internado com problema pulmonar no Rio, mas quadro é estável

    por Estadão Conteúdo
    João Havelange é internado com problema pulmonar no Rio, mas quadro é estável
    Foto: Divulgação
    Presidente da Fifa entre os anos de 1974 a 1998, João Havelange está internado no Hospital Samaritano, no bairro do Botafogo, no Rio de Janeiro, com um problema pulmonar. Aos 99 anos, o dirigente superou uma infecção respiratória no ano passado, quando esteve internado no mesmo local.

    "O Hospital Samaritano (Botafogo) informa que o ex-presidente de honra da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa), João Havelange, encontra-se internado na instituição em função de problema pulmonar. O paciente evolui positivamente ao tratamento e seu quadro de saúde é estável", diz o boletim oficial divulgado pelo hospital.

    Medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos em 1955, no polo aquático, Havelange abriu mão de seus cargos de membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), em 2011, e de presidente de honra da Fifa, em 2013, após ter seu nome envolvido em escândalos de corrupção.

    Ele deixou o posto na Fifa no mesmo dia em que a entidade publicara relatório do seu Comitê de Ética sobre o caso de corrupção envolvendo a ISL, extinta empresa que foi parceira de marketing da entidade. Com aquela decisão, Havelange se livrou de receber qualquer punição por seu envolvimento no escândalo da ISL, que declarou falência em 2001.

    Há pouco mais de dois meses, Chung Mong Joon, ex-vice-presidente da Fifa sob o mandato de João Havelange, antecessor de Joseph Blatter, acusou o brasileiro de ter tentado esconder os escândalos de corrupção enquanto comandou a entidade máxima do futebol e de ter manipulado os acordos de transmissão do Mundial, prejudicando a renda do futebol.
    Sexta, 27 de Novembro de 2015 - 09:25

    Com uma dúvida no time, Aroldo Moreira avalia semana de treinos: 'Tranquila'

    por Ulisses Gama
    Com uma dúvida no time, Aroldo Moreira avalia semana de treinos: 'Tranquila'
    Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
    Nesta sexta-feira (27), o Bahia faz a sua última atividade da temporada de 2015. Em entrevista coletiva, o técnico Aroldo Moreira avaliou a semana como tranquila e destacou a motivação dos seus atletas para a partida contra o Atlético Goianiense, neste sábado (28), pela última rodada da Série B.
     
    "A semana foi tranquila, o trabalho foi desenvolvido. Por incrível que pareça, o nível de motivação foi grande por ser a partida derradeira do ano. O jogo profissional faz parte da formação do atleta da base e isso tem sido muito legal", disse.
     
    O comandante tricolor dispensou o mistério sobre a equipe que entra em campo diante do time goiano. Entretanto, Aroldo revelou uma dúvida entre os zagueiros Ewerton e Rodrigo. Durante os treinamentos, os dois atletas foram testados. Os onze devem ser os seguintes: Jean, Adriano, Ewerton (Rodrigo), Gustavo, Vitor, Yuri, Paulinho Dias, Gustavo Blanco; João Paulo Penha, Jeam e Jacó.
     
    Sobre a torcida do Bahia, Aroldo fez elogios e fez a previsão de um público razoável na Arena Fonte Nova.
     
    "A torcida do Bahia é fantástica. Sou soteropolitano, acompanho bem os times daqui, principalmente o Bahia e a sua torcida surpreende muito. Logicamente, não vai causar surpresa se tivermos um público razoável em virtude dos meninos da base que eles querem ver", pontuou.
     
    A partida está marcada para às 16h30 (horário da Bahia). 
    Sexta, 27 de Novembro de 2015 - 09:15

    Diego Renan diz que vive momento marcante na carreira

    por Glauber Guerra
    Diego Renan diz que vive momento marcante na carreira
    Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
    Momento marcante. Segundo o lateral-esquerdo Diego Renan, do Vitória, é isso que ele vive no momento. O atleta, que desembarcou na Toca do Leão em abril deste ano por empréstimo junto ao Cruzeiro, relembrou a lesão grave no joelho sofrida em 2013, quando atuava no Criciúma, e celebrou a boa fase no Rubro-negro baiano.
     
    “Com certeza [é o melhor momento]. Por tudo que passei em 2013, quando tive uma lesão no joelho e fiquei sei meses sem jogar. Ano passado tive no Vasco e fiquei a temporada toda. Mas esse ano são 36 jogos que eu tenho, se não me engano [na verdade são 35], foi muito especial. Momento marcante da minha carreira, por ter feitos gols também. Ano passado só fiz um e até agora fiz quatro aqui e pude ajudar a equipe”, afirmou o atleta.
     
    Ainda segundo camisa 6, a boa recepção da torcida, diretoria e funcionários do Vitória, contribuiu de maneira significativa para o seu bom desempenho.
     
    “Fui muito bem recebido pelo torcedor, pela diretoria e funcionários. Isso ajuda bastante na nossa caminhada dentro do clube. Fico muito feliz pelo momento que estou vivendo no Vitória e com certeza é um dos melhores da minha carreira”, completou.
     
    Diego Renan tem vínculo com o Rubro-negro até dezembro deste ano.
    Sexta, 27 de Novembro de 2015 - 08:45

    Gustavo afirma não ter participado de conversa sobre Charles Fabian

    por Ulisses Gama
    Gustavo afirma não ter participado de conversa sobre Charles Fabian
    Foto: Divulgação / EC Bahia
    Segundo o lateral esquerdo Ávine, em entrevista à TV Bahia, a diretoria do Esporte Clube Bahia, em outubro, procurou alguns atletas para uma consulta sobre a efetivação do técnico Charles Fabian e a resposta foi negativa. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (26), o zagueiro Gustavo afirmou não ter participado desta conversa com os dirigentes e reafirmou que a melhor opção no momento era a efetivação do treinador, que ganhou férias do Bahia após o fracasso no objetivo de subir para a Série A. 
     
    "Sou uma pessoa bem esclarecida nas minhas opiniões. Em relação ao Charles, muitos aprovaram. Tanto a imprensa como o torcedor e no meu modo de ver era a pessoa mais viável a assumir. Quando você não consegue o êxito, as cobranças são feitas. Eu não participei dessa conversa. Se teve essa conversa, não estou sabendo", afirmou.
     
    Contratado pelo Esquadrão em setembro e com um vínculo até dezembro de 2016, o experiente atleta reiterou que os jogadores tem a sua parcela de culpa pelo final de campanha no Campeonato Brasileiro da Série B.
    "Nós jogadores temos nossa parcela de culpa. Todos os jogadores estavam envolvidos no projeto de subir o Bahia e nas horas mais cruciais não fomos felizes. Temos que saber onde erramos, aquilo que precisa melhorar e precisamos de jogadores comprometidos, que se entreguem para fazer um 2016 forte".
    Sexta, 27 de Novembro de 2015 - 08:30

    Serrano vence Guarany de Sobral e avança na Copa do Nordeste sub-20

    por Edimário Duplat
    Serrano vence Guarany de Sobral e avança na Copa do Nordeste sub-20
    Foto: Cidade Esportes
    Pela terceira rodada da Copa Nordeste sub-20 2015, o Serrano venceu o Guarany de Sobral por 3 a 1 e garantiu a classificação para a próxima fase da competição regional. Com o resultado, a equipe conquistense ficou na segunda colocação do Grupo B com sete pontos, ficando atrás do Sport Recife apenas no saldo de gols, e conseguindo a vaga por ser o melhor segundo colocado na classificação geral.

    Ao final da primeira fase, foram definidos os classificados para as quartas de final do Nordestão sub-20. Além dos líderes Ceará, Sport Recife, América de Natal, Fortaleza e Globo-RN, os segundo colocados Bahia, Serrano e Náutico também seguem no torneio.

    A tabela de jogos ainda será definida pela Confederação Brasileira de Futebol.
    Tomate e Ronaldo participam de campeonato de poker beneficente em São Paulo
    Foto: Divulgação
    Tomate foi convidado a participar, na noite desta quarta-feira (25), do ‘PokerStars’ um dos maiores torneios de cunho beneficente do país. A competição aconteceu em São Paulo e foi transmitido ao vivo pela TV Poker. Na mesa com Tomate, um dos três melhores jogadores do Brasil, Andre Akkari; os jogadores Ronaldo e Petkovic, entre outros. Tomate contou que o poker é um de seus principais hobbys e que já teria participado de outros torneios do esporte pelo Brasil e Las Vegas.
    Sexta, 27 de Novembro de 2015 - 07:30

    Presidente do Vitória celebra conquista do título estadual infantil

    por Glauber Guerra
    Presidente do Vitória celebra conquista do título estadual infantil
    Foto: Francisco Galvão / Vitória
    O Vitória faturou o título estadual infantil ao empatar com o arquirrival Bahia em 0 a 0, nesta quinta-feira (26), em Pituaçu. Presidente do Leão, Raimundo Viana expressou sua felicidade pela conquista do caneco.
     
    “É um momento de muita alegria. No profissional, voltamos pra Série A. Na base, colecionamos títulos este ano”, disse o mandatário Rubro-negro.
     
    O Leão vai disputar outro título nesta sexta (27). Desta vez, pelo Campeonato Baiano Juvenil. A equipe vai enfrentar o Bahia, no Barradão, às 15h. No jogo de ida, o duelo terminou em 0 a 0. Um novo empate dará o troféu ao Vitória.
     Ex-diretor de futebol do Ceará, Diego Cerri desconversa sobre negociação com o Bahia
    Foto: Divulgação
    Nos próximos dias, o Bahia pode acertar a contratação de um diretor de futebol para a temporada de 2016. Após a demissão de Alexandre Faria, Diego Cerri pode ser o nome. O ex-dirigente do Ceará, que já havia recebido uma sondagem tricolor no final do ano passado, desconversou sobre a negociação e afirmou preferir falar quando algo estiver definido.
     
    "Não me sinto à vontade de entrar em detalhes pois não tem nada oficial. Vamos esperar aí as definições nos próximos dias. Prefiro conversar quando as coisas estão sacramentadas. Por enquanto é especulação", disse, em entrevista ao Jornal Correio.
     
    Cerri, de 40 anos, afirmou também estar acompanhando o andamento do clube. “A gente tem acompanhado muito de perto e mesmo antes no Barueri no acesso quando era gerente (2008). O Bahia é uma equipe grande e acho que está muito bem encaminhado com uma administração muito boa", completou.
     
    Diego Cerri esteve no clube cearense entre 2012 e agosto deste ano. Por lá, conquistou os títulos cearenses de 2013 e 2014, além da Copa do Nordeste de 2015 contra o próprio Bahia. Além do alvinegro, o profissional teve passagens pelo Grêmio Barueri e o Red Bull (SP).
     
    Quinta, 26 de Novembro de 2015 - 22:10

    Copa do Nordeste Sub-20: Vitória empata com o América-RN e avança na competição

    por Glauber Guerra
    Copa do Nordeste Sub-20: Vitória empata com o América-RN e avança na competição
    Foto: Divulgação/ América-RN
    O Vitória empatou em 2 a 2 com o América-RN, na noite desta quinta-feira (26), no Estádio Gerson Amaral, em Coruripe, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste Sub-20.  Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Valnei Pichite chegou aos cinco pontos e conseguiu a classificação para a próxima fase do certame regional.
     
    Os dois gols do Rubro-negro foram anotados pelo atacante Jhonny.
     
    O adversário do Vitória na próxima fase ainda será divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
    Quinta, 26 de Novembro de 2015 - 22:00

    Federação muda regulamento e, com 112 times, Copinha terá uma fase a mais

    por Estadão Conteúdo
    Federação muda regulamento e, com 112 times, Copinha terá uma fase a mais
    Foto: Reprodução
    A Federação Paulista de Futebol (FPF) sorteou nesta quinta-feira (26) os grupos da 47.ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que no ano que vem terá mais um recorde de participantes: 112 times, divididos em 28 grupos. Com isso, agora avançam os dois primeiros de cada grupo, de forma que será disputada uma rodada a mais de mata-matas.

    Para ser campeão da Copinha em 2016, um time terá que disputar nove partidas, sendo seis de mata-mata, em um período de no máximo 23 dias, uma vez que o torneio começa já em 2 de janeiro, um sábado, e tem a final marcada para o feriado de 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, no Pacaembu.

    Os três grandes clubes da cidade de São Paulo vão jogar nas mesmas sedes de 2015, mas agora em cidades trocadas. Barueri, que ficou com o Corinthians neste ano, receberá o São Paulo no ano que vem. Limeira, casa do Palmeiras em 2015, vai ter jogos do Corinthians em 2016, enquanto São José dos Campos, onde o time alvinegro mandou seus jogos no Paulista Sub-20, terá o grupo do Palmeiras. Também em 2014 o São Paulo jogou em Barueri e o Corinthians em Limeira.

    O Santos, que este ano jogou em Lins, desta vez terá a cidade de Araraquara como sede. O Cruzeiro joga em Marília, o Inter em São Carlos, o Fluminense em Capivari (sede que não estava em 2015), o Grêmio em Itu, o Flamengo em Mogi das Cruzes e o Vasco atuará no Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo.

    Pelo modelo do sorteio, cada grupo contém um time da cidade e um time tradicional - além dos 20 times da Série A, também Santa Cruz, Botafogo, Vitória, América-MG (promovidos da Série B), Atlético-GO, Náutico, Bahia, Portuguesa e Fortaleza foram "cabeças de chave".

    A única exceção é o Grupo 22, que será jogado em Ilhabela, sem uma equipe local, mas com o Atlético-MG. Em Porto Ferreira, o time da casa será o Guaratinguetá, enquanto o Guarani jogará em casa em Águas de Lindoia e o Audax será o anfitrião do São Paulo em Barueri.

    A competição terá um único time estrangeiro, o Pérolas Negras, formado por jovens de um projeto social do Haiti. A equipe vai jogar em São Paulo, na Rua Javari, contra Juventus, América-MG e São Caetano.

    Grupo 01 (Tanabi) - Tanabi, Chapecoense, Juventude e América-SP
    Grupo 02 (São José do Rio Preto) - Rio Preto, Atlético-PR, Sport e União ABC-MS
    Grupo 03 (Penápolis) - Penapolense, Santa Cruz, Vila Nova e Mirassol
    Grupo 04 (Lins) - Linense, Botafogo, São Bento e Sobradinho-DF
    Grupo 05 (Marília) - Marília, Cruzeiro, Comercial e Vitória da Conquista-BA
    Grupo 06 (Bauru) - Noroeste, Coritiba, União Barbarense e Palmas-TO
    Grupo 07 (Araraquara) - Ferroviária, Santos, Confiança-SE e América-PE
    Grupo 08 (Porto Ferreira) - Guaratinguetá, Ceará, Joinville e CS Paraibano-PB
    Grupo 09 (São Carlos) - São Carlos, Inter, Botafogo-SP e Serrano-BA
    Grupo 10 (Leme) - Lemense, Atlético-GO, Criciúma e Rio Claro
    Grupo 11 (Limeira) - Inter de Limeira, Corinthians, Bragantino e Botafogo-PB
    Grupo 12 (Águas de Lindoia) - Náutico, Paysandu, Guarani e Mogi Mirim
    Grupo 13 (Capivari) - Capivariano, Fluminense, Real Noroeste-ES e Água Santa
    Grupo 14 (Indaiatuba) - Primavera, Avaí, Paraná Clube e Boca Júnior
    Grupo 15 (Porto Feliz) - Desportivo Brasil, Porto-PE, Ponte Preta e Espigão-RO
    Grupo 16 (Itu) - Ituano, Grêmio, Desportiva e Santos-AP
    Grupo 17 (Barueri) - Audax, São Paulo, Paulista e Tiradentes-CE
    Grupo 18 (Taboão da Serra) - Taboão da Serra, Figueirense, Fast-AM e XV de Piracicaba
    Grupo 19 (Osasco) - Grêmio Osasco, Vitória, Rondonópolis-MT e Altos-PI
    Grupo 20 (São Bernardo do Campo) - São Bernardo, Goiás, ABC e Galvez-AC
    Grupo 21 (Taubaté) - Taubaté, Bahia, Desportiva Aliança-AL e Sabiá-MA
    Grupo 22 (Ilhabela) - Atlético-MG, Desportiva Paraense-PA, Araxá-MG e River-PI
    Grupo 23 (Atibaia) - Atibaia, Goiânia, Portuguesa e Brasília
    Grupo 24 (Mogi das Cruzes) - União Mogi, Flamengo, Red Bull Brasil e Palmeira-RN
    Grupo 25 (São José dos Campos) - São José dos Campos, Palmeiras, Sampaio Corrêa e Estanciano-SE
    Grupo 26 (Guarulhos) - Flamengo-SP, Fortaleza, Luverdense e Santo André
    Grupo 27 (Nicolau Alayon) - Nacional, Vasco, Guaicurus-MS e São Raimundo-RR
    Grupo 28 (Rua Javari) - Juventus, América-MG, São Caetano e Pérolas Negras (Haiti)
    Quinta, 26 de Novembro de 2015 - 20:30

    Alysson sobre Juazeirense: 'A melhor forma de respeitá-los é jogando'

    por Matheus Caldas
    Alysson sobre Juazeirense: 'A melhor forma de respeitá-los é jogando'
    Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
    O Fluminense de Feira tem a vantagem para a segunda partida da final da Copa Governador, contra a Juazeirense. O Touro venceu o primeiro jogo por 1x0, revertendo a vantagem que era do Cancão. Para a finalíssima, que acontecerá na Fonte Nova, no próximo sábado (28), às 14h.

    O zagueiro Alysson, um dos pilares da equipe, comentou sobre a expectativa pra o confronto. “A expectativa é a melhor possível, Todos os clubes entram no campeonato pensando na final. Nosso objetivo era levar o Fluminense a um campeonato nacional, conseguimos. Agora temos um objetivo maior: o título. Queremos marcar história pelo clube. Queremos o bicampeonato da Copa governador”, disse o atleta em entrevista ao Bahia Notícias.

    O jogador demonstra foco para a conquista do título e valoriza o possível título. “Respeitaremos a Juazeirense, assim como na primeira partida. Eles tiveram a melhor campanha da primeira fase. Mas a melhor forma de respeitar é jogando, indo pra cima. Apesar da atual vantagem, não vamos nos acomodar. Só podemos trabalhar isso a partir dos 35 minutos do 2º tempo, se a partida estiver mais acomodada. Queremos levar esse título pra Feira, será muito importante para a cidade”, ponderou.
    Quinta, 26 de Novembro de 2015 - 20:00

    Após final ser suspensa, STJD define futuro do Brasileiro Feminino nesta sexta

    por Estadão Conteúdo
    Após final ser suspensa, STJD define futuro do Brasileiro Feminino nesta sexta
    Foto: Rafael Ribeiro / CBF
    O Campeonato Brasileiro Feminino de futebol deveria ter sido definido na quarta-feira à noite, mas a competição está paralisada até que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgue, na sexta-feira, a suposta escalação irregular da meia Gabi Portilho, por parte do São José, na primeira partida da decisão, vencida pelo Rio Preto por 1 a 0

    No entender da promotoria, Gabi deveria cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo, recebido na volta da semifinal contra o Tiradentes. Acatando o pedido, o presidente do STJD, Caio Cesar Rocha, determinou a suspensão da partida que estava marcada para a quarta-feira.

    O São José, entretanto, contesta a suspensão. O clube alega que, diante do Centro Olímpico, pela penúltima rodada da segunda fase, Gabi recebeu dois cartões amarelos antes de ser expulsa, o que invalida o amarelo. Assim, ela teria sido advertida em apenas duas ocasiões no torneio.

    A promotoria se baseia na súmula do árbitro paulista Vinicius Gonçalves Dias Araujo, que anotou que deu a Gabi o "cartão vermelho direto" ao mesmo tempo que escreveu que a expulsou porque "ela havia sido advertida anteriormente".

    O vídeo do jogo, entretanto, mostra claramente Vinicius Gonçalves dando o cartão amarelo, chegando que Gabi já havia sido advertida anteriormente, e só depois sacando o vermelho. Assim, a jogadora tinha condições de jogo na primeira final.

    O problema do adiamento da segunda partida da decisão é que no sábado começa a sequência de amistosos da seleção brasileira, com duas partidas contra a Nova Zelândia e um quadrangular em Natal, na Arena das Dunas. O São José tem seu pilar na volante Formiga, enquanto a goleira do Rio Preto é Luciana e as duas foram convocadas.
    Quinta, 26 de Novembro de 2015 - 19:30

    Liverpool vence de virada e se classifica na Liga Europa; Napoli mantém 100%

    por Estadão Conteúdo
    Liverpool vence de virada e se classifica na Liga Europa; Napoli mantém 100%
    Foto: Divulgação / Twitter
    Aos trancos e barrancos na Liga Europa, o Liverpool conseguiu nesta quinta-feira a sua classificação antecipada à fase eliminatória da competição, a segunda de maior importância entre clubes no continente. A vaga veio em uma vitória de virada sobre o Bordeaux por 2 a 1, no estádio Anfield Road, em Liverpool, pela quinta rodada da fase de grupos.

    Os gols da partida foram todos no primeiro tempo. Aos 33 minutos, Henri Saivet fez para os franceses em uma falta de tiro livre indireto dentro da área inglesa - o goleiro francês Mignolet ficou mais de 20 segundos com a bola na mão em uma reposição e o árbitro marcou a infração. Aos 38, James Milner empatou em uma cobrança de pênalti e, aos 45, Christian Benteke virou o placar.

    Com a derrota do Sion, da Suíça, para o Rubin Kazan, na Rússia, o Liverpool também assumiu a liderança do Grupo B, com 9 pontos. Os suíços estão logo atrás com 8 e jogam pelo empate com os ingleses na última rodada, em casa, no próximo dia 3, para avançarem. O time russo tem 5 e busca a classificação contra o Bordeaux, já eliminado com 3, na França.

    Quem se mantém imbatível e com 100% de aproveitamento na Liga Europa é o Napoli. Com um time misto - apenas os titulares Hamsik, Callejon e Koulibaly jogaram -, o clube italiano venceu o Brugge por 1 a 0, na Bélgica, e chegou aos 15 pontos na liderança mais que folgada do Grupo D. O jogo no estádio Jan Breydel, em Brugges, foi disputado sem torcida por causa da impossibilidade de garantir a segurança dos torcedores no estádio e em seus arredores - o motivo é a escassez de efetivo policial porque um grande número de policiais da cidade foi deslocado para reforçar a segurança na capital Bruxelas, onde o risco de ações terroristas é considerado maior.

    No Grupo A, a briga pela segunda vaga promete emoção na última rodada. Nesta quinta-feira, Fenerbahce e Ajax ganharam fora de casa e seguem na luta. O time turco bateu o líder e já classificado Molde por 2 a 0, na Noruega, e chegou a 8 pontos. O clube holandês precisou de um gol no fim para bater o eliminado Celtic por 2 a 1, na Escócia, e foi a 6. No dia 3, o Fenerbahce recebe o Celtic e precisa apenas um empate; o Ajax joga em casa contra o Molde.

    Em outras duas chaves, mais dois classificados. No Grupo E, o Villarreal avançou ao vencer em casa o Rapid Viena, da Áustria, por 1 a 0. No Grupo F, o Braga, de Portugal, bateu o Liberec, da República Checa, por 2 a 1 e deixou a briga pela segunda vaga para checos e franceses do Olympique de Marselha, que ganhou do Groningen, da Holanda, também por 2 a 1.
    Quinta, 26 de Novembro de 2015 - 19:00

    Del Nero diz que deixou Fifa para 'dar atenção aos temas do futebol brasileiro'

    por Estadão Conteúdo
    Del Nero diz que deixou Fifa para 'dar atenção aos temas do futebol brasileiro'
    Foto: Rafael Ribeiro / CBF
    Sem sair do País desde que foi deflagrada operação da Justiça norte-americana que levou diversos dirigentes do futebol à prisão, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Marco Polo Del Nero deixou nesta quinta-feira posto no Comitê Executivo da Fifa. A explicação oficial é que ele "optou por dar atenção integral aos debates e temas do futebol brasileiro".

    Quando deixou de viajar para fora do País, Del Nero alegou que ficaria no Brasil para poder dar atenção à CPI do Futebol que transcorre no Senado. O dirigente, entretanto, depois entrou com um pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo para não ser obrigado a assinar um termo de compromisso de dizer a verdade.

    Ao pedir seu desligamento como representante da Conmebol no Comitê Executivo de Fifa, Del Nero indicou um de seus vice-presidentes, Fernando Sarney, para o cargo. O pedido foi aceito por unanimidade pelo Comitê Executivo da entidade sul-americana, que agora encaminhará para homologação junto à Fifa.

    A decisão já era aguardada e foi tomada na manhã desta quinta-feira, durante reunião do Comitê Executivo da Conmebol, realizado na sede da CBF. Del Nero, porém, seguirá com seu cargo na confederação sul-americana.

    Sarney já havia participado das últimas reuniões na Conmebol. Filho do ex-presidente da República José Sarney, o vice que representa a região Norte na geografia da CBF despacha com frequência numa sala da entidade. Ele está na confederação desde 1998 e é vice-presidente desde 2004, tendo participado também das administrações de Ricardo Teixeira e de José Maria Marin.
    Quinta, 26 de Novembro de 2015 - 18:49

    Aroldo Moreira comanda treino tático no Fazendão

    por Matheus Caldas
    Aroldo Moreira comanda treino tático no Fazendão
    Foto: Divulgação / EC Bahia
    O Bahia fez mais um treinamento nesta sexta-feira (26) visando a partida contra o Atlético-GO, no próximo sábado (28), às 16h30 (horário da Bahia), na Fonte Nova. Este será o último jogo da equipe na temporada.
     
    O atual técnico tricolor, Aroldo Moreira, fez vários testes no time. Ele testou Ewerton e Rodrigo, que disputam uma vaga ao lado de Gustavo. No meio campo, a briga fica por conta de Gustavo Blanco, João Paulo Penha e Rômulo. No ataque, Jeam, Jacó e Hugo Freitas também foram observados pelo treinador.
     
    Após contusão, o lateral-esquerdo João Paulo continua em fase de transição para jogar. O atleta fez trabalhos no campo.
     
    Nesta sexta-feira (27), a equipe faz o último treino para o confronto, às8h30, no Fazendão.
    Quinta, 26 de Novembro de 2015 - 18:45

    Vitória conhece os seus adversários na Copa São Paulo de Futebol Júnior

    por Glauber Guerra
    Vitória conhece os seus adversários na Copa São Paulo de Futebol Júnior
    Time é comandado pro Hamilton Mendes| Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
    O Vitória já sabe quem serão os seus adversários na Copa São Paulo de Futebol Júnior, que será disputada entre os dias 2 de 25 de janeiro de 2016. O time comandado por Hamilton Mendes integra o grupo 19 ao lado de Rondonópolis-MT, Altos-PI e Grêmio Osasco-SP. O Rubro-negro mandará seus jogos na primeira fase em Osasco (SP). A 47ª edição do certame terá a participação de 112 clubes, oito a mais do que em 2015. A tabela ainda será divulgada pela FPF (Federação Paulista de Futebol).
    Quinta, 26 de Novembro de 2015 - 18:30

    Seis brasileiros estão entre 55 indicados pela FIFA para time do ano

    por Matheus Caldas
    Seis brasileiros estão entre 55 indicados pela FIFA para time do ano
    Foto: Divulgação / FIFA
    A FIFA divulgou a lista dos 55 jogadores que concorrem ao time do ano. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (26). A FIFPro, associação mundial dos jogadores profissionais, indicou os atletas; 25 mil jogadores de 70 países tem direito a voto.

    O sistema é o 4-3-3 (1 goleiro; 4 defensores; 3 meio-campistas; 3 atacantes) e será divulgado no mesmo dia da premiação da Bola de Ouro, 11 de janeiro do próximo ano, em Zurique (SUI).

    O Brasil, que vive um dos momentos de crise de seu futebol colocou 6 jogadores na lista. São eles: Daniel Alves, David Luiz, Marcelo, Thiago Silva, Neymar e Douglas Costa. Se contarmos Pepe, naturalizado português e Thiago Alcântara, naturalizado espanhol, são 8 brasileiros na indicação.

    Confira a lista:

    Goleiros (5): Gianluigi Buffon (Itália/Juventus), Iker Casillas (Espanha/Porto), David De Gea (Espanha/Manchester United), Keylor Navas (Costa Rica/Real Madrid) e Manuel Neuer (Alemanha/FC Bayern de Munique).
     
    Defensores (20): David Alaba (Áustria/Bayern de Munique), Jordi Alba(Espanha/Barcelona), Jérôme Boateng (Alemanha/Bayern de Munique), DanielCarvajal (Espanha/Real Madrid), Giorgio Chiellini (Itália/Juventus), Daniel Alves(Brasil/Barcelona), David Luiz (Brasil/Paris Saint-Germain), Diego Godín(Uruguai/Atlético de Madrid), Mats Hummels (Alemanha/Borussia Dortmund), Branislav Ivanović (Sérvia/Chelsea), Vincent Kompany (Bélgica/Manchester City), Philipp Lahm (Alemanha/Bayern de Munique), Marcelo (Brasil/Real Madrid), JavierMascherano (Argentina/Barcelona), Pepe (Portugal/Real Madrid), Gerard Piqué(Espanha/Barcelona), Sérgio Ramos (Espanha/Real Madrid), John Terry(Inglaterra/Chelsea), Thiago Silva (Brasil/Paris Saint-Germain) e Raphaël Varane(França/Real Madrid).
     
    Meio-campistas (15): Thiago Alcântara (Espanha/Bayern de Munique), Xabi Alonso (Espanha/Bayern de Munique), Sergio Busquets (Espanha/Barcelona), Eden Hazard (Bélgica/Chelsea), Andrés Iniesta (Espanha/Barcelona), Toni Kroos(Alemanha/Real Madrid), Luka Modrić (Croácia/Real Madrid), Andrea Pirlo(Itália/New York City), Paul Pogba (França/Juventus), Ivan Rakitić(Croácia/Barcelona), James Rodríguez (Colômbia/Real Madrid), David Silva(Espanha/Manchester City), Yaya Touré (Costa do Marfim/Manchester City), MarcoVerratti (Itália/Paris Saint-Germain) e Arturo Vidal (Chile/Bayern de Munique).
     
    Atacantes (15): Sergio Agüero (Argentina/Manchester City), Gareth Bale(Gales/Real Madrid), Karim Benzema (França/Real Madrid), Douglas Costa(Brasil/Bayern Munich), Cristiano Ronaldo (Portugal/Real Madrid), Zlatan Ibrahimović (Suécia/Paris Saint-Germain), Robert Lewandowski (Polônia/Bayern de Munique), Lionel Messi (Argentina/Barcelona), Thomas Müller(Alemanha/Bayern de Munique), Neymar (Brasil/Barcelona), Arjen Robben(Holanda/Bayern de Munique), Wayne Rooney (Inglaterra/Manchester United), Alexis Sánchez (Chile/Arsenal),  Luis Suárez (Uruguai/Barcelona) e Carlos Tévez(Argentina/Boca Juniors).
    Quinta, 26 de Novembro de 2015 - 18:00

    Já classificado, Borussia Dortmund perde do Krasnodar na Liga Europa

    por Estadão Conteúdo
    Já classificado, Borussia Dortmund perde do Krasnodar na Liga Europa
    Foto: Divulgação / Borussia Dortmund
    Já classificado para a próxima fase da Liga Europa, o Borussia Dortmund se deu ao luxo de sofrer a primeira derrota na competição, nesta quinta-feira, diante do modesto Krasnodar. Jogando em casa, o time russo venceu por 1 a 0 e alcançou a liderança do Grupo C, desbancando o próprio Borussia da ponta.

    O Krasnodar garantiu a inesperada vitória sobre o favorito da chave com um pênalti relâmpago, marcado logo no primeiro minuto da partida. Pavel Mamayev foi o autor do único gol do jogo. O Borussia pressionou até o fim do jogo, com boas chances e até uma bola na trave, mas não conseguiu empatar.

    Com o tropeço, o time alemão foi superado pelo Krasnodar no Grupo C. A equipe russa chegou aos mesmos 10 pontos do Borussia, mas alcançou o topo por ter melhor saldo de gols. PAOK Thessaloniki e FK Qabala se enfrentam ainda nesta quinta, em rodada da mesma chave. As duas equipes não têm mais chances de classificação.

    Pelo Grupo B, o Rubin Kazan bateu o Sion por 2 a 0, com gols de Blagoy Georgiev e Marko Devic. Os gols foram marcados somente no segundo tempo depois que o Sion ficou com um jogador a menos em campo, em razão da expulsão de Birama Ndoye.

    Com o triunfo, o time de Kazan chegou aos cinco pontos e, mesmo na terceira colocação, manteve suas chances de avançar à fase eliminatória da Liga Europa - somente os dois primeiros de cada chave se classificam. O Sion segue liderando, com oito pontos, à frente do Liverpool, que tem seis e ainda jogará contra o Bordeaux nesta quinta.

    Pelo Grupo E, o Dínamo Minsk marcou nos acréscimos para superar o Viktoria Plzen por 1 a 0. Nenad Adamovic perdeu pênalti, mas converteu logo em seguida e garantiu a primeira vitória dos anfitriões na chave. Os dois times não tem mais chances de avançar na competição. Já classificados, Rapid Vienna e Villarreal se enfrentam ainda nesta quinta.
    Quinta, 26 de Novembro de 2015 - 17:30

    FBF divulga arbitragem para a grande final da Copa Governador

    por Matheus Caldas
    FBF divulga arbitragem para a grande final da Copa Governador
    Foto: Divulgação / FBF
    A segunda partida da final da Copa Governador acontecerá no próximo sábado (28), entre Juazeirense e Fluminense de Feira, ás 14h, na Fonte Nova. A arbitragem para a partida já está definida. 

    Apita o confronto Emerson Ricardo de Almeida Andrade, auxiliado por Arlã José Estrela de Souza e Carlos Vidal Pereira de Oliveira. O 4º árbitro será Ricarle Gustavo Gonçalves Batista. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (26), pela FBF.

    O time de Feira de Santana venceu a primeira partida por 1x0, tendo a vantagem do empate para este confronto.
    Quinta, 26 de Novembro de 2015 - 17:15

    Vitória fica no empate com o Bahia e conquista título estadual infantil

    por Glauber Guerra
    Vitória fica no empate com o Bahia e conquista título estadual infantil
    Foto: Divulgação / Vitória
    O Vitória é o campeão baiano da categoria infantil de 2015. Em duelo disputado nesta quinta-feira (26), em Pituaçu, o Rubro-negro empatou em 0 a 0 com o arquirrival. Como venceu a primeira partida por 2 a 0, o Leõezinhos ficaram com o caneco.  A equipe comandada pelo técnico Adolfo Teles entrou em campo com a seguinte formação: Yuri; Tássio, João Pedro, Elivelton e Gabriel; Igor, Edi Carlos e Juju; João Felipe, Luan e Aníbal.
    Quinta, 26 de Novembro de 2015 - 17:10

    Gabriel Jesus sofre luxação, mas deve reforçar o Palmeiras na final

    por Daniel Batista | Estadão Conteúdo
    Gabriel Jesus sofre luxação, mas deve reforçar o Palmeiras na final
    Foto: Divulgação / Palmeiras
    Logo aos 12 minutos do clássico com o Santos, o atacante Gabriel Jesus deixou o gramado da Vila Belmiro com dores no ombro direito e causou preocupação na torcida e comissão técnica do Palmeiras. Entretanto, nesta quinta-feira veio a boa notícia. O jogador sofreu uma luxação, mas não deve ser desfalque na partida de volta, marcada para a próxima quarta-feira, no Allianz Parque.

    Durante a partida, o atacante dividiu uma bola com David Braz, caiu e bateu o ombro no chão. Ele saiu chorando do gramado e Kelvin entrou em seu lugar. Apesar do susto, Gabriel Jesus fará tratamento para chegar 100% na decisão. Após o jogo, o técnico Marcelo Oliveira comentou que esperava contar com o jogador, já que a lesão não parecia ser grave. Caso o atleta tenha uma recaída e não consiga atuar, o treinador pode escalar Kelvin ou Rafael Marques no setor.

    Desfalque certo é o meia Cleiton Xavier. O treinador já avisou que não deve contar com ele para o jogo da volta. Existe uma pequena possibilidade de voltar na última rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Flamengo. Quem também está fora é o lateral-direito Lucas, que foi expulso na Vila Belmiro e terá de cumprir suspensão automática. João Pedro e Taylor disputam a vaga.

    O elenco se reapresentou na tarde desta quinta-feira. No domingo, o time enfrenta o Coritiba, fora de casa, em jogo que o Palmeiras deve atuar só com jogadores reservas. O único titular é Lucas, exatamente por estar suspenso da decisão.
    Quinta, 26 de Novembro de 2015 - 16:45

    Kanu irá viajar a Bélgica para tirar passaporte comunitário

    por Glauber Guerra
    Kanu irá viajar a Bélgica para tirar passaporte comunitário
    Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
    O zagueiro Kanu, do Vitória, viajará para a Bélgica na próxima semana em busca da dupla cidadania. O defensor quer se naturalizar belga para poder atuar na seleção daquele país.
     
    “Estou indo para Bélgica na semana que vem para tentar tirar o passaporte comunitário. Penso em atuar na seleção, como já havia dito antes. Espero que tudo dê certo”, disse o defensor, em entrevista ao Bahia Notícias.
     
    Com o passaporte comunitário, Kanu também poderá atuar na Europa normalmente, sem restrições, já que alguns países possuem cotas para jogadores estrangeiros sem dupla-cidadania. Ele atuou na Bélgica entre 2011 a 2014, no Standard Liège.
     
    Kanu, de 31 anos, tem contrato de empréstimo com o Vitória até junho de 2016. Seu direitos pertencem ao xará do Leão, o Guimarães, de Portugal.


  • DSCN7004 SANEAMENTO BÁSICO DAS RUAS EMBIRA E ABERTADA/N. DIAS D'ÁVBILA/20/11/15

    • 11 horas atrás
    •          
    • 4 visualizações
    SANEAMENTO BÁSICO DAS RUAS EMBIRA E ABERTADA/N. DIAS D'ÁVBILA/20/11/15. com a colocação de tubulações e caixa coletoras (Sumidouro), para as águas oriundas das casas residenci... 
  • DSCN70481 MEIO AMBIENTE DA RIO IMBASSAI/ MORRO CANTA GALO 20/11/15

    • 13 horas atrás
    •          
    • 5 visualizações
    MEIO AMBIENTE DA RIO IMBASSAI/ MORRO CANTA GALO 20/11/15
    MEIO AMBIENTE DIASDAVILENSE, LINDAS FOTOS MORRO CATA GALO E ADJACÊNCIAS, LAMINA D'ÁGUA DAS ÁGUAS REPRESADAS DA BARRAGEM DE SANTA HELENA, CO... 
  • DSCN6963 2º TPO. GOLS.. REDENÇAO 3X3 CATU/BAIANO FEMININO/FBF/14/11/15/MATAS. JOÃO

    • 20 horas atrás
    •          
    • 6 visualizações
    REDENÇAO 3X3 CATU/BAIANO FEMININO/FBF/14/11/15/MATAS. JOÃO
    http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/…/redencao-3x3-… POSTADAS 233 FOTOS!
    VIDEO narrado, f

mais de 668  mil acessos  dia 27/11/15

Visualizações de página por país


Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
331079
Alemanha
136885
Estados Unidos
91767
Malásia
19732
Rússia
18348
China
12206
Ucrânia
6189
França
4145
Portugal
2890
Índia
2233

Chiquitinha Maravilha

TOTAL DE ACESSOS    MAIS  604 MIL  EM  05/07/2015

PARABÉNS  MATA  DE  SÃO JOÃO 169  ANOS  DE EMANCIPAÇÃO 15/04/2015

EDIFICAÇÃO  DA  ARENA  SÃO  JOÃO   (ESTÁDIA  P/ MAIS  DE 5 MIL PESSOAS)

 NA  SEDE - CIDADE  DE  MATA  DE SÃO JOÃO/DETALHES   CLICK NO LINK ABAIXO


LINK SELEÇÃO MATENSE NO INTERMUNICIPAL E ARENA SÃO JOÃO, ESTÁDIO NA SEDE!

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/selecao-matense-no-intermunicipal-e.html


LINKS  DE POSTAGENS  RECENTES MAIO  DE  2015/ PENEIRA DO EC   BAHIA/SUB 17/ MATA DE SÃO JOÃO, COPA  METROPOLITANA  SUB -15/CAMP. MATENSE   ELITE 2015/ LNKS  DE VIDEOS INCLUIDOS  NAS  POSTAGENS  CITDAS!


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/bahia-do-jk-1x1-abcd-duelos-de-campeoes_18.html
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/portuguesa-x-rua-goias-matense-elite.html
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/reglmento-da-v-copa-metropolitana-sub.html
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/resultados-dos-jogos-da-v-copa.html
http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/sel-matense-3x1-sel-de-teodoro-sampaio.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/05/peneira-do-ec-bahia-em-mata-de-sao-joao.html

PARABÉNS CIDADE DE  SALVADOR  466  ANOS  DE  FUNDAÇÃO - 29/03/1549 - 29/03/2015!

SUA HISTÓRIA  CLICK NO  LINK

NESSE MÊS DE MARÇO  dia 29 DE 2015,   COMEMORATIVO  AOS  466 ANOS  DE FUNDAÇÃO DA  CIDADE DE SALVADOR  (OCORRIDO EM 29/03/2015), ,O BLOG CHIQUITINHA MARAVILHA ESTÁ POSTANDO DIARIAMENTE UMA  COLETÂNEA  DE  POESIAS  DESCRITIVA  DA HISTÓRIA DA 1ª  CAPITAL DO BRASIL, AUTORIA  DE CHIQUITINHA  MARAVILHA  E   COM DIREITOS AUTORAIS REGISTRADO, PODENDO SER DIVULGADA, CITADO A FONTE  DE  ORIGEM.  MUITAS DESSAS POESIAS FORAM POETIZADAS    NO ANO  DE 1970 EM DIANTE,  QUANDO  CHIQUITINHA MARAVILHA TINHA 19  ANOS, E RESIDENTE NA SUA CIDADE NATA, MATA DE  SÃO  JOÃO/BA.

POESIAS  POETIZADA A LUZ  DOCUMENTAL, COM   INSPIRAÇÃO  POÉTICA DO AUTOR DAS  POESIAS.



FAMÍLIA  PEREIA  CHAGAS E  RAMIFICAÇÕES - UMA  GERAÇÃO DE POVOADORES A PARTIR DE PORTUGAL P/ MATA  DE SÃO JOÃO , CIDADES  VIZINHAS  DESDE OS  PRIMORDIOS!

 VER  TRAÇOS BIOGRÁFICOS FAMÍLA PEREIRA   CHAGAS E RAMIFICAÇÕES NO BLOG.


PEREIRA  CHAGAS E RAMIFICAÇÕES!

 FAMÍLIAS DE  DE POVOADORES, DESDE

OS  PRIMÓRDIOS DA  POVOAÇÃO 

MATENSE E CIDADES VIZINHAS



A  CITADA FAMÍLIA, ORIGINADAS DE PORTUGAL PRA O  BRASIL,  VIA  SOLO BAIANO, COMPOSTA DESDE OS  PRIMÓRDIOS DE:

POVOADORES, AGRICULTORES, PECUARISTA, FAZENDEIROS, DONOS  DE  ENGENHOS DE  CANA DE  AÇÚCAR, CAFEICULTORES, BARÕES,  VISCONDES, PREFEITOS, INTENDENTES, VEREADORES, CONSELHEIROS MUNICIPAIS, GOVERNADORES, SENADORES, DEPUTADOS, ADVOGADOS, JUÍZES   DESEMBARGADORES, MILITARES, MÉDICOS, POETAS, ESCRITORES, MÚSICOS  ATLETAS (MARATONISTAS, JUDOCAS, JOGADORES DE  FUTEBOL, E  MUITO  MAIS...). 




A Curso  de Legislação Empresarial  LDTDA/TPD/IOB
Credenciamento: CFMO O97

Oswaldo  Melantonio  Formado  em  Direito, Filosofia   e Jornalismo, Av. Marquês  de  São Vicente (Agua  Branca), São  Paulo/SP.

Certificado COMUNICAÇÕES  VERBAIS /Concluído  em 7/03/1986

Chiquitinha  Maravilha nasceu  no  dia  07/07/1951 ás  03: 05 hs  na  Travessa  Barão  Açu  da  Torre, atual  rua  Luis Sepúlveda  Garces, centro,  cidade  de  Mata  de  São João, curso  primário  no Grupo Escolar  Getúlio Vargas (1959/65), ginasial  IMEMB  (atual CMMB)  de  1966/69. Chiquitinha  Maravilha  aposentado, Técnico em Química (nível médio), Curso  de  Comunicações Verbais  em  07/03/1986, (100 horas de  duração, EQUIVALENTE A 6 MESES), Credenciamento: CFMO 097,  o Professor Responsável   pelo Curso de Legislação Empresarial  o Professor Oswaldo Melatonio, formado  em Direito, Filosofia e  Jornalismo;
No  citado  curso grandes  figuras  do  mundo  da  comunicação  política, esportiva, empresarial, realizaram o citado curso (Oreste Quecia, Osmar Santos, Janio Quadros fizeram esse citado curso.... ).

                                      MATA DE SÃO JOÃO/BA.
Praça Barão Açu da Torre (primo de Chiquitinha  Maravilha e de Frank Chaga) na Cidade  de  Mata  de  São João na
década de  1950, nessa   citada  praça  nasceu Frank Chagas no dia 11/08/1939.


 Troféu Ndilson Daltro dos  Santos (Nai)


ABAIXO :
LINK DA BIOGRAFIA  DO NDUSTRIAL PRISCÍLIO  DE  ABREU  GUIMARÃES  /LATICINIO  DE  LEITE/CIDADE  DE MATA DE SÃO  JOÃO/BA.

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/biografias-emancipacao-de-mata-de-sao.html

  




Gamaliel  na 1ª  Maratona da Independência da Bahia 1984 
Salvador/Ba. 42. 198 metros

                                  CORRER É VIVER, REJUVENESCER...

                               (A Poesia do Corredor)

                   Chego do trabalho, calço o tênis de corrida
Visto a camisa e o calção, sigo para a pista
Ajusto o relógio, preparo logo a partida
Já estou correndo, olho ao redor, que vista!

Montanhas, rios, e lagos, árvores, casas e gente
Tudo desfilando panoramicamente, que paisagem!
Respiro o oxigênio puro, vitalício, vou em  frente
Pensando, medito enquanto corro, recebo mensagens...

É a minha mente livre, inspirando-me poeticamente
Imagens lindas! E, captando energias do além
Vai fortalecendo meu corpo, docilmente
Sinto-me feliz,  porque a corrida me faz bem.

A cada quilômetro percorrido
Estabeleço um ritmo adequado
Subindo e descendo ladeiras, corro
Sempre a cada passo, respirando controlado.

É a técnica treinada com resistência
Força, energia e muita paciência,
Superando meus limites, aprendo a viver
Sim, corro! Corro! Porque sei que vou rejuvenescer...

                     Poetizada em  13/02/1985

Poesia em homenagem a todos os corredores de ruas (pedestrianismo) e amantesdoatletismo. 
Direitos Autorais registrado em nome de  Gamaliel.   

                       PRINCIPAIS CORRIDAS

Gamaliel Sales Chagas poeta desde os 19 anos de idade  (1970, maratonista, futebolista, pesquisador, historiador,narrador de futebol,    matense, nasceu 07/07/1951 na rua Luís Sepúlveda Garcez (Centro, Mata de S. João).
Correu  15 maratonas  em 6 estados do Brasil de 1983-87 (S. Paulo, Brasília, Rio deJaneiro, Bahia, Minas Gerais e João Pessoa)2 maratonas em Nova York (1984 e 1986) 2 São Silvestre (1983, 1984). Bi-campeão de 5 e 10 mil metros, Fonte Nova ( 1983+84) – (1984/85)Escolhido o Maratonista Baiano e revelação do Atletismo da Bahia de 1984,  pela AVAB – Associação de Veteranos de Atletismo da BahiaCorreu 30 km de São Cristóvão/ Aracajú  pela  BR 101  no  ano  de 1986Melhor tempo em maratonas: 2 h 59 min. (Salvador, 13/07/1985)
Representou os municípios de  Mata  de São João, Dias D'Ávila e Camaçari nas  corridas citas  sem ter apoio financeiro das prefeituras  citadas, apoio da Copene e do próprio Atleta (inclusive  nas duas Maratonas Internacionais  houve apoio da Copene  no translado Salvador Rio de Janeiro e vice   versa, ajuda  na  estádia), sendo  passagens  de ida e volta  a  custo do atleta, e trabalhava das 8 horas  as  17 horas e compensava  os dias  da estadia em New  York (5 dias em 1984 e 1986).



LINKS DE POSTAGENS HISTÓRICAS!

Estatua  de Bonze para Zuza Ferreira, Introdutor 

do Futebol  na Bahia em 28/10/1901



Chiquitinha Maravilha

Histórica  Poética  Resumida  da  Cidade  de Salvador, a  Luz Documental!

O poeta matense, Chiquitinha Maravilha, documento conteúdos importantes, históricos, da Cidade de Salvador, tanto na escrita, como nos versos a luz Documental, da poesia Salvador, A Peroloa Barroca das Américas!


Poetizada no ano de 1970, aos 19 anos na cidade de Mata de São João e ampliada a partir de 1999, com ... Ver mais — com Chiquitinha Maravilha, poetizando a Cidade de Salvador, desde os 19 anos, 1970!

Abaixo:
Link  abaixo  da história da  1ª Constituição da  Bahia  na  era  Republicana 02/07/1891!

Abaixo: Biografia  do Bacharel e poeta  Inconfidente Tomas Gonzaga


Abaixo: Viva  Tiradentes!   E os Inconfidentes, a história  da  Conjuração Mineira  que  pregava  ideais   de  um Brasil Republicano e  não Monarquico,  ou Imperial!


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/viva-tiradentes-e-os-inconfidentes.html

Abaixo /
Jornalista, escritor, Politico,  da Academia  de  Letras da Bahia, Jorge  Calmon  Muniz de Bitencourt, sua biografiua  a  luz   documental!


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2014/11/jorge-calmon-muniz-de-bitencourt-sua.html 


lINKS SOBRE  A INCONNFIDENCIA  MINEIRA:







http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/salvador-capital-mundial-o-turismo.html


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/p/biografia-de-chiquitinha-maravilha.html














http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/baltazar-de-aragao-o-bangala-defensor.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/cidade-de-salvador-no-seculo-xvii_66.html


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/deputados-aragoes-durante-o-regime.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/balthazar-1865-e-barao-de-sao-francisco.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/francisco-dias-davila-e-uniao-com-os.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/os-aragoes-nos-cargos-politicos-e.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/os-descendentes-de-baltazar-de-aragao.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/ciclos-de-vidas-ambientais-preservar.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/convento-do-desterro-santa-clara-sua.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/04/diogo-de-aragao-pereira-parte-iii.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/dama-bela-graciosa_30.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/segunda-invasao-holandesa-em-salvador.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/os-passaros-descricao-poetica.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/igreja-da-misericordia-cidade-de.html


http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/a-se-primacial-do-brasil.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/viva-zuza-ferreira-e-o-futebol-da-bahia.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/igreja-e-colegio-de-orfaos-de-sao.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/convento-e-colegio-das-mercez.html

http://chiquitinhamaravilha.blogspot.com.br/2015/03/igreja-e-mosteiro-de-sao-bento-sua.html




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário